Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Apenas campeões com o estatuto de cabeça de série na Champions

Se começasse este ano, FC Porto, Barça e Chelsea perdiam o estatuto de cabeça de série.


Concorda com a medida? É certo que que vai trazer maior equilíbrio à fase de grupos, mas pode originar jogos mais desequilibrados na fase a eliminar.

De acordo com o Mundo Deportivo, a UEFA tem uma novidade para a Liga dos Campeões da próxima temporada: colocar no pote 1 os campeões dos 7 países melhor colocados no ranking e o campeão em título da edição anterior. Assim sendo, na próxima edição estariam representados os campeões de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Itália, Rússia e França (a Ucrânia também ainda tem hipóteses), evitando que uma situação como a deste ano se verifique (três equipas espanholas, duas inglesas, uma alemã e duas portuguesas). Se a medida tivesse sido aprovada para esta edição, por exemplo o Porto, o Barça e o Chelsea sairiam do pote 1, dando a vaga a Juventus, CSKA e PSG. 

0 Comentários

  • Renato Teixeira
    Posted Setembro 12, 2014 at 6:42 pm

    Acho que favorece bastante a Champions. Tal como o nome diz, Liga dos Campeões, directos para o pote 1! Não podia estar mais de acordo!

  • m1950
    Posted Setembro 12, 2014 at 6:42 pm

    Acho que a forma como está é justa, pese embora o sistema de pontuações dar jeito as equipas de 2º e 3ª linha que vão a LE ganhar pontos, talvez este seja o grande senão deste formato.

  • André Cruz
    Posted Setembro 12, 2014 at 6:44 pm

    Concordo totalmente com esta medida, tal como concordei com a anterior (playoff dos campeões e playoff dos restantes). A Liga dos Campeões tem que dar primazia aos campeões dos seus países. Não podendo colocar todos os campeões no pote 1 que se coloque os campeões dos campeonatos mais fortes

  • Anónimo
    Posted Setembro 12, 2014 at 6:46 pm

    O Platini a inventar novamente…

    Então é o ranking dos clubes ou não é?

    E no pote 2? Também entram só os "vices" ou aí já podemos ter 3 italianas, 3 inglesas e 3 espanholas?

    Toni

  • Ricardo
    Posted Setembro 12, 2014 at 6:46 pm

    Muito bem. E acho bem mesmo!

  • 19wjsa
    Posted Setembro 12, 2014 at 6:47 pm

    Isso quereria dizer que o Arsenal por exemplo ia para o pote 4?

  • SLL
    Posted Setembro 12, 2014 at 6:52 pm

    Assim sendo haverá sempre um Barça/Real no pote 2, Atlético, Dortmund, e ainda um (ou mais) tubarºoes ingleses. Logo vai ser muito mais difícil conseguir um lugar no pote2. O Benfica nos próximos anos pode permanecer descansado quanto à LC mesmo que não seja campeão, uma vez que tem pontos suficientes para ficar no pote 2. Agora o Sporting dificilmente tão cedo conseguirá subir ao pote 2, enquanto que o Porto corre o risco de saltar do pote 1 para o 3 num futuro próximo, isto se não uma boa campanha nas competições europeias,

    • Anónimo
      Posted Setembro 12, 2014 at 7:32 pm

      Lugar no pote 2 assegurado? Acho que não entendeu muito bem. O ranking deixa de ter valor para os potes. Os 7 campeões vão para o pote 1. Os restantes campeões de ligas 8-x mais uns quantos vices de ligas 1-2,3. O resto preenchem os potes 3 e 4.

      Pelo que entendo, uma medida ridícula.

      GS

  • Guilherme Silva
    Posted Setembro 12, 2014 at 6:55 pm

    Acho que é uma boa medida. Torna as coisas mais justas, mas certamente que vai haver uns bons grupos desiquilibrados. Isto significa que se por exemplo o Arsenal acabar em 4º em Inglaterra, vai para o pote 4? Ou a partir do 2º pote funciona por coeficientes?

  • MosqueteiroSLB
    Posted Setembro 12, 2014 at 6:59 pm

    regra ridicula!
    para que e que servem os pontos conquistados na europa agora?
    isto favorece as equipas mais fracas, como as da russia/urcrania, que sem nada fazerem a nivel europeu, vao passar a ter mais oportunidades na europa.

  • Miguel Esteves
    Posted Setembro 12, 2014 at 6:59 pm

    Então e se o campeão do ano anterior for o campeão de uma dessas ligas?

  • VettelF1
    Posted Setembro 12, 2014 at 7:14 pm

    A competição denomina-se Liga dos Campeões. Se as equipas não têm competência para ser campeãs paciência. Por outro lado acho que isto permite ter grupos bem interessantes

  • Kafka I
    Posted Setembro 12, 2014 at 8:24 pm

    Inteiramente de acordo com esta medida, e a própria competição denomina-se Liga dos CAMPEÔES, não é Liga dos 2ºs, 3ºs e 4ºs Classificados das grandes Ligas…com esta medida levará ainda que hajam uns quantos grupos da morte, já que por exemplo Real Madrid e Barcelona nunca vão ser cabeças de série em simultâneo (a não ser no caso de um ser campeão de Espanha e o outro Campeão Europeu)

    • joão nogueira
      Posted Setembro 12, 2014 at 9:51 pm

      Então e diz-me lá agora como vão ser definidos os países que terão o seu campeão a participar? A Liga é dos campeões, mas também é da europa. Porque é que não se põe o campeão do liechenstein ao barulho, ou de andorra, ou de outro país qualquer completamente banal futebolisticamente?

    • Kafka I
      Posted Setembro 12, 2014 at 10:25 pm

      ??? desculpa?? os cabeças de série pertencem aos 7 Países com o melhor coefeciente no Ranking, qual é mesmo a tua dúvida?

      Liechenstein?? convém leres os regulamentos, ajuda…

    • Kafka I
      Posted Setembro 12, 2014 at 10:27 pm

      Mas já que falas nisso, é utópico mas se o Liechenstein conseguir ter um dos 7 melhores coeficientes da Europa, sim tem direito a que o seu campeão seja cabeça de serie, qual é a tua dúvida mesmo?

    • joão nogueira
      Posted Setembro 12, 2014 at 10:32 pm

      Então e porque é que o ranking havia de servir para umas coisas e não para outras? Que sentido é que isso faz? Se se definem esses 7 países baseados nele porque não as equipas, tal como é feito no presente?

      "Convém leres os regulamentos, ajuda…"
      Já toda a gente aqui sabe que o senhor Kafka é um indivíduo da maior sapiência, mui acima do banal homo sapiens.

    • Kafka I
      Posted Setembro 12, 2014 at 11:02 pm

      É a tua opinião, eu acho que se deve premiar os campeões dos 7 melhores Países, e tu achas que não, por isso é que estamos em Portugal…se tivéssemos na Coreia do Norte é que tínhamos de ter a mesma opinião…

  • Mike Portugal
    Posted Setembro 12, 2014 at 8:24 pm

    A medida não parece má em teoria, mas como é que se está a pensar em preencher o pote 2, 3 e 4? Com os pontos que as equipas têm no ranking ou com campeões de ligas inferiores?

  • Nuno
    Posted Setembro 12, 2014 at 8:24 pm

    Fica mais bonito no papel mas na prática acaba por ser a mesma coisa porque o pote 2 é quase tão forte como o pote 1. As equipas que passam para o pote 1 (os campeões) vêm do 2, as do 1 são relegadas para o 2, fica igual.

  • AfonsoHenriques
    Posted Setembro 12, 2014 at 8:48 pm

    Concordo plenamente! Parabéns Uefa

  • Anónimo
    Posted Setembro 12, 2014 at 8:52 pm

    Se pouco me engano, isto permitirá a outros magnatas explorarem outras ligas.. somente para verem o seu nome da famosa Liga.

    Cumprimentos
    João Simão

  • Anónimo
    Posted Setembro 12, 2014 at 9:33 pm

    Concordo inteiramente.
    Com a regra apenas dos coeficientes em vigor era uma repetição constante dos mesmos jogos (basta ver as fases de grupos dos ultimos 5/6 anos), na fase de Grupos.
    Só que a noticia não é totalmente transparente.
    Apenas se aplica a regra para o Pote 1 e depois, como agora, a partir do Pote 2 contam os coeficientes dos clubes ou a sua classificação no Campeonato?

    Peter Smile

  • Anónimo
    Posted Setembro 12, 2014 at 9:43 pm

    Pote 1 – Real Madrid, At Madrid, Manchester City, Bayern, Juventus, Benfica, Paris SG e CSKA Moscow
    Pote 2 – Barcelona, Chelsea, FC Porto, Arsenal, Schalke, Dortmund, Shaktar e Basileia
    Pote 3 – Zenit, Leverkusen, At Bilbao, Olympiacos, Ajax, Liverpool, Sporting, Galatasaray
    Pote 4 – Anderlche, Roma, Monaco,Malmo, Ludogorets, APOEL, BATE e Maribor.
    Este Pote 4 seria igual.
    Benficiados: Manchester City, Juventus, PSG e CSKA Moscow, em lugar de
    Barcelona, Chelsea, Porto e Arsenal.
    O Zenit descia um pote (pela subida do CSKA).

    Para os potes 2,3 e 4 apliquei os coeficientes.
    Apenas haveria alterações significativas nos potes 1 e 2.

    Peterr Smile

  • Joao Pedro Ribeiro
    Posted Setembro 13, 2014 at 1:18 am

    Na minha opinião é uma ótima decisão, até inclusive fazendo jus ao nome da competição ''Champions League''.

    Além do mais o espectador só tem a ganhar já que isso inevitavelmente vai causar um grande aumento de qualidade nos grupos

  • Anónimo
    Posted Setembro 13, 2014 at 3:03 am

    Quer dizer, o ranking do país vai continuar a contar mas o ranking do clube já não conta para nada?

    Então a competição é entre clubes ou entre países?

    Platini no seu melhor… Sempre a dar colinho aos clubes franceses e à Juve…

    Que mais irá ele inventar?

    Em vez de cartões o jogador vai ficar "de molho" no banco um determinado tempo?

    Banir clubes cujos adeptos se manifestem com tarjas contra a UEFA e seus jogos de interesse?

    Excluir das competições europeias de futebol os clubes que desrespeitem as regras do "fair-play" financeiro, exceto se se chamarem Paris Saint Germain ou Manchester City, em que nesse caso adia-se a pena por dois anos, ou até digamos, os clubes lhes apetecerem cumprir as regras?

    E que tal acabar com a Liga Europa e ficarmos com 64 equipas na fase de grupos da "Champions League"?
    Aposto que o Platini ainda não se lembrou desta!!

    LMS

Deixa um comentário