Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bartomeu confirma Sétien para 2020-21: «Trouxe novos ares e ideias, obviamente continuará»

Para mais tarde recordar? A La Liga está praticamente perdida e se também desiludir na Champions este discurso em Agosto poderá ser diferente.

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, garantiu hoje que Quique Setién vai continuar no comando técnico do clube na próxima época. «Setién trouxe novos ares e ideias, obviamente continuará. Neste momento, estou bastante contente com a evolução da equipa. Nos dois últimos jogos viram-se mais essas melhorias de Setién. Sei que a La Liga está complicada, vamos logo a seguir temos a Liga dos Campeões. Há que tentar ganhar uma e depois a outra», afirmou o dirigente, na RAC 1.

33 Comentários

  • Claudio V.
    Posted Julho 7, 2020 at 1:04 pm

    Bem, a abono da verdade, o Barcelona tem estado mal, mas bastava o Real não ter tido as ofertas arbitrais dos dois últimos jogos e tinha perdido 4 pontos e estava tudo empatado.

    • Mr.Peanut
      Posted Julho 7, 2020 at 4:03 pm

      Quando o Barcelona estava em primeiro era tudo um mar de rosas. Agora que passaram para segundo ja culpam os arbitros. Haha como nao adorar. Davas para escritor do mundo deportivo

      • Oldasity
        Posted Julho 7, 2020 at 4:18 pm

        Um mar de rosas? Acho que apesar de estarmos em 1º ninguém estava feliz em relação a como as coisas estavam.

        E o que Claudio disse é um facto. Basta ver os resumos alargados dos jogos desde a retoma da La Liga e torna-se ridículo a quantidade de lances em que o Real é favorecido.

        • Mr.Peanut
          Posted Julho 7, 2020 at 5:18 pm

          Mar de rosas em relaçao a arbitragem. Começaram a perder pontos e culpam logo a arbitragem.
          Segundo, querem argumentar e ter razao e depois so veem os resumos?
          Terceiro, em que mundo é que o penalti sobre o Carvajal contra o Getafe nao é penalti? E neste contra o Bilbao sobre o Marcelo? Ate se pode argumentar que o Ramos fez penalti mas nao é claro ate porque o Ramos esta de costas.
          Quarto, chorassem menos e jogassem mais ainda podiam estar em primeiro.

          • Oldasity
            Posted Julho 7, 2020 at 6:50 pm

            Como já disse em outros posts, isso são penaltys claros. Mas há dúvidas? Eu não estou a questionar os penaltys a favor do Real. Estou a falar dos pelo menos 2 penaltys a favor das equipas contra o Real que não foram marcados!

            Haviam 2 penaltys a favor do Getafe e 1 a favor do Bilbao (ainda por cima, lance igual ao que deu penalty para o Real).
            Tem havido uma dualidade de critérios ridícula. E eu não tenho visto só resumos, tenho visto os jogos todos do início ao fim mas disse que basta ir ver os resumos, porque não vou estar a dizer aos users para irem ver os 90 min de todos os jogos lol

            Concordo. E tal como também já disse, Real vai ser campeão e tem sido a equipa menos má ao longo da época, mas neste momento se não fosse esta dualidade de critérios, as contas não estavam assim.

            • Pablo
              Posted Julho 7, 2020 at 9:19 pm

              Eu te pergunto que falta o Nelson Semedo sofreu para ser penálti contra o Atlético de Madrid? É tirar o mérito que vai na frente…

  • AndreChaves9
    Posted Julho 7, 2020 at 1:21 pm

    Para quando a saída deste gajo?
    Barcelona para ontem tem de comprar um central top, o Lautauro e quanto a mim poderia tentar o Sancho. Vamos ver como será mas o começo do mercado com o Pjanic avalio em peximo.

    • Oldasity
      Posted Julho 7, 2020 at 2:07 pm

      Precisa de um central para meter o Piqué no banco. Mas Lautaro? Marcou 1 golo nos últimos 10 jogos. Gostava de o ver no Barça e acho que encaixaria bem visto que tem um perfil similar a Suárez, mas para mim o Griezmann é que tem de ser o titular como avançado. E para dar 120M (preço do Lautaro), prefiro alguém que possa criar desequilíbrios; Sancho, como referiste, seria excelente.

      Pjanic foi mais um péssimo negócio. No entanto é mais novo que Vidal e Rakitic. E caso estes saiam ficamos com Busq, De Jong, Pjanic, Puig, Aleña (?) e espero que Sergi Roberto seja aposta de uma vez no meio campo. Assim há um misto entre experiência e juventude, algo que acho importante.

      • Kacal
        Posted Julho 7, 2020 at 2:20 pm

        Talvez o Lautaro esteja com a cabeça fora do Inter, daí o baixo rendimento. O que faz dele algo mau profissional caso seja verdade, mas é craque.

        • Oldasity
          Posted Julho 7, 2020 at 2:31 pm

          Sem dúvida. Mas se realmente quer sair, acho que deve mostrar o seu valor. Nunca me vou esquecer da pré-época que o Neymar fez antes de sair. Estava a um nível absurdo e tudo porque queria sair e mostrou que o PSG devia realmente investir o que pediam pelo brasileiro.

          Se um jogador quer chegar mais longe e quer ir para um clube melhor, tem de mostrar em cada jogo que realmente merece ser contratado. Pelo menos é a minha opinião.

        • salo
          Posted Julho 7, 2020 at 9:02 pm

          Pode ser. Mas o Barça, que aparentemente é o principal interessado, não moveu nenhuma palha. E a cláusula de 111M expira hoje. A partir de amanhã o Inter vai pedir 150M pelo jogador.

  • hortalica
    Posted Julho 7, 2020 at 1:24 pm

    O Valverde tinha acabado de renovar e mesmo assim foi despedido bem pouco tempo depois…

  • Kacal
    Posted Julho 7, 2020 at 1:36 pm

    Mesmo renovando pode sair, caso se confirme a perda do campeonato e a prestação na Champions não seja boa, será complicado segurá-lo, a meu ver. Mas o tempo dirá. Seja como for, o problema do Barça é mais profundo, mas quando for resolvido devem apostar num treinador de topo.

  • André Dias
    Posted Julho 7, 2020 at 1:41 pm

    O treinador está longe de ser o problema, é indiferente. É Bartomeu quem tem que sair.

  • Ramon Caetano
    Posted Julho 7, 2020 at 1:55 pm

    Naturalmente é uma análise muito difícil de fazer sobre quais os piores presidentes da história do futebol, mas Bartomeu entrará certamente na lista dos mais incapazes.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 7, 2020 at 1:59 pm

    O Barcelona não tem estado bem, mas vêem-se ideias muito boas em Sétien, tem alguns pormenores em que ainda tem que melhorar, mas também ainda esteve pouco tempo com a equipa. Parece-me um bom treinador para a equipa, a sua forma de pensar coincide com a que tanto sucesso deu ao Barcelona e penso que a renovação foi uma boa noticia para todos os envolvidos.

  • Xyeh
    Posted Julho 7, 2020 at 2:14 pm

    O Setién herdou um plantel, vamos ver para a próxima época com mais tempo como corre, agora a direcção tem que lhe dar ovos para ele poder fazer um bom trabalho.

  • Muska
    Posted Julho 7, 2020 at 2:14 pm

    Setíen merece fazer uma época desde início. Não percebo a impaciência dos adeptos com o técnico.

    • Oldasity
      Posted Julho 7, 2020 at 2:34 pm

      A impaciência chama-se Messi. Não ganham uma LC desde 2015 e deviam estar a aproveitar muito melhor os últimos anos do argentino visto que depois disso será uma desgraça total.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 7, 2020 at 2:24 pm

    Boa notícia para o Real Madrid.

  • Richrad
    Posted Julho 7, 2020 at 2:48 pm

    Outro Vieira.

  • HeberPrincipe
    Posted Julho 7, 2020 at 3:04 pm

    Quem tem de sair não é o Setien, é o Bartomeu

  • Chico
    Posted Julho 7, 2020 at 3:27 pm

    O Barcelona está em modo autodestruição, ou milanização como muitos já apelidaram. Quando Messi sair ou terminar a carreira, passaram por uma seca muito grande. Como apreciador de futebol, é triste ver o melhor jogador que vi jogar desperdiçar os seus últimos anos num clube decrépito. Devia sair para o Manchester City ou Bayern o quanto antes.

    • Kafka
      Posted Julho 7, 2020 at 4:44 pm

      Mesmo, incrível como o Barça se está a auto-destruir quando tinha tudo para estar na melhor fase da sua história fruto de ser um dos 2 clubes do Mundo com mais receitas orgânicas (Newcastle, City ou PSG têm mais dinheiro mas não é de forma orgânica) e ainda tem o melhor jogador do século, mas depois tudo o resto é tremendamente mal feito

      Com estas condições, tinham tudo não só para ser uma força dominante como ainda ao mesmo tempo estarem a preparar o futuro pós Messi, mas estão a fazer tudo ao contrário

      Daqui a 10 muito provavelmente teremos um Barça igual ao Milan, a arrastar-se e a viver exclusivamente dos feitos do passado

  • SenyorPuyol
    Posted Julho 7, 2020 at 4:24 pm

    Não gosto muito de repetir um discurso que já tive oportunidade de expressar aqui no blog, mas de cada vez que se fala da situação do treinador do Barça dentro do clube acabo por remeter-me a um desabafo que escrevi aqui à coisa de um ano.
    É mesmo o único comentário não “analítico” que tenho guardado como um bloco de notas (antes de publicar, enquanto ainda posso copiar e colar, guardo os comentários aos jogos que quero rever mais tarde, pois não sei quando será o “mais tarde”. É um exercício interessante voltar a lê-los depois de rever os jogos e reforçar uma ideia ou ver o quão errado estava).

    Transcrevo então a parte que continua a reflectir a minha visão sobre o assunto em questão:
    ” (…) E o treinador pode ser Valverde, Guardiola ou Lito Vidigal, o que eu quero no Barcelona é que fique bem definido quem manda.
    (…)
    – Os treinadores são bodes expiatórios, são o escudo anti-balas de Bartomeu e a sua direcção. O único que fazem é escolher, nunca despediram um treinador, não são capazes de assumir um fracasso. Valverde continuará para o ano porque é ele quem está debaixo de fogo, enquanto se apontam os dedos ao extremenho, a direcção assobiará para o lado. Que melhor para eles?
    Eu sou apologista de dar continuidade a um treinador, mas quero que se lhe dêem poderes e se proteja também. Se isto não se lhe garante, esse treinador tem de sair, porque simplesmente não tem condições para tomar as suas decisões. A Luis Enrique não se lhe deu esse poder institucionalmente, e quando começou a tomar decisões mais firmes, rapidamente foi destruído por todos os lados, direcção, imprensa e balneário… Eu nem o acho um grande treinador, mas o tratamento que se lhe deu foi só vergonhoso… Como se espera ganhar se ao homem que manda apenas se lhe deixa parecer que manda? (…)”

    Entretanto esta direcção já despediu um treinador! Mas apenas quando os dedos apontados no Camp Nou começaram a desviar-se do banco de suplentes em direcção à bancada presidencial.
    Mas o paradigma mantém-se. A mudança apenas tentou responder às críticas dirigidas ao treinador, mas aquelas dirigidas à presidência foram ignoradas (também me dá a ideia que quando os caçadores tentam atingir tudo o que mexe são menos efectivos que quando se focam e miram um alvo bem definido, mas confesso que nunca entendi muito de caça).
    Mal Setién chegou, ficou sem Carles Pérez e Todibo, praticamente sem os ver treinar. Entrou com um sistema de 3 centrais que teve de alterar passada semana e meia no cargo. Recentemente admitiu que ninguém na direcção lhe informou das negociações de Arthur (nesta entrevista Bartomeu diz que a equipa técnica aprovou a mesma…).
    Entretanto, por parte da mesma direcção, Setién ainda consegue ser menos defendido do que era Valverde, dizer simplesmente que o treinador vai continuar não é defesa, é continuar a colocá-lo na linha da frente quando as críticas voltarem.
    – Demonstrar que o treinador é uma aposta expressa da direcção, sustentar as suas decisões como sendo as do clube é defender um treinador.
    – Dizer que está contente com como as coisas andam, ou que o treinador vai de encontro a um perfil X ou Y é dizer “eu fiz a minha parte, agora estou aqui como vocês, a ver o que acontece”.

    Assim que os resultados caíram, e enquanto a imprensa debatia todo e qualquer gesto dos jogadores com a equipa técnica (ou vice-versa), Bartomeu não apareceu em público. De repente chega um jogo com boas sensações e, de repente, no espaço de dois dias saem os resultados da auditoria ao caso “Barçagate” (que supostamente não tardaria mais de um mês) e Bartomeu dá uma entrevista à RAC1 (pertencente ao mesmo grupo editorial do Mundo Deportivo)…

    Mas enfim, o post é sobre Setién. Eu penso que a sua continuidade devia estar garantida independentemente dos resultados desta época, ele ainda não teve oportunidade de implementar ideias suas, apenas adaptar o que já existia. Sair antes de Setembro seria apenas mais uma evidência da ausência de plano e além disso uma falta de respeito, na minha opinião. Se bem que o respeito por parte da direcção já faltou em Janeiro, não parece ser um grande impedimento.
    Por agora o apoio da massa adepta parece-me ter esmorecido, mas mais por entrar em “stand by” que por desaparecer. A relação com o balneário não parece a melhor, mas ainda não os vi a “fazer-lhe a cama”, se estiverem dispostos a ouvir e acatar as ideias de Setién, os sorrisos para mim são secundários. Sobre o apoio da direcção já falei. Até Agosto espero que as coisas se mantenham, no mínimo, assim. Caso caiam deste patamar, apesar de manter a minha opinião que DEVIA ter a oportunidade de fazer pelo menos uma época inteira, terei que concordar que o melhor para o próprio Setién seria sair.

    • Flavio Trindade
      Posted Julho 7, 2020 at 9:41 pm

      É sempre um prazer ler as tuas opiniões sobre o Barcelona, porque são sempre lúcidas e construtivas.

      Apesar de eu próprio não ter qualquer ligação emocional ao Barça e de sinceramente não achar que Setien seja nada de especial, também partilho da tua opinião que Setien é mais vítima que culpado.

      O que mais custa, e nisso o Kafka tem toda a razão é ver clubes grandes cheios de história serem tão mal geridos como o Milan, o Barça ou o Benfica.

      • SenyorPuyol
        Posted Julho 7, 2020 at 11:37 pm

        Muito obrigado pelas palavras! Acredite que são recíprocas. E no seu caso, acrescentaria ainda a isenção/imparcialidade que me faz valorizar ainda mais a sua opinião e análise.

        Quanto à gestão do Barça, felizmente temos a sorte de ser um dos 4 clubes espanhóis não geridos por uma SAD nem proprietário maioritário. Enquanto a situação não for irremediável eu acreditarei que as eleições podem resolver as coisas (isso não era o caso do Milan, por exemplo). É que já temos um exemplo “em casa”, o melhor Barça dos últimos 30 anos nasceu no mandato que sucedeu ao do pior Barça dos últimos 30 anos.

        Não digo que isso seja replicável, sinceramente duvido muito que volte a ver algo no Barça como essa era Guardiola, mas não nos vejo ainda “condenados”. Por agora (como digo, até que seja irremediável), não alinho na questão da Milanização. Pode haver quem me veja como ingénuo, não levo a mal! Se em 2021 ganhar o continuismo, cá estarei para dar a mão à palmatória.

        Por agora, já há um grupo de sócios (Dignitat Blaugrana) a mobilizar-se judicialmente contra Bartomeu e a direcção por esta questão do Barçagate e dos resultados (que não foram muito convincentes) da auditoria. Já não se vai a tempo da época que vem, mas se isto não for um movimento isolado e as coisas forem evoluindo, as eleições antecipadas podem vir mesmo a acontecer.

        • Flavio Trindade
          Posted Julho 8, 2020 at 12:34 am

          Então nesse caso a alternativa passará pelo regresso de Laporta? Ou pelo regresso ao modelo de ADN Barça (pelo menos dito pelo próprio) Victor Font?

          Quanto à comparação penso que até tenha sido o próprio Font a faze-la, a “Milanização” do Barça…

          • SenyorPuyol
            Posted Julho 8, 2020 at 10:15 am

            O ideal era mesmo uma candidatura conjunta. A experiência e dimensão de um com as ideias de outro.

            Mas não parece que isso venha a acontecer.
            A dia de hoje a minha aposta é Font, mas é como já disse anteriormente noutros posts, justifico por duas questões:
            – Font é o único que efectivamente já apresentou ideias concretas.
            – O acosso mediático a Laporta pode ser muito difícil de suportar, principalmente quando as comparações com a sua primeira passagem seriam constantes.

            A isso acrescento que, com o peso e o modus operandi do Mundo Deportivo, tenho a teoria (apenas isso) que conseguiriam transformar o primeiro fracasso de Laporta numa campanha de valorização a Rosell, por ter sido o primeiro vice-presidente de Laporta e principal responsável pela construção do plantel de Rijkaard, sobretudo em relação às compras de Ronaldinho e Deco. Ainda diziam que o verdadeiro mérito da primeira presidência de Laporta tinha sido de Rosell… E isto, para mim, seria desastroso, porque estas coisas com o tempo acabam por “colar”, basta ver o trabalho do MARCA ao longo dos anos.

            Não foi Font que lançou a comparação, é um assunto que já vem sendo debatido em Barcelona há uns anos, Font simplesmente respondeu a uma pergunta. E o próprio falou nessa mesma resposta que o risco se estendia a perder o modelo de propriedade actual se não entrasse um projecto diferente em 2021.

  • DNowitzki
    Posted Julho 7, 2020 at 4:55 pm

    Bartomeu não poderia dizer algo de diferente, isto é, não poderia dar uma de Luís Luzes Vieira.

    Até ao final da época, tem de estar ao lado do treinador, mesmo que esteja a mentir e a pensar despedi-lo.

  • salo
    Posted Julho 7, 2020 at 7:17 pm

    E a cláusula de 111 milhões de Lautaro Martinez expira hoje. A partir de manhã só sairá se o Inter quiser vender e pelo preço que bem estipular.
    E Setembro, no desespero por um ponta de lança, vão contratar o Seferovic.

    • Kafka
      Posted Julho 7, 2020 at 9:15 pm

      O problema é que o Barça não tem dinheiro para pagar isso…. Dizer isto é absurdo quando o Barça é o clube no Mundo com mais receitas orgânicas a par do Real Madrid, mas o Barça está completamente asfixiado pelos altos salários de todo o plantel… Jogadores como Busquests, Pique etc já tinham de ter saído do clube faz tempo, porque aos anos que já não rendem como jogadores de top Mundial mas continuam a receber como se fossem top Mundial… Suárez é outro que já tinha de ter saído pelo mesmo facto… E isto asfixia por completo as finanças do Barça, pois todo o dinheiro que recebe é para pagar salários, não sobra quase nada para o resto, ainda para mais quando o Barça ainda anda a pagar as contratações disparatadas que fez nos últimos anos e tudo por valores altíssimos

      Isto é quase do estilo, se eu ganhar 10 mil eur e gastar 10 mil por mês de despesas fixas…. E tu ganhares 2 mil e só tiveres 1200 de despesas fixas, quem terá mais dinheiro no fim do ano? Por incrível que pareça serás tu, apesar de ganhares 5 vezes menos que eu, acabas por ter mais capacidade de aforro que eu

      • salo
        Posted Julho 7, 2020 at 10:34 pm

        O Barça tem grandes receitas, mas é um clube a beira do colapso financeiro. No ano passado tiveram receitas de 800 milhões, mas o lucro foi apenas de 6 milhões.
        O negócio Arthur/Pjanic foi precisamente para driblar a contabilidade. Ou seja, sem os 72M o Barça teria um exercício negativo este. E o exercício que agora inicia é com divida (ter que pagar o valor a Juventus os 60M por Pjanic.
        E a massa salarial vai aumentando. Pjanic vai receber o acima do dobro do que recebia o Arthur.

Deixa um comentário