Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica só tranquilizou aos 94′; Seferovic e Waldschmidt marcaram; Darwin fez duas assistências; Tondela pouco incomodou mas desperdiçou o empate perto dos 90′

Benfica 2-0 Tondela (Seferovic 54′ e Waldschmidt 90’+4)

O Benfica cumpriu frente ao Tondela e continua assim a 4 pontos do Sporting. As águias revelaram dificuldades na 1.ª parte, e, apesar de terem sido superiores, o desperdício depois do 1-0 (tiveram 10-15 minutos fortes à procura do 2.º) por pouco não trouxe um dissabor. Valeu Vlachodimos, que negou um golo cantado aos Beirões já perto dos 90′, que daria o empate, num jogo em que Darwin bisou nas assistências, Seferovic chegou aos 9 golos (já tem tantos como em toda a época passada) e que teve um Otamendi imperial na defesa.

Destaques:

Benfica: Não foi fácil, nem brilhante, mas os encarnados regressam às vitórias, num encontro em que voltaram a evidenciar dificuldades no processo ofensivo e praticamente só recorreram ao cruzamento na primeira parte, mas subiram de nível na segunda metade e criaram chances suficientes para conquistar os 3 pontos. Ainda assim, o 2-0 demorou a chegar e Jorge Jesus fica a dever a Vlachodimos a vitória, tendo o grego tirado o golo a Murillo com uma grande defesa já perto do fim. Individualmente, Rafa, Pizzi e Otamendi destacaram-se. Os internacionais portugueses foram os mais perigosos do ataque encarnado, que se mostrou demasiado estático com a dupla Seferovic-Darwin (o uruguaio conseguiu duas assistências, a segunda após um belo lance individual, mas continua a estragar lances em demasia) e teve Everton novamente desinspirado. Já o central argentino esteve imperial, evidenciando a sua grande capacidade na antecipação e na saída de bola. Grimaldo deu muita profundidade no flanco e esteve forte no cruzamento, enquanto Gilberto criou a melhor ocasião da primeira parte. Weigl também continua em crescendo, ao passo que Taarabt e Waldschmidt vieram trazer mais verticalidade ao jogo das águias.

Tondela: Pako Ayestarán foi à Luz a tentar jogar o jogo pelo jogo, mostrou um nível organizacional sem bola muito bom, mas cedo se percebeu que faltava algo para ameaçar realmente os encarnados. Os beirões revelaram uma grande dificuldade em manter a bola e faltou também capacidade de decisão para conseguir mais de alguns lances (Mario González pecou neste capítulo), apesar de ainda assim terem ficado à beira do empate, num lance em que Murillo aparece na cara de Vlachodimos. Niasse foi o melhor elemento da equipa, dando segurança à defesa e intervindo várias vezes com qualidade, enquanto João Pedro foi o que mais contribuiu ofensivamente.

XI Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Pizzi, Rafa, Everton; Seferović, Darwin Núñez.
XI Tondela: Niasse; Tiago Almeida, Yohan Tavares, Ricardo Alves, Khacef; Jaume Grau, Jaquité, Pedro Augusto, João Pedro; Salvador Agra, Mario González.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

53 Comentários

  • Tim Cahill
    Posted Janeiro 8, 2021 at 8:59 pm

    Alguém me pode explicar como e que, contra o Santa Clara, um jogador cai e perde os sentidos e sai de maca, o jogo tem compensação de 8 minutos e este jogo tem 7?

    • Manuel Teixeira
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:03 pm

      Há algum tempo mínimo a dar se um jogador perder os sentidos? Não percebo a sua pergunta.

      • DNowitzki
        Posted Janeiro 8, 2021 at 9:12 pm

        Creio que o Tim questionou no sentido de, comparativamente, o jogo nos Açores ter bem menos minutos de desconto do que este.

      • AbbasK
        Posted Janeiro 8, 2021 at 9:16 pm

        De acordo com as novas orientações da FIFA, é para descontar 2 minutos por cada ponto na escala de coma de Glasgow subtraído

    • w0bbly
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:03 pm

      Penso que teve a ver com o facto do jogo ter parado duas vezes por causa do VAR

    • Filipe22
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:07 pm

      Na verdade se formos a ver bem, dar 3 minutos nas segundas partes nunca faz bem sentido por causa das substituições todas, cantos, livres, pontapés de baliza. Mas pareceu um pouco excessivo sim

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:19 pm

      Hoje o jogo teve 2 paragens devido ao VAR. Bom jogo do Benfica no geral e não apenas na 1ª parte. O momento do jogo para mim é a defesa do Ody à beira dos 90. Se tem entrado, na única vez que lá foi, não sei se o Tondela não se remeteria à defesa e tirava pontos. Darwin deve ser testado nas alas :) uma vez que perto da área continua com más acções mas quando descai para as alas lá saem mais assistências. Seferovic também teve más acções mas, fruto de muito maior experiência e conhecimento dos colegas, consegue integrar-se com mais facilidade. Ao mínuto 66 foi cómico, qual Hulk (o da BD) a forma como manda abaixo dois beirões :) O que os dois têm de bom, pese embora as lacunas de cada um é que são ambos lutadores e, embora isso por sí só não chegue, beneficia a equipa na reação à perda. A defesa está mais estabilizada, o Gil está a ficar melhor, com mais confiança e tem um jeito a lembrar-me o Maxi. Os centrais estão mais entrosados, o Ota a varrer e o Verthonghen muito confiante na saída. A isso não é alheio o melhor posicionamento que o Weigl tem tido (hoje perdeu um bola proibitiva mas 3 segundos depois meteu as pantufas e recuperou-a) e que dá mais segurança. O COVID fez bem ao Pizzi pois hoje participou mais nas poucas acções defensivas necessárias. Rafa com boas arrancadas e Everton, embora ainda longe do que pode, parece estar a ganhar mais confiança. Pode-se dizer que tudo isto foi contra o Tondela mas não nos esqueçamos que ainda na última jornada foi o que foi e o adversário não é muito superior…

  • JJoker
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:00 pm

    Vi o lance do primeiro golo a ser analisado e tive de deixar o jogo, vejo agora que foi validado. Estava em jogo?!

    • w0bbly
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:02 pm

      Mais de um metro. Para mim a duvida era no passe do Pizzi para o Darwin. No outro ve-se claramente que o pé do Darwin está mais a frente do Sefe quando faz o passe

    • LevonAronian
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:03 pm

      Seferovic estava em jogo por muito. Darwin não mostraram linhas (ou eu não apanhei) mas imagino que aí a margem tenha sido pequena

    • stanpanan
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:06 pm

      111 centímetros

    • pogagnolo
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:11 pm

      Foi e bem, as linhas dão ~110cm entre a linha da bola e a parte mais adiantada do corpo do Seferovic. Generalizando (há casos muito mais discutíveis), as pessoas deviam olhar para as linhas do VAR um pouco como os tenistas olham para o Hawk eye. Há uma margem de erro, pequena, mas é menor do que a margem de erro do ser humano naquele contexto, portanto, devemos encarar as linhas como a melhor estimativa. Mesmo no ténis, já houve casos em que o Hawk eye foi corrigido pelo VAR (next gen finals de 2020, por ex) e nunca vi ninguém a dizer que o hawk eye veio para piorar o ténis.
      No entanto, o tempo que se demora para validar/invalidar um golo é sofrível. Não percebo como é que ainda não está otimizado. Com tantos dados até uma deep network consegue aprender a calibrar as medições e a gerar as linhas quase instantâneamente.

  • Nunop
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:03 pm

    A brincar a brincar, não fosse Odysseas com uma grande defesa e aos 87 era o 1-1

  • D.B.Cooper
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:05 pm

    Vitória mais que justa.
    Excelente jogo do Otamendi!
    Weigl tem vindo a subir de forma, tem estado muito melhor do que no início da época.
    Surreal aquele penalty não assinalado aquando do golo (bem) anulado.

  • Manuel Teixeira
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:07 pm

    Jogo muito fraco. Com alguns lances bonitos mas no geral tudo muito fraco.
    Otamendi fez uma grande exibição, Grimaldo também esteve bem. Weigl é sinónimo de qualidade bem como Luca.
    O resto tudo muito fraco. Cebolinha nem se viu e Pizzi é macio macio. Darwin com duas assistências mas sempre trapalhão e Sefe é tão mau que até faz doer os olhos.

    Do lado do Tondela, exibição horrivel. Saíam a jogar lá atrás mas passavam o meio campo e nao sabiam o que fazer com a bola. Vão ter que lutar muito para não descerem.

  • MuchoG
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:07 pm

    Este é o jogo perfeito para confirmar que julgar jogadores pelos números (especialmente os números mais básicos) não ajuda. Seferovic sai com um golo mas foi de longe o pior jogador do Benfica, estragando todas as ações em que participa, o Luca fez muito mais em 15 minutos. 4 épocas, 3 treinadores e continua a ter minutos, não percebo.

    Darwin continua a engrossar os números que é o que interessa a Vieira para o poder despachar no fim da época mas está longe do nível que apresentou antes de ter apanhado o vírus.

    JJ está a estragar o Gonçalo Ramos, devia voltar para a equipa B.

    A nossa sorte que andámos nesta novela toda para trazer o Veríssimo quando a dupla de centrais parece estar a estabilizar, quem vai para o banco? Por outro lado não temos um único 8 no plantel e parece que, mais uma vez, é uma lacuna que vai ficar para corrigir.

    Quanto ao jogo, este Tondela deve ter sido a pior equipa que vi contra o Benfica no campeonato (sei que tinham algumas ausências) e mesmo assim quase que saíram daqui com pontos. Mais de 5 meses com JJ e não se notam quase diferenças nenhumas, quase 100 milhões gastos e não há um 11 base e vamos ao Dragão para a semana. Sair de lá com pontos será um grande resultado.

  • Goncalo Silva
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:07 pm

    Segunda parte muito melhor do que aquela que tem sido, e isso a meu ver deveu-se a 3 fatores: a primeira, foi a ausência de Taarabt da titularidade, onde não estava já morto aos 60 minutos e a falhar passes a torto e a direito. O segundo foi o facto de deixarem a pança de só explorar o jogo interior e também o fizeram pelo exterior (o Tondela preparou-se para uma panca de JJ, já que meteu muita gente no meio). A terceira foi porque simplesmente o Tondela deixou, que equipa mais fraca meu deus.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:09 pm

    Vitória merecida, com vários lances que poderiam, com finalizações em condições, dar um resultado tranquilo.

    «Darling» a fazer de Rodrigo ou Lima, a ver mais um golo ser anulado por centímetros e a fazer duas assistências. Está encontrado o seu lugar na equipa, com a força e a velocidade que demonstra.

    Como quem não marca sofre, na única vez que o Tondela lá vai, falhou escandalosamente o empate.

    Dito isto, a qualidade de jogo continua a ser sofrível e, se não melhorar num par de dias, no final de janeiro o SLB estará a uma dezena de pontos do primeiro lugar.

    PS. O problema está no meio campo e o iluminado contrata avançados e defesas centrais, lugares claramente carenciados.

    • KCL
      Posted Janeiro 8, 2021 at 11:42 pm

      Um 8 urgentemente. Achas que é William a solução? Eu cá não acho mas enfim…
      Para mim a solução é 433 mas eu não posso opinar que não sou treinador.

  • ACT7
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:11 pm

    Bastou não jogar o Taarabt e não perdemos 30 bolas por jogo. Mas pronto não metemos nenhuma cueca.
    A defesa subiu o nível, pelo menos nos jogos teoriacamente mais fracos. Os dois centrais muito mais seguros, principalmente o Otamendi que, juntamente com o Gilberto são dos poucos que metem raça.
    Darwin se evolui na decisão pode ser um caso sério. Tem uma facilidade incrível em ultrapassar adversários.
    Continuo a achar que com apenas um 8 rotativo as coisas podiam melhorar e muito.
    Se o Everton passa ao lado do jogo. O Rafa é muita parra e pouca uva, é incapaz de dar largura e passar a bola não é com ele.
    Ody deu 3 pontos.
    O VAR só vê o que quer, prova disso é o golo anulado.

    • Bruno Cunha
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:30 pm

      Para além de um 8 falta um elemento diferenciado na frente, alguém que aproxime a equipa do golo. Everton não arrisca, Luka aparece a cada 50 minutos, Rafa faz umas arrancadas mas muitas vezes são mais prejudiciais que benéficas e Darwin tem receções que só param 3 metros à frente.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Janeiro 8, 2021 at 11:59 pm

        50 minutos já estás a ser bomzinho, o Luka aparece a cada 3 jogos. E uma correção: o Darwin tem receções que param 3 metros atrás e não à frente

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:11 pm

    Foi um bocadinho melhor do que o habitual, mas também não era difícil.
    Já nem tenho forças para comentar os jogos do Benfica, vou só fazer mais um desabafo que me entristece imenso sobre este clube (só mais uma das muitas coisas): somos geridos por um bando de atr*sados mentais e é tão fácil de comprovar isto, vejam os resultados. É incrível como um jogador estrangeiro que anda a arrastar-se em campo há imensos jogos (Waldschmidt) é escolhido para entrar no jogo em vez de um jogador que sempre que entrou em campo, nunca desiludiu e é DA CASA (obviamente Gonçalo Ramos). Não sei como é que o rapaz ainda tem motivação para provar o que quer que seja ao treinador ou ao clube, entristece-me dizer isto mas rapaz, sai daqui o mais depressa possível enquanto podes e se lembram do que mostraste num passado recente.
    É incrível como é tão fácil deixar os jogadores conformados, o Darwin e o Luca jogam mal que se farta jogo após jogo, entra um fenomeno suíço que joga mal jogo após jogo, mas continuam sempre a ser aposta, não há UM jogo que não joguem. Acham que eles têm medo de perder a titularidade? Claro que não, é Red Pass o ano inteiro, como sempre foi com JJ. Não há quem tenha a coragem de mandar o homem fazer algum tipo de teste à cabeça? É que às vezes parece ter alguma coisa cronica que o faz querer provar a toda à força que apostou nos jogadores certos, apesar dos mesmos mostrarem absolutamente o contrário.

    Enfim, já não sinto, já não celebro nada do meu clube, estão a matar-nos aos poucos. É tudo feito às três pancadas e com olho no €€€€€€€€€€€€

    • GabCel
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:40 pm

      não diria melhor

    • golias
      Posted Janeiro 8, 2021 at 11:28 pm

      Penso que escolheste um mau jogo para apresentar esse argumento, o Darwin (não é um fenómeno) fez 2 assistências e o Luca marcou um golo.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Janeiro 8, 2021 at 11:58 pm

        Estatisticamente não foi um mau jogo para ambos (para o Luca nem foi em termos exibicionais porque 10-15 minutos não é o suficiente para se notar o quão ele se esconde do jogo), mas o Darwin voltou a estar horrível na decisão e mesmo com as 2 assistências, foi uma exibição medíocre que merecia substituição. O Seferovic também marcou um golo e não é por isso que deixou de ter uma exibição sofrivel.

        Mas pronto, o ponto de vista nem foi esse, o que eu disse é que eles são aposta jogo após jogo, ou seja, antes da equipa titular ser anunciada, tu já tinhas a confirmação que, apesar dos jogos horriveis que têm tido, continuam a ser opção. Já agora, a crítica é para o JJ e não para os jogadores, eles não têm culpa da incompetência do treinador.

        • golias
          Posted Janeiro 9, 2021 at 9:59 am

          Eu entendi e entendo o que disseste. Mas sobretudo acho que é preciso dar mais algum tempo, esta equipa está com os indices de confiança em baixo. Mais importante que jogar bem neste momento, é ganhar. Só com vitórias é que vais ganhar a confiança para jogar bem. É a minha opinião, e por isso referi que não foi propriamente um bom jogo para apresentar esse argumento.

          Aproveito para dizer que em relação ao Seferovic, há muito tempo que foi escolhido como o patinho feio da equipa. Eventualmente pelas lacunas técnicas que apresenta. Não concordo que ontem tenha feito um jogo sofrível, o que Seferovic dá à equipa vai muito mais além do que um passe magnífico ou uma receção para os highlights do youtube. Acho que é um jogador bastante injustiçado desse ponto-de-vista.

          Em relação ao Luca e ao Darwin mais algumas uma notas, acho que o alemão é um jogador fantástico, temos ali uma pérola, mas não nos podemos esquecer que está numa realidade nova, completamente diferente da do país dele, mas nota-se que é uma máquina (alemã), pode ter poucas ações no jogo mas faz tudo bem. O Darwin é um míudo de 21 anos, com um peso de uma transferência astronómica nas costas, uma pressão para ser o próximo next-big-thing em termos de ponta de lança uruguaios, e tem claramente deficiências técnicas que terá que melhorar. Está num momento de forma terrível e sem confiança, precisamos da versão dele antes do covid.
          Se estes jogadores andam com a confiança em baixo mas a trabalhar duro durante a semana para fazer as coisas bem vais recompensá-los de que forma? Metendo-os no banco? Isto é válido para o Darwin, Luca e Seferovic.

          Sobre o Ramos, concordo contigo. Acho que o JJ devia apostar mais no Gonçalo Ramos, não tenho dúvidas disso. Mas são 4 jogadores para 2 posições e infelizmente o Ramos é o 4 da hierarquia para o mestre da tática…

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:13 pm

    Darwin leva 7 assistências para golo!Mais os lances anulados que tem, algunsque deixaram dúvidas na análise! E ainda questionam o valor dele?
    O mais importante foi conseguido, espero que Luka e Darwin engatam para uma boa sequência após um marcar e outros fazer um bis de assistências.

    • Bruno Cunha
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:26 pm

      Até tem 8 assistências penso eu. As pessoas questionam porque se não fosse tão desastrado se calhar tinha 15 golos e 12 assistências e o Benfica tinha ganho muito mais jogos.

      Tem 21 anos por isso tem tempo mas a sua falta de técnica às vezes chega a ser constrangedora.

      Ainda estou à espera do remate potente dele para aparecer.

      • Joga_Bonito
        Posted Janeiro 8, 2021 at 10:43 pm

        Falhou golos por ansiedade em marcar e justificar os 25 milhões, mas quando ganhou confiança estve bem. Claro que não é um Fenómeno, mas tão poucos todos podem ser.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Janeiro 9, 2021 at 1:24 am

        O Benfica tem marcado golos suficientes, o problema são os que têm sofrido.

    • Lourenco Vaz
      Posted Janeiro 8, 2021 at 9:42 pm

      Tirando a liga europa, Darwin leva 3 golos em 16 jogos. Isto é um mau registo para um avançado que venha a zero, quanto mais pelo que se pagou por ele. E atenção, eu gosto do Darwin, tem características interessantes e os golos não são a única estatística que se deve analisar. Mas não me venham dizer que o rótulo de craque tem assentado como deve ser ao uruguaio.

      • Joga_Bonito
        Posted Janeiro 8, 2021 at 10:44 pm

        Ninguém disse que é o maior do mundo e arredores, mas foi criticado de forma injutsa em muitos momentos.

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:31 pm

    Primeira acção do Taarabt no jogo: entregou a bola ao adversário. Pessoas que continuam a achar o marroquino um bom jogador deviam ser chicoteadas em praça pública em todas as capitais de distrito do país. Duas vezes por ano. Em cada capital.
    Gilberto criou a melhor ocasião da primeira parte… mas para o Tondela, com aquele atraso que nem o meu filho nos benjamins faria. O homem nem um lançamento sabe fazer.
    Não me chamo Inácio, mas a transmissão que vi não tinha comentários. E juro que ouvi mais indicações do Samaris junto à linha do que do Jesus. A dizer ao Darwin para levantar a cabeça, a dar indicações e a encorajar o Luca. Inenarrável. Pessoas que acham o Jesus bom treinador deviam ser chicoteadas a seguir aos adeptos do Taarabt.

    • SilvadasAguas
      Posted Janeiro 8, 2021 at 10:21 pm

      Pois, porque o pizzi e os restantes tiveram todos 100% de eficácia no passe…ja agora, podias ter falado nas 2 e 3 e 4 accoes dele onde queimou linhas e a pos a disposição da equipa na area contraria…ja agora pra que fique bem claro, é obvio que nao é n8 suficiente pro Benfica, mas os restantes que la andam conseguem ser inferiores a ele. Pra finalizar, mais um jogo bem triste, isto com adeptos no estádio levavam uma assobiadela que ate andavam de lado!!

    • golias
      Posted Janeiro 8, 2021 at 11:26 pm

      Tenho a mesma opinião em relação ao Taraabt. É um jogador que faz coisas incríveis, mas depois tem ações no jogo super comprometedoras. Também reparei exatamente nisso que disseste, o Tondela foi praticamente inofensivo, Taraabt entra no jogo e na primeira açao no jogo e ataque relativamente perigoso do Tondela com a equipa do Benfica toda fora da posição. Tivessem os do Tondela um pouco mais talento e não sei como teria sido. Coincidência ou não foi a partir desse momento que o Tondela cresceu no jogo.

    • Meshuggah_SLB
      Posted Janeiro 9, 2021 at 12:03 am

      Com o devido respeito, acho um exagero.

      Sim, às tantas entrega muitas bolas ao adversário com o cansaço, mas o Taarabt é o único jogador do Benfica, a par do Rafa e do Darwin, que tem algo essencial: vira-se de frente para o jogo, queima linhas, arrisca e por vezes lá saca um coelho da cartola.

      Não digo que seja suficiente, o Benfica vai para mais de um ano em baixo de forma, em que quase ninguém se destaca e todos jogam abaixo das reais possibilidades.

      Muito se deve ao sistema e dinâmicas táticas, que não favorecem os jogadores, mas também muito se deve à falta da tão falada “mística”.

      O que é isto? Começa por ter jogadores à Benfica, que sintam o peso da camisola que envergam, que têm um par de t****** no sítio, que nunca desistem e demonstram ambição.

      O que se tem visto sucessivamente são jogadores fracos de cabeça, que não reagem à adversidade, não metem o pé, tremem e baixam os braços.

      E por muito tempo que tenha demorado, o Taarabt foi ao sítio, é um jogador que nunca desiste e queima linhas em progressão, porque arrisca e é ambicioso.

      Prefiro-o mil vezes aos Pizzis desta vida. Pode não errar tanto, mas também só joga pela certa e só bate nos fracos.

      Sinceramente, acho o Taarabt mais vítima das circunstâncias (e do esquema desequilibrado da equipa) e não culpado, ao contrário de meio plantel que lá anda.

      Podes chicote ar-me à vontade :)

      • Jota Neves
        Posted Janeiro 9, 2021 at 5:10 pm

        Parcialmente de acordo.
        O Taarabt tem as caracteristicas, que referes no teu comentário, e que a equipa precisa. Mas também é verdade que erra passes em demasia, que frequentemente depois de “queimar linhas” e ganhar espaço, toma decisões erradas e disparatadas. Ou erra um passe fácil, ou passa para o companheiro pior posicionado ou decide voltar para trás. Pior ainda é quando quer sair a jogar detrás com dribles em zonas proibidas. Por muita confiança que tenha não pode querer driblar à saída da grande área, perder a bola dando origem a uma situação de golo como já aconteceu frequentemente.
        Outro problema é que defensivamente é um jogador com lacunas. Reage intempestivamente á perda de bola, pressiona mal e esquece-se de compensar as saídas do Weigl no meio (isto já é menos culpa dele e mais do J.Jesus). Nota-se também que geralmente comete mais erros e mais fatas, nas segundas partes dos jogos, com o cansaço.
        A equipa precisa de jogadores que corram riscos )como o Rafa, o Taarabt, o Waldscmidt e mesmo o Darwin) só que não pode perder tantas bolas e falhar tantos passes. Esses jogadores tem que ser inteligentes para não arriscarem em momentos do jogo em que a equipa está desequilibrada ou em zonas proibidas e isso tem acontecido vezes de mais.

    • GabCel
      Posted Janeiro 9, 2021 at 10:07 am

      perfeito

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Janeiro 10, 2021 at 3:59 pm

      Quando eu falei numa tournée de castigos públicos pelas capitais de distrito parti do princípio que as pessoas entendiam que o meu comentário devia ser entendido de uma forma hiperbólica. É óbvio que o Taarabt tem qualidades, estão à vista. Não as tem é para jogar a 8, nem nada que se pareça. Digo mais: prefiro o Pizzi a 8 que o Taarabt. Mas não significa que o marroquino não tenha qualidades que psosam ser aproveitadas noutra posição. É um bom jogador para uma rotação de 14/15 jogadores. Não para titular, mas para ser um dos 3/4 mais utilizados a seguir aos titulares. A 8 é para esquecer, nem joga ele e nem deixa jogar os companheiros, que têm que estar constantemente a correr atrás do prejuízo que ele dá. Que o diga o pobre do Weigl.

  • TBL
    Posted Janeiro 8, 2021 at 9:40 pm

    Este campeonato do Benfica parece uma pré-época que nunca mais acaba. Parece que vieram todos de férias, em má forma, que não se conhecem e que o treinador lhes disse a sua ideia de jogo pela primeira vez. O problema é que esse é o sentimento jogo após jogo após jogo.
    E sim, o Benfica tem notória falta de qualidade em certas posições, mas convenhamos, isto vai muito, muito além da qualidade do plantel.

    • GabCel
      Posted Janeiro 9, 2021 at 10:06 am

      exacto… mesmo com a falta de qualidade, tem mais que o suficiente para dominar 90% dos jogos e discutir os restantes. o factor limitante é tudo o que está acima dos jogadores.

  • Andre A
    Posted Janeiro 8, 2021 at 10:01 pm

    Finalmente um jogo em que usámos mais a largura do campo em vez de afunilar pelo centro, faltou foi aproveitar o espaço que se abriu no centro… porque tava tudo na lateral a tentar desbloquear espaço para mandar a bola para a área. Hoje tivemos imenso espaço entre a defesa e meio campo, mas nenhum PL, nem medios, nem extremos foram capazes de aproveitar para receber entre linhas.
    Começo a perceber que o que falta muito no ataque do Benfica é que, tirando Rafa, ninguem mete medo a um defesa. Já sabem que um bocado de contenção e pressão, nos vai fazer passar para trás ou perder a bola e assim fica mais facil manter a solidêz defensiva.
    Weigl para mim tem melhorado todos os jogos, bastante seguro. O Darwin teve 2 assistências mas nao pode perder as bolas que perde, começa a parecer o Pizzi (hoje ate teve bem) que estraga o jogo todo e depois marca um golo para safar. Gosto da atitude mas tem de ganhar tecnica e controlo de bola para dar o salto.
    Gostei dos centrais no ataque, a subirem e quebrarem a previsibilidade do passe dum lado para o lado. E o Gilberto aos 80 minutos a mandar um sprint atrás da bola e a ganhar um lançamento, diz muito sobre a sua entrega, talvez venha a ser um lateral aceitavel para o Benfica. Ody = 3 pontos.
    Agora, é o Tondela… se joguassem assim com um Porto/Sporting ninguem se queixava.

    • Jota Neves
      Posted Janeiro 8, 2021 at 11:34 pm

      As habituais dificuldades no ataque contra equipas que jogam com uma defesa de cinco e meio campo com quatro quase encostado á defesa. Vejo quatro razões;
      1) Falta intensidade. A circulação de bola é feita de pé para pé a um ritmo baixo e sem mudanças rápidas de flanco;
      2) Os centrais tem que sair mais vezes a jogar atraindo um adversário e solicitando que um dos avançados baixe para receber, dar apoio frontal e permitir um passe frontal para desmarção dos alas. Quer Otamendi, quer Vertoghen, quer Weigl sabem fazê-lo e só encontro uma razão para o não fazerem: Jorge Jesus não quer;
      3) Pizzi não deve baixar tanto e tantas vezes para fazer passes bombeados que são inofensivos. Tem de encostar na linha defensiva e procurar mais vezes o espaço entre linhas.
      4) Everton quando recebe na ala quase sempre estás de costas faz quase sempre o mesmo movimento, flecte para dentro e facilmente é anulado, porque o medio faz dois para um com o defesa lateral e obriga-o a jogar atrás, ou tenta passar e quase sempre perde a bola. Tem de ser mais imprevisivel como Rafa, tem que procurar mais a profundidade e ir para a linha de fundo. A continuar assim é preferível Rafa na esquerda e o Pedrinho na direita.

      • GabCel
        Posted Janeiro 9, 2021 at 10:05 am

        isso só vai acontecer quando o Everton “morrer, ou tiver uma lesão qualquer de esforço. o JJ vai rebentar com ele.

  • Ricardo Lopes
    Posted Janeiro 8, 2021 at 10:01 pm

    O Tondela deveria aproveitar este mês para contratar jogadores, pois é das equipas que mais necessita. A falta de qualidade da equipa é gritante, devendo os investidores ter de investir em jogadores, preferencialmente com experiência na Primeira Liga. Seria uma noticia muito triste para a Liga perder mais uma equipa do interior do país. Se a SAD pertence a um empresário espanhol é natural que este traga jogadores de qualidade do seu país de origem, porém isto não é uma realidade. Dos reforços deste ano aproveita-se Mario González e Rafael Barbosa, havendo alguma aposta na formação, porém os jovens são algo imaturos para estarem já no 11 inicial. Poderiam também ter apostado num treinador conhecedor da realidade do futebol português, a aposta o ano passado em Natxo González já tinha dado poucos frutos, este ano não me parece melhorar.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Janeiro 9, 2021 at 1:36 am

    Eu gosto de ver o Taarabt a jogar. Mas não pode ser titular na maior parte dos jogos. Deve ser guardado para alturas em que o jogo esteja sem ideias, mas não na primeira parte.

  • Zerobola
    Posted Janeiro 9, 2021 at 1:58 am

    Talvez melhor jogo em meses. Mas este treinador do tontela é muito fraco são equipas como esta que baixam linhas e poem todo atrás que o Benfica sente mais confortável mais tarde ou mais cedo acabam por sofrer um golo talvez uma das poucas que veio jogar a luz com medo do Benfica e como tal acabou por perder como existem ainda treinadores na primeira liga que não sabem parar este 442 do jj deixa me parvo . Espero que haja mais equipas como estas que ainda tenham medo do velho Benfica porque o Benfica e Vieira não mete medo a niguem . Mais do mesmo na conferência negação que o Benfica joga zero mas aqueles 62 % já estão eufóricos com este jogo a seguir o seu grande presidente que fundou o Benfica e viera e seu grande treinador.

    • GabCel
      Posted Janeiro 9, 2021 at 10:03 am

      concordo em absoluto. Especialmente da parte que ainda há treinadores que não sabem contrariar o 424 suicida do JJ.

      Depois dos resultados de ontem, deu para perceber duas coisas: a Vitoria do FCP na supertaça acabou por ainda os motivar mais, pelo contrário, a 62% dos Benfiquistas bastou ganhar ao Tondela para esquecerem tudo, até ao “reality check” das próximas semanas.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 9, 2021 at 10:39 am

    Jogo um pouco melhor do que vem sendo, mas com um Tondela muito fraco. A defesa principalmente tem subido imenso o nível, Weigl e Vertonghen muito melhores e hoje Otamendi também, para mim o melhor em campo. Grimaldo a conseguir criar perigo com bons cruzamentos, Everton novamente uma nulidade e Rafa menos interventivo que o normal. Já Pizzi deu algum critério na circulação, mas fez algumas asneiras. Darwin melhor, mas muito trapalhão meu deus e tem que ter mais olhos para a baliza e Seferovic estragou tudo onde tocou menos no golo. Waldschmidt entrou bem.

    Mas esta vitória deveu-se muito mais por termos muito mais conforto com a bola, a saída do Taarabt do XI foi fundamental porque perdemos muito pouca bola e a equipa respira muito melhor assim. O Taarabt pode ser muito útil, mas ou a jogar mais à frente ou vindo do banco para agitar. Melhorámos agora é dar oportunidades a alguns jogadores na Taça contra o Estrela, gostaria de ver Svilar, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Pedrinho e Gonçalo Ramos no XI.

  • Jota Neves
    Posted Janeiro 9, 2021 at 3:40 pm

    Há pouco menos de um mês atrás a esmagadora maioria dos comentários neste blog eram criticas “ferozes” aos defesas centrais (Otamendi e Vertoghen) e ao Weigl. Escrevia-se que eram muito lentos, sem agressividade e não sabiam defender. O ataque, pelo contrário, era elogiado por ser o sector mais forte da equipa.
    Hoje, a situação inverteu-se. Critica-se o ataque, por não ser capaz de criar situaçõesde golo e concratizar muito poucas, e reconhece-se que afinal, Otamendi, Vertonghen e Weigl são bons jogadores.
    No futebol, como noutros desportos de equipa, o desempenho dos jogadores é o reflexo não só do seu valor individual mas também (e sublinho o também) do sistema tático, da confiança ou da falta dela, da intensidade colocada em jogo, do estado do relvado, da escolha da equipa titular, etc. etc.. Em resumo, de um conunto variado de factores que afeta o desempenho coletivo.
    Eu sei que não estou a escrever nada de novo e que tudo isto são evidências há muito conhecidas. No entanto, lendo os comentários verifico que a maioria dos comentadores ignora o óbvio.
    Volto a repetir o mesmo: o Benfica tem o melhor plantel da Liga. Então porque não convence, perguntarão a maioria? A resposta deve ser encontrada nos outros factores que influenciam o desempenho. A começar pela falta de confiança e pelo sistema tático, que a meu ver é pouco versátil e insiste nas mesmas soluções. Nos dias de hoje, as melhores equipas são aquelas que não só tem os melhores jogadores e treinadores, bem como no mesmo jogo, são capazes de mudar de sistema tático quando verificam que o inicial não está a resultar. Ainda não vi isso no Benfica.

Deixa um comentário