Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica perto de conseguir Barrenechea por 15 ME

O médio que falta às águias? Seria um upgrade em relação a Florentino, mas é mais um médio defensivo e as águias precisam essencialmente de um 8/10.

Enzo Barrenechea deve ser o próximo reforço do Benfica. As águias fizeram uma proposta ao Aston Villa na ordem dos 15 milhões de euros e o clube inglês deve aceitar. Recorde-se que o médio defensivo argentino na época passada esteve cedido ao Valencia, que também o pretendia, tal como o FC Porto, mas o clube da Luz terá apresentado mais argumentos ao ex-Juventus.

46 Comentários

  • porra33
    Posted Julho 15, 2025 at 1:53 pm

    Havendo Manu, Tino, Barreiro e Aursnes mais os da B não parece um reforço necessário. Faz mais falta um 8 transportador e com boa chegada à área e meia distância. Depois ser destaque no Valência não é um cartão de visita extraordinário, o Valência fez uma boa recuperação mas se calhar mais depressa fazia falta um perfil como o de André Almeida do que o do argentino. Dá toda a impressão de mais uma volta no carrossel.

  • Petrol
    Posted Julho 15, 2025 at 1:58 pm

    Será um indicador da saída de Florentino? Não conheço o jogador mas todas as análises que vi falam mais dele como médio defensivo do que 8. Desta forma, continua a ser necessário um 8. É um setor que está carenciado e que toda a qualidade é bem-vinda mas um pouco de estabilidade para variar também fazia bem à equipa.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Julho 15, 2025 at 2:23 pm

      Boa tarde.
      É provável.
      Florentino tem um jogo com bola fraco para as necessidades de clube com a força do Borderline em Portugal.
      O jogador também poderá querer sair.
      Ugarte não teve sucesso no PSG porque eles querem jogadores estratosféricos com bola. Apesar de eu achar que o Ugarte globalmente não deve nada ao João Neves como jogador, fez uma boa temporada dada a pobreza que tivemos este ano.
      Florentino num campeonato mais equilibrado pode ter mais minutos numa boa equipa.
      No borderline parecem difícil.

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Julho 15, 2025 at 3:04 pm

        Dizer também que em Portugal é uma coisa engraçada, o campeonato é periférico e tem baixa intensidade mas os clubes pedem ou acham que merecem pedir uma batelada de dinheiro pelos seus atletas.
        Mas quando têm de dar milhões por um jogador que fez 2000 e tal minutos em competições do futebol espanhol aí já tá mal.
        Mas que anedota. Sério.
        É uma simulação.
        Hey, malta do borderline sejam sinceros. Admitam lá que estão doidinhos para não terem de levar com o António Silva a titular na defesa a 4.
        É melhor que o Otamendi? Nem vocês acreditam nisso.
        Tanta coisa e é o António Silva, o Florentino, o Leandro que são da formação e já estão a mais. Hey, e vamos ver daqui a nada ainda dizem que o Henrique Araújo afinal não presta.

      • Mantorras
        Posted Julho 16, 2025 at 10:11 am

        O JN é muito mais inteligente que o Ugarte a jogar, mas muito mais. O QI futebolistico de um e outro nao se compara. Nos timings de pressao, o JN é fortissimo, e mesmo sendo um dos pontos bons do Ugarte, ainda este ano quantas vezes viste o Ugarte ir pressionar alto, ser batido, e abrir uma cratera no meio campo do United? Conta quantas vezes isso acontece com o JN, que muito raramente é batido nesses movimentos, ou quando o faz, fa-lo com outra nocao do espaco que deixa vazio, ja para nao falar que o JN é mais capaz de ir e voltar, porque é mais rapido que ele, tendo o mesmo nivel de intensidade e potencia. Ja na na leitura de jogo, as diferencas sao grandes, nao so, mas principalmente com bola. O JN esta sempre disponivel para receber, da linhas de passe ao central, ao lateral, ao outro medio ou ao extremo, e segue em constante movimento para deixar os colegas confortaveis com uma linha de passe simples para ele, alem de que se envolve muito mais no jogo ofensivo, em triangulacoes, a atacar o espaco, etc, aquele tipo de coisas que abre espacos para os outros aparecerem. Quando tem a bola, quase nunca perde, e tem mais e melhor criterio a construir. O Ugarte é fenomenal sem bola e aceitavel com ela, o JN é muito mais completo.

    • Petrol
      Posted Julho 15, 2025 at 2:41 pm

      De registar também que parece que o Benfica não consegue identificar alvos que não sejam já nomes conhecidos já com custos elevados.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 15, 2025 at 5:28 pm

        Scouting até tem, mas as prioridades são outras. Mais de 30% dos jogadores que vieram nos últimos 20 anos naõ tiveram relatório final de scouting e do departamento médico, segundo a autoria…Surreal…

      • Jons Mendi
        Posted Julho 15, 2025 at 7:58 pm

        Bom ponto. É uma realidade, parece que a estratégia virou para comprar só caro de forma a trazer mais garantias. O resultado tem mostrado que conhecido e caro não é sempre o melhor caminho. Mas também acredito que em período de eleições eles não querem “arriscar” em jogadores mais desconhecidos

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Julho 15, 2025 at 2:13 pm

    Borderline começa a investir parte do que arrecadou com o Carreras.
    Manu, este e Aursnes são um claro indício que Florentino poderá estar a prazo porque se jogar com um meio a 2 o Lage vai rodar essencialmente com estes e há Barreiro que tem muito boa chegada à área.
    Será uma péssima notícia para alguns porque a narrativa dizia que o Lage adorava o Florentino e mais uma vez será o Lage a colocar o jogador num papel secundário.
    Muito normal que assim seja, o Benfica é um clube grande no desequilibrado campeonato nacional e um jogador como o Florentino muitas vezes não tem uma utilidade assim tão grande.
    Verdade seja dita o Lage agora também não vale nada, afinal é amigalhaço do Rui Costa e as desculpas pelo flop no Botafogo já foram pela sanita abaixo.
    Vivemos numa simulação, está claro.
    Mbappe, Porto supostamente falido mas a gastar, Vítor Pereira a dar shows táticos na Premier… ano muito complicado para muito boa gente.
    Aursnes e este jogador atrás de um João Félix dão completa liberdade ao português para libertar o seu futebol assim como Kokcu também teria isso.
    Manu tem um caminho a percorrer e tem muita qualidade.
    Borderline vai fazendo o seu caminho, viúvas têm de resolver a questão avançado porque o Harder que é um Neanderthal que eu aprecio é jovem e a pressão é muita para substituir o verdadeiro responsável pelo bi campeonato do Sporting.

  • MuchoG
    Posted Julho 15, 2025 at 2:22 pm

    Primeira eram 10, depois 12, já vai em 15 e nem é pelo passe todo.
    __
    Mas pronto, esta equipa estava desesperada por um médio mais recuado e confortável com bola, o Enzo v3 deu-se bem em Valencia, deve entrar diretamente no 11 e ser um upgrade a Florentino e Barreiro. Mas o que não faltou no mandato de Rui Costa foram jogadores caros que “iam partir o Tugão” e acabaram como flops, vou esperar para o ver em campo.
    __
    Gostava que o Lage apostasse num dos médios da prata da casa, Veloso, Rafael Luís, Prioste e Nuno Félix estão todos a fazer a pré época, pelo menos um podia ficar no plantel.

  • DNowitzki
    Posted Julho 15, 2025 at 2:36 pm

    Este bando de anormais não é capaz de pegar em mais 7 ou 8 milhões e ir buscar o Rios? Ou este Barracada, ou lá o que é, é um craque?

    • Petrol
      Posted Julho 15, 2025 at 3:16 pm

      O Benfica nem devia olhar para alvos como o Rios. Está demasiado valorizado. Devia era haver capacidade para encontrar jogadores para além do óbvio.

      • DNowitzki
        Posted Julho 15, 2025 at 7:10 pm

        O Rios ficou valorizado depois do Mundial. Antes, poucos o conheciam, exceto quem acompanha o Brasileirão.
        *
        É verdade que deu um pulo em pouco tempo, mAs a sua qualidade já era visível há tempo.
        *
        É duro, defende, rompe linhas, tem remate, etc.
        *
        No Benfica, andam sempre a dormir. Querem-no agora, mas, por exemplo, há uns meses foi sondado pelo Porto.
        *
        Este é como o Enzo: vale a pena investir nele, só que é demasiado tarde. Itália, here we go!

        • Petrol
          Posted Julho 16, 2025 at 9:07 am

          Exato, o ideal é ir buscar este tipo de jogadores enquanto não atingem este nível de valorização.

  • Antonio Clismo II
    Posted Julho 15, 2025 at 2:43 pm

    Aquela compra por impulso para não perder a face perante os adeptos…
    .
    Qualquer um dos 3 (Veloso, Rafael Luís ou Prioste) tem muitíssimo mais potencial do que o Barrenechea…

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Julho 15, 2025 at 2:57 pm

      Boa tarde.
      Eu já seguia o blogue e lembro-me que o Martim Neto é que era.
      Narrativas.

      • Petrol
        Posted Julho 15, 2025 at 3:25 pm

        Não me lembro de nenhuma que bata quando ele dizia que o Rafael Rodrigues era melhor que o Carreas.

    • Jasomp
      Posted Julho 15, 2025 at 5:15 pm

      Apostar na formação? Isso é para os fracos. Os bons, os fortes vão buscar gajos com nomes difíceis de pronunciar a Espanha.

  • Veridis Quo
    Posted Julho 15, 2025 at 4:09 pm

    Tem coisas do Paredes. Não é especialmente atlético, mas é um organizador a partir de trás que ajuda a equipa a manter a bola e a sair da pressão. Deu um salto de relevância com o Corberan e fica na retina o jogo no Bernabeu, onde o meio campo do Valencia com ele, o Guerra e o André Almeida mostraram muita capacidade de ter bola e jogar.
    Apesar disso, das estatísticas que fui pesquisar, não mostra especial apetência para quebrar linhas e arriscar no passe (apesar do Valencia não ser o Benfica em termos de domínio na sua liga). Defensivamente, parece-me bem menos impactante que o Florentino.
    Não sei o que vai render, nem sei quais vão ser as funções (se substituir Florentino, se jogar ao lado dele), mas apesar de meter a equipa a jogar, ser mais resistente à pressão e conseguir reciclar as posses… não acho um super reforço, como acharia um Rios. Talvez também por isso custe metade.
    É um bom jogador (tem escola, já foi contratado pelo Villa e já se destacou em Espanha), talvez ainda possa crescer dado ser um jovem, mas acho que tem pouco impacto em coisas relevantes na posição (parte defensiva e meter mais risco para levar a equipa para a frente).
    Diria que pode ser um bom complemento a um médio físico, com capacidade defensiva e que verticaliza mais através do passe. E a verdade é que o Benfica tem um médio que encaixa perfeitamente nesta descrição, que é o Manu.
    Com o Florentino, Aursnes ou Barreiro não vejo especial complementaridade, com o Manu num duplo pivot já me parece muito interessante.

  • 6.Mik
    Posted Julho 15, 2025 at 5:16 pm

    Mais um trinco. Bom saber que a estratégia e visão do Benfica está para durar.
    Só falta o Félix para a malta pensar que pode ser o número 10.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 15, 2025 at 7:04 pm

    Fez uma grande temporada no Valência e tinha muitos clubes interessados. Gostei deste reforço, é mais um Enzo mas pronto ahah. Tem um perfil mais de 6 mas acredito que possa fazer o papel que era do Kokcu nos jogos, um médio que recicla a posse, forte no passe, mas que acrescenta muito mais no momento defensivo. Acho que casa bastante bem com outro 6 como o Manu, mas que acho que será mais um sucessor do Florentino que poderá estar de saída. Espero que ainda venha um médio todo o terreno e uma truta para o meio-campo, que saiba fazer tudo. Tem-se falado no Rios e seria uma opção que me agradaria. Vamos ver também se esse médio não será o Aursnes.

    • Jons Mendi
      Posted Julho 15, 2025 at 7:54 pm

      A ser bom vale a pena, mas continua a ser confusa a estratégia/prioridades do mercado do Benfica. Neste momento existem 4 trincos no plantel – Florentino, Manu, Nuno Félix e Rafael. A meu ver não era a prioridade. Mas cá estamos para ver o resultado

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 15, 2025 at 7:27 pm

    Não via como não vejo qualquer necessidade do Benfica contratar um 6.
    Havendo Florentino, Manu Silva, Prioste e até o Rafael Luís.

    Contudo há dois pontos a discutir para perceber esta contratação.

    1. É uma contratação de soundbyte. Rui Costa e Lage avançam para Barrenechea porque a grande maioria dos adeptos detesta o Florentino e pouco tempo teve de Manu para não pedirem um 6. Aliás a maior crítica que se faz ao Florentino é a sua incapacidade na saída de bola e falta de qualidade no passe. Argumentos facilmente desmontados quando se percebe que é dos pés de Florentino que saem quase todas as manobras em ataque organizado porque é um jogador que joga simples. E jogando simples a bola roda…
    Mas um mau passe do Florentino dá muito mais nas vistas que um mau passe do Kokcu (o tal que era muito bom nesse capítulo)…

    Barrenechea é a resposta a isso mesmo. Um 6 com qualidade de passe curto e longo e com conforto com bola. Portanto… Já não existirão soundbytes.

    2. O reforço bandeira desta época não é Barrenechea mas sim Félix. E é à volta de Félix que Rui Costa e Lage querem construir a equipa.
    Não há qualquer interesse em contratar um 8 porque não vai ser preciso.
    O Benfica irá jogar num duplo pivot para permitir total liberdade a Félix nas costas de Pavlidis.
    Isso terá impacto igualmente nas contas dos extremos…
    Não será necessário mais ninguém porque não será de estranhar que nos jogos de maior exigência Lage opte por um duplo pivot composto por Florentino/Manu e Barrenechea deixando Aursnes como médio dos equilíbrios numa das faixas e jogando apenas só com um extremo.

    Posso até estar enganado e porventura, Florentino ou até Barreiro acabarem por sair, mas se calhar não estarei errado por muito.

    Ponto final para dizer que Barrenechea apesar de não ser um jogador que fosse necessário, é um jogador muito interessante e que vai emprestar outro tipo de soluções à equipa principalmente em posse.

    • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
      Posted Julho 15, 2025 at 8:19 pm

      Por acaso discordo. Acho que o Tino deve mesmo sair. Está no pico da sua valorização e claramente não é muito apreciado por aqui. Eu confesso-me fã. Acho que ele se posiciona muito bem e é muito bom no desarme, mas a verdade é que a prioridade não é a champions e precisamos de outro tipo de médio ofensivo nos jogos por cá. Para além disso o Tino comete demasiados erros. Faz jogos quase perfeitos de depois estraga precisamente por uma perda de bola parva.


      Provavelmente virá um 8 ou fará o Aursnes esse papel e de resto é como dizes, a equipa será montada à volta do Félix – o que me parece ok caso ele venha mesmo. Da mesma forma que me parece evidente que a equipa do Sporting tinha que ser montada à medida do Gyokeres.

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 16, 2025 at 7:48 am

        É um plano.
        O problema aqui é ser um plano a prazo.

        Se no papel até faz sentido, na prática montar um plantel para extrair o que jogador A ou B têm de melhor deixa uma equipa coxa quando for necessário alterar. E se calhar em Outubro haverão outras necessidades.

        O próprio exemplo que deste que é bom, ilustra o que estou a dizer.
        O Gyokeres era peça central no 3-4-3 do Rúben que já funcionava antes sem Gyokeres mas passou a funcionar ainda melhor com ele (e por não existir alguém idêntico o United revela dificuldades).

        Semo sueco e tentou alterar-se para o 4-3-3 de Rui Borges com muitas dificuldades e voltou-se à forma inicial.

        Esse é um dos receios para esta época.
        No papel essa construção faz sentido, na prática pode deixar o plantel coxo.

      • Petrol
        Posted Julho 16, 2025 at 9:05 am

        Com um passe ou com um penalty despropositado como na final da taça da liga…

    • 6.Mik
      Posted Julho 15, 2025 at 9:19 pm

      E quando Félix estiver abaixo do esperado (bem provável de acontecer) quem vai ser o seu substituto?
      Montar uma equipa confiando todas as fichas nele quando vai gozar de um estatuto como Di Maria. Está visto que isso não tem dado bom resultado.

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 16, 2025 at 7:54 am

        Mik, acredito que ainda não tenha acabado a fase das contratações.
        A insistência num jogador como o Thiago Almada que porventura passará agora para Kostantelias ou outro jogador de perfil semelhante dizem que para além de Félix pode existir um terceiro elemento no apoio ao PL.

        Curiosamente sou da opinião que Schjelderup pode render mais aí do que pregado a uma ala e João Rêgo até tem um perfil semelhante.

        • 6.Mik
          Posted Julho 16, 2025 at 5:07 pm

          Uma coisa é o Benfica andar atrás de um terceiro médio, outra é achar que Félix pode ser esse homem na minha opinião.
          Acredito que se houver tática para João Félix jogar com Pavlidis, provavelmente o Aursnes terá que ser um médio ala e deixar o meio para dois cães de caça.
          Scheldreup tem qualidade mas é muito frágil e pouco intenso para o imaginar a ter muitos duelos em campo.

      • Pedro_Almeida
        Posted Julho 16, 2025 at 11:34 am

        Prestianni? Andreas atrás do Pavlidis?
        Existem opções e variáveis.

    • Cossery
      Posted Julho 15, 2025 at 10:01 pm

      Não discuto o teu ponto 1, mas o teu ponto 2 é na mouche.
      Não creio que entre o Florentino e o Barreiro saiam ambos, mas um é possível, sabendo que o Manu ainda tem meses de recuperação pela frente é arriscado mesmo um, mas há sempre os miúdos.
      Se conseguirem o Félix é táctica para resultar, ele e o Pavlidis têm perfil que combina perfeitamente. O Benfica pode é ficar na dependência de dois jogadores para os quais não há substituto óbvio. Além de que o Félix é novela para não estar resolvida antes de jogos decisivos para o Benfica.

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 16, 2025 at 8:09 am

        Cossery, é bem possível sim.
        Ou o Tino, mediante proposta interessante, ou o Barreiro ou na volta até os dois dependendo da resposta dos miúdos da B na pré época.
        Uma coisa é certa, o Benfica era conhecido por ser muito perigoso em transições rápidas. É uma imagem de marca que já vem dos tempos do JJ.

        Salvio, Di Maria, Markovic, Cervi, o próprio Grimaldo, Neres, extremos muito verticais, mais avançados que esticavam muito jogo e procuravam muito a profundidade como Lima, Seferovic, ou Darwin.

        No 4-4-2 clássico do JJ, ou no 4-3-3 do Rui Vitória ou num modelo mais híbrido como o do Schmidt, o Benfica sempre se sentiu mais confortável em transição e com muito mais dificuldade em posse, porque faltavam médios e avançados com qualidade de definição.

        Só em alguns momentos isso aconteceu, quando coexistiam Félix e Jonas com Lage ou quando tivemos Enzo.

        Pavlidis não é um ponta de lança de esticar jogo, prefere combinações e apoios sendo Félix um jogador perfeito para emparelhar.Se lhe juntares mais um médio central ofensivo e um trio a garantir a consistência do meio campo, essa imagem de marca em transição acaba por se perder mas ganha-se muito mais conforto com bola e em organização ofensiva. A equipa será melhor com bola mas muito menos vertical (esse papel será quase em exclusivo dos laterais).

        Pode funcionar? Pode. Mas caso se altere tudo em Outubro quem vier a seguir ou segue o plano ou está muito limitado.

      • Petrol
        Posted Julho 16, 2025 at 9:04 am

        Na minha opinião após a contratação de Barrenechea, o ideal seria a saída de Florentino (pelo menos por 20M€) e a contratação de um 8. É preciso alguém no meio-campo com chegada à área e capacidade para reter a bola. Se não for alguém com estas características mais vale manter quem já está no plantel. Para reforçar o meio campo enquanto Manu não volta, apostava num dos miúdos.

        O substituto de Félix poderá ser Prestianni. Akturkoglu também poderá ser uma opção a jogar nesse espaço com características bem diferentes de Félix. Quanto à novela de Félix é na mouche, acrescido de que está em causa a qualificação para a liga dos campeões…

    • Miguel Jack
      Posted Julho 16, 2025 at 1:02 am

      Nao concordo Flávio….o meio campo do Benfica não ganha uma bola de cabeça!! Não sei se será este jogador a solução, mas o Florentino não é jogador para este nível

      É mais do que necessário o reforço desta posição!!

      Posso estar enganado, mas a lateral esquerda está mal servida este ano tambem….o Dahl é curto para titular

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 16, 2025 at 8:16 am

        Miguel, Barrenechea é para isso mesmo.
        Salvo erro tem 1.86, o Manu tem ainda mais.

        Se realmente o caminho for aquele de jogar quase sem extremos e com 2 jogadores móveis e técnicos no apoio a Pavlidis, essa necessidade é suprida se tiveres um Enzo um Manu e um Aursnes nas costas.

        Quanto ao Dahl percebo o ponto. Defensivamente está muito longe de ser o Carreras e jogando numa defesa a 4 poderá ser um ponto a explorar.

        Mas lá está, se a ideia for essa que mencionei dificilmente se vai sentir porque quer Dahl na esquerda, quer Bah ou Dedic à direita serão mais alas que laterais.

        Em organização ofensiva recuaria um dos elementos do duplo pivot e assentava-se a organização em 3-4-3 .

        Se assim for Dahl é um jogador que dá totais garantias.

    • Carocho1
      Posted Julho 16, 2025 at 8:43 am

      Tiro ao lado esse do Florentino. É medíocre, quase digo ao nível distrital em tudo o que envolve bola no pé. É ótimo a destruir, sim, mas isso não é tudo. E o Benfica se quer competir a nível alto não pode ter no XI titular um gajo que não sabe jogar em posse.
      A partir do banco pode dar jeito, aí concordo. Para jogos/momentos de jogo específicos (segurar resultados etc)

    • GabCel
      Posted Julho 16, 2025 at 8:45 am

      Tudo dito…. não percebo este ódio ao Florentino, que está bem enraizado nos comentarios (como este) do VM… mas depois vemos as estatísticas e percebemos que “mais vale cair em graça do que ser engraçado”.

      o mesmo acontece com o António Silva: um erro dele é muito mais valorizado que 10 (tão ou mais graves) do Otamendi, é inacreditável.

      • Pedro_Almeida
        Posted Julho 16, 2025 at 12:54 pm

        Os rotulos são dificeis de tirar para pessoas que só querem saber se a bola entra ou não.
        Florentino não é de topo mas é um jogador para ficar muitos anos no Benfica.
        António Silva foi queimado por instabilidade defensiva no ano do Roger e pelas falhas clamorosas do Otamendi após o Mundial.
        Mas é mais fácil falar mal de um miudo que ainda nem chegou ao seu prime.

    • Petrol
      Posted Julho 16, 2025 at 9:01 am

      De facto Florentino é incapaz na saída de bola e tem falta de qualidade no passe o que se torna mais evidente sob pressão. Aqui acho que não há sequer discussão. Isto também é mais evidente devido à falta de dinâmicas da equipa, o que faz com que em diversas situações, não existam linhas de passe limpas, complicando o trabalho de Florentino que já é limitado nesse aspeto.

      Quanto ao ponto 2, em relação ao extremo não sei mas não me parece de todo irrealista. Em relação ao meio-campo, acho muito possível. O meio-campo com Lage no ano do título era composto por Florentino e Samaris, portanto não vejo porque não possa ser composto por um dos elementos já no plantel e Barrenechea.

      Uma questão é que o Benfica precisa de jogadores com qualidade com bola. A saída de bola do Benfica em pressão era sofrível muito devido a limitações nesse momento de jogadores como Florentino e Bah. Outra questão é que o Benfica tem bastantes dificuldades na gestão do jogo e o ideal seria ter também um jogador capaz nesse momento que poderá ser João Veloso.

    • Johny45
      Posted Julho 16, 2025 at 9:02 am

      Concordo no geral, e vai ser isso que vai acontecer, Félix com liberdade a 10.
      Quanto ao florentino é a questão de ele borrar a pintura nos momentos fulcrais! Faz grandes jogos e corta tudo, como depois mete-se a inventar no meio campo e perde a bola e dá golo.
      A diferença para o Kokcu é que ele perde a bola mais à frente e em passes de rutura, não em passes básicos e no meio campo.

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 16, 2025 at 2:31 pm

        Johny, às vezes depende da dinâmica da equipa.
        O que Florentino não pode fazer porque de facto não tem essa capacidade, é ser ele a iniciar a construção.
        Às vezes temos essa noção que o típico 6 está à frente da defesa e como tal tem que ser ele a rodar a bola.

        Nada mais falso.

        Os momentos de maior fulgor de Florentino foram os primeiros 6 meses de Lage, e uns meses aquando do seu regresso, e os primeiros meses de Schmidt.

        Com Lage havia Gabriel e Samaris, com Schmidt Enzo, e no último caso era sempre o argentino a iniciar a construção.

        Nessa situação Florentino é quase um jogador ímpar em Portugal.
        Se jogar à frente do “8” vai recuperar imensas bolas em transição defensiva, a maior parte no meio campo adversário e como não complica faz a bola rodar rápido e simples pelos colegas.

        Não pedindo a Florentino o que ele não sabe fazer, o Benfica tem sempre muito mais posse porque quando perde bola também a recupera mais rápido além de defensivamente ser mais equilibrada.

        Mesmo que juntasses um Barrenechea a um Frendrup por exemplo, é verdade que se ganharia mais qualidade com bola mas esse duplo pivot correria muito mais atrás dela em situações de transição defensiva.

        Resumindo, Florentino será melhor quanto melhor e mais completo for o médio que jogue com ele.

        Se de facto a ideia é apostar em ataque posicional, então mais vale vender o Florentino.

        Vejo a acontecer algo deste género:
        Barrenechea, Manu e Aursnes;
        Félix e Konstantelias.
        Pavlidis.

        Isto com Manu a cair no meio dos centrais e os laterais muito projetados quase como médios. Um 3-4-3 em posse.
        Aliás neste regresso de Lage foi o sistema que funcionou melhor com Carreras por dentro e Dahl à largura.

        Em jogos de menor exigência abrir um flanco com um dos extremos e deixar cair um dos elementos do duplo pivot.

        A acontecer algo deste género teríamos Akturkoglou, Schjelderup, Rego e Prestianni como alternativas à dupla de apoio ao ponta de lança o que faria de Bruma ou Tiago Gouveia excedentários.

        Mas a ver. Faltam muitas novelas e até a novela Félix deve durar até Agosto…

  • Mantorras
    Posted Julho 16, 2025 at 10:16 am

    Nao me parece o perfil que necessitamos, e por isso, so entendo a sua vinda saindo o Tino. Gosto muito do Tino, é daqueles que se ficar para mim nao sera problema, sera sempre util em determinados contextos, porque é fenomenal sem bola, mas curto para outros, porque é muito limitado com bola para o que se pretende de um médio do Benfica. Se a troca der lucro, nao sera mal visto, mas deviam apontar as fichas para o que realmente faz falta, que é um medio completo, o Frendrup ou o Rios sao bons exemplos do que devia ser o perfil desejado (ja no preco tenho muitas duvidas), porque se vier este, continua a faltar o outro. Se trocarem o Tino pelo Enzo e o Barreiro pelo Frendrup, ai sim ficamos mais fortes.

  • Pedro_Almeida
    Posted Julho 16, 2025 at 10:55 am

    Não conheço o Manu muito bem, mas ele está lesionado e não sabemos como irá regressar de lesão.
    Quando falam que precisamos de um 8/10 não entendo bem o porquê tendo em conta a falha gritante que o clube tinha e tem na primeira fase de construção que o Kokçu nunca conseguiu colmatar e era a razão para ser contratado. Aursnes é mais um 8 nesta altura tal como Barreiro. Florentino não acrescenta tanto na construção.
    Enzo vai dar esse critério na construção e mais qualidade com bola. E se formos a equiparar com o outro Enzo do Chelsea esse também não era o 8/10 que apregoam ele sempre jogou como 6/8. simplesmente envolvia-se bem no ataque e tinha um remate fora de área e jogava com o Florentino ao lado.
    Vindo este Enzo acredito que a dupla inicial seja ele e Aursnes vindo depois um segundo avançado e um extremo para o lado direito do ataque.

    Neste momento seria:
    Trubin
    Dedic
    Tomás/António Silva
    Otamendi
    Dahl
    Enzo
    Aursnes
    Kerem
    Andreas*
    Prestianni*
    Pavlidis

    *Estes têm potencial mas precisam de alguém para crescer ainda na sombra, o Andreas havia jogo em que não aparecia e Prestianni ainda é um miudo apesar de ter qualidade não podemos depender de um puto de 18/19 anos que tem potencial mas não é nenhum predestinado.

Deixa um comentário