Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica: Florentino ruma ao Burnley por empréstimo com cláusula de compra obrigatória de 25 ME

Jackpot? Teve a sua importância no momento defensivo, principalmente pela maneira como equilibra a equipa, sendo que os 2 últimos campeonatos que as águias venceram foi com a sua titularidade, mas é claramente das melhores vendas dos últimos anos. O médio tem demasiadas limitações técnicas para justificar um montante destes, ainda por cima já foi flop em dois campeonatos das Big 5 e parecia claro que ia ser suplente esta época (aliás desde Janeiro que teria sido, caso Manu não se tivesse lesionado). 

Florentino Luís vai continuar a carreira no Burnley, O médio defensivo, de 26 anos, sai do Benfica por empréstimo mas o acordo contempla uma cláusula de compra obrigatória que ronda os 25 milhões de euros. Tino termina assim uma ligação às águias que durava desde 2010.

38 Comentários

  • fernando pimentel
    Posted Agosto 31, 2025 at 8:22 pm

    Disse que o Benfica o vendia facilmente a um clube médio baixo da PL por 25 na notícia do interesse do Marselha. É um jogador relativamente cotado na Europa.

  • henry14
    Posted Agosto 31, 2025 at 8:34 pm

    Desabafo:
    Antigamente e apesar de não querer ver sair os nossos melhores jogadores, ficava com algum “orgulho” de ter vendido um grande jogador por um boa quantia e mais “orgulhoso” ficava se eles fossem para um colosso. Hoje em dia, ficaria mais orgulhoso de ficar com os jogadores e não de os vender. Sim, somos bué bons a vender. Mais 25M neste, mais 25 do Akturkoglu, +25 no Kokcu, IUPIII. Já não interessa, já nem há grande mérito em vender, no máximo há mérito em “enganar”. O Fábio Silva custou 40M, o Harder custará 30, um pinheiro qualquer do Estugarda custou 90, os jogadores da Premier são exorbitantes, etc. Nunca fui um super fã de Tino mas provavelmente fazia-nos mais falta o Florentino do que estes 25 M que provavelmente vão ser gastos num gajo qualquer com “bué potencial”.
    Boa sorte Tino 🫤. Boa estadia na Championship no próximo ano.

    • Cossery
      Posted Agosto 31, 2025 at 9:08 pm

      Frase na mouche: “fazia-nos mais falta o Florentino do que estes 25 M”👌.

    • Nickles
      Posted Agosto 31, 2025 at 9:48 pm

      Kerem, Kokçu e Florentino não valem 25M. Foram muito bem vendidos e neste momento tens melhores para as mesmas posições e bem mais baratos, excepto o Rios que custou o mesmo que o Kokçu.

    • rmatos24
      Posted Setembro 1, 2025 at 9:03 am

      Aproveito também para dar um complemento em jeito de desabafo:
      Os plantéis não se fazem só de titulares. Fazem-se de jogadores úteis, que possam servir de rotação, jogadores esses que podem (e devem) ser aqueles que são da casa, que gostam de cá estar e não se importam de ter um estatuto mais secundário. Ora, da imagem que passam do perfil do Florentino (e já agora do Tiago Gouveia), são jogadores que gostam do clube, parece que não se importariam de cá ficar e que poderiam ser fundamentais a passar os valores da “mística” (será que ainda existe?) do Benfica. Mas isso neste Benfica é uma utopia. Interessa é vender, se gostam do clube ou poderiam ser úteis, isso é irrelevante. O Benfica deveria ter uma base de jogadores da casa, construída numa lógica de união e valores semelhantes. Mas não, é apenas um entreposto de jogadores e este ano então, está a atingir todos os máximos possíveis.

      • henry14
        Posted Setembro 1, 2025 at 9:15 am

        Excelente apontamento, rmatos24.
        Subscrevo a 100%.
        Tenho a mesma ideia em relação ao Tino e ao Gouveia. Podemos ter uma ideia errada mas é o que transparece cá para fora.

        • Mantorras
          Posted Setembro 1, 2025 at 10:25 am

          Nao discordo da ideia, mas acho que em termos de gestao esta melhor assim, so nao entendo o emprestimo do Rafael. O Tino ja tinha saido, voltou e foi importante, ja foi titularissimo, e ao perder espaco/estatuto, tendo opcoes da Premier, acho que ele proprio prefere ir jogar la fora. Quanto ao Benfica, claro que nao tem que fazer o que os jogadores preferem, mas para rodar, tendo Barreiro + miudos, serve perfeitamente, sendo que Manu volta a meio da epoca. Para o lugar do Tiago (que ja tem 24 anos!) tens o Presti, que precisa de espaco para ter minutos, se jogasse na frente, porque o titular sera entre Luke e Fred, e se o Tiago jogasse mais atras, tens Dedic + Tomas e Leandro/Aursnes, que vai ser o que o Lage vai fazer de vez em quando para poder meter o Tomas sem chatear muito os outros centrais. Eu acho o Prioste curto, mas o Veloso e o Rafael podiam cobrir o “lugar de rotacao” na boa.

      • GabCel
        Posted Setembro 3, 2025 at 2:46 pm

        comentario perfeito

  • Cossery
    Posted Agosto 31, 2025 at 9:04 pm

    É uma boa venda pelo valor, mas desportivamente não sei, sobretudo nesta altura…
    É um jogador muito útil, pode não servir para titular absoluto de uma equipa como o Benfica mas serve para fazer parte do plantel.
    Além disso, vão estar uns meses com apenas o Enzo e o Rios como alternativas claras para 6 e 8. O Aursnes e o Barreiro também podem jogar a 8, mas não é aí que o Laje os tem usado, talvez mude, veremos. E com a lesão do Hugo Félix e a falta de jogo que se tem dado ao Prioste, nem nos jovens da formação parece haver solução óbvia.
    Tenho receio que não haja rotação para o Enzo e o Rios e que estourem antes de o Manu regressar. O Enzo então fica mesmo sem substituto e já hoje parecia acusar cansaço…
    O dinheiro nem vem já e o Florentino tem tido sempre mercado, por isso na minha opinião deviam ter esperado por Janeiro para vendê-lo.

    • Petrol
      Posted Setembro 1, 2025 at 7:36 am

      Creio que a opção será Prioste. Hugo Félix a contar seria para jogar atrás do avançado.

      • porra33
        Posted Setembro 1, 2025 at 8:26 am

        Acho que ele queria dizer o Nuno Felix e não o Hugo Felix

        • Cossery
          Posted Setembro 1, 2025 at 12:42 pm

          É isso, queria dizer o Nuno, que seria uma opção excelente, muita pena a grave lesão.
          Talvez seja Prioste, mas nem sequer tem entrado no final dos jogos.
          Com o novo EE (que também não me entusiasmou), talvez o Aursnes seja mais usado no meio, mas mesmo assim não é um 6.
          Jogaremos em duplo pivot, mas quando for preciso fechar o meio campo não temos solução…

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 31, 2025 at 9:22 pm

    Era um jogador que não encaixava numa equipa como o Benfica principalmente para jogar num 4-4-2. O Florentino é incrível em termos defensivos: tem uma leitura de jogo fenomenal e uma capacidade de desarme muito boa também, tendo muito pouco pulmão. Mas com bola é muito limitado, joga simples e até tem alguma qualidade no passe quando não está pressionado, mas é um jogador que tem dificuldades em ver o que se passa à sua volta com bola e que se precipita muito quando pressionado. Tem esta lacuna gritante durante anos, mas nunca pareceu ter melhorado neste aspeto. E isso numa equipa como o Benfica que tem que ter bola, que exige que os médios tenham qualidade com bola para iniciar a construção era uma lacuna grande que o Benfica tinha q e que os adversários aproveitavam.
    *
    Claro que isto pode ser ultrapassado, vejo o caso do Andrich no Leverkusen e na seleção alemã que apesar da sua qualidade sem bola e com claras qualidades defensivas, subia muito no terreno quando a equipa construía atrás passando outro jogador a fazer essa tarefa. Claro que isso iria afetar as dinâmicas da equipa e não vejo isso como uma vantagem neste 4-4-2 do Benfica. Por isso a venda faz todo o sentido.
    *
    Não acho que o Burnley tenha pago demasiado, jogadores com as suas qualidades defensivas são muito raros! E o Burnley vai ser uma equipa que vai jogar quase sempre mais baixo e a dar a iniciativa aos adversários, o Florentino neste tipo de jogo é muito bom! Acredito que vá ter muitos minutos por lá e ser uma peça chave, como foi em muitos jogos de Champions pelo Benfica! Acho que ambos ficam a ganhar com este negócio, muita sorte para o Florentino que sempre deu tudo de si!

  • Nickles
    Posted Agosto 31, 2025 at 9:49 pm

    Uma excelente venda. Nunca na vida vale isto e é a 2a derrota do Burnley na semana

  • JJBoss
    Posted Agosto 31, 2025 at 10:06 pm

    Achar que k Benfica anda a fazer grandes vendas por 25 milhões de jogadores titulares é não conhecer a realidade do mercado atual. Florentino, Aktur, Kokcu tinham todos qualidade titular, todos tinha margem alta valer mais 10 ou 15 milhões. Vender depois de uma época desportiva mal conseguida é um erro. O Florentino já valeu 40M duas vezes. Isto não é nenhum jackpot é um mau ato de gestão. O Florentino já mostrou que era suficiente para a realidade de ganhar um campeonato com margem. Os treinadores é que hoje em dia são fracos e não conseguem fazer equipas com as docas que recebem e precisam de investir centenas para meter a máquina a funcionar.
    Investir tanto, mudar 6 titulares nunca será um indicador de progresso e deita a baixo qualquer discurso de que a época passada não foi assim tão má.

    • brunodobenfica
      Posted Agosto 31, 2025 at 11:58 pm

      Não menosprezando a opinião à qual tens direito aposto que votarias (ou vais votar) em LFV…

    • _Mushy_
      Posted Setembro 1, 2025 at 3:53 am

      Realmente acertaste num ponto, não conhecer a realidade do mercado… mencionares esses 3 jogadores e achar que vale esses valores todos, é estar mesmo fora do que se anda a passar por esse mundo fora..

    • Honestly
      Posted Setembro 1, 2025 at 6:38 pm

      O Florentino valia mais 10 ou 15 milhões? E o kokcu mais o aktur depois desta época miserável também valeriam? Começo a acreditar no user que diz que irias votar no vieira. A voltar ao tempos dos mendilhoes talvez valessem

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Agosto 31, 2025 at 10:11 pm

    É uma boa notícia para todos. O Tino ia ser suplente e merece mais que perder espaço agora no Benfica. Acho que merece jogar a PL e receber bom dinheiro (cá não deveria ser dos mais bem pagos). É pena sair assim mas a verdade é que lhe faltavam algumas coisas. Sempre fui muito fã e acho que 90% do tempo faz coisas que poucos no mundo sabem fazer, depois nos outros 10% empata jogo ou comete um erro naif. Foi assim na final da TdP e foi assim na Turquia por exemplo. 25M€ é um bom número. É bom que seja canalizado para os reforços que ainda fazem falta.

  • Kacal
    Posted Agosto 31, 2025 at 10:42 pm

    O Benfica joga com 2 médios mais declarados e assim deverá continuar com a chegada de Sudakov. Tendo isso em conta parece-me que as opções de meio-campo começam a ficar curtas. Aursnes anda a jogar na ala direita e ainda tem que ser lateral quando Dedic não está e sobra a dupla titular mais Barreiro. Já que os miúdos da B parecem não contar para Lage e nem sei se estarão preparados para assumir. Há ainda Manu Silva mas duvido que ele esta época seja opção válida ainda. Do que li a recuperação poderá demorar até Dezembro e depois ganhar ritmo e forma talvez esta época já não será uma forte opção. Talvez mais uma solução para ali com esta saída não fosse mal pensado.

    • Petrol
      Posted Setembro 1, 2025 at 7:32 am

      Penso que a ideia será dar espaço a Prioste e Veloso numa fase inicial. Mais à frente haverá o regresso de Manu.

      • Kacal
        Posted Setembro 1, 2025 at 5:38 pm

        Talvez Petrol, mas duvido seriamente que o Manu Silva esteja pronto a ser uma clara mais-valia ainda esta época, sendo que nem dá para saber como voltará. E esses jovens até ao momento quase nem calçaram. Nesse sentido acho que mais uma opção para médio no mercado num negócio de oportunidade a fechar mercado não seria mal visto. Agora o Benfica pode saber algo que eu não sei como ter certezas que o Manu Silva volta mais cedo e ter planos para apostar forte nesses jovens que falas, talvez.

  • Van Basten
    Posted Agosto 31, 2025 at 11:03 pm

    Um miúdo da casa que deu sempre tudo,muito obrigado e que tenha muito sucesso nesta nova fase da carreira.

  • BP
    Posted Setembro 1, 2025 at 3:14 am

    Obrigado por tudo, Tino!
    Nunca achei que tivesse qualidade com bola para ser titular do Benfica, mas sempre o achei um bom jogador de plantel, que pode ser muito útil em determinados contextos muito específicos – nomeadamente, para entrar na segunda parte para fechar e trancar um jogo em que temos que segurar uma vitória, contra um adversário forte.
    De resto, também nunca concordei com quem defendeu a titularidade do Tino nos clássicos, derbies e jogos da Champions, embora à partida possa parecer que faz todo o sentido, porque nesses jogos uma perda de bola baixa do Florentino, por exemplo à frente da nossa área, tem muito maior probabilidade de acabar dentro da nossa baliza…enquanto com os Tondelas da vida, perdas de bola baixas do Tino podem nem ter consequências, dada a baixa qualidade dos avançados, nos jogos grandes a história pode ser muito diferente…
    25 milhões? Seria justo se desse para fazer como no andebol, o Tino só jogava o momento defensivo e saía mal ganhássemos a bola…
    Na época passada, o Kokçu só não teve ainda melhores números de G+A porque tinha que descer para a primeira linha de construção, para a equipa contornar o problema Florentino na primeira fase de construção…um craque de penúltimo e último passe a ter que vir assegurar os primeiros passes…
    Mas só desejo ao Tino que tudo lhe corra bem, é um grande benfiquista que inspira carinho.

    • GabCel
      Posted Setembro 3, 2025 at 2:36 pm

      esreveste tanto e só acertaste no ultimo paragrafo… então a mentira descarada sobre o flop turco é de bradar aos céus….

      O não era o turco que era sacrificado… era o Tino que tinha que jogar mais à frente porque o turco era muito fraco a jogar como 10 (ou como 8 ou como 6) era uma miséria.

  • porra33
    Posted Setembro 1, 2025 at 6:57 am

    Tino tem qualidade para o Benfica, nunca seria um indiscutível pela suas limitações na parte da construção mas tem qualidades defensivas muito raras que dão jeito em jogos de grande exigência. Tino soube crescer, sobreviveu à perda de hype pós formação e empréstimos falhados e conseguiu dar a volta por cima. Por 25M€ é um excelente negócio para o Benfica, merece ir jogar a Premier e fazer um contrato mais vantajoso. O meio campo do Benfica tem várias opções no meio campo e há também bons nomes na formação. Acho que no futuro Tino terá a possibilidade de regressar como elemento de rotação caso falte alguém com caracteristicas mais defensivas. Tudo de bom para o Tino que tenha sorte e que sobressaia!

  • Mantorras
    Posted Setembro 1, 2025 at 7:55 am

    Muita sorte ao Tino.
    Parece-me o preco justo por ele, nesta fase, e parece-me que quando o Manu voltar realmente estara “a mais”, mas talvez nao tenha sido a coisa mais inteligente de sempre emprestar o Rafael Luis.

    • Pablo2
      Posted Setembro 1, 2025 at 11:46 am

      Não se sabe como o Manu volta

    • Joga_Bonito
      Posted Setembro 1, 2025 at 6:50 pm

      Mas se calhar o Rafael Luís quererá jogar mais e com Manu, Enzo, Rios, Aursnes e Barreiro será muito difícil. Mais vale fazer este ano a jogar e voltar com outro andamento do que tentar lutar por minutos num meio-campo cheio de boas opções. Nem todos podem ser o João Neves que surpreendeu quando conseguiu agarrar o lugar. Até porque conhecendo Rui Costa se Enzo ou Rios brilharem ele vende logo e em 2026 haverá muito mais espaço o Rafael Luís.

      • Mantorras
        Posted Setembro 2, 2025 at 7:38 am

        Creio que se o problema do Rafael fosse jogar mais nao tinha sido emprestado com uma clausula de 7M, mas entendo o teu ponto, se for o caso tudo certo.

  • Carocho1
    Posted Setembro 1, 2025 at 8:22 am

    Muito bem vendido. O jogador devia querer jogar mais, o Benfica tinha excesso de opções a 6 com a chegada de Manu de lesão e alguém tinha de sair.
    Tino está estagnado, irá ser sempre muito bom no desarme e fraco em posse. Poderia dar jeito em jogos de nível mais elevado para entrar nos últimos 15′ e segurar resultado, não mais que isso.
    E assim de repente, fazemos 75M em Tino Aktur e Kokcu. Mais uma vez, independentemente de ser mais que hora de Rui Costa ir embora em Outubro, este está a ser dos melhores mercados dos últimos largos anos.
    (falta só um treinador)

  • Dad Vader
    Posted Setembro 1, 2025 at 10:18 am

    Muito obrigado ao Tino por tudo. Foi titular, foi relegado para o banco, foi emprestado e nunca se viu ponta de mau profissionalismo, falta de compromisso ou desagrado. Deu sempre tudo o que tinha, mesmo com as fragilidades técnicas que tem. É um senhor.
    O Benfica também soube gerir bem este processo. Acrescentou ao plantel um jogador com outra capacidade técnica para a posição, pese embora não ter a mesma capacidade de recuperação de bolas, mas também poucos tem, e ainda trouxe Ríos que ajuda a colmatar isso. Atrasou a saída do jogador até final de mercado para uma altura em que Manu já poderá estar perto do regresso e ainda faz uma venda por bons valores.
    A única crítica é a saída de Rafael Luís que podia ser um backup enquanto Manu não volta à forma.
    Fará falta naqueles momentos em que é necessário colocar um tampão em frente da defesa, mas não podemos manter o jogador apenas para isso.
    A melhor das sortes para o Tino, acho que fará muitos minutos em Inglaterra.

  • Pablo2
    Posted Setembro 1, 2025 at 11:50 am

    Má venda

  • AndreChaves9
    Posted Setembro 1, 2025 at 11:54 am

    O valor é bom, mas é daqueles que poderia fazer a carreira no plantel. Tudo de bom para ele.

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 1, 2025 at 12:25 pm

    Muito injustiçado! Sempre deu tudo, muito correcto dentro e fora do campo. Nunca criou problemas… Grande recuperador de bolas, vítima de uma era onde se acha que futebol é só passes, de caminho ainda pediremos que um 6 faça assistências para golo e marque 20 por ano…
    Sê feliz Tino e obrigado por tudo!

  • Red Scorpius
    Posted Setembro 1, 2025 at 1:32 pm

    Será bom para o SLB e para o jogador que ais 26 anos poderá fazer um contrato melhor.
    Florentino não é consensual. É muito bom defensivamente mas revelou sempre alguma instabilidade com a bola nós pés, aspecto em que terá melhorado mas não o suficiente para que evitar que ao menor erro o pessoal lhe caísse em cima.
    Toda a gente gostará do homem Florentino, ótimo profissional, humilde, que nunca criou problemas.
    Boa sorte e obrigado, Florentino!

Deixa um comentário