O treinador do Sporting foi questionado se algum jovem central da formação estava perto de chegar à equipa principal e recordou o exemplo de Gonçalo Inácio.
Ao nível do plantel principal, Luís Neto é um jogador fundamental para criar um bom clima no balneário e para acolher a malta mais nova que chega à equipa A vinda das camadas jovens (como aconteceu o ano passado). Seria interessante, que dentro dessa óptica do Luís Neto, se fosse buscar o Daniel Carriço que em nada é inferior a outros defesas que já tivemos no passado (infelizmente nunca teve o colinho da imprensa, como aconteceu por exemplo com o Rúben Semedo).
Saudações Leoninas
Abbas
Posted
Setembro 18, 2021 at
3:01 pm
O Ruben Semedo teve o colinho da imprensa? Por amor de deus… O homem tem a imagem pública totalmente trucidada e pelos vistos nem culpado era. Menos… depois comparar a qualidade futebolística dos dois é hilariante. O Semedo sem polémicas e com cabeça era dez vezes superior ao Carriço.
Estigarribia
Posted
Setembro 18, 2021 at
3:33 pm
Abbas,
No início, quando apareceu, teve. E eu, para ser sincero, nunca o achei nada de especial. Para um defesa tem muitas “paragens cerebrais”.
Quanto ao Daniel Carriço, para mim seria uma opção interessante para o Sporting. Pena que nunca se tenha falado muito dele cá em Portugal. Se tivesse um penteado extravagante e falasse “á dread” já era um espectáculo de jogador e falado nos programas pseudo-desportivos da CMTV.
Saudações Leoninas
Antonio Clismo
Posted
Setembro 18, 2021 at
6:15 pm
Carriço teve muita imprensa, o seu problema foi a forma absurda como foi gerida a sua carreira..
Primeiro era baixíssimo para central, até foi aposta no início para médio defensivo. Depois é emprestado a um clube do Chipre.. (Adrien Silva também chegou a ser emprestado com 19 ou 20 anos para um clube de Israel..) ou seja, não se sabe onde a direção do Sporting andava com a cabeça naquela altura.. É normal que se tenham perdido mais talentos nesta fase do que aqueles que foram aproveitados..
Depois forçou a saída e saiu quase de graça para o Championship inglês e depois foi aproveitado pelo Sevilha mas em 7 épocas que esteve no clube espanhol só foi importante em 3 épocas.. portanto muito longe de ser consensual.
Quanto ao Rúben Semedo é uma fase completamente diferente da Academia de Alcochete. O Rúben nunca teve cabeça para nada, aliás foi sempre suplente quer do Ilori, quer do Nuno Reis, quer do Tobias Figueiredo, só começou a ter algum protagonismo no último ano de júniores e era mais conhecido na Academia pelo mau comportamento do que pelo seu nível de jogo. E aliás, tal como o Gelson Martins nunca escondeu o seu benfiquismo, o que lhe trouxe muitos problemas.
Rui Miguel Ribeiro
Posted
Setembro 18, 2021 at
11:23 pm
A palavra-chave é “ERA”, embora eu escolhesse “SERIA”.
Antonio Clismo
Posted
Setembro 18, 2021 at
6:06 pm
Neto é importante pela experiência e pelo que ainda consegue dar à equipa. Por exemplo o Antunes e o João Pereira já não tinham pedalada para o Sporting e a presença deles fez falta contra o Ajax, nem que fosse a partir do banco.
Neto ainda dá isso à equipa não só fora como dentro do campo.
De um momento para o outro o Sporting passou a ser apetecível outra vez que qualquer dia volta o Carriço, como volta o Veloso, o Nani, o José Fonte e o Adrien.. Voltam todos e quando o Adán se reformar ainda volta o Rui Patrício para fazer uma última época..
Marcio Ricardo
Posted
Setembro 18, 2021 at
11:11 pm
Espero que voltem todos ao mesmo tempo. Vai ser uma delicia, para os rivais.
Antonio Clismo
Posted
Setembro 18, 2021 at
2:51 pm
O Estoril tem lá um central que o Rúben Amorim pode meter os olhos que é o Bernardo Vital.
Tem tudo para daqui a um ou 2 anos ser um autêntico patrão de qualquer defesa num nível alto.
Nunop
Posted
Setembro 18, 2021 at
5:29 pm
Uii…um gajo que daqui a 1 ou 2 anos tem tudo para ser um autêntico patrão de qualquer defesa num nível alto….um gajo que nem titular no Estoril é, ou seja Bruno Pinheiro tem ali um central que daqui a 1 ano pode-se assumir como patrão da defesa do Benfica, Porto, Sporting, mas prefere andar a jogar com o Lucas Africo, Nahuel Ferraresi e Patrick, sendo neste momento o Bernardo Vital o 4º central da hierarquia.
Clássico Clismo, a valorizar o jovem jogador português de uma maneira absurda. O rapaz tem potencial, fez dois jogos bons no início da liga, mas vamos lá ter calma sff, nem titular do Estoril é e vens para aqui dizer que daqui a 1 ano podia ser um autêntico patrão de uma defesa de alto nível..
Antonio Clismo
Posted
Setembro 18, 2021 at
6:16 pm
Daqui a 1 ou 2 anos cá estaremos para analisar a situação ;)
Mushy
Posted
Setembro 18, 2021 at
9:31 pm
Se tiver um minino de sucesso vai estar cá para dizer “eu disse”, se não tiver sucesso, ninguém irá lembrar-se do seu comentário. São tantos jogadores que serão craques e por essa lógica poderíamos dizer que é só craques na liga portuguesa daqui a uns tempos.
Antonio Clismo
Posted
Setembro 19, 2021 at
8:54 am
Sabes que a única razão para o Bernardo Vital estar no banco é facto de ainda não ter renovado com o Estoril não sabes?
Assim que renove contrato volta novamente à titularidade, como é normal.
Nunop
Posted
Setembro 19, 2021 at
12:18 pm
É normal que não tenha renovado, ouviu o Clismo dizer que daqui a um ano é o patrão da defesa dos três grandes. Porque renovar com o Estoril onde é suplente?
Antonio Clismo
Posted
Setembro 19, 2021 at
2:17 pm
Tem propostas para ir receber 10 vezes mais e sem ter de sair de casa. Tem um simples salário de formação com o Estoril (um pouquinho melhorado pela vitória na Liga Revelação no ano passado). Esse contrato acaba no final da época.
O Estoril só o mete a jogar se renovar contrato até 2026 e com uma cláusula de rescisão que impossibilitaria essa mudança que tem planeada.
O que farias no lugar dele?
Slayer666
Posted
Setembro 18, 2021 at
9:41 pm
Bernardo Vital tudo para ser o patrão de uma defesa num nível alto?
ah, espera, concordo a 100%, o banco/bancada é mais alto que o relvado, dai o alto nível, certo?
É que se ele nem joga ?♂️
OMotoqueiroGuti
Posted
Setembro 19, 2021 at
1:04 am
Por falar em centrais, acredito que Amorim tenha o desejo de jogar com um líbero entre os outros dois. Pelo menos em jogos mais fechados, um jogador assim ajudaria o meio campo no momento ofensivo e seria o farol da defesa.
Em termos técnicos Inácio tem predicados, mas com Coates cá isso não irá acontecer pois o uruguaio não pode jogar mais descaído. Não tem características para isso, creio.
Enfim, que jeito daria ao Amorim ter um jogador como o antigo capitão Beto. Tinha muito boa relação com bola e sabia defender. Neste esquema casaria muito bem. Ele e Nuno Valente, jogador esquerdino e corpulento, com boa velocidade, capacidade técnica e impulsão. Foi um bom defesa esquerdo… mas teria sido um grande central no mesmo lado.
Neste esquema do líbero, e com um Paulinho também muito associativo, o meio campo nunca teria problemas em fazer a bola girar. E Matheus Nunes, jogador de ataque, também teria mais liberdade. Enfim, talvez um dia isso se verifique.
Mas também é verdade que, neste papel, Inácio teria responsabilidades muito grandes. E não sei se já tem estofo para isso. O futebol poderá trazer novidades. Quaresma, se fizer cerca de 80 e tal jogos ao mais alto nível na primeira liga, também poderá ter um dia essa capacidade.
Não sei se Neto irá renovar. Independentemente disso, fez bem Amorim em valorizar o contributo dele.
É provável que um dia destes um novo jovem apareça. É essa a actual política do clube.
P.S – responder agora ao user que me falou sobre a polivalência do Esgaio. Peço desculpas pela demora e pelo facto de não me recordar do teu nome.
Esgaio na ala esquerda pode ser possível, mas vejo de repente dois problemas. O primeiro é Matheus Reis. Se Amorim não apostar nele estão é sinal de que não está cá a fazer grande coisa. O brasileiro tem de jogar. Depois, acho que o jogo do Sporting ficaria muito afunilado. É necessário ter alas que agarrem a linha e saquem cruzamentos, por exemplo. Esgaio na esquerda teria mais dificuldade.
Falaste também na hipótese de ele jogar nas extremidades. Pode ser, mas… o estilo de Amorim contempla extremos com golo. Esgaio tem? Nhé… ? … Tendo um avançado como Paulinho é importante os extremos terem capacidade de finalização. Já em Braga eram eles quem marcavam mais golos com este treinador. Coincidência? Não creio.
Assim de repente, acho que o nazareno é uma boa solução para o lugar de Porro e para central direito, onde a sua experiência e maior capacidade ofensiva podem ser importantes. Mesmo em termos defensivos ele não é nada mau…
Enfim, talvez eu esteja redondamente enganado. Veremos no que dá.
Abbas
Posted
Setembro 19, 2021 at
9:56 am
O Germano e o Humberto Coelho também ficariam bem neste esquema.
OMotoqueiroGuti
Posted
Setembro 19, 2021 at
11:07 am
Falando em jogadores mais recentes, o próprio do David Luiz também se ajustaria muito bem a este esquema. Mesmo jogando à direita ele daria aquela capacidade de sair a jogar que um clube como o Sporting normalmente necessita.
Teria sido uma boa aquisição, mas compreendo que os valores poderiam ser proibitivos para alguém nos 34 anos.
Lembrei-me imediatamente do meu capitão Beto. Teve uma boa carreira mas hoje poderia ter alcançado patamares mais altos. Hoje valorizam-se muito mais os defesas que saibam sair a jogar, e ele tinha essa capacidade. Faria este papel com bastante facilidade. Tinha boa impulsão, boa velocidade, boa técnica e até um bom remate.
Foi algumas vezes testado na lateral direita e até no meio campo, mas era neste papel que eu acho que poderia ter tido uma carreira ainda melhor.
JM888
Posted
Setembro 19, 2021 at
4:12 pm
Em termos de potencial não há muito nos B’s do Sporting, na minha opinião. O jogador mais interessante seria o Lamba, mas é muito irregular e para uma defesa a três é muito limitado (não tem a velocidade e agilidade para jogar às direita, ou a cultura táctica e experiência para ficar com a posição do meio). Tenho que incluir nesta análise menos positiva o Marsà. É verdade que a questão da renovação o tirou dos B’s do Barça mas falando aqui com qualquer culé dizem que nos últimos tempos o seu crescimento parou, não tendo evoluído como outros.
Em Portugal gosto do Tiago Ribeiro, capitão da B SAD. Parece ter margem para crescer. Num esquema de três centrais pode perfeitamente jogar na directa ou ao centro. E numa equipa de ataque continuado pode ter a margem suficiente para crescer com calma e ser acompanhado pela experiência de jogadores como Neto, Coates ou Feddal.
Nos juniores atenção, ao Emanuel Fernandes (faz esquerda e centro) e ao Gilberto, creio que têm mais margem que o Goulart ou o Lamba. E temos que esperar pelo Catena.
Gosto do projecto do Sporting. Parece-me limitado mas realista. É o que há. As finanças têm que estabilizar, este pode ser o caminho, tem que ser o caminho. Fiquei mal habituado na época passada e hoje acho que o nosso plantel é (muito) limitado. Vamos continuar a apoiar a equipa, o treinador e a direcção. Esperemos mais Braganças, Inácios, TT’s, etc… Este é o caminho, este é o Sporting…
19 Comentários
Estigarribia
Ao nível do plantel principal, Luís Neto é um jogador fundamental para criar um bom clima no balneário e para acolher a malta mais nova que chega à equipa A vinda das camadas jovens (como aconteceu o ano passado). Seria interessante, que dentro dessa óptica do Luís Neto, se fosse buscar o Daniel Carriço que em nada é inferior a outros defesas que já tivemos no passado (infelizmente nunca teve o colinho da imprensa, como aconteceu por exemplo com o Rúben Semedo).
Saudações Leoninas
Abbas
O Ruben Semedo teve o colinho da imprensa? Por amor de deus… O homem tem a imagem pública totalmente trucidada e pelos vistos nem culpado era. Menos… depois comparar a qualidade futebolística dos dois é hilariante. O Semedo sem polémicas e com cabeça era dez vezes superior ao Carriço.
Estigarribia
Abbas,
No início, quando apareceu, teve. E eu, para ser sincero, nunca o achei nada de especial. Para um defesa tem muitas “paragens cerebrais”.
Quanto ao Daniel Carriço, para mim seria uma opção interessante para o Sporting. Pena que nunca se tenha falado muito dele cá em Portugal. Se tivesse um penteado extravagante e falasse “á dread” já era um espectáculo de jogador e falado nos programas pseudo-desportivos da CMTV.
Saudações Leoninas
Antonio Clismo
Carriço teve muita imprensa, o seu problema foi a forma absurda como foi gerida a sua carreira..
Primeiro era baixíssimo para central, até foi aposta no início para médio defensivo. Depois é emprestado a um clube do Chipre.. (Adrien Silva também chegou a ser emprestado com 19 ou 20 anos para um clube de Israel..) ou seja, não se sabe onde a direção do Sporting andava com a cabeça naquela altura.. É normal que se tenham perdido mais talentos nesta fase do que aqueles que foram aproveitados..
Depois forçou a saída e saiu quase de graça para o Championship inglês e depois foi aproveitado pelo Sevilha mas em 7 épocas que esteve no clube espanhol só foi importante em 3 épocas.. portanto muito longe de ser consensual.
Quanto ao Rúben Semedo é uma fase completamente diferente da Academia de Alcochete. O Rúben nunca teve cabeça para nada, aliás foi sempre suplente quer do Ilori, quer do Nuno Reis, quer do Tobias Figueiredo, só começou a ter algum protagonismo no último ano de júniores e era mais conhecido na Academia pelo mau comportamento do que pelo seu nível de jogo. E aliás, tal como o Gelson Martins nunca escondeu o seu benfiquismo, o que lhe trouxe muitos problemas.
Rui Miguel Ribeiro
A palavra-chave é “ERA”, embora eu escolhesse “SERIA”.
Antonio Clismo
Neto é importante pela experiência e pelo que ainda consegue dar à equipa. Por exemplo o Antunes e o João Pereira já não tinham pedalada para o Sporting e a presença deles fez falta contra o Ajax, nem que fosse a partir do banco.
Neto ainda dá isso à equipa não só fora como dentro do campo.
De um momento para o outro o Sporting passou a ser apetecível outra vez que qualquer dia volta o Carriço, como volta o Veloso, o Nani, o José Fonte e o Adrien.. Voltam todos e quando o Adán se reformar ainda volta o Rui Patrício para fazer uma última época..
Marcio Ricardo
Espero que voltem todos ao mesmo tempo. Vai ser uma delicia, para os rivais.
Antonio Clismo
O Estoril tem lá um central que o Rúben Amorim pode meter os olhos que é o Bernardo Vital.
Tem tudo para daqui a um ou 2 anos ser um autêntico patrão de qualquer defesa num nível alto.
Nunop
Uii…um gajo que daqui a 1 ou 2 anos tem tudo para ser um autêntico patrão de qualquer defesa num nível alto….um gajo que nem titular no Estoril é, ou seja Bruno Pinheiro tem ali um central que daqui a 1 ano pode-se assumir como patrão da defesa do Benfica, Porto, Sporting, mas prefere andar a jogar com o Lucas Africo, Nahuel Ferraresi e Patrick, sendo neste momento o Bernardo Vital o 4º central da hierarquia.
Clássico Clismo, a valorizar o jovem jogador português de uma maneira absurda. O rapaz tem potencial, fez dois jogos bons no início da liga, mas vamos lá ter calma sff, nem titular do Estoril é e vens para aqui dizer que daqui a 1 ano podia ser um autêntico patrão de uma defesa de alto nível..
Antonio Clismo
Daqui a 1 ou 2 anos cá estaremos para analisar a situação ;)
Mushy
Se tiver um minino de sucesso vai estar cá para dizer “eu disse”, se não tiver sucesso, ninguém irá lembrar-se do seu comentário. São tantos jogadores que serão craques e por essa lógica poderíamos dizer que é só craques na liga portuguesa daqui a uns tempos.
Antonio Clismo
Sabes que a única razão para o Bernardo Vital estar no banco é facto de ainda não ter renovado com o Estoril não sabes?
Assim que renove contrato volta novamente à titularidade, como é normal.
Nunop
É normal que não tenha renovado, ouviu o Clismo dizer que daqui a um ano é o patrão da defesa dos três grandes. Porque renovar com o Estoril onde é suplente?
Antonio Clismo
Tem propostas para ir receber 10 vezes mais e sem ter de sair de casa. Tem um simples salário de formação com o Estoril (um pouquinho melhorado pela vitória na Liga Revelação no ano passado). Esse contrato acaba no final da época.
O Estoril só o mete a jogar se renovar contrato até 2026 e com uma cláusula de rescisão que impossibilitaria essa mudança que tem planeada.
O que farias no lugar dele?
Slayer666
Bernardo Vital tudo para ser o patrão de uma defesa num nível alto?
ah, espera, concordo a 100%, o banco/bancada é mais alto que o relvado, dai o alto nível, certo?
É que se ele nem joga ?♂️
OMotoqueiroGuti
Por falar em centrais, acredito que Amorim tenha o desejo de jogar com um líbero entre os outros dois. Pelo menos em jogos mais fechados, um jogador assim ajudaria o meio campo no momento ofensivo e seria o farol da defesa.
Em termos técnicos Inácio tem predicados, mas com Coates cá isso não irá acontecer pois o uruguaio não pode jogar mais descaído. Não tem características para isso, creio.
Enfim, que jeito daria ao Amorim ter um jogador como o antigo capitão Beto. Tinha muito boa relação com bola e sabia defender. Neste esquema casaria muito bem. Ele e Nuno Valente, jogador esquerdino e corpulento, com boa velocidade, capacidade técnica e impulsão. Foi um bom defesa esquerdo… mas teria sido um grande central no mesmo lado.
Neste esquema do líbero, e com um Paulinho também muito associativo, o meio campo nunca teria problemas em fazer a bola girar. E Matheus Nunes, jogador de ataque, também teria mais liberdade. Enfim, talvez um dia isso se verifique.
Mas também é verdade que, neste papel, Inácio teria responsabilidades muito grandes. E não sei se já tem estofo para isso. O futebol poderá trazer novidades. Quaresma, se fizer cerca de 80 e tal jogos ao mais alto nível na primeira liga, também poderá ter um dia essa capacidade.
Não sei se Neto irá renovar. Independentemente disso, fez bem Amorim em valorizar o contributo dele.
É provável que um dia destes um novo jovem apareça. É essa a actual política do clube.
P.S – responder agora ao user que me falou sobre a polivalência do Esgaio. Peço desculpas pela demora e pelo facto de não me recordar do teu nome.
Esgaio na ala esquerda pode ser possível, mas vejo de repente dois problemas. O primeiro é Matheus Reis. Se Amorim não apostar nele estão é sinal de que não está cá a fazer grande coisa. O brasileiro tem de jogar. Depois, acho que o jogo do Sporting ficaria muito afunilado. É necessário ter alas que agarrem a linha e saquem cruzamentos, por exemplo. Esgaio na esquerda teria mais dificuldade.
Falaste também na hipótese de ele jogar nas extremidades. Pode ser, mas… o estilo de Amorim contempla extremos com golo. Esgaio tem? Nhé… ? … Tendo um avançado como Paulinho é importante os extremos terem capacidade de finalização. Já em Braga eram eles quem marcavam mais golos com este treinador. Coincidência? Não creio.
Assim de repente, acho que o nazareno é uma boa solução para o lugar de Porro e para central direito, onde a sua experiência e maior capacidade ofensiva podem ser importantes. Mesmo em termos defensivos ele não é nada mau…
Enfim, talvez eu esteja redondamente enganado. Veremos no que dá.
Abbas
O Germano e o Humberto Coelho também ficariam bem neste esquema.
OMotoqueiroGuti
Falando em jogadores mais recentes, o próprio do David Luiz também se ajustaria muito bem a este esquema. Mesmo jogando à direita ele daria aquela capacidade de sair a jogar que um clube como o Sporting normalmente necessita.
Teria sido uma boa aquisição, mas compreendo que os valores poderiam ser proibitivos para alguém nos 34 anos.
Lembrei-me imediatamente do meu capitão Beto. Teve uma boa carreira mas hoje poderia ter alcançado patamares mais altos. Hoje valorizam-se muito mais os defesas que saibam sair a jogar, e ele tinha essa capacidade. Faria este papel com bastante facilidade. Tinha boa impulsão, boa velocidade, boa técnica e até um bom remate.
Foi algumas vezes testado na lateral direita e até no meio campo, mas era neste papel que eu acho que poderia ter tido uma carreira ainda melhor.
JM888
Em termos de potencial não há muito nos B’s do Sporting, na minha opinião. O jogador mais interessante seria o Lamba, mas é muito irregular e para uma defesa a três é muito limitado (não tem a velocidade e agilidade para jogar às direita, ou a cultura táctica e experiência para ficar com a posição do meio). Tenho que incluir nesta análise menos positiva o Marsà. É verdade que a questão da renovação o tirou dos B’s do Barça mas falando aqui com qualquer culé dizem que nos últimos tempos o seu crescimento parou, não tendo evoluído como outros.
Em Portugal gosto do Tiago Ribeiro, capitão da B SAD. Parece ter margem para crescer. Num esquema de três centrais pode perfeitamente jogar na directa ou ao centro. E numa equipa de ataque continuado pode ter a margem suficiente para crescer com calma e ser acompanhado pela experiência de jogadores como Neto, Coates ou Feddal.
Nos juniores atenção, ao Emanuel Fernandes (faz esquerda e centro) e ao Gilberto, creio que têm mais margem que o Goulart ou o Lamba. E temos que esperar pelo Catena.
Gosto do projecto do Sporting. Parece-me limitado mas realista. É o que há. As finanças têm que estabilizar, este pode ser o caminho, tem que ser o caminho. Fiquei mal habituado na época passada e hoje acho que o nosso plantel é (muito) limitado. Vamos continuar a apoiar a equipa, o treinador e a direcção. Esperemos mais Braganças, Inácios, TT’s, etc… Este é o caminho, este é o Sporting…