Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ninguém se ficou a rir no duelo entre Fonseca e Amorim; Man Utd chegou ao 2-1, depois do Lyon ter desperdiçado, mas Cherki empatou nos descontos; Onana ficou mal na fotografia

Quem levará a melhor? Gones mostraram um maior domínio e qualidade em ataque posicional, mas o United respondeu em contra-ataque e esteve a segundos de arrancar um triunfo em Lyon, numa grande assistência de Bruno Fernandes. Onana tornou a comprometer e fica mal na fotografia nos dois golos, Garnacho também esteve desastrado e o meio-campo continua a ser insuficiente. Do outro lado, Paulo Fonseca ficará a lamentar as ocasiões desperdiçadas, sobretudo na 2.ª parte, sendo que Cherki, que terá sido o melhor em campo, deu esperança para Old Trafford.

O Manchester United empatou 2-2 em Lyon na 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Os Gones marcaram primeiro, por intermédio de Thiago Almada, num livre lateral onde Onana ficou mal na fotografia, mas Yoro empatou antes do intervalo. No 2.º tempo, o conjunto de Paulo Fonseca carregou à procura de nova vantagem, mas Lacazette e Tolisso não conseguiram marcar e foi Zirkzee a consumar a reviravolta, após assistência de Bruno Fernandes, aos 88′. Todavia, quando se perspetivava um triunfo dos Red Devils, Cherki, numa recarga a uma bola aliviada para a frente por Onana, fez o 2-2 final aos 90’+5.

26 Comentários

  • L_Higuita
    Posted Abril 10, 2025 at 9:08 pm

    O United apresenta melhorias, mas o mínimo necessário à equipa era ter um guarda redes para aparar as debilidades.
    Acontece que têm um que dá precisamente o oposto.

    Se o primeiro golo já vi muitos guarda redes de qualidade sofrerem, o segundo não deixa dúvidas que é provavelmente dos piores guarda redes da história do united, já diria o Matic.
    A defesa incompleta para a frente, e a lentidão de reacção à recarga, é de uma falta de nível tremendo. Será sem dúvida um dos primeiros a ser substituído no plantel.

    E isto só torna o United mais permeável nesta fase de reconstrução, porque os próprios adversários rematam e lançam bolas com muito mais frequência na tentativa de explorar uma falha do Onana, que como se vê, é sempre uma questão de tempo até surgir.

    Parabéns aos dois treinadores portugueses pela boa réplica.

  • Hulenois
    Posted Abril 10, 2025 at 9:33 pm

    Bom jogo de futebol. Man utd pouco a pouco vai se organizando como equipa. Mas ficou claro para mim que com estes jogadores Amorim não vai fazer muito na próxima época.
    Rasmus Hojlund é o pior ponta de lança titular que já vi num grande de Inglaterra, mesmo em portugal. Pena do Fc porto, Mitroglou ou Feher do Benfica ou ainda Nicolai do Sporting colocavam no bolso este tipo. Que frouxo.
    O novo Cr7 também deixa a desejar. Assim só se for o actual porque o de Sporting já era perigoso na mesma idade. Não sabe driblar, temporizar ou pelo menos fazer combinações é só correr que o Bolt me apanhe.
    Ali mesmo só Masraoui, Yoro, Bruno são grandes jogadores. Depois os aceitáveis Dalot, Dorgu, Ugarte e Zerkzee. O resto é lixo.
    Onana é sim o pior guardaredes titular do Man Utd de sempre. Nunca vi um keeper sem bases de como defender uma bola em certas circunstâncias. Até o cepo do Barthez faria melhor.

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 10, 2025 at 9:35 pm

    Onana encarna a moda recente dos guarda redes que são muito bons com os pés.

    Mas para ser um Neuer também é preciso ser bom com as mãos.

    Isto e o De Gea a brilhar em Florença…

    Ainda assim acredito que o United que até costuma jogar melhor fora do que em casa, acabe por passar esta eliminatória isto apesar do Lyon ter melhorado imenso com Paulo Fonseca e ter jogadores de muita qualidade

    • Veridis Quo
      Posted Abril 10, 2025 at 10:06 pm

      Se o Onana serve ou não, é uma discussão a ter. E acho que a maioria pende para o mesmo lado. Puxar o De Gea para a discussão é que não faz sentido nenhum. As últimas épocas dele foram atroz e não é na questão do jogo de pés, o De Gea deixava entrar golos ridículos constantemente e foi quase sempre um foco de insegurança até no seu aspeto forte, que é o shot stopping.
      O De Gea serve para a Fiorentina, como o Antony serve para o Betis. O Hart não passou a servir ou ter capacidades para ser o GR do Guardiola só porque o Bravo também foi um falhanço.
      O De Gea não só era um GR limitado na maioria dos aspetos (controlo da profundidade, jogo de pés, saída a cruzamentos), como teve um declínio gigantesco naquilo que era o seu ponto forte e na razão pela qual foi um dos melhores do mundo, que é o seu shot stopping.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Abril 10, 2025 at 9:42 pm

    Em primeiro lugar dizer que aconteça o que acontecer esta campanha europeia está a ser interessante e que a grande fatia de reconhecimento terá de ser para os jogadores porque semana após semana foram sempre trucidados pela imprensa mesmo quando jogaram em posições que não os beneficiavam.
    Jogadores como um todo sim, mas em termos individuais novamente o Onana a fazer aquilo que tem feito, o chamado meltdown que certos adeptos também têm em Portugal quando mudaram a agulha e começaram a desconsiderar os seus treinadores depois de tanta conversa bonita sobre paciência e outras coisas que normalmente as pessoas só dizem em causa alheia.
    Onana tem estado mal e Altay não tem merecido qualquer tipo de apreço pelo treinador porque deveria ter igual oportunidade de errar e de tentar cimentar o seu lugar no 11.
    Mas hey, talvez seja novamente aquela conversa do teste que o Amorim está a fazer. É tudo um teste, calma, é propositado.
    Noutros clubes há quem tente fazer um central jogar bem no meio campo por necessidade e é criticado. No United temos disto.
    Provavelmente sairá mais uma “alhada” na próxima reunião com o board.
    Ao que este clube chegou.
    Sobre o resultado é um resultado positivo onde o United jogou na expectativa que é onde se sente bem como eu escrevi logo na chegada do Amorim.
    Desejo sucesso aos jogadores, porque ao presidente e ao actual treinador não reconheço capacidades para este clube.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Abril 10, 2025 at 10:09 pm

      Acrescentar ainda que acho normal que digam que Højlund é uma bela de uma porcaria.
      Antony também era, mas como depois como a jogar barbaridades houve necessidade de diminuir a liga espanhola só para evitar criticar o United e também à cabeça quer Ten Hag quer Amorim.
      Bem, Ten Hag também é e sempre foi uma porcaria já se sabe. Erro meu, só falta mesmo tentar perceber se Amorim deu alguma confiança ao atleta. Acho que não e foi uma pena.
      É tudo uma porcaria porque este clube está uma porcaria.
      Imagino a cara dos jogadores quando metem para o lugar um treinador que em nada mostrou ser superior ao neerlandês e com a narrativa que é uma um estoiro de técnico.
      Højlund deveria a todo o custo sair do clube porque merece ser feliz, está claramente sem confiança nenhuma, e Amorim claramente veio para ficar.
      Toda a conversa na imprensa, a desculpabilização constante mesmo quando faz erros clamorosos já é indício que é por aí que se vai. Há todo um ambiente que indica claramente qual é o objetivo.
      Tudo bem, quem está mal que se mude já diz a sabedoria popular.

      • 2DedosDeTesta_
        Posted Abril 11, 2025 at 4:48 am

        Bom monólogo bro. Falta responderes á tua segunda resposta. Abraços

        • Carocho1
          Posted Abril 11, 2025 at 7:02 am

          Ele adora falar sozinho, e em todos os comentários leio na diagonal só à procura da palavra “Amorim”. Nunca falha. É uma tara.

          • ManuelFAlbuquerque_
            Posted Abril 11, 2025 at 9:41 am

            Bom dia a ambos.
            Se fosse um monólogo vocês não teriam vindo responder.
            Alguma vez me dirigi a vocês?
            Claramente estão atentos ao que eu escrevo.
            Continuem que aprendem qualquer coisa.

        • Manel-Abecasis
          Posted Abril 11, 2025 at 9:06 am

          São umas ótimas crónicas, sempre a chorar e sem na ânsia de atacar o Sporting de alguma forma. Se descerem vai ser muito engraçado ver a crónica do dia.

          • ManuelFAlbuquerque_
            Posted Abril 11, 2025 at 9:49 am

            Bom dia.
            Fala o adepto do clube que mais se queixa dos árbitros mas que depois também mais troca de treinadores de todos os clubes da primeira liga portuguesa nas últimas largas décadas.
            Não ganham porque são roubados e a recompensa aos treinadores é meter os tipos na rua.
            Portanto quem mais chora em Portugal são vocês e não vos reconheço moral para dizerem isso de mim quando eu nunca toquei em árbitros para falar na auto sabotagem que o United tem feito e não começou com Amorim.
            Em nenhum momento disse que o clube está bem e que Amorim o veio estragar.
            Têm de dar o benefício da dúvida ao Rui Borges assim como provavelmente pediam aos adeptos do United para fazer o mesmo com Amorim.
            Como não são coerentes, é no que dá. Nada de surpreendente e não é exclusivo dos sportinguistas em Portugal.

        • ManuelFAlbuquerque_
          Posted Abril 11, 2025 at 9:52 am

          Bom dia.
          Sei que vais continuar a ler e vais continuar a criticar.
          Mas não tentes perguntar a ti mesmo o porquê de continuares a ler algo que supostamente não presta.
          Se pensares bem ainda pedes para seres internado.

  • Fica a nota
    Posted Abril 10, 2025 at 10:07 pm

    O karma é tramado… de facto, quando és um dos piores GR da história do MU, devias ter cuidado com o que dizes… o Matic bem avisou, e o homem ainda foi responder. Pois bem, foram 2 frangos em vez de um! ?
    De resto, outro que deve ser dos piores da história do United é o Hojlund. E tenho algumas dúvidas que Garnacho venha a ser jogador para ser titular de uma equipa que lute pela Premier ou Champions. Parece-me que nunca vai passar muito disto, mas posso estar enganado, veremos…
    Por fim, é impressionante o que joga Bruno Fernandes! De certa forma, é até uma pena que nunca tenha tido a oportunidade de jogar numa equipa que lute pela Champions. Acredito que ganhando ou chegando à final de uma, facilmente entraria nas contas para Bola de Ouro ou, pelo menos, seria mais reconhecido como um dos melhores médios do mundo.

  • Stravinsky
    Posted Abril 10, 2025 at 10:08 pm

    O Amorim vai limpar esta Liga Europa.
    E como já tinha dito aqui, acredito que o Amorim vai ganhar um título antes do Arteta.

  • VaideMota
    Posted Abril 10, 2025 at 10:46 pm

    Quem tem razão é o Ferdinand. É mandar vir o Oshimen e ‘pagar’ com o Garnacho.

  • Carocho1
    Posted Abril 11, 2025 at 6:57 am

    Onana é isto.
    Mediocridade em toda a linha mas de vez em quando saca umas defesas boas.
    Matic não disse exagero nenhum

  • João
    Posted Abril 11, 2025 at 7:21 am

    O Onana já salvou alguns jogos mas acho que já enterrou mais do que salvou

  • Mantorras
    Posted Abril 11, 2025 at 9:57 am

    Era um jogo que podiam ter vencido, nao fosse Onana.
    O United esta melhor, ja se ve um 343 em campo, e nao uma especie de 541, ja se ve mais seguranca defensiva, apesar do mau jogo ontem, do Casemiro, e nem Ugarte ter estado muito bem. O que joga Yoro(!) e mesmo o Maz, gosto muito dele a central. No entanto, Bruno tem que ser MC (surpreendeu-me o posicionamento inicial), e a melhor posicao para ele actualmente, e sobram poucos para jogarem mais a frente. Mesmo com Mount de regresso, ainda longe da melhor forma, ou Mainoo a meio gas. Garnacho e Hojlund estragam muito jogo, deviam sair ambos e virem jogadores com outro nivel, mas para os vender e preciso nao os desvalorizar…

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Abril 11, 2025 at 11:47 am

      Boa tarde.
      Já veio um jogador. Dorgu.
      É este tipo de jogador que vai elevar o United a um patamar onde possa realmente fazer épocas muito fortes internamente? Não me parece.
      Yoro é intermitente, Maz também.
      O que até é normal dado já terem passado por umas 3 posições diferentes.
      Højlund no jogo contra Portugal jogou bastante bem, simplesmente não está na equipa certa e com o treinador certo para ele.
      Garnacho e Højlund já fizeram coisas muito boas nas suas jovens carreiras, algo se passa.
      Bruno Fernandes é o jogador do United com mais confiança no momento de disparar, claramente tem de estar com liberdade. Em condições normais não deve ser um dos médios centro.
      Este United é bizarro, joga com três centrais numa ideia de jogo apoiado com defesas que saibam jogar e depois está é mais confortável em futebol direito mas o seu treinador depois aposta em Maguire para salvar as partidas.
      É tudo colado a cuspo, mas é normal visto que Amorim é um treinador que no Sporting foi habituado a ter o que queria e depois de um quarto lugar recebe um monstro chamado Gyokeres. Foi a sorte da sua carreira, dificilmente voltará a acontecer e ele tem de evoluir taticamente porque não está a jogar contra as equipas portuguesas em Inglaterra.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Abril 11, 2025 at 12:31 pm

        O Garnacho e o Hojlund são banais. O Hojlund em Alvalade fez um péssimo jogo. Não sei o que andas a ver sinceramente

      • maZe
        Posted Abril 11, 2025 at 1:13 pm

        É engraçado que, apesar de eu gostar do Amorim e lhe desejar sucesso, até concordo com algumas das coisas que escreves, dás-te ao trabalho de explanar uma análise com lógicas suportadas e não é só um hate directo como muitos fazem em relação a outras personagens. Porém não deixa de ser cómico verificar que estás numa autêntica cruzada que já ultrapassa a obsessão. Em todos os comentários, até em notícias que não são do United, fazes uma ginástica enorme para falar dele. O pessoal já quase não te responde muito e pelos vistos isso afecta-te, precisas da tua quota de atenção e até vens aqui responder a um comentário do nada. Quanto às tuas respostas sempre com um boa tarde/dia venenoso no início, nem vale a pena comentar muito. Acabas sempre os comentários com insultos menos velados e boquinhas incendiárias.

        Este blogue sempre foi um espaço incrível para a discussão civilizada sobre futebol mas de tempos a tempos há sempre um user como tu. É um padrão curioso e já faz parte da vida. O que costuma acontecer é que acabam por ser absorvidos pela paisagem e já ninguém repara neles passado uns meses. A coisa mais difícil para um irritador crónico é conseguir manter o nível de choque/provocação sem cair na monotonia. Tenho algum interesse para assistir ao desenrolar das tuas interacções.

        • ManuelFAlbuquerque_
          Posted Abril 11, 2025 at 4:17 pm

          Boa tarde.
          Foste com demasiada sede ao pote e por é normal que o tenhas partido.
          Explico tudo por alíneas que assim é mais fácil.
          A) dizes que ninguém me responde numa notícia onde recebi uma porrada de comentários além do teu. É obra.
          B) dizes que vim do nada fazer um comentário sem lógica ao Mantorras, mas agora lê a resposta enorme que ele me deu e sempre a falar sobre futebol, assim como o meu comentário a ele foi claramente sobre futebol. Quiseste ser justiceiro e protetor dos mais fracos e quiseste falar em nome dele, mas foi um tiro completamente ao lado.
          C) dizes que o blogue sempre foi um lugar saudável, então faz um exercício de memória e recorda como tudo começou onde eu fiz uma análise tática sobre Amorim e com um tik tak tik tak ⏰. Leste as respostas que recebi? Também era saudável o ambiente? Criticas essas pessoas ou só criticas o Manuel porque o Manuel tem a ousadia de fazer críticas ao teu herói Amorim? Se só criticas o Manuel desejo-te um passeio a Mértola. Farto de sonsinhos já estou eu e acho que não sou o único.
          D) dizes que falo do Amorim com uma ginástica incrível. Pelo contrário, faço analogias com o que se passa no United e reparo que a incoerência é muito grande. Rui Borges é o maior exemplo disso, onde o discurso do não fez o plantel e merece mais tempo já não é usado, ainda por cima quando os resultados do Sporting não foram tão medonhos como os de Amorim no campeonato.
          Vejam bem como as coisas funcionam. Anedótico. Não tenho outra palavra. Anedótico mesmo.

      • Mantorras
        Posted Abril 11, 2025 at 1:45 pm

        Nao te parece, a ti, que com Dorgus, eles vao subir de nivel, de 15 para “epocas internamente fortes”?
        Acho que nao parece a ninguem e nao deves ser caso unico.
        O United, se calhar, ate gostaria de comprar o Nuno Mendes, mas nao precisa apenas de um jogador, precisa de trocar varios jogadores, e nao tem dinheiro para, em todas, passar de Dorgus a Nuno Mendes. Estao no redline a conta de muitos anos a deitar dinheiro ao lixo, precisamente por causa de acharem que os Dorgus nao servem. Nao ha dinheiro para “jogadores badalados”, os jogadores badalados tem muito mais risco, porque quando falhas ficas muito mais entalado, e o United ja esta entaladinho que chegue, e nao costumam querer vir para um clube em semelhante situacao, por isso seriam, ao dia de hoje, irrealistas (alem de errados/desaconselhaveis).
        —-
        De qualquer forma, acho mais ou menos factual que o Dorgu elevou o nivel do United. Acrescentou ao plantel coisas que nao tinha. Um ala com pe esquerdo. E o perfil esta correctissimo, jovem, fisicamente forte, capaz de jogar ja e de fazer piscinas 90min e ofensivamente competente, com encaixe imediato no sistema do treinador. Shaw nem sei se ainda e jogador de futebol e Malacia nem para lateral servia.
        —-
        Fazer varias contratacoes destas, e conseguir juntar a estas, outras 2 ou 3, mais badaladas, deve ser o objectivo. Para as mais badaladas, imagino que seja um PL, um Extremo/Avancado para jogar a 10, e um MC, que sao as posicoes onde carecem mais e onde a qualidade imediata pode ser mais importante, sendo que sera dificil convencer craques a assinar pelo United, ao dia de hoje, se tiverem outros grandes clubes interessados. E mesmo assim, nao passarao a lutar pelo titulo num ano, certamente, mas pelo menos nao sera a continuacao de uma politica absurda, de contratar pseudo craques pagos a peso de ouro, hipotecando o futuro do clube para varias epocas (assim, aqui chegaram!). Isto e valido para qualquer treinador do United. O United clube tem que fazer isto, e remodelar o plantel de forma a ter um plantel mais valioso em termos futuros, e poder construir em cima dele, com ajustes todos os anos. Isto de comprar jogadores que o treinador gosta ou treinou, por balurdios, com grandes contratos, e que ja se viu que se calhar nao vale a pena.
        —-
        Quanto ao reto, Yoro e muito bom jogador, para quem veio de lesao grave e prolongada, ja estar a carborar assim, na sua primeira epoca, neste United, esta optimo. O Maz tem entregado rendimento em todas as posicoes, nao se pode pedir mais que isso, tem inteligencia com bola para ser sempre um jogador e importante e a manter nos proximos anos. Ja o Bruno tem demonstrado que continua a ser decisivo partindo de uma posicao mais recuada. Ele ate pode nao ser o ideal, ate pode render mais a frente, mas a equipa carece muito mais dele como MC do que como 10, porque ninguem da (nem Eriksen, porque defende menos) o que o Bruno da ao jogo deles. Ontem foi exemplo disso. A equipa cresce logo com ele mais recuado.
        —-
        Quanto a Garnacho e Hojlund, ja mostraram mais o ano passado, mas nunca foram end product. Este ano a sua evolucao tem sido negativa. O United, sem dinheiro para investir, nao devia arriscar mais desvalorizacao, porque mais uma epoca destas vao ter que o mandar jogar no Betis, pagando o ordenado, a ver se alguem lhes pega. O que mostram nao sao problemas “em fazer coisas dificeis”, sao problemas recorrentes “em fazer o basico”. O Hojlund parece que nem uma bola sabes dominar, e isso e sinal que o melhor e mudar de ares, quer para ele quer para o clube. Ja o Garnacho, que na tomada de decisao continua demasiado infantil, nao encaixa propriamente bem no sistema, e nao sendo nenhum craque, o melhor para o clube e tentar aproveitar e trocar por alguem com melhor encaixe directo no sistema e esperar mais rendimento imediato.

        • ManuelFAlbuquerque_
          Posted Abril 11, 2025 at 4:28 pm

          Partes do princípio que o problema está nos jogadores e é uma linha de raciocínio que não acompanho.
          Assim tenho de ser coerente e achar que Dorgu não foi uma compra inteligente porque o modelo de Amorim não é o melhor para a realidade United e consequentemente não acho que um jogador de baixo QI futebolístico seja o melhor para uma equipa de 3 centrais que não tem capacidade para fazer jogos de domínio. E é isso que o Amorim quer porque se não fosse há muito que teria apostado num 4-3-3 onde por exemplo o Bruno Fernandes tivesse mais liberdade, apoiado por um Casemiro sem necessidade de se mexer muito no vértice.
          Teria também dada a lateral direita a Dalot onde ele fosse realmente um defesa porque ele não é o Pedro Porro.
          Tudo parte desta análise e por isso claramente o Dorgu não era o ideal e não foi barato.
          O Nuno Mendes?
          O Nuno Mendes joga num PSG que lhe dá outras condições. Num United de Amorim a coisa seria muito diferente.
          Amorim quer uma equipa que não está ao alcance dele. Nunca realmente treinou um Moreirense desta vida e percebeu como se monta uma equipa cínica. Daí também os problemas do United actualmente.
          Antony poderia estar cá a fazer o que faz no Bétis, bastaria ter treinadores que entendessem o momento do United. Ten Hag e Amorim não têm essa escola.
          Garnacho e Højlund ainda vão mostrar que o problema não está neles.

Deixa um comentário