Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A reação de Jorge Jesus à derrota no Bessa: «Não estivemos bem organizados defensivamente e a equipa acusou psicologicamente a desvantagem. Devia ter mexido mais, notou-se a dificuldade e falta de velocidade»

Tem sido estranha a falta de rotatividade. É certo que esse modelo resultou no Brasil, mas as águias não têm a mesma frescura mental, até pelo que aconteceu na época passada, e a exigência dos jogos também é diferente. Já a questão defensiva, com o actual plantel, vai continuar a ser um problema.

Jorge Jesus destacou os erros defensivos e a questão psicológica na análise à derrota do Benfica no Bessa. “Não fomos organizados defensivamente. Na primeira parte houve muitas faltas, pararam o jogo constantemente. Alguns jogadores do Benfica também falharam muitos passes, não é normal. A perder ao intervalo por 0-2 a equipa ficou carregada emocionalmente e com as substituições tentei mudar as coisas mas não consegui. Apanhámos um Boavista que soube jogar com a falta de qualidade da nossa parte”, começou por dizer o técnico encarnado, acrescentando: “Não estivemos frescos. Devia ter mexido mais na equipa, só houve dois novos e notou-se a dificuldade e falta de velocidade.”

26 Comentários

  • Chico
    Posted Novembro 2, 2020 at 11:26 pm

    Everton e Pizzi são mais lentos que um caracol. Gilberto e Nuno são inertes ofensivamente (este último só chegando à linha de fundo para cruzar, mas para isso a equipa precisa de criar). O miolo não funcionou e a equipa não consegue jogar subida com estes centrais. Equipa muito mal planeada como venho defendendo desde o mercado. Se foi isto contra o Boavista, contra o Porto vão ser uns 5 secos outra vez.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 3, 2020 at 1:42 am

      Mais de 120 milhões investidos na equipa desde Janeiro para no final deixarem sair o melhor defesa e o melhor marcador e ficarem com uma equipa cheia de buracos na mesma.

      Estão cheios de vontade que chegue Janeiro para poderem ir às compras outra vez derreter mais 100 milhões de euros.

    • KCL
      Posted Novembro 3, 2020 at 10:12 am

      A equipa tem sido mal planeada nos últimos 5 anos pelo menos, mas o homem que mete a guita ao bolso continua lá.

  • Af2711
    Posted Novembro 2, 2020 at 11:29 pm

    Jesus é daqueles treinadores que só roda quando a equipa arrebenta pouco a pouco.

    Em 2019 no Brasil, o Flamengo sofre um 3-0 do Bahia basicamente pelo mesmo erro. Na altura, Filipe Luis estreou, mas o Flamengo vinha de uma disputa por penaltis contra o Emelec (perdeu Gabigol lesionado) e ele não rodou a equipa.

    • Pablo
      Posted Novembro 2, 2020 at 11:55 pm

      Fez o mesmo antes do mundial de clubes, se não me engano contra o Santos não rodou a equipa e levaram 4. Contra o Liverpool faltou frescura física.

    • coach407
      Posted Novembro 3, 2020 at 1:47 am

      Falta é falar de quando não rodou e esmagou que a foi a maioria.

      • Kuiper
        Posted Novembro 3, 2020 at 11:20 am

        Não, não falta. O que interessa esmagar em 5 jogos se perdes um ou dois dos cruciais? Neste jogo era importante manter a liderança do campeonato, contra o PAOK era importante chegar à Champions… O Benfica nem tem sido assim tão convincente esta época, especialmente para os reforços que tem, mas já se deu ao luxo de ter duas humilhações.

        • coach407
          Posted Novembro 3, 2020 at 12:07 pm

          Quê? Estou, obviamente, a falar do Flamengo.

          O percurso do Jesus no Benfica começou há 2 dias. Falar em rotatividade e retirar conclusões agora é parvo. Sobretudo quando fundamentas com o PAOK que rotatividade nem faz o mínimo sentido.

          • Kuiper
            Posted Novembro 3, 2020 at 2:41 pm

            E eu estou a responder com o exemplo do Benfica. Se no Flamengo esmagou em tantos jogos mas perdeu na mesma alguns ainda, no Benfica não está a fazer o mesmo.

      • Af2711
        Posted Novembro 3, 2020 at 12:45 pm

        Falta é falar do trabalho milagroso da equipa médica em garantir que os jogadores se recuperariam de lesões improváveis. Veremos se no Benfica a equipa médica dele terá a mesma efetividade.

  • Bruno Cunha
    Posted Novembro 2, 2020 at 11:55 pm

    Por acaso ate acho que a rotação do Benfica tem sido bem feita,com exceção de Darwin e Cebolinha (tem mais 2 jogos nas pernas que Pizzi Luka e Gabriel)

    Bastava manter Florentino Vinicius e usar Chiquinho (jogador mais subvalorizado que me lembro) que dava para rodar a equipa quase todos os jogos

  • coach407
    Posted Novembro 2, 2020 at 11:56 pm

    Já que era para perder 3-0 mais valia rodar todos, claro. Mais valia pôr a equipa B que não devia fazer pior que levar 3-0.

    Enfim, mais um jogo em que o Benfica tem uma equipa muito superior e perde o duelo de treinadores. Aconteceu com o PAOK, aconteceu com o Lech Poznan, aconteceu com o Farense e aconteceu agora com o Boavista. Uns ganha-se com a diferença do plantel. Outros não se ganha.

    Em termos de salário do treinador e bazófia é que goleamos sempre. Aí nunca nos falhou esta época. Hoje conseguiu levar 3 batatas e mandar uma boca ao Boavista que a jogar assim vai ter dificuldades… Haja noção.

    • Fim da oligarquia
      Posted Novembro 3, 2020 at 9:23 pm

      Alguma vez teria que concordar contigo. Tivemos azar deste treinador se ter auto contratado. Pode ser que se auto demita.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 3, 2020 at 1:40 am

    Até jogarem no Dragão a 17 de Janeiro para a Liga o Benfica tem que fazer quase 20 jogos, fora compromissos e viagens com as selecções.

    Penso que a sua sorte a curto-prazo é o Carlos Carvalhal estar mais interessado em fazer boa figura contra o Leicester (tem o sonho de voltar a treinar na Premier League e precisa de aparecer nas notícias inglesas) e deverá tirar o pé do acelerador contra o Benfica depois.

    Normalmente o Braga é freguês do Benfica, mas se a arbitragem estiver do lado do Braga como esteve hoje no jogo contra o Famalicão então o Benfica pode ter um problema.

    • JJoker
      Posted Novembro 3, 2020 at 9:46 am

      Nem se o Braga goleasse o Leicester por 10-0 o Carvalhal entrava minimamente na esfera BPL.

    • MM
      Posted Novembro 3, 2020 at 9:58 am

      Concordo que a expulsao é mt questionavel, mas viste o penalty nao marcado na 1a parte sobre o paulinho?

    • diogo_scb
      Posted Novembro 3, 2020 at 11:00 am

      Até concordo que o Carvalhal não vai poupar jogadores contra o Leicester por esses motivos, e se jogássemos contra um Shaktar por exemplo talvez não fosse a mesma situação. No entanto, o resto do comentário é típico de uma qualquer secção de comentários dos jornais desportivos portugueses. Relembro que o ano passado o Braga foi à luz ganhar por 1-0 com um golo do Palhinha, rico freguês. Relembro que na passagem prévia do Jesus pelo Benfica, o Braga era dos clube que mais problemas causava (fora o Sporting e Porto). E não é por continuares com essa lengalenga da arbitragem que o Braga foi beneficiado. O golo é claramente bem validado; a expulsão do Riccieli, não sendo clara, não é escandalosa e entende-se visto que era uma oportunidade de golo, o Riccieli era o último defesa e o jogador claramente não tentou o corte e traçou o Paulinho (mesmo que o contacto tenha sido involuntário); o lance para penalti no final do jogo é duvidoso, não há nenhuma imagem que mostre claramente que foi dentro de área e que foi mão. Além disto, o Braga foi a única equipa que tentou ganhar o jogo, aliás o J. Pedro Sousa admitiu que a estratégia montada não correu bem e que a equipa teve muitas dificuldades em recuperar bolas e sair a jogar.

  • Bfas
    Posted Novembro 3, 2020 at 8:24 am

    Não sei oque se passa mas me parece que o Everton está bem pesado, não consegue dar sprints, perde bolas com facilidade e para quem disse que iria partir a loiça em portugal devemos começar a nos preocupar.
    Quanto ao cansaço dos jogadores do Benfica, neste aspecto culpo o JJ na totalidade, tivemos jogos na Liga Europa que claramente podiamos ter poupado algumas das peças mais utilizadas, mas para evitar a vergonha ( de perder) decidimos jogar com os melhores.
    Espero que nos próximos dias haja um banho mental no clube, desde que o RV saiu as coisas não tem vindo a melhorar, há que trabalhar…

    • MMR
      Posted Novembro 3, 2020 at 10:28 am

      O Everton parece-me muito desgastado, parece que não estica À frente para ter pernas para defender…
      Para a LE temos de rodar muito, o grupo é muito acessivel, é preferivel não perder no campeonato e arriscar ficar em segundo na LE.

  • RodolfoTrindade
    Posted Novembro 3, 2020 at 10:00 am

    Em vez de andar em propaganda eleitoral se tivesse preocupação em treinar a equipa talvez isto não acontecesse.

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 3, 2020 at 10:23 am

    Jesus assume que errou.

    Isso por si só já deveria ser notícia!

    Quanto à rotação, vamos por partes.

    Quem é que o Benfica pode rodar mesmo?

    Na frente pode.
    Darwin e Waldschmidt são a dupla inicial, mas há Seferovic e Gonçalo Ramos.
    Aqui não é preocupante se o mestre da táctica não se limitar a dar 5m ao miúdo com o jogo em 3-0…

    Para isso joga na B onde os seus golos têm feito falta, e onde a equipa caminha para descer de divisão (coisa que ninguém se preocupa porque o projecto formação implodiu há muito…).

    E depois?

    Vlachodimos é a esta data o jogador mais consistente da equipa e as outras alternativas não são melhores. Bem pelo contrário.

    Nas laterais, na esquerda com a lesão de Grimaldo só há Nuno Tavares.
    Na direita sem André Almeida que é 20x melhor do que o que sobra, há um cepo e um puto que é extremo de raiz.

    A centrais, sem Todibo que continua lesionado, não há ninguém que dê velocidade.
    Otamendi e Vertonghen são lentos e contra equipas que metam pressão e velocidade vão sofrer (ontem foi só uma amostra), e as opções são Jardel e Ferro que também por motivos diferentes não são muito rápidos.

    Ferro nunca o foi, e Jardel que exceptuando Todibo, até é o central mais rápido da equipa está na fase descendente da carreira.

    No meio campo a coisa fica ainda mais feia.

    Até para extremos onde o Benfica costuma ter multiplas opções, quem mesmo faz a rotação a Rafa e Everton?

    Cervi à esquerda (não há mais ninguém) e Pedrinho na direita, sendo que o ex Corinthians nem sequer é extremo, uma vez que virá sempre para dentro.

    No meio até há números mas não há os jogadores certos para as posições certas.

    A 6, só Samaris garante o lugar a preceito (Weigl é um 6 que joga como 8 e Gabriel é um 8 a jogar a 6) e regressou agora, e a 8 há Taarabt e pouco mais. Pizzi pode lá jogar nalguns jogos, e o jogador mais rotativo desses, Chiquinho, nem conta para Jesus.

    Resumindo, o 11 base é muito forte, e fruto da qualidade individual pode ganhar qualquer jogo, mas as opções de rotação são escassas, descontextualizadas do sistema táctico, com vários flops lá pelo meio, e outros totalmente sem alegria.

    Isto tudo num plantel com 100M de investimento esta época e cujo treinador ganha um salário absurdo.

    • Fim da oligarquia
      Posted Novembro 3, 2020 at 9:20 pm

      Podia não deixar o Everton 90 minutos com o Standard quando ele acabou o jogo literalmente de rastos. Além do mais nesse jogo podia ter mexido mais de inicio porque o nível do adversário era muito baixo. Por exemplo podia ter descansado um dos centrais que iam ter um jogo exigente. Se o Jardel ou o Ferro nem servem para aquele Standard, não sei então o que ficaram a fazer no plantel.
      Podia ter metido o rafa a titular em algum dos jogos e já nem falo de ir colocando o Gonçalo porque me parece demasiado para ele.

  • galatic_mushroom
    Posted Novembro 3, 2020 at 11:21 am

    Um treinador que tem um ordenado principesco juntamente com a sua equipa técnica, tem de precaver todas as eventualidades.. Ainda para mais quando se gastam 98 milhões de euros na equipa para continuar completamente desequilibrada… A visão estratégica do costume…

  • Eagle1991
    Posted Novembro 4, 2020 at 12:27 pm

    Fico satisfeito por JJ assumir um erro. Só assumindo erros é que aprendemos. O JJ da 1ª passagem arranjava mil e uma desculpas e não assumia o erro. Posto isto, este jogo pode ter sido uma das melhores coisas que nos aconteceu. Se se continuasse a ganhar pensava se que estava tudo bem e apanhava-se o Porto e acontecia o que aconteceu a época passada na Luz em que levámos um banho.

Deixa um comentário