Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A bola vai ter saudades tuas, Román

Pouco depois de chegar ao Barcelona, Van Gaal coloca Riquelme a extremo-esquerdo. O argentino passa a maior parte do jogo derivando para a zona central, a partir da qual dá dois passes de golo a Kluivert. Elogiado por todos pelo seu contributo para a vitória da equipa, Riquelme, ao chegar ao balneário, depara-se com um Van Gaal furioso, irritadíssimo pelo desrespeito pela função que lhe havia destinado. Nunca mais contou com ele.

Em Buenos Aires, ninguém tem dúvidas que o Estádio La Bombonera, casa do Boca Juniors, tem personalidade própria. Possuidora de alma e vida, há quem diga que a relva treme quando a equipa Xeneize joga, intimidando os visitantes. Mas, ultimamente, a Bombonera anda triste. Falta-lhe algo. Não são os títulos, que por lá sabe-se bem que eles podem surgir ou não mediante uma bola bata no poste ou entre. Falta-lhe o perfume. O toque. Aquele tango com os pés  que deixaria Carlos Gardel orgulhoso. Há poucos dias, Juan Roman Riquelme retirou-se do futebol. Já antes havia deixado o Boca Juniors, consumando-se a despedida do mais marcante número dez que alguma vez vestiu aquela camisola azul e dourada. E não, não me esqueço de Deus, porque esse só a vestiu no princípio e no fim da sua carreira, conquistando apenas um título. Román, ao contrário de Diego Armando Maradona (ou Deus, que pelas pampas significa o mesmo), viveu o auge da sua carreira desportivo ao serviço do mítico clube da capital argentina, tendo vencido onze títulos, entre os quais se destacam três Libertadores.

Ver Riquelme jogar era como recuar no tempo. Era como se o jogo nunca tivesse evoluído, como se nunca se tivesse assemelhado a 22 robôs rigidamente programados para seguir ao milímetro um conjunto de indicações. O mágico nascido em San Fernando prova que a velocidade mais importante no futebol é a de pensamento, a de raciocínio, aquela capacidade de entender o espaço e o tempo antes dos restantes, de antecipar acontecimentos, de estar sempre no sítio certo sem nunca correr. Não é ao acaso que sempre foi exímio jogador de Xadrez. Román parava, observa, via o espaço e colocava lá a bola. Fintava os adversários quase andando, sem necessitar de muita velocidade ou potência muscular. A sua coleção de livres perfeitos enche um arquivo de qualquer canal de televisão.
Poder-se-á dizer que um craque de tão raro talento, de técnica tão refinada e de leitura de jogo única, ficou aquém da dimensão que poderia ter alcançado. E, em parte, é verdade. Román (é incrível a tentação de lhe chamarmos pelo primeiro nome, tal era a sensação de intimidade, quase familiaridade, com que vivia dentro do terreno de jogo, fazendo-nos sentir tão perto dele) nunca esteve sequer perto de ganhar uma Bola de Ouro, não singrou em nenhum grande do futebol Europeu, nunca venceu uma Liga dos Campeões. Mas será que isto não o engrandece? Não terá Riquelme preferido manter-se fiel ao seu jogo, ao seu estilo, não o “europeizando” para triunfar a larga escala mas nunca o traindo? 
Numa Era em que se define o melhor pelo número de golos marcados, Riquelme quis ser único. Ao fazê-lo, terá perdido coisas, mas ninguém lhe tira o que ganhou: o amor incondicional de uma “hinchada”, a perfeição estética do seu bailar com a bola e a afirmação como um dos últimos românticos do jogo. Soube manter-se fiel ao Tango em tempos de Pop pastilha-elástica. A Bombonera já sente a tua falta. A bola também. 
Pedro Barata

0 Comentários

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 3, 2015 at 11:42 pm

    Grande texto, Pedro Barata!

    Riquelme merece todos estes elogios. Foi um jogador unico, um daqueles que nos fazem amar esta modalidade. Pode nao ter sido Bola de Ouro ou ter-se destacado nos grandes clubes, mas sera daqueles que todos irao falar daqui a muitos anos e ao qual ninguem ficara indiferente quando o seu nome soar.

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 3, 2015 at 11:43 pm

    Quando olhei para o título, pensei logo "isto só pode ser do Pedro Barata"…simplesmente genial o texto..

  • Jaime
    Posted Fevereiro 3, 2015 at 11:43 pm

    Belíssimo texto, parabéns

  • Fábio Coutada
    Posted Fevereiro 3, 2015 at 11:45 pm

    Extraordinário texto, Pedro Barata. Retrata exactamente aquilo que sentia ao ver jogar o Riquelme.

    Não teria capacidade para descrevê-lo de melhor forma. Parabéns.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 3, 2015 at 11:48 pm

    Magnifico texto Parabens

    Tomás Limpo

  • João Silva
    Posted Fevereiro 3, 2015 at 11:50 pm

    Tecnicamente e ao nível da visão de jogo dos melhores da história…

    O Van Gaal sempre foi disciplinador de mais e no Barcelona da sua segunda passagem dispensou Riquelme e Rivaldo. Por muitas competências que tenha são decisões imperdoáveis. Quando tens craques tens que te ajustar a eles e não o contrário.

    O Riquelme teve pouco reconhecimento do público em geral mas quem percebe da coisa adora o tipo. Vejam o que disse o Iniesta…

    Um dos jogadores mais underrated da história. Junto com outros 2 mágicos: Rui Costa e Laudrup.

    • João Lains
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:04 am

      Por falar em Laudrup, ele disse há uns dias que a sua aventura no Lekhwiya (Catar) pode ser uma antecipação para o seu final de carreira como treinador, um pouco como funciona para os jogadores, porque diz ele que já experimentou tudo, entenda-se campeonatos europeus. É uma pena, porque assim como era nos tempos de jogador, também tinha muitas capacidades enquanto técnico.

    • João Silva
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:06 am

      Só outra coisa sobre o Van Gaal, essa equipa do Barca tinha:

      Enke, Valdez, Puyol, Frank de Boer, Cocu, Xavi, Iniesta, Mendieta, Sorin, Thiago Motta, Overmars, Riquelme, Kluivert, Saviola e Luis Enrique. Para além destes o Van Genius dispensou: Rivaldo, Luis Garcia (que brilhou no Liverpool) e Sergi que era um bom DE…

      Quando o Van Gaal saiu em Janeiro o Barcelona estava em 12º a 3 pontos da linha de água e a 20 do líder que era… a Real Sociedad.

      Como sempre disse tem trabalhos Geniais, o Van Gaal, como Ajax, Barcelona (1ª passagem) e Holanda. Mas fez muitas asneiras pelo caminho.

    • João Silva
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:09 am

      Laudrup fala-se que vai voltar ao Barca como diretor desportivo…

      É pena realmente que acabe a carreira de treinador, as suas equipas sempre jogaram bom futebol. Aliás faria bem mais no Barcelona que o Luís Enrique.

      Quando o JJ sair era um dos poucos estrangeiros que gostava de ver (tirando os impossíveis).

    • Czarli
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:14 am

      Laudrup underrated? O Michael? A serio?

      Grande texto Pedro.

    • João Silva
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:18 am

      Czali,

      Não é eu não conheço nenhum puto de 20 e poucos anos que saiba quem é o Laudrup, mesmo os que vêm muito futebol…

      E foi dos melhores dos anos 90 nos 2 maiores clubes do mundo.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:29 am

      Concordo em certa medida com a perspectiva do João Silva, da ideia que tenho, a maioria dos miúdos hoje em dia não sabe quem é o Michael Laudrup, o que me parte por completo o coração quando oiço tal resposta, pois foi um dos jogadores que mais admirei e é um dos "culpados" por eu ser do Barça…

    • João Lains
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:34 am

      Não podem também culpar quem é mais novo. Eu nunca o vi jogar mas sei que falou aquele Europeu que a Dinamarca viria a conquistar e todos o consideram o melhor jogador dinamarquês de todos os tempos e também sei, que para além de jogar no Real Madrid e no Barcelona brilhou ao lado de Platini e Boniek (que fazia parte de uma super geração da Polónia) nos anos 80.

    • Czarli
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:46 am

      Underated é um Julen Guerrero!

      Um puto de 20 e poucos anos que não conheça o dinamarquês é problema dele(s), agora um jogador que passa pela Juve, Barça e Madrid e que só não foi campeão europeu de seleções por estar em guerra com a sua federação, que fez delícias de várias gerações e que jogou numa altura onde o futebol não estava monopolizado pelos interesses financeiros, não pode, por nada, ser considerado underated.

    • Czarli
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:51 am

      Os putos hoje em dia não sabem quem foi um Raí, um Stoichkov, um Bebeto, (será que conhecem) um Redondo, um Hassler, Sammer, Hagi, Moller, Papin…???

    • ZePedro
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 1:15 am

      Redondo…a razão de eu ser um apaixonado por futebol

    • Daniel Ribeiro
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 4:40 am

      Redondo… Como é que um jogador sozinho dominava um meio campo ? Um 6 que mais parecia um 8 e jogava como um 10.

    • Daniel Ribeiro
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 4:41 am

      Redondo… Como é que um jogador dominava sozinho um meio campo ? Um 6 que mais parecia um 8 e jogava como um 10.

      Saudades

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 8:46 am

      Eu tenho 16 e sei quem foi laudrup… simplesmente o melhor jogador dinamarquês de senpre que brilhou ao serviço do Real e do Barca. Era um medio ofensivo brilhante!!
      Carlos Mendes

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 10:39 am

      Czarli, eu percebo o que queres dizer mas nao acho justo que coloques essa conotação negativa nos "putos" que não sabem. Eu estou a vontade para falar porque tenho 2 "putos" cá em casa que nem sequer gostam de futebol mas se gostassem, por condicionantes inerentes à sua idade, não poderia querer que eles conhecessem o futebol de antigamente tão bem como eu.
      Nisto estou mais com o Lains, acho que não se pode "culpar" quem é mais novo. Tal como há malta nova muito interessada em ver jogos de antigamente, também há malta nova que não liga tanto ao passado mas percebe tanto ou mais de futebol como nós os mais "cotas".
      Acho que é um processo normal. Tal como eles nos ensinam a mexer em tecnologias e parece que já nascem ensinados, é para lhes dar esse conhecimento sobre o futebol de antigamente é que nós, pais que gostavam de ter filhos a gostar de bola, cá estamos :)

      Joaquim Freitas

    • Marta Santos
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 10:59 am

      Desculpem mas é relativo!
      Quem não os viu jogar não sabe, vai sabendo algumas coisas que são faladas e é ao vir aqui, ao VM, que realmente aprende mais do que quem não vem… é um dos meus motivos para eu vir aqui diariamente, porque além de gostar de ver futebol, gosto de discutir futebol e sobretudo aprender!
      Só em pequena (onde começou a minha panca futebolística) tinha canais desportivos na TV (chamem-lhe "crise" mas acho exagerado o preço desses mesmos canais). Já o meu pai e a minha mãe gostam de futebol mas nunca foi nada que me passassem metade do que sou (apenas sabem do seu clube, falando-me sim de jogadores antigos – o jogador favorito da minha mãe continua a ser o Chalana, porque a marcou na altura de adolescência por exemplo), não tenho pessoas com gostos comuns que consiga realmente discutir (no sentido positivo) futebol, porque a maior parte quando se toca ao seu clube ficam ofendidos por tudo e por nada, e nem toda a gente tem a capacidade de passar informação.
      Daí admirar alguns users daqui, que leio por alguns anos e a eles sim, graças a eles conheço o Laudrup! Por mais que nem toda a gente consiga ser linear, acho que alguns desses users só enriquecem o blog.
      Daí respeitar o João, que tem mais um texto incrível, como nomes como João Lains, Kafka, Kacal, Rodrigo, Fábio Teixeira, Van Basten, Matt Le Tissier, João Pedro Cordeiro , LuisRafaelSCP, etc etc… que se vão mantendo com as suas opiniões, independentemente de tudo, são fieis a eles mesmos e tem sempre algo a dizer (alguma dessas coisas, realmente úteis para alguém com 20/21 anos, como eu, "putos", aprender coisas que não sabia!).
      Marta Santos

    • João Gonçalves
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 11:43 am

      Isso também é bastante relativo. . Os putos que não conhecem o Laudrup é porque também não se importam muito com o passado do futebol (o que não tem qualquer problema ).. olhar para os jogadores que passaram é bonito mas prefiro olhar para o que tenho a frente e se viver 70 anos terei a hipótese de ver 60 de futebol.. e a verdade é que não vi Mazzola, Di Stefano, Pele, Maradona, Eusébio, Cruijff e muitos outros mas vi Ronaldo, Ronaldinho, Zidane, Figo, Del Piero e tantos outros. . Vejo agora Messi e CR e ainda tenho tanto futebol para ver. . Não digo que o passado não deva ser preservado mas não julgo as pessoas que preferem olhar para o presente. .

    • Czarli
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 1:42 pm

      Joaquim, eu não meti nenhuma conotação negativa a "putos". Aliás, não fui eu que usei a expressão pela primeira vez. Limitei-me a continuá-la…

      O que eu fiz foi questionar caso os "putos de 20 e poucos anos" não conhecem o Laudrup, o problema é deles. Não sabem o que perdem!!

      No entanto não tenho problemas em acrescentar que quem se diz fã de futebol (e aqui digo realmente fã, que se orgulhe de saber do que se fala e tudo um pouco mais relativamente ao desporto referido) e não conhece o Laudrup ou outros já referidos (e outros não referidos) é a mesma coisa do que um fã de música rock não conhecer Led Zeppelin ou Deep Purple (estou a ter o cuidado de não referir os Maradonas da música) ou um fã de pintura não conhecer o Cézanne ou o Botticelli…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 7:03 pm

      Czarli agora disseste tudo.Isso infelizmente vê se muito aqui nem tentam saber o que era o futebol noutras épocas é o que veem agora e dps assistimos a calinadas dos melhores de sempre qualquer um que se destaque hoje em dia é o melhor de sempre,ou pk marca mais golos ou ganha mais titulos e nem sabem os contextos pk isso acontece agora e antes não o era possivel.

      Filipe Ribeiro

  • Pedritxo
    Posted Fevereiro 3, 2015 at 11:56 pm

    e por jogadores como este que da gosto pagar um bilhete

  • Mega Badjeras
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:20 am

    Um dos meus ídolos de infância. Pena ter passado muito tempo em clubes como o Villarreal, que penso que não o beneficiou muito na sua carreira. Recordo-me que no FM chegava a ter 5 ou 6 "20s" nos atributos. Era um 10 puro e não entendo como só teve 37 internacionalizações pela Argentina

    • Mega Badjeras
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:25 am

      51 internacionalizações, lapso meu. Ainda assim não deixa de ser pouco para o tamanho do seu talento.

    • Zé Maria
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 2:54 am

      Atenção que o Villareal era das melhores equipas em 2006. Perdeu nas meias finais da Champions (com o Arsenal creio), tendo falhado um penalti aos 88' através de…Riquelme!

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:29 am

    Parabéns !!! que grande texto!

    Uma lenda!

    Damastrus

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:31 am

    Nunca gostei do Van Gaal, esta é mais uma… Grande jogador mas infelizmente não teve muita sorte, tinha qualidade para muito mais, é uma pena este tipo de jogador estar em vias de extinção.

  • Footbaler
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:39 am

    a primeira vez que vi esse homem a jogar apaixonei-me e coloquei na cabeça que ele era o 2º melhor jogador que eu vi a jogar. Para mim a seguir ao Messi o melhor jogador argentino na ultima década.Roman juntamente com jogadores como o Henry apesar de não terem ganho Bola de Ouro vão ser lembrados por serem dos melhores nos anos 2000

    Como é que colocar um jogador com as características dele como extremo? Tirava o brilho todo dele.

  • Antonio Oliveira
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:47 am

    Nao concordo nada com manter-se fiel ao estilo o engrandecer.

    Pois ele nao se manteve fiel ao estilo de jogo, ele simplesmente nao trabalhou para ser melhor. Ele tinha um talento muito raro, agarrou-se ao talento e nao trabalhou, nao se esforçou nada para ser melhor. Na argentina como o seu talento era unico era um Deus por lá. Na europa como há mais talentos parecidos com o dele e as defesas sao melhores trabalhadas para parar os talentos, nao se conseguiu impor. Ele em vez de se "europeizar" para ser dos melhores do mundo preferiu voltar à argentina para ser um Deus sem se esforçar nada.

    Nao sei como consideram "europeizar" uma coisa má. Europeizar é tornar-se mais completo e usar as carateristicas para ser-se mais objetivos. Mas para europeizar-se é preciso trabalho e esses talentos como Riquelme, muitos o que gostam menos é de trabalhar, eles mantem-se fieis ao estilo de jogo por nao se quererem esforçar e trabalhar e nao por serem fieis.

    • Stanley
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 1:08 am

      Acho que tens de ver mais futebol que não Europeu. Era só o que mais faltava, os jogadores só serem bons se forem robots tácticos. Mas já ontem tinhas mandado umas pérolas, uma pessoa começa a habituar-se.

    • Antonio Oliveira
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 2:50 am

      Eu vejo muito futebol. Nao é serem robots taticos, mas sim usarem as carateristica para a equipa e nao para eles proprios. Por exemplo Ronaldo e Messi dao vitorias ás equipas, marcam muitos golos, fazem muitas assistencias,… Riquelme dava à equipa momentos de magia, fintas, passes do outro mundo,… Nao dava vitorias, dava videos de youtube.

      O que eu vejo no Riquelme, é se o Ronaldo nao evoluisse o seu futebol e por isso nao se conseguisse impor em Manchester e voltasse ao Sporting. Era um Deus em Portugal pois o seu talento era muito raro em Portugal e era melhor que os outros. Preferias ver um Ronaldo magico, ou o Ronaldo actual?? ( Apesar de concordar que o Ronaldo exagerou e tornou-se um jogador completamente diferente).

      Eu preferia era que todos os Riquelmes desta vida se "europeizassem". Pois tornar-se "robot taticos" nao significa perder a magia, se se puder aliar as duas cultura tatica e magia é o ideal. E muitos jogadores mostram isso, Messi, Neymar( este ve-se bem a diferença quando chegou à Europa fazia umas fintas bonitas, agora já usa a sua magia para a equipa, por exemplo já tem muitos mais golos que na epoca passada), Hazard,…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 7:09 pm

      O Riquelme não dava titulos ok pérola do ano.
      Filipe Ribeiro

  • Henrique
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:55 am

    Eu ja andava desconfiado que o Van Gaal era um treinador muito fraco, e com uma panca de todo o tamanho, mas depois de ler isto tenho a certeza

  • kenblock imp
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 1:24 am

    alguns aqui devem se esquecer dos tempos do vilarreal, tempos esses que so agora o clube voltou a reviver e um dos factores foi a magia de riquelme e forlan tambem…na europa não foi só jajão como muitos mencionam…

  • MosqueteiroSLB
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 1:44 am

    grande texto.

    riquelme nao era o melhor jogador (apesar das suas inumeras qualidades), mas riquelme tinha o que muito poucos tem (e cada vez menos), tinha a capacidade de maravilhar os adeptos sempre que tocava na bola, como se de algo magico se tratasse. tinha a capacidade de "vender" bilhetes. as fintas que fez sao epicas serao, certamente, recordadas por muitos anos. nem que seja por um video gravado por uma "batata" no youtube. a qualidade do video? pessima. mas o conteudo e tao bom, mas tao bom, que nos faz ver e rever o video centenas de vezes.

    em portugal, tem passado enormes jogadores, com muita qualidade. desde di maria, ramires, mais recentemente, markovic, gaitan, carrilo, nani, brahimi, oliver, etc,etc,etc, mas a verdade e que nenhum me encanta (e cada um teve pormenores absolutamente deliciosos) como encantou o pablito no pouco tempo que jogou ca. um jogador que passeia classe.

    o futebol precisa de mais destes. nao queremos os argentinos funes mori, queremos argentinos da especie de aimar e riquelme, aqueles que levam o estadio a loucura. aqueles que nao fazem do fisico o seu jogo (isto e dificil com jj). aqueles que nao tem que correr mais ou mais rapido, ou rematar mais forte. aqueles que em pouco tempo conquistam os adeptos tendo ja para eles cançoes (e aqui os adeptos tem o papel de nao atribuir cançoes a todos os que se destaquem, mas so aos "magicos").

    e sempre uma pena ver estes jogadores a acabarem a carreira. ronadinho ja acabou a carreira para o futebol de alto nivel, nao oficialmente. mas ao menos ainda joga, de certeza encantando quem o ve. uma pena.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 1:53 am

    O Riquelme foi o jogador que mais gostei de ver jogar até hoje. O que se passou com Van Gaal no Barcelona é um dos grandes motivos para eu não gostar dele. Quando foi para o Villarreal tiveram uma das melhores equipas da primeira década deste século. José Mari, Senna, Forlan, Pires… Incrível se pensarmos que uma equipa de uma cidade cuja população total não chegava para encher o estádio esteve numas meias finais da Liga dos Campeões, onde o Riquelme, qual Baggio, desperdiçou um penalty.

    Sempre acompanhei os jogos dele, inclusivé agora, na segunda divisão. Nos últimos tempos do Boca continuava a ser o melhor. Jogava a maior parte das vezes de primeira – antes da bola chegar já sabia o que ia fazer – mas de vez enquando ainda pisava a bola entre um pé e outro como quem pára o jogo na sola das suas botas. Em 2012 a 10 dias do final da época o Boca estava em 1º na liga, na final da Taça da Argentina e na final da Libertadores. O Riquelme poupou-se para a final e o Boca perdeu o campeonato. Na Libertadores dominou o jogo de fio a pavio na Bombonera e a 5 minutos do fim o Romarinho deu vantagem ao Corinthias. Na volta, no Brasil, foi um jogo feio. Aí o Riquelme saiu e estave 6 meses sem jogar. Voltou, sem pré-época, sem treinos – alguém já viu um poeta a treinar? – e fez 5 golos em 10 jogos, deu 9 pontos ao Boca e a cada jogo que fazia deixava os dirigentes sem saberem que desculpa inventar para o dispensarem.

    Maradona será o melhor do mundo em todo o lado tirando em dois sítios: na Fifa e na Bombonera. O Riquelme pode não ter uma grande palmarés, mas na arte não são os números que contam.

    Obrigado Román! Sem ti não era a mesma coisa.

    Leminski

  • Kacal I
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 2:10 am

    Não ia comentar neste post mas decidi entrar e quando li não resiste, um texto fantástico e dou-te os meus Parabéns Pedro Barata.

    O Riquelme foi um enorme jogador e cheio de classe e técnica nos pés, não acompanhei a sua carreira a 100% mas do que vi até já dá saudade, adorei o teu texto.

  • André
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 7:33 am

    Não sei até que ponto o Europeizar é algo de bom…vejam o caso do Ronaldo, a busca da perfeição transformou um génio do drible numa máquina de golos…quem vê futebol o que gosta de ver? Um robot que executa todos os comandos na perfeição? ou um génio imprevisível? Obviamente que nunca teria chegado a onde chegou se não o tivesse feito, ainda assim…penso que fica um sabor amargo…

  • Gabriel Berigo
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 8:20 am

    Os únicos que se assemelham a ele hoje no futebol mundial são Ganso e Ozil, pena que se trata de dois jogadores com pouca vontade de jogar bola.

  • Hugo Silva
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 8:45 am

    Desculpem la mas o Riquelme era um brinca na areia que nunca fez nada de relevante no futebol europeu como ele ja vi muitos fazem muitas fintinhas e muitas coisas bonitas mas de resto nada…

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 10:25 am

      Pensei que fosses apenas mais um fanático pelo teu clube,mas está visto que não percebes nada de futebol em geral.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 7:12 pm

      O Riquelme é fraquinho já o Brahimi de brinca na areia não tem nada e daqui a 2 anos está a lutar pela bola de ouro.Não é?Sinceramente já cansa.

      Filipe Ribeiro

  • Diogo T.
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 9:16 am

    O roman tb perdeu muito por um feitio muito complicado. Aconselho-vos a ver o pique que ele teve com outro deus xeneize o Martin Palermo, em que deu o passe para o martin bater o record de mais golos com a camisola do boca, e depois sai a festejar sem sequer dar um abraço ao Martin Palermo nem nada, e no fim disse dentro de campo é um colega, fora não sou amigo nem quero ser!

  • karabatic 13
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 9:51 am

    Van Gaal é demasiado rigido. E os génios e a rigidez obstinada nunca se dão bem.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 10:31 am

      Analisar o Van Gaal e a sua carreira, é de facto algo muito complicado de fazer e até de certa forma confuso,

      Pois ao longo da sua carreira, tem obras de génio que perdurarão para eternidade, como a obra prima que fez no Ajax (talvez um dos trabalhos mais geniais alguma vez feito por um treinador, senão mesmo o mais genial de todos), ou os bons trabalhos que fez na primeira passagem pelo Barça, Az Alkmar e Bayern Munique e esta última passagem pela Selecção Holanda (que antes do Mundial começar era tida como a pior Holanda dos últimos 40 anos, sem exagero nenhum)…

      No entanto depois tem também fracassos monumentais como a 2ª passagem pelo Barcelona, ou mesmo a não qualificação da Holanda para o Mundial 2002…e para já a sua passagem por Manchester não está a ser famosa de todo, se bem que não deixa de ser factual que está em 3º lugar e eu ainda lhe dou o beneficio da dúvida de ser o 1º ano e estar a arrumar a casa depois de uma miserável época o ano anterior…

      Digamos que há uma linha ténue entre a genialidade pura e a mediocridade, em toda esta carreira, o que me deixa de certa forma confuso quanto ao sitio onde o pôr na história do futebol..

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:12 pm

      Apesar de tudo na sua passagem pelo Ajax tinha jogadores de craveira mundial… Foi um bom trabalho mas tinha excelente matéria prima.

      JG

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:24 pm

      JG

      Eram de craveira Mundial que foi ele que os "fabricou" e lançou directamente das camadas jovens ou descobriu ainda muito jovens em clubes medianos holandeses, para serem de craveira Mundial..

    • Czarli
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 1:45 pm

      Eram de craveira mundial porque foi ele que os lançou e os trabalhou… Antes disso eram apenas uns putos.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 4, 2015 at 7:14 pm

      Mas quem deixou muita papinha feita foi o Cruyff no Ajax.

      Filipe Ribeiro

  • PedroCastela
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:00 pm

    Texto brilhante!

    Riquelme foi um excelente apóstolo de D10S!

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:10 pm

    Imaginem como se terá sentido o jovem Riquelme ao chegar àquele balneário, feliz, e ser castigado e castrado por um Van Gaal que sempre foi um louco ditador. É imperdoável o que fez a um jogador cheio de classe e que garantiu pontos só para mostrar o seu domínio perante uma equipa.
    Foi como terem cortado as asas a um pequeno pássaro que iria voar para bem longe e ver todo o mundo de cima. Van Gaal nunca terá a minha admiração.

    Cumprimentos,
    JG

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:11 pm

    Excelente. O Riquelme era daqueles "artistas" de bola que simplificam o jogo, ou seja, fazem magia sem precisar de "malabarismos" e que não era o chamado "jogador de futebol de praia".
    A técnica, visão de jogo, inteligência, remate e qualidade de passe, aliado à sua especialidade nas bolas paradas (algo cada vez mais raro nos dias de hoje), faziam dele um jogador à parte.
    A única mágoa que fica, é mesmo não ter tido um papel de destaque tanto na Europa, como na selecção, permitia ter visto muito mais jogos deste craque, mas de qualquer das formas, marcou a sua geração, no seu clube de coração e fez história.
    São jogadores assim que deixam saudades, sem dúvida!

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 12:57 pm

    Antes de mais parabéns pelo texto. O pensamento que tenho sobre Riquelme é o mesmo que tenho sobre o meu grande ídolo da juventude, Artur Antunes Coimbra, Zico, o Galinho de Quintino. Até aparecer Messi, o melhor jogador que vi foi Diego Armando Maradona, mas ser ídolo é outra coisa. Como diz um jornalista brasileiro, Zico nunca ganhou Campeonato do Mundo, azar para o Campeonato do Mundo. O mesmo se passa com Juan Roman Riquelem. Nunca ganhou uma bola de ouro? Azar para a Bola de Ouro. Nunca ganhou a Champions? Azar para a Champions. Podia ter sido muito mais reconhecido na Europa? Podia, mas se calhar não era a mesma coisa…

  • RR
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 2:56 pm

    Há um jogador que eu penso que tem características potencialmente parecidas com o Riquelme, que é o Quintero…

    Não é muito rápido, nem muito dado a correrias, mas é incrivelmente técnico, coloca a bola onde quer, e tem uma excelente visão de jogo, embora eu considere que o Riquelme tinha mais visão de jogo que o Quintero…

    Mas são morfologicamente dois jogadores semelhantes, sendo que no futebol moderno vejo pouco espaço para este tipo de jogador emergir… pois são desequilibradores e não conseguem aportar muito no ponto de vista de rigor defensivamente…

    O Sporting ultimamente quando entra o Carlos Mane tem apostado numa vertente ofensiva muito interessante, que é dar uma das alas inteiramente ao lateral, flectindo o Mané para zonas interiores como se fosse um segundo avançado ou um 10, embora o Carlos Mané nada tenha a ver com as características do Riquelme ou do Quintero, penso que a melhor forma de adaptar jogadores deste género no actual futebol poderia ser assim… colocar a jogar como falsos alas ou extremos e fazê-los derivar para o meio criando desequilíbrios entre-linhas devido a sua visão de jogo e capacidade de ultimo passe…

    As equipas grandes normalmente atacam com laterais e são normalmente jogadores capazes de por si só ir para cima dos defesas, portanto creio que isto seria uma boa forma de dar espaço a estes artistas… que diga-se outros treinadores também o tem feito…

    Já vi Mourinho fazer com Ozil, já vi o Jesus fazer com o Gaitan ou mesmo no Barcelona, o Messi derivava muitas vezes da ala para o meio com o Guardiola para dar a faixa toda ao Daniel Alves…

  • Pedro Barata
    Posted Fevereiro 4, 2015 at 2:59 pm

    Muito obrigado a todos pelos vossos comentários, são de grande importância para mim.

Deixa um comentário