Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Sucesso de Inglaterra tem influência de Guardiola»

Concorda? O catalão já ficou associado à vitória da Espanha em 2010 e da Alemanha há 4 anos.

O antigo internacional inglês, Paul Scholes, considera que a boa campanha de Inglaterra no Mundial é influenciada pelo modelo de jogo implementado por Guardiola no Manchester City. Segundo Scholes, “Guardiola foi definitivamente uma influência para esta selecção. Basta observar a forma como jogam os três jogadores mais recuados e o nosso guarda-redes. O Gareth [Southgate] foi ver o Pep e quis saber como se constrói este tipo de futebol. Como adepto de Inglaterra e ex-jogador, queremos ver o melhor futebol possível. A Espanha já jogou o melhor futebol, o Manchester City também… Porque não copiar esse tipo de jogo?“.

38 Comentários

  • w0bbly
    Posted Julho 8, 2018 at 8:54 pm

    Em certo ponto até concordo com Scholes pois nota-se a influência em certos momentos do jogo inglês mas penso não ser uma cópia. Tem muitas nuances tácticas que as equipas do Pep não têm (principalmente a não largura dada pelos extremos, que é uma das peças mais importantes do esquema do Espanhol) pois a Inglaterra joga com dois wing-backs que apesar de abertos não têm a mesma função (não atacam em simultâneo e nunca obrigam a trazer um defesa consigo). Também gosto mais do jogo interior de Guardiola que esta equipa inglesa ainda não tem aprimorado. Tem muita procura do espaço inter-sectorial mas ainda é pouco objetiva na troca de bola. Defensivamente (apesar de terem sofrido alguns golos) é que os considero fortes pois os centrais são todos fortes e rápidos (tendo Maguire dominado no jogo aéreo até agora) e é uma equipa muito organizada que tem pecado pelas bolas paradas defensivas (curiosamente são das melhores em bolas paradas ofensivas). Para finalizar penso que algumas ideias do modelo estão presentes mas que Southgate claramente o adaptou para extrair o melhor das suas individualidades

    • Goncalo Silva
      Posted Julho 8, 2018 at 11:02 pm

      A base é do City de Guardiola, mas também tem a influência de outros colossos do futebol inglês como o Liverpool de Kloop (o uso da velocidade dos seus jogadores pelo corredor central), ou o Tottenham de Pocchetino (aqui falo com melhor saber, o uso que dão a Kane, e principalmente as bolas paradas ofensivas são selo Tottenham, aquele “comboio” com tantos jogadores juntos que depois se dispersam sempre de uma forma diferente é usada constantemente em cantos dos Spurs, embora admita que é possível que outras equipas a usem).

      • TheHunter
        Posted Julho 8, 2018 at 11:09 pm

        Gonçalo o ponto é mesmo esse. Esta Inglaterra dizem ser o que é graças a Guardiola e isso é mentira. Tem dedo dele? Claro que sim, mas como referis-te esta equipa é bem mais que isso.

        • Goncalo Silva
          Posted Julho 9, 2018 at 2:28 am

          Exatamente

        • w0bbly
          Posted Julho 9, 2018 at 10:31 am

          Obviamente a presença do Guardiola tem influência. Nem que seja pelo simples facto de vermos uma Inglaterra a querer ter sempre bola e com o portador a ter sempre linha de passe viável. Se é só Guardiola? Totalmente mentira. Como o Gonçalo disse é um misto de ideias muito bem adaptado pelo Southgate

      • w0bbly
        Posted Julho 9, 2018 at 10:29 am

        Completamente de acordo contigo, complementaste o que quis dizer de forma perfeita :)

  • Bio
    Posted Julho 8, 2018 at 8:58 pm

    Sem querer retirar mérito à Inglaterra ou a Southgate, sinceramente acho que se está a exagerar um pouco em relação ao sucesso desta equipa. O futebol é sem dúvida atractivo, no entanto, até ao momento, a Inglaterra neste mundial ganhou ao Panamá, à Tunísia (com as dificuldades que todos sabemos) e à Suécia, empatou com a Colômbia (ganhando depois nos penalties) e perdeu com a Bélgica (num jogo com algumas condicionantes). Ou seja, o que eu quero dizer é que esta selecção inglesa ainda não teve um teste real contra uma equipa de topo (o que mais se aproximou foi o jogo com a Colômbia, que só foi vencido nos penalties).

    • j. chamberlin
      Posted Julho 8, 2018 at 11:10 pm

      Concordo. Nestas competições com poucos jogos, evitar os tubarões e ganhar uma eliminatória ou duas nos pênaltis acaba por tirar um pouco o valor de uma equipa que chegue ao top 4.

    • w0bbly
      Posted Julho 9, 2018 at 10:35 am

      Até posso concordar. Mas a Inglaterra tem sabido controlar todos os jogos de forma excepcional. Com e sem bola têm sido fortes (o empate com a Colômbia foi muito consentido, evidenciando a carência na bola parada defensiva, pois o jogo foi todo controlado pela Inglaterra não criando a Colômbia qualquer chance). Na fase de grupos com a Tunisia falharam imensos golos, o Panamá pronto… A Bélgica foi um jogo com as nuances que sabemos… Se jogou contra alguém de topo? Não. Mas a Suécia ganhou o grupo dela (com Alemanha e México), eliminou fácil uma Suíça que empatou com o Brasil e viu-se completamente amarrada contra esta Inglaterra. Acho que o caminho tem sido acessível mas a forma como a equipa joga tem de os fazer acreditar no titulo mundial

  • Tiago Silva
    Posted Julho 8, 2018 at 9:02 pm

    Nem mais!

    2010: Guardiola treinava em Espanha – Espanha vence o Mundial

    2014: Guardiola treinava na Alemanha – Alemanha campeã mundial

    2018? Está-se mesmo a ver…

    • Eusebio
      Posted Julho 8, 2018 at 10:29 pm

      Como é que foi nos Euros?

      • Daniel Alves
        Posted Julho 8, 2018 at 10:53 pm

        Só mesmo em 2016 é que a teoria não foi a prática. Em 2008 e 2012 treinava em Espanha e o Euro foi ganho pela Espanha. Veremos em 2020 o que acontece.

        • Littbarski
          Posted Julho 9, 2018 at 8:50 am

          Em 2008 treinava em Espanha?
          Claro, mas era o Barça B.
          Querem ver que o Luis Aragonés em 2008 também foi assistir aos treinos do Barça B para se basear o modelo de jogo da seleção espanhola.

          • Xyeh
            Posted Julho 9, 2018 at 10:13 am

            O Guardiola é um dos mais influentes treinadores desta geração mas nunca esquecer que o Luis Aragonés foi quem implementou o estilo de jogo de posse de Espanha, o Guardiola foi inteligente e integrou-o num clube visto que têm muitos mais treinos juntos a qualidade do futebol só teria de aumentar.

            • Littbarski
              Posted Julho 9, 2018 at 10:40 am

              O sistema de jogo de Luis Aragonés era diferente do de Guardiola.
              A equipa era muito mais vertical e o futebol mais espectacular. Embora sejam os dois estilos de jogo baseados em passes e tabelas curtas, as equipas de Guardiola guardam muito mais a bola que essa selecção do Aragonés

              • Xyeh
                Posted Julho 9, 2018 at 2:48 pm

                Sim eu gostava bastante do sistema do Aragonés e era diferente do de Guardiola mas não deixa de ter sido ele primeiro a meter a Espanha a jogar em posse e galgar terreno com séries de passes rápidos e curtos. O sistema de Guardiola é mais lento na transição defesa ataque.

          • Daniel Alves
            Posted Julho 10, 2018 at 10:24 pm

            A teoria é que o país onde o Guardiola está a treinar ganha a competição.
            O Guardiola em 2008 estava em Espanha.
            Era só essa a informação que estava a dar, e mais nada.

      • j. chamberlin
        Posted Julho 8, 2018 at 11:07 pm

        Não esteve nada mal também. Uma vitória e uma meia final.
        Por vezes é melhor pensar duas vezes antes de tentar desvalorizar os comentários dos outros.

      • Mantorras
        Posted Julho 9, 2018 at 12:38 am

        Muito parecido. As prestacos nos euros fundamenta completamente o comentario inicial.

    • Bacano Driblador
      Posted Julho 9, 2018 at 9:17 am

      Vamos Desenvolver o Leixões até 2022, para trazer o Pep!!!! Seria bem mais fácil trazer o irmão, se a sorte for de familia, é dinheiro que poupámos!!!!

  • Gravensilla
    Posted Julho 8, 2018 at 9:19 pm

    Acho que o adn dos Spurs tem muita mais presenca nesta selecao.

  • Vespas
    Posted Julho 8, 2018 at 9:21 pm

    Sucesso deve-se ao calendário…nada mais. Se Portugal tivesse ficado em primeiro no grupo tinha obrigação de estar nas meias…o resto é conversa.

    Inglaterra tem uma boa equipa mas não invalidada nada do que eu disse. Portugal também tinha tudo para estar neste momento nas meias e fracassou por isso a Inglaterra tem esse “mérito” de estar a fazer a sua obrigação.

  • TheHunter
    Posted Julho 8, 2018 at 9:54 pm

    Acho muito exagerado, muito mesmo. Esta inglaterra ainda não apanhou uma selecção verdadeiramente forte, no máximo tiveram o jogo contra a colombia e deu empate. A base desta inglaterra pode ter um pouco do city mas dizer que é o principal não faz sentido pois quanto a mim os Spurs fornecem muito mais que eles.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 8, 2018 at 10:12 pm

    Campeões Mundiais sub17 e sub20 e Campeões Europeus sub19… É caso para dizer que o melhor ainda está para vir para a selecção de Inglaterra.. Actualmente têm um modelo de formação imbatível no Mundo.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 8, 2018 at 10:24 pm

    Guardiola e Pochettino. Parece-me óbvio. O Southgate até esteve a ver treinos do City.

  • Mike-UK
    Posted Julho 8, 2018 at 10:32 pm

    Um modelo de prospeção federativo que tem dominado o futebol mundial nos últimos 3/4 anos, uma base competitiva que tem a sua base e génese no trabalho colossal de Pochetino em Londres e um calendário neste mundial em que tombaram quando jogaram contra a Bélgica B.
    E tudo isto redunda em mais veneração a Guardiola.
    Perdoai-lhes senhor….

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 9, 2018 at 1:22 am

      A Inglaterra B “tombou” com a Bélgica B. É engraçado como salientam a Bélgica B e fazem de conta que era a inglaterra A.

  • AndreChaves9
    Posted Julho 8, 2018 at 11:29 pm

    O que é certo é que o Guardiola é de longe o treinador que imprime um modelo mais característico e funcional no futebol mundial. Depois o resto de achar que o Zidane e outros é que são top é que é simplesmente tanga mesmo que ganhem. O Real é o caso gritante de clube em modo cruzeiro em que bastou manter os egos controlados. Precisavam de um treinador top para corresponder às qualidade dos jogadores coisa que não tem à muitos anos

  • Dca
    Posted Julho 8, 2018 at 11:30 pm

    Manchester City e Tottenham. Ou seja, Guardiola e Pocchetino.

  • Rambo13
    Posted Julho 8, 2018 at 11:54 pm

    What?

    Tunísia (V), Panamá (V), Belgica B (D), Colombia (E), Suécia (V)

    Agora apanham duas selecções a sério e perdem os dois.

  • Kacal
    Posted Julho 9, 2018 at 2:18 am

    Concordo até. Acho que tem muita influência, mas também o trabalho de Pochettino no Tottenham, não apenas Guardiola. Mas acho que isto conta muito quando há uma mudança de paradigma no futebol de determinado campeonato pela inovação ou ideias de um ou mais treinadores, é normal que influencie todo o campeonato e os jogadores. Mas não é de apenas Guardiola, é injusto falar nele não noutros. Klopp e Pochettino à cabeça.

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 9, 2018 at 9:40 am

    Parece-me que Pochettino terá uma fatia maior neste suposto sucesso do que Guardiola.

    Ainda assim é inegável o impacto de Guardiola nos países por onde passa.

  • GuardiGODla
    Posted Julho 9, 2018 at 2:28 pm

    Quando é Portugal a calhar na parte fácil do quadro e passar sempre à rasca: “sorte, não temos modelo de jogo, etc…”
    Quando a Inglaterra calha na parte fácil do quadro com resultados banais, ganhando à rasca a uma Tunísia, ganhando aos pedreiros do Panamá, perdendo com suplentes da Bélgica (ok eles também estavam com suplentes), empatando com a Colômbia, ganhando agora à Suécia com o seu mérito, mas mesmo assim não sendo uma seleção de topo: futebol de topo! Dedo de Guardiola!

    Mas este pessoal esquece-se dos treinadores de topo que estão na Premier League? Klopp, Pochettino, Conte, Mourinho…

    E esquecem-se que em 23 jogadores 4 são do city, 5 dos spurs, 4 do united. Não é como se o núcleo da Inglaterra fosse como o meio campo do barça na seleção espanhola ou o do bayern na Alemanha.

    Não há como fugir a este facto, a Inglaterra neste mundial ainda não teve um teste a sério.

  • CarlosFCP
    Posted Julho 9, 2018 at 4:05 pm

    Quando guardiola vier treinar o mágico FC Porto vocês vão ver como vai jogar a selecção portuguesa.

    Vai ser para mostrar aos bisnetos.

  • Fernando neves _36
    Posted Julho 9, 2018 at 4:43 pm

    O que o Scholes disse aqui é que a seleção de Inglaterra tem neste momento um modelo de jogo que se baseia nas ideias do Guardiola, tanto que o Southgate estagiou com ele e assistiu a imensos treinos do Pep.
    Se analisarmos bem tem toda razão no que diz, a forma como a equipa se comporta é bastante parecida a do Guardiola só não tem é tão bons executantes, no entanto, estão a fazer um ótimo trabalho e como eu calculei logo no início seriam candidatos porque ter um bom treinador faz sempre a diferença.

Deixa um comentário