Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Abel Ferreira deixa SC Braga e ruma ao PAOK

Quem deve ser o substituto? Esta saída acontece numa fase complicada (já há poucos treinadores disponíveis, os reforços  correspondiam a uma ideia de jogo, e a pré-época até estava em andamento), mas não é surpreendente. Abel tem qualidade, conseguiu colocar os gverreiros num bom patamar ao nível pontual mas terminou a época no fio da navalha, e o próprio sabia que bastava começar mal 2019-20 para ser logo despedido. Por outro lado na Grécia, além do factor financeiro, terá a oportunidade para lutar por títulos e disputar a Champions.

Ainda não é oficial, mas Abel Ferreira está de saída do SC Braga para assumir o comando técnico do PAOK. O treinador tem à sua espera um contrato de 3 anos à razão de €2 milhões anuais. Já nos cofres da SAD minhota entrarão €2,5M. Recorde-se que o PAOK ‘vendeu’ Razvan Lucescu ao Al Hilal, da Arábia Saudita.

90 Comentários

  • Joao X
    Posted Julho 1, 2019 at 11:10 am

    O Braga deu um grande tiro nos pés, parece-me.
    Ficar com o Abel teria sido a melhor opção.

    • w0bbly
      Posted Julho 1, 2019 at 11:14 am

      Se forem buscar o Renato Paiva como tem sido ventilado não me parece que seja (a longo prazo, obviamente) uma troca tão nefasta

    • bruno teixiera
      Posted Julho 1, 2019 at 11:16 am

      Acho que foi mais o Abel a dar um tiro no Braga do que o Braga nos pés…
      O Abel percebeu que não tinha margem e quis por se a caminho enquanto tinha um bom caminho.

    • Lobo
      Posted Julho 1, 2019 at 11:17 am

      Por outro lado, na minha opinião, não se deve cortar as pernas a nenhum profissional. E para o Abel, parece-me uma oportunidade de ouro. Ganha muito mais dinheiro, experiência e prestígio.

      Há alternativas no mercado, mas o Salvador que se mentalize que o importante é encontrar um treinador ofensivo e que aposte nas pérolas das casa, como o Trincão.

      • Eder26
        Posted Julho 1, 2019 at 11:24 am

        Apostar num jogador que nem no Braga B é acima da média? Viu-se bem a sua forma no mundial u-20.

        • Lobo
          Posted Julho 1, 2019 at 11:28 am

          Nem vale a pena comentar, Eder26.

          • Eder26
            Posted Julho 1, 2019 at 11:50 am

            Não vale a pena comentares por que tenho razão. Quando venceram o europeu u-17 e u-19, a malta aqui colocou esta geração de Trincão e Jota no Olimpo mas quando fizeram o péssimo mundial u-20 que todos vimos, meteram em causa os jogadores. Recomendo-te a ver os minutos e o nº de jogos que cada jogador, que foi ao mundial u-20 pela seleção de Portugal, fez. São talentosos e têm, aparentemente, muito potencial mas se não jogarem e não estiverem em forma, nem contra a África do Sul.
            No meio disto tudo, quem tinha razão era o avançado do SCP da equipa U-23. Pedro Martelo foi só porque fazia parte do grupo que venceu o u-19 e por ter sido ele a marcar golo à Éder. Nada fez, durante a época, para merecer a convocatória.
            Fonte zerozero.pt:
            Pedro Martelo em 18/19, participou em 4 jogos pelo Braga B, zero golos.
            Pedro Mendes em 18/19, participou em 34 e marcou 18 golos.
            É só consultar.

            • Gus Ledes
              Posted Julho 1, 2019 at 4:06 pm

              Pedro Martelo tem melhor média de golos nos sub 23 que o Pedro Mendes, o Braga B joga na segunda liga onde o nível é mil vezes superior ao campeonato sub 23…

  • Muska
    Posted Julho 1, 2019 at 11:18 am

    E foi mesmo embora…

    Não vai deixar saudades.

  • oMeuUserName
    Posted Julho 1, 2019 at 11:21 am

    A confirmar-se isto, é mais uma estupidez do Salvador!!! E até pode ser que o Abel tenha forçado a saída, mas não o culpo a ele. Tem a cabeça a prémio, não foi protegido no fim da época pela direção como devia ter sido e claramente a sua relação com o Salvador não estava boa. Mais uma vez, Salvador a mostrar que não tem paciência, fala em “projecto” mas ao mínimo deslize já põe em causa todo o projecto, é intempestivo, impaciente e conflituoso. E assim vamos voltar à rotina de ter um treinador por ano, sem estabilidade, sem planos a médio prazo. E para se defender, se o Abel sair mesmo, certamente virá com um discurso de vítima a atirar as culpas para o Abel e a chamar-lhe traidor ou coisa parecida. Sinceramente, este foi o homem que levantou o SC Braga a um nível nunca antes visto, mas que me parece que nos tem impedido de crescer mais. Juntando isto à sua postura nem sempre agradável para os próprios adeptos, aos constantes tiros nos pés no que diz respeito à relação clube-adeptos/cidade, e às negociatas em que nos envolve, para mim o ciclo do Salvador à frente do clube já passou o tempo, já está esgotado. Nas últimas eleições já não ganhou por muito (eu votei contra ele), e a continuar assim, acho que mais como eu se irão fartar. É uma espécie de “obrigado, mas já chega”.

    • Muska
      Posted Julho 1, 2019 at 11:30 am

      Opá, “levantou o Braga a um nível nunca antes visto” significa ser eliminado pelo Zorya na 3a eliminatória da Liga Europa? não ganhou nadinha nem chegou a ameaçar, e este ano tinha uma boa oportunidade de ficar em 3º.

      • oMeuUserName
        Posted Julho 1, 2019 at 11:41 am

        Eu estava a falar do Salvador…

        Mas quanto ao Abel, foi supostamente envolvido num projecto a longo prazo e, como tal, não se pediam resultados imediatos. Ainda assim bateu os recordes de pontos, vitórias e golos numa época do clube, e isso ninguém lhe pode tirar. No campeonato, ficou por 2 vezes em 4º que é o exigível. É certo que fica o amargo de boca de não ter conseguido o 3º lugar em nenhuma delas, apesar de ter estado muito perto em ambas. No entanto, este ano nas taças não chegou a nenhuma das finais porque não calhou e porque não deixaram. Com a diferença que há entre o Braga e os 3 da frente, só o facto de assustar e dar alguma luta (ainda que depois acabe sempre por cair) já é de um mérito enorme

  • greenlion1906
    Posted Julho 1, 2019 at 11:23 am

    Aquece Peseiro, vais entrar

  • bstrider
    Posted Julho 1, 2019 at 11:24 am

    Belo trabalho do Salvador a proporcionar uma “paz podre” durante os ultimos 3/4 meses…Não conseguiu trazer o JJ, ficou, contrariado, com o Abel, há dias vem dizer que a continuação do Abel nunca esteve em causa como se as pessoas comessem gelados com a testa…Por um lado compreendo o lado do Abel, mas sair nesta altura é ingrato e de certa forma desrespeitosa para os adeptos que o continuaram a apoiar… Por outro lado é mais um sinal que o Braga nunca terá um projeto (os tais “projetos”) enquanto Salvador se sentar na presidência do Braga. Paciência e António Salvador não encaixam na mesma frase… Fala-se em Renato Paiva, com escola de formação mas já nem quero saber… Enquanto o Salvador cá andar não vou criar expectativas, é ver jogos pela beleza do futebol e de estar em família apenas…

  • Eder26
    Posted Julho 1, 2019 at 11:35 am

    O PAOK deve ter contactado o agente do Abel Ferreira e este viu com bons olhos. Na minha ótica e não sabendo o verdadeiro lado da situação, parece-me o Abel a querer sair do que o presidente a querer que o treinador saia.
    Treinador para o SC Braga é que parece complicado. Renato Paiva e Sá Pinto não me parecem boas opções. Em 1º lugar, se viesse Renato Paiva, haveria desconfiança e boquinhas todas as semanas que o SC Braga está feito com o SLB. Por outro lado, não me parece que Sá Pinto seja indicado para treinador desta equipa.
    O Silas, pelo futebol que tenta impor, talvez se revelasse boa aposta. Já chega do Peseiro.

  • Der Kaiser
    Posted Julho 1, 2019 at 11:37 am

    Aquece Silas, vais entrar.

  • Filipe Ferreira
    Posted Julho 1, 2019 at 11:39 am

    Adorava ver o Pepa assumir este cargo, não iria desapontar.

  • Santander
    Posted Julho 1, 2019 at 11:43 am

    Gostaria de salientar que o campeonato grego irá ganhar um novo interesse com Miguel Cardoso, Abel e Pedro Martins..

    Neste momento temos no estrangeiro muitos técnicos com condições de fazerem grandes trabalhos!!

    Marco Silva
    NES
    Paulo Fonseca
    AVB
    Leonardo jardim
    Paulo Sousa
    Luís Castro
    Miguel Cardoso
    Abel
    Pedro Martins
    Jesus
    Vítor Pereira
    Rui Vítoria

    Noutro patamar inferior
    Rui Faria
    Pedro Emanuel
    Jesualdo

    Sendo que Mourinho continua por colocar..

    Relativamente ao Braga e tendo o Ivo Vieira saído para o Vitória, não vejo uma alternativa muito viável no campeonato português que permita um salto de qualidade visível.. Ou um estrangeiro ou então tentar o Rui Faria (mas deve ter um salário muito elevado) ou até mesmo o Mário Silva (campeão nacional e europeu de juniores) mas na verdade não sei mesmo quem será, aguardo com expectativa novidades por parte do Braga

  • deus_Ex_machina
    Posted Julho 1, 2019 at 11:43 am

    Ontem estive a discutir este mesmo tema com familiares. Tendo em conta o final da época passada acaba por ser uma solução quase ideal para o Abel e (desculpem adeptos do Braga) uma estupidez por parte do Salvador! Deixar o treinador sair quando a pré-temporada já está para começar e já foram feitas contratações para um certo estilo de jogo não é nada bom. Quanto ao sucessor, esses meus familiares defendiam que seria Renato Paiva a entrar, mas eu acho que irão apostar em alguém com mais experiência, tipo o Peseiro, pela simples razão que vai apanhar um plantel já semi-feito e porque muitos deles ainda se devem recordar dos seus métodos da última vez que lá esteve. O que acham?

    • AngeloGJ
      Posted Julho 1, 2019 at 12:06 pm

      Se for alguém experiente deverá ser o Jesualdo Ferreira, se for para apostar naqueles treinadores que estão em alta era o Ivo Vieira (já não da) ou o Silas (gostava de velo no Braga mas gostaria de velo consolidar o seu trabalho no Belenenses), se for algo novo e a lá Benfica ( oque eu não acho que o Salvador vai fazer, porque acima de tudo ele é alguém pragmático), não faço a mínima ideia porque não conheço na prática o trabalho da escola nova portuguesa.

      A minha aposta devido ao contexto, e’ Jesualdo Ferreira, de todos os nomes possíveis e’ o mais forte a todos os níveis e consegue faZer crescer os seus jogadores, eu pessoalmente estaria muito curioso para ver como jogadores como André e Ricardo Horta, Bruno Viana, Xadas, Trincao entre outros evoluiriam com o Jesualdo…

  • Artur Trindade
    Posted Julho 1, 2019 at 11:44 am

    Vai ser Silas, é uma ótima escolha.
    Lá se vai o backup do Keizer.

    • João Ribeiro
      Posted Julho 1, 2019 at 12:09 pm

      Não vai não… O Silas sem o IV nível nem sequer se pode sentar no banco nos jogos da UEFA.

      • João Ribeiro
        Posted Julho 1, 2019 at 12:15 pm

        Afinal, pelos vistos vai mesmo, apesar dessa limitação.

        Boa aposta do Braga, o Silas é um senhor e sabe muito de futebol.

  • AngeloGJ
    Posted Julho 1, 2019 at 11:46 am

    Quem sai a ganhar nisto tudo e’ o Braga, Abel e o Lucescu, o Abel não é um grande treinador, está muito longe disso, até hoje não vi porque algumas pessoas o teem em grande estima, o Braga nao melhorou muito com ele ao leme, fez um trabalho razoável onde ficou evidente que não tinha qualidade nem capacidade para fazer mais, o blueprint que deixa em Braga e’ falar demais e falar agressivo quando perde contra o Sporting CP.

    Para o PAOK e’ mau, porque passar de Lucescu que é um treinador que mostrou trabalho e que pôs a equipa a jogar muito bom futebol para Abel que não é quente nem frio, e’ mau, mas se o Pedro Martins que também é outro treinador fraco conseguiu manter-se no Olympiakos então o Abel também deverá conseguir manter-se no PAOK, neste momento os 3 principais clubes gregos teem 3 treinadores fracos e que são portugueses, estou curioso para ver quem ganhará o campeonato e qual dos 3 e’ o menos fraco, se tivesse que apostar apostava no Pana para campeão.

    Quanto ao Braga, fica numa situação difícil apenas porque Abel sai tarde, não tenho dúvidas que se fosse a 3 semanas atrás o Ivo Vieira teria rumado a Braga e não ao Vitória, para render Abel gostaria de ver no Braga o Silas, MAS acho que o passo mais certeiro que o Salvador poderia dar seria apostar no Jesualdo Ferreira, sim no Prof. Jesualdo porque seria o homem certo para ensinar alguns jovens que andam por lá e fazer crescer ainda mais jogadores como
    Bruno Viana, André Horta, Ricardo Horta, Paulinho e etc, há muita matéria prima em Braga que Jesualdo Ferreira com a sua mestria conseguiria fazer crescer, o Braga ganharia um treinador bastante competente, alguém que impõe respeito, que faz crescer os seus jogadores(muito diferente de fazer render como faz o SC ou o Bruno Lage), e no final da época o Braga com vários jogadores em alta poderia sonhar fazer um encaixe financeiro RECORDE, o Salvador já baixou a fasquia e disse que o Objectivo é apenas o podia portanto a aposta no Prof. Jesualdo penso que seria a mais certeira.

    • Xyeh
      Posted Julho 1, 2019 at 11:54 am

      Ainda vamos a tempo de mandar o SC para o Braga e ficar com o Jesualdo no Porto? :p

      • AngeloGJ
        Posted Julho 1, 2019 at 2:03 pm

        Só pelo facto do FCP estar disposto a dar 8M (sabe-se lá se a pedido do treinador) por um guarda redes mediano e fraco como o Koubek, quando pelo mesmo valor pode ir buscar o Matias Perin a Juventus ou o Walter Benítez ao NICE, assinaria por baixo, gosto do SC mas não tem visão nenhuma de mercado…

    • bstrider
      Posted Julho 1, 2019 at 11:55 am

      O Jesualdo tem tanto para ensinar, de facto…Viu-se em 2013/2014…

      • Xyeh
        Posted Julho 1, 2019 at 2:39 pm

        O Porto tem jovens de valor, maior parte dos jogadores que passaram pelas mãos do Jesualdo dizem que ele lhes ensinou bastante, James, Lucho, Lisandro e Hulk já disseram que foi o treinador que mais lhes ensinou, o meu clube está em crise e prefiro assumir isso e começar um projecto com pés e cabeça do que continuar a ter o SC a falhar contratações, apenas o Militão calçou de todas as contratações do SC (o Manafá jogou pouco), isso diz muito.

        • AngeloGJ
          Posted Julho 1, 2019 at 4:56 pm

          O Manafa não jogou pouco, o Manafa joga pouco essa é que é a verdade, pensei que iria render muito mais quando entrasse no FCP mas não prevejo que chega sequer ao nível de um Fucile ou Sapunaru, e’ um jogador muito pouco inteligente, limitado tecnicamente, e que ainda por cima e’ bastante displicente e despreocupado em campo, não tenho dúvidas que durante a pre época se o Tomás Esteves não se lesionar ganhará o lugar ao Manafa, mas no final o Manafa vai ficar na primeira equipa e o Tomás Esteves vai descer a equipa B apesar de ter rendido mais durante a pre época do que o inútil do Manafa…

  • J Silver
    Posted Julho 1, 2019 at 11:47 am

    Esta foi inesperada. Mas caso tenha partido do Abel, revela alguma falta de espinha.

    • oMeuUserName
      Posted Julho 1, 2019 at 2:18 pm

      Falta de espinha? O homem afirmava que confiava no projecto, que queria continuar. E depois tinha um presidente que não o defendeu dos ataques quando devia, que deu sempre a entender que ele só ficou porque não arranjou outro (JJ) e que ao mínimo deslize o punha a andar. Quem estilhaçou a espinha foi o Salvador, não foi o Abel

  • josediogo
    Posted Julho 1, 2019 at 11:49 am

    Agora sim, o “vou-me embora” faz sentido eheh

  • pdomingues
    Posted Julho 1, 2019 at 11:51 am

    Silas. Parece-me que se os jogadores acatar em bem as ideias pode ser interessante

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 1, 2019 at 11:53 am

    Abel acaba por ser inteligente visto que sabia que estava a prazo (com qualquer mau resultado iria ser contestado), mas para o Braga é uma péssima notícia. A pré-época vai começar e ficaram sem treinador quando as contratações foram feitas por este e para o seu estilo de jogo.
    Assim sendo vejo como apostas possíveis Pepa e Jesualdo, numa linha de treinadores com mais estaleca, e Mário Silva ou Renato Paiva se quiserem arriscar um pouco, sendo que ambos têm alguma escola no 4-4-2 para o qual o plantel está formado.

  • Niall joaQuinn
    Posted Julho 1, 2019 at 11:55 am

    Às vezes, penso que ninguém se lembra do que era o Braga antes de o António Salvador chegar.

    Não sou do Braga, mas sei reconhecer que o homem fez do Braga um clube muito maior do que sempre foi e fê-lo à custa de sucessivas boas decisões.

    Vamos ver o que acontece neste caso, mas ele não tem errado muito…

    • oMeuUserName
      Posted Julho 1, 2019 at 2:21 pm

      Ninguém põe em causa o que ele fez pelo clube. A questão é que de há uns anos para cá, a coisa tem estagnado. E por culpa do Salvador, que não consegue ser coerente com o que diz e tem tomado várias más decisões. Em 10 anos o Braga teve 9 treinadores… Assim não dá para cimentar o crescimento e subir ainda mais. Se há um projecto, há que haver continuidade e dar estabilidade ao treinador para trabalhar à vontade. E ele neste fim de época até agora, fez tudo menos isso!

  • Tiago Silva
    Posted Julho 1, 2019 at 11:56 am

    Não estava à espera sinceramente, o PAOK acabou de ser campeão e portanto vai haver uma pressão enorme sobre o Abel. Deverá ter sido o fator financeiro a falar mais alto. Concordo com o VM, a época estava a ser preparada para ele e não vai ser fácil dar a volta.

    Para o lugar do Abel, fala-se no Renato Paiva, treinador do Benfica B, é um excelente treinador mas ainda muito verdinho para uma equipa como o Braga a meu ver. No entanto gostava de ver o Braga a fazer uma aposta arriscada porque não têm nada a perder. Mas o meu preferido seria o Silas!

  • Mota
    Posted Julho 1, 2019 at 11:58 am

    Grande perda para o Braga, grande passo para o Abel.
    Salvador acaba por fazer a vontade aos adeptos, mas vai dar-se mal.
    Quero ver o que os críticos dizem quando o Braga voltar a lutar taco a taco pelo 4º – 5º lugar.

    • oMeuUserName
      Posted Julho 1, 2019 at 2:22 pm

      Fazer a vontade aos adeptos? Quais adeptos??? Dos estarolas, só se for. 80/90% dos adeptos do Braga queriam a continuidade do Abel, não percebo esse comentário

  • Estivela
    Posted Julho 1, 2019 at 12:12 pm

    A confirmar-se, não percebo o grande celeuma. Uns criticam Abel, outros Salvador. Nenhum tem culpa, é o mercado a funcionar. Gosto muito de Abel mas como profissional encontrou um melhor desafio, mais dinheiro, não vejo problema nenhum em querer sair.
    Por outro lado Salvador também tem um clube a gerir e às vezes decisões difíceis como estas têm que ser feitas, caso fica-se, o ambiente nunca seria o mesmo.
    Por isso tal como vieram buscar o nosso treinador, nós também vamos buscar outro a outro lado. É assim que funciona o mercado.

    • oMeuUserName
      Posted Julho 1, 2019 at 2:24 pm

      Não sejas ingénuo, todos sabemos o que o nosso presidente fez nestes últimos tempos, colocou em causa o aclamado “projecto” e pôs o Abel na corda bamba, sendo que só o manteve porque não conseguiu o JJ. Ele tem pressa de ganhar, mas já devia ter percebido que não é assim que vamos lá, não é a trocar de treinador e ideias constantemente. Se ele tivesse transmitido segurança e confiança ao Abel, te garanto que o Abel nem consideraria esta oferta.

      • Estivela
        Posted Julho 1, 2019 at 2:45 pm

        Abel é pago no final do mês. Para mim é segurança suficiente. Não estou de acordo com isso. Trabalho de treinador é como um outro qualquer. Não há almoços grátis. Só um bom trabalho me vai dar segurança e mesmo assim nada é feito em pedra.

        • oMeuUserName
          Posted Julho 1, 2019 at 2:55 pm

          Pronto, e foi precisamente por visões como essa que ele saiu e nos deixou com as calças na mão. Ficar num sítio onde à primeira escorregadela era escurraçado ou ir para um sítio novo e tentar novamente? Continuar num suposto “projecto” que está visto que não tem continuidade, porque o senhor Tone não conhece a palavra “paciência”? Não gostei da atitude do Abel, mas não consigo ficar chateado (com f) com ele, por saber que ele não foi bem tratado pelo seu patrão nos últimos meses.

          • Estivela
            Posted Julho 1, 2019 at 3:09 pm

            Deixou-nos nas calças? O que não faltam por aí são bons treinadores ao alcance do Braga a qualquer hora. Não consigo ver onde foi maltratado por Salvador, afinal não lhe pagou todos os meses? Não lhe deu condições para fazer um bom trabalho, que o fez? Mas não interessa. Temos diferentes visões. Para mim foi algo perfeitamente normal esta saída de Abel.

            • oMeuUserName
              Posted Julho 1, 2019 at 3:19 pm

              Pois não faltam. Mas há horas mais propícias que outras, e esta (início da pré-época, aliás, primeiro treino com bola), depois de ter ajudado a construir o plantel e ter dispensado quem não contava para ele (e eu concordei com a maioria), não é das melhores, certamente. Ou seja, se o teu patrão te insultar e agredir (não que tenha sido este o caso), não podes considerar tratar mal desde que ele te pague ao fim do mês, é isso? O clube precisa é de estabilidade para crescer, e que os treinadores trabalhem com tempo e calma, sem pressões resultadistas, caso contrário não passaremos do nível actual.

              • Estivela
                Posted Julho 1, 2019 at 3:57 pm

                A hora poderia ser melhor, mas na posição de Abel faria o mesmo, cada um tem que olhar por si e cada um sabe de si. Abel nada deve ao Braga como o Braga nada deve a Abel. Que eu saiba Salvador não maltratou Abel. Pôs em causa a sua continuação? Isso a mim nem me aquece nem arrefece, um profissional tem que aprender a viver com a insegurança. Especialmente num desporto/negócio como o futebol onde a qualquer momento tudo muda. Se me disseres que realmente Salvador o tratou mal, assim mudo de opinião. Para já não vi nada que fizesse Abel ter que ir embora.

    • Vegeta
      Posted Julho 2, 2019 at 9:51 am

      O Abel em maio tinha diro que não existia dinheiro nenhum que o tirasse de Braga, se isto não é motivo para criticar.

  • Baia_99
    Posted Julho 1, 2019 at 12:17 pm

    Não deixa de ser um pouco surpreendente, principalmente da parte do Salvador, que assim deixa a sua equipa sem treinador quando já esta em pré-época e com uma eliminatória para jogar daqui a umas semanas.

    Para Abel, depois do bom trabalho desenvolvido nas ultimas 2 épocas, acho curto! Miguel Cardoso e Pedro Martins com muito menos feito conseguiram melhores bancos na Grécia.
    Compreende-se apenas por estar ‘no fio da navalha’, mas demonstra falta de confiança nas suas qualidades.

    Quanto ao seu sucessor, há dois caminhos a seguir, ou se aposta no talento e visão de alguém inovador (Silas ou Pepa, já aqui apontados, ou Caixinha) ou aposta na experiência e ‘solidez’ (Jesualdo, Peseiro ou Rui Vitória).

    Quanto ao Plantel, não sufreu assim tantos ajustes, sendo que os que entraram seriam bem-vindos com qualquer destes técnicos, logo ai não acho que haja impacto.
    Sabemos que, caso algume destes treinadores seja confirmado, poderão trazer alguns atletas da sua confiança, Kikas (Silas), J.Pedro, Tomané ou C.Ramos (Pepa), Rolando ou Maicon (Jesualdo) , Gedson ou Jardel (R. vitória).
    Mas seriam sempre os jogadores ‘superlativos’ que Abel também necessitaria e que ainda não foram adquiridos.

    Na suma, o Braga terá mais dificuldades em salientar a sua posição desde do início da temporada (a entrada na Liga Europa está já em jogo) mas poderá beneficiar a longo-prazo, visto que ter um treinador com mais ‘margem de erro’ pode dar azo a aposta em jovens (Trincão, Xadas, Morillo, Luthor e Carmo a espreita) e também a novos sistemas e dinâmicas que mantenham os resultados positivos das ultimas épocas mas elevem o nível de jogo (especialmente ofensivo) da equipa.

    Saudações DesPortistas

    • Gus Ledes
      Posted Julho 1, 2019 at 3:26 pm

      Paok é o campeão grego e quem tem o maior orçamento, o Abel vai ganhar mais que Miguel Cardoso e Pedro Martins juntos…

      • Baia_99
        Posted Julho 1, 2019 at 4:50 pm

        O Paok ja nao ganha o titulo desde 85! O salario de Abel ( a se confirmar os 2M) e’ maior que o de PM (1.5) e MC (0.3M) juntos mas isso nao atesta a qualidade do treinador mas sim a falta de treinadores…

        Achas que Abel fica a ganhar com esta mudanca, em termos de carreira?

        • Lobo
          Posted Julho 1, 2019 at 5:07 pm

          Como não ganha desde 85? Foi campeão em Maio.

          • Baia_99
            Posted Julho 1, 2019 at 6:10 pm

            Esse comentário tem que objectivo? Sim, foi campeão este ano, mas antes disso foi em 85…
            o argumento usado de que Abel foi para o melhor clube da Grécia em comparação com os outros treunadores Portugueses não pode ser validado com 1 campeonato em 25 anos…

            • Lobo
              Posted Julho 1, 2019 at 9:15 pm

              Não interessam os últimos 25 anos; interessa o presente. O Presidente, ou dono, do PAOK é dos homens mais ricos da Rússia. Isso faz toda a diferença. Não é preciso mais argumentos. O Mourinho quando deixou o Porto, foi para um clube que não era campeão há 50 anos.

            • Gus Ledes
              Posted Julho 3, 2019 at 10:13 am

              O Paok tem como dono um milionário russo e o Olympiakos passa uma grave crise financeira devido a escandalos de corrupção do seu presidente. Por isso é que o PAOK foi campeão.

  • bmcrl
    Posted Julho 1, 2019 at 12:23 pm

    Vai ganhar tanto como os treinadores dos 3 grandes.
    Quanto ao Braga, Portugal ainda tem alguns bons treinadores. A perda de Abel não é grave, penso que até vem na altura certa.

  • Salah
    Posted Julho 1, 2019 at 12:31 pm

    É embaraçoso para o futebol português o Braga ser forçado a perder o treinador para o PAOK, mas se o Silas fizer melhor até ficam a ganhar.

    • tiagoagm
      Posted Julho 1, 2019 at 1:05 pm

      Mesmo. Impressionante falha do Salvador quando ja está em pré época. Vai custar a entrar o Silas, mas a longo prazo vai fazer bom trabalho.

    • Pedro Almeida
      Posted Julho 1, 2019 at 1:54 pm

      O Paok é o campeão Gregp e vai estar na Champions, o Braga nem um título de campeão tem na sua história, não tem a capacidade financeira do novo clube de Abel. Agora diz-me o que embaraçoso nesta situação?

      • Salah
        Posted Julho 1, 2019 at 3:45 pm

        O PAOK vai à mesma Champions do Paços. Na época passada ficaram em último da Liga Europa com 3 pontos, tendo perdido ambos os jogos contra um clube chamado “MOL Vidi”.

    • Gus Ledes
      Posted Julho 1, 2019 at 3:45 pm

      Os 3 candidatos ao título na Grécia valorizam o treinador tuga, mais que em Portugal.

  • Pedroto
    Posted Julho 1, 2019 at 12:45 pm

    O Mourinho já está a caminho de Braga! ?

  • André Dias
    Posted Julho 1, 2019 at 1:03 pm

    Confesso que fiquei surpreendido com a notícia mas talvez seja o melhor para as duas partes. Abel estava a ser algo contestado e não iria iniciar a época com a mesma segurança do passado. Vai para um clube interessante que lhe permite competir na Champions e para um campeonato onde, por norma, os treinadores portugueses se dão bem em termos de títulos. Para o Braga esta mudança também pode ser positiva, já que o novo treinador não terá a mesma pressão que Abel teria.

  • PauloDybala1O
    Posted Julho 1, 2019 at 1:13 pm

    Silas ou Jesualdo !

  • Manolas
    Posted Julho 1, 2019 at 1:17 pm

    Bom para todos. Abel estava a prazo no Braga e não ia conseguir levar a equipa até ao próximo nível. Chega a uma balneário onde o capitão é português e adorado pelos adeptos e a uma campeonato relativamente fácil. Mas mãos importante que isso tudo, parece-me um clube que vai dar liberdade ao Abel de fazer conferências de imprensa absurdas, o que, como assistimos todos, é fundamental para a subsistência de Abel enquanto treinador e indivíduo!

    Abraço a todos!

    • oMeuUserName
      Posted Julho 1, 2019 at 2:10 pm

      Realmente é absurdo quando alguém diz a verdade e tenta pôr em causa o “status quo” vigente…

  • Kacal
    Posted Julho 1, 2019 at 1:37 pm

    Acaba por ser surpreendente por causa de ser em “cima do joelho” com a pré-época a iniciar, já não pensava que saísse. Mas o PAOK é um bom destino para Abel que financeiramente irá para bem melhor provavelmente e é um clube que luta pelo título na Grécia. Quanto ao sucessor no Braga, o JJ é que podia ter esperado mais um bocadinho, eheh. Mas a sério, talvez apostem no Silas ou Jesualdo, não estou a ver mais nenhum nome, mas penso que o Braga nesta fase fica numa posição fragilizada, a ver vamos.

    • Estigarribia
      Posted Julho 1, 2019 at 2:37 pm

      Kacal,

      O Silas até era bem pensado, mas o problema é que não tem quarto nível de treinador e isso nas provas europeias é complicado. Ainda assim, o SC Braga poderia apostar também num técnico estrangeiro até porque tem já uma estrutura muito profissional para ter um técnico de outro país.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Julho 1, 2019 at 3:29 pm

        Sim Estigarribia, é um ponto contra mas há sempre maneira de o contornar com um adjunto da confiança de Silas a orientar a equipa nos jogos europeus. Mas sim cria um entrave.

        Saudações DesPortistas

  • T. Pinto13
    Posted Julho 1, 2019 at 1:41 pm

    Decidiu sair pelo próprio pé pois qualquer coisa levaria ao seu despedimento.
    E por vezes até parecia haver alguma tensão entre treinador e presidente.
    Assim sendo acabou por ir para um clube onde pode ganhar títulos e recebe um bom salário.

  • Vegeta
    Posted Julho 1, 2019 at 1:58 pm

    Seja Silas ou Renato Paiva o Braga fica muito melhor servido.

    • Estigarribia
      Posted Julho 1, 2019 at 2:35 pm

      Vegeta,

      Silas, treinador que eu admiro no futebol português pelo trabalho desenvolvido num clube em cacos como é o Belenenses SAD (ou seja lá que clube seja esse), não tem o quarto nível de treinador da UEFA (salvo erro, penso que é assim que se diz). Logo é uma carta fora do baralho, infelizmente.

      Saudações Leoninas

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 1, 2019 at 2:21 pm

    Jesualdo Ferreira

    • GuGu
      Posted Julho 1, 2019 at 3:54 pm

      Da ultima vez nao deu grande resultado, nem deixou muita saudade, é preferível um treinador mais jovem que possa estar no clube por mais tempo. Na minha opinião, esta troca regular de treinadores no SCB nao beneficia em nada o clube.

  • Pésquerdo
    Posted Julho 1, 2019 at 2:57 pm

    Sai Abel, entra Silas. Não me parece que o Braga saia a perder, se fosse adepto dos minhotos estava felicíssimo, tendo em conta que estava à espera de uma entrada em cena do Guronsan dos treinadores: o grande e temível José Peseiro.

    • Joao Duarte
      Posted Julho 1, 2019 at 4:42 pm

      Abel é melhor que Silas neste momento.

      • Pésquerdo
        Posted Julho 1, 2019 at 5:27 pm

        Concordo, mas o Braga fica a ganhar tendo em conta a instabilidade em que o Abel vivia ultimamente. Não me parece que saíssem a ganhar com a manutenção do Abel e o Silas é um treinador que já provou qualidade de sobra.

  • joaolmaio
    Posted Julho 1, 2019 at 2:58 pm

    Ufa!!!! Acabaram-se as aulas/conferências sobre educação moral.

  • Axel Matic
    Posted Julho 1, 2019 at 2:59 pm

    Tem de ser Silas, é o que tem estofo para o cargo, para mim vai mostrar que é o pupilo de JJ mais completo e claramente ultrapassar o mestre, vejo nele muita seriedade, disciplina, serenidade (ao contrário de JJ e do seu pupilo do Porto) que só o podem ajudar, é o típico grande treinador que impõe respeito pela sua postura e para mim a nível técnico o que mais dificuldades cria aos grandes, lê muito bem o adversário e não abdica de jogar!
    O Braga se lhe der armas, vai sair um clube fortíssimo com ele!

  • MM
    Posted Julho 1, 2019 at 3:04 pm

    Nao se esperava, mas ate é compreensivel para o Abel. O salvador permitir a saida dele é mais estranhar, mas parece comprovar que arrancar esta 3a epoca com ele nao tinha sido decisao pacifica (que os adeptos ja tinham comprado).
    Nem pensar em jaime pacheco, peseiros e pepas.. tem de ser alguem que ponha o braga a jogar bom futebol, silas parece boa opcao!. De preferencia jogar em 4231 ou 433

  • José S.
    Posted Julho 1, 2019 at 3:27 pm

    Sai Abel entra Silas!!
    Não que goste muito do silas, mas é a pessoa ideal para retirar a premissa dos 6 pontos garantidos ao benfica!! :P
    Fora de brincadeira, Silas parece-me neste momento ser a aposta interna mais acertada para pegar no projecto “Braga” e aguentar as hostes. Torno a dizer, pessoalmente não gosto muito de Silas, nunca me pareceu demonstrar qualidade para patamares superiores e se se vier a confirmar o seu ingresso em Braga será a prova de fogo e cá estarei para assumir o meu erro, mas algo me diz que não.
    Se tem tanto em exigência, rigor, firmeza, falta-lhe em qualidade técnica e imaginação, muito embora tacticamente até dá o ar da sua graça. Bem mas também Conceição não é muito imaginativo por isso…
    Veremos o que acontece e que tipo de revolução fará com o plantel que terá. Isto se se confirmar a sua vinda… porque o nível de treinadores para a uefa é importante!!
    Aguardemos!!

  • Kacal
    Posted Julho 1, 2019 at 3:33 pm

    E já agora, é curioso observar que os 3 principais candidatos ao título Grego e os últimos campeões (PAOK venceu esta época e o AEK no ano anterior e o Olympiakos detinha a hegemonia total antes disso) vão ser orientados por treinadores portugueses (Pedro Martins, Miguel Cardoso e agora Abel), muito interessante e engraçada vermos uma luta pelo título 100% tuga e ainda por cima na Grécia, eheh

  • NoobieSLB
    Posted Julho 1, 2019 at 5:01 pm

    AEK Athens – Miguel Cardoso
    Olympiacos – Pedro Martins
    Panetolikos – Luís Castro (Ex Sub-23 Vitória Guimarães)
    PAOK – Abel Ferreira

    Sobe para 4 o número de treinadores portugueses na liga Grega.

  • Richrad
    Posted Julho 1, 2019 at 5:03 pm

    A confirmar-se será um desafio super interessante e um campeonato a acompanhar, não seja pelos principais clubes da Grécia sejam dirigidos por treinadores portugueses!
    É um desafio para o Abel. A responsabilidade de corresponder às expectativas geradas pelo exito de Lucescu bem como preparar uma equipa competitiva para atacar a Champions.
    Acredito que ao longo desta época, tenha o Abel, aprendido com os erros, tantos técnico-tácticos como a sua relação e forma de comunicação pois não tenho dúvidas que depois de corrigidos esses erros estará o Abel muito mais preparado para qualquer desafio.
    Como seu substituto, vem sempre ao meu pensamento um regresso do Prof. Jesualdo Ferreira. Caso tivesse ocorrido imediatamente após o fim da época não teria dúvidas que o Braga tentaria o Ivo Vieira. Gosto do Silas, até que ponto poderia ser uma aposta de António Salvador?
    Depende para que o António Salvador quer para o grupo, aparentemente o plantel já está fechado e não tarda está à porta as competições europeias, necessário e vital para o clube. Até que ponto Daniel Ramos poderá também ele ser uma opção.

  • Barinho
    Posted Julho 1, 2019 at 5:11 pm

    Penso que nem Salvador nem Abel ficam muito bem na fotografia.

    Salvador andou até à última a tentar livrar-se dele e depois quando viu que Jesus não vinha, veio com a história de que Abel sempre foi a escolha. Claro que Abel viu logo que ao mínimo deslize estava fora.

    Por outro lado Abel ao dizer que não saia por dinheiro nenhum, fica agora mal visto porque não só passa por mentiroso como isto ainda soa como que a vingança.

    Mas com uma proposta destas para o clube e para o Abel, percebo que saia.

    Quem fica a perder é o clube que que vê a época a poder ficar já comprometida.

    Que venha o Silas que penso ser o melhor dos disponíveis e o estilo de jogo não é assim tão diferente.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 1, 2019 at 9:13 pm

    Até se compreende Abel.
    Do ponto de vista financeiro é uma proposta irrecusável.
    Abel nunca foi um jogador de top. Ainda jogou no Sporting, mas decerto não ganhou milhões, foi um bom jogador que acabou por sair do clube.
    Nunca ganhou balúrdios como jogador, agora como técnico entende-se que não recuse isto.
    Além do que é um salto desportivo, vai para uma equipa que lutará por títulos e com o fantástico ambiente da liga grega.
    Contudo, um factor importante para ter saído foi ter percebido que estava a prazo. Ao mínimo erro sairia. Quem de nós não faria o mesmo e desperdiçaria uma hipótese destas para ficar num clube do qual poderia sair pela porta pequena dentro de uns meses?
    Penso é que isto devia ter sido feito de outra forma.
    Abel devia ter saído no fim da época e não agora. Deixa o clube com as calças na mão.
    Boas sugestões: Silas pelo potencial que mostra. Até nem acho o Pepa mau e até admito que o futebol fraco que as suas equipas apresentam seja derivado da pouca qualidade, mas entendo as reservas com um treinador tão jovem e com pouco currículo e cujas equipas mostram fraco futebol. Mas não seria errado pensar nele. Numa ideia mais arriscada contratar um estrangeiro, jovem, ambicioso, com futebol bonito, quiçá na liga alemã ou francesa.
    Poderia trazer coisas novas ao Braga e ao futebol luso e até prestigiaria o clube, mostrando que está a crescer em prestígio. Se queres ser como os grandes age como tal. Um treinador promissor mas jovem (e assim sendo seria baratinho) poderia ser um salto qualitativo para o Braga.
    O nosso futebol tem demasiados treinadores que foram jogadores cá, nada trazendo de novo e até regredindo a nível técnico e táctico.

Deixa um comentário