Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Adrián López dá vida ao FC Porto; Craque Zaniolo foi o herói da Roma; Poste e Casillas foram adiando o golo dos Giallorossi; Falta de técnica de Equipa de Conceição (principalmente de Pepe, Soares e Fernando) fez-se sentir; Danilo destacou-se; Brahimi saiu lesionado

Imagem: Twitter AS Roma

AS Roma 2-1 FC Porto (Zaniolo 70′ e 76′; Adrián López 79′)

O FC Porto saiu derrotado do Olímpico mas o golo de Adrián López deixa tudo em aberto para a 2.ª mão dos oitavos-de-final da Champions. O campeão nacional teve dificuldades até ao 2-0, principalmente pelo pouco que criou ofensivamente (a falta de técnica de Pepe e Felipe na saída de bola e dos avançados Soares e Fernando quando tinham espaço fez-se sentir), no entanto reagiu bem ao bis do jovem craque Zaniolo, e nos últimos minutos até deu a sensação que podia chegar ao empate. Danilo destacou-se no meio campo, mas foi Casillas a principal figura, principalmente como disse presente na melhor da fase da Roma, num jogo em que Brahimi saiu lesionado (Conceição terminou com Hernâni, Soares, André Pereira e Adrián no ataque).

No que respeita ao encontro, começou morno e equilibrado. No primeiro tempo as oportunidades foram escassas, tendo a única pertencido à Roma num bom lance de Dzeko que acertou com estrondo no poste. Posto isto, o nulo era o resultado ao intervalo. No entanto, a segunda parte foi totalmente diferente. Logo a abrir Cristante colocou Casillas à prova, enquanto na resposta Danilo cabeceou pouco ao lado na sequência de um canto. Depois novamente os homens da casa a ameaçarem o golo, num disparo em zona central de Pellegrini que Casillas segurou bem. O FC Porto viria a ter uma má notícia com a lesão de Brahimi, que teve dar o seu lugar a Adrián López. Para piorar as coisas, logo de seguida os giallorossi viriam a chegar ao 1-0 por intermédio de Zaniolo, que bem servido por Dzeko (belo trabalho de costas para a baliza) rematou cruzado para o fundo das redes. Sérgio Conceição lançou André Pereira (rendeu Fernando Andrade), mas viu a Roma chegar ao segundo numa jogada rápida, pelos mesmo intervenientes, com o avançado bósnio a rematar ao poste e o jovem italiano a aproveitar a recarga. No entanto, os dragões reagiram imediatamente e conseguiram reduzir num lance onde Soares falhou o remate e a bola sobrou para Adrián López, que finalizou de primeira. Hernâni foi a última aposta do lado dos azuis e brancos (saiu Otávio), que ainda tentaram o 2-2, mas foi Kolarov a acertar na cara de Casillas, no último lance de relevo do encontro.

Destaques:

AS Roma – Um resultado que pode deixar um sabor amargo aos italianos. A equipa de Di Francesco esteve muito longe de fazer uma partida brilhante mas foi superior, sendo que o que acentuará essa sensação até tem mais que ver com as debilidades do rival. O FC Porto apresentou-se em Roma fragilizado ofensivamente (sem Corona e Marega) e essa fragilidade acentuou-se (sem Brahimi) o que, a juntar à circunstância de os Giallorossi terem estado a vencer por 2-0, deve levar o conjunto da capital a pensar que a vantagem que é levada para o Dragão é magra. A Roma circulou quase sempre a bola de forma muito lenta e pouco criativo, tendo muitas dificuldades para criar perigo e ligar o jogo. As individualidades permitiram aos italianos ameaçar Casillas mas fica a sensação de uma Roma pouco ambiciosa e com pouca capacidade de ameaçar no último terço. Na baliza, Mirante foi titular devido aos problemas físicos de Olsen e pouco trabalho teve, enquanto Fazio evidenciou dificuldades no momento com bola. No meio-campo, Cristante teve um lance de grande classe mas pouco se viu, tal como Pellegrini. Com efeito, só quando Zaniolo fletiu para dentro é que a Roma feriu mais o rival. O jovem craque italiano foi encostado por Di Francesco mas, mesmo assim, conseguiu ter impacto. Quando o ex-Inter veio para dentro acrescentou muito perfume à posse e ainda logrou evidenciar a sua capacidade de chegada à área, num bis que aumentará a euforia em torno da sua figura no Olímpico. A acompanhar Zaniolo como elemento mais desquilibrador do colectivo esteve Dzeko. O bósnio, que teve perto de ‘inventar’ um tento, atirou ao poste e no lance do 1-0 mostrou a sua mestria a fazer de pivô, ganhando no corpo a corpo a Pepe, ao passo que no 2-0 evidenciou que está longe de ser só um avançado de área, em mais uma grande noite europeia do dianteiro. Finalmente, El Shaarawy fez um jogo muito mau, perdendo muitas bolas.

FC Porto – A equipa de Conceição sai do Olímpico com um resultado que, tendo em conta todas as circunstâncias da partida, é claramente positivo. Os dragões levam a decisão da eliminatória para o seu estádio depois de terem aterrado no Olímpico com a sua capacidade ofensiva muito afectada, dado que nem Marega nem Corona estavam disponíveis, sendo que a juntar a isto Brahimi, aos 68′, teve de ser substituído por lesão. Os azuis e brancos tiveram sempre muitas dificuldades quer para chegar ao último terço quer para desequilibrar e portanto o golo de Adrián, ‘caído do céu’, é uma verdadeira benção para a esquadra portuguesa. O FC Porto teve muitas dificuldades com bola, desde logo pelo evidente nível técnico deficiente de vários dos seus jogadores, o qual dificulta a continuidade das circulações (e isto perante uma Roma que não pressionou muito). Individualmente, Casillas foi muito importante, com várias defesas de bom nível que evitaram o avolumar da derrota, enquanto Militão revelou as suas limitações como lateral (dá pouco em ataque). Felipe teve evidentes problemas com bola e Pepe, tendo também essas dificuldades, sofreu perante Dzeko, não conseguindo contraria o bósnio no lance que inaugura o marcador. No meio-campo, Danilo Herrera pouco futebol canalizaram (o mexicano continua com uma versão frouxa) e Brahimi não foi capaz de remar contra a maré (é verdade que o futebol colectivo não beneficiou o argelino, mas este também não conseguiu desequilibrar no drible). Na frente, Soares Fernando foram muito curtos para este nível. Os brasileiros não conseguiram explorar a profundidade, não ganharam duelos e tecnicamente deixara a nu as suas carências, não logrando ajudar o FC Porto a assentar-se no último terço. Finalmente, Adrián saiu do banco para vestir o papel de herói improvável e deixar esperanças para a 2.ª mão.

XI da Roma – Mirante; Florenzi, Fazio, Manolas, Kolarov; Cristante, De Rossi, Pellegrini; Zaniolo, Dzeko, El Shaarawy

XI do FC Porto – Casillas; Éder Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles; Danilo, Herrera, Otávio; Fernando, Brahimi, Soares.

97 Comentários

  • E o que temos
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:56 pm

    Eu sei que isto já foi repetido mil vezes mas ver este Porto jogar, principalmente quando sobe o nível da equipa adversária, é muito mau. Há ali jogadores que não deviam ter lugar num braga/guimarães sequer

  • Tiago Pjanic
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:57 pm

    Pepe cumpriu e ainda se aventurou ofensivamente. Primeira parte horrível do Porto. Quem diria que os 3 que entraram deram algo ao jogo. Acabar com Hernâni, André, Adrián e Tikinho num jogo de Champions e a carregar foi épico. Estátua para Conceição.

  • FrancisMelo
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:57 pm

    Temos capacidade de dar a volta em casa. Boa entrada dos suplentes, jogo enorme de Danilo e Militão

  • Consuela
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:58 pm

    Sentimos muito as ausências, porque nota-se que esta Roma está perfeitamente ao alcance. Mas acabar o jogo com Soares, Hernani, André Pereira e Adrian Lopez até dói no coração, que ataque medíocre.
    De qualquer modo, dado o decorrer do jogo, sairmos vivos já não foi mau.

    • bruno teixiera
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:21 pm

      Ataque medíocre? São os melhores para a estratégia de jogo delineada, grande capacidade de pressão e jogar no apoio. O único avançado com técnica, o Aboubacar, sempre foi o mais crítica pela maior parte dos portistas que ouço falar de futebol( não sei se estás incluido)

      • Consuela
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:30 pm

        Se os 4 jogadores que enunciei não são medíocres para a realidade do Porto… Jogar no apoio é algo que os nossos avançados não sabem fazer, a meu ver.
        Quanto ao Abou, falha muitos golos, tal como os seus parceiros, não temos um PL digno de seu nome desde o Jackson provavelmente.

  • Sombras
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:00 pm

    A entrada de Pepe no Porto foi o melhor que podia ter acontecido aos rivais. Têm um jogador em péssima forma (parece um tronco a virar-se neste momento) a titular por decreto e afastam o melhor jogador da equipa para um posição onde é mediano em vez de jogar onde pode ser um dos melhores do mundo. É o chamado 2 em 1.

    • CarlosFCP
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:09 pm

      Começo a concordar com isto, Infelizmente…

      O Conceição que reveja esta situação, tirar o Felipe para deixar o militao e pepe também não era mau pensado mas Felipe não enterrou ao ponto de ser necessário retirá-lo da equipa

      O manafa tem de mostrar o que vale à direita

    • Consuela
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:12 pm

      De acordo. O Pepe veio para cá ganhar umas massas ao abrigo do programa Regressar, podia ainda contribuir em impostos mas o Costa deu uma ajudinha… aos rivais.

    • bruno teixiera
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:15 pm

      Pensei exatamente isso quando o porto o contratou e felizmente tem se confirmado. Bem estruturado podia ter um 3 4 3 mas era preciso muito trabalho de pré época e mesmo assim…

    • Ricardo Matos
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:32 pm

      Completamente de acordo. E hoje a jogar nessa posição ainda consegue ser dos melhores em campo. Realmente é um jogador diferenciado e acho que o Porto a continuar assim terá mais a perder do que a ganhar para o resto da época.

  • apitador99
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:00 pm

    Cheira me que está Porto vai parar ao 3 lugar do campeonato, depois de ter mão e meia nele. Esta equipa não tem meio campo, nem ataque.. E o principal culpado é o SC. Da dó ver esta equipa a jogar, é só pontapé na frente.

  • MegaBadjeras
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:00 pm

    Como assim o Danilo destacou-se? Fartei-me de ver perdas de bola. Parece que desaprendeu

  • Bruno Cunha
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:00 pm

    O treinador do Roma faz me lembrar o RV, faz tão pouco com uma equipa tão boa.

    Mereceu ganhar a Roma mas um golo caído do céu dá vida ao Porto que ainda podia muito bem ter empatado o jogo.

    A este nível nota se limitações de muitos jogadores do Porto, nomeadamente Fernando Andrade, Soares e Alex Telles ( continuam a querer fazer dele um grande lateral mas não o é).

    Pareceu me grave a lesão do Brahimi e começam a ser demasiadas lesões para SC, a equipa está a ser bastante espremida e vamos ver se não vão haver mais.

    Uma palavra para Dzeko;, que ponta de lança fantástico, merecia estar num clube que lutasse por mais.

    • bruno teixiera
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:13 pm

      Concordo com tudo, principalmente a parte do Dzeko (pl que mais admiro), mas Alex Teles não tem limitações técnicas, tem uma receção e passe de grande qualidade e a bola sai sempre redondinha, isso é ter técnica e muito. Pode não ter drible mas isso já é outra conversa

      • Bruno Cunha
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:22 pm

        O meu problema com Alex Telles é que se lhe tirassem o cruzamento fenomenal que ele tem, ele não ofereceria nada ao jogo ofensivamente.
        Ele ou baixa a cabeça e vai até a linha de fundo cruzar ou cruza pouco depois do meio campo.
        Acho que um lateral de equipa grande tem que fazer um pouco mais principalmente no jogo interior.

        E mesmo defensivamente ele é muito overrated, ainda hoje está mal no golo.

        • Khal Drogo
          Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:32 pm

          Concordo em absoluto em relação ao Telles. E acrescento o seguinte: ele não acrescenta nada no jogo interior porque o pé direito dele só serve para andar e correr.

          • Chico
            Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:39 pm

            O pé direito de Grimaldo também só serve para isso e não me lembro de ver um lateral em Portugal com um jogo interior tão evoluído.

            • Khal Drogo
              Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:34 am

              Não é genial, mas não consegue ser tão mau como o do Telles… Aliás, com exceção da condição física, o Grimaldo é superior em tudo. Vá, talvez não nos cruzamentos.

    • RuiF
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:16 pm

      Não acho a equipa da Roma assim tão boa. Aliás, até a considero overrated. Mas são opiniões.

      • Bruno Cunha
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:19 pm

        Tem equipa suficiente para eliminar o Porto, mas não jogam bem, por isso é que previ que o Porto iria passar.

      • Sombras
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:28 pm

        Uma equipa que do meio campo para a frente tem Dzeko, Justin Kluivert, Patrick Schick, El Shaarawy, Pastore e um dos maiores talentos do futebol italiano Nico Zaniolo, tem que fazer mais. Pelo menos esses. A juntar a isto têm 2 excelentes centrais que pareciam baratas tontas.

        • Tiago Silva
          Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:57 pm

          Esqueceste do Under, o que tem mais talento bruto.

          • Sombras
            Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:02 pm

            Não o considerei porque acho que nem em dúvida esteve para este jogo. O Schick ainda se tentou, pelo menos foi a ideia com que fiquei. Mas sim, se não é o que tem mais talento puro só fica atrás de El Shaarawy, com a vantagem de não ser burro que nem um repolho.

        • RuiF
          Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:09 am

          Fazem do Kluivert, Schick e El Shaarawy mais do que aquilo que são. O meio campo não é por aí além, e na defesa…bem aquele Fazio, é lixo autêntico. E não têm um GR que faça a diferença, atualmente.
          A Roma (na teoria) tem maior poderio que o Porto, mas a equipa não é assim tão boa.

      • Chico
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:27 pm

        Tem muito melhor plantel que qualquer equipa em Portugal (aliás, a esse nível é top 3 em Itália). O problema é que neste momento é muito mal orientada.

    • Tiago Silva
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:35 pm

      Não acho o Di Francesco um Rui Vitória, tem ideias próprias dele. As suas equipas tendem a ter as linhas muito subidas e os médios mais criativos mais perto da zona da bola, apostando bastante na bola longa. O que deixa mais a desejar é a transição defensiva, mas está época está a correr muito mal e não sei se ele deveria continuar, Parece-me hora de começar outro ciclo.

      • Chico
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:42 pm

        Definiste o futebol do Rui Vitória.

        • Tiago Silva
          Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:59 pm

          Está época está parecido, mas não podes ficar indiferente à época passada que chegaram às meias-finais da Champions e até deveriam ter chegado à final não fosse aquele lance do Alexander-Arnold em que ele corta a bola com o braço. Aí jogávamos bom futebol, agora não é concordo que ele tem que sair neste momento.

  • RicardoFaria
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:01 pm

    Na minha opinião, o central que esteve pior foi o Felipe (abusa no passe longo) mas acabou por fazer o passe na jogada do golo.
    Danilo esteve muito bem assim como Casillas.
    No geral a equipa esteve bem mas consentiu vários remates à equipa romana e raramente conseguiu finalizar uma jogada muito por culpa da incapacidade dos jogadores na hora do último passe.
    Fernando Andrade fez um jogo esforçado mas é pouco para este patamar da Champions.
    Na Roma Zaniolo e Dzeko estiveram muito bem.
    Não consigo perceber porque o Óliver não entrou uma vez que poderia dar uma circulação de bola mais rápida e dessa forma abriríamos mais espaços na defensiva romana, contudo, Adrián e André Pereira entraram muito bem e no final até achei que íamos chegar ao empate.
    A eliminatória está em aberto, será decidida no Dragão e nessa altura já teremos os melhores disponíveis.
    Espero que a lesão de Brahimi não seja grave.

    Saudações DesPortistas!

    • bruno teixiera
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:08 pm

      Acho que não é abusar do passe logo, isso é estratégico. O Porto quando recupera a bola alto, constrói no pé mas quando a bola está nos centrais o que o Sérgio pede e esticar jogo e amortecer para trás, o Filipe faz o que lhe mandam.

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:18 pm

        Talvez faça o que lhe mandam mas vejo o Pepe (e já vi o Militão) a tentar jogar de outra forma.

        Saudações DesPortistas!

    • Tiago Silva
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:37 pm

      Concordo com a parte do Oliver. Como referi no meu comentário, a Roma abriu um grande buraco na zona central do meio-campo e o Oliver poderia aparecer aí e criava vários problemas.

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 1:37 am

        Infelizmente o SC viu o jogo de outra maneira.
        As substituições também tiveram um efeito muito positivo.

        Saudações DesPortistas!

  • Santander
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:02 pm

    Vejo esta equipa e pergunto me como é que há portistas a pedir alteração no modelo de jogo…

    • Consuela
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:10 pm

      Exatamente. Simplesmente não dá para mais este plantel, mas verdade seja dita, foi construído à medida deste modelo de jogo.

    • Federer
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:11 pm

      Exatamente. Mas o Sérgio também escolhe os jogadores…

    • Kostadinov
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:31 pm

      Continuo sem perceber que se use esse argumento para explicar este futebol. Militão, Telles, Óliver, Otávio, Brahimi, Corona, Adrián… temos jogadores super limitados mas temos outros com qualidade técnica óbvia que podiam ser aproveitados de forma completamente diferente.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:24 pm

        Exactamente, Kostadinov. Concordo totalmente! Um 11 com: Casillas; Manafá, Pepe, Militão e Telles; Danilo, Herrera/Óliver e Otávio; Corona, Brahimi e Aboubakar (quando recuperar) não pode jogar de outra forma? Eu cá acho que sim.

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:03 pm

    Apesar do péssimo jogo do Porto, não fico totalmente insatisfeito. 2-1 não é um mau resultado (1-0 no Dragão e passamos) e viu-se bem a seguir ao golo do Adrián como a Roma treme (e não é pouco).
    Vamos ver quanto tempo vai ficar de fora o Brahimi, mas pelo menos já haverá Corona na 2.ª mão.
    Quanto à clara falta de técnica dos nossos avançados sobretudo, é o que dá ser o SC a contratá-los, jogadores rápidos, fortes, mas com 0 técnica e talento. Enfim.

  • ACT7
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:05 pm

    Adrian a dar vida ao Porto, continuo a achar que o Porto passa, até porque em casa são bastante fortes.
    Zaniolo é um craque, Dzeko a fazer um excelente trabalho na frente.
    Casillas foi evitando o golo, Pepe não só têm comprometido a dinâmica defensiva do Porto com a passagem do Miltião para a direita, como também hoje não esteve assim tão bem, ainda não vi o verdadeiro Pepe em campo.
    Invejosos vão dizer que o Soares não queria assistir o Adrian ahah
    Brahimi saiu lesionado, poderá haver aqui mais uma dor de cabeça para o SC, embora hoje o argelino estava apagado. Corona e Marega fizeram falta, notou-se mais uma vez a falta de velocidade na frente onde um chutão com o Marega normalmente causa mossa no adversário.
    Tudo em aberto para a 2ª mão.

  • Manuel Teixeira
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:07 pm

    Jogo sofrível de ambas as partes.
    Brahimi, Militao e Danilo são jogadores de champions, mas Fernando Andrade e Soares são tão maus, mas tão maus.
    Na Roma, destaco o Dzeko que é um craque de nível mundial. Enche-me as medidas

  • Federer
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:08 pm

    Comparar os plantéis de Porto e Roma é engraçado, como é que o Porto anda a jogar com Fernando Andrade, André Pereira, Hernâni e este Soares. E surpreende-me ninguém mencionar a nulidade que é o herrera, a quantidade de bolas que perde é inacreditável para um médio (e contra o Moreirense ainda foi pior). Apesar de decisões discutíveis do Conceição (a gestão do Oliver à cabeça), o que ele tem feito com este plantel é impressionante, não é, de longe, o melhor plantel em Portugal. O resultado acaba por ser bom, mas está eliminatória é claramente de 50-50, impossível prever o vencedor. O pepe também não me convence, mas veremos se o Sérgio irá fazer alterações na defesa, duvido.

  • Pulga
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:08 pm

    Em Portugal, o Dzeko era menino para marcar uns 50 golos.

    Que jogador tremendo.

  • Khal Drogo
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:09 pm

    Perdoem-me a constante repetição, mas a bola de neve prossegue o seu crescimento… Taça da Liga à vida, perda da vantagem confortável no campeonato, Benfica e Braga a subirem de nível, derrota na Champions, lesão de Marega, castigo de Corona, lesão de Brahimi…

    De qualquer das maneiras, o resultado acaba por nos deixar vivos para a 2ª mão. O jogo do Porto foi muito pobre, e o VM diz bem: a qualidade técnica de alguns jogadores chega a ser cómica. E quando os que a têm de sobra ficam no banco (Adrián e Oliver)…

    Só gostei da reação. Reagimos mesmo muito bem e até podíamos ter empatado. O próprio André Pereira entrou bem, o que me surpreendeu bastante. Adrián e Hernani também. Militão tem de deixar de jogar a lateral e voltar ao centro, e Fernando Andrade é jogador para um… Santa Clara. Danilo esteve muito bem, Pepe e Felipe demasiado nervosos (e no caso do primeiro é incompreensível).

    Os próximos 5 jogos decidem a época. Setúbal, Tondela e Benfica para a Liga, Braga para a Taça e Roma para a Champions. Destes 5, 4 são em casa. E finalmente! Já que, como já disse em posts anteriores, NOS ÚLTIMOS 9 JOGOS SÓ JOGAMOS UMA VEZ NO DRAGÃO (o que acabou por ser mais um aspeto a contribuir para esta má fase).

    Nota final para o Roma, que também está muito aquém do exigível. Teve sorte que apanhou um Porto com alguns jogadores de nível de 2ª Liga.

  • Chico
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:09 pm

    Não vi o jogo, mas fiquei surpreendido pela derrota do Porto. De qualquer das formas, o Porto deve acabar por passar.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:10 pm

    Niccolò Zaniolo é craque. Confesso que não conhecia o jogador, mas fiquei completamente rendido á sua qualidade e já sou fã dele.

    Sobre o jogo: este resultado deixa a eliminatória em aberto e basta um 1 golo do FC Porto no Dragão e chega aos quartos de final. Na primeira parte houve uma superioridade da Roma, mas no segundo tempo passou a haver um maior equilíbrio entre as duas equipas, com o FC Porto a carregar no final.

    Algumas notas sobre este jogo:

    1 – Éder Militão não rende muito a lateral-direito. Prefiro vê-lo no centro e penso que poderia fazer uma boa dupla com Pepe;

    2 – Penso que este jogo pedia Óliver Torres. O espanhol teria sido importante no jogo desta noite;

    3 – Espero ver Nicoló Zaniolo com a camisola do Barcelona. Craque. Craque. Craque.

    4 – Adrián López, Hernâni e André Pereira. Três patinhos feios que entraram em campo para ajudar a equipa;

    5 – A TVI insiste no Dani como comentador quando se sabe que é horrível a comentar. Ainda bem que vi na Eleven Sports.

    Saudações Leoninas

    • ACT7
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:15 pm

      Também vi na Eleven, mas também têm cada saída que não lembra a ninguém.
      Valeu pelo destaque ao colaborador do VM (penso que era para ele) que estava a alertar para o Zaniolo e ele faz golo.

  • Joao VV
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:10 pm

    Antes de mais gostaria de começar por uma pergunta. Alguém já contabilizou o número de vezes que o Porto sai a jogar com chutão para a frente por parte dos centrais (principalmente Filipe)? Não me lembro de ver uma equipa “grande” a sair tantas vezes desta forma… gostava de saber o número. :D

    Quanto ao jogo.. horrível de ver. Um Porto a jogar um futebol feio e previsível e uma Roma sem grandes ideias e muito abaixo daquilo que aqueles jogadores podem fazer. A juntar a isso 2 dos piores comentadores que existem na televisão mundial, na TVI, e só podia ter resultado em 2 horas “perdidas”.
    Parabéns ao Porto por ter acreditado depois do 2-0, sendo que o resultado final dá ao Porto uma grande oportunidade de seguir em frente. Esta Roma é muito fraquinha e o Porto mesmo jogando muito mal acaba sempre por conseguir marcar 1/2 golos…

  • CarlosFCP
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:11 pm

    Esta roma treme por todos os lados

    Espero que não seja nada de grave com o brahimi, caso contrário terminou a época

    A passagem está ao alcance.

  • Pelson Phils
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:12 pm

    Sinceramente acho que o Porto, com baixas de peso no ataque, até se safou muito bem. Em várias fases do jogo esteve por cima, mesmo não criando grandes oportunidades. Se Marega (pelo menos) estivesse em condições, o jogo teria sido diferente, porque Soares nunca deu luta e desgastou a defesa romana como Marega o teria feito.

  • Kostadinov
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:15 pm

    Até o golo surge de um chouriço, meu deus… a jogar assim é uma equipa que não merece estar entre as 16 melhores da Champions.

    • Consuela
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:19 pm

      Passamos o grupo com mérito total. Merecemos estar nos 8ºs, ponto. Há outros que nem a sua função sabem cumprir…

      • Kostadinov
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:25 pm

        Eu disse ‘a jogar assim’. Mostrámos um nível consideravelmente melhor na maioria dos jogos da fase de grupos. Obviamente que estamos nos oitavos com todo o mérito mas isso não invalida que se reconheça a pobreza do futebol actual.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:21 pm

    A Roma tem claramente uma equipa mais forte tecnicamente, mas é pouco dinâmica, pouco intensa e vertical nas suas acções. Mesmo assim podiam ter goleado. Um deslize e alguma felicidade do adversário permitiu ao FC Porto reentrar na eliminatória e quase que empatavam por Herrera. Mudou muito o jogo nos últimos 15 minutos, mas Di Francesco devia ter tido outra astúcia, lançado homens diferentes na frente e mais cedo para continuar a colocar o FC Porto em sentido. Creio que está tudo em aberto para a 2.ª mão, mas o FC Porto é um clube com pedigree de Champions, tal como alguns dos seus jogadores, pelo que podem passar. Parece-me é que com este ataque não passavam a fase de grupos. Corona e Marega fazem muita falta, isto para não falar da longa ausência de Aboubakar.

  • Sombras
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:23 pm

    A Roma já despachava o seu Rui Vitória. Têm plantel para fazer arroz de lulas com este Porto, ainda por cima sem o Maregão vai para aí 50% do potencial ofensivo. Uma equipa com tantos desequilibradores com talento não pode demonstrar a inércia que demonstrou a atacar contra um central a lateral direito e 2 centrais lentos. E a defesa é um ai jesus, não é à toa que levaram 7 da Fiorentina.

  • Riccardo Di Luca
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:25 pm

    Acho descabido quem critica negativamente a exibição do Porto. A meu ver foi uma exibição competente e não é qualquer equipa que responde da forma que o Porto respondeu a 2 golos em pouco tempo. A Roma tem melhor onze e um plantel bem mais rico e ainda assim o Porto foi lá jogar de igual para a igual. Inclusivamente acabou em cima do adversário. Há que ter noção da realidade.

    • Riccardo Di Luca
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:33 pm

      Atitude e raça é algo que nunca faltou ao Porto desde que este se tornou um grande (de há 30 anos a esta parte). Quando se acaba com um ataque cheio de cepos e ainda assim a carregar, penso que tem q ser dado mérito aos azuis e brancos. E se a Roma podia ter marcado mais um ou outro, o Porto também teve o lance do Danilo. Julgo que foi um 2-1 mais merecido este para o Porto, do que por exemplo o 2-1 que o Sporting alcançou na Luz para a Taça.

      • Anacleto
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:29 pm

        Quem critica as exibições do Porto são os mesmos que agora estão na Liga Europa porque o futebol deles não é suficientemente bom para a Champions.
        O Porto fez uma exibição bem competente e sofre dois golos com culpas próprias e aproveitamento da equipa adversária. Acredito que vamos passar no Dragão, somos superiores com a equipa a 90%.

        • Miguel Carvalho
          Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:07 am

          Comentário simplesmente aziado com o que se tem passado últimamente, pois por essa ordem de ideias quando o benfica foi tetra se jogasse mal os portistas não poderiam falar porque tiveram 4 anos a seco, tenham noção, e se o porto joga mal e não querem ouvir não comentem.

        • Ricardo Matos
          Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:50 pm

          Eu critico as exibições do Porto porque são, de facto, más. E critico mais ainda porque me habituei a ver uma equipa dominante, pressionante, mandona com um jogo bonito e jogadores de qualidade. Equipas como a de Mourinho com jogadores portugueses a mandar na Europa, ou AVB com jogadores de classe mundial. Agora isto não é nada. Elogio o SC por ter sido campeão e ter conseguido resultados com os jogadores que tem, mas no que toca à qualidade, quer do futebol quer do plantel, deixam muito a desejar. Mas lá está, estava habituado a Hulk, James, Falcão, Lisandro, etc… e agora levo com Maregas, Soares, Fernandos, Hernanis, que todos juntos não dão nem um Jackson a 50%. Defendo SC como treinador (como pessoa não, embora perceba porque faz o que faz) e gostaria que ele tivesse outras “armas” para poder mudar o estilo de jogo da equipa para melhor e com resultados. Mas, jogando bem ou mal, em primeiro vêm as vitórias.

          • Kacal
            Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:15 pm

            Tenho a mesma opinião que tu Ricardo Matos, na mouche. Subscrevo!

          • Miguel Carvalho
            Posted Fevereiro 13, 2019 at 7:50 pm

            certo, concordo com tudo o que disses.te tava a responder era ao amigo ai em cima que não tem sentido o que disse, aliás como já falei contigo o Benfica perdeu uma oportunidade de ouro para cavar um fosso enorme para o porto, pois não poderiam contratar muito pelo fair play financeiro, e mesmo assim arriscam.se a ser bi-campeões.

  • Nunop
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:25 pm

    Acho muita piada há malta que preveu que o Pepe ia ser um falhanço, agora sabem todos. Quando o Porto o contratou era um dos melhores centrais do mundo ainda. Como as opiniões mudam…
    Acho que o Porto resolve isto no Dragão às costas do Corona. Esperemos que sim, pelo coeficiente e para se cansarem para o campeonato.

    O Dzeko tem nível para ser titular numa equipa de topo mundial. Encaixava que nem uma luva no Real Madrid, por exemplo.

    • Rui Carvalho
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:40 am

      Era claro que com a vinda de Pepe se ia mexer naquele que era o melhor sector do Porto, imaginava-se q a polivalência de Militão apontaria a esta configuração… eu tinha esta esperança, a de rirarem o melhor jogador da sua posição… Pepe só veio enterrar..

  • Ricardo Matos
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:30 pm

    Dos piores comentadores que ouvi ultimamente. Pareciam dois adeptos de café. Quanto ao jogo, estamos vivos, mas o futebol praticado deixa a desejar. Mas a verdade é que o plantel é curto e não oferece grandes soluções quando o nível sobe. Esta Roma está ao nosso alcance mas temos de fazer uma grande exibição contra jogadores que podem “ganhar” um jogo a qualquer momento.

    • NunoLFC
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:34 am

      O comentário foi brilhante, como costume na TVI. De entre as pérolas todas destaco:
      – Edwin Dzeko (deve ser primo do Edin)
      – Fernando Alexandre (nome de solteiro do Fernando Andrade)
      – Roberto Mancini, treinador que “está no desemprego” (o seleccionador de Itália deve ser o Berlusconi)

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:31 pm

    A Roma tem sido uma sombra completa do ano passado. Aquela pressão alta que tinham passa a ser fraca, pouco ameassadora e expõe muito a profundidade. O processo ofensivo também é fraco, pouca criatividade no ataque, apenas viveram de genialidades do Dzeko e do Zaniolo. O Cristante foi importante no meio-campo, enquanto o Pellegrini esteve ineficaz. A defesa voltou a tremer, o elemento que gostei mais até foi o Florenzi, o Fazio perdeu muitas bolas. Depois foi dado muito espaço na zona central do meio-campo que o Porto aproveitou por vezes com passes entre-linhas do Danilo. O Porto poderia ter explorado mais essa zona, mas até houve uma parte do jogo que o Brahimi explorou essa zona. Mesmo assim a Roma poderia ter resolvido a eliminatória, grande jogo do Casillas, mas este Porto teve um golo vindo do céu numa carambola do Soares, o único que se aproveitou foi o Danilo. No Dragão vai ser diferente, mas pelo menos espero ver um jogo melhor.

  • aprodigy99
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:42 pm

    Depois de ver, durante bastante tempo, mas sem nunca intervir nas várias discussões que havia aqui na página, decidi criar uma conta de modo a participar nessas discussões e também partilhar algumas das minhas opiniões e espero que gostem :D Em relação ao jogo, penso que tenha sido um jogo equilibrado. Numa primeira parte bastante pobre, com ambas as equipas a tentar jogar no erro do adversário, porém tivemos uma segunda parte diferente da primeira, com a Roma a tentar forçar mais a vitória e a justificar a vantagem sobre o Porto. Aquando do segundo golo da Roma, deu-me a sensação que o Porto pudesse ir abaixo por completo, porém conseguiu responder bem com um golo feliz do Adrian (continuo a achar que este rapaz é dos avançados do Porto com melhor técnica, se fosse o Soares ou o Marega que estivessem naquela hora de rematar se calhar até falhavam xd) e depois, na parte final, foi claro o domínio do Porto que esteve próximo do 2-2. Deu para reparar que com os 15 minutos finais a Roma tremeu bastante e estou confiante que a jogar no Dragão podemos dar a reviravolta à eliminatória.

    • Riccardo Di Luca
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:49 pm

      Partilho totalmente dessa visão

    • Chico
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:26 pm

      O Adrian é o avançado do Porto com mais qualidade técnica. Acredito que com muitos treinadores com uma filosofia diferente seria o avançado que mais se destacaria, mas neste Porto de SC a força bruta de Marega e Soares vão resolvendo jogos.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:21 pm

    Não vi o jogo, infelizmente, mas o golo de Adrián é muito importante e permite-nos deixar tudo em aberto. Enquanto um 2-0 é perigoso porque iríamos precisar de marcar 2 golos só para igualar a eliminatória e sofrendo um já nem 3 chegariam para igualar, assim basta até vencer por 1-0 que passamos à próxima fase. Deixa tudo em aberto. Espero que este golo dê moral ao Adrián e o SC comece a dar-lhe continuidade como SA no apoio a Soares. Pelo menos no campeonato.

    Sinceramente nem sei até que ponto não será melhor ficar pelo caminho. A equipa está de rastos fisicamente, serão mais 2 jogos jogados caso passemos e o mais provável é sermos eliminados já que provavelmente iremos calhar com um colosso. Sim ganharemos mais dinheiro, mas o foco deve ser o campeonato nacional e sempre eram menos 2 jogos. Obviamente quero sempre vencer e essa deve ser a nossa mentalidade, dar tudo em todos os jogos e só querer a vitória, é o que vamos fazer na 2ª mão e assim espero, mas se formos eliminados até pode ser positivo.

    Seja como for, como já disse e continuo a dizer, bato sempre na mesma tecla, mas este Porto joga muito mal, sobretudo quando o nível sobre mais um pouco. E depois individualmente é só “pedreiros” tirando uns X jogadores. Hoje acabamos com avançados que juntos não fazem 1!! Mas enfim. Quero um futebol mais apoiado, mais versátil, mais atractivo e também outro tipo de jogadores (características) no meu clube, mas mantendo a mística intacta, será possível? Eu acredito que sim e espero que na próxima época aconteça algo nesse sentido. Agora é olhar em frente e focar já no próximo jogo. SomosPorto!!

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:32 pm

    Jogo muito fraquinho quase indigno de Champions League ondr de longe a melhor equipa em campo foi a de arbitragem (sim, quando os árbitros são bons o VAR é só um acessório).

    Ainda assim algumas notas:

    – Não tenho dúvidas que o Porto reverte a eliminatória no Dragão. E sim. Actualmente mesmo este Porto com este jogo rudimentar consegue ser superior a esta Roma.

    – Com Marega em campo, o Porto não perdia porque o maliano tinha rasgado esta defesa de papel da Roma (aproveita-se Florenzi, Manolas está uma sombra, Fazio e Kolarov já bem na Serie A têm ritmo e os dois guarda redes romanos são muito fraquinhos)

    – Muito bem Sérgio Conceição na leitura à fase final do jogo. Arriscou quando a equipa dava sinais de fraquejar psicologicamente, voltou ao 4-4-2 e foi feliz. Já Di Francesco que até aprecio como treinador desde os tempos do Sassuolo tirou Zaniolo para meter Santon…

    – Danilo e Herrera dominaram o meio campo e impuseram a sua lei controlando por completo o miolo e mostrando que De Rossi já não é o que era e Pellegrini e Cristante têm que comer muita sopinha (Nzonzi não ser titular é altamente questionável)

    – Do lado negativo, deu pena ver Dzeko fazer gato sapato de Filipe e de Pepe. Zaniolo foi aproveitando e bem os espaços abertos pelo bósnio e o espaço entre os centrais e o Alex “Marcelo” Telles.
    E numa equipa onde é o lateral direito a dobrar os centrais…
    Tem aqui um problema sério para resolver Sérgio Conceição.
    No ano passado a embirração com Casillas quase custou um campeonato.
    Este ano a remoção do melhor central e do jogador que disfarçava as carências defensivas do defesa esquerdo, já custou vários pontos (que demore muito essa decisão…)
    Casillas fartou-se de berrar e teve que se aplicar muito e bem (que craque!)

    – Soares nestes jogos de outro nível competitivo mostra o quanto é limitado.

    – Já a lesão de Brahimi pode revelar-se até positiva para o jogo do Porto, já que estamos a falar em pelo menos 10 ataques que não serão interrompidos por más decisões

    – O Inter deve estar a revirar-se todo por ter perdido Zaniolo na troca com Naingollan.
    O belga flopou em Milão e o jovem craque italiano encontrou em Roma o seu espaço competitivo.

    • Chico
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:45 pm

      O sucesso ou falta dele na época do Porto vai andar muito à volta de SC colocar ou não o melhor jogador que tem à disposição na sua posição correta (Militão), preterindo para isso um jogador de estatuto superior (Felipe ou Pepe), e da extensão da lesão de Marega.

      • AngeloGJ
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 1:09 am

        Nem e’ preciso preterir, simplesmente está na hora de mudar a táctica para um 3412, com Militao, Pepe e Felipe, seguidos de Corona Danilo e Herrera Alex Telles, Brahimi, Marega e Soares, este é um dos sistemas que penso que o FCP deveria apostar e que iria permitir a equipa ter 3 blocos coesos, uma defesa sólida composta por Militao, Felipe e Pepe, depois um bloco de meio campo composto por Danilo e Herrera com Corona e Alex Telles por perto nas alas, e um bloco ofensivo composto por Marega, Soares e Brahimi apoiados por Alex Telles e Corona, Faria deste FCP uma equipa mais sólida a defender e a atacar, mas SC está relutante em mudar…

    • tiagoagm
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:39 am

      Sem duvida, jogo muito fraquinho para uma champions.

  • brunofonseca
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:43 pm

    Ainda pensei que fôssemos levar mais depois do 2-0, mas felizmente não e gostei da atitude da equipa.
    Muito bem Casillas, melhor da equipa do Porto hoje na minha opinião e os que entraram tb estiveram bem. Esperemos que o Adrián se galvanize e seja mais utilizado daqui em diante.
    De resto, a eliminatória está em aberto e acho que iremos passar no Dragão, já com Corona.
    Acho que o SC podia aproveitar o jogo em casa contra o Vitória FC para testar o sistema de 3 centrais, é um desperdício Militão estar a jogar na lateral direita ainda por cima Pepe não está em boa forma. Mas não me cheira que vá mudar alguma coisa.

    Na Roma, grande destaque para o já falado Zaniolo.

    Cumprimentos!

  • Adnarim
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:57 pm

    A minha análise.

    1parte com pouco a contar. Duas equipas encaixadas e equilibradas, onde o único perigo que apareceu foi pelo lado do Militão (p.e. o lance da bola ao poste), e o Porto a aproveitar mal as bolas paradas atacantes onde normalmente é forte (Telles num deles até cruzou ao 4º poste :D nada normal).

    2parte com uma entrada forte da Roma onde o Porto não conseguiu segurar e o golo da Roma estava-se a adivinhar. Porto muito formatado a Marega e as poucas saídas que tentou, a bola ia para o FA que, não é Marega, e perdia-se a bola. Senti que com a substituição forçada do Brahimi, o SC pudesse colocar Oliver ou mesmo Maxi p.e. para tentar segurar/equilibrar o embalo da Roma, mas optou por uma substituição ofensiva e, curiosamente, sofreu logo 2golos. Pensei que o Porto ia morrer aí e pensei logo na tal substituição que achei mal feita. Mas o Porto marca logo de seguida, contra a corrente do jogo e numa altura que não se previa (na minha opinião) e tudo mudou. Roma abanou como varas verdes e recolheu e aí sim, SC sentiu que se podia ir para cima, e foi. Não deu para o empate porque, basicamente, o Porto não tem um Dzeko. Faltou ser mais incisivo nas ações ofensivas.

    Porto tem tudo para passar, no entanto, quem tem Dzeko e Kolarov para os livres, normalmente tem golo.

    PS – Depois do posto do VM a falar da situação do Benzema e melhores avançados do mundo, ao ver este jogo (Dzeko) lembrei-me logo disso. Dzeko é um dos melhores e claramente um avançado para um top5. Outro que sempre admirei.

    Espero que o meu Benfica não faça pior na 5feira :D

    Cumps

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:30 am

    Resultado que nos deixa vivos para a segunda mão. Apenas deixo algumas resalvas, mais uma vez.
    1 – Quando fui contra a contratação de Pepe, disseram-me que era para a CL. Agora que já jogamos, qual foi a melhoria?
    2 – É indiferente jogar o Oliver ou não. Quando acabamos com Hernani, André Pereira, Soares e Adrian (deste gosto, merecia mais minutos) e já lá tinha estado Fernando, de nada serve ter alguém que trate a bola por tu, quando ela chega a estes de pouco ou nada serve.
    3- Este ataque, meu deus. Más definições, maus domínios, má ocupação dos espaços, etc. Esperava mais de um ataque que já teve nomes como Falcão, Jackson, Hulk, Lisandro. Assim é complicado marcar golos!
    4 – Rotatividade. É um termo apenas conhecido após ruturas musculares.
    5 – Não o resultado em si, mas o futebol praticado nos últimos tempos não me deixa muito animado para ganhar UM troféu este ano. Já nem em bolas paradas que eramos fortes, agora parece que é despechar para lá.

    • NunoLFC
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:17 am

      Já teve Falcao, Jackson, Hulk e Lisandro mas agora tem Marega, Soares e Fernando Andrade. Não se podem pedir milagres…

      • Francisco Ramos
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:05 am

        É exactamente isso que quero dizer. Tendo em conta o que já tivemos e o que temos, não podemos pedir mais. O problema é este tipo de contratações, Fernando Andrade acabou de ser comprado e está mais que visto que será outro Waris! E depois queremos golos e futebol bonito? Impossível.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 1:37 am

    Nao me canso de dizer que Dzeko e muito craque. Movimentacao, capacidade fisica aliada a qualidade tecnica e capacidade de decisao de nivel. E algo lento, mas e muito mais que um finalizador.

  • Tiago MR
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 3:20 am

    Até acertar com o “Inacio”, mal vi a primeira parte mas do que vi foi um ai jesus.. na segunda parte ja deu pra confirmar o que suspeitei da primeira.. Ao contrario do VM, Danilo hoje esteve muito em baixo assim como a dupla de centrais, principalmente o Felipe. Acontece que, o nosso trunfo esteve na qualidade de Casillas. E impressionante a diferença de qualidade. Se ha 10 anos lhe dissessem que contra a Roma, era ele na baliza e o Fernando Andrade na frente ele ria-se..
    Falando mais a sério, a equipa do FCP pareceu-me cansada e sem ritmo para a agressividade da Champions e valeu que a Roma, apesar de bons nomes, tb não é melhor… A eliminatoria esta perfeitamente ao alcance, desde que fisicamente a equipa esteja bem melhor que hoje e acima de tudo mais inspirada. Senti muita falta de Sérgio Oliveira neste meio campo. Com ele, Danilo e Herrera seria diferente. Fernando Andrade e Soares, muito boa vontade mas muito pouca qualidade. André Pereira é bem mais refinado (mas menos agressivo).

    Siga agora para o proximo desafio e, SC, sei que vais ler isto, descansa o Telles e o Herrera no proximo jogo. Eu ajudo com o 11, pagas no fim com o caneco:
    Casillas
    Maxi Pepe Militao Manafa
    Danilo Oliver Loum
    Corona Soares Brahimi

    Um abraço!

  • Apessoa
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 4:21 am

    Vou torcer sempre pelo Porto, mas desde o início da época venho defendendo a falta de qualidade técnica da maioria dos jogadores do plantel. Chega a dar vergonha alheia. Cabem numa mão os jogadores que tinham lugar num plantel do porto desde os anos 2000 ( exagerando claro ) E disse que enquanto o SC estiver no Porto acredito que consiga potencia-los. Mas já chega de ir buscar mais gajos iguais. Em vez de qualidade tecnica é tudo jogadores á base da força. Obviamente que sendo assim só pode ser de Chutão e fé no Marega/ Soares/ Abubakar e agora Fernando. Mandar as bolas para a costa da defesa. Como se não fosse óbvio desde o último ano e meio. É preciso mudar o chip, e já chega do Militão a lateral. Meta 3 centrais e mostre q é um treinador evoluido., Ou então tire o Filipe q já anda a enterrar alguns jogos seguidos, e hoje ainda contratou o Treinador no fim do jogo. Mostre coragem. É isso que queremos. Classe mundial? Onde? Assim é difícil.

  • Gui Loureiro
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:00 am

    Gostei do jogo. Não foi nenhum jogo top da champions mas teve momentos mais abertos ni jogo, com parada e resposta.
    Porto com mais bola mas com menos oportunidades, excepção feita ao último quarto de hora em que claramente foi para cima da Roma. Danilo melhor unidade do Porto, junto com Casillas, Militão está a ser prejudicado por Pepe, que sabe, mas já não é o mesmo a executar. Ainda assim nesta fase será melhor opção que Maxi na direita, embora ofensivamente, Militão oferece pouco mais que velocidade. Não gostei do Filipe. Muitas desconcentrações. Soares e Fernando fizeram o que puderam, mas muito mais em força do que com técnica.
    Na Roma, De Rossi já só joga parado, Dzeko é que não esquece. Muito forte a segurar e a rodar. A ganhar de cabeça. Gostei dele ontem. Pellegrini apareceu mais na segunda parte. Fazio também não gostei tal como Filipe. Kolarov é que ainda está aí para as curvas. é com cada bola que sai daquele pé esquerdo tal como Manolas que esteve seguro. Cristante faz ali um trabalho mais discreto mas foi aparecendo num ou noutro pormenor de classe (aquela recepção orientada numa grande defesa de Casillas é uma delicia). Mas o craque da noite é Zaniolo! Que jogador! Eu não tenho seguido o campeonato italiano nem a Roma em particular mas se este menino jogar muitas vezes assim, é para outros voos. Grande pé esquerdo, a segurar à ponta de lança, a rodar, esperar por apoios, a ir para cima, a finalizar. Que máquina este menino! O Inter anda mesmo a dormir (se não me engano ele saiu de lá no início da época). E bem, Adrian dá vida ao Porto. A Roma tem qualidade para vir fazer golos ao Dragão, mas para bem do futebol português e para bem do ranking era bom que o Porto conseguisse dar a volta e já agora que o Sporting e o Benfica chegassem também longe.

    Um ponto final. Grande arbitragem na minha opinião. Se fosse em Portugal, era um jogo que tinha mais o dobro das faltas que as que teve, aquelas faltinhas da treta que os jogadores até já esperam por elas. Gostei de ver muitos lances em que se joga a bola não serem apitados como estamos habituados a que sejam. O senhor apitou o que tinha que apitar e controlou o jogo na mesma. Muito bem. Continuo a ser defensor de termos árbitros estrangeiros a apitar em Portugal dada a fraca qualidade dos homens do apito em Portugal.

    • Tiago Silva
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 1:28 pm

      Também me deliciei com essa receção do Cristante, penso que fez um belo jogo, pena o De Rossi não ter acompanhado.

      • Gui Loureiro
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 3:44 pm

        O De Rossi já é mais parado, apoia muito na construção desde trás mas não se pode pedir que seja um 6 polvo já. Penso que foi o elemento menos no meio campo mas a experiência ainda vale o que vale principalmente nestas andanças de champions. De resto, sim, Cristante já na Atalanta fez um trabalho brilhante. Subiu o patamar. Pena a Roma não estar a acompanhar internamente mas o plantel vale mais do que mostra no campeonato.

  • johnny balls
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:17 am

    sem marega, sem corona e sem aboubakar e durante meia hora sem brahimi… e não fomos goleados, algum mérito para o SC sff

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:29 am

    Resultado que deixa tudo em aberto e acho que o Porto vai mesmo seguir em frente…

    O meu medo em relação a este jogo é que o Felipe seja encostado pelo seu gesto no final e o Militão volte ao meio e o Porto melhore. Isso é que eu tenho medo.

  • MiguelF
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 3:41 pm

    O FC Porto conseguiu sair vivo de Roma e espero que dê tudo por tudo para passar a eliminatória no Dragão. Só espero que a lesão do Brahimi não seja grave!

    Foi um jogo muito disputado na primeira parte mas sem grandes lances, tirando o remate de Dzeko ao poste.

    Na segunda parte a Roma entrou melhor e em 10 minutos faz dois golos que pensei que fizessem o FC Porto ir abaixo. Felizmente foi ao contrário e acordaram para a vida, lutaram para reduzir a desvantagem e conseguiram o 2-1 ficando sempre em cima do adversário até ao fim.

    Continuo a não gostar de ver Militão à direita, apesar de ser um monstro a nível defensivo a verdade é que ofensivamente pouco oferece. A central, em época de estreia, estava a fazer uma excelente época e deveria continuar no seu lugar.

    Ao contrário de alguns não acho que o Pepe tenha vindo trazer instabilidade ao plantel e sinceramente, na minha opinião, o Felipe tem estado muito pior. O brasileiro usa e abusa do chutão para a frente sem qualquer critério, chego mesmo a perder a conta as bolas que se perde. É um bom central mas saída de bola não tem, passes são só para o lado, fora as paragens cerebrais e ser demasiado agressivo. Para mim não é superior nem a Pepe nem a Militão.

    Das duas uma, ou o Sérgio aposta numa tática de 3 centrais (para manter Felipe e juntar Militão e Pepe) com os laterais a oferecerem mais ofensivamente ou então tira o Felipe e coloca uma defesa com Mafana, Pepe, Militão e Telles. Mas isto são opiniões, é claro, porque duvido que o SC mude a forma de jogar.

    O problema do FC Porto está na falta construção de jogo e no abuso do chutão, além disso o SC não aposta quase nada na vertente técnica preferindo a vertente física, que apesar de ser importante não é tudo no futebol.

    Ontem, por exemplo, nos últimos 15 minutos tinha sido o jogo ideal para Oliver ter entrado e descobrir linhas de passe pois não existe ninguém no FC Porto com a sua visão de jogo.

    Quanto à Roma quero destacar a exibição do Zaniolo que na minha opinião é um craque e tem tudo para ser um caso sério e de outro jogador que sempre gostei de ver jogar – Edin Dzeko. O Bósnio é um senhor jogador e acho que tinha lugar numa equipa TOP 10!

Deixa um comentário