Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica: As falhas na preparação da época

É unânime que o Benfica fez um bom trabalho neste Defeso com a chegada de reforços interessantes, mas a importância do acesso à Champions, e com o dinheiro que estava em jogo, também obrigava a um trabalho mais célere e assertivo. Ainda assim, apesar do mais importante ter sido feito, importa perceber que a preparação não foi perfeita e que ficaram dossiers por resolver:

1 – O Benfica tem um plantel demasiado grande. Neste momento, o elenco conta com 5 centrais para duas posições, pelo que fica a dúvida sobre como será feita a gestão do descontentamento de Luisão e do 4.º Central (Lema ou Conti). Por outro lado, o que fazer com 4 extremos de semelhante valia? Os actuais suplentes Rafa e Zivkovic poderiam também actuar no centro do terreno como médios ofensivos, mas aí também existem jogadores a mais para lugares a menos (Pizzi, Krovinovic, Gedson, Gabriel e João Félix irão lutar por 2 lugares e ainda há Keaton Parks na equipa B que na época passada foi chamado por Rui Vitória). Existe ainda a questão do avançado. Como serão geridos 4 avançados para um lugar, mesmo tendo em conta que Jonas pode continuar a ter problemas físicos durante a época?

2 – Falha na colocação de excedentários. É verdade que falhar contratações no futebol é recorrente, mas quando existe incapacidade de colocar estes excedentários noutras equipas é porque a contratação falhou a dobrar, seja porque o jogador tem um salário demasiado elevado ou porque tem pouca qualidade. O Benfica falhou ao não colocar Bruno Varela, Samaris, Rakip e Taarabt, activos que estão simplesmente a desvalorizar.

3 – Insuficiência no capítulo das vendas. André Horta e Cristante foram transferidos por valores abaixo da valia dos mesmos. Lisandro, Talisca e Jiménez tiveram de sair por empréstimo, e mesmo que os clubes accionem a cláusula de opção a verdade é que ainda não foram transferidos. Inércia ou os negócios possíveis?

4 – Política de Contratações inconsistente. No ano passado o clube esteve passivo no mercado, mas esta temporada a situação inverteu-se totalmente com a contratação de vários reforços caros e sonantes, pelo que não se percebe qual o projecto das Águias. O plantel era capaz, mas tinha lacunas e a consequência disso foi uma prestação embaraçosa na Liga dos Campeões e o falhanço do tão ansiado Penta, um marco que o clube nunca alcançou na sua história e que tinha a oportunidade de o fazer numa conjectura favorável. Faz sentido tamanha disparidade na política de contratações de uma época para a outra? A tentativa Ramires ajuda a explicar esta inconsistência. O brasileiro ia acrescentar qualidade e maior flexibilidade táctica, mas a que custo?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Manuel Ferro

73 Comentários

  • Visão de Mercado
    Posted Setembro 12, 2018 at 10:33 pm

    Link para quem pretende enviar textos https://blogvisaodemercado.pt/2018/09/visao-do-leitor-3/

  • Dca
    Posted Setembro 12, 2018 at 10:52 pm

    1 – Se houver muita rotação e oportunidade o plantel acaba por nem ser demasiado extenso. Se não houver, 100% de acordo.
    2 – Concordo. Não conseguir colocar Samaris, etc foi “muito” mau.
    3 – Depende. André Horta mal vendido mas Cristante era opção de compra que quando foi acordada acho que era unânime que 9M era bom por um jogador que pouco tinha provado. Os outros 3, se as cláusulas forem acionadas, são boas vendas.
    4 – Faz. A época passada correu muito mal e aprendendo com os erros alterou-se a política e recheou-se o plantel. Acho que faz sentido.

    Bom post.

    • ACT7
      Posted Setembro 12, 2018 at 11:02 pm

      Mesmo o Horta era acusado por muitos por jogar no Benfica só por ser benfiquista e ir ver as modalidades. Acho que havia ali bastante potencial, principalmente no remate e passe longo, mas nunca num meio campo a dois como foi várias vezes usado.

      • coach407
        Posted Setembro 13, 2018 at 12:59 am

        O André Horta é um Pizzi dos pobres mas, sem dúvida, super talentoso. Tem mais que qualidade para jogar no Benfica. E sempre teve. Essa de jogar por ser do Benfica era uma piada muito infeliz.

        • opiniaodeadepto
          Posted Setembro 13, 2018 at 11:43 am

          André Horta tirava o lugar no plantel a quem? Pizzi, Krovi, Gedson, Félix, Ziv?
          Também acho que tem talento, mas não podem estar lá todos.
          Ainda em cima estavam a dizer que o plantel é extenso ….

          • coach407
            Posted Setembro 13, 2018 at 12:23 pm

            Sim, é verdade. Apenas prefiro o André Horta que o Krovinovic. Não gosto de jogadores que jogam atrás do avançado e não conseguem fazer um único passe de perigo que não seja super óbvio.

            De qualquer forma aceita-se que não tenha lugar neste plantel. Tem qualidade para o Benfica mas realmente o Benfica está com opções para aquela posição que não são normais.

            • opiniaodeadepto
              Posted Setembro 13, 2018 at 2:12 pm

              É perfeitamente legítimo que aprecies mais o Horta, que também considero bom jogador!

            • Fernando neves _36
              Posted Setembro 13, 2018 at 3:32 pm

              Isso significa que achas o André Horta melhor que o Krovinovic é isso ?

              • coach407
                Posted Setembro 13, 2018 at 7:57 pm

                Em primeiro lugar, a pergunta por si só não faz sentido. O Pizzi é há vários anos uma das estrelas numa equipa de topo do campeonato português mas no campeonato turco preferia o Talisca que nunca demonstrou qualidade para jogar em vez do Pizzi em Portugal.

                Mais depressa vejo o Herrera ou o Moutinho a titular numa Premier League de que o Pizzi. Em Portugal um Herrera é útil mas um Pizzi é o que faz a diferença.

                Portanto se queres falar num 4x3x3 do Benfica como médio mais ofensivo até tenho alguma dificuldade em aceitar que achem o Krovi melhor. Percebo porque fez com que o Benfica tivesse mais bola e estabilidade para poder atacar mas, lá está, um jogador que dá estabilidade não é um ’10’ do Benfica. O 10 do Benfica tem obrigação de fazer o que fez Zivkovic, o que fez Jonas ou o que está a fazer o Pizzi. Olivers e Krovinovics, jogadores de manter a posse de bola e que não fazem a diferença têm tudo para se destacar no Rio Ave ou com treinadores que gostam de jogar para o lado e para trás no campeonato português como Lopetegui ou Nuno. E são muito bons nisso. Desde que tenham um Jonas a transformar tudo em golo ou extremos que façam a diferença. Para o Benfica é insuficiente, tem de haver pelo menos 4 jogadores constantemente a criar lances de perigo.

                André Horta destacou-se muito mais no SC Braga que Krovinovic no Rio Ave. Krovinovic fez dois meses de qualidade? Nada que o André Horta não tenha feito no Benfica até ter uma lesão de 1 mês. Quando voltou Pizzi já tinha recuado no terreno para assumir a batuta e partir para uma época em que foi considerado o melhor jogador do campeonato. É verdade que Pizzi nunca teve o seu lugar em causa mas essas funções de 8 permitiram a Salvio jogar na direita e Guedes nas costas do avançado (pelo menos até Jonas reaparecer).

                Um contexto onde Krovinovic certamente também não jogaria.

                Portanto sim, não só o André Horta é melhor como tem mais provas dadas apesar do hype ser muito diferente. Se se chamasse Hortovic talvez tivesse mais reconhecimento. Ainda assim ele estava a jogar a 8. Tal como Pizzi, pode fazer essa posição no nosso campeonato mas na sua área de conforto (e é nesse aspeto que estou a comparar com Krovinovic) é um excelente jogador. E melhor que o croata.

                • ThatMan
                  Posted Setembro 13, 2018 at 9:18 pm

                  Percebes tanto disto, não sei como ainda não te contrataram para treinador do Benfica…

                  O Horta é melhor que o Krovinovic? Só se for a falar em português.

                • Fernando neves _36
                  Posted Setembro 13, 2018 at 9:23 pm

                  “Pizzi uma das estrelas”.
                  Principalmente o ano passado que se arrastou, foi péssimo e condicionou a equipa por causa disso e o teu amigo em vez de ter coragem e meter os olhos tortos no banco continuou com ele a titular prejudicando a equipa.
                  Quanto ao Krovinovic se dizes que ele não consegue fazer um passe perigoso sem ser óbvio está explicado o que percebes disto.

                  • ThatMan
                    Posted Setembro 14, 2018 at 12:58 am

                    Nem insisto mais. Com a adoração que ele tem ao RV e ao Pizzi, não vale a pena dizer nada,

                  • coach407
                    Posted Setembro 14, 2018 at 1:55 am

                    Pois, no Pizzi no party. O normal nos últimos anos do Benfica.

                    Se me mostrares dois passes perigosos dele que não sejam óbvios…

                    Podes até mandar-me aqueles vídeos do youtube dos seus melhores momentos e dizeres-me qual foi o passe para golo/finalização perigosa que não seja uma decisão óbvia e de fácil execução (e não disse “ou” para te facilitar a vida. Pode ser um passe óbvio mas de grande dificuldade técnica, p.e.).

                    Fez um com a camisola do Benfica que foi um passe longo picado que deixou um jogador semi-isolado. Foi o único. O Pizzi faz 5 por jogo. Não em 2 meses.

                    • Fernando neves _36
                      Posted Setembro 14, 2018 at 11:54 am

                      Exatamente, tens toda a razão, o ano passado isso ficou provado.
                      Estaremos cá para ver a carreira de ambos.

      • Dca
        Posted Setembro 13, 2018 at 10:59 am

        Exactamente, 100% de acordo. Neste 4-3-3…

    • Big Ben
      Posted Setembro 13, 2018 at 11:43 am

      Caro amigo. O cristante foi vendido por 4 ou 5 milhões, e não os 9 que menciona.

  • zebenfas
    Posted Setembro 12, 2018 at 10:56 pm

    Discordo de alguns pontos, o que é apontado como falhas acontece a quase todos os clubes…Para mim a grande falha(é a minha opinião) de preparação da época…foi manter o Rui Vitoria :)

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Setembro 12, 2018 at 10:57 pm

    Hm várias questões. Concordo com algumas, outras nem tanto. Vamos por partes.

    1 – Concordo perfeitamente. Plantel demasiado extenso, situação agudizada tendo em conta que o treinador é Rui Vitória. O 11 em Agosto foi praticamente o mesmo, o que diz bem do que pensa Vitória. Talvez por ser uma primeira fase de alto risco ou por achar que alguns reforços ainda se estão a integrar, mas é sabido que o técnico das Águias não é adepto de rotação. Quando encontra o seu 11 só o muda em caso de lesão ou derrota. Não sei como irá gerir a questão do meio-campo, mas é provável que Gedson não tenha este rendimento toda a época. Gabriel e Krovinovic darão muita competitividade ao sector e é preciso ver que espaço terá Félix.

    2 – Concordo também. Não sei porque ficaram, mas não vão ter espaço. Um mal crónico dos grandes portugueses e a Liga devia tomar medidas porque isto não favorece ninguém. Não faz sentido um clube ter tantos jogadores sob contrato, até porque há equipa B e equipa sub-23.

    3- Aqui já não concordo tanto e é preciso ver os casos. André Horta teve um grande rendimento no SC Braga (muitas pessoas nem se aperceberam), mas é preciso dizer que saiu do Benfica pela porta pequena quando foi cedido. Um negócio de 6,5M é aceitável. Cristante idem. O erro não está na venda, mas sim em não o aproveitarem desportivamente. Foi muito mal gerido e é preciso ver que quando chega à Atalanta vinha de várias épocas apagadas. Mérito do clube italiano, mas nenhum clube aceitaria uma cláusula de compra muito mais alta pelo Cristante naquela fase. No caso Jiménez também não concordo com a análise, pois o jogador estava farto de ser suplente. Percebeu-se isso. Não é um bom negócio, mas foi o possível e o jogador merecia essa atenção. Quererá o Benfica recuperar o investimento se o mexicano render no Wolves.
    Já os casos Talisca e Lisandro são estranhos. Ambos podiam ter dado mais ao clube parece-me. Com a chegada de 2 centrais precocemente no Verão isso passou um sinal ao mercado. Ninguém daria muito pelo Lisandro. Foi um erro estratégico. Quanto a Talisca, acredito que não deu o que podia desportivamente, mas irá valer muito dinheiro e isso compensará. Já está a valer aliás.

    4- Mantenho que o plantel no ano passado era forte e dava perfeitamente para o Tetra. A Champions é outra história, mas também podiam ter feito mais. Agora também me faz confusão num ano adquirir-se jogadores caros como Cervi, Rafa e Carrillo, depois na época seguinte ir-se buscar elementos a custo zero ou emprestados, e agora investir-se quase 15M em avançados, mais 8-10 no Gabriel e ainda fortalecer o eixo defensivo e a baliza. Há um claro dançar ao sabor do vento consoante se ganhe ou não e não deveria ser assim. Todavia, é uma aposta total este ano e em face da diferença para os rivais diria que ganhar o título e disputar a ida aos oitavos da Champions é uma obrigação.

    • coach407
      Posted Setembro 13, 2018 at 12:57 am

      Qual é que foi o treinador campeão que rodava o 11 mesmo?

      Além do Villas Boas que ganhou com a maior liberdade do Mundo fruto da incompetência do Benfica e do JJ nessa época.

      • Rodrigo Ferreira
        Posted Setembro 13, 2018 at 11:05 am

        Villas-Boas sim. Jesus em 13/14 também rodava alguns. Todavia, poucos o terem feito não significa ser errado. Noutros campeonatos é recorrente.

        • coach407
          Posted Setembro 13, 2018 at 12:43 pm

          Porque raio é que o Villas-Boas não haveria de rodar? Foi campeão com uma distância estúpida, deu 5-0 ao Benfica… nunca foi preocupação o campeonato, queria era ganhar a Liga Europa e as taças.

          Em 2013/2014 o 11 era Artur, Maxi, Luisao, Garay, Siqueira, Matic, Enzo, Salvio, Gaitan, Rodrigo e Lima.

          A meio Artur perdeu o lugar para Oblak, Matic saiu e entrou Fejsa, Salvio lesionou-se e entrou Markovic mas sempre os mesmos. A única rotatividade depois da equipa se consolidar era o Cardozo jogar…

          E pronto no início até colocar o Siqueira andou entre Cortez, Sílvio, André Almeida… e Djuricic também vinha com hype portanto também fez uns 5 jogos a titular no campeonato…

          Ele rodava sim. Na Liga Europa e nas taças. No campeonato eram sempre os mesmos.

          E bem. Noutros campeonatos é recorrente, disseste bem. Noutros campeonatos. Com outras caraterísticas. Não no nosso que tens de ganhar os jogos todos.

          O último campeão com 5 derrotas foi há mais se 10 anos (Jesuado) e só ficou com mais 1 ponto que o Sporting (que teve 2 derrotas) e que o Benfica (que teve 3 derrotas).

          Se fores a ver o mesmo período na Premier League provavelmente mais de metade das épocas o campeão teve 5 ou mais derrotas.

          Na La Liga é um campeonato em que Barça e Real marcam sempre mais de 100 golos o que diz muito do distanciamento existente, o que a juntar à obrigação (e até primazia) de lutar pela Champions e ao orçamento ilimitado para ter um banco incrível com jogadores que têm mesmo de jogar obriga a existir rotatividade.

          Tens o Isco no banco o campeonato inteiro? E mesmo assim ficam insatisfeitos.

          De qualquer forma quando aparecer a Champions não vão jogar sempre os mesmos. Não sei se as poupanças serão no campeonato ou na Champions mas certamente haverá alterações.

      • Fernando neves _36
        Posted Setembro 13, 2018 at 3:30 pm

        incompetência do Jorge Jesus ? O plantel do Porto nesse ano era 50x superior ao Benfica.

        • coach407
          Posted Setembro 13, 2018 at 8:04 pm

          O plantel do FC Porto era 50x melhor?

          Estás a brincar.

          Ora façemos a comparação com a época anterior (a primeira de JJ e em que foi campeão).

          Despachou o Quim para ir buscar o Roberto. Supostamente para ser um claro upgrade.

          Na defesa manteve o quarteto Maxi, Luisão, David Luiz e Coentrão que tinha brilhado na época anterior.

          No meio-campo manteve Javi Garcia, saiu Ramires e Di Maria. Entraram Salvio e Gaitan (e o resto é história). Manteve também Aimar, Saviola e Cardozo.

          Claro que quando as tuas pseudo-qualidades técnico-táticas (“mestre da tática”) pegas nesta equipa e ainda ficas a mais de 20 pontos do FC Porto. Mas mais de que isso com 7 derrotas! Não há um campeão com 5 derrotas desde o Jesualdo há mais de 10 épocas portanto essa época foi horrível mesmo podendo ficar atrás do Porto.

          O Porto também tinha uma equipa fantástica. O Benfica tinha uma equipa fantástica. Só 1 podia ser campeão e é aceitável ter perdido para o FC Porto. A mais de 20 pontos é total brincadeira. Se não é incompetência não sei o que é. RV nunca teve tão poucos pontos e sempre com equipas piores.

          • Fernando neves _36
            Posted Setembro 13, 2018 at 9:19 pm

            Então vamos comparar, 11 do Benfica:
            Roberto
            Maxi
            Coentrao
            Luisão
            David Luiz (até janeiro apenas)
            Javi Garcia
            Gaitan
            Salvio
            Aimar
            Saviola
            Cardozo.
            Agora vamos ao 11 do Porto:
            Helton
            Danilo
            Alex Sandro
            Mangala
            Otamendi
            Fernando
            Guarin
            João Moutinho
            James
            Hulk
            Falcao.
            Comparar estes 2 onzes só pode ser brincadeira.

            • coach407
              Posted Setembro 13, 2018 at 10:35 pm

              David Luiz saiu em janeiro quando o Benfica já tinha dito adeus ao título e tinha levado 5 do Porto.

              Como eu disse, eu não questiono o Benfica ter perdido o campeonato apesar de JJ também ter conseguido a proeza de duas épocas depois perder o campeonato com uma equipa com uma diferença muito grande face ao FC Porto (maior do que a diferença entre essas equipas).

              De qualquer forma repito que é aceitável não ter sido campeão. Não é aceitável o Benfica ficar a mais de 20 pontos e com 7 derrotas.

              O Benfica na época passada tinha uma equipa considerada muito fraca com Varela na baliza, etc. No mínimo, não me deves querer dizer que a equipa era melhor de que essa de JJ.

              Ainda assim o Benfica fez 81 pontos, teve 3 derrotas (não 7) e não levou 5 do Porto. JJ com essa grande equipa fez uns miseráveis 63 pontos. Claro que o campeonato agora tem mais 4 jornadas mas chegas ao ponto ridículo de somares 12 pontos, presumindo que ganhavam os 4 jogos, e ainda só ficas com 75… o equivalente
              exatamente aos pontos que o SC Braga, quarto classificado, teve. E isto presumindo que ganhava os 4 jogos!!

              RV nunca teve menos de 80 pontos.

              Não me digas que essa equipa era pior que a do Porto, Benfica e Sporting da época passada e é apenas do nível do Braga (repito, supondo que ganhavam os 4 jogos o que é questionável já que o Benfica não ganhou apenas em 1/3 (UM TERÇO!) dos jogos).

              Repito: não é incompetência? Só jogamos duas vezes contra o FC Porto (felizmente).

    • opiniaodeadepto
      Posted Setembro 13, 2018 at 11:38 am

      RV não roda !!!
      Vê-se mesmo que se fala sem olhar para os factos.
      Neste curto espaço de 27 dias de competição oficial:
      – já utilizou todos os avançados disponíveis – 3 jogadores para uma posição.
      – Todos o extremos do plantel também já foram utilizados – 4 jogadores para duas posições;
      – No meio campo, já utilizou cinco jogadores para três posições;
      – Só na defesa não houve rodagem, nas laterais por falta de opções (lesões de dois DD), não faria sentido mudar o GR e não quis arriscar mudar a dupla de centrais que tanta segurança tem dado.

      • Rodrigo Ferreira
        Posted Setembro 13, 2018 at 12:06 pm

        11 BenficaxFenerbahçe: Vlachodimos; Almeida, Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gedson, Pizzi; Salvio, Cervi, Ferreyra

        11 BenficaxVitória: Vlachodimos; Almeida, Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gedson, Pizzi; Salvio, Cervi, Ferreyra

        11 FenerbahçexBenfica: Vlachodimos; Almeida, Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gedson, Pizzi; Salvio, Cervi, Castillo (lesiona-se e volta Ferreyra)

        11 BoavistaxBenfica: Vlachodimos; Almeida, Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gedson, Pizzi; Salvio (lesiona-se), Cervi, Ferreyra

        11 BenficaxPAOK: Vlachodimos; Almeida, Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gedson, Pizzi; Zivkovic, Cervi, Ferreyra

        11 BenficaxSporting: Vlachodimos; Almeida, Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gedson, Pizzi; Rafa, Cervi, Ferreyra

        11 PAOKxBenfica: Vlachodimos; Almeida, Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gedson, Pizzi; Salvio, Cervi, Seferovic

        11 NacionalxBenfica: Vlachodimos; Almeida, Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa (lesiona-se), Gedson, Pizzi; Salvio, Cervi, Seferovic

        Posto isto percebemos algumas coisas:
        – Em oito jogos, a baliza, defesa e meio-campo foram sempre os mesmos de início. 8 elementos portanto. Qual rotação?
        – Apenas tirou Salvio porque se lesionou.
        – A única opção pensada foi mesmo Seferovic em Salónica, algo que correu bem.

        • opiniaodeadepto
          Posted Setembro 13, 2018 at 2:03 pm

          Desculpa, mas alguma coisa do que eu escrevi é mentira?
          Se tens um início de época exigente e em que vai ficar decidido desde já uma boa parte do futura da mesma, não jogas os jogos todos com aqueles que te dão mais confiança?
          Todos os avançados disponíveis foram titulares pelo menos uma vez (em oito jogos é obra)!
          Todos os extremos disponíveis foram titulares pelo menos uma vez.
          Eu não disse que ele rodou muito, até porque isso não tinha justificação, seria pura burrice.
          Apenas disse que rodou e expliquei aonde e de que forma.
          Além disso recorda-te que ainda não tinha o Gabriel, o Corchia e o Krovi.

          • ThatMan
            Posted Setembro 13, 2018 at 6:59 pm

            Isso não é rotação nenhuma, a única rotação foi do avançado (porque o Castillo se lesionou), caso contrário do primeiro 11 a diferença era essa.
            Nós extremos, jogaram outros quando o Salvio se lesionou. No meio campo não é por um jogador 10 min que é rotação do plantel

        • coach407
          Posted Setembro 13, 2018 at 10:54 pm

          E Castillo no Fenerbahce? E Rafa contra o Sporting (podia ter mantido Zivkovic)?

          Na minha opinião mexer na baliza, defesa ou meio-campo era só estúpido. Os extremos foram todos titulares, assim como os avançados.

          De qualquer forma foi por lesão ou quebra de rendimento senão jogariam sempre os mesmos. Como é natural.

          Eu já dei uma explicação sobre preparação física aqui, não vou repetir novamente mas é perfeitamente normal e aconselhável no início da época os jogadores estarem com sobrecarga.

          Basta fazer-te algumas perguntas sobre casos muito recentes: quem achas que eram os jogadores mais cansados na última hora do derbi?

          Como explicas Seferovic ter jogado em Salónica fresquinho e saiu completamente de rastos enquanto o resto da equipa estava toda bem fisicamente?

          Castillo também entrou no 11 e saiu lesionado quando estava fresquinho como?

          Zivkovic entrou e parece em baixo de forma porque? Tão fresquinho…

          Quem achas que está melhor fisicamente neste momento: Pizzi ou Bruno Fernandes?

          Quem é a equipa em Portugal em melhor forma física? Há alguma dúvida que é o Benfica?

          Porque é que o PAOK parecia com mais ritmo competitivo e até conseguiu equilibrar a eliminatóriaquando até deviam estar mais cansados fruto da eliminatória anterior?

          Neste momento todos os jogadores estão a fazer treinos de alta intensidade. O único profissional que não o deve estar a ter é Ronaldo que, à semelhança do que fez nos últimos anos, tem optado por uma estratégia de contracorrente através da estratégia louca de treinar em alta intensidade e com muito treino de força apenas no final da primeira volta. Algo absurdo que só um animal como Ronaldo consegue fazer sem estourar pelas costuras com fadiga. Claro que a isto junta uma má forma no início de época fruto de um treino insuficiente/desadequado para pré-época/início de época.

  • ACT7
    Posted Setembro 12, 2018 at 10:59 pm

    Concordo com os 4 pontos.
    Para centrais temos demasiadas opções até porque chegava Jardel, Rúben, Conti e Ferro.
    No meio campo também me parece exagerado, sendo que o Alfa Semedo como alternativa a Fejsa parece-me curto, prefiro o Florentino.
    Na frente concordo e discordo, se temos 4 alternativas, não é menos verdade que nos tivemos de socorrer ao Seferovic (que curiosamente falhou no ponto 2), ainda à 2 anos jogamos uma eliminatória com Cervi e Guedes na frente e até tivemos de chamar o José Gomes. O ideal seria um 4º PL que fosse titular na B com reais possibilidades de jogar na A, pois com Jonas neste estado nunca fiando em ter apenas 2.

    Faltou referir um ponto importante, com a chegada do Ferreyra, o Benfica teve de renovar com o Jonas (merecido pois é a maior figura), já teve de subir os salários de Jardel, vai subir o de Cervi e Salvio, a juntar a isso temos Luisão (para nada, pois nem acompanha a equipa), Taarabt, Samaris, etc. ou seja parece-me uma folha salarial bastante alta para a realidade portuguesa.

  • TugadaBola
    Posted Setembro 12, 2018 at 11:08 pm

    a questão da extensão do plantel faz sentido. o benfica ja teve 4 jogos extra devido ao acesso à liga dos campeoes. tá a disputar quatro competiçoes entre as quais a champions. se formos juntar a isso o facto de estar a ser disputada a liga das naçoes (pelo q os jogos este ano sao oficias) + sub 21 e o facto do benfica meter 6/7/8 jogadores em trabalhos de seleçao… julgo que ao fim de uns meses se nota um nivel de cansaço que justifica tamanha extensão de plantel.
    a meu ver, sendo q se alguma coisa acontecer ao vlachodimos quem vai segurar a baliza será certamente Bruno varela, fica apenas um caso gordo por resolver (e n tou a falar do taarabt) que é o samaris.

  • LevonAronian
    Posted Setembro 12, 2018 at 11:09 pm

    Ponto 1 – Há jogadores a mais, mas antes assim do que nem ter 1ª’ opções decentes, e com exceção do ponta de lança, são 2 jogadores por posição (assumindo que jogadores como Samaris e Luisão não contam, portanto não contam como 3º solução).
    Ponto 2 – Todos os anos há sempre alguns que não se arranjam solução. A questão de alguns é mais o motivo da vinda (Rakip), ser difícil arranjar clube é conseguência disso. E de qualquer modo não prejudica a equipa principal de modo nenhum
    Ponto 3 e 4 – Já aconteceu no ano do primeiro ano do tetra, ano de aposta total, e de repente não preciso vender e podes comprar tudo, também não percebo a lógica da diferença de abordagem ao mercado entre o ano passado e este. Se este ano conseguimos criar um plantel super completo, não se percebe porque raio o ano passado foi como foi

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 12, 2018 at 11:24 pm

    É bem visto, mas não acredito que as falhas sejam na construção do plantel, mas sim nas escolhas do treinador. Não, não temos muotas opções se estivermos a rodar a equipa de forma a que todos possam dar o seu contributo.

  • Ze Maria
    Posted Setembro 12, 2018 at 11:25 pm

    Penso que o Benfica fez o que tinha a fazer e está a dar-se bem (embora eliminar Fenerbace e PAOK são coisas que têm de acontecer todos os anos).

    Eu até respeito as opiniões favoráveis em relação ao treinador, mas penso que apenas esse handicap pode afastar o Benfica de uma época de sucessos (e teria de ser conjugada com uma grande época dos dos rivais, sendo que este início não me leva a ter essa previsão).

    Neste momento, o Benfica está muito bem colocado para poder ter várias épocas de sucessos. Isso é o resultado de um bom trabalho da direção ao longo dos anos.

    • coach407
      Posted Setembro 13, 2018 at 12:54 am

      O RV pegou num plantel bem pior que o dos atuais rivais teoricamente esta fase. Pegou em desconhecidos sem experiência nenhuma de uma divisão principal, potenciou outros que até ali não eram nada e agora até são capazes de dizer que o Benfica era quem tinha melhor plantel quando na altura ninguém dizia nada disso e o FC Porto e o Sporting estavam em all-in. Na época seguinte foi similar.

      Portanto o FC Porto e o Sporting para contrariarem o Benfica precisam de um treinador com o mesmo “handicap” do RV. Serem campeões assim não é nada que não tenha acontecido recentemente.

      • Rodrigo Ferreira
        Posted Setembro 13, 2018 at 11:08 am

        Júlio César, Luisão, Jardel, Eliseu, Fejsa, Samaris, Gaitán, Salvio, Pizzi, Talisca, Jonas e ainda chegaram reforços como Carcela, Jiménez e Mitroglou. Se há coisa que não faltava era experiência e capacidade para ser campeão. Ainda assim, concordo que o plantel agora é melhor.

        • coach407
          Posted Setembro 13, 2018 at 12:20 pm

          Acabaste por te responder a ti próprio. Se o RV andasse a jogar o ano todo com esses bem que estavamos lixados.

          O Salvio teve a época toda lesionado (fez 3 jogos a titular, apenas 1 no campeonato). Nesta altura já se sabia que não fazia parte do plantel.

          O Fejsa também teve metade do campeonato de fora por lesão. O Samaris foi a maior parte da época o titular.

          Portanto ya Júlio César, André Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Pizzi, Guedes (Victor Andrade? Ola John?), Gaitan, Jonas e Mitroglou.

          Não havia alternativa aos dois laterais porque Sílvio durou pouco tempo como sempre. Não havia alternativa ao Samaris. Os extremos era Gaitan e outro. Sendo que outro era entre os que falei. Nem quero falar em possíveis alternativas… na frente ok. Talisca e Jimenez eram boas alternativas.

          A equipa acabou com o guarda-redes ex-Rio Ave Ederson, André Almeida já tinha uma alternativa de peso (um dispensável da equipa B, Nélson Semedo), Jardel, um criticado na equipa B e acusado de tirar o lugar aos da formação (Lindelof), a meio da época chegou a alternativa a Eliseu da equipa B do Barça (Grimaldo), no meio-campo surgiu um miúdo de 18 anos com muito talento mas 0 experiência deste nível (Sanches), o extremo direito que não havia passou a ser Pizzi, Gaitan, Jonas e Mitroglou.

          Quando quase metade da equipa ninguém dava nada por eles…

          Mesmo o Talisca era bom se o futebol português fosse o da Turquia ou da China. Em espaços curtos nunca foi bom.

          • Ze Maria
            Posted Setembro 13, 2018 at 1:02 pm

            Quem dera ao futebol português ser metade do que é o da Turquia.

            Faltou mencionar Jonas, Gaitan, Mitroglou, Jardel, Guedes, Pizzi ou Julio César era super craques (muito longe dos jogadores da equipa com quem discutiram o título esse ano).

            • coach407
              Posted Setembro 13, 2018 at 7:15 pm

              Mesmo que fosse isso que eu queria dizer, é um facto que pelo menos as equipas de topo de Portugal têm sido melhores que as Turquia na Europa. Existe um ranking a demonstrar isso.

              Se estás a falar do “resto” das equipas é mais discutível mas o que eu queria dizer é que o futebol português é diferente do turco (não obrigatoriamente melhor) e que o turco encaixa muito melhor nas caraterísticas do Talisca.

              Em relação ao resto do comentário não percebi.

          • Fernando neves _36
            Posted Setembro 13, 2018 at 3:29 pm

            Só falta ao RV ganhar ao Porto mas isso já é mais difícil.

            • coach407
              Posted Setembro 13, 2018 at 7:40 pm

              Benfica: 2 supertaças, 2 campeonatos, 1 taça de portugal, 1 taça da Liga.

              Porto: 1 supertaça e 1 campeonato

              3 épocas de desinvestimento do Benfica. 2 épocas de all in do FC Porto. Que o RV continue a dar sorte ao FC Porto!

      • ThatMan
        Posted Setembro 13, 2018 at 6:47 pm

        Isto é a sério?

  • MikeM
    Posted Setembro 12, 2018 at 11:48 pm

    Já aqui tinha feito um balanço e concordo com quase todo o artigo, sobretudo os pontos 1 e 2.
    A direcção não foi capaz de colocar os excedentários, que ficam a receber (e a maior parte não é pouco) sem terem qualquer perspectiva de utilização. O caso mais preocupante é o do Taarabt, mas também Samaris, Varela e Rakip estão na mesma situação. Outros “dossiers” que, para mim, não foram bem resolvidos, foram os do Ferro, que já tem demasiada experiência de equipa B, deveria ter sido emprestado a uma equipa de 1ª liga e o do Willock, que com 22 anos, deveria sair para uma liga mais competitiva (o Championship teria sido uma boa ideia).

    Depois, também algumas contratações não foram bem pensadas. Ficando Luisão, não faria sentido contratar Lema para ser 4º cental. Ainda há Kalaica na equipa B e para esse papel chegava e sobrava. Eu penso que aqui houve a ideia do Benfica vender Rúben Dias, o que, à semelhança de Jonas, só não aconteceu devido à pressão dos adeptos. Lema estava livre e foi mais uma contratação de prevenção do que outra coisa qualquer. Rúben acabou por não sair e ficar com Lema para 4º central e Luisão como 5º é mais um desperdício enorme de dinheiro em salários (e no caso do argentino em prémios de assinatura e comissões). Também não vejo em Yuri Ribeiro capacidade para agarrar o lugar em caso de indisponibilidade do Grimaldo.

    No ponto 3, concordo em parte, mas também saiu João Carvalho, por 15 milhões e só em valores recebidos pelos empréstimos de Talisca, Jimenez, Carrillo e Lisandro, o Benfica deve ter recebido cerca de 10 milhões de euros. Talisca será contratado pela equipa chinesa e vão entrar mais uma pequena fortuna por um jogador que não conta para o plantel, Lisandro também sairá em definitivo, já que o Génova tem cláusula obrigatória e tanto um como outro me pareceram bons negócios. Estranhei o do Carrillo, porque acho que poderia ter sido facilmente vendido para Inglaterra por valores entre os 15/20 milhões (veremos no futuro o que acontece) e Jimenez é impossível que os Wolves accionem a cláusula de 38 milhões. Pode ser que no fim da época o consigam vender por valores a rondar os 20 milhões, o que já não era mau. Ainda assim acho que aqui nem tudo foi mau. Foi pena não terem conseguido vender o Samaris, e aí achei um erro de todo o tamanho não o venderem na época passada ao Newcastle. Falaram-se de 15 milhões. Sairá de borla.

    O 4 ponto sinceramente não percebi. O ano passado a direcção foi criticada, e bem, por não ter reforçado a equipa decentemente. Faltava pelo menos um guarda-redes, um defesa direito, um central e um médio centro.
    Este ano foram buscar Vlachodimos, que se tem revelado uma excelente surpresa, Conti, que era dos melhores centrais a actuar na Argentina, Corchia, que tem tudo para agarrar o lugar e Gabriel, que mais cedo ou mais tarde entrará na equipa porque tem muita qualidade. Ainda lhe adicionaram o melhor marcador do campeonato ucraniano, um jogador com muito mercado, e o Castillo, que tem características que faltavam no plantel. Acho que aqui não se podia pedir mais e foram bastante competentes. Foi pena terem vindo com um ano de atraso, mas criticar esta época, só mesmo o que não foi feito na anterior.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 13, 2018 at 12:54 am

    Luisão – 3 milhões
    Tacaro – 2 milhões
    Samaris – 2 milhões

    Só nesta brincadeira vão 10 milhões de euros para o lixo. E é isto a gestão 10 avançada no tempo do visionário Vieira e do mago Oliveira.

    Jonas e Ruben eram «assets» para vender.

    Entretanto ainda estou à espera dos 60 milhões pela venda do Jiménez. O único problema é que estou sentado há tanto tempo que o meu traseiro já ganhou raízes na madeira de que a cadeira é feita.

    • opiniaodeadepto
      Posted Setembro 13, 2018 at 11:29 am

      Onde obtiveste a informação que luisão renovou por 3 milhões?

      • Fernando neves _36
        Posted Setembro 13, 2018 at 3:27 pm

        Já fisse aqui mais que uma vez, o Luisao ganha 3 milhões esta é a realidade.

        • opiniaodeadepto
          Posted Setembro 13, 2018 at 4:29 pm

          Eu fiz uma pergunta, porque não sei a resposta, mas se tu dizes fico mais esclarecido!
          Eu a última notícia que vi é que nem tinha renovado … o que parece estranho!

    • Il Codino Divino
      Posted Setembro 13, 2018 at 1:01 pm

      Pergunta sincera, quem verias como bom presidente do Benfica?

      Vejo-te sempre a criticar a direcção (nem sempre concordo, mas é irrelevante para o caso) e gostava de saber se tinhas alguma solução.

      • Fernando neves _36
        Posted Setembro 13, 2018 at 3:27 pm

        Achas que o Rui Costa ou o Nuno Gomes com a equipa certa não podiam ser presidentes do nosso clube ?
        Pelo menos são benfiquistas e não forjaram o numero de sócio e nunca foram sócios do Porto/Sporting.

        • Shambalabad
          Posted Setembro 14, 2018 at 11:07 am

          Bruno de Carvalho também era adepto doo Sporting. Não basta ser adepto. A SAD é uma empresa e nem toda a gente sabe como gerir uma empresa

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 13, 2018 at 12:59 am

    Discordo de alguns pontos. A aposta é forte este ano e depois do que se passou na época passada o Benfica tentou-se precaver da melhor forma. Temos quatro avançados porque dois estiveram lesionados (um sem data prevista de regresso), João Félix ainda nem jogou na equipa A nas posições referidas portanto não faz sentido a associação, Keaton Parks não é jogador da equipa principal atualmente. Concordo na questão do centro da defesa, mas nisso há o caso especial de Luisão, ao qual que foi dado um ano de contrato mais para liderar e integrar jogadores do que propriamente jogar (atenção que não concordo com a renovação procedida, mas vi logo que não contaria para o totobola). Cristante tinha cláusula de opção de compra, portanto a ser um erro não foi deste defeso. O ponto 4 acho completamente sem nexo – então é apontado como falha uma correcção do que mal foi feito na época transata? Se inconsistência é corrigir os erros, então que se exagere nisso. Quanto a algumas vendas e capacidade de colocar excedentários concordo.

    PS: Ramires por mim seria benvindo. Há algo no futebol que se chama oportunidades de negócio, que podem fugir um pouco ao que é estruturado. Como um dos melhores jogadores que já vi no campeonato português, não me importaria de rever o Queniano de águia ao peito.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 13, 2018 at 1:42 am

    Só em salários absurdos o benfica está a estoirar 10/15 milhões por ano.

    Isso dá para pagar 3 seixais…

    Gestão danosa ou apenas falta de profissionalismo?

  • Gunnerz
    Posted Setembro 13, 2018 at 9:03 am

    Dos 3 grandes foi o que fez o melhor trabalho sem dúvida é já começou a colher os frutos. Uma falha a meu ver é com Samaris que podia render alguns milhões de facto. De resto plantel extenso que em Janeiro terá de ser encurtado.

    O Sporting acabou por fazer um trabalho interessante também, recuperando os activos que eu pessoalmente mais queria, faltando o patrício. Contratou pouco e bem e resolveu bem os casos matheus e Geraldes. Faltou resolver a questão dos 4 grs, defesa esquerdo e vender mais qualquer coisa q está a mais.

    O Porto manteve a base portanto não há muito a dizer fizeram bom trabalho menos nos centrais que perderam e na inércia no mercado inicialmente.

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 13, 2018 at 9:50 am

    Ponto 1 – Para o Benfica nunca existe plantéis extensos, o Benfica Lab trata logo de o reduzir várias vezes durante a época (o ano passado as coisas até tiveram melhores).

    Ponto 2 – É um dos pontos onde esta direcção demonstra a sua fraqueza e desnorte. Vendem os bons por preços de saldo e ainda pagam ao Mendes, mas quando é preciso colocar o pessoal o Mendes já anda desaparecido. Afinal que tipo de parceiro é?? É que vender os bons é fácil, até eu faço mais dinheiro com eles e peço uma comissão mais pequena.

  • Manchester Is Red
    Posted Setembro 13, 2018 at 10:15 am

    Ponto 1: Só o tempo dirá se o plantel é demasiado grande ou demasiado curto. O Benfica vai atacar todas as competições (ok, talvez não vá atacar a Champions para ganhar, como é óbvio) e a história recente do clube tem demonstrado que as lesões não têm sido poucas e a necessidade de recorrer a soluções extraordinárias de recurso elevada.

    Ponto 2: O Benfica não tem culpa se os jogadores não têm mercado. Quanto muito pode ter culpa por ter contratado jogadores sem qualidade, mas não pode ser responsabilizado por não conseguir encontrar um clube para um Bruno Varela, depois da época passada. Atenção que não basta colocar os excedentários só por colocar… Têm de haver contrapartidas que satisfaçam a SAD.

    Ponto 3: Igual ao ponto 2. Se o Benfica vende muito é porque vende muito, quando não consegue vender é inércia…

    Ponto 4: Este ponto é um “nim”… O Benfica esteve mal na preparação da temporada passada mas é preciso compreender que há fases de investimento e há fases de poupança no ciclo de qualquer empresa. O Benfica andou a investir menos nas épocas passadas e a coisa correu sempre bem (salvo 1 ou outra situação). Este ano, foi claramente um ano de aposta forte no plantel da equipa principal, algo perfeitamente normal…

    No fundo, penso que é um pouco prematuro andar a apontar erros à preparação da época quando ainda agora vamos com 4 jornadas no campeonato…

    Prefiro salientar tudo o que de bom tem sido observável neste início de temporada.

    • marelo
      Posted Setembro 13, 2018 at 11:49 am

      1: É longo sim. Para 5º central e 5º médio centro tens a equipa B (Ferro, Florentino e Parks, por ex), é também para isso que ela serve.

      2: Concordo em parte contigo, mas dá a ideia que certas decisões ficaram para o fim de Agosto quando esses problemas deveriam ter sido atacados logo no início. Por ex o Varela, todos já sabíamos que não ia contar este ano, de certeza que há equipas de 1ª divisão cá e lá fora que gostariam de poder contar com ele.

      3- Não. O presidente é que disse que o jimenez ia sair por 50M e que o Talisca ia sair por um balúrdio também. E chegou à hora da verdade e nada aconteceu. Relativamente ao Cristante e André Hora, fica a ideia que foram pessimamente geridos pelo treinador e direcção. Acabam por sair do clube por quantias demasiado modestas para a qualidade deles.

      4- É o ponto mais grave. Ora não há dinheiro para investir (época passada num DD e GR), ora há e esbanja-se a torto e a direito, ainda queriam ir buscar o Ramires para ficarmos com 7 ou 8 médios. Depois já sabemos quem paga isto tudo, vendemos as nossas jóias ao Jorge Mendes, o dono do Benfica, quando ano após ano o presidente diz que deixará de o fazer (as mentiras do costume). Safou-se este ano o Ruben Dias, mas foi por pouco, este com um pé em Lyon.

      • Manchester Is Red
        Posted Setembro 13, 2018 at 2:51 pm

        1) O 5º central do Benfica é o Luisão e toda a gente sabe que é mais uma renovação “honorária” do que outra coisa e a preparar o seu futuro na estrutura do clube. Não vou discutir o mérito ou não, mas é impossível negar a influência que o brasileiro tem no plantel e na forma como o mantém mais coeso ano após ano. Deu muito ao clube e (polémicas à parte), sou da opinião que merece ser tratado com todo o respeito por parte do Benfica.

        No meio-campo o único excedentário é claramente o Samaris que não conseguiu ser colocado no Verão, adivinhando-se uma saída em Janeiro… Não sabemos como será a evolução do Gedson ao longo da época, apesar do início promissor; Pizzi começou muito bem mas tende a perder gás com o tempo; Krovinovic só em 2019 é que deverá estar a 100% e depois sobra o Gabriel para a posição de médio-centro…

        Onde está o exagero?

        2) O Benfica passa por uma pré-época onde são avaliadas todas as opções disponíveis. É irrealista pensar que em Junho e Julho estejam definidos todos os excedentários, quando há ainda a ponderar a existência de lesões que condicionam a profundidade do plantel. Para além do mais, o Benfica até pode ter decidido em 2017 que iria vender o Varela… Mas quem é que te garante que iria ser bem sucedido?

        3) Os casos do Jiménez e Talisca são excepcionais porque antevêem, claramente, a existência de mais contrapartidas para o clube no futuro. Não é lógico acreditar que o Benfica iria emprestar Jimenez e Talisca assim ao desbarato. Não te esqueças que os clubes não têm todos a mesma disponibilidade financeira.

        Cristante foi claramente mal gerido mas sempre se falou que existiam problemas “extra-futebol” com o jogador e 1 elemento da estrutura da SAD. São situações que acontecem em qualquer clube mas parece que no Benfica o impacto é sempre maior…

        André Horta, alguma vez demonstrou capacidade para ser um jogador à Benfica? Deixe-mo-nos de “hypes”. O jogador sempre mostrou ser, no limite, “útil” em algumas situações pontuais. Se fosse verdadeiramente um Grande jogador não estaria a jogar na MLS aos 21 anos de idade.

        4) Novamente… Há fases de investimento e há fases de poupança. Mas vocês querem que se esbanje dinheiro todos os anos em jogadores? Alguém acredita mesmo que um clube em Portugal tem condições para investir todos os anos como o Benfica investiu este ano? Não há empréstimos para liquidar? Outros investimentos a fazer (manter um centro como o Seixal custa muito dinheiro…)?

        Depois a história do Ramires… Se veio no jornal é porque é verdadeiro? O jogador assinou pelo Benfica, por acaso?

        Querem um clube que investe sempre sem problemas todos os anos, peçam a um dos árabes do City ou do PSG para vir deixar cá uns petro-dólares.

  • Absolutman91
    Posted Setembro 13, 2018 at 10:53 am

    Enfim… Por muito bom que o Benfica esteja, continua a fazer confusão a muita gente :)

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 13, 2018 at 11:13 am

    Confesso-me cada vez mais ignorante, mas quanto ao post ocorre-me dizer o seguinte:
    Ponto 1 – Plantel demasiado grande – que parte é que não clara de que o Benfica poderá ter de realizar entre 50 a 60 jogos! Com lesões e gestão de plantel, ainda vou ouvir dizer que o plantel é curto.
    Centrais: é mais do que evidente que Luisão não é opção e ficou por outros motivos, fáceis de compreender.
    Avançados: quatro opções para um lugar, mas ainda no último jogo estavam só dois disponíveis …
    Além disso, o Benfica vai fazer jogos em 442 e em outros poderá ter de mudar de 433 para 442 durante o jogo.
    Dos extremos nem falo, pois estamos no princípio da época e já foram todos utilizados, apesar de se dizer que RV não roda a equipa.
    Ponto 2 – Varela excedentário? Só pode ser brincadeira, pois que eu saiba os planteis devem ter 3 GR …
    Samaris excedentário? Neste momento concorre com Alfa e Fedjsa pela posição seis e pode muito vir a fazer falta;
    Concedo no Rakip e no Tarabaat.
    Ponto 3 – Convenientemente ou não esqueceu-se o João Carvalho (15 milhões) …
    Ponto 4 – Não percebi. Quer dizer que a política de contrações nunca deve mudar!!! Só os burros é que cometem sempre o mesmo erro e não mudam.

  • Eagle1991
    Posted Setembro 13, 2018 at 11:21 am

    A questão do plantel ser extenso é muito relativa dado que o ano passado queixava-me de falta de qualidade e de opções e este ano gosto de ver que com todos os jogadores aptos e em forma o treinador tem ali uma boa dor de cabeça. Quanto aos excedentários totalmente de acordo até porque renderiam algum dinheiro. Os que foram emprestados depende do que acontecerá no final da época (os clubes exercem a cláusula ou não). Relativamente à política de contratações o Vieira simplesmente protegeu-se. O ano passado a culpa de falharmos o tetra foi 60/70% dele dado que vendeu e não investiu. Resultado: plantel com pouca qualidade, humilhação na champions e perda do campeonato para o do Porto. Este ano os holofotes estão no Rui Vitória pois com a qualidade que tem no plantel está obrigado a ser campeão e a fazer boa figura na champions (no minimo passar a fase de grupos).

  • Pedro pintarolas
    Posted Setembro 13, 2018 at 11:29 am

    Para que procurar essas falhas?
    Também o Porto falha e muito (há muitos anos!) na colocação dos imensos excedentarios.
    E quase qualquer médio ou avançado ou extremo do benfica seriam titulares no porto! Acho que até o Seferovic seria mais útil que este abouba. E com excepção de brahimi, nenhum extremo do Porto tem nível comparável com os do benfica. E quanto aos médios, Gabriel, seria titular de caras no porto, eventualmente até o João Félix.
    O Porto tem e um treinador galvanizador e que pode trazer algo mais de jogadores “normais” – Sérgio Oliveira, Marega, Otavio..

  • Mrleinad
    Posted Setembro 13, 2018 at 12:23 pm

    É verdade que o Benfica deveria ter colocado os excedentários… Principalmente ter aproveitado para fazer algum dinheiro com Samaris… Também com Salvio já deveriam ter tomado uma atitude tendo em conta o facto de também estar em fim de contrato. Ou aproveitavam alguma margem negocial em Agosto e vendiam, ou teriam de ter renovado a algum tempo com o jogador (deu-me a sensação que não acreditavam que Salvio iria entrar tão forte este ano e principalmente derivado à sua condição física o consideraram descartável)- Salvio veio inclusive dizer que iria analisar propostas de Itália e Espanha. Com a sua preponderância na equipa, aliado aos rios de dinheiro que ofereceram de salário a Castillo e Ferreyra, é óbvio que agora para renovar com um dos jogadores mais importantes da equipa neste momento, irão ter de melhorar e muito o seu contrato … (mal jogado por parte do Benfica)
    Por outro lado penso que a palavra excedentário no benfica é muito relativa ! Os jogadores sempre fustigados com lesões, conseguimos ter 3 defesas direitos e 1 só disponível ! Na lateral esquerda é uma questão de tempo até Grimaldo se lesionar (com muita pena minha) ! Fejsa e Salvio igualmente ! Jonas nem se fala ! Conseguimos ter 4 avançados (tendo em conta que jogamos em 4-3-3) e temos o suposto “excedentário” a titular.
    O que digo como adepto de um clube que quer voltar a ser campeão é que mais vale ter a mais do que a menos :P

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Setembro 13, 2018 at 1:46 pm

    Críticas exageradas. Penso que só os pontos 2 e 3 têm algum fundamento e até estão interligadas. A aparente incapacidade de vender activos valiosos como Talisca, Carrillo e Jimenez (todos emprestados) é a mais grave. A não colocação (venda) de outros que não interessam (como Varela) é outro factor negativo.
    Contudo, o saldo final é amplamente positivo.

  • ThatMan
    Posted Setembro 13, 2018 at 9:16 pm

    Concordo com algumas coisas e outras não.

    1º – o plantel deve ser demasiado grande porque no Benfica jogam sempre os mesmos. Com um treinador a sério o plantel estava bem assim (talvez um ou outro jogador a mais (Samaris?), mas nada de anormal). Há posicoes que continuam com problemas e outras que não.

    2º – Não pode ser considerada falha a não colocação de jogadores que nada acrescentaram e com ordenados altos.

    3º – O Cristante foi demasiado mal aproveitado pelo Benfica durante todos estes anos, nem vale a pea falar disso. O André Horta parece-me ter potencial, mas não cabem todos e penso que temos soluções melhores para o lugar.

    4º – Concordo, se o Benfica tivesse contratado com critério ao longo do tempo (por exemplo, o ano passado com apenas 3 reforços de qualidade poderia-mos ter sido campeões), seria muito melhor. Assim, leva-se numa época com 10 reforços, na época seguinte com 2, e depois com mais 7. Nunca se sabe o que se esperar desta direção.

Deixa um comentário