Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Com Jonas há sempre solução para o mau futebol; Benfica realizou uma 1.ª parte muito pobre mas brasileiro soltou a equipa para a goleada; Rafa (já leva 8 golos) e Zivkovic também estiveram em destaque; Feirense, mais preocupado em tirar ritmo ao jogo, quase não incomodou

Benfica 4-0 Feirense (Jonas 49′, Bruno Nascimento 57′ p.b. e Rafa 68′)

O Benfica sacudiu a má fase com uma goleada frente ao Feirense. As águias, que vinham de três dias atribulados, realizaram um primeiro tempo muito pobre, mas Jonas (com um golaço) voltou a carregar a equipa, desbloqueando o marcador, o que permitiu aos comandados de Rui Vitória se soltarem para uma 2.ª parte de bom nível. Rafa (que já leva 8 golos) juntou à participação em dois golos um enorme compromisso defensivo, Seferovic entrou para marcar, Zivkovic, no 1.º jogo para a Liga a titular, também esteve em evidência (colaborou em dois golos), o sector defensivo, por sua vez, não teve problemas em controlar um conjunto de Nuno Santos, que até ao 0-1 apostou tudo em tirar ritmo à partida.

No que respeita ao encontro, o Benfica dominou a primeira parte, mas foi em geral uma partida muito pobre. Os encarnados raramente conseguiram ligar jogadas de ataque, tendo o lance mais perigoso sido um livre de Pizzi que Caio Secco sacudiu. Sem surpresa, ao intervalo o nulo mantinha-se. No entanto, na segunda parte a história seria outra. Os encarnados entraram com tudo, com uma disposição totalmente diferente e rapidamente chegaram à vantagem por intermédio de Jonas, que servido por Grimaldo tirou um adversário do caminho com um grande pormenor e depois rematou cruzado de pé esquerdo para o fundo das redes. Pouco depois Rafa recupera um bola em zonas adiantadas e serve Jonas, mas desta vez o brasileiro não conseguiu finalizar com sucesso quando estava completamente sozinho. Os dois mesmos intervenientes voltaram a criar uma jogada de perigo logo de seguida, mas Jonas encontrou por duas vezes a oposição dos adversários. Mas o 2-0 viria mesmo a chegar depois de Grimaldo isolar Rafa com uma excelente passe, com este a contornar o guarda-redes e depois, quando tentou assistir Jonas, Bruno Nascimento a colocar a bola na sua própria baliza. O vendaval ofensivo das águias continuava, tendo Pizzi disparado ao lado quando estava em boa posição. O terceiro viria a aparecer numa excelente jogada entre Zivkovic, Pizzi e Jonas, sendo que Caio Secco deixou escapar uma bola fácil e Rafa aproveitou para marcar na baliza deserta. O jogo acalmou um pouco, com Rui Vitória a lançar Gabriel e Seferovic para os lugares de Gedson e Jonas. O quarto esteve perto em mais uma boa combinação, mas Zivkovic rematou por cima quando podia ter feito melhor. Já com Krovinovic em campo (rendeu Pizzi), Seferovic fechou o marcador depois de mais uma má abordagem de Caio Secco, completando a goleada.

Benfica – Exibição de duas faces. Na primeira parte os encarnados sentiram dificuldades para criar situações de golo, acumulando maus passes e falhas na decisão/definição dos lances, mas depois do golo de Jonas (encontra sempre uma solução) impuseram uma dinâmica, qualidade e velocidade assinaláveis, construindo uma goleada que pode dar confiança depois de uma semana bastante turbulenta. Quase todos os jogadores fizeram uma exibição em crescendo, sendo que defensivamente não sentiram dificuldades. Grimaldo voltou a destacar-se, com a sua capacidade técnica, somando uma assistência. Fejsa esteve mais assertivo, enquanto Gedson melhorou muito no segundo tempo quando passou a jogar mais descaído na direita. Pizzi esteve também num bom nível, com várias combinações de muita qualidade e dando outro fulgor à circulação. Zivkovic, aposta no XI, somou pontos, participando em 2 tentos, já Jonas foi Jonas, desbloqueando o marcador e ainda tendo participação no 3-0. No entanto, o homem do jogo voltou a ser Rafa, que fartou-se de desequilibrar e de ajudar defensivamente, acabando o jogo com um golo e participação em outro golo. Destaque ainda para o regresso aos golos de Seferovic.

Feirense – partida muito pobre dos fogaceiros, que correm o risco de saírem desta jornada no último lugar. Se na primeira parte conseguiram pelo menos controlar os homens da casa, usando por vezes do anti-jogo, na segunda não tiveram quaisquer hipóteses, acumulando muitos erros defensivos e sem conseguir sair do seu reduto (nenhum remate à baliza). Caio Secco fica negativamente marcado à história do encontro, tendo “oferecido” dois golos. Bruno Nascimento, que até estava a fazer uma boa exibição, acabou por marcar um auto-golo. Edson Farias esteve em destaque no início do encontro ao conseguir transportar a bola algumas vezes, mas foi engolido juntamente com os seus colegas na etapa complementar. O meio-campo raramente conseguiu pegar no jogo ou ter bola (Tiago Silva apareceu apenas a espaços), enquanto os homens da frente foram facilmente anulados.

XI do Benfica – Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Pizzi e Gedson; Rafa, Zivkovic e Jonas.

XI do Feirense – Caio; Edson Farias, Briseño, Nascimento, Tiago Gomes; Cris, Alphonse, Sturgeon, Tiago Silva, Machado; e João Silva

108 Comentários

  • Eusebio
    Posted Dezembro 1, 2018 at 7:56 pm

    Feirense está para descer, não jogam nada.

    Os primeiros 30 minutos de jogo recordaram-me porque acho que não precisamos de claques para nada no futebol.

    Benfica melhor que o ano passado e a 1 ponto da liderança.

    • KCL
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:04 pm

      Concordo com os 3 pontos

    • bojo
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:30 pm

      Nuno Manta Santos é dos treinadores com melhor imprensa em Portugal. Não entendo…fez uma primeira época muito boa, mas daí para cá tem sido tudo muito fraquinho. E se no ano passado se podia queixar da falta de qualidade da equipa, este ano tem um plantel inquestionavelmente melhor e encaminha-se para a 2a Liga a olhos vistos.

    • Fernando neves _36
      Posted Dezembro 2, 2018 at 5:07 pm

      Não foram os 30, foram os 45 minutos, aos 30 apenas se cantou o hino.
      Sem as claques o ambiente é péssimo, ninguém canta, não há nenhum inferno, são absolutamente indispensáveis. Já para não falar quando vamos jogar fora.

  • Chines
    Posted Dezembro 1, 2018 at 7:57 pm

    Palmadinhas nas costas do RV.

  • Consuela
    Posted Dezembro 1, 2018 at 7:58 pm

    Demasiado fácil, como era previsível. Com ou sem Rui Vitória, este Benfica vai disputar o campeonato até ao fim, tal a diferença para os restantes.

    • porra33
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:09 pm

      Ahaha boa piada, agora a sério para já a única concorrência directa ao Porto é o Braga. O Sporting ainda não deu bem para perceber o que é que vai dar e o Benfica é Jonas e pouco mais, sabendo a condição física do homem é fácil assumir que o Benfica não conta para o Totobola enquanto lá estiver o Rui Sem Vergonha na cara…

  • Mastodon
    Posted Dezembro 1, 2018 at 7:58 pm

    Quero ver onde andam agora os Benfiquistas disfarçados que passaram as ultimas semanas a criticar a equipa! É facil criticar quando temos um jogo menos bom contra uma equipa top-3 do mundo como é o Bayer mas hoje voltamos a demostrar a nossa força com um jogo dominado do primeiro ao ultimo minuto, onde marcamos 4 mas podia ter sido o dobro.

    • Jorge Deus
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:03 pm

      Mas qual top3 no mundo? Há quanto tempo nao sai de casa?

    • johnnyp96
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:04 pm

      O Bayern top-3?! Nem top-10 é atualmente.. E o Feirense é dos plantéis mais fracos da liga..

      Tem calma

    • Pulga
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:14 pm

      Contra uma equipa top3 do mundo como é o AROUCA.

    • Jorge Deus
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:14 pm

      É melhor mesmo que RV fique e assim escusamos de ir à champions passar vergonhas já que muitos ficam felizes por ganhar aos feirenses desta vida… Haja Jonas.

      Pinto da Costa até tem razão no que diz, meia dúzia de campeonatos já fazem esta direcção e alguns cantar de galo.

    • Mantorras
      Posted Dezembro 2, 2018 at 2:39 pm

      Ficaram em casa, mas temos-te a ti aqui, para nos explicares que a força do Benfica é demonstrada em jogos com Feirenses em casa. Isso sim é ser Glorioso. Enfim.

    • volta_taraabt
      Posted Dezembro 2, 2018 at 3:57 pm

      O Moreirense é uma equipa de top 3 do mundo? E o Belenenses e o Arouca são?
      Hoje jogaste contra uma equipa a lutar pela manutenção, com um dos piores plantéis da 1a liga e com o 2° pior ataque (7 golos em 11 jogos). Hoje fizemos 45 minutos miseráveis em que não criamos uma única oportunidade decente. Na 2a parte melhoramos graças a mais uma obra de arte do Jonas que obrigou o Feirense a tentar sair da defesa e, a partir daí, tornou-se fácil atacar. Continuo a criticar o facto de sermos incapazes de criar perigo em qualquer tipo de bolas paradas (somos a única equipa no campeonato com 0 golos em bolas paradas). Continuo a criticar o facto de Zivkovic só ter sido aposta porque ele quase foi despedido, do Gedson só ter regressado à titularidade em Dezembro quando estava mais que visto que era fundamental para o nosso meio-campo, do André Almeida e o Pizzi continuarem a ter lugar cativo no 11 quando há claramente melhores opções (Corchia e Krovinovic). Ontem aplaudi no fim porque finalmente vi os jogadores jogarem com atitude e porque já percebi que, aconteça o que acontecer, Rui Vitória vai ficar até ao fim da época por isso mais vale apoiar e puxar pela equipa, mas em termos tácticos e de discurso do treinador nada mudou, continua a chegar às conferências de imprensa e falar 0 de futebol.
      Hoje foi bom. Agora é preciso ver se também jogamos assim contra equipas que joguem futebol de jeito.

  • ThatMan
    Posted Dezembro 1, 2018 at 7:59 pm

    Parece que teve de ser o Jonas a desbloquear o jogo. Primeira parte péssima, claramente uma mudança em relação ao que se via.
    Como não vi a segunda parte, fico por aqui.

    Mas vá, hoje está tudo bem, e o Rui do Bombo volta a ser bom, como o Seferovic.

  • NoobieSLB
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:00 pm

    Primeira parte muito, mas muito franquia, a roçar todos os jogos anteriores do RV.
    Parece que o “murro na mesa” resultou ao intervalo. Muito melhor o benfica na segunda parte, onde o Feirense não conseguiu atacar.
    Grande jogo de Rafa, e lá está.. quem tem Jonas, tem mais hipóteses de marcar.
    Isto é um pau de dois bicos. Se por um lado, como benfiquista não queria que o perder o Jogo, por outro lado sabemos de o RV irá manter-se pelo menos até ao final da época.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:00 pm

    Meh.

    Para quem prometia mudanças, viu-se o mesmo de sempre. A primeira parte é a prova de que isto não vai lá e que momentos como a segunda parte serão a excepção que confirma a regra.

    Foi necessário Jonas desbloquear para o Benfica se soltar. Até lá, um autêntico deserto.

    Ficam breves apontamentos:

    – Para quem, por aqui, tanto apregoa que Rafa é mau…

    – Zivkovic, é preciso mais?

    Belo adversário, sem desprimor, para recuperar e ter uma vitória. Gorda porque foi assim procurada, mas o Feirense também ajudou.

    Por fim, claro que a BTV iria branquear e disparar elogios atrás de elogios, é a sua função, por isso, cinco estrelas.

    De resto… é bocejar e aguardar…

  • ACT7
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:01 pm

    Jonas Jonas Jonas, com ele estamos sempre perto de ganhar, mesmo com tantas falhas táticas da equipa.
    1a parte horrível, mas também ninguém quis jogar com o árbitro a permitir muito anti jogo.
    Na segunda parte Rafa e Jonas abriram o livro e contra conjuntos frágeis (a diferença individual é brutal) é fácil as equipas grandes golear os ditos pequenos.
    1 jogo sem sofrer golos.
    Os jogadores têm de assumir o remate fora de área.

  • Xefe
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:03 pm

    Boa 2ª parte, a equipa melhorou bastante com Zivkovic na esquerda. Já ando a dizer isto à mais de um ano, o Zivko tem de jogar na esquerda para variar entre o jogo interior e exterior. Mas o pessoal aqui acha que ele tem de jogar na direita para fazer as fulgorosas diagonais dele que acabam sempre nele a fazer um passe para o redes…

    Aliás a maior parte do jogo do Benfica foi do lado dele a fazer com Pizzi e Grimaldo boas combinações ao qual se juntou Jonas (estes são os 4 mais criativos da equipa).

    Gostava de ver J. Félix no lugar do Rafa e alguém que não o A. Almeida a DD, mas havemos de lá chegar.

    Grande jogo de Fejsa hoje.

    • Bruno Cunha
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:07 pm

      Também vais dizer que o Rafa esteve mal hoje?
      Ele comeu te a namorada ou assim? Que perseguição…

      • Xefe
        Posted Dezembro 1, 2018 at 8:32 pm

        Não é uma questão de estar mal ou bem, é uma questão de querer ver alguém melhor.

        Por exemplo o Seferovic tem estado bem mas o pessoal quer alguém melhor no lugar dele. As pessoas querem ver Ferreyra ou Castillo em vez do Suíço mesmo que este esteja a jogar bem.

        É o mesmo raciocino, nada contra o rapaz.

    • Francisco Rocha
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:11 pm

      E que tal o Félix no intocável sr Pizzi? O Rafa que continua a ser dos melhores tem de sair?

    • KCL
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:11 pm

      Félix no lugar de Rafa? Mas viste o mesmo jogo que eu? Rafa foi só o melhor jogador em campo a par de Jonas! Félix a entrar é pro meio, atrás do PL. Toda a gente sabe isso

      • Xefe
        Posted Dezembro 1, 2018 at 8:29 pm

        Sim atrás do PL. Eu queria ver o 4x4x2 com Zivko na esquerda Pizzi na direita e J. Félix no meio com Jonas.

    • TheGolden
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:16 pm

      É impossível para ti dizer na mesma frase Rafa e bom jogo não é?

    • Miguel Carvalho
      Posted Dezembro 2, 2018 at 10:55 am

      lool, o que me ri a ler este comentário.
      O vitória que tire o Rafa e meta outro e vais ver o que te acontece no próximo jogo.
      O Rafa é só o melhor extremo do Benfica atualmente.

  • porra33
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:03 pm

    2º jogo em que não vejo o Benfica. É custoso mas acho que me hei-de acabar por habituar, enquanto o iluminado não deixar o Rui apanhar o avião para a facilidade recuso-me a voltar a ver o Benfica. Só não deixo de pagar cotas e cancelo a BTV porque não tenho nenhuma. Mas parece que deve ter sido mais do mesmo, o 0-0 deve ter dado uma vaia ao intervalo, mas está tudo bem, esta vitória contra o Chelsea dá razão ao ditador…

  • Fernando neves _36
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:04 pm

    Tenho a dizer o seguinte hoje no topo sul e nos Diabos, foi a melhor forma de protesto que podiam fazer e de certeza que equipa, direção e “treinador” perceberam o recado, somos os melhores e o Benfica será sempre nosso!
    Prova disso é a 2 parte que a equipa fez, apesar de estar bastante triste e chateado com o Benfica, sei ver que fizemos uma boa 2 parte, mesmo assim isto não apaga nada e só temos é de jogar sempre assim.
    No entanto, fui completamente contra os aplausos no fim ainda não merecem aplausos nenhuns e só tem é de jogar sempre a bola como fizeram nesta 2 parte e não apenas com o Feirense.
    Claro que temos de ganhar estes jogos mas queremos é jogar assim contra as equipas do nosso nível da europa (ajax por exemplo).
    O Jonas continua a resolver sempre, so de pensar que existiam pessoas que achavam que ele devia sair até fico parvo.
    O Rafa continua péssimo não é xefe ?
    Como tenho vindo a dizer Rafa e Jonas, Jonas e Rafa
    Muito bem também Gedson Fernandes a mostrar que com ele a jogar no meio campo tudo é diferente.
    Os jogadores hoje mostraram que estão com o treinador.
    Espero que o Rui sem apelido perceba que o Zivkovic estando bem tem de ser titular.
    P.s.
    Para quem diz que as claques não fazem falta, hoje viu-se na Luz que sem as mesmas aquilo mais parecia um estádio de mortos a diferença da 1 para a 2 parte é gritante, nem tem comparação, claro que algumas pessoas não valem nada mas as claques fazem sempre imensa falta, a 2 parte foi um ambiente de futebol na 1 foi um ambiente de velório.

    • Eusebio
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:17 pm

      Estas muito enganado se achas que o Benfica é das claques. Honestamente, senti zero falta das claques nos primeiros 30 minutos e preferia que assim fosse para sempre. Trazem zero ao Benfica!

      • Estigarribia
        Posted Dezembro 1, 2018 at 8:28 pm

        Eusebio, sou Sportinguista, mas concordo, inteiramente, contigo no que toca às claques. Desde que aconteceu o Ataque à Academia de Alcochete espero que se faça alguma coisa para que se acabe com essa corja de energúmenos que vão para os estádios só para causar problemas.

        E o mais engraçado (que de engraçado não tem nada) é isto: nos dias a seguir ao ataque à Academia de Alcochete, falou o Presidente de República, o Presidente da Assembleia da República e o Primeiro-Ministro, mas fazer alguma coisa para pôr fim ás claques, tá quieto.

        Saudações Leoninas

      • Fizzy
        Posted Dezembro 1, 2018 at 8:36 pm

        Sr.eusébio, se não fossem as claques (que os seus elementos gastam milhares de euros para acompanhar o benfica a TODO o lado) o estádio da luz tinha o mesmo entusiasmo do que uma peça de teatro. As claques são a alma da Luz!!!!!

        • Eusebio
          Posted Dezembro 1, 2018 at 8:43 pm

          Não, não são. Podes sempre experimentar ver um jogo da Premier League para perceberes a falta que não fazem.
          A alma da Luz são e sempre foram os seus sócios, não as claques que não são mais que a força armada das direcoes.

    • Flavio Trindade
      Posted Dezembro 1, 2018 at 9:02 pm

      Percebo por completo a ideia do Fernando.

      Prefiro mil vezes a cor, os cânticos e o ambiente criados por uma verdadeira claque de futebol do que os ditos adeptos das bifanas e paus de selfie que ficam calados e no telemóvel o jogo todo.

      Contudo convem fazer um sublinhado quando falo nas “verdadeiras” claques de futebol que na minha opinião são indispensáveis em qualquer estádio.
      Se fizerem apenas aquilo para que foram criadas são fantásticos, se forem para serem utilizadas como braço armado das direcções, o lugar desses é fora dos estádios e de preferência atrás das grades. Porque aquilo que acontecia ( e acontece com frequência noutras latitudes) passou recentemente a acontecer nos jogos do Benfica também. E ultimamente muitos dos contestatários ao momento que o clube vive, têm sentido na pele essa proatividade digna dos regimes ditatoriais.

      • Fernando neves _36
        Posted Dezembro 2, 2018 at 5:00 pm

        Como sempre subscrevo Flávio, a minha questão é essa. Eu vou a todos os jogos em casa (desde o Jamor que deixei de ir fora) e quando não são as claques a cantar, os tais adeptos/sócios cantam 10 segundos e calam-se isto não dá emoção nenhuma e faz com que o nosso estádio tenha um ambiente banal.

  • Fernandes35
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:06 pm

    E pronto, agora vai tudo embadeirar em arco só porque demos 4-0 a uma equipa que estava mais preocupada em não deixar jogar do que disputar o jogo.
    Primeira parte dentro do normal. Segunda parte a desmontar uma equipa por si só desmontada após o primeiro golo. Feliz pela vitória mas mantendo a mesma opinião em relação ao que se passou e ao que deveria acontecer. Valha-nos santo Jonas que inventou aquele primeiro golo.

  • f0ra de Jogo
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:06 pm

    O Vieira bem que tinha avistado uma Luz, o homem está muito à frente!

  • Teixas
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:06 pm

    Foi em casa, contra uma equipa muito fraquinha. Mas gostei da raça que demonstraram, mesmo na 1ª parte.

    Não concordo com a permanência do treinador, está na hora de terminar o ciclo. Mas estamos presos com ele. Não vale a pena insistir.

    Mas mesmo assim, com o Benfica a mostrar atitude, ai de mim senão apoiar incondicionalmente a equipa e Rui Vitoria.

    Espero que a partir de agora, tudo seja diferente.

  • Francisco Rocha
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:07 pm

    Na primeira parte a equipa esteve às aranhas. Na segunda houve melhorias claras.
    Gostei dos centrais, do Grimaldo, Gedson, Jonas e dos extremos Rafa e Zivkovic que mostraram que são os melhores extremos do plantel. Tirem o Almeida da equipa pf.
    O Krovinovic podia ter entrado mais cedo e o Félix devia ter jogado, espero que sejam titulares no jogo da taça da liga, na próxima quarta.

    • Francisco Rocha
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:25 pm

      Já agora, anti-jogo ridículo do início ao fim de uma equipa fraquinha e à rasca. Assim continua o futebol português, seja nos grandes ou nos pequenos, a mentalidade é a mesma só muda o contexto.

  • golias
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:10 pm

    Eu só quero que as coisas voltem ao bom caminho! Se possível com o RV. Jogámos bem na segunda parte a fazer esquecer a primeira onde os miúdos estiveram muito intranquilos e com muita ansiedade por querer fazer bem! Jonas com a sua qualidade e experiência a marcar e o golo a desbloquear e aliviar a pressão! A partir daí voltámos ao que de muito positivo já mostrámos esta época, onde fomos muito competentes. Gostei da agressividade, hoje por exemplo o Rafa levou amarelo aos 3 minutos mas parou um daqueles contra-ataques onde já sofremos golos… Finalmente, muito feliz por ver alguns indicadores de que podemos voltar a normalidade, agora é dar continuidade! O potencial está lá todo, só é preciso tranquilidade e estabilidade!

  • HeberPrincipe
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:11 pm

    Jonas + 1 autogolo + 2 fifias a salvarem o escalpe ao RV

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Dezembro 1, 2018 at 10:07 pm

      Se não fosse auto-golo era golo do Jonas, o que seria bem melhor. Já para não falar das várias oportunidades para marcar mais. De qualquer maneira, sempre é melhor do que ganhar com um penalty fabricado no final do jogo.

  • MuchoG
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:11 pm

    Esta direção e treinador não merecem os adeptos que têm, mesmo depois do gozo que foi esta semana a assistência esteve muito perto da média e agiu como se nada se tivesse passado.
    Quanto ao jogo, não fizeram mais que a obrigação e o futebol não foi o melhor, era um ambiente raro porque era suposto darem uma resposta e viu-se que a equipa estava com outra atitude, mesmo tendo em conta isso, e que o jogo era em casa contra um adversário frágil e que perdeu dois titulares por lesão, não se mostrou muito. Primeira parte a medo com o meio campo mais compacto para prevenir o contra ataque com muito abuso do cruzamento e combinações na esquerda com Grimaldo, na segunda parte é a história do costume, Jonas cria o golo do nada o que desbloqueia e alivia a equipa e a partir daí foi muito simples.
    A vitória é muito importante para aliviar o ambiente mas isto não vai mudar, o futebol continua sem ideias e voltou a ser carregado por Jonas, os jogadores tiveram outra atitude pelo que aconteceu esta semana mas será que vai ser assim sempre?
    Ao primeiro desaire volta tudo ao mesmo e é uma questão de tempo, o futebol não vai melhorar exponencialmente de um dia para o outro e temos jogos complicados este mês. Mesmo assim há umas conclusões a tirar (óbvias para muitos mas não para o mister):
    – Zivkovic mesmo depois de semanas sem jogar consegue mostrar que é tão superior ao Cervi que nem há comparação
    -A equipa depende Jonas e sem ele nem lutar pelo segundo lugar, bem RV ao fazê-lo jogar 80 minutos quando o jogo estava decidido. Depois é azar quando se lesionar em Março.
    -Gedson tem de jogar, o Benfica tem imensos problemas na transição defensiva e é preciso alguém com força no meio campo, especialmente quando Fejsa regrediu e Pizzi nem tenta
    -Dependemos de Jonas e depois de Grimaldo, não é coincidência que as jogadas de perigo chegam quase sempre da esquerda, sem ele o futebol apoiado é nulo
    -AA continua a ser mau demais para ser titular

    Feliz pela vitória mas duvido que algo mude, não mudou em 4 anos e não vai mudar agora por causa de uma conversa, duvido muito que o Benfica sobreviva a este mês e depois disso vai voltar a contestação, pena que o problema não tinha sido já resolvido.

  • User1990
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:11 pm

    Acho que o que aconteceu hoje devia abrir os olhos a alguns benfiquistas, principalmente alguns que aqui andam, critiquem e assobiem quando tem que assobiar mas o futuro desta época e o RV ( infelizmente) e nos devemos estar ao lado da equipa e apoiar em todos os momentos do jogo para os puxar para frente porque para os puxar para tras já existe gente que chegue em Portugal.

    Não nos podemos acomodar com o que está a acontecer mas existem momentos e sítios apropriados para criticar e reclamar do que está a ser mal feito ( houve uma assembleia geral para aprovação de contas esta semana, alguém foi lá reclamar?)

    Posto isto, repito o que disse RV na conferência, unam-se a volta da equipa e apoiem.

    • Aslio
      Posted Dezembro 2, 2018 at 7:43 am

      Convém não confundir apoio à equipa (jogadores) com críticas ao presidente e treinador.
      Ninguém com 2 dedos de testa crítica os jogadores. As únicas pessoas a criticarem os jogadores foram os vieiristas… onde é que eu já vi isto?

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:14 pm

    Jonas salvou o pescoço do senhor que vê luzes.

    De resto, a mesma tristeza de jogo.

  • Acarub
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:15 pm

    Acabei de sair do estádio, obrigado a todos que deram voz a todos os adeptos em silêncio!!!

  • coach407
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:17 pm

    Melhores 45 minutos de uma equipa portuguesa esta época num duelo com esta tipologia (“grande” contra “pequeno”).

    Aliás, este é o primeiro jogo da época em que algum grande marca 4 golos em 45 minutos. E podem incluir os duelos contra Qarabag, Vila Real, Varzim, Lusitano ou Loures.

    Isto tem ainda mais valor sendo contra este Feirense que ainda há pouco tempo era uma das defesas menos batidas da Europa juntamente com alguns colossos.

    Perante estes factos, é motivo para acreditar que o Benfica pode melhorar. Nota-se que os jogadores estão com o treinador.

    Obviamente isto não pode ser sobrevalorizado. As coisas não mudam de um dia para o outro, nem as coisas foram perfeitas (sobretudo na primeira parte). É preciso outra regularidade. Acredito que este não é o primeiro passo. Mal seria, mas hoje realmente notaram-se melhorias como comprovam os factos que referi inicialmente.

    Que seja para continuar.

    • Eusebio
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:25 pm

      Que comentário surreal.

      • Consuela
        Posted Dezembro 1, 2018 at 8:39 pm

        Não há outra palavra mesmo. Melhores 45 minutos de uma equipa tuga… só vê Benfica.

      • coach407
        Posted Dezembro 1, 2018 at 9:07 pm

        Ofensivamente, nenhum grande tinha marcado 4 golos em 45 minutos em qualquer competição. Além destes golos, foram falhados vários golos escandalosos, ao qual se juntou um processo ofensivo muito forte com uma dinâmica coletiva excelente com vários jogadores envolvidos, com muita precisão e velocidade.

        Se ofensivamente, existe um facto claro que coloca estes 45 minutos pelo menos num dos melhores da época de um grande (descrever como “surreal” é inacreditável mesmo não achando que seja a melhor).

        A juntar a isto, defensivamente eu diria que é praticamente impossível não ser dos melhores 45 minutos porque simplesmente o Vlachodimos não fez uma defesa, nem sei se o Feirense conseguir fazer sequer um remate.

        Dizer que não foi “dos melhores” 45 minutos de um grande neste tipo de jogos é surreal, realmente.

        Para mim, foram os melhores. Ser “dos melhores” é o mínimo plausível por uma pessoa minimamente sensata perante os factos.

        Considerar “surreal” é só mesmo por o RV ser o treinador e ser moda.

        • Maiqueke
          Posted Dezembro 2, 2018 at 3:16 pm

          Apesar de não ser comum, é verdade que marcaram 4 golos em 45 min, mas daí a apelidar de melhores 45 minutos de uma equipa portuguesa esta época..
          O Feirense que há pouco tempo tinha poucos golos sofridos não estava em 16º como está agora. (15º antes deste jogo?)
          Marcaram um golo com mais um lance de génio de Jonas (até então nem sei se poderiam apelidar do que estava a acontecer de jogo de futebol, mais parecia um solteiros casados que não havia mais de 2 passes seguidos sem passarem a bola ao adversário ou mesmo desmarcarem-no. Outro foi um autogolo completamente amador, mas pronto, acontece, onde aí o Feirense se já tinha pouco fio de jogo até então, aí é que o perdeu completamente. O terceiro golo é um passe do guarda redes para o rafa, que aquilo nem nas distritais acontece (também recebeu um passe do Jonas).
          O 4º golo nem comento, que nem nas distritais tenho visto golos desse género ultimamente.
          O Benfica teve mérito na vitória, sim. Mas o Feirense teve bastante demérito no resultado expressivo, aliando um conjunto de decisões amadoras para a goleada que se assistiu. Se por isso achas que o Benfica já está bem.. Até ao golo de Jonas era mais um jogo como os outros, tu cá tu lá. Mas depois disso o Feirense abriu-se e partiu-se animicamente e ao conceder golos com dificuldade baixa e clara desconcentração do redes ou defesas, traduziu-se nos tais 4 0. Já vi equipas de meio da tabela ganharem por um zero e fazerem exibições bem melhores que essas, porque simplesmente o adversário também foi competente a defender e não protagonizou situações como as deste jogo.
          Como referi, o Benfica mereceu ganhar obviamente, mas daria mais ênfase ao fraco jogo defensivo do Feirense (e ofensivo, totalmente irreconhecível), do que propriamente ao ataque e entrosamento do Benfica (corre Rafa, Jonas,tira aí um coelho da cartola ! Errei o passe ! Bolas não faz mal, o central mete-a lá dentro eheh ).
          O Vlachodimos não fez uma defesa porque o jogo ofensivo do Feirense era, como referi, inexistente. Acho sinceramente que o Lusitanos dava mais luta, pelo que se viu do outro jogo ao menos tinha processos ofensivos e defensivos definidos.

    • El Bandido
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:43 pm

      Eu não sou benfiquista, mas sinceramente o Feirense não joga nada. Achei que o benfica esteve bem na 2a parte, mas os melhores 45 minutos? Calma Pedro Guerra!

      • coach407
        Posted Dezembro 1, 2018 at 9:17 pm

        Diz-me 1/2 exemplos de 45 minutos melhores de um grande contra um pequeno pf.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Dezembro 1, 2018 at 11:02 pm

          O Benfica teve boas partes na 1.ª fase da época, mas lembro-me também do FC Porto com o Chaves, que foi um massacre durante 90 minutos. Ainda assim, é possível que tenhas razão. Todavia, Jonas tem muito peso neste desfecho.

          • coach407
            Posted Dezembro 2, 2018 at 6:38 pm

            Resumir a Jonas prefiro não comentar sequer sinceramente.

            Em relação ao Porto-Chaves, foi um jogaço do FC Porto e considero que a primeira parte foi das melhores da época, sem qualquer dúvida. Em termos absolutos, acho que o Benfica banalizou muito mais o Feirense na segunda parte mas isso é justificado pelo Feirense ser muito mais “banalizável” que o Chaves.

            Em termos relativos, dou muito mais valor a essa primeira parte apesar de ser na primeira jornada e o Chaves ter começado muito mal.

            A ideia do meu comentário era resumir a clubes com uma dimensão futebolística pouco superior, igual ou inferior à do Feirense para não termos aqui questões como “ah mas este jogo era mais difícil” como, teoricamente, era esse do Chaves. Em termos absolutos, era praticamente impossível o Chaves ser reduzido àquilo que o Feirense foi porque, simplesmente, a qualidade individual dos jogadores do Chaves é muito superior.

        • El Bandido
          Posted Dezembro 1, 2018 at 11:48 pm

          Eu não quero desvalorizar a 2a parte do benfica, estiveram bem. Mas este Feirense deu muitas casas e não acho que o futebol do benfica tenha sido nada de extraordinário, ou que tenham massacrado o adversário.
          Em futebol jogado acho que gostei mais por exemplo da 2a parte do Sporting com o Boavista em casa, ou o Porto com o Chaves no dragão, mas respeito a tua opinião obviamente!

      • coach407
        Posted Dezembro 1, 2018 at 9:19 pm

        E já agora o Feirense já jogou contra outros grandes. Tiveram 45 minutos melhores?

        Podes questionar a relevância do facto que eu dei e, como eu disse, vale o que vale mas parece-me relativamente óbvio.

        • Maiqueke
          Posted Dezembro 2, 2018 at 3:23 pm

          Por acaso fui ver as estatísticas, porque a ideia que tive foi que o Feirense até começou bem e dava efectivamente luta, daí ter achado tão estranho ele simplesmente ter dado o jogo ao benfica, autogolos e passes para os adversários à parte.
          Mas por curiosidade fui ver a estatística, ou o Benfica apanhou o Feirense mesmo nas ruas da amargura ou não sei, que lembro-me que os outros dois tiveram dificuldades contra o próprio:
          Benfica 4 – 0 Feirense :
          Posse:68%-32%
          Tentativas Golo: 15 – 3
          Remates à Baliza: 7 – 1

          FC Porto 2 – 0 Feirense
          Posse : 59% – 41%
          Tentativas golo : 17 – 6
          Remates à baliza : 7 – 3

          Sporting 1 – 0 Feirsense
          Posse de bola : 57%-43%
          Tentativas de golo : 26!!!! – 6
          Remates à baliza : 12 – 2

          Como vês o Benfica até foi quem menos tentativas e remates teve, mas curiosamente foi quem marcou mais. Certo é que o Feirense nos outros 2 jogos aínda tinha alguma identidade e contra o Benfica simplesmente entrou perdido em campo, com passes errados e chutão para a frente, jogo muito diferente do realizado com Porto e Sporting. Mudou assim tanta coisa entre esse jogo e o de ontem?

          • coach407
            Posted Dezembro 2, 2018 at 3:31 pm

            Antes de mais, eu referi 45 minutos. Estás-me a falar de estatísticas de 90 minutos em que a primeira parte do Benfica foi francamente insatisfatória.

            O Sporting ter 26 tentativas de golo quando ganhou 1-0 com um golos aos 88′ é perfeitamente normal. Mas quê? Em alguma das partes fez mais que o Benfica que esmagou na segunda? Claro que isto às vezes depende da bola entrar cedo e tal porque facilita as coisas. Daí que o facto que eu mencionei vale o que vale. São 45 minutos numa época. Se nem 45 minutos de qualidade o Benfica tivesse em tantos jogos era mau sinal. Mas antes fazer os melhores 45 minutos de um grande num jogo deste tipo de que não o fazer. E vale apenas isso que é quase zero. Importante são os próximos jogos que começam 0-0 na mesma.

            • Maiqueke
              Posted Dezembro 2, 2018 at 3:50 pm

              Os jogos têm 90 minutos e estava a falar do jogo em geral, mas tens razão, que só referiste os 45 min:
              O benfica teve 9 remates contra 0 do feirense na segunda (portanto só 3 remates do feirense na primeira parte e durante o jogo todo), o Porto teve 9 contra 3 na segunda parte e o Sporting teve 13 contra 4.
              O Sporting do Peseiro era chutão para a frente, mas havia muita oportunidade (foram 26 tentativas, mas não foi goleada muito por mérito do adversário, que não o teve contra o Benfica).
              Como referi, podes ter melhores jogos a ganhar por 1 0 (e tiveste, bastantes, na minha óptica, não só dos outros dois grandes, como do braga e algumas equipas do meio da tabela) e não jogar nada e marcar 4, que não foi propriamente o que se passou, mas foi algo desse género, que sem criar muito e sem grandes processos conseguem dar chapa 4 devido a erros infantis do adversário. Mas o que interessa é que a bola entre, lá está, mas se fosse a ti aguardava mais um pouco, que este jogo não me convenceu minimamente e pareces ser dos únicos aqui agradados com a exibição, apesar do resultado.
              Vamos ver como acaba esta semana da liga. O Sporting tem uma deslocação extremamente complicada e treinador novo com ideias novas, já se nota que os termos de qualidade exibicional já estão a subir exponencialmente, mas também se tem mantido a regra de sofrer sempre um golo pelo menos, fruto da linha de defesas muito subida.
              Já o Porto acho que não terá muitas dificuldades em arrumar com o Boavista.

              • coach407
                Posted Dezembro 2, 2018 at 4:21 pm

                – Recorde de número de golos marcados numa parte;

                – Recorde de dribles efetuados;

                – Zero remates consentidos;

                – Posse de bola na segunda parte sempre superior a 65%. O Benfica tem sido a equipa com mais posse de bola do campeonato no entanto neste jogo a média de posse de bola foi superior em mais de 10% ao segundo clube com mais de posse de bola do campeonato (o FC Porto).

                – Precisão de passe com dados superiores a 90% nos segundos 45 minutos.

                Acabei por ter de deixar de lado as questões subjetivas para demonstrar só com factos a perfeição defensiva e a qualidade ofensiva inegualável em 45 minutos de um grande contra um pequeno esta temporada em todas as competições.

              • coach407
                Posted Dezembro 2, 2018 at 6:31 pm

                Eu não estou agradado nem desagradado. Limitei-me a ser objetivo perante os factos. Eu relativizei completamente estes 45 minutos que significam bola no panorama geral. Como eu disse, as coisas não mudam de um dia para o outro e seria estúpido da minha parte achar que sim.

                Não estou nem mais nem menos confiante do que estava. Apenas descrevi o que foi perante os factos que referi em cima.

    • BioSpot
      Posted Dezembro 1, 2018 at 8:56 pm

      Feirense é um colosso. Há que ficar orgulhoso de dar chapa 4 a uma equipa assim.

      • coach407
        Posted Dezembro 1, 2018 at 9:17 pm

        Eu descrevi o tamanho do Feirense. Falei apenas em jogos de grandes contra “pequenos”. Não contra colossos.

        Estava a comparar estes 45 minutos com os 45 minutos de TODOS os jogos de grandes contra pequenos.

        Não é orgulho dar chapa 4 em 45 minutos. Simplesmente, ninguém igualou em número e em todos os outros aspetos, simplesmente, o Benfica foi melhor. Tão simples quanto isto.

        O Benfica não ganhou a Champions. Só fez os melhores 45 minutos desta época de um grande contra um pequeno. Vale o que vale. Mas se souberes 45 minutos melhores diz-me.

    • Aslio
      Posted Dezembro 2, 2018 at 7:51 am

      Marcar 4 golos não faz com que sejam os melhores 45 minutos, mas aceito.

      Pelo contrário, dizer que os jogadores estão com o treinador é mentira. Não estão nem estarão com o treinador.

      E estes 45 minutos com 4 golos são uma mão cheia de nada para o futuro do Benfica o Feirense. O Feirense, antes deste jogo, tinha 2 V, 3 E e 5 Derrotas para o campeonato. Ganhar 4-0 em casa não é nada de transcendente, é o esperado.
      Os próximos jogos ditarão o que poderemos esperar desta época, porque quanto ao futuro do treinador…está mais do que escrito e não chegará ao fim da época.

    • Gunnerz
      Posted Dezembro 2, 2018 at 11:25 am

      Q loucura de comentário. Faz se 4 golos e já é o melhor da época, parece as análises da escola primária.

      • Joga_Bonito
        Posted Dezembro 2, 2018 at 11:38 am

        Isto foi o melhor que o Benfica de RV consegue, logo ele até pode ter alguma razão. O que diz muito do que tem sido o Benfica com RV.

        • Gunnerz
          Posted Dezembro 2, 2018 at 2:35 pm

          Mas a cena é q ele disse q foi melhor q todos os clubes portugueses. Se fosse só do Benfica aceitava

      • coach407
        Posted Dezembro 2, 2018 at 6:29 pm

        Só pelos 4 golos? Eu disse que era só pelos 4 golos? Realmente tu analisaste o que eu disse… como na escola primária? É que eu não me fundamentei em 4 golos, mas vou só resumir em factos para não ter de discutir subjetividades contigo.

        – Recorde de número de golos marcados numa parte;

        – Recorde de dribles efetuados;

        – Zero remates consentidos;

        – Posse de bola na segunda parte sempre superior a 65%. O Benfica tem sido a equipa com mais posse de bola do campeonato no entanto neste jogo a média de posse de bola foi superior em mais de 10% ao segundo clube com mais de posse de bola do campeonato (o FC Porto).

        – Precisão de passe com dados superiores a 90% nos segundos 45 minutos.

        Demonstro só com factos a perfeição defensiva e a qualidade ofensiva inegualável em 45 minutos de um grande contra um pequeno esta temporada em todas as competições. De qualquer forma, deixo margem para subjetividades que possam colocar estes 45 minutos apenas como um dos melhores da época. Até podes não achar os melhores mas achar surreal perante estes factos é de rir.

  • bojo
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:27 pm

    Se se mantiver a lógica desta semana, RV assina amanhã a renovação de contrato.

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:33 pm

    A primeira parte foi tão enfadonha que deu sono.
    O Feirense a tentar (e bem) jogar com o estado animico do Benfica, a baixar o ritmo do jogo e a partir para o contra ataque com muita facilidade (foram inúmeras as faltas do Benfica na primeira parte para pararem estes lances).

    E nestes jogos, quando tem que assumir e jogar em organização ofensiva (como ela não existe) o Benfica sente muitas dificuldades.

    Na segunda parte tudo mudou porque alguém deu uma luz à equipa…essa luz, a mesma do costume, veio do Brasil para mostrar o caminho. Jonas com uma finalização aparentemente fácil mas só aparentemente… (classe na recepção, na rotação que desmonta o central e no tiro para o lado cego do GR) desbloqueou o caminho e o Feirense acusou o golo e teve que ser mais ousado e menos especulativo.

    E quando subiu linhas isso deu ao Benfica a possibilidade de jogar como gosta (ou melhor, como RV quer) em transição e a aproveitar a profundidade dos extremos.

    E aí Rafa sente-se em casa, assumindo por completo esses desequilíbrios dando a marcar e marcando mais um.

    Apesar do domínio incontestável na segunda parte (as características do jogo ajudaram) continuaram a existir jogadores em sub rendimento. Fejsa e Pizzi estão bem abaixo do nível exigível nesta fase, sendo que Gedson sem fazer uma exibição brilhante, foi o melhor do meio campo (principalmente na primeira parte onde foi dos únicos a colocar algum critério em campo quer em progressão quer em passe), Jardel está sem ritmo e André Almeida também em sub rendimento (Rúben e Grimaldo por sua vez estiveram acima da média).
    Já Zivkovic voltou a mostrar que tal como Rafa é um extremo que oferece coisas diferentes, já que dá critério em passe e faz movimentos interiores com frequência fazendo com que a equipa consiga ganhar superioridade na zona central e ter mais gente na área (Rafa tem feito isso também, mais em explosão).

    Uma diferença brutal face ao excesso de verticalidade de Franco “Capel” Cervi.

    O protesto dos Diabos foi curioso mas assino por baixo , já que algo tinha que ser feito para protestar contra a semana ridícula que o clube viveu.

    Vieira já pode deixar o Seixal e dormir em casa (pelo menos por uns dias) e aproveitar para durante uns dias reduzir a potência contratada no Seixal, porque muita luz junta fica caro a longo prazo…

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:54 pm

    E pensar que o Jonas ia ser despachado … Depois de em 15/16 ter carregado a equipa e em 17-18 quase o ter feito novamente, está a ser o factor que faz a diferença de novo. Melhor avançado da história do Benfica nas últimas décadas por larga distância e um dos 3 jogadores com maior impacto em Portugal neste século.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Dezembro 1, 2018 at 10:05 pm

      Grande verdade!

    • hortalica
      Posted Dezembro 1, 2018 at 11:07 pm

      Por larga distância? O Cardozo podia não ser um jogador com uma técnica acima da média e ter um pé direito que só atrapalhava, mas dizer isso é injusto O Jonas nos jogos grandes e na champions é uma sombra daquilo que é contra os pequenos e até os números comprovam isso. O Cardozo contra os grandes/champions conseguia manter um registo goleador (já o Jonas marca muito pouco na champions/grande). O Cardozo contra o Sporting era uma besta quase todos os jogos, o Jonas não tem 50% do impacto do Cardozo em jogos grandes.

      • Rodrigo Ferreira
        Posted Dezembro 1, 2018 at 11:23 pm

        Diz-se isso por não marcar tanto. Jonas é o jogador que faz a equipa andar muitas vezes e a torna mais perigosa. Sejam os jogos grandes ou pequenos. Além disso paga o facto de muitas vezes a sua equipa não dominar esses encontros, quase sempre por mérito do adversário, que acaba sendo superior.

        • hortalica
          Posted Dezembro 2, 2018 at 12:15 am

          Não é só o marcar, ele é menos produtivo nesses jogos em outros aspectos. Mas claro que os golos são importante, ele é o PL da equipa. Como é que explicas que um jogador que leva uma média brutal em jogos contra pequenos e contra grande leva uma média tão baixa. Vai dos 80 aos 8 em jogos grandes, claro que isso também é devido ao rendimento. O Dost sofre do mesmo problema, contra os pequenos é o maior da aldeia, mas contra os grandes e champions é uma sombra daquilo que é contra os pequenos. Slimani e Cardozo apesar de terem menos qualidade, mantinham uma boa média nos jogos pequenos e grandes, continuavam a fazer a diferença.

          E tens de comparar os tempos do Cardozo e os tempos dos Jonas, maior parte do tempo que o Cardozo esteve no Benfica, o Porto dominava internamente (e mesmo na europa estava forte), já o Jonas chega numa altura em que o FCP está em claro declineo (e na europa também) e o SLB ja dominava internamente, e isto também é um factor importante.

          • Rui Miguel Ribeiro
            Posted Dezembro 2, 2018 at 12:49 am

            O Jonas é um jogador completo e mesmo quando não marca é muitas vezes importante por outros factores. É óbvio que se a equipa está retraída ele tem pouco jogo, mas o mesmo acontecia com o Cardozo. Já agora, o Cardozo jogou com Aimar, Saviola, Di Maria, Nuno Gomes, Salvio, Gaitan, que não eram propriamente uns marretas.

            • hortalica
              Posted Dezembro 2, 2018 at 1:02 pm

              O Jonas é muito mais completo e tem mais qualidade que Cardozo (isso é claro), e mesmo que oferecendo muito mais ao jogo, contra os grandes não conta assim com grandes exibições. Em 50% dos jogos contra o SCP/FCP não fez exibições que nos habituou.

              O Cardozo teve muita qualidade a servi-lo, mas por exemplo, o Porto dos últimos anos tem muito menos qualidade colectiva e individual que o Porto que o Cardozo defrontou. Naquela altura o FCP tinha equipa com muita qualidade, jogadores que saiam todos os anos por milhões para equipas de topo, com grandes defesas, meio-campo forte e ataques com jogadores como Falcão, Hulk, Jackson, James. A maior parte do tempo que Cardozo passou no SLB, o FCP tinha equipa melhores, já o Jonas teve sempre equipas superiores ao Porto. Antes era mais difícil marcar ao Porto e o Cardozo mesmo assim fazia com frequência.

              O Dost também tem muito mais qualidade e técnica que Slimani. Mas Slimani contra os grandes conseguia manter o registo. O Jonas e Dost tem da melhor qualidade que este campeonato já viu, mas na champions/jogos grandes deviam conseguir fazer algo mais para a sua qualidade.

    • Luke
      Posted Dezembro 2, 2018 at 12:46 am

      Bom exercício. Para mim os 3 jogadores mais influentes que vi jogar no Benfica (últimas 3 décadas) foram por esta ordem:
      1 – João Vieira Pinto
      2 – Simão Sabrosa
      3 – Jonas.

      Atenção que não estou a dizer que estes foram os melhores ou com mais qualidade, mas sim os mais influentes! Ou seja, aqueles que mais faziam a diferença. Se estivermos a falar dos jogafores com mais qualidade enquanto jogavam no Benfica acho que teria de escolher Matic, Ederson e Oblak. Estes 3 jogadores já eram top 5 mundial nas suas posições enquanto ainda jogavam no Benfica.

      • Pedro Leal
        Posted Dezembro 2, 2018 at 8:53 am

        O Ederson, o Oblak e o Matic quando jogavam no Benfica era muito bons, mas não chegavam a ser top 5 mundial, pois se fossem o Oblak não teria de ter estado um série de tempo no banco até começar a ser titular no Atlético de Madrid. O Ederson e o Matic eram também muito bons, mas para se ser top tem de se mostrar nas melhores equipa do Mundo e o Benfica nem top 10 é.

  • Red Scorpius
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:57 pm

    Uma primeira parte fraca, pouco confiante, na linha dos últimos jogos.
    Na segunda parte, o golo de Jonas mudou tudo.
    Deu confiança, deu forças e vontade de correr até aqui desconhecidas, e com isso o Benfica reduziu o adversário à sua real dimensão.
    Com a pressão exercida sobre o adversário, vieram à tona as lacunas do Feirense.
    Uma maior vontade de correu fez com que Jonas fosse apoiado de perto, deixando de estar isolado entre os defesas, desgastando- se em saltos e sprints estéreis.
    Na segunda parte houve menos passes longos, a equipa esteve muito mais junta e tudo foi melhor.
    Como os jogadores estão muito fresquinhos , dado que têm corrido muito pouco, espera-se agora uma acentuada melhoria.

  • George Orwell
    Posted Dezembro 1, 2018 at 8:59 pm

    Cheguei agora a casa vindo do estádio. A única coisa positiva foram os 3 pontos, pois é penoso ver o Benfica jogar (ou tentar). É inexistente qualquer processo ofensivo ou defensivo, pois a equipa vive em torno das individualidades que tem. Não vale a pena bater mais no ceguinho, mas só não vê quem não quer.

  • Joao Martinez
    Posted Dezembro 1, 2018 at 9:00 pm

    Só vi até ao primeiro golo mas o que mais me chateou neste jogo e fez me repensar a minha opinião sobre Nuno Manta Santos foi a facilidade com que o Benfica metia bola nas alas sem haver uma única tentativa da defesa do Feirense de subir à procurar de deixar o recetor de bola em fora de jogo… Muito antes do golo já tinha identificado essa falha no Feirense (portanto espera se que o treinador também o consiga fazer) e a verdade é que o primeiro golo surge exatamente dessa mesma forma. Portanto se o que Nuno Manta Santos queria antes do jogo era “fazer o Benfica permanecer em crise” claramente não fez o trabalho de casa e a sua equipa foi apenas e só, a meu ver, incompetente.

    • coach407
      Posted Dezembro 1, 2018 at 9:27 pm

      Raras são as equipas pequenas que jogam com a linha subida contra o Benfica. Quando tens os argumentos do Feirense e estás a jogar contra uma equipa que tem Pizzi e Salvio/Rafa é um enorme risco andar a jogar com a última linha subida.

      Aliás, este jogo até serve para comprovar isso. Mesmo a defesa em baixo, o Grimaldo encontrou o Rafa nas costas da defesa e deu golo. Simples. É um lance típico do Benfica. Um enorme perigo jogar com a linha subida. Tem vantagens e desvantagens, depois depende do treinador no entanto com Manta Santos era sabido que nunca na vida iria jogar como sugeres. Não é um treinador ofensivo contra o Tondela quanto mais contra o Benfica…

      • Joao Martinez
        Posted Dezembro 1, 2018 at 9:48 pm

        Não me expliquei bem… Não me queria referir ao Feirense jogar com uma linha defensiva subida. O que queria dizer é que as jogadas de combinação do Benfica pelas alas resultavam muitas vezes em Grimaldo/Rafa a pedir a bola junto à linha e na maioria das vezes estavam já em paralelo com o último defesa do Feirense que por norma deixava se ficar mais atrás que os seus colegas para fazer marcação a Jonas… O problema disto é que punham sempre o tal homem do Benfica junto à linha em jogo e depois obviamente que a facilidade de pensar o cruzamento era muito maior, isto porque para além de estarem completamente desmarcados estavam em jogo. Ou seja, o que pedia ao treinador do Feirense era que desse indicações aos seus centrais que, nestas situações, em vez de estarem preocupados em estar em cima de Jonas tivessem preocupados em armadilhar a equipa do Benfica com o fora de jogo… Sei que também é um risco confiar na decisão do árbitro mas, por exemplo, se isto que disse tem acontecido se calhar o Benfica não tinha feito o primeiro golo daquela forma e não tinhas muitas das oportunidades que teve no primeiro tempo que não davam em golo porque os centrais por norma conseguiam afastar a bola.

      • Joao Martinez
        Posted Dezembro 1, 2018 at 9:51 pm

        Peço desculpa desde já se não me expliquei bem novamente mas não é propriamente fácil meter por escrito estás questões táticas ou pelo menos eu não tenho essa facilidade ???

        • Francisco Parrinha Guerreiro
          Posted Dezembro 1, 2018 at 11:09 pm

          Tão importante como questionar se o Manta Santos identificou essa lacuna e deu instruções para corrigir é perceber se o Manta Santos tem jogadores que soubessem interpretar essas instruções e/ou se, percebendo, tivessem capacidade para as colocar em prática. Se só tiveres um ovo não vale a pena tentares fazer uma omelete, mais vale fazeres um ovo estrelado para molhares uma fatiazinha de pão e tapares um buraquinho.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Dezembro 1, 2018 at 10:03 pm

    Primeira parte sofrível, segunda parte de bom nível. Jonas marcou um grande golo e ainda viu ser-lhe “roubado” pelo defesa do Feirense. Reitero a minha perplexidade por haver adeptos do Benfica que lhe fizeram o enterro só por se ter lesionado. Enfim! Rafa esteve superlativo, grande jogo. Zivkovic reivindicou um lugar no XI e Grimaldo fartou-se de desiquilibrar. André Almeida foi o jogador menos. Pior que ele, esteve o Feirense, a fazer anti-jogo desde o início. Very bad.
    A ver vamos se é desta que saímos do buraco…

  • Red Punisher
    Posted Dezembro 1, 2018 at 10:12 pm

    Alguém percebeu hoje que o Benfica – Feirense esteve para o Bayern – Benfica mas somente se mudaram os palcos, cores de camisola e dias de jogo?
    Felizmente vamos a Setúbal daqui a 8 dias.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 1, 2018 at 11:24 pm

    Exibição de 2 faces. Na segunda parte a equipa começou a pressionar e recuperou muitas bolas, sufocando o Feirense, é assim que o Benfica tem que jogar no campeonato. Gostei muito da segunda parte!

    Jonas a ser Jonas, quando acordou a equipa acordou com ele. O Rafa voltou a desequilibrar imenso, assim como o Grimaldo. Não gostei muito do Zivkovic e do Gedson hoje apesar de terem crescido na segunda parte com o resto da equipa. O Pizzi também esteve bem a fazer circular a bola.

  • Trofa United
    Posted Dezembro 2, 2018 at 2:47 am

    Serei o unico a achar que á excecao do lance do Jonas (1-0) o guarda redes do Feirense comprometeu e de que maneira nos restantes 3 golos? Meu deus que amadorismo! :O

    • SimaoSpeaker
      Posted Dezembro 2, 2018 at 2:13 pm

      Já foi eleito duas vezes o guarda-redes do mês. Maus jogos acontecem, jogar na luz/dragão/alvalade não é igual a jogar em estados de 10 mil pessoas

  • Eagle1991
    Posted Dezembro 2, 2018 at 10:11 am

    Primeira parte que deu sono. Péssimo futebol por parte do Benfica , lento, previsível. Do outro lado uma equipa a jogar com as armas que tinha (queimar tempo essencialmente). A 2 parte já foi mais parecido com o que é aceitável para um grande. Alguma dinâmica e boas jogadas. Contudo desengane se que a 2 parte foi excelente porque não foi assim tão boa. Às expetativas é que estavam tão baixas que acaba por surpreender. Continuo descrente assim como muitos adeptos e jogadores e treinador só tem de acabar com essa descrença ganhando jogos e melhorando o futebol jogado.

  • Mantorras
    Posted Dezembro 2, 2018 at 2:37 pm

    Realmente o Jonas devia ter ido embora. É velho e acabado.

  • Mantorras
    Posted Dezembro 2, 2018 at 2:44 pm

    Para os tounys daqui do blog, que achavam surreal eu dizer que o Conti foi mal expulso e que eu devia ser banido para sempre do planeta, ontem, mais um exemplo duma entrada pior sobre o Gedson, ao tornozelo, meio de lado, meio por trás… amarelo. Só mais um exemplo de que há entradas piores sem vermelho em todos os jogos. Destas ninguém fala, porque o árbitro não se lembrou de ser estrela.

  • LevonAronian
    Posted Dezembro 2, 2018 at 3:28 pm

    Só pode ir vendo pedaços da 2º parte. Finalmente gostei de ver a equipa a jogar, fiquei satisfeito com a reação dos jogadores que conseguirem para já reaproximar-se dos adeptos.
    Veremos como é daqui para a frente, será necessário uma fase longa de boas exibições e resultados para voltar a haver alguma tranquilidade, o Sporting o ano passado depois do jogo de Madrid também provocou uma reação durante uns tempos, mas no final descambou ainda mais, espero que não seja o caso no Benfica

  • RodolfoTrindade
    Posted Dezembro 3, 2018 at 9:47 am

    Triste pela vitória, pois é dar um passo atrás.

    Apesar disso, a segunda parte impulsionada por Jonas teve momentos de grande qualidade.

    Vergonha alheia por aquele choninhas que foram para lá bater palminhas no início do jogo.

    Carrega Benfica! 1904!

    • Manuel V.
      Posted Dezembro 3, 2018 at 2:26 pm

      Como é que um benfiquista pode andar a desejar a derrota do seu clube? Eu também não quero lá o Rui, mas daí a torcer para perder…

Deixa um comentário