Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A que se deve a má época do Sporting?

O Sporting disse definitivamente Adeus à luta pelo 2.º lugar com a derrota frente ao FC Porto e mesmo a 3.ª posição está já a uma distância enorme. Curiosamente esta até é a época em que os leões na Era Amorim têm produzido melhor futebol, sendo que tecnicamente é dos plantéis mais capazes dos últimos largos anos, no entanto é quando os resultados estão a ser piores. Como tal, e apesar da posição de Amorim estar mais que segura, como se viu pela recente renovação, é o momento de tirar ilações e tentar perceber o que levou a isto:

76 Comentários

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:18 pm

    Agora mais a frio, vou dar a minha opinião. Julgo que a má época deve-se, sobretudo, à falta de eficácia, até porque a equipa até consegue criar oportunidades para marcar. Mas a bola teima em não entrar na baliza onde deve entrar, seja por uma grande defesa dos GR (Diogo Costa tirou um golo feito ao Edwards de livre direto), por uma bola que bate num defesa (ontem, Chermiti tem um remate que caprichosamente embate no Marcano na 1ª parte). Gosto muito do Chermiti e espero que tenha mais minutos nos próximos jogos, mas com um Liedson no ataque estas oportunidades criadas pela equipa facilmente seriam concretizadas sem grandes dificuldades.

    Já agora, havia aí um ponto em que falava do ruído exterior. Ainda ontem, depois do jogo, fui ao Facebook do Sporting e era só comentários a pedirem o Rúben Amorim para a rua, assim como Frederico Varandas e a pedirem Bruno de Carvalho de volta (algumas pessoas já se esqueceram que o ‘Vale e Azevedo verde e branco’ está expulso de sócio por todas as falcatruas que andou a fazer durante cinco anos e meio).

    Como Sportinguista espero que Rúben Amorim fique no Sporting por muitos anos e que se aprenda com os erros desta época para que nas próximas sejamos mais fortes. Que passe esta tempestade para que depois venha a bonança. Rúben Amorim é a solução, continua a ser a solução, e nunca será o problema. Contudo, eu temo que aconteça ao Rúben aquilo que aconteceu com Paulo Bento e que o treinador saia envolto em ingratidão.

    Saudações Leoninas ?

    P.S.: Quase que me esquecia: para aqueles Sportinguistas que saíram a meio do jogo e que depois voltaram para trás depois do Chermiti marcar o nosso ‘golo de honra’, que tenham vergonha na cara. Não podemos ser só adeptos das vitórias, nem apoiar a equipa só nas vitórias. Mais do que nunca, a equipa e o Rúben precisam do apoio de todos os Sportinguistas neste momento delicado e quinta-feira estarei pronto para ganharmos ao Midtjylland já na primeira mão.

    • MiguelCosta
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:15 pm

      Ya. Se tivéssemos o Benzema em vez do Chermiti, se calhar estávamos mais acima na tabela. Quem diria que ter um avançado de qualidade e que marque golos, aproxima as equipas do topo. Pena é ninguém fazer chegar essa mensagem à equipa técnica.

      Vou te tentar explicar isto de uma vez, porque tu parece que passado 5 anos continuas sem perceber isto sozinho e acho que já não sou o 1º a dizer-te isto. Vamos ver se é desta.
      Sou sócio do Sporting e não queria nem ninguém da direção anterior nem ninguém desta direção. Entendes isso? Existem essas pessoas. O facto de alguém não gostar desta direção, não signifique que queiram a direção anterior de volta.

      Qual é a tua necessidade de estares constantemente a trazer a direção anterior para a conversa?
      Fui ao Facebook ver os comentários e, para surpresa minha, para aí nos primeiros 20, +-12/13 eram a apoiar o Amorim, 3/4 a mandarem fora o Amorim e o resto a mandar fora o Varandas. 0 palavras para a direção anterior.
      Mas tu tens essa necessidade constante de trazer para conversa e vir para aqui insultar sócios e adeptos do Sporting, com coisas inventadas.
      Ultrapassa isso rapaz, ninguém quer saber da direção anterior, o que interessa é como é que se comporta a direção atual.

      Em relação ao teu P.S, posso, se não for incómodo, saber quantas vezes foste ver o Sporting a Alvalade nos últimos 3 ou 4 anos? Ou se não fores de Lisboa, quantas vezes foste ver um jogo fora?
      É que pela rapidez pós-jogo que os teus comentários aparecem no blog, ou preparas o texto no estádio e depois envias, ou tu vês os jogos todos no sofá. E se for o caso, faz como eu, que ontem não fui, e não opines sobre o que as pessoas, que foram ao estádio, fizeram ou deixam de fazer após nova humilhação e jogo ridículo num estádio cada vez com menos ambiente e alma, ao mesmo tempo que ficaste no quentinho do sofá a ver o jogo, sem teres de ser insultado e gozado pelos portistas que lá estiveram.

  • Gravensilla
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:19 pm

    Acho que falta a opção mais clara: Falta de plano de jogo alternativo, que está lado a lado com a teimosia de Amorim, mas não necessariamente só na parte do avançado.

    O Sporting falha muito em não ter capacidade de se adaptar a outros modelos de jogo. Principalmente quando é preciso um meio campo a 3. Ontem (e muitas outras vezes) ter Pote como segundo médio é dividir a equipa em defesa e ataque.

    Podemos dizer que o plantel não tem bons médios, mas a realidade é que é pedido imenso a um segundo médio. Talvez com Ugarte a 6 e Pote a falso 10 a descair para um lado, a pressão em cima do segundo médio a 8 fosse mais leve, e até o Mateus Fernandes hoje jogasse mais. Mesmo o Sotiris e Talongo. Ao dia de hoje, quem joga a 8 arrisca a rebentar em 60min tal é o esforço exigido.

    Isso e um ponta de lança fetiche com 2 golos e uma assistência (que dizem ser a área onde dá mais) no campeonato.

  • hferreira
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:23 pm

    Sinceramente é um misto do que esta acima. Nunca e so um facto.

  • Oldasity
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:25 pm

    Não escolho nenhuma opção porque parece-me esta relacionado com a teimosia de Amorim mas não necessariamente apenas em relação a Paulinho mas sim de forma geral.

    Começou a época a apostar em Adan ainda lesionado, sendo que este entalou várias vezes (eliminados da LC e taça muito por causa dele) juntando ainda a alguns jogos de campeonato após a lesão do espanhol, como por exemplo o jogo com o Porto na 1ª volta.

    A insistência em Inácio quando este estava num momento horrível, em Trincão, em Paulinho, etc.
    Acho que não ajuda ninguém ao insistir em jogadores que estão abaixo de forma. Mais vale proteger e arranjar outra solução. Por exemplo o que aconteceu a Esgaio nunca deveria ter acontecido, se não estava a corresponder e estava a meter água todos os jogos deveria ser protegido e ficar no banco ou até na bancada para limpar a cabeça e voltava mais forte 1 ou 2 semanas depois.

    Claro que a teimosia em não querer um avançado não ajuda ninguém. Paulinho sabe que em condições normais vai jogar sempre e eu não consigo entender porquê.
    O facto de não querer mais um avançado também prejudica nas opções vindas do banco, estamos a perder e a precisar de golos e colocamos centrais para dentro. Bem sei que não é só colocar avançados para dentro que é sinónimo de golos, por vezes é preciso começar de trás, mas também não me parece que seja a manter Paulinho e a colocar um central para dar largura no corredor que vá dar sempre certo, não é por acaso que quase nunca resulta.

    O que me impressiona é que há jogadores com tão poucos créditos, como aconteceu com Vinagre e outros tem créditos infinitos.

    Outra ponto é a teimosia em colocar jogadores fora de posição constantemente como Arthur Gomes e Fatawu. Já deu para perceber que não funciona, mas continua a cometer o mesmo erro.

    Para finalizar, outro problema que vai ao encontro do que já fui dizendo acima, é a gestão dos jogadores. Passam de dispensados para o banco, outros passam de não serem opção durante semanas para titulares. Muita coisa foi mal preparada esta época mas a teimosia certamente que não ajuda. Ter perdido Matheus e Tabata (que como se sabe não agradou Amorim), não é desculpa para o que tem acontecido.

  • Fireball
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:26 pm

    Falta de qualidade, simples. A esmagadora maioria daqueles jogadores não tem nível para jogar no Sporting. Tem nível para um Braga ou se calhar nem isso. O Sporting está no lugar que a qualidade do seu plantel permite. Cada um tem que jogar com as armas que tem e o Sporting não tem armas para fazer melhor.

    • CavacoVezesTres
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:44 pm

      Não têm nível para o Sporting, mas têm nível para o clube que tem 8 pontos de avanço?

      • batalha34
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 4:33 pm

        O Arsenal também é tudo jogadores com mais nivel que o City?

        É evidente que o contexto historico dos clubes significa que na sua generalidade o Sporting requer jogadores com mais nível que o Braga

    • Boneco21
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:08 pm

      O XI base do Sporting até aqui foi mais ou menos isto:
      Adan
      Inácio, Coates, Mateus
      Porro, Ugarte, Morita/Pote, Nuno Santos
      Edwards, Paulinho, Pote/Trincão

      Destes 12 jogadores, 8 foram campeões no Sporting! Pioraram assim tanto em ano e meio?

      É óbvio que perder Palhinha, João Mário e Matheus tem impacto, mas ganhar Ugarte e Morita em cotnrapartida não é nada mau…

      As alternativas ofensivas no ano do título eram Plata, Tabata, Jovane e TT/Sporar. Será que eram melhores que Artur, Rochinha, Chermiti, Fatawu e Jovane? Na defesa os suplentes eram Neto, Mateus Reis (Feddal o titular) e Quaresma, são piores que St. Juste, Neto e Marsá (agora Diomandé)?

      Para mim, o plantel do Sporting esta época é melhor que o plantel do título, e até acho que o Sporting joga melhor futebol agora do que nessa época…

  • ShowMeDeMane
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:32 pm

    Considero difícil escolher apenas uma opção, porque no futebol é sempre um conjunto de fatores e há um monte de variáveis.

    O principal é a ineficácia (se a bola entra e as vitórias aparecem nem havia caso) proveniente de:
    -Teimosia de Amorim sobre avançado (será por confiar muito em Chermiti de 18 anos?);

    – lesão de Bragança e venda de Matheus Nunes, que tem obrigado a recuar Pote demasiadas vezes, aliado à saída de Sarabia (Edwards cria mais mas não é tão decisivo, Trincão foi uma aposta ao lado, infelizmente);

    – Maturidade para saber dar a volta aos resultados e não cair quando se sofre um golo;

    Outro fator é este ano o Braga estar muito forte e consistente nos resultados, é possivelmente das melhores épocas dos Gverreiros. Se o 3° lugar estivesse assegurado, também não haveria tanta instabilidade, apenas decepção de já não conseguirmos garantir o acesso direto à Champions.

    Sofrer mais golos é consequência de jogarmos muito mais subidos no terreno e ainda nos estamos a adaptar a isso, mas tem existido melhorias.
    Pote no meio campo também influencia este aspeto e Edwards defensivamente é 0.

    Tenho curiosidade em ver uma mudança tática para 4 defesas. Amorim pelas escolhas dos jogadores praticamente o faz mas as dinâmicas são iguais pelo que taticamente não muda nada…

    SL ?

  • Kacal
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:46 pm

    Para mim o problema é uma soma de um pouco de tudo. Mas a teimosia de Amorim (não e apenas na questão do PL) juntamente com a sua pouca versatilidade tática que o próprio admite ajuda a explicar muita coisa.

    Depois claro que o plantel do Sporting não está ao nível dos rivais, mas também se deve muito às escolhas do próprio Amorim.

    Seja como for o Sporting devia ter qualidade suficiente para vencer pelo menos 30 dos 34 jogos que se disputa no campeonato por isso não acho que seja apenas falta de qualidade no plantel. Ainda assim um PL que marque muito e decida jogos em Portugal ajuda e muito, sempre ajudou. Nem que seja um jogador que o faça e não seja PL como o Sporting teve em Pote no ano do titulo.

    Diria que é um pouco da soma de tudo como disse acima o problema da época do Sporting.

    Amorim tem que ser menos teimoso, tem que ganhar versatilidade tática, o Sporting tem que se reforçar melhor em certos sectores e os adeptos (no seu geral) têm que unir-se mais no mesmo objectivo só assim conseguirão trilhar o caminho certo.

  • tonif92
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:48 pm

    É óbvio, Sporting tem um plantel mais fraco este ano , perdeu palhinha era fundamental no processo defensivo dava muito proteção à defesa ( está a demostrar ser dos melhores médios defensivo da Premier league) perdemos matheus Nunes o box to box de qualidade acima da média que tinha capacidade de desiquilibrar com as suas arracadas e Sarabia que era a nossa referência de ataque. Contrataram st just para ser titular e o homem só fez 3 jogos e os demais tirando morita não têm qualidade para um candidato ao título.
    Simplesmente falharam no planeamento da época.

  • Joao Soares
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:50 pm

    Creio que são um conjunto de factores. Um deles a saída do underrated Palhinha, mas que muito ajudava a manter a equipa equilibrada e agressiva. Outro é a ausência de um avançado que marque e que jogue (difícil porque são caros). Depois há um quê difícil de explicar e que normalmente tem a haver com a química da equipa. Falta qualquer coisa que dê coerência e fantasia. Vemos vislumbres mas nunca de forma continuada.

    No entanto, contrariamente a muitos comentários, não acho que falte muito ao Sporting para voltar a estar na luta no próximo ano. Se acertarem nas contratações para a defesa que fizeram neste mercado, acredito que um ou dois jogadores bem escolhidos possam colocar a equipa noutro nível. Futebol são momentos. O SLB na época passada estava assim, e com alguns ajustes ficou uma máquina. Futebol são momentos.

    Tldr. Não acho que o plantel seja inferior no geral, mas falta algo que lhe dê coerência e consistência.

  • FVRicardo
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:50 pm

    Sinceramente acho que é um pouco de todas as opções. Mas, na minha opinião, tudo se começou a desmoronar com a saída do Matheus. Nunca poderíamos perder os dois médios no mesmo mercado.

    Também a nível comunicacional o Sporting esteve mal. Assim que perdem Sarabia, Palhina, Matheus e contratando nomes como Morita, Arthur, Rochinha e Sotiris (que têm qualidade) deviam ter dado a entender o rebuild e baixar um pouco a espectativa. Algo que só foi dito por Amorim durante os jogos da Taça da Liga. Basicamente perdemos 3 dos jogadores mais importantes e ficámos às espera dos mesmos resultados.

    Existem também muitos jogadores nesta equipa que quando tudo parece estar a correr bem, eles jogam bem e quando é necessário cerrar os dentes ou tirar um coelho da cartola simplesmente desaparecem, com Pote à cabeça.

  • batalha34
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:13 pm

    O Sporting com um avançado capaz de garantir 15 golos na liga estava neste momento à frente do porto no campeonato.

    O resto é tudo por arrasto disso. A equipa quando não ganha é tudo mais dificil, há mais pressão nos jogadores, o treinador tem mais tendencia a inventar, a confiança para fazer certas jogadas que resultem noutros a marcar golos não é a mesma porque não querem arriscar e perder o jogo.

    A epoca é perdida porque sai o matheus nunes e para o substituir vamos buscar um grego que não joga e um miudo que é projecto, o Pote tem de descer porque o Morita naturalmente não chega para 4 competições, e sem Pote na frente não há ninguem para marcar golos. Não se pode perder um Sarabia e ir buscar um Rochinha, claro que ia dar barraca.

    Para solucionar a epoca era ter-se ido buscar um medio e um avançado com provas dadas, mas queriamos reinventar o futebol a jogar com 3 extremos na frente e um Paulinho que cada vez percebo menos que jogador é, PL não é certamente. Agora é aprender e melhorar na proxima epoca.

  • NoSense
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:18 pm

    Penso que o problema está na falta de eficácia para o que se constrói e, acima de tudo e que aponto como principal causa, na idade (Coates e Adán não vão melhorar e a idade já se nota) e inconsistência da defesa (golos de livres do meio campo – Braga e Chaves – golos por falta de velocidade, demasiados golos de FIFA (ir à linha com passe rasteiro para o meio) para uma defesa a 3 – Benfica, Braga – bolas paradas defensivas fracas – a juntar a Braga e Chaves, temos Arouca e Varzim).
    A juntar a isto, as lesões na defesa e principalmente no meio campo (Morita tem golo, Pedro Gonçalves não tem golo no meio, ou seja, sem Morita perdem-se golos no meio e no ataque).
    Mas, e resumindo o meu comentário, coloco os problemas defensivos como principal causa, seja em bola parada, seja em bola corrida e a idade de uns e lentdidão de outros não ajuda

  • HeberPrincipe
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:22 pm

    Simples, as saídas não foram colmatadas com substitutos à altura e há falta de opções diferentes a sair do banco

  • Tiago T.
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:27 pm

    Óbvio que todas as opções entram na equação mas penso que o principal é não haver pessoas na frente que tenham o histórico de fazer 20+ golos por época.
    Existe Paulinho que sempre foi um avançado que faz os outros homens da frente jogarem melhor.
    Época passada havia Sarabia que marcou muitos golos. Época antes dessa havia Pote a marcar um número incrível de golos, bem acima do xG do próprio.
    Esta época há Trincão, Edwards, Pote.
    Trincão e Edwards nunca foram homens de marcar sequer 10 golos por época.
    Pote, além de estar a jogar várias vezes mais atrás, também aproximou mais os seus números de golos marcados do seu xG, como seria de esperar.
    Sporting tem criado melhor futebol esta época que no ano que foi campeão e no ano passado.
    Cumprimentos.

  • NoSense
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:28 pm

    Apenas dar a minha opinião relativamente a 2 pontos que os adeptos do Sporting gostam de apontar, mas, é mesmo só a minha opinião:
    Não acho que Amorim não tenha nuances ou variações tácticas. Não é por não desfazer a linha de 3 que não varia a táctica quando lança Arthur ou Fatawu para as alas e, por exemplo, ainda ontem tinha 2 avançados. Acho sim, que a insistência em cruzamentos quando não tem um cabeceador ou finalizador de área é um problema (Pote fez golos atrás de golos sem este tipo de jogo).
    Em relação à teimosia do avançado, ele teve em 2 épocas os melhores marcadores a serem jogadores móveis, portanto percebo que pretenda alguém mais com esse perfil (tentou colocar lá Edwards e, a espaços, Trincão, mas nenhum é Sarabia) e relativamente ao Chermiti e Rodrigo Ribeiro, apostou em jovens, um pouco como o Benfica que atacou a época com Ramos e Araújo (qualquer um deles superior aos do Sporting, mas foi um risco que assumiu)

  • Hirok "The Truth"
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:42 pm

    Demasiados fatores para se escolher apenas um, eu votei a falta de maturidade competitiva, ontem então foi por demais evidente, o Sporting falha nos momentos chave e é isso que os tem prejudicado esta época.
    A teimosia do Ruben em relação ao avançado, sendo que o Chermiti até é bom, mas ainda está verde o que é normal, Paulinho nem conta para o totobola sempre foi fraco.. depois têm o one season wonder: Pote.. Perderam Palhinha e Matheus que eram os motores da equipa tanto para trás como para a frente..

  • johnyboy13
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:53 pm

    Não dá para escolher só um motivo. Até porque todas as opções são válidas.
    Na minha opinião, existem duas principais razões.
    Primeira: Falta um avançado diferente do Paulinho, como prova estes 2 golos do Chermiti (golos que provavelmente Paulinho não teria marcado). Um candidato ao titulo não pode ter só um avançado, e um que ainda por cima não é um matador tipo Slimani ou Bas Dost. Um avaçando com mais de metade da época feita não pode ter só 2 golos na liga. É impensável. Se na primeira época Pote estava numa forma brutal escamoteando a falta de um avançado e na segunda tínhamos Sarabia que era um jogador muito acima da média na nossa liga, esta época não temos ninguém… O Pote não é o mesmo, para além de ter de jogar alguns jogos a médio centro, Trincão passeia dentro de campo, Edwards é bom jogador mas não é goleador e Paulinho é o que todos sabemos.
    Segunda: Mentalidade. E aqui incluo a venda do Matheus Nunes porque afetou bastante psicologicamente o clube, incluindo plantel e o Rúben Amorim que não contava mesmo perdê-lo, na semana antes de ir ao dragão e acabámos por perder 3-0. Aqueles jogos contra o Marselha que assim que nos vemos com menos um, desistimos simplesmente. Jogo contra o Frankfurt também foi pela mentalidade que perdemos claramente. Nunca conseguimos dar a volta a um resultado, somos apáticos. Ou começamos a ganhar e as coisas correm bem por norma, ou então se temos uma contrariedade (expulsão, golo sofrido) os jogadores parecem que desistem. Ontem foi mais um exemplo, sofremos um golo fortuito do Uribe e não temos mentalidade nenhuma para dar a volta…
    Confesso por fim, que embora goste muito de Amorim e vou sempre agradecer-lhe pelo titulo, esperava mais e melhor por parte dele nesta altura. Continua preso á sua tática e ás suas ideias de jogo, precisa de se reinventar, precisa de mudar algo e de incutir mais garra e espirito de sacrifico aos jogadores como na época do titulo.

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 4:12 pm

    Penso que nem todos os Sportinguistas vão concordar comigo mas, se me permitem, acho que a má época de Amorim deve-se também de fatores mais antigos.

    Amorim entra no Sporting após o rebuliço Bruno de Carvalho, onde na última década anterior à sua chegada, o Sporting tem 2 Taças de Portugal, 2 Taças da Liga e 1 Supertaça. Ou seja, 5 trofeus em 40 possíveis (12,5% de troféus). A sua entrada coincide com o COVID e a ausência de adeptos no estádio, que tendo em conta as vozes divergentes, cada vez mais fortes sobre a equipa, faz com que aqueles jovens consigam atingir resultados que até então não tinham sido vistos, a vitória no Campeonato após 19 anos. Que além deste fator, já ele bastante importante, a ausência de muitas competições (eliminados da Liga Europa e Taça de Portugal), fez com que o plantel curto fosse suficiente para se sagrarem campeões nacionais.

    Isto por si só não é um problema. O problema é que o Sporting deu um passo maior do que aquele que os seus adeptos imaginavam e com isso, uma larga maioria (que podem estar aqui presentes ou não) fez com que nos anos consequentes, apesar de a estrutura não estar preparada para tal, continuassem a pedir os mesmos resultados, algo que não se veio a verificar. Como diria um professor da minha faculdade, é uma questão de expectativas que foi mal gerida após a entrada dourada de Amorim.

    A época passada, mesmo não vencendo, o Sporting consegue lutar até ao fim pelo campeonato, ficar nas meias da Taça de Portugal, vencer a Taça da Liga, pelo que novamente ninguém quis (intencionalmente ou não) gerir as expectativas dos adeptos. E com isso aparece a época atual, em que a má época se deve a todos os fatores enumerados mais os sinais que já vinham de trás.

    O problema do Sporting não é a venda de Matheus Nunes, é todas as saídas que não foram compensadas (desde Porro, a Palhinha, Matheus, Sarabia).

    É as alternativas não terem o mesmo nível que tiveram no passado, basta ver o que deu Tiago Tomás como alternativa e o que dão agora os 6 extremos que o plantel tem. Ou que Matheus era suplente, tal como Nuno Santos e agora um é titular indiscutível e o outro nem sequer tem alternativa válida.

    Ambas estes pontos têm peso com a equipa sofrer mais golos, visto que Matheus é mais lateral mas não me parece que garanta a mesma estabilidade defensiva que dava Feddal, juntamente com Palhinha. Nessa época o Sporting não sofreu 20 golos no campeonato. Aliado a este facto, Coates e Adan têm mais 3 anos, o que faz com que a sua condição física não seja a mesma.

    É não haver um homem golo que garanta o que aconteceu nas épocas anteriores com Sarabia e Pote. E em jogos que existe falta de eficácia (nunca podem pedir isto a Paulinho), a falta deste “homem golo” tem feito a diferença. Edwards é mais desequilibrado mas não tem esta capacidade que tinha Sarabia e Pote tem jogado muito atrás porque não há médio centro (já enumerado em cima).

    O barulho exterior vai-se adensar com a ausência de resultados (que foi outra das vantagens enumeradas anteriormente) e isso faz com que a imaturidade venha ao de cima (Nuno Mendes, Inácio e outros não tiveram esta pressão porque não havia adeptos), estando mais ou menos associados.

    E tem também faltado a estrelinha da sorte (que se trabalha) que bafejou em outros jogos, que advém da famosa Lei de Murphy. Tudo o que tem para correr mal acaba por correr mal, mais visto esta época.

    • tiagoagm
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 7:56 pm

      Sem duvida, sem adeptos sportinguistas nos estádio o sporting é muito mais forte. Inacreditavel como uma equipa que ganha campeonatos de 10 em 10 anos tem adeptos que ao menor erro assobia a equipa. Obviamente que assim nao é facil para ninguem.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 4:14 pm

    Acho que foram, no geral, erros de planeamento. Depois outros problemas ficam a nu, por exemplo, falta de variabilidade tatica, que com outro planeamento e outro plantel, se calhar nunca ficaria a vista, porque o Sporting passava por cima dos adversarios na mesma.

    Quanto ao planeamento:

    1. Pouquissima margem de erro. As financas do clube obrigam a acertar e a politica era “claras mais valias ou nada”. Quando se acertam 6 em 7 contratacoes tudo fica bem, mas se forem 2 em 5 a coisa treme. Nao ha margem de erro para se ir buscar outro nem para tentar 2 para 1 lugar, logo a partida. Nao ha folga.
    2. Falhancos que levam a mudanca de politica? Nao sei se isto foi mesmo assim, mas se Trincao e Edwards nao chegam para substituir Sarabia, nao seram Rochinha e Arthur consequencia disso? Nao sobra para muito mais. O mesmo se pode dizer de Sotiris e Tanlongo apos a venda de Matheus. Tapar sem se esticar muito e arriscado e pode redundar em somar “mais erros”.
    3. Falta de PL. Gostei do que vi do Chermiti. Tem tudo para ser igual ou melhor que Ramos, por exemplo. Tem 18 anos, mais capacidade fisica (algum potencial fisico tambem para maturar), muita atitude dentro de campo e com uma evolucao normal sera sempre um jogador com um futuro interessante. O problema e o timing. Ele so agora esta a aprecer, e um miudo a crescer, mas a epoca nao comecou ontem. Quantos jogos ganhou o Sporting no chuveirinho, na alma e no acreditar sempre, com Coates na frente, no ano do titulo? Ter mais um PL era obrigatorio.

    Quanto ao Ruben, mais concretamente:

    1. Falta de alternativa tatica. Eu sei que o modelo dele se transforma facilmente em dinamicas diferentes, mas tem pontos chave onde os adversarios sabem condicionar. Nao ter referencia na frente ou so ter 2 no meio campo a todo o tempo sao os principais, a meu ver, mas ha mais. O futebol hoje, ate pelas 5 substituicoes, obriga a trabalhar varios modelos. O Ruben so tem a ganhar e crescer como treinador se o fizer. Ja esta a demorar demasiado.
    2. Desistencia muito rapido da epoca. O Sporting esta a tentar fazer o mesmo que fez o nos primeiros meses de Amorim, antes do ano do titulo. Uma longa pre epoca em competicao, experiencias com fartura, lancar uns quantos miudos, trabalhar a equipa e cimentar uma base para o proximo plantel a qual vao acrescentar no verao. Isso e sempre negativo no actual e positivo no futuro. Se colherem muitos louros no futuro entao valeu a pena, se nao… se calhar era escusado ser “tao a pressa”.
  • Mighty Thor
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 4:55 pm

    Quem dera que fosse apenas um o problema, a resolução seria mais fácil e rápida.

    São vários os problemas, que encadeiam uns nos outros…

    O calendário do começo do campeonato foi terrível. Como na contratação do Rúben Amorim, “e se corre bem?”… mas não correu, à 3ª jornada só com 4 pontos. Perder pontos com o Braga depois de estar a ganhar 3 vezes prejudicou a moral, perder por 3-0 com o Porto em que o melhor em campo foi Diogo Costa fez o resto.

    Quando o Sporting se está a conseguir levantar, com bons resultados e exibições na Champions, vêm os 2 jogos inacreditáveis com o Marselha, que destroem toda a recuperação moral que estava a ser feita.

    A partir daí, tem sido levantar e cair, levantar e cair. Mas o problema é que a equipa já desconfia de si própria. De certeza que, quando sofrem o 1-0 seja de quem for, o 1º que lhes passa pela cabeça é “aqui vamos nós outra vez”. Aqui temos, juntos, 2 dos motivos apontados: “falta de maturidade” e “barulho exterior”.

    Não tenho quaisquer dúvidas que se à 3ª jornada o Sporting tivesse os 9 pontos – que poderia ter tido, sem qualquer favor – a história hoje seria outra.

    E porque não ganhou esses jogos? Porque sofre muito mais golos dos que os que devia para quem concede tão pouco aos adversários e marca menos do que os que deveria marcar para quem cria tantas oportunidades.

    Em todos os jogos que perdeu, o Sporting teve mais que oportunidades para sair na frente. Não uma oportunidade, várias… Porto (1ª volta), Chaves, Boavista, Porto (2ª volta).

    Na parte de fazer golos falham 2 coisas:

    • Trincão não rendeu: era o substituto de Sarabia, deveria ter hoje mais golos e assistências que as que tem
    • Sotiris não rendeu: “obrigou” Morita a ser titular “por decreto” (algo que acabou por merecer” mas quando falta, a única solução é recuar Pote (o único jogador da frente com real capacidade goleadora) (também associado à lesão grave do Daniel Bragança)

    Paulinho marcar poucos golos não é surpresa (ainda que só 2 é demasiado ridículo), aliás ia ser suplente (como foi numa fase). Deveria ser compensado pelos golos de Trincão, Edwards e Pote, o trio que ia ser titular. Não foi porque Trincão é incapaz de uma finalização em condições (péssima qualidade de remate), Edwards é inconstante (estando na melhor época da carreira) e Pote muitas vezes não está no trio da frente.

    Na parte de evitar golos:

    • Sporting perde a dupla “Palhinha – Matheus”: muito difícil de compensar seja para quem for (ainda por cima o Matheus foi à última da hora), dupla com uma capacidade defesa-ataque e especialmente ataque-defesa muito acima da média. Ainda que, mesmo assim, cheguem poucas vezes à baliza do Sporting, conseguem aproximar-se mais vezes porque o Sporting não consegue estancar tanto jogo ainda no meio-campo ofensivo como conseguia
    • A tripla titular ideal – Jer, Coates e Inácio – ainda quase não jogou junta. No papel, é a tripla perfeita. Dá boa saída de bola (Inácio e Jer), permite encurtar o campo (jogar muito adiantado, porque Jer “vai buscar” qualquer um às suas costas), forte no jogo aéreo (Coates, Jer e até Inácio), permite variabilidade táctica (Jer sobe muitas vezes pela ala direita, como se fosse lateral, e metendo Matheus Reis em jogos mais apertados tem 2 centrais que entram no último terço com facilidade)
    • Quando a equipa precisava que não falhasse, Adán falhou (Porto 1ª volta, Marselha, Tottenham, mesmo com o Braga na 1ª volta)

    Ter um avançado que faça golos ajudava? Claro, ataques ganham jogos… mas o Sporting cria muito, não é pela falta de “outro plano de jogo” que as oportunidades não têm aparecido. Só que é preciso metê-las lá dentro… e aqui chegamos ao motivo “falta de eficácia”.

    Sofrer menos golos era fundamental? Claro, defesas ganham campeonatos… Não se pode lutar por nada com 1 golo sofrido por jogo.

    É uma questão de espiral. Em nenhum momento esta época o Sporting conseguiu uma espiral positiva, que lhe permita não desconfiar da própria sombra.

    Rúben Amorim é o homem certo? Sem qualquer dúvida.

  • Veridis Quo
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 6:22 pm

    Como é óbvio, não há um problema.

    Recrutamento:

    Esgaio, Paulinho, Trincão, Rochinha, Arthur, Sotiris, Israel, Vinagre. Isto custou mais de 50M nos últimos 3 mercados. Não há aqui nada que eleve o nível da equipa de forma significativa e muitos ainda a puxam para baixo.
    O mercado “perfeito” do primeiro ano de Amorim (Porro, Adan, Feddal, João Mário, Pote, Nuno Santos, Matheus Reis a meio, Tabata) custou quase metade desses 50M.
    Desde esse primeiro mercado, acertou-se apenas em Ugarte, Edwards, Morita e St. Juste, no que diz respeito à qualidade dos jogadores para o nível de lutar pelo título. Vamos ver o que saiu agora deste com Diomande, Tanlongo e Bellerín, mas Amorim tem falhado muito.

    Lesões:

    St. Juste é dos poucos que elevam o nível da equipa e quase não jogou nesta metade de ano, Porro e Morita também falharam jogos. Bragança ainda no início do ano.

    Amorim:

    Continuo a achar que o maior problema não é taticamente, porque este plantel, com jogadores de outro nível, tinha alcançado resultados e estaria na luta. A questão é que quem fez o plantel (questão Matheus Nunes à parte) foi ele. É difícil perder Palhinha, Matheus, Nuno Mendes, Sarabia, Porro e Tabata, mas isto faz parte da vida dos clubes. O problema é quem ele escolhe para os substituir. E isso é 100% responsabilidade dele. Só Ugarte foi preparado como sucessor, com tempo e com qualidade. Pode haver problemas táticos, mas se esta equipa tem coisas mais próximas de Sarabia, Porro, Nuno Mendes, Palhinha e Matheus na equipa em vez de Trincão, Esgaio e afins, certamente que estaria melhor. Como esteve o ano passado. Downgrade óbvio e os resultados dão razão.

    Varandas:

    A venda de Matheus, naquela altura, é criminoso. Especialmente depois do dinheiro que já tinha entrado, do jogador não ter mostrado qualquer vontade de sair e naquele timing.

    É o que é. A preparação deste ano é amadora.

    Já faltavam golos o ano passado, saiu Sarabia e continuou-se com Paulinho como opção única. Até como segunda ou terceira ele é curto, quanto mais como número 1 e único lá para a frente tirando dois júniores (e um que passou meio ano lesionado). Cómico.
    Desmantelar o meio campo titular num mercado e perder 3 das 4 opções que haviam para ali na época passada. Cómico.
    Esgaio. Cómico.
    Gestão dos miúdos, que entram em jogos de Champions ou jogos grandes e desaparecem 3 meses (Matheus, Fatawu, Essugo, Rodrigo Ribeiro). Cómico.

    De resto, acho que Amorim é a pessoa certa, mas tem os dias contados se não mudar a sua abordagem. E mais do que tática, é a sua abordagem ao mercado que vai dar para perceber se vai voltar a ter sucesso no Sporting daqui para a frente. Se os mercados se nivelarem pelo primeiro e a equipa voltar a ter um plantel como 21/22, vai ser sempre competitivo. Se o nível for estes últimos mercados e a qualidade do plantel continuar a baixar, vai morrer com os jogadores medíocres que traz. Porque nenhum treinador sobrevive a falta de qualidade. E há muita na equipa do Sporting, sendo que ele parece ter uma apreciação especial por 3 ou 4 que são mesmo muito curtos.

    • Eagle
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 9:14 pm

      O Varandas não tem bem culpa na gestão dos miúdos vamos ser sinceros. Tudo o resto concordo e assino por baixo, acertaste na mouche.

      • Veridis Quo
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:01 pm

        Apenas o primeiro parágrafo a seguir ao “Varandas” era referente a ele. O resto era mais em jeito de conclusão.

  • Sporting1906
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 6:26 pm

    Tantos problemas: a venda de Matheus Nunes sem contratação de um substituto à altura (o Morita tem feito uma boa época mas serve como substituto do Bragança, não do Matheus), as teimosias do Rúben (não querer um ponta-de-lança, os demasiados minutos dados ao Esgaio e ao Trincão, os onzes e substituições que até parecem aleatórios de tão estranhos que são), a falta de um matador (que obviamente está ligada à teimosia de não contratar um ponta-de-lança em condições), e os problemas defensivos. Além disto, algum azar em alguns jogos difíceis e muita incompetência em vários jogos teoricamente fáceis.

  • abzlha
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 7:23 pm

    Não há propriamente só um problema! Cada vez mais acho que a época de campeão foi um mero acaso onde se juntaram vários pontos que ditaram o título!

    Há vários pontos que podemos falar para a falta de capacidade da equipa atualmente, começando da defesa para o ataque:

    A saída do Nuno Mendes embora tenha sido logo colmatada não se percebe o porquê da não aposta no Vinagre quando até lhe vejo qualidades e por isso temos de recuar o Nuno Santos que acho um jogador importante como extremo porque cria muita verticalidade à equipa,

    A venda do meio campo titular no mesmo mercado de transferências, para mim o que fez descambar a época, por tudo, pelo timing de venda, pelo contestar dos adeptos (com razão) e o jogo que tínhamos logo a seguir,

    A desfeita do trio de ataque que nos levou ao título e continuo sem perceber o porquê de estar desfeito: Nuno Santos / Paulinho / Pote…

    Claramente a equipa tem perdendo qualidade e não se tem apetrechado como deve ser, um candidato ao título ou suposto candidato nunca na vida pode vender o meio campo titular no mesmo mercado de transferências, isso é impensável, mesmo que fossem buscar um jogador top que nem foi o caso.. Os constantes ataques ao Paulinho também não ajudam nada, é um jogador que eu aprecio bastante, é verdade que com pouco golo, mas associo bastante ao Kane pelp que dá ao jogo menos os golos claro… Tudo isto junto dá o que estamos a ver… Claramente a equipa que foi campeã estava muito bem montada embora um pouco ao acaso mas o futebol é isto mesmo, tinhamos laterais topo, meio campo muito completo com a dupla João’s, e tínhamos uma frente de ataque muito completa e ainda podemos ter porque nenhum dos jogadores do trio de ataque que foram campeões foram vendidos ainda..

    Para o ano que vem ser melhor sugiro que primeiro o Amorim deixe de ouvir os adeptos, não são eles que sabem se o Paulinho merece jogar ou não, segundo, voltar a formar um bom trio na defesa, seja Coates, Inácio e St Juste ou Inácio, St Juste e Diamondé, terceiro, arranjar um lateral direito para colmatar a saída do Porro, em princípio será Bellerin e arranjar um lateral esquerdo seja Vinagre ou outro qualquer para libertar o Nuno Santos para a verdareira posição dele, quarta, não deixar o Ugarte sair e fazer um bom meio campo, seja com o Morita ou Bragança ou alguém de fora e deixar de ser parvo e passar o Pote para a posição dele também, quinta e uma das mais importantes, formar de novo o trio de ataque que correu tão bem, com Nuno Santos, Paulinho e Pote! Basicamente para mim é isto…

    • Eagle
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 9:11 pm

      No ano do título o Paulinho só veio a meio da época e equipa não ficou a jogar melhor. Era o TT que jogava na frente que entretanto foi despachado para o Estugarda. O Paulinho é bom mas para uma equipa de meio da tabela, se comparares aos PL que os rivais têm, o Paulinho nem chega perto. Para teres uma noção, o Toni Martinez que é o 3 PL do Porto, era facilmente titular no Sporting e isto nunca pode acontecer.

      • abzlha
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:31 pm

        Concordo que no ano do título o Paulinho quando veio só veio estragar o que já estava feito e podíamos ter sido campeões mais cedo isso é verdade, mas isso aconteceu porque tinhas a equipa montada só para a profundidade, e tanto o Sporar como o TT eram fortes nesse esquema e quando o Paulinho chegou tivemos de começar a jogar mais em tabelas/futebol apoiado, algo que ajudou bastante o ano passado o Sarabia e o Pote! Obviamente o Paulinho não é um super goleador mas se reparares tens recuado o teu principal homem golo na era Amorim, pote, e o Nuno Santos que costuma fazer 10 golitos por época ou 15 também está mais recuado, o Amorim que volte a colocar o trio de ataque Nuno Santos/Paulinho/Pote e vamos ver se a música não é outra… Eles que arranjem um lateral esquerdo em condições!

        • Eagle
          Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:58 pm

          Deixa estar o Edwards na frente que está lá bem. Tal como o Chermiti que também tem jogado e marcado coisa que o Paulinho não é muito adepto de fazer. O Pote bem que podia subir no terreno sim, ele no meio campo não funciona, principalmente num meio campo à 2, não tem intensidade para isso. E para além disso perde-se o que ele dá mais ao jogo que é capacidade de finalização.

    • MOzil10
      Posted Fevereiro 14, 2023 at 9:35 am

      Depois do 3-1 na Luz, o titular do Sporting passou a ser o Ugarte. Isto respondendo à “venda do meio campo titular no mesmo mercado”.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 14, 2023 at 6:33 pm

        Não é verdade isso. Tanto não é que Palhinha acaba o ano com mais do dobro dos minutos do Ugarte. Palhinha teve uma lesão e foi suspenso por 3 jogos no Dragão. Isso deu a sensação que o lugar era de Ugarte, mas o foi a espaços e porque Palhinha não estava bem.

        Ugarte é bom mas Palhinha…Palhinha é outro nível.

  • Neville Longbottom
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 7:24 pm

    Bom, excelente post para muitos dizermos o que nos vai na alma.

    Este plantel é até em teoria um plantel mais credenciado do que o plantel do ano do título. Façam esse exercício e vão-se surpreender. E claro que agora o Nuno Mendes e um craque mundial, mas é o equivalente ao Nazinho naquele ano, um miúdo que vem dos juniores e da equipa de sub23. O Matheus e o equivalente do Mateus Fernandes. Tínhamos no João Mário o homem com mais créditos ao alto nível. Por isso o problema não é do plantel.

    E evidente que Amorim teve em 2020 6 meses para preparar a equipa, teve 3 meses de treinos e estudo em confinamento. Teve o efeito surpresa, o Sporting aparece num 532 com tudo. E como havia a crença de que íamos ficar atrás do Braga, não éramos respeitados, logo tínhamos profundidade para meter Porro, Nuno Mendes, Nuno Santos e Pote a carburar. Com o passar do tempo as equipas ajustaram-se. E mesmo no ano do título o final da época foi já muito em esforço. O ano passado houve várias alterações, emergiu o Matheus Nunes e o Reis, a equipa teve sucesso neste modelo na Champions e conseguiu ser muito intensa também internamente. Mas já se sentia novamente a dificuldade do SCP em jogos em que tinha de assumir o jogo a toda a linha.

    E evidente que perder Palhinha e Matheus (agora sim jogadores de elite) e Sarabia foi um golpe duro. Continuo a achar que a direção faz bem em comprar caro com a expectativa de ser certeiro, mas a verdade é que os milhões dados por St. Juste e Trincao hipotecaram um pouco a capacidade para refrescar outros setores.

    A juntar a isso, toda a gente exige o título nesta fase.

    Amorim tem agora 6 meses para projectar um novo Sporting a imagem do que fez com sucesso há 3 anos.

    • Veridis Quo
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 7:54 pm

      A questão é que esse plantel de 20/21 não tinha jogos de Champions e este calendário louco. Aquele plantel nunca era um plantel de título se tivesse que ter feito mais de 50 jogos.

      Nazinho equivalente ao Nuno Mendes? Em quê? Posição, idade e que mais? Terem a mesma cor de pele? É que um era um predestinado, o outro ainda nem provou que consegue ser um lateral de primeira divisão fiável. E isto vê-se em 10 minutos de cada um a jogar. Para não falar que o NM já tinha tido quase meia época a titular no ano anterior.

      O mesmo para Mateus e Matheus. O Mateus Fernandes começou esta época com 17 anos, o Matheus Nunes tinha 22 e, de novo, mais uns quantos jogos a titular no ano anterior. Não é por terem o mesmo nome, a mesma cor de pele ou a mesma posição que são equivalentes. Mais, o Matheus Nunes já tinha jogado numa segunda divisão pelo Estoril, coisa que o Mateus (para lá da diferença de 5 anos), nunca fez.

      Ninguém exige o título, simplesmente se exige que se esteja na luta. Estar a quase 10 pontos do Braga a meio do campeonato é uma vergonha para uma equipa de Champions e que fez 85 pontos dois anos seguidos. O patamar não é este.

      Não se exige o título, como não se exigiu o ano passado. Exige-se estar na luta pelas coisas, algo que só aconteceu na taça da liga (que é irrelevante, no geral). Não se exige passar o Varzim? Não se exige ganhar a Boavista, Chaves, Marítimo ou Arouca? É só isto que se pede e que é obviamente possível. Ou melhor, seria, não fosse a preparação amadora que esta época teve.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 9:13 pm

        Se comparaste o Matheus Nunes e o Nuno Mendes com o Mateus e o Nazinho é porque não percebeste o alcance do meu comentário, aliás como fica particularmente explícito no último parágrafo.

        • Veridis Quo
          Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:00 pm

          Dizes que são os equivalentes e por isso o problema não é o plantel. Certamente que não é um problema meu de compreensão.

          • Neville Longbottom
            Posted Fevereiro 14, 2023 at 5:37 am

            Sabes o que significa “credenciado”? Não falei em qualidade. Por isso sim, e um problema de compreensão.

    • batalha34
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 9:25 pm

      O João Pereira de muletas era infinitamente superior ao Esgaio

      O Feddal nao é de todo inferior ao matheus reis a central. O Neto ainda estava para as andanças. Na centro da defesa não vejo grandes diferenças, o ST. Juste é o melhor mas só joga 1 vez a cada 10 jogos, o Coates está mais ou menos o mesmo.

      O Jovane nessa epoca ainda jogava a bola e era superior ao Arthur, mas é ela por ela.

      Tinhamos um Super Pote que podia jogar com liberdade na frente todos os jogos.

      O Adan da altura era superior ao Adan atual

      Comparar Nuno Mendes com o Nazinho e o Matheus Fernandes com o Matheus Nunes nem merece comentario

      João Mario é melhor que o Morita apesar de eu também gostar do japonês, a diferença principal é que o substituto do João Mário era um jogador a sério em vez de passar por tirar o Pote da frente

      Em resumo, olhando para o plantel atual, os unicos que la faziam falta eram a versão atual do Inacio que está mais seguro, o Ugarte para rodar com o Palhina e o Edwards em vez do Plata que foi um projecto falhado

      De resto ninguem deste plantel calçava la.

      Isto numa epoca em que o Sporting não tinha champions para jogar.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 14, 2023 at 5:38 am

        Eu não comparei jogadores nenhuns. Não percebo a vossa dificuldade em compreender. Estou a falar de créditos à priori.

        • batalha34
          Posted Fevereiro 14, 2023 at 10:14 am

          mas o que é que isso interessa? O que interessa é a qualidade dos jogadores no momento, se nao vamos buscar o Figo, o Zidane e o Jardel, tudo jogadores cheios de creditos.

          O Mbappe quando se estreou pelo Monaco era equivalente ao Jovane na altura porque ambos nao tinham creditos?

          Comentario sem qualquer tipo de sentido

          • Neville Longbottom
            Posted Fevereiro 14, 2023 at 10:46 am

            O que interessa é precisamente apontar o dedo ao planeamento! Ou o planeamento em 2020 foi soberbo? E se o Nuno Mendes era um Nazinho? E se o Pote era um Trincao? É esse o meu ponto. Claro que agora é facílimo dizer que éramos o Real Madrid na altura e agora somos o Olhanense.

            Os comentários sem sentido ainda não és tu que defines. Não gostas, passa ao lado. Queres responder, lê primeiro e não respondas disparates.

            • batalha34
              Posted Fevereiro 14, 2023 at 2:48 pm

              ok portanto segunda a tua logica se o mbappe tivesse no Sporting, ter planeado uma epoca com o Mbappe de 2015 ou o Jovane de 2015 era exatamente o mesmo porque ambos nunca tinham jogado pela equipa A.

              E o Jovane fosse um Mbappe?

              Mas isto faz sentido em algum lado? Nem no FM, o Nuno Mendes era um predestinado que aparece um numa geraçāo se tivermos sorte e que ja tinha jogado e treinado com a equipa na epoca anterior e dado garantias. O Matheus Nunes foi trabalhado observado e trabalhado pelo menos duas epocas antes da epoca de 2020. O Nazinho e o Matheus Fernandes sao jogadores normais, que podem ser uteis com algum trabalho mas que nao estao prontos para a A e muito menos estavam prontos no inicio da epoca.

              O planeamento da epoca de 2020 foi suficiente atendendo que o Sporting nao estava na champions e o plantel comparando posiçāo por posicao era equivalente ou superior em todos as posicões comparando a 2022 (epoca em que jogamos a champions)

    • Pormenor Tatico
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:55 pm

      Eu admito que tu tinhas razão em relação a este Sporting, mas no plano teórico, este Sporting para mim é o que tem mais talento, continuo a achar o mesmo, o problema é que perdeu muita capacidade física no meio-campo, falta um jogador definidor e finalizador como Sarabia, para além dum goleador.

      O ponto mais forte desta equipa era a intensidade, não foi por acaso que fomos 1º e 2º nas últimas 2 épocas, sem ter grande talento, além disso, estamos a fazer poucos golos de bola parada, não temos 1 jogador que saiba marcar livres.

      Eu não sou tão pessimista em relação à próxima época, mas será quase impossível repetir 20/21, porque o contexto é muito diferente, na altura jogar sem adeptos beneficiou-nos muito, como noutras ligas e não havia Europa e temos 3 adversários fortes, algo que na altura não existia.

      Com 5,6 contratações de qualidade, mais os jovens que temos, há bastante potencial, podemos formar uma equipa para o título, mesmo que saia 1 ou outro jogador, a questão é que o critério das contratações desapareceu desde o 1ºano, mesmo na época passada o mercado não foi muito positivo, Ugarte e Sarabia só renderam a meio, Edwards demorou a adaptar-se.

      Esta época, sim, foi terrível, as probabilidades apontam para um caos, mas o Amorim tem conseguido reagir às adversidades e surpreende sempre nas alturas difíceis.

  • cmche1111
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 7:52 pm

    Para mim os problemas centram-se em dois dos apresentados:
    Problemas defensivos e a falta de alguém com a qualidade de Sarabia.

    Mas acima de tudo é a falta de qualidade do plantel, o Sporting tem 12/13 jogadores para lutar pelo título mas depois tem jogadores muito limitados, pegando em cartas do FIFA, o Sporting tem jogadores de 80/85 e jogadores de 70 ou menos, não há um meio termo, basta ir por posições para ver:

    Adán na baliza
    Centrais temos Coates, Inácio e Matheus Reis (Neto para última opção e capitão enquadra-se)
    Alas: Porro (que já saiu) e Nuno Santos. Bellerin a ver vamos
    Médios: Ugarte e Morita (sendo que o japonês demorou até conseguir ter o ritmo de equipa grande)
    Ataque: Pote, Edwards, Paulinho e Trincão (seno que este tem flopado

    Juste está em part-time, Bragança está lesionado e Rochinha tem sido uma desilusão
    Esgaio, Arthur, Jovane, Sotiris, Fatawu, Nazinho ao dia de hoje não têm capacidade de fazer a diferença.

    A falta de eficácia que muitos alegam deve-se à falta de qualidade, não pode ser só azar

  • Pormenor Tatico
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:39 pm

    Votei nos problemas defensivos, porque essa é a base para uma equipa ser consistente e bem sucedida numa prova de regularidade como é um campeonato.

    As defesas ganham campeonatos, os ataques podem ganhar, mas o equilíbrio é o mais importante, tudo começa no meio-campo que é onde estão os problemas maiores da equipa, apesar de toda a gente falar do ataque.

    É verdade que o Sporting cria demasiado para os golos que fatura, sim, há um problema de eficácia, não temos extremos e finalizadores capazes de marcar 15,20 golos, depois ainda há o problema de Pote ter de jogar mais recuado, o que nos tira poder de fogo na frente, não sendo o jogador ideal para jogar a 2.

    Todos os fatores que o VM enuncia estão corretos, à exceção do barulho exterior, quando não há resultados, há contestação, seja em que lado for, jogadores e equipa técnica tem de saber conviver com a pressão de ter de ganhar, o contrário é que seria mau.

    Os problemas do Sporting começam com a constante venda de jogadores e o não conseguir repor com a mesma qualidade, individualmente ficamos mais fracos e isso passa para o coletivo, outros jogadores como Coates, Reis ou Inácio acabam por render menos, porque a equipa funciona pior como conjunto, é assim em todas as equipas.

    A venda de Matheus foi a machadada final, já era preciso 1 médio, com a saída do 1ª, precisou-se de 2, mas eles nunca vieram.

    Existe Tanlongo, Essugo, Sotiris, mas nenhum tem a confiança de Amorim, começámos a época com 2 médios numa época exigente e longa e claro, Paulinho e Chermiti agora é muito curto, quando vemos as opções dos outros 3.

    Faltam também alternativas no banco, só no eixo central estou descansado, mas acabam por pagar a fatura da equipa ser desequilibrada e menos intensa.

    Esperava que pudéssemos resolver alguns problemas em Janeiro, isso não foi conseguido, a saída de Porro também não ajuda, estava a fazer a melhor época das 3 que teve.

    No Verão terão de haver mexidas consideráveis no grosso da equipa, é preciso ter uma equipa mais ligada à corrente, com mais capacidade para jogar em espaços curtos, o critério terá de ser outro, não sei é se Amorim terá essa capacidade, está muito preso ao grupo, algo diferente de há 2 anos.

    Eu acredito que com menos(mesmo falhando a Champions), se possa fazer muito mais, há 2 anos provámos isso, temos é que diversificar o nosso mercado, não comprar demasiado caro.

    Próxima época é decisiva para o bem e para o mal.

  • Nunop
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:56 pm

    1) Total ausência de um plano B. Se o 5-2-3 do Amorim falhar (que já acontece, porque já não surpreende ninguém e não muda muito as dinâmicas), o Sporting não ganha o jogo. Não há qualquer coisa que se assemelhe a um plano B, se não tiver a dar apenas muda os jogadores no mesmo sistema tático e reza que as mudanças aconteçam pela diferença no estilo de jogo do jogador que entrou face ao que saiu.

    2) Teimosia em não querer um avançado e um fetiche enorme com um jogador banalíssimo, no qual esbanjou 16M. O Sporting literalmente começou um novo caso Palhinha, para o Paulinho jogar 55 minutos no domingo e dar 7 toques na bola dos quais 2 foram pontapés de saída por causa dos golos do Porto. Isto é surreal e não lembra a ninguém.

    • Pormenor Tatico
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:43 pm

      Isso do plano B é relativo, não é por meteres 2 pontas na frente, que vais atacar melhor, o mais importante são as dinâmicas de jogo e o Amorim já mostrou que com os jogadores certos o consegue fazer.

      A qualidade de jogo é cada vez mais alta de ano para ano, o problema são os executantes, o Amorim não precisa de mudar de sistema para ter novas dinâmicas, basta mudar as peças, que é o que ele faz, isso para mim é versatilidade.

      Não vou nessa conversa que o sistema está gasto, é mais fácil de anular porque a equipa não tem a mesma qualidade e intensidade que tinha.

      Melhorando o meio-campo e a frente, incluindo alas, a equipa vai parecer 10x melhor, os centrais vão parecer outros e os laterais terão ainda mais preponderância, o que me preocupa é o mercado, temos falhado muito nos últimos tempos, a nossa estrutura é fraca, Amorim é teimoso com os jogadores que quer, acha que consegue moldar qualquer um.

      Mas Amorim tem 7 vidas, eu acredito que vai conseguir reinventar de novo esta equipa, o ter menos dinheiro não é necessariamente mau, terão de ter muito mais critério.

    • abzlha
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:36 pm

      Concordo com o que disse o Pormenor Tatico, e o Sérgio Conceição dá uma conferência de imprensa onde explica isso muito bem, não é por aparecer 352 ou 523 na tv que o Sporting joga assim, tudo depende como os jogadores se fixam em campo, e com a mesma tática podes fazer vários esquemas em campo, e basta mudares 1 ou 2 jogadores para a dinâmica mudar logo..

  • MM
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:41 pm

    Acho que o Sporting tem falta de jogadores de qualidade para lutar pelo título. Basta ver que o banco do Braga é mt melhor que o do Sporting (mesmo no início da época, sem Pizzi nem Banza), o que é impensável.

    Por outro lado, Amorim tem sido casmurro ao não ter plano B e ao insistir em jogadores que não estão a render (Esgaio, trincado, Paulinho, etc) e ao não querer contratar outros – sim, porque se o Braga consegue alguns de qualidade aceitavel (só está epoca vieram Niakate, Victor Gomes, Banza, Lainez, Bruma, Pizzi, etc, todos são melhores que os suplentes do Sporting), o Sporting conseguiria de qualidade muito superior porque apesar das dificuldades financeiras tem mais dinheiro para gastar em aquisições e salários.

  • Legumes
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:03 pm

    Na minha opinião a má época do Sporting está em todos os fatores que se encontram em votação.
    Defesa tem estado horrível, se no ano do título sabíamos que bastava 1 golo que dificilmente iríamos perder o jogo, este ano temos de contar sempre com esse golo sofrido.
    Depois a passividade do pote sem bola, sei que vão cair em cima de mim na minha opinião, mas este sem bola é 0. Não faz pressão nenhuma, não corre para trás não faz relativamente nada, e com a bola nos pés este ano também não está ao nível dos anos anteriores.
    Amorim tem a tática completamente esgotada, uma coisa é jogar com Nuno Mendes e porro nas laterais, outra é jogar com esgaio e Nuno Santos, não tem um plano B, troca defesas em todos os jogos, aliás são sempre as suas substituiçoes padrão, falta um ponta de lança goleador, Paulinho pode ser tudo o que quiserem que ele seja, agora jogador para equipa que lute por títulos não é.
    Penso que o Amorim deveria fazer o que fez no primeiro ano, 6 meses para testar nova tática e começar uma revolução, está mais difícil na minha opinião, jogadores caros e de pouco rendimento.
    Cumprimentos

  • ngal
    Posted Fevereiro 14, 2023 at 1:52 am

    Julgo que praticamente todos os fatores apontam para o mesmo indicador. O plantel do Sporting hoje em dia é fraco, e cada vez que vejo o 11 do Sporting penso que realmente é uma equipa para lutar pelo 3 ou 4 lugar.

    • Adan e Coates nao estao a fazer uma boa epoca, os restantes elementos da defesa nem contam
    • Morita – Ugarte é muito diferente de Palhinha – Matheus Nunes
    • Trincao e Edwards nao se comparam a elementos dos anos anteriores como Sarabia, Joao Mario. Nuno Santos é competente e só
    • Avançado é só Paulinho

    Resumindo existe o Pote que ainda é um elemente diferenciador.

    Apartir do banco as soluções como Arthur Gomes, Rochinha, Fatawu, Luis Neto, Tanlongo ou Jovane.

    Resumindo não existem milagres

    • abzlha
      Posted Fevereiro 14, 2023 at 6:39 pm

      Dizer que o Nuno Santos é competente… Metam o homem na posição dele e depois vimos a diferença! E o banco tem mais soluções que em anos anteriores, nem vamos por aí..

  • Mushy
    Posted Fevereiro 14, 2023 at 4:14 am

    Um dos grandes problemas desta tática no ano campeão e de agora é a diferença de qualidade e principalmente de velocidade e desequilibros.
    Nuno Mendes com o Nuno Santos (que teve 10 assistencia e 10 golos), do outro lado Porro e o mal amado TT, que apesar de não ser nada de especial mas tinha velocidade e mexia-se obrigava a desequilibro na defesa contrária.
    Hoje dia só se vê passes entre os defesas e médios, mudança de flanco… e os da frente parados à espera de milagres, isto claro quando joga com equipas fechadas.

    O chef Amorim tem um menu (jogadores) muito limitado.
    Na frente do menu é omelete de queijo, omelete de presunto, omelete vegan, omelete espinafres e cogumelos (Edwards o unico com velocidade que traz sempre algo mais quando acelera o jogo)…. falta o ovo estrelado, ovo benedict, basicamente falta ovos diferentes que possam trazer coisas diferentes ao jogo…

    No meio da sala para os pedidos, antes tinha um MN que ia rápido recolher os pedidos das mesas e a distribuir pedidos, e o Palha também em todo o lado não deixava passar cliente nenhum sem ser atendido….. Agora temos apenas o Ugarte e alternando em part-time com outros que não fazem o mesmo.

    Na retaguarda do balcão as coisas corriam bem porque os pedidos (meio da sala), trabalhavam bem a socorrer todos os pedidos e impedir erros…hoje em dia os pedidos vem todos com erros de escrita e com mesas trocadas… é complicado trabalhar assim e daí os inúmeros erros no balcão

    Na cozinha temos o ajudante Adan já cansado de preparar a comida e já lento para atender os pedidos de que antes fazia.

    Na gestão da cozinha temos o Chef Amorim a tentar organizar a mer#” de equipa que tem e a tentar por a trabalhar, e vai colocando uns amiguinhos pessoais a trabalhar e a tentar mostrar esses amigos conseguem trabalhar num restaurante 5estrelas quando tem qualificações para trabalhar num tasco.

    Na gestão do restaurante, temos uns gestores dependentes da qualidade do chef Amorim em que fazem a vontade dele, porque ele é que manda no menu e na equipa que quer.

    Não, não esqueci do Paulinho….
    Paulinho está sentadinho no caixa a recolher o dinheiro, sim vinha com fama de finalizar e contabilizar o trabalho dos restantes, mas na verdade é apenas um, e ainda falha na maioria do troco aos clientes…basicamente não era muito complicado ter alguém melhor, mas o chef Amorim teima que é o melhor gajo para o serviço

  • MOzil10
    Posted Fevereiro 14, 2023 at 9:42 am

    Na minha honesta opinião como outsider, acho que não fosse o Amorim transparecer aquela imagem de gajo porreiro, já teria sido corrido. Já são muitos falhanços uns atrás dos outros, teimosia e zero evolução naquilo que é a equipa do Sporting e o seu jogo. Um clube que é campeão 20 anos depois (e ainda vai ganhando umas taças) não deveria descer assim tanto de nível na Liga Portuguesa. Claramente não teve mãozinhas para perder elementos e o facto de a culpa não ser 100% dele não tem nada a ver.

    • Stravinsky
      Posted Fevereiro 14, 2023 at 8:24 pm

      Concordo genericamente com o que dizes.
      Sérgio Conceição na adversidade com os planteis que teve soube sempre aproveitar os pontos fortes e mascarar os pontos fracos dos seus jogadores.

      O Amorim não parece ser capaz disso.

  • Phantom
    Posted Fevereiro 14, 2023 at 11:00 am

    Concordo com muitos dos users que é uma combinação de factores que levou a esta má época. Mas, o maior factor tem de ser a “teimosia” de Amorim (de longe).
    A aposta de Esgaio, Trincão e Paulinho (sem olhar ao factual rendimento destes) foi desastrosa.
    Se pegarmos no exemplo do Paulinho este tem DOIS golos para a liga esta época, em 13 jogos, e para os que dizem que oferece muito á equipa sem ser golos:

    • Não tem presença na area.
    • Não oferece profundidade.
    • Tem TRES assistencias.
    • Não consegue segurar bolas na frente.

    O ultimo prego é o Chermiti (que tem 18 anos e não e nenhum fora de série) ter o mesmo numero de golos e menos uma assistencia em basicamente 3 jogos.

    Dito isto considero o Esgaio muito pior (os números do Paulinho são mais claros).

  • Vermelhudo
    Posted Fevereiro 14, 2023 at 11:50 am

    Pois minh’alma está parva, estou mesmo perplexo! Então estou lendo galera a dizer que o plantel do Sporting é fraco, galera essa que rebentava o sábio por perder na Luz contra o Sporting por 2-3, Sporting esse que estava em boa forma num campeonato onde os 3 grandes se estavam apresentando igualmente pujantes?!
    É sério?! Mas estar a 8 do Braga, sair da Taça contra o Varzim, e estar em quarto, já é culpa do plantel mal formado.

    O Tio tem aqui um exercício de auto-hipnose, é fácil, não tem nada que saber. Vão buscar um daqueles relógios de bolso, do Benfica, e colocam-se à frente de um espelho. Queimam uns incensos e começam a fazer o movimento de semi-círculo, da esquerda para a direita, e vice-versa, mas sempre com o relógio invertido. Continuam fazendo esse mesmo movimento, tipo 180 graus durante 30 minutos enquanto vão olhando para o espelho e repetindo “a culpa era do velho, sou coerente pa cacete”.
    30 minutos depois ver-se-ão sentados num sofá, com um boião gigante de manteiga de amendoim, tele-visionando um jogo da quarta liga cipriota onde o sábio está a ser goleado pela quinta jornada consecutiva. Enquanto vão rindo e comendo o boião, verão nas bancadas o Tio Vermelhudo e o Beetlejuice vendendo travesseiros da Piriquita à galera.

    O plantel é giro, tem os seus problemas, mas nunca na vida é por só por aí que o Sporting está como está. Tem todos culpa, todos. É mesmo assim e é assim mesmo. Há épocas que correm menos bem.
    O Deus-faraó também erra, faz parte.

    Que ano… ai que ano! Ca bom! Ai ca bom!

  • Ze Tolas
    Posted Fevereiro 14, 2023 at 11:57 am

    Se na primeira epoca a estrelinha estava lá toda, nesta foi-se embora de vez. Se tivessemos metade da vaca dessa época estávamos tranquilamente pelo menos em 2o. Houve, de facto, algumas ratoeiras em que caiu, onde a saída do Matheus Nunes nem foi a pior (Morita em forma tem sido uma admirável surpresa, dá outras coisas, não acho que tenha sido um downgrade assim tão grande), que foram:

    • O ataque móvel testado no final da epoca passada estava a dar excelente indicadores e Amorim e ele apostou nisso para a época não contratando um avançada de área. Aposta falhada.
    • As bolas paradas tanto ofensivas como defensivas diminuiram muito de qualidade, a saida de Palhinha, MN e Feddal tirou muitos metros á equipa, aliado, outra vez, á perca de Sarabia que era exímio a bater os cantos.
    • A não subsituição de Bragança quando se lesionou (alguém sabe dele?)

    Dito isto, a equipa joga bem, cria muitas oportunidades, mas a bola não quer entrar. Mas estamos a jogar bem (principalmente os jogos grandes), apenas eficácia não está lá. Acredito que são fases, mas enquanto a equipa continuar a jogar assim acredito que estamos a fazer bem as coisas e estas marés de azar não duraram para sempre.

    • Vermelhudo
      Posted Fevereiro 14, 2023 at 1:25 pm

      Concordo. Acho que estão injustamente a desvalorizar o Morita. Ele é um belo jogador, inteligente, dedicado, com técnica e sempre pronto a ajudar defensivamente.

      Vi o Sporting fazer jogos muito bons contra equipas e igual ou superior valor, mas muitas vezes não houve eficácia.
      Para o Bragança, jogador técnico mas menos defensivo, o Amon apostou na descida de Pote. Redongo, Essuano e Karaguiris são jovens mas foi essa a aposta do clube e não se podem queixar se eles ainda não estão prontos para dar o que se pede a uma equipa que luta por troféus e lugares cimeiros como o Sporting.

      Sporting perdeu altura mas ganhou capacidade com bola. Ugarte é superior a Palhinha, Reis é superior a Feddal. E, muito honestamente, não via o Nunes fazer tackles como já vi o Morita. Mas posso estar errado, faz parte.

      Sporting tem um time muito giro, com jogadores muito bons para a forma de jogar do vosso Deus-faraó. Não acredito que passem a jogar com homem de área, pois um falso 9 casa bem com o modelo, atrai defensas e cria situações de vantagem quando vai criar no meio campo, por exemplo. Mesmo o Chermutu (*) deve estar a trabalhar nesse aspeto para dar mais ao coletivo do ponto de vista da criação. Acho que passará a arma secreta, assim como o Coates o foi.
      Já o Sá Pinteiro, como tem técnica, além de falso 9 pode ser testado a fazer de Pote até porque Rochinha não parece ser apreciado pelo treinador.

      • Vermelhudo
        Posted Fevereiro 14, 2023 at 1:31 pm

        Ugarte é superior a Palhinha com bola. Com bola, volto a repetir.

        (*) nome gentilmente cedido pelo amiguinho “Baryonyx”.

      • Ze Tolas
        Posted Fevereiro 14, 2023 at 1:46 pm

        Não percebi bem metade dos nomes que disseste :) Quem é o Sá Pinteiro? O Paulinho? Mas em geral concordo contigo, apenas que a questão de o perder altura nas bolas ofensivas até pode ser uma opção aceitável no ataque, para ter mais bola no pé, mas é uma opção muito perigosa nas bolas paradas defensivas. Penso até que é uma das razões para o Paulinho ser muitas vezes ser o titular em detrimento do ataque móvel. Diomandé e Chermiti parecem tambèm tentar compensar outra vez a equipa nesse campo.

        • Vermelhudo
          Posted Fevereiro 14, 2023 at 4:01 pm

          Falo de mais um menino bomba do futebol português. O novo Sá Pinto, Rodrigo Ribeiro.
          Acho que o Sá Pinteiro pode aparecer na esquerda, fazendo de Pote. Pode ser experimentado aí.
          Nunca se sabe.

        • Vermelhudo
          Posted Fevereiro 14, 2023 at 4:04 pm

          Já agora, Tanlongo é o novo Redondo; Essugo é o novo Oceano; Sotiris é o novo Karagounis.
          Mais meninos bomba para a galera ver. Redongo, Essuano e Karaguiris.

      • Stravinsky
        Posted Fevereiro 14, 2023 at 8:18 pm

        O Vermelhudo acha sempre um piadão a tudo no Sporting. Acha que todos os guris são bomba. Acha que o plantel é muito bom. Acha que o treinador é impecável. Acha que o projeto é genial. E só acha que falta uma pontinha de sorte assim mesmo pequenina…

        Claro, eu percebo. Se o Benfica estivesse em 4lugar, a fazer uma época miserável, a passar vergonhas em campo e a mostrar desnorte no banco, isto tudo sem grandes perspectivas de melhorar, eu também não me importava nada… tal como ele se calhar até ia “rir a bom rir”.

        • Vermelhudo
          Posted Fevereiro 14, 2023 at 8:37 pm

          Sempre achei o Amon um bom treinador, não fui eu que o elevei a Deus nem coisa que o valha. Muita galera no Sporting, e mesmo no Benfica, é que tinha grandes espasmos de alegria e prazer quando falava nele.
          Agora, que as coisas não estão tão boas, parece uma praga do Egipto.
          Dizem que no Sporting há “lagartos”, mas esses deram lugar aos gafanhotos!

          AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAaahahahahahhahahahahah … …. …. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAhahahahahahahahahah! EEEEEeeeeehhhh delíciiiiiiiiiiiA! Tou cada vez melhor! Até fico corado com os meus auto-elogios! Haja amor-próprio e o mundo tem sempre outra alegria, galera!

          Ai… … … ai ai … ahhhhhhhh(hhhhhhhh)… vá, vou recuperar o folego… … …
          Bom… … como eu estava dizendo, o Sporting apresentou boas ideias e bom futebol. Não correu bem este ano, mas essas coisas acontecem.
          Quantos aos meninos bomba, não fui eu que sempre falou em apostar à doida. Mesmo no Benfica, quando o Lewandujo perdeu para o Musa, houve muita mastertola que não cabia no estádio. Portanto, não sou eu que meto os meninos num pedestal. Aliás, já na época passada eu escrevi que o Frank Moreiry não me parecia ser ainda jogar de futebol. E este ano foi o que se viu. Fintar nas peladinhas é uma coisa, jogo coletivo ao mais alto nível é outra.

    • Vermelhudo
      Posted Fevereiro 14, 2023 at 1:54 pm

      Esqueci-me de referir que um Feddal só a espaços terá lugar num onze titular do Amon, porque ele gosta de centrais descaídos com capacidade de criar e alguma velocidade. Feddal é essencialmente defensivo, uma torre robusta, e não fazia sentido ter alguém assim para jogar de vez em quando até porque o jogador tinha anos de Espanha e mercado.

      O Amon até já veio dizer isso sobre o guri do Mafra, o Desaillé, referindo que ele é bom com bola. E isso é importante para um clube grande que jogue naquele esquema. Neto, por exemplo, é diferente.

      Portanto acho que a galera tem de se mentalizar que muito provavelmente o Deus-faraó não vai alterar grande coisa. Pode surpreender, mas não acredito muito em mudanças na forma de jogar.

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 14, 2023 at 3:52 pm

      Acho que não se pode chamar “vaca” ao que se passou no primeiro ano (copmpleto) de Amorim, tal como agora não foi só azar. O Sporting tem 5 derrotas seguidas com o Porto, em todos os jogos saímos com a sencação de que podia ter caído para o nosso lado não fossem frangos do Adan, golos de ressaltos ou falhanços incríveis dos nossos jogadores. Mas a verdade é que começam a ser derrotas a mais para ser só falta de sorte. Eu sei que não mencionaste isto mas eu aproveito para dizer. É o mesmo argumento do primeiro ano. A equipa a determinada altura estava bem, mentalmente forte e por isso parece que teve sorte. A verdade é que o SCP era fortíssimo defensivamente e letal quando apertava nos últimos minutos.

      Obrigado pelo comentário, parece que sou o único no meu grupo de amigos que acha que não está tudo a arder. Infelizmente o Sporting não tem a solidez de Porto e Benfica e as nossas épocas más, quando são, são mesmo más, como esta. Também estou confiante que temos a capacidade necessária para voltar mais fortes em Junho, como acredito plenamente que vai acontecer.

      Aproveitar a Liga Europa e somar vitórias no campeonato à boleia de um crescimento sustentado da equipa!

      • Stravinsky
        Posted Fevereiro 14, 2023 at 8:20 pm

        Eu ouço dizer há muitos anos que no futebol a sorte trabalha-se.
        Se o treinador acha que estamos a ter falta de sorte que comece a trabalhar para isso.
        Mas não me parece que seja a lançar jogadores e tirá-los passado 15 minutos ou a dar a titularidade aos seus amigos que isso melhore.

  • prfj
    Posted Fevereiro 14, 2023 at 1:33 pm

    Vou um pouco contra a onda…eu não acho que o problema seja só falta de qualidade!

    Acho que o ponto chave é que os jogadores não estão a render o que deveriam e isso pode ser temporário ou não, vejamos:

    Adan, Coates, Trincão, Paulinho, Pote já deviam render mais do que rendem é por isso que são considerados peças chave e acho que ai Amorim devia exigir muito mais a estes jogadores, senão correspondem devem ir para o banco!

    Ugarte, Edwards, Inácio, St Juste(sem lesoes) estao em fase estabilização no sistema e caminham para ser peças chaves, mas são jovens e têm que ganhar muita maturidade

    Matheus, Palhinha, João Mario, Sarabia, Porro, Fedal, Antunes já eram jogadores mais maduros principalmente jogando com Amorim

    As contratações penso que algumas o próprio Amorim as sobrevalorizou (Rochinha, Sotiris, Jovane, Sotiris tem qualidade para dar mais mas parece que nao se esforçam e Amorim acreditava mais)

    Houve algum azar/mau planeamento:

    – Centrais de pe direito (Neto lesionado, St Juste idem, formação não tem nenhum destro que se aproveite na defesa) e só agora conseguiram ir buscar o Diomande, que de facto parece ser bem promissor
    – Porro muito tempo lesionado
    – Bragança agora poderia ser a época de afirmação tem uma lesão horrivel, Morita entrou bem mas tb já revela cansaço
    – Erros brutais que nao se entendem Adan e Esgaio a cabeça, eliminação da Champions ridícula com 2 jogos oferecidos ao Marselha

    • abzlha
      Posted Fevereiro 14, 2023 at 6:37 pm

      Há qualidade no plantel ninguém diz que não, mas perdeste o Nuno Mendes e foste buscar o Vinagre que este ano nem foi aposta, perdeste o teu meio campo titular, se o Matheus tem ficado não tenho dúvidas que fazia uma super dupla com o Ugarte… Depois por não teres um lateral esquerdo tens de recuar o Nuno Santos, quando claramente ele é muito mais preponderante a extremo…

  • AdeptoImparcial
    Posted Fevereiro 15, 2023 at 8:06 am

    Pessoalmente, vejo dois fatores principais: ineficácia e instabilidade defensiva. Ambos os aspetos estão ligados à inconsistência da equipa, pois quando um parece estar finalmente a melhorar, o outro deita tudo abaixo. Mas olho para a época e, apesar de obviamente termos feito maus jogos aqui e ali, não vejo um problema de más exibições.

    Se na época de campeões nos “acusaram” de ter toda a estrelinha – e com a sua razão – agora também temos direito de nos “defender” com a falta dela. A nós, parece que nos marcam tudo de todas as maneiras: primeiro golo do Chaves, golo do Boavista, este primeiro golo recente do Porto, entre outros… ou são golaços provenientes de jogadores que nunca fizeram algo assim ou uma sorte desmedida de ressaltos e afins.

    E na frente, é impossível falhar tanta oportunidade. Precisamos de 10 chances claríssimas para marcar 1 golo esta época, algo que torna todos os jogos difíceis. Jogamos dois jogos contra o Porto no espaço de 2 semanas em que deviamos ter ido para o intervalo a ganhar, mas a bola ou vai ao lado ou ao poste ou bate no defesa ou o GR defende… vai a todo o lado menos à rede.

    Considero estes dois fatores os principais pela época inconsistente. Compreendo quem diga que estamos a jogar mal, apesar de não concordar. Compreendo quem diga que Amorim é teimoso – e, de facto, é… mas foi assim que fizemos duas primeiras épocas fantásticas. Compreendo e concordo com quem diga que jogador A, B ou C tem estado muito abaixo do seu nível. Mas eu olho para jogos com Chaves, Boavista, Arouca, Marítimo, Varzim, estes últimos dois com Porto e uns quantos na Champions – incluindo dois hipotecados com expulsões, no mínimo, bastante incomuns – e não vejo uma equipa má, sem qualidade, sem talento, sem plano, sem nada. Vejo estes dois fatores em destaque e, dependendo do jogo, mais um ou outro menor que pode ter influenciado o resultado respetivo.

    Acho que muita gente gosta de cair no Paulinho como se este Sporting jogasse com um PL fixo de marcar 30 golos. Vejo muita ignorância propositada na interpretação de estatísticas ridiculamente superficiais só para cair no Paulinho. Desde que Amorim chegou que os golos estão sempre distribuidos pela equipa, tirando um ano claramente atípico do Pote onde, contrariamente a esta época, tudo entrava. Nem todas as equipas têm de ter um PL a marcar os golos todos e o Sporting de Amorim nunca o foi. Podiamos ter Slimani, Bas Dost ou outro PL e eles não marcariam tanto nem teriam tanto destaque como tiveram no passado porque a equipa joga de maneira diferente.

    Dito isto, acho que Amorim já percebeu que tem de se adaptar, pois os adversários já se adaptaram. Precisamos de novos planos, novas dinâmicas e, por muito que ele me tenha habituado a não pensar em táticas de FM, também precisamos de tática nova – não para substituir a atual, mas para ser mais uma forma de jogar.

    Espero que a Liga Europa nos dê ânimo e não mais frustrações, sinceramente. Qualquer coisa que não seja uma vitória sólida contra os dinamarqueses será de deixar todos preocupados. Todos nós já acompanhamos futebol há tempo suficiente para sabermos que o chip das competições existe. Uma equipa pode ser horrível num campeonato e fantástica numa competição europeia ou vice-versa. Espero que esta seja essa época do Sporting em que o campeonato não corre tão bem – se bem que aposto que ainda terminamos no 3° lugar garantido antes da última jornada – e na Liga Europa, rezando por um sorteio acessível até aos QF, talvez façamos um milagre.

    SL

Deixa um comentário