Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As fantásticas virtudes do futebol português

Não é de hoje, mas não haja dúvidas que o futebol em Portugal tem registado uma evolução tremenda e bem podemos agradecer o contributo de todos os intervenientes. Numa era em que poucos são aqueles que conseguem parar, pensar e agir, é bom ver que temos um excelente exemplo no nosso país. Analisemos os envolvidos:

Os jogadores
Sim, comecemos pelos mais importantes de todos, ainda que na verdade sejam os menos responsáveis por todo este crescimento. Mas ainda que só tenham de jogar à bola, devemos agradecer-lhes o facto de estarem cada vez mais focados nisso mesmo de jogar-à-bola. Por um lado, acabaram-se as simulações de faltas, os protestos com os árbitros e o antijogo. Por outro, cada vez vemos mais respeito pelos adversários e pelo próprio clube que representam.
São de facto um exemplo muito bom de que não vale tudo para ganhar! Além disso, é refrescante ver que o nível médio destes atletas está cada vez melhor.

Os treinadores
Não há grande coisa a dizer. Quase todos os clubes da Primeira Liga têm treinadores portugueses, porque todos sabemos que os treinadores portugueses são os melhores do mundo! Aqueles que nem são grande coisa emigraram e por aqui até treinadores que não são treinadores, o são. Que sortudos! Ficámos só mesmo com o mais puro trigo.
Já só falta conseguirmos trazer de volta o Paulo Sérgio. Já cá está? Perfeito!

Os clubes
Ainda hoje me surpreendem a todos os níveis. Desde presidentes a diretores desportivos, vemos uma clara estratégia definida para o Futebol em quase todos os emblemas.
Deixaram de se envolver em choradinhos de arbitragens quando perdem, ou em exercer pressões e influências externas para ganhar. Focam-se em trabalhar e melhorar internamente!
Vivem cada vez menos dependentes de receitas de competições europeias e de vendas de jogadores. Vemos todos os fins de semana estádios cheios, pelas experiências que estes promovem para quem lá vai. Também devido a todo este trabalho, conseguem recrutar e reter mais talento nos seus quadros.
São sem dúvida um dos grandes responsáveis por esta evolução!”

Os organismos de Futebol
Aqui consideremos a LPFP e a FPF. Esses verdadeiros exemplos na defesa do futebol português. Nunca antes foram tão ativos no exercício das suas funções.
Ao dia de hoje, deixámos de perceber estes agentes como um ser passivo (um boneco) e passámos a vê-lo com uma maior preocupação com aqueles que pagam o Futebol, os adeptos.
Os horários dos jogos são feitos para que estes possam ver os seus clubes ao vivo em vez de através de ecrãs. Os processos disciplinares deixaram de se arrastar por meses (ou anos) e são aplicadas sanções sérias a todos os intervenientes (jogadores, treinadores, dirigentes e até adeptos/claques).
Tudo nestes organismos é feito de forma célere, coerente e transparente. Isto leva os adeptos (aqueles com boas intenções) a confiarem cada vez mais no que acontece no terreno de jogo e consequentemente a focarem-se no seu clube.
Sem dúvida meritório o trabalho destes senhores!

Os árbitros
Aqueles que antigamente eram acusados de influenciar propositadamente resultados e de não serem imparciais, passaram apenas a ser avaliados de acordo com a sua competência. O VAR ajudou também a tirar essa responsabilidade de cima dos seus ombros, permitindo o critério largo que a UEFA aprecia e que privilegia o jogo e evita paragens constantes.
Também estes mostram preocupação com aquilo que é o futebol, respeitando jogadores, treinadores, dirigentes (e indiretamente adeptos) e, não menos importante, impondo respeito a todos eles. Talvez por isso, os que antes eram ladrões, filhos de alguém e que mora aqui e trabalha ali, agora são apenas o árbitro que apitou o último jogo da minha equipa e cujo nome nem conheço.
Exemplar!

Os media
Longe vão os tempos das capas dos jornais a anunciar contratações sem fundamento, a destacar arbitragens de determinados jogos, ou a dar voz a treinadores de bancada (sem qualquer conhecimento a mais de futebol que um comum adepto) para falarem sobre decisões técnico-táticas, ou analisarem penaltys e cartões. Felizmente, longe vão esses tempos que o que interessa é vender e para isso procuram desestabilizar e criar casos em tudo o que acontece e não acontece.
Perceberam que o poder de influenciar que têm é grande e perigoso, tendo com toda a seriedade e responsabilidade evoluído para a aquilo que chamo de “”verdadeira informação””.
Focaram-se na educação do seu consumidor, na produção de conteúdos que acrescentam valor e promoveram finalmente a Paz no Futebol. É por isso que hoje compro todos os jornais desportivos e gravo todos os programas desportivos de segunda feira à noite para ver durante a semana.
Obrigado por isso!

Os adeptos
Ui, os adeptos. Os mais poderosos de todos, na medida em que são eles que indiretamente põem o pão na mesa de todos os envolvidos no mundo do Futebol. Infelizmente são também os mais influenciáveis. E por isso neste momento podem agradecer a todos os intervenientes acima indicados.
Quando todos passaram a promover o espetáculo, estes puderam-se focar no Futebol. Hoje, os pais podem finalmente levar os filhos a um derby ou a um clássico em segurança, sem receio de se cruzarem com claques e adeptos adversários. Podem acompanhar a equipa a uma deslocação mais longe, sabendo que voltam a casa a horas decentes. E podem confiar que, a longo prazo, o sucesso ou insucesso do seu clube, depende do próprio clube.
Que bons tempos vivemos hoje!

Enfim. As fantásticas virtudes do Futebol Português! Já nem sequer sigo a Premier League. Esse caos que nada tem a ensinar…

Visão do Leitor: Tomás F.

24 Comentários

  • Fabio Mendes
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 9:54 am

    Excelente sátira, Tomás.

    Parabéns!!

  • RicardoFaria
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 10:05 am

    O grande problema do futebol português são os dirigentes e os adeptos.
    Os presidentes porque incentivam ao ódio e os adeptos porque não têm capacidade para pensar por eles próprios e, enquanto for assim, o futebol português vai continuar no estado lastimável em que está.

    Saudações DesPortistas!

  • Xyeh
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 10:06 am

    Uma bela sátira mas que parece ser verdade na Alemanha, melhor liga do mundo para se ver actualmente.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 10:11 am

    O perfeito futebol português! Um belo texto, dá realmente muito que pensar, está tudo praticamente mal feito.

    Como podemos melhorar o nosso futebol? Temos que começar pela mentalidade, seja dos adeptos, das organizações, da imprensa, dos clubes e seus dirigentes… ou seja de toda a gente. Começaria por mudar a gerência da Liga, a Liga de Clubes em nada contribui para o bem-estar no futebol, muita permeabilidade e pouca iniciativa. Deixaria isso à FPF, têm feito um bom trabalho na CNS, muitas iniciativas fora dos relvados que contribuem para o bem-estar no nosso futebol. Para além do bom trabalho que estão a fazer na seleção também. E ainda têm tomado conta da Liga Revelação que é uma competição também muito bem organizada. Acho que esse seria o primeiro passo, temos que começar por deixar o nosso futebol nas melhores mãos possíveis que queiram o melhor para o nosso futebol e não pelos interesses de terceiros.

    Eu já aqui me espremi sobre o formato que o nosso campeonato deveria ter de forma a torná-lo mais competitiva, mas isso não é prioritário com tanto problema por resolver. Temos que deixar de ter apenas 3 grandes, haver campanhas de atração, de cativação de forma a dar a conhecer sobre os restantes clubes (isso também é culpa deles). Tem que haver mais adeptos nos estádios, adaptar as horas dos jogos de forma ao pessoal ir ao futebol e todos os problemas apontados por este post. Temos que começar por algum lado, e penso que se pusermos o futuro do nosso campeonato nas mãos da FPF estaríamos melhor.

  • O Comendador
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 11:23 am

    Grande texto! Gosto muito deste formato. Parabéns!

    SL

  • Dipinto88
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 11:40 am

    Na mouche Tomás, parabéns.
    A meu ver tudo isto é resultado de um problema cultural em Portugal, que extravasa futebol e se estende a muitas outras vertentes da sociedade.

    • Tiago MR
      Posted Fevereiro 12, 2020 at 1:12 pm

      Concordo em absoluto. A verdade é que futebol é a religião deste pais e tudo gira a volta do futebol de 11 sénior do benfica e do porto e do sporting. é demais! O facto de este ser o blog mais lido em Portugal demonstra isso mesmo. Nos so gostamos de futebol! Enquanto nao se sair desta redoma, nao evoluiremos nunca.
      Aquilo que é necessario é melhorar o acesso a toda a outra cultura e/ou desporto muito mais facilmente para se dar menos importancia a 22 rapazes a chutar uma bola durante 1h30. um jogo de futebol nao é mais que isto… mas quando so tens isto, isto, é tudo o que tens!

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 12:03 pm

    Excelente texto, Tomás. Eu posso chamar a isto “psicologia inversa”?

    Contudo, o grande problema em Portugal, no desporto português, mais em específico no futebol, é uma gritante falta de cultura desportiva, onde quem perder queixa-se de tudo e mais alguma coisa (dos árbitros, do relvado, do tratador de relva, do ar condicionado, da senhora da limpeza, etc, etc) e quem ganha espezinha sempre a equipa que perde, como o Sérgio Conceição fez ao Benfica nesta última conferência de imprensa (e isso, por norma, é um feitiço que se vira contra o feiticeiro).

    Depois de ter uma Liga, presidida por uma figura decorativa como é Pedro Proença, que só parece para dizer banalidades em público só para ficar bem na fotografia, e uma Federação Portuguesa de Futebol que está mais mais preocupada em encher os cofres, em vez de proteger o futebol português e fazê-lo evoluir, também não ajuda à causa. Temos umas meias-finais da Taça de Portugal a duas mãos, que retiram toda a magia e beleza do que é a verdadeira festa da Taça; temos equipa a usurpar o nome do verdadeiro Belenenses e que nem deveria competir na 1ª Liga; e temos um Estádio do Jamor parado no tempo e que precisa de obras de renovação.

    Por fim, os dirigentes desportivos também não ajudam com as constantes teorias da conspiração sobre tudo e mais alguma coisa, quase ao estilo de X-Files, quando perdem e depois mandam os directores de comunicação mandarem gasolina para a fogueira com guerras de comunicados sem nenhum sentido.

    E assim vai o futebol português em todo o seu esplendor e cada vez tenho menos vontade de ver jogos do nosso futebol. E isto tende a ir mais para o fundo se não se fizer nada para “salvar” o futebol português.

    Saudações Leoninas

    • RicardoFaria
      Posted Fevereiro 12, 2020 at 12:38 pm

      Estigarribia,

      Concordo com praticamente tudo o que disseste mas aconselho-te a ouvir a conferência do SC ontem sobre o jogo contra o Académico de Viseu e verás que o SC não espezinhou o Benfica, aliás, ele referiu que o Benfica era uma equipa forte e que vinha de uma sequência incrível de jogos sem perder tendo apenas dito que o FCPorto foi superior nos 2 jogos contra o Benfica que é algo que corresponde à verdade.
      Eu critiquei o SC no post de ontem mas, por mero acaso, ontem ouvi a resposta do SC a essas questões e em nenhuma altura o SC disse mal do Benfica.

      Saudações DesPortistas!

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 12, 2020 at 1:12 pm

        Ricardo,

        Peço desculpa, então, se exagerei. Mas o Sérgio Conceição também podia ter falado de outro maneira. É que a maneira como ele falou levanta esse tipo de pensamentos sobre o “espezinhar”. Mesmo assim, ele é um treinador que demonstra muito mau perder e, ainda pior, muito mau ganhar. Aquilo que ele disse na conferência de imprensa há muitas maneiras de dizer sem ser agressivo como ele.

        Saudações Leoninas

        P.S.: Apenas fiz uma leitura errada do tipo de discurso do Sérgio Conceição nesta conferência de imprensa. Contudo, olha que o jogo com o Académico na teoria é fácil, mas o Porto se entrar a dormir pode ser surpreendido.

        • RicardoFaria
          Posted Fevereiro 12, 2020 at 2:59 pm

          As vezes as coisas são colocadas da forma que mais convém aos jornais e isso pode levar a más interpretações e sendo o SC uma pessoa que por norma se excede em várias atitudes, é normal que as pessoas pensem que esta foi mais uma.

          Espero que o Porto faça uma rotação do plantel mas que quem jogar que mostre qualidade.
          Não espero um jogo fácil mas nem sequer penso na hipótese de ser arrumado.

          Saudações DesPortistas!

  • Muska
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 12:08 pm

    Bom texto e boa sátira do futebol português, mas não é nada de novo e que já não seja sabido. Tenho este blog por um espaço sério e destinado a amantes do desporto, principalmente de futebol, onde se fala exclusivamente do jogo em si e que tenta ficar alheio aos problemas mencionados, então devo dizer que a mim faz pouco sentido ler este tipo de texto aqui, a juntar aos artigos humorísticos dos últimos dias (nada contra a quem aprecia).

    Se sabemos que o futebol português é assim e não há remédio, mudem de canal e falemos de outra coisa que eu garanto que lá fora há muito para apreciar.

  • J Silver
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 12:10 pm

    Gostava mesmo de saber se alguns responsáveis pelo futebol em Portugal (liga, fpf, dirigentes, jogadores, árbitros ou jornalistas) lêem este blog e consequentemente textos desta índole. É revoltante a falta de acção por parte das entidades.

    • AngeloGJ
      Posted Fevereiro 12, 2020 at 1:15 pm

      Jornalistas e jogadores sei que sim, o VM ja se tornou numa plataforma de informacao e opiniao bastante solida em Portugal, agora os dirigentes nao tenho la muita certeza, devem estar mais preocupados em gerir (lol) as instituicoes que dirigem…

  • AngeloGJ
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 12:25 pm

    Há quem dirá que a “chave” para mudar o futebol em Portugal esta na mudança de mentalidade, responsabilização por inteiro da FPF do futebol em Portugal ou ate na aposta na formação, eu digo que o futebol em Portugal vai mudar quando o dinheiro falar mais alto, a mentalidade em Portugal nunca vai mudar quer a nível de adeptos quer a nível de dirigentes e a FPF não vai voluntariamente querer responsabilizar-se pelo futebol de clubes em Portugal (esta confortavelmente a fazer dinheiro com a selecção e Ronaldo e o trabalho e’ demasiado desafiador para alguém que não tem interesse em ver o futebol português melhorar), o que vai obrigar a uma mudança radical em Portugal vai ser o dinheiro, foi assim em Espanha, foi assim em Inglaterra e igualmente em outros países que tiveram e hoje “aparentemente” não têm problemas no seu futebol, a injecção de um grande capital obrigou a mudanças, obrigou a profissionalização SERIA dos intervenientes do futebol e no afastamento dos “loucos”, o dinheiro obrigou mudanças, exigiu que se começa-se a privilegiar competência, competitividade e excelência e as ovelhas seguiram os pastores, em Portugal não se premeia excelência, competência ou competitividade, não faz parte da cultura e não faz parte da disposição mental da grande maioria do povo, as ovelhas seguem a voz dos pastores, e assim como nos outros países foi o dinheiro que originou mudanças e o universo futebolístico adequou-se em Portugal se os intervenientes do futebol quiserem se manter vivos(ja nem digo manter o futebol vivo mas sim eles próprios) vão ter de agir contrario a sua natureza e fazer as mudanças e o universo futebolístico ira enquadrar-se igualmente, o interior continuara igual mas pelo menos no exterior deixaremos de ouvir e ver situações lastimáveis por forca do dinheiro, e tenho comigo que a situação será esta, contexto na época a dar pouco ou nenhum dinheiro, os intervenientes a serem forcados a agir (ou seja fazer mudanças) para poderem sobreviver, e o que “temo” e’ que se esse cenário se der com a actual liderança nos clubes e instituições (excluo os adeptos porque não têm verdadeiramente poder nenhum) estes prefiram nada fazer (o que não seria surpreendente em Portugal) e deixar o futebol em Portugal morrer por completo do que promover mudanças como foram feitas nos outros países…

  • Dexacas Masce
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 1:48 pm

    Sinceramente, não acho que o futebol português esteja assim tão mal. Actualmente rio ave, vsc, braga e Famalicão ( este último foi só nestes ultimos dois anos ) são clubes em franco crescimento, aumentando e muito a nossa competitividade interna e espera-se que nos próximos anos as melhorias sejam ainda mais notórias. Vsc e bragas fazem constantemente boas vendas o que lhes permite atacar o mercado de forma diferente indo buscar jogadores que nunca se pensou der possível dadas as suas realidades. O rio ave tem um treinador que em Inglaterra tem um respeito consensual pela comunidade futebolística e está cada vez a ir buscar melhores jogadores e o Famalicão toda a gente sabe a imensa qualidade que aquele grupo de jogadores têm, todos eles com formação em clubes de topo da Europa, ou pelo menos a sua grande maioria. Este crescimento destes 4 clubes vai fazer com que os outros da nossa liga aos poucos sejam tmb eles mais fortes porque se sentem na obrigação de ir buscar cada vez jogadores melhores para conseguirem competir neste campeonato. Vejam o caso do Paços de Ferreira. João Amaral , Marcelo , Stephen Eustáquio e Adriano castanheira, todos eles jogadores que para a realidade pacense são super reforços , o marítimo foi buscar o xadas! Um jogador que há uns anos atrás estava com um pé meio Mónaco por 15 milhões. Depois claro temos porto e Benfica os dois supra sumos do nosso futebol portugues que mesmo perdendo alguma qualidade nos seus plantéis face ao passado , continuam a ter plantéis bastante bons, se bem que a meu ver este declínio de qualidade tem a ver com a mudança da política de contratações da maior parte dos clubes por essa Europa fora. Jogadores como joelinton e principalmente richarlison , em outras alturas era certo que primeiro vinham para a porto ou Benfica antes de irem para outros campeonatos. O único clube que foge a este crescimento geral é o Sporting que se vê claramente em declínio e que dependendo do que o Braga fizer na liga Europa e no campeonato , poderá ter a sua vida dificultada para o próximo ano atacar o 3o lugar que dará acesso à pre-eleminatoria da Champions. Por isso ao contrário do que se possa dizer eu não acho que o nosso campeonato esteja cada vez pior, muito pelo contrário !

  • Il Codino Divino
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 2:02 pm

    Sinceramente não percebo o propósito deste texto.
    Se é para ser crítico do futebol português acho que tem pouco de construtivo. Dizer que os árbitros, jogadores e dirigentes são maus não é nenhuma novidade. Mas também não apresenta soluções.

    Se o objectivo é ser um texto humorístico, também não está bem construído porque parte da piada no humor é a imprevisibilidade. Depois de ler os dois primeiros parágrafos passei a ler tudo na diagonal porque é bastante previsível.

    Respeito o autor e quem gosta deste género, mas acho que não acrescenta nada ao blog.

  • andresilvac
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 2:05 pm

    Aqui para além de concordar com o texto venho apenas acrescentar que o maior e único culpado do estado do futebol português é a FPF e a sua complacência com tudo que os clubes (liga) fazem… A FPF como entidade de utilidade pública a muito que deveria intervir nas “negociatas de menores” executadas pelos parasitas que vivem dos esquemas em que o futebol está mergulhado hoje (pseudo empresários), há muito que deveria ter dado um murro na mesa a todas as asneiras que são feitas na liga ameaçando com a retirada da homologação das competições por ela realizadas… Há muito que deveria ter castigado todo e qualquer que de qualquer forma atente contra o futebol português seja com actos erros sucessivos ou declarações… À muito que deveria ter sido um juiz e dividir justamente as verbas que o futebol gera (transmissões patrocínios etc) não estão sentados na sua sede e sempre que são chamados ao assunto dizem que não é da competência da FPF mas todo e qualquer assunto sobre futebol em Portugal é responsabilidade da FPF se a mesma delega na liga associações etc é uma decisão sua assim como toda e qualquer responsabilidade por as decisões que estas tomam.
    Cumprimentos

    • Kafka
      Posted Fevereiro 12, 2020 at 2:45 pm

      Esse “juiz que deve dividir justamente as verbas que o futebol gera”, presumo que deva ser bom a matemática para ter essa capacidade de dividir justamente os valores, mas se for bom a matemática então também saberá que em qualquer negócio a oferta deve-se adaptar à procura e portanto é absurdo ter 18 clubes de topo de oferta para uma procura de apenas potências 10 milhões habitantes, que devidamente esmiucados retirando as mulheres que são metade desses 10 milhões e na sua grandisssima maioria não gosta e não consome futebol, tirando as crianças até aos 5/6 que ainda nem consciência têm para seguir /consumir futebol e tirando ainda os Homens que por si só não gostam de futebol que também os há e aliás cada vez há mais especialmente nas gerações mais novas cada vez gostam mais de outras coisas ao invés de futebol, tudo isto somado deve dar no máximo dos máximos deve dar uns 2/2,5 consumidores efectivos de futebol e portanto ter 18 clubes de topo (mais umas belas centenas de clubes nas divisões secundárias) não tem nexo algum…

      Mas esse suposto “juiz” se é bom para fazer cálculos para dividir valores também deve ser bom no resto da matemática e portanto também não terá problemas em reduzir o número de clubes adaptando assim a realidade sócio-económica do País à oferta

      Ah espera, mas redução de clubes os pequenos já não querem ouvir falar nisso, pronto fica sem efeito

      • andresilvac
        Posted Fevereiro 13, 2020 at 12:24 am

        O génio da matemática é dividir por mérito e como tal pela posição que a equipa ocupe na tabela porque para uns fazerem milhões fazem porque os de tostões vão lá fazer (a maior parte das vezes) de bombo da festa… Não é preciso ser génio já foi tudo inventado e em prática nas maiores potências do futebol

        • Rui Carvalho
          Posted Fevereiro 13, 2020 at 10:22 am

          O que as “maiores potências” têm de diferente são adeptos, dividem receitas porque rende, todos os clubes têm adeptos nos estádios, aqui quem é que enche estádios? Pois… comparar o incomparavel…

  • Mildio
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 2:26 pm

    Excelente Texto..
    os meus parabéns ao autor!

    Os jogadores fazem aquilo que os deixam fazer, cada vez com mais tiques de vedetas e cada vez mais cedo, recebem quanto querem e ainda muito novos tem tudo aquilo que o comum mortal anda uma vida inteira para ter.. tem de haver regras a nível salarial. depois fazem dentro de campo aquilo que os deixam fazer e sempre incentivaram a fazer, é a falta de respeito pelos clubes pelos colegas, é atirarem-se para o chão porque uma mosca lhe tocou, é gritarem como se não houvesse amanha e levamta-se logo.. isto porque os árbitros gostam disto.. Os jogadores apenas fazer isso porque sentem as costas protegidas.. vejam os mesmo jogadores quando vão para fora, Inglaterra por exemplo, mudam logo o chip porque sabem que vão ser assobiados se forem “Neymar’s ” desta vida..

    OS clubes vivem refém dos Adeptos, que 99% não gosta de futebol.. gostam de ganhar! não importa como! foi com a mão? melhor!! sendo esta a mentalidade dos adeptos um clube precisa de rumar completamente contra a maré e enfrentar muitas dificuldades se quiserem ser responsáveis e bons dirigentes para o clube.. vejo o caso do Sporting neste momento.. tem de enfrentar as claques do proprio clube porque não ganham jogos de futebol.. isto não cabe na cabeça de ninguém..

    Os dirigentes dos organismos são o verdadeiro problema.. tudo começa de cima.. se houver regras, leis e se as multas e castigos forem severas, se calhar as pessoas aprendem.. os jogadores se em vez de levarem multas de 1000€ passarem a levar de 10 000! se calhar começa a doer.. e começam a aprender.. se os clubes por desrespeitar as regras levarem multas pesadas se calhar nao falam tanto na comunicação social sobre árbitros por exemplo.. Os árbitros se forem multados por mau desempenho.. sim os árbitros tem de ser castigados.. e castigos em praça publica.. vamos deixar de fazer dos árbitros a classe da vergonha desportiva.. são vergonhosamente protegidos quando a conta deles se decidem competições, destinos de clubes treinadores jogadores etc.. os árbitros com o VAR não tem razão nenhuma para continuarem a errar.. ja tem este apoio incrível so tem de o usar para que haja o máximo de verdade.. mais nada.. acabou a desculpa, acabou a proteção..
    Os media não vale a pena falar.. enquanto der dinheiro o que querem é sangue.. gostam de futebol? vejam durante os 90 minutos.. é la que terão hipótese de ver algo parecido com isso.. o resto desliguem.. assim estariam a ajudar a limpar o toxico que rodeia um jogo.. são 35 horas antes do jogo de emissão são 200 horas depois do jogo de emissão e esmiuçar cada frame.. reações picardias.. tudo serve.. de quem é a culpa? é vossa que vem esses programas todos..

    Os adeptos são os principais responsáveis como são os mais fáceis de resolver.. como o Angelo diz os adeptos são meras ovelhas.. se o pastor disser aquilo eles vão acatar com as ordens e visões..
    O problema esta na mentalidade dos dirigentes.. começa sempre por cima.. se isto fosse um pais em condições haveria um governo com uma federação a organizar todo o futebol português.. é inadmissível como deixam as claques por exemplo fazerem o que fazem anos após ano jogo após jogo.. como diz e muito bem o presidente do Benfica, como é que um dirigente vai conseguir resolver um problema daqueles? nenhum.. este problema tem de ser resolvido a nível superior, a nível nacional a nível de justiça a nível de liga e federação.. bloquear o acesso aos estádios dos indivíduos que estão a anos nas listas da segurança como sendo perigosos, quem levar objectos perigosos, quem agredir ou tiver conduta imprópria.. em Inglaterra havia problemas bem maiores com os oligans e foi fácil de resolver.. haja vontade de melhorar o futebol português..
    um dos problemas é que os dirigentes não põe de lado a veia de adepto.. e tal como o adepto quer ganhar a qualquer custo, logo isto nunca vai mudar..

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 8:29 pm

    Soluções que é bom, nada. Sim, às vezes há quem aponte algumas, e são sempre contraditórias entre si.
    O futebol português é o reflexo do resto do país. Por muito que tentem mudar o vosso reflexo, nunca conseguem; só se se mudarem a vós mesmos.

  • bilau
    Posted Fevereiro 12, 2020 at 9:41 pm

    Excelente texto, os meus parabéns!

    Infelizmente, o que temos é o que o povo gosta. Um povo inculto que adora espumar da boca quando o clube padrão ( 3 grandes) não ganha. Um povo que prefere ter em horários nobres uma “Casa dos segredos” ou um “Quem quer casar com um agricultor” do que um bom filme/documentário.

    A cultura, neste caso futebolística, pouco importa. Que interessa que os jogos da liga portuguesa venham a perder cada vez mais qualidade e jogos a ritmos lentos com constantes paragens? Para o típico português absolutamente nada, interessa é chegar a 2a feira e comentar que na “liga da verdade” (facepalm) o seu clube foi o mais prejudicado.

    Enquanto isto tudo acontece, somos saqueados por qualquer governo que sente o rabo no poleiro.

    Tudo o que temos neste país é o que a maioria gosta!

Deixa um comentário