Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica: Tomás Araújo, Ferro, Paulo Bernardo, Gedson e Meïte convocados para o Clássico

Qual deve ser o XI das águias? Veríssimo tem ausências de peso, ainda por cima as alternativas a Grimaldo são adaptações. Por outro lado, será curioso ver se mantém o 3-4-3 (que no Dragão foi mais 3-5-2) ou se muda o sistema.

Nélson Veríssimo, treinador do SL Benfica, convocou 23 jogadores para o jogo da 16.ª jornada da Liga Bwin no Dragão frente ao FC Porto. Tomás Araújo, Ferro, Paulo Bernardo, Gedson e Meïte estão na lista, já Darwin (lesionado), Otamendi (castigado) e Grimaldo (Covid) ficaram de fora.

Convocados do Benfica:
Guarda-redes: Helton e Odysseas;
Defesas: Tomás Araújo, Ferro, Morato, Gilberto, André Almeida, Valentino, Gil Dias, Vertonghen e Diogo Gonçalves;
Médios: Paulo Bernardo, Pizzi, João Mário, Everton, Julian Weigl, Adel Taarabt, Meïte, Rafa e Gedson Fernandes;
Avançados: Gonçalo Ramos, Yaremchuk e Seferovic.

46 Comentários

  • andrevot
    Posted Dezembro 29, 2021 at 3:40 pm

    Tendo em conta que o Nelson Veríssimo vai ficar até ao fim da época e ainda falta praticamente metade, acho que devia desde já implementar as suas ideias. Assim, gostava de ver o benfica no 4-3-3 utilizado na equipa B:

    Ody
    gilberto carlos – Vertonghen – Morato – Valentino
    Weigl
    Joao Mario – P. Bernardo
    Pizzi – Yaremchuck – Rafa

    Coloquei o Pizzi simplesmente porque odeio o Everton e o Diogo Gonçalves pode ser mais útil na segunda parte com a sua velocidade. Vendo bem, não há assim tantas opções para extremos…

    Por fim, nota para a convocatória de Tomás Araújo, Ferro, P. Bernardo, Gedson e G. Ramos. Juventude lá para dentro e cá esperamos pelo Úmaro Embaló, Henrique Araújo e pelo Martim Neto.

    Carrega SLB

  • Pedro Almeida
    Posted Dezembro 29, 2021 at 3:40 pm

    4-4-2
    Odysseas
    Gilberto
    Ferro/Morato
    Vertonghen
    Gil Dias
    Weigl
    Gedson
    João Mario( Na ala)
    Rafa
    Gonçalo Ramos
    Seferovic

  • batalha34
    Posted Dezembro 29, 2021 at 3:41 pm

    Gilberto Vertoghen AA Morato

    Weigl Joao Mario Pizzi

    Rafa Esferovite Everton

    O porto tem tudo para ganhar novamente

  • MuchoG
    Posted Dezembro 29, 2021 at 3:42 pm

    Ninguém pede uma aposta forçada nos jovens como já aconteceu antes, mas o Paulo Bernardo devia estar a lutar com o Taarabt pelo lugar de primeiro médio a sair do banco e PRINCIPALMENTE o Tomás Araújo devia estar à frente do André Almeida na hierarquia dos centrais (tal como o Morato e o Ferro).

    Muita gente mais conhecedora que eu já falou sobre este assunto por aqui mas realmente eu gostava de ver como é que o Gedson se daria a fazer a ala direita, na minha opinião sempre que joga vejo que há ali qualidade.

    Claro que se fala que o Veríssimo vai usar o seu 4-3-3, e aí o Gilberto é claramente o melhor lateral direito da equipa. Aqui as dúvidas são quem será o 3º médio e quem acompanharia Rafa e Yaremchuk/Seferovic na frente.

    • KCL
      Posted Dezembro 29, 2021 at 4:09 pm

      Diria que Paulo Bernardo devia estar a disputar o lugar de terceiro médio com Gedson. Taraabt não pode jogar ali, tem de entrar pelo Rafa ou pelo Everton, tem de jogar na frente onde pode correr mais riscos e transportar a bola para atrair.

  • Chiquinho
    Posted Dezembro 29, 2021 at 3:49 pm

    Muito improvável que seja este o 11 mas eu apostaria em:

    Vlacho

    Gilberto
    Morato
    Vertonghen
    Almeida

    Weigl
    Paulo Bernardo
    João Mário

    Rafa
    Pizzi
    Yaremchuk

    Acima de tudo espero que seja um jogo em que os adeptos estejam com a equipa mesmo que o Benfica leve 4 ou 5, o que é provável.

    • offtopicguy93
      Posted Dezembro 29, 2021 at 3:59 pm

      Meter o pizzi a titular é mesmo a pedir que o jogo corra mal… ou por ter feito a caminha a mais um treinador já merece a titularidade? Depois quando a perder e tiver 3 meses no banco faz a cama ao Veríssimo!

      • Chiquinho
        Posted Dezembro 29, 2021 at 5:44 pm

        Essa conversa de que o Pizzi fez a cama ao treinador é muito falaciosa. Pelo que li o Pizzi como um dos capitães, dirigiu-se ao balneário a dizer que a exibição foi vergonhosa e todos têm de fazer melhor (eu pelo menos concordo totalmente) sendo que a resposta do treinador foi expulsá-lo da equipa e po-lo a treinar à parte. O plantel decidiu protestar em apoio dele e o resto é história… Não vejo aqui nenhuma atitude errada da parte do jogador.

        O problema era ter um treinador que não admitia que alguém pusesse em causa a sua genialidade. Espero que o Pizzi seja titular e marque para juntar aos 94 golos e 96 assistências que tem pelo SL Benfica

  • panchuvilha
    Posted Dezembro 29, 2021 at 3:55 pm

    Eu mudaria para um 4-3-3 para reforçar aquele meio campo que nestes jogos tem vindo a mostrar se que é demasiado mole portanto eu entraria com algo deste genero:

    Ody
    Gilberto – Morato – Vertonghen – Valentino
    João Mario – Weigl – Paulo Bernardo
    Rafa – Yaremchuk – Everton

    A opção do Paulo Bernardo, como é logico, é bastante questionável mas se não for ele que seja outro médio para jogar com o meio campo a 3.

  • Kafka
    Posted Dezembro 29, 2021 at 3:56 pm

    O Pizzi numa empresa a sério teria sido despedido faz tempo, nesta empresa que está 10 anos à frente da concorrência, não só não foi despedido, como estão sistematicamente a renovar contrato com ele, e ainda é convocado ?

    O pessoal da esquerda lunática deve estar contente , o sonho utópico de ser a classe operária a mandar nas empresas, afinal o Benfica tornou isso real…. Quem manda no Benfica é a classe operária

    • Jons Mendi
      Posted Dezembro 29, 2021 at 9:00 pm

      Peço desculpa Sr. Kafka, mas porque iria despedir um trabalhador que em 356 jogos marcou 94 golos e fez 96 assistências? Não tenho visto o Benfica jogar melhor sem ele…

  • KCL
    Posted Dezembro 29, 2021 at 4:11 pm

    Pra mim era colocar Paulo Bernardo ou Gedson com Weigl e Joao Mario no meio.
    4 defesas
    e os 3 da frente seriam Roman, Rafa e Taraabt

  • Daniel Filipe Vieira
    Posted Dezembro 29, 2021 at 4:37 pm

    Acredito que neste jogo para o lado do Benfica , mais do que os pontos em disputa, estará presente uma luta de ideologias a tentativa de provar que o problema era (que também é verdade) JJ. Por isso, aponto para a titularidade de Araújo, e Paulo Bernardo a ser o primeiro a entrar . Veremos a postura também relativamente a Pizzi…

  • Alexandre Filipe
    Posted Dezembro 29, 2021 at 4:38 pm

    Vou lançar o meu palpite para o caso do Veríssimo decidir alterar o sistema para o seu modelo na B:
    Odysseias
    Gilberto
    Tomás Araújo
    Morato
    Vertonghen
    Weigl
    João Mário
    Paulo Bernardo
    Rafa
    Seferovic
    Gil Dias

    Vertonghen a fechar o lado esquerdo com o Gil Dias a extremo e inevitalmente a ter que ajudar muito o jogador belga.

    Se acertar nisto tenho de tentar o Euromilhões…

    • Tiago Silva
      Posted Dezembro 29, 2021 at 11:09 pm

      Nem me lembrei do Gil Dias, poderia ser uma opção interessante, ficando com o corredor todo e criando alguma indefinição ao João Mário.

  • BENFICA36
    Posted Dezembro 29, 2021 at 4:45 pm

    Vlachodimos

    Gilberto
    Morato
    Vertonghen
    Lázaro

    Rafa
    Weigl
    Meite
    João Mário

    Gonçalo Ramos
    Yaremchuk

    Ou

    Vlachodimos

    Tomás Araújo
    Vertonghen
    Morato

    Gilberto
    Weigl
    João Mário
    Lazaro

    Rafa
    Yaremchuk
    Everton

    Ou

    Vlachodimos

    Tomás Araújo
    Vertonghen
    Morato

    Gilberto
    Paulo Bernardo
    Weigl
    João Mário
    Lázaro

    Gonçalo Ramos
    Rafa

    Qualquer que seja a equipa ,o Benfica sairá derrotado amanhã.

    O Benfica continua com lacunas defensivas enormes .
    Como escrevi no post do Benfica 6 1 Braga , a época do Benfica acabou com a lesão do Lucas Veríssimo. O melhor central a par do Otamendi do clube.

    Quanto ao Porto , basta jogar metade do que jogou na taça de Portugal e ganha.

    Este jogo vai ser para completar calendário pois os jogadores do Benfica já entraram de férias.

  • Nunop
    Posted Dezembro 29, 2021 at 4:56 pm

    A equipa teve a temporada toda a treinar o 3x5x2, o homem deu dois treinos, diria que era ainda mais suicidio mudar para o 4x3x3 que tem zero rotinas.

    Manteria o 3x5x2 com:
    Odysseas
    Gilberto
    Ferro
    Vertonghen
    Morato
    Lazaro
    Weigl
    João Mário
    Gedson
    Rafa
    Gonçalo Ramos (neste sistema é preciso um avançado móvel e Yaremchuk é tudo menos móvel).

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 29, 2021 at 5:07 pm

    Gostaria de ver um sistema híbrido, entre um 3-4-3 e um 4-4-2, mas acredito que seja muito difícil de implementar em pouco tempo. Assumindo o 4-3-3, apostaria no seguinte XI:

    Odysseas
    Gilberto, Tomás Araújo, Morato, Vertonghen
    Weigl, Gedson, Paulo Bernardo
    Rafa, Everton, Yaremchuk

    Se fosse no tal sistema híbrido que falei variar ia entre uma construção a 3 em organização ofensiva e transição defensiva, passando o Vertonghen para central, Everton para ala esquerdo e o Rafa mais para dentro e seria o seguinte:

    Odysseas
    Gilberto, Tomás Araújo, Morato, Vertonghen
    Weigl, Paulo Bernardo, Rafa, Everton
    Gonçalo Ramos, Yaremchuk

    Ninguém tem grandes expectativas nem exigências quanto a este jogo, mas o mínimo que espero é entrega e que consigamos incomodar o Porto. Mostrar algo e lutar pela camisola, é sempre o mínimo exigível!

  • porra33
    Posted Dezembro 29, 2021 at 5:17 pm

    Porque é que há tanta malta a preferir o Paulo Bernardo ao Gedson? Na minha opinião até agora o Paulo Bernardo está num nível abaixo do Gedson, que ainda na época passada andava a mostrar o seu valor no Galatasaray. Paulo Bernardo até ao momento tem tentado não comprometer e tem conseguido, mas num jogo desta natureza ter mais alguém só para passar para o lado e para trás não me parece ser o que faz falta.
    Meite é uma nulidade como tinha avisado no momento da sua contratação. Acho que neste sentido o melhor complemento para Weigl e J. Mário até era o Tino, na intenção de jogar com um meio campo a três contra adversários super intensos como o Porto.

  • coach407
    Posted Dezembro 29, 2021 at 5:37 pm

    Acredito que o Nélson Veríssimo mude para 4x4x2 dando mais protagonismo ao Gonçalo Ramos, mas não sei se será neste jogo.

    Ainda assim, a este nível é “só pedir” que os jogadores sabem interpretar e aplicar em campo com uma fiabilidade notável, sobretudo quando se fala numa adaptação a um 4x3x3, todos já jogaram nesse modelo. A um 4x3x3 tenho mais dúvidas.

    Ainda assim, apostaria num 11 com Vlachodimos, Gilberto, Vergonhen, Morato, Lázaro, Weigl, João Mário, Pizzi, Rafa, Gonçalo Ramos, Seferovic.

    Jogar à borrado já jogámos no jogo anterior com 5 defesas, 3 médios e 2 avançados claramente de contra-ataque que só sabem jogar sozinhos. O que precisamos é de jogar futebol e, para isso, é preciso colocar em campo jogadores com capacidade de ter bola, segurar, jogar apoiado e dar qualidade no jogo interior, conseguindo também envolver por fora e depois ter qualidade na definição no último terço (daí Pizzi que é um jogador que em 2/3 lances decide um jogo facilmente – ainda no Dragão voltou a entrar para “assistir” o Otamendi, contra o Sporting entrou para fazer um golaço… enfim, é o Pizzi) e claro que é importante ter alguma versatilidade e também ter qualidade na transição, no ataque à profundidade e maior agressividade ofensiva dentro de área daí Seferovic em vez de Yaremchuk.

    • coach407
      Posted Dezembro 29, 2021 at 5:38 pm

      A um 4x4x2*

    • JohnnyLongC
      Posted Dezembro 29, 2021 at 6:33 pm

      Ora nem mais, Coach. O pessoal cai muito no Pizzi (com razão, diga-se), mas acho que ás vezes exageram (quando o metem no mesmo saco do André Almeida, por exemplo). É um jogador que já tem 80 golos e mais de 100 assistências pelo clube e é, de longe, o jogador que melhor define no último 1/3. Para o campeonato português, já mostrou que é acima da média

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 29, 2021 at 5:42 pm

    Devo dizer que me interessa muito pouco ou nada quem vai jogar.

    A fazer fé nas notícias e no que se vai falando há anos, desde os tempos de Rui Vitória, há um gangue que manda no balneário.

    A fazer fé nas notícias, o ex-treinador mandou Pizzi treinar à parte e, de seguida, disse ao restante plantel que fosse para o campo de treinos.

    A fazer fé nas notícias, o plantel recusou seguir as instruções do treinador e amotinou-se.

    A fazer fé nas notícias, o presidente virtual, o delfim, mas não o de Cardoso Pires, conversou com o plantel e prometeu-lhe que Pizzi seria reintegrado, o que sucedeu.

    Assim sendo, o Benfica está refém e é comandado pelo plantel da equipa A.

    Assim sendo, eu quero que todos os envolvidos no motim e quem se agacha perante eles vão bardamerda. Peço desculpa pelo calão e compreendo perfeitamente que o comentário não seja publicado, mas tudo isto já é nauseabundo.

  • Dca
    Posted Dezembro 29, 2021 at 5:45 pm

    Vamos lá ver. Instaurou-se uma ideia no clube, que o Benfica é equipa de 4-4-2, desde 2009/2010 e ninguém altera isso. Só curiosamente o JJ (o mesmo que começou o 4-4-2) desde há 1 ano é que decidiou mudar. Que é absurdo. A formação joga por exemplo em 4-3-3. O Benfica com os jogadores de qualidade técnica que tem para o meio-campo, a somar à sua pouca agressividade, jogar com 2 será sempre um suícidio. Benfica deveria começar a jogar em 4-3-3.
    Eu jogava com:
    Vlachodimos
    Gilberto
    Vertonghen
    Morato
    Lazaro
    Weigl
    João Mário
    Paulo Bernardo
    Gedson (a ED, sim, não jogava com Rafa. Também teve uma atitude miserável, em frente aos outros todos é bom, pessoalmente amansa, enfim tem pouca ou nenhuma personalidade).
    Everton
    Gonçalo Ramos
    Não quero saber se é “suicidio”, prefiro perder 1 jogo e ganhar um grupo do que jogar com os mesmos, perder na mesma o jogo e a coisa continuar como está. Resta saber se Veríssimo tem os no sítio e se o tempo que passou com Lage serviu para perceber como se trata um balneário como ele merece ser tratado.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Dezembro 29, 2021 at 7:14 pm

      Está redondamente enganado. O 4-4-2 do Benfica já vem de longe e foi com esse sistema que obteve muitas vitórias.

      P.S. Trocar o Rafa pelo Gedson é surreal.

  • Red Scorpius
    Posted Dezembro 29, 2021 at 6:13 pm

    Gostaria de ver Gedson no onze titular por ser o médio do plantel com maior capacidade para ganhar segundas bolas e com chegada à área contrária, assim como Gonçalo Ramos que tanto pode ser avançado como médio.
    Provavelmente, NV não quererá afrontar, nesta primeira partida, o núcleo duro que contribuiu para o despedimento de JJ pelo que poderá apresentar algo como: Odysseas; Gilbert,o, Verthongen, Morato e André Almeida; Pizzi, Weigl, João Mário; Rafa, Seferovic, Everton.
    Se o Benfica perder com as vacas sagradas em campo, então NV ficará com margem de manobra para escolher o seu onze e o futuro dirá se ainda a tempo de obter resultados satisfatórios.

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 29, 2021 at 6:54 pm

    Será uma incógnita o sistema de Veríssimo, se aposta na manutenção do 3x4x3 ou se altera para o seu sistema preferido o 4x3x3.

    Tenho para mim que o sistema a apresentar no Dragão seja um híbrido dos dois.

    Apostaria num 4x3x3 em organização ofensiva, com:
    Vlachodimos;
    Gilberto, Ferro, Morato, Vertonghen;
    Weigl, João Mário, Paulo Bernardo;
    Rafa, Yaremchuk, Everton.

    Em organização defensiva, Vertonghen fecharia por dentro para criar superioridade face aos 2 atacantes centrais do Porto, e Everton ou Rafa fechariam o flanco.

    Acredito que possa ser algo do género e que futuramente este sistema possa desenvolver-se para um 4x3x3 ou até para um 4x3x1x2 híbrido já que o Benfica não tem extremos em quantidade.

    Isso iria permitir uma dupla central de Weigl e Paulo Bernardo com João Mário como interior (papel que gosta e que já desempenhou várias vezes com sucesso), Rafa à largura, e dois pontas na frente para criar mais oportunidades.

    Tendo em conta o plantel actual esse 4x3x1x2 será mesmo o sistema que encaixa melhor nos jogadores à disposição.

    • Bruno Cunha
      Posted Dezembro 29, 2021 at 7:57 pm

      Qualquer treinador que aposte no Ferro por mim pode ser despedido na hora.

      Há jogadores que devido a vários fatores não conseguem brilhar num clube. Ferro não tem nível é simples.

      Chega a ser impressionante o quão mau ele é em certos aspetos básicos do jogo para um jogador que tem formação de tantos anos no Benfica.

      • Flavio Trindade
        Posted Dezembro 29, 2021 at 8:36 pm

        A questão Bruno, é que o Ferro é bipolar na sua performance.

        Se for o Ferro das últimas duas épocas e meia, criticado, sem confiança e a somar erros aí tens razão. Se for o Ferro da época de Lage, esse é (ou era) um centralão.

        Se eu estivesse no lugar de Verissimo, precisando de um central dextro, falaria com Ferro para sentir o seu compromisso jos treinos e vontade de jogar e se ele assumisse seria a minha primeira escolha.

        Não assumindo, mostrando desleixo e falta de confiança, avançaria sem medo com o Tomás Araújo.

        Quer num caso quer no outro, Verissimo arrisca-se a ganhar um central.

        • Bruno Cunha
          Posted Dezembro 29, 2021 at 11:33 pm

          O meu problema é o facto de se achar que Ferro foi centralão em algum momento. Ele simplesmente estava numa equipa que esmagava todos e as suas deficiências não se notavam.

          Desculpa mas um central que não sabe colocar os apoios e não sabe o que é contenção com 24 anos de idade (sim pq Ferro faz 25 anos daqui a uns meses mas as pessoas continuam a trata-lo como uma jovem promessa) não pode chegar à primeira equipa do Benfica e ser titular.

          Bola nos pés e a sair a jogar? Craque tem uma visão impressionante

          Fizeste me perder aqui muito tempo mas vamos analisar algum dos golos que o Benfica sofreu com Ferro a central.

          Ferro é titular pela primeira vez a 10-02-19

          No jogo seguinte leva vermelho direto por uma abordagem rídicula.

          Volta e faz penalty com o Porto (mas esse tipo de erros são normais)

          Jogo com o Tondela – Golo anulado ao Tondela tambem culpa de Ferro, bem como uma jogada que quase deu golo porque ele decidiu entrar à queima.

          Jogo com Setubal – Agra come Ferro –> golo do Vitória

          jogo com o Portimão – Ferro sai à bola sem razão nenhuma não recupera posição golo fácil do portimonense.

          jogo com o Rio Ave – Quem faz golo? O homem que ferro tem 50 cm ao lado mas decide ficar a olhar (mas dou o beneficio da duvida pois ele estava a subir a linha ao mesmo tempo).
          Pior vem no 2º golo em que mais uma vez adormece. A questão dos apoios que te falo bastante notória aqui. Ora mete-se de frente ora mete-se de lado quando o cruzamento sai já o adversário voou à sua frente.

          Podia continuar mas honestamente não estou com paciência porque encontrei isto, e até mais lances que me fizeram aumentar o meu desdém por ele, na sua chamada “Época Boa”. Nem quero ver na época em que ele é 60% responsável pelo despedimento do treinador.

          Cumprimentos Flávio mas gostava que mais gente como tu que acredita que Ferro tem lugar no Benfica revê-se estes lances e muitos mais.

  • Mantorras
    Posted Dezembro 29, 2021 at 7:06 pm

    Ody
    Gil Ota Morato Lazaro
    Weigl
    JMario PBernardo
    Goncalo Yarem Rafa

    433

    • Cossery
      Posted Dezembro 30, 2021 at 12:20 am

      O Ota está castigado, grande baixa, punha o Verthongen.
      Mas de resto eu também escolhia esse 11, a única dúvida é como jogam os 3 da frente nesse esquema, Yaremchuk ao meio?

  • MisterVaz
    Posted Dezembro 29, 2021 at 7:15 pm

    Tenho a sensação que o Benfica ganha este jogo ou fica muito perto disso. “New-manager syndrome”

  • Zerobola
    Posted Dezembro 29, 2021 at 8:02 pm

    Sugerir que o Benfica jogue em 442 é tão ridículo que nem tenho palavras primeiro o nosso meio campo não tem jogadores pra isso a vários anos e foi a insistência nesse esquema que nos levou a este estado até o velho viu que hão tem como fazer o 442 funcionar com weigl e joao Mário alterou pra 3 4 3 . Por favor só há uma maneira de jogar será o 433 mas sem extremos com 3 avancados tentar finalmente ganhar o meio campo a quantos anos não ganhamos o meio campo . Alguém aqui veio dizer o absurdo que o Benfica só ganha trofeus em 442 só deves acompanhar o Benfica desde da primeira passagem Jesus. O Benfica tem mais de 100 anos história e ganhou com todo o tipo de esquema .

  • Jons Mendi
    Posted Dezembro 29, 2021 at 8:49 pm

    Este primeiro onze do NV vai ditar muito a sua postura. Se vier com vontade de vingar muda para o 4-3-3, no entanto se vier com uma postura mais passiva (igual à que teve da ultima vez que cá saltou) manterá o 3-5-2 ou 3-4-3.
    Acreditando que vem para vingar (se não nem vale a pena lá estar) apostaria em:

    Ody.
    Gilberto. Morato. Vertonghen. Lázaro.
    Weigl. Gedson. João Mário.
    Pizzi. Seferovic(ou Gonçalo). Rafa.

    Apesar ser muito pessoal, espero que o Everton não entre dentro das quatro linhas…coisa mais horrível.

  • Slayer666
    Posted Dezembro 30, 2021 at 12:38 am

    Pizzi e +10 ?

Deixa um comentário