Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A síndrome de Cage

Num episódio de Community, um professor dá uma tarefa a Abed, a personagem “meta” da série: ver uma série de filmes com o Nicolas Cage a fim de responder à pergunta que tem desafiado os apreciadores de Cinema desde que o sobrinho de Francis Ford Coppola apareceu no grande ecrã — ele é bom ou mau actor? O pobre Abed desespera na busca pela resposta; não se pode ser excelente em certos papéis e péssimo noutros com exactamente o mesmo manancial de expressões em ambos, não se pode ser bom e mau ao mesmo tempo. O mesmo se aplica a Mesut Özil, que de craque e “melhor número dez do Mundo”, palavras de Mourinho, passou a grande flop da Premier League.
Quando o Real Madrid, há pouco mais de um ano atrás, aceitou 50 milhões de euros pelo alemão e o deixou ir para o Arsenal, ficando com Bale, Modric e Di María, a maioria abanou a cabeça em jeito de reprovação. Deixar ir um dos mais fantásticos criativos do Mundo para poder comprar o extremo galês? O meio-campo merengue ia perder o seu grande dinamizador e motor inventivo, a sua arte, e ia tornar-se um mero embrenhado de velocidade e força, dadas as características semelhantes de Bale e Ronaldo. Contudo, um ano depois, rimo-nos do que nós próprios dissemos. Após um início de época fulgurante, o “11” dos gunners foi-se eclipsando, mais cedo ainda do que aconteceu com a equipa, perdendo-se num mar de indefinição e falta de preponderância. O jogador que tinha tudo para ser o reforço-bomba da equipa de Arsène Wenger tornou-se no alvo das mais diversas piadas trocistas (recordo com alguma maldade aquela do “onde está o Özil?”). Entretanto, nos merengues, Di María assumiu-se como um dos melhores médios interiores do Mundo, Bale ganhou preponderância quase digna do seu preço e Modric esteve a nível de Bola de Ouro.
Veio depois o Mundial e um dos aspectos mais falados acerca da Selecção Alemã foi que era uma verdadeira equipa, cujo colectivo se superiorizava ao talento individual. Porém, Özil até tinha o tal talento individual para fazer a diferença… Mas não fez. Passou pela maioria dos jogos como mais uma peça da milícia alemã e não como o elemento destacado que podia e devia ter sido. Mas o que aconteceu ao astro alemão? Desaprendeu de jogar futebol? Perdeu as suas qualidades? Tornou-se de repente um jogador não banal, mas pelo menos, não-especial? Isso não é possível, tal como Nic Cage não pode perder o seu talento de um filme para o outro, Mesut não pode ter-se tornado repentinamente fraco.
A má componente de condição física dos treinos orientados pelo veterano francês poderão ser explicação; talvez o facto de já não estar sob a batuta híper-exigente de Mourinho? Se calhar dá-se melhor com não ser a grande estrela da equipa, pelo menos no Real estava na sombra de Ronaldo… Tudo possíveis ajudas, mas nenhuma verdadeira justificação. Assim, fica a dúvida: que Özil teremos na próxima época? O mágico dos anos de Real e do início da sua jornada em Londres? Ou a sombra pálida de si mesmo que durante os meses seguintes habitou os relvados do Emirates Stadium? Seja qual for a resposta, dou-vos a dica para quem não se importa com spoilers: Abed não conseguiu concluir se Nicolas Cage é bom ou mau actor. E quanto a ti, Özil? A resposta só tu a podes dar…


Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • Fábio Teixeira
    Posted Julho 15, 2014 at 12:38 pm

    Tanto Modric, como di María, como Bale, nunca foram considerados para tarefas de "replacement" ao Özil. O obejtivo do Real era tentar arranjar dinheiro para a compra do galês, mas ao mesmo tempo tentar substituir o alemão por um alvo mais barato, como foi o caso de Isco. E sim, também saiu para o torto na primeira época. O que Ancelotti depois fez, foi ter a brilhante ideia de colocar lá di María, onde fez uma época absolutamente espetacular. E aqui não podemos dizer que a direção merengue tinha isto planeado desde a silly season, altura onde vendeu Özil para os canhões de Londres.

  • Kalimerow
    Posted Julho 15, 2014 at 12:39 pm

    o ozil é o elemento pirata naquele 11 alemão.. sinceramente achei muito estranho o joachim low continuar a apostar nele a titular.

  • Chilavert
    Posted Julho 15, 2014 at 12:41 pm

    Ozil para concretizar o seu potencial tem de jogar como médio ofensivo entre linhas!Tem de estar no centro do jogo!Na Alemanha por imperativos tacticos teve de jogar nas faixas mas quando no jogo com Argentina voltou ao meio aquando da entrada de Schurrle a loiça foi logo outra…

  • Sideshow Bob
    Posted Julho 15, 2014 at 12:41 pm

    Já o disse aqui no blog pelo menos duas vezes: Ozil era uma frequentador assíduo da movida da capital espanhola. Não foi à toa que o clube deixou o jogador sair sem grande cerimónia.

    Um abraço

  • Filipe Sousa
    Posted Julho 15, 2014 at 12:41 pm

    Quando estou a ler um bom artigo nem preciso de ver quem o escreveu. É sempre a Inês!

  • Rúben Cardoso
    Posted Julho 15, 2014 at 12:43 pm

    Fantástico, Inês! E a alusão a uma das minhas séries favoritas é priceless, cheguei a ter pena do Abed a certa altura do episódio…

    Falando de Özil, já aqui afirmei muitas vezes que é um dos meus jogadores favoritos. As coisas que ele faz com a bola, a magia, a criatividade, o toque de bola, estão ao alcance de poucos. Mas a sua falta de intensidade em determinados momentos de jogo e o quase desaparecimento em campo prejudicam a sua forma de jogar.

    Acho que na próxima época, pode rebentar. Mas vai depender muito do contexto da equipa, e do próprio Wenger. Pode ser que a contratação de Alexis (e talvez a de Khedira), possam tirar-lhe algum peso dos ombros, para que possa mostrar novamente que, em forma, é o melhor 10 da actualidade.

  • Anónimo
    Posted Julho 15, 2014 at 12:46 pm

    ainda há dias se escreveu um artigo sobre mágicos aqui no blog. Ozil, é isso mesmo. o seu talento é entendível apenas para aqueles que preferem ver um jogo mágico a um jogo de correrias. todos são livres de opinar, os gostos não se discutem e Ozil continuará a ser mágico. não é preciso correr 12km num jogo, passar o jogo todo a fazer sprints, pressionar, bater, gritar… Ozil, vale, porque a bola quando chega aos seus pés ganha outra dimensão… como quando chega aos pés de Messi, de James, de Hazard e de mais dois ou três craques que ainda dão outra cor a um futebol cada vez mais físico e mecanizado.

    Dragão 86

  • Anónimo
    Posted Julho 15, 2014 at 12:51 pm

    Referência a Community… Inês, és a maior!

    José Henrique

  • Nelson Valoura
    Posted Julho 15, 2014 at 12:54 pm

    Uau, Community, Uau…this is definitely NOT the darkest timeline, men, Uau. Agora não consigo para de imaginar o Ozil em cima de uma mesa, em pose de gato, aos berros para uma sala cheia de pessoas, e a dizer "OHHHHHHHHH, I'M A CAT. I'M A SEXY CAT." UAU.

  • Luís Suarez
    Posted Julho 15, 2014 at 12:58 pm

    Melhor referência de sempre Inês, sou sincero que ao inicio não gostava muito dos teus textos muito possivelmente por ter a minha mente formatada de maneira diferente, mas agora cada vez que leio um texto teu está cada vez melhor.

    A referência a Commuity é lindaaa ahah.

  • Nelson Mohr
    Posted Julho 15, 2014 at 1:01 pm

    Muito bom texto! Já agora esse episódio é de que temporada?

    Hehe, fugindo um bocado ao tópico – É uma excelente série, e ainda bem que ainda vai haver mais uma temporada :D e quem sabe talvez o filme também!

  • MM
    Posted Julho 15, 2014 at 1:02 pm

    Ozil continua a ser um dos melhores jogadores do Mundo, não fez uma época ao seu nível, mas não foi assim tão mau como querem e fizeram parecer.
    Os adeptos ingleses queriam que, por ter custado 50 milhões e vir do Real Madrid, o alemão ganhasse sozinho um título, começou muito bem a época, com golos e assistências. Depois assistimos a uma queda geral da equipa do Arsenal e Ozil caiu com ela. Não é um jogador que ganhe jogos sozinho, como Ronaldo, Messi e Suárez, até porque não é um goleador ou um jogador de fintar meia equipa de uma vez, é um jogador soberbo, aquele que descobre espaços dentro do campo e mete a bola redonda nos seus colegas, precisa de mais jogadores de nível ao seu lado, no Real tinha Ronaldo, Di Maria, Benzema e até Higuain, no Arsenal tinha Giroud à sua frente, Podolski a espaços, Walcott entre lesões e pouco mais. A diferença ainda é grande…

  • Miguel Gomes
    Posted Julho 15, 2014 at 1:16 pm

    depois do texto do Nuno Ranito de ontem, hoje a Inês a responder com mais uma "crónica" fantastica haha

  • Diogo Ribeiro
    Posted Julho 15, 2014 at 1:21 pm

    Uma crónica de grande qualidade mas já habitual por parte da Inês. Os meus parabéns.

  • StanTheMan
    Posted Julho 15, 2014 at 1:33 pm

    Em primeiro lugar, hrm hrm, Nicolas Cage é uma mau actor (ter dúvidas acerca disso é preocupante xD), e Ozil é um bom jogador, pelo que comparações são ridículas. Assim como é óbvio que Ozil é um jogador bastante acima da média (justifica ou não 50M? Sei lá… mas os preços dos jogadores hoje em dia são absurdos, portanto vale tudo), foi também óbvio que ele teve uma época muito má (apesar da sua adaptação aos Gunners ter sido boa; os primeiros jogos foram de grande nível, tendo Ozil resolvido jogos) com uma grande redução de desempenho nos últimos 2/3 da temporada. Agora, é também difícil explicar o porquê disso ter acontecido como também será certamente difícil para um jogador recuperar a sua forma (física e mental) numa equipa em declinio como o Arsenal esteve…
    Penso também que dizer que "Ozil tem talento individual para fazer a diferença mas não fez" (em relação à sua prestação no mundial) é bastante injusto. É extremamente difícil sobressair numa seleção como a alemã, cheia de jogadores de topo, quase todos com tanto ou mais "talento" que Ozil (e com os quais ele tem poucas rotinas de jogo). E, na realidade ele cumpriu e bem, jogando acima daquilo que eu esperava (nem pensava que seria titular. Na minha opinião tanto Goetze como Reus, que se lesionou, seriam opções mais óbvias, face também à má época de Ozil)

    • Johnny W.
      Posted Julho 15, 2014 at 3:03 pm

      Não acho que na sua essência seja mau actor. Faz maus filmes que não requerem muito trabalho. Não podes dizer que um homem que fez filmes como "leaving las vegas", "adaptation" ou até mesmo o "lord of war" entre outros seja mau actor. A questão que foi posta na série é que ele fazia alguns bons filmes e agora é isto que se vê, então como defini-lo; bom ou mau? Não é nenhum Daniel Day Lewis, Peter Sellers ou Max Von Sydow mas também não foi tão mau como o querem fazer. E isto dito por mim, que abomino a maioria dos seus filmes.

    • VettelF1
      Posted Julho 15, 2014 at 3:09 pm

      Porque dizes que o Cage é mau actor?

  • João
    Posted Julho 15, 2014 at 1:36 pm

    É muito difícil um jogador estar no seu máximo durante muitas épocas consecutivas. Ozil está a passar por uma fase má, é normal, acontece a todos. Quando vai regressar ao seu melhor ninguém sabe, depende dele e a forma da equipa ajuda. Se o Arsenal começar bem e jogar como Wenger sabe por a equipa a jogar, Ozil vai aparecer.
    De todos os jogadores do Mundo, apenas Cristiano Ronaldo consegue manter-se ao mais alto nível durante anos e anos. Desde os tempos de Manchester que Ronaldo não parou, chegou ao Real Madrid e tornou-se uma máquina de golos, umas épocas melhores que as outras mas os golos estão sempre lá e não são nada poucos. Já Messi, depois de uma má época no Barcelona, continua longe do seu melhor. Isto só dá ainda mais valor a Ronaldo e coloca-o como um dos melhores de sempre.

  • Kacal l
    Posted Julho 15, 2014 at 1:49 pm

    Excelente crónica, com um tema interessante e curioso, um texto bem escrito e engraçado, Parabéns! Inês. :-)

    Concordo a 100%, não tenho muito mais a dizer.

    Mas acrescento que não me parece que o plano fosse utilizar o Di María como médio interior e substituir o Ozil, o Real apenas queria arranjar dinheiro para contratar o Bale que jogaria na ala direita, com o CR7 na esquerda, o substituto do Ozil seria o Isco, mas o galês começou a época em má forma lesionado (não fez pré-época nos Spurs) e o Isco teve que ir para a ala, e como Illarramendi e Casemiro nunca mostraram poder ser opções reais, e o Khedira se lesionou, o Ancelotti optou pelo Di María como médio interior, e como o Modric fez uma grande época e o Bale acabou por recuperar e "explodir", correu tudo bem e o Di María fez uma época excepcional, mas tudo podia ter corrido mal, são apostas e riscos.

    Quanto ao Ozil, o seu talento e a sua qualidade são inegáveis, mas acho que é frágil fisicamente, não é muito rápido, não é explosivo, e depois não tem intensidade, nem agressividade, também não pressiona na ajuda defensiva, ele tem que jogar na posição #10 e ter liberdade ofensiva, ter outros jogadores a fazer o trabalho "sujo" e o jogo da equipa, a organização tem que passar por ele, o que aconteceu nos tempos do Mourinho, com Xabi Alonso e Khedira e também o Di María a ajudar, provavelmente o Mourinho também era mais exigente com ele e isso fazia com que ele elevasse o seu rendimento, mas é só a minha opinião.

    Bom trabalho. :-)

  • Anónimo
    Posted Julho 15, 2014 at 1:52 pm

    Cage é mau, Ozil é sublime mas em má forma. Simples. Coelho

  • Bruno Fonseca
    Posted Julho 15, 2014 at 1:52 pm

    Muito bom texto como é habitual na Inês.

    Özil efetivamente teve uma época um pouco abaixo de aquilo que eu acho que ele pode fazer.
    Se calhar a opção Arsenal não foi a melhor, Wenger parece-me ser um treinador que desgasta muito os seus jogadores, é só ver o número de lesionados ao longo de uma época no Arsenal.
    Outro aspeto e como já foi referido aqui é a pressão a que foi sujeito, custou 50 milhões e os companheiros que teve não eram da mesma qualidade do que os que tinha no Real.
    Na seleção infelizmente jogou mais na linha e bem sabemos que no meio é onde ele rende mais.

  • Miguel Silva
    Posted Julho 15, 2014 at 1:56 pm

    Penso que foi pelo facto de Reus se lesionar que foi titular porque com Reus apto não tinha hipótese, mas na minha opinião Ozil e talhado para as equipas que controlam 90% dos jogos no seu campeonato e também nas outras competições(tirando a champions) como era o caso do real madrid onde ele tinha muito mais posse de bola, no arsenal e diferente porque todos os jogos são difíceis e o arsenal não era o mais forte candidato ao titulo onde os jogos tem um ritmo muito mais elevado e será muito mais difícil um nr 10 se destacar pois exige muito sacrificio defensivamente(não vi nenhum grande nr 10 a destacar-se na premier league).
    Outra situaçao e o caso de que todos os 10 puros tão a descair para a ala e trabalham mais defensivamente, ou seja ozil apesar de ser um magico com a bola nos pés ainda lhe falta trabalho ainda esta muito longe de ser um jogador completo, porque para mim e um caso de jogador que chegou onde chegou só pelo seu talento não sendo esforçado(exemplo carrilho com as devidas diferenças claro), por isso penso que terá de trabalhar mais se nao corre o risco de nem ser titular esta época no arsenal.

    • Kacal l
      Posted Julho 15, 2014 at 2:59 pm

      Não me espantaria se perdesse o lugar no Arsenal, com Walcott, Cazorla (a #10) e Alexis no trio ofensivo, ele tem que trabalhar mais e se aplicar.

  • Wonderkid
    Posted Julho 15, 2014 at 2:20 pm

    Magnífico post! Estes Visões do Leitor têm estado repletos de qualidade! :)
    Espero que Ozil esteja apenas num mau momento de forma. Talvez com a chegada de Alexis Sanchez voltemos a ter o velho Ozil em campo. O Arsenal bem que precisa dele!

  • Anónimo
    Posted Julho 15, 2014 at 2:54 pm

    Brilhante analogia e excelente texto. Concordo com a opinião e espero que o Ozil volte em grande para a nova época, moral não lhe faltará certamente.

    Luís Marques

  • lizardking
    Posted Julho 15, 2014 at 2:57 pm

    Ozil desilusão, Nicolas Cage bom actor(ver recente filme: Joe), simplesmente teve péssimas escolhas durante a carreira, arruinou-a por completo

    • André Pinho
      Posted Julho 15, 2014 at 3:37 pm

      As más escolhas, rezam as más-línguas, foram (são) em grande parte forçadas pelas dívidas: segundo consta, o Mr. Cage enterra o que tem e o que não tem (literalmente) em obras de arte. É um consumidor compulsivo.

      Não obstante, dá-me mais gozo ver Cage representar, que Ozil jogar. O insucesso recente de Ozil é fácil de explicar: corre de menos para aquilo que joga. Defende tão pouco como Ibra, Messi, Ronaldo e Robben, mas não resolve metade do que estes resolvem.

  • Anónimo
    Posted Julho 15, 2014 at 3:22 pm

    o Ozil é um dos maiores craques que eu ja vi jogar, uma epoca má não apaga as restantes, nao custa frisar que ele no arsenal tal como na selecção, nao joga na posição que mais pode desequilibrar.

    Hélder Fragoeiro

  • Anónimo
    Posted Julho 15, 2014 at 3:31 pm

    Excelente texto e excelente referência!
    Amândio.

  • Anónimo
    Posted Julho 15, 2014 at 3:39 pm

    Vim só dar os meus parabéns à Inês Sampaio, cada vez gosto mais de ler as suas crónicas.

    SL

    Miguel

  • Anónimo
    Posted Julho 15, 2014 at 3:47 pm

    Ozil é um poeta! Assim sendo é normal que atravesse momentos de pouca inspiração. Não podemos no entanto esquecer o facto de que a premier league é a liga mais difícil de jogar ( outros enormes jogadores como shevechenco ou ballack sentiriam na pele a mudança para as terras de sua majestade).
    Resta assim esperar por esta época para ver que Ozil teremos.
    Quanto a mim, e como já disse, Ozil não é nem bom, nem mau, é um poeta com a bola nos pés

    Ps: o Nic Cage, tal como o Ozil, não é nem bom nem mau, mas, um monstro de representação e interpretação das caracterizas humanas, o que, admito, o torna um pouco ridículo em filmes da Disney ou desse gênero

    Doddy

  • Rodrigo
    Posted Julho 15, 2014 at 4:14 pm

    Tambem me parecia que o Real fazia mal em prescindir do Ozil (50M era um bom negocio, mas falavamos de um jogador nuclear), mas a verdade e que ao fim de uma epoca acabou por correr bem. Nao porque a direcçao merengue tenha planeado, uma vez que o seu substituto, Isco, revelou que ainda nao estava preparado para uma epoca inteira a top num clube como o Real Madrid, mas porque o Ancelotti teve a brilhante ideia de colocar o Di Maria no trio de meio-campo. A intensidade, agressividade, velocidade e qualidade tecnica e de decisao do argentino acabaram por fazer a diferença e serem determinantes para a boa epoca do Real Madrid.

    Em relaçao ao Ozil, rumou a um novo clube, onde, apos um inicio fulgurante, foi perdendo gas a medida que a epoca foi avançando e neste Mundial tambem esteve longe do nivel que ja o vi actuar. Espero que na proxima epoca volte a apresentar um grande rendimento, ate porque o colectivo do Arsenal sera mais forte e ira ajudar a que todos tenham um rendimento mais forte do que na epoca passada. O talento e a qualidade estao la, mas por alguma razao (psicologica ou fisica) o rendimento nao tem sido o esperado e como tal espero ver a "ressurreiçao de Ozil", sob pena de estarmos perante mais um caso "Torres".

  • Anónimo
    Posted Julho 15, 2014 at 4:58 pm

    Sempre achei o Ozil, um jogador superestimado! No Real, ele nunca provou muito quando era exigido nos grandes jogos. Na seleção, idem; e agora no Arsenal está sendo ainda pior.
    Penso que tem talento, mas é um tanto preguiçoso e não sente muito o jogo. É do time de jogadores como Pato, Ballotelli e Fernando Torres: Muito talento, mas pouca vontade de ser mais.

    Natan Fox

  • Paulo Duarte Miguel
    Posted Julho 15, 2014 at 5:49 pm

    Mais uma excelente crónica! São artigos como este que elevam o VM patamar após patamar até ao céu. Parabéns!

Deixa um comentário