Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

NBA: Harden eleito MVP; Gobert, Lou Williams, Casey, Oladipo e Ben Simmons foram os outros vencedores da noite

Justo? Deve ter sido a época mais fácil para quem vota, já que este ano não havia grandes dúvidas sobre os vencedores. Harden, que até podia ter sido eleito de maneira unânime, não deu hipótese à concorrência. Mesmo no MIP, que é sempre uma categoria algo subjectiva, Oladipo era o claro favorito. No ROY, apesar da espectacular época de Donovan Mitchell (e os playoffs não contam para este prémio), Ben Simmons sempre pareceu o principal favorito.

James Harden foi eleito o MVP da fase regular com 86 primeiros votos. Depois de duas épocas a bater na trave a estrela dos Houston Rockets superou LeBron James e Anthony Davis. Na 2.ª edição do NBA Awards, que teve lugar na Califórnia, o SG, quando subiu ao palco, agradeceu a todos os companheiros de equipa e à sua família, lembrando igualmente a evolução de melhor sexto homem em 2012 para MVP em 2018. Os outros vencedores da época regular da NBA 2017-18:
Rookie do Ano: Ben Simmons – Philadelphia 76ers
Treinador do ano: Dwane Casey – Toronto Raptors
MIP (Jogador que mais evoluiu): Victor Oladipo – Indiana Pacers
Melhor sexto homem: Lou Williams – Los Angeles Clippers
Melhor defensor: Rudy Gobert – Utah Jazz

34 Comentários

  • Jacobo
    Posted Junho 26, 2018 at 9:40 am

    James Harden deveria ter sido unanime.
    Ben Simmons nao deveria ser rookie. Teve um ano a treinar com jogadores e treinadores da NBA. Assim como Lou Williams que jogou muitos jogos a titular. Acho que se devia rever estes premios e as suas condições.
    Escolhia Anthony Davis para Best Defender.

    • Mister Cimba
      Posted Junho 26, 2018 at 10:56 am

      Pela definição de ROY na NBA foi bem entregue.

    • Kurt1904
      Posted Junho 26, 2018 at 10:58 am

      James Harden devia ser unanime pela alma de quem? O único unanime na história foi o curry com uma época melhor que esta.

      Mesmo esta época tens um Lebron que fez uma época soberba e em que a diferença entre cleveland sem lebron seria bem maior do que houston sem hardem

      • Rui Sousa
        Posted Junho 26, 2018 at 11:30 am

        Não era escândalo nenhum se fosse unânime…
        Aliás, já deveriam ter havido bem mais MVPs por unanimidade no passado (Jordan e Lebron à cabeça). O facto de não ter acontecido no passado não deveria ser motivo para não acontecer mais vezes.
        Sou um fã do Lebron, mas este auto desqualificou-se da corrida de MVP (na minha opinião) durante o final de Dezembro e início de Fevereiro quando a equipa tem o mísero registo de 14 derrotas em 21 jogos. Mesmo tendo sido o melhor jogador em todos esses jogos, não é digno de um MVP (por mais que, e acordo a 100% contigo, ele tenha um impacto muito mais significativo na equipa). A partir do momento (na minha opinião como é óbvio) em que ele deixa de estar na corrida, não era escândalo nenhum Harden ser unânime, pelo simples facto de não haver mais ninguém que se aproximasse do nível dele este ano sem ser Lebron.
        Cumps,

        • Kurt1904
          Posted Junho 26, 2018 at 12:05 pm

          O que é que é suposto ele fazer mais? eu digo isto e nem sou fã dele, nem dele nem do Hardem.

          Mas é inegável o que ele fez este ano, sem ele a equipa nem ia aos playoffs no este, e se já foram maus sem ele eram miseráveis.

          Acho que ele fez uma época com números e eficácia excelentes

          • Rui Sousa
            Posted Junho 26, 2018 at 1:23 pm

            Eu não discordo com o que dizes, mas acho que não se pode olhar para um quarto da época de uma equipa que teve um desempenho miserável e dizer que um jogador dessa equipa deveria estar na corrida. Mas isso é a minha opinião atenção.
            Já o ano passado achava que deveria ter sido o Harden a ganhar e não o Westbrook, porque embora o sucesso individual tenho um impacto grande na NBA (só são 5×5), também dou bastante relevo ao desempenho colectivo. Mas como digo é a minha opinião, e apesar dela continuo a achar que o Lebron é melhor (de longe) da atualidade.
            Cumps

  • Zizaran
    Posted Junho 26, 2018 at 9:41 am

    O Coach of the Year para mim é ridiculo.. Brad Stevens all the way

    • Kurt1904
      Posted Junho 26, 2018 at 10:54 am

      Toronto ficou em primeiro não ficou? então..Não é a qualidade do treinador que conta..é os resultados com a equipa que tinha

      • Miguel Cardoso
        Posted Junho 26, 2018 at 2:09 pm

        E os toronto não tinham melhor equipa? Entao, o Brad Stevens fez de longe melhor trabalho, onde durante a epoca regular se viu privado de vários jogadores e mesmo assim acabou em segundo!

        • Brunoflip
          Posted Junho 27, 2018 at 8:43 am

          Sem Hayward e com Kyrie os C’s são melhores. O Kyrie ainda fez 60 jogos e os restantes principais jogadores dos C’s não perderam muitos mais jogos que os principais jogadores dos Raptors.

          O Brad é um génio e melhor treinador que o Casey, mas o prémio é justo.

          • Miguel Cardoso
            Posted Junho 27, 2018 at 6:27 pm

            São melhores? São melhores porque o Brad Stevens extrai o melhor deles mas onde é que Lowri+DeRozan+Ibaka+Valanciunis + o melhor banco da NBA (para muitos) não é melhor que Kyrie+Horford+Morris+Smart + uma data de putos?
            E não perderam mais jogos? é so comparares quantos jogadores dos C’s fizeram 70+ jogos (5 jogadores) e quantos dos Raptors (10)… e os titulares dos Raptors fizeram todos mais de 70… Nenhum dos 10 jogadores mais importantes dos raptors fez menos de 70 jogos lol

    • Mister Cimba
      Posted Junho 26, 2018 at 10:56 am

      Considerando apenas a época regular não vejo porque estará mal entregue. Foram o 2º melhor record da NBA apenas a 1 jogos dos Rockets, jogaram bem o ano todo, estavam bem melhores que no ano anterior. Nos playoffs voltaram a vacilar, mas isso já não entra para estas contas.
      Eu sou mega fã do Brad Stevens e acho-o o mlehor treinador a par do Popovich, mas Dwayne Casey fez um grande trabalho na Regular Season.

  • Goncalo Gaia
    Posted Junho 26, 2018 at 10:07 am

    Apesar da espetacular época de Harden, dava o MVP a LBJ. A verdade é que LeBron foi bem mais valioso para os Cavs do que Harden foi para os Rockets (se LeBron não jogasse os Cavs nem aos playoffs chegavam, enquanto que, se o Harden não jogasse, os Rockets provavelmente chegavam aos playoffs na mesma).
    Quanto ao COY, curiosamente ganhou aquele que eu achei que teria menos hipóteses, pois Snyder conseguiu tornar uma equipa que, no início da época, todos apontavam à lottery numa das melhores defesas da NBA, e chega ainda aos playoffs. Já Stevens continuou o seu excelente trabalho em Boston, conseguindo novamente potenciar os jovens do seu plantel, que se conseguiram mostrar à altura de substituir as estrelas lesionadas da equipa.

    • Mister Cimba
      Posted Junho 26, 2018 at 10:53 am

      O LBJ liderou a sua equipa ao 3º lugar numa conferência miserável, enquanto Harden liderou a sua equipa ao primeiro lugar da NBA e da conferência Oeste.
      Dar ao LBJ não consideraria ridiculo, mas acho que está muito bem entregue, aliás até acho que todos os prémios estão bem dados.

      • Goncalo Gaia
        Posted Junho 26, 2018 at 11:46 am

        De facto Harden também teve uma época soberba. No entanto, o prémio deve ser atribuído ao jogador mais valioso para a sua equipa, não necessariamente ao melhor jogador da melhor equipa. E, seguindo está lógica, LeBron foi mais valioso para os Cavs do que Harden para os Rockets.

        • Zizou10
          Posted Junho 27, 2018 at 2:26 am

          Concordo plenamente

        • Brunoflip
          Posted Junho 27, 2018 at 8:34 am

          O Lebron levou os Cavs ao 4º lugar da conferencia mais fraca. O Harden levou os Rockets ao 1º lugar de uma conferencia bem mais forte.

          O segundo melhor jogador dos Cavs (Love) teve médias de 17.6 pontos e 9.3 ressaltos. O segundo melhor jogador dos Rockets (CP3) teve médias de 18.6 pontos e 7.9 assistências. (ambos fizeram menos de 60 jogos). Isto até pode não querer dizer muita coisa, mas achei que valia a pena deixar aqui.

          Dizer que os Cavs nem aos PO chegavam é bastante exagerado. Olhar para um jogos dos Cavs até se pode pensar assim, mas os Cavs só jogam de uma maneira, e é a maneira do LBJ e mais nada. Isso faz com que muitos dos jogadores dos Cavs estejam lá para pouco mais que lançar a bola ao cesto e não tenham/possam mostrar mais que isso (O KL por exemplo daria bem mais num sistema de jogo que lhe assentasse melhor). Nem toda a influencia dele é boa, mas também quando o teu treinador entende menos que tu… Um treinador como o Pop faria-lhe tão bem.

          Dito isto e para evitar confusões, considero o LBJ o melhor jogador da liga sem margem para duvidas e vou adorar se ele for para os meus Lakers. Mas o peso dele na equipa
          e o valor do 4º lugar no Este não pode ser considerado ao mesmo nível do peso do Harden nos Rockets e o valor do 1º lugar num Oeste com uma das melhores equipas da história da liga, uns Blazers, Thunder, Minny com qualidade para lutar pelo primeiro lugar do Este, uns Spurs que com o Leonard também estariam certamente nos primeiros lugares e uns Pelicans que mesmo sem o seu segundo melhor jogador (Cousins) ficaram somente a duas vitórias do record dos Cavs. Diria até que dos Cavs para baixo nenhuma equipa iria os PO’s no Oeste e mesmo os Cavs e os 76’s teriam que lutar com unhas e dentes por um lugar.

          • Miguel Cardoso
            Posted Junho 27, 2018 at 6:45 pm

            Concordo, nem toda a influencia de Lebron é boa. Tens de jogarda maneira que ele quer e com isso perde se protagonismo. “Ah o Lebron não tem ajuda!” mas antes de lá chegarem eram bons/razoáveis… Eu gostava de os ver sem o Lebron e com um coach melhor para ver se eram afinal assim tão maus

      • Kurt1904
        Posted Junho 26, 2018 at 12:06 pm

        Estão bem entregeus, mas o Lebron também fez uma época incrível.

        Eu não sou fã dele, mas a verdade é que já se toma por garantido estas épocas monstruosas que ele vai fazendo

        • Mister Cimba
          Posted Junho 26, 2018 at 12:54 pm

          Exato, isso é realmente o que acontece.
          Se o LBJ fizer uma época sorbeba e outro jogador também o fizer o MVP vai para o outro, porque o LBJ já é normal fazer isso e já nao chama tanta atenção da imprensa.
          Quanto a este acho bem entregue. O MVP é também o que pela sua performance consegue levar a equipa a melhores resultados que foram os Rockets.

  • Dca
    Posted Junho 26, 2018 at 10:28 am

    Não percebo muito destes prémios, mas o objectivo e não haver ninguém da equipa vencedora?

    • Zizaran
      Posted Junho 26, 2018 at 10:48 am

      Isto é relacionado com a fase regular, os playoffs não contam para a votação.

    • Mister Cimba
      Posted Junho 26, 2018 at 10:50 am

      Estes prémios são referentes à época regular.
      Se considerares a época regular os vencedores foram os Rockets que têm o MVP Harden. A 2ª melhor equipa foram os Toronto que tiveram o melhor treinador.
      Os playoffs nada interessam aqui e as votações foram feitas antes dos playoffs

    • Kurt1904
      Posted Junho 26, 2018 at 10:54 am

      os prémios referem-se à época regular. Logo não importa os playoffs.

    • 0v3r
      Posted Junho 26, 2018 at 10:57 am

      Estes prémios são da fase regular.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Junho 26, 2018 at 10:48 am

    Claramente justo. Em relação aos restantes prémios, escolhi Mike D’Antoni para treinador e Donovan Mitchell no rookie, mas estas escolhas eram as mais previsíveis.

  • Ray Romanoff
    Posted Junho 26, 2018 at 1:07 pm

    Só não concordo com o ROY que devia ter sido entregue ao Donovan Mitchell de resto nada a dizer prémios bem entregues.

    • Miguel Cardoso
      Posted Junho 26, 2018 at 2:22 pm

      Gosto imenso do Mitchell que fez uns grandes PO mas aqui só conta fase regular e os Sixers e o Simmons fizeram uma boa fase regular.

      • Ray Romanoff
        Posted Junho 26, 2018 at 3:44 pm

        O Mitchell fez uma grande fase regular também, são opiniões.

        • Mister Cimba
          Posted Junho 27, 2018 at 3:28 am

          Tirando pontos, acho que não há uma única estatística a favor do Mitchell… E o segundo melhor rookie em pontos foi o Simmons.
          E não é por o Mitchell fazer jogar mais os colegas que o Simmons que aí é que não é.
          E o mitchell também não carregou nenhuma equipa miserável (o Simmons também não). Os jazz era uma das equipas que melhor jogava coletivamente.
          não vejo o porque de dever ser o Mitchell…

  • ThatMan
    Posted Junho 26, 2018 at 2:17 pm

    Prémios algo esperados, no entanto na minha opiniao o vencedor do COY seria Snyder, montou uma excelente defesa e venceu os OKC na primeira ronda do Oeste sem nenhuma superstar (Hayward tinha saído e eram apontados à lottery).

    No ROY apesar da qualidade de Simmons ser brutal (vejo-o como uma das caras da liga em pouco tempo), acho que o prémio deveria ser entregue a Mitchel que fez uma epoca brutal (o “verdadeiro” rookie).

  • Miguel Cardoso
    Posted Junho 26, 2018 at 2:17 pm

    O prémio está bem entregue ao Harden e nao é por o Lebron ter “carregado” os Cavs durante uma parte da época a um mísero 4º lugar na conferencia mais fraca (Sim, no Oeste provavelmente nem metia os pés nos playoffs) que merece o prémio. Aliás o Harden já merecia há mais tempo.
    Só não percebo como o Antetokoumpo está a cima do DeRozan ou do Durant, pois apesar de ter começado a época muito bem,rapidamente desapareceu e os Bucks ficaram aquem…
    O resto dos prémios também concordo expecto o de Coach onde o Brad Stevens devia claramente ter ganho. Com a perda do Hayward no inicio da época, os Cavs e os Toronto tinham claramente melhor equipa no Este… mesmo com imensas lesões durante a época (os Toronto estiveram sempre saudáveis) os C’s acabaram com um excelente record

    • Brunoflip
      Posted Junho 27, 2018 at 7:47 am

      O KD entendo, agora o DeRozan não fez melhor época que o Alfabeto. Não sei como consideras que ele desapareceu mas pões o DeRozan à frente dele quando o segundo se farta de dar faltas de comparência aos jogos mesmo estando lá… aliás, o motivo por se falar tanto sobre o suposto impacto dos seus problemas psicológicos (depressão/ansiedade) nas suas prestações é mesmo pelos seus súbitos desaparecimentos de vez em quando.

      Quanto ao treinador tenho que discordar não propriamente da escolha, pois acho que Brad também seria um um justo vencedor, mas pela parte em que dizes “claramente”. Não foi por ter perdido nos playoffs de forma anedótica que se apaga o que fez na época regulamentar, até porque estes prémios dizem respeito EXCLUSIVAMENTE à fase regulamentar e o Brad, que eu acredito que será o melhor treinador da liga por muitos anos, tem sido muito mais falado após ter feito os playoffs que fez. Os C’s sem o Hayward ainda eram candidatos ao top no Este e o Irving quando se lesionou já faltava pouco menos de um quarto da fase regular.

      • Miguel Cardoso
        Posted Junho 27, 2018 at 6:41 pm

        O Derozan e os Raptors foram bastante consistentes durante a fase regular. Os Bucks desapareceram antes do natal! Claro que meto o DeRozan à frente do alfabeto porque os Bucks foram uma desilusão, tinham equipa para muito mais. A posição na tabela tambem conta…
        Em relação ao Brad Stevens respondi te em baixo. Nem se comparam as equipas sem o Hayward… têm ambos 2 Allstars com a diferença que os Raptors tem o Ibaka e Valanciunis e um dos melhores bancos da NBA e os C’s tinham a titular um rookie, um sophomore (que desiludiu o ano passado) e o Morris/Baynes (piores que Ibaka ou Valanciunis) e um banco relativamente jovem e sem experiencia. E sim volto te a dizer: os jogadores dos C’s fizeram muito menos jogos, principalmente os mais influentes!! (basta ir ver as stats)
        Sim talvez não fosse claramente, mas o Brad foi melhor no geral para os recursos que teve e para as mudanças que sofreu na equipa

Deixa um comentário