Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A peculiar proposta de Piqué para os prolongamentos: «Tirar 1 jogador a cada 3 minutos até que houvesse um golo. Imagina um City-PSG em que sobram apenas Haaland e Mpabbé»

Gerard Piqué defende que o futebol necessita alterações para cativar os mais novos e sugeriu, por exemplo, que se alterem os prolongamentos. «Que mudanças faria? Coisas muito radicais que toda a gente diria que não pode ser. Começava a testar coisas. Nos prolongamentos, por exemplo, meia hora onze contra onze e está tudo na retranca; decidir uma meia-final de um Mundial ou uma final em penáltis é horrível. Por isso imagine-se que a cada três minutos as equipas tinham de tirar um jogador, até que houvesse um golo. Um golo de ouro, por exemplo». «Mas até ficar apenas um de cada lado?», pergunta Llanos, que estava a conduzir a entrevista. «Imagina um City-PSG em que sobram apenas Haaland e Mpabbé. Seria uma loucura (risos). Quando Florentino Pérez fala da Superliga e que as pessoas querem coisas diferentes, estou de acordo com isso. Porém, não acredito que a solução seja a Superliga, isso foi uma parvoíce, o que é estranho vindo dele».

A partir dos 45’58:

38 Comentários

  • JFN
    Posted Novembro 10, 2022 at 2:55 pm

    Por acaso seria interessante baixar até 7 por lado antes dos pénaltis…

    • offtopicguy93
      Posted Novembro 10, 2022 at 3:18 pm

      Futebol é 11 para 11, só saem jogadores caso recebam ordem de expulsão ou se alguém se lesionar e não haja mais substituicoes… querem fazer do futebol um jogo de twitch? Uma brincadeira de milhões? Não meu caro, futebol já foi inventado há muitos anos, não há mais nada para inventar

      • JFN
        Posted Novembro 10, 2022 at 3:38 pm

        Hmm, podia jurar que as formas de desempatar jogos já foram várias e múltiplas, desde golo de ouro, golo de prata, etc.
        Mas ainda bem que as regras do jogo são inalteráveis e que os pontapés de baliza continuam a ter que ser cobrados para fora da área.

        A aversão à mudança é normal, mas ficar preso em algo só porque sempre foi feito assim é um erro que não costuma ter bons resultados. Quem melhor sobrevive é quem tem melhores condições de adaptabilidade. Acho que podem perfeitamente estudar opções para melhorar o desporto, mesmo que acabem por não ser as melhores. Esta é apenas uma que vale a pena ser estudada, a meu ver.

        Mas mais uma vez percebo o racional. Foi inventado, teve sucesso até agora, sucesso continuará a ter. Recomendo que para festejar este modelo de gestão considere utilizar um Blackberry para marcar um vôo transatlântico da Pan-Am, de modo a que nos EUA possa ir alugar um bom filme na Blockbuster. Se possível registe esta viagem com um bom catálogo fotográfico tirado com uma Polaroid ou Kodak e publique no MySpace.

        Abraço

        • Xyeh
          Posted Novembro 10, 2022 at 3:58 pm

          Desculpa mas ainda podes comprar Polaroids e alugar filmes na Blockbuster (ainda existe uma nos EUA, até fizeram uma série de comédia sobre a loja), tirando isso gostei das menções, só te faltava alugar um DeLorean para ires do aeroporto à Blockbuster :p

        • Nome sem Caracteres Ilegais
          Posted Novembro 10, 2022 at 4:07 pm

          JFN
          Por acaso eu não recomendaria a Pan Am, acho que essa série podia ter sido bem melhor se se focasse mais em dramas relativos à aviação e menos em enredos B que têm muito menos interesse…digo eu.

          Para o registo, estou a “reinar”; eu percebo que se esteja a referir à companhia verdadeira, e não à série de TV. ;)

        • offtopicguy93
          Posted Novembro 10, 2022 at 4:50 pm

          Uma coisa é mudar a regra do fora de jogo, incluir o penalty ou até mesmo alterarem as interpretações das faltas (mãos), agora tirar jogadores de campo só porque sim? E quem sai? Quem quer sair e logo num prolongamento? Mas está tudo louco?

        • offtopicguy93
          Posted Novembro 10, 2022 at 4:52 pm

          Já agora queres ser construtivo no futebol? Manda o teu bitaite minimamente credível e não me venhas falar de voos nem em pan ans que nada têm a ver com futebol!

          Olha sabes qual era o meu palpite, jogadores que queiram ser assistidos, o jogo não pára e a equipa médica entra em campo com o jogo a decorrer, acabavam se logo metade das fitas

          • JFN
            Posted Novembro 10, 2022 at 5:50 pm

            Não percebo, começaste por dizer que no futebol “não há mais nada para inventar” e depois vens com “uma coisa é mudar a regra do fora de jogo, alterarem interpretações das faltas” – tens que te decidir, ou já está tudo perfeito ou não.

            Depois, quem não foi construtivo não fui eu, foi a pessoa que veio dizer que não se muda nada, que já está tudo inventado há muitos anos – isto sim é ser destrutivo. Pelo que aconselho que revisite os conceitos de construtivo e destrutivo.

            Por fim, não tenho problemas em discutir mérito de ideias. Aliás, foi o que eu fiz, dei um “bitaite” como lhe quer chamar, em que indiquei que não achava mal tirar um jogador a cada 3 minutos depois do tempo normal de prolongamento, até aos 7, antes dos pénaltis. Se é uma má ideia? Talvez. Mas é aí que está o debate construtivo, no mérito das ideias. O que o offtopicguy93 fez foi o oposto disso, daí eu ter respondido com uma analogia disparatada, visto que não vale a pena argumentar contra pessoas destrutivas.

            Abraço

            • offtopicguy93
              Posted Novembro 10, 2022 at 6:07 pm

              Meu caro, uma coisa é mexeres com o jogo outra é mexeres com as regras do jogo! Tirar jogadores só porque sim nunca pode ser uma opção válida, melhorar o jogo com regras mais adequadas, sim! O protagonista é o futebolista e queres tirá-los do jogo de 3 em 3 min? Percebe o meu comentário, depois falmos! Se não perceberes, nada a fazer, abraço

              • 2DedosDeTesta_
                Posted Novembro 10, 2022 at 6:51 pm

                Eu sinceramente ainda não vi aqui ninguém (incluindo o Piqué) a defender que se tire jogadores “SÓ PORQUE SIM”.

                O que eu li foi que o Piqué acha que uma final decidida em penaltis não é gira, entao sugere uma alternativa (ridícula, ou não) para que tal não aconteça.

                E não quero estar a bater no ceguinho mas concordo em absoluto com a questão da adaptabilidade que o JFN refere. Se a ideia do Piqué é absurda? Até pode ser, mas ter um modelo que não é permeavel á mudança, é bom pior a meu ver.

              • JJayy "Non Believer"
                Posted Novembro 10, 2022 at 10:00 pm

                Offtopicguy93,

                Que não faz sentido, realmente não faz. Agora, disseste que o futebol é 11 para 11, mas quando um jogador é expulso, o quê que acontece exatamente? Ainda esta semana o Sevilha acabou um jogo com 9.

        • 2DedosDeTesta_
          Posted Novembro 10, 2022 at 6:52 pm

          Que classe! Hehehe

  • maZe
    Posted Novembro 10, 2022 at 3:10 pm

    Já agora podiam passar para a mesa de matraquilhos após os 90 minutos

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 10, 2022 at 3:23 pm

    Nunca tinha pensado nisso, é uma ideia. E não acho que todo estúpida, é algo que teria que ser analisado. Também acho injusto os jogos resolverem-se em penaltis, claro que há o mérito de marcar e de defender, mas retira tudo o que uma equipa conseguiu atingir durante os 90 minutos mais o prolongamento.

    • lipe
      Posted Novembro 10, 2022 at 4:38 pm

      Se um jogo vai a penaltis, tudo o que uma equipa conseguiu atingir foi um empate.

      • Tiago Silva
        Posted Novembro 10, 2022 at 4:51 pm

        Sim claro, mas os penaltis acabam por prejudicar a equipa que estava a tentar ganhar e beneficiar a que estava a tentar não perder. É um pouco por aí. Mas concordo com o Mantorras, que se experimente em jogos de menor importância e depois logo se vêem os resultados.

  • ricardojrdg
    Posted Novembro 10, 2022 at 3:24 pm

    Isto é uma parvoíce, o que não é estranho vindo do Piqué.

  • Af2711
    Posted Novembro 10, 2022 at 3:49 pm

    Não gosto destas ideias.

  • Mantorras
    Posted Novembro 10, 2022 at 3:57 pm

    Nao acho estapafurdio, sinceramente. E acho sempre, como ele diz, que testar nao tem problema nenhum. Facam na pre epoca, ou em torneios de miudos, e logo se ve se tem sentido. O mesmo para muitas das regras sugeridas para ajudar a conter o anti jogo, podem experimentar a vez e ver quais resultam e porque. Depois logo decidem.

    • Pablito2022
      Posted Novembro 10, 2022 at 5:06 pm

      Testar em jogos de miudos??? Isso só faz sentido se nunca tiver visto um jogo de miúdos…aliás, toda a ideia é retirada de um dos modos de jogo do FIFA, que é um simulador realista como tudo…

      • Mantorras
        Posted Novembro 10, 2022 at 7:12 pm

        1. Sim Pablito, vi muitos jogos de miudos. Caso nao saibas e totalmente normal ate as alteracoes a regras serem testadas em competicoes nao senior. Bem vindo a Era da informacao.

        2. O FIFA e de muito longe o melhor simulador de jogos de futebol da historia da humanidade, so nao sei o que uma alteracao da regra tem que ver com “de onde veio a ideia” ou o que o quao reslistico ou nao o jogo seja influencia o valor da ideia.

        Muita parra e pouca uva.

  • Kafka
    Posted Novembro 10, 2022 at 4:14 pm

    Estupidez pura

  • DNowitzki
    Posted Novembro 10, 2022 at 4:36 pm

    O Off já disse tudo.

  • Pao com Presunto
    Posted Novembro 10, 2022 at 4:44 pm

    Um bocado estúpido, tendo em conta que o futebol enquanto desporto nunca foi tão rentável como hoje em dia.

    Comecem por rever as expulsões e cronometrarem os tempos de jogos. Se 2 equipas empatam em tempo regulamentar, é porque se anularam, logo acho normal que seja um sorteio nos penalties. A magia deste desporto, como na vida, é que existe um factor sorte (ou azar) que permite a todas as equipas ambicionarem a vitória

  • wastedleverage
    Posted Novembro 10, 2022 at 4:51 pm

    Já que estamos numa de propostas radicais devia-se era acabar com os empates.

    O futebol deve ser dos poucos desportos em que o resultado com que o jogo começa é suficiente em muitos dos casos. Equipas que abdicam de “marcar pontos” e limitam-se a destruir porque sabem que é só deixar o tempo correr. A isto junta-se muitas vezes o anti-jogo e a qualidade do jogo desce para níveis paupérrimos.

    Quando, por norma, se fala na qualidade e espetacularidade da Champions, Premier ou Bundesliga tem muito a ver com o facto de as equipas (na sua generalidade) jogarem para ganhar e não pensarem no pontinho.

  • Ss
    Posted Novembro 10, 2022 at 4:54 pm

    Eu acho que era melhor ir aos settings e ir reduzindo a qualidade do GR e aumentando a força dos remates dos avançados.

    Era só golos do meia da rua – era bom para o espectáculo e tal!

  • Fireball
    Posted Novembro 10, 2022 at 4:58 pm

    A ideia parece-me um pouco difícil de aplicar e sinceramente um bocado absurda, mas concordo que os prolongamentos têm que ser revistos. Nunca percebi porque se acabou com o golo de ouro/prata.

    • Pao com Presunto
      Posted Novembro 10, 2022 at 7:26 pm

      Eu penso que as equipas se retrancavam mais ainda do que no modelo actual, mas posso estar enganado.

  • Pedro Yelton
    Posted Novembro 10, 2022 at 5:07 pm

    A grande questão que se coloca é: qual a táctica ideal para o 1v1 em campo inteiro? Eu prefiro o 0-1-0 para povoar melhor o meio campo, mas entendo quem goste mais do 0-0-1, afinal o que os adeptos gostam é de futebol ofensivo

  • Diogo Moura
    Posted Novembro 10, 2022 at 5:16 pm

    Que se precisam de mudanças, sim. Agora esta ideia é só estúpida.
    Os penaltis criam emoção e dão a hipótese de um clube pequeno tombar um gigante.
    Começaria por coisa bem mais simples como obrigar os jogadores que são substituídos a saírem pela linha mais próxima, ou começar a fazer cumprir com os tempos dos pontapés de baliza – GR’s a colocarem bolas à pressa criaria mais perigo e mais espaço para o erro, especialmente para aqueles que não jogam com os pés.
    Nos prolongamentos, o modelo está bom na minha óptica.

  • batalha34
    Posted Novembro 10, 2022 at 5:32 pm

    excelente ideia, outra coisa que se podia fazer era os jogadores que vao saindo sao organizados numa peladinha à parte e depois sempre que se marcava um golo na peladinha voltava o jogador que marcou ao campo

  • KubaDias
    Posted Novembro 10, 2022 at 6:38 pm

    Ideia sem jeito nenhum mas concordo que é fundamental estimular a competitividade e espetacularidade no futebol.
    Diria que parar o relógio e reduzir o tempo para 60/70 minutos (+10 em caso de empate) e um modelo de pênaltis como existia na MLS há uns anos para decidir vencedor, mudaria drasticamente o futebol como o vemos.

  • Reanu Kiefs
    Posted Novembro 10, 2022 at 7:10 pm

    Ainda há tanta coisa a ser melhorada para isto ser “um desporto” quanto mais esta proposta…
    Primeiro ainda tem o tempo de parar (25 minutos cada parte);
    Acabar-se de vez com o tempo de compensação (coisa mais ridícula que existe em todos os desportos);
    Acabar-se com as equipas a jogarem com menos um jogador, um é expulso entra outro (esta então é talvez a mais ridícula, uma equipa estar em vantagem numérica ? daí o futebol ser quase sempre pobre);
    Isto são só algumas, há muitas mais para o futebol ser um desporto decente.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Novembro 10, 2022 at 9:50 pm

      Concordo com quase tudo, menos com o primeiro ponto. 25 minutos cada parte parece-me demasiado curto, e iria prejudicar muitas ligas, como a Inglesa ou mesmo a Alemã. Principalmente quando agora se podem fazer 5 substituições + 1 no prolongamento. A não ser que acabem com a treta dos empates e obriguem as equipas a irem a prolongamento, que também seria uma boa ideia.

  • Afohlag
    Posted Novembro 10, 2022 at 9:19 pm

    Em minha opinião, seria importante:

    1 – acabar com os descontos de tempo e ter 2 partes de 30 min, em que o cronómetro pára sempre que existe uma pausa no jogo.

    2 – dar 1 ponto extra por cada 3 golos marcados num jogo.
    Por exemplo no 4:3 entre Benfica e Juventus, seriam atribuidos 4 pontos para o Benfica e 1 para a Juventus. Penso que desta forma traria mais futebol ofensivo, pois o NR de golos também dariam pontos.. numa última jornada, onde havia 4 pontos de diferença entre os 2 primeiros, a equipa que estava atrás conseguia uma goleada de 6:0 ou mesmo 6:5 e conseguia 5 pontos (3 pela vitória + 2 por cada 3 golos marcados) que podia ainda dar a vitória no campeonato…
    Um empate a 3 daria também 2 pontos a cada equipa (1 ponto pelo empate + 1 ponto pelos 3 golos)

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 11, 2022 at 12:20 am

    A minha ideia para melhorar o futebol nacional era acabar com os clubes todos e começar com clubes novos, em que todos apoiassem os clubes das suas próprias cidades.

    Deixávamos de ter este modelo cozinhado e temperado nos tempos da ditadura em que ganham sempre os mesmos.

    • batalha34
      Posted Novembro 11, 2022 at 1:17 pm

      para essa ideia resultar terias que distribuir de igual forma a população por m^2 num país, caso contrário passado uns anos ias ter a mesma situação, em cidades grandes haveria uma convergência para 2-3 clubes e esses seriam os maiores clubes do país.

  • Quinhas
    Posted Novembro 11, 2022 at 12:45 pm

    Vindo do Piqué não me admira.Acho absurda ,para além do que ia proporcionar ,lesões ,num período extra retirar jogadores iria sobrecarregar ainda mais os jogadores .Para mim completamente sem sentido.
    O que mudaria ???ASSISTÊNCIA MÉDICA !!!geralmente nos finais de jogo e tempo extra,só vão para o chão e por lá ficam,jogadores da equipa que está em vantagem,por isso sem ser um toque claro na cabeça ,esse jogador seria transportado automaticamente para fora das 4 linhas e segue o jogo(é tudo uma questão de acabar com a manha/espertice).Outra que implementava era que após a sinalética do árbitro ( falta,lançamentos ,cantos etc)nenhum oponente pode tocar na bola ou interferir na cobrança de forma exagerada e demorada .
    Com a aplicação dessas normas,ficaria só por combater a treta dos keepers ,que por coincidência em milhares de jogos ,nos últimos minutos e descontos ,só se lesiona o das equipas em vantagem???
    Nota:Quanto mais transparência existir,quanto menos for notado o árbitro ,mais espectáculo existe .Por exemplo,não compreendi o porquê
    do SPRAY para assinalar o local e distância da barreira ,demorou tanto tempo para entrar na Europa…foi das melhores medidas do futebol,que acabou com as piores pragas quando era marcação de um livre em frente da área ???

Deixa um comentário