Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica na Champions; Aktürkoğlu resolveu; Barreiro e António Silva destacaram-se; Fenerbahçe atirou ao ferro mas foi quase sempre inofensivo

Era difícil pedir um melhor início de época para as Águias que, depois da conquista da Supertaça, já têm no bolso outro dos objetivos da temporada e voltando a manter a baliza a zeros (7 jogos sem sofrer é um grande registo), isto depois de muito se ter especulado sobre que influência teria a presença no Mundial de Clubes e a curta pré-época no rendimento dos jogadores. Rui Costa tem ainda uma grande vitória na intransigência em negociar Aktürkoğlu antes da eliminatória. Ainda assim, foi mais uma exibição que não encantou por aí além, mas não ficam dúvidas sobre a justiça do apuramento dos encarnados face ao conjunto das duas mãos. A 1.ª parte foi muito positiva, com várias oportunidades de golo, tendo a entrada de Barreiro para o onze sido decisiva, ajudando muito com a sua intensidade e constantes movimentações, além de ter aparecido várias vezes em zonas de finalização, nem sempre com eficácia (fez a assistência, mas desperdiçou um par de lances flagrantes). Pavlidis também subiu de rendimento (está a dar a impressão que se sente mais confortável a jogar sozinho no ataque) e o meio-campo foi pouco incomodado e teve sempre muito espaço para jogar. Dedic e Dahl voltaram a deixar boas indicações e António Silva mandou na defesa, enquanto Trubin nem teve de suar (0 defesas). Já o Fenerbahçe faz 180 minutos medonhos e longe do nível de uma equipa de Champions. Mourinho montou uma equipa demasiado espaçada (do meio-campo para a frente havia 20/30 metros entre cada jogador), abusou do jogo direto e não teve qualquer tipo de plano B para inverter o rumo dos acontecimentos. Ainda por cima, com um Benfica mais baixo no terreno da 2.ª parte houve finalmente oportunidade para aproveitar os pontos fortes de En-Nesyri ou Durán, mas a equipa insistiu em partir o jogo e foi quase sempre inofensiva. Para piorar, Talisca não só não aplicou a ‘lei do ex’, como foi expulso.

Benfica 1-0 Fenerbahçe (Aktürkoğlu 35′)

O Benfica garantiu o apuramento para a fase de liga da Liga dos Campeões ao bater o Fenerbahçe, em casa, por 1-0. Aktürkoğlu foi decisivo ao marcar o único golo da eliminatória à passagem da meia hora, depois das Águias já terem tido várias oportunidades e 2 golos anulados. No 2.º tempo, a equipa de José Mourinho, que até aí estava a ser uma nulidade, arriscou um pouco mais, mas só assustou num cabeceamento de En-Nesyri à barra e ainda teve de encarar os minutos finais a jogar com 10 devido a expulsão de Talisca.

XI Benfica: Trubin; Dedić, António Silva, Otamendi, Dahl; Richard Ríos, Barrenechea, Barreiro; Aursnes, Aktürkoğlu, Pavlidis.
XI Fenerbahçe: Livaković; Nélson Semedo, Mert Müldür, Škriniar, Oosterwolde; Fred, Sofyan Amrabat, Szymański, Brown; Talisca, En-Nesyri.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

43 Comentários

  • v de vendetta
    Posted Agosto 27, 2025 at 9:06 pm

    Quem se destacou foi o MVP Richard Ríos, encheu o campo completamente.

  • MuchoG
    Posted Agosto 27, 2025 at 9:06 pm

    Quem diria que esta eliminatória acabaria 1-0 em 180 minutos. Cumprimos a nossa obrigação, éramos de longe a melhor equipa nesta fase de apuramento.
    __
    Duas equipas com pouco futebol (especialmente o Fenerbache), ambas com treinadores conservadores e mais preocupados em não sofrer. O Benfica justifica a passagem com a 1ª parte que fez hoje, sem futebol champanhe mas a jogar na pressão alta, bolas paradas e erros da linha defensiva do Fenerbache (cada bola alta era um susto). A equipa turca não teve capacidade para sacar uma vitória na 1ª mão a jogar contra nem 10 nem teve para perseguir o golo hoje. Fica-se a queixar da falta de sorte no golo anulado na Turquia e na bola na trave hoje.
    __
    Agora é esperar pelo sorteio e pelo resto do mercado, Bruno Lage teve 80 milhões investidos na equipa antes sequer de ter a Champions garantida e agora provavelmente vai ter outro presente.

    • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
      Posted Agosto 27, 2025 at 11:05 pm

      O Fener não se fica é a queixar de nada. Podiam ter ido a levar 3 no intervalo. Dito pelo próprio Mourinho com outras palavras.

  • Nickles
    Posted Agosto 27, 2025 at 9:14 pm

    O jogador mais importante hoje foi o Rios convém destacar. E a seguir o Dedic, que jogador nossa Senhora. Algum defeito há de ter, 12M foi um roubo histórico ao Salzburgo

    • Tiago Abreu
      Posted Agosto 28, 2025 at 12:49 am

      Um suplente do Marselha, é um roubo histórico ao Salzburgo? 😂

      • bruno2000
        Posted Agosto 28, 2025 at 8:01 am

        O jogador estava emprestado ao Marselha, pertence ao Salzburgo. Às vezes, era conveniente informarem-se antes de fazerem este tipo de comentários.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 27, 2025 at 9:30 pm

    Jogo demasiado sofrido (pelo resultado), não só face à diferença das duas equipas, já que o Benfica é muito melhor que o Fenerbache e 1-0 em duas eliminatórias é muito pouco face a essa diferença, mas também porque faltou acerto individual nos momentos de decisão e porque Bruno Lage preferiu manter o 1-0 a procurar o segundo.

    Lage trouxe o plano Sporting com Barreiro nas costas de Pavlidis, o plano voltou a resultar e só não resultou mais porque o que fez a diferença entre Barreiro sair do jogo de hoje com nota 5 ou sair com nota 3 foi a sua falta de capacidade de definição (perdeu golos, perdeu timings de passe e tirou golos…).

    O resto Barreiro cumpriu mas sai com nota 3.

    Quem também fez uma exibição muito abaixo do nível que entrou esta época foi Aursnes, mas em contraponto hoje viu-se o melhor Richard Rios. Claramente o mvp da partida.

    E depois voltamos ao mesmo.
    Rios pode não ser o médio que o Benfica precisava (eu continuo a achar que não) mas comparando o Benfica do ano passado com este e Kokcu com Rios, perde-se capacidade de passe mas ganha-se todo o resto. A este nível Rios ocupa uma imensidão de terreno, faz juntar linhas e o Benfica deixa de jogar com um no meio para jogar com dois.

    Agradece a linha defensiva, e agradece Lage e o Benfica que assim continua sem sofrer golos.

    Última palavra para a arbitragem…
    Nossa, que coisa tão fraquinha.

    Segundo objetivo da época conquistado.
    Pode não ser bonito (e não é), pode ser muito em esforço, pode não gerir o plantel como devia (impensável fazer duas substituições num jogo destes) mas Lage no final de Agosto já leva uma Supertaça e a entrada na Champions no bolso.

    Agora é esperar por um cruzamento de jogos simpático porque o grande objetivo é a conquista do título nacional.

    • BP
      Posted Agosto 28, 2025 at 8:40 pm

      Dizes que a nossa vitória foi curta porque “faltou acerto individual nos momentos de decisão”. Talvez quisesses dizer “nos momentos de finalização” ou, quanto muito, de “definição”, agora momentos de decisão não está certo: estás a restringir os momentos de decisão à finalização, mas os momentos de decisão ocorrem em todos os momentos do jogo e em todas as zonas do campo! Tens tantos momentos de decisão perto da tua baliza como perto da baliza adversária…porque o jogador está sempre a tomar decisões, em todas as zonas do campo e nos quatro momentos do jogo! São decisões subconscientes, mas são decisões. Repara, quando um jogador recebe a bola, mesmo que seja um defesa perto da nossa baliza, vai ter que tomar, primeiro, a decisão “passo a bola ou progrido com ela no pé?”; se decidir passar, tem que decidir depois se passa a este, àquele ou ao outro; se decidir levar a bola, tem depois que decidir se leva a bola para dentro, para fora, para cima ou para baixo,…
      Tomada de decisão não se limita à definição no último passe e na finalização. Muita gente agora confunde essa “definição”, como agora se diz, com a tomada de decisão em geral. Pareceu-me ser o teu caso, daí este meu comentário admittedly perfeccionista.

  • Kacal
    Posted Agosto 27, 2025 at 9:34 pm

    Desconfio que o Mourinho deve estar a pensar que a eliminatória tem 4 mãos e é defender com tudo 3 delas e atacar a vitória na 4ª! Só pode é que depois de empatar a 0 em casa vem à 2ª mão podia atacar forte pensando estou a 1 jogo da Champions mais vale dar tudo e logo se vê, conseguiu fazer 0 remates à baliza em 90 minutos (teve a bola no poste que não conta, mas ok tirando isso foi zero), mas sobretudo parece que estava a defender para a 3ª mão. Ridículo! De resto o Benfica foi a equipa que melhor jogou e mais quis ganhar no conjunto da eliminatória, mesmo não tendo sido brilhante a passar alguém teria que ser o Benfica. Estão na Champions e é justo, Portugal agradece para o ranking! De resto acredito que esta vitória garante uns 2 reforços mais até ao fecho do mercado. Mais um é 100% certo na minha opinião, mas não me admirava que fossem dois. Mas alguém virá. Muitos Parabéns ao Benfica e aos seus adeptos sobretudo aqui do blog pela presença na fase de Liga da Champions!

  • Miccoli30
    Posted Agosto 27, 2025 at 10:03 pm

    Rui Costa a caminhar a passos largos para a reeleição!

    • pogagnolo
      Posted Agosto 28, 2025 at 7:53 am

      Como se isso fosse trazer algo de bom ao Benfica. Nestes 7 jogos, esperavam-se 7 vitórias, no mínimo (no máximo, ganhar e jogar bem). Assim que vierem os adversários do nosso calibre é que se vai ver o Benfiquinha de Rui Costa e Lage. Depois, vão andar aqui a atirar desculpas para os árbitros, etc. Tal e qual os sportinguistas de há uma década – a culpa é sempre dos outros; exigir uma estrutura competente, a ponto de levar ao cabo um projeto de sucesso desportivo e económico a longo prazo, está quieto.

      Esqueces-te que é mais um mercado onde o Benfica, apesar do lucro (até à data), não abate passivo. Já são 4 anos de all in do Rui Costa, com retorno quase nulo, exceptuando a 1a época do Schmidt. E o mesmo Rui Costa conseguiu destruir o trabalho do Schmidt num verão apenas: pecas fundamentais que não foram, ou foram mal substituídas (A. Cabral é das mais óbvias provas de incompetência de construcão de planteis desta gestão). E isto é só no futebol. Financeiramente, o que o Rui Costa está a fazer ao Benfica é insustentável. A bolha vai rebentar um dia, a menos que JNL consiga vencer as eleicões e estancar os rios de dinheiro derramados pelo clube.

      • Petrol
        Posted Agosto 28, 2025 at 8:31 am

        Não creio que o Miccoli30 tenha dito que seria bom para o clube, apenas deu a sua opinião. O Benfica já jogou contra o Sporting, Nice e Fenerbahçe. Não são adversários de calibre? Quanto ao 2º parágrafo concordo com exceção de JNL que infelizmente também não me parece que seja solução.

        • Miccoli30
          Posted Agosto 28, 2025 at 10:08 am

          Exactamente! O meu comentário ficou ambíguo, mas a ideia era essa: se o bom momento continuar até às eleições, nunca o Rui Costa perderá as eleições. Mas vou ser sincero, JNL não me inspira confiança… Sinceramente, entre todos os candidatos, venha o diabo e escolha…

      • Miguel Jack
        Posted Agosto 28, 2025 at 4:26 pm

        Concordo em tudo!! Eu esperava pelo menos 5-0 em todos os jogos.

        Estou ansioso em ver o Noronha a colocar o nosso Benfica onde merece

        Espero que entre a tempo de limpar esta Champions

        Viva o Benfica!!!

  • golias
    Posted Agosto 27, 2025 at 10:06 pm

    O Rios é um craque!

  • DNowitzki
    Posted Agosto 27, 2025 at 10:43 pm

    Jogo na Turquia: ah e tal, só lá fora expulsam jogadores do Benfica. Hoje: ah e tal, o Benfica só tem adversários expulsos lá fora. Lógica? A dos batatudos.
    *
    A passagem é mais do que merecida, mas o futebol jogado continua a ser pobre, até porque se insiste em jogar com NOVE jogadores de raiz defensiva.
    *
    Com a passagem à fase de grupos, é quase certo que chegara a Lisboa um ucraniano mais… Por outro lado, o Costa ganhou mais fôlego na corrida eleitoral. Eu diria que esse fôlego, não o resultado, é mau para o clube. Já se sabe que no sócio benfiquista, em larga medida, só tem feito caca nos últimos 30 anos.

  • Red Scorpius
    Posted Agosto 27, 2025 at 10:57 pm

    Uma vitória justa do Benfica mas não tranquila devido à recorrente falta de eficácia ofensiva.
    Vai valendo a maior solidez defensiva e também alguma estrelinha que têm mantido o zero defensivo.
    A equipa está em crescendo, como serde expectável face ao maior entrosamento dos novos jogadores.
    Trubin teve pouco trabalho, Dedic confirma a sua grande capacidade ofensiva, os centrais estiveram bem, Dahl cumpriu, Enzo vai ganhando ritmo, Rios nesta altura termina os jogos em crescendo, Aursnes esteve muito bem quase até ao final perdendo algum discernimento nos últimos minutos, Barreiros trabalhou bastante, fez a assistência, mas esteve desastrado na finalização. Pavlidis lutou, mas nem sempre bem na definição. Akturkoglu acabou por maecar o golo que decidiu a eliminatória, alternando bons momentos com outros menos felizes. Os suplentes refrescaram a equipa, mas a definição não acompanhou a frescura física.
    O Fenerbahçe esteve fraco na primeira parte, sem capacidade ofensiva, melhorando bastante na segunda parte na qual os seus bons atacantes provocaram alguns sobressaltos, com um cabeceamento à quina da baliza de Trubin.
    O Benfica está na Champions. Se conseguir repetir o que fez na época passada já será muito bom.

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Agosto 27, 2025 at 11:19 pm

    7 jogos: 6 vitórias, 0 golos sofridos, 1 supertaça e apurados para a UCL. Era realmente difícil pedir melhor.
    A equipa está mais coesa, mais agressiva e parecem ter mais vontade de ganhar. Parecem ter melhor balneário também, o que ajuda.
    Fico com a sensação de que esta equipa não sofreria aquele golo com o Arouca nem deixaria o Gyokeres entrar na área (mesmo que lhes calcassem a cabeça) embora seja um achismo. Parece uma equipa com mais coragem e para isso ajuda muito ter jogadores como Dedic, Rios, Enzo, Ivanovic. Vai ser um Benfica durinho nos jogos grandes.
    ___
    O que falta já foi dito: é criatividade, rasgo, drible. Faltam reforços que possam acrescentar esse lado sem desequilibrar o resto que foi conseguido. Faltam dois reforços de qualidade (um e meio, talvez) para se ter um rolo compressor.

    • BP
      Posted Agosto 28, 2025 at 8:15 pm

      Eu acho que só falta um reforço: um criativo de corredor central para fazer dupla com Pavlidis – um nove e meio/dez.
      Não acho que precisemos de mais jogadores para as alas, acho que precisamos é de apostar verdadeira e consistentemente no Prestianni e no Schjelderup, as duas melhores descobertas do scouting nos últimos largos anos. São dois craques, o argentino um verdadeiro predestinado e de longe o melhor criativo do plantel. Têm estado tapados por Di Marias e Davids Neres, não vamos agora contratar outra truta para continuarem tapados…
      Ainda por cima, o Ausrnes é dono e senhor de uma das alas…na prática, temos Prestianni, Schjelderup, Akturkoglu e Tiago Gouveia, para uma vaga na outra ala – deste ponto de vista, até há opções a mais 😂 chega de extremos, o Benfica tem uma obsessão de décadas de comprar extremos, quando já os tem em número suficiente (raramente) ou excessivo (quase sempre)! O Tiago Gouveia também é um jogador que eu em particular adoro, devia jogar muito mais…o papel dele devia ser o que é agora do Prestianni e o papel do rato atómico argentino devia ser o de titular indiscutível na ala esquerda, com Ausrnes na ala direita.

      Samuel Soares, Prestianni e mais 9!

  • O Comendador
    Posted Agosto 27, 2025 at 11:51 pm

    Parabéns ao Benfica! Agora imaginem esta equipa com um treinador a sério!?!!
    Mourinho já tinha dado imensas desculpas, começa a pedir para sair… a não ser que limpe o campeonato (quase impossível), ou brilha na Liga Europa (possível!).

    SL

    • chuta dai
      Posted Agosto 28, 2025 at 9:12 am

      O Lage é um treinador a sério. Não é um dos melhores do mundo mas também não é tão mau como o pintam. Tem algumas dificuldades no processo ofensivo, fica um pouco refém da criatividade dos seus jogadores nesse aspecto e também tem alguma dificuldade na comunicação. É trapalhão com as palavras tal como teu presidente diga se de passagem. Mas eu com 38 anos não me lembro de um treinador do Benfica que bata tanto nos clássicos nos confrontos directos. Ao teu Sporting já o vi a dar 5-0 numa supertaça. Um 4-2 em alvalade quando resultado mais justo seria uns 7. Ganhou 2 vezes 4-1 ao Porto na época passada. Ganhou no dragão 2-1 o que deu uma conquista de um campeonato aquando duma altura em que o Benfica sempre que lá ia perdia. Ganhou 4-0 ao Atlético Madrid, foi a Turim ganhar 2-0 num jogo em que a equipa de Turim nem arranhou. Não é dos melhores do mundo mas dizer que não é treinador a sério é pura embirração.

      • Petrol
        Posted Agosto 28, 2025 at 10:28 am

        Isto! Não diria melhor.

      • GabCel
        Posted Agosto 28, 2025 at 11:39 am

        concordo plenamente

      • porra33
        Posted Agosto 28, 2025 at 11:57 am

        É um boa leitura de Lage. Uma das coisas que gosto nele é não ser teimoso como Schmidt, pelo menos corrigiu isso relativamente aos tempos de Ferros e Tavares..
        Uma coisa contra é ter sido e ainda ser um Yes Man. TNesse aspecto ter um plantel com menos estatutos também abona a seu favor porque fazendo rotação de todos os elementos fica mais perto do sucesso colectivo.

      • BP
        Posted Agosto 28, 2025 at 6:17 pm

        Subscrevo tudo. O Lage podia ser um dos melhores adjuntos do mundo!…isto porque em termos estritamente técnicos e tácticos, ele é muito forte. Tem um grande conhecimento do jogo e é excelente a criar a estratégia para cada jogo. Onde eu acho que ele tem mais limitações é nos aspectos não técnicos da função, nomeadamente liderança de pessoas e comunicação.
        Sublinho particularmente tudo o que disseste sobre o Benfica de BL ser particularmente goleador em clássicos e derbies. Eu tenho 51 anos, acompanho o Benfica desde que o guarda-redes era o Bento e o patrão da defesa o Humberto Coelho (1980) e não me lembro de mais nenhum treinador que tenha goleado o FCP nas duas voltas do campeonato, na Luz e no Dragão!…
        Aliás, não é só em clássicos e derbies, acho que o Lage é dos treinadores mais goleadores das últimas décadas, tem ainda um 10-0 ao Nacional da Madeira que deve ter sido a maior goleada de sempre no campeonato (?), ou andar perto disso. E um 7-0 na época passada, a uma equipa da primeira liga.
        Conclusão: o Lage não me empolga nem entusiasma, mas é um bom treinador. Falta-lhe trabalhar mais e melhor um modelo de jogo da equipa, sobretudo en organização ofensiva. Mas não quero nada que ele deixe de ser o nosso treinador – só se for para trazer um Sarri ou assim. Se não for para trazer um treinador estrangeiro de topo, mais vale ficar com o Lage.

      • Pablo2
        Posted Agosto 28, 2025 at 8:51 pm

        Concordo. Nesse 4-2 falhamos tanto…

  • Uzzinhoo
    Posted Agosto 28, 2025 at 1:11 am

    Que venha daí a Champions League!
    Bom jogo do Benfica. Tendo em conta as opções que Lage tem neste momento, a aposta em Barreiro fez todo o sentido. Hoje em dia o futebol vive muito da pressão, e com Barreiro em campo o Benfica foi bastante competente nesse aspeto, conseguindo pressionar de várias formas e condicionar bem o adversário. Isso permitiu dominar o meio-campo (onde Enzo e Rios também tiveram grande importância) e criar oportunidades. Faltou depois definição e criatividade no último terço, mas a estratégia funcionou muito melhor do que teria resultado num 4-4-2 ou com um jogador apenas pensado para o último passe ou para receber entrelinhas.
    Dedic parece-me uma grande contratação e, curiosamente, do outro lado estava aquele que era o alvo número 1. Na minha opinião, tanto a nível desportivo como financeiro, o Benfica acaba por sair a ganhar.
    Agora o foco tem de ser consolidar a equipa, acrescentar 1 ou 2 reforços e encontrar soluções contra blocos mais baixos, que continuam a ser um problema. Nunca fui grande fã do Lage — acho-o limitado na gestão de grupo e nas intervenções durante os jogos —, mas nesta segunda passagem nota-se que vem mais rodado e está um treinador diferente, mais capaz. Continuo a achar que o Benfica merecia alguém melhor a comandar, mas a evolução é evidente.

  • Jons Mendi
    Posted Agosto 28, 2025 at 5:08 am

    Grande jogo do Rios. Espero que os habituais críticos que já andavam por aí a mandar os seus bitaites abatem a crista.
    *
    De uma forma geral o Benfica jogou bastante bem embora tenha facilitado no final. Houveram muitos golos falhados principalmente pelo Barreiro – jogador que teve um jogo agridoce porque, até esteve muito bem no jogo mas depois falha dois golos cantados, tira um golo ao Pavlidis ao estar em fora de jogo e depois com algum azar vê um golo mal anulado…não há falta absolutamente nenhuma no seu golo de cabeça. No geral a defesa e meio campo fizeram um grande jogo – António foi mesmo patrão, Dedic está a caminho de ser o melhor DD dos últimos anos no clube desde a saída do Nelson Semedo, o Dahl está a crescer muito bem, Rios e Enzo estão a fazer uma grande dupla…há potencial no geral. Parece me claro que é necessário um 10/9,5 e provavelmente um extremo direito canhoto como todos falam.

  • JJ Okocho
    Posted Agosto 28, 2025 at 5:41 am

    180 minutos em que o 1-0 peca por escasso. O papão era tigre de papel, muitos estavam assustados pela goleada ao Feyenoord, mas a diferença de qualidade entre as duas equipas ficou à vista.
    Lage deu baile ao Especial Um, se calhar aqueles que o querem ver pelas costas e preferiam o Amorim Guardiola ou o Especial de Setúbal deviam falar menos e experenciar mais o futebol do actual Benfica: 1 troféu, 1 acesso à champions, zero golos sofridos.

  • Sloth
    Posted Agosto 28, 2025 at 7:18 am

    Boa e importante exibição do Benfica que define o tipo de futuro viver nos próximos tempos. Akturcoglu marcou o golo, super grato, mas é uma nulidade em tudo o resto, surpreendentemente mau e nem sequer festeja o golo. É, por isso, uma venda a ser feita e dar espaço a quem queira mais cá estar.
    Este deve ser o tal Ríos com que me fizeram sonhar, ou um cheirinho dele. É contra natura a forma como fica mais físico e esclarecido conforme o jogo se aproxima do final.
    O Enzo que entrou muito bem na equipa e parece estar a atravessar um período de maior dificuldade, com perdas de bola que não encaixam a ideia de jogador que o próprio me passou ser, coisas básicas. Acho q vai recuperar rápido.

  • Carocho1
    Posted Agosto 28, 2025 at 8:51 am

    Passagem natural tal a diferença de qualidade entre as duas equipas.
    Notas:
    – Aktur. Parece um PL de área mas a jogar a extremo. Perto da baliza é perigoso, tem golo, mas longe da área é pior que mau. Fraco que dói. Acima de 20 milhões por mim era vender já.
    – Rios. Finalmente um jogo de encher o olho. Ainda longe de valer os quase 30M, mas espero que continue a subir de nível assim. Furos acima do que era a intensidade de Kokcu naquele meio-campo, e principalmente em jogos de Champions e clássicos precisamos de gajos fortes nos duelos.
    – Barreiro/Lage. Estratégia bem definida por Lage, há que dar mérito, e Barreiro a ser dos melhores elementos da 1ª parte mas sempre que chega ao pé da área minha nossa senhora… Zero instinto, zero veia goleadora. Vai do melhor ao pior num instante.
    .
    :: Como disse em cima ganhou a melhor equipa (de longe), este Fener acho que nem na Liga Europa vai chegar muito longe. Equipa banal, e resultado mais natural até teria sido um 3-0.
    P.S. Imaginar o Sudakov hoje no lugar do Barreiro…

  • 77_gamingforce
    Posted Agosto 28, 2025 at 8:59 am

    É um início de época prometedor em que Bruno Lage consegue os 2 primeiros objetivos: Supertaça e acesso à Liga dos Campeões. Consegue também afastar alguma desconfiança da sua capacidade para liderar os encarnados (apesar de ter arriscado jogar esta eliminatória com demasiado respeito ao Fenerbahce – dá a impressão que se arriscasse um pouco mais, o Benfica fechava a eliminatória com 3 ou 4 golos de diferença).

    Rui Costa terá agora que puxar dos galões para finalizar este puzzle incompleto que é a equipa do Benfica: comprar Amora, Sudakov e Carlos Alvarez e vender Florentino, Akturkoglu e Tiago Gouveia seria acrescentar muita qualidade e sobretudo profundidade ao plantel.

  • porra33
    Posted Agosto 28, 2025 at 10:02 am

    É um objectivo cumprido. O lugar do Benfica é na Champions e foi superior aos adversários que lhe calharam. A equipa está coesa a defender mas falta criatividade no ataque e esta falha terá que ser suprimida até ao final do mercado. Com isto Lage ganha folêgo, não parece ser o homem que irá conduzir o Benfica aos títulos certamente mas tem alguma competência para que a equipa compita por eles (e eventualmente ganhe um ou outro). Terá que ganhar qualquer coisa esta época, não pode ser mais uma época de finais, de bons jogos na Champions e de vacilar nos jogos em que é expectável ganhar.
    .
    Quanto ao jogo houve uma boa entrada e a equipa entrou dinâmica, o Fenerbahce voltou a confiar demasiado no jogo directo e a introdução de Talisca para meia distância e bolas paradas não resultou como o esperado. Talisca teve o tratamento merecido e finalmente ajudou o Benfica com a sua expulsão, muito obrigado!
    Barreiro atacou a profundidade e pressionou na frente mas ofensivamente é limitado. Marcou um golo que me pareceu mal anulado mas foi útil até. A. Silva continua a mostrar rendimento embora me pareça muito temperamental, gosto que tenha raça e dê tudo mas gostava mais dele quando era homem de gelo. A sua atitute temperamental faz-me lembrar o Ferro apesar da qualiade não tenha nada a ver. Otamendi continua a estar sólido e Trubin mal foi testado. Dedic acrescenta na manobra ofensiva e Aursnes esteve um pouco mais errático. Estranhei também a má recepçao de Ivanovic no lance em que se isola, tem que melhorar rapidamente. Mostrou o seu valor no jogo com o Nice quando estava menos condicionado pelo processo colectivo da equipa e agora tem notado uma menor confiança e mais gestos técnicos deficientes.
    O árbitro foi enervante e o golo ao Barreiro pareceu-me mal anulado.

  • Jeco Baleiro
    Posted Agosto 28, 2025 at 10:13 am

    Sem espinhas. O Fener teve uma oportunidade de golo em 180 minutos. Paupérrimo. O futebol do Benfica não encanta mas é neste momento uma equipa muito difícil de bater neste tipo de jogos. Praticamente não consente nada aos adversários, é muito difícil criar oportunidades. E os primeiros objectivos da época (Supertaça e entrada na fase regular da Champions) foram alcançados sem qualquer golo sofrido.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Agosto 28, 2025 at 12:32 pm

    Ninguém vai falar do facto de o Akuturkoglou ter pedido desculpas por marcar a um clube onde nunca jogou? Primeira vez que vejo um jogador a pedir desculpas por marcar a um possível (se calhar este gesto confirmou-o) futuro clube.
    _
    Jogaço do Barreiro. Sim, falhou na finalização, mas de resto foi impecável e o jogador mais importante do Benfica. Não percebo a embirração. Os centrais também estiveram impecáveis.

    • Petrol
      Posted Agosto 28, 2025 at 1:59 pm

      Foi um momento muito estranho sem dúvida. É de destacar o seu profissionalismo, agora a reação dele ao golo foi bastante estranha.

      Barreiro foi a chave do jogo. Falhou na finalização, o que acaba por ser normal porque não é o seu ponto forte. Portanto, também não vejo motivos para críticas. E entendo a sua titularidade. Neste tipo de jogos são necessários jogadores experientes.

    • Jeco Baleiro
      Posted Agosto 28, 2025 at 6:55 pm

      Ao que parece ele é adepto ferrenho do Fenerbahce. Mas mesmo assim…

      • Jons Mendi
        Posted Agosto 29, 2025 at 6:25 am

        Segundo um amigo meu turco que é fã do Galatasaray, o Aktur, enquanto jogador do Gala provocava imenso o Fener. Por isso muita controvérsia por parte dos adeptos do Fener nesta aquisição. Parece me que ele simplesmente quer voltar a casa, seja ela a porta que for.

  • BP
    Posted Agosto 28, 2025 at 1:47 pm

    Não consegui ver o jogo, pelo que não vou falar dele.

    Se eu fosse um resultadista, estaria nas nuvens com este Benfica 25/26: ganhámos a Supertaça ao bicampeão, eliminámos o Nice e o Fenerbahce com zero golos sofridos nos quatro jogos, no campeonato ganhámos os dois jogos que fizemos.

    Mas eu não sou um resultadista, como acho que nenhum benfiquista é – ao Benfica nunca bastou ganhar, tem que ganhar jogando bem. E não sou um resultadista porque ainda ninguém inventou melhor maneira de aumentar as probabilidades de ganhar o jogo do que jogar bem…o mantra dos resultadistas “não importa jogar bem ou mal, importa é ganhar” não faz sentido porque quando jogas bem, estás mais perto de ganhar e quando jogas mal, estás mais perto de não ganhar. A exibição e o resultado não são independentes um do outro: quanto melhor for a exibição, mais provável é ela redundar numa vitória. Claro que é possível jogar mal e ganhar, assim como é possível jogar bem e não ganhar – mas não é provável.

    Mas acredito que o nosso nível exibicional ainda vai subir bastante, temos jogadores para isso.

    Por enquanto, é muito bom que a equipa esteja a conseguir ser efectiva, competitiva e consistente – mesmo sem deslumbrar.

    Espero que a qualificação para a Champions signifique que ainda vem um criativo de corredor central para fazer dupla com o Pavlidis. É uma lacuna gritante deste plantel.

Deixa um comentário