Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Barcelona será como o Ajax ou Celtic»; Os craques que Ferguson falhou

O escocês afirmou ainda que, apesar de ter contado com elementos como Rooney, Beckham, Keane, Tevez, Rio Ferdinand ou Peter Schmeichel, só teve 4 jogadores de classe Mundial: Paul Scholes, Eric Cantona, Ryan Giggs e Cristiano Ronaldo – Sir Alex Ferguson, revelou, no lançamento do seu novo livro, que durante a passagem pelo Man Utd falhou a contratação de 7 craques. Por uma questão de dinheiro, de antecipação dos rivais, incerteza em relação ao que podiam acrescentar na Premier League, e até falta de visto, jogadores como Petr Cech, Drogba, Thomas Muller, Ronaldo “o Fenómeno”, Sergio Aguero, Lucas Moura e Raphael Varane não vestiram a camisola dos Red Devils.
Concorda? – As eleições na Catalunha são o tema do momento em Espanha, e prometem agitar o País Vizinho e até a Europa, não só em termos sociais como desportivos. O presidente da Liga espanhola de futebol  já disse que caso a Catalunha se torne independente nas eleições regionais, o Barcelona  deixará de competir no campeonato de Espanha. E para colocar ainda mais pressão, Miguel Cardenal, presidente do Conselho Superior do Deporto espanhol, afirmou que a eventual independência da Catalunha comprometeria seriamente o estatuto do Barcelona no panorama do futebol europeu e mundial. «Hoje em dia as finanças dos clubes dependem em grande parte das receitas televisivas. Num país com oito milhões de habitantes poderias ser um clube de formação como o Ajax, Celtic ou Standard de Liège… E, na melhor das hipóteses, chegar aos oitavos ou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões», realçou.

0 Comentários

  • Kafka I
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:22 am

    Já o disse aqui anteriormente, caso a Catalunha consiga mesmo a independência poderá significar o fim do Barça enquanto colosso Mundial, e passará a ter uma dimensão ao nível de Porto ou Benfica não mais que isso e deixará de lutar por títulos internacionais, pois um País com apenas 8 milhões de habitantes (população Catalunha) não consegue ter uma liga de topo pois não consegue gerar receitas para ter várias equipas competitivas nem sequer para o Barça receber perto dos valores que recebe hoje em direitos televisivos e afins…para além de deixando de pertencer a uma Liga de topo mesmo que haja dinheiro os jogadores não sentem a mesma receptividade a irem para lá…será péssimo a todos os niveis

    A única solução seria o Barça pedir regime de excepção e continuar a jogar na La Liga mesmo com a independência, algo que actualmente segundo a lei só é permitido às equipas de Andorra que são as únicas não Espanholas que podem participar no campeonato Espanhol

    Portanto como não sou Catalão, sou sim do Barça, estou a torcer para que a independêcia não vá para a frente porque isso seria o fim do Barça com a dimensão que tem hoje

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:48 am

      Seria um campeonato como tu pretendes aqui em Portugal. Com 12 equipas: Barcelona, Espanhol, Girona, Tarragona, Lleida, L'Hospitalet, Sabadell, Llagostera, Olot, Badalena, Reus e Mafumet. (tive de recorrer ao wikipedia ;))

      Filipe AZ.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:15 am

      Filipe AZ

      Seria uma Liga fraca como a Liga Portuguesa é e sempre será fraca, porque com 10 milhões de habitantes não há receitas suficientes para todos, e portanto a minha ideia de 12 é apenas para diminuir um pouco o fosso, porque NENHUM País no Mundo com 10 milhões de habitantes consegue ter uma Liga forte, é impossivel

    • Gonçalo Magalhães
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:16 am

      Se permitem que as equipas de Andorra joguem, que mudem a lei para permitir a entrada das equipas da Catalunha! Tanto a liga como a televisão espanhola também tem muito a perder se o Barcelona for excluído das competições espanholas. Acho que estão a tentar fazer campanha para levar os adeptos e sócios do Barcelona a votar contra a independência da Catalunha!

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:29 am

      "Nunca será uma liga forte"… isso tem muito que se lhe diga. Mas liga competitiva poderá sempre ser, independentemente do numero de habitantes.

      Filipe AZ.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:40 am

      Filipe AZ

      Uma Liga competitiva é diferente de uma Liga forte, porque competitiva até a 2ª liga é competitiva, agora não faz da 2ª liga um campeonato forte só porque é competitivo

      Com 10 milhões de habitantes é impossível ter uma Liga Top porque não dá para gerar receitas para todos de forma a todos terem equipas minimamente fortes e basta veres que por alguma razão os 5 melhores campeonatos da Europa são de 5 Países que têm no mínimo 50 milhões de habitantes ou mais..

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Setembro 22, 2015 at 12:45 pm

      De notar, contudo, que os principais problemas e implicações da independência da Catalunha nem são desportivos…

      Não obstante, claro que é um desastre para o Barcelona. O que é pena: é pena que um grande clube esteja à mercê de uns quantos liristas utópicos…

    • Ninja
      Posted Setembro 22, 2015 at 1:07 pm

      Num worst case scenario agressivo (a conversa da secessão não passa de barulho político) o Barcelona seria acolhido na Premier sem qualquer problema.

      A FA prima pela racionalidade e veria com bons olhos está mudança. Elevaria o nível da liga para algo nunca antes visto.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 1:24 pm

      Ninja

      Se a troca for deixar a La Liga para passar a disputar a Premier League então ai assino já por baixo :), venha de lá essa independência… :)

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 1:48 pm

      O celtic que à muito tenta , não consegue ser aceite na premier league. Já o Barcelona seria logo acolhido.

      Trago o exemplo do celtic , porque até à muito pouco tempo atrás também houve um referêndo sobre a independência da Escócia para com o Reino Unido.

      Paulo M.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 2:04 pm

      Voces estao-se a esquecer que o que importa aqui nao é se o barça pode ou nao jogar a la liga. O problema aqui é a melhoria, ou nao, das pessoas e das suas condiçoes de vida. Se pra isso o barça tiver q ser sacrificado, entao q seja. As pessoas nao podem ser egoistas e estupidas ao ponto de tomar a sua decisao tendo em conta se o barça joga ou nao a liga espanhola. Isso seria o argumento mais fútil de toda a historia da humanidade. Quer dizer, se pra acabar com uma ditadura o porto, o benfica e o sporting tivessem de desaparecer, entao era preferivel nao fazer nada pq o que interessa é ter boas equipas de futebol e um campeonato bom. Por amor de deus..

      Jose sa

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 2:16 pm

      Jose Sa

      E qual foi a parte que não percebeste do meu comentário ao 12.19?? mas é óbvio que a a decisão só cabe aos Catalães tomar e como é óbvio tem de ser tomada sem ter em conta algo insignificante como o futebol

      Agora que eu saiba isto é um blogue de futebol e não de politica e portanto é normal que se analise a componente futebolística e não as restantes, não perceberes isto enfim..

      Da mesma forma que a nível desportivo a URSS e a Jugoslávia ficaram claramente a perder com o desmembramento, agora há coisas mais importantes que o desporto logo quem lá vive sabe o que é melhor para eles

      Como é demasiado óbvio a análise aqui esta a incidir apenas no campo desportivo (ouvi dizer que isto era um blog desportivo mas admito estar errado), e esta-se a descurar todas as outras componentes

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 3:18 pm

      Concordo com o que dizes kafka apesarar poucas vezs concordar contigo xD (na boa , sou do porto) da para entender de q percebes bastante de vários desporto e que tentas ser imparcial . Contudo acho ridículo que estejam a usar o futebol como chantagem para a Catalunya na possa ser independente, no dia que o futebol fizer com que as pessoas tomem uma ou outra decisão política o mundo ta perdido. Sendo assim acho que se querem ser independente tudo bem, até porque a Catalunha tem um ovo semelhante ou maior que portugal.
      Contudo esta burrinha da federação espanhola parece encomendada , além disso o swansea joga na liga inglesa não sei porque o barça não poderia jogar na lá liga. Mais uma vez por favor não misturem futebol com política e das coisas mais absurdas que já vi.
      Francisco neves

    • max alves
      Posted Setembro 22, 2015 at 5:18 pm

      estao fazendo essa chantagem,mas concerteza mais cedo ou maistarde terao de aceitar o barca e outros clubes porque tambem tem a outra via,tanto o barca perde quanto a liga,o barca deve ser dos mais assistidos e logo a liga perde tanto o interesse (vai ser so real) e perde televisivamente,quem se ri sao os outros medios assim como na escocia que quando o rangers foi rebaixado acharam que iriam ter chances de brigar pelo titulo e no fim o celtic virou o bicho papao do torneio,e o pior de tudo é que antes brigavam com o rangers e investiam no time e hoje nao o fazem porque ganham de qualquer maneira e a liga cada dia perde mais o interesse e o grande clube é uma anedota na europa que vive de um passado muito longe…nao ha cabimento,e se o barca sair pra premier ja conta talvez com o melhor 11 do mundo e com receitas absurdas seria em 5 anos a equipe mais forte do mundo fora que a premier seria mais assistida ainda e seus clubes mais fortes se reforcariam ainda mais pra ser competitivas o que so faria crescer e ganhar mais apoio como a melhor liga,claro que é utopico esse desfecho mas seria tao dificil a liga espanhola ver que perderia demais sem o barca e os outros times,fora que num pior cenario possivel nao seriam um celtic ou ajax ja que o pib nao esta longe do de portugal seriam um benfica ou porto e como a liga seria um pouco bem pior que a portuguesa teriam a maior receita,seriam a equipe que mais ganharia dinheiro e talvez ate fossem um pouco mais forte que os grandes de portugal por nao terem as concorencias de outros grandes clubes,é esperar pra ver.

  • Yekini
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:24 am

    É interessante a valorização internacional que o Scholes tem, quando em Portugal certamente é menos cotado que o Beckham ou Lampard.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:29 am

      O Scholes em Portugal só é menos cotado que o Beckham aos olhos das mulheres, porque enquanto jogador de futebol (pondo de lado o aspecto fisico) nem há comparação o Scholes é muito superior ao produto de marketing Beckham que era muito bom a bater bolas paradas mas no resto era um jogador como tantos outros

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:42 am

      Jesus…Uma pessoa que perceba de futebol e diga que o Beckham foi melhor ou teve um nível parecido com o do Scholes devia ser preso!

    • Erich Godoi
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:43 am

      ''Beckham era um jogador como tantos outros''

      Repetem tanto uma mentira que ela acaba se tornando verdade… Beckham com certeza não jogava ao nível do Scholes mas NUNCA foi medíocre ou algo do tipo, era um grandíssimo jogador, apesar do marketing ter o engrandecido.

    • karabatic13
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:46 am

      Beckham era um bom jogador e fabuloso em livres e cruzamentos. Scholes era um jogador soberbo. Top 15/20 mundial durante uma década ou mais.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:50 am

      Erich Godoi

      Eu não repito uma mentira, já tu até pões palavras na minha boca que eu não as disse, onde é que eu disse que o Beckham era mediocre? diz lá onde é que isso esta dito por mim?

      Não era medíocre mas também não era um jogador top de classe Mundial, nem perto disso sequer…era top em bolas paradas, e normal no resto, mas pronto são opiniões

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:51 am

      O Beckham era fabuloso em cruzamentos e bolas paradas mas de resto era bem mediano,não é mentira nenhuma.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:01 am

      Concordo inteiramente Erich Godoi.
      O Beckham pode não ter sido o maior dos craques, mas para mim sempre foi de classe mundial. Mesmo no Real conseguiu provar isso mesmo. A questão é que repetiu-se tantas vezes que ele era só uma cara bonita, batia bem (super bem, diga-se!!!!) umas bolas paradas e nada mais, que acabou quase sempre por vingar essa ideia duma forma generalizada. Eu pessoalmente sempre o vi esforçado em campo, trabalhador com e sem bola, com uma visão de jogo incrível, um nível de passe (tanto que achei interessantíssimo a passagem dele para médio centro / interior direito no Real) doutro mundo e uma execução de bolas paradas grandiosíssima.
      Apesar disto tudo atenção que não estou a dizer que era melhor ou pior que o Scholes (outro grandíssimo jogador!!)

      Cumps,
      JB

    • Filipe Ribeiro
      Posted Setembro 22, 2015 at 12:45 pm

      Que exagero Kafka essa perseguição ao Beckam ele não teve culpa de ser bonito.
      Desde que começou a ser titular 96/97 foi sempre dos melhores do United e por sinal dos melhores do Mundo não és titular de um clube de topo durante anos se és igual aos outros.
      A qualidade de passe dele curto e longo está ao nível dos melhores da geração dele.Era muito intenso nunca se escondia agora claro que não era um Scholes.

    • Jorge Silva
      Posted Setembro 22, 2015 at 12:51 pm

      O pessoal que não viu o Beckham no United não sabe o que perdeu. Se só o viu jogar a partir de Madrid, é normal que o ache banal em muita coisa, até porque jogar no clube-circo não é fácil.

  • Anónimo
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:29 am

    O Scholes é considerado por muitos, um dos melhores (ou mesmo o melhor) médio-centro da história do futebol inglês.

    No documentário "Class Of 92'" é bem patente a admiração que têm por ele.

    Ainda assim, o melhor jogador da história do United é, de longe, o Giggsy.

    João André

    • Erich Godoi
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:44 am

      Scholes > Giggs

    • karabatic13
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:55 am

      Por mim é Scholes =Giggs.

    • Luis La Liga
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:59 am

      Jogam em posições diferentes…

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:21 am

      Dois jogadores completamente diferentes.

      Foram ambos o expoente máximo do jogador-tipo do clube, quando isso significava alguma coisa…

      João André.

    • karabatic13
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:24 am

      A sério? Mas com a mesma qualidade e constãncia. Jogam não, jogavam.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 12:51 pm

      Gaitan >>>>>>>> Messi

      Acho que não dá para comparar Scholes com Giggs. Foram 2 grandes jogadores que gravaram o seu nome como 2 dos melhores jogadores de sempre de um dos maiores clubes da história. Scholes jogou, para mim, melhor até mais tarde. Quando Giggs perdeu velocidade, notou-se bem um decréscimo de rendmento. Consigo dizer que Scholes foi melhor que Gerrard e Lampard, mas não sei dizer se era melhor que Giggs, ou vice-versa.

      Bruno

    • João Rodrigues
      Posted Setembro 22, 2015 at 1:38 pm

      Só tenho pena do Sir Alex nao ter conseguido fazer de veron um jogador ainda melhor era grande apreciador dele, depois no chelsea tb nao fez nada, mais um na linha de riquelme

    • Filipe Ribeiro
      Posted Setembro 22, 2015 at 1:50 pm

      Bobby Charlton foi o melhor tanto como médio inglês como jogador da história do United.
      O Scholes está na linha dos grandes médios ingleses como Glen Hoddle,Terry McDermott,Brian Robson,Alan Ball por aí fora.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 2:53 pm

      Meu deus! Lá vêm estes miúdos com o melhor da História. Tiveram o Bobby Charlton e o Best e o melhor da história é o Giggsy!!! Enfim… Só se fôr o melhor da estória… da carochinha.
      Joao

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:30 am

    Nem como o Ajax ou Celtic será…Se deixarem a Liga Espanhola vão andar anos à deriva já que não vão participar em lado nenhum! Com tantos problemas no mundo e em Espanha e andam preocupados com a estupida independência de um bocado de terra,só vão prejudicar a Europa,a Espanha,a Catalunha e o Barcelona FC. A estupidez humana é de facto uma coisa espantosa.

    • Ruben Santos
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:55 am

      Estupidez humana??!

      Antes de mais não sou catalão nem espanhol, nem tenho opinião sobre o assunto em questão. Mas a independência de um "bocado de terra" certamente só não é importante se for o seu bocado de terra, pois se o senhor vivesse num sitio que considera o seu país e tivesse de viver de acordo com a soberania de um estado que não considera o seu, com um Rei ao qual não presta vassalagem talvez fosse um problema de facto maior para si do que se um clube dessa região vai ou não à Champions.
      Num exercicio de pura fantasia imagine que Espanha invade Portugal e nos força a viver como espanhois. Teriamos de facto um campeonato forte em que os nossos clubes fariam bom dinheiro e podiam melhorar prestações na Europa. O senhor gostaria de facto desse cenário?

      Em relação ao seu comentário se o senhor souber e tiver vontade pode indicar os prós e contras e me explicar o porquê de facto ser considerada estupidez (palavra que o senhor usou) de as pessoas de essa região quererem ser independentes e porquê de ir prejudicar Europa, Espanha e Catalunha (tudo isto o senhor falou no seu comentário e nem vou falar de prejudicar o Barça porque trazer um clube de futebol para as considerações de se um estado deve ou não ser soberano é de uma demência tal que prefiro nem referir)?

      Ruben Santos

    • António
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:05 am

      Caro Ruben Santos,

      É como se a Madeira quisesse a independência, ou o Norte em relação ao Sul do país. Não faz sentido a diferença. E é que as parecenças até são algumas. A Catalunha tem a zona produtiva de Espanha, não tendo depois a independência fiscal e de tomada de decisões do seu próprio território. Sabe qual região em Portugal pensa o mesmo, que por acaso é o coração produtivo do país? Lá tem a sua resposta.

      Daí que muitos digam que a independência não faz sentido. A meu ver também não faz. Mas eles lá sabem…

    • Zé NUno
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:09 am

      Estupidez é a Catalunha continuar integrada na Espanha.

      O Barcelona terá que apostar na formação para continuar a ser grande.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:15 am

      Diria que estupidez humana é dar mais importância a um clube do que á terra onde nascemos e fomos criados, mas isto é a minha opinião, aceito as outras…
      Diogo Assunção

    • Ruben Santos
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:19 am

      Antonio, como disse não defendo nem sou contra a independencia. Simplesmente não tenho opinião.

      Certamente como eu saberá que comparar o Norte de Portugal à Catalunha não faz grande sentido devido a diferença histórica e cultural entre Portugal (sempre um país com união desde que somos país) e Espanha, em que sempre houve separatismo entre as regiões e as diferenças culturais (tome por exemplo as diferenças linguisticas) são mais que obvias.

      Entendo o seu comentário mas não concordo de todo com o exemplo e certamente o senhor entende que são demasiadas as diferenças para ser um exemplo válido, pelo simples facto que não existe união cultural diferenciada entre essa região e o restante.

      Mas repito, NÃO possuo sequer opinião sobre este assunto.

      Mas António, certamente que concordará comigo que apelidar de ESTUPIDEZ HUMANA uma região na sua maioria sentir-se no direito histórico de formar um país não será o mais correcto!

      Ruben Santos

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:35 am

      Mas eu só disse que iria prejudicar o Barcelona clube de futebol? Não falei na Europa,na Espanha e na própria Catalunha?! E já agora…Isto não é um blog de desporto e em especial de futebol?! É que se calhar estou a fazer confusão e aqui não se fala de futebol…

      Mas qual invasão? Mas quantos habitantes da Catalunha foram independente um dia? Então e agora se Portugal quiser reclamar metade do mundo que já teve? Mas alguma vez faz sentido no mundo actual estarmos a dividir um país só porque sim? E que moeda iria haver na Catalunha? O Euro? Já me tinhas dito…Só alguém muito cego não vê que a unica coisa boa que esta independência iria trazer era a satisfação do orgulho estupido de alguns milhões.

    • André Costa Gomes
      Posted Setembro 22, 2015 at 1:39 pm

      Que desconhecimento da história da Espanha. Imagina o que era durante séculos teres sido inferiorizado como povo pela tirania de um reino que nunca foi uno, foi sempre uma junção de reinos. Imagina seres obrigado a falar espanhol e esqueceres tudo da cultura catalã, que foi o que aconteceu no tempo do Franco, que não foi assim há tanto tempo.
      A Catalunha merece a sua independência, porque nunca deveu nada a Espanha e nunca se sentiram espanhóis. O mesmo com o País Basco e com menos expressão na Galiza. A Espanha nunca foi unida e nunca há-de ser. Pôr os caprichos de "adeptos" estrangeiros do Barcelona à frente da sua vontade e identidade cultural é só ridículo.
      A La Liga tem tanto a perder com a saída do Barcelona como o próprio Barcelona, portanto toda a gente sabe que vai ser criado qualquer acordo, no caso da independência avançar.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 2:14 pm

      É um blog de desporto mas tbm isso não é motivo pra se ser futil e por um clube de futebol a frente da vida das pessoas, porque certamente se a catalunha se tornar independente e se algumas pessoas precisarem de dinheiro tenho a certeza que nao sera o barça a da-lo. Por isso, se um clube de futebol nao da nada de essencial as pessoas (muito pelo contrario, ja que é graças as pessoas que existem clubes de futebol) esse tipo de pensamento é do mais mesquinho, hipocrita e baixo q ja vi na vida. So fala assim, caro ricard, porque nao é consigo, porque se fosse teria uma opiniao bem diferente

      Angelo damiao

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 3:11 pm

      Poderia ser o melhor que nos podia acontecer. Com a independencia da Catalunha, do Pais Basco, Galiza e finalmente da Andaluzia (mais dificil assim como Murcia) abria-se finalmente uma porta para a uniao iberica em que todas as partes tinham independencia e autonomia de Madrid mas onde seria possivel uma cooperaçao mais frutifera. Não seria facil de resultar, bem sei. Madrid, principalmente, teria de abdicar de algum poder. Só que o poder de Madrid é só de alguns e desta maneira benificiariam todos. O maior problema para nós seria o da lingua, mesmo assim duvido que deixasse de ser usada, por varios motivos, sendo o principal o ser falada no mundo inteiro por 300 milhoes. A lingua castellana é um bocado para o feioso.
      No que ao futebol diz respeito, até se podia fazer uma liga Iberica em que provavelmente entravam 4 ou 5 clubes portugueses.
      Joao

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 22, 2015 at 3:23 pm

      Nunca se sentiram Espanhóis mas depois jogam por a selecção Espanhola como o Guardiola e como o Piqué?
      Quando a Espanha foi campeã Europeia e Mundial não festejaram pois não?
      Nunca se sentiram Espanhóis mas milhões apoiam o Barcelona que joga no campeonato…de Espanha?!

      Hipocrisia…

      Ângelo Damião…Se és mais um que não sabe ler não vale a pena estar a explicar novamente que eu não resumi esta questão apenas a um clube de futebol.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 4:55 pm

      Ricard todos os catalães querem a independência.

      Conheço inclusive alguns, ouvi-os gritar "a p**a de España" em plenos pulmões. Houve outro que me disse que Portugal só obteve a independência em 1640, porque nessa altura Espanha estava em duas frentes: Portugal e Catalunha e teve de sacrificar uma frente para vencer a outra. Venceram os catalães mas perderam connosco.

      Há uma frase que diz: a cada nação deve corresponder um estado.

      Zé Maria

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 22, 2015 at 5:08 pm

      Todos querem a independência ok…Mas e o exemplo dos que jogam na Selecção? Não são hipócritas? E se ganharem a independência deixam de jogar?

    • André CG
      Posted Setembro 22, 2015 at 5:25 pm

      É óbvio que deixam de jogar, passam a jogar pela selecção da Catalunha, qual é a dúvida?

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:22 pm

      O Sr. Ricardo Ricard chamar "estupidez humana" ao desejo – legitimo – dos Catalães serem independentes, é do mais patético que já li.

      Nem requer mais comentário. Visão de Mercado, para quando um botão para "ignorar" comentários?

      Cumprimentos,
      HR

  • Anónimo
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:31 am

    Eu penso que Scholes foi melhor que Beckham ou Lampard, pura e simplesmente era um jogador mais contido.
    Beckham é conhecido pq jogou no Real e fez e ainda faz várias publicidades. Lampard ganhou estatuto entre nós graças so Mourinho e a acompanharmos o treinador português em terras britânicas.
    Mas Scholes era, de facto, muito bom e basta pensares no fim da carreira dele e perceberes que com 38 ou 39 anos era um jogador bom para o Man Utd

    Alexsilva3

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:45 am

      O Beckham é conhecido porque jogou no Real? Quando chegou ao Real já era um ídolo para os adeptos a nível mundial e também um sex symbol mundial.
      Em cruzamentos e bolas paradas é provavelmente dos melhores de sempre,no resto era praticamente banal.

    • Mega Badjeras
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:56 am

      Essa do Lampard é muito engraçada Alexsilva3, indo pela lógica do teu raciocínio o Scholes ganhou estatuto entre nós graças a Ferguson. O Lampard é dos melhores médios da história do futebol. Fazia tudo bem.

      Começaste a ver futebol em que ano só por curiosidade?!

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:57 am

      Dizer que no resto Beckham era banal devia dar cadeia…não era um Zidane mas não vamos exagerar.

      Miguel

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:37 am

      O Lampard é dos melhores médios da história do quê? Só se for da Inglesa…

      O Beckham estava mais perto do quê? Do banal ou do nível do Zidane?

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:54 am

      Um jogador que é bom apenas em bolas paradas e cruzamentos e no resto é banal faz-me acreditar que se trabalhar muito bem esse aspeto, um dia poderei chegar ao Real Madrid.

      Mário

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 22, 2015 at 12:05 pm

      Sim,porque jogar no Real Madrid é sinônimo de ser craque! O Secretário manda um abraço.

    • João Rodrigues
      Posted Setembro 22, 2015 at 1:33 pm

      O Beckham era um excelente jogador na vertente tecnica bolas paradas, aqueles passes "lancamentos" de 40 metros com aquele pé direito fantastico, bom primeiro toque e boa visao de jogo agora claro que nao era um poco de forca ou um velocista mas para mim como comecei aprecionar o united nesse tempo que ele comecou a jogar considero-o um excelente jogador mas para mim ,Keane pelo que dava pela equipa, Giggs e Scholes estao primeiro.
      Beckham esta ao nivel de Gary Neville e Solskjaer por aquilo que deram ao clube nao por serem melhores ou piores.

    • E Jorge
      Posted Setembro 22, 2015 at 4:58 pm

      Mas Ricardo Ricard, queres mesmo comparar o percurso do Beckham com o do Secretário? Epa sinceramente, são só disparates que muitos escrevem na falta de argumentos.

  • Anónimo
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:42 am

    A decisão dos responsáveis da liga espanhola é coerente. Ficam a perder com a saída do Barcelona da liga mas seria caso para surgimento da nova potência, Atlético de Madrid. Além que iria tornar a liga espanhola mais competitiva porque o Real Madrid iria, também, perder bastante com a saída do Barcelona (a rivalidade entre Real e Barcelona é das mais rentáveis do mundo).

    O Barcelona (clube) não pode querer o melhor dos dois mundos. Não pode apelar ao nacionalismo catalão (principalmente contra o Real) e depois aproveitar-se de tudo o que uma liga espanhola pode oferecer. Vamos ver o que os próximos capítulos reservam.

    Filipe AZ.

  • ruben
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:42 am

    Deslculpem lá mas Beckham não foi nível mundial?? Van Nistelrooy não o foi também? Rooney não é de classe mundial??

    Vidic foi durante 2/3 épocas seguidas o melhor central do mundo, isto não é ser de nível mundial? Então não sei qual é a vossa definição de classe mundial…

    Entre outros que nem me lembro..

    Ruben Monteiro

    • João Lains
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:28 am

      Van Nistelrooy é um dos melhores pontas de lança da sua geração. É um dos melhores marcadores da selecção holandesa e das provas europeias e acumulou prémios de artilheiro por tudo quanto é sítio (Liga dos Campeões, Holanda, Inglaterra e Espanha). É um jogador de classe mundial, tal como é Raúl, Ronaldo, Messi, Eto'o, Drogba ou Shevchenko. Entrou nos 30 a marcar como o fazia com 20 e só uma grave lesão o parou em Madrid.

      Vidic e Ferdinand formaram uma das melhores duplas de centrais do futebol inglês e europeu nos últimos anos e também eles são de classe mundial, como o são Ricardo Carvalho, Terry, Puyol ou Piqué.

      Scholes foi um jogador de classe mundial, mas Lampard e Gerrard também o foram. Beckham não o foi. Talvez em projeção mediática mas nem entre os 10 melhores da sua geração esteve.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 12:04 pm

      Se o Beckham não foi um jogador de classe mundial, sicnceramente não sei o que é o futebol, apesar de ser o jogador mais mediático de sempre o que o prejudicou enquanto jogador, contou com 115 internacionalizações na seleção inglesa onde foi durante muitos anos capitão, 8 temporadas ao mais alto nível em Manchester onde ganhou 6 LIGAS , e 4 épocas em Madrid onde fez parte dos "Galáticos", a maior constelação de estrelas que vi jogar junta, onde ganhou uma Liga Espanhola e uma Liga dos Campeões.
      Não foi dos melhores de todos os tempos, mas dizer que não foi um jogador de classe mundial é um atentado.

      Mário

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 12:57 pm

      Mário, não concordo. Saber bater bolas paradas e cruzar bem não chega. No Real e no Manchester, foi sempre um bom jogador, mas não era dos melhores, não era ele que em momentos difíceis segurava a equipa. Foi um grande jogador, mas era mais marketing que outra coisa.

      Bruno

    • Filipe Ribeiro
      Posted Setembro 22, 2015 at 1:58 pm

      Não foi Bruno??
      Mas tu vias o United ou dizes isso pelo que ouves?
      Vai ver a final da Champions contra o Bayern que ele na 2parte sai da direita para o meio por iniciativa dele e manda no jogo ele tinha um grande peso no United.
      Maior parte de vocês nem futebol via nos 90 depois deixam se ir pelos outros inveja é uma coisa muito feia.

    • karabatic13
      Posted Setembro 22, 2015 at 2:59 pm

      Eu via futebol nos anos 90 pois nasci em 79 e concordo com boa parte das opiniões. Beckham era bom jogador, tendo como pontos fortes a mestria em lances de bola parada, cruzamentos e alguns passes longos. Classe mundial? Não.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 3:00 pm

      Filipe, porquê falar de inveja? Quem me dera ter 1/10 do dinheiro dele, e quem me dera jogar 1/10 do que ele jogava, mas felizmente tive o privilégio de os ver jogar muito tempo, e não achava o Beckham do nível dos outros. É uma questão de opinião, não de inveja.

      Bruno

    • João Lains
      Posted Setembro 22, 2015 at 3:24 pm

      O seu talento não acompanha a sua mediatização. Como eu disse, não está entre os dez melhores médios da sua geração. Talvez entre os 20 melhores. Scholes, Gerrard, Lampard, creio que todos eles foram superiores a Beckham, que não deixa de ser um senhor em campo. Não é à toa que envergou tantas vezes a braçadeira de capitão. O seu jogo de despedida no PSG é um momento muito bonito e o golo com a Grécia é épico.

    • Jorge Silva
      Posted Setembro 22, 2015 at 5:10 pm

      Já a mim faz-me alguma confusão que Lampard seja colocado num patamar superior a Beckham.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Setembro 22, 2015 at 6:54 pm

      João

      O que dizes é verdade agora ser um jogador mediano venha quem vier e podem dizer que viam futebol nos anos 30 que não sabem o que dizem houve melhores do que ele na geração dele por talento mas poucos jogadores se manteram no top por 10 anos como ele.
      Falo em inveja porque foi uma imagem criada que era um rosto bonito e só isso.

  • Flávio Trindade
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:46 am

    Curiosa a target list do United, e mais curioso ainda é o pormenor de Muller já ser seguido desde os 10 anos.

    Quanto ao Barcelona temos que dividir este assunto em 2 diferentes.

    Primeiro, os catalães enquanto povo têm total direito à sua independência tal como bascos. Basta conhecer um pouco da história espanhola para se perceber isso. Aliás espero mesmo que a consigam e que resistam ao ainda latente imperialismo espanhol.

    O segundo ponto tem mesmo a ver com isso.
    Estas ameaças de Tebas são reveladoras do habitual espirito espanhol.
    O Barcelona tem tanto a perder como a Liga Espanhola. Não entender esta ameaça como um receio é não perceber nada disto…

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:57 am

      Eu continuo (ou pelo menos quero) acreditar que caso a independência seja de facto consumada, se alteraria os regulamentos actuais e para além das equipas de Andorra, o Barcelona e o Espanhol também podiam continuar a disputar o Campeonato Espanhol, pois é como tu dizes e muito bem, o Barça perderia imenso com a saida da La Liga, mas a La Liga também ia levar um bom rombo (menor que o do Barça é certo) a nível financeiro, porque deixaria de ter o maior jogo do Planeta (Real-Barça) para vender

      Portanto ficando Barça e La Liga a perder, só por pura parvoíce e teimosia é que não chegariam a um acordo e abririam uma excepção para o Barça poder participar na La Liga

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 1:00 pm

      Kafka, é isso que vai acontecer. Estes dirigentes são de "Castela", não querem a independência da Catalunha. É uma forma de exercerem pressão, mas sabem que sem Barcelona, o nível da La Liga também desce. Perde mais o Barcelona que a liga, mas vão acabar por ceder.

      Bruno

    • João Rodrigues
      Posted Setembro 22, 2015 at 1:35 pm

      Ainda acredito que Muller vai acabar em manchester. Espero eu !

  • Kafka I
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:46 am

    Quanto às declarações do Ferguson, fiquei curioso para saber em que altura o Ferguson tentou contratar o Fenómeno, é que se foi na altura da sua melhor versão ainda na década de 90, de facto teria sido um verdadeiro espectáculo vê-lo em Inglaterra onde as defesas são bem mais fracas, ainda para mais naquela altura, é que se ele já fez o que fez na extremamente difícil Serie A da década de 90, nem quero imaginar o que faria na fraca defensivamente Premier League daquela altura, seria assombroso..

    • karabatic13
      Posted Setembro 22, 2015 at 10:56 am

      Ele diz na entrevista. Quand foi para PSV.

    • João Gonçalves
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:02 am

      Tem na imagem.. Quando ainda estava no Cruzeiro.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:09 am

      Não tinha reparado obrigado, bem então teria sido mais MONSTRUOSO ainda ver o Fenómeno na Premier League naquela altura, pois era uma Liga bem mais fraca e mais fácil que a Serie A e a La Liga da altura

    • diogoribeiro
      Posted Setembro 22, 2015 at 12:16 pm

      O Ronaldo tinha ido para Manchester e eu era hoje adepto do United. O melhor jogador que já vi jogar, mesmo contando com Messi e Ronaldo. Menos eficiente que ambos mas juntava magia e eficiência como ninguém (na minha opinião ainda mais que Ronaldinho ou Zidane).

      Na Premier League no fim do século XX tinha destruído a liga e o United teria dominado ainda mais.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 12:36 pm

      Subscrevo diogoribeiro

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 3:15 pm

      diogoribeiro

      E já agora, mero à parte mas hoje até é o dia de aniversário do Fenómeno :)

  • karabatic13
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:48 am

    Os catalães que tenham juízo e parem de usar o barcelona como arma politica. O franquismo já acabou há muito. Já não faz sentido.

    • max alves
      Posted Setembro 22, 2015 at 5:38 pm

      se nao leu bem,sao os espanhois que estao fazer do barca uma arma,mas todos sabemos que o barca é uma banalidade perto dos interesses de um povo inteiro.

    • luis bcn
      Posted Setembro 22, 2015 at 7:28 pm

      Més que un club

      Os clubes em espanha não sao meros clubes…são associações representativas da população. Representam a cultura dos seus povos. Em portugal isso só acontece a larga escala com o Porto, o Vitoria e o Braga e claro, é muito mal aceite por aqueles que não entendem o que é ter um clube unido a um povo, ou melhor, não aceitam o FC Porto…os outros até acham engraçado

  • Suspeito do Costume
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:52 am

    Cada um puxa a brasa à sua sardinha.

    Se a Catalunha for independente (assim espero) o Barça a única coisa que poderá perder é competitividade ao nível interno, porque não nos esqueçamos que o Barcelona é um dos clubes que mais factura em vendas de mercadorias, sejam elas produtos desportivos, direitos, etc.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:06 am

      Creio que não estas a ver todo o "problema", o Barça consegue ser dos que mais vende porque esta inserido numa das melhores Ligas do Mundo e assim consegue manter os melhores jogadores, mas no dia em que passasse a pertencer ao mediocre campeonato da Catalunha, deixava de ser atractivo para os jogadores de classe Mundial, porque ninguém queria ir jogar para a mediocre Liga da Catalunha, da mesma forma que os melhores jogadores do Mundo não querem vir jogar para a Liga Portuguesa ou Liga Belga

      Depois, os contratos televisivos onde o Barça actualmente recebe cerca de 130/140 milhões de eur/ano (tal como o Real) deixa de receber esses valores porque estava num País de apenas 8 milhões de habitante e é impossível gerar esses valores com tão poucos habitantes e numa liga menor

      Perante isto, menos dinheiro e o clube menos atrativo, os grandes jogadores iam embora para outras ligas mais atrativas e onde pagassem mais, logo as vendas que hoje acontecem iriam baixar drasticamente, porque uma coisa é ter a camisola do melhor jogador do Mundo para vender (Messi) outra é ter a camisola do Gaitan ou do Brahimi para vender

    • max alves
      Posted Setembro 22, 2015 at 5:46 pm

      sempre inteligente kafka,subescrevo tudo e ainda acrescento que hoje vemos jogadores que nascem no futebol sonhando com a camisa do barca e num futuro de uma liga assim ate os torcedores diminuiriam porque uma coisa é ser torcedor de um time que so de se dizer o nome é conhecido em qualquer parte do mundo outra sera torce pra um ajax que se reconhece o passado e mais nada.

  • Anónimo
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:59 am

    Achar que um se saíssem de Espanha e passassem a jogar na liga da catalunha permaneceria tudo igual é ignorância…nem é certo que através da liga da catalunha pudessem jogar na liga dos campeões ou seja, os melhores jogadores iriam sair, ninguem iria pagar produtos e direitos para ver miudos…

    José

  • Mega Badjeras
    Posted Setembro 22, 2015 at 10:59 am

    Creio eu que Rooney e Tévez eram e são de classe mundial, mas se calhar estou enganado. Mesmo o Vidić e o Ferdinand no seu auge também o foram, falotu-lhes foi consistência na fase dos 30 para continuarem no topo.

  • Che
    Posted Setembro 22, 2015 at 11:05 am

    Ok ent o Barça e o Espanhol são bem-vindos a liga portuguesa…

  • João Gonçalves
    Posted Setembro 22, 2015 at 11:06 am

    Não tenho qualquer posição em relação à causa catalã (quando não tenho informação suficiente sobre um assunto abstenho-me de fazer julgamentos) mas se alguém por acaso tiver a sua opinião influênciada pelo futuro dum clube desportivo acho um bocado absurdo. Assim sendo estas declarações espero que não tenham qualquer impacto seja no que for.

    Em relação ao Fergie, percebe infinitamente mais do que eu de futebol mas penso que se esqueceu que o futebol não é só do meio campo para a frente nessa dos jogadores de classe mundial.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:19 am

      Eu concordo contigo, eu quando digo que não quero, é porque sou do Barça mas não vivo na Catalunha nem sou Catalão, ou seja, estou a descurar a parte politica e analisar na "única" parte que me toca que é o Barça, agora quem vive na Catalunha não pode decidir com base num clube de futebol, tem de decidir com base naquilo que querem para o País deles

      Da mesma forma que como adepto de Futebol, tenho "pena" que a URSS, a Jugoslávia e a Checoslováquia se tivessem desmantelado, porque hoje em dia seriam 3 Super-Selecções, no entanto estou a descurar literalmente tudo o que não seja a vertente adepto de futebol apenas isso ,agora quem lá vive na Ex-URSS e Ex-Jugoslávia é que sabe o que é melhor para os respectivos Países até porque o futebol é algo insignificante quando comparado com a vida das pessoas evidentemente

    • João Gonçalves
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:31 am

      Sim eu percebi e tal como tu espero que o Barcelona continue a existir nos moldes actuais, pois apesar de não ser adepto do clube como tu, sou adepto de futebol e o Barcelona faz falta ao futebol, assim como o Real que apesar de ser um clube que desprezo, faz falta..
      Agora se fosse catalão obviamente que essa seria a menor das minhas preocupações.

  • Luis La Liga
    Posted Setembro 22, 2015 at 11:06 am

    Scholes foi um jogador fantástico, de uma das melhores equipas que vi jogar. Bons tempos de premier league, Aquele 4x4x2 era mágico. Quanto perguntaram ao Zidane como era ser o melhor do mundo ele disse: "nao sei, perguntem a Scholes". Mesmo para Xavi era o melhor medio que ja viu jogar.

    Agora pergunto:o que é um craque?

  • Nuno R
    Posted Setembro 22, 2015 at 11:13 am

    A causa catalã vai para além da bola, sendo o futebol um facto menor em tudo isto.
    Não é líquido que o Barcelona fosse aceite na UEFA, quanto mais pensar em domínio europeu. Depois, o mais certo é que fossem também corridos da UE, pois é duvidoso que a Espanha aceite o novo país como membro da organização.
    Mas é o preço a pagar pela independência, todos os países sofrem com a autodeterminação, os adeptos ferrenhos do Barcelona só têm de comer e calar.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:27 am

      A UE já veio dizer que a Catalunha não entrava directamente na UE

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 22, 2015 at 11:29 am

      É o que tenho vindo a dizer. O Barcelona, o clube, não tem qualquer influencia nesta decisão. Como dizes são obrigados a apoiar o desejo politico.

  • Filipe Galvão
    Posted Setembro 22, 2015 at 12:01 pm

    A independência da Catalunha seria uma boa oportunidade para os 3 grandes em portugal fazerem um lobby juntamente com as equipas grandes catalãs para se criar uma liga ibérica…

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 2:06 pm

      'Equipas grandes catalãs' … mas quais equipas grandes? Só existe um colosso grande (que vale uns 3 Benficas) e o Espanhol que é uma equipa que em Portugal lutava pela a Europa. O resto são equipas com a dimensão de um Paços de Ferreira.

      Filipe AZ.

    • Filipe Galvão
      Posted Setembro 22, 2015 at 2:38 pm

      Exactamente. A ideia era o Barça, o Espanyol, o Porto, o Benfica e o Sporting juntarem-se a outras 13 equipas espanholas e fazerem uma liga ibérica…

  • André Dias
    Posted Setembro 22, 2015 at 1:09 pm

    Scholes e Giggs são jogadores que ficam para a história pela soberba qualidade e pela quantidade ridícula de épocas em que conseguiram ser importantes no Man Utd. Lembro-me de ver o Paul Scholes voltar da "reforma" para ajudar o United,que estava numa maré de lesões, e marcar um golo no primeiro jogo que faz depois de se retirar. Giggs perdeu fulgor físico mas ganhou maturidade táctica e mental, continuou a ser uma peça importantíssima quando Fergunson o adaptou a médio.

    Esta história do Barcelona e da Catalunha já foi debatida aqui várias vezes. Continuo a defender que os catalães têm direito a desejar a independência mas o Barcelona como clube não tem que sofrer as consequências disso. Se é permitido aos clubes de Andorra disputar a liga espanhola, também se pode permitir o mesmo aos clubes catalães, até porque a liga espanhola também perde muito sem o Barcelona.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 3:05 pm

      Oe adeptos do Barcelona vão para o Camp Nou pedir a independência da Catalunha…o Piqué defende a independência da Catalunha…
      Se querem, de facto, ser independentes não é o futebol que os vai impedir disso…e a Catalunha tem uma dimensão suficiente para ter 1 liga.

      Vitorino

  • JesusTheLamego
    Posted Setembro 22, 2015 at 1:50 pm

    e insistem em misturar politica e futebol… alguém fez umas chamadas e obrigou os 2 senhores de cima a fazer as supra-citadas…

  • André Cruz
    Posted Setembro 22, 2015 at 2:39 pm

    E seria possível organizar um campeonato português+catalão, ou francês+catalão? As leis permitem? Caso permitissem seria interessante pensar nisso. A liga portuguesa+catalã teria quase 20 milhões de pessoas, e tornar-se-ia bem mais visível em todo o mundo.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2015 at 3:09 pm

      França já tem o Monaco, por isso não sei se seria possível.
      Mas se eles quiserem vir para a Liga Nois, tão à vontade…acho eu

      Vitorino

  • Kacal I
    Posted Setembro 22, 2015 at 2:41 pm

    É futebol, nada é certo e não me surpreende, muitos clubes "descobrem" um jogador primeiro e avançam mas são ultrapassados na recta final da negociação ou algum imprevisto impede que consigam contrata-los, sou portista e o Man Utd é o meu clube preferido no estrangeiro, até gosto do Chelsea mas prefiro o United mas como está lá o Mourinho e não gosto do Van Gaal apoio os Blues no momento, já o Real Madrid só apoio pelo Ronaldo e até o Pepe porque não gosto do clube e assim que ambos saírem passo a torcer pelo Atlético ou Valência.
    Em relação aos jogadores de classe mundial, concordo com o Ferguson, claro que podia considerar Peter Schmeichel, Rio Ferdinand, Beckham, Tévez e Rooney como jogadores de classe mundial porque quando os treinou eles eram dos melhores do Mundo nas respectivas posições e portanto é aceitável mas compreendo que os 4 que fala sejam top dos tops na sua geração.
    O Scholes e o Giggs foram importantíssimos dentro e fora de campo durante 20 anos e o Giggs teve uma transformação de extremo rápido e desequilibrador para um médio maduro, evoluído tacticamente e inteligente, já o Scholes era um dos meus médios preferidos, adorava, um dos melhores médios que vi jogar e reformou-se mas voltou, marcou no 1º jogo e apresentou um nível bastante bom, demonstra o seu compromisso com o futebol mas a sua qualidade passe, capacidade táctica, raça, intensidade e remates de meia e longa distância (onde fazia alguns golos fantásticos, quando rematava era um perigo) eram acima da média, o Beckham não acompanhei muito no Man Utd mas dos registos em video e assim era muito bom sobretudo no passe curto e longo, nas bolas paradas e nos remates, era um grande jogador e depois tinha o carisma e a parte do marketing que faziam com que fosse um pouco sobrevalorizado mas sempre teve qualidade e pode ser considerado um dos melhores do seu tempo, a meu ver.

    Quanto ao Barcelona, não sou catalão nem adepto do Barça mas é óbvio que vão perder muito ao passar para uma liga catalã, alguns jogadores vão querer sair e outros não vão ter tanto vontade de disputar um campeonato mais fraco e com menos visibilidade, depois será menos dinheiro a entrar no clube e vão ter de investir menos, acho que a dimensão continuará igual mas em termos desportivos passarão a ser no máximo um Porto ou Benfica.

    • karabatic13
      Posted Setembro 22, 2015 at 3:02 pm

      O Barça e o Espanhl nunca sairão da liga Espanhola. Isto é apenas um fait divert para influenciar resultados da votação.

    • Kacal I
      Posted Setembro 22, 2015 at 3:29 pm

      karabatic13,

      Talvez, não estou a par da situação mas se tu dizes, ok, falei na perspectiva de acontecer mas se não acontecer não tenho nada a dizer.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Setembro 22, 2015 at 7:58 pm

      Mas estas palavras do Ferguson valem o que valem ele também disse que o melhor médio e capitão que treinou foi o Brian Robson e nem foi citado.
      O que ele diz hoje em dia não se escreve.

  • Hernandez
    Posted Setembro 23, 2015 at 1:01 pm

    Discurso claramente encomendado e apenas para meter medo ás gentes mais ignorantes e ser usado como arma eleitoral.
    É obvio que se a Catalunha se tornar independente, os seus clubes vão continuar na Liga Espanhola. Se financeiramente e desportivamente seria mau para os Principais clubes Catalaes, para a Liga Espanhola seria igualmente verdadeiramente assustador e desastroso.

Deixa um comentário