Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica conquista Taça da Liga; Final equilibrada só foi resolvida nos penáltis; Maxi e Hjulmand destacaram-se no Sporting; Florentino e Schjelderup, que estranhamente saiu ao intervalo, foram os melhores das águias

Jogo onde o equilíbrio reinou, não tendo nenhuma equipa se destacado além da outra, e que teve duas partes distintas. Nos primeiros 45 minutos viram-se dois conjuntos num ritmo muito alto, num jogo de parada e resposta e com oportunidades para ambos os lados. Já na etapa complementar, o futebol baixou várias velocidades e o interesse diminuiu, muito por culpa do cansaço dos jogadores (o Sporting, então, tinha vários elementos de rastos e viveu muito do sacrifício de Hjulmand). O Benfica esteve mais forte em ataque posicional, assumindo mais a bola, apesar de não terem criado muitos lances de perigo, enquanto os Leões criaram perigo sobretudo em transição e tiveram mais ocasiões de golo. Schjelderup assumiu papel de destaque no 1.º tempo encarnado, coroado com um belo golo (a sua substituição, não sendo por problemas físicos, foi estranha), enquanto Florentino dominou o meio-campo durante todo o jogo (imensidão de cortes importantes). Bons jogos também de Tomás Araújo (tem sido melhor a lateral que a central) e Carreras (várias arrancadas), enquanto a dupla de centrais lidou bem com Gyökeres e Trubin foi decisivo com algumas defesas, a principal na decisão por penáltis. Já Aktürkoglu entrou mal e Pavlidis desperdiçou uma grande chance para o 2-0. Do outro lado, o Sporting contou com grandes exibições de Hjulmand (é um guerreiro e um verdadeiro capitão), Maxi Araújo (fartou-se de sair a jogar em condução, muitas vezes disfarçando as dificuldades na saída de bola leonina, e ainda ganhou o penálti). Quenda (falta-lhe calibrar o último passe e será um craque), St. Juste e Diomande também tiveram nota positiva. No sentido oposto, Trincão mal se viu (está a implorar por descanso), Geny também passou ao lado do jogo e Simões denotou falta de andamento. Já Quaresma fez uma boa 1.ª parte, mas perdeu cedo as pilhas, e Harder entrou com muita vontade de resolver, mas perdeu os lances todos. A falta de banco também não ajudou Rui Borges a melhorar a equipa (teve de improvisar com Debast a médio).

Sporting 1-1 Benfica (Gyökeres g.p. 43′: Schjelderup 29′)

O Benfica conquistou a Taça da Liga ao bater o Sporting nas grandes penalidades, depois um empate 1-1. Schjelderup, com um belo remate em arco, adiantou as Águias, mas o inevitável Gyökeres empatou em cima do intervalo, de penálti, fechando uma grande 1.ª parte de futebol. No 2.º tempo, o ritmo diminuiu e foi-se notando cada vez mais o cansaço em ambas a equipas, principalmente no Sporting, e o resultado não se alterou. Nos penáltis, todos marcaram até que Trubin parou o remate de Trincão, resolvendo a contenda.

XI Sporting: Franco Israel; Eduardo Quaresma, Diomande, St. Juste e Maxi Araújo; Geny, Hjulmand, João Simões e Quenda; Trincão e Gyökeres
XI Benfica: Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Otamendi e Carreras; Florentino, Aursnes e Kökçü; Di María, Schjelderup e Pavlidis

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

118 Comentários

  • Veridis Quo
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:09 pm

    Considerando as ausências e o quão nas cordas eta equipa está fisicamente (Trincão é o espelho máximo disso), não dava para pedir muito mais que ser competitivo. E conseguiram ser. Dá boas perspectivas perceber que o Benfica ou o Porto não se conseguem superiorizar por aí além com a equipa neste estado e com tanta ausência importante.
    Taticamente, a equipa continua muito fácil de anular na saída de bola. É o pior aspeto neste momento.

    • Ricardo F.
      Posted Janeiro 11, 2025 at 10:51 pm

      Naturalmente, há falta de rotinas na saída a 4, mas as (muitas) ausências também devem justificar as dificuldades no momento de construção. Falta um central de passe no 11 (Inácio, essencialmente, embora também tenhamos o Debast), já que o Diomande tem alguma qualidade nesse aspeto, mas não a dos citados, e o Juste é de condução e tem manifestas dificuldades a fazê-lo pela esquerda, diga-se. Depois, o Morita, por exemplo, é quem mais baixa para pegar no jogo e o melhor médio nesse campo. O próprio Dani. O Pote também faz muita falta para baixar ou aparecer no meio e baralhar marcações. Enfim, esperar que o passar dos dias vá trazendo boas notícias e, quiçá, um ou outro reforço para melhor constituir este plantel curto e algo desequilibrado.

  • Nickles
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:11 pm

    Deu Benfica no fim e só foi até ao fim porque o Lage assim o quis. Não é por ganhar uma taça que se esquece de tudo e não se critica este dispensado do Botafogo que falhou por todo o lado onde passou, inclusive no Benfica.
    Tirar o melhor jogador ao intervalo é mais um momento de génio deste estagiário com 5 anos de experiência, assim como todas as outras substituições que fez. Incrivel como consegue falhar em todas, isto tem de ser algum recorde

  • MuchoG
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:15 pm

    O Benfica tinha dois troféus (!!!) desde 2019 até esta final, estávamos desesperados por qualquer tipo de sucesso. Até uma competição que eu pessoalmente considero inútil é bem vinda.
    __
    Um jogo com duas partes. Benfica a dar continuidade à meia final, pressão alta com laterais a projetar e alas a jogar por dentro (grande golo de Schjelderup). Perdeu esse critério na 2ª parte com a saída do norueguês e algum desgaste físico, Lage também pareceu algo perdido nas substituições.
    __
    O Sporting pareceu-me mais dependente das individualidades e das transições, teve algumas investidas mas poucas oportunidades flagrantes de golo. Na segunda parte fez-se valer pela maior capacidade física (tanto pelas características do plantel como pelas extras 24 horas de descanso) mas só se traduziu em domínio da bola.
    __
    Carreras o MVP desta final. Continua a ser o jogador mais consistente do Benfica, com pilhas para o jogo todo, defende e oferece largura na frente.
    __
    Arbitragem muito fraquinha de João Pinheiro.

  • Johny45
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:15 pm

    Treinador Fraco!
    Lage muito tonto com tudo…. Como mexe no jogo e os tempos do mesmo… é incrível!
    Houve uma equipa claramente melhor na primeira parte, na segunda nem por isso.
    Benfica fez os segundos 45 min sem extremos é incrível!

  • asdrubal
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:16 pm

    Segunda taça perdida pelo sporting este ano.
    Benfica com melhor qualidade individual mas menos equipa e com falta de treinador.
    Sporting com equipa melhor trabalhada mas demasiado apoiada num animal na frente que não pode resolver tudo.

    • Veridis Quo
      Posted Janeiro 11, 2025 at 10:26 pm

      O Sporting teve praticamente o Inácio, o Morita, Reis, Bragança, Pote, Nuno Santos e Edwards. Dá para argumentar que 4 ou 5 seriam titulares hoje se estivessem em condições.
      Se o Sporting não fica (ainda mais) dependente do Gyokeres nestas condições, estranho seria.
      Mais ainda quando o Trincão está evidentemente a rebentar.

  • Ricardo F.
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:16 pm

    Expectável. O desfecho e o Trincão falhar o penalty. Andou o jogo todo a pastelar, sendo, juntamente com o Geny, o pior elemento do lado do Sporting. Além disso, é muito fraco mentalmente. Não tem estofo para momentos destes.

    Quanto ao resultado, como tanta gente disse antes, seria hercúleo ganhar este jogo com tantas ausências e com dois miúdos de 17/18 anos a titulares, sendo que um deles (o fenómeno) até foi das melhores, senão a melhor, unidade verde e branca. O empate e a forma como se aguentou o jogo sem conceder grande coisa ao adversário foi o melhor que deu para fazer e não pode ser criticado.

    Descansar e recuperar os jogadores para o próximo jogo, porque há ali elementos claramente a precisar de descanso.

  • jolasdasagres
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:21 pm

    Belo jogo!
    Nao sera Joao Pinheiro dos melhores arbitros portugueses de sempre ? Adoro o estilo dele, arbitro que e a antitese do arbitro Portugues. Que seja um role model para os que vao aparecer.

    • FiscalD'Linha
      Posted Janeiro 11, 2025 at 11:35 pm

      Possa, não vi nada disso hoje. É que mesmo tirando os lances da grande área, discutíveis e críticos, mete nervos vê-lo a apitar tudo o que é toquezinho. O homem já leva o apito à boca com o defesa a saltar e ainda nem houve contacto. Para mim hoje foi poucochinho, zero coragem em promover o futebol.

      • Fireball
        Posted Janeiro 12, 2025 at 12:34 am

        Isso não é só problema do João Pinheiro, é “arbitragem à tugão”. O critério é muito simples, se é fora da área e o jogador cai, é sempre falta, não interessa se há contacto, se é carga de ombro, se é fita, se chegou à bola primeiro. Se houve queda, é falta. Qualquer disputa de bola física é falta.

    • AndreChaves9
      Posted Janeiro 12, 2025 at 5:10 am

      Depois de mais um roubo

  • porra33
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:23 pm

    Como seria de esperar foi um jogo equilibrado, parecendo que não o Sporting pode ter vários lesionados mas entra em campo com 11, já o Benfica entra em campo sistematicamente sem ninguém na posição de ponta de lança portanto seria um jogo sempre equilibrado.
    É impressionante como é que o Pavlidis continua a ter lugar cativo no 11. É uma nulidade em tudo o que não seja baixar até ao meio campo e fazer uma combinação. Zero posicionamento, zero finalização, zero nos duelos físicos. Zero. Após meia época o nosso melhor avançado está numa equipa a lutar pela manutenção na Serie A. Só o Lage dos lugares cativos consegue manter esta nulidade e mais uns poucos em baixo de forma no 11 pelo estatuto..
    .
    Falando do jogo o Benfica ganhou o meio campo mais vezes na ausência do Morita e desta vez não foi surpreendido e conseguiu desequilibrar várias vezes nas alas. Bons jogos de Carreras e essencialmente de Schelldrup que só não será titular daqui em diante por alguma lesão (é o único motivo aceitável para ter saído ao intervalo). O Benfica paga muito caro a sua dinâmica ofensiva estar completamente avariada pela ausência de um avançado. A segunda parte é muito fraca e as substituições pioraram bastante a equipa. Renato não joga o suficiente para o estatuto que tem e também deveria ter entrado o Arthur em vez do Amdouni. Grande jogo do António Silva hoje, muito sereno nos duelos com Gyokeres.Gostei também do Carreras e o Aursnes também fez um jogo um pouco melhor do que o tem feito ultimamente.
    .
    Quanto ao Sporting, hoje mais condicionado Diomandé e Hjulmand tiveram bastante trabalho e foram os melhores em campo na minha opinião. O dinamarquês então é exemplar e um autêntico lider em tudo. Grande jogador. Quenda desequilibrou na ala e o Gyokeres apesar do golo não conseguiu causar muito perigo.
    .
    Ficou um penalti por marcar para o Benfica no lance do J. Simões e o penalti do Tino é claríssimo.
    .
    É melhor ganhar do que perder, mas eu trocaria estas vitórias frente ao Sporting e ao Braga pelas do jogos do campeonato. Esta é daquelas taças que é bom ganhar mas que ninguém se chateia muito em perder.

  • Jons Mendi
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:24 pm

    Grande jogo. Calhou para o Benfica como podia ter caído para o Sporting. Parabéns ao Benfica, lutaram do primeiro ao último minuto – é isso que se pede sempre! Estão todos de parabéns. Mais um título para o museu. Também parece que ganhamos mais um jogador importante para o resto da época – Schjelderup. Grande jogo da defesa toda, o Carreras está intratável, não vai aguentar muito aqui, que jogador. António Silva está a voltar muito bem. Jogão do Kökçü, Florentino e Otamendi. Aktur baixo a pico de forma. O Renato está morto.
    Vamos a ver se ganhamos mais algum troféu esta época – que esta vitória seja um comprimido para a bipolaridade.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:27 pm

    Nem com o Pinheiro a ajudar.. tudo bem que é a Taça da Cerveja, mas é mais uma taça para o museu, Akturkoglu definitivamente está morto fisicamente, Schelderup titularissimo, é um miúdo com uma qualidade tremenda e o Benfica tem aqui um diamante
    Foco no campeonato agora

    • Bola parada
      Posted Janeiro 11, 2025 at 10:56 pm

      O Pinheiro ajudou no quê? Pergunto genuinamente porque não me estou a lembrar de nenhum lance que seja um escândalo.

    • Rui Conceicao
      Posted Janeiro 11, 2025 at 10:58 pm

      Eu corrijo.. mesmo assim teve que ser o Pinheiro a ajudar

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 11, 2025 at 11:48 pm

      Estava tudo a nosso favor antes do jogo. E mesmo durante o jogo o Pinheiro (conhecido por ajudar o Sporting) tentou tudo para impedir a glória do Benfica e mesmo assim não deu. Incompetentes!

    • Honestly
      Posted Janeiro 12, 2025 at 8:21 pm

      Exato. Nem com o pinheiro a tender sempre o jogo, conseguiram ganhar. Só mesmo nos penaltis…

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:28 pm

    Deixei de ver o jogo depois de saber que o norueguês ia sair. Depois de levar com uma árvore de Natal carunchosa, ninguém é obrigado a levar com um calhau.

    • DNowitzki
      Posted Janeiro 11, 2025 at 10:43 pm

      Esqueci-me de uma coisa: como já disse e redisse neste espaço, Tino oferece sempre uma ou duas oportunidades de golo ao adversário e, dentro da própria área, é sistematicamente um desastre à beira de acontecer.

  • Bola parada
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:31 pm

    Não me surpreende que a decisão tenha sido com o Trincão. O homem já tinha sido menos um em campo e antes dos penaltis já mal se aguentava em pé.

    Jogo muito equilibrado. Mesmo nos 90 minutos podia cair para qualquer lado.
    Na sorte dos penaltis, calhou para o Benfica. Parabéns a todos os benfiquistas!

  • Neville Longbottom
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:33 pm

    O Sporting ter conseguido competir já é um grande feito dadas as circunstâncias. Eu detesto a Taça da Liga porque não conta para nada e só pode prejudicar, mas hoje nem sinto isso. Os jogadores sabem que não foi um jogo em pé de igualdade, muitas ausências e 2 miúdos de 17 anos no 11, acredito que não belisque a confiança (que não é imensa mas enfim) para Vila do Conde, esse sim o jogo mais relevante desta fase.
    .
    Hujlmand grande jogo.

    • Jons Mendi
      Posted Janeiro 11, 2025 at 10:44 pm

      A taça da liga não conta para nada? Conta um título como as outras competições. Mais ou menos prestígio mas conta alguma coisa.

      • Neville Longbottom
        Posted Janeiro 11, 2025 at 11:47 pm

        Para mim conta quase zero. É melhor ganhar do que perder, mas vale muito pouco. É o que é. É só a minha opinião. A do Trincao, por exemplo, lavado em lágrimas, se calhar pensa diferente. Mas estou à vontade para dizer isso que já escrevi n vezes aqui em posts em que o Sporting vencer esta competição.

    • Buddah
      Posted Janeiro 11, 2025 at 11:18 pm

      Para mim é o Campeonato a competição que não conta. As duas Taças e Supertaça isso sim são troféus a sério! lol

      • Neville Longbottom
        Posted Janeiro 11, 2025 at 11:44 pm

        Olha que giro!
        A ti é o campeonato que não interessa , a mim é a Taça da Liga. Vives bem com preferências diferentes? É que eu vivo. “Lol”
        Boa noite

  • Foge Quim
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:35 pm

    A incompetência reinou no fim.
    Israel teve nas mãos a oportunidade de decidir o encontro (no pênalti do Renato). Um bom GK faz a diferença. Neste ponto partimos sempre em desvantagem face aos rivais.
    É o que é.
    Podíamos ter ganho quase tudo este ano. Ficará pelo quase….

    • Pablo2
      Posted Janeiro 11, 2025 at 10:44 pm

      No ano passado o Israel defendeu muito contra o Benfica, então não então esse apontamento ao guarda redes

    • Niall joaQuinn
      Posted Janeiro 11, 2025 at 10:48 pm

      Incompetência houve na supertaça. Hoje não.
      E culpar o Israel faz zero sentido.

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:40 pm

    Excelente final que podia ter caído para qualquer lado.

    Sorriu ao Benfica e sorriu bem.

    O Sporting especulou mais com o jogo, tentou baixar ritmos para depois lançar a profundidade mas o Benfica controlou sempre bem esses momentos.

    As defesas e os meios campos estiveram bem acima dos ataques cujo único momento de inspiração que existiu foi o golo de Schjelderup (excelente golo).

    Do lado do Sporting Hjulmand esteve intratável nos duelos, Quenda tentou agitar e Quaresma tal como Schjelderup estavam a ser os melhores e as suas substituições só se percebem pelo plano físico.

    Do lado do Benfica Carreras foi o habitual (incrível a consistência em alto nível do espanhol), Florentino fez o penalty porque teve de ir safar gente, mas tem uma estupenda exibição quer no desarme quer no passe (onde costuma levar muito calor), mas quero deixar a última menção individual para alguém que tem sido muito mal tratado por alguns adeptos, pelo treinador também mas principalmente pelo seu agente, sai de Leiria com uma exibição de alto nível e com um sueco no bolso (e já não é a primeira vez…) António Silva merece este título.

    Espero que para o futuro Lage deixe a experiência de Tomás Araújo na lateral (funcionou com o Braga porque os minhotos não jogaram futebol) e não se perca o melhor central do plantel, que Aursnes e Akturkoglou tenham tempo para respirar e oxigenar porque estão manifestamente rebentados, e que alguém no Benfica tenha a coragem de tratar do caso Kokcu. É um jogador a menos que volta e meia faz uns bons passes mas tem das piores posturas possíveis para um jogador de futebol.

    Última nota. João Pinheiro até pode ser o melhor árbitro português, até tentou deixar jogar, mas teve uma arbitragem manhosa sempre para o mesmo lado…

    • Rui Conceicao
      Posted Janeiro 11, 2025 at 10:55 pm

      Por curiosidade, para que lado tendeu João Pinheiro?

    • Ricardo F.
      Posted Janeiro 11, 2025 at 11:05 pm

      Custa-me a entender o “bolso do António Silva”, quando o Gyokeres ligou o jogo várias vezes, dominou “n” bolas sobre pressão, fugiu, ao seu estilo, pela esquerda e assistiu vários colegas (um deles o Maxi, para o penalty)… e só não desequilibrou mais porque o Florentino, esse sim, lhe fez uns 3 belíssimos cortes. Mas, se calhar, vi mal.

      Assim como, se calhar, também vi mal a arbitragem manhosa sempre para o mesmo lado…às tantas ainda foi para o lado do Sporting e querer-se-iam as “faltas” ao Di M(ergulh)aria.

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 11, 2025 at 11:14 pm

        O António ganhou todos os lances em 1×1 frente ao melhor avançado em Portugal e já é a segunda vez que isso acontece.
        Quando apareceu apareceu fora do raio de ação do central.

        Quanto à arbitragem, como não é lance de VAR não podia chamar o árbitro mas se marcou falta como marcou tem que mostrar amarelo ao Geny por uma entrada de sola.
        O lance do João Simões é braço claro. Não marcou para “não estragar o jogo” mas se fosse qualquer grande e o lance fosse na área do Arouca era marcado na hora.

        O Di Maria sofreu no mínimo 3 faltas que não foram assinaladas, mas ele também se põe a jeito porque se atira para o chão sempre que pode.

        • Ricardo F.
          Posted Janeiro 11, 2025 at 11:27 pm

          Dizer que ganhou todos os lances em 1×1 realmente soa a uma exibição de “colocar no bolso”, mas, se tivermos em conta que lances desses aconteceram um par de vezes, já não é bem assim. O Gyokeres dominou bem mais de uma mão cheia de bolas com o António Silva em pressão. Parece-me um pouco exagerado e falacioso falar em bolsos e em “fora do raio de ação do central”.

          Sobre o resto, se o lance do João Simões fosse braço claro teria sido penalty. E do Di Maria nem vou falar mais. É um espetáculo à parte. Pela qualidade que tem, efetivamente, e pela forma como tenta ludibriar todo e qualquer lance que se veja prestes a perder. O chão é o seu melhor amigo e ainda pode reclamar como lhe aprouver, sem ter braçadeira.

          • Mantorras
            Posted Janeiro 12, 2025 at 1:54 am

            O mais teiste é que o Di sofreu mesmo várias faltas que o Pinheiro mandounoevantar, mas lá está, como é ele manda-se levantar e ainda dão umas gargalhadas só que isso não é futebol. Infelizmente já são vários jogos assim. O Fortão sueco passa a vida a mergulhar mas é só um fortão com quebras de tensão, já o Di é uma Maria. Ok. E sim, era penalty porque isto dominar com o peito e ajeitar com o braço não é “ressaltou para o braço”, é falta e ponto, se fosse o avançado a dominar assim e desse golo era falta. Mas siga, ninguém quer saber.

            • Ricardo F.
              Posted Janeiro 12, 2025 at 9:11 am

              É um pobre injustiçado, realmente, a quem foi sonegada uma única falta quando foi ensanduíchado por dois jogadores do Sporting. Em todos os restantes duelos físicos (repito, todos), tentou cavar falta com mergulhos. Mas o “fortão sueco” (que tem feito alguns mergulhos ridículos nos últimos tempos, mas contra quem é permitido quase tudo – ver, por exemplo, um lance com o Otávio, no jogo com o Porto em que sofre falta e é marcada falta ofensiva) é que tem quebras de tensão. Até o outro “fortão” dinamarquês viu uma “falta” absurda ser-lhe marcada perto do fim. Mas siga, ninguém quer saber. Como já alguém disse aqui, estava tudo a favor do Sporting antes do jogo e tudo continuou assim durante, para os tentar empurrar para a Taça.

            • SCP1990
              Posted Janeiro 12, 2025 at 3:14 pm

              E surreal ver alguém proteger o di Maria e dizer que o gyokeres passa a vida a atirar se para o chão. O gyokeres ultimamente não só não são marcados os agarroes que leva de costas para a baliza, como ainda marcam faltas ofensivas por ele ir a correr para a frente simplesmente. O di Maria sim, passa o jogo a tentar cavar faltas, além de merecer uns 3/4 amarelos por jogo por protestos . Quanto ao lance do penálti e tendo em conta a competição em que se deu, parece me claro que estão mal habituados

              • Honestly
                Posted Janeiro 12, 2025 at 8:15 pm

                É o ser benfiquista em todo o seu esplendor. Queixarem se de um jogador que se atira para o chão e dizer que o di maria sofre faltas… Como não rir
                Um é um jogador competitivo que se forem corpo a corpo quase de certeza perdem. O outro espirram lhe em cima e ele cava uma falta, ou agride jogadores e não se passa nada, ou melhor… Encostar a cabeça ao árbitro e este ainda lhe pedir desculpa que ele é que esteve errado.
                Em relação ao pênalti, por alguma razão é a taça Lucílio Batista. Vão relembrar que não custa imposto

                • Mantorras
                  Posted Janeiro 13, 2025 at 8:59 am

                  A verdade e que o Di passou um ano a ser criticado pelos benfiquistas por mergulhar, e o Gyo continua a treinar quebras de tensao, mas nao vejo a malta do Sporting a ver o lado Teremi dele, chamam-lhe competitivo. Ok, tambem ha competicoes de mergulho, e verdade. Sera o ser sportinguista no seu esplendor? So veem o que querem.

                • Rosso
                  Posted Janeiro 14, 2025 at 3:13 am

                  Passamos semanas a ouvir os sportinguistas berrarem por tudo e por nada e agora ainda vêm com esse cinismo doentio? Nem falo do Di Maria: houve penalty nítido do Simões, agressão do Catamo que nem amarelo levou, estalo na cara do Otamendi que se ficou por um amarelo e a seguir Carreras é amarelado numa troca de empurrões com Diomandé, esse lingrinhas. Fosse o Sporting a sofrer isto e teríamos um berreiro monumental. Arbitragem inclinada é o mínino que se lhe pode chamar. Vá lá que o crime não compensou.

              • Mantorras
                Posted Janeiro 13, 2025 at 8:56 am

                Ninguem esta a defender os mergulhos do Di Maria, alias, passei um ano a criticar isso mesmo, e muitos outros benfiquistas tambem. Fizessem voces o mesmo com os do sueco, mas nao conseguem. E demasiado amor ao clube da vossa parte. Agora, sobre a final, apenas realcar o obvio. Foi claro, vim quem quer, quem nao quer tudo bem na mesma.

              • Mantorras
                Posted Janeiro 13, 2025 at 9:53 am

                Ah, e quanto ao penalty, ressaltar no peito e ajeitar com o braco e nao marcar penalty chama-se premiar a tosquice. Se nao sabe dominar a bola sem utilizar tecnicas de andebol, que nao o faca. No final nao fez assim tanta diferenca, pois nao? Portanto, pelo menos, nao digam que ando a chorar por nao ter ganho, alias, disse o que disse sabendo que vinham aqui com as piadolas do costume quando nao tem argumentos, porque e o que fazem sempre.

          • Mantorras
            Posted Janeiro 12, 2025 at 1:55 am

            Triste*
            Mandou levantar*

        • Antonio Fauco
          Posted Janeiro 12, 2025 at 11:37 am

          Adepto benfiquista menos tendencioso.

      • Bola parada
        Posted Janeiro 11, 2025 at 11:46 pm

        Também me custa a compreender.
        O Gyokeres já teve alguns jogos em que não fez praticamente nada. Hoje não foi um.

      • Fireball
        Posted Janeiro 12, 2025 at 12:36 am

        Não diria tanto meteu no bolso, mas o António defendeu o Gyokeres muito bem, sempre na contenção, sabendo que não ganha no físico e na velocidade. Encaminhou-o sempre para as laterais e para a linha de fundo, nunca o deixou vir para dentro ou atacar a profundidade pelo corredor central. E com isso tornou muito menos produtivo, limitando-o a algumas arrancadas e tentativas de assistência sem sucesso. Não dá para meter Gyokeres totalmente “no bolso”, mas o António limitou-o muito bem.

        • Ricardo F.
          Posted Janeiro 12, 2025 at 9:17 am

          Com isto, concordo totalmente. Agora, falar em bolsos depois do que se viu é querer colocar ambos os jogadores em patamares em que não estiveram ontem. O número 4 da Atalanta, no ano passado, é que meteu o Gyokeres no bolso, já que lhe ganhou tudo o que era divididas, lances aéreos e 1×1.

        • prpaulorossi
          Posted Janeiro 12, 2025 at 12:31 pm

          Bom comentário … E isto já é um grande feito para o António Silva considerando o quão bom é o Gyokeres pois dificilmente alguém o anula completamente.

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 12, 2025 at 1:15 pm

          Ora aí está um bom comentário!

        • Nelson rodrigues
          Posted Janeiro 12, 2025 at 2:04 pm

          E isto não é meter no bolso ?
          A tua resposta, é clara que Antonio Silva secou, por completo, Gyokers! Como alguém já o disse aqui, não é a primeira vez que o faz. Só quando cai do lado do Otamendi é que se safa o Gyokers!

          O puto Antonio Silva, se não se deixar ir abaixo por esta atrocidade que o Lage lhe está a fazer, vai ser mais um central a chegar a um grande europeu, tal como foi Ruben Dias.

          • Neville Longbottom
            Posted Janeiro 12, 2025 at 11:29 pm

            Devemos ter noções diferentes de “meter no bolso”. O António Silva é forte neste tipo de duelos, eu diria que segurou bem o Gyokeres. Secar é não dar hipótese, é ir no jogo do Gyokeres e vence-lo aí. Não foi isso que aconteceu. Mas é a isso que chamo secar ou meter no bolso. O António Silva jogou (e muito bem) com as suas armas contra o Gyokeres.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 13, 2025 at 1:18 pm

          Ja o tinha feito o ano passado, em Alvalade. Nao e que seja meter no bolso, e claro que isso e um exagero, mas tambem e um exagero o que muitos fazem aqui do Antonio (um cepo). Foi uma boa resposta do miudo, principalmente porque esses momentos que falas, sao os momentos onde o Gyo e muito forte, ja em corrida encarando o defesa, com este a recuar, e com algum espaco para sair do drible. Nessas situacoes quem tem vantagem e o Gyo, nao e o central. Inclusive, lembro-me de ver os outros defesas do Benfica a afastarem-se, em vez de aproximar para a dobra, deixando o Toni totalmente 1 vs 1 com ele, e sinceramente, ai ate ja achei confianca a mais.

    • Petrol
      Posted Janeiro 12, 2025 at 12:17 am

      Concordo plenamente em relação a António Silva. Opta sempre por uma abordagem de contenção e acaba por conseguir o desarme.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:44 pm

    Benfica não tinha obrigação de vencer este troféu, mas ficaria muito mal não o ganhar porque o Sporting é neste momento uma equipa que tem um treinador novo, com um sistema novo, e o Lage já trabalha há algum tempo.
    Tem um plantel muito bom, para mim o melhor em Portugal.
    Relativamente ao que tinha dito no post das declarações de Lage, não mudo mesmo nada. Schjeldrup mostrou que é um jovem especial, lutador, uma boa opção.
    Florentino sem bola esteve bem. Com ela, houve momentos de sofrimento. Melhor jogador da final? Talvez um prémio pelo penalty que cometeu.
    Renato está rebentado, Kokcu é um jogador bastante interessante.
    Não mudo mesmo nada. Carreras poderia ser uma boa adição ao United porque tem futebol de equipa que gosta de sair a construir, coisa que o Amorim privilegia. Bem ou mal, é outra questão. Mas se o plano é esse, então que volte o Carreras porque faz sentido.
    Pavlidis trabalha imenso. Não será por ele que o Benfica deixará de ganhar tudo em Portugal. No banco está o problema. Lage tem de rodar convenientemente, não pode inventar, e tem de deixar cair Renato Sanches. Acabou. Ficou milionário com apenas duas épocas realmente boas na carreira. Já foi bom. Não lhe desejo mal. Simplesmente não tem qualidade técnica e tática para jogar num Benfica quando nem velocidade aparenta ter. Não é um Rui Costa ou um Aimar.

  • Bola parada
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:46 pm

    Acho que muito da nossa exibição se deve ao Hjulmand, melhor em campo destacadamente para mim. Espero que me engane mas sou da opinião que João Simões será mais um Miguel Luís, tirando o que corre, mesmo aí não é agressivo o suficiente, não acrescenta absolutamente nada. Isto ainda valoriza mais o jogador que Hjulmand é.

    Estou curioso para ver onde Pote irá jogar quando voltar, se continua na esquerda ou vai para o lugar de Trincão que precisa de descanso e tem sido praticamente menos um.

    • Veridis Quo
      Posted Janeiro 11, 2025 at 10:58 pm

      O que o Simões vai ser é uma questão que devia ser irrelevante. A partir do momento em que é opção, importa o que é hoje. E o que é hoje é muito curto para o Sporting e não devia ser opção.
      O Mateus Fernandes era 3x o jogador que o João é e nem ele estava pronto para ser opção aos 17 ou aos 18 anos. O João não devia naturalmente estar nesta posição nesta fase, mas estando, é impossível não ver que não tem estaleca. O que é perfeitamente normal e que não é indicador do seu potencial.

      • Bola parada
        Posted Janeiro 11, 2025 at 11:34 pm

        Percebo perfeitamente, era apenas uma pequena futurologia onde espero estar enganado.
        Um empréstimo pode fazer maravilhas.

        • Veridis Quo
          Posted Janeiro 11, 2025 at 11:59 pm

          Eu acho que nem empréstimo nesta fase, até para isso me parece precoce. É jogador de formação e é lá que devia estar. Talvez aí aos 19 ou 20 possa ser emprestado.

  • Red Scorpius
    Posted Janeiro 11, 2025 at 10:54 pm

    Uma vitória por penalties deixa sempre uma sensação agridoce.
    Não percebi a substituição do Shejlderup. Se foi por cansaço, pareceu-me que quem o substituiu entrou ainda mais desgastado…
    António Silva mostrou, outra vez, que é o jogador do nosso campeonato que melhor defende Gyokeres.
    Florentino esteve bem, apesar da má abordagem no lance do penalty.
    Na segunda parte Kokçu e Aursnes voltaram a desaparecer e a equipa ressenti-se. Pavlidis igual a si próprio, empenho e sacrifício, mas ineficaz na concretização.
    O Benfica não se conseguiu impôr a um Sporting fustigado por lesões, o qual dividiu o jogo, com uma equipa trabalhadora, organizada, sempre perigosa nas transições, onde Trincão esteve abaixo do que já mostrou esta época e Gyokeres teve menos apoios.
    Bruno Lage ganha algum oxigénio, mas não parece ter estofo para levar a equipa ao título.
    Rui Borges recém chegado ao clube joga 3 vezes com os grandes, num mau momento anímico e físico, e vence 2 e empata outro, num balanço bastante positivo.

  • VaideMota
    Posted Janeiro 11, 2025 at 11:08 pm

    O Benfica não consegue ser dominador contra o Sporting sem ‘meia-equipa’. Se este Rui Borges não ‘apereirar’ é mesmo difícil não levar isto até ao fim.

  • Nunop
    Posted Janeiro 11, 2025 at 11:12 pm

    É um título, o que é sempre positivo mas mesmo a ganhar fica óbvio que não se vai lá com este treinador. O Benfica com este plantel, com um treinador a sério, não deveria precisar de penaltis para vencer um Sporting sem Pote, Morita, Bragança, Matheus Reis e Nuno Santos.

    Do lado do SCP destaque óbvio para o Hjulmand, que é dos melhores médios que já passaram por Portugal.

    No Benfica, Trubin tem estado muito bem, Carreras e Schjelderup (digam-me que estava lesionado e pediu para sair por favor, caso contrário foi absurda a sua substituição), foram os outros destaques. Boa entrada de Barreiro novamente (vindo do banco, fresco, é importantíssimo com a sua intensidade, já segurou vários jogos assim – Mónaco, hoje, etc).

    Não há palavras para estes 45 min. de Akturkoglu, falhou 95% das suas ações e se não perder o lugar para o Schjelderup será apenas por estatuto.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Janeiro 12, 2025 at 12:15 am

      Palavras há, é um jogador extremamente limitado tecnicamente. Ao início ainda disfarçava com os golos, agora não dá. Quem percebe de futebol via isto desde setembro.

      • BP
        Posted Janeiro 12, 2025 at 12:54 am

        Faço aqui mea culpa sobre o Akturkoglu. Cheguei a dizer que era melhor que o Neres! ? my bad.

        Neste momento, se Bruno Lage for justo e objectivo, o titular deve ser o Schjelderup.

        E o que é que se passa com Prestianni e Rolheiser?? Hoje nem no banco?!

      • Mantorras
        Posted Janeiro 12, 2025 at 2:00 am

        Ele é limitado mas também não pode ser tão mau como foi hoje, como diz o Nuno, ele hoje falhou tudo em que tocou, foi mau demais. Ele pelo menos antes ainda conseguia definir bem de vez em quando e estava mais ligado ao jogo, aparecia no sítio certo e rinha muita “calma”, aka eficácia, a finalizar, agora parece perdido.

      • Petrol
        Posted Janeiro 12, 2025 at 10:40 am

        Quem percebe de futebol ?
        Akturkoglu mostrou muita qualidade quando chegou. Neste momento está cansado e em baixo de forma. O Benfica tem um bom plantel e tem outras opções como Schjelderup que tem correspondido. Há que apostar nele e respeitar o mau momento de Akturkoglu.

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Janeiro 12, 2025 at 1:53 pm

          Mostrou qualidade não, mostrou veia goleadora. Mas percebo que tens de defender a tua agenda benfiquista. Só gostaria de saber se te pagam alguma coisa

          • Petrol
            Posted Janeiro 12, 2025 at 10:56 pm

            O que é certo é que o melhor momento do Benfica na temporada coincidiu com o momento de melhor forma de Akturkoglu e agora que baixou de rendimento, a equipa baixou também. Ninguém me paga nada mas tento ser razoável e não criticar tudo o que mexe só porque está associado ao Benfica

            • JJayy "Non Believer"
              Posted Janeiro 13, 2025 at 1:36 pm

              Se o gluglu é o motivo da baixa de rendimento do Benfica, isso diz muito do atual plantel do Benfica. Noutros tempos e noutros plantéis, seria apenas um bom suplente. Tentas ser razoável? A mim parece-me que tentas mais ser um Pedro Guerra, mas pronto.

          • Rosso
            Posted Janeiro 14, 2025 at 3:04 am

            Eu também acho que ele mostrou qualidade, não epnas golos, mas vou procurar a minha agenda a ver se isso consta lá.

  • Fireball
    Posted Janeiro 12, 2025 at 12:32 am

    O Tomás Araújo fez um jogo horrível, perdeu inúmeras bolas, falhou passes, perdeu lances e deixou o Quenda solto várias vezes. Se é melhor a lateral que a central então não sei o que faz o António Silva no banco porque o Araújo nesse caso é péssimo.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Janeiro 12, 2025 at 12:11 pm

      Cuidado que o Nickles vai atacar-te para dizer que o Tómas é o melhor lateral e central em Portugal

  • Fica a nota
    Posted Janeiro 12, 2025 at 12:43 am

    Algumas notas (apesar de nao ter estado com plena atenção na primeira metade da segunda parte):
    – Quaresma continua intratável defensivamente. Faltam-lhe pilhas para aguentar mais de 60 minutos a lateral, e aprimorar o timing de soltar a bola quando faz aquelas arrancadas, em que muitas vezes acaba por dar um toque a mais na bola.
    – Grande jogo do Maxi desta vez, tanto defensivamente como ofensivamente. Deu a ideia que por vezes enrolou um pouco o jogo quando podia soltar mais rápido, mas ainda assim deu muita qualidade a sair a jogar e envolveu-se bem na frente.
    – Se o Quenda conseguir melhorar o remate/último passe, vai ser de topo
    – Harder tem de aprender a levantar a cabeça e passar, parece que só tem a opção de correr, fintar e rematar, e acaba por estragar muitas jogadas que até inicia com arrancadas prometedoras, mas que depois não sabe definir.
    – Geny displicente a defender na primeira parte, raramente acompanhou devidamente o Carreras e foi por ali que o Benfica mais perigo criou (e marcou). Rui Borges terá corrigido esse aspeto ao intervalo.
    – Trincao completamente fora do jogo, estava-se a ver que estava destinado a falhar o penalty…espero que não volte a ir abaixo psicologicamente
    – Israel mais uma vez sofre um golo em que, apesar de não se poder dizer claramente que tem culpa, deixa a sensação de que um guarda redes de um grande devia conseguir fazer melhor. O remate não vai especialmente colocado nem com muita força. Dá ideia que não tem força de impulsão nas pernas quando se atira, já nos penáltis também me pareceu o mesmo… Saudades do Adan da primeira temporada!
    – Sporting completamente sem banco… que os lesionados voltem rápido!

  • BP
    Posted Janeiro 12, 2025 at 1:26 am

    Dá vontade de dizer: foi Benfica-1, Florentino-1…ele já tinha tentado antes, oferecendo vários contra-ataques perigosos ao Sporting, mas como não redundaram em golo, lá foi ele fazer um penalty para a coisa ficar assegurada…

    Ainda dizem que é nestes jogos, com rivais directos, que ele é mais necessário…é exactamente ao contrário: as bolas baixas que ele perde, se nos jogos com equipas mais fracas podem nem ter grandes consequências, com rivais são verdadeiros momentos kamikaze…

    Já chega: ou joga Barreiro a 6 ou vai-se buscar um 6 que tb saiba ter a bola no pé e construir sem momentos kamikaze…como já li aqui a alguém, o Florentino só sabe destruir jogo, destrói o do adversário e o da própria equipa…

    De resto, Akturkoglu não justifica minimamente a titularidade nesta altura, espero bem que o Schjelderup se mantenha no onze, mas a absurda substituição ao intervalo não é nada bom sinal…

    Ausrnes escolheu bem o jogo para voltar a jogar bem. Sobretudo na primeira parte.

    • Carocho1
      Posted Janeiro 12, 2025 at 9:44 am

      Isto. Subscrevo tudo.
      Florentino passa pelos pingos da chuva porque faz 3 ou 4 cortes por jogo e 90 minutos em que é um pedreiro com a bola nos pés o tempo todo, perdendo-a várias vezes em situações proibidas.
      Volto a dizer, um trinco à anos 60 não pode ser titular no Benfica.
      Pode ser uma ajuda para estancar meio-campo em situações específicas de jogo, vindo do banco, nada mais que isso.

      • SilvadasAguas
        Posted Janeiro 12, 2025 at 12:47 pm

        Exato, volta Weigl, que contigo e o teu conforto com a bola no pé é que fomos campeoes…ou joga com o Barreiro como fez ha 2 semanas na Luz pra fazer parecer um Bruma da vida um Messi tal nao era a auto estrada constante

        • Carocho1
          Posted Janeiro 12, 2025 at 1:30 pm

          Se percebesses o básico de futebol tinhas visto que o jogo que o Barreiro fez a titular era o Kokcu (!) que estava a jogar à frente dos defesas. As transições que o Braga fez foram fruto do génio Lage ter colocado um Kokcu perro e sem intensidade a 6.
          Mas claro, como viste na ficha de jogo que tirou Tino meteu Barreiro, foi suficiente para teres essa perspicácia toda a fazer a dedução

      • BP
        Posted Janeiro 12, 2025 at 3:06 pm

        Ora nem mais.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Janeiro 12, 2025 at 10:52 am

      Bom dia.
      Que o Florentino é medíocre com bola acho que já sabe desde a primeira passagem do Lage e não foi por acaso que o treinador a certa altura o meteu atrás do Gabriel e de outros.
      Lage e Florentino até têm algo em comum, parecem ter algum tipo de privilégio relativamente a determinados adeptos.
      Fazem jogos fracos e passam pelos pingos da chuva. Critica-se a estrutura, critica-se o jogo pouco conseguido do coletivo, mas nunca leio os nomes “Lage” e “Florentino” em algumas críticas.
      Se repararem bem nos comentários de determinadas pessoas, é algo que salta à vista.
      Como alguém já disse aqui, é muito provável que quem pede a saída da estrutura não queira a saída de Lage. E tudo porque na cabeça de alguns este treinador é uma vítima ora do Vieira, ora do Jesus, ora do Rui Costa.
      É algo notório em alguns comentários e tem alguma graça perceber isso. Ambos têm limitações, mas essa espécie de historial parece fazer deles intocáveis.
      Um pouco como aquela conversa do “foi resistente anti facista” que parece permitir a determinadas pessoas em Portugal fazerem a porcaria que bem lhes apetece.
      Voltando ao atleta, também acho que o Benfica precisa de alguém mais confortável com bola naquele posto. Alguém que a saiba manter sob pressão.

    • beterrabapragmatica
      Posted Janeiro 12, 2025 at 4:02 pm

      Não consigo mesmo entender… todos os últimos bons momentos do Benfica foram com Florentino a titular. Cada vez que sai a equipa sofre. Mas parece que querem um PL a medio defensivo… que ele nao é forte a construir e atacar já se sabe, mas não é esse o seu trabalho. E a consistência defensiva que dá liberta muito os jogadores da frente. Mas é por opiniões como a tua que fomos jogar com o Braga com Kokcu a medio defensivo e foi a beleza que se viu…
      Cada vez que algo corre mal, mesmo que seja em termos de definiçao no ataque, a culpa vai sempre bater ao médio defensivo, mas sim o Florentino é um protegido. Que coisa mais ridícula. Mas siga jogar com 7 medios ofensivos 1 ponta de lança e 2 centrais. Vai dar certo.

    • Gato das Bolas
      Posted Janeiro 13, 2025 at 5:15 pm

      Florentino naquilo que é a sua principal característica é muito bom. É um recuperador de posse fantástico. Em tudo o resto, é mau/medíocre. Principalmente se envolver a bola passar por ele.

  • Fantantonio
    Posted Janeiro 12, 2025 at 1:27 am

    O Trincão está a rebentar pelas costuras, espero mesmo que não tenha uma lesão porque parece-me estar num ponto bastante frágil fisicamente e não merece uma paragem longa por se aleijar. Quanto muito, devia parar para dar lugar a outro, mas na atual situação do Sporting, quem? Talvez o Edwards, mas para além de ter sido baixa ainda recentemente, quer alguma coisa com o futebol ainda? É que nas oportunidades que tem tido, tem estado francamente mal e a jogar muito abaixo do que sabe. Portanto, mesmo que estivesse em condições, duvido que o Rui Borges fizesse descansar o Trincão para deixar o inglês jogar. E eu gosto do Edwards, acho que já foi dos melhores jogadores da nossa liga, por isso, digo isto com alguma mágoa, já que ao dia de hoje, não é melhor solução do que um Schjelderup ou até um Rodrigo Mora, o que deixa o Sporting ainda mais fragilizado em opções para a frente de ataque comparativamente aos adversários diretos. Harder ou joga a 9 ou é um desperdício, por esse motivo, nem o incluo nesta equação. É uma opção a que o treinador visivelmente tem que recorrer porque não há mesmo mais ninguém neste momento. Nunca mais chega o Pote.

    Ainda assim, com um meio-campo pouco acutilante ofensivamente pelas caraterísticas dos jogadores que o compões (Hjulmand é um excelente 6, mas precisa de uma opção mais ofensiva ao seu lado que o complemente, que claramente João Simões não é porque nas suas melhores exibições até agora, mostrou ser mais um jogador de equilíbrios do que propriamente pegar na iniciativa de jogo da equipa), com miúdos a jogar, muitas lesões, sistema tático alterado não tão adaptado ao plantel como o anterior e poucas opções no banco, acho que não se pode exigir ao Sporting muito mais do que o que fez porque bateu-se bem numa final que disputou até aos penaltis. Devem sair de cabeça erguida e continuar o caminho porque nota-se que a equipa tem melhorado a olhos vistos, só não consegue fazer mais pelas muitas baixas que o plantel tem atualmente e as opções que há nas alternativas ao 11 base serem curtas, de momento.
    Não gosto de perder, muito menos para um rival, mas temos que ser razoáveis e compreensivos no presente momento.

  • João
    Posted Janeiro 12, 2025 at 6:04 am

    BL e mau que doi

    • Citizen_Erased
      Posted Janeiro 12, 2025 at 10:53 am

      O título vai disfarçar para muitos de nós, mas cada jogo é uma tortura. Com o SCP com menos 3 titulares não devíamos ter ido a penaltis.

  • Carocho1
    Posted Janeiro 12, 2025 at 9:32 am

    Tá de volta a máxima “ganhamos apesar do treinador e não por causa do treinador”.
    Não me lixem que a tirada do Schjelderup deve estar no top-5 de decisões mais burras que vi um treinador fazer.
    Bom jogo de futebol, boa injeção anímica (quero eu acreditar) para o que falta da época.

  • Rated R
    Posted Janeiro 12, 2025 at 9:52 am

    O SCP com 6 baixas e com novo treinador e ainda com novo sistema, deixa muito boas impressoes para o futuro e acredito que será brilhante.
    O sport Lage e cenas… épa o Lage é muito fraco, depois berra pelo campo mas nota se que n é “ouvido”… de ter tirado o miudo ao meio tempo… deprimente, foi mostrar que apenas o colocou pela pressão mediatica e que como n foi opçao dele apressou se a tira lo ao meio tempo… o ti maria estava mais moido e n “refrecou” o que é que o Akthur acrescentou? o que é que o Renato falta peças acrescentou?
    Como é que um “miudo” precissa de ser “refrescado” (mostrava ainda ter bastante para batalhar) e os velhotes firaram sempre em campo? Ha coisas que….

  • ACT7
    Posted Janeiro 12, 2025 at 9:55 am

    É sempre bom ganhar títulos mas do ponto de vista de longo prazo acaba por não ser, dá mais oxigénio a um Rui Costa e isso não é bom.
    O Bruno Lage não era a minha escolha, mas não tem estado assim tão mal como muitos apregoam e está taça serve um bocado de consolo pois bateu as duas equipas com quem tinha perdido.
    Quanto ao jogo, o Benfica foi ligeiramente superior, o Sporting passou muito por conquistar faltas no meio campo ou esticar jogo na frente sem grande critério para o Gyo, mas a defesa do Benfica controlou bem esse espaço principalmente o António. Florentino também recuperou muitas bolas e não inventou muito com bola, o penálti foi a única mancha.
    Na frente o Benfica podia ter matado o jogo o Pavlidis tem o 2-0 na cabeça e da forma que o jogo estava acredito que o Sporting não tinha pernas para mais. O Sporting tinha algumas baixas é certo, mas o principal problema dos leões é a saída de bola e aí não há baixas, mas sim falta de organização, jeito, o que lhe queiram chamar. Não consigo gostar destes 2 centrais do Sporting.
    Bom golo do menino do Benfica, acho que pode ser ele o titular, mas paga a fatura de só durar uma hora e com intensidade como estava o jogo de ontem nem 45 min.
    Prestiani é outro que pode entrar no 11 e dar cartas, tal como fez na pre época.
    O penálti do Simões como não vai ao VAR?

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 12, 2025 at 1:08 pm

      Não há baixas na saída de bola? O Bragança e o Morita não jogaram. A saída de bolas passa muito por eles. Passar pela capacidade que o Pote tem de receber e orientar com bolas metidas em força. Se havia problemas por ausências no Sporting era precisamente na construção. Não entendi esta parte.

      • ACT7
        Posted Janeiro 12, 2025 at 2:05 pm

        Nem se trata disso. O Sporting só estava a sair com os 4 defesas e isso não tem a ver com o Morita e o Bragança, tem haver com o que o RB escolheu para a equipa. Então quando jogam com dois centrais que não colocam bem os passes e inventam pior se torna.

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 12, 2025 at 11:24 pm

          Precisamente. Debast e Inácio oferecem essa saída (só perceberia o comentário por aí), mas os problemas seriam os mesmos porque o Simões esteve perdido em campo. Com Morita e Bragança, mesmo com os centrais que jogaram a música era outra a sair. No entanto, confio mais no St. Juste e no Diomande porque defensivamente são superiores. O Sporting até jogou com dois laterais com recursos para sair por eles, daí a pressão do SLB ser a 3 (os centrais mais o ala do lado da bola). E acho que o Sporting até nem se safou assim tão mal (mérito do Maxi que conseguiu safar bem o seu lado).

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 12, 2025 at 1:11 pm

      Sobre o penálti também me pareceu penálti. Mas percebo que o VAR não chame o árbitro, é um lance que divide a crítica, o VAR só intervém em lances sem duvida. Basta ler a imprensa hoje para perceber o que eu digo. E acho o mesmo em todos os lances em que o Sporting foi “prejudicado” no campeonato, com exceção do lance do Catano com o Santa Clara.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Janeiro 13, 2025 at 12:50 am

        Acho que se criou a ideia de que o VAR é para lances difíceis. Não, é pra lances em que. decisão do árbitro pareça ter sido claramente errada.

        • SportingFan1906
          Posted Janeiro 13, 2025 at 6:44 pm

          Criou-se essa ideia porque faz todo o sentido. Se é um lance difícil, não fica mais fácil para o árbitro decidir de forma justa se poder ver repetições do lance?

  • Gil-Galad
    Posted Janeiro 12, 2025 at 10:53 am

    As duas melhores equipas em Portugal de longe. Óptimos executantes apesar de ainda ser difícil da real valia dos seus treinadores mas óptimo início do Rui Borges tendo em conta o contexto. Lage ganha um balão de oxigénio e pode melhorar a partir de agora

  • Petrol
    Posted Janeiro 12, 2025 at 10:58 am

    Vejo por aqui críticas a Lage. Neste jogo acredito que não façam sentido. É uma final e um derby que são jogos sempre difíceis independentemente do estado das duas equipas. É verdade que o Benfica tinha um banco muitíssimo superior e podia ter aproveitado melhor esse fator mas como disse, estes jogos são sempre difíceis. Acho que há muito mais a dizer sobre Lage no jogo entre estas duas equipas para o campeonato do que agora. Nesse jogo a sua saída de bola foi completamente engolida por Rui Borges na 1a parte o que só foi corrigido ao intervalo. Tirou Pavlidis do 11 que podia ter sido uma alternativa para jogar em profundidade na saída de bola devido à falta de soluções. Colocou Amdouni que merecia uma oportunidade mas que pouco tem jogado a partir desse jogo. E a equipa apesar do domínio na 2a parte não mostrou dinâmicas para conseguir criar perigo. Hoje não vimos isso. Vimos um Benfica com mais iniciativa, a querer assumir mais o jogo e um Sporting perigoso a jogar mais na expectativa.

    Individualmente, Trubin deu continuidade à boa época que tem feito. Carreras é já uma certeza. Otamendi fez um excelente jogo. António Silva secou Gyokeres. A sua abordagem sempre em contenção limita bastante o sueco. Hoje não gostei tanto de Tomás Araújo mas não concordo com o VM. Tomás Araújo tem sido excelente a central. Florentino foi o melhor em campo mas não me deixa descansado. É um jogador que a qualquer momento comete um erro como aconteceu hoje. Gostei de Kokçu. Schjelderup cada vez se afirma mais como solução e neste momento tem de ser titular. Acredito que a sua substituição tenha sido por motivos físicos, de outra forma não faria sentido. Alturkoglu esteve péssimo. Esta num momento de forma muito mau e precisa de descansar para voltar em força. Pavlidis teve uma oportunidade em que tinha de fazer melhor e podia ter dado o 2-0 à equipa. De resto, Barreiro apesar de não ter estado muito tempo em campo é um jogador que comigo entrava todos os jogos. Tem muita qualidade e dinâmica e isso faz toda a diferença quando entra. É um luxo ter um jogador deste nível no banco.

    Quanto à abordagem Lage, manteve o onze e bem. No jogo para o campeonato, o Sporting condicionou muito a saída do Benfica na 1a parte e nesse sentido Tomás Araújo na lateral é uma grande melhoria face a Bah. Schjelderup também veio trazer o virtuosismo que faltou ao Benfica nesse jogo. Podia ter feito melhor a partir do banco mas sobre esse ponto já falei a acima.

    Sobre o Sporting. Rui Borges deu-se muito bem neste primeiros jogos com bastantes limitações. Curioso para ver a resposta da equipa em jogos que tem de assumir. Quaresma esteve excelente até rebentar. Não sou grande fã do que Maxi Araújo tem feito até agora mas neste jogo esteve muito bem também. Gyokeres e Hjulmand são de outro nível. Gyokeres foi bem defendido hoje. Hjulmand secou tudo à sua volta, é incrível. São talvez os dois melhores jogadores do campeonato neste momento. Só Di Maria tem argumentos para entrar nesta luta. João Simões ainda verde como seria de esperar. Trincão e Geny passaram ao lado do jogo. Quenda tem um potencial enorme e é daqueles jogadores que tem tudo para crescer imenso.

    • Jons Mendi
      Posted Janeiro 12, 2025 at 5:10 pm

      Completamente de acordo, boa análise ao jogo. Concordo com o que dizes sobre o Lage – ele tem tido decisões duvidosas, mas nos dois últimos jogos não esteve mal – no entanto continua a levar muita porrada, parece muito fácil bater nele. O Benfica vive anos de muita pouca confiança de cima a baixo deixando à mínima situação o caldo entornar.
      *
      Eu tenho sido o próprio a apontar lhe o dedo quando diz e faz coisas que por vezes roçam a estupidez, mas há que saudar quando faz as coisas bem – acabou de ganhar, e bem a taça da liga – ha que dar os parabéns.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Janeiro 12, 2025 at 11:02 am

    Benfica conquista Taça da Liga (que envolve ganhar a Braga e Sporting no espaço de 3 dias), adeptos
    ficam aborrecidos.

    • filipe19
      Posted Janeiro 12, 2025 at 12:57 pm

      e não esquecer que ainda estão em todas as frentes para ganhar ao menos todos os títulos nacionais.

    • Citizen_Erased
      Posted Janeiro 12, 2025 at 1:36 pm

      Por essa mentalidade é que ficamos encravados com o Schmidt 2 anos.
      “Ah mas foi campeão” -> ia perdendo um título inenarravelmente nos últimos 3 meses da época, mas tudo bem.

    • L_Higuita
      Posted Janeiro 12, 2025 at 3:47 pm

      O problema está aí precisamente… Que eu saiba o Benfica não ganhou ao Sporting, o jogo terminou empatado.

      Até ver a tarefa do Sporting era mais difícil, ganhar ao Porto e ao Benfica num espaço de dias. Não falando que estavam sem 5-6 jogadores do plantel disponíveis.
      No entanto tiveram os mesmos resultados…
      Por isso não acho nada estranho os adeptos do Benfica estarem com um sabor agridoce.

  • Jeco Baleiro
    Posted Janeiro 12, 2025 at 12:01 pm

    Nada a dizer. A equipa foi competitiva e em alguns momentos conseguiu superiorizar-se. Uma final muito bem disputada, com uma excelente primeira parte e com uma segunda parte antagónica fruto do desgaste acumulado, principalmente do Sporting. Com todo este desgaste e todas as baixas era difícil pedir mais à equipa.
    Grandes jogos de Hjulmand e do Quenda. Também gostei do Maxi numa posição que não é a dele. E grande primeira parte do Quaresma (impressionante o timing de desarme sempre certo) mas rebenta sempre na segunda parte.
    *
    Agora é ir com tudo pelo bi e pela Taça.

  • prpaulorossi
    Posted Janeiro 12, 2025 at 12:36 pm

    Quero aproveitar para realçar todo o aspeto do fair play e competitividade que existiu neste jogo (e nas meias finais) onde por diversas vezes vimos jogadores a defenderem a sua equipa com muita agressividade mas também com o merecido respeito pelos adversários. E o ambiente no final com vários jogadores de ambas as equipas a trocarem felicitações e a se apoiarem mutuamente. Bem sei que não pode ser sempre assim pois as emoções nem sempre são as mesmas mas é sempre melhor quando assim é.

  • henry14
    Posted Janeiro 12, 2025 at 2:32 pm

    Finalmente um título. Para que se ter noção, dos últimos 5 títulos conquistados, 3 foram com Bruno Lage e dois deles foram em 2019. Sim, é isto. E com isto não pretendo endeusar Lage, mas sim realçar o quão mau o Benfica tem sido nas últimas 4/5 épocas. Uns dizem que foi um grande jogo. Eu achei um jogo “assim assim”. Primeira parte jeitosa, grande parte da segunda parte foi monótona e chata. Muito poucas oportunidades de golo e pouca intervenção dos GR. O empate foi o resultado justíssimo.
    //
    Notas:
    1) Hjulmand. Jogaço, para mim o melhor em campo. Só não ganhou o “título” porque não ganhou o jogo;
    2) Tino. Com a exceção do penalty feito (que é uma grande exceção) acho que hoje fez um grande jogo e depois de Hjulmand acho que lhe assenta bem o prémio de MVP.
    3) António Silva. Grande jogo. Por mim, era começar a fazer uma rotação mais frequentemente entre Ota, Araújo e Bah. Tipo nestes 4, ir rodando sempre um para o banco. Mas sempre a rodarem e não só o António Silva. Engraçado que Bah não tem suplente e os 3 centrais também não (os suplentes são incógnitas da B: Bajrami e Leandro) pelo que estamos na corda bamba. Até hoje, não nos podemos queixar muito de lesões;
    4) Akturkoglu. Gosto muito dele mas está mesmo muito mau. Que continue no banco;
    5) Kokcu. Fez um jogo péssimo? Não. Mas como se explica que fique em campo 80 e tal minutos? Se houvesse prolongamento ainda entendia, assim é só burrice.
    6) Trubin. Tem feito uma discreta mas eficaz. Hoje contribuiu para um título. E além de bom atleta parece ser bom tipo. Gosto muito.
    7) restantes. Qb.
    8) Lage. Ganhou um título e em dia de festa o normal é as narrativas serem bonitas e darmos um desconto a toda a gente. No entanto, tenho que apontar algumas coisitas:
    8.1) como Kokcu dura até aos 80 e tal minutos???
    8.2) qual a razão de tirar Schelderup? (Vamos acreditar todos num problema físico pq qualquer coisa que não isto é estapafúrdio);
    8.3) não vejo muita gente falar disto mas acho completamente surreal como Renato Sanches marca o quinto penalty. Para muitos, pode nem ser assunto mas para mim é um disparate gigante. Renato tem de ser protegido e por pouco não saiu mais queimado do que está. Responsabilidade de Lage. Tal como Félix não devia ter marcado penalty contra a França, Renato jamais poderia estar nos 5 marcadores e principalmente o último.
    À parte disso, pronto parabéns ao Lage pelo título. Mas há tanta coisa para melhorar…

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 12, 2025 at 11:21 pm

      Duvido que seja benéfico rodar uma linha defensiva. Normalmente os treinadores não gostam de o fazer. Sei que há uma exceção que ainda está muito presente, mas creio mesmo que a maioria prefere escolher os seus 4, rodam apenas por necessidade e não por opção.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Janeiro 13, 2025 at 12:11 am

      Essa do Renato deixou-me boquiaberto. Quero acreditar que foi ele próprio quem quis assumir o 5º e pediu para ser ele, caso contrário é só absurdo.

  • Red Onion
    Posted Janeiro 12, 2025 at 7:43 pm

    O Benfica ganhou e ganhou bem. E ganhou num jogo mediano e com uma arbitragem do João Pinheiro que deixa muito a desejar. Mas a desejar que não se repita. O penalti do Tino é igual a dezenas que o Rafa sofreu no passado e que nunca foram assinalados. Se o braço do João Simões fosse o braço do Tino não haveria dúvidas para o VAR do penalti, mas como foi o Simões… não há certezas absolutas e o árbitro não deve ser chamado. Vergonhoso!!

Deixa um comentário