Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Barcelona quer um avançado? É a realidade do futebol, vai chegar uma altura em que a minha idade não me vai permitir estar à altura»

Até quando vai durar a validade do uruguaio nos blaugrana? Completa 33 anos em Janeiro.

Luis Suárez, em entrevista ao Ovación, não escondeu o desejo de estar no Mundial’2022, mas quando questionado a jogar a onde, não deu certezas. “A exigência no Barcelona é imensa. A cada três dias tens que estar a fazer um exame, não há descanso, porque não te perdoam um jogo mau. Não é fácil vir a um clube como o Barça, adaptar-se e ganhar o lugar. É preciso valorizar que que levo cinco anos no clube, convivendo com a mesma pressão, sempre a tentar responder da mesma maneira”, disse o uruguaio, acrescentando sobre os rumores que dão conta que o Barça pretende um «9». “É a realidade do futebol. Já o disse anteriormente, vai chegar uma altura em que a minha idade não me vai permitir estar à altura do que precisa o Barcelona. E se chegar agora alguém também será melhor para mim, porque vai aumentar a exigência, e o clube irá igualmente ganhar com essa competitividade”.

15 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 13, 2019 at 4:48 pm

    Concordo com o Suarez, cada vez mais o futebol exige índices físicos e de intensidade maiores e a idade pesa. O Suárez continua a ser uma grande escolha para o Barça, mas vai ter que começar a ser gerido e portanto é preciso vir um grande avançado, ou então apostar no Griezmann a 9.

  • André Dias
    Posted Novembro 13, 2019 at 4:55 pm

    Atravessou fases menos, foi criticado diversas vezes e é certo que está na fase final da carreira mas não se pode subvalorizar a influência que teve no Barcelona. Conseguiu números fantásticos (185 golos e 97 assistências em 260 jogos) e formou com Neymar e Messi o trio atacante mais mortífero que vi jogar.

    Para mim é um dos melhores 9 deste século mas tudo tem um fim e é natural que o Barcelona procure um sucessor. Contudo, espero que o Barcelona não contrate um PL. Griezmann pode (e deve) jogar na posição de Suárez. A ir ao mercado espero que seja para contratar Sadio Mané.

  • FVRicardo
    Posted Novembro 13, 2019 at 5:12 pm

    A melhor opção seria Firmino, mas se contratarem um jogador mais jovem e com potencial também seria ajustado: Lautaro corresponde ao avançado-tipo da identidade blaugrana.

  • SenyorPuyol
    Posted Novembro 13, 2019 at 5:22 pm

    Para mim, já não está para ser titular constantemente. Em termos de capacidade continua à altura, mas a regularidade já não é a desejável e a tendência será piorar.

    Agora, assumindo que estas palavras são condizentes com a sua postura no balneário, não sei o que espera a direcção para trazer um avançado centro.
    No caso de que não sejam condizentes, para além de trazer um avançado, devem também vender o uruguaio.

    Por último, subscrevo e aplaudo o último apontamento de Suárez, o aumento de exigência seria plena e claramente benéfico!
    Resta saber (mais uma vez) se a postura reflecte a ideia e se outros jogadores, como por exemplo, Piqué, Alba ou Roberto, concordam com a mesma.

    • T. Pinto13
      Posted Novembro 13, 2019 at 11:50 pm

      Para mim Werner seria o PL perfeito para o Barcelona, que achas?

      • SenyorPuyol
        Posted Novembro 14, 2019 at 11:48 am

        É uma opção a ter em conta, sem dúvida!!

        Mas pessoalmente, Werner a mim não me convence. Não porque seja mau (pois não é mau, antes pelo contrário!!), o pouco que vou vendo dele encanta-me, mas não encaixa na minha visão do que quero para o Barça.

        Passo a explicar a minha perspectiva, há algum tempo deixei aqui o perfil que me parecia ter trazido tanto sucesso a alguns tridentes que tivemos ao longo dos anos. 1 jogador de bola ao pé – 1 jogador de bola ao espaço – 1 jogador mais versátil. O primeiro perfil, actualmente, é preenchido por Messi e Suárez (o uruguaio por circunstância pois já não tem frescura física para trabalhar nos espaços), para o segundo temos Dembélé e Pérez e no terceiro Griezmann e Fati.

        Agora, onde encaixo Werner? Pessoalmente, no terceiro perfil. Parece-me ter um perfil ofensivo bastante parecido a Griezmann (posso estar errado pois obviamente não acompanho o Leipzig como acompanho o Barça).
        Podem encaixar? Sim, claro! Eu apenas não quero que se traga alguém que peça a bola preferencialmente para o pé, pois esse perfil é o que me parece que prejudica mais o jogo QUANDO repetido. E para esse tal perfil já temos Messi.
        Mas fora isso entramos na preferência, e a minha preferência iria para um jogador mais vertical antes de pensar em Werner.

        *Peço desculpa pelo texto tão comprido para dizer algo tão simples, mas não queria responder apenas um “prefiro outro”, penso que lhe estaria a faltar ao respeito, por isso preferi justificar.

        • T. Pinto13
          Posted Novembro 14, 2019 at 12:02 pm

          Na verdade adoro os teus textos longos como lhes chamas porque és dos que acrescenta mais conteúdo aqui ao blog e mais uma vez gostei da tua explicação.
          Werner é um avançado que poderá oscilar entre o estilo de bola no pé e bola no espaço pois é extremamente rápido mas muito provavelmente gosta mais de bola no pé sim e como tal entendo a tua explicação.

          Gostaria então de te perguntar qual seria o PL que gostarias?

          • SenyorPuyol
            Posted Novembro 14, 2019 at 1:44 pm

            Bem, sendo assim, folgo em saber que não saturei! E agradeço pelas palavras!

            Tal como disse em resposta ao FVRicardo, a minha opção seria mesmo o Lautaro.
            Curiosamente até partilha as zonas que pisa no terreno com Werner e Griezmann – a zona entre-linhas, raramente no meio dos defesas e até com alguma preferência em aparecer nas costas da linha de médios.
            A principal diferença entre os três é precisamente a abordagem que têm sobre essas mesmas linhas. Werner para mim, em ataque posicional, é um autêntico pivot, que vira muitas vezes as costas aos defesas e tem a versatilidade de trabalhar com os apoios, ser ele próprio o apoio ou encarregar-se de fazer a rotação. Griezmann partilha os dois primeiros papéis, mas em vez de ser ele a rodar, larga antes de atacar o espaço sem bola.
            Lautaro por sua vez, é um alvo, ele é que se serve dos apoios, por isso, apesar de partir dessas zonas entre linha, tem um foco mais frontal no ataque às defesas, quer pela maior vocação em atacar os espaços nas costas quer por receber de frente para a linha defensiva adversária.
            Neste momento parece-me ser a opção plausível que mais nos beneficiaria (digo plausível porque o ideal seria Mbappé, penso que não há jogador de topo mais vertical que ele no futebol actual).

            • T. Pinto13
              Posted Novembro 14, 2019 at 6:30 pm

              Mbappé seria de facto o ideal mas será sempre um alvo muito difícil como dizes.
              Já Lautaro é de facto muito bom, adoro o seu jogo e fez esquecer Icardi duma forma que não é nada fácil mas deixa-o estar no Inter que ele está lá muito bem ?

        • MystogaN
          Posted Novembro 14, 2019 at 12:19 pm

          Qual é o avançado que achas que o barça deva ir buscar?
          Concordo contigo que o werner é bom mas não me parece que irá encaixar.
          Por falar em avançados, era o david villa esse é que cai como uma luva, que avançado :), infelizmente vai terminar a carreira :(. Agora mais realista, para mim era o lautaro favorito para assumir a nossa camisola 9.

          • SenyorPuyol
            Posted Novembro 14, 2019 at 1:53 pm

            Eu também apostaria em Lautaro! Precisamente.

            Sobre Villa, para mim foi o avançado puro mais completo que tivemos nos últimos 15 anos!
            Mesmo não sendo um prodígio técnico, tacticamente era tudo o que um treinador podia desejar, disciplinado, abnegado e cumpridor. A tudo isto, juntava uma entrega e índices de concentração que me davam bastante gosto de ver num jogador com a camisola do Barça. Sem dúvida um jogador como ele assentava que nem uma luva nas necessidades actuais do Barça!

  • Aimario
    Posted Novembro 14, 2019 at 11:47 am

    Um jogador que ganhou 2 Botas de Ouro na era de Messi e Ronaldo, super influente em todos os clubes que passou aliando golos, assistências, pressão defensiva, entrega etc.
    Neste momento falta-lhe consistência mas sem dúvida que é dos melhores avançados que vi jogar.

Deixa um comentário