Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica: Rui Vitória chama Luís Pinheiro

Apesar de ser de 2000, e não ter experiência como profissional, ultrapassou a concorrência de Alex Pinto ou Sandro Ramírez, que estão na equipa B.

Rui Vitória convocou Luís Pinheiro para o duelo frente ao Lyon, para a Eusébio Cup e Internacional Champions Cup. O lateral direito, de 18 anos, foi chamado para render Ebuehi que na segunda-feira se lesionou com gravidade. Já Lisandro López ficou de fora. Lista de Convocados: 
Guarda-redes: Svilar, Bruno Varela e Odysseas;
Defesas: Conti, Grimaldo, Luisão, Rúben Dias, Yuri, Lema, Jardel, André Almeida e Luís Pinheiro;
Médios: Fejsa, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Salvio, Pizzi, Samaris, Rafa, Keaton Parks, João Félix e Gedson Fernandes;
Avançados: Jonas, Seferovic, Ferreyra e Castillo.

26 Comentários

  • Einstein de Avanca
    Posted Julho 31, 2018 at 9:11 pm

    Muito bem. Alex começou bem mas desde a lesão tem estado aquém e o chileno tem muito que crescer (duvido que chegue a ter nível para chegar à 1ª equipa). O Luís fez uma grande época mas é um salto muito grande e provavelmente nem jogará. Apesar de tal, é uma importante injeção de confiança para o miúdo e prefiro isto a chamar de volta entulho.

  • MegaBadjeras
    Posted Julho 31, 2018 at 9:13 pm

    Não é mau, acho que pode dar mais que o Alex Pinto, mas o novo Dalot é o da geração 2001, de nome João Ferreira, forte fisicamente, rápido, 185cm e com técnica. Esse sim é que o Benfica não pode perder de vista.

    No entanto espero que corra tudo bem com a adapatação do Luis Pinheiro. Sem que não vai acontecer mas gostava de o ver jogar na Eusébio Cup.

  • MikeM
    Posted Julho 31, 2018 at 9:26 pm

    Era a posição mais debilitada, mesmo com Ebuehi em condições. Agora com a lesão do nigeriano acho que não há outra opção senão contratar outro lateral direito. E com mais qualidade que André Almeida.
    Outra coisa que estou a achar estranho é a demora em contratar um médio centro. Se o Leganés não liberta o Gabriel por um preço razoável e se mantêm irredutíveis, mesmo com a vontade do jogador em vir, que se virem para outros alvos. O que é certo é que a eliminatória da Liga dos Campeões está à porta e o Benfica não contratou ninguém para a posição.
    Depois ainda há a questão do guarda-redes, mas pode ser que Vlachodimos seja a solução.

    • Natan265
      Posted Julho 31, 2018 at 9:54 pm

      Devo ser dos poucos que acha que ir buscar um 8 não é nada essencial. Esse Gabriel vai tirar o lugar a quem? Ao Pizzi? Ao Krovinovic? Vai tapar as oportunidades ao Gedson? Será que o Samaris, Keaton Parks, Alfa Semedo ou mesmo Florentino não servem como 4ª solução? Não percebo a obsessão por gastar Milhões num 8 sinceramente… pior está claramente a posição de lateral direito, de extremo esquerdo (onde não temos um titular que dê garantias) e eventualmente na baliza (como dizes, o vlachodimos até pode ganhar o lugar).

      • MikeM
        Posted Julho 31, 2018 at 10:21 pm

        Acho que um 8 é essencial. O Pizzi demonstrou toda a época que passou que não serve para a posição, o Gedson é um jovem sem jogos na primeira equipa. Acho que tem potencial e qualidade para ser opção e que deverá ter muitos minutos mas é demasiado arriscado achar que já está pronto para uma época inteira a titular. Krovinovic, repito o que já disse, não é nem nunca será um 8, muito menos num meio campo a dois. Alfa Semedo é claramente um 6, Samaris nem 6 nem 8 e deve sair, Florentino é outro jovem e outro 6 e Keaton Parks não me parece que tenha qualidade suficiente para ser opção. Deveria ser emprestado. Gabriel seria titular, sem grandes dúvidas, à frente de Fejsa, tem o músculo que falta ao Pizzi, a rotatividade e a capacidade de remate, podendo até o português ser encostado à direita, onde rende mais.
        Se no caso do guarda-redes, já “aceito” que Vlachodimos possa ser a solução, para lateral direito e “8”, acho obrigatório entrar alguém com capacidade para ser titular.

        • Mantorras
          Posted Julho 31, 2018 at 10:55 pm

          Concordo com a analise a todos os jogadores do meio campo. E que e mesmo isso. O Benfica tem que para de ter planteis “que chegam” para o campeonato (e mesmo assim e a correr bem), para ter pla tel para a champions.

          • Natan265
            Posted Agosto 1, 2018 at 12:35 am

            E portanto Cervis, Salvios e Rafas chegam e sobram para a champions. Só o Zivkovic tem classe para jogar nas alas, o resto só corre em frente. Mas naturalmente que o problema é o Pizzi.

            • Mantorras
              Posted Agosto 1, 2018 at 3:20 pm

              E quem disse que chegavam? Ninguem. Tas a ver o Benfica a jogar na champions e a maassacrar? Eu nao, vsi dai que ter extremos rapidos e fortes na transicao da talvez mais resultado numa abordagem realista aos jogos. No entanto, o meio campo tem obrigatoriamente que ser competitivo, forte fisicamente, durar 90min e nao dar voltinhas e rebolar no chao. O Pizzi nao e manco, nunca foi, mas fazem dele muito mais do que o que e. Na champions e completamente amassado e nao falo contra colossos. Nao pode com um encosto, nao tem int3nsidade a defender, velocidade e nao dura 90min. Podemos dissertar a vontade sobre quanto ele pode ate ajudar mais contra o Feirense em casa do que o Salvio, mas depois na champions, o Benfica nao mete uma bola na frente e ate o Raul acaba por estar mais em jogo do que um Jonas.

              O Pizzi meteu na cabeca que e craque, acha que joga muito mais do que o que joga realmente. Ele encostado a direita com um lateral que de profundidade a apoiar num 442 rende, mas e mais ou menos o maximo que ele vai ser ate morrer, como futebolista. Podes escrever.

              • Natan265
                Posted Agosto 1, 2018 at 4:50 pm

                Concordo no que dizes do Pizzi e do Jonas na champions. Não aguentam a pressão dos meios campos e defesas adversárias. Castillo será claramente importante nestes jogos. Já o Gabriel não me parece esse Deus de que tanta gente fala. Duvido que vá fazer a diferença na champions. Por alguma razão joga onde joga. Encostar o Pizzi à ala na champions é absurdo tendo em conta que consideras importante ter extremos rápidos e acutilantes nesses jogos. Pizzi, rapidez e acutilância não conjugam.
                Em relação aos extremos, nunca poderei concordar que é melhor ter um jogador mau/mediocre (rafa, salvio, cervi) do que um jogador competente com qualidade e critério. Nunca um jogador pior é preferível a um jogador bom. Correr em frente por correr, não é futebol. E quase sempre que a bola chega a esses 3 cepos, as jogadas perdem fluidez. Um Jota deveria merecer uma oportunidade (já que de certeza que não vamos comprar mais nenhum extremo – quem me dera que viesse o Abdulkadir Omur).

                • Mantorras
                  Posted Agosto 1, 2018 at 6:11 pm

                  A velocidade tem o seu valor no futebol, depende onde a encaixas dentro da equipa, Pizzi pode jogar na ala, se tivermos uma equipa com o outro lado mais veloz, e se tivermos um lateral como Nelsinho que da a bola e desata a correr e ninguem o apanha, sendo que Pizzi serve bem. Eu nao sou nenhum fa incondicional de nenhum dos 3 extremos que falas, Rafa tinha fe, mas nao consigo gostar de alguem que nao sabe rematar e que entra em panico quando ve uma baliza, isso e falta de classe. Cervi e muito voluntarioso, mas parece-me que nao vai passar muito do nivel que esta, nao tem potencial para mais, e este nivel e suficiente em picos de forma, quando a equipa esta numa boa dinamica e com Grimaldo e Zivko por perto a fazer boas combinacoes, mas no normal, nao finta um bom lateral. Ja Salvio tera sempre o meu respeito porque e um simbolo do Benfica, da tudo e nunca irei assobiar um jogador como ele, mas que me tira do serio 4 em cada 5 jogadas onde vai para cima de 3 em vez de ir para o espaco vazio, onde nao levanta a cabeca… isso sim. Era muito forte quando o fisico e a potencia compensava a falta de tino, desde que o perdeu com as lesoes que nao tem o mesmo rendimento, fica demasiado a vista a falta de inteligencia e poder de decisao.

              • Xefe
                Posted Agosto 1, 2018 at 5:10 pm

                “Fazem dele muito mais do que ele é”? Não percebo, o Pizzi é dos jogadores mais desvalorizados do Benfica. O Rafa (e outros) basta fazer um jogo bom já é o melhor extremo do mundo, até já havia gente a pedir que ele fosse ao mundial, vê la tu. Depois tens o Pizzi que já fez mais jogos bons no Benfica do que o Rafa vai alguma vez fazer mesmo que jogue no Benfica até aos 40 anos.

                Depois essa memória curta que tens faz-me confusão. Nas duas vezes em que passamos a fase de grupos da Champions, o Pizzi foi dos melhores jogadores, e para quem diz que ele não corre, é preciso recordar que foi o jogador que mais KM/jogo correu durante a fase de grupos + oitavos de final em 2015/2016, quase 11,5KM!!!

                Quem dera ao Benfica ter mais jogadores da qualidade do Pizzi, o rapaz tenta fazer uma tabelinhas com os outros jogadores mas eles são quase todos toscos que até uma simples tabelinha fica difícil de fazer.

                Em termos de qualidade imediata (ou seja excluído o possível potencial de certos jogadores) o Pizzi só fica atrás de Jonas (bata ver a mediocridade que foi a segunda parte contra a Juventos para perceber o quão importante é Pizzi, e se tirares as assistências dele nesta pré-época o Benfica teria uns míseros 3 golos até agora pois mais ninguém consegue construir jogadas de golo com frequência).

                Obviamente que ele sendo um Médio Ala ou 10 fica um pouco desfavorecido mas mesmo assim joga melhor que os outros que jogam nas posições deles (triste mas verdade).

                Eu concordo que seja preciso mais um médio pois só temos 3 + Parks (e um deles é Gelson que ainda nem se estreou em jogos a sério) mas também precisamos de um extremos esquerdo titular que consiga desequilibrar como Brahimi ou Gelson fazem/faziam pelos rivais.

                • Mantorras
                  Posted Agosto 1, 2018 at 6:24 pm

                  Nao tenho memoria curta coisa nenhuma, o Pizzi estava inserido na melhor equipa nessas epocas que falas, e numa delas (de longe a melhor, para mim), jogou na direita como muitos, eu incluido, defendem que e onde rende mais, e como tal nao tem que receber nenhuma medalha por ter feito uma boa epoca. Eu nunca disse que ele era manco.

                  O Pizzi sempre foi extremo avancado, nunca foi 8 nem 10. Foi recuando no terreno exactamente por nao ter a qualidade suficiente para ser extremo/avancado num Benfica. E a minha opiniao, e pelos vistos a do Simeone e dos outros treinadores que o recuaram.

                  Sim, o Pizzi e um jogador que joga de cabeca levantada e que muitas vezes e capaz de espalhar classe, mas e pena que lhe tenha subido a cabeca. Queres comparar um jogador, por exemplo, com a reaccao a perda do Enzo ou do Renato com o Pizzi? Por favor. Ele no primeiro ano corria, perdia a bola e nao se sentava no chao a pedir uma falta que ninguem ve.

                  Tanto o Zivko, como o Krovi, sao mais capazes de receber, proteger a bola, levantar a cabeca e sair a jogar que ele, pelo foram e demostraram isso este ano. O Pizzi este ano, rodava sem nexo, panicava e rebolava no chao a pedir falta. Isto nao aconteceu uma vez, mas inumeras vezes.

                  A seleccao portuguesa tambem constroi a partir de tras quando nao e pressionada, mas quando o adversario e forte e quer mandar, quando sobem e pressionam alto, nao fazem 3 passes. Faz-te lembrar alguma outra equipa? Exacto, o Benfica. Pizzi demostrou inumeras vezes incapacidade para pegar no jogo.

                  A titulo de exemplo, e falando da memoria curta, o Enzo ou o Witsel, um recebia contra 3 e ninguem lhe tirava a bola, calcava a bola e levava-os a passear ate arranjar solucao, o outro, de uma maneira ou de outra, com forca e garra, sempre assumia a solucionava… se perdia, em 3 segundos estava a fazer um sprint e um carrinho. O Pizzi danca, perde e pede falta.

                  Repito, em jogos contra equipas competitivas, com o meio campo adversario em cima, ele e completamente amassado, ou foi o ano passado. Ele nao e 8 para atacar e defender, nao num meio campo a 2, a 3 pode ser, com boas dinamicas colectivas e ai sim podemos ver o Pizzi de volta, mas tem que deixar tudo em campo e parar de ser Neymar.

                  • Xefe
                    Posted Agosto 1, 2018 at 8:54 pm

                    Pelos vistos não percebeste o que eu disse. Em lado nenhum eu disse que o Pizzi é um 8 e que faz bem as tarefas que tu enunciaste no teu comentário. Eu disse que ele é mais um 10 (no meio ou a vir da ala), ou seja, as principais funções dele é construir jogo com base na grande visão de jogo, e qualidade de passe dele, e nesse aspecto ele da 20-0 a Krovinovic, Enzo, e Witsel porque simplesmente são jogadores diferentes. Esses jogadores (Enzo, Witsel, Krov) são jogadores que sabem segurar bem a bola e a transportam bem, e as caracteristicas físicas deles fazem com que sejam mais fortes na pressão e reacção à perda.

                    É como se tivesses a comparar Ronaldo com Messi. Não podes pedir a Ronaldo que finte por 2 jogadores e depois faça um passe a rasgar a defesa mas também não podes pedir ao Messi para saltar 2 metros e ganhar duelos aéreos com os centrais das equipas adversárias.

                    • Mantorras
                      Posted Agosto 2, 2018 at 2:54 am

                      O Pizzi nao da 20 a zero em nada ao Enzo, ao Witsel ou ao Krovi. Nem a mim ele da 20 a zero. Nao importa se e a 10 ou a 8, desde que seja com os pes e com a bola.

                      Qualidade de passe dele e visao de jogo? Ele e inferior ao Witsel em tudo. Tudo. Ate no cabelo. O Witsel a 10, a 8 ou a 6 em Portugal e brincadeira. Mete o Pizzi num bolso e a mao no outro.

                      Ao Enzo, tamos a falar de um menino que se estivesse ainda no Benfica o Pizzi nunca tinha calcado, e so isso. Foi titular na seleccao Argentina que foi ate a final de um mundial, nao e “nao convocado” por Portugal.

                      E o Krovi, e mais subjectivo, e muito diferente no Pizzi, ainda tem que mostrar mais.

                      Nao briquemos.

                    • Mantorras
                      Posted Agosto 2, 2018 at 2:57 am

                      Resumindo, para ter um jogador a passear no campo naquela posicao, mais vale ter o Jonas e jogar com outro na frente e encostar o Pizzi a uma linha onde ate pode fazer melhor que, por exemplo, o Cervi.
                      Sim, o Jonas tambem e superior ao Pizzi na visao de jogo, no passe e ate a passear no campo ja que ainda gosta menos de defender. Tem tudo para dar certo.

        • Ezio
          Posted Julho 31, 2018 at 11:02 pm

          Completamente de acordo.

        • Natan265
          Posted Julho 31, 2018 at 11:21 pm

          O Pizzi na época passada foi um desastre, concordo. Mas tem feito épocas muito boas e nestes jogos tem dado muito boas indicações. E o Rui Vitória nunca o tirará do meio, será titular a 8. o Krovinovic não é extremo, não é 6, não é 10, é do mais 8 que existe. O Samaris fez épocas espetaculares com o Jesus e ele é claramente um 8. Com regularidade, acredito que iria render. O Gedson poderia rodar e tapar buracos sem problema. O Gabriel está à 3 épocas no medíocre Leganés e não se conseguiu destacar. Não há de ser à toa.. faz uns remates engraçados e uns passes bonitos sim (se alguem pegar nos highlights do Pizzi, vai parecer o Riquelme, há que ter noção do que são estes videozecos do youtube..), mas não me parece ter intensidade nenhuma nem essa rotação de que falas. É algo pesado e lento a meu ver. Não me parece justificar tanto dinheiro e não tiraria lugar nem a Krovi nem a Pizzi (o desta pré-época)

          • Mantorras
            Posted Agosto 1, 2018 at 3:21 pm

            O Samaris saiu quase em todos os jogos com ele e nunca foi a opcao que convenceu, com JJ, quanto mais fazer epocas espectaculares.

            • Natan265
              Posted Agosto 1, 2018 at 4:43 pm

              Tás enganado, primeiras 2 épocas dele (as do Jesus), era titular indiscutível e lembro me bem da qualidade de saída de bola que emprestava na posição de trinco.

              • Mantorras
                Posted Agosto 1, 2018 at 6:04 pm

                Nao estou nada. Para comecar, Samaris esteve apenas uma epoca com JJ e nao duas. Ele veio na ultima epoca de JJ no Benfica.

                Depois, mesmo tendo comecado como titular (tinha sido um dos pedidos de JJ), as primeiras exibicoes foram francamente abaixo do desejado, foi SEMPRE substituido, tendo sido defendido pelo treinador dos assobios. Por varias vezes saiu cedinho ate, porque nunca convenceu. Basta pensar que Fejsa nunca e substituido e Matic ou Javi Garcia, com JJ, tambem nao eram, enquanto que Samaris era muitas vezes, o que nao e normal num 6, e nao o era para descansar. Muitas vezes se discutiu/disse, que Samaris apesar de jogar a 6 nao o era, e que era por isso que nao rendia… (apesar de como 8 tambem ser insuficiente).

                A determinada altura, se Fejsa nao estivesse muitas vezes lesionado, nem nas primeiras epocas ele teria muitos minutos.

                Ja agora, a sua saida de bola nao era de todo algo de elogiar, pelo contrario, sempre foi sofrivel e acaba por ser por isso que ele nem a 6, nem a 8 rende, mas aqui, ate que admito que possa ser apenas a minha opiniao, e que como tal seja subjectiva.

                Samaris e forte fisicamente e coloca intensidade e raca no jogo, sao os seus pontos mais positivos, alem de que e um jogador voluntarioso e que apesar do banco nunca causou problemas e sempre foi correcto com o clube. Tem um bom raio de accao para jogar como trinco, porque tem bom pulmao e cobre a largura facilmente, mas falha no posicionamento, foge muito da posicao sem nexo nenhum, nao e rapido e certinho a entregar a bola, como Fejsa por exemplo, e nao sae dosear a agressividade. Farta-se de fazer faltas idiotas, perigosas e desnecessarias, colocando a equipa em risco sem se perceber muito porque, e excessivamente duro e por isso tambem muitas vezes tem que sair para noa levar segundo amarelo… ou seja, nao prima pela inteligencia. Tecnicamente nao fascina ninguem, mas tem um bom remate. A sua melhor exibicao no glorioso foi como central, e ai sim, podia ser util porque seria qb na velocidade, antecipacao e saida de bola (para um central), mas nao foi aposta ai tambem, onde acredito que poderia ser jogador para um Benfica.

                O Keaton Parks, que eu considero um jogador normal, e vi-o jogar muitas vezes no Varzim, faz o que ele faz, nao custou quase nada e tem mais futuro, alem de que em termos de agressividade e mais controlado.

        • ATSAONiNO
          Posted Agosto 1, 2018 at 1:35 am

          Krovi é um 8.assim como pizzi num meio campo a 3 é um 8,5.

      • Gil Rodrigues
        Posted Julho 31, 2018 at 11:54 pm

        concordo

  • Eagle1991
    Posted Agosto 1, 2018 at 8:51 am

    Contratem por favor um defesa direito que seja de preferência claramente melhor que o Almeida. Deixei a contratada do 8. Para já nao é necessário. Gedson vai evoluir, krovi vai recuperar, pizi com pré época está outro jogador. E até penso que a ideia é jogar em bastantes jogos em 4x3x3 o que dá uma maior coesão à equipa

  • RodolfoTrindade
    Posted Agosto 1, 2018 at 10:05 am

    Pode ser que o miúdo surpreenda!

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 1, 2018 at 7:23 pm

    Ferro, Xadas e Yuri Ribeiro são os próximos a assinar pelo Aston Villa.

Deixa um comentário