Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bayern despede Kahn (CEO) e Salihamidzic (Diretor Desportivo) em plenos festejos do título

Exigência é isto? A verdade é que o título ‘caiu do céu’ e não pode ser a única condicionante que define se houve ou não sucesso e competência no trabalho efetuado.

A época do Bayern terminou em festa com a conquista do 11.º campeonato consecutivo, mas nem por isso foram esquecidos os atos atribulados que marcaram o ano dos bávaros, tendo a direção comunicado, logo a seguir à confirmação do título, os despedimentos de Oliver Kahn (CEO) e Hasan Salihamidzic (diretor desportivo). O Presidente Herbert Hainer convocou hoje uma conferência para justificar a decisão, onde revelou que Kahn não aceitou bem a decisão. «É justo dizer que a a temporada não correu como queríamos, especialmente, na segunda metade. Com isso em conta, falámos com os diretores desportivos e com a administração sobre como iríamos lidar com os sinais de aviso», começou por dizer. «Foi por isso que decidimos seguir caminhos diferentes com Oliver Kahn e o Hasan. Nomeámos Jan-Christian Dreesen como sucessor de Oliver Kahn, e estou muito satisfeito. Todos sabemos que ele tinha outros planos de vida e que se queria retirar. Tivemos uma boa conversa e chegámos rapidamente a acordo. Todos o conhecemos, ele está com o clube há dez anos, e é muito popular junto dos funcionários. Ainda estamos à procura de um sucessor para o diretor desportivo, não vou especular com nomes», prosseguiu. Hainer assumiu, ainda, que Hasan Salihamidzic “aceitou muito, muito bem” a decisão… ao contrário de Oliver Kahn: «Infelizmente, não correu tão bem. Ele estava muito emocional e não chegámos a acordo para um acordo amigável».

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

33 Comentários

  • Goncalo Silva
    Posted Maio 28, 2023 at 1:40 pm

    Nada contra em mudarem de liderança mesmo quando estão por cima. Agora os timings são apenas de mau gosto. Mesmo antes da decisão? Já o mesmo tinha acontecido com Nagelsmann.

  • Stravinsky
    Posted Maio 28, 2023 at 1:44 pm

    Isto parece Succession ?

  • Citizen_Erased
    Posted Maio 28, 2023 at 1:46 pm

    Sim, exigência é isto. Por exemplo, em Portugal basta qualquer clube ganhar o campeonato que se esquece do que aconteceu de menos bom durante a época. Atente-se ao campeão deste ano – praticamente toda a gente rotula a época como um sucesso, mas no último quarto da mesma, ia-se desbaratando uma vantagem de 10 pontos, o treinador teve escolhas anedóticas tendo em conta o historial da equipa durante a época, é o nível exibicional da equipa foi para o galho. Mas como fomos campeões, tudo se vai esquecer e siga para bingo….

    • Valentes Transmontanos
      Posted Maio 28, 2023 at 2:15 pm

      Ou então as pessoas festejam porque o clube não ganhava nada há 4 anos e vem de dois terceiros lugares e prestações miseráveis (salvo a Champions do ano passado).

      Se o Benfica estivesse a meio de uma hegemonia, se calhar as pessoas não ficariam tão satisfeitas (por exemplo na época do tetra já se notava uma quebra exibicional gigante e notou-se que foi tudo muito em esforço, tal como o FCP de 2013, que depois esteve 5 anos sem um único troféu conquistado). Tendo em conta as últimas épocas, o importante era ser campeão, com maior ou menor brilhantismo.

      Ainda por cima é falso que a época do Benfica se resuma à conquista do campeonato, ou é preciso recordar que há menos de dois meses o Benfica era (estupidamente) visto como favorito numa eliminatória contra o Inter de Lukaku, Lautaro, Dzeko, Çalhanoglou, Barella, Onana, Bastoni, Dumfries, etc? E inclusive sonhou-se com uma ida à final da Champions. Se calhar isso diz alguma coisa do bom que foi feito esta época. Não sei, digo eu.

      • Citizen_Erased
        Posted Maio 28, 2023 at 4:48 pm

        Reli o meu comentário para perceber onde é que disse que as pessoas não deviam festejar. O que disse é que, tal como aconteceu nos anos de Vieira, tal como acontece no SCP e no FCP, toda a gente do Benfica se vai esquecer que os dois últimos meses foram periclitantes.
        Depois falas dos últimos 4 anos. Se calhar efetuar erros espatafurdios durante os mesmos devia ser excepção e não regra não? Mas não, desde ir buscar um treinador que após sair do Benfica (e atenção, saiu daqui despejado como um cão, e isso foi uma falha tremenda da direcção da altura) disse mundos e fundos contra o clube, chegou a insinuar que o clube só ganhava “sabe ele como” (afirmações que devia ter explicado quando voltou, mas rola a bola), continuar a esbanjar dinheiro em contratações duvidosas, o clube vender como nunca e mesmo assim parece que há obrigatoriedade em vender todos os anos senão há barraca.. não é por seres campeão que isso devia ser esquecido.

    • henry14
      Posted Maio 28, 2023 at 3:08 pm

      Uma época tem 10 meses e não 2. Falas que se vão esquecer desses 2 meses mas tu parece que te esqueceste dos restantes 8.
      Relativamente ao Bayer, isto não é exigência. É um circo. Qual a necessidade de em dia de festa se despedir pessoas? Desde o despedimento do Nagelsman que o Bayern virou circo. A sorte é que o Dortmund é um super circo.

      • Citizen_Erased
        Posted Maio 28, 2023 at 4:49 pm

        Não esqueci. Mas os 2 iam acabando com o trabalho feito nos 8 certo?
        Quanto ao Bayern concordo com o ponto da altura em que foram despedidos. Mas o circo foi gerado pelos mesmos quando despediram o Nagelsmann quando o despediram, correto?

    • Fireball
      Posted Maio 28, 2023 at 3:29 pm

      Tens razão, deviamos convocar eleições antecipadas, despedir o Schmidt e correr com o 11 inteiro e comprar um novo. That will make it better.

      PS: O Kafka e o Nickles já vêm aí concordar. Eles também estavam a torcer pelo Porto para o Benfica não ser campeão e poderem despedir toda a gente.

      • Citizen_Erased
        Posted Maio 28, 2023 at 4:53 pm

        Foi uma pena realmente, guardei logo o meu cachecol do Porto assim que o Benfica ganhou o campeonato, e agora é mais um ano de burro amarrado. Como benfiquista, ver o Benfica ser campeão é doloroso.
        Quanto ao Kafka e Nickles, como é obvio sou a tripla personalidade. Tenho é de me lembrar de trocar contas ou então isto da celeuma.
        Gostei das sugestões que deste; mas acho que fechar o clube seria mais eficaz. Assim acabava-se logo com esta brincadeira também de ver papalvos, vejam lá, a criticar e ter opiniões mesmo quando as coisas correm bem. Ele há coisas…
        Infelizmente vou ter de aguentar com pelo menos mais uma época em que há 4 (potencialmente 6) jogos em que entramos borrados e sem ganas. É a vida..

        • Valentes Transmontanos
          Posted Maio 28, 2023 at 6:23 pm

          Mas onde é que tirou essa ideia de que os outros não criticam o que está mal? Gostava mesmo de saber. Se não foi por festejarem, foi pelo quê?

          Estes comentários do “eu sou o iluminado que diz as verdades e vê a realidade que os papalvos não vêem” já andam a infestar demasiado esta caixa de comentários. Já não há pachorra.

          • Citizen_Erased
            Posted Maio 28, 2023 at 7:32 pm

            Eh la.. calma senão nem acabas de festejar este, nem festeja o próximo…
            Quanto ao “iluminado”, longe disso. Apenas partilhei uma opinião. Pelos vistos levaste muito a peito, tanto que nem há pachorra. Relativamente a isso, duas opções, ou ignoras e passas à frente, ou respondes e estás sujeito a que te respondam de volta. Que saiba ainda estamos num espaco livre e podemos partilhar a opinião, por mais escabrosa que seja.
            Segundo, o meu comentário lá em cima, para mim, é sustentado nos últimos anos do clube. Nos últimos 20 anos tiveste um presidente durante 18 que do nada passa de um zé ninguém suspeito de alegadamente passar droga para um dos gajos mais ricos do país. Claramente usou o clube, mas como nos deu 7 campeonatos, e antes era o marasmo, praticamente toda a gente fechava os olhos. Tanto que quando tínhamos a suposta hegemonia se marimbou para o futebol, e obtivemos os resultados que obtivemos.
            Actualmente tens um CEO que devia ter sido despedido no escândalo do casamento, e que , ano após ano, apesar de vendas recorde, não consegue dar sustentabilidade económica ao clube de forma a que o mesmo se aguente bem 3 ou 4 anos sem ir a Champions. Tens um presidente que durante anos esteve na anterior direcção- ou é conivência ou incompetência. Sinceramente estas confortável com isto?? Eu não…

            • Valentes Transmontanos
              Posted Maio 28, 2023 at 10:43 pm

              Eu já falava do Vieira desde que ele apareceu, não precisei de esperar pelas provas de que é um gatuno e de que nunca quis saber do Benfica para nada (não estou a dizer que foi o teu caso). A obra feita (que existe, de facto) serviu apenas para ir garantindo votos (como fazem os presidentes de câmara, para que na altura das eleições digam “eu fiz isto”).

              Eu não estou confortável nem deixo de estar. Só não percebi mesmo onde é que foste buscar que “as pessoas não querem saber”. Peço desculpa se pareci demasiado agressivo, não era a intenção, mas num dia de festa estar sempre a falar do negativo acaba por chatear um bocado.

              Claro que cada um é livre de dizer o que quer. Não o neguei.

    • Raskolnikov
      Posted Maio 28, 2023 at 8:29 pm

      Sou completamente a favor da exigência, mas acho que só mesmo uma meia dúzia das melhores equipas da história do futebol é que conseguiram ser campeãs sem terem tido um ou dois momentos de quebra. Eu prefiro recordar os primeiros meses de excelência que construíram a almofada que nos permitiu sobreviver à fase má.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Maio 28, 2023 at 3:40 pm

    Já agora, incrível o que acaba de acontecer na Bundesliga 2!

    Adeptos do Hamburgo invadem o relvado a festejar a subida, mas o Heidenheim marca 2 golos nos descontos e passa de 3º para 1º, atirando o Hamburgo para o play-off.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 29, 2023 at 8:06 am

    Poderiam ter esperado outro timing, mas exigência é isto.
    No Borussia, às tantas ainda renovam com meio-mundo, com o treinador e ainda veremos o usual “vamos todos levantar a cabeça” e dar as mãos e rezar o kumbaya…

    Enquanto o Borussia não perceber que um clube não pode ter apenas como foco encher o estádio e vender jogadores, não ganhará nada. O Bayern é um clube a sério porque todo o seu foco de preocupação é em ganhar e ser o melhor. Mesmo a ganhar à 11 anos, querem sempre mais.
    No Borussia, nem quando podem fazer história se mentalizam que têm de ganhar, que se têm de esforçar, parecem todos ter a mentalidade que estão numa peladinha onde o que importa é apena divertir-se…

    O ridículo da defesa do Borussia espelha bem a actual mentalidade do clube. Só importa atacar para dar espectáculo e vender bilhetes para alegrar o pagode, mas saber defender para ganhar pontos e jogos é que está calado. E isto arrasta-se há anos, a questão é essa. Mais vale realmente fecharem portas…

    Isto era uma coisa que acontecia também no benfiquinha (onde lembremos o que importava era participar). Era ver defesas patéticas, sem raça e postura defensiva, ou a lançar miúdos na LC sem o mínimo de experiência para depois sermos gozados.

    RS virou isto e bem, começando por colocar exigência em todos, sem diferenciações de qualquer tipo. Exigiu um misto de raça, postura vencedora e magia, criando um 11 diverso, com um pouco de tudo. O melhor Benfica que vimos (como o dos jogos contra a Juve) foi o exemplo do que uma equipa tem de ser: raça, ambição, magia. O Borussia parece um franchise de venda de camisolas e de cervejas no estádio, onde o que importa é passar 90 minutos a ver ataques à louca, sem qualquer preocupação defensiva, porque o que importa é participar e vender camisolas e the next best thing sub-21…

    Tem de haver uma mudança de 360º no Borussia, caso contrário o Bayern ainda vai chegar aos 20 títulos consecutivos…

    • Animazor
      Posted Maio 29, 2023 at 11:16 am

      Wow! há tanto no teu comentário que me deixa perplexo. Vamos por partes.

      Estás a sugerir o Dortmund, clube com mais de 100 anos, com Champions e intercontinental, Que teve que aumentar o estádio porque não cabiam os adeptos no antigo, fechar portas! Porque? porque joga ao ataque…

      Coisas que TODOS (pergunta a qualquer adepto) queremos que aconteça nos nosso clubes:

      • Seja campeão
      • Presença europeia
      • Futebol atrativo
      • Excelentes camadas jovens
      • Aposta regular nos talentos da casa
      • Se tiver que vender, que seja por muito

      Ora tu estás a dizer que o BVB deve fechar as portas, porque cumprem estes requesitos? (só não foi campeão, porque deixou fugir na ultima jornada)
      Achas que faz sentido?

      Outro ponto, quando falas de Roger Schmit do Benfica, esse é o mesmo RS de a duas semanas quando perdeu em Chaves? ou esse discurso só activou no Sabado a noite?
      “criando um 11 diverso” quando JM, FA, e Chiquinho podem fazer as mesma posições?
      Achas que faz sentido o teu comentário?

      Para finalizar, se o Dortmund tiver uma mudança de 360º, como tu dizes, acaba exatamente no mesmo sitio onde está.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 29, 2023 at 2:41 pm

        Convém saber ler e interpretar…

        Uma coisa é jogar ao ataque, coisa que eu adoro como o meu username sugere.

        Outra coisa é só ter ataque e ter zero defesa e isto arrasta-se há anos…

        O BVB não parece perceber como se monta uma equipa para ganhar, não se pode só ter ataque, tem de se ter defesas de qualidade e o Borussia falha clamorosamente nisso. Além da aberrante falta de postura competitiva…no Bayern despede-se quem ganha títulos no meio dos festejos porque não se admitem borradas como as deste ano.
        No BVB os adeptos festejam seja pelo que for…enquanto a mentalidade não mudar de nada adianta encher estádios e vender jogadores, tudo isso importa se for instrumental para ganhar, não para fazer do clube um merchandising rentável…

        • Animazor
          Posted Maio 29, 2023 at 5:06 pm

          Vale o que vale mas, o BVB tem apenas + 6 golos sofridos que o Bayern campeão.
          3ª defesa menos batida da Bundesliga a par do Leipzig salvo erro.
          E tem jogadores de qualidade na defesa, que admito que possam estar em baixo de forma, mas não podemos dizer que falha clamorosamente nisso, falo de:

          • Sule
          • Hummels
          • Schlotterbeck
          • Raphael Guerreiro (mesmo que tenha jogado a medio grande parte da epoca)

          Mesmo os que não inclui aqui, não são nenhuns mancos. Meunier, Schultz e o Noruegues que me falha o nome

          E não acredito que seja festejar aquilo que os adeptos fazem nesta fase, acredito que sim apoiam a equipa mesmo nos momentos menos bons. Que diga-se de passagem deveriamos ser todos assim.

          • Joga_Bonito
            Posted Maio 29, 2023 at 5:20 pm

            Uma coisa é apoiar e nao ser destrutivo (como foram alguns benfiquistas na fase negra que RS teve este ano, após o jogo na Luz contra o Porto) e outra coisa é falta de exigência e celebrar vitórias morais. Falta ambição e exigência aos adeptos do BVB, é o que parece.

            • Neville Longbottom
              Posted Maio 29, 2023 at 6:30 pm

              “Mais vale fecharem portas” foi o que escreveste. Ou seja irem regularmente a fases adiantadas da Champions, ganharem títulos na Alemanha e terem as condições que têm não chega, têm mesmo de fechar.

              Depois lemos aqui que uma equipa do fundo da tabela merece descer porque roubou pontos ao Benfica ou ao Porto fechados la atrás. Afinal não gostamos só de futebol ofensivo.

              • Joga_Bonito
                Posted Maio 29, 2023 at 7:26 pm

                Uma equipa grande não pode ter o espírito derrotista e deixa-andar que tem o BVB, é só isso. Quem disse “tem de fechar portas” foi primeiro o Kacal e o VM apanhou a dica, porque realmente quem tem tudo à mercê para um BL e perde assim, merece fechar portas….

                É uma expressão, uma forma de dizer. É óbvio que eu não quero que o BVB feche portas, mas tem de mudar de postura…

                e quando foi que eu defendi que os pequenos que jogam na retranca percam pontos? Se há user que defende os Petits ou Vidigais tenho sido eu e tenho criticado sempre aqueles que exigem que todos joguem da mesma maneira, sejam o Pinheirense ou o Real Madrid.

                Precisamente por muitos não entenderem como se ganham jogos (tem de se fazer cedências por vezes) é que lemos que quem joga na retranca merece descer. Eu nunca disse, se há coisa que não me podem acusar é disso, em sempre elogiei treinadores como o Petit e os resultados que ele tem, pese ele ser baleado aqui…

          • For Dummies
            Posted Maio 29, 2023 at 8:02 pm

            O Hummels já há anos que demonstra uma imensa falta de capacidade para ser um bom defesa, mas ainda renovou mais um ano. Não tem a ver com momento de forma.
            Mesmo o Sule tem as conhecidas limitações e o Schlotterbeck está na primeira época.

    • Aurinegro
      Posted Maio 29, 2023 at 12:03 pm

      “uma mudança de 360º” leva a que Bayern ganhe 22 seguidos.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 29, 2023 at 2:43 pm

        Uma mudança de é começar a apostar em defesas a sério, ter jogadores com mais mentalidade competitiva e parar com a atitude de positividade tóxica em que apenas importa criar muitas chances e ter vitórias morais. Isto é uma mudança de 360º como eu entendo…

  • troza
    Posted Maio 29, 2023 at 2:59 pm

    O pessoal que vem falar de exigência para justificar o rolar cabeças por tudo e por nada… quando foi isso (e o resultado desastroso de fazer isso a meio da época) que veio causar estes despedimentos.

    Sem falar que estão a ignorar o contexto. Quando vens de 10 campeonatos seguidos é diferente de quando vens de não ganhar. O que fizeste nas últimas épocas conta para avaliar esta.

    Foi uma decisão e foi errada. Quem a tomou, agora arca com as consequências.

Deixa um comentário