Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica-FC Porto: A desculpa do desgaste devido às competições europeias

Pelo prestigio internacional, devido às significativas contrapartidas financeiras e por funcionar como uma  excelente montra para a valorização do clube e principalmente dos jogadores (as nossas equipas são essencialmente “vendedoras), os nossos emblemas todas as épocas demonstram a ambição, não só de participar nas competições europeias como de alcançar um lugar de destaque.

Porém ano após ano, os clubes que conseguem lá chegar, queixam-se constantemente do desgaste físico que estas provas provocam, sendo por isso muitas vezes a desculpa ideal para justificar alguns fracassos ou jogos menos conseguidos ao longo da época. Verificámos esta situação no presente campeonato, onde equipas como o Marítimo e Académica, que entraram na fase de grupos da liga europa, justificaram alguns resultados menos conseguidos ao longo do campeonato com o desgaste provocado por jogos internacionais muito desgastantes e viagens longas. Esta situação é compreensível devido aos planteis mais curtos que ambos os clubes têm, também devido ao facto de estas equipas não terem uma grande experiência europeia e pelo período de recuperação entre os jogos da liga europa e do campeonato ser muito curto.
Menos compreensível é o discurso de Jorge Jesus, onde refere que as equipas que estão na Europa têm menos possibilidades de serem campeãs. Todas as grandes equipas europeias têm que ter condições no seu plantel para lutarem em várias frentes. Isto para além de este facto não corresponder muitas vezes à realidade, pois grande parte das equipas que ganham a Liga dos Campeões, vencem também o seu campeonato, (2000/01 Bayern München, vence liga e Liga dos Campeões; 2003/04 FC Porto vence liga e Liga dos Campeões; 2005/06 Barcelona vence liga e Liga dos Campeões; 2007/08 Man. United, vence liga e Liga dos Campeões; 2008/09 Barcelona vence liga e Liga dos Campeões; 2009/10, Inter de Milão vence liga e Liga dos Campeões; 2010/11 Barcelona vence liga e Liga dos Campeões). Estes números mostram que desde 2000/01 sete dos vencedores da Liga dos Campeões venceram também as suas ligas, desmentindo assim a teoria de Jorge Jesus, de que quem sai primeiro das competições europeias tem mais possibilidades de ganhar o campeonato.
O Benfica de Jorge Jesus, costuma ter sempre uma quebra na fase final da temporada devido ao desgaste dos seus jogadores. Este ano o treinador tem referido muitas vezes que o campeonato é a sua principal prioridade, tendo vindo a desvalorizar por completo a prestação na Liga Europa, quase que se desculpando de um possível falhanço no campeonato, com o facto de ainda estar na LE. No entanto esta é uma falsa questão, pois esta época, JJ tem promovido uma maior rotatividade no plantel, (sendo verdade que muitas vezes essa rotatividade se deve a algumas lesões ou castigos) e analisando os minutos de jogo ao longo da temporada dos jogadores de Porto e de Benfica, verifica-se que muitos portistas têm mais minutos de jogo, que os jogadores do Benfica, (Nos dragões, Otamendi 2790 min, João Moutinho 2688 min, Jackson Martínez 2626; Nas águias, Garay 2610 min, Salvio 2536 min, Matic 2450 min). A esta realidade dos minutos, juntamos outra: Jesus, esta época, só para o campeonato já deu a titularidade a 23 jogadores diferentes (e curiosamente Aimar ainda foi titular), o que comprova a qualidade/profundidade do plantel encarnado (de longe aquele que tem mais individualidades acima da média). Logo se os jogadores do Benfica quebrarem na fase final do campeonato isso só pode ser explicado por uma má preparação física, mental (durante e depois dos jogos), deficiente recuperação ou cargas de treino exageradas ao longo da época. Nunca pelo excesso de competições. Aliás, considerando que tanto Porto como Benfica tem apresentado ao longo dos últimos anos os maiores orçamentos de sempre, não podem descurar qualquer competição e têm sempre a obrigação de lutar por todos os títulos (mesmo em termos internacionais, já que o fosso para as principais equipas europeias é cada vez menor), não podendo a vitória numa prova estar dependente do afastamento de outra. O desgaste físico vai ter um papel decisivo no desfecho do campeonato? Ou, já o era no passado, mas principalmente este ano (devido à qualidade/profundidade dos plantéis) é uma falsa questão (ainda para mais no caso do Benfica, como demonstram as estatísticas)?
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Ricardo Prata

35 Comentários

  • Pitoxoroglü
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 4:32 pm

    Para mim realmente é desculpa, ou falta de preparação devida. As equipas do Jesus apresentam nesta altura normalmente defice fisico, enquanto alguns jogadores pontuais do porto também apresentam desgaste nesta fase.
    Se o plantel do Porto é manifestamente curto o o Benfica tem inumeras soluções e a gestão deveria permitir melhor disponibilidade fisica.

    Ainda assim acho que neste momento o Porto está melhor fisicamente do que o Benfica, no entanto o fraco rendimento num ou noutro jogo do Porto tem sido mal justificado com a hipotetica sobrecarga de jogos.
    Mas digam-me uma coisa, que mais fazem estes senhores na vida? Com aquilo que ganham e as condições que te à disposição não é mais do que a obrigação deles?

    Façamo favor de jogar à bola meus senhores!!!

  • Pedro Dias
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 4:53 pm

    o jj que não mandasse embora o nolito e o bruno cesar, é para estes casos que convem ter jogadores de bom nivel apesar de n serem titulares indiscutiveis, mas pronto ele la saberá.

  • Bruno Silva
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:02 pm

    O que Jesus disse foi que a equipa que primeiro for eliminada das competições europeias tem mais hipóteses de ganhar o campeonato. Não disse que o facto de estar nas competições europeias é impeditivo ou impossível de ser campeão. É lógico que uma equipa que joga semana a semana tem mais espaço de recuperação de uma que joga de 3 em 3 dias.

  • Wonderkid
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:04 pm

    Esta é, claramente, uma falsa questão! Comparem o nosso número de jogos com o da Liga Inglesa e agora ponham os olhos nas prestações europeias das equipas da Premier League ao longo dos anos… pois… exactly! ;)

  • Pedro Oliveira
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:06 pm

    O que o JJ disse é verdade,analisando as estatísticas nacionais apenas,ou seja, quem sai mais cedo da Europa,a probabilidade de ser campeão é maior.

  • Nuno Duarte
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:09 pm

    Acho que se está a levar as palavras de Jesus ao extremo. É verdade que qualquer adepto prefere a sua equipa campeã nacional, a chegar por exemplo às meias-finais de uma competição europeia e nao ganhar nada(sem tirar mérito a quem la chega). no entanto, enquanto nas ultimas epocas jesus tem gerido mal o plantel este ano isso nao acontece. a rotatividade tem promovido qualidade pois todos os jogadores sentem que podem jogar e empenham-se nos jogos que fazem. no entanto, a questão de jesus falar em descansar a equipa por causa da LE nao é no sentido literal. Com Taça de Portugal, Taça da Liga, Campeonato a ser disputado ate à ultima jornada e Liga Europa, todos os trofeus ainda estao disponiveis para o Benfica, mas a mensagem que Jesus faz passar é no sentido de retirar pressão à equipa. Jesus nao quer que os jogadores sejam sujeitos a um desgaste psicologico tao grande numa fase importante da epoca, e como tal passa a mensagem ca para fora de que o principal é o campeonato. (Veja-se o exemplo do sporting, meia-final da LE, final da taça e perderam. e sentiu-se que no inicio da epoca os jogadores estavam ainda mentalmente afectados com essas perdas). No entanto, como Benfiquista, espero que a mensagem para os jogadores nao seja essa. O Benfica tem o melhor plantel em Portugal, e tem que começar a justificar esse estatuto. nao pode perdoar na LE, nem no campeonato pois tem plantel para isso.

    • Pitoxoroglü
      Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:19 pm

      Quando terminar a série dos 7 jogos em 22 dias a contar desde o ultimo com o Paços, depois conversamos…

  • wgg
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:10 pm

    Mais uma óptima análise feita pelo VM, parabéns!

    De facto, sou do SLB, e não concordo minimamente com o JJ neste aspecto (e noutros que não são chamados para este post). Como pode ele queixar-se do excesso de jogos e respectivo excesso de cansaço, quando todos sabem muito bem que nos anos em que o FCP ganhou a LC e LE também foram campeões em Portugal (e taças se não engano).
    Este é e vai continuar a ser a grande lacuna do JJ: o seu discurso! Pode entender muito de tácticas, treinos, valorização de jogadores, mas sempre que diz algo, esperamos pelo pior!

    Em relação a este quadro, só vem confirmar mesmo isso, que o Benfica não deveria estar mais cansado que o Porto, bem que eu não concordo que seja o caso pelos últimos jogos. Pode haver um ou outro jogador mais cansado, mas isso verifica-se tanto no FCP como no SLB, depende mais do jogo e dos adversários.

    Por isso, como diz o Pitoxoroglu: JOGUEM À BOLA!

  • Lourenço
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:13 pm

    Para mim nao é desculpa.
    Os minutos sao uma visao muito redutora e mesmo incorrecta do ponto de vista cientifico para justificar momentos de forma.

    Deixe-me explicar: um jogador com muitos menos minutos que outro (principalmente em treino) tem pior forma física e menor resistência que outros.

    Existem 2 tipos de treino: aeróbio e anaeróbio, sendo o aeróbio adquirido em treino. Em momento de jogo, o anaeróbio ganha forca crescente. Para recuperar as reservas energéticas propicias à pratica anaeróbia, sao necessárias 48-72 horas. Para eliminar acido láctico e curar desgaste mudcular e inflamatório, é necessário sensivelmente o mesmo tempo, ou superior caso hajam pequenas lesões.
    Conclusão : os jogos europeus retiram tempo de recuperação (há treino entre o jogo) ideal, levando a desgaste.

    Por outro lado, alguém nao habituado ao esforço anaeróbio, precisa de muito mais tempo de recuperação (logo um suplente com menos minutos nao estará na mesma forma).

    Assim, este tipo de raciocínio apresentado pela visao do leitor é um pouco de areia para os olhos e foge da realidade.
    Jesus nao é medico, mas tem a experiência que o adepto nao tem

    • Pitoxoroglü
      Posted Fevereiro 26, 2013 at 6:20 pm

      Uma visão muito técnica! Muito Bem! Não poderei comentar pois desse ponto de vista nao perbo nada…mas d qualquer forma fiquei mais esclarecido. Estamos sempre a aprender.

  • Pedro Oliveira
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:15 pm

    Aquilo dito por Jesus é verdade,atendendo aos campeões nacionais e á realidade interna, ou seja, quem sai mais cedo da Europa, normalmente a probabilidade de ser campeão é maior…isso é inegável, são dados!!!

  • Pedro Oliveira
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:18 pm

    Aquilo dito por Jesus é verdade,atendendo aos campeões nacionais e á realidade interna, ou seja, quem sai mais cedo da Europa, normalmente a probabilidade de ser campeão é maior…isso é inegável, são dados!!!

  • Pedritxo
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:25 pm

    Plenamanete de acordo com o texto do leitor, alias acrescento que espero que JJ saia,mesmo que ganhe tudo,taças,campeonato e liga europa, eu quero e que ele saia, mas como duvido que isso aconteça, pois ja vejo a equipa a rebentar e ainda tamos em FEV, o que e imcompreesivel, por isso ele vem alisando o terreno e ter desculpa para o fracasso.

    Ja no post de rojas , disse que temos enormes individualidades e em Portugal somos o melhor clube nesse ambito, portanto JJ que esteja calado e que deixe de dar aqueles treinos de manha ligeiros aos jogadores nos dias de jogo, que nao tem jeito nenhum, uma pessoa ir correr em dia de jogo, depois quer o que , milagres, apesar que acho que o aspeto fisico e psicologico, porque com a preparaçao fisica nao aguentarem 2 jogos por semana e pessimo, e por vezes 3, acho que toda a gente queria estar nessa situaçao,incluindo eu proprio.

    Pior sao as pessaos que jogam com os amigos, venhem cansadas do trabalho, mas mesmo assim pelo gosto do desporto e convivio vao jogar na mesma e nao se encaixam porque se divertem, os jogadores e que so querem saber do dinheiro.

  • Oliveira
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:39 pm

    É normal o Jesus dizer isso visto o Benfica ter sempre uma quebra de rendimentos na segunda metade do campeonato e visto que este é o último ano de contrato do mesmo, ele quer justificar um eventual falhanço.

    Quanto ao FCPorto o problema dos jogos internacionais é conseguir voltar a motivar os jogadores para jogos do campeonato.

  • Miguel Militão
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:48 pm

    A verdade é que JJ em termos físicos ainda não provou nada de bom.

    Vejo essa frase dele como desculpa, obviamente, pois temos o caso do FCP, que sempre que foi a finais europeias foi campeão (3vezes nos últimos 10 anos)…

    Só não vê quem não quer!

  • Gonçalo
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 5:59 pm

    É medíocre justificar falhanços antes de eles acontecerem e o JJ faz isto muitas vezes. Lembro-me do Mourinho no Porto dizer que uma equipa jovem se pudesse jogava todos os dias, o descanso é um falso argumento. Espero que o VP não caia na mesma mediocridade de pensamento, sendo que, já o fez relativamente a arbitragens o que eu condeno. (Apesar de achar o VP um bom treinador, apenas recrimino este tipo de atitudes)

    Estava a espera que o Benfica perdesse pontos a jornada passada, infelizmente não aconteceu, está visto que em jogos de exigência maior nenhum dos dois vai vacilar, o campeonato vai se decidir em jogos em que a perda de pontos é improvável.. Pelo menos espero que assim o seja, pois acho que o Porto tem um calendário mais difícil.

  • vazelios
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 6:26 pm

    Desgaste fisico não.

    Desgaste psicologico e pressão, sim.

    E nesse aspecto o Porto nos ultimos 30 anos foi sempre melhor.

    O benfica só ganhou em anos menos bons do Porto, vamos ver este ano, que creio estar um pontinho acima tanto na qualidade do plantel como na consistência e qualidade do jogo.

    Vamos ver.

    E sou Benfiquista

  • Sérgio Franco
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 6:28 pm

    Estes profissionais cujo ordenado mínimo é de 2800€ deveriam estar mais do que preparados para aguentar dois jogos por semana… E os responsáveis pelo futebol deviam ter sempre dois jogadores por posição… Depois, cabe a cada um, escolher jogadores com vontade de dar tudo em qualquer posição para poder ter polivalência no plantel… Vejam o caso do Man Utd que nem todos os jogadores são excelente mas têm um excelente plantel… E a táctica, aos anos que não muda e, quem tem de se adaptar à equipa são os jogadores e não o contrário.

  • Apenasfutebol
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 6:34 pm

    Bom post.

    Não percebo JJ, o que é que ele queria mais, 40 jogadores no plantel? Se ele for treinar para um campeonato onde há 18/20 como irá fazer? Contratar 11 jogadores novos em Janeiro?

    Desculpas que não têm fundamento nenhum… Enfim que tenha coragem para admitir erros em vez de se desculpar com argumentos fracos..

    Cumprimentos

  • Pedro Alves Pereira
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 6:37 pm

    Sou benfiquista doente, mas esta questão da equipa do Benfica rebentar em Março tem a ver com a mentalidade dos treinadores Portugueses que ainda continuam a achar que dando tareias físicas aos jogadores isso os prepara melhor para os jogos.
    No ano em que JJ foi campeão, para além do excelente futebol praticado pela equipa e pelo excelente plantel, existia ainda trabalho de um dos melhores preparadores físicos do mundo que passaram pelo Clube, Paco Ayestaran.

    Como disse uma vez José Mourinho, em Fevereiro a forma física apenas é aprimorada, os jogadores têm é que dar ênfase à preparação dos jogos.

    Jorge Jesus para mim tem um grave problema, se não gosta dos jogadores corre com eles, podem ver o caso do Rúben Amorim que este ano nos fazia muita falta para colmatar a ausência de Matic e a má forma do Maxi Pereira. Antes que venham os ataques, Jorge Jesus tem muito mérito no sucesso financeiro do Benfica nos últimos anos na forma como potencia muitos jogadores e isso ninguém pode negar.

    Só em Portugal é que os jogadores se queixam dos calendários. Será que tem acesso ao que se passa no campeonato inglês? Será que os jogos lá são mais curtos, menos intensos? Claro que não, ainda por cima por terras de sua majestade, os jogos não param como em Portugal

    Acho que os jogadores/clubes/treinadores deviam deixar-se de M… e jogar à bola pois são dos poucos que podem fazer aquilo que gostam e a ganhar muito dinheiro…

    • FilipeA
      Posted Fevereiro 26, 2013 at 8:17 pm

      Pedro,

      Ayestaran tem realmente fama de ser um dos melhores do Mundo mas o que é certo é que teve muito mais lesões (musculares principalmente) no ano em que esteve no SLB do que os actuais preparadores (torando claro os jogadores crónicos como Aimar e Martins).

      Já agora ele já não trabalhava no clube quando JJ chegou, e depois de umas férias não me parece que houvesse ainda "dedo" dele na preparação fisica dos jogadores, muito sinceramente.

      E mais acho que essa história de os jogadores do JJ "rebentarem" fisicamente é uma daquelas mentira que é tanta vez dite que se torna realidade! E sabe quem começou com ela? O Domingos quando chegou ao Braga que desculpou o seu fracasso na LE com a má preparação dos jogadores, quando o ano dele talvez tenha sido o ano com mais lesões do Braga.

      Cumprimentos

  • LM
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 6:40 pm

    O desgaste é normal acontecer, no entanto um plantel com 23 jogadores na equipa a apoiado com outros tantos jogadores da equipa b teem que chegar para todas as provas. Este ano é crucial fazer-mos uma boa Liga Europa para finalmente entrarmos no top 10 (https://kassiesa.home.xs4all.nl/bert/uefa/data/method4/trank2014.html) tal como o FCP, e dai beneficiar do estatuto de cabeça de serie na champions ( se tudo correr normalmente, uma ida à meia final da liga europa chegará perfeitamente). De referir que se SLB e FCP fizerem boas campanhas europeias facilmente começam o proximo ano em 6 e 7º lugar no ranking, o que é extremamente importante para o futebol nacional (esperemos que tanto SCP, SCB e outros consigam boas performances internacionais como aconteceu este ano com Maritimo e Academica) Por ultimo de referir que se tal acontecer (SLB e FCP ficarem em 6º e 7º no ranking), Portugal mete 2 equipas no top 10, sendo só batido por Espanha (Barça, Real e Valencia, com o Atletico a pisar os calcanhares dos portugueses, mas já não pontua mais este ano) e Inglaterra com tambem 3 equipas (Manchester United, Chelsea e Arsenal, este ultimo tambem não deverá pontuar muito mais), e tendo mais equipas que as poderosas ligas Alemã (Bayern Munique) e Italiana (Internazionale). Por isso e se o SLB quer começar a se impor na europa, é fundamental todos os anos ir a pelo menos aos 4ºs da Champions e a meis/finais da Europa League. Comtinuação de um bom trabalho

    LM

  • Benficacampeao
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 7:16 pm

    Boa analise,mas penso que lhe falta um dado complementar…a juntar aos minutos disputados deveriam ser associados os quilometros percorridos por cada elemento.Mas a conclusao e bem conseguida,Benfica e Porto nao podem desculpar os insucessos com a questao do cansaço.Teem bons planteis,investem para isso,e no inicio de cada epoca sao definidos os objectivos…nestes casos passa pela conquista de todas as provas nacionais e ir o mais longe possivel na europa.Ainda para mais quando a nossa liga apresenta uma competitividade tao baixa,onde Benfica e Porto ganham os seus jogos com uma facilidade que por vezes impressiona

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 7:54 pm

    A diferença é o ritmo de jogo, o Porto joga mais em posse, mais "lento", enquanto as equipas de Jesus jogam com mais intensidade e a nível mais elevado, no entanto concordo que um treinador de um clube grande não pode ter o discurso que Jesus tem apresentado.
    Parabéns ao leitor que fez o post, muito bom mesmo!

  • Rui Amaral
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 8:18 pm

    eu sempre achei que tem a ver com a genetica do clube:

    –> Porto tem nos genes a vitoria (ganharam quase tudo a que se prepuseram)
    –> benfica tem nos genes a derrota (falam muito mas continuam a ter menos troféus ganhos que o Sporting!!!!! nesta ultima decada)

    –> Man. United tem nos genes a vitoria (por vezes com planteis sem grandes "estrelas" ex: apenas tem como referencia ronney, nani (que nao é titular), vidic, persie(so este ano)
    –>Arsenal tem nos genes a derrota

    –> barça tem nos genes a vitoria
    –> real tem nos genes a derrota

    claro que isto da genética não passa de uma brincadeira mas penso que a mentalidade do clube ajuda muito nas conquistas! vejam os exemplos acima referidos e vemos que estas equipas são mentalmente superiores aos seus opositores o que se reflecte nos títulos!

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 8:42 pm

    O Ricardo Prata só se esqueceu de referir que o Vitor Pereira também "tocou" pelo mesmo diapasão na conferência após o jogo com o Rio Ave. Porque quando se referiu que contra equipas que jogam fechadas é necessário mais rapidez na troca de bola, obviamente não se estava a referir ao "desgaste" emocional. Mas só o Jesus é que se desculpa……

    Concordo que o Jesus não têm que se desculpar com o elevado número de jogos, isto porque no clube que treina é uma realidade que à partida poderá acontecer, logo só tem que preparar a equipa para tal exigência.

    O sr. Ricardo Prata também tem que começar a ouvir/ler as declarações de outras pessoas para não deturpar o que as próprias disseram.
    Jesus não afirmou que quem saísse mais cedo das competições europeis GANHAVA o campeonato, mas sim que TERIA MAIS hipoteses. Logo não é algo sine qua non.

    Porque verdade seja dita, que se uma equipa tiver mais jogos que a outra é normal os titulares se encontrarem mais desgastados e estarem suceptíveis a lesões. É que apesar de ter tirado os numeros relativos aos minutos de utilização, é a partir de agora que o numero de jogos vais mudar completamente em relação a Porto e Benfica.

    Não sei se reparou nas suas pesquisas enviesadas que o Benfica já tem +2 jogos disputados que o Porto, e que até existir a 2ª mão da champions o Benfica terá +2, nomeadamente, taça da liga e 1ª mão da LE.

    Hugo Montez

  • FilipeA
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 9:36 pm

    Boas a todos,
    Muito sinceramente eu penso que estas declarações de JJ no que respeita à condição física dos jogadores é mais "jogo psicológico" que outra coisa. Se não vejamos: Nos anos anteriores eram quase sempre os jornalistas e meios de comunicação desportiva que perguntavam ao JJ se ele não temia que a equipa quebrasse fisicamente por estar em tantas competições. Sim, porque desde que ele está no SLB, tem estado praticamente sempre em todas as competições até fase avançada. E a resposta de JJ era sempre do tipo: "ah temos as tais 72 horas, que é o tempo necessário para recuperar, e a equipa vai estar fresca que nem uma alface no próximo jogo…". Mas isso não se via em campo, pois JJ geria mal os plantéis anteriores, que tinham bem menos opções que o deste ano, jogando quase sempre os mesmos a titular, e depois os jogadores quebravam um pouco o rendimento devido à sobrecarga de jogos (Campeonato, Champions ou LE, Taça da Liga e Taça de Portugal), não devido e deficiente preparação.
    Ora este ano acontece exactamente o contrário. É o próprio JJ que fala que estar em todas as competições “se paga caro” e penso que ele usa isso como estratégia, talvez para tirar a pressão psicológica sobre os jogadores. Pois se calhar se ele disser que os jogadores estão “frescos como alfaces” e depois eles não mostram em campo, pode culpabilizar-se e pressionar-se os jogadores por falta de aplicação nos treinos e/ou jogos, por exemplo.
    Vejamos o exemplo do Paços: JJ no final do jogo com o Leverkusen na Luz diz que está satisfeito com a vitória mas que isto deixa sequelas (e ao contrário dos outros anos já o repetiu várias vezes publicamente), dando até uma ideia de que ganhar na LE poderá ser prejudicial para o campeonato (será?). Mas geriu bem o plantel (ao contrário lá está dos outros anos) e na antevisão do jogo com o Paços muda “radicalmente” de discurso e diz que os jogadores estão bem fisicamente e que a equipa “vai estar poderosa”. Resultado: Controlaram o jogo como quiseram, impondo o ritmo necessário e ganharam a “sensação” do Campeonato, facilmente.
    Então mas na 5ª feria diz uma coia e no sábado já diz outra completamente diferente? Por isso acho que ele tem um objectivo claro com isso. Já não é novo, é até bastante experiente e já vai com 4 anos de SLB, acho (e espero) que aprendeu qualquer coisa com isso.
    Por exemplo os treinadores da era pré-JJ nem se podem comprar com ele. Pura e simplesmente porque nunca estiveram em tantas competições ao mesmo tempo e durante tanto tempo. E mesmo assim as equipas quebravam fisicamente e eram lesões atrás de lesões. Vejamos o caso do Koeman: apostou todas a fixas nas LC e no campeonato as exibições eram lastimáveis com uma diferença gritante de rendimento. Claro que o plantel não tinha a mesma qualidade, mas estamos a falar de forma física.
    Outra coisa: Já o disse aqui e volto a dizer. Não me lembro de o SLB ter tão poucos problemas musculares como depois de o JJ chegar ao clube, aliás praticamente não existem. Tirando as lesões traumáticas em jogos e/ou treinos há muito poucas lesões. Isto, claro, não falando dos crónicos como Aimar e C. Martins. Já que falo no Aimar, a gestão física que fizeram com ele nos 2/3 primeiros anos foi algo fantástico. Aimar nunca tinha jogado tanto desde que veio para Espanha! Isso é trabalho dele e da equipa dele, incluindo os preparadores físicos.
    CONTINUA…

  • FilipeA
    Posted Fevereiro 26, 2013 at 9:37 pm

    CONTINUAÇÃO… A “fama” das equipas de JJ “perderem a pedalada” nesta altura é, a meu ver, mais uma daquelas mentiras que são tantas vezes ditas que se tornam verdade. Porque? Porque este “boato” foi lançado por Domingos Paciência quando chegou ao Braga para justificar o fracasso das competições Europeias. Ele chegou a dizer que nuca tinha visto jogadores tão mal preparados e com tantas lesões. Mas o JJ já não estava lá depois das férias e não é o responsável pela preparação/planificação dessa época de Domingos!! Mais: nesse ano e no seguinte de Domingos foram os anos de mais lesões musculares que o Braga teve desde que me lembro! Foi por causa de JJ que já nem lá estava? Não me parece. Depois, desde que JJ chegou ao SLB (principalmente a 1ª época) que a equipa é conhecida por estar constantemente na procura do golo, sem nunca relaxar e desistir, e isso também desgasta. O estilo de jogo do SLB de JJ provoca muito desgaste aos jogadores (adversários incluídos).
    Depois reparem que todos os clubes que estão em tantas competições nesta fase fazem gestão do plantel e quase em todos os campeonatos há uma quebra de rendimento nesta altura. As quebras são normais. A forma física sobe no início da época, e está no “pico” em Dezembro. Depois baixam o rendimento, e então em Portugal ainda mais pois a paragem é muito mais longa. Depois começa e novo a subir e desce sempre nesta altura de Fevereiro/Março que coincide com o maior número de competições e jogos seguidos.
    Reparem por exemplo no FCP: Segundo o quadro no geral a equipa titular tem mais minutos. Isto significa que tem feito menos rotação, pois também tem menos soluções. O plantel não tem sido gerido como o do SLB. Significa também, e isso vê-se, que o estilo de jogo do FCP não tem nada a ver com o do SLB. É mais contido, mais pela certa e não com uma procura incessante pelo golo como o SLB. Eu, pessoalmente, prefiro o estilo do SLB, mas isso paga-se fisicamente. Mas não é um problema de preparação deficiente mas sim de estilo de jogo e cargas de jogos. Sem ver dados aposto que os jogadores do SLB correm bem mais e fazem mais piques constantes, na procura do golo e no ataque que os do FCP (não falando dos ” papa KM” meio campo, pois esses equilibram-se entre eles). E o FCP já não está na taça de Portugal há alguns meses… por isso é uma competição a menos.

    O JJ é o melhor treinador do SLB dos últimos e largos anos, apesar de ter apenas 1 título. E o futebol do SLB não tem nada a ver com o dos últimos anos. Penso que se ele continuar, e assim espero, os resultados vão começar a aparecer. Acho mesmo que ficará pois a planificação da próxima época tá de certeza a ser feita com ele.. Veremos

    Cumprimentos

  • Jorge Carolo
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 11:46 am

    Interessante a sua analise Filipe A.! Mais até do que o post, pois defende algo que não foi dito…

    Mas enfim é daquelas historias que contadas tantas vezes passam a ser verdade.

    Espero que o JJ continue no Benfica como tambem referiu!

    Parabens pelo excelente comentário!

    Ps. Ontem ouvi para aqui dizer que o Artur Soares Dias ofereceu a sua camisola a um adepto do porto depois de ter marcado 2 penaltys duvidosos a favor dos mesmos (o segundo então para mim, não tem duvida nenhuma, não é penalty, tendo em conta os criterios utilizados nos outros jogos. Infelizmente o colaborador da sporttv que publicou os lances do jogo do Braga vs Porto deste ano, que é adepto confesso dos segundos, retirou-os do youtube, tornando mais dificil comparações com o lance deste jogo, mas por incrivel que pareça, as decisões foram contrárias e beneficiaram sempre o mesmo clube… Que coincidencia!! Enfim é a verdade que todos querem ter…)

    Cumprimentos

  • Senhor Patrao
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 2:54 pm

    Caro Ricardo Prata.

    Gostei bastante da sua análise, pertinente, mas não concordo de todo com a mesma.
    Planteis extensos, com muitas possibilidades boas para cada posição, têm capacidade de lutar a várias frentes sem se preocuparem com desgaste, sem dúvida, e tal acontece com grandes equipas milionárias europeias, em que os suplentes são jogadores de topo.

    Mas no Benfica, à excepção da posição de extremo e avançado, não existe abundância de recursos bons.

    O Jorge Jesus é um treinador que aprende bastante de época para época e não costuma cometer o mesmo erro duas vezes. E no caso da passada época, o erro que quase o crucificou (engraçada a analogia bíblica) foi não ter ganho o campeonato, quando tinha possibilidades para tal. E por essa razão, nesta época está a promover a tal rotatividade de que falou.

    Mas como sabe, essa rotação de jogadores faz se em norma contra equipas menores, porque várias alterações tácticas comprometem a exibição da equipa, tal como a utilização de jogadores com poucos minutos nas pernas ou reduzida qualidade.

    E por essa razão é que se diz que "contra equipas pequenas se perde um campeonato". Por poupanças, para reduzir o cansaço acumulado, sacrifica-se um 11 inicial competente. Mas entre isso e continuar a utilizar o mesmo 11 inicial, e desgastar os jogadores ao ponto de exaustão, preso por ter cão e preso por não ter.

  • Tiago Quintas
    Posted Fevereiro 28, 2013 at 5:41 pm

    O JJ rebenta sempre com o plantel fisicamente, todas as épocas é igual. Precisamos de outro preparador físico, um que realmente tome conta do recado.

Deixa um comentário