Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Caixa Futebol Campus começa a dar frutos; Benfica conquistou campeonatos de Juniores e Juvenis

Depois de vários anos a fazer uma travessia no deserto ao nível da formação o Benfica parece agora começar a colher os frutos da sua Academia no Seixal. Os Juniores e os Juvenis foram campeões nacionais da época 2012-13 (infelizmente em ambos as divisões houve confrontos entre elementos do clube da Luz e do FC Porto), a força das águias ao nível dos escalões mais jovens é cada vez mais evidente (forte presença nas selecções nacionais e fases finais convincentes nos respectivos escalões), e mais do que as conquistas é possível constatar que nestes dois escalões despontam excelentes valores, principalmente portugueses, alguns inclusive já tiveram experiência no futebol sénior através da equipa B sob o comando de Norton de Mattos. Trabalho que apenas terá relevância se num futuro próximo estes atletas e outros que se venham a evidenciar tiverem uma oportunidade de mostrar o seu valor na 1ª Liga. Partindo do princípio que haverá essa mudança de política no Benfica, destacamos alguns elementos que tem tudo para ser uma mais-valia não só no contexto das águias mais igualmente no futebol português.


Romário Baldé – Tem tudo para suceder a Rui Costa como a grande referência do Benfica ao nível da formação. Desde os 12 anos no clube da Luz é neste momento, com 16 anos, presença habitual nos juniores (!) o que diz muito sobre a qualidade deste jovem natural de Bissau. A extremo ou como avançado impressiona pela sua enorme qualidade técnica e capacidade em suportar o peso da equipa.
Bernardo Silva – Decisivo na vitória do Benfica no campeonato de juniores. Jogador bastante evoluído tecnicamente, mas também tacticamente. Médio ofensivo que impressiona inclusive mais que André Gomes (que esta época teve espaço na equipa A), pela sua técnica e transporte de bola.
André Gomes/Ivan Cavaleiro/Bruno Varela/Fábio Cardoso/João Cancelo – Jogadores que esta época já tiveram muitos minutos na equipa B e no caso de Gomes até no conjunto principal. Se no caso de André Gomes já foi tudo dito, Cavaleiro foi o 3º elemento mais utilizado na B e acima de tudo demonstrou evolução (a passagem para os seniores fez-lhe bem, e apesar de ainda pecar no capítulo da decisão, é um extremo moderno com margem para evoluir ainda mais); No que diz respeito a Varela, Cardoso e Cancelo na teoria para o ano seria o 1º de seniores, mas esta época já ultrapassaram esse patamar. Cancelo tem tudo para ser o lateral direito titular do Benfica nos próximos anos, Varela (ainda é muito displicente) e Cardoso são titulares na selecção nacional de sub-19 a guarda-redes e central, respectivamente.
Gonçalo Guedes – Um jogador totalmente “Made in Benfica”, avançado que pode jogar como 2º atacante ou mais descaído para as alas. O facto de ter sido inscrito este ano, com apenas 16 anos, nas competições europeias pelo Benfica demonstra que a aposta em Gonçalo é grande.
Raphael Guzzo – A bola quando chega aos seus pés fica redonda. Com idade de júnior foi muitas vezes chamado aos titulares da equipa B.
Sancidino– Um dos jogadores mais irreverentes da sua geração, é um extremo que tanto pode jogar na esquerda como na direita. No próximo ano deve integrar a equipa B e tem tudo para ser uma das revelações da 2ª liga.
Renato Sanches – Médio-centro com grande qualidade, joga preferencialmente nas posições 8 e 10. Segura muito bem a bola e tem excelente visão de jogo, sendo presença habitual nas selecções jovens de Portugal.
André Ferreira – Guarda-Redes contratado recentemente ao Nogueirense, tendo já uma clausula de rescisão de meio milhão de euros. Todos lhe auguram um grande futuro entre os postes das balizas do Benfica e consequentemente da nossa selecção.
João Nunes – Central de grande classe dos juniores benfiquistas, um estilo algo semelhante ao de Tiago Ilori. Presença habitual nos sub-17 de Portugal e ainda nas escolhas de Norton de Matos para a equipa B.
Pedro Rebocho – É conhecido por alguns como o “Maxi Alentejano” devido às parecenças físicas e também na forma como se entrega ao jogo, ao contrário do uruguaio actua pelo lado esquerdo da defesa. É um atleta bastante trabalhador sendo inclusive já premiado por isso com a chamada de Jorge Jesus aos trabalhos da equipa principal.
PS – Rudinilson, Helder Costa, Fabio Lima, Gonçalo Rodrigues e Yuri Ribeiro estiveram igualmente em evidência em 2012-13.



Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): C. Soares

78 Comentários

  • Cosme Damião
    Posted Junho 2, 2013 at 1:18 pm

    E o Benfica no próximo ano vai voltar a ganhar nos juniores. A geração de 1995/96 é muito mais forte que a dos Rivais.

    Aliás mesmo a de 1994 é, como prova a última convocatória dos sub-19.

    Eis a lista de 20 convocados:
    Arsenal: Elton Monteiro;
    Benfica: Bernardo Silva, Bruno Varela, Fábio Cardoso, Hélder Costa, João Cancelo, João Teixeira, José Costa, Rebocho e Rudinilson Silva;
    FC Porto: Francisco Ramos, Gonçalo Paciência, Leandro Silva, Rafa e Tomas Podstawski;
    Manchester City: Marcos Lopes;
    Shillong Lajong: Edinho Junior;
    Sporting: Bruma, Mané e Tobias Figueiredo.

  • Pedro
    Posted Junho 2, 2013 at 1:19 pm

    Visão de Mercado, bom artigo, porque não fazer um levantamento de todas as formações dos três grandes (ou mais até) com as comparações entre cada clube?

    Noutro ponto, bom futuro que se agoira para estes meninos, a próxima geração da selecção nacional penso que será a que está a despontar agora no sporting( que passaram da B para a principal ), falo de Ilori, Cédric, Nuno Reis, Esgaio (muito, muito polivalente), João Mário, Bruma, entre outros e futuramente talvez esses miúdos da formção do benfica e quem sabe do porto (de preferência sem desacatos entre si -.-) possam fazer companhia e montarmos uma das melhores selecções do mundo.

    Mas para isso era preciso apostar NOS JOVENS e não fazer apenas como o Sporting, apostando neles por questões extremas financeiras..

    Deixo a dica também que devíamos ter regras como no campeonato russo que julgo que são obrigados a ter cerca de 5, 6 titulares russos no 11 inicial. Em Portugal não digo 5,6, temos de pensar na competividade europeia também, mas uns 3, 4 porque não? Jà mete impressão ver equipas portuguesas e não ver quase um único português em campo (benfica e não só teve vários jogos assim esta época, até os Andrés terem uma palavra a dizer).

    SL

    • Pedro Morais
      Posted Junho 2, 2013 at 1:47 pm

      Nuno Reis é um menino à beira de LLori, Tiago Ferreira, Paulo Oliveira, Ie, Frederico Venâncio, Pedro Mendes, etc

  • joao pedro
    Posted Junho 2, 2013 at 1:21 pm

    De destacar o facto de não ter ganho no Iniciados por uma derrota inexplicável com a equipa de Gafanha.

    • Ricardo Guerrinha
      Posted Junho 2, 2013 at 1:37 pm

      Não é bem assim.. Ainda que tivesse ganho ficava com os mesmo pontos que o Sporting! E no confronto directo ficou 1-1 com a vitória do sporting e benfica 1-0.. e na diferença de golos, o Sporting ganha, com menos golos sofridos e mais marcados…
      Ainda assim, em juniores e juvenis, o benfica tem as melhores equipas! A última geração de qualidade do Sporting é a Sub-20 com Esgaio, João Mário, Mica, Betinho, etc etc.. e com alguns elementos de qualidade Sub-19 Mané, Medeiros, Bruma, Dier, etc.. Se a estes juntar-mos a qualidade do Benfica com Cancelo, Helder Costa, Bruno Gaspar, Rebocho, Rudinilson acho que o futuro da seleção está assegurado

    • JbabyLeao
      Posted Junho 2, 2013 at 1:43 pm

      Tenho duvidas a minha pergunta quantos deles tem realmente talento! para vingar no Futebol profissional! em termos de talento o Scp vai continuar a ser a referencia nacional e uma das maiores mundialmente, porque se virem bem o Benfica teve o merito de ganhar o campeonato de juvenis e juniores, mas quanto deles tem realmente talento para mim so q! Bernardo Silva, o Scp tem varios Iuri Medeiros,Mane, Tobias,Ruben Semedo, Guedes, Ponde, Pondence, Geraldes, Palhinha sem contar com os estrangeiros tipo Wallyson Malmman, Fokobo(ja actuo na equipa A), Luka, Farley etc… e ainda nos juvenis que talvez uma das geracoes mais fracas mesmo assim ainda tem jogadores de grande qualidade tipo Lisandro Semedo, Jose Postiga, Matheus Pereira, Hugo Meira em termos de talento o Scp se saber gerir bem tem diamantes para lapidar para os proximo 10/15 anos sem exagero.

      PS Joao Pedro deve ter visto muito mal o Scp nos Iniciados dominou qualquer equipa e fala-se que esta e a melhor geracao de Iniciados de sempre.

      SL

    • João Gouveia
      Posted Junho 2, 2013 at 1:56 pm

      Está assegurado… se houver aposta nesses jogadores!
      Se não houver uma forte aposta, não só dos grandes como de todos os clubes da primeira divisão, todos estes nomes que foram referidos não passarão de "promessas"…

    • joao pedro
      Posted Junho 2, 2013 at 1:56 pm

      Tem razão, no entanto é esse golo com o Gafanha que faz a diferença. Não tirando o mérito ao Sporting, o que queria transmitir é que mesmo nos Iniciados já existe um equilibrio que não existia por parte do Benfica.

      Agora esperemos que apostem nestes jogadores, ou pelo menos em alguns.

    • joao pedro
      Posted Junho 2, 2013 at 2:02 pm

      JbabyLeao, ainda bem que você acompanhou melhor que eu. Aqui está os resultados.. práticamente iguais e veja se a diferença não está nos jogos com o Gafanha. Parabéns ao Sporting! Penso que não quis tirar o mérito mas se tirei, peço desculpa.

      Resultados:
      6.ª jornada

      Sporting-Gafanha, 2-1
      (Idrisa Sambú 10' e 62'; Marcelo Dias 36')

      FC Porto-Benfica, 1-3
      (Rui Pedro g.p 41; José Gomes 16', Filipe Soares g.p 26' e Ricardo Araújo 38')

      5.ª jornada

      Benfica-Sporting, 1-0
      (João Filipe 70+4)

      FC Porto-Gafanha, 9-2
      (Marcelo 3' e 40, Rui Pedro 8' 51' 60' 61' 68' e 70+2, Tavares 48'; Carvalho 23' e Paulo Mendes 44')

      4.ª jornada

      Sporting-FC Porto, 2-1
      (Idrisa Sambú 9' e Pedro Ferreira 56'; Rui Pedro 19')

      Gafanha-Benfica, 0-1
      (Pedro Pereira 49')

      3.ª jornada

      Benfica-FC Porto, 2-1
      (José Gomes 5' e Madiu Bari 59'; Rui Pedro 35')

      Gafanha-Sporting, 0-2
      (Hugo Farinha 3' e Moreto Cassama 68')

      2.ª jornada

      Sporting-Benfica, 1-0
      (Rafael Almeida 70')

      Gafanha-FC Porto, 1-2
      (Samuel 16'; Tiago Couto 66' e Rui Pedro 70+1)

      1.ª jornada

      FC Porto – Sporting, 0-1
      (Pedro Ferreira 23')

      Benfica – Gafanha, 0-1
      (José Henriques 62')

    • carlos Zorrinho
      Posted Junho 2, 2013 at 2:29 pm

      Ganhando 2-0 ao gafanha o benfica teria melhor goal average e era campeão

  • Nuno
    Posted Junho 2, 2013 at 1:28 pm

    Ao Porto é impossivel ganhar em camadas jovens ma vez que não tem jogadores africanos como o Benfica e o Sporting têm quase na totalidade dos seus planteis jovens. E acho que todos sabemos a diferença dos africanos para os portugueses em termos de camdas jovens, desde força, maior parte com idade incorreta, etc.

    • Nelson
      Posted Junho 2, 2013 at 1:57 pm

      Que comentário mais ridiculo… o Porto tambem teve jogadores africanos na formação, todos os clubes tem, mais recentemente teve o Abdoulaye. Digo mais, é extremamente racista o seu comentário…

      SL

    • Vasco Brás
      Posted Junho 2, 2013 at 2:06 pm

      Isso das idades falsas é um mito. Nos principais clubes portugueses fazem o teste da mão e esse não falha.

    • Pedro Fernandes
      Posted Junho 2, 2013 at 2:14 pm

      O teu tri: Racismo, ignorância e mau perder.

    • carlos Zorrinho
      Posted Junho 2, 2013 at 2:30 pm

      O Porto também tem muitos africanos nas camadas jovens, Atsus, Kadus, Ba, etc etc, informe-se antes de falar e respeite os seus jogadores.

    • Pedro Rodrigues
      Posted Junho 2, 2013 at 2:31 pm

      O comentário não me pareceu minimamente racista. Por um lado, eu quero acreditar que a questão das idades já é mais controlada e que já não acontece com tanta facilidade.
      Mas, por outro, não me parece racismo admitir que os jogadores africanos se desenvolvem fisicamente mais precocemente, é um facto. Também não me parece racista afirmar, por exemplo, que atletas caribenhos e de raça negra em geral são melhores nas provas de velocidade do atletismo.

      Mas, quanto ao comentário em si, embora o Porto pareça ter menos jogadores africanos, eu penso que a diferença é mesmo uma menor aposta na formação.

    • Chilavert
      Posted Junho 4, 2013 at 11:41 am

      Os clubes que fazem o "teste da mão" vulgo RM para datação do isotopo carbono 14 algumas vezes optam por não dizer nada para continuar a ter o jogador 1 escalão acima as vezes 2 escalões.
      Sobre o resto vou gostar de ver quem é que vai ser realmente jogador e quem vai ficar pelo caminho…

  • FÁBIO COSTA
    Posted Junho 2, 2013 at 1:33 pm

    O Porto em juniores é bem superior, apenas perdeu o campeonato por derrotas estupidas contra clubes pequenos. O Benfica nos 2 jogos mal piou em campo.

    E depois há o Sporting que tinha muitos grandes jogadores na equipa A.

    • RuiCosta
      Posted Junho 2, 2013 at 1:41 pm

      Resumindo sois os maiores! Pena que os selecionadores nacionais das camadas jovens pensem o contrário…

    • Ricardo Guerrinha
      Posted Junho 2, 2013 at 1:44 pm

      Também estou de acordo.. o Sporting tanto na equipa B como nos juniores, andou meia época à meia torra… Digo isto porque a equipa A precisou da equipa B, e a equipa B foi-se socorrer aos juniores.
      Bruma e Dier são juniores e estavam na A, Fokobo na equipa B, Filipe Chaby lesionado… parecendo que não é muita fruta

    • Lourenço
      Posted Junho 2, 2013 at 3:26 pm

      Discordo deste mito do Sporting nao ter ganho por esse factor.
      No ano passado todos esses jogadores jogavam (fokobo nao) e o Benfica só perdeu o título em Braga na ultima jornada, após estar a ganhar 2-0…
      Ou seja, esta aposta na formacao e aumento de qualidade nao sao deste ano.
      Quero contudo dizer que nenhum Júnior do Benfica já tem o nível de bruma, dier ou illori.

    • Anónimo
      Posted Junho 2, 2013 at 7:15 pm

      O cancelo, o andre gomes e o puto derlis?
      joao

    • Aznar
      Posted Junho 2, 2013 at 10:25 pm

      Fabio Costa,
      só pode estar a brincar…

  • Afonso Clara
    Posted Junho 2, 2013 at 1:35 pm

    Não me façam rir, formação é produzir jogadores para jogar na equipa principal consecutivamente, formação é exportar jogadores para os melhores clubes europeus, formação é formar jogadores bota de ouro. Não é por ganharem no mesmo ano 2 títulos de formação que significa que existe trabalho feito. De que adianta ganhar esses títulos se não aproveitam os jogadores quando chegam a seniores?!?!?

    • RuiCosta
      Posted Junho 2, 2013 at 1:45 pm

      Hum… Acho que tenho 2 respostas:
      -se calhar porque ainda só estão a despontar agora, ou queriam jogadores com 17 anos a jogar nos séniores?
      – porque vão sendo integrados pouco a pouco, para diminuir o risco de ficar em 7º lugar (;

      E só quero deixar um facto: La Masia tem mais de 20 anos, o Caixa Futebol Campus tem apenas 7 ou 8.

    • Szalai
      Posted Junho 2, 2013 at 1:47 pm

      Foi o professor Bambu que fez essa previsão? Quem te garante que estes jovens um dia não poderão chegar ao plantel principal do slb?

    • André
      Posted Junho 2, 2013 at 1:58 pm

      boa afonso.. sim senhor muita coerencia. entao se ganhamos o titulos nos ultimos 2 anos isso quer dizer que esses mesmos jogadores ja deveriam tar na equipa A ou ja transferidos e botas de ouro? é um trabalho que leva o seu tempo.. nada acontece de um dia para o outro ou de um ano para o outro. o benfica esteve cerca de 10/15 anos com 0 (zero) investimento na formaçao. se quiser tambem podemos falar do sporting.. sem duvida que ja exportou grande valores.. mas soube rentabiliza-los? ha quantos anos foi feita a ultima venda consideravel? pois.. nao é facil de cabeça.. foi o nani por 20 e poucos milhoes ja ha uns bons anos. é verdade que estao agora a despontar bruma dier esgaio.. mas ja se fala da possivel venda ao desbarato.. para que formar entao? para pagar a conta do gas?

      André

    • warnecke
      Posted Junho 2, 2013 at 2:09 pm

      – Ronaldo com 17 anos já estava em Manchester;
      – Se a formação do Benfica vai ganhando, não há integração…têm de começar desde já a perder tudo no último jogo (;

    • Maniche
      Posted Junho 2, 2013 at 2:26 pm

      Szalai

      H.Postiga com 17,18 anos marcou mais 20 golos pelo FCP campeao, ganhou a taça uefa…

      Ronaldo, quaresma eram estrelas nos seniores com 1718 anos.

      Peixe foi considerado o melhor jogador do mundo do campeonato mundo sub20, onde estavam entre outros figo e r.costa.

      Maniche dispensado do slb a titular indiscutivel no fcp e seleçao(campeao europeu).

      Craques juniores? ja vi imensos paim,costinha(g.r),postiga e outras que tais esses sim eram craques com 17,18 anos…e foi o que foi as suas carreiras.

    • Luis Rosa
      Posted Junho 2, 2013 at 2:41 pm

      Afonso, a formação do Benfica viveu um período negro durante muito tempo. Mas houve a inversão desse rumo há 7 ou 8 anos, como disse o RuiCosta. É, portanto, normal que só agora a formação comece a dar frutos, e podemos muito bem estar perante um momento de viragem. Era impossível ter-se resultados imediatos, quando a formação começa em miúdos de 8,9,10 anos.
      Ao contrário do que diz, 2 títulos de formação nos escalões imediatamente antes dos seniores significa que há mesmo trabalho feito e bem feito, na primeira metade da formação. Resta saber (e só esperando para ver ou perguntando ao tal professor Bambu) se vai haver sucesso na segunda metade da formação (integração nos séniores). Como esta é a primeira fornada de qualidade dessa formação que se iniciou há 7 anos, estamos prestes a sabê-lo (sendo que neste ano já houve um pequeno sinal positivo com a integração dos Andrés). Espero, sinceramente, que se comece finalmente a apostar no jogador português no Benfica. Dói-me ver um onze inicial 100% estrangeiro, não por xenofobia, mas porque há qualidade mais do que suficiente dentro de portas, porque temos atletas que merecem uma aposta em si, sem a necessidade de investimentos de risco, e porque um atleta nacional terá sempre uma maior identificação com a cultura e identidade de um clube.

      A formação num clube é um acto contínuo e dou-lhe razão: uma formação só é completa quando de facto há a passagem consecutiva ao plantel principal, quando há exportação e quando se formam jogadores de topo que ganhem títulos (de preferência colectivos). Mas , acrescento, de nada vale viver de louros passados.
      Da mesma forma que Benfica e Sporting não podem viver dos títulos do passado, também não podem viver dos jogadores formados no passado. O estatuto de melhor formador é como o de melhor equipa, muda de ano para ano consoante as vitórias e méritos.

      Por isso, e concluindo, não sendo o Benfica ainda a melhor formação, com os títulos que começam a aparecer parece-me que está dar sinais positivos duma mudança de paradigma no clube, dum trabalho bem feito e que está a trabalhar para ser o melhor no futuro. E a grande maioria dos adeptos agradece esses sinais, porque queremos ver o Benfica representado pelo jogador português.

    • Carlos Atalaia
      Posted Junho 3, 2013 at 8:52 am

      Postiga com 17, 18 anos marcou 20 golos e ganhou a Taça UEFA?! Como se aceitam estes comentários?

  • Nuno
    Posted Junho 2, 2013 at 1:43 pm

    Acho que o mais importante de uma equipa júnior ou juvenil etc etc é se depois esses jogadores são aproveitados pela equipa principal e não tanto se são campeões ou não.

    O Sporting foi campeão júnior muitos anos seguidos mas quantos desses campeões depois jogaram? Este ano "felizmente" para o Sporting mudou-se a política (apesar de ser consequência de uma péssima gestão directiva associada a uma crise financeira global) e vemos jogadores com idade de júnior na equipa principal e uma presença normal de muitos da actual equipa júnior na equipa B e assim sucessivamente.

    Colocando agora a questão no lado do Benfica ou mesmo o Porto… Será isso possível nesta altura fazerem o mesmo? Não está aqui em causa a qualidade dos juniores mas sim se vão dar hipótese a esses juniores fazerem esse trajecto.
    Porque de nada serve a um júnior ser campeão no Benfica, Porto ou Sporting em juniores e se dizer que é uma grande geração e tal se depois não são dadas essas oportunidades e têm de ir jogar para Chipre, Grécia ou na 2ª Liga porque estão tapados por jogadores que nem são necessariamente melhores mas porque os empresários têm peso muito importante e têm de jogar.

    Para bem do Benfica (neste caso) mas também do Sporting e Porto (porque este ano o campeonato de juniores foi decidido na ultima jornada o que demonstra da qualidade, não só, do Benfica mas também dos restantes) esperemos que dêem oportunidades a estes jogadores todos. Ganham os clubes, o campeonato e, principalmente, a selecção.

    Um exemplo de que ser campeão de juniores não é o mais importante mas sim depois a aposta futura é o exemplo do Vitória de Guimarães, que deu hipótese a jogadores bastante novos e juniores que muitos não foram campeões nos seus escalões e ganhou a Taça de Portugal.

    • Nuno
      Posted Junho 2, 2013 at 2:09 pm

      Apenas acrescentar uma coisa… Começa a ser um sinal muito preocupante quando a violência entre rivais/adeptos chega ao futebol de formação. À uns anos foram adeptos à pedrada em Alcochete, agora é violência entre treinadores e jogadores como já aconteceu em alguns jogos entre Porto, Benfica e Sporting.

      Aqui não se mete em causa o queres ganhar e a rivalidade que deve haver e deve ser saudável. mas se se começa a ver casos destes já nos escalões de formação…como é possível querer que o mesmo não aconteça o futebol sénior ou mesmo noutros desportos (e aqui dirigentes dos respectivos clubes têm muita culpa no cartório).

      Aliás quando se vê um jogador que por ter feito a formação no Porto diz na apresentação que odeia o Benfica (e até achei que foi sincero quando disse aquilo)… é sem dúvida um sinal preocupante que a rivalidade está a ultrapassar (e muito) os limites do saudável e desportivo.

    • nando
      Posted Junho 2, 2013 at 7:26 pm

      Amigo Nuno:

      O Sporting foi campeão na época de 2004/05, e saíram para o plantel principal os seguintes jogadores;

      André Marques; Nani; Miguel Veloso; Joaão Moutinho; Djaló.

      Em 2005/06 da equipa que foi campeã nacional saíram:

      Rui Patricio; Daniel Carriço; Pereirinha.

      2007/08 da equipa que foi campeã nacional saíram:

      Vitor Golás; Adrien; André Martins; André Santos.

      2008/09 da equipa que foi campeã nacional saíram:

      Cedric; Renato Neto.

      2009/10 da equipa que foi campeã nacional saíram:

      Zezinho.

      Agora se a estes todos juntarmos os jovens que agora começaram a fazer parte do plantel, e todos aqueles que tem vingado no futebol, ainda acrescento aqui um bom número.

    • Nuno
      Posted Junho 2, 2013 at 8:01 pm

      Claro que alguns jogaram e chegaram ao plantel principal e o Sporting (tirando o primeiro ano e meio de Godinho)sempre tentou implementar a formação como base da equipa sénior…Mas o Rui Patrício é o que é hoje depois de 2 anos seguidos a fazer "frangos" e cometer erros que até foi muito criticado por isso. O André Marques foi afastado porque não tinha qualidade e também cometeu muitos erros.

      Mas tens por outro lado campeões como o Diogo Rosado (Benfica B) que era um jogador genial quando foi campeão (tal como o outro extremo Renato Santos) e o Balde (V. Guimarães) que também foram campeões e não foram aposta.

      O que eu quero chegar é quando escrevi o meu comentário é que , independentemente de os juniores/juvenis sejam campeões ou não, o que interessa mesmo é jogarem nos seniores e serem aposta dos clubes.

    • nando
      Posted Junho 3, 2013 at 12:47 pm

      O André Marques não foi afastado por não ter qualidade mas sim devido às constantes lesões que teve que o deixavam mais de 2/3 da época parado.

      Quanto ao Diogo Rosado entre outros, é certo que os clubes não podem ficar com todos os que sobem ao escalão principal. A juntar a isto tudo, temos que nos lembrar que naquela altura não havia equipas B para colocar esses jovens. O Diogo Rosado até foi daqueles que foi convidado a renovar o que ele rejeitou.

      Por fim, muitos que dão nas vistas nas camadas jovens, quando chegam a seniores desaparecem como magia. Diogo Rosado é um desses jogadores. Está hoje na equipa B do Benfica e daí não passará, porque não evolui mais do que já tem, e porque apostou num clube que não aposta no jogador português.

      Desde a época 2004/05 até hoje, o jovem saído da formação do Sporting que não tenha tido hipótese na equipa principal e que eu tivesse pena de que não tivesse acontecido, esse jovem chama-se Baldé. O Sporting tinha obrigação de apostar neste menino.

  • Pedro Morais
    Posted Junho 2, 2013 at 1:52 pm

    O Sancidino pode jogar por Portugal?

  • fabio sousa
    Posted Junho 2, 2013 at 2:01 pm

    Parabens ao benfica. Mas continuo a achar que o sporting so nao foi campeao pq jogadores como tobias figueiredo, fabrice fokobo, carlos mane, filipe chaby, iuri medeiros tiveram a maior parte do tempo na equipa b ja para nao falar de bruma e eric dier que tiveram na equipa principal ou seja maior parte dos jogos. a equipa do sporting era constiuda por jogadores ainda juvenis. E nao se esqueçam que o sporting participou no next generation series

    • Ricardo Guerrinha
      Posted Junho 2, 2013 at 2:45 pm

      Referi isso mais a cima! Estou totalmente de acordo! Em juvenis acho o Benfica superior mas nos juniores o Sporting é melhor! Parecendo que não mas Tobias, Fokobo, Dier, Carlos Mané, Filipe Chaby, Iuri Medeiros, Bruma a juntar ao Ruben Semedo, Geraldes, Palhinha, Farley Rosa, Edi Ié era muita fruta, penso até que bem superior aos outros clubes…

  • Miguel Militão
    Posted Junho 2, 2013 at 2:10 pm

    É verdade que têm bons jogadores, mas utilizam juniores da equipa B enquanto outras equipas não…

    Lembrem-se que o Dier era junior por exemplo…

    Têm bons jogadores mas não aproveitam, portanto em pouco vai dar… já é assim há anos e com o LFV a mandar areia aos olhos dos sócios!

  • Jose
    Posted Junho 2, 2013 at 2:11 pm

    Ganhar titulos não é sinonimo de ter melhor formação… o sporting dos 3 grandes é o clube com menos titulos a nivel da formação e não é por isso deixa de formar jogadores muito melhores do que Porto e Benfica.

    Sou portista. Mas o Sporting apesar de ganhar menos titulos que Porto e Benfica na formação, dá baile em termos da qualidade de jogadores formados na Academia.

  • Tiago Meireles
    Posted Junho 2, 2013 at 2:22 pm

    Em analise o Sporting foi quem mais perdeu, com jogadores do juvenis nos juniores, juniores na equipa B e jogadores da equipa B na A e isto não deu resultado claramente.

    O Porto tanto em júniores como em juvenis perdeu jogos com as equipas ditas de "mais acessíveis" e no fim perdeu mesmo jogando melhor.

    O Benfica não é a melhor equipa mas foi a mais consistente, foi a que fez mais pontos por isso é campeã.

    O jogo de hoje em juvenis terminou de uma forma feia, mas eu já estava a espera. Desde o inicio do jogo, os supostos adeptos do Benfica insultaram os jogadores do Porto e como a maioria dos adeptos do Porto que estava presente eram familiares dos jogadores, não acharam piada como acho normal e tudo começou ai. Depois o arbitro não ajudou basta ver o lance dá o golo ao Benfica, num livre inexistente e onde existe uma falta sobre um jogador do Porto antes. Jogadores do Benfica com entradas bastante duras e o treinador do Benfica ria-se e o arbitro nada. No fim do jogo o que vejo é um dirigente do Benfica que não sei o nome a correr feito desalmado aos saltos contra os jogadores do Porto e os jogadores do Benfica em vez de festejarem o título começam com essas atitudes também e depois toda gente viu o que aconteceu…
    Atitudes lamentáveis tanto de uns como de outros!!!

    Isto já não é a 1º vez que acontece, aqui há uns anos foi num Sporting vs Benfica, ano passado no hóquei num Benfica vs Porto, ano passado no basquetebol, no futebol foi nos túneis… Este ano camionetas apedrejadas, tanto da equipa B do Porto como a de juniores quando foram a Luz.
    Continuo a dizer, isto infelizmente acontece em Portugal mas é sempre com o Benfica envolvido…

    • Tiago Meireles
      Posted Junho 2, 2013 at 2:30 pm

      P.S: fora do tópico quero dar aos parabéns a equipa de sub-20 do F.C.Porto de basquetebol que hoje se sangraram campeões frente ao Benfica.
      Parabéns Campeões!

    • Tiago antónio
      Posted Junho 2, 2013 at 2:48 pm

      Claro que sim. Paços vs Porto tb tinha o Benfica envolvido, Brafa vs Porto idem. No hóquei ontem tb foram os adeptos do Benfica, mascarados claro de azul…
      Proponho ao governo que faça um imposto para estupidez. Acabava a crise num instante.

    • Tiago Meireles
      Posted Junho 2, 2013 at 3:00 pm

      Paços vs Porto? Em que modalidade?
      Brafa vs Porto não vi…
      No hóquei ontem você não viu tudo de certeza…

      Quanto ao imposto para a estupidez bastava os benfiquistas pagaram e a crise acabava num instante ;)
      Aquele abraço!

    • Paulo Miguel
      Posted Junho 2, 2013 at 3:19 pm

      Tiago Meireles, o senhor deve ser um poço de inteligência, há quem diga que é o próximo Albert Einstein.

      A atitude do GR do Porto é cómica..

    • Tiago Meireles
      Posted Junho 2, 2013 at 3:31 pm

      Quem costuma dizer isso? Não me diga que tenho um grupo de fãs??? kkk

      A atitude do João é completamente estúpida e sem sentido nenhum, mas não foi o único…

    • mpcp
      Posted Junho 2, 2013 at 3:44 pm

      ainda hoje houve um benfica – dragon force (fcp) em que o porto se sagrou campeão nacional no pavilhão do benfica e o porto tinha dezenas de adeptos na bancada central, repito bancada central no meio dos benfiquistas, vendo o jogo todo e ganhando no ultimo minuto! O que é que os adeptos do benfica fizeram??? nada mais 1 vez! Sinceramente acho que se não existe segurança nos jogos contra o porto, violencia tem de se pagar com violencia! O que se passou no basquetebol a epoca passada, o hoquei ontem nas competiçoes europeias, e o futebol no escalão dos juvenis, é uma autentica vergonha! Este clube continua impune, a castigos como perca de pontos, descidas de campeonato sem que ninguem faça nada!

    • Anónimo
      Posted Junho 6, 2013 at 8:46 am

      Fazer do Porto coitadinhos é no minimo sentido de humor… xD

      Manuel

  • Anónimo
    Posted Junho 2, 2013 at 2:25 pm

    Cuidado que este artigo não é do VM.
    É uma visão do leitor, que é benfiquista.
    Atendendo a isto é perfeitamente normal que sejam destacados quase 20 jogadores da formação do benfica.

    Fizeram um bom campeonato este ano e tem sem dúvida 3 bons jogadores.
    Porém o calcanhar do benfica é e sempre será a capacidade de os aproveitar.
    Até poderiamos formar o próximo Cristiano Ronaldo mas infelizmente vamos contratar 20 argentinos e eslovenos dúbios para ver se algum pega de estaca.

    Marquinhos P.

    • Ricardo Guerrinha
      Posted Junho 2, 2013 at 2:47 pm

      Inteiramente de acordo! Os clubes portugueses deviam apostar nos portugueses, como fazem os clubes espanhois! Aposto que seriamos também competitivos e a nossa seleção bem mais forte!

  • Reitchie
    Posted Junho 2, 2013 at 2:25 pm

    Alguém me consegue explicar o porquê do andré silva não ter sido convocado para os sub-19? é que ele é dos melhores desta geração também.

  • Anónimo
    Posted Junho 2, 2013 at 2:42 pm

    Dizerem que o sporting produz mais jogadores, além de alinhar pelo diapasão normal, revela desatenção do que se passa no futebol português.
    O Sporting tem jogadores com grande qualidade nas suas camadas jovens? Tem, sem sombra de dúvidas! Agora, o sporting, tirando este ano, por dificuldades económicas, há muito que não vem apostando nas camadas jovens…
    Vejo aqui gente a falar em mandar areia para os olhos… Os benfiquistas conhecem o perfil do seu presidente, um homem que por vezes sonha demasiado e por vezes nem sabe o que está a dizer.
    Mas voltando ao sporting, quantos são os jogadores que têm saído das camadas jovens e se têm imposto na sua equipa principal e na selecção?
    Do que é que serve ter tão bons jogadores, se financeiramente e desportivamente não retiram rendimento deles?
    E para cúmulo, ver jogadores que passaram pela formação do sporting e vão parar ao porto, onde ganham sempre titulos, é caso para se pensar… Muitos falam que o moutinho era suplente do joão coimbra e agora é o que se vê, mas talvez, só para citar alguns exemplos, o tiago rodrigues e o ricardo, podem ter sido dispensados, e podem tornar-se uma mina para o porto. Ou aplicando ao meu benfica, o tiago silva pode vir a render muito mais, do que qualquer médio que tenha ficado no lugar dele… É algo que todos os clubes deveriam minimizar, os erros nas dispensas, ou pelo menos, manter alguns laços com jogadores da formação, para não perderem futuras promessas.
    Em relação a esta época de camadas jovens, em termos teóricos, o benfica corria por fora, porque, sporting em juniores, e porto em juvenis, eram claramente favoritos a ganhar os títulos.
    Mas o sporting, devido à crise desportiva, repescou alguns juniores e o porto, ao que parece, por problemas de lesões, não confirmaram as previsões.
    Agora, os ses estão sempre presentes e um facto é que, parece que para os lados do seixal, os ses, ou seja, a passividade, tem vindo a dar lugar à proactividade e é esta a aquela que eu penso ser a visão deste leitor. Não desvalorizar ninguém, apenas valorizar a formação de um clube que se mostrava adormecida nos últimos tempos.
    Saudações
    Crow

    • Joao Pedro
      Posted Junho 2, 2013 at 3:53 pm

      "Quantos sao os jogadores que tem saido das camadas jovens e se têm imposto na sua equipa principal e seleçao"
      Para responder a isto podemos ir ver o jogadores mais ou menos habitual de Portugal que "não tem muitos jogadores formados em Alvalade"
      Rui Patrício- Titularissimo ninguem lhe tira o lugar
      João Moutinho- O agora jogador do Monaco é outro que pegou de estaca na seleção e apesar de se ter mostrado mais no Porto a sua formação é em Alvalade
      Varela- Jogador do Portol, um pouco irregular, não e um fora de serie mas vem de Alcochete
      Quaresma- Até ir para o Quatar presença assidua nas convocatórias
      Nani- não vale a pena dizer nada
      CR7- Muito menos

      Além disso temos o caso de André martins que foi agora convocado já para não falar de Bruma, Ilori J.Mário e Dier(é ingles mas aqui falava se em ser referencia nas suas seleçoes) que concerteza vão ser pilares das suas seleçoes

      Com iiswto não quero dizer que o SCP tem aproveitado ao máximo a acaddmia(muitas "promessas" desaparecem) e além disso houve claramente um salto de geração sendo que a ultima "fornada" parece que vai dar frutos mas no entanto acredito que tem sido o melhor em Portugal nos ultimos tempos mas apesar de ser do sporting espero que isso mude e que haja uma aposta quer do benfica quer do porto nos portugueses pois precisamos de uma seleçao competitiva

  • Hhh Carvalho
    Posted Junho 2, 2013 at 2:42 pm

    Engracado,o benfica nao tem jogadores com talento?bernardo e craque,tem capacidade pa se assuminir nos seniores,cancelo e muito bom e pode se assumir nos seniores como top mundial,e a outros com muita qualidade

  • João
    Posted Junho 2, 2013 at 2:55 pm

    Adoro estes artigos tipo:

    Zé Manel: próximo Zidane, capacidade atlética e visão de jogo, associadas a uma invejável capacidade para jogar à sueca.

    Tino: Classe pura, chamam-lhe o próximo Zé Manel, instinto goleador, muito forte no jogo aéreo, velocidade e bifanas de elevado nível.

    Portanto, a questão que se coloca é: como é que vão ser distribuídas as próximas 20 bolas de ouro por estes craques todos do Benfica? Não terão que começar a entregar 3 por ano, para conseguirem premiar tanto craque?

    • Bernardo
      Posted Junho 2, 2013 at 3:25 pm

      Há uma diferença entre: Melhor do Mundo e Grande Jogador!

    • Gepeto
      Posted Junho 2, 2013 at 6:14 pm

      Zidane? epa eles ainda tao nos juniores e voces ja vao com uma taxa de basofia..

    • João
      Posted Junho 2, 2013 at 6:38 pm

      Gepeto, releia lá bem.. "Sueca", "Bifanas".. ironia, nada?

    • Aznar
      Posted Junho 2, 2013 at 10:24 pm

      Comentário absolutamente ridículo. Claramente não faz a mínima do que se faz na formação e vme para a caixa de comentários despejar as frustrações da sua vida.
      Custa-me a perceber como é que o VM aceita estes comentários que em nada dignificam o trabalho deles.
      Ridículo.

  • Octavio
    Posted Junho 2, 2013 at 3:40 pm

    Pelo que se viu, hoje, no Olival, a Caixa Futebol Campus começa é a dar "fruta", e não frutos.

    Cenas lamentáveis entre Porto e Benfica. Tão lamentáveis como os comentários dos comentadores da Porto Canal, justificando a atitude dos jogadores do Porto.

    Espero que muitos dos jogadores envolvidos (das 2 equipas) sejam gravemente penalizados, com vários jogos (acima de 10) de suspensão e multas.

    A FPF e a LIGA, bem como a Secretaria de Estado que tutela o Desporto têm de ser exemplares para Porto e Benfica com sanções a sério. Esta rivalidade está a matar o desporto e, brevemente, aparecerão mortes. E aí, de quem será a culpa?

    Parabéns aos vencedores. Mais do que vitórias nos escalões de formação é importante saber como estão ser preparados para a vida profissional e de alta competição.

    • nando
      Posted Junho 2, 2013 at 6:57 pm

      Mas esta rivalidade só existe porque os dois clubes são governados por duas pessoas que passam a vida a incendiar o ambiente.

      Estas duas pessoas só devem de parar, quando assistirem ao vivo nas suas poltronas, a uma batalha de sangue entre os adeptos e simpatizantes de ambos os clubes.

      Quanto às cenas chocantes que aconteceram durante e no fim do jogo, estou de acordo que muitos daqueles jogadores deviam de ser penalizados severamente mas, como de certeza que o àrbitro não relatou o que se passou no relatório, vai ficar tudo em águas de bacalhau.

  • nando
    Posted Junho 2, 2013 at 6:50 pm

    Mas a formação do Benfica produz também muitos bons jogadores e não é de agora, o problema está é do clube não aproveitar esses talentos (como o Sporting o faz), trocando-os por Sérvios, Espanhois, Brasileiros, Argentinos etc. Este sem i grande problema.

  • Jorge
    Posted Junho 2, 2013 at 7:01 pm

    Desculpem mas este texto não faz nenhum sentido. Ganhar na formação não é sinónimo de formar. Por exemplo de que serve vencer se eles jamais terão oportunidade na equipa principal?
    Continuem assim a pensar dessa maneira que nunca verão bons jogadores a sair da academia.

    • Rolando
      Posted Junho 2, 2013 at 10:22 pm

      sabe outra coisa que faz pouco sentido? O seu comentário. Claramente vindo de alguém que não acompanha o tem sido feito na formação (em particular na do benfica) nos últimos anos.
      Continue a pensar assim… Sei que a si e a muitos lhes dá jeito o fracasso e a incompetência no Benfica. Mas posso garantir-lhe que se é isso que procura, o melhor é procurar mais a Norte.

  • Miguel Borges
    Posted Junho 2, 2013 at 7:12 pm

    O Benfica não os aproveita porque eles são bons em novos quando maior parte tem mais anos do que o BI diz. Mais tarde acontece-lhes como o Kaby e o Tony(esteve presente no Mundial de sub-20 de Riade) descobre-se que são mais velhos do que se dizia e em seniores não rendem nada

  • Rolando
    Posted Junho 2, 2013 at 10:19 pm

    Isto de falar da formação não é só criticar e dizer que não se aposta. Este tipo de posts fazem falta, também para premiar e promover o trabalho que se faz nas camadas jovens, entre os amantes da modalidade. Vm fá-lo muito em relação ao Sporting, que merece o crédito, mas acho que o Benfica à muito que merece outro destaque. O trabalho que tem sido feito na Caixa FC tem sido muito bom e a transição destes jogadores precisa da aprovação de todos: dirigentes, equipa técnica e adeptos.
    PArabéns ao VM pelo post. Este foi na rúbrica "visao do leitor", mas espero que em breve a equipa de VM dedique mais tempo à formação do benfica. Embora tenham mais do que direito de escolher os vossos conteúdos, sabem melhor do que 99% dos leitores que a formação não é só sporting.

  • Carlos Atalaia
    Posted Junho 3, 2013 at 8:51 am

    Bom post. Vê-se que foi escrito por alguém que conhece muito bem a formação do Benfica. Quero só fazer um reparo: o maior talento desde o Rui Costa é o Bernardo Silva, não o Romário. O Romário tem potencial mas ainda tem muito para evoluir. O Bernardo dá a sensação que podia já ser chamado a assumir responsabilidades na equipa principal que não acusaria a pressão.

    Falta falar noutro jogador com potencial tremendo e que vem da formação do Benfica: Diego Lopes.

    Por último, estão aqui comentários absolutamente rídiculos que não se percebe como foram aceites. Tanta coisa com um palavrão ou outro no facebook mas depois é impostos sobre a estupidez e postiga com 17 anos e jogar na equipa principal.

  • telmo
    Posted Junho 3, 2013 at 9:21 am

    Gostei muito deste artigo, obrigado VM.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 10:02 pm

    só por brincadeira ou pura inocencia alguem pode referir que "o futuro da seleccao está assegurado" quando os clubes que preenchem as convocatorias das seleccoes mais jovens não apostam num único jovem.

  • Diogo Luis
    Posted Setembro 12, 2016 at 9:30 pm

    Como é bom lembrar quando o que importava era “ganhar”, num ano em que desceram alguns da B e o Sporting tinha vários de 94 na B e até A, como o Bruma, Fokobo e Dier.

    Passado uns anos já não há destaque para quem ganha, porque uns “tem varios jogadores na B”

Deixa um comentário