Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A morte do orgulho “Canarinho”

Em qualquer país onde o futebol tenha grande influencia, a seleção nacional é sempre vista como representatividade de um povo, da sua força, luta e cultura. No Brasil, e com a seleção brasileira, não era diferente.


A “Canarinha”, é talvez o primeiro símbolo MADE IN BRASIL a ser conhecido e consagrado pelo mundo. Antes mesmo do Samba, Bossa Nova, da rede de cosméticos Natura, ou do sucesso das sandálias Havaianas “Flip Flop”. A seleção nacional de futebol, na Copa de 1958, com um jovem gênio de 17 anos – Pelé -, fez os europeus e o mundo conhecer a bandeira e as cores de um país que vivia estigmatizado pelas suas florestas, e a sombra do seu vizinho, a Argentina. Era o país que “dava certo”, vivendo também a sua era de ouro no desporto e se apresentando de forma definitiva para o mundo.

Então como é que, um produto que era visto como orgulho nacional, se tornou tão indesejado a ponto de muitos brasileiros no último Mundial torcerem contra a própria seleção?

A Bola Pune:
Nos anos 90, o futebol brasileiro passou por uma mudança que distanciaria o torcedor brasileiro da seleção. A CBF, então comandada por Ricardo Teixeira – que tem João Havelange como sogro. – firmou um acordo com a Nike. O acordo fez a camisa da seleção uma febre mundial, e trouxe milhões de dólares aos cofres da CBF. Em contrapartida, a seleção passou a jogar cada vez mais longe de sua terra natal, tendo nos últimos anos mesmo em Londres, sua casa para amistosos. Junte isso a influência da empresa americana em convocações de jogadores, as investigações que denunciaram corrupção na CBF e as inúmeras irregularidades nos contratos com a poderosa marca amaericana. Alem da eminente perda de talentos precoces para a Europa. O brasileiro, amante do futebol, já não conseguia se identificar com a seleção e seu novo rumo, e nem mesmo o grande sucesso em campo fez mudar a apatia. A “Canarinha” inclusive ganhou um novo apelidado – “Seleção da Nike”.

Política e Futebol:
Na década de 70, a seleção brasileira foi usada como propaganda da ditadura militar. Sendo na Copa de 1970, o auge de sua influência. O então presidente, pedia a convocação de Dadá “Maravilha”, ao técnico João Saldanha – comunista -. A resposta do treinador foi o famoso – “Na seleção, mando eu!”. O técnico acabaria por ser demitido a uma semana da Copa do Mundo (Conquistada logo depois sob o comando de Zagallo e consagrada como a melhor seleção de sempre.).

Actualmente a camisa amarela vem sendo usada como “uniforme” da Extrema-direita, em protestos de pedido de impitiman (sic) contra o governo da presidente Dilma Rousseff – de centro esquerda -, provocando ainda mais rejeição da grande maioria da população, a camisa amarela, símbolo maior da CBF. Se em 1958, a “Canarinha”, representava o orgulho de uma nação que se desenvolvia industrialmente, com a construção de uma nova capital, prospecção de um grande futuro. Hoje, porem, na visão de grande parte dos brasileiro, representa tudo que é de mais desagradável no país: Corrupção, luta de classes, conservadorismo, racismo.
Será que teremos em um futuro próximo, alguma mudança em relação a esse quadro? Os índices baixos de audiência dos jogos da seleção, demonstram que não. E mesmo que o sentimento de ambivalência tomado pelo torcedor, que até gosta do time -paixão pelo futebol – e odeia a CBF e o que ela representa politicamente se sustente. O mais provável é que a médio e longo prazo a indiferença prevaleça.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Natan Fox

0 Comentários

  • Yekini
    Posted Maio 10, 2015 at 10:40 am

    Não sei se é só um problema do Brasil. Acho que este é um mal generalizado, hoje em dias as pessoas são menos "nacionalistas", sem que para isso tenham de ser de extrema direita, e isso depois reflecte-se no apoio à selecção.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 11:26 am

      Para além da aparente perda de valores visível na selecção, o facto de se sentir e apoiar mais um clube é mais que lógico. Não faz sentido apoiar-se mais uma equipa que joga de mês a mês (e,e…) do que uma equipa que joga semanalmente (ou mais frequentemente ainda). Muito simples.

      Bernardo C.

  • Ricardo
    Posted Maio 10, 2015 at 10:42 am

    Em Portugal também apoiam pouco a selecção. Mas não é por ser a selecção da Nike. Os sportinguistas é por não convocarem o Adrien, os portistas é por chamarem este, os benfiquistas aqueles.

    As pessoas cá só olham aos clubes.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 10:55 am

      Vou ser honesto: prefiro que o Benfica ganhe a liga dos campeoes que Portugal vença o mundial. Nao é que não apoie a selecção, simplesmente vivo mais o Benfica. Tenho amigos de outros clubes que dizem que o Benfica é uma nação à parte. Tanto que os que de cá saem, são poucos os que esquecem. Por exemplo, até o Miccoli que não quis cá ficar, afirmou que foi a melhor experiência que teve na carreira. O Benfica é mesmo um clube à parte, e penso que a maioria o prefere em relaçao à selecçao. Quanto aos outros clubes, todos os meus amigos sportinguistas preferem a selecçao. Quanto aos portistas, depende. Não sei as razões, mas acho que os benfiquistas, independentemente da convocatória, preferem o Benfica.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 11:05 am

      Bruno, mas isso não é só o Benfica, por exemplo o Deco (que também ganhou a Champions no Barcelona) disse que o clube do coração era o Porto, assim como João Moutinho, Hulk…
      G. Magal

    • Sebastião América
      Posted Maio 10, 2015 at 11:22 am

      Eu prefiro que o Sporting ganhe a taça de Portugal do que a seleção o Mundial. Eu não conheço nenhum sportinguista que prefira a seleção ao Sporting. Assim como não conheço nenhum portista, benfiquista e sportinguista que não diga que o seu clube é uma nação à parte. Assim como no Sporting também à jogadores que não esquecem a casa onde nasceram, e no Porto também os há.
      As convocatória e os 11's da seleção fazem me perder ainda mais o interesse, mas isso é por gostar de futebol e por querer que os melhores joguem sempre, e quando vejo o Eliseu a titular, o Coentrão a extremo o Danny a titular e o William no banco perco ainda mais o interesse. Assim como quando vejo o Andre Gomes na seleção A, quando nem nos sub-21 tinha lugar. Assim como quando vejo o Ruben Amorim em 2010 a tirar o lugar ao Moutinho. Assim como vejo em 2010 o Eduardo a tirar o Patricio. Assim como vejo em 2014 o William no banco, assim como vejo que o Cavaleiro foi internacional primeiro que o Carlos Mané, assim como vejo que o Andre Almeida é internacional e tem mais jogos que o Adrien. Jogassem o William, o João Mário, o Adrien, o Cédric, o Mané no Benfica e era ver se não eram titulares todos os jogos..

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 11:22 am

      Bruno, então estás a dizer que a tua nação (sinonimo de país) é o benfica? Se proventura te perguntarem em que país vives, tu dizes benfica; se te perguntarem quem é o presidente da republica do teu país tu dises l.f.vieira. A seleçao pode andar muito mal, mas país é país. Ou será que o teu CC é o cartao de socio do benfica e diz la que a tua nacionalidade é benfiquista em vez de ser portugues?
      As pessoas podem vibrar mais ou menos, mas se perguntares aos poucos jogadores portugueses do benfica o sonho deles é representar a seleçao de portugal (sim portugal, nao seleçao benfica).

      Roger

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 11:39 am

      Roger, penso que qualquer pessoa consegue ver que não utilizei a palavra nação no sentido de país. O seu comentário nem merece resposta.

      Sebastião, não posso concordar. Primeiro, quase nenhum português do sporting tinha lugar no benfica. Segundo, quase nenhum tem lugar na equipa titular da selecção.

      Bruno

    • Rennie
      Posted Maio 10, 2015 at 11:46 am

      É mais fácil neste momento jogares na selecção nacional do que teres lugar no Benfica. Tenho dito.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 12:07 pm

      Este Sebastião claramente não tem noção da qualidade dos jogadores do seu clube. Continua nessa ilusão de que tens os melhores jogadores, especialmente suportado pelo número de títulos que tens ganho.

      Bernardo C.

    • Rafael Vicente
      Posted Maio 10, 2015 at 12:18 pm

      Sebastião America, se conheces nenhum Sportinguista que prefere a seleção acabas de conhecer um! Eu antes de me decidir ser Sportinguista já era português, antes de torcer afincadamente pelo Sporting já tinha celebrado e chorado com a seleção, nomeadamente na competição em que comecei a acompanhar o futebol mais dedicadamente, o Euro 2004.
      Se me dessem a escolher um título de Portugal a um título do Sporting a minha escola é Portugal.
      Volto a dizer antes de ser de um clube eu sou português! Como tal o meu principal clube é Portugal!

    • Sebastião América
      Posted Maio 10, 2015 at 12:19 pm

      Mas eu disse que eles eram titulares no SLB? o que eu disse foi que se eles estivessem no benfica eram titulares da seleção.

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 12:23 pm

      Rennie,

      Claro que é. Porque será? Porque o Benfica não tem portugueses e a seleção tem.

    • Sombras
      Posted Maio 10, 2015 at 1:39 pm

      A selecção Portuguesa morreu para mim depois do Euro 2012. Aquilo que nos fazia adorar a selecção eram jogaodres como o Costinha, Maniche, Miguel, o saudoso Ricardo, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, o próprio Rui Costa, etc. Jogadores que davam a pele em campo, que saiam do campo de gatas. É isso que falta à selecção Portuguesa. Só vejo um jogador com esse perfil na actual selecção: Pepe. E era Brasileiro, para que se veja o estado das coisas. Faz-me confusão um jogador jogar com as Quinas e não disputar cada bola como se fosse a final do Campeonato do Mundo. A selecção Portuguesa foi das melhores do mundo quando tinha um grupo de jovens talentosos, mas que queria mais que os outros, que tinha algo a provar. Agora só querem ir mostrar o penteado e o modelo novo de chuteiras. Digo-o sem problemas, a selecção precisa mais de 11 Pepes ou Coentrões do que 11 Ronaldos ou Nanis.

    • daniel rodrigues
      Posted Maio 10, 2015 at 8:34 pm

      Que tristeza ler isto…
      Sou Sportinguista fanatico, amo o meu clube, sócio desde sempre.
      Mas antes de ser Sportinguista, nasci Português. A seleção ganhar um mundial ou um europeu seria o meu maior orgulho. Ouvir o contrário de compatriotas meus faz-me confusão e se calhar explica o estado do país.

    • Tiago Rodrigues
      Posted Maio 11, 2015 at 10:29 am

      Todos aqueles que dizem que preferem que o clube (com 1 português em campo? zero?) vença uma competição europeia em vez da Seleção vencer um europeu ou um Mundial deviam ter vergonha pela sua cegueira!

      Antes de TUDO tem de vir o nosso país!! Foi aqui que nascemos, crescemos, vivemos! Foi ele que nos deu condições para viver, chorar, amar, criar clubes e poder vibrar por eles!
      Sem país nem não havia clubes!

      Eu sinto um orgulho imenso em ver jogar na Seleção Nacional os melhores jogadores portugueses! É o espírito de união que deve prevalecer, a luta pela bandeira, o objetivo comum independentemente da cor da pele, da região do país, do clube que se defende, do cargo que ocupamos na empresa!! Estamos TODOS JUNTOS, e é isso que torna a Seleção tão especial. É Portugal. É um pouco de todos nós, sou eu, tu, o nosso filho, os nossos pais, o nosso vizinho, o nosso maior amigo ou a pessoa que mais detestamos!! E representamos a nossa pátria, 11vs11. Sem leis de mercado, sem vantagem no número de intervenientes, nada, só uma bola e 11 dos nossos melhores executantes que nos representam!

  • Rennie
    Posted Maio 10, 2015 at 10:59 am

    Grande artigo a "ensinar" um pouco de história da selecção Brasileira.

    Por tudo isto a selecção do Brasil é diferente da de Portugal. Até porque em termos de Portugal o clube vem sempre primeiro.

    Eu sou adepto do Benfica e não trocava um campeonato Nacional ganho pelo Benfica por 20 Campeonatos do Mundo/Europa que poderiam ser ganhos pela selecção Portuguesa.

    A minha selecção é o Benfica. A nacionalidade é secundária.

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 11:17 am

      Claro que não trocavas. Para isso era necessário que gostasses de futebol.

      E tu não gostas de futebol. Gostas de um clube que tem vitórias.

    • Kafka I
      Posted Maio 10, 2015 at 11:29 am

      João Dias

      Gostar de futebol significa preferir a Selecção ao clube??? Mas o que é uma coisa tem a ver com a outra????

    • Rennie
      Posted Maio 10, 2015 at 11:33 am

      Deixa-o estar Kafka.

      Futebol é comprar um bilhete para poder ter o dinheiro de volta no cartão Continente. Isso é que é gostar de futebol e ter identidade nacional.

    • Vital Moreira
      Posted Maio 10, 2015 at 11:54 am

      Só mesmo em Portugal se chega ao ridículo de comparar o futebol de selecções com o de clubes. Ver pessoas que dizem que preferem o clube e estigmatizam a selecção é triste.

      Uma coisa são os clubes, existem campeonatos, taças, etc

      Outra coisa é a selecção, e todos deveriam orgulhar-se dela, e fazer tudo para que seja sempre o mais forte possível. Mas cai-se no ridículo de virar as costas à selecção porque o treinador X é mais ligado a um certo clube que não o nosso, ou porque o nosso clube não tem portugueses logo não gostamos de ver jogadores de outros clubes serem chamados á selecção e portanto olhamos para a selecção como um grupo de jogadores ''adversários'', ou porque o presidente da FPF tem um passado ligado a um clube do que não o nosso e portanto perde toda a credibilidade, e por aí fora.

      A pequenez portuguesa em todo o seu esplendor.

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 12:24 pm

      Vital Moreira,

      Concordo a 500 %.

  • João Dias
    Posted Maio 10, 2015 at 11:06 am

    Aposto que a malta que diz " Ai eu preferia que o Benfica/Porto/Sporting ganhassem a Champinos que a seleção o Europeu" são os primeiros a ir apitar para a rua quando a seleção ganha…

    São as mentalidades pequeninas. Em Portugal não se gosta de futebol. Goste-se dos clubes que têm vitórias.

    Já para não falar naqueles fóruns na televisão em que os sportinguistas dizem que não apoiam a seleção porque o Adrien não foi convocado, os benfiquistas a dizerem que a seleção é fraca porque tem demasiados jogadores do Sporting e portistas a dizerem que não querem que a seleção ganhe porque há sempre algum jogador do Benfica.

    É o nível cultural deste povo. Nada a fazer.

    • Rennie
      Posted Maio 10, 2015 at 11:11 am

      Estás a confundir "Não gostar" da selecção com "Prefiro o meu clube".

      Todos os adeptos que conheço, sejam de Benfica, Porto ou Sporting querem que a selecção ganhe. Mas 90% por cento se tivesse de escolher entre selecção e clube escolhia clube. É uma questão de identidade, e a nossa selecção tem muito pouca.

      Mas felizmente temos pessoas com um nível cultural como tu para encher o estádio da Luz/Alvalade/Dragão sempre que a selecção joga. Ou será que nem sequer vais aos jogos todos em Portugal e no estrangeiro?

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 11:19 am

      Sempre que a seleção vem jogar à minha cidade eu estou lá. Trata-se de representar o meu país. Gosto muito da seleção. É o que eu mais gosto no futebol. Bem mais que o meu clube.

      E em que é que o Benfica representa Portugal com aquele camião de brasileiros e argentinos?

    • Kafka I
      Posted Maio 10, 2015 at 11:22 am

      João Dias

      Antes demais a Selecção nunca ganhou nada, portanto nunca aconteceu alguém neste País ir para as ruas festejar seja que título for da Selecção

      Depois o facto de se preferir que o clube vença, em nada invalida que se festeje um título da Selecção, senão por esse prisma, então também posso ver do lado contrário, ou seja, quem prefere um título da Selecção ao do clube, depois quando o clube ganha é o primeiro a ir festejar o título, logo, faz dessa pessoa ter mentalidade pequena?

      Pergunto-te sendo tu adepto do Beira Mar e do Boavista, preferes um título da Selecção Portuguesa ao Boavista ser campeão nacional, portanto significa que tu não festejaste o título nacional que o Boavista conquistou há uns anos atrás?

      Depois outra coisa que não percebo nas tuas afirmações é considerares que se tem uma mentalidade pequena, apenas por se preferir um título de clube a um título de Selecção, em que é que isso significa ter mentalidade pequena?

      Vivendo nós num País democrático, sendo a liberdade de escolha e pensamento um dos princípios bases de uma qualquer democracia, em que é que uma pessoa identificar-se mais com x do que com y, faz dela ter uma mentalidade pequena?

      Desculpa mas a tua afirmação, transporta-me para os Países ditatoriais, pois nesses é que não existe liberdade de escolha e ai de quem pense diferente

      Vivermos numa democracia é isto mesmo, é alguém poder pensar, dizer e escolher livremente sem ser menorizado por isso, "eu prefiro x a y, eu gosto mais de z do que de h"

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 11:32 am

      Princípios ditatoriais? Kacal, eu apenas me limitei a dizer o que é a mais pura das verdades: em Portugal não se gosta de futebol, gosta-se de clubes que tem vitórias.

      E ser da seleção é gostar-se de futebol acima dos clubes. Trata-se de gostar de ver o nosso país representado em eventos de escala mundial e que nos dão projeção como país.

      Ser do Benfica, Porto, Sporting…Estão no seu direito. Concordo. Mas em que é que estes clubes nos representam quando vemos o Benfica e o Porto cheio de brasileiros e argentinos? Garanto-te que esses dois povos vão querer que Benfica e Porto ganhem por causa disso…

      E, não. Não festejei o título do Boavista. Porque era muito novinho e porque nessa altura nem simpatizante era dos axadrezados.

    • Rennie
      Posted Maio 10, 2015 at 11:35 am

      Quando vai jogar à tua cidade?? Que grande piada.

      Lá por o teu clube não ganhar nada, não ter identidade e não representar valores democráticos…não tentes menorizar os clubes dos outros.

      Selecção é (como já foi muitas vezes dito) o clube das "gajas" e das "velhas do continente". Isso é que é representar o orgulho nacional!

      Percebes tanto de futebol como eu de lagares de azeite.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 11:43 am

      O João Dias renega a própria distinção entre o Homem e o animal, o livre arbítrio. Por outro lado o tema do post não tem absolutamente nada a ver com preferir clubes a seleções.

      Del Piero

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 11:56 am

      João Dias, desprezo mais pessoas como tu (que se acha superior) do que pessoas sem cultura nenhuma. Preferir o clube é simplesmente uma questão de gostar. Não prefiro o Benfica por o Benfica ganhar. Então e os sportinguistas que preferem o seu clube? É porque preferem as vitórias? Amigo, não confunda as coisas. E o camião de argentinos e brasileiros têm-nos dado alguns títulos. Só tenho de agradecer-lhes. Se preferia que fossem portugueses? Claro. Mas os portugueses que têm lugar no Benfica (que são muito poucos) já estão noutras paragens.

      Bruno

    • Vital Moreira
      Posted Maio 10, 2015 at 11:57 am

      João Dias,

      Em Portugal o futebol não é um mero desporto. É uma doença.

      Quando uma grande parte da população vota nas eleições consoante as opções clubísticas dos candidatos, está tudo dito sobre a mentalidade portuguesa.

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Maio 10, 2015 at 12:00 pm

      Não gostar da selecção em detrimento dos clubes para mim é um comportamento snob que é muito idêntico ao do pessoal que vê NBA porque se acha bom demais para ver futebol. Futebol é para as pessoas básicas.

    • Rennie
      Posted Maio 10, 2015 at 12:02 pm

      Os portugues de gema Deco, Pepe, Liedson, Bosingwa e Makukula riram-se desse comentário.

    • Kafka I
      Posted Maio 10, 2015 at 12:11 pm

      Vital Moreira

      Mas onde é que grande parte da população vota em função do clube dos candidatos? só mesmo na tua cabeça e nesse mito que se criou, o Rui Rio até já umas eleições venceu na cidade do Porto contra o Pinto da Costa, se fosse como dizes tinha perdido, vão-se informar primeiro

      Briguel

      Mas é snob porquê? ter liberdade de escolha e pensamento é ser snob? vocês vivem mesmo em Portugal ou vivem na Coreia do Norte? para Coreanos não me identificando com as vossas teorias ditatoriais tenho de elogiar o vosso Português, é muito bom para quem vive na COreia do Norte

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 12:16 pm

      Por falar em políticos, oh Vital Moreira, não faça dos portugueses aquilo que não são. Isso é uma afirmação sem pés nem cabeça, alguém vota no A por ser do clube x?! Se disser que alguns portugueses olham para os partidos com uma fidelidade clubistica entendo, agora o que disse é um absurdo, e um olhar snob para o povinho.

      Del Piero

    • Júlio Antunes
      Posted Maio 10, 2015 at 12:18 pm

      Tudo começou quando o Ricardo Araújo Pereira disse numa entrevista que preferia ver um treino do Benfica do que um jogo de Portugal. A partir daí é o jogo do ''eu sou mais Benfiquista do que tu'' e hoje já se passa todos os limites como ver Benfiquistas a apoiar a Argentina quando jogou contra Portugal por causa do Enzo e do Gaitán.

    • JSC
      Posted Maio 10, 2015 at 12:21 pm

      Como já uma vez disse aqui, para o futebol/desporto português o melhor era os três grandes desaparecerem, aqui em cima ^ há muitas razões que o explicam.

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 12:31 pm

      Rennie, "Gajas"? "Velhas do continente"? É esse o teu comentário?

      Bruno, sim, claro. Aposto que se o Benfica fosse como o Penafiel e o Penafiel fosse como o Benfica passavas para o Penafiel…

      Os brasileiros e argentinos já deram títulos? Então venham mais deles. Quais jogadores da formação, qual quê… O que conta é ganhar a todo o custo nem que seja com 11 crocodilos com chuteiras…

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 1:45 pm

      O André Gomes esteve cá e não se mostrou superior aos titulares, e não foi por falta de oportunidades. Sim, crocodilos, cães. Quero é jogadores que se esforcem, e que ganhem. Sempre fui so Benfica. Já tivémos maus momentos, mas nunca deixei de o apoiar com a mesma intensidade. Veja o 11 do benfica. Temos 2 portugueses, e por acaso são oa dois piores do 11.

      Bruno

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 1:50 pm

      Não foi por falta de oportunidades? Claro, entrar a 30 segundos do fim jogos a fio é uma oportunidade enorme, realmente…

      O Pizzi é dos piores? O Penafiel riu-se…

    • Sombras
      Posted Maio 10, 2015 at 1:50 pm

      Para mim é tão simples quanto isto: o Luisão, o Maxi, o Jardel, o Salvio ou o Gaitán tocam-me muito mais no coração que o Danny, o Bruno Alves ou o Ricardo Costa. Jogam com dezenas mais de amor à camisola que envergam que os mercenários que envergam a camisola da selecção. Desde 2014 que não consigo viver a selecção da mesma forma. Aquilo que se passou no Brasil foi uma vergonha nacional, foi uma das mais pobres manifestações daquilo que é ser Português da história. Nunca vou deixar de apoiar a selecção, e um dos momentos mais tristes da minha vida foi o Euro 2004 apesar de ser muito novinho. Sou doente por futebol e desporto em geral. Sou doente pelo meu Benfica. Não consigo ser doente neste momento por uma selecção com que não me identifico, em que o maior Português, o que mais se sente Português, só passou a sê-lo na adolescência. Prefiro jogadores que vão ao aceno do dinheiro de contratos milionários do que aqueles que têm a oportunidade que 5 milhões de putos quiseram ter um dia e que a desperdiçam cada vez que entram em campo, não deixando lá a vida.

    • RhaiL
      Posted Maio 10, 2015 at 1:52 pm

      Fiquei a saber que ver NBA é ser snob. Tenho que alterar os meus hábitos. Em relação aos estrangeiros, eu estou muito contente com Maxi, Luisão e até o "novato" Samaris, dão tudo em campo e sentem a camisola. Ou é necessário serem portugueses?

    • Kafka I
      Posted Maio 10, 2015 at 2:16 pm

      RhaiL

      Para quem é xenófobo é necessário serem Portugueses…

      Para eu, tu ou pessoas que têm a mente aberta e vivem num País livre, têm é que ser pessoas, Seres Humanos que saibam jogar futebol…

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 2:17 pm

      João Dias, vá ver quanto tempo de jogo teve o Andre Gomes e vai ver que na epoca passada nao somou apenas segundos por jogo. Já está a disparatar.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 2:24 pm

      E João Dias, acha o Pizzi superior a que jogadores do 11 do Benfica? Só se for ao Eliseu, que consegue ser pior que ele. O Pizzi é claramente, do meio-campo para a frente, o elo mais fraco. Meta o Pizzi a jogar à frente de outro mdef (que não seja Fejsa ou Samaris, que na minha opinião são excelentes jogadores, especialmente o grego) e vamos o que faz.

      Bruno

    • TonyUnde88
      Posted Maio 10, 2015 at 4:02 pm

      Eu preferia que a seleção fosse campeã mundial, e por mim até o Benfica podia descer para esse feito se concretizado.

  • Anónimo
    Posted Maio 10, 2015 at 11:29 am

    Penso que em relaçao a seleçao sao demasiados interesses o que desperta desinteresse por nos os portugueses
    Claro que vemos a seleçao a jogar mas nao vibramos tanto, vemos convocatorias sem nexo, jogadores que ja nao sentem a camisola como deviam de sentir e vou explicar o porque
    Todos nos que sonhamos ser jogadores de futebol quando eramos novos, queriamos representar a nossa seleçao mas vemos os jogadores a usar a seleçao como o salto e nao porque sentirem. O pepe nasceu no brasil mas sente a camisola e isso que eu acho importante.
    Casos como o ricardo carvalho que amuou porque iria para o banco? nao voltava a seleçao (nao estou a por a qualidade do mesmo, porque ele e bom) mas isto era msm a federaçao a dizer e nao o treinador, danny que diz q esta lesionado sai mais cedo e depois joga no zenit? nao voltava mais.
    O que nao falta e jogadores que querem estar no banco da seleçao, estes tem estatuto para serem titulares e amuam se ficarem no banco.
    Sao estas pequenas coisas q me vao dando desinteresse pela seleçao, vejo os jogos acompanho mas n vibro como vibrava antes,
    Mike

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 11:35 am

      Demasiados interesses despertam o desinteresse na seleção?

      E quando os vossos clubes estão cheios de sul-americanos comissariados?? Aí já não há problema????

    • Rennie
      Posted Maio 10, 2015 at 11:53 am

      Depois ainda há aquela malta que critica os clubes por teres demasiados jogadores brasileiros quando tiveram Deco, Liedson e Pepe todos a jogar ao mesmo tempo. A falta de noção desses moralistas da batata é enorme.

      Concordo com o teu comentário.

    • Anónimo
      Posted Maio 11, 2015 at 12:52 am

      O nível xenófobo dos teus comentários começa a ser preocupante João Dias. Vives num mundo globalizado e num país em que ha livre circulação de pessoas. Lida com isso.

      Ricardo

  • CERVICAL
    Posted Maio 10, 2015 at 11:32 am

    Ja pensaram que secalhar as pessoas em Portugal não apoiam tanto a selecção porque NUNCA ganhamos nada??

    Tem muito a ver.

    Ha muitas maneiras de explicar isto, mas para bom entendedor meia palavra basta :)

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 10, 2015 at 1:02 pm

      Isso é estúpido. Se fosse assim não havia adeptos do Marítimo, do Estoril, etc. Eu apoio o meu clube e a minha selecção independentemente de haver vitórias ou não.

  • Anónimo
    Posted Maio 10, 2015 at 11:36 am

    Não nutrindo muita simpatia pela selecção brasileira mesmo a minha mãe e parte da minha família tendo nascido lá (peço desculpa Natan, é mesmo por uma questão de gosto pessoal), sempre admirei o seu futebol.
    Partilho da amargura que os brasileiros sentem em relação ao Escrete. O problema não sao os jogadores, sao as negociatas, o enriquecimento ilícito, a corrupção. É sentir que o Símbolo de um Pais é manipulado pelo polvo corrupto que corroi tudo à sua volta, até um singelo desporto, que serviu de mote para uniao de um povo. Aliás o futebol no Brasil foi um dos impulsionadores da eliminação de muitos preconceitos racistas. O seu principal rei é preto, povo levado para o Brasil pelos portugueses e outros povos europeus para ser escravizado. O futebol e o desporto em geral tem o benefício de tirar da pobreza gente martirizada desde a infância, num ambiente de violência, pobreza e crime.
    O povo brasileiro faz muito bem em renegar, a sua camisola, pois já não serve os desígnios do povo, mas de uma escumalha que se apoderou dele para servir os seus intentos, esta já não é a camisola deles.
    Por fim, devo dizer, que gostei bastante do texto, sendo um tema pertinente, principalmente, na conjuntura atual da sociedade brasileira.

    Ps: prefiro o Bikini brasileiro ao seu futebol

    Del Piero

  • CERVICAL
    Posted Maio 10, 2015 at 11:41 am

    E desde já dizer Obrigado ao Natan, que nos dá a conhecer um bocado da historia da Canarinha, que pelo menos eu, não sabia nada disto.

  • Pedro Barata
    Posted Maio 10, 2015 at 12:50 pm

    Grande Natan, a mostrar-nos uma realidade que, sendo-nos tão emocional e historicamente próximo, muitas vezes, pela distância, nos fica de percepção difícil. Os meus parabéns meu caro.

    Quanto ao teor, o Brasil, quanto ao futebol jogado, sempre foi uma espécie de santuário mitológico do futebol. Do bom futebol. Como se a beleza de Copacabana inspirasse os Canarinhos a jogar bem, a ter um invulgar sentido estético e gosto pela técnica, pelo passe e pela beleza dentro do campo. No entanto, depois de não vencer em 82 e 86 (porque isto é um jogo, e nem sempre ganha o melhor), o Brasil rudimentarizou-se, preferiu o bombo ao samba, passou a jogar com Dunga, Mauro Silva ou Gilberto Silva e não com Zico ou Sócrates, tendo nos bancos técnicos que não fazem do culto do bom jogo uma prioridade, como Parreira, Scolari ou Dunga. E, ao vencer desta forma, em 94 e 2002, parece que houve a ideia que, se perdiam jogando como em 82 mas ganhavam jogando como em 94 ou 2002, a chave do sucesso estava em jogar esse futebol menos atrativo, com médios operários. Mas não. O Brasil não ganhou em 94 porque jogava de forma mais "táctica" (que nem é o termo a usar, porque tudo é táctica). O Brasil não ganhou em 2002 por causa de Gilberto Silva. O Brasil ganhou em 94 e em 2002 pelo talento, porque tinha na frente Romário ou Ronaldo. Só que esse talento passou a viver numa larga sombra que o fazia brilhar com menor intensidade.

    Julgava que o final desta traição histórica seria os 7-1 da Alemanha, mas ao ver a nomeação de Dunga como técnico depressa perdi essa expectativa. Nos próximos anos, o jogo da Canarinha continuará a ser feio e especulativo. Só que hoje, continuando a haver no meio.campo Paulinho ou Luiz Gustavo, na frente só Neymar está ao nível do passado. E isso pesa.

    Quanto ao extra-futebolístico, o Brasil foi fortemente afectado pela comercialização do jogo. A CBF é uma máquina de fazer dinheiro, de fazer acordos com a Gilette e de levar a seleção a jogar a Londres ou ao Dubai, mas isso afasta a equipa do Povo.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 1:46 pm

      Obrigado, grande Barata.

      A seleção brasileira se perdeu e creio que dificilmente voltará ao nivel de antes. Pois os seus dirigente tem uma mentalidade atrasada (no pior sentido da palavra) e os jovens brasileiros, hoje, tem outros interesses que vão alem de jogar futebol.

      Natan Fox

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 10, 2015 at 2:30 pm

      Excelente comentário, concordo em tudo.

  • João Magalhães
    Posted Maio 10, 2015 at 1:10 pm

    Fox,

    O Gallo foi despedido das selecções brasileiras depois da convocatória para o mundial sub-20 em que, de acordo com a imprensa, deixou de fora os jogadores mais talentosos. Nathan, Gerson, Gabigol e outros que foram ao sudamericano.
    Não era este treinador que tinha uma missão para vários anos e andava, inclusive, a resgatar talentos brasileiros que andavam na europa?

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 1:28 pm

      Sim, é uma espécie de Ilídio Vale brasileiro.

      Andou a aliciar o Guzzo e o Rony a atuarem pelo Brasil.

    • Pedro Barata
      Posted Maio 10, 2015 at 1:40 pm

      Boa comparação João. Partilham a incompetência técnica. Dava pena ver o Brasil jogar no Sul-Americano sub-20.

    • João Magalhães
      Posted Maio 10, 2015 at 1:46 pm

      A matéria prima que o Brasil tem é incomparável à nossa. Ainda assim, a forma do Ilídio jogar também não me agrada. O seleccionador das camadas jovens que mais me agrada é o Peixe. Tem feito bons trabalhos e é uma pessoa que merece lá estar pelo conhecimento e passado que tem.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2015 at 1:47 pm

      Ele mesmo!
      Conseguiu resgatar o Andreas do United, mas falhou em todo o resto.

      Natan Fox

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 2:04 pm

      O Peixe é fraco. Tinha a geração de 94, uma das melhores de sempre com Bernardo Silva, Carlos Mané, João Cancelo, Tobias Figueiredo, Ricardo Horta, João Teixeira e ainda Rony Lopes e Rafa que também estavam nessa equipa e não fez nada. E ainda deixou o Paciência, o Vezo e o Bruno Fernandes de fora. Cabe na cabeça de alguém?

      Já para não falar do Euro sub-17 que também tinha ao obrigação de fazer muito mais dado que havia Rúben Neves, Renato Sanches, João Carvalho, etc….

      O que vale é que o Edgar Borges ainda consegue ser pior.

      O único que se aproveita lá é o Rui Jorge. É um bom treinador mas mesmo esse não é nenhum fora-de-série…

    • João Magalhães
      Posted Maio 10, 2015 at 3:59 pm

      As duas últimas prestações do Peixe vão de encontro aos nossos objectivos. No euro sub19 do Bernardo Silva, fomos às meias finais e caímos nos penaltys, ao contrário do último ano em que tivemos a felicidade de os passar. No europeu sub17, de igual modo, nas semi-finais e até dominámos o jogo frente à Inglaterra do Patrick Roberts, só que as bolas nos ferros e a maior experiência deles levaram a melhor. Eu não acho isto maus resultados e temos que pensar que não jogamos sozinhos nessas competições. O importante é ir lá, e passar constantemente as fases de grupos, porque mais tarde ou mais cedo, conseguiremos ganhar, isto porque quando chegamos a determinadas fases, a passagem ou a eliminação são fruto de pormenores.

      Ainda agora, dou te o exemplo destes sub17, nem sequer nos apuramos e com uma fase de apuramento alargada. Imagina que era o Peixe e apurava-se para a competição. Provavelmente dirias olha, a geração do Moreto, Rui Pedro, Fábio Duarte e outros, só faz isto. Muitas vezes, é preciso dar mérito a quem o tem e parece-me que o Peixe o merece.
      Ainda ontem, no torneio de desenvolvimento da UEFA sub-16, ganhamos por 1-0 à Itália, dominando por completo o jogo e o treinador é o Peixe.

      É pena que neste mundial sub20 não seja ele a comandar a selecção.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 10, 2015 at 1:32 pm

    As pessoas cansam-se de sair à rua para festejar o futebol, quando nos outros 364 dias do ano, passam fome, há criminalidade e vivem sem condições nenhumas.

    • João Dias
      Posted Maio 10, 2015 at 1:38 pm

      E nisso eles já foram bem piores.

      Mas é inegável que continua a haver miséria a mais naquele país.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 10, 2015 at 1:52 pm

      Estão melhores, mas muito longe de estarem bem nesse capítulo. E talvez tenham melhorado por precisamente ter aberto os olhos…

  • João Santos
    Posted Maio 10, 2015 at 3:11 pm

    Parabéns, Natan Fox. Excelente texto e dá-nos a conhecer a história de uma nação tão próxima de nós. Eu vivi recentemente no Brasil por 6 meses e posso dizer que gostei muito e criei alguns laços (já gostava do Brasil antes de ir), e consequentemente ganhei algum apreço pela seleção brasileira, por isso é sempre bom conhecer melhor a história.

    Desde pequeno que me lembro de considerar a seleção brasileira como o top mundial, com grandes jogadores e sempre com uma excelente técnica. É pena que se tenha perdido e que haja esse distanciamento, ainda por cima quando o povo brasileiro é dos mais apaixonados e adora futebol.

    Realmente a corrupção no Brasil dá cabo de muita coisa, e enquanto durante muitos anos o futebol serviu para "aliviar" algumas questões sociais como a pobreza, cada vez mais os brasileiros se afastam da seleção e começam a reivindicar os seus direitos. Penso que a organização deste Mundial 2014 também contribuiu bem para a revolta do povo, que viram o absurdo de dinheiro investido no futebol que podia ser investido em tanta coisa que está mal no país.

    Obrigado mais uma vez Natan, espero que a seleção brasileira se reerga e que o povo volte a ter a paixão que sempre teve. E claro, acima do futebol ainda, que as questões sociais se resolvam também.

    PS: Pessoal, e que tal falarem do post em vez de iniciarem discussões sobre clubes e seleções?

  • Luciano Castro
    Posted Maio 10, 2015 at 3:57 pm

    Ao ler muito do que aqui foi escrito fico com uma certeza: muitas das pessoas que cá escrevem preferiam saber que o seu clube venceu tudo sem ver 1 único jogo do que ver todos os jogos e o clube não ganhar. Aqui existem poucos adeptos de desporto e muitos adeptos de resultados. Isto é algo que me causa confusão, mas quem sou eu para dizer se estão certos ou errados.

  • Stalley VM
    Posted Maio 10, 2015 at 10:31 pm

    Excelente texto do Natan Fox, eu confesso que sou "amante" da cultura Brasileira e desejo visitar o Brasil nos próximos anos, mas de facto é um pais com muita corrupção os próprios Brasileiros falam isso, que o Pais deles é uma valente M****…..

    Quanto á paixão por Portugal, depois da saída de Scolari, perdi grande interesse, aquele Mundial de 2010 com Queiroz, nem vale a pena lembrar, só de pensar que Moutinho ficou a ver pela televisão, o Euro 2012 ainda houve aquele interesse, uma nova era com PB, mas em 2014 foi uma das maiores vergonhas que eu vi, em termos de convocatória, a preparação enfim…..
    Hoje em dia tirando as fases finais, pouco vibro com a Selecção sinceramente……

    SL!

Deixa um comentário