Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Abdoulaye e as constipações

No meio da confusão instalada na Liga Portuguesa, a não utilização do central Abdoulaye por parte do Vitória de Guimarães na visita ao Dragão acabou por ser mais um episódio caricato, neste já de si pouco normal campeonato português. O central emprestado pelo Porto aos vimaranenses foi convocado, mas uma questão médica de última hora colocou-o na bancada, facto justificado de modo mais ou menos atabalhoado por Rui Vitória. Havendo ou não reais razões para o jogador ficar de fora, a suspeita ninguém a apaga, até porque não é a primeira vez que um jogador emprestado a determinado emblema é acometido de uma súbita maleita na véspera de jogar contra o clube que o emprestou (por norma os jogadores constipam-se nessa manhã). Verdade seja dita, a questão do jogadores emprestados lembra a história do rapaz, do velho e do burro. Se o jogador não joga, falam-se em pressões, se joga e marca um golo, o clube que empresta é apelidado de “burro” porque o deixa jogar, por fim, se o jogador joga e joga mal, é acusado de o ter feito propositadamente de modo a beneficiar o patrão. Esta situação é ainda mais empolada pelo facto dos principais fornecedores de jogadores, normalmente os emblemas mais poderosos financeiramente, serem actualmente FC Porto e Benfica, rivais no relvado e no bastidores. Para lá de poderem beneficiar de lesões de última hora, estes dois clubes possuem de momento a capacidade de manobrar o campeonato, pois conseguem fortalecer outras equipas consoante a sua estratégia no momento (ainda por cima porque as dificuldades financeiras da maior parte das equipas portuguesa quase as colocam à mercê da bondade dos mais ricos). Então, que fazer para terminar com este clima de suspeição, e aumentar a credibilidade da Liga Portuguesa? Algumas propostas:
não permitir empréstimos dentro da Liga. Hipótese já tentada, tem como vantagem não haver conflito de interesses. O ponto negativo é que obrigaria jogadores talentosos a irem rodar no estrangeiro, ou nas divisões secundárias, o que iria ainda diminuir a quantidade de talento a jogar nos relvados nacionais.
não permitir que os emprestados joguem contra os clubes de origem. Clarifica a situação (há uma regra objectiva, justa ou não), mas por outro lado enfraquece à partida a equipa perante o adversário que lhe emprestou os jogadores, podendo no entanto defrontar todos os outros na máxima força.
limitar o nº de jogadores a emprestar/receber. Cada equipa poderia apenas colocar um número limitado de jogadores em clubes do mesmo campeonato (por exemplo, cinco), enquanto que um determinado clube pode receber também um número limitado (digamos, três). A questão da suspeição existe, mas é diluída… não é possível uma equipa mais forte abastecer um ou dois parceiros de eleição, e o efeito lesão súbita não é tão determinante.
não permitir que um jogador seja emprestado mais que dois anos seguidos. Pode prejudicar a evolução de um atleta, mas também evita que esse jogador reforce potenciais aliados de um modo contínuo.
Os empréstimos tornam a competição menos justa? Alguns treinadores são convidados a deixar jogadores de fora perante certos adversários, ou estamos perante rumores infundados? Mesmo assim, a própria nuvem de suspeição, mesmo que injusta, não deveria obrigar os agentes do futebol a tomar uma posição? Um ponto parece assente: mesmo com protestos a saltarem para a praça pública de quando em vez, os clubes parecem satisfeitos com o status quo; os mais fortes colocam os seus excedentários e jovens, os mais fracos recebem reforços quase que a la carte…

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

105 Comentários

  • Manuel Santos
    Posted Setembro 30, 2013 at 10:52 pm

    Mas isto é o futebol português, infelizmente… Quem não se lembra do Jardel quando estava no Olhanense ? No jogo contra o Benfica estava indisponivel.

    Em relação ao Abdoulaye, não tentem comparar a situação com a do Miguel Rosa. O Miguel Rosa não está emprestado, é activo do Belenenses e para além disso, não só não tinha sido convocado para o jogo frente ao Benfica como nem o tinha sido frente ao Santa Clara. E a justificação para os dois jogos foi que estava lesionado.
    No caso do Abdoulaye, tinha sido convocado, ia ser titular e de repente deixou de ser convocado. Justificação do Rui Vitória? Nenhuma, gaguejar…

    • Fernando
      Posted Outubro 1, 2013 at 11:07 am

      O Jardel não estava indisponível, tinha sido já contratado. Mal ou bem foi tudo às claras, todos sabiam porque é que o Jardel não ia jogar.
      Aqui há uns anos o Helton também teve um desarranjo intestinal antes de jogar contra o Porto. Deve ser da ansiedade, digo eu…

    • joao
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:41 am

      O jardel já tinha sido contratado? então ele não joga contra o benfica e passado 3 ou 4 dias joga contra o guimaraes? pode me explicar isso?

    • Marco Rojas
      Posted Novembro 9, 2013 at 2:22 pm

      O Jardel é contratado um dia antes do jogo. Podem apelidar o Benfica de má conduta, etc, mas foi tudo feito às claras. O Jardel não jogou porque já era jogador do Benfica, e certamente uma das coisas acordadas no dia de compra era que ele não jogava no dia a seguir.

    • N.
      Posted Novembro 9, 2013 at 2:57 pm

      Fernando, o Helton foi pior ainda. Jogou a primeira parte e teve o tal desarranjo intestinal ao intervalo. https://www.zerozero.pt/jogo.php?id=86924

  • Rodrigo
    Posted Setembro 30, 2013 at 10:53 pm

    Isto ja nao e novidade, sobretudo frente ao FC Porto, pelo que me parece que a melhor opçao seria determinar logo que os jogadores emprestados nao poderiam defrontar o clube com o qual tem contrato. Terminar com os emprestimos seria uma decisao mais radical e provocaria uma ainda maior quebra de qualidade das equipas pequenas sem capacidade para se reforçarem com qualidade e alem disso impediria os jovens jogadores de rodarem dentro do nosso campeonato.

    • slb1994
      Posted Outubro 1, 2013 at 11:03 am

      Mas isso de impedir os jogadores de defrontar as equipas a que estao ligadas contratualmente tem o que se lhe diga.

      O clube que emprestasse mais jogadores , acabava por ter beneficios.E muitos

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 30, 2013 at 10:53 pm

    Para ser sincero, só concordo com o ponto 2.

    • Rabensandratana
      Posted Outubro 1, 2013 at 11:10 am

      Tenho exactamente a sua opinião!!!
      O título do artigo é muito tendencioso!!!
      Até parece um título de um jornal desportivo (A Bola).

  • NFM
    Posted Setembro 30, 2013 at 10:54 pm

    nao criem casos onde nao existem….

    o rui vitoria disse no final que ele foi convocado e fez um teste antes do jogo e nao estava em condiçoes….

    entao nao jogava o ba e o tiago rodrigues jogou??? mas cabe na cabeça de alguem isto….

    o melhor jogador do belenenses (m rosa) tambem nao jogou na luz e de certeza que nao foi por o benfica ter metade do passe….

    ha sempre quem goste destas teorias

    cumprimentos

    • Diogo
      Posted Setembro 30, 2013 at 11:36 pm

      O Porto devia estar mesmo preocupado que o Tiago Rodrigues que é um dos médios mais fracos da Liga e que até é suplente no Guimarães jogasse ou não.

    • Hugo Silva
      Posted Outubro 1, 2013 at 1:42 am

      O Tiago Rodrigues é um dos médios mais fracos da liga??? É um miúdo com potencial e não vejo onde está a dúvida. E não tenha dúvida nenhuma que este ano vai dar muito jeito ao Guimarães, escreva o que lhe digo!
      Cumprimentos

    • Rear
      Posted Outubro 1, 2013 at 1:51 am

      Sim, engraçado era o Rui Vitória vir dizer o contrário…

    • Paulo Almeida
      Posted Outubro 1, 2013 at 9:58 am

      antes de assinar pelo Porto já havia quem o quisesse na selecção e era o novo Pirlo, agora que pertence aos dragões já é dos piores da liga, bela análise.

    • slb1994
      Posted Outubro 1, 2013 at 11:04 am

      Mas ainda nao percebeu que o Miguel Rosa nao e do Benfica?

    • Manuel
      Posted Outubro 1, 2013 at 12:21 pm

      Isso é mentira! Perguntaram ao Rui Vitória pelo Abdulaye e ele embatucou e disse meio atrapalhado que estava lesionado.
      No dia seguinte a Bola diz que Abdulaye já estava recuperado da indisposição que o afligira um pouco antes do jogo com o Porto.
      Vir para blogues tentar branquear uma situação que toda a gente já percebeu, com falsidades e com afirmações repetidamente mentirosas (Miguel Rosa jogador do Benfica) é uma vergonha!

    • Hugo Silva
      Posted Outubro 1, 2013 at 2:02 pm

      Não tenho a certeza mas provavelmente a liga não permite fazer uma cláusula que proíba o jogador emprestado de jogar contra a sua própria equipa. Mas se eu fosse emprestar um jogador meu, que sei que tem qualidade, certificava-me que esse não jogaria contra a minha equipa. Não tenham dúvidas que é uma coisa entre Porto e Guimarães. O Tiago só jogou porque foi pouco tempo, também não acredito que pode-se jogar titular.

    • sandro
      Posted Outubro 1, 2013 at 2:48 pm

      vir para blogues inventar situaçoes que não existem tambem é uma vergonha e o senhor não se cansa de o fazer.
      branquear outra vez ? vejo que esta semana aprendeu uma palavra nova, até a utilizou para comparar o belenenses ao atl.madrid

    • Tiago Gomes
      Posted Outubro 3, 2013 at 1:04 pm

      o engraçado disto é alguns quererem comparar o caso miguel rosa, ao caso abdoulaye…
      nao tem comparaçao e sabem porque? nao é por eu ser benfiquista, mas o benfica, tendo em conta o numero excessivo de jogadores, tem vindo a seguir uma politica: emprestimos de longa duraçao (ou mesmo desvinculaçao ), isto é, emprestam os jogadores ate a um clube, ate ao fim do contrato que tinha com o SLB, mas que se realmente se mostrarem competentes a nivel desportivo, podem voltar.
      nao é uma clausula de recompra, porque nao existe venda (vejam se: miguel rosa, david simao, leandro pimenta, luis martins, daniel martins e nuno coelho deram algum retorno financeiro ao SLB)
      como tal, os clubes que os recebem, recebem-nos de braços abertos e reclamam para si a totalidade dos direitos desportivos, mas a nivel economico, nao é bem o caso, por isso o miguel rosa nao foi convocado para o jogo com o SLB…
      nao se lesionou no aquecimento, nem apanhou uma corrente de ar ao entrar no autocarro, simplesmente à partida ha um acordo de "cavalheiros" que nao permite a sua utilizaçao, dai nao ter sido tao falada, como este caso

  • Mário Redondo
    Posted Setembro 30, 2013 at 10:55 pm

    Pessoalmente, e repito, pessoalmente, parece-me que a única proposta aceitável é a 2ª que é admitir que os jogadores não possam jogar contra as suas equipas de origem (afinal, na maioria das vezes são as equipas de origem que continuam a pagar os ordenados). Não me parece que faça algum sentido um clube pagar a um jogador para jogar contra esse mesmo clube (inclusive levantado algumas questões se o jogador jogar mal). Aliás, se esta "proposta" fosse posta em prática, esta discussão nem sequer estaria a existir, é algo lógico, e não é por 2 jogos por ano que um jogador perde o ritmo, "prejudica" a equipa mas beneficia-a nos restantes jogos do campeonato (é melhor uma equipa ter um jogador que a beneficie durante 28 jogos que não o ter sequer)
    Aproveito para dizer que a primeira proposta me parece totalmente descabida, tendo em conta que os empréstimos muitas vezes servem para jogadores estrangeiros se adaptem ao futebol português.

  • João Zorrinho
    Posted Setembro 30, 2013 at 10:55 pm

    Pra quem eventualmente vier dizer que o Benfica fez o mesmo como o Miguel Rosa queria só relembrar que além de já não pertencer aos quadros do Benfica (assinou pelo Belenenses em definitivo, não foi convocado no jogo anterior com o Beira Mar e não treina há mais de uma semana pelo que a questão de falsa lesão não se coloca.

  • Anónimo
    Posted Setembro 30, 2013 at 10:55 pm

    Ele pegou um resfriado, foi só isso! Toma uma aspirina e fica já legau!

    Ass: Alex Sandro

  • Schalager
    Posted Setembro 30, 2013 at 10:58 pm

    Se o leitor Nuno Ranito, quer fazer uma análise correcta, falo também do caso do M. Rosa do Belenenses.

    • Tutan1980
      Posted Outubro 1, 2013 at 1:58 am

      Se o leitor Schalager quiser análises completas entao consulte melhor sobre o Miguel Rosa. Já não pertence aos quadros do SLB pois foi adquirido em definitovo pelo Belenenses. Logo não é comparável com esta situação. Além do mais está lesionado pois não só não jogou contra o SLB como tb não jogou na jornada anterior.

    • Nuno
      Posted Outubro 1, 2013 at 10:20 am

      Desculpe lá, mas esse argumento é uma treta.
      Em primeiro lugar, o caso do Abdoulaye serve de exemplo, mas como é escrito, está longe de ser caso único. Em segundo lugar, como se diz, dois errados não fazem um certo. Era agora bonito ter de falar de todos os casos específicos que aconteceram no futebol português… aliás, esse argumento é elucidativo, mais que defender a nossa inocência, convém referir a culpa de terceiros

  • Fdinis
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:00 pm

    Eu sou da opinião que os jogadores emprestados não devem jogar contra os seus clubes, para sua própria defesa, porque se cometerem algum erro, mesmo que involuntário, são logo acusados e assim evitavam-se quaisquer polémicas!

    PS: Já agora, fala-se tanto do Abdolaye, e o Miguel Rosa?!

    • Tutan1980
      Posted Outubro 1, 2013 at 1:52 am

      O que tem o Miguel Rosa? Que eu saiba não pertence ao SLB pois em agosto foi vendido em definitivo ao Belenenses. Se não sabe, então consulte os factos antes de querer opinar.

    • slb1994
      Posted Outubro 1, 2013 at 11:06 am

      Outra vez??O Miguel Rosa e do Benfica por acaso?

  • Leandro Sardinha
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:00 pm

    Concordo com "não permitir que os emprestados joguem contra o clube de origem", a razão é óbvia, e também normalíssima uma vez que há sempre o tal "facilitismo" possível por parte do jogador. Da mesma maneira que se essas clausulas de não poder jogar contra a própria equipa deixava claro a razão de não jogar, e evitava estas constipações ridículas que não convencem ninguém. Alias esta clausula existe na Espanha por exemplo, lembro-me do Pedro Leon (estava emprestado pelo Real ao Getafe) em que para ele jogar com o real o getafe teria de pagar 1,5 ou 2 milhões.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:03 pm

    este ano no benfica-belenenses nao jogou miguel rosa, nao sei por se suposta constipaçao ou nao. este tipo de politicas e ridicula, se o jogador esta emprestado e para jogar, o benfica nao precisa deste tipo de truques, ja no passado ganhou ao rio ave com oblak, como no ano anterior ganhou ao paços com melgarejo em destaque (apenas 2 casos que me lembro assim de repente).

    miguel rosa nao tem a influencia em belem que abdoulaye tem em guimaraes. mas no porto ja nada se estranha, nao me lembro assim de nenhum caso onde tenhham defrontado alguem emprestado

    ja o sporting, assim de cabeça nao tenho nada a apontar, lembro dos casos de cedric e adrien que jogaram, assim como wilson eduardo.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 1, 2013 at 12:51 am

      "nao me lembro assim de nenhum caso onde tenham defrontado alguem emprestado".

      É normal que não se lembre, se isso aconteceu na Sexta-Feira (Tiago Rodrigues) e não se lembra, como poderá lembrar-se de casos mais antigos?
      Mas de qualquer das formas, à muito que o Porto descaradamente adoptou esta política, e só posso criticar que os outros não o façam também.

    • Johnny W.
      Posted Outubro 1, 2013 at 3:20 am

      Mosqueteiro essa memoria não esta muito boa. Basta recordar que um dos empates do Porto no ano desportivo transacto foi contra o Olhanense, jogo onde o médio Tiago Targino fez golo num dos poucos lances da equipa algarvia. Sendo que, nesse mesmo embate, o MVP foi o guarda redes do Olhanense que não era nem mais nem menos que Rafael Bracalli (jogar cedido pelos dragões). Quer falar de Jardel, Djaniny e afins? Assim de cabeça como você diz… Claro que se recuar no tempo vai encontrar vários jogadores portistas que não nos defrontaram, isto porque antigamente havia uma lei que o permitia ( não defrontar os "clubes mãe". ), caso por exemplo de Maciel quando esteve emprestado ao Leiria de Jorge Jesus (situação que ele lamentou profundamente na altura) entre muitos outros…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 1, 2013 at 6:31 am

      … peço desculpa, mas nao conheço muito bem tiago rodrigues. porque razao estaria o porto preocupado com um suplente. eu falo de jogadores influentes na equipa. como os casos que mencionei… oblak um dos melhores gr da liga e melgarejo foi eleito pelo vm o jogador revelaçao se nao me engano. no caso d cedric e adrien ganharam uma taça precisamente contra o clube… no porto deixam o central da academica,influente, de fora e falam de um medio que nao joga metade?

    • João Moreira
      Posted Outubro 1, 2013 at 8:52 am

      Olhe digo-lhe já uma! O ano passado empatamos com o Olhanense com o Bracali na baliza a fazer uma excelente exibição.

    • João Moreira
      Posted Outubro 1, 2013 at 8:55 am

      Mas eu relembro-o. O ano passado empatamos com o Olhanense tendo o Bracali feito uma grande exibição.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 1, 2013 at 6:17 pm

      "Não conheço muito bem Tiago Rodrigues" Não conheçe muito bem uma das revelações da época passada, ou não lhe dá jeito conhecer? Quando não se quer tirar as palas não vale a pena.

  • RiefSilva
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:06 pm

    Das medidas apresentadas no post, a qual concordo mais é a limitação de jogadores colocados e recebidos por empréstimo.
    Quanto à proibição de jogar contra o clube de origem, acho que deveria ser estabelecida no empréstimo

  • Frederico Pedro
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:07 pm

    Concordo em absoluto com a posição, considero que para bem da verdade do nosso campeonato, que só por si já é bastante mentiroso, este tipo de situações deveriam ser legisladas, e fortemente. Situações como a do Abdoulaye na última jornada, sobretudo tendo em conta a boa forma em que se encontra o jogador (ou encontrava até à constipação), infelizmente, não são filhas únicas, tornando o nosso campeonato em algo fictício, pelo que se passa dentro das quatro linhas, mas pior do que isso, o que se passa por trás da cortina. É com muita pena que assisto a esta situação, que me leva a perder cada vez mais o interesse na liga zon sagres. É necessário mão pesada, doa a quem doer, para bem do futebol português. Tome-se como exemplo o que aconteceu em Itália com o CalcioCaos, em que foi reposta justiça contra Juventus, Milan, entre outros. Talvez o mesmo fosse necessário por cá, contra o FC Porto, contra o SC Braga, contra o Sporting CP e até contra o meu SL Benfica.
    A todos, saudações desportivas, mas entristecidas.

  • Maxi
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:07 pm

    É importante referir também a estranha ausência dos convocados do Belenenses de Miguel Rosa e Deyverson que chegaram este ano do Benfica e estavam os dois aptos para jogar (no caso do Miguel Rosa foi o próprio que confirmou a vários adeptos que o abordaram)

    • Laranja
      Posted Outubro 1, 2013 at 1:59 am

      Miguel Rosa nem no jogo antes jogou por lesão…

    • slb1994
      Posted Outubro 1, 2013 at 11:07 am

      Muitos comentadores parecem o LFV a atirar areia para os olhos.
      O Benfica tem alguma culpa que M.Rosa nao jogasse???
      Ele nao e jogador do Benfica

    • Manuel
      Posted Outubro 1, 2013 at 12:16 pm

      Nem o Miguel Rosa nem o Deyverson já são jogadores do Benfica e o Rosa está lesionado. Porque está a mentir?

    • Maxi
      Posted Outubro 1, 2013 at 1:55 pm

      Não estou mentir, foi o próprio Miguel Rosa que me confirmou a mim e outros adeptos que estava apto para jogar.
      Em relação ao jogo anterior, foi o Miguel Rosa e outros habituais titulares que não viajaram aos Açores (só foram 16) portanto é um argumento sem grande validade.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 1, 2013 at 6:25 pm

      entao explique la o que e que o miguel rosa lhe disse? disse que o benfica o obrigou? nao foi ao jogo passado nem foi a este, nao inventem

    • Maxi
      Posted Outubro 2, 2013 at 2:38 pm

      Apenas disse que não estava lesionado, nem tinha estado, quando lhe perguntamos a gravidade da lesão e se jogava contra o Olhanense. Disse que não podia dizer mais nada. Mas se não acreditam esperem pelo próximo jogo…

  • Pedro Pinto
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:09 pm

    Abdoulaye acabou por cumprir uma das propostas- não jogar contra o clube de origem. Sinceramente, não subscrevo nenhuma. Todas apresentam prós e contras e são passíveis de rumores. Tal como os jogadores que apresentam determinado rendimento contra certas equipas e acabam contratados pelas mesmas no ano que vem. São excelentes assuntos para vender jornais, mas sobre os quais muito pouco se pode comprovar.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:09 pm

    esqueci-me de referir que miguel rosa ja nao pertence aos quadros do benfica, logo nem e a mesma questao…no minimo seria commparado a seba que ja nao e do porto

    quanto as regras enunciadas, concordo com a penultima e talvez com a ultima. com a 1º nao concordo nada. e uma boa alternativa para equipas mais pequenas que nao tem como comprar jogadores bons, e assim os grandes podem rodar os seus jogadores, valorizar e uma situaçao win-win

    • Luís bcn
      Posted Outubro 1, 2013 at 11:21 am

      Errado, tanto quando eu sei o Seba nao tem nenhuma ligaçao ao Porto. O Benfica ainda tem uma percentagem Miguel Rosa. Pode comparar ao Addy mas nao tem logica comparar ao Seba.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 1, 2013 at 6:24 pm

      eu referi seba porque ambos ja nao sao do porto, isso de percentagens e mais indiferente porque e para valorizar…

  • João Soares
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:12 pm

    Isto não é novidade nenhuma, todos os clubes fazem isto, já remonta aos tempos do Eusébio

  • Andre
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:15 pm

    Com todo o respeito e concordando com a matéria descrita, penso que a falar no Ba apenas quando o Miguel Rosa, jogador cedido gratuitamente ao Belenenses também se ter lesionado, não ser mencionado, não mostra coerência.. E eu não defendo cores..
    Mas tirando isso, que acredito até ser sem intenção, concordo com a visão do autor.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:15 pm

    Até de forma a proteger o jogador, e a evitar polémicas, o melhor é automaticamente um emprestado não poder jogar contra o detentor do seu passe.

    Todas as outras alterantivas apresentadas no post, na minha opinião, não iam alterar nada.

  • Carlos Atalaia
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:22 pm

    Se fosse do Benfica fazia capas de jornais durante semanas.

    • Rabensandratana
      Posted Outubro 1, 2013 at 12:49 am

      Sr. Carlos Atalaia, isso é mania da perseguição!!!
      Até parece que o SLB não faz destas coisas!!! Quem lê o seu comentário até pensa que o SLB é um clube de santos!!!

    • Johnny W.
      Posted Outubro 1, 2013 at 3:27 am

      quando um adepto do clube da luz se queixa dos média é porque algo de muito errado se passa. Você não vê os ataques aos outros clubes porque só lê as paginas a cores, e como essas são,maioritariamente do seu clube, nem se dá conta do mundo desportivo que o rodeia. Queixarem-se de jornais. Nunca pensei ver isto, quando Nelson Évora ganha ouro nos JO e a capa é "Entrevista exclusiva a Aimar" ou quando empatam com o Braga e a capa é "O Porto não precisava disto" já acham normal…

    • Carlos Atalaia
      Posted Outubro 1, 2013 at 8:37 am

      Não deve ter percebido bem. Eu não pretendo afirmar que o Benfica é um clube de santos. Aliás, eu não quero que o Benfica seja um clube de santos nesta sujeira que é o futebol português.

      O que eu queria sublinhar é que teve de ser o VM, mais uma vez, a chamar a atenção para uma situação destas. Porque os meios do comunicação que temos são péssimos e completamente parciais. E volto a dizer, se fosse do Benfica, teria repercussões exponencialmente superiores.

      E já agora, não me lembro de nenhum emprestado pelo Benfica se ter constipado assim. Pelo contrário, lembro-me de muitos emprestados que jogaram contra nós.

    • Anónimo
      Posted Outubro 1, 2013 at 9:18 am

      Sr. Carlos, o seu clube contrata jogadores em vesperas de defrontar o clube que representam. Em relacao aos emprestados, se nao jogam, esta mal, se jogam, nao se esforcam e estavam a fazer um frete. Na minha opiniao, primeiro tem que se mudar a lei, limitar os emprestados, e acho que os jogadores emprestados nao devem jogar contra os seus clubes para evitar suspeicoes.
      MPires

    • Carlos Atalaia
      Posted Outubro 1, 2013 at 10:10 am

      Contrata? Ou contratou um?

      Essa questão é muito interessante e é muito fácil criticar a postura do Benfica. Mas eu acho que foi a mais correcta. Gostaria de saber então, por parte de quem critica, o que deveria ter sido feito.

      O Benfica vendeu um dos seus centrais titulares em Janeiro. Decidiu avançar para a contratação de um jogador de uma equipa com quem iria jogar em breve. Tem duas alternativas: ou confirma o negócio antes do jogo e o torna público e transparente, ou espera até ao final do mês para anunciar a contratação. Imaginem que no dia 31 de Janeiro o Benfica anuncia a contratação de um jogador contra quem tinha jogado pouco tempo antes. Quais seriam as reacções a isto? Decerto não faltariam analistas a criar a ideia de que o jogador tinha tido um desempenho muito abaixo do que vinha a fazer no resto da temporada e etc.

      Então, a solução é: no mercado de Inverno não se podem contratar jogadores oriundos de equipas contra quem haja confrontos durante o mês de Janeiro. Rídiculo, não?

    • Tutan1980
      Posted Outubro 1, 2013 at 11:01 am

      Sr.º Anónimo, pelo que eu me lembro aconteceu apenas com o Jardel, e é como diz o Sr.º Carlos Atalaia e muito bem. Além do mais muito pior é contratar treinadores antes de os defrontar como fez o FCP a época passada em que no ultimo e desicivo jogo do titulo o Paços 3º classificado e com uma actuação excelente durante toda a liga simplesmente desaprendeu a jogar futebol pois o paulo Fonseca mais do que de certeza que já era contratação garantida.

    • Anónimo
      Posted Outubro 1, 2013 at 11:53 am

      Vamos la entao dizer outros nomes, Moretto, Marcel, Jose Fonte, Jorge Ribeiro, Makukula, Djaniny, assim de repente lembrei-me desses. Em relacao a treinadores, tb sabem do que falam, pq contrataram o JJ na semana que iam jogar como Braga. Em relacao ao Pacos, tinham tudo acordado com o Vitor, que nem defrontou o Benfica, e depois, acabaram por nao o contratar. Nao me venham com moralismos, pq o vosso clube nao e exemplo para ninguem.
      MPires.

  • Gonçalo Praça
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:31 pm

    se fosse trafulhice do porto fazia o mesmo com o tiago rodrigues.
    mas os casos mais gritantes que me lembro foi quando o benfica contratou o jardel e o fabio faria no jogo anterior a jogarem com eles e nem sequer foram convocados para o jogo,
    é possível alguma clausula desse género ?

    • Diogo
      Posted Setembro 30, 2013 at 11:36 pm

      O Porto devia estar mesmo preocupado que o Tiago Rodrigues que é um dos médios mais fracos da Liga e que até é suplente no Guimarães jogasse ou não.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 30, 2013 at 11:58 pm

      Tiago Rodrigues é um dos médios mais fracos da liga? Deve ter sido por isso que o Porto o foi buscar..

      Quanto ao ser suplente, é muito simples, foi dos últimos a chegar ao plantel, e o guimarães está obviamente a apostar mais em André Santos para o valorizar, visto que não é EMPRESTADO.

    • Luís Aguiar
      Posted Outubro 1, 2013 at 12:00 am

      O Tiago Rodrigues é dos médios mais fracos da Liga?

      Você deve realmente perceber muito de futebol. Mas pronto, bom, bom é o André Gomes…

    • Kacal
      Posted Outubro 1, 2013 at 1:04 am

      Diogo, peço desculpa, sou Portista mas não é por isso que tenho esta opinião sobre o que lhe vou dizer, mas, esse comentário foi muito anti/fanatico, o Tiago Rodrigues foi titular indiscutível no Vitória, na segunda metade da época passada, tem muita qualidade, principalmente no passe, nos remates de longa distância e nas bolas paradas, é muito jovem e com um potencial imenso, o Porto sabe disso, por isso o contratou, ele só não é titular indiscutível no Vitória porque chegou ao Vitória mais tarde que o restante plantel, não duvide que daqui a alguns jogos pegará de estaca no 11, foi um comentário desnecessário, mas, respeito, esta é a minha opinião, vale o que vale, saudações desportivas!!!.

  • Ace-XXI
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:37 pm

    Parece-me 1 nao caso porque o Tiago Rodrigues jogou mas no entanto sou a favor de limitar o número de emprestados por plantel (2 ou 3 jogadores) nao podendo jogar contra a equip que os emprestou.

  • Diogo
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:38 pm

    O Sporting nisto é muito anjinho, o Wilson Eduardo marcou-nos vários golos, o Adrien e o Cédric quando jogaram contra nós até comeram relva…Foi uns bons pontos que perdemos e até uma Taça de Portugal por o Sporting ser um clube demasiado correcto.

  • Afonso
    Posted Outubro 1, 2013 at 12:03 am

    Concordo com o post, acho um assunto bastante pertinente, que condiciona muito mais a verdade desportiva do que a transmissão ou não de jogos do Farense na BenficaTV, como muita gente se lembrou de mencionar na altura. Este tipo de jogo de bastidores dos clubes que emprestam e recebem os emprestados já existe à muito tempo, e seria bom que fossem implementadas medidas para os combater.

  • Lorenzo Van Matterhorn
    Posted Outubro 1, 2013 at 12:19 am

    o Miguel Rosa também apanhou a mesma doença…

    • Rear
      Posted Outubro 1, 2013 at 1:46 am

      Esse já é do Belenenses, não está emprestado.
      Informe-se antes de escrever.
      Abraço

    • Tutan1980
      Posted Outubro 1, 2013 at 1:54 am

      O Miguel Rosa não pertence ao SLB. Foi vendido em definitivo ao Belenenses. Se não sabe então consulte.

    • Laranja
      Posted Outubro 1, 2013 at 2:00 am

      Miguel Rosa já tinha falhado o jogo anterior por lesão, e nem do Benfica é…

    • Zé Paulo Almeida
      Posted Outubro 1, 2013 at 12:19 pm

      O Miguel Rosa jogou o jogo anterior e aposto que vai jogar o próximo. Se já não é jogador do benfica ainda torna as coisas mais graves, pq se o Benfica pode limitar as escolhas dos adversários mesmo não tendo qualquer direito sobre o jogador….

    • Afonso
      Posted Outubro 1, 2013 at 12:51 pm

      … ou simplesmente encontra-se lesionado e o Benfica não é para aqui chamado… incrível as teorias da conspiração que se conseguem arranjar

  • Kacal
    Posted Outubro 1, 2013 at 1:14 am

    Concordo com quase tudo que o VM disse, acho que a Liga devia "adoptar" os pontos 2 e 3, deviam limitar o nº de jogadores a emprestar/receber e não permitir que os emprestados joguem contra o clube de origem, mas, não proibir empréstimos dentro da liga, os empréstimos são benéficos porque permitem aos jogadores jogar com regularidade, adaptar-se ao campeonato (se for caso disso) e também fortalecem os plantéis das equipas mais "pequenas", se "adoptarem" os pontos 2 e 3, acho que o problema fica resolvido.
    Quanto ao caso do Abdoulaye, o Rui Vitória disse, na conferência de imprensa, que ele não tem nenhum clausula que o impeça de jogar contra o Porto, que durante a semana não era certo que jogasse e que no dia foi dado como inapto para jogar, o Tiago Rodrigues foi convocado e entrou na partida, porque teria só o Abdoulaye essa clausula??? eu não gosto destas teorias da conspiração, eu quero acreditar que o Rui Vitória está a dizer a verdade e que foi um devido a problemas físicos que ele não jogou, ninguém sabe o que se passou realmente para falar, no jogo entre o Liverpool e o Sunderland, o Borini não jogou por ter uma clausula semelhante e não ouvi ninguém se queixar do clube, aqui é que se queixam demais e falam demais e não tenho mais nada a dizer sobre este tema.
    Por fim, o titulo deste post é indescritível, nem merece comentários.

    • tiago
      Posted Outubro 1, 2013 at 2:43 am

      Tiago Falcão

      sou do benfica, e apesar de Abdoulaye ter um papel muito mais fulcral na equipa do vitoria, subescrevo por inteiro o seu comentario. Nao ha nessecidade de queixa, isto não é assim nada de tao escandaloso (parece-me ser mais que comum em varias ligas), na minha modesta opinião.

    • Kacal
      Posted Outubro 1, 2013 at 1:44 pm

      Exacto, concordo, é preciso mais pessoas imparciais como você no futebol. :)

  • Sérgio Claro
    Posted Outubro 1, 2013 at 1:49 am

    Acho estranho que só se fale do Abdoulaye e ninguém fale de outros casos semelhantes que ocorreram na mesma jornada…

    Falo dos casos de Joaozinho (emprestado pelo Sporting ao Sp. Braga, mas que nem sequer foi convocado) e de Miguel Rosa (emprestado pelo Benfica ao Belenenses, mas que também não se sentou sequer no banco)…

    • Paulopes
      Posted Outubro 1, 2013 at 9:45 am

      Comparar a influência do Abdoulaye no Guimarães ao do Joãozinho do Braga é extraordinário…eu até preferia que o Joãozinho tivesse jogado…(isto se for um caso, o que não me parece, acho que está mesmo lesionado)…

    • Nuno
      Posted Outubro 1, 2013 at 10:13 am

      Excelente argumentação!!!! Muito bem, até que enfim alguém põe os pontos nos is.
      Claro que o Joaozinho não pertence ao Sporting (esteve lá o ano passado por empréstimo do Beira-Mar), e o Miguel Rosa é jogador do Belenenses e não do benfica, mas de resto o argumento é cinco estrelas.

    • Gabriel
      Posted Outubro 1, 2013 at 10:17 am

      Óptimo raciocínio! Só há 2 problemas: Joazinho não é do Sporting e o Miguel Rosa não é do Benfica.

    • slb1994
      Posted Outubro 1, 2013 at 11:10 am

      Em quatro linhas, transforma Joaozinho em jogador do Sporting e Miguel Rosa em jogador do Benfica.
      Mais um paragrafo e diria que Cristiano Ronaldo e do Sporting, emprestado ao Real e Moutinho emprestado ao Monaco

    • Manuel
      Posted Outubro 1, 2013 at 12:13 pm

      O que não se diz para tentar branquear mais uma situação vergonhosa e recorrente com o mesmo clube.
      Como já se disse aqui, nem o Joãozinho é jogador do Sporting nem o Miguel Rosa, que ainda por cima está lesionado, é jogador do Benfica.

      Perguntaram ao Rui Vitória sobre o jogador e ele disse que se tinha lesionado. No dia seguinte a Bola tem uma notícia em que diz que o Abdulaye já tinha recuperado da INDISPOSIÇÃO que sentira um pouco antes do jogo.
      O ano passado lembro-me bem que o Manuel Costa, que jogava no Nacional, não foi convocado à última da hora para o jogo com o Porto porque se tinha lesionado EM CASA. Deve ter batido com a cabeça na cama.
      Mas no dia seguinte já estava bom.

    • sandro
      Posted Outubro 1, 2013 at 2:22 pm

      manuel o que tem a dizer dos jogadores bracalli e ukra os unicos jogadores emprestado pelo porto na época passada ?

      olhe o manuel da costa não é jogador do porto, não tente branquear a situaçao.

  • Júlio Pereira
    Posted Outubro 1, 2013 at 7:41 am

    A suspeição paira sempre sobre o futebol a partir do momento em que há relações entre os clubes. Sejam relações financeiras, de scouting, de formação entre outras… o empréstimo de jogadores é uma solução para inúmeros atletas, sobretudo os mais jovens, poderem progredir até atingirem os níveis pretendidos pelo clube de orgiem. Penso que a solução mais acertada seria limitar o número de jogadores a emprestar por equipa, não podendo esses, em caso algum, defrontar a equipa de origem. Os benefícios são evidentes. 1. Acrescenta valor a equipas cujo o orçamento não permite a contratação de tais jogadores; 2. Há um limite objectivo ao empréstimo de jogadores por clube de modo a que o mesmo não fique "totalmente" depende dessa fonte; 3. Assim, sendo proibido que eles joguem contra o cluble que empresta a sua falta será minorada com o facto de serem tendencialmente menos os jogadores emprestados naquele clube em concreto. Em termos objectivos, a única forma de evitar qualquer dúvida nesta situação é não permitir que os jogadores joguem contra a sua equipa. Se jogam e cometem erros que possam por em causa o resulta, há suspeição. Se não são convocados, há a suspeição de que seria uma "imposição" não escrita do empréstimo…. etc etc.

  • Anónimo
    Posted Outubro 1, 2013 at 8:46 am

    Para mim era fácil de acabar com estas polémicas: Assinava-se no contrato uma clausula de o jogador não poder jogar contra o seu clube de origem e pronto! Assim era igual para todos!

    Gabriel Esteves

  • Alex
    Posted Outubro 1, 2013 at 9:06 am

    Qualquer opção que se tome em Portugal é sempre alvo de criticas… por isso, acho que nem vale a pena discutir estes temas, é ver quais são as regras e aplica-las.
    P.S. Basta ver que neste post existem n comentários a falar do MRosa que nem serquer é jogador do benfica e a falarem da lesão dele como tendo "intervenção do Benfica"… após isto que fazer?

  • FilipeA
    Posted Outubro 1, 2013 at 9:13 am

    Como sempre as pessoas do clube em causa vem logo tentar defender-se com ataques sem lógica de sem fundamento!
    Há pessoas que gostam de ganhar seja de que maneira for até porque é essa a filosofia que lhes é passada pelo próprio clube. Enfim.

    Os jogadores jovens do clube em causa quase sempre serviram para este tipo de situação! Não é novo. Lembro que há cerca de 10 anos atrás quando era permitida a clausula de opção de o emprestado não jogar contra o clube detentor do passe ,um dos clubes que não assinava a clausula e permita que o jogador jogasse era o SLB! Mas, para quem mesmo após mais um exemplo tem dúvidas relembro aos mais "esquecidos" o caso mais flagrante: há bem pouco tempo em 3 jogos possíveis (se não foram mesmo 4) um jogador emprestado pelo clube em questão ao Estrela de Amadora de seu nome Nuno André Coelho jogou ZERO contra o detentor do passe devido à tal "contispação" ou "indisposição"… que grande coincidência… mas mesmo assim ainda há quem goste tapar o sol com a peneira.

    Tal como diz a publicidade: branco mais branco não há.

    • João Moreira
      Posted Outubro 1, 2013 at 3:04 pm

      Quando fala em ganhar a todo o custo está a falar em túneis?

    • FilipeA
      Posted Outubro 1, 2013 at 5:29 pm

      João Moreira, lá está a mesma táctica de sempre: Não respondem aos comentários nem as questões faladas e vêm logo com mais "ataques" sem fundamento desviando-se da questão central que, relembro, neste caso é a utilização de emprestados contra o clube detentor do passe!
      Como respondeu dessa forma aposto que sei o teu clube, aliás nem preciso dizer pois quem segue o "futebol" português, cs, blogs etc sabe bem identificar.

      Mas já que falas nisso sim quando digo ganhar de qualquer maneira falo SIM de túneis, guarda abel, creolina, macacos, mensagens e ameaças aos jogadores adversários e familiares, atropelamentos a jornalistas, casa da Madalena, seguranças a ameaçar os jogadores, telefonemas de madrugada para os quartos de hotel dos jogadores, bombas nas redondezas do hotel, viagens ao Brasil, já nem precisava de falar no apito dourado… e fico por aqui pois já deve chegar. Ou seja tudo coisas que influenciam e que servem para "cozinhar" resultados antes de eles acontecerem! É isto que quer dizer ganhar de qualquer forma.

      O caso de que falas e que vocês tanto teima em falar já falei e escrevi sobre ele vezes sem conta e nunca obtive uma resposta a ele como justificação pois ela não existe, pura e simplesmente MAS vou voltar a explicar: Esse jogo o SLB ganhou-o no campo por 1-0, tendo até jogado com alguns jogadores até então suplentes, isto porque no jogo anterior houve "cozinhado" contra o Olhanense de Jorge Costa. Não me alongo mais neste tema pois quem está atento sabe do que falo.
      Depois do jogo houve jogadores de outra equipa que não da do SLB que agrediram Stewarts como todos puderam ver nas imagens existentes. Jogadores esses aliás que ainda aguardam julgamento em tribunal por processo-crime. Julgamento esse que já foi adiado várias vezes e que voltou a ser adiado em Julho passado certamente à espera que prescreva, que os jogadores se reformem ou de encontrar um "buraco" na lei para os safar. Depois desse jogo o SLB perdeu apenas na penúltima jornada com o FCP no dragão, sagrando-se campeão na última jornada. Em segundo ficou o Braga que também poucos jogos perdeu depois desse jogo na Luz em Dezembro. FCP ficou em 3º a 3 pontos do SCB e a 8! do SLB. Podes explicar o porquê desse título de túnel que vocês dão ao campeonato?! Como poderia o FCP ser campeão nesse ano tal como os seus dirigentes o afirmam?! Os jogadores envolvidos na pancadaria jogam em várias equipas da Liga para marcarem contra SLB e SCB?! Algum jogador do SLB espancou os Stewarts sem ser castigado?! Não entendo… Respondam porquê!!
      De uma vez por todas respondam de forma clara e fundamentada às questões e não repitam apenas o que os dirigentes do vosso clube repetem como desculpa mas depois não conseguem justificar…

  • HUGO TELES
    Posted Outubro 1, 2013 at 10:50 am

    Na minha opinião deveria haver clausula que os emprestados não deveriam jogar contra os seus clubes de origem.
    1 – Não haveria suspeições tipo se abdulay marcasse um golo na propria ( caia o carmo e a trindade)
    2 – Se enfraquesse o clube nesses dois jogos contra os actuais donos dos seus passes , muito pior era se não tivesse emprestado ai enfraqueciria durante 30 jogos.

  • paulo
    Posted Outubro 1, 2013 at 11:05 am

    Como é habitual num adeptos dum clube para justificar algumas jogadas cospem logo para o ar sem terem sequer o cuidado de consultar… e isso que sirva como algo a mudar pelo VM. 1 adepto que se fale num jogador e diz logo Miguel Rosa devia ser eliminado na hora, porque o que interessa ter 60 comentarios numa noticia quando 55 falam de m.rosa, 1 jogador que ja não é nada ao benfica, alias o benfica so tem x de percentagem na sua futura venda!
    Quanto a abdoulaye não jogou contra o porto porque andou a distribuir batatada em 90 min, fez defesas dentro da área, nada que seja novidade no seu clube de origem… e correu tanto, tanto que engripou!
    Jogadores emprestados não podem jogar contra equipas de origem! E uns clubes salvaguardam isso sendo legal ou não aquando do emprestimo, e outros lixam-se como o sporting!

  • slb1994
    Posted Outubro 1, 2013 at 11:12 am

    Eu entendo que muitos users defendam o 2º ponto, mas eu nao posso concordar.
    Com essa regra, entao imaginemos que o Porto/Benfica emprestam 3/4 jogadores a uma equipa(como ja aconteceu): essas equipas apresentariam se teoricamente mais fracas nos jogos contra esses oponentes.
    Isso poderia favorecer uma politica de emprestimos por interesses…

  • Luís bcn
    Posted Outubro 1, 2013 at 11:25 am

    Se o Abdoulaye fizesse um jogo no Dragao como fez na final da taça da liga meu deus…o que nao diriam dele e do Porto. Assim salvaguardasse isso. Este senegales é um autentico wildcard, tanto pode fazer um grande jogo como um fraco.

  • Caronte
    Posted Outubro 1, 2013 at 12:29 pm

    O fcp há anos que vicia o campeonato também com este truque dos emprestados que adoecem/lesionam sempre antes do jogo contra o seu verdadeiro clube.
    Deveriam quanto a mim só poderem ser emprestados à 2ª liga e inferiores para nunca jogarem com a casa-mãe. De outra forma o jogo está viciado desde o princípio.
    Atente-se também à questão dos treinadores ex-jogadores do fcp que retiram jogadores importantes de suas equipas para além dos emprestados sempre que jogam contra os azuis, refugiando-se depois na "conversa das tácticas".

  • Sideshow Bob
    Posted Outubro 1, 2013 at 12:48 pm

    Miguel Rosa foi vendido por isso a comparação não é aplicável !

    A melhor opção seria a dos jogadores emprestados não poderem defrontar as equipas de onde são provenientes. Ponto. Assim não há discussão sobre ninguém.

    Em Inglaterra é assim e resulta, porque não fazer aqui?

    Um abraço

  • Pedro MF
    Posted Outubro 1, 2013 at 1:39 pm

    Há uma outra hipótese que poderia ser levada a avante se não estivessemos na República das Bananas – a Liga solicitaria ao Clube que detém o jogador emprestado um relatório médico circunstanciado sobre as «súbitas» doenças, o qual seria analisado por uma Junta Médica num prazo de 48 horas. Caso se viesse a provar a inexistência de doença «súbita» esse jogador e o Clube seriam fortemente penalizados e a Liga faria uma participação à ordem dos médicos para efeitos de processo disciplinar contra o Médico que assinasse esse relatório. Isto aplicar-se-ia universalmente…

  • Anónimo
    Posted Outubro 1, 2013 at 1:45 pm

    Eu sinceramente não percebo o porquê de tanta novela por este ''caso''.

    Se o Porto quisesse podia incluir no contrato de empréstimo uma cláusula como Abdoulaye não estava autorizado a jogar contra o próprio clube.
    Mas qual é o problema afinal? Isto retira qualidade à nossa liga? Obvio que não até porque alguns clubes vivem de empréstimos quando não tem possibilidade de comprar a titulo definitivo

    -não permitir empréstimos internos? – Os clubes pequenos perderiam qualidade e os grande iriam ser forçados a emprestar para fora, o que é pior (quando um jogador se tenta adaptar à própria liga faz sentido emprestar a um clube da mesma).

    Além desta noticia ser infundada não é nada de insólito nem interessante.

    Bruno Sousa

  • Paulo Parreira
    Posted Outubro 1, 2013 at 2:15 pm

    Eu acho que criando a regra de não poder jogar contra o clube de origem, acabava-se com a questão. Essa seria a regra, que toda a gente conhecia e portanto toda a conversa do "prender pro ter cão e prender por não ter cão" terminava.

    • Rammstein
      Posted Outubro 1, 2013 at 3:14 pm

      Caro Paulo no seu ponte de vista então jogam as equipas com emprestados com a melhor equipa com uns e não jogam com o melhor elenco contra equipa que emprestou x jogadores. Se emprestarem 1 ou 2 jogadores a uma equipa é uma coisa, agora emprestarem a uma dada equipa 3 e 4 jogadores já estamos a falar em falsidade desportiva.
      Para mim só se podem emprestar jogadores a ligas inferiores ao clube que empresta.
      A questão do comentador Caronte sobre treinadores ex-jogadores do fcp que povoam a liga principal também é muito interessante para ser discutida…

    • joao
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:43 am

      Esta me a dizer que por terem sido jogadores do porto nao podem ser treinadores?

  • Gonçalo Pereira
    Posted Outubro 2, 2013 at 5:45 pm

    Acho que a melhor medida para precaver o tal empréstimo a equipas estrangeiras era a própria venda desses jogadores jovens, com parte do passe e/ou preço de reemcompra. Deste modo as equipas que recebem os jogadores (que querem) tem mais benefícios. Primeiro em termos financeiros, através de uma possível reemcompra de um jogador (com isto excluo jogadores com salário elevados, refiro-me sobretudo a jovens com talento saídos das formações), em segundo em termos desportivos pq tem jogadores com muita qualidade quase sem custos, não haveria problemas destes e se os jogadores quisessem voltar para os clubes ou dar o salto têm de se esforçar mais pq agora aqueles é que são mesmo os seus clubes.
    Por outro lado até quem vende que sobretudo tem os jogadores a rodar com a possibilidade de ir buscá-los se quiser, se não quiserem os jogares não há problema de se perderem em empréstimos sem sentido. Penso que poderia ser uma boa solução

  • joao
    Posted Outubro 3, 2013 at 11:50 am

    Estou de acordo que uma equipa não devia de poder emprestar 2/3 jogadores a uma só equipa e que esses jogadores não podessem jogar contra a "equipa-mãe". Vamos imaginar que o Ba tinha jogador e tinha feito um penalti, ou tinha sido expulso vinham dizer que tinha sido de prepósito e que o porto controla tudo. Por isso o melhor é não jogar mesmo. E agora isto não é exclusivo do porto, o benfica tambem o faz e o sporting tambem,

Deixa um comentário