Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A Queda (?) da Máquina

O Real Madrid anda pelas ruas da amargura. Para além da humilhante derrota por 4-0 frente ao grande rival Barcelona, a equipa madrilena teima em praticar um futebol paupérrimo, sem ideias, aborrecido. Muitos apontam o dedo a Rafa Benítez, treinador cuja contratação foi vista com desconfiança desde o início – e com razão, diga-se. Contudo, também não falta quem veja Ronaldo como o principal culpado por este momento dos blancos. Se, por um lado, se compreende esse ponto de vista – já que é normal esperar muito mais do atual Bola de Ouro -, por outro, as críticas que têm sido feitas ao português são, em muitos casos, manifestamente exageradas e até desajustadas.

Sim, este é um texto de ‘defesa’ a Ronaldo. Não, não foi escrito por um ‘fanboy’ (termo cada vez mais displicentemente usado).
Comece-se por alguns pontos prévios, que podem muito bem ser tidos como factos.
1) Objetivamente, Ronaldo é pior jogador do que Messi. Não há como negar, nem deveria haver nenhum problema em admiti-lo. Obviamente, isto não invalida que o avançado do Real Madrid tenha realizado épocas superiores às do argentino, nem que tenha havido momentos em que tenha apresentado um rendimento superior ao Nº 10 do Barcelona, nem que se destaque mais em determinados aspetos do jogo.
2) A nível coletivo, Ronaldo conquistou, até ao momento, muito pouco pelo Real Madrid. A avaliação global da sua estadia em Madrid é claramente insuficiente no que a títulos diz respeito.
3) Neste momento, há, talvez, uma dezena de jogadores em melhor forma do que CR7, com Neymar e Suárez à cabeça. É, até, plausível considerar que o pódio da próxima Bola de Ouro devesse ser ocupado pelo trio maravilha da Catalunha.
4) De há uns meses para cá, Ronaldo deixou de ser o jogador mais influente no Real Madrid. Benzema, Modric e James, no geral, têm oferecido muito mais à equipa do que o português.
5) Ronaldo aparenta ser arrogante e egocêntrico, dois defeitos (ou simplesmente características) que não são bem aceites pela grande generalidade das pessoas.
Posto isto, passe-se, então, à já anunciada defesa do madeirense.
A) Apesar da veracidade dos 5 pontos expostos acima, tem claramente havido um exagero nas críticas apontadas a Ronaldo. Não só no teor das mesmas, como também na própria quantidade e frequência. De repente – e fazendo alusão a um termo utilizado pelo próprio Cristiano -, as críticas começaram a surgir ‘como o ketchup’. São infindáveis, implacáveis e definitivas – isto é visível, por exemplo, neste mesmo blog (mas não só, evidentemente). Não é preciso procurar muito para encontrar alguém que diga (ou escreva) que “Ronaldo já não tem lugar em nenhuma equipa europeia de topo”, ou que “Ronaldo está acabado, e vale zero neste momento”, ou até que “Ronaldo, atualmente, nem nos 100 melhores do Mundo está”. Os próprios assobios que CR7 tem ouvido no Santiago Bernabéu demonstram o tratamento injusto de que tem sido vítima.
B) Mesmo se Ronaldo acabasse a carreira hoje, já a terminaria como um dos jogadores mais conceituados da história deste desporto. Ter-se-ão as pessoas esquecido dos títulos já conquistados (3 Ligas Inglesas, 1 Liga Espanhola, 1 Taça do Rei, 1 Taça de Inglaterra, 3 Taças da Liga Inglesa, 1 Supertaça Inglesa, 1 Supertaça Espanhola, 2 Ligas dos Campeões, 1 Supertaça Europeia e 2 Ligas Mundiais de Clubes)? Ter-se-ão esquecido das proezas individuais já conseguidas, ao alcance de tão poucos (3 Bolas de Ouro, 4 Botas de Ouro, 9 presenças na Equipa da UEFA, 2 títulos de melhor jogador de Premier League, 1 título de melhor jogador da La Liga, 4 títulos de melhor marcador da Liga dos Campeões, 1 título de melhor jogador da UEFA, …)?
(Por esta altura, muitos estarão a fazer contas aos títulos e recordes de Lionel Messi. Por favor, parem. São mais e melhores, provavelmente. Não é esse o objetivo deste texto. Esse está em mostrar que, na tentativa de tentar fazer ver o óbvio a muita gente – leia-se, que Messi é melhor jogador -, tem existido um certo desrespeito e desvalorização relativamente a tudo o que Ronaldo já conseguiu. E não, não estou a dizer isto por ele ser português; como a muitos de vocês, a nacionalidade de um jogador de futebol, quando toca à análise objetiva da sua qualidade, não me diz muito.)
C) É também importante fazer ver que Ronaldo conseguiu aquilo que é impossível para muitos: apresentou duas versões como jogador, ambas fenomenais à sua maneira. Uma em Manchester, onde foi um fantasista, um exímio marcador de livres, um extremo imprevisível (tendo ganho tudo o que havia para ganhar, tornando-se no maior destaque da Premier League na altura); outra em Madrid, onde foi (é?) um dos maiores finalizadores da história, um génio das desmarcações e movimentações na grande-área adversária, à procura daquele que, no fundo, é o objetivo central do futebol – o golo. De facto, foi em Madrid que se tornou no melhor marcador de sempre da Liga dos Campeões (e das competições europeias, em geral), tendo escalado ainda ao topo dos goleadores da equipa madrilena à custa de uma média superior a um golo por jogo. Em jeito de conclusão deste ponto, refira-se que CR7 foi o primeiro e único jogador a conseguir conquistar os títulos coletivos e individuais já referidos por dois clubes diferentes (e de ligas distintas, acrescente-se).
D) É no âmbito do ponto anterior que se verificam muitos exageros, como o de que Ronaldo só marca de penalty (dos 329 golos que apontou no Real, 61 foram da marca de grande penalidade; ou seja, mesmo que esses fossem subtraídos, Cristiano continuaria a ser o 5.º melhor marcador da História do clube espanhol, à frente de Puskas e Hugo Sánchez, por exemplo), ou que só marca ‘golos de encostar’ (algo que, mesmo que fosse verdade – e não é -, não deixaria de ter o seu próprio mérito), ou que não assiste (na verdade, tem 88 assistências pelo clube), ou ainda que os golos só surgem contra equipas ditas ‘pequenas’ (os 15 golos que já apontou ao Barcelona deveriam ser suficientes para dissipar esse mito). Para além disso, a frase “Ronaldo só marca golos, mais nada”, não só é falaciosa, como ainda inferioriza e banaliza os 507 golos em partidas oficiais séniores que Ronaldo apontou na carreira (provavelmente, chegam os dedos das mãos para contar o número de jogadores que alcançou esse registo ao mais alto nível).
E) Outro ponto que tem distinguido Ronaldo da grande maioria dos jogadores (leia-se, à exceção de Messi, de praticamente todos os outros) é a regularidade das suas performances (com a óbvia exceção da presente época). Desde que o futebol conquistou o seu lugar como desporto-rei, surgiram já vários ‘génios da bola’, muitos deles tão bons ou melhores futebolistas do que Ronaldo (e até do que Messi, porventura). Contudo, é inegável de que esta permanência no topo do futebol mundial há cerca de 10 anos por parte do português é praticamente única; mais uma vez, Messi é, presumivelmente, o único que o acompanha neste aspeto. A maior parte das grandes estrelas do futebol poderá gabar-se de duas, três, quiçá quatro épocas a um nível ‘estratosférico’ – mas não das 8 ou 9 que Cristiano já leva. Não me refiro a títulos coletivos, obviamente, mas sim, simplesmente, à performance individual do jogador. Novamente, muitos cairão na falácia de dizer que Ronaldo “é só golos”; porém, convém mencionar que, mesmo que tal fosse verdade, são já 5 as épocas consecutivas com mais de 50 golos apontados (60 e 61, em duas delas). Ou seja, o “só” está tremendamente mal aplicado.
(Por esta altura, é conveniente admitir – mais uma vez – que a presente época do jogador de Real Madrid está longe de estar ao nível do das anteriores. Uma das várias justificações válidas possíveis está na sua idade: Ronaldo tem já 30 anos, quase 31. Sim, são inúmeros os exemplos de jogadores tão ou mais velhos do que o português que mantêm exibições de fazer inveja a muitos jovens. Mas o envelhecimento afeta toda a gente de formas diferentes, e até em alturas distintas.)
F) A nível desportivo, resta falar do desempenho de Cristiano na Seleção Nacional, que – pasme-se – é igualmente menosprezado e negativamente criticado por muitos. Para além das estatísticas individuais (tão odiadas por tanta gente, ultimamente) – Ronaldo é já o melhor marcador da História da equipa nacional, com 55 golos, e prepara-se para se tornar no jogador com mais internacionalizações, suplantando Luís Figo -, é importante frisar que o período do madeirense na Seleção tem coincidido com as melhores prestações de sempre em competições internacionais por parte de Portugal. De facto, o EURO 2016 será a nona grande competição consecutiva em que marcamos presença (7 delas com Ronaldo nos 23 convocados). Adicionalmente, no espaço de 10 anos, com Ronaldo na ‘equipa das quinas’, conquistámos melhores resultados (no geral) do que em toda a História da nossa Seleção, tendo alcançado o 2º lugar no Euro 2004, o 4.º lugar no Mundial 2006 e as meias-finais do EURO 2012 (mais os quartos-de-final no EURO 2008 e os oitavos-de-final no Mundial 2010, feitos menores mas merecedores de uma referência). É também importante não esquecer que o madeirense marcou em todas as grandes competições em que participou (tendo até sido um dos melhores marcadores do EURO 2012), sendo, inclusivamente, neste momento, o melhor marcador de sempre em jogos oficiais de seleções da UEFA (fases de qualificação + fases finais), com 26 golos.
(Posto tudo isto, torna-se complicado entender a dificuldade que existe em ver Ronaldo como o melhor jogador português de todos os tempos. Figo e Eusébio já foram suplantados, admita-se.)
G) Finalmente, aborde-se ainda a temática da personalidade de CR7. O primeiro ponto que quero focar neste âmbito prende-se com o seguinte: por muito bem que alguém ache que conhece Ronaldo – pelas suas atitudes dentro e fora de campo -, isso não corresponde à verdade. Só quem convive com o português frequentemente é que sabe como ele realmente é. Segundo ponto: mesmo que Ronaldo seja tão arrogante e egocêntrico quanto parece, é inegável que a reacção a esses eventuais defeitos é tremendamente exagerada. São apenas defeitos, características (talvez menos boas) da sua personalidade, que estão longe de o condenar como pessoa, como muitos comentários acerca do assunto fazem querer parecer. Além disso, quando se está a falar de futebol (e apenas de futebol), estas questões relativas a tratos pessoais de um jogador nem deveriam ser tidas em conta.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): António Pereira

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:33 pm

    Pra mim o melhor comentário feito aqui no vm sobre o cr7 até hoje !

    Tudo dito, nada a dizer!

    J.MENDES

    • Luís Martins
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:18 pm

      Concordo, grande texto.

      António, deixo-lhe aqui outro dado interessante: o Ronaldo marcou em 201 dos 318 jogos que fez pelo Real (~63%). Isto é para aquela malta que diz que o Ronaldo marca muito mas em poucos jogos por causa dos hat tricks e dos pokers.

    • Luís Martins
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:19 pm

      Ah. E referiiu os 15 golos ao Barcelona, mas também podia ter referido os 15 ao Atlético ou os 21 ao Sevilha…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 3, 2015 at 12:45 am

      excelente análise, espero que muita gente que por aqui anda o leia…

      só não concordo por inteiro com o último ponto: quer se queira quer não, nos nossos dias, a imagem de um jogador é muito mais que apenas isso, salta do campo para fora, é redes sociais, entrevistas, comerciais, namoradas, e até filmes, neste caso; no mediatismo deve estar o único ponto em que ronaldo bate messi, embora a nossa visão, enquanto portugueses, possa estar um pouco afunilada… é natural que os adeptos transportem a imagem da pessoa para o jogador dentro do campo. mas nem é aí que eu quero chegar.

      como é possível que um jogador que é o melhor marcador de um clube (e isso é quase o mesmo que dizer que ele é o melhor jogador da história do clube, todos os outros motivos são muito subjectivos) seja assobiado pelos próprios adeptos? e ainda neste último clássico vimos os adeptos merengues a aplaudirem iniesta, como já tínhamos visto aplaudirem messi ou ronaldinho… como é que é possível que um dos melhores jogadores de sempre, certamente um dos melhores da actualidade, seja assobiado desde o primeiro minuto nos recintos adversários, quando vemos muitas vezes (enfim, algumas) os adeptos a aplaudirem algum adversário, se de algum jogador extraordinário se trata.? haverá certamente algum "ódio" em relação à pessoa em si, mas para mim o motivo principal é outro: o futebol é um desporto colectivo, individual há o ténis, o ciclismo ou a natação; os adeptos, salvo algumas (muitas?) excepções, vão ver a sua equipa, têm as suas preferências individuais mas são acima de tudo de um clube; ronaldo é a negação disso: esquecendo a sua imagem ou características pessoais, se não conhecêssemos ronaldo da televisão (e praticamente conhecemos tudo…) e se nos cingíssemos estritamente ao ronaldo futebolista, a imagem que ele passa é de alguém que está dentro do campo a jogar sozinho, só para ele e por ele, e é isso que os adeptos assobiam. depois, quando as coisas correm mal, como actualmente, é natural que as pessoas cobrem mais a quem mais faz por ter em si todo o protagonismo. podia dar vários exemplos de birras ou fanfarronices do ronaldo mas penso que não vale a pena.

      ronaldo parece fiar-se naquela máxima do desporto em geral que o importante é ganhar, não importa se jogas mal ou és assobiado, daqui a uns anos já ninguém se lembra e contam é os títulos e as vitórias e os números: isso talvez fosse verdade no tempo do pelé e do eusébio, hoje em dia já não.

      de qualquer forma é um case study, sem dúvida; e a primeira grande análise ficou aqui feita. Parabéns.

      stewie

  • Luis La Liga
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:33 pm

    O jogador mais influente de uma equipa é sempre o marcador de golos, indepedentemente de todas as dinamicas de jogo associadas. Pode-se falar de um jogador que faça 20 assistencias, outro que saiba os momentos de jogo, mas o que interessa é la dentro. Quando ha um jogador que marca mais de 50(mesmo que 10 sejam de penalty), entao ta explicado. O problema do Real é que apanhou a equipa mais demolidora da historia do futebol. O resto sao conversas de cafe.

    • César Torres
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:53 pm

      Desculpa-me lá mas esta sua forma de ver as coisas não faz muito sentido ou não faz sentido nenhum.

      -O Henry marcou 51 golos pela seleção, o Zidane 31. Então o Henry era o jogador mais influente quando jogavam juntos?

      -Ronaldinho marcou 94 golos em 207 jogos pelo Barcelona, Eto'o marcou 130 golos em 201 jogos. Tu vais dizer-me que o Eto'o era mais influente do que o Ronaldinho no Barcelona?

      -Como é que Ronaldinho, Figo, Zidane ou Cruyff ganharam bolas de ouro se não eram os mais influentes(de acordo com a tua definição)? Porquê que não deram o prêmio de melhor jogador da premier league ao Diego Costa na temporada passada? Marcou mais do que o Hazard, não?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:59 pm

      Essa primeira frase não faz sentido, estás a dizer que o Jonas é mais influente que o Gaitan por exemplo?

      Mário

    • DM
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:01 pm

      Exacto, César. Concordo plenamente. E por algum motivo existe um prémio para o melhor jogador e outro para o melhor marcador. Penso que as pessoas muitas vezes confundem as duas coisas.

      DM.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:03 pm

      Lógica da batata já normal deste user Luis La Liga…

      Há alguma dúvida que o jogador mais influente do Benfica é o Gaitan? Mas não é o melhor marcador…

      Luis Freitas

    • Luis La Liga
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:07 pm

      Cesar Torres, tas a falar num espaçamento de muitos anos (marcou 60 numa epoca). Alem disso o Zidane, por exemplo, no mundial 98, marcou os 2 da final. Zidane foi Zidane porque marcou golos importantes (final de champions, final mundial, meias finais e quarto do euro 2000).

    • Luis La Liga
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:09 pm

      O Jonas para mim foi mais determinante que o Gaitan a epoca passada e isso viu-se no antes e pos jonas.

      Alem disso o Jonas nao marcou 60 golos. Acho que as pessoas tem que perceber a diferebnça entre 60 golos e 30 golos.

    • César Torres
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:09 pm

      Obrigado Luis Freitas, temos o exemplo do Porto no ano do triplete do AVB. O melhor marcador foi sem dúvidas o Falcão, por acaso foi mais influente do que o Hulk? É só ver que o Porto sofreu mais com a saída do Hulk do que a saída do Falcão. E o mesmo irá acontecer com o Benfica, irá sofrer mais com a perda do Gaitan do que com a perda do Jonas.

    • JSC
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:10 pm

      Esta discussão está-me a fazer lembrar a discussão que há uns dias tive: melhor jogador vs jogador mais valioso.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:27 pm

      Mário: então e o ano passado? Também diz que o Gaitan era mais influente que o Jonas? E quem tinha mais golos?
      LC

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:33 pm

      LC Gaitan sempre foi o jogador mais influente, não confundir com melhor jogador da época. Tanto é que atualmente o Jonas leva mais golos que Gaitan, mas está a fazer uma época mediana.

      Mário

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:11 pm

      Mario
      Eu referi me especificamente à época passada, não esta…
      Então se o Jonas foi o melhor jogador do Benfica da época não foi também o mais influente?? ahah
      LC

    • NunoM
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:46 pm

      César Torres,

      Quando diz que no ano do AVB "O melhor marcador foi sem dúvidas o Falcão". Está sem duvida errado, foi o Hulk com 23 golos contra 16 do Falcao.

      E o Sr. La Liga diz que "O jogador mais influente de uma equipa é sempre o marcador de golos" não diz que tem de ser o absoluto melhor marcador, apenas o marcador. O que eu entendi como tem de ser um marcador regular da equipa. Não digo que concordo com a ideia apenas que nos casos mencionados em que se compara por exemplo Ronaldinho e Eto'o um com 90 e tal e outro com 130 golos, acho que ambos cabem na categoria de marcadores de golos.

      Nuno

    • César Torres
      Posted Dezembro 2, 2015 at 6:30 pm

      NunoM no ano do triplete(ou a temporada do triplete), o Porto jogou mais de 1 competição. Por isso é bom sempre ler bem as coisas e ter os factos bem organizados. Se estiveres a falar só na Liga, sim o Hulk foi o melhor marcador mas no geral(Liga Portuguesa,Taça e Liga Europa) o Falcão marcou mais golos do que o Hulk, foram 39 golos em 42 jogos para o Falcão, e 35 golos em 50 jogos para o Hulk. Mas de longe o Hulk bem mais influente nas conquistas do Porto do que o Falcão.

      Em relação ao teu segundo ponto, não concordo em nada, mas respeito.

  • I.C.E.
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:36 pm

    Para mim, Messi e Ronaldo estão para o futebol como Larry Bird e Magic Johnson estão para o basquetebol. Apanhados em alturas diferentes, um reinaria com facilidade tal que sem ninguém a puxar o seu nível para cima.

    Ronaldo precisa de Messi para se suplantar. Ele nunca foi o melhor de todos sem qualquer ponta de dúvida. E Messi precisa de Ronaldo para se suplantar. Ambos precisam das equipas para criar jogo para si e mesmo que não pareçam envolvidos, quando Portugal e Argentina jogam sem eles a coisa fica menos interessante.

    É preciso reconhecer que no tempo em que coincidiram em Espanha, o Messi sempre teve a melhor equipa enquanto que Ronaldo não.

    Agora, por mais 2-4 anos Messi e Ronaldo vão começar a cair mais facilmente, vão marcar menos golos e eventualmente encerrarão as suas carreiras com a firme certeza que merecem estar ao lado do melhores entre os melhores.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:44 pm

      É falso que o Barça tenha tido sempre melhor equipa…mas nem vou estar a discutir isso, não vale a pena…

    • Nuno R
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:53 pm

      O Barça tem tido melhores equipas. Individualmente, pode não ser verdade. Mas colectivamente, sim.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:03 pm

      Nuno R

      Falar depois dos resultados acontecerem é facil…agora para se aferir a qualidade de uma equipa no ponto de partida, conta é a qualidade individual, porque a parte colectiva é muito mérito do treinador…

      O mesmo Barça que vocês dizem que é muito superior ao Real, quando teve o mediocre Martino a treina-los viu-se a mediocridade de equipa em que se tornou…

      E nesse âmbito o Real teve Pellegrini, Mourinho (na altura tinha acabado de ser campeão europeu, ainda naõ era o Mourinho actual) Ancelotti e Benitez

      Barça teve Guardiola, Tito Vilanova , Personagem dos Flinstones (Roura) e viu-se o pouco que a equipa jogou com o Flinstone, Tata Mediocre Martino e Luis Enirque

      Tudo somado quem teve pior?

    • Cláudio Rocha
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:04 pm

      Acho indiscutível que o Barça tem tido muito melhores equipas, coletivamente e não quanto ao valor monetário. Para isso basta ver o nº assombroso de títulos que o Barça tem ganho. Não se consegue tantos títulos sem ter a melhor equipa.

    • César Torres
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:05 pm

      Ahh Nuno, mas o que tu não dizes, é que também ter melhor equipa, parte do jogador mais importante ter um melhor relacionamento com os colegas e neste aspecto o Ronaldo não é dos melhores. O Ronaldo já não marca bem os livres, o Bale e o James marcam bem melhor e sabem disto, até quando achas que vão aguentar esta situação? O Ronaldo só nos últimos tempos tem feito um esforço para celebrar os dos colegas, antes era difícil ir celebrar o golo de um colega, e quem quiser brincar de cego aconselho a ir ver o golo do Sergio Ramos na final da champions. O Arbeloa é dos jogadores que mais o defende e dos que mais defendia o Mourinho, estava há 2 anos sem marcar, marcou e o Ronaldo trancou a cara. Então?

      Esta desculpa de que o Barça tem tido melhores equipas é desculpa de perdedores, Ainda no ano passado diziam que o Neymar era flop, que o Messi estava acabado, que o Iniesta era hype e que o Xavi nunca foi aquilo tudo, quem não lembra aqui no VM as pessoas a dizerem depois da eliminação do Barça contra o Atlético na Champions e na Liga, que o ciclo tinha acabado? Quem não lembra das pessoas a dizerem que um novo ciclo iria começar e de que seria do Real Madrid com o Ronaldo a comandar? Pois eu lembro…E hoje transformaram isto tudo em desculpas de PERDEDORES.

    • Pedritxo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:05 pm

      Barça teve melhores equipas no verdadeiro sentido da palavra, agora individualmente o Real da 10-0 ao Barça.
      Como muitos ja disseram ,Florentino preocupa-se com o marketing e nao com a equipa.

    • João Sousa
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:08 pm

      O Barça tem tido Messi. Essa é a diferença pormaior.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:08 pm

      O Barcelona formou uma grande equipa, o Real Madrid não teve a mesma inteligência. É óbvio que agora é fácil dizer que o Busquets e o Iniesta são grandes jogadores, mas não nos podemos esquecer de onde eles vieram.

      Mário

    • Nuno R
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:16 pm

      O que conta não é só a qualidade individual, e sabes perfeitamente diisso. Ou então punham-se onze messis em campo e ganhava-se sempre 10-0.
      É preciso construir uma equipa onde as peças encaixem, onde os jogadores se completem. É como fazer um puzzle… mas claro, conheço quem os faça martelando as peças… no fim fica completo, mas o resultado final não é bonito.

      O conceito dos galácticos sempre foi a perdição do Real. Safavam-se quando compravam, a contragosto, um makelele. Depois aquela sanha do jogador espanhol, que os leva a irem buscar os Illarramendis, apenas para cumprir quota.
      Uma equipa como o Real nunca pode deixar sair um Xabi Alonso. Mas lá está, é preciso dar espaço ao Kroos, Modric, James…

    • nuno
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:39 pm

      Messi é bom? Sim é! ! Mas para ser mesmo muito bom teria q sair do barca e jogar noutra equipa, noutro país.. aí sim poderia comparar messi vs ronaldo. Messi tem uma equipa q joga a anos juntos ronaldo nunca encontrou isso para proveito proprio. E a minha opinião. Sera q messi e tão bom jogando noutra equipa? Na selecção da argentina nao e tao influente assim..pq? Pois fica a pergunta.

    • RFS
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:49 pm

      Para quem diz que o Barça não tem melhor equipa e que a diferença é Messi, expliquem então que a melhor fase desta época seja sem Messi!? Quando Cr7 está mal toda a equipa baixa de nível, no Barça não, por aí se pode ver diferença entre os clubes e perceber que o português tem muito mais valor do que lhe pretendem dar

    • César Torres
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:40 pm

      nuno na Argentina não é tão influente mas é o segundo melhor marcador e o jogador com mais assistências. Com o Messi a Argentina em 2 anos que não perde um jogo oficial nos 90 minutos, sem o Messi a Argentina nos últimos 4 jogos só ganhou 1 vez. Ainda queres continuar com a mentira de que não é influente na Argentina? Foi graças aos golos e as assitências do Messi que a Argentina conseguiu chegar na final de um mundial 24 anos depois. Queres continuar com as mentiras?
      E tem mais, o Ronaldo saiu do maior clube em Inglaterra para o maior clube em Espanha…Okay, muito duro

      RFS então explica-me lá como é que o Real venceu a taça do Rei contra o Barcelona e com o Ronaldo no banco? O Ronaldo passou os seus poderes aos jogadores, não é?

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 6:21 pm

      RFS

      Isso não é verdade, mas não adianta

  • Mister JóJó
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:36 pm

    O texto está literalmente perfeito. Não entendo a malta que diz 'não o queria no meu Porto', 'vai para a China' ou 'está acabado'. O CR ainda é menino para marcar 50 ou 60 golos num ano, só precisa de um treinador decente, coisa que não tem.
    Em relação aos títulos conquistados, é natural que sejam bem menos que o Barcelona. É a diferença entre um clube de futebol que existe para ganhar títulos, e um clube de futebol que existe para o marketing. Muito já fez o Ronaldo.

  • João D
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:36 pm

    Mantenho o que sempre disse: o melhor jogador de sempre é, foi e sempre será o cavalo lusitano de seu nome Luís Figo.

    A classe descomunal com que galopava pelo relvado, a forma como jogava e fazia jogar, a inteligência nas movimentações…nunca nenhum jogador português apresentou tanta qualidade como ele. Nem Ronaldo nos tempos áureos de Manchester.

    Foi um digno "capi" da seleção nacional. Era perfeito? Não. Mas nunca o vimos a faltar ao respeito aos colegas de equipa como o Ronaldo vergonhosamente faltou no Mundial 2014…

    Sei que me vão criticar mas não me importo. É a minha opinião.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:47 pm

      Joao D(ias?)

      O que me dizes da relação Figo/Deco? Sem ironias, gostaria de saber a tua opinião

    • diogoribeiro
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:54 pm

      Pode ser o teu jogador preferido mas não há qualquer argumento possível para classificar o Figo como o melhor jogador de sempre.

      Mas partilho a admiração.

    • João Lains
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:56 pm

      Já não merece discussão. Ronaldo é o melhor futebolista português de todos os tempos.

    • César Torres
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:56 pm

      Se me disseres em termos de comportamento dentro de campo, sim concordo contigo, apesar de ter trocado o meu Barça pelo Real Madrid, o Figo como jogador dentro de campo era um modelo, não só pelo seu talento mas pela sua postura. Em termos de postura de jogador e de capitão dá 100 à 0 ao Ronaldo, mas como jogador de futebol, não acho,o Ronaldo é bem melhor, apesar de jogarem em posições diferentes. O meu filho quer ser jogador de futebol e digo-lhe sempre para dentro de campo ter a atitude do Figo e do Ronaldinho, principalmente se for capitão. O Figo transpirava liderança e o Ronaldinho alegria.

    • João D
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:58 pm

      Nuno. foste o primeiro. Outros se seguirão.

      Mas se me permites, gostaria de te responder com outra pergunta: O que me dizes da relação Ronaldo/Simão? Sem ironias, gostaria de saber a tua opinião.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:19 pm

      Fui o primeiro a quê?
      O Ronaldo sempre teve um papel demasiado preponderante nas políticas da selecção. O seu empresário ajuda. A falta de tomates dos seleccionadores só ajudou à festa. Para mim, CR nunca teria chegado tão cedo a capitão, até porque não tem perfil para tal. E encostou uma série de jogadores, extrapolando as suas competências. Mais uma vez, falta dos ditos de quem manda.
      Do seu número no mundial, nem acho que tenha sido o seu pior momento. O que diz muito.
      Agora és tu a responder.
      Ou podes negar-te, ninguém leva a mal.

    • João D
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:40 pm

      Concordo, Nuno, e não duvides que foi por dele que o Simão acabou por abandonar a seleção.
      O Ronaldo tratou pessimamente um dos melhores jogadores portugueses de sempre só porque queria ser ele a bater os livres todos porque senão fazia birra…

      E suspeito que foi ele que exigiu a Fernando Gomes a saída do Paulo Bento do comando da seleção.Ou não te lembras das palavras do "mister de risca do meio" depois da sua demissão?

    • João
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:08 pm

      Luis "Se é para vir perder prestígio, renuncio à Seleção e agora, se não se importam, mais um discurso de agradecimento em espanhol e um pequeno-almoço com o Sócrates a ver se volto a assinar por dois clubes ao mesmo tempo" Figo

      Sim, essa referência.

    • coach407
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:41 pm

      O Figo é grande capitão é. Era capitão do Barcelona e foi para o Real Madrid.

      Quando tava no Sporting assinou pelo Parma e pela Juventus (se não estou em erro) ao mesmo tempo, tendo sido impedido de se transferir para Itália durante 2 anos por esse motivo.

      Realmente tem uma postura fantástica e foi um exemplo…….. Se dissessem Rui Costa eu concordava, Figo só tem pinta de cavalheiro. Fica-se pela pinta (que conta muito também. Tanto é que vocês dizem que é um modelo de jogador)

    • César Torres
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:13 pm

      Eu escrevi que tinha uma grande postura dentro do campo, DENTRO DO CAMPO. Agora se o meu caro coach407 entendeu outra coisa, já não posso ser responsabilizado.

    • Jonas
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:21 pm

      Figo foi dos melhores que vi jogar, sem duvida. Mas para mim ele, Simao, Rui Costa, Futre, Chalana e mais meia duzia tinham sempre o mesmo problema; achavam-se melhores do que realmente foram. CR7 nao tem esse problema porque ele e Top mundial ha 10 anos, sera sempre lembrado como sendo Top seja aqui, na China ou numa praia qualquer da Indonesia.

      Jonas

    • João
      Posted Dezembro 2, 2015 at 6:39 pm

      Comparem o comparável. Ronaldo tem 3 Bolas d'Ouro no apogeu do melhor jogador de sempre. Figo tem uma, numa altura em que para Messi e Ronaldo a Bola d'Ouro seria uma formalidade a que iam todos os anos levantar o caneco e vir embora.

      Ronaldo é o melhor futebolista português de sempre, possivelmente um dos senão o melhor futebolista europeu da história. Messi é o melhor de sempre.

  • Mário Rebelo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:38 pm

    Bom texto, algumas coisa com que não concordo, mas vou apenas deixar isto por agora:

    O Vardy, como pessoa, é bem capaz de ser um grande **** ** **** (deixo à imaginação). Como futebolista, é extraordinário (vá, uma hipérbole, mas acho que me faço entender). Estas facetas, apesar da pertencerem à mesma pessoa, não se confudem. Com o Ronaldo, no entanto, é o pão nosso de cada dia.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:59 pm

      Apresento a 'melhor' sugestão delas todas:
      -Zlatan Ibrahimovic
      Diz o que quer, reclama,pica, barafusta,empurra,puxa,insulta,critica,humilha,faz 30 por uma linha.No entanto, é 'Rei' e senhor, porque ninguém é maior que Zlatan.
      Adoro-o como jogador, adoro também a personalidade um pouco ao estilo de Cantona (Enfant Terrible) e tem seguidores que só precisam da cabeça no sítio certo para lhe sucederem , Mário Balotelli (quem mais?).
      Ronaldo fizesse e dissesse metade do que faz Ibra e seria estupidamente julgado.
      João Teixeira Dias

    • Jorge Silva
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:03 pm

      Porque é que o Vardy é má pessoa? Ao menos conheces a história, ou mandar o ar só porque leste que chegou a ter uma pulseira electrónica?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:29 pm

      Porquê que dizes isso sobre o Vardy?

      DeltRed

    • Mário Rebelo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:33 pm

      Jorge Silva, vê o vídeo dos abusos racista ao japonês num casino (considerando "jap" uma palavra abusiva ou não, o tom dele era demasiado evidente). Eu acredito que ele melhorou, mas o passado fala por si.

      João Teixeira Dias, nem mais. Eu gosto bastante do Ibra, mas só um cego não vê que ele tem uma "proteção" extra que o Ronaldo nunca teve. Como chegou a esse status? Nem ideia.

    • Gonçalo_slb
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:27 pm

      Mário Rebelo se achas que o Ibrahimovic sempre teve um protecção "especial" explica-me porque nunca teve entre os 3 melhores jogadores do mundo concorrentes á bola de ouro, em termos de qualidade de jogo é bem superior ao Ronaldo e o português ganhou 3x o prémio, o Sueco nunca se quer foi equacionado para disputar o prémio, provavelmente é o jogador com os melhores golos no futebol mundial, golos de toda a maneira e feitio, foi campeão por todos os campeonatos onde passou sendo sempre o melhor jogador da equipa tirando no Barça, onde mesmo assim fora da posição e muitas vezes sem jogar teve um bom rácio de golos, hoje com 34 anos não trocava o Ibrahimovic pelo CR7.

    • coach407
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:44 pm

      Porque ele é engraçado. O Ronaldo não tem piada a dizer as cenas, o Ibra tem imensa piada. É normal que gostem dele e não levem a maioria das cenas que ele diz a sério.

      "Zlatan não tem medo de ninguém. Vocês também não deviam (exceto de Zlatan)"

    • Mário Rebelo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:47 pm

      Gonçalo_slb, a "proteção" de que falo é ao nível da atitudes arrogantes, e por parte dos adeptos. A justificação é sempre "because Zlatan", e eu também a uso! Os media é que não se costumam comportar da mesma forma. Tudo o que disseste é reconhecido (e aumentado) pelo adepto, os jornalistas é que não o fazem.

      Quanto à questão da arrogância do Ronaldo, ela é muitas vezes discutida tanto pelos adeptos como pelos media, por isso entendo a confusão. A proteção do Zlatan que o Ronaldo não tem afeta, a meu ver, apenas os adeptos.

  • Miguel Almeida
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:41 pm

    excelente post!

  • joao santos
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:41 pm

    Os meus parabens Antonio. Muito bem explicado. Tenho muita pena do rumo que Ronaldo deu ao seu estilo de jogo. Abdicou da tecnica, habilidade, para um futebol muito mais musculado (tem até surgido grandes discussões entre peritos sobre o assunto, acerca da perda de agilidade e mobilidade de Cristiano). Infelizmente, na maioria das pessoas, persistirá a memoria de um jogador pouco talentoso e muito trabalhador, quando Ronaldo tem talento a rodos.

    Teve o supremo azar de coincidir na mesma epoca do melhor jogador de todos os tempos. Não tivesse acontecido, Cristiano limparia umas 6 ou 7 bolas de ouro e estaria aí na luta pelo melhor de sempre com Pele e Maradona. Alem disso, foi a obsessao com Messi, que definitivamente o guiou na sua obssessao por golos, perdendo tanto do que antes oferecia à equipa…não tivesse existido Messi, Cristiano não teria os numeros estratosfericos de golos anotados na carreira, mas equilibraria a balança entre golos, espectaculo e desequilibrios em favor da equipa.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:42 pm

    Excelente texto, revejo-me a 100% nesta opinião!
    Jorge dos Santos

  • Kafka I
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:42 pm

    Dos melhores textos que já li por aqui…Concordo com umas coisas, discordo de outras…mas gosto da forma como toda a tua opinião esta devidamente fundamentada, parabéns pelo texto…

    A única coisa que não entendo no teu texto (a não ser que já tenhas pelo menos 60/65 anos de idade e tenhas visto o Eusébio jogar e aí peço desculpa pelo meu reparo) como podes afirmar com tamanha certeza que o Cristiano é melhor que o Eusébio, até porque se é para falar de números os do Eusébio são melhores…

    Na minha opinião e como não vi o Eusébio jogar, acho que é mais correcto enquadrar os jogadores por épocas…o Eusébio é reconhecido como o melhor tuga da época dele…o Figo o melhor da geração dele…o Cristiano é o melhor tuga desta geração (se bem que no caso do Figo eu vi-o jogar e ai acho que Cristiano já o superou)

    De resto, reforço mais uma vez os parabéns pela forma fundamentada como argumentaste o teu ponto de vista, muito bom texto mesmo..

    • Hugo Nunes
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:30 pm

      Kafka, se e para falar de numeros falemos de peyroteo……a questao e que o King fez muito no benfica (atencao que o benfica era um tubarao na europa na altura) e foi a uma meia final com a inglaterra num mundial! Ronaldo fez mais em clubes diferentes e na seleçao, a juntar as 3bolas de ouro e as 4botas!

    • João
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:10 pm

      E logo para abrir, a única semelhança entre a Taça dos Campeões Europeus e actual Liga dos Campeões é o "Campeões" no nome, porque de resto em termos de mérito o modelo actual está a anos-luz de distância.

    • Gus Ledes
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:02 pm

      Mas Peyroteu nunca fez nada na Europa nem na seleção, já que na altura (anos 40) não havia competições europeias sequer, e a seleção portuguesa era muito fraca, nunca se qualificando para nada. Já Eusébio foi o melhor jogador e marcador do Mundial de 66, ganhou a champions, foi bola de ouro, foi bota de ouro 2x, foi 3 vezes à final da champions tendo-as perdido, e mais umas quantas meias finais e quartos de final, isto além de mesmo nos anos em que não ganhou a bola de ouro andou lá a cheirar. Não se pode comparar épocas diferentes, as competições eram diferentes, as tácticas eram diferentes, o peso da bola era diferente, o profissionalismo era diferente, as condições médicas e de recuperação eram diferentes etc etc, pra se ter uma noção nos primeiros tempos do Eusébio nem substituições existiam, dar uma trancada que lesionasse um jogador era muito proveitoso mesmo que fosses expulso, pois a estrela da outra equipa tinha de sair, enquanto da tua só saia o Paulinho Santos de serviço.
      Por isso que não se pode comparar o que um fez com o que o outro poderia ter feito, pois nunca saberemos isso.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:44 pm

    Até que enfim que se lê alguma coisa neste blog sobre o Ronaldo que não é só críticas. Não compreendo como alguém consegue chamar de banal ao Ronaldo. Pensem só que se o Messi tivesse nascido 10 anos antes ou depois e o Ronaldo teria neste momento 7 bolas de ouro (e o mesmo para o Messi, caso o Ronaldo tivesse nascido noutra altura). Dois jogadores incomparáveis com os restantes desta década, tão simpes quanto isso (o que não significa que sejam constantemente os melhores, que também têm direito a fases más, como o Ronaldo está a ter, mas muito longe de ser banal).

    Para mim a pior coisa que já li aqui foi dizerem que o "facto de o Ronaldo saber que é pior que o Messi o está a afectar neste início de época". Mesmo que isso fosse verdade, o Ronaldo só descobriu agora que é pior? É que nas 3 épocas em que ganhou bolas de ouro não pareceu muito afetado, devia estar a disfarçar

    SM

    • Robespierre
      Posted Dezembro 2, 2015 at 6:12 pm

      Continuo a não perceber gente que quer comparar o incomparável :fazendo uma analogia seria o mesmo que numa orquestra querer comparar um excelente pianista como um excelente maestro… Messi é um maestro, do genero de Maradona, capacidade de criar e desequilibrar, embora também marque muitos golos não é propriamente um goleador. Ronaldo é um goleador, talvez o melhor da atualidade, logo atrás daquele que para mim foi o melhor que vi jogar (o outro ronaldo)

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:44 pm

    Concordo com tudo!
    É verdade, Messi é melhor, mas Ronaldo é o único que de vez em quando tem sido tão bom ou melhor que ele!
    Concordo também com o J.Mendes, foi a.melhor opinião sobre Ronaldo que li neste blog até hoje
    Pedro Carvalho

  • Wonderkid
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:44 pm

    Os meus aplausos e uma vénia para este post! Parabéns!

  • joao santos
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:45 pm

    Quero tambem acrescentar que o que assistimos hoje, é o final do PROCESSO! Processo esse que se iniciou na sua ultima epoca de Manchester. Na epoca eu discuti isso com varios amigos, que olhavam para mim como se estivesse a dizer uma barbaridade. Era muito subtil, mas iniciou-se aí, a metamorfose de Cristiano Ronaldo. A fluidez e elegancia de movimentos já não era a mesma. O MELHOR C.Ronaldo para mim foi o da epoca de 2006/07, que me fazia parar, para o ver jogar até contra o Watford…

    Mas foi aí que Cristiano começou a perder alguma capacidade de desequilibrio por OPÇAO SUA. Depois, procurou recuperar essa magia nas primeiras epocas de R.Madrid (que foram MUITO BOAS), mas a luta com Messi, condenou-o defnitivamente ao pragmatismo.

  • Nuno R
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:46 pm

    Este texto é um atentado à memória de Eusébio!!

    Antes de mais, dizer que Messi sempre foi melhor jogador que Ronaldo é dúbio. Sempre foram jogadores diferentes. Messi pode apelar mais ao adepto do futebol puro, pois a componente física (que existe!!! ainda que passe despercebida) não é tão visível no seu jogo.
    Em termos de rendimento, ambos tiveram temporadas em que se superiorizaram ao outro.
    Hoje? Claramente Messi tem mais influência na sua equipa do que Ronaldo.

    A ida para o Real Madrid foi um erro enorme. Porque o Real é um clube mal geriido, e isso nem Mourinho conseguiu mudar, quanto mais Ronaldo. Enquanto no Barcelona a equipa é montada em redor de Messi (por isso mesmo os Zlatans não cabem lá), no Real nunca houve essa preocupação em torno de Ronaldo. Bale, ou James não se enquadram, e no fim o que se tem é um conjunto de jogadores que pura e simplesmente não encaixam. E sim, CR começa a ser ali um corpo estranho.
    Por último, a questão física. CR foi perdendo argumentos à medida que ia aumentando o cabedal. Ganhou impulsão, velocidade no arranque, perdeu a flexibilidade que permitia os dribles curtos. Depois, a lesão de 2014 pareceu ser o último prego. Tal como acontecera a Figo, nunca mais mostrou os índices físicos pré-lesão, o que num jogador cujo físico é argumento #1, conta muito.
    Não diria que Ronaldo está arrumado, mas claramente precisa de repensar a sua carreira, a carga de jogos, e de minutos. Nem me admiraria se abdicasse da selecção após este Euro (nem que fizesse à Figo, e regressase apenas para o Mundial)

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:57 pm

      Permite-me discordar…

      O Real Madrid fez uma equipa em função do Cristiano Ronaldo, palavra do próprio Mourinho quando treinava o Real…e o Ancelotti também teve sempre a preocupação de arranjar um esquema em função do Cristiano…

      Não sou eu que o digo, foi o próprio Mourinho e Ancelotti que já o disseram por variadas vezes

    • João Sousa
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:11 pm

      Os Zlatans não cabem pois são egocêntricos tal como os Cristianos. Os Neymares, Suarez, Iniestas, Xavis, Villas e muitos outros cabem e só melhoram a sua performance com Messi.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:18 pm

      Concordo com o Kafka, se a equipa não fosse montada em função do Ronaldo, não estaria "coxa" defensivamente do seu lado constantemente.
      Depois, não retirando mérito à finalização do mesmo, muitos dos seus golos são oferecidos pelos seus colegas, com Ozil e Benzema à cabeça, logo a equipa está montada para ele.

      Mário

    • Nuno R
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:23 pm

      O único que vejo ali à medida de que o CR precisa, passe o exagero, é o Benzema.
      Bale, dentro e fora de campo, não funciona.
      James, idem.
      DiMaria era um bom complemento, mas dizem que tinha as orelhas demasiado grandes.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:27 pm

      Kafka, o Ronaldo praticamente não defende, e quem é que eles ponhem a lateral esquerdo, o lateral mais ofensivo do mundo (ou pelo menos o que mais qualidade tem).
      Commander Shepard

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:38 pm

      Nuno R

      Bale dentro e fora de campo não funciona? ok agora isso também faz parte da inteligência de um profissional (seja em que profissão for)

      Imagina, se trabalharmos os 2 na mesma empresa, há 2 hipoteses…

      – Uma é eu tentar dar-me bem contigo e assim as coisas fluírem melhor na parte profissional
      – Outra é eu não me dar contigo de todo, e achar que assim com um clima tenso entre mim e ti vai ajudar a sermos melhores profissionalmente

      Qual das 2 opções achas que é a opção mais inteligente a tomar?

    • Nuno R
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:41 pm

      O Zlatan tem uma opinião diferente quanto à sua estadia em Barcelona. Está no seu livro, provavelmente não será 100% verdade, mas também não será 100% mentira.

      Mas sinceramente, o egocentrismo é uma característica que por vezes é dissimulada, uns não têm problema (tendo até orgulho) em mostrá-la, outros esforçam-se por escondê-la. Por isso mesmo, entrar em discussões de carácter é complicado, pois nem sempre o que parece é.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:49 pm

      Kafka, as coisas são o que são

      Quando tens dois cães alfa, o mais natural é que se acabem a morder um ao outro.
      O Bale foi contratado para ser a estrela da companhia. O Ronaldo já o era, e não queria deixar de o ser. Agora é somar dois mais dois.
      Quando contratas um jogador, não vais buscar um par de pés e uma cabeça, vais buscar um ser humano, com qualidades e defeitos. E a pessoas, a mudar, fazem-no lentamente.

      Quanto ao teu exemplo, posso dizer-te que me aconteceu mais a hipótese 2 que a 1.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:59 pm

      Posto isto, pergunto-te porque é que o Cristiano como líder do Real nunca deixa o Bale bater livres por exemplo?

      O Cristiano não tinha de deixar de bater, mas talvez bastava deixar o Bale bater 2 ou 3 por jogo e talvez a harmonia entre eles mudasse…

      As vezes basta um simples pormenor…

      Há umas jornadas atrás o Neymar também deixou o Suarez marcar 1 penalty…o Neymar perdeu 1 golo? sim perdeu…mas em contrapartida não ganhou um inimigo, ganhou 1 aliado para o grupo…

      Isto é inteligência

    • João
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:15 pm

      "Ambos tiveram épocas em que se superiorizaram ao outro" é verdade mas esconde muita coisa. Messi foi significativamente mais superior quase sempre e raramente muito inferior, e foi-o mais vezes. Quando a medida, por conveniência, são épocas. Se individualizarmos os jogos, Messi foi melhor um absurdo de vezes.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:16 pm

      Oh, oh, oh Kafka… é preciso ir buscar o megafone?

      Mas esta é a primeira vez que disse que o CR hoje se importa mais com os seus números pessoais do que com aquilo que pode dar à equipa? Até parece!!!
      A questão é: sabendo tudo isto, há que decidir, ou ir buscar um Bale que se sabe irá chocar com CR, ou ir buscar um tipo que não se importe de ser subalterno (o DiMaria sempre me pareceu desse estilo), ou ir buscar o Bale e despejar o CR.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:17 pm

      Kafka, é o que dá falar sem saber, Ronaldo já deixou Bale bater livres, até deixou o bale bater um livre uma vez no ultimo minuto que podia salvar o jogo, e o Bale mandou um remate muito por cima, e o Ronaldo ficou desesperado.

      Iniesta

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:42 pm

      Nuno R

      Mas o CR então também tem culpa no cartório por ter essa obscessão…é que as pessoas só sabem dizer "ah o Messi só é melhor porque no Barça se dão bem e no Real Madrid dão mal"

      Pois mas isso também é merito do Messi e demérito do Cristiano por ser assim

      Ou achas que o Suarez (principalmente este, até pelo seu passado) também antes de virem para o Barça era garantido que aceitaria o papel que tem hoje?? não era, mas a relação foi construída…

      Iniesta

      Mas qual falar sem saber, vejo os jogos quase todos do Real e o Bale nem cheira a bola nos livres, e achas que o bale se contenta por 1 rebuçado de 10 em 10 jogos???

      Tu sim falas sem saber, diz-me uma sequência de 7/8 jogos em que o Bale com Cristiano em campo tenho marcado pelo menos 3/4 livres por jogo? diz lá uma sequência…

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:46 pm

    Excelente texto. Nao ha mais nada a acrescentar.

    Messi no seu pico de forma e melhor que Cristiano, sem duvida. Mesmo assim Ronaldo suplantou Messi 3 vezes como melhor jogador do ano e acho incrivel a forma como todos os feitos do Ronaldo sao menosprezados neste momento. Este ano para mim teve o pico no momento em que faz dois golos numa meia-final da champions e e criticado, como se tivesse sido culpa dele por nao ter feito mais.

    Nao foi o jogador que mais apreciei ver jogar, esse foi Zidane, mas foi o jogador que mais admiracao me causa.

    Tiago Marques

  • Nilson Sergipano
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:48 pm

    Dada a regularidade ao longo da última década, apesar de pelo meio ter alterado radicalmente o seu estilo, é incorrecto dizer que Ronaldo é o melhor jogador europeu de sempre?

    • jafsantos
      Posted Dezembro 2, 2015 at 6:55 pm

      O problema é mesmo a alteração radical do seu estilo, tivesse feito esta regularidade com o futebol que mostrava em Manchester, eu pessoalmente punha-o como um bom candidato a melhor de sempre, como a maioria das suas épocas de topo foram o Real, ou seja, como finalizador, ( no inicio ainda ultrapassava muitos adversários, mas era sobretudo por adiantar a bola e correr mais que eles, já não era aquela "magia"), quanto muito, é um sério candidato a melhor finalizador de sempre, Europeu ou não.

    • Nilson Sergipano
      Posted Dezembro 2, 2015 at 7:10 pm

      Sinceramente o Ronaldo que mais me encheu as medidas foi o da segunda época do Mourinho.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:48 pm

    Texto Completo. Concordo em tudo. Ronaldo é, de facto, o melhor jogador português de Sempre por tudo o que já fez e ganhou. Com muito trabalho e empenho chegou a este nivel, o unico capaz de rivalizar nos numeros e prémios com Messi. 9/10 epocas sempre num nivel impressionante, sempre com espirito competitivo. Esta passagem pelo Real é amarga por não conseguir conquistar tantos títulos coletivos quanto devia, mas neste ponto a Direcao tem muita muita culpa por tanta má gestao. A sua personalidade em campo por vezes é exagerada e um pouco mimada o que torna tudo mais difícil, ainda por cima em Espanha… em Inglaterra era assobiado pelos adeptos adversários mas nunca era atacado desta forma por toda a imprensa (tirando aquela expulsão do Rooney no Mundial).
    Quanto ao seu futebol, está em baixo, triste e apagado. Não quer dizer que seja o fim da máquina mas que será uma máquina diferente, com menos fulgor … Acho mesmo que será a última época de CR7 em Madrid.
    H.A.

  • Pedro Salgado
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:48 pm

    Muitos Parabéns, António Pereira!! Excelente Post! Como alguém disse: não é difícil chegar ao topo, difícil é permanecer por lá muitos anos. O Ronaldo conseguiu esse feito e por isso será recordado com um dos maiores futebolistas de sempre.
    Cumprimentos,
    Pedro Salgado

  • Nuno R
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:50 pm

    Gostaria de comentar o G)

    Alguns dos maiores ícones do desporto eram uns reais filhos da mãe.
    Michael Jordan era um assumido fdp. Caso nãoo o fosse, se calhar nem tinha chegado onde chegou.
    Isto para não falar nos escândalos da vida privada…

    Também há rumores sobre a falta de "porreirismo" do Messi, e sinceramente duvido que ele seja o tipo 100% fixe que dele fazem. Nenhum atleta de elite o é.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 2:58 pm

      "Nenhum atleta de Elite o é" Isso também não é bem assim, simplesmente acho que a personalidade não é tão determinante para o sucesso de um atleta, desde que tenha certas características, como a perseverança e determinação. O Zidane sempre me pareceu um tipo muito porreiro, tal como o Iniesta, o Ronaldinho (mesmo que não tenha cabeça, não é um mau tipo), o Nélson Évora, e podia continuar a lista com muitos mais nomes.

      Diogo!

    • João Sousa
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:12 pm

      Federer é um senhor. Lá se foi a tua teoria…

    • Nuno R
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:36 pm

      Tenho a certeza de que conseguem arranjar mais exemplos.

      O Zizou… bem… não era propriamente um rapaz bem comportado, aquela cena no mundial foi não foi a sua estreia.

    • José Monteiro
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:42 pm

      Tenho uma amiga brasileira que conhece o ronaldinho pessoalmente, e afirma que é uma excelente pessoa, smp disposta a ajudar os outros. Mas realmente tem alguma falta de juizo(o que é +- publico).

    • Nuno R
      Posted Dezembro 2, 2015 at 4:18 pm

      E se calhar por ser um tipo fixe nunca chegou onde outros chegaram e onde o seu talento lhe permitia. Também é uma forma de ver o caso.

    • João
      Posted Dezembro 2, 2015 at 8:01 pm

      Que outros é que têm duas Bolas d'Ouro?

  • salvador Almeida
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:52 pm

    Grande texto e nada a acrescentar!!
    Palavra do CenhoR

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:53 pm

    Uma venia a este post, explica muito bem o cr7.

    Quero so realçar, que os golos de encostar ou recarga , nao e para qualquer 1, e preciso inteligencia para estar la nesses momentos, porque vejamos por exemplo o Benfica:

    Quando Raul ou Jonas estao em campo ha menos probabilidade de haver 1 golo de encostar, mas quando ha Mitroglou essa probabilidade sobe.

    Outra coisa, os golos de penalty contam, e nao e qualquer 1 que sabe marca-los como toda a gente diz e pensa, e alias naqueles momentos de pressao, ate os grandes jogadores falham, vejam Beckam que era eximio nas bolas paradas e falhou no Euro 2004.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:54 pm

    Gostei do texto, realmente muito bom!
    Bem, eu como venho dizendo, acho que o Ronaldo hoje não é mais um jogador confiavel para equipes gigantes, alem de já ter sido ultrapassado por Neymar. Mas é inegavel dizer que Ronadlo conseguiu o feito de vencer 3 bolas de Ouro na era Messi. Como eu disse antes, é como se Eusebio fosse considerado 3x o melhor do mundo na era Pelé. Isso mostra o quão grande é o Ronaldo!

    Natan Fox

    • Rafael Vicente
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:24 pm

      Natan, o Pelé não ganhou nenhuma bola de ouro porque na altura a bola de ouro era só para europeus ou jogadores na Europa. Portanto nesse aspecto Eusébio nunca o teve como rival.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:54 pm

    O golo dá notoriedade tremenda, um jogador que têm dificuldades técnicas como recepção da bola não pode entrar nos melhores da história…
    O Cristiano por jogo deve ter umas 10 oportunidades por jogo para marcar, em 10 se marcar 3, para vocês já é o melhor.
    O Mario Jardel também fazia muitos golos por essa lógica deveria ter ganho bolas de ouro, assim como vocês dizem que o Mourinho é melhor por ter ganho muitos campeonatos, o Di Matteo ganhou a champions e ninguém se lembra dele.
    VhsP

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:56 pm

    O Real Madrid tem um bom 11 mas não mais que isso. Quando estão alguns estão indisponíveis o banco é pior que o banco dos 3 grandes portugueses. Como podem não ter uma alternativa ao Benzema?! O Real Madrid fez a sua cama e este ano não vai ganhar nada.

    Daniel Nunes

  • David Pinheiro
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:58 pm

    Texto muito bom ,no geral o Messi irá ser sempre considerado melhor do que CR7 mas não se pode esquecer que Ronaldo ando de clube em clube ,e Messi permaneceu desde criança no Barcelona ,ainda para mais de jogar com muitos jogadores desde criança ,também Guardiola foi uma grande ajuda com a forma que pos a equipa a jogar" tiki-taka "depois quando se podia mudar o rumo e o Real Madrid poderia contratar o Neymar que na altura não era uma certeza mas via-se que tinha um enorme potencial ,deixaram-no escapar para o Barça .Com isto o que eu quero dizer é que o Messi teve muito mais sorte que o Ronaldo pois o Ronaldo não tem o prazer de tar no mesmo clube desde pequeno e de ter os companheiros de equipa que o messi tem e já teve(xavi,Ronaldinho,Iniesta,Fàbregas,Busquets,e agora por fim o Neymar que na minha opinião esta o nível de Ronaldo e Messi)Ronaldo sim tambem já teve/tem bons jogadores no Real mas se formos comparar todas as épocas que Ronaldo teve em Espanha com as do Messi o argentino leva claramente vantagem…

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:12 pm

      ROnaldo andou de clube em clube????? o Ronaldo fez 1 época no Sporting e depois jogou em 2 clubes o resto da carreira, e quando foi par ao United o United era um dos 3 melhores clubes do Mundo e quando veio para o Real o Real era um dos 3 melhores clubes do Mundo

      Depois dizeres que o Messi é bom porque joga com grandes jogadores, dá a entender que o Cristiano não tem jogado sempre com grandes jogadores a carreira toda

      O Real não comprou o Neymar, mas comprou o Bale, na altura o Bale até era melhor jogador, portanto partiu logo em vantagem

      E depois onde é que o Barça leva clara vantagem face ao Real a nivel individual????

      Por fim o Cristiano teve SEMPRE treinadores de Top Mundial
      Ferguson, Pellegrini, Mourinho, Anceloti e Benitez

      Já o Messi
      Rijkaard, Gaurdiola, Tito Vilanova, Roura, Mediocre Martino e Luis Enrique

      Mas continua o mito, não vale mesmo a pena

    • SCP_fan
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:03 pm

      Oh Kafka… O Benítez é tão TOP Mundial… Como o Rui Vitória é melhor que o Jorge Jesus!

    • Pedro Costa
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:10 pm

      Até concordo com a maior parte do teu comentário, mas considerar o Pellegrini e o Benitez top mundial tem muito que se lhe diga…

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:17 pm

      SCP_fan

      Já uma personagem dos Flinstones (Roura), o Tata Mediocre Martino, o Rijkaard (se o Benitez não é, muito menos é o Rikkaard) e o Vilanova é que são Top Mundial? certo?

    • Jorge Silva
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:20 pm

      É a tal coerência. Passa a vida a considerar Pellegrini, Ancelotti e Benítez como treinadores mediocres, mas quando convém já são Top Mundial.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:37 pm

      Jorge Silva

      Mete ai um comentário meu a dizer que o Ancelotti e o Pellegrini são treinadores Mediocres?

      Tu não és incoerente, és simplesmente MENTIROSO o que é bem pior, pois estas a acusar-me de algo que eu nunca disse

      Quanto ao Benitez é um treinador "normal" mas tem um palmarés ao nivel dos melhores e depois se o Benitez não é o Rijkaard também não é …

      Mas é sempre engraçado ver pessoas mentirosas como tu, já me diverti um pouco graças a ti

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 2:58 pm

    Ignorando aqueles que comentam futebol e o Cristiano de "boca p'ra fora", sem qualquer tipo de ponderação.

    Acho que ninguém que perceba de futebol diz que o Ronaldo foi mau jogador a carreira inteira.

    É só que desde um ponto – porventura durante a época 2013/2014 – que se tornou difícil de estabelecer, o jogo de Cristiano resume-se a golos e a ocasional assistência. E desde Janeiro deste ano que tem decrescido.

    Atualmente nem isso adiciona. É uma nulidade nos 90 minutos, menos um jogador.

    Fazem de 45 golos num ano um número estratosférico. Até é. Mas a única pessoa a ganhar uma Bola de Ouro pelos golos foi o Messi e foi com 91, mais do dobro dos atuais de CR e um recorde absoluto! A menos que se apresentasse um caso destes novamente, a Bota de Ouro é que deve premiar os golos. E atenção que, somando golos e assistências, Suarez teve tantos como CR, e jogou imensamente melhor. Para nem falar dos títulos coletivos que ganhou.

    O problema resume-se a isto: ir ao Youtube pesquisar por "Cristiano Ronaldo Goals & Assists 2015" é exatamente o mesmo que ver os jogos todos do Real Madrid durante este ano, desde o início até ao apito final (enquanto o Ronaldo estiver em campo, obviamente).

    Eu não pagaria bilhete para ir ver o Ronaldo ao vivo. Que piada tem? Messi, Ronaldinho, Neymar, até Cristiano do Manchester, outros tantos, são jogadores que valem a pena o valor do bilhete. Agora, vou pagar para ver um gajo estar na "mama" 90 minutos?

    Mas isso não lhe retira tudo aquilo que fez antes. É um dos melhores de sempre. Atualmente é que pronto.

    Agradeço-lhe por tudo o que fez por Portugal, seleção e país, mas o Cristiano Ronaldo, super-jogador, acabou, na minha opinião.

    Espero que me prove errado, mas apenas na seleção, que sou do Barcelona desde pequeno.

    João Magalhães

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:23 pm

      Subscrevo a 100%.
      Quantas oportunidades tem de falhar para marcar um golo? Atualmente o futebol vive muito das estatísticas. É fácil criticar um guarda-redes ou defesa central, mas estes têm de ser sempre perfeitos durante um jogo, no entanto o Ronaldo ou Messi podem falhar 5 oportunidades, mas se marcarem um golo já fizeram um bom jogo.

      Mário

    • Pedro Silva
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:53 pm

      É suposto um super jogador nunca acabar? Vais pagar para ver o Messi jogar, quando o Messi tiver quarenta ano e estiver em má forma?

  • Pedro de Castro
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:02 pm

    O culpado da quebra de rendimento é só um: Rafa Benitez

  • João
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:08 pm

    o messi é melhor que o CR7 indiscutivelmente, muitos parabéns, não é fácil ao comum tuga admiti-lo, já tive algum medo de ser obrigado a emigrar por proferir tal coisa, agora vejo pelos comentários que já está tudo de acordo, os tempos mudam…

    • Pedro Silva
      Posted Dezembro 2, 2015 at 3:55 pm

      Hoje é indiscutível, nas primeiras épocas de real era impossível fazer essa afirmação claramente pois os 2 tinham uma enorme influência no jogo

  • Nuno pereira
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:12 pm

    Sempre gostei mais de Messi, mas sempre tive esta opiniao relativamente a Ronaldo. É um jogador fantastico e acreditem daqui a 5 anos vamos chorar por não ter nenhum ronaldo para nos carregar…

    Relativamente ao Barnabeu não merece comentariios os adeptos daquele clube são tudo menos normais.

    Nuno Pereira

  • João Sousa
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:13 pm

    O que eu não aceito é que se coloque os 2 no mesmo patamar. Não pode ser. Fora disso tudo de bom para o Cristiano que tem muito valor. Mas Gerd Muller nunca será Maradona.

  • Gustavo Cabral
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:31 pm

    Há um pormenor que as pessoas tendem a confundir e que é a diferença em ser um dos melhores e um dos mais importantes. Ronaldo pode ser um dos dez melhores jogadores europeus de sempre, por tudo o que conquistou e pelo impacto que teve nos media no pós-Beckham. Mas não é um dos dez mais importantes. Nem sequer é o mais importante dos clubes por onde passou. Não é mais importante do Real Madrid (Di Stéfano), nem do M.United (Bobby Charlton), nem do Sporting (Peyroteu). E isso é manifestamente pouco para um jogador com o currículo apresentado no texto.

  • Magno Neiva
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:32 pm

    Eu queria perguntar uma coisa que me parece muito simples e ninguém parece querer observar isso:

    Será ou n este abaixamento de forma estratégico?

    Ronaldo deu tudo para conseguir ser o mehor de 2014 e acabou o ano de forma explosiva para que as dúvidas fossem dissipadas.
    Claramente, 2015 e com a equipa e treinador com que conta, sendo excelente na gestao da sua carreira, pode muito bem ser visto como um ano para saltar e preparar-se para 2016.

    E os factos apontam para essa mesma posibilidade:
    – Fazer um final de época 2015-16 de qualidade independentemente dos títulos colectivos, e deixar o Real como alguém que bateu todos os recordes do clube (podendo ainda ganhar um ou outro título colectivo, pois Benitez tem "sorte" em jogos a eliminar).
    – Na derradeira oportunidade a alto nível por Portugal, tentar levar a equipa o mais longe possível e individualmente brilhar.
    – Transferencia mediática para uma nova liga e brilhar nos primeiros meses de 2016-17.

    Se podemos referir que Ronaldo é uma máquina n é de todo descabido pensar que a máquina percebeu que 2015 era um "set" perdido e tentar um 2016 cheio de winners.

    Ele tem gerido a sua carreira de tal forma que pode muito bem ser essa a ideia.

    Se 2016 for fraco, entao sim, podemos dizer que um dos melhores jogadores de todos os tempos entrou em decadencia.

    Veremos. Pessoalmente aposto numa inteligente gestao de carreira e admitir que 2015 foi para encher chouricos para dar tudo por tudo em 2016 (e claro que o factor de underdog em relacao a Messi voltar ajuda imenso, até para reavaliar as prestacoes).

  • Bruno Pereira
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:33 pm

    Fantástico texto.

    Extremamente imparcial e verdadeiro, certamente de alguém que percebe muito do jogo e que tem a capacidade para avaliar a "big picture" e não a penas o foco, ou o momento. A análise à personalidade também muito boa.

    Muitos parabéns! Cada vez mais, sou um fã deste blogue!

  • José G.
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:35 pm

    Em relação á arrogância, o episódio com o filho dele e o messi na bola da gala de ouro do ano passado e as declarações do semedo ao the times falam por si.

  • AndreC.
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:36 pm

    So para dizer que não há só dez em melhor forma. Há 20 ou 30… E eu nem acho que seja uma questão de forma mas sim psicologica e de falta de capacidade para ter bola…

  • Sagas
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:39 pm

    É inegável que Messi desde o início teve sempre inserido numa melhor conjetura para alcançar o sucesso

  • André Dias
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:40 pm

    Ronaldo passou de jogador que carregava uma equipa com dribles, sprints e golos (Man Utd), para um jogador que está lá para aparecer na área e finalizar a jogada sem se preocupar com mais nada (Real Madrid).
    Não é melhor nem pior, é diferente. Pessoalmente, preferia ver jogar o Ronaldo de Manchester, mas sei que esse Ronaldo era incapaz de atingir os números estratosféricos do Ronaldo de Madrid.

    Já Messi é um jogador capaz de marcar tanto como Ronaldo e ao mesmo tempo carregar a equipa com passes, dribles e sprints. Ou seja, vejo Messi como uma fusão das duas versões de Ronaldo. O argentino consegue marcar uma enormidade de golos por ano e ao mesmo tempo encantar qualquer adepto de futebol com pormenores técnicos e jogadas geniais.

    Quanto à discussão acerca dos plantéis de Real Madrid e Barcelona ao longo destes últimos anos, acho uma perda de tempo. Ambos os clubes tiveram/têm grandes jogadores, alguns os melhores do mundo nas suas posições. Nem Ronaldo nem Messi eram capazes de ter o mesmo rendimento se não tivessem uma grande equipa com eles.

    O factor que fez a diferença foi o treinador.
    O Barcelona maravilhou o Mundo com Guardiola, está a surpreender pela positiva com Luís Enrique, no entanto praticava um futebol penoso com Gerardo Martino.
    O Real Madrid bateu o record de pontos e golos marcados no campeonato com Mourinho, ganhou a Champions com Ancellotti, no entanto pratica um futebol penoso com Rafa Benítez.

    As pessoas gostam de culpar os treinadores quando a época corre mal e de dar mais mérito aos jogadores quando a época corre bem. O treinador é responsável pelos sucessos e insucessos da equipa, salvo raras e estranhas excepções (Dortmund 2013-2014, por exemplo).

    Os meus parabéns ao António Pereira pelo excelente texto, está bem estruturado e apresenta uma opinião bem fundamentada, quer se esteja de acordo ou não.

  • sadf
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:51 pm

    Muito bom texto.

    Acrescentar so que nao minha opinião nunca se viu um jogador com "tanta fome" como ele, seja quem seja o melhor.

    Cumpts

  • Scheiß
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:53 pm

    Bravo. Excelente texto.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Dezembro 2, 2015 at 3:57 pm

    Excelente texto, os meus parabéns!

    Se calhar depois deste texto acabam as comparações sem sentido entre o Cristiano e o Messi,

  • Pedro Silva
    Posted Dezembro 2, 2015 at 4:11 pm

    Finalmente é feita alguma justiça ao Ronaldo! Mesmo no vm têm apontado sistematicamente o dedo ao português. Apesar de termos chamado extraterrestres ao Ronaldo e ao Messi durante bastante tempo, eles voltam a ser humanos, e o Ronaldo passou a humano o Messi lá chegará. O estranho é o Ronaldo ter conseguido 10 épocas a este nível, não é estar a fazer uma má época. Não percebo esta tendência de criticar, gostamos tanto de dizer que afinal não presta. Prefiro ter gratidão por tudo o que Ronaldo me deu durante 10 anos, foram tantas as horas que o passei a ver, (assim como messi). Obrigado pela tua dedicação Ronaldo, por me teres dado tantos momentos fantásticos de futebol, nunca me esquecerei disso. Certamente daquia uns anos não vai ser esta época menos boa que vai importar não te preocupes ;)

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 2, 2015 at 4:17 pm

    Análise coerente, fria e bem conseguida.

    Na minha opinião, Ronaldo e Messi continuam um passo à frente dos restantes, são "Et's". Que Messi joga mais e melhor? Certo, há muito tempo. Ronaldo tornou-se uma máquina de golos e bater recordes e não propriamente num jogador de futebol. É um jogador especial, à parte dos restantes que atravessa uma fase de menor fulgor, porque simplesmente o Real Madrid com o novo treinador, não consegue potenciar Ronaldo e as próprias individualidades da restante equipa… isso reflete-se.. nos golos, porque o rendimento de Ronaldo – fora golos – há muito tempo que vem decrescendo. E a diferença é essa entre Messi e Ronaldo, Messi faz jogar, Ronaldo precisa que alguém jogue para ele.

    As críticas são exageradas e teremos Ronaldo de volta. Assim que Florentino perceber que Benitez é fraco.

  • Abel Alves
    Posted Dezembro 2, 2015 at 5:00 pm

    O Ronaldo e tão mau que quando sair o Real se vai fartar de ganhar.

    Experimentem trocar o Messi pelo Ronaldo mantendo as mesmas equipas e o Ronaldo chegava aos 70 golos e o Messi ia para os 30.

    Se o Messi e assim tão estratosférico, que alguém me explique como Argentina não ganha nada. Esquisito não? Fartou-se de ganhar no passado, mas agora não ganha nada.

    A questão Ronaldo em Portugal chama-se Sporting. Fosse ele formado no Benfica e era um Deus. Tudo o resto são conversas bem disfarçadas de imparcialidade.

    • André Dias
      Posted Dezembro 2, 2015 at 5:54 pm

      E não viesse alguém com a história do formado no Sporting. Ainda gostava de saber quantos títulos vos deu Ronaldo para o defenderem cegamente. Vejam mais futebol e menos estatísticas, talvez percebam o porquê de Messi ser melhor que Ronaldo.

    • mekanix14
      Posted Dezembro 2, 2015 at 6:32 pm

      O Messi levou a Argentina a uma final de Mundial e o Ronaldo? (o Euro 2004 não levou, o Rui Costa, Figo etc sim)

  • Stalley VM
    Posted Dezembro 2, 2015 at 5:01 pm

    Excelente texto, parabéns ao António Pereira.

  • Vítor Nóbrega
    Posted Dezembro 2, 2015 at 5:04 pm

    Todos os portistas têm azia ao Ronaldo só porque marcou um ganda golo no Dragão e aproveitam todas as oportunidades para atacar o Ronaldo.

    Comprar o Ronaldo e Messi vai ser sempre como comprar um Audi com um BMW.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 5:16 pm

    Não consigo entender a persistência em comparar Ronaldo com Messi. Todas as pessoas neste blog têm a sorte de viver numa época onde dois ET's do futebol jogam a um nível assombroso. Por isso, em vez de passarem a vida a falar que A é melhor que B, desfrutem do futebol magnífico que estes dois homens têm para oferecer.
    FM

  • CRF
    Posted Dezembro 2, 2015 at 5:17 pm

    Excelente texto, atrevo-me a acrescentar, Ronaldo a partir do momento em que sabia da vinda de Benitez para o Bernabeu sabia que ia sair prejudicado, mas resolveu continuar pelos recordes que podia conseguir sobretudo ao nível de Real Madrid, que é 'só', quer se goste, quer se não goste, o maior e mais hegemónico clube da história do futebol, sendo já o maior marcador da história do clube, apesar da fraca época que está a realizar.

    Na minha opinião na próxima época uma mudança de ares ser-lhe-ia favorável, de preferência numa equipa onde as caracteristicas da equipa e do estilo de jogo implementado pelo treinador o valorizem, algo que com Benitez não sucede.

  • Rafael Simoes
    Posted Dezembro 2, 2015 at 5:32 pm

    Ronaldo, simplesmente, o melhor !

  • Rafael Simoes
    Posted Dezembro 2, 2015 at 5:37 pm

    Mas eu tenho uma dúvida.
    Messi está ano após ano inserido num contexto muito mais favorável ao sucesso .
    Então como consegue Ronaldo suplanta-lo em golos e assistências ano após anos ?

    • Kafka I
      Posted Dezembro 2, 2015 at 6:19 pm

      Estas totalmente equivocado, não é verdade que o Cristiano suplante o Messi em golos (o Messi tem mais golos que o Cristiano desde que o Cristiano joga no Real)…muito menos em assistências, ai então nem sequer há comparação possivel…

      Depois continua a falácia que o Messi tem uma equipa muito superior à do Cristiano, mas pronto não vale mesmo a pena

    • jafsantos
      Posted Dezembro 2, 2015 at 7:49 pm

      Isso era daqueles comentários que não parecem mas são irónicos, certo?

  • Gus the man
    Posted Dezembro 2, 2015 at 6:32 pm

    " Ruas da amargura" é forte, o Real é segundo no campeonato, classificou-se para a fase seguinte da Champions e continua até ver ( logo à noite) na taça do Rei. Portanto, nada está perdido. Podemos criticar a qualidade de jogo do Real (é má) e até a forma de jogar de Ronaldo ( defende mal, pior que em anos passados), mas continua a ter todas as possibilidades de vencer as competições em que está inserido. Benitez tem que ganhar o balneário e não pode ceder às exigências das " estrelas"

  • Filipe Raposeiro
    Posted Dezembro 2, 2015 at 6:46 pm

    Um dos melhores textos, se nao o melhor, no que diz respeito ao Ronaldo. Eu sou um adepto incondicional do CR7, mas isso nao me impede de reconhecer que Messi é o melhor.

    Agora uma coisa que eu acho muito importante, se formos a ver, a queda do Ronaldo vem a partir do momento em que teve aquela lesao no joelho. Apesar de na epoca a seguir ter feito muitos golos, esses golos foram muito a custa dos colegas. Poucos sairam de uma açao individual. Basta ver os golos do ano em que ele se lesionou e depois. Penso que deve haver certas coisas que nao sabemos sobre esse assunto.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2015 at 6:56 pm

    Antes de mais isto é apenas uma opinião, por isso espero que não levem a mal.

    Primeiro, para mim o melhor Ronaldo foi, sem dúvida, o das duas épocas do manchester (época da champions e época anterior, em que perde com o Milan do super Kaka nas meias finais). Para mim estas foram realmente as épocas em que mais mereceu a Bolas de Ouro. Houve depois a época da conquista do campeonato espanhol com o Mourinho, em que também foi dum nível incrível. (também mereceu a bola de ouro).

    Segundo, o Ronaldo para mim é provavelmente dos melhores jogadores de sempre (20/25 melhores). Pela sua constância ao mais alto nível, só assim pode ser considerado. O número de golos que marcou, a maneira como variou o seu estilo para se manter no mais alto, a sua ambição inacreditável, etc. faz dele um jogador único e terá sempre lugar no Olimpo dos futebolistas.

    Agora… apesar de tudo isto.. o Ronaldo é para mim também um dos jogadores mais sobrevalorizados de sempre. Poderá ser contraditório mas espero conseguir-me explicar.

    Culpados da sua sobrevalorização: Messi, entourage (Jorge Mendes, família) e a imprensa espanhola.

    A sua chegada ao Real Madrid (logo este o clube mais mediático e poderoso do Mundo, que mais amores e ódios gera no mundo do futebol), coincidiu com o melhor Barcelona de sempre.
    Estas duas equipas tinham provavelmente 20 dos 30 melhores jogadores do mundo entre elas. Tinham (c a chegada do Mourinho) os dois melhores treinadores do mundo. E tinham 2 monstros que marcavam 50 golos por época – Messi e Ronaldo. Com a ajuda da imprensa (que adora transmitir a imagem duma equipa a uma pessoa só) nasceu esta 'rivalidade' entre os dois. Essa rivalidade estendeu-se ao mundo todo. Treinadores, adeptos, listas da Bola de Ouro, etc. Não havia, (nem há!!) uma conversa onde o nome dum, não chamasse o nome do outro.
    Qualquer jogador que fizesse uma época de sonho não tinha hipótese, porque a mediatização destes 2 era tão grande que ia sempre levá~los a ter o 1º e 2º lugar do pódio em todos os prémios. Atenção que, para mim, o Messi também não mereceu uma das suas Bolas de Ouro. Esta mediatização 'ajudou' os dois. Para mim, ajudou mais o Ronaldo, pois Messi era dum nível acima do português.

    Pior de tudo, esta questão constante do 'melhor do mundo' fez sobressair a arrogância extrema do Ronaldo e todo o marketing e propaganda à volta dele (declarações dele como 'quero ser o melhor de sempre' e do Jorge Mendes, da familia, prémios que não se justificavam, etc.). Parecia que toda a entourage do Ronaldo, bem como a imprensa, ainda o queria levar mais para cima, como se o seu futebol não bastasse. Com Messi isto não acontece, por exemplo.

    Isto só fez com que se gerasse uma antipatia extrema à pessoa do Ronaldo. Ele até pode ser um gajo muita porreiro, mas a sua persona pública não transmite isso. Transmite arrogância, falta de noção e desrespeito para com muitos colegas de profissão, treinadores, etc.

    Isto leva-nos obviamente a esta época e à anterior, onde o seu nível baixou drasticamente. Este mau momento faz com que toda a antipatia gerada nos últimos tempos em seu redor seja direccionada ao seu futebol. Faz com que as pessoas digam coisas do género do 'nem no Porto eu o queria', 'prefiro o Carillo', 'a seleção é melhor sem ele'. No fundo as pessoas não acreditam nisso, mas têem tanto 'ódio' à sua pessoa que se expressam assim.

    A imagem Ronaldo (a pessoa,o seu entourage, a imprensa, etc.) ajudaram Ronaldo (o jogador) a chegar ao mais alto, mas também vão ser uma das causas da sua grande queda.

    Pep Mourinho

    • jafsantos
      Posted Dezembro 2, 2015 at 8:29 pm

      Parabéns pelo comentário, notasse que sabes pensar. No entanto tenho de discordar de uma parte, falo por mim próprio, há muito que digo que a selecção seria melhor sem Ronaldo, não sei se conseguiria mais, mas que seria melhor é algo em que acredito mesmo, e acredito nisto não por ódio, nunca por ódio, mas por ver a cegueira que ele causa, e ai sim, entra o marketing. Lembro-me uma vez, não sei em que jogo da selecção, mas acho que era a doer, ia o Nani isolado (ou quase) com bola, e o comentarista só gritava que o Ronaldo vinha a correr de trás, o nome Nani só foi pronunciado depois de já estar o lance perdido. E é isto que o Ronaldo faz na selecção, causa cegueira a quem vê( à uns tempos houve portugueses a quererem a devolução do dinheiro de um bilhete para um jogo de Portugal, porque o Ronaldo não ia jogar, Sei que mesmo aqui no Blog há muita gente que não quer saber da selecção, mas há limites), e causa cegueira a quem trabalha com ele, o Nani perdeu o lance à procura do Ronaldo para lhe por a bola.

  • marco plastico
    Posted Dezembro 3, 2015 at 1:37 am

    Acho que é o ponto F:
    Engraçado para quem se diz nao ser um fanboy do ronaldo dizer que o ronaldo coincidiu com as melhores prestaçoes da seleçao nacional, sim é verdade como tbm é verdade que esta a tentar tapar os olhos aos mais novos ou a quem nao vê futebol.
    A seleçao teria tido o mesmo exito sem ele. Poderia era dizer que ronaldo coincidiu com o final da geraçao de ouro!! E com a base do porto campeao europeu! Em que a seleçao teve grandes resultados e foi temida por essa grande equipa que tinhamos, porque quando essa temivel seleçao foi para a reforma o que aconteceu? Nunca mais foi a mesma mas o ronaldo continuou e continua por isso poupem me e deixem de dizer que levou a selecao as costas!!
    Figo e companhia em 2000!! base do fc porto e companhia com figo na liderança em 2004!! Base do fc porto com figo na loderança em 2006! Quem nao se lembra contra a holanda na batalha campal como figo foi importante!! Ronaldo teve presente em 2004 e 2006 mas nao nos levou as costas longe disso…
    2012 ja fomos com o pouco que nos restava dessa decada de ouro 2000 a 2010…ronaldo na seleçao é mais do mesmo estatisticas.. fases finais de gala? Figo sergio conceicao, joao pinto em 2000 e companhia decos maniches costinhas pauletas simao ronaldo e todos os outros!!
    Engana se quem diz ke figo nos carregou as costas nessas fases finais..coincidiu só isso!!

    • Luís Martins
      Posted Dezembro 3, 2015 at 1:41 pm

      Por ter uma opinião coerente e até fundamentada com factos inegáveis o António é um fanboy? Por favor.

  • Joao Rolo
    Posted Dezembro 3, 2015 at 10:58 am

    Boas malta,

    Antes de mais parabéns foi uma tese bem pensada e bem argumentada com os respectivos prós e contras.

    O Cristiano é sem dúvida um jogador excepcional e tem sido o jogador mais influente dos clubes que passou desde a segunda época do Manchester united, no entanto, e por preferência do mesmo, o sonho era ir para o melhor clube do mundo (Real Madrid) onde estão as estrelas todas que sejam compráveis. Possivelmente foi um erro da sua parte porque se não jogasse na mesma liga que Messi, talvez hoje tivesse mais uma ou duas bolas de ouro. O grande problema é estarem na mesma liga que aumenta as comparações quer a nível individual como colectivo. Para mim se ele for para o ano para outra liga sem Messi, ganha a bola de ouro caso volte á sua performance normal.

    Atenção que isto é simplesmente uma opinião e como tal, Messi é um génio, mas que tem uma equipa atrás que jogam muitos anos seguidos, com um meio campo de 5 ou 6 anos juntos, com uma defesa que se conhecesse por inteiro, o barça é um só, qualquer treinador ali tirando mérito claro a Guardiola, ganha ligas e taças porque a equipa já está formatada para jogar dessa maneira! Enquanto no real é um conjunto de super-estrelas que vai sendo orientada por bons treinadores!

    Bom dia,

    João Rolo

  • Nelson Lopes
    Posted Dezembro 3, 2015 at 12:44 pm

    Raramente aqui comento, mas este assunto fere-me sobremaneira….
    Eu fui dos maiores fanáticos defensores do CR7 até à um/dois anos atrás. Posso dizer sem qualquer duvida que desde que saiu do Sporting (clube do qual sou apoiante) até à época 2013-2014 (a sua 5ª de Real Madrid), eu vi 95% dos seus jogos na íntegra, (algo muito diferente dos 5 minutos de resumo dos jogos), e nunca pensei que fosse possível alguém tão virtuoso tornar-se tão banal a nível técnico. A sede de golo roubou-lhe tudo o que ele tinha de melhor! Criatividade, técnica e imprevisibilidade!
    Sem dúvida que o objectivo do jogo de futebol é o golo e nada é mais importante que o mesmo, mas também é verdade que o golo é fruto de um trabalho colectivo. Quem tem de marcar é a equipa, não o jogador 'x' ou 'y'! È nesse âmbito que o Cristiano passou de criador de golos a um simples dependente dos mesmos. Dependente que um Ozil, um Benzema, um Bale, um Isco, um Modric, um James, etc. façam o trabalho mais difícil para ele poder finalizar.
    Eu lembro-me entre muitos jogos e exibições de classe, de um Manchester united vs Aston Villa que estava muito complicado de tirar do 0-0, em que o VERDADEIRO Cristiano, arranca da linha lateral e só para quando a bola toca no fundo das redes, pesquisem lá os últimos 60/70 golos dele, se há algum deste género…
    Eu lembro-me de um CR que criava para os colegas sem necessidade de ser ele a finalizar, tinha uma capacidade de cruzamento fora do normal, fosse de pé esquerdo ou de pé direito era meio golo! lembro-me de um CR que deixava os defesas tortos de tanta capacidade de drible, ou seja: Lembro-me de um CR que trazia a equipa às costas ao invés de ser trazido às cavalitas pela equipa como nos dias de hoje.

    Nos ultimos 3/4 anos, ver um jogo do Ronaldo é simples, espera-se pelo resumo de 4 minutos e tá feito. São dois ou 3 golos construídos pelos colegas. Tudo o resto são perdas de bola e destruição de jogadas bem construídas pelos outros. Vejam e digam-me que é exagero, eu ficarei extremamente feliz se me convencerem.

    Tanto que, irrita-me profundamente que as criticas ao CR só surjam quando ele não marca! As criticas teem que existir é ao seu jogo actual, faça ele 5 golos ou 0.

    Isto tudo porque se estivermos a falar de um mero avançado de qualidade cujo objectivo é ser apenas o finalizador, então sim senhora, Cristiano é um excelente avançado dos melhores da actualidade e ainda assim não o melhor (lewa Ibra, aguero, benzema, dão menos golos mais muito mais futebol aos seus onzes). Agora se quiserem falar em ser o melhor do mundo, esqueçam. Porque avançados que façam apenas golos, há muitos (Slimani és tu???), para mim um melhor do mundo tem de ser aquele que aparece quando a equipa não consegue jogar, aquele que num dia mau de todos os outros consegue ainda assim levar a àgua ao seu moinho. E Ronaldo está exactamente no campo oposto. Um dia mau dos colegas, para ele é um dia péssimo.
    O argumento do Ronaldo a esta opinião seria o óbvio: "os golos que faço são o que me vão deixar na história, ninguém se lembrará de tudo o resto" e estaria correctíssimo.
    O problema é que a história também se lembra imenso de troféus colectivos, e com o futebol praticado pelo CR chegar a títulos colectivos torna-se mais difícil.
    Diria até mais: do ponto de vista do Real Madrid, ganhar aquela final em Lisboa foi mais: "apesar de terem CR" do que: "por terem CR" (quem se lembra do jogo com certeza concordará).

  • Luís Martins
    Posted Dezembro 3, 2015 at 1:47 pm

    Se o objectivo era complementar o artigo com o teu próprio ponto de vista, muito bem. Se era comentar o que foi escrito, passaste completamente ao lado do tema.

    E vou ignorar que comparaste o Ronaldo com o Slimani

  • Ana Luísa Pereira
    Posted Dezembro 4, 2015 at 1:47 am

    Que bem escrito!! Até eu (que sei o que sei de futebol…) li com vontade até ao fim :) Está espetacular!

  • Nelson Lopes
    Posted Dezembro 4, 2015 at 9:06 am

    Luis, obviamente era o meu ponto de vista, gostei do artigo mas tinha esta visão e quis partilhá-la aqui.

    E não comparei o CR com o Slim, comparei sim, a função deles em campo para a sua equipa e infelizmente…. é a mesma. Óbvio que o slimani não é 0,00005 do que é o Cristiano.

    Obrigado Ana Luísa Pereira

Deixa um comentário