Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Adeus Lopetegui? “Manita” no El Clásico agrava pesadelo do Real; Merengues foram horríveis na 1.ª parte, reagiram na 2.ª mas foram goleados em Camp Nou; Suárez fez um hat-trick, Ramos e Nacho estiveram desastrados

Barcelona 5-1 Real Madrid (Coutinho 11′, Suárez g.p. 30′ , 75′ e 83′, Vidal 87′; Marcelo 50′)

Tarde histórica! O Barcelona levou a melhor no El Clásico, ao golear o Real Madrid por 5-1, agravando ainda mais a crise nos merengues e podendo colocar um ponto final na ligação de Lopetegui com os tricampeões europeus. Suárez fez um hattrick, num jogo onde os blaugrana dominaram por completo no primeiro tempo, altura em que os blancos apresentaram um nível de jogo péssimo (um mar de dúvidas e falta de confiança), com a defesa a cometer vários erros. A turma de Lopetegui reagiu bem no segundo tempo (com a passagem para 3 centrais), chegou a reduzir e a ameaçar o empate (Modric acertou no poste), mas acabou goleada e a ouvir “olés” de um Camp Nou em êxtase.

No que respeita ao encontro, não começou com um ritmo muito alto, mas com a Barcelona a dominar. Os culés iriam adiantar-se no marcador numa jogada de Alba pela esquerda, que serviu Coutinho em zona frontal e o brasileiro, solto de marcação, não perdoou. Pouco depois quase surgiu o segundo num belo remate de Arthur de fora da área, com Courtois a responder com uma grande defesa. À passagem da meia hora apareceu mesmo o 2-0 depois de Varane ter derrubado Suárez dentro da área, tendo o uruguaio facturado da marca dos 11 metros. Até ao intervalo, a toada manteve-se, assim como o resultado. Na segunda parte o Real Madrid entrou com tudo e reduziu após uma boa jogada, com Marcelo a aparecer na área e a atirar de pé direito para o fundo das redes. Já depois de um cabeceamento perigoso de Ramos, Modric teve a hipótese de empatar (depois de uma perda de bola em zona proibida dos blaugrana), mas acertou no poste. Na resposta foi a vez de Suárez, num lance espectacular, a fazer a bola embater nos ferros. Logo de seguida Alba, bem servido por Coutinho, disparou pouco ao lado. O jogo estava vivo e Benzema esteve perto de empatar, num cabeceamento que saiu por cima quando estava em boa posição. No entanto, foi o Barça a chegar ao 3-1 por intermédio de Suárez, num excelente cabeceamento a cruzamento de Sergi Roberto. O uruguaio viria a completar o hattrick pouco depois, numa finalização de classe (servido por Sergi Roberto), picando sobre Courtois. Quando já se ouviam olés nas bancadas, veio o 5-1 após belo lance de Dembélé, que assistiu Vidal e o chileno a concluir a goleada (homens da casa ainda ameaçaram o sexto e Mariano desperdiçou uma boa oportunidade para reduzir).

Destaques:

Barcelona – Pela quarta vez na última década (depois do 2-6 em 2009, do 5-0 em 2010 e do 0-4 em 2015), os culés humilham o eterno rival, num triunfo que não só dará muita confiança e moral aos de Valverde (e que tem o dobro ou o triplo do valor por ter sido atingido sem Messi), como afunda o Real Madrid, levando os merengues a uma crise e a uma depressão que poderão ter consequências duras. O Barça foi muito superior no 1.º tempo, com muita facilidade para sair a jogar e detectando bem a fragilidade do Real na sua ala direita, atacando permanentemente por aí e fazendo 2 golos que poderiam ter sido 3 ou 4. No começo da etapa complementar os catalães sofreram com as mudanças do adversário, mas Valverde teve o mérito de detectar o problema e resolvê-lo: tirou Rafinha, colocou Semedo, adiantou Sergi Roberto e isso deu imenso equilíbrio à equipa, permitindo-lhe “matar” o jogo em transições e acabar goleando e levando o Camp Nou ao delírio. Individualmente, Sergi Roberto foi fundamental para a goleada quando subiu no terreno, aproveitando muito bem o espaço existente e assistindo Suárez para o 3-1 e o 4-1. A um nível ainda superior esteve Jordi Alba, que se fartou de dar profundidade pela esquerda, assumindo-se como um punhal que feriu constantemente o Real Madrid, sendo talvez o principal desequilibrador do Barça na ausência de Messi. Mais à frente, Busquets dominou no meio-campo no 1.º tempo e Arthur deixou, de novo, excelentes indicações, sendo fundamental para dar segurança à posse. Coutinho marcou mas não esteve muito em jogo e Suárez foi a figura do jogo, assumindo a responsabilidade na ausência de Messi, com muita mobilidade, luta e qualidade nas finalizações do 3-1 e do 4-1 (talvez a melhor partida do uruguaio no último ano e meio).

Real Madrid: Pesadelo, crise, humilhação, trauma. Se o Camp Nou era a oportunidade para que os merengues colocassem a cabeça à tona de água, afundaram-na definitivamente, numa goleada que deverá deixar Lopetegui, definitivamente, sem margem para prosseguir no cargo. O Real Madrid teve talvez os piores 45 minutos iniciais da última década (pelo menos) no El Clásico, apresentando um nível de jogo ridiculamente baixo: uma saída de bola desastrada, uma coordenação defensiva inexistente, um mar de dúvidas, desnorte e incapacidade para responder que poderiam ter levado os da capital para o descanso com uma derrota bem mais pesada. Ao intervalo, Lopetegui tirou Varane e colocou Lucas, passando a jogar com 3 homens atrás e a verdade é que a mudança surtiu claramente efeito positivo. O Real Madrid controlou melhor as alas, passou a ligar trocas de bola com qualidade e chegou com muito perigo junto de Ter Stegen, mas só marcou um tento em 3/4 oportunidades claras e, depois do Barça se adaptar à mudança e do Real perder a embalagem trazida do descanso, tudo se esfumou e, após o 3-1, os merengues desligaram-se do jogo e foram vendo o marcador avolumar-se. Individualmente, e numa noite em que quase todos os jogadores tiveram nota muito negativa, Courtois sofreu 5 golos ma não se pode dizer que tenha estado mal, ao contrário de quase todos os elementos da defesa. Nacho foi uma via aberta para Alba actuando como lateral, Varane cometeu o penálti sobre Suárez e Ramos, que foi acumulando passes sem muito sentido, “ofereceu” o 5-1. Marcelo marcou pelo terceiro jogo seguido e Modric voltou a estar muito abaixo do exigido, notando-se, sobretudo, que fisicamente está sem aquela mudança de velocidade em condução que o caracteriza. Na frente, Benzema teve bons minutos no 2.º tempo mas não pode ser tão perdulário (falhou duas vezes na cara de Ter Stegen, numa delas desperdiçando o 2-2) e Bale foi uma nulidade absoluta, não se evidenciando nem no melhor período do Real Madrid.

XI do Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Lenglet; Busquets, Rakitic, Arthur; Rafinha, Coutinho, Suárez

XI do Real Madrid: Courtois; Nacho, Varane, Ramos, Marcelo; Casemiro, Modric, Kroos; Isco, Bale, Benzema

VM
Author: VM

185 Comentários

  • Eusebio
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:09 pm

    O Barcelona é isto.. Podem jogar 5 brócolos e 6 maças que vão sempre jogar bem e manter a sua cultura. Até sem Messi. Não percebo o hate à cultura Blaugrana mas enfim..

    Do lado do Real, não dá para colocar um calhau a treinar nem abdicar do craque do “encostar”, Cristiano Ronaldo. Hoje teria feito no mínimo 2 golos.

    • DNowitzki
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:13 pm

      E levava 5 na mesma… como já levou.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:17 pm

      O Ronaldo hoje? Duvido muito. Provavelmente levaria vermelho por pegar-se aos punhetazos com o Sergio Ramos, que é claramente o jogador que está a sabotar o Real em campo. E o Courtois na baliza também ajuda, um jogador que parece o Patrício na final da Taça de Portugal…

  • Mantorras
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:09 pm

    O Real a voltar ao lugar que merece. Se tivessem apanhado o Barca nas ultimas edicoes da chapions que venceram tinham ido de vela.

  • Ruben Martins
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:09 pm

    Mas três não era maior que cinco?

  • Mastodon
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:10 pm

    Um dos argumentos mais usados na “guerra” entre Messi e Ronaldo, é de que o astro Argentino carrega sozinho o Barcelona e o que o Ronaldo apenas conseguia aqueles numeros fantásticos por causa da grande equipa que tinha. O que não deixa de ser curioso que no primeiro clássico em muitos anos sem os dois astros, o Barcelona goleia facilmente e o Real Madrid foi uma nulidade.

    • DNowitzki
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:12 pm

      Exato! Porque o Real com o Ronaldo nunca levou uma manita do Barcelona…

      • Marik
        Posted Outubro 28, 2018 at 5:21 pm

        Há quantos anos é que isso foi? O que é indesmentível é que no ano passado ainda havia muita gente com essa conversa do Messi fazer mais falta ao Barça que o Ronaldo ao Real, e este início de época está a desmistificar essa teoria.

      • Gunnerz
        Posted Outubro 28, 2018 at 5:34 pm

        Isto. Vamos continuar a fazer de conta que o Real costumava dar luta nos últimos anos..

        • Eusebio
          Posted Outubro 28, 2018 at 5:51 pm

          Não só dava lutar como era superior e vencia. Corrijam-me se estiver errado mas até acho que o Barcelona era a vitima favorita de Cristiano.

          • Gunnerz
            Posted Outubro 28, 2018 at 7:31 pm

            Nos últimos 20 jogos entre ambos 8 vitórias para cada lado. Mas eu referia me ao campeonato e não ao duelo entre eles.

        • Natan265
          Posted Outubro 28, 2018 at 6:15 pm

          nem na champions costumam dar luta não é verdade? Nunca o Real com Zidane ou Ronaldo ganharia ao CSKA nem golearia o Plzen.

          • Gunnerz
            Posted Outubro 28, 2018 at 7:32 pm

            As vezes sim, as vezes não. Mas aqui não s estava a falar d champions.

            • Natan265
              Posted Outubro 28, 2018 at 8:15 pm

              o que acho ridiculo é voces defenderem este Real Madrid até à morte, quando é inegável que é das equipas mais fracas de sempre do Real Madrid. Tudo para contrariar a ideia de que o melhor finalizador da história do clube faz falta, porque faz.

        • Fallen Angels
          Posted Outubro 28, 2018 at 6:18 pm

          O Madrid de Zidane tinha um recorde positivo contra o Barcelona……

          • Gunnerz
            Posted Outubro 28, 2018 at 7:36 pm

            Não, não tinha. Se não estou em erro o Zidane só ganhou ao Barcelona na supertaça e no seu primeiro clássico.

      • Natan265
        Posted Outubro 28, 2018 at 6:14 pm

        e a época do Real resume-se a este jogo, certo? a nulidade que apresentam em todos os jogos, nada tem a haver com a ausencia do CR7. claro que não! que diferença faz a presença do melhor avançado da história do Real?

      • Eagle
        Posted Outubro 28, 2018 at 7:55 pm

        Levou apenas uma vez e se não estou em erro foi na época em que o Barcelona limpou tudo e todos e tinha uma equipa muito superior à do Real.

    • Consuela
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:15 pm

      Foi o primeiro clássico com Lopetegui também… Fator major de diferenciação!

    • Ivo_
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:21 pm

      Como se o Real Madrid com Ronaldo, nunca tivesse sido uma nulidade e goleado em Camp Nou…A diferença aqui é que o Lopetegui não é treinador para o Real Madrid e por conseguinte o Real é pior por isso..

    • André Dias
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:22 pm

      Por acaso sempre ouvi precisamente o contrário. “Messi não era nada sem Xavi e Iniesta” foi uma das frases que mais ouvi de adeptos portugueses ao longo dos anos.

    • Kostadinov
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:25 pm

      Obviamente que o factor Lopetegui aqui pesa tanto ou mais do que o Ronaldo. Lopetegui tem sido para além de péssimo.

    • Ivo_
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:28 pm

      No primeiro el clássico em muitos anos sem Messi e Ronaldo não faltaram motivos de interesse para quem assistiu ao jogo…Partida totalmente dominada pelo Barcelona, excetuando os primeiros 10/15 minutos da segunda parte em que o Real reagiu e podia ter chegado ao empate..Parece-me que é o fim de linha para Lopetegui, pois a equipa apresenta-se lenta, sem ideias e pareceu nunca ser verdadeiramente capaz de discutir o jogo…O Real continua a ter um dos melhores planteis do mundo que com outro treinador pode dar o salto qualitativo para a valia plantel.

    • Tikitakafacil
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:30 pm

      Toma memofante pode ser?? O Real o ano passado ganhou ao barca sem Ronaldo para a supertaça. O real já perdeu 5:0 e 4:0 com Ronaldo em campo…que argumentos são estes?

    • NunoLFC
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:36 pm

      Tem graça, eu sempre ouvi o contrário, que o Messi só é bom porque tem Xavi e Iniesta, e porque está no Barça. Mas pronto, cada um ouve o que quer… Parece que esse argumento só funciona para um lado :)

    • Mantorras
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:48 pm

      Mas… 5 secos ja levaram com Messi e Ronaldo no elenco…

  • Rosado10
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:10 pm

    Vamos a ter calma que o Real está bem melhor que o ano passado…

  • Kafka
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:10 pm

    A época passada na 1a volta o Real foi humilhado em pleno Bernabeu pelo Barça, levando 3… Este ano foi humilhado no Nou Camp perdendo por 4, portanto por aqui tudo igual nada mudou… Na classificação à 10a jornada a época passada o Real estava a 8 pontos do Barça e esta época esta a 7 pontos, 7 é inferior a 8, isto é factual..

    • Marcio Ricardo
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:14 pm

      Não foi a época passada que o Ronaldo perdeu 5 jogos no início devido a castigo ?

    • Mastodon
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:15 pm

      4 é maior que 3. Portanto a defesa do Real está pior este ano. Factos.

    • LevonAronian
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:16 pm

      E desses factos tiras a conclusão que…?

    • Marcio Ricardo
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:17 pm

      Isso tudo que falaste é factual. E para as ambições e história do Real o ano passado foi miserável e este ano miserável está.. Sei que és Benfiquista, imagina o Benfica a esta altura a 7 pontos do Porto e levar 5-1 no Dragão. Eu também sou benfiquista, é a mesma coisa. É impensável..

      • MarianaSLB
        Posted Outubro 28, 2018 at 5:29 pm

        Sim, foi muito miserável o ano passado do Real, 4 títulos, 1 deles contra o Barça outro sendo a Champions League, conquistando assim o tri, apague-se já o ano passado da história do Real, por favor! horribilis.

    • Syd Barrett
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:18 pm

      Também é um facto que nos últimos 5 jogos perderam 4 e empataram 1. Qualquer adepto do Real Madrid neste momento pode estar descansado que o ano passado estavam piores. Nem sei porque ponderam despedir o treinador. Afinal de contas só esta em 9 lugar na liga.

    • Primo1904
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:18 pm

      Continuas a defender o indefensável! Por esse prisma o Benfica está a fazer uma grande liga dos Campeões visto que já tem mais 3 pontos que o ano passado e em menos jornadas.
      Acho que falo por muitos users que tu no passado tinhas comentários de qualidade,agora apenas são baseados no “ódio” que tens por alguns jogadores/treinadores.

      • cards
        Posted Outubro 28, 2018 at 5:36 pm

        Concordo contigo.
        .

      • joaquimfontes
        Posted Outubro 28, 2018 at 5:45 pm

        Foi como já referi o Kafka de antigamente já mostrava-se fanático mas menos e tinha comentários de qualidade como dizes, agora só quer é destilar ódio e provar que tem razão a qualquer custo. Cada vez pior, nem acredito no comentário que ele acabou de fazer…

    • MarianaSLB
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:20 pm

      Deixa-me cá ver se entendo os teus conceitos de matemática… 7 é inferior a 8 mas 3 é igual a 4… muito bem.

      E claro que já toda a gente estava à espera que mencionasses o jogo entre Real e Barcelona que te desse mais jeito, esqueces-te é que houve mais 3, dos quais o Real ganhou 2 e empatou 1.

    • Rosado10
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:20 pm

      Da mesma maneira que o Real há 14 meses ganhou 2-0 em casa e deu 3-1 em Camp Nou….mas isso não importa porque 5-1 < 3-1

    • Bio
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:21 pm

      Ahahah, há pessoas que levam a sua desonestidade a um nível doentio.
      O Real neste momento é 9º classificado da La Liga. Se achas que está melhor que no ano passado, isso é contigo.

    • Joao Martinez
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:21 pm

      Calma pessoal, mais jornada menos jornada estes “factos” vão ter que se converter noutra desculpa qualquer. Bora pessoal, nós conseguimos aguentar mais alguns dias a ter que levar com esta história. Eu acredito em nós! Pahahah

    • Mota
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:22 pm

      Concordo, não se justifica nem faz sentido qualquer despedimento…

      O RV tem os mesmo pontos que o ano passado à 8ª jornada e mais 3 pontos na Champions, siga com a renovação do contrato

    • Manucho1
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:23 pm

      Portanto estás a dizer que 14 pontos é maior que 20 pontos?
      Ou os pontos que uma equipa tem ao fim de 10 jornadas é um critério pouco credível para analisar o desempenho de um ano em relação ao ano anterior?
      Realmente és capaz de ter razão o critério de quantos pontos o Real está do líder parece-me bastante mais objectivo embora o Real esteja no 9º LUGAR.

    • Diamantino
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:25 pm

      Kafka, quando é que vais desistir de mandar bait aos comuns mortais, que não são ávidos espetadores de Rick and Morty com um QI elevado?
      Já ninguém cai nas discussões de que o Real está numa situação igual à do ano passado. Nos últimos 10 jogos, o resultado mais frequente no Clássico foi a derrota caseira. O Real foi uma nulidade neste jogo, bem pior que no ano passado. O Barcelona também está a fazer uma época inferior à do ano anterior, pelo que não podes fazer uma análise global, com dados relativos a uma só equipa. Isto é factual.

    • Rocha
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:29 pm

      O ano passado à décima jornada o Real tinha 20 pontos e estava na 3ª posição, este ano tem 14 pontos e está em 9º .
      Por isso não sei onde está melhor. A menor diferença de pontos em relação ao primeiro não quer dizer que o Real está melhor, que dizer que os outros estão piores

    • Tomas B88
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:31 pm

      Não deixa de ser engraçado como tu “adepto” do Barcelona em vez de festejares a vitória apenas pretendes mais uma vez “Diminuir” o efeito da saída do Ronaldo. Mais uma vez é curioso como alguém que diz que aponta factos esquece o mais importante deles todos: O Real tem -6 pontos do que tinha o ano passado!! LOGO ESTÁ PIOR!!

    • Kostadinov
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:32 pm

      Isto. Aliás nem sei porque te queixas tanto desta época do Benfica, já que no ano passado à 8ª jornada estava a 5 (CINCO) pontos do 1º e este ano à mesma jornada está a 1. E na Champions até já ganhaste 1 jogo vê lá tu. É matemática, a ciência que governa toda a vida ocidental… É que parece que este ano ainda te queixas mais do que o ano passado, quando segundo a matemática devias estar a elogiar o progresso que se fez este ano e que segundo os números é óbvio.

      Atenção isto não é opinião, é FACTO. Ou a matemática só dá jeito quando se alinha com a filosofia Kafkiana?

    • cards
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:33 pm

      kafa 4 é pior do que 3 logo o real Madrid está pior.

    • hello
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:41 pm

      por favor diz me que tu nao votas

    • Barinho
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:47 pm

      Deixem-no falar sozinho. Já se chegou à conclusão que ou quer atenção ou o ódio é cego demais pra conseguir ser racional.

    • Natan265
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:19 pm

      Kafka, já estamos a entrar no caminho do ridiculo. defender o indefensavel começa a ser muito triste, o buraco já nao tem fim..

      • Kafka
        Posted Outubro 28, 2018 at 8:04 pm

        Defender o indefensável como assim? Estás a dizer que defender que 7 é inferior a 8 é indefensável? Tens noção do que estás a dizer? Em toda a história da matemática se defendeu que 7 é inferior a 8, e tu vens por milhares de anos em causa dizendo que isso não tem defesa?

        • Natan265
          Posted Outubro 28, 2018 at 9:25 pm

          sim sim, é exactamente isso que estou a dizer, rapaz! ainda bem que o futebol não sao apenas numeros. Grande época do Real Madrid, não se nota nada a ausencia do melhor finalizador da história do Real.

    • Ramon y Cajal
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:28 pm

      #QuickMaths

    • TheWatcher
      Posted Outubro 28, 2018 at 7:55 pm

      Disseste tudo. E ainda por cima o ambiente é mais relaxado e podem jogar um futebol mais coletivo, portanto siga a dança!
      Surpreendia-me uma demissão de Lopetegui, o trabalho tem sido bastante positivo, não percebo alguns comentários daqui… Enfim, no pasa nada.

    • jpm
      Posted Outubro 28, 2018 at 8:59 pm

      Estas perdoado….es pai de família e com princípios !

    • TheWatcher
      Posted Outubro 29, 2018 at 8:25 am

      Oh meu Deus acabo de ver que o Real está em 9o lugar (!!!) com os gigantes Getafe Levante Valladolid (bi-campeão europeu como todos sabemos) e Espanyol à frente. O campeonato espanhol este ano está bastante competitivo. O Real subiu um ou dois patamares em termos de qualidade mesmo assim está em 9o. Se não se põem a pau passam para 11o que já tem o Girona e o Celta à perna. Está ao rubro a La Liga!

  • Jojo da Caparica
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:10 pm

    Interessante como a equipa catalã se apresenta mais solta sem ter os passes todos apontados para o Messi. Muito melhor coordenação entre os sectores sem o argentino do que com ele. Gostei.

  • Bino Costa
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:11 pm

    Segundo um utilizador conhecido aqui do blog, o Real Madrid continua melhor que no ano passado, visto que está a 7 pontos do líder, e no ano passado estava a 8 pontos por esta altura! A Matemática é simples.

    • Kafka
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:14 pm

      E esse user disso alguma coisa de errado, ou será que para ti 7 é superior a 8?

      • Bino Costa
        Posted Outubro 28, 2018 at 5:25 pm

        Não é, mas obviamente que o estado de uma equipa não se analisa pela distância pontual ao primeiro lugar. A única coisa que isso pode dizer é que ainda há hipótese de dar a volta. Tu acreditas realmente que o Real está melhor este ano porque tem menos 1 ponto de distância do primeiro lugar?

      • Manucho1
        Posted Outubro 28, 2018 at 5:33 pm

        Portanto Kafka se achas que a diferença pontual para o 1º lugar é o único factor existente que indica que o Real está pior ou não esta temporada, também concordas que um Real Madrid que DESCE DE DIVISÃO mas fica a 9 pontos do líder (matematicamente possível) é uma equipa mais forte que o Real Madrid de 17/18 que a 17 pontos do líder, é esta a absurdidade de lógica que defendes.
        Não acredito que sejas tão “especial” e obtuso para não entenderes isto.

      • Natan265
        Posted Outubro 28, 2018 at 6:13 pm

        só rir Kafka. realmente tens toda a razão, ai do Florentino se manda embora o Flopetegui. Claro que ele não está arrependido de ter mandado o Ronaldo embora. Nada disso! Ele está satisfeitissimo com os resultados e com a qualidade da equipa. Em equipa que ganha, não se mexe!

      • Ramon y Cajal
        Posted Outubro 28, 2018 at 6:20 pm

        esse user pode estar errado quando o argumento que utiliza para justificar uma melhor performance do Real, é a distância ao líder após x jornadas. Kafka dá para perceber que és um entendido em desporto pelos muitos comentários que aqui fazes. No entanto, tanta pesporrência leva a que seja continuamente visado e por vezes metas os pés pelas mãos, como neste caso.

      • Ramon y Cajal
        Posted Outubro 28, 2018 at 6:21 pm

        o real está claramente mais fraco que o ano passado. tanto em talento, como em performance, como provavelmente em resultados (não vou perder o meu tempo a ver stats)

      • Ramon y Cajal
        Posted Outubro 28, 2018 at 6:22 pm

        Real levar 5-1 dum Barça sem Messi é demasiado mau!

    • Humberto Cruz
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:25 pm

      Não vale nem a pena

  • Joao Martinez
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:11 pm

    Que completo amasso! O Barça só porque não quis é que não deu uns 10! Depois do 3-1 cada bola que passava o meio campo do Real era bola de golo. Uma completa vergonha esta equipa do Real (tou a brincar, claramente estão melhores que o ano passado ahahah). Agora é fazer apostas sobre o próximo treinador do Real e já agora imaginar o que seria este jogo com Messi…

  • CastorBranco
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:12 pm

    Substituir o melhor jogador da história do clube e top 4 dos melhores da história e Zidane, o treinador perfeito para o Real, por Mariano e Lopetegui só podia dar nisto.

    Pergunto me quem diz que o Barcelona sem Messi é uma equipa mediana o que vai dizer agora.

  • Francisco A
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:12 pm

    “Ronaldo não faz falta, o Real este ano joga em equipa e em relação ao ano passado está melhor”. Este foi o trabalho que alguns tiveram, repetir 100x por dia até passarem a acreditar… muita pena por eles.

    Aposto que não se apontará o dedo a Modric porque os adeptos do futebol sabem distinguir aquilo que se pede a um the best e a outro jogador por muito bom que seja.

  • Johny45
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:12 pm

    Estavam à espera do quê quando foram buscar o lopetegui? era obvio! e nunca vai sair disto… como o Benfica com o Rui vitória…

    • cards
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:38 pm

      com uma pequena diferença Rui Vitória já venceu 2 campeonatos, 2 taça de Portugal 1 taça da Liga e 2 supertaças

  • Estigarribia
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:13 pm

    Quem contrata Julen Lopetegui para treinador principal só tem o que merece. O Lopetegui deveria de ser um caso estudo: é incompetente, mas consegue ser sacar ENORMES indemnizações por onde passa. Não fez nada no FC Porto, não fez nada na Seleção de Espanha e não fez nada no Real Madrid e anda a viver à custa do que fez nas camadas jovens da seleção espanhola, onde apanhou grandes gerações de futebolistas nas suas equipas.

    VISCA EL BARÇA

  • Kostadinov
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:13 pm

    O que vale é que é preferível estar em 9º a 7 pontos do 1º com um diferencial de golos de 0 do que estar em 3º a 8 pontos com um diferencial de +10.

    Quê? Então não é? Estão portanto a dizer que é preferível estar a 8 pontos do que a 7, é isso? Vocês sabem que 8 é maior que 7 certo? Ou em Portugal não é assim? Eu? Eu não defendo nada, a matemática é que defende. Estão portanto a duvidar da MAIOR descoberta / invenção da HUMANIDADE que é a matemática? Oi? Aliás a matemática de toda a forma de vida ocidental…

    Mas então estão a dizer que é preferível estar a 8 pontos do que a 7, é isso?

    Mais a sério, o Suárez, depois de um período deplorável ainda se pode vir a revelar decisivo num ano algo incaracterístico como este do Barça. Do lado do Real, não quero acreditar que o Lopetegui faça sequer mais um jogo à frente desta equipa.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:13 pm

    Resultado esperado, quer dizer nunca pensei que o Real conseguisse marcar 1 golo.. estava a espera de 3/4 – 0.
    Jogo muito fácil para o Barça contra o pior Real da ultima década, joga abaixo de medíocre e sem CR7 e Zidane parece uma equipa de distrital.. Lopetegui um dos piores treinadores que já vi, já o era no Porto não é só de agora, um treinador que nunca provou nada de nada, ganhou algo com os sub-21 em que os jogadores que tinha quase que eram tão bons como os da selecção A, assim também eu ganhava algo..
    E para finalizar, o tal Melhor Jogador do Mundo para a FIFA (LOL), voltou a mostrar 0.

  • JoaoFerreira
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:13 pm

    Ronaldo quem? neste momento está em turim com mais 3 pontos dados por ele e a rir-se da anedota de jogo do real

  • 100Clubismo
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:14 pm

    Penso que já estávamos todos à espera disto. É o fim da linha para Flopetegui. Não tem como.
    Mas não se esqueçam. O Real evidentemente está melhor do que no passado.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:14 pm

    Que tareia! Grande jogo de futebol e uma vitória inequívoca do Barça, pese aquela excelente reacção do Real nos primeiros 15 min da 2.ª parte. Modric podia empatado e o Real acaba a perder 5-1. Quem diria aos 60 minutos, incrível!
    Tarde em grande para Suárez, muito bom jogo dos médios também (Valverde parece ter encontrado o seu trio e ainda deu para Vidal marcar) e de Alba, que foi um desequilibrador permanente pela esquerda. Messi faz sempre falta, mas marcar 5 sem ele só espelha a mediocridade que é o Real neste momento. Jogo horrível do trio Nacho-Ramos-Varane, Kroos e Isco muito abaixo também e Bale sem conseguir desequilibrar. O caso do Nacho então é paradigmático, jogador extremamente overrated e não se percebe a aposta depois de darem 35M pelo Odriozola, que é bastante melhor. Boa entrada do Lucas, mas já era tarde.

    PS: Pena que a Eleven Sports não acompanhe a dimensão da Liga e do jogo. Andamos a pagar por um serviço medíocre, já que a qualidade da imagem é pior que a da RTP em 2005 e ainda é preciso andar com cabos para ver na tv. Ridículo.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:16 pm

    Uma primeira parte muito sonolenta com o Barça a dominar tudo.
    Lopetegui muda ao intervalo e Real domina o início da segunda, marca e poderia facilmente ter empatado.
    Depois o pinto do banco mexe-se, tira o nulo Raphinha, faz entrar o coxo Semedo, adianta o Sergio e… o resto é o que se sabe.
    Note-se, todavia, que o Real desperdiçou várias oportunidades clamorosas.

    • Nunop
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:38 pm

      Primeiro é Rafinha, isto não é o Sporting. Depois chamares o Semedo de coxo deves perceber muito de bola. Deves ser de Loures e seres daqueles fãs do Andre Almeida

    • DNowitzki
      Posted Outubro 28, 2018 at 8:00 pm

      Há uma fase do meu comentário acentuadamente irónica.
      Lamento que haja gente que não vai além do literal.

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:16 pm

    E esta hein?!? Um Barça a jogar no erro do adversário e a dar a iniciativa e a bola ao Real, que tentou jogar em posse, mesmo que no estilo insípido que caracteriza o futebol de Lopetegui! Foi um jogo entretido, com bons momentos, mas ainda assim são dois colossos muito longe do seu pleno potencial e do que já apresentaram num passado recente! Mesmo assim o período de transição parece estar a correr muito mais pacificamente para os lados de Camp Nou, de longe…

    Também gostei da ironia que, na ausência de Messi, a equipa culé recorreu-se da prata da casa para suprir essa baixa de vulto, com Rafinha Alcântara a assumir-se como solução no momento, e com bons resultados!

    • Knox_oTal
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:21 pm

      Ah… Jordi Alba é claramente o melhor lateral esquerdo do Mundo no momento, que jogaço! Incrível como não tem lugar na selecção espanhola, enfim… deve haver outros factores que não os desportivos, é impossível ser de outra forma!

    • MarianaSLB
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:25 pm

      Deves ter visto só a 2º parte, a 1º foi o Barça a assumir jogo e em posse e o Real em bloco baixo.

      • Knox_oTal
        Posted Outubro 28, 2018 at 8:02 pm

        Não concordo, na primeira parte o Real teve muita bola, mas sem consequências… Já o Barça foi consequente e incisivo quando tinha a posse, foi a grande diferença!!!

    • Knox_oTal
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:27 pm

      Ah… Jordi Alba neste momento é muito provavelmente o melhor lateral esquerdo do mundo, e até me sinto tentado a dizer melhor lateral simplesmente! Incrível como não faz parte das escolhas da Espanha actualmente… impossível que tal se deva apenas a factores desportivos, aqui há gato!!!

  • umatiaz
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:16 pm

    Mas calma, o Real está melhor que o ano passado. Saida do Ronaldo, entrada do Flopetegui é tudo coisa positiva. Alguém que diga o contrário, está enganado..

  • Bardias
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:16 pm

    Ridículo este Real Madrid! Com o CR7 em campo, tinham empatado o jogo. Como é que falham aquilo, Benzema e Isco? Com chances claras para empatar e nem na baliza acertam. Gostei da facada final do Sérgio Ramos em Lopetegui! O treinador do real vai ser despedido e ainda é visto como persona non grata em Espanha. Coitado do homem, não tem sorte na vida.

    • Apessoa
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:23 pm

      Acho mais culpa própria do Lopetegui. Coitadinho? Vai receber uma indemnização ridícula.

    • Manolas
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:24 pm

      Bardias, qual foi a facada? Não vi e gostava de saber!

      Grande abraço!

    • silva
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:34 pm

      Sim, porque o Ronaldo é sinónimo de finalização. Vê se pelos 90 remates que já tem feitos pela Juventus em meia dúzia de jogos…

      • Marik
        Posted Outubro 28, 2018 at 5:39 pm

        Essa nova teoria não faz sentido nenhum. Remates não são oportunidades de golo. Se disseres que o Ronaldo decide muitas vezes mal, rematando em situações em que não devia rematar, acho que todos concordam; no entanto, em situações claras de golo ou perigo iminente, tem uma finalização excelente. Não é por rematar muitas vezes de posições disparatadas que deixa de ser o melhor finalizador do mundo…

      • Fallen Angels
        Posted Outubro 28, 2018 at 6:03 pm

        Dos 90 remates, 7 foram golo, 35 deram em canto, 5 criaram uma oportunidade… o problema é que há pessoal das estatisticas que pensa que futebol é a NBA e se julgam os finalizadores contando o numero de remates que precisam para fazer um golo…

      • Natan265
        Posted Outubro 28, 2018 at 6:09 pm

        claro, porque a carreira do Ronaldo começou em Setembro. Os numeros assombrosos que tem pelo Real Madrid, na verdade não sao dele.

      • Eagle
        Posted Outubro 28, 2018 at 7:50 pm

        Quantas falhas viste do Ronaldo em jogos importantes? Pois lá está, falar para o boneco dá nisto.

    • AndreADG
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:36 pm

      A sorte também somos nós que a fazemos. Aceitou ir para o Real com o fardo que Zidane deixou de 3 LC’s, e sabendo do risco de perder o Cristiano. Escolheu mal o timing

    • NunoLFC
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:33 pm

      Concordo a 100%. Com Ronaldo isto ficava 5-5 ou 5-6. Num dia bom até ficava 5-10, com 10 golos de Ronaldo. É que nem duvido.

    • Mantorras
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:51 pm

      Sim. Nunca levaram 5 com Ronaldo.

  • ACT7
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:19 pm

    Fim da linha para o Lopetegui, para bem da verdade muitos já diziam que não chegava ao Natal. O Lopetegui têm culpa é certo, mas há uma clara falta de reforços. O Real Madrid neste momento está em 9º na La Liga e já não ganha há 5 jogos para o campeonato (4 derrotas e 1 empate) números bastante assustadores.
    O Barcelona fez um bom jogo e sem um dos melhores de sempre em campo o que torna o feito ainda maior, Suarez em destaque, 1 penalti, 2 bons golos e ainda atirou ao poste. Gostei do Arthur na primeira parte e Alba também a dar muita profundidade. Mesmo assim o Valverde esteve algo apático depois do intervalo e deixou o Real acreditar.
    Quanto ao jogo do Real, péssimo na defesa, neste momento só o Marcelo está a um nível aceitável. Kroos uma lástima, S.Ramos, Varane e Nacho muito mal e a dupla da frente também bastante apagada. Tanto se falou que o Modric ia para o Inter de Milão, mas na verdade foi o Inter de Milão que veio para o Modric.
    É inevitável falar do Ronaldo e o insucesso da equipa (não só neste jogo, porque o Real já levou 5-0 com o CR7 em campo), para além dos golos, o Ronaldo carregava mais de metade da pressão que se metia no Real Madrid, espicaçava os colegas e era um exemplo a nível de trabalho. Sem o internacional português, não só se perde tudo que este dava dentro de campo, como ainda há uma pressão adicional sobre os ex-colegas, que querem mostrar que não dependiam dele.

    • ImParcial
      Posted Outubro 28, 2018 at 7:34 pm

      O Valverde no Barça já nao me parecia um génio, mas pensar que em 59 jogos deste tem tantas derrotas, quantas o Lopes já conseguiu averbar ao comando do Real Madrid…..
      Por muito que ele diga que está descansado e tranquilo, por favor , ainda deve conseguir analisar números e os dele são incríveis e deixemos o CR7 de parte desta conversa, se não este ano seria nos próximos por final de carreira, não se terem precavido em relação a isso na sua politica de contratações foi uma forma de tentar desvalorizar por completo o seu papel no Real Madrid ( somado á ingratidão demonstrada óbvio ), eram números atingidos com muitos penaltys e muitas bolas encostadas verdade, mas por essa lógica porque não conseguem agora os Benzema Bale e Marianos atingir esses numeros a encostar e a marcar penaltys… O modelo de jogo presente é ainda em tudo similar ao deixado por Zidane pois o Lopes é muito parco em ideias próprias e mesmo as que venha a ter serão invenções, pois com os meios ao dispor Zidane tinha já explorado todas as concepções de jogo possíveis, a não ser que consiga incluir o Courtois como primeira peça na construção de jogo, o futebol do Real é isto, e é o mesmo do ano passado….. logo só enaltece ainda mais o Cr7

  • N.S.
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:20 pm

    Que banho de bola! Um abraço a todos os que diziam que o Barça sem Messias era uma equipa de meio da tabela. Sem Zidane e CR este Real é banal.

    • Tikitakafacil
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:26 pm

      Sim até porque o Real joga bem lol o ano passado sem Ronaldo o Real ganhou ao barca duas vezes para a supertaça não? Memofante

  • JoaoMiguel96
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:22 pm

    Lopetegui é uma comédia, um embuste e o homem com o melhor empresário de sempre.

    Impressionante como conseguiu treinar o Porto e ser despedido, seguindo-se uma subida brutal na carreira ao ir para a Seleção Espanhola e, claro, para culminar no fenómeno mais estranho de sempre, vai treinar, sem qualquer mostra de qualidade anterior, um dos maiores clubes do mundo, o Real Madrid. Se isto não é uma comédia ou algo do género, avisem-me. A carreira deste senhor é talvez a coisa mais absurda de sempre.

    Quanto ao jogo, o Barça não precisou da sua maior figura e nem precisou de acelerar muito. Então a segunda parte foi só andar um bocadinho mais depressa depois da genialidade dos 3 centrais (já testada com o Sevilla, com os resultados sabidos).

    Nem consigo cascar na equipa madrilena sabendo que têm aquela amostra no banco. Eles fizeram o pedido por ele, deu no que deu. Claro que Ramos também fez porcaria, Varane também enterrou e o meio campo foi um passadiço.

    Gostei muito de ver Jordi Alba. Fez um jogão incrível. Coutinho e Arthur distribuiram classe e Suarez aproveitou tudo o que teve, como só ele sabe.

  • Marcio Ricardo
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:22 pm

    Bom só queria bater nesta tecla porque parece que todo o mundo anda esquecido, mas eu não.
    Queria falar do melhor jogador do mundo e de mais uma estrondosa exibição, hat-trick, uma assistência, vários desequilíbrios no adversário, mais 2 amarelos sacados… De facto é um regalo ver Modric comandar um Real Madrid destes. Um jogador muito acima de todos os outros. Depois do the best, a bola de ouro já está no bolso também..

  • DNowitzki
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:27 pm

    Pronto! O Real Madrid acabou!
    Nunca mais vai ganhar nada, mesmo levado ao colo na Europa. Finito! Caput! Fim!

  • Hugomcma
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:30 pm

    O Real não joga nada … isto é factual.
    O Real ganhou as últimas 3 champions … isto é factual. Veremos o que os “matemáticos” dirão no fim da época …

  • cards
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:32 pm

    Já podemos dizer que o Real Madrid está pior do que na época passada, sem sermos gozados por termos essa opinião?

  • JDTM
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:35 pm

    Excelente jogo. Pecamos no inicio da segunda parte e podiamos ter consentido o empate, felizmente e com uns minutos de atraso lá mexemos no jogo e a equipa voltou a estar imperial. Em relação ao Ronaldo é claro que faz falta já que foi o melhor jogador deles na última década. No entanto é injusto dizer que o real o mandou embora. Até porque eles ofereceram os 20milhoes que ele já recebia, ele é que quis sair para ganhar mais 10 milhoes. Ele não mudou de equipa por apetecer ir para outro campeonato, ele mudou porque foi quem lhe deu mais dinheiro. Tal como se o Real desse os 30, ainda hoje ele lá estava. Eles queriam tê-lo, só não queriam pagar mais por isso.

  • Gunnerz
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:35 pm

    Isto com Ronaldo não acontecia, o melhor defesa da história do Real.

    • AndreChaves9
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:43 pm

      De certeza?

    • MarianaSLB
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:51 pm

      O que não acontecia era a parte do 1, a ti apeteceu-me só falar da parte do 5.

    • Fallen Angels
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:55 pm

      Sim, porque o Real Madrid não passou pela maior seca de golos de toda a sua história esta época… o ataque não tem problema nenhum.

      Há com cada um… a quantidade de adeptos de futebol e jornalistas que não percebem uma ponta do jogo e ano após ano menosprezaram o que o Ronaldo foi para o Real Madrid foi incrível. Mesmo assim, até depois isto há alguns que conseguem ficar com os olhos fechados.

      • Gunnerz
        Posted Outubro 28, 2018 at 7:28 pm

        Amigo o problema hoje esteve longe de ser o ataque, 5.1 até é um resultado enganador e que beneficia o real. O problema está em dar se crédito à lopetegui e ninguém sabe porquê. Não há Ronaldo mas há um excelente plantel, o cr ter partido não é justificação para o real deste ano, e não apenas deste jogo.

      • Eagle
        Posted Outubro 28, 2018 at 7:48 pm

        Em cheio, concordo completamente, a quantidade de pseudo entendedores da bola neste blog, Kafka e afins, e pelo mundo fora é exorbitante. Está aos olhos de todos o que o Ronaldo foi para o Real Madrid, vêem-se aflitos para marcar golos, derrotas em casa contra equipas que antigamente goleavam, 5-1 em Camp Nou, que já não acontecia à uma carrada de tempo e tudo mais. Mais vale nem falar e ir rindo desses comentários.

    • David
      Posted Outubro 28, 2018 at 5:59 pm

      Pois não, ele nem estava lá no 4-0 e no 5-0… oh wait.
      Fantástico como usam este jogo para dizer que com o Ronaldo não era assim…

    • Natan265
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:07 pm

      coitado. como se a influencia do Ronaldo fosse simplesmente o marcar ou deixar de marcar golos. a presença dele na equipa aumenta os indices de competitividade e dá logo outra força moral à entrada para estes jogos.
      Para além de que, se fores verdadeiramente honesto (aliás, se viste o jogo), apercebes te de que o Real teve oportunidades para dar a volta mas a finalização não esteve lá. Claro que o melhor finalizador da história do Real Madrid não faria a diferença.

    • Pulga
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:10 pm

      Perfeito.

  • ImParcial
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:39 pm

    subtraindo Messi e Cr7, temos o valor real de cada uma das equipas …..
    Hoje, indubitavelmente, vemos o quanto Cr7 remou contra a maré….
    Florentino não tem de certeza nenhum português no seu circulo de amizades, se tivesse tinha ouvido uma descrição detalhada do trabalho de Lopetegui no Porto.
    O próprio Lopetegui deve ter ficado tão surpreendido com o convite, que para realizar o sonho de treinar o Real, ( não só abdicou da forma que fez da Roja ), como nem sequer se deve ter preocupado em discutir o projecto com Florentino, meramente assinando por baixo da vontade do presidente, não vejo outra explicação para a politica de contratações este ano.
    No Barcelona, sem Messi, vemos no futuro soluções de elevado nivel, tendo inclusive Dembele no banco.
    Cr7 é uma não questão…. se não fosse este ano por transferência seria em breve por final de carreira, e o trabalho para o substituir já devia ter sido iniciado o ano passado.

  • Luis La Liga
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:40 pm

    Quem viu o jogo sabe perfeitamente que o Real Madrid poderia ter empatado o jogo em mais de 2 ocasioes (inclusive mandou ao poste).
    O Ronaldo faz muito falta ao Real, dai nos 8 anos no Real nunca ter perdido contra o Barcelona, tendo so perdido 1 campeonato contra o Atletico. Os disparates que se leem por estes dias

    • Natan265
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:47 pm

      sim muita graça. mais um discipulo Kafkiano. Recordo-te que o Real está a fazer uma das piores épocas de que há memória, perdendo inclusive em casa do CSKA e ganhando apenas 2-1 ao horrível Plzen. Eu diria que o Real dos tempos do Ronaldo era uma equipa com prestações aceitáveis na champions e costumava ganhar a maioria dos jogos nesta competição. mas se calhar estou a confundir

    • Miguel SADSC
      Posted Outubro 28, 2018 at 6:55 pm

      Sim, Ronaldo nunca foi goleado pelo Barça. Só umas 5 vezes no minímo assim de cabeça.

    • JoseRibeiro
      Posted Outubro 28, 2018 at 7:38 pm

      O Ronaldo é o único jogador da história que não faz falta nenhuma ao Real (afinal continua tudo igual como quando ele estava lá) ou Juventus (que está igual ao passado sem Ronaldo).

  • Fernando neves _36
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:48 pm

    Se o Messi jogasse tinham sido 10!
    Que massacre, foi um verdadeiro recital.

  • Pepe6
    Posted Outubro 28, 2018 at 5:48 pm

    Ronaldo foi campeão europeu com o nono classificado espanhol.
    Barcelona sem Messi goleou o Sevilla e o Real Madrid e ganhou tranquilamente ao Inter.
    Diferenças…

  • Mike The Kid
    Posted Outubro 28, 2018 at 7:01 pm

    Impressionante como já não há madridistas em Portugal.
    Muito bem o barça a mostrar que não é só Messi.
    Visca

  • JoseRibeiro
    Posted Outubro 28, 2018 at 7:43 pm

    Vendo os comentarios continua a ter-se a ideia que Ronaldo sair prejudicou zero o Real. Afinal, com ele lá o Real também foi humilhado contra o Barça, também perdia pontos contra equipas pequenas, etc. Muito bem fez o Real em despachá-lo para finalmente jogarem em equipa sem estarem obcecados com os golos dele.

  • CarlosFCP
    Posted Outubro 28, 2018 at 7:46 pm

    Sem palavras para esta tareia…

    Ainda acreditei no empate mas o Real não tem futebol para se bater com os grandes.

    E a culpa não é só do lopetegui, quando não se arranja substituto à altura de um jogador que marca 40/50 golos por época, a direção só tem de ser acusada de incompetência, pior, quando é a direção do clube mais mediático do mundo, não é só a cabeça do treinador que devia rolar.

    Vai ser uma época para esquecer para os adeptos do real e para quem gosta do clube, não só falta um substituto à altura do Ronaldo como já se pede uma renovação aos poucos das figuras do clube.

  • J Silver
    Posted Outubro 28, 2018 at 7:56 pm

    Uff que tareia. Vale a pena sobretudo para poder vir aqui ler os comentários :)

  • Santander
    Posted Outubro 28, 2018 at 8:01 pm

    O que eu me rio com certos comentários! Comparar o Real quando Ronaldo chegou com o Real de agora é logo a maior falácia de todas.. Depois o claro que houve percalços mesmo com Ronaldo na equipa, obviamente, agora o que se constata aqui é toda a envolvencia da época e não este resultado isolado.. O real já este ano teve a pior seca de golos da sua história, ocupa o 9 lugar e leva 4 derrotas não vencendo há 5 jogos para a liga, curiosamente tal não acontecia desde 2008/2009.. Já Ronaldo mesmo estando a adaptar-se a um novo campeonato muito mais fechado, a uma nova equipa, com 33 anos e com uma acusação de violação em cima é o jogador com mais participação em golos sendo que já participou em 11 golos para o campeonato.. Um jogador que faz mais golos que jogos no Real e ainda há gente a defender que não faz falta nenhuma.. Ah e só mais uma observação é que afinal o Barça joga muito futebol mesmo sem Messi, segundo a lógica de alguns users até seria melhor ele sair porque a equipa consegue jogar de forma muito mais solta

    • Santander
      Posted Outubro 28, 2018 at 8:25 pm

      Já agora esqueci me de referir que acho piada puxarem sempre o ano passado, realmente dá muito jeito puxar o pior momento de Ronaldo em 9 anos de Real Madrid

  • MiguelF
    Posted Outubro 28, 2018 at 8:12 pm

    Bem, que banho de bola.

    Deu gosto ver o meu FC Barcelona a jogar, assim sim!

    Espero que o Lopetegui (ou Flopetegui) fique muito tempo no Real Madrid, mas sinceramente acho que mais uns dias e está a dizer adeus!

  • coach407
    Posted Outubro 28, 2018 at 8:48 pm

    O Real Madrid tem 14 pontos. Está atrás de Barcelona, Atletico, Alavés, Espanyol, Sevilla, Valladolid, Levante e Getafe. Sendo que o Sevilla tem menos um jogo.

    Na época passada o Real Madrid tinha 20 pontos. Atrás de Barça e Valencia.

    Falam de Matemática mas têm dificuldade em perceber que 20 é maior que 14. O Real Madrid está melhor do que na época passada? Tinha mais 6 pontos! Agora o Real está melhor sem Ronaldo porque na época passada, por esta altura, o Barça tinha 9 vitórias e apenas 1 empate e esta época o Barça tem 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Não, o Ronaldo não jogava no Barça. Só para quem não perceba mesmo nada de futebol não ser enganado por esta lógica da banana.

    Realmente há pessoas que percebem tanto de Matemática que não sabem que 20 é maior que 14.

    • Kafka
      Posted Outubro 28, 2018 at 10:01 pm

      Tu nem a média sabias calcular, tive que ser eu a ensinar-te há um ano atrás como se fazia o cálculo da média, que é diga-se uma das operações mais básicas que existe na matemática e agora vens querer discutir matemática comigo? Oh jovem nem que nascesse 10 vezes saberás mais matemática que eu

      • jpm
        Posted Outubro 29, 2018 at 12:41 am

        Ora bem….conclusões a tirar…hum…. real esta melhor sem Ronaldo,esta melhor como equipa e o ambiente no balneário esta melhor!
        O real esta melhor como equipa e a Matemática não engana!
        O mariano sem duvida é melhor que Ronaldo!
        O Modric é sem duvida o melhor do mundo …simplesmente o The Best….alias toda a gente sabe e é factual que no futebol os golos não contam para nada!
        Os factos Matemáticos não enganam tudo esta melhor……eu estou bem tu também estas bem ……
        Abraço , bem haja e sejam todos Bons pais de família,com princípios e honrados!

      • jpm
        Posted Outubro 29, 2018 at 1:16 am

        [decom_attached_image_1540775776333]

      • A1 D10S M10
        Posted Outubro 29, 2018 at 2:30 am

        Epa as minhas desculpas mas depois de ler isto aqui do Descartes pós-moderno tenho que deixar um semi off-topic que me parece ser no entanto bastante on point. E espero que o VM aceite isto pois parece-me ser bastante construtivo, mas pronto, auto apreciações têm sempre o valor que têm.

        Então aqui vai:
        “Não vamos aceitar comentários de anónimos, ‘bocas’ descabidas e infantis que visam o nosso trabalho, nem textos provocatórios e incendiários, ou que contenham assuntos que em nada estejam relacionados com o post.”

        Foi sob esta premissa que o VM se tornou o melhor – quiçá único – espaço onde podemos dar e receber opiniões, partilhar e debater perspectivas, falar daquele fenómeno que é o futebol e o desporto em geral e verdadeiramente aprender com isso.

        Posto isto, surpreendeu-me bastante que continuassem a aparecer sistematicamente comentários deste género aqui por parte do Arquimedes contemporâneo, quando é bastante óbvio que debater construtivamente não é o propósito da sua participação no blog. Falo em particular deste pequeno comentário porque, sendo particularmente insolente, sobranceiro e mesmo ofensivo, espelha toda a atitude repetidamente cuspida aqui na caixa de comentários, uma atitude irredutivelmente demagoga, que destila ódio e que não contribui para nenhum debate construtivo nem acrescenta nada de positivo ao debate.

        Mas depois pensei… será? Será que não acrescenta? Até que me vieram à cabeça a Maria Leal, a casa dos segredos, o correio da manhã… veio-me à cabeça o sucesso das bacoradas do Jesus, pensei nas declarações do Peseiro acerca do seu futebol dominador, lembrei-me do recente valor inabalável que RV mantém como seguro… oh! meu querido BdC! saudades!.. até que parei no Pedro Guerra, e cheguei a uma conclusão simples, bastante óbvia mas igualmente triste: o humano adora m…da. A controvérsia gera sentimentos fortes. A estupidez alheia gera reacção, atrai, dá curiosidade, estimula. Opiniões ridículas são sempre as mais debatidas. Veja-se bem, eu próprio estou aqui a perder um quarto de hora da minha vida com isto… eu próprio venho aqui aos comentários sempre na expectativa de ver mais uma equação do Newton XXI e rir-me um bocado. Duvido que haja alguém que se tenha dedicado a ler este testamento que não se identifique com isto, com a mórbida curiosidade em descobrir que teorema vai desta vez ser inventado, que ponta solta vai ser agarrada, que argumento vai ser contornado e revirado. Um quase masoquista prazer em verdadeiramente constatar que há pessoas a viver noutro mundo. Mais simplesmente: quem é que quer debate construtivo quando pode assistir a um roast constante e permanente e constatar que o roasted não se manca, não se abala, simplesmente não lhe entra?… é fascinante e lindo, mas é também tão natural e lógico quanto triste. Faz parte de nós. Isto tudo para dizer que respeito, compreendo e apoio que o VM deixe isto vir cá pra fora. É como ler um Pedro Guerra que escreve, mas com um mestrado e porventura mais malcriado. Quero que exista sempre. Não me orgulho, mas quero.

        Nem vou entrar na conversa do ódio ao Real e ao CR7 e sob que motivações persevera, mas é também sem dúvida um tema que merece um estudo psicossociológico profundo. Ou talvez não. É deixar estar.

        O volte-face da moeda é que aqui estamos a falar de futebol, um tema trivial da vida, mas não são assim tão poucas as pessoas como o Pitágoras 2.0 no Mundo. Pessoas que cegam e que a todo o custo têm que ter razão. Pessoas que acredito efectivamente não conseguirem ver o mesmo que os demais, toldadas por uma qualquer motivação ou crença irredutível. Pessoas que, apoiadas por outras pessoas, chegam ao poder.
        Óbvio que o caso deste Fermat vanguardista é apenas o de alguém que mergulhado em soberba não quer admitir o óbvio… longe de mim estar a querer comparar isto com as abominalidades que vão aparecendo nos tempos que correm, mas infelizmente hoje não foi um bom dia (mais um) para o nosso futuro e o futuro da liberdade em geral e a fronteira entre fanatismos pequeninos como este e problemas bem maiores não é assim tão grande, aliás é mesmo muito ténue. Pensei nisso e não gostei.

        E é isto, cumprimentos e uma boa semana para todos

        • jpm
          Posted Outubro 29, 2018 at 12:14 pm

          Muito bom!

        • Santander
          Posted Outubro 29, 2018 at 2:09 pm

          Obrigado!

        • Joao Martinez
          Posted Outubro 29, 2018 at 2:57 pm

          A1 D1OS M1O simplesmente fantástico!

          Conseguiste dizer algo que eu já venho a dizer pelo menos há 3 anos mas de uma forma muito mais consisa, direta e até irónica, ah e que tenha sido aceite na caixa de comentários… Pena ter demorado tanto tempo para o pessoal se começar a revoltar face a este user que realmente enquadra se em todos os parâmetros que o VM visa como tóxicos para o blog mas tal como disseste e bem, estamos na altura em que tudo o que é bizarria merece destaque. É uma pena!

          Cumprimentos

        • Gil Rodrigues
          Posted Outubro 29, 2018 at 3:01 pm

          TOP

        • aderitoc
          Posted Outubro 29, 2018 at 5:38 pm

          O melhor post em muitos anos aqui do Blog. E uma opiniao que na sua maioria reflete o estado de espirito da grande maioria dos leitores. Obrigado, nao teria dito melhor!!

  • Kacal
    Posted Outubro 28, 2018 at 9:22 pm

    Aqui está a razão de eu defender que nenhum jogador deve vencer a Bola de Ouro a não ser os dois “ETs”, a não ser também que ambos vençam ZERO pelos clubes e façam épocas individuais miseráveis, mas isso é quase impossível acontecer a ambos em simultâneo. Por vezes defendem que vençam uns, este ano até venceu o Modric um prémio, mas esses uns acabam por desaparecer logo a seguir, simplesmente há jogadores de muita qualidade mas “The Best” são Ronaldo e Messi, os dois jogadores mais decisivos do Mundo, ponto final.

    • Fernando neves _36
      Posted Outubro 28, 2018 at 11:31 pm

      Subscrevo.

    • Pésquerdo
      Posted Outubro 29, 2018 at 10:06 am

      Até concordo contigo, mas acho que ontem nem que o Modric fosse o Messi em esteróides. O Real parecia um passador, abriam buracos em todo o lado. Não levaram com uns 10 golos ontem porque o Barcelona facilitou em variadíssimos lances e faltava a qualidade do mágico. Defesa pior que aquela é difícil de encontrar a nível profissional… só assim muito de alto o Barça fazia uma triangulação e o Real ficava com os laterais e os médios interiores nas couves logo…

      O Lopetegui é a maior comédia do futebol! Deixa a selecção Espanhola da maneira que deixou e vai para o Real fazer esta obra de arte.

      É certo que a equipa não facilita, aquele capitão é um cancro para qualquer treinador “mais tótó” como o Lopetegui.

      • Kacal
        Posted Outubro 30, 2018 at 1:14 am

        Mas eu não discordo da tua opinião, mas não falo do jogo de hoje apenas. A verdade é que o Modric nunca se exibiu ao nível dos dois “ETs” e desde que venceu o prémio o seu nível tem sido baixo.

    • Cabral SLB
      Posted Outubro 29, 2018 at 1:38 pm

      O unico ET que existe Chama-se Messi os outros estão todos muito a baixo dele.. Sendo a Bola de Ouro um prémio individual deveria premiar o melhor jogador a jogar futebol e Messi deveria estar a ganhar desde sempre.

      • Kacal
        Posted Outubro 30, 2018 at 1:13 am

        Discordo, não do que disseste sobre Messi mas pelo facto de só existir um “ET”, mas aceito a opinião, claro.

    • David
      Posted Outubro 29, 2018 at 1:53 pm

      Subscrevo do início ao fim. Dar o prémio de melhor do mundo ao Modric é uma coisa que, para mim, não tem cabimento.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 28, 2018 at 10:27 pm

    Que cabaz!!!

    Nada que eu não estivesse à espera que fosse acontecer.
    Mesmo sem Messi o Barcelona como equipa é melhor.

    Valverde pode não ter muito crédito mas é incomparavelmente melhor que Lopetegui.

    Se se confirmar a saída do espanhol e a entrada de Conte, os meninos vão piar fininho…nem vai ser bom aquele balneário do Real, mas essa mini revolução é necessária

  • Fernando neves _36
    Posted Outubro 28, 2018 at 11:42 pm

    Só 2 notas que não deixei no meu comentário, o Sérgio Ramos nunca pode ser o melhor central do mundo e o Jordi Alba é o melhor lateral esquerdo do mundo, não pode ser Marcelo, o lateral esquerdo não pode só atacar.

  • jpm
    Posted Outubro 29, 2018 at 12:40 am

    Ora bem….conclusões a tirar…hum…. real esta melhor sem Ronaldo,esta melhor como equipa e o ambiente no balneário esta melhor!
    O real esta melhor como equipa e a Matemática não engana!
    O mariano sem duvida é melhor que Ronaldo!
    O Modric é sem duvida o melhor do mundo …simplesmente o The Best….alias toda a gente sabe e é factual que no futebol os golos não contam para nada!
    Os factos Matemáticos não enganam tudo esta melhor……eu estou bem tu também estas bem ……
    Abraço , bem haja e sejam todos Bons pais de família,com princípios e honrados!

  • Apessoa
    Posted Outubro 29, 2018 at 7:42 am

    Que fiasco a contratação de Lopetegui. No meu ponto de vista perder o Ronaldo nunca pode ser a única razão para os últimos resultados, mas Bale, Isco, Kroos, Modric, Ramos tem de fazer muito mais. Mas Lopetegui, meter o Nacho a lateral direito contra um dos laterais mais difíceis de marcar?
    Acho que o Conte ou o Blanc eram boas opções, acho que o Blanc até talvez fosse melhor opção por ser conciliador, e o Conte por vezes é mais conflituoso. Mas todos podem fazer melhor, sempre achei foi de mau tom tentarem diminuir tudo o que o Ronaldo significa, porque obviamente foi uma perda gigante.

  • SenyorPuyol
    Posted Outubro 29, 2018 at 9:11 am

    Que orgulho enorme quando jogamos com esta atitude. Que orgulho enorme ver a minha equipa a encarar este jogo com a naturalidade de quem tem gosto em participar nestes jogos, o resto acabou por vir, mais uma humilhação ao Real para juntar à colecção. É certo que nem estavam nem se esperavam, mas isso não diminuirá o gozo que me deu ver o meu Barcelona a “pô-los no seu lugar”.

    Algumas notas.
    – O Real abdicou completamente da largura do seu jogo, Isco só tornou isso mais evidente nesta partida. Se não nos abrem o espaço entre o central e o lateral (o nosso ponto mais fraco em defesa), é difícil criar-nos muito mais perigo a não ser por cruzamentos, e nem isso tentaram com acerto.
    – Incrível a quantidade de vezes que o meio campo do Real recebe de costas para a baliza.
    – Pela nossa parte, controlamos os tempos, controlamos o ritmo, fizemos que subissem a sua linha e depois disso excelente exploração das costas da defesa, parece que houve alguém que realmente estudou para este jogo.
    – Arthur, um dia, deixar-me-há sem mais elogios para lhe dar.
    – Suárez a mostrar que não está acabado, é por ver estes jogos que lhe agradeço ainda mais a abnegação que tem naqueles em que todos lhe apontam o dedo. Obrigado Luís.

    Dando a minha perspectiva sobre os (infelizmente) únicos tópicos que se falam aqui.
    – Ronaldo faz falta ao Real.
    – Ronaldo não alteraria este jogo.
    – Messi faz falta ao Barça.
    – E a mais óbvia, o Barça soube responder melhor à ausência de Messi que o Real à ausência de Cristiano. Simplesmente isso.

    Por último.
    É desta que posso dar algum mérito a Valverde? Ou o máximo que podemos dizer continua a ser o “é melhor que Lopetegui”? Avisem-me de qualquer mudança, agradeço desde já.

    • Pésquerdo
      Posted Outubro 29, 2018 at 12:14 pm

      O Ernesto Valverde é só dos melhores treinadores espanhóis que já vi a nível táctico.
      Pode ter as suas lacunas e é demasiado experimentalista por vezes, o que acaba por prejudicar a consistência das equipas, mas traz luz a jogadores novos como o mais recente exemplo do Arthur.
      Quando a defesa do Barcelona está bem, não há equipa que não seja vergada. Ontem o Barcelona podia ter feito uma goleada histórica, pareceram-me algo perdulários em bastantes lances pois facilitaram bastante, tal era a facilidade com que desmontavam o frágil Real do Lopetegui. Se o Messi tem jogado não sei o que tinha acontecido.

      • SenyorPuyol
        Posted Outubro 29, 2018 at 2:32 pm

        Obrigado!!
        É mesmo muito bom ver mais alguém que dê o devido valor a Ernesto Valverde! O homem é fantástico e anda a ser tratado como o elo mais fraco de uma equipa na qual teve/tem um mérito incrível na união desses mesmos elos dentro de campo. Por vezes ignora-se que é o primeiro treinador a sério que temos desde 2012 (excluindo Tito que infelizmente não teve tempo para comprovar a qualidade que deu mostras de ter).

        Deixe-me reiterar que o seu comentário foi perfeito, agradeço mais uma vez pelo mesmo!

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 29, 2018 at 11:54 am

    Alguém me pode dar o número do telefone do empresário de Lopetegui? É que cá para mim, deve ser o Maradona dos empresários, como é possível que este tipo tenha chegado ao Real e à selecção espanhola? Deem-me o número dele, para ver se me coloca lá. Pior não posso fazer e ainda tenho o bónus de na pior das hipóteses sair com 18 milhões, eheheehehhehe.

Deixa um comentário