Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica já está em 2.º; Seferovic e Jardel resolveram; Águias jogaram 45 minutos contra 10; Fábio Cardoso esteve desastrado (escorregou no 0-1 e ainda foi expulso); Rúben Dias falha Guimarães

Santa Clara 0-2 Benfica (Seferovic 22′ e Jardel 48′)

O Benfica cumpriu nos Açores e assumiu assim o 2.º lugar (antes de Lage entrar estava em 4.º). As águias não realizaram uma grande 1.ª parte, mas potenciaram bem a escorregadela de Fábio Cardoso e depois do intervalo, a jogar em superioridade numérica, só não chegaram à goleada devido ao desperdício. Seferovic voltou a marcar mas perdoou em 3 ocasiões, num jogo em que Rúben Dias viu o amarelo que o tira do duelo em Guimarães. Já o Santa Clara tentou dividir no 1.º tempo, mas os dois erros de Cardoso (escorregadela e expulsão) hipotecaram qualquer tipo de estratégia.

No que diz respeito ao encontro, começou bem disputado, mas com o Benfica a ter a primeira oportunidade, com Seferovic a definir mal quando estava em boa a posição. A seguir foi João Félix a desperdiçar, ma aos 21 minutos, os encarnados adiantaram-se mesmo no marcador. Seferovic aproveitou uma escorregadela de Fábio Cardoso para se isolar e abrir o activo. O Santa Clara respondeu, num disparo de Bruno Lamas para boa defesa de Vlachodimos. Já em cima do intervalo ocorreu outro momento chave da parte, com Fábio Cardoso a agarrar Pizzi quando o médio da baliza se dirigia para a baliza (inicialmente o árbitro assinalou penalti, mas depois de rever no VAR alterou a decisão, optando no enteando por dar o vermelho ao central do Santa Clara). O 2.º tempo começou praticamente com o 2-0. Canto de Pizzi e Jardel a marcar de cabeça. As águias não tiraram o pé e começaram a criar oportunidades em catadupa até aos 72 minutos, mas Seferovic (3 claras), Pizzi, Grimaldo e João Félix desperdiçaram e o 2-0 não se desfez, sendo que até final o principal destaque foi a entrada de Castillo para o lugar de Félix.

Santa Clara – Jogo ingrato, pelos erros de Fábio Cardoso, mas que também serviu para demonstrar que João Henriques precisa de reforços. Sem Rashid (na selecção) e Fernando (saiu para o FC Porto) a equipa perdeu os 2 melhores activos e isso nota-se na qualidade de jogo e principalmente na incapacidade para criar oportunidades (só umas semi-ameaças, bem diferente do que o conjunto açoriano tinha conseguido frente a FC Porto e Sporting).

Benfica – Não foi uma grande exibição, mas as águias alcançaram o objectivo e demonstraram vontade em circular a bola (o XI de Lage, com Pizzi e Zivkovic nas alas, também foi nesse sentido) e principalmente pressionar mais alto (Fejsa foi importante nesse capítulo). A nível individual Seferovic deu-se muito ao jogo, marcou, mas podia ter juntado mais alguns golos ao marcador. Pizzi e João Félix também tiveram boas iniciativas, mas foram prejudicados pelas péssimas condições do relvado.

XI do Santa Clara – Serginho, Patrick, César, Fábio Cardoso, Mamadu, Ukra, Anderson Carvalho, Pacheco, Bruno Lamas, Stephens e Zé Manuel.

XI do Benfica – Vlachodimos, Grimaldo, Jardel, Rúben Dias, André Almeida, Fejsa, Gabriel, Zivkovic, Pizzi, João Félix e Seferović.

70 Comentários

  • Dca
    Posted Janeiro 11, 2019 at 8:53 pm

    Primeira parte que sem ser espetacular (nem podia, o trabalho deve ter sido no foco defensivo) foi eficaz (na construção, não na finalização) criando, além do golo, 2/3 oportunidades de golo com um futebol simples.
    A opção pelo Gabriel parece-me pelo facto de não ser tão móvel, ou seja, mais estático, cria uma parede de 2 (com Fejsa) para a transição. Ofensivamente foi curto.
    Segunda parte, um vendaval. O -1, ajuda claro, mas não é tudo.
    Diferenças:

    Ataque à profundidade. Vêem-se muitos movimentos de rutura, por parte dos MA, arrastando o lateral adversário e abrindo espaço para os nossos laterais. Outro ataque à profundidade é que após o passe, há uma desmarcação frontal, obriga a linha defensiva a recuar, ou se não acompanham, recebe sozinho.
    Largura. Muita largura, quer pelos MA quer pelos DL. Fundamental.
    Bolas paradas. Cantos bem batidos.

    Defensivamente, maior organização, mas os DC’s continuam a dar muito espaço ao AV, não pode ser.

    Bom jogo.

  • LevonAronian
    Posted Janeiro 11, 2019 at 8:57 pm

    Que alegria voltar a ver o Benfica jogar assim, não foi brilhante mas sentiu-se sempre a equipa segura e confiante, e com capacidade criar perigo.
    Gabriel a surpreender, excelente jogo defensivo e no passe longo, apesar de algumas perdas de bola no início.

    P.S. – É um promenor apenas, mas dar 3 minutos de desconto no primeiro tempo quando o jogo teve parado entre os 41 e 45 minutos por causa do VAR é falta de bom senso

    • Dca
      Posted Janeiro 11, 2019 at 9:06 pm

      O jogo teve parado 6 minutos e meio! Fui contar

      • LevonAronian
        Posted Janeiro 11, 2019 at 9:27 pm

        Acredito Dca, eu disse a partir dos 41 par ter a certeza que não era injusto, mas já tinha sensação de que tinha ficado mais tempo parado.
        Já que estou no tema, 6 minutos e meio de jogo parado por causa do VAR é absurdo, será assim tão necessário o árbitro principal ir ver as imagens? O VAR também sabe as regras, basta ele tomar a decisão e assumir a responsabilidade da mesma, e evita-se paragens ainda mais prolongadas

    • Primo1904
      Posted Janeiro 11, 2019 at 9:21 pm

      O mesmo Capela que na época passada deu 9 minutos de compensação.Hoje no total das 2 partes deu 5 minutos.
      Mas no geral acho que esteve bem.

  • Nunop
    Posted Janeiro 11, 2019 at 8:57 pm

    2ª parte absolutamente horrenda do Benfica, aquele cruzamento do André Almeida isolado na direita que sai para a bancada diz muito do que foi a segunda parte e já agora a sua qualidade futebolistica (um desastre). Fez lembrar Rui Vitória estes 45.
    O jogo do Benfica morre quando sai Zivkovic, como sempre. O sérvio joga q se farta e faz jogar.
    Mais uma vez, Salvio horrível. Mal em todas as acções e super egoísta (era so dar no Castillo, um colega q precisa de confiança que tava enquadrado com a baliza, mas não, bora tentar um remate desequilbrado com o meu pé esquerdo).

    SALVEM-NOS DESTA ALA DIREITA (AA, SALVIO)!!!

  • Xefe
    Posted Janeiro 11, 2019 at 8:58 pm

    Jogo difícil até à expulsão, embora a vantagem se justificasse (2 boas oportunidades). Depois o Benfica teve um arranque de 2º parte muito bom onde fez o 2º e podia ter feito o 3º. A partir dos 60min a equipa passou a gerir o jogo embora aqui e acolá consentisse ao Santa Clara mais do que devia.

    Nota para o campo que estava péssimo ficando difícil jogar futebol (e o vento também não ajudou).

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Janeiro 11, 2019 at 8:59 pm

    Primeira parte de domínio quanto baste e segunda parte de domínio total.

    Primeiro jogo completo que vejo de Lage e gostei do que vi. Especialmente o movimento de pressão alta com enfoque no portador da bola. Não em movimentos isolados de jogador A ou B, mas através de movimentos colectivos.

    A partir da expulsão, não houve dúvidas. Até deu para um festival de golos cantados durante a segunda parte.

    Seferovic, mais um golo. Depois de tantas críticas, lá vai facturando. João, ainda não é Jonas, mas tem tanto jogo naqueles pés. Pizzi, mais assistências na liga e um golo de canto – o que não dirão os seus críticos… Gostei de ver Gabriel, não muito entusiasmante, mas cumpriu. Também gostei de ver Castillo a voltar. Apenas uma crítica a Lage: podia ter substituído mais cedo, deu ali algum alento ao Santa Clara.

    Duas vitórias para Lage, bons princípios de jogo, dois bons jogos. Com o passar do tempo as suas ideias vão aparecendo e amadurecendo. Merece ficar até ao final da época e ter a sua hipótese.

    Quanto ao lance do jogo que irá dar muito que falar (ou não fosse Portugal…), creio que Capela decidiu bem e esteve muito bem ao confirmar com o VAR.

    Vamos ver como é que isto vai ser em Guimarães…

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 11, 2019 at 8:59 pm

    Um jogo que sem ser espetacular, foi eficaz e é isso que se pede à uma equipa grande: uma equipa que sabe o que faz em campo e que tem planos de jogo. Espero que o Gabriel não volte a ser titular, o Gedson tem que jogar sempre.

    • Primo1904
      Posted Janeiro 11, 2019 at 9:18 pm

      Hoje,pela primeira vez, até gostei do Gabriel. Mas hoje pedia-se a entrada de Gedson bem mais cedo no encontro.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:01 pm

    Gostei do que vi!

    Pizzi na direita é outra loiça.

    Muito para evoluir esta equipa depois de toda a destruição que o trolha proporcionou.

    É muito importante segurar o 2º lugar.

    Carrega Benfica! 1904!

  • Teixas
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:09 pm

    O Gabriel cada vez mais me desilude. 8 milhões é muito para tão pouco. E em termos teóricos até o prefiro o seu corpanzil no meio campo a dar músculo em vez de Gedson “pernas de alicate” hehe. Mas a verdade é que o português joga muito mais. É esperar pelo krovinovic…

    De resto, gostei da sinergia no ataque mas muita displicência e falta de pragmatismo.

  • Chico
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:11 pm

    Gostei da pressão alta, gostei da vontade em ter a posse de bola, gostei das chances criadas, gostei da dupla Seferovic-Félix, gostei do Fejsa a recuperar muitas bolas próximo da área adversária, gostei do Pizzi (melhor em campo, a jogar à direita – só lhe falta um LD que dê mais profundidade) e gostei do Gabriel a dar qualidade à circulação de bola (apesar de não ter começado muito bem).

    Não gostei do André Almeida, das substituições, da dificuldade dos centrais em controlar a profundidade, da falta de eficácia na finalização e das saídas do Vlachodimos.

  • KRN86
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:13 pm

    Coitado do Fábio Cardoso. Muito azar e logo hoje. Eu, se fosse ele, agora pegava na malinha e ia fazer um retiro de 3 ou 4 dias para por as ideias em ordem. Ainda por cima, alegadamente o Benfica até estava interessado nele e hoje perdeu a oportunidade de deixar as melhores indicações. Esperemos que não se deixe abalar.

  • coach407
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:15 pm

    Mágico João Félix. Decisivo na recuperação de bola para o 1-0, com uma finta de corpo e receção saca o vermelho ao Fábio Cardoso, assiste Jardel num canto que é meio golo (deixa o brasileiro praticamente na pequena área numa posição central e completamente sozinho a ter de finalizar fácil), dá um golo cantado ao Grimaldo que completamente isolado passou ao Seferovic em vez de marcar, dá outro golo cantado ao suiço que, novamente completamente isolado, remata ao lado e esteve em todo o lado mandando completamente no jogo do Benfica. Não jogou a extremo direito, esquerdo, 8, 10 ou avançado. Jogou em todo o lado e com a sua enorme qualidade.

    Ah espera, era o Pizzi. Afinal não foi assim tão bom. Se fosse o Félix sim, agora assim não. Bater em mortos qualquer um faz.

    Mérito para o Lage a voltar à fórmula do Rui Vitória na primeira época que permitia ter o Pizzi sempre no último terço com poucas preocupações defensivas que é o que se quer. O Benfica joga tanto melhor quanto o número de vezes que Pizzi consiga ter a bola no último terço. Quando isso acontece o resto vem com naturalidade.

    • Pulga
      Posted Janeiro 11, 2019 at 9:19 pm

      A 1° parte do Pizzi foi francamente má. Na 2° foi o melhor do Benfica.

      • coach407
        Posted Janeiro 11, 2019 at 9:44 pm

        O teu comentário é um enorme elogio ao Pizzi.

        Sabes que um jogador é muito bom quando ele resolve o jogo ainda na primeira parte e dizem que ele foi francamente mau… na primeira parte. Há poucas coisas acima desse elogio na carreira de um jogador.

    • DNowitzki
      Posted Janeiro 11, 2019 at 9:22 pm

      É verdade! O Pizzi é o Panoramix do Benfica! É um craque dos pés à cabeça. Marcou não sei quantas bolas paradas. Acertou uma. No fundo, encarna a imagem do relógio.

      • coach407
        Posted Janeiro 11, 2019 at 9:56 pm

        Sim. Toda a gente sabe que a maior parte dos jogadores fazem pelo menos 3/4 assistências de canto ou livre por jogo.

        • Kafka
          Posted Janeiro 11, 2019 at 10:01 pm

          Não se trata de fazer assistenciais, óbvio que ninguém faz 4 assistências por jogo, mas o Pizzi a grande maioria das bolas nem à área chega, portanto nem perigo sequer consegue criar e tu tens a enorme lata de vir elogiar as bolas paradas do Pizzi… Vives msm numa bolha

          • Dca
            Posted Janeiro 11, 2019 at 10:05 pm

            Hoje até bateu bem.

          • coach407
            Posted Janeiro 11, 2019 at 10:27 pm

            Eu elogiei diferentes lances. Elogiei UMA bola parada que merece ser elogiada.

            Até podia ser o Jardel a marcar um golo de bicicleta do meio-campo eu poderia elogiar mesmo não sendo um craque a fazer bicicletas. Ou não podia? Não podia dizer “belo golo” porque não faz isso em todos os jogos?

            O Pizzi já demonstrou ser um exímio executante de bolas paradas mas não tem estado ao seu nível, concordo. Ainda assim não é por acaso que era sempre ele o dono das bolas paradas com os três treinadores que teve no Benfica e na seleção também tem sido ele quando está em campo. Mesmo a jogar ao mesmo tempo que jogadores como Rúben Neves e Bernardo Silva que seriam ótimas opções. Fernando Santos também opta sempre por ele.

            Eu diria que alguma qualidade deve ter. Nem que seja nos treinos porque acho estranho todos os treinadores serem estúpidos.

            • Kafka
              Posted Janeiro 11, 2019 at 11:26 pm

              Dares o exemplo da Selecção é só ridículo quando tens o Cristiano a bater os livres directos todos, quando nem de perto é o melhor marcador de livres directos da Selecção.. Portanto só te enterras te com o exemplo, pq a Seleção portuguesa e o Fernando Santos não é propriamente o melhor treinador a escolher batedor de livres, pq de fosse o Cristiano não batia livres e bate

              • Dracarys
                Posted Janeiro 11, 2019 at 11:35 pm

                Não que eu concorde com o Coach (também acho que as bolas paradas do Pizzi são fracas, vão muito “balão”), mas há mais bolas paradas para além dos livres diretos.

              • coach407
                Posted Janeiro 11, 2019 at 11:38 pm

                Eu falo de Jorge Jesus, Rui Vitória, Bruno Lage e Fernando Santos e podia continuar porque o Pizzi sempre foi o homem das bolas paradas ao longo da sua carreira.

                Tu acabas a criticar não só o Fernando Santos, como o Allegri, o Zidane, o Ancelotti, o Mourinho, o Benitez, o Pellegrini e o Ferguson por colocarem o Ronaldo a bater livres. E poderia ainda referir todos os selecionadores que antecederam o Fernando Santos.

                É demasiado desonesto usar o facto do Ronaldo bater os livres para dizer que o Fernando Santos não é bom a escolher daí bater o Pizzi em vez do Neves ou do Bernardo. Que comparação mais infeliz.

              • DNowitzki
                Posted Janeiro 12, 2019 at 1:08 am

                Exatamente!

              • Tiago Silva
                Posted Janeiro 12, 2019 at 2:10 pm

                O Ronaldo também bate os livres na Juventus com Pjanic e Dybala em campo. Não me parece ser culpa do Fernando Santos nesse aspeto, simplesmente o Ronaldo exige bater sempre e os treinadores deixam.

            • Kafka
              Posted Janeiro 11, 2019 at 11:27 pm

              Ah e “Pizzi é um EXÍMIO marcador de bolas paradas”

              Tão mas tão bom esta frase, obrigado pelo momento

            • ThatMan
              Posted Janeiro 12, 2019 at 5:39 pm

              Eheheh, exímio…

        • DNowitzki
          Posted Janeiro 11, 2019 at 10:01 pm

          O Pizziramix faz duas por cada canto ou livre. Isto quando tem força para fazer chegar a bola ao sítio. Mas às vezes – muitas – parece o Shaq nos lances livres.

    • Teixas
      Posted Janeiro 11, 2019 at 9:27 pm

      Não podia concordar mais!

  • ACT7
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:16 pm

    Notam-se melhorias, principalmente organização, transição defensiva e pressão alta. Aliás, a equipa nem está habituada a este tipo de comportamentos e isso notou-se perto dos 70 min onde já haviam jogadores muito cansados.
    Bons movimentos ofensivos, mas desperdiçamos golos fáceis, também é certo que foi contra 10.
    Este é o lugar do Pizzi, a partir da ala ele consegue mandar no jogo e não fica tão exposto defensivamente, com esta nova velha função do Pizzi, precisamos ainda mais de um lateral direito.
    Fábio Cardoso fica ligado ao golo e à expulsão (parece-me forçada), mas também o campo estava complicado e isso notou-se em algumas jogadas ofensivas do Benfica.
    Gabriel foi a grande novidade, fez o seu melhor jogo pelo Benfica, prefiro o Gedson ou o Krovinovic, mas o brasileiro ajuda mais o Fejsa e roda muito bem o centro de jogo (coisa que o B.Lage pede muitas vezes à equipa), acredito que o Gabriel com mais ritmo pode tornar-se importante no Benfica.
    Félix é um jogador incrível, mesmo nestas condições consegue jogar muito, correu que se fartou. O Seferovic também está em forma, mas é capaz do melhor e do pior no mesmo minuto.

    • RuiF
      Posted Janeiro 11, 2019 at 9:30 pm

      Não estou a defender o RV, mas o Benfica aplicava bastante pressão alta no começo da temporada. Infelizmente foi sol de pouca dura.

      • ACT7
        Posted Janeiro 11, 2019 at 11:51 pm

        Sim e eu elogiei isso, mas isso foi 1 mês? é que ultimamente cada vez que o Benfica perdia a bola era tudo a recuar para dentro de área.

  • Pulga
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:16 pm

    Destaque para o posicionamento de fejsa que com RV levava constantemente com 3 adversários embalados porque jogava demasiado recuado (RV tinha medo de ter jogadores fora de posição em transição, irónico né?) e que com Lage joga bem avançado, quase nas costas dos avançados, cortando o contra ataque logo à nascença.

    Curiosamente, o posicionamento do Fejsa é uma boa metáfora para aquilo que é Rui Vitória.

  • Andre A
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:21 pm

    Obrigado Al-libaba ou lá o que é! Não foi brilhante e estivemos contra 10 imenso tempo, mas a diferença da construção e a pressionar são da noite para o dia. 2 jogos seguidos em que achei que tivemos o jogo controlado depois de estar a ganhar. E o pizzi parecia um bom jogador outra vez!

    Não quero cruxificar o Salvio, esteve terrivel e nunca deu para muito mais do que correr e forçar 1v1 na linha. Precisa de estar bem fisicamente para mostrar mais e é um jogador útil contra laterais esgotados ou pesados. Mas agora renovar para ser dos mais bem pagos do plantel? Não percebo esta gestão…

    • Silver
      Posted Janeiro 11, 2019 at 9:48 pm

      Venda no final da época. Nem faz sentido outra coisa.

      • MikeM
        Posted Janeiro 11, 2019 at 10:39 pm

        Ninguém o quis a “custo 0”, acham mesmo que alguém vai pagar ao Benfica para o levar?
        O Salvio é um jogador banal, pago a peso de ouro e com problemas de lesões, infelizmente nenhuma equipa caiu no erro de o vir buscar. Infelizmente o Benfica caiu no erro de renovar com ele, ainda por cima com direito a aumento salarial e tudo.

  • Fernando neves _36
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:23 pm

    Quando trocamos a bola e jogamos sem o bombo na frente parecemos outra equipa, muitas trocas posicionais, muita liberdade aos jogadores e muitas oportunidades criadas.
    Já se nota algumas diferenças e acredito que com o tempo tudo fique ainda melhor.
    A equipa esteve praticamente toda bem mas o destaque hoje é para o Pizzi (na posição onde rende mais e contra estas equipas joga quase sempre bem), Grimaldo e Zivkovic também combinaram muito bem e Félix teve pormenores deliciosos, Fejsa também parece estar a voltar a melhor forma, só 2 aspetos a melhorar, substituições tardias e a falta de minutos do Gedson.
    Com treinador eu acredito!
    Vamos Benfica ❤.

    • coach407
      Posted Janeiro 12, 2019 at 1:09 pm

      Curiosamente o Benfica desbloqueia o jogo com um bombo do André Almeida sendo até lá uma exibição fraca. Já que te referes a bombo ao menos assume-o. Mesmo tendo em conta que a posse de bola reduziu imenso desde que Lage assumiu a equipa. Normal pelo 4x4x2 mas falar em bombo numa equipa com média superior a 60% de posse de bola é muito estranho . Tem calma, vais dizer que era passe para o lado e para trás? Ahahah força, os teus limites são a memória das pessoas que é curta pelo que essa do bombo vai colar se te continuares a esforçar.

      • ThatMan
        Posted Janeiro 12, 2019 at 5:38 pm

        Ele disse que já se nota diferenças, óbvio que ainda existem coisas a corrigir, mas para já a equipa pelo menos joga futebol.

        A tua história da posse de bola é que se calhar já não cola…

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:28 pm

    E o Ivan Drago venceu o Rocky Balboa…

  • Explorador do Submundo
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:30 pm

    Fábio Cardoso já estará disponível para o jogo com o Vitória ?

    • NunoLFC
      Posted Janeiro 11, 2019 at 10:42 pm

      Não sei de qual Vitória falas, mas assumindo que é o de Guimarães, o jogo é só no fim de Março, por isso só se se lesionar ou for expulso outra vez entretanto é que falha esse jogo. Não vejo porque haveria de estar indisponível…

      • Luke
        Posted Janeiro 11, 2019 at 11:00 pm

        É uma picardia da parte dele, está claramente a insinuar que o Fábio Cardoso joga pelo Benfica.

        • NunoLFC
          Posted Janeiro 12, 2019 at 9:08 am

          Eu queria que fosse ele a explicar para ver se ele percebia o ridículo. Mas não se pode esperar bom senso de um adepto de futebol português.

    • Deco10
      Posted Janeiro 11, 2019 at 11:12 pm

      Não quero acreditar que tenha sido propositado, mas seria de uma ironia enorme se Fábio Cardoso assinasse pelo Benfica agora depois de tantos comentários engraçados por aqui…

      • NunoLFC
        Posted Janeiro 12, 2019 at 9:06 am

        Foi tudo propositado, qualquer outro jogador em vez de fazer falta tinha deixado o Pizzi ir isolado e marcar como um bom defesa.

        Se bem que se o Fábio Cardoso não tem feito aquilo vinham dizer que estava comprado porque nem se fez ao lance. Nada de novo.

        • coach407
          Posted Janeiro 12, 2019 at 1:04 pm

          Verdade seja dita, o Fábio Cardoso defender daquela forma contra o Pizzi é mesmo a pedir para ser destruído. O Pizzi dificilmente ultrapassa qualquer jogador que não entre à queima, chega isso. Agora quando defendes colado a ele estás sujeito a ficar fora do lance logo na receção de bola. Foi o que aconteceu.

          Conclusão, qualquer jogador poderia fazer falta mas a incompetência do Fábio Cardoso não é na falta mas na abordagem que faz com que fique fora do lance.

          Isto não justifica teorias maliciosas.

  • Pedro Leal
    Posted Janeiro 11, 2019 at 9:43 pm

    Bom jogo do Benfica tivemos sempre o controlo do jogo, conseguindo criar várias oportunidades de golo logo na primeira parte. Depois com a expulsão foi só gerir e deu para ver belas jogadas entre os gajos do ataque do Benfica foi pena alguma falta de eficácia.
    Ao fim de 2 jogos consegue-se ver grandes melhorias na forma de jogar da equipa com muito melhor jogo interior e não há tanta dependência nos cruzamentos algo que acontecia com o Rui Vitória, espero que o Bruno Lage fique, pois apesar de ainda haver alguns aspetos a trabalhar ele parece-me ser o treinador certo para este projeto do Benfica.
    Agora estou bastante empolgado com o Benfica, porque depois de tantos anos a ver a equipa a jogar tão pouco sabe bem ver algum fio de jogo.
    Um detalhe aquele jogador do Santa Clara o Bruno Lamas pareceu-me ter uma técnica acima de média e mostrou bons pormenores sendo um dos jogadores que mais tentou levar o Santa Clara para a frente.

  • MuchoG
    Posted Janeiro 11, 2019 at 10:47 pm

    Este jogo é o motivo pelo qual o Seferovic nunca pode ter muito protagonismo nesta equipa nem pode ser o avançado do futuro, teve bem ao aproveitar o erro da defesa para marcar mais um golo mas fartou-se de desperdiçar chances, só na primeira parte teve 3 vezes isolado e falhou um passe fácil para o João Félix, também é fraco na desmarcação visto que é muitas vezes apanhado fora-de-jogo. É rápido, forte fisicamente e, ocasionalmente, tem momentos de talento mas é demasiado inconsistente, por agora percebo a sua titularidade mas não pode ser assim a médio/longo prazo.
    De resto foi um jogo sem grande história, jogo resolvido na primeira parte mesmo sem muitas oportunidades e a segunda parte foi de gestão. Nota para finalmente uma assistência de bola parada do Pizzi que encaixa muito mais na direita com menos responsabilidades defensivas, falta é o lateral direito a complementar. Castillo podia ter tido mais minutos, Gabriel tem qualidade mas parece-me pesado e com demasiado vontade em mostrar serviço, com tempo vai lá.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 14, 2019 at 10:23 am

      Concordo plenamente. Jogador fraco para o benfica, em 10 oportunidade marca 3 vezes. Não pode ser titular no benfica. Com jonas este jogo seria de goleada.

  • Enzo Perez
    Posted Janeiro 11, 2019 at 10:49 pm

    O q me parece mais criticável, neste momento, é a má gestão da equipa. Ñ faz sentido realizar as substituições apenas na parte final do jogo (as duas últimas aos 86´e 90`), qdo estava a ganhar 2-0 desde os 48´e qdo desde então estava a jogar 11 contra 10. Ainda por cima havia 3 jogadores fundamentais com cartões amarelos e vários outros em dificuldades físicas. Gedson deveria ter entrado para o centro do terreno, mas mt mais cedo, saindo o Gabriel (q fez jogo razoável); Castillo deveria ter tido oportunidade a sério, durante pelo menos 25´; Krovinovic anda há mais de um mês no banco sem praticamente ser utilizado. E avizinha-se uma catadupa de jogos, pelo que mais se impunha refrescar a equipa. Por outro lado, ñ se compreende como é q se pretende ter êxito qdo se vai enfrentar esta fase difícil sem uma única alternativa credível à defesa titular. Corchia, Conti, Lema e Yuri ñ servem, está visto. Nem convocados são. Há inúmeros jogos q a equipa ñ tem no banco qq defesa. Ñ é minimamente expectável ganhar alguma competição (pelo menos Liga, Taça ou L. Europa) com Almeida, Dias, Jardel e Grimaldo a terem de fazer todos os jogos.

    • Dedezalez
      Posted Janeiro 12, 2019 at 12:36 am

      Totalmente de acordo em tudo o que escreveste! A questao de nao termos qualquer defesa no banco nos ultimos jogos ultrapassa a minha inteligência

    • coach407
      Posted Janeiro 12, 2019 at 12:57 pm

      Pelo menos alguém com um critério uniforme.

      Até agora em todos os jogos que RV fizesse esta brincadeira de deixar as substituições para o fim do jogo imensas pessoas vinham cá rasgá-lo, mesma coisa em relação ao facto de não ter defesas suplentes no banco.

      Chega o Lage, faz exatamente o mesmo e esse pessoal bate palmas, não mantém a crítica.

      De qualquer forma, não ser convocado não significa que não seja opção. O Gabriel passou de não convocado para titular e, muito provavelmente, no próximo jogo vai voltar a acontecer já que Rúben Dias não vai poder jogar. A menos que jogue Samaris a central. Podes não concordar com isso mas, efetivamente, esses jogadores não estão cortados.

      E isto não é uma crítica ao Lage. A parte das substituições tardias é a única que me chateia mais mas percebo. O resto não só percebo como concordo, mas obrigado pelo critério uniforme na tua crítica.

      • Enzo Perez
        Posted Janeiro 12, 2019 at 2:16 pm

        No que concerne à falta de opções, a crítica é especialmente dirigida à SAD. A situação deveria estar a ser acautelada desde a reabertura do mercado, e até ver nada aconteceu. Veja-se o caso do porto: vai destacado na frente, mas como pretende reforçar essa condição e seguir em frente nas demais provas, já contratou um defesa central e um avançado. E ñ foram jogadores quaisquer (Pepe, concretamente). Já o Benfica, que mais precisava de equilibrar o sector recuado, nada faz. E pelos vistos dinheiro ñ seria problema, pois até daria para trazer o Mou…

        • coach407
          Posted Janeiro 12, 2019 at 2:26 pm

          O Benfica tem dois centrais que servem muito bem: Conti e Ferro. Yuri… pá é rezar para o Grimaldo não se lesionar mas duvido que o Benfica arranje melhor, é um mercado difícil. Para ir buscar um Jorge, como o FC Porto, ou outro Corchia mais vale estar quieto.

          Só faltava um “Yuri” para o lado direito para ser minimamente razoável.

          De qualquer forma, nada disso justifica o facto de não ser convocado nenhum defesa nem as substituições tardias.

          Se o Benfica tivesse um Pepe a oferecer-se também o contratava né.

          • Enzo Perez
            Posted Janeiro 12, 2019 at 3:32 pm

            Iria buscar o Sacko ao Guimarães e o Mangala por empréstimo de 6 meses. Lema deve sair de vez, Conti por empréstimo e subia o Ferro à 1. equipa.

  • Fernando neves _36
    Posted Janeiro 12, 2019 at 9:10 am

    Ontem no meu comentário não me lembrei de referir a péssima entrada do Sálvio no jogo, que miséria e ainda fomos renovar e aumentar um jogador destes.
    Se continuar assim espero que saia no fim da época.

  • golias
    Posted Janeiro 12, 2019 at 9:56 am

    entre outros aspetos interessantes, gostei da exibição do Gabriel, principalmente nos aspetos mais defensivos como recuperações de bola e jogo aéreo. Depois, apesar de falhar alguns passes e ainda precisar de melhorar nesse aspeto, nota-se que aquele pé esquerdo tem classe… por fim, deu mais músculo ali no meio e quando esgotou fisicamente o santa clara esteve melhor (últimos 20 minutos). não percebi porque o gedson não subtituiu o Gabriel mais cedo.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 14, 2019 at 10:20 am

      Não compreendo a compra deste jogador. Acho que não tem perfil para o benfica, não é superior ao Samaris por exemplo. O gedson é 100 vezes superior a esse senhor.

      • golias
        Posted Janeiro 14, 2019 at 10:55 am

        antes deste jogo também era essa a minha opinião. mas foi precisamente por isso que comentei, porque gostei da exibição dele. muitas vezes criticamos e depois quando é para elogiar ficamos calados. também concordo que o gedson é muito superior, mas não pode jogar os jogos todos nesta fase da carreira (ainda tem muitos picos e abaixamentos de forma). vamos ver no futuro. compreendo que dizes, mas é certo que gabriel não fez a pré-época e notava-se que estava lento e pesado. achei que ele era mesmo assim, mas este jogo deixou-me com a impressão que pode acrescentar algo mais, e assim sendo ainda poderá provar ser um jogador muito útil.

  • Red John
    Posted Janeiro 12, 2019 at 2:50 pm

    Adorava que fizessem daquelas compilações, como alguma malta no Youtube faz com o Messi, com todas as ações do André Almeida durante os 90 minutos. A sério, adorava.

    Tenho a certeza que ia ficar tão exposta a nulidade de jogador que temos há duas épocas a titular no Benfica… No Benfica, que além de crónico candidato ao título assume presença na Champions. Com um lateral direito que não seria titular na equipa B.

    • coach407
      Posted Janeiro 12, 2019 at 4:52 pm

      Acho que quem ficaria surpreendido és tu.

      Em Dezembro de 2017, a propósito do forte interesse do Leicester na sua contratação, o reconhecido GoalPoint fez um artigo sobre André Almeida em que demonstrou alguns factos:

      – Era o lateral-direito da Liga NOS com intervenção direta em mais golos;

      – JOGADOR COM MENOR % DE DESARMES FALHADOS DA EUROPA. Apenas perdeu 7,9% dos desarmes que tentou ficando à frente de Filipe Luís, o segundo classificado. No entanto ficou à frente de todos os jogadores que queiram ponderar.

      – Na altura em que essas estatísticas foram divulgadas, o André Almeida já levava 2 MESES sem ser ultrapassado em drible. E isto incluía o jogo no Dragão onde até foi dos jogos que teve mais desarmes (100% de eficácia nesse jogo também).

      – “Ah, joga no Benfica. No nosso campeonato é fácil”. Se AA tinha uma percentagem de 7,9% de desarmes falhados, Grimaldo tinha de… 34%. Ou seja, em média, falha mais de 1 desarme em cada 3 tentativas. Piccini e Ricardo Pereira também apresentam números muito positivos mas muito longe de André Almeida (17 e 16%, respetivamente).

      – Nos lances aéreos, André Almeida tinha ganho 74%, sendo muito poucos os laterais a nível europeu com um registo semelhante.

      Curiosamente, até os números de dribles por jogo do André Almeida são interessantes.

      Concluindo, estamos a falar de meia época de grande nível do André Almeida, não tenho dados relativos a outras alturas para saber se é sempre assim, com certeza não é mas acho que dá para destruir essa ideia de que temos uma nulidade a titular há duas épocas.

      É preciso ter o mínimo de bom senso nas análises que fazemos já que os dados que referi são durante esse período de duas épocas.

      Pedir melhorias sim, mas não é preciso extremar. Nulidade não é de certeza.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 14, 2019 at 10:19 am

      Digo o mesmo á 3 anos. Pessimo, não acrescenta nada.

Deixa um comentário