Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting agrava crise na Holanda; Leões dividiram o jogo mas defesa voltou a deitar tudo a perder; Bruno Fernandes foi o mais inconformado; Pedro Mendes marcou um golaço na estreia

Má entrada na prova e que impede os Leões de reagir ao mau momento que atravessam. Leonel Pontes apostou num losango, a equipa conseguiu dividir o jogo e criar algumas oportunidades, sobretudo devido ao engenho de Bruno Fernandes, mas os erros defensivos voltaram a deitar tudo a perder. Individualmente, Coates, Neto e Acuña ficaram mal na fotografia, Miguel Luís também nada acrescentou e ainda fica ligado ao 3.º golo sofrido e o ataque constituído por Bolasie e Vietto, apesar da luta, não desequilibrou como seria desejável. Por outro lado, Jovane e Pedro Mendes entraram bem no jogo, com o avançado de 20 anos a marcar um golaço. Em relação ao PSV, ficou sempre a sensação que estariam ao alcance do Sporting, ainda que Malen, Bergwijn e principalmente o jovem de 17 anos Ihattaren  (muita qualidade) tenham criado problemas com a sua velocidade e qualidade na decisão.

PSV 3-2 Sporting (Malen 19′, Coates p.b 24′, Baumgartl 48′; Bruno Fernandes p. 38′, Pedro Mendes 82′)

O Sporting começou a Liga Europa com uma derrota, fora, frente ao PSV, por 3-2. Os leões dominaram na fase inicial, mas a turma de Eindhoven no 1.º lance chegou ao 1-0, com Malen a fazer a diferença numa transição. E o 2-0 não demorou, tendo Coates marcado na própria baliza. Os verde e brancos ainda reduziram antes do intervalo, mas sofreram o 3-1 logo a abrir a 2.ª parte. O Sporting tentou reagir, Bruno Fernandes esteve perto do 2-3 em alguns momentos, mas só Pedro Mendes, na estreia, conseguiu superar Zoet (grande tiro à entrada da área). Até final no entanto a reacção perdeu força e a turma da casa conseguiu controlar a vantagem.

XI do PSV: Zoet; Dumfries, Viergever, Baumgartl, Boscagli; Hendrix, Rosario, Ihattaren; Malen, Bergwijn, Bruma

XI do Sporting: Renan Ribeiro; Rosier, Coates, Neto, Acuña; Doumbia, Miguel Luís, Wendel, Bruno Fernandes; Bolasie, Vietto.

60 Comentários

  • mcthespecialone
    Posted Setembro 19, 2019 at 7:52 pm

    Últimos 3 jogos do Sporting;
    Sporting 2-3 Rio Ave
    Boavista 1-1 Sporting
    PSV 3-1 Sporting

    Preocupado? Nem pensar. Já o disse e volto a dizer: Só o JJ pode salvar o Varandas de sair antes do fim do mandato. Antes de Janeiro, é impossível porque estará a lutar pela Libertadores e pelo Brasileirão. Mas JJ vinha para o Sporting entrando a meio da época? Tem um mercado de Janeiro para mexer na equipa como ele quer podendo começar a preparar a próxima e tendo 7 meses para fazer uma pré-época (sim porque isto a continuar assim não vamos ter qualquer objetivo a partir de Janeiro). Ele só entrou com a época a decorrer no Flamengo porque o mercado ainda estava aberto e pôde ir buscar alguns jogadores que entraram diretos no onze (Pablo Mari, Felipe Luís, Rafinha, Gerson, etc). Se acho que podemos suportar mesmo vencimento que ele tinha antes? Nem pensar mas esta é a única porta de entrada para ele em Portugal e para isso tem de aceitar receber menos.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 19, 2019 at 8:05 pm

      mcthespecialone,

      Eu quero o fanfarrão longe de Alvalade. O Sporting está em crise financeira e não pode andar a fazer as vontadinhas a esse senhor. Leonardo Jardim para ontem imediatamente.

      Saudações Leoninas

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Setembro 19, 2019 at 8:08 pm

        E o Jardim está para se meter num clube “em crise financeira”?
        Não me parece…
        Com sorte ainda levas com o Nuno Manta Santos. Foi muito pedido há tempos ?

        • Estigarribia
          Posted Setembro 19, 2019 at 8:12 pm

          Motoqueiro,

          Chiça!!! O Nuno Manta Santos é que não, por favor ehehe
          Leonardo Jardim, na minha opinião, seria o ideal e conhece como poucos a realidade do Sporting e, além disso, é Sportinguista.

          Saudações Leoninas

        • Pipi Romagnoli
          Posted Setembro 19, 2019 at 8:31 pm

          Aí é que está a questão, mas qual é o treinador, com um mínimo de currículo, que está para se vir meter neste autêntico labirinto que é o Sporting neste momento, é que ainda só estamos em Setembro e já toda a gente percebeu que a época está praticamente perdida, resta tentar segurar o 3º ou 4º Lugar e fazer uma gracinha na Taça de Portugal.
          Eu sou do Sporting e se fosse treinador e me pedissem para ir para lá neste momento eu não ia, porque só iria queimar a minha imagem.

      • mcthespecialone
        Posted Setembro 19, 2019 at 8:11 pm

        Léo Jardim é outro low-profile que vai comer tudo o que o Varandas e o Hugo Viana lhe derem sem reclamar muito. Farto de low-profiles já tou eu. Keizer, Leonel Pontes,… Pá já chega.

      • Chico
        Posted Setembro 19, 2019 at 8:13 pm

        O Jardim não ia sair de um buraco para se ir meter noutro mais fundo. A única que vez que foram realmente competitivos desde que vejo bola foi efetivamente com o JJ. Pode ser fanfarrão, mas não têm melhor há décadas.

    • Joao X
      Posted Setembro 19, 2019 at 8:07 pm

      O JJ só viria para o Sporting se fosse burro.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 19, 2019 at 8:17 pm

      Percebo o desejo Jesus. Foi dos poucos a dizer que a sua permanência não era um fardo quando me acusaram de “paninhos quentes”. Continuo com a mesma opinião.
      Eu, no lugar de Jesus, nunca voltaria ao Sporting. Porquê? Simples: foi acusado de tudo e mais alguma coisa: previsibilidade tática, não aposta em jovens só pela comissão de jogadores contratados, etc etc…

      Sim, ainda sou do tempo que nenhum treinador do mundo deixaria de apostar de caras em Geraldes, Iuri etc… Com 18/19 anos…

      Esquece. Muito dificilmente ele volta. Em Portugal, Porto deve ser o destino. Dá muito mais condições de sucesso.

      • mcthespecialone
        Posted Setembro 19, 2019 at 8:44 pm

        O JJ é o único capaz de transformar chicken shit em chicken salad jogando um futebol apelativo.

        • opiniaodeadepto
          Posted Setembro 20, 2019 at 10:48 am

          Com esta equipa não faz melhor que outro qualquer!
          Toda a gente sabe que gosta de contratar jogadores em cadupa, e o dinheiro está curto em alvalade.
          Não creio que Varandas esteja para pagar 6 milhões por ano a JJ e ainda dar-lhe carta branca para contratar …

          • mcthespecialone
            Posted Setembro 20, 2019 at 12:42 pm

            Não faria melhor? Colocar o Miguel Luís no primeiro jogo da liga Europa e logo na casa do PSV garanto-te que não o faria.

            Acho que o mercado de Inverno seria suficiente para remodelar a equipa como ele gosta e isso não implicaria necessariamente gastar balúrdios. Lembro-me do mercado de Inverno de 15/16 que nos permitiu contratar/recrutar o quarteto defensivo que acabou como titular (Schelotto-Coates-Semedo-Zeegelaar) e ainda acrescentar uma opção que foi muito útil por ser polivalente (Bruno César) e isto sem gastar muito dinheiro: Coates veio por empréstimo, Semedo foi recrutado do empréstimo ao V. Setúbal, Schelotto veio a custo zero, Zeegelaar custou 300k e o Bruno César cerca de 1M).

    • David Gomes
      Posted Setembro 19, 2019 at 8:23 pm

      JJ não sai do Brasil neste momento a não ser que houvesse uma proposta de tubarão de champions. Ele está ali para chegar ao escrete, disse isto no início e parece – me cada vez mais verdade. As coisas estão a correr bem e se no final conseguir os títulos desejados torna – se um semi deus no país do futebol. O que é que ele pode querer mais?
      Neste momento era um sonho ter alguém como o Jesus mas não estamos em posição de conseguir atrair um treinador desse calibre. Leonardo Jardim, pelo simples de estar num Mónaco que está ainda pior que o Sporting talvez pudesse ser uma possibilidade, mas isto entretanto o Sá Pinto também deve ser despedido e o Varandas deve estar morto para o ir buscar.

  • Bruno_Costa
    Posted Setembro 19, 2019 at 7:55 pm

    Pontes já faz lembrar o Paulo Bento com este losango. Prevejo uma série terrível de resultados nestas próximas duas semanas e meio.

    Terrível na frente os dois avançados. Bolasie tem de jogar como extremo esquerdo a vir para dentro para mim. Vietto é mais um 10 do que ponta. Temos que aturar com Phellype até Janeiro pelo menos…

    Este losango revelou grande falta de mobilidade. Quem são os injetores desta equipa na primeira hora do jogo? Wendel? Luis? Muita falta de ideias. A equipa melhorou imenso quando Jovane entra.

    Doumbia ainda é muito verde e não revela sinais de melhoria. Miguel Luis então…. por que não mantivemos o Bragança e emprestado o Miguel?

    Grande golaço do miúdo Pedro Mendes. Pena que não está inscrito na liga. Mas calma… temos Jey M *ahem* Jesé.

  • Filipe Ferreira
    Posted Setembro 19, 2019 at 7:57 pm

    Demasiado mau…
    Não esperava que vencessemos, mas esperava melhor. O pior de tudo é mesmo o resultado, o 3-2 dá a ideia que foi “equilibrado” e nos batemos bem, o que não é verdade. Tragam um treinador por favor, o mais rápido possivel

  • Mabk
    Posted Setembro 19, 2019 at 7:58 pm

    Impossível não pensar no que seria o Sporting hoje em dia caso aquela bola de Bryan Ruiz entrasse, ou caso não perdêssemos a última jornada na Madeira. Claro que com o BdC o desastre era inevitável, mas ao menos teria acontecido com um campeonato no bolso e com mais uns milhõesinhos no cofre.
    É uma maldição ser do Sporting.

  • Ponta23
    Posted Setembro 19, 2019 at 7:59 pm

    É só a mim que este Doumbia a cada jogo que passa demonstra mais e mais amadorismo? Praticamente sem estar pressionado mete a bola fora para canto quando pode perfeitamente colocar a bola na linha lateral? Não consegue fazer um corte sem fazer falta? Porque é que tem de dar sempre 4 toques na bola para se virar quando está completamente sozinho num raio de 5 metros?
    Bom início de jogo por parte do Sporting, pena o ressalto no primeiro golo. Coates no segundo golo podia ter feito mais obviamente mas , era um corte dificílimo ainda para mais sobre aquela pressão. Bruno inconformado mas a falhar ainda muito passe (alguns deles simples). Não foi de todo um mau jogo e é pena o resultado.
    Que venha o Famalicão.
    SL

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 20, 2019 at 10:23 am

      Sinceramente, e até pelo que tenho visto, não considero Doumbia superior ao Mateus Oliveira. Então ao nível do passe…
      São diferentes, mas com o brasileiro há um pouco mais de qualidade na distribuição.
      O Doumbia faz o que pode. Veio com um cartão de visita engraçado: “a minha referência é Pogba”. Mal ouvi isso, coloquei logo em causa que estivéssemos perante um “6” para ser titular no Sporting a curto prazo…

      Parece-me um pássaro dentro de uma galoia naquela posição.

  • Mabk
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:00 pm

    Faz tanta falta ter jogadores da formação a jogar com regularidade (e qualidade). Ninguém ali percebe o que é jogar no Sporting, para eles e só um ordenado. Tudo a passear, não merecem nada.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:03 pm

    VERGONHA!!! São uma autêntico vergonha!!! Não jogaram nada!!! Nadinha!!! Salva-se o Pedro Mendes que o no primeiro remate no jogo, após entrar na 2ª parte, reduziu o resultado para 3-2. É que nem o Bruno Fernandes hoje esteve ao nível que nos habituou.

    Ainda assim gostei de ver ao início, o Bruno Fernandes a jogar nas costas de dois avançados móveis como Luciano Vietto e Yannick Bolasie. Os dois golos do PSV na primeira parte e o terceiro golo na 2ª deitaram todas as esperanças por terra, mesmo com os golos de Bruno Fernandes e de Pedro Mendes. Neste jogo, Pedro Mendes foi mesmo o único apontamento positivo deste jogo a nível individual e é INACREDITÁVEL como não está inscrito na Liga Europa. Como é que um avançado desta qualidade não está inscrito na Liga quando só temos Luiz Phellype, Luciano Vietto e Jesé Rodríguez para o centro do ataque?

    Já Seba Coates esteve mais uma vez desastrado e espero bem que seja vendido já em Janeiro pois já não acrescenta nada à equipa do Sporting. Preferia que a dupla fosse formada por Luís Neto e Jérémy Mathieu. Chegou o fim da linha para Coates. Obrigado por tudo Coates, mas o teu tempo no Sporting chegou ao fim.

    Quanto ao PSV Eindhoven, aquele Donyell Malen tem talento, Meu Deus do céu!!! Destruiu a nossa defesa toda e, não fosse o autogolo de Coates, e acho que marcava dois golos. Muito talento nesta equipa do PSV sob a orientação de Mark van Bommel. E aquele Doan também parece ter qualidade para dar que falar esta época na equipa holandesa.

    Por fim, quanto ao futuro do Sporting, Leonel Pontes NÃO É treinador para o Sporting e espero que Frederico Varandas, a quem estou a dar o benefício da dúvida, acorde para a vida e vá buscar o Leonardo Jardim, aproveitando a crise do Mónaco.

    Saudações Leoninas

    • Bruno_Costa
      Posted Setembro 19, 2019 at 8:08 pm

      Concordo em tudo, só acho que está esperando que Jardim seja despedido ou se demita, pois nâo terá dinheiro para pagar uma indemnização.

    • PauloDybala1O
      Posted Setembro 19, 2019 at 8:15 pm

      Não concordo contigo num aspeto amigo, Neto hoje esteve desastrado e Coates continua a ser muito melhor que o Luis Neto.

    • Goncalo Vicente 99
      Posted Setembro 19, 2019 at 8:21 pm

      Não acho que tenha sido uma exibição tão má como estão a dizer. O Sporting conseguiu dividir o jogo, sofreu golos de erros infantis mas em oportunidades de golo o Sporting até teve mais. A diferença é que o PSV concretizou quando pode e o Sporting não.

      Em relação ao treinador, é preciso tempo. Ainda poucos treinos deu com a equipa completa

    • David Gomes
      Posted Setembro 19, 2019 at 8:34 pm

      Preferir Neto a Coates? Mas está tudo bem? O Neto é um bocado como o Renan, não arriscam muito e assim também nunca ficam mal na foto. Viu o espaço a que o Neto estava do portador da bola no 1o golo, só a título de exemplo? O que ele fez foi zero, não dificultou em nada a ação do adversário. Ele prefere fazer contenção até à pequena área do que tentar o desarme. É fácil o Coates ser o pai de todos os males quando tem que ser ele a safar tudo, ele se faz 2 ou 3 cortes importantíssimos ninguém liga mas quando falha é logo cobrado. O Neto nunca chega a falhar porque prefere resguardar – se a tentar resolver ele a situação. Prefiro jogadores que de vez em quando falham porque tentam do que jogadores que não chegam a tentar.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 19, 2019 at 9:20 pm

      *INACREDITÁVEL como não está inscrito na Liga.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:07 pm

    Normal.

    O Sporting a pagar o preço das suas insuficiências.

    Ou o treinador percebe o que tem (que é pouco) e trabalha a equipa para que possa jogar o melhor 11 sempre, ou então a história está mais que escrita…

    Varandas terá sempre uma surpresa na manga para acalmar as hostes, como qualquer gestor populista (sim, o estilo pode ser mais cuidado na aparência e no trato mas não engana muito…), que passará por sacrificar Leonel Pontes (que está claramente a prazo) para contratar alguém que agrade aos adeptos, antes ainda da próxima janela de mercado…

    Defensivamente o Sporting é muito permeável, e ofensivamente depende exclusivamente do seu melhor jogador, Bruno Fernandes.

    Curto. Muito curto.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:08 pm

    Ora…

    Já o disse antes mas volto a repetir – que dependência absoluta de Bruno Fernandes. Se não for ele, não há nada que se aproveite neste Sporting. Foi Bruno Fernandes a meter o Sporting ligado à corrente e a inventar lances de perigo com os seus fortes remates. Até a cabecear…

    De resto, como é que se sofre um golo como o terceiro… Incompreensível. De resto… Este PSV não é nenhum papão e está mais do que ao alcance do Sporting. É um péssimo resultado para Portugal por causa dos pontos do ranking… Sporting a falhar a toda a linha.

    Não é um desastre total, ainda pode perfeitamente passar em primeiro. Mas com exibições penosas destas…

    P.S: é impressão minha ou aos 68 minutos, depois de um lançamento lateral, o Bruno Fernandes discute com o Leonel Pontes e no final manda-o cá para um sítio…?

    • Frickelz
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:11 pm

      Primeiro parágrafo na mouche, há mesmo uma excessiva dependencia do jogo do Sporting no Bruno Fernandes. E depois o que me espanta é haver users que nao admitem isso. É inequivoco que mais ninguém cria alguma situação de perigo sem ser o Bruno Fernandes.

  • masterDC
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:12 pm

    Mais uma derrota sendo que esta não é surpreendente. Surpreendente sim é o facto do Miguel Luís ter sido titular e ter estado 80 minutos em campo. O Coates que aprenda com ele como se corta uma bola, já que nem enconstar para fazer golo conseguiu. Referir também as saudades que Doumbia faz com que tenhamos de Gudelj, um jogador que foi muito criticado por muitos sportinguistas incluindo eu, mas que faria muito melhor que Doumbia a jogar numa posição que não era a sua. O Eduardo tem de ter oportunidades de mostrar que é capaz de lhe ganhar o lugar.

    O Miguel Luís é aquele jogador que nem se percebe bem como está no plantel, quanto mais a ter direito a minutos de jogo, enquanto isso emprestámos o Daniel Bragança. Não consigo perceber também como é que se faz uma substituição nos descontos à espera que o jogador que entre mude algo no jogo em tão curto espaço de tempo, se ainda estivéssemos em vantagem mas nem isso. O Camacho nem tem tido tempo suficiente para mostrar o que vale, está à frente na hierarquia em relação ao Jovane e o 2.º passou de não convocado a ter entrado mais cedo no jogo.

    Quanto ao Pedro Mendes, fez um golaço na estreia e eu pergunto-me que tendo nós só o LP como único avançado de raíz no plantel não se inscreve o único avançado jovem que poderia ter oportunidades quando estivesse num bom rendimento tal como tem acontecido.

  • Chico
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:12 pm

    Estariam claramente melhor com Keizer, mas acredito que tenha sido o holandês a tomar a iniciativa de abandonar o barco. Em defesa do Pontes, o PSV tem um orçamento superior em 20 milhões ao do Sporting e está claramente um patamar acima. É uma vitória natural da equipa mais estável e com melhor plantel. É o estado medíocre do nosso campeonato. Portugal está altamente inflacionado no ranking da UEFA. Na realidade, somos para aí a 10ª melhor liga da Europa neste momento.

    Um aparte, sempre achei Coates medíocre e esta época está simplesmente horrível. Não tem mobilidade nenhuma, é um autêntico tronco e tem distrações perigosas.

    • Chomate
      Posted Setembro 19, 2019 at 8:43 pm

      Keizer e Leonel Pontes são dois treinadores medíocres. Venha o diabo e escolha. São dois treinadores que nada fizeram para chegar á cadeira de treinador do Sporting, e que no Sporting só mostraram que a carreira que tem tido não é por acaso. Posso estar a ser injusto, com Leonel Pontes mas não me parece que vá ter sucesso, e Varandas daqui a uma/duas semanas já vai estar á procura de outro treinador. Este losango, valha-me Deus..
      Já essa teoria do Keizer ter forçado a saída , não sei de onde veio, e não me parece que faca grande sentido, já que o Keizer sabe bem que não há de voltar a ter uma oportunidade para treinar um clube da dimensão do Sporting. Como aconteceu com RV no Benfica. Para além , de que o Sporting acabou por ter pagar uma indemnização a Keizer, que não aconteceria se tivesse ele a pedir para sair.

      Quanto ao campeonato português, concordo totalmente. Sempre achei que Portugal não entrava no top 8 dos melhores campeonatos europeus, e no top 12 a nível mundial porque para além dos grandes, e o Braga, nenhuma das outras tem capacidade para ser minimamente competitiva na Europa. E mesmo os grandes, também estão cada vez pior.

      Quanto a Coates, não podia ter dito melhor.

  • PauloDybala1O
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:13 pm

    Leonel Pontes, sai por favor !

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:13 pm

    Resultado que não reflete a exibição, não fosse a defesa de papel do PSV, que com qualquer mudança de velocidade treme toda e o Sporting poderia ter saído goleado. Ofensivamente o PSV esteve muito bem, soube sempre aproveitar a profundidade, ter sempre 2/3 jogadores para saírem rápido para o ataque. Muita mobilidade dos 3 homens da frente com o Ihattaren (que inteligência) a ocupar sempre muito bem as zonas do campo ofensivamente e a fazer o ataque fluir. O Malen entrou muito bem, mas desapareceu na segunda parte, o Bergwijn desequilíbrio imenso, o Bruma também esteve bem. No Sporting só deu Bruno Fernandes e o Bolasie a espaços (e muito pelo fraco que é o Boscagli). O Miguel Luís é mau que dói, ninguém percebe o porquê de ele estar no futebol ao mais alto nível, nem nos sub-23 do Sporting jogaria bem. Pelo contrário, grande estreia do Pedro Mendes, o Jovane também entrou muito bem. O Wendell foi qb, o Doumbia está irreconhecível. A dupla de centrais muito fraca, não sei o que se passa com o Coates.

    Mas também era o jogo mais difícil. A partir de agora têm obrigação de ganhar, mas como estão a jogar já nem sei.

  • Shurza
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:17 pm

    Este PSV é bastante acessível para o Sporting. Tem bons jogadores na frente, mas ficou-me a sensação que uma equipa que saiba pressionar em bloco, com linhas juntas, e com defesas que saibam controlar a profundidade, ficam bastante limitados.
    Depois, impressionante como é que o Leonel Pontes decide, de um jogo para o outro, e como o próprio disse “sem tempo para treinar”, mudar para um sistema de jogo completamente diferente. Neste sistema, é importante que tanto os interiores como o 6 sejam rotativos, com capacidade de receber, virar e enquadrar para o jogo. Cada vez que a bola chegava a Acuña ou Rosier, era voltar ao central ou jogar longo num dos avançados – vindo de dentro para fora, a ter que receber, aguentar e esperar que a equipa subisse para ter opções, tudo isto sob pressão e sendo eles dois avançados que não primam pelo físico.
    Finalmente, a nível de substituições, Pontes nada melhor que Keizer. Miguel Luís nada acrescentou, Rosier morreu aos 60, Vietto apesar de tudo não devia ter saído, Camacho entra demasiado tarde. Enfim. Não é o fim do mundo porque perdemos com o PSV na 1ª jornada, mas gostava de ao menos ver o meu clube a jogar bem.

    • Pésquerdo
      Posted Setembro 20, 2019 at 9:45 am

      Boa análise Zimbarolas, a 1ª fase de construção a pedir tarefas completamente desenquadradas do Doumbia. Não sabemos fazer pressão, embora estejamos melhor que com Keizer nesse aspecto, a partir do momento em que passam a nossa linha de pressão mais avançada é um passador aquele meio campo. Estivemos sempre em inferioridade numérica seja no miolo ou nas nossas entrelinhas, não sei se por incompetência sistema ou dos seus protagonistas sendo sincero.

      Por outro lado, todas estas falhas são bastante normais e familiares a qualquer observador mais atento, pois vêm-se imenso na PRÉ-ÉPOCA. A verdade é que estamos a fazer agora a nossa. Não tivemos pré-época e a culpa é da equipa técnica anterior, que não sei se iam para Alcochete apanhar banhos de sol, fazer “meínhos” e brincar, ou efectivamente trabalhar, visto que não se vê trabalho nenhum naquela equipa, seja a nível táctico ou a nível físico.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:18 pm

    Eu acho que a malta do Sporting está a exagerar um pouquinho. O Sporting teve períodos de bom futebol, mesmo com todas as limitações que se lhe reconhecem, só que foi traído por erros defensivos em catadupa.
    Não sei se Leonel é a ponte para o sucesso que o Sporting necessita, mas que dizer do VB, que passou a segunda parte na retranca, à espera de um golpe der contra-ataque (o costume em tanto treinador mediano)?
    Por outro lado, troco BF por meia dúzia de jogadores do Benfica, incluindo Pizzi, mas o rapaz passa o tempo a pedir faltas e a reclamar com o árbitro. Atenção, que lá fora não é cá dentro (desculpa, La Palisse!), como se provou com mais um amarelo que levou.
    Para concluir, não sei até que ponto não ter vendido BF e contratado duas ou três mais-valias, juntando ao dinheiro recebido por outros negócios, não teria sido melhor para o Sporting. É aquela Fernando-dependência chega a ser confrangedora.

    PS. Se Pedro Mendes confirmar aquilo que se viu hoje, vai lá, vai.

    • mcthespecialone
      Posted Setembro 19, 2019 at 8:37 pm

      O Van Bommel até foi inteligente na estratégia para o jogo. Deu a iniciativa ao Sporting na maior parte do tempo. A equipa subiu em bloco e deixou um espaço enorme nas suas costas. Ora tendo jogadores rapidos como Bruma, Bergwjin e Malen na frente e tendo o Sporting centrais pouco rápidos, torna-se inevitável a adoção desse tipo de estratégia. Exemplo do que estou a dizer: 1° Golo. PSV recupera por um central, bola num dos pivots de meio-campo que lança Malen que cai na direita-centro que só tem os 2 centrais como oposição mais próxima visto que Rosier está projetado e Acuna está posicionado na lateral contrária. Jogar em contra-ataque não é sinal de treinador mediano. Essa ideia de um treinador ser bom só porque assume um modelo assente na posse de bola e na construção a partir de trás é ridícula. Miguel Cardoso foi uma das mais recentes criações dessa ideia estapafúrdia. Criou-se a ideia de um tremendo treinador só porque o seu Rio Ave assumia riscos na construção e jogava um futebol de muita posse.

      • DNowitzki
        Posted Setembro 19, 2019 at 9:17 pm

        Percebo o que estás a dizer, mas referia-me concretamente após o 3 a 1, em que o recuo foi extremo. Há um momento em que o Bruma, já a meio do seu meio campo, manda recuar um colega que está à entrada do círculo central.

        A melhor equipa que vi jogar nesse sistema foi o Valência de Cláudio Lopez.

        • mcthespecialone
          Posted Setembro 19, 2019 at 10:20 pm

          Após o 3-1 ainda fazia mais sentido essa estratégia. As despesas do jogo estavam do lado do Sporting. Se foi extremo? Acho que não porque lembro-me de algumas situações de golo para o PSV após o 3-1 (nomeadamente através do Bergwjin que se tornou ainda mais perigoso quando o espaço aumentou) ou seja, esse recuo que tu dizes “extremo” não os afastou da baliza e por isso acho que não pode ser criticável. Eles não abdicaram de atacar.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:21 pm

    Jogamos mal, temos um plantel que é uma autêntica manta de ratalhos, mas como se tudo isso não fosse já suficiente temos de oferecer sempre golos como se de um bando de amadores se tratassem, é que existem equipas que jogam mal e sacam pontos mas nós neste momento nem que fossemos tremendamente superiores no ataque nos safávamos contra o PSV, pois a defender somos autenticamente horríveis ao ponto de parecer que os erros às vezes são propositados, é frustrante.

    Quanto ao Leonel Pontes, pouco a dizer, é para mim o menos culpado, está muito longe de ser o treinador que precisamos, mas não foi ele que construiu o plantel e por muitos defeitos que tenha duvido que aceitasse o plantel que tem neste momento à disposição se tivesse sido ele a iniciar a época.O próprio Keizer elogiou Matheus Pereira, para depois o ver ser emprestado, o que é estranho numa equipa sem dinheiro e não me falem que o brasileiro era mal comportado, pois nós tratámos de trazer o Jesé que tem muito pior fama, agora a este podia juntar o Bragança que é infinitamente superior ao Miguel Luís e até o Domingos Duarte ou Ivanildo fariam sentido neste momento.

    Por fim, o Pedro Mendes entra mostra que pode ser opção (não estou a dizer que é o próximo Ibrahimovic) e pelos vistos não está inscrito. Brilhante a aposta da Formação prometida pela Direcção, também sei que não temos tanta qualidade como antigamente, é triste é não aproveitar o pouco talento que existe. Basicamente conseguiram pegar no pouco de bom que havia do ano passado e torná-lo pior, para o fim de semana há mais, pelo menos as odds para o Famalicão estão altas e sempre dá para ganhar umas massas. SL

  • Fantantonio
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:30 pm

    A inclusão de Miguel Luís no 11 justifica-se com ter superioridade no meio-campo, muito provavelmente. Não o vejo como má ideia, não fosse o facto de Miguel Luís ser praticamente menos um ultimamente e não ter intensidade nenhuma. Se Doumbia e Wendel não fazem 1 a defender, meter mais um que só faz meio a atacar ou defender é como entrar com 10 e o mais chocante é que noutro post disse que ainda íamos levar com Miguel Luís a falso 9 em tom de brincadeira, mas a partir do momento em que Jovane entra é Miguel Luís o jogador a aparecer na área quando os avançados abriam nas alas, brilhante.
    Também disse que se fosse para ver o que alguém vale, teria que ser Pedro Mendes e acho que se tivesse jogado de início ou entrado mais cedo, pelo menos a dinâmica ofensiva ia ser diferente e haveria referência e luta para os cerca de 43535 cruzamentos de Acuña e Rosier para os centrais do PSV ou que eram autênticas variações de flanco para esse MVP do jogo ofensivo do Sporting de seu nome NINGUÉM.
    Nem quero falar nas bolas paradas nem na defesa porque Coates está num momento horrível, Neto não sei se por falta de entrosamento nem certinho se pode dizer que esteve e o Renan teve algumas reposições de bola assim um bocado duvidosas, sempre que um avançado do PSV tocava na bola no último terço, havia perigo, o que é incrível porque até o Tiago Fernandes conseguiu empatar com o Arsenal a defender bem quando assumiu a equipa num contexto semelhante.
    É melhor esperar até haver ponta-de-lança outra vez, mas o Sporting neste momento é banalíssimo quer a defender, quer a atacar, muito por falta de ideias de jogo definidas, parece-me.

  • RLuz
    Posted Setembro 19, 2019 at 8:35 pm

    Grande golo do Pedro Mendes!
    Fica aqui a pergunta.
    Será que o Sporting não criou aqui um”problema” com este jovem?
    Marcou um golaço, só que não foi inscrito na liga, quando para mais neste momento a equipa tem falta de avançados.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 19, 2019 at 9:02 pm

    Há que ser dado tempo a Leonel Pontes e à equipa, estou a gostar das ideias novas mas falta criar rotinas e implementa-las corretamente.
    Defensivamente foi um jogo fraco na senda dos últimos e o meio-campo não funcionou mas no ataque foram criadas muitas jogadas de perigo podendo ter marcado claramente mais 3/4 golos caso houvesse sorte. O PSV foi mais eficaz principalmente em relação às primeiras oportunidades que teve.

    A nível individual:

    Renan: não se pode dizer que esteve bem quando sofre três golos mas a verdade é que nenhum deles é sua culpa e ainda evitou alguns remates perigosos.

    Rosier: demonstra ter potencial mas ainda não está a render aquilo que pode, no ataque tem de arriscar mais e não ter medo de meter o pé no 1×1 defensivo (algo que é geral na equipa, muito macia).

    Coates: fez o autogolo mas a culpa foi mais de M. Luís que não fechou e Neto que tinha de encostar no homem que cruza. Não fez um mau jogo e jogar ao lado de Neto ou Mathieu é muito diferente.

    Neto: voltou a desapontar, muitos erros e fracos nos duelos. Mau posicionamento nos golos sofridos, enfim uma desilusão.

    Acuna: a mostrar que já só vale pela força física e pouco mais. Perdeu a velocidade e sem ela não faz a diferença.

    Doumbia: continua sem convencer, mole e displicente na defesa. Pede-se mais, um jogador que pressione mais e lute como Battaglia.

    Wendel: pensava que ia encaixar bem a médio direito mas voltou a fazer um jogo abaixo daquilo que sabe. Não está a ter um bom início de época.

    M. Luis: foi uma má opção do treinador, o jogador não tem qualidade para o Sporting mas naquila posição ainda menos. Teria sido preferível por ali um extremo ou o Bruno.

    Bruno: muita vontade mas também muitos maus passes e perdas de bola. Está a ter um mau início de época comparativamente aquilo que nos habituou. Tem de ser menos individualista e jogar mais no coletivo, assim assim podia ter mais facilmente três golos hoje se estivesse em dia “sim”.

    Bolasie: não esteve tão bem como no Bessa mas também acho que isso aconteceu porque raramente descaiu na esquerda onde pode flectir para o meio. Esteve muitas vezes na direita mas sem uma referência na área não podia fazer uso do seu cruzamento.

    Vietto: não estava bem fisicamente e nota-se que esta mais confortável a jogar nas costas de um “9”. L. Phelype e Jesé que voltem rápido para o ataque.

    Jovane: entrou bem e acredito que num ataque a dois móvel possa ser uma boa opção. Mostrou ter golo com Peseiro na época passada e tem físico para ombrear com os defesas além da sua velocidade.

    P. Mendes: marcou um belo golo mas pouco mais, entrou com vontade mas volto a dizer que tem deficiências técnicas a nível da recepção, passe e leitura de jogo.

    Camacho: não é a fazer 2/3 minutos por jogo que vai mostrar algo.

  • Chomate
    Posted Setembro 19, 2019 at 9:05 pm

    Resultado mais ou menos esperado. Não esperava que o Sporting trouxesse pontos da Holanda, mas depois de ver este PSV, até acho que era possível ter ganho , se houvesse um treinador competente e um meio campo sem completas nulidades como são Miguel Luís (defendi-o no início, mas já percebeu que não passa disto) e Doumbia (como é um medio desprovido de qualquer capacidade na receção e no passe, é titular??). Coates e Neto estiveram horriveis. Mas Coates tem sido assim em todos os jogos, esta época. Porque é que o Mathieu não foi convocado???
    Acuna é banal. Só mesmo num Sporting perdido, é que consegue ter fãs. Gostei de Rosier. Renan fez boas defesas , mas é muito inseguro.
    Bruno Fernandes continua a ser o único que consegue criar oportunidades. Pensei que Vietto também pudesse fazer isso, mas hoje mal o vi. Vai ser duro ver o Sporting na segunda…
    Bolasie é um Marega menos evoluído. Não preciso de dizer mais nada.
    Por fim, adorei ver Pedro Mendes marcar aquele golaço, depois de ver aqui alguns users dizerem que não tinha qualidade nenhuma para jogar no Sporting, sem nunca o terem visto jogar um jogo. Não acho que seja um prodígio, mas merece mais oportunidades e devia ter sido inscrito na liga, dada a falta de opções na sua posição. Amadorismo total da estrutura

  • Joao X
    Posted Setembro 19, 2019 at 9:06 pm

    Não achei a exibição má, houve bons momentos. E o resultado é normal, jogamos em casa de uma equipa superior.
    Não gostei de ver o Miguel Luís a titular, da tremedeira que é o Renan e do facto do LP ter usado um esquema totalmente diferente do habitual (que sentido faz isto?).
    O treinador tem que perceber de uma vez por todas o que quer fazer, tendo em conta os recursos que tem e de certeza que o melhor para o Sporting não é jogar em 4x4x2 losango!
    Acredito na vitória na próxima segunda-feira e a partir daí a equipa vai melhorar, é a minha convicção.
    Obviamente posso estar errado, mas veremos.

    • Louco de Lisboa
      Posted Setembro 19, 2019 at 9:26 pm

      concordo em larga medida contigo, mas tambem acho que LP deve poder experimentar um esquema tatico diferente. afinal, é o seu segundo jogo no banco.

      • Joao X
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:15 pm

        Sim, também é verdade. Tem legitimidade para fazê-lo pois afinal de contas é ele o treinador.

        • slicky
          Posted Setembro 20, 2019 at 8:44 am

          Sim o LP deve testar aquilo que bem entender, porque caso continuasse com a tática que já antes era usada também seria crucificado por isso, ou há de ser o cu ou as calças…

    • tiagoagm
      Posted Setembro 20, 2019 at 11:32 am

      Miguel Luis nunca pode jogar a titular no sporting.
      Não tem qualidade para tal.
      Já na seleção sub 21 é a mesma coisa, mas só joga pq Gedson esta lesionado. O bragança é muito superior.

  • Leon18
    Posted Setembro 19, 2019 at 9:14 pm

    Mais uma exibição pobre da o Sporting. O processo defensivo simplesmente não existe. Impressionante que bastava o PSV acelerar um pouco que criavam uma oportunidade. No meio campo não temos ninguém que leve o jogo para a frente (a não ser Bruno). Vi muitas vezes Vietto a recuar no campo para tentar pegar no jogo sendo um dos mais esclarecidos na minha opinião. Leonel Pobtes tem muito para corrigir neste Sporting, espero é que seja capaz de o fazer mas duvido.

  • HeberPrincipe
    Posted Setembro 19, 2019 at 9:54 pm

    Mais um bom jogo do Bolasie, determinante nos golos de hoje.

  • SuperEsteves
    Posted Setembro 20, 2019 at 3:29 am

    O que faz jogar com ponta de lança. O Sporting não é o Feirense (com todo o respeito). Salvo jogos fora de casa em que jogue com bloco baixo (Benfica, Porto), o Sporting tem de obrigatoriamente jogar sempre com um (ou mesmo dois!!) pontas de lança. Como é possível querer ganhar jogos, cruzar e não ter um jogador na área?!
    95% dos jogos do sporting tem de jogar ao ataque e ter gente na área adversária! Jogar com 2 extremos e um 10 por trás deixa o Sporting cada vez mais longe da baliza …

  • Pésquerdo
    Posted Setembro 20, 2019 at 9:34 am

    Mediocridade pura. Algo que é expectável quando o clube passou a premiar a dita mediocridade, desde que sejam bons meninos e não levantem ondas.

    Como é possível jogadores tão fracos terem oportunidades sucessivas e outros mais promissores demorarem a ter? Como é possível Miguel Luís vestir a camisola do Sporting nos escalões principais?
    Como é que o Pedro Mendes só entra aos 80′ depois de andarmos a jogar até aí sem PL?

    Por fim, para quem ontem viu o Pedro Mendes pela primeira vez, desengane-se, ele não é um “regen” do Ibrahimovic. Do que já vi dele, não há ali um enorme potencial, mas tem certamente algum e mais que qualidade suficiente para poder jogar na equipa principal enquanto não existe um Ponta de Lança disponível.

    Tirando isto, tacticamente estivemos mal. Não sabemos defender e o PSV também não, por isso conseguimos mascarar a falta de sistema de jogo.
    Não fosse Van Bommel um treinador medíocre e ontem tínhamos levado alguns 6 ou 7, visto que as lacunas do nosso meio campo defensivo eram gritantes e um treinador adversário com meia visão as tinha explorado muito facilmente (assim tipo Lage na segunda parte do jogo da Supertaça).

  • Wonderkid
    Posted Setembro 20, 2019 at 10:11 am

    Custa perder assim… tivemos oportunidades mais do que suficientes para empatar, mas Zoet e o nosso desacerto na frente (e atrás) não permitiu o empate.
    Coates está irreconhecível, para mim, perdeu o lugar para Neto (apesar de que este também não esteve muito bem ontem).
    Não consigo compreender porque Camacho pura e simplesmente não joga (sim, porque entrar aos 88 e aos 90mins não é jogar).
    Segunda-feira lá estarei para apoiar, mas vai ser mais um jogo muito complicado.

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 20, 2019 at 10:46 am

    Acho que, contas feitas, o Sporting não esteve mal!
    Foi o primeiro jogo, contra a equipa mais forte do grupo, tendo perdido pela margem mínima e tendo tido hipóteses de empatar!
    Percebeu-se que tem condições para levar de vencido o PSV em casa.

Deixa um comentário