Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica trava Ajax com grande 2.ª parte e deixa tudo em aberto; Velocidade de Rafa fez a diferença; Yaremchuk marcou; Taarabt e Ramos também se destacaram; Antony pouco se viu; Haller marcou nas duas balizas e ainda falhou o 3-1

Benfica 2-2 Ajax (Haller 26′ p.b. e Yaremchuck 72′; Tadic 18′ e Haller 29′)

O melhor Benfica na Era Veríssimo travou um Ajax que só tinha vencido na fase de grupos e deixou tudo em aberto para o duelo de Amesterdão. As águias tiveram dificuldades no 1.º tempo, até se meteram a jeito de ir para o intervalo a perder por 3-1 (Haller, que marcou nas duas balizas, falhou de baliza aberta), mas na 2.ª parte aplicaram uma velocidade vertiginosa que, com outro discernimento na frente, podia ter resultado em mais 1 ou 2 golos. Rafa foi o principal motor (parecia que estava na 5.ª velocidade ao lado de Blind), tendo estado em todos os lances de perigo. Gonçalo Ramos (esteve no remate do 2-2 e foi dos mais esclarecidos no 2.º tempo) e Taarabt também estiveram em evidência, num jogo em que Grimaldo, apesar do erro no 0-1 (o passe de Vlachodimos, para uma zona onde o espanhol ia ser pressionado, também não ajudou), teve o mérito de apagar Antony (praticamente só se viu no lance inicial). Nos neerlandeses, Mazraoui, que teve tudo para fazer o 3-1, foi o principal destaque, mas a equipa mostrou lacunas que não tinha evidenciado na fase inicial da prova milionária, revelando muitas dificuldades em lidar com a velocidade dos encarnados e mostrando também menos critério no último terço.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1496583011218960391

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1496585976298233877

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1496586441614372868

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1496609103694675977

Benfica – Resultado positivo, na medida que cumpre o objetivo de deixar tudo em aberto para a segunda mão. As Águias entraram com intenção de ter mais bola, mas acusaram algum nervosismo na etapa inicial, sentindo muitas dificuldades com a pressão alta dos neerlandeses e perdendo várias bolas em zonas defensivas, e sem surpresa ficaram em desvantagem num lance desse tipo. Ofensivamente, iam aproveitando as bolas paradas para criar perigo, mas as dificuldades defensivas mantiveram-se ao longo da 1.ª parte, sendo que o 2-1 acabou por ser um resultado simpático ao intervalo. No entanto, na segunda parte apareceu outro Benfica, mais capaz de saltar a 1.ª fase de construção e aproveitar o espaço que o Ajax concedia, e criou imensas situações em transições rápidas, quase sempre com Rafa em grande destaque. O extremo fez a melhor exibição com Veríssimo e foi um diabo à solta, fazendo a diferença com a sua grande velocidade. Também Gonçalo Ramos esteve incansável e foi subindo de nível com o passar dos minutos, tendo sido fundamental no 2-2. Taarabt deu continuidade à boa exibição com o Boavista e foi outro em destaque, Everton também conseguiu aproveitar alguns lances no 1×1 para desequilibrar, enquanto Otamendi foi o melhor da linha defensiva e apagou vários fogos. Já Vlachodimos sentiu dificuldades na reposição de bola e deu a ideia que podia ter feito melhor no 2-2. Gilberto também não justificou à aposta, enquanto Vertonghen foi decisivo no 1-1, mas erra na abordagem no 2.º golo sofrido. Destaque ainda para Yaremchuk que saltou do banco para marcar o golo do empate, tendo tido ainda outra grande chance.

Ajax – Os neerlandeses ainda só tinham vencido nesta edição da Liga dos Campeões, mas na Luz estiveram desinspirados e acabaram por deixar fugir uma vitória que parecia estar perfeitamente ao alcance (no 1.º tempo notou-se as facilidades em criar desequilíbrios sempre que aumentavam o ritmo). Haller voltou a marcar (já são 11 na Champions), mas fez um jogo sofrível, demonstrando todas as suas debilidades técnicas, protagonizou um falhanço incrível e foi ainda infeliz ao marcar na própria baliza. Tadic também marcou, mas não esteve nos seus melhores dias, tal como Antony, que demorou 1 minuto a fazer um túnel, mas acabou a fazer uma exibição bastante desinspirada e não conseguiu fazer a diferença. Melhor estiveram Mazraoui (grande exibição, importante tanto no capítulo defensivo a travar várias vezes Darwin, como a atacar, acabando por desperdiçar uma boa chance), Timber, que demonstrou a sua enorme valia física (rapidíssimo), tendo ainda feito dois cortes providenciais diante de Yaremchuk, e Lisandro Martínez, sempre muito aguerrido, a impor-se nos duelos, ao passo que com bola procurou sempre desequilibrar através do passe. Já Pasveer voltou a demonstrar que é o calcanhar de Aquiles desta equipa, e fica mal na fotografia no lance do 2-2 (muito lento a reagir), a juntar a outros lances em que não deu a segurança necessária. Também a falta de velocidade de Blind fez-se sentir no 2.º tempo.

XI Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Weigl, Ramos, Taarabt; Everton, Rafa Silva, Darwin Núñez

XI Ajax: Remko Pasveer, Mazraoui, Jurriën Timber, Lisandro Martínez, Daley Blind, Edson Álvarez, Gravenberch, Steven Berghuis, Antony, Sébastien Haller e Dušan Tadić

90 Comentários

  • Jmfelix
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 9:56 pm

    O Benfica merecia mais. Antony não jogava a 2a mão. Penalty por marcar por falta sobre Ramos. O 2o golo é precedido de falta.

    O Benfica hoje (FINALMENTE!) teve raça e atitude. E se assim continuar, pode chegar aos quartos.

    Vamos!!!

    • Bio
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 9:59 pm

      Não houve penalti nenhum sobre o Ramos. Ele cai sozinho…
      Em relação ao Antony, acho que se aceitava o vermelho, mas eu nem discordo assim tanto do amarelo. O Darwin exagerou muito também.

      • DNowitzki
        Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:02 pm

        É mentira! O Ramos é tocado no calcanhar duas vezes!

        • Jmfelix
          Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:07 pm

          Obrigado Dirk. É o que me parece mas vou rever o lance para me convencer em concreto.

        • PedroMG
          Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:16 pm

          Vamos ser justos… Toques não equivalem a faltas…senão nem contava o nosso 2º golo. Como é possível defender jogadores que se atiram constantemente para chão?

          • DNowitzki
            Posted Fevereiro 23, 2022 at 11:52 pm

            Defender quem? O Ramos não se atirou; foi tocado duas vezes, um pisão na zona do calcanhar e outro toque nessa área.

            Mas, se queres ir por aí, o que não deveria contar era o segundo golo neerlandês, pois imediatamente antes há falta sobre um vermelhusco.

      • Lurker
        Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:06 pm

        O Ramos cai sozinho? Coloca lá os óculos e vê a repetição, há um claro toque sobre o calcanhar direito do Ramos que o faz cair e parece-me ser o suficiente para ser falta.

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:10 pm

        Pah ele caiu sozinho, realmente mais nenhum jogador caiu com ele.
        Foi so calcado, coisa pouca. Enfim…

      • offtopicguy93
        Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:12 pm

        Surreal… quase nem mostraram imagens… mas tu viste claramente que não há penalty… ate porque o Ramos é pisado por uma toupeira, talvez…. E o darwin também forçou a cabeçada, empurrou a cabeça do antony com a mão

        • El Bandido
          Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:44 pm

          Conseguir chamar aquilo de cabeçada é qualquer coisa…

        • Miguel Lopes
          Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:46 pm

          Se fossemos a ver, iriam os 2 para a rua. Antony, vermelho direto e Darwin com o 2º amarelo, uma vez que foi ele que começou.
          Para mim, o árbitro esteve bem e não estragou o jogo.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:22 pm

        E o 1º golo do Benfica devia ser anulado porque não se deve fazer autogolo, o 2º porque o Ramos devia ter sido avisado que “não vale estoiro”, enfim… O Ramos viu amarelo num lance em que mereceu muito menos que o Mazroui no lance do Darwin e no caso dele foi no meio campo…

      • Flavio Trindade
        Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:23 pm

        Vê melhor o lance Bio.

        O Gonçalo é claramente pisado na perna por trás.

        Não foi intencional, mas foi falta.

      • Bio
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 10:00 am

        Já revi o lance e continuo a achar que não há penalti. quanto as exageros nos comentários seguintes, só vos tenho a dizer que sou adepto do Benfica.

  • Bruno Cunha
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 9:58 pm

    Com um Diaz em vez de um Darwin hoje o Benfica tinha ganho fácil.

    Esperava muito mais do Ajax

    • Jmfelix
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:06 pm

      Assino por baixo

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:17 pm

      Por acaso acho que não; o Diaz é grande jogador mas o Darwin, para um jogo como o de hoje, parece-me que tem atributos diferentes para causar estrago, sobretudo como o jogo se pôs na 2ª parte… Diaz é jogador feito e tem outra qualidade na definição, mas em contrataque com Darwin e Rafa, não acho líquido que com o colombiano fosse diferente. Mas é um “acho”…

      • Filipe Ferreira
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 10:38 am

        É que o Darwin não acertou uma. Tivesse tido o nível do Rafa e o Benfica tinha feito a reviravolta. Ainda teve a sorte de não ser expulso naquela confusão com o Antony

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Fevereiro 24, 2022 at 12:29 pm

          Pois, ele teve sorte, já o Anthony foi a vítima… Quando levanto dúvidas nesse sentido é
          porque se fosse o Diaz creio que seria mais ele a assumir a condução e Rafa a acompanhar, e eu acho que Rafa dá-se melhor a arrancar e assistir por isso creio, se fossem Diaz e Rafa, o Rafa não seria tão interventivo. Além de que, enquanto Rafa tinha pela frente um Blind mais velhote, do lado oposto seria o Mazroui e ainda que o Diaz pudesse causar estragos, não seria tão simples como do lado oposto…

          • Filipe Ferreira
            Posted Fevereiro 24, 2022 at 1:37 pm

            O Antony não foi vítima, foi castigado pelo sururu, o Darwin escapou-se.

            • TOPPOGIGGIO
              Posted Fevereiro 24, 2022 at 3:58 pm

              Por acaso acho que o árbitro fez bem em não expulsar o Anthony porue não foi nada de mais, mas ou eu estou a perceber mal ou estás a ver a coisa completamente ao contrário e a sugerir que o Darwin devia ser expulso e o brasileiro receber um louvor… Um jogador só deve encostar a própria cabeça na do adversáio se for em disputa de bola; lamento mas não foi o caso…

              • Filipe Ferreira
                Posted Fevereiro 24, 2022 at 5:00 pm

                Normalmente estes casos resultam em amarelos para os dois lados, ou não?
                O Antony também podia levar o vermelho, já que foi o causador do conflito.
                O árbitro foi simpático e não expulsou nenhum quando podia muito bem ter mandado os dois para a rua.

  • GabCel
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 9:59 pm

    Talvez a exibição mais conseguida da época… mas não podemos dar ofertas como os dois golos do Ajax, pior ainda entrar com o Gilberto no 11.

    P.S.: Tarabt que raio de m… foi aquela de queimar tempo (a tirar as caneleiras) com o jogo empatado?

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:01 pm

    Muito haveria a comentar sobre arbitragem, sobre as quedas constantes de Rafa, sobre o lado esquerdo da defesa (?), sobre a falta de assertividade do ataque, sobre várias outras coisas, porém…

    Que grande parte da segunda parte! Com avançados a sério, poder-se-ia muito bem ter invertido o resultado! Isto depois de uma primeira metade atroz e miserável, onde a coisa poderia ter terminado com um 1 a 4.

    Afinal, é possível jogar taco a taco com o Ajax e não ser humilhado, como aqui foi profetizado. O Benfica pode muito bem ir aos Países Baixos e levar uma coça das antigas, agora o que ficou bem evidente é que as profecias não se concretizaram. Temos pena, interna e externamente!

    Por último, depois do empate o Benfica não quis ganhar. É tão simples como isto: a equipa não quis ser feliz e preferiu segurar o empate. Mentalidade (ou falta dela)!

  • Hirok "The Truth"
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:01 pm

    Fica aquele sabor agridoce pelo empate mas tal como esperava o Ajax não ia ter um jogo facilitado, o Benfica tem grandes jogadores o problema é que cá em Portugal a liga já não interessa e vão para lá passear a camisola, sabem que não chegam ao 2º lugar e o Braga não tem categoria para nos apanhar no 3º, no fundo é fazer amigáveis até acabar a época.. estes jogos de Champions já são outra coisa e os jogadores sabem que estão a ser vistos pelo mundo inteiro e têm de dar o máximo..
    Desta vez Verissimo mexeu bem na equipa pela 1a vez desde que assumiu o banco, a entrada de Yaremchuck foi fundamental e Gonçalo Ramos faz um jogão..
    Darwin com um treinador de categoria poderá vir a dar jogador top, a maneira como usa o fisico e vai para cima dos adversários é excelente, o problema é que ainda olha muito para o chão, mas não fica muito tempo no Benfica..
    Os golos fora não interessam portanto vamos ver como corre em Amesterdão, o Benfica abusou de tentar sair a jogar e leva golos sempre desta maneira, mais vale chutão e se tiver Darwin e Chuck poderá ganhar muitas bolas, é trabalhar nesse aspeto para a 2a mão..

  • Nunop
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:03 pm

    Grande réplica do Benfica hoje, com outro árbitro talvez tivesse ganho.

    Taarabt a um nível assombroso, é dos 2/3 que não têm medo de ter a bola num jogo de Champions, e hoje não teve as suas perdas de bola infantis habituais.

    Com o Rafa da era JJ, hoje tinha sido vitória.

    Que 2a parte, o Ajax nem respirou ali durante 30 min.

  • FiliGon
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:03 pm

    Como benfiquista só digo isto. O milagre aconteceu. A equipa lutou teve garra e até deu um ar que é possível passar à próxima fase. Veremos se vai continuar assim nos próximos jogos…

  • Kazamatsuri
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:04 pm

    Venho só dizer uma pequena nota:

    Este equipamento do Ajax é dos mais bonitos que já vi no futebol.

    Saudações Leoninas

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:05 pm

    Nao entendi qual era a ideia inicial, entrar com Taraabt e Ramos ao mesmo tempo? Weigl e Taraabt no meio? Depois a culpa é do Weigl dos buracos ne? Ok. A ideia era pressionar a 2 na frente? Mas treinaram isso, foi? Nao se notou… vimu-se uma pressao totalmente desorganisada e os 2 da frente a pressionarem para nada, ja que o resto ficava… Ramos, ate ao intervalo, foi 1 a menos e entrou igual na segunda parte, mas melhorou muito depois e ainda mais com a entrada do Chuk, como era de esperar. Grimaldo nao da mais, eu nao aguento mais uma epoca disto. Por favor alguem que o leve antes que eu cometa alguma atrocidade. Se ele soubesse o quanto me irrita jogava de mascara so para nao me obrigar a ver a cara dele. Jogar sem laterais, a este nivel, é muito dificil… mas ja sabemos, a culpa é sempre do Weigl quando sofrermos golos e ele fizer parte do plantel. Ah, e o Vertonghen e o Vlacho no segundo golo? Que foi aquilo? O Vertonghen de joelhos nao vos lembra o Ferro? Mais uma vez, culpa do Weigl.

    Escrevi antes do jogo que a defesa deles dava muito espaco e o Benfica tinha jogadores para o atacar, para muita tristeza minha nao jogou com eles de inicio. Com o Barcelona, o Chuk foi importantissimo para fixar os centrais, nao foi a toa que Darwin, Goncalo e Rafa, melhoraram tanto apos a sua entrada (tudo bem que ha a moral e o momento positivo da equipa no jogo, mas…). Tivesse o Benfica metido os 3 jogadores mais fortes nos duelos na frente, teria conseguido, como consguiu na segunda parte, fazer mossa muito mais vezes. Os nossos avancados, em duelos directos com os defesas deles, ou em lances de 1v1… derretem a defesa deles, e isso viu-se na segunda parte, onde nao ganhou por pouco. Isto, tendo em conta o momento do Benfica que esta em modo zombie… diz muito.

    Arbitro: o lance do penalty sobre o Goncalo parece-me evidente, nao entendo como nao se marca aquilo quando se tem repeticoes para ver. Calcar o jogador por tras nao é falta? Que importa se foi com intencao ou nao? O lance do Antony foi alaranjado, mas o Darwin tambem arriscou o segundo amarelo ai… assim ficou bem para ambos. No final, como ja tinha acontecido na primeira parte com Darwin, obstrucao clara ao Rafa com meio campo para correr pela frente… mas claro, o arbitro manda seguir. É muito por isto que sou sempre pelas equipas portuguesas na europa, nunca ha brindes para nos.

    PS: desculpem o tom frustrado, mas ja nao vibrava com futebol ha algum tempo e hoje custou-me muito.

    • GabCel
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:31 pm

      Aquela obstrução é escandalosa…

    • troza
      Posted Fevereiro 24, 2022 at 10:42 am

      Não concordando com o Weigl (não enterrar é o bom jogo dele? Nada a nível defensivo ontem mais uma vez, muito pouco para quem joga onde ele joga, custou o que ele custou, recebe o que ele recebe), concordo com tudo quanto ao Grimaldo. Mais outro que já fez a equipa andar coxa (quando se punha o Cervi que era muito fraquinho a atacar para compensar a defesa do Grimaldo) e que tem um historial de falhanços em momentos chave e também a atitude de nem se esforçar a defender muitas vezes (e teve jogos em que era mais irritante que o Weigl quando voltava para a defesa a apontar).

      Isto de ir buscar jogadores para posições em que é preciso defender, ter capacidade física e mental para aguentar os jogos todos e também alguma ratice, o Benfica vai buscar bons rapazes que não defendem e têm sempre aquele ar assustados quando a coisa não corre bem. Qualquer dia teremos um guarda redes que até bate bem os cantos mas defender entre os postes não…

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 1:18 pm

        As minhas “defesas ao Weigl”, nao sao porque ele seja um grande defensor, é como dizes, “nao fazer coco nao significa jogar bem”. So que ha demasiados buracos para tapar, e eu creio que se tapares todos, o Weigl seria o menos.

        O teu ultimo paragrafo é perfeito. A ultima frase entao… director e projecto desportivo precisam-se! Andamos demasiado tempo de peito cheio, a brincar aos milhoes e a substimar os outros. Neste mundo, quem dorme é facilmente ultrapassado.

    • henry14
      Posted Fevereiro 24, 2022 at 2:02 pm

      Qualquer dia vais ter um lateral esquerdo do género do AA no lado esquerdo e ainda vais sentir muitas saudades do Grimaldo. Enfim, os adeptos do benfica hoje em dia é assim. Não descansaram enquanto o Jesus não foi corrido (o resultado está à vista) e agora querem correr com um dos melhores laterais que tivemos nos últimos anos? Tem lacunas defensivas sim mas não é o horrível que muita gente pinta, bem longe disso. Quanto ao Weigl percebo-te e não concordo com a maioria das críticas dos entendidos mas ainda assim vendia-o no final da época. Ganha muito dinheiro…

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 5:41 pm

        Isso do “podia ser pior” serviu de desculpa para continuar com o Vieira ate a PJ o ir la buscar. Convinha nao andar com o Grimaldo ate descer de divisao, ne? Nao sei se a ideia sera para o ano jogar com 4 centrais, a ver se ele assim consegue pelo menos ficar em pe quando perder a bola sozinho, mas se vamos continuar a dizer que a culpa é sempre do meio campo, quando todos os ataques sao pela ala, nao chegaremos a bom porto.

        Foi uma boa contratacao, barato e jovem, e tinha muito boa tecnica para um lateral, apesar de ser defensivamente mau. Num Benfica forte nota-se pouco, mas mesmo ai era ali o ponto fraco (ou pelo Almeida). Nao evoluiu defensivamente e la se foi o timing de venda. Estagnou, acomodou-se, e hoje esta em regressao.

        Defensivamente, qualquer jogador passa por ele, mete para o lado e corre – xau Grimaldo. Se so correr em frente passa-lhe por cima. Se nao forem velozes metem o corpo. Tacticamente continua a ser papado em qualquer diagonal, por mais denunciada que seja, se tenta fechar as costas do central é sempre amassado na disputa fisica, e a tentar disputar uma bola por alto entao… é constrangedor. Jogamos com 3 centrais para acomodar o rapaz, mas so havia era mais gente para socorrer depois de o paparem.

        Ofensivamente, era bom na construcao, e com confianca, jogando por dentro, com Cervi na linha associava-se muito bem. Profundidade da zero. Nunca ganhou a linha a ninguem. Em situacoes de 1v1, nem consegue fazer um cruzamento sequer, cruza sempre contra o defesa. Parece o Ruben Amorim a lateral que era rei dos lancamentos e cantos. A sair a jogar tornou-se mais perigoso que util, como se viu ontem, tem o sindroma do “estupido voluntarioso”, que quer muito contribuir, mas so faz asneira, e contra equipas boas pagam-se caro, como ontem no primeiro golo. Ao dia de hoje, acrescentar a serio so mesmo no remate.

        O Weigl, apesar de ser um jogador muito especifico, com coisas muito boas e outras mas, é sempre bom naquilo que é bom e joga futebol. É fiavel naquilo que é bom, nao podemos é meter um jardineiro a fazer moveis…

        Grimaldo faz parte do grupo de jogadores cuja historia, no Benfica, sera sempre a descer. Esgotou o seu ciclo ha algum tempo.

        Respeito quem tenha outra opiniao, mas quando ele sair teremos tantas saudades dele como do ex-rei do Leganes.

        PS: tambem venderia o Weigl, nao por falta de valia, mas porque nao tem sentido ter um jogador tao caro quando o resto nao acompanha… e para ele render o que por ele se paga a equipa tinha que subir muito o nivel e ter muitas mexidas. Concordo.

  • Pablo
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:05 pm

    Resultado bom, hoje houve vontade na segunda parte, o Benfica jogou com raça porque com treino não se viu nada, a equipa não tem processos ofensivos, jogadores a ganhar a mais do que produzem em campo. Espero um bom resultado na segunda mão. Rafa e Ramos se destacaram, Darwin precisa de aprender muito. O jogo ficou 2 a 2 havia um user que previa um jogo estilo Dortmund em tempos de RV afinal mal sabe como funciona o futebol e os especialistas é que andam nessa roda!

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:08 pm

    Antes de mais expressar a minha profunda solidariedade pera quem apostou ordenado e poupanças de uma vida numa vitória por entre 5 e 10 do Ajax; é incrível como as favas nem sempre são contadas…

    Taarabt: mais do que alguém dizer que ele é fraco o que me causa espanto é que normamente quem o diz sublinha “dizer o contrário é não perceber nada disto”. Jogaço de um jogador diferenciado e que mostra aos demais o que é ter tarimba, o que é assumir. A acompanhá-lo Darwin, e Rafa na 2ª parte, ao ponto do Ten Haag ser obrigado a parar as constantes violações ao Blind…

    Substituições: algo bizarras, se o Taarabt estava cansado não notei na sua útima arrancada…e Darwin ainda tinha pilhas para mais um ou dois contra-ataques, que na 2ª parte martelaram o Ajax… Há o falhanço incrível do Haller, mas o Benfica, com mais calma (com menos braas no pés) teria marcado mais um ou dois à vontade… EM vez de acabar a apertar o Ajax, acabou tremido…

    Por fim, e havendo ainda uma 2ª mão na qual o Benfica pode então perder pelos tais 15-0, quanto ao JOGO DE HOJE, é bom para o meu negócio uma vez que tenho um negócio de sacos espaçosos, daqueles que até cabem uma viola. A 2ª mão será outro jogo mas HOJE muita gente mostrou pouca vocação para ser profeta.

    Não vai ser fácil em Amsterdão mas hoje pelo menos, estou satisfeito com a equipa.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:10 pm

      Faltou referir o equipamento lindo dos holandeses e perguntar (uma vez que no site onde vi o jogo não houve repetição do lance) se no 2º golo do Ajax não há falta sobre o Darwin quando procurava isolar-se…

      • Santos David
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 6:05 pm

        Ola Toppo
        Tens razao o equipamento do Ajax é mesmo lindo !!!
        Tem uma ligaçao com o BobMarley bastante forte e bonita de ver
        Ja vi imagens com o Ky-Mani Marley a cantar o que agora é o hino deles “Three little birds”; um espetaculo!!!!

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:08 pm

    Finalmente raça e atitude! É assim que queremos ver o Benfica todos os jogos e não apenas na Champions. Isto é mais uma prova que o maior problema da equipa é uma questão de mentalidade, temos que comer a relva como fizemos este jogo.

    Grande segunda parte do Rafa, a fazer lembrar o Rafa do início da época e a explorar muito bem a lentidão do Blind. Gonçalo Ramos fartou-se de trabalhar, mas tem que ser mais incisivo perto da baliza. Taarabt também bem em jogo tal como o Darwin e uma excelente exibição da dupla de centrais e do Grimaldo que meteu o Antony no bolso.

    A jogar assim podemos sonhar com os quartos, mas em Amesterdão o Ajax não irá perdoar tanto. E nós também não o poderemos fazer!

  • MuchoG
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:08 pm

    Os nossos melhores jogos esta época foram todos contra equipas como o Ajax, pena que esta equipa do Benfica só dê o litro como deu hoje 5 vezes por época.

    Não há ideia de jogo mas temos muita velocidade e jogadores talentosos na frente, o que causou mossa a equipas como o Barcelona, Bayern e Ajax hoje.

    Para passarmos terá de passar muito pelo que fizemos hoje no contra ataque e rezar que os erros na saída sejam mínimos ou que o Ajax não os aproveite. São melhores mas há um caminho para os bater

    Curioso para ver a atitude da equipa no jogo do campeonato.

  • offtopicguy93
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:08 pm

    Quero realçar a excelente segunda parte que o benfica fez, tarabt darwin e Gonçalo fizeram um excelente jogo! Vlachodimos também esteve bem assim como cebolinha a espaços! Mas para mim o jogador que desequilibrou mais, com e sem bola o ajax, foi o rafa! Bem aquelas arrancadas são demais… um dos jogadores mais rápidos do mundo com a bola nos pés!

    Quanto ao jogo, nomeadamente a primeira parte, sofremos desnecessariamente porque queríamos à força sair a jogar e a pressão do ajax não o estava a permitir, era uma questão de tempo até o ajax castigar o benfica nas constantes perdas de bola a tentar sair a jogar! Valeu o golo falhado pelo haller a acabar a primeira parte, o que permitiu encarar a segunda de outra forma!

    Entrámos bem melhor na segunda parte, tanto a nível organizacional como a nível defensivo! Sabíamos que o ajax sem bola sente se algo desconfortável, e soubemos ter isso em conta para controlar grande parte da segunda parte… através de tarabt numa primeira fase e depois através de rafa, darwin e Gonçalo conseguimos criar muito perigo ao ajax e não é nada descabido afirmar que a vitória não ficava mal a este benfica que se apresentou na segunda parte!

    Como já tinha referido o problema arbitral não é nacional, mas sim a nível mundial! Arbitragem cheia de erros que podem vir a fazer a diferença na eliminatória, penalty por assinalar, amarelo ao timber por simular um penalty que não foi mostrado e ainda um vermelho ao jogador mais perigoso da equipa neerlandesa!

    Agora é tentar replicar está segunda parte em todos os jogos que faltam da época, isto sim é o benfica que conheço!!

  • Princesa
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:09 pm

    Só vi a 1a parte (obrigada, Eleven) mas do que vi, acho que se confirma o que comentei antes do jogo.

    A defesa do Ajax não é nada por aí além e falta alguma velocidade.

    Acredito plenamente na passagem do Benfica

  • Richrad
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:10 pm

    Era o jogo que o SL Benfica e os benfiquistas precisavam.
    A vitória em certo não surgiu mas recuperar por duas vezes de uma desvantagem que em certos momentos poderia ter ganho outros números, por si só demonstra já alguma evolução motivacional do Benfica enquanto coletivo.

    O Gilberto é fraco, o meio campo a dois do SL Benfica é insuficiente et al mas o que é certo é que o melhor SL Benfica na presente temporada passa muito por estes jogadores que hoje enfrentaram um Ajax com clara visão de uma eliminatória… com dois jogos e sem problemas levam as decisões para a atmosfera calorosa de Amesterdão.

    Não ganharam, é certo mas parabéns aos adeptos e equipa que poderão olhar para este jogo como a esperança de melhoria do que resta da temporada encarnada.

  • Stravinsky
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:15 pm

    Amigos benfiquistas, eu digo isto desde o ano passado e acreditem que é verdade: o Benfica tem o melhor plantel em Portugal, de longe.

    A qualidade intrínseca dos jogadores do plantel do Benfica é superior à dos rivais Sporting e Porto. O que tem acontecido é que não estão a ter o rendimento que podem (não têm um técnico que seja capaz de o fazer), mas a qualidade é muita e é inegável.

    Quem me dera que o Sporting tivesse a mesma qualidade. Felizmente temos é o rendimento dos nosso jogadores no máximo.

    Agora é fazer o mesmo na Holanda e tentar passar à próxima fase. É possível.

    • Goncalo Silva
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:34 pm

      Como assim? O Benfica só é melhor que o Sporting nos pontas de lança. Tem guarda-redes igual, centrais iguais, laterais piores, médios muito piores e extremos iguais (mas com menos profundidade do lado do Benfica). Se do Sporting sacas Bragança, Ugarte, Edwards, Tabata, Esgaio, Nuno Santos ou Slimani do Benfica sacas Yaremchuk, João Mário, Paulo Bernardo, Diogo Gonçalves ou Radonjic. E já nem falo do Porto, que tem Grujic, Taremi, Galeno, Eustáquio, Chico Conceição ou Toni Martinez. Isto sem Diaz.

      Basta ires ver aos 11 combinados para perceberes as diferenças.

    • El Bandido
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:42 pm

      Por acaso não concordo, pelo menos no que diz respeito ao 11 inicial acho que o Sporting tem de longe laterais e extremos superiores ao benfica, e também acho o Matheus superior ao Taarabt e o Adan melhor que o Odysseas… Mas são opiniões claro…

      • AndreChaves9
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 8:30 am

        Não é uma opinião. Matheus é muito melhor que o Taraabt. Assim como o Palhinha ou Ugarte são muito melhores que o Weigl para um meio campo a dois. O Benfica enquanto não perceber que tem de reformular a 100% o pulmão não vai longe. Há anos que é assim

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Fevereiro 24, 2022 at 11:00 am

          Pois é; mais precisamente há 2 anos (que para todos os efeitos é plural), mas tem de facto de aprender com o SCP como é que é ir longe anos a fio… Nem está em causa a valia individual de todos os jogadores referidos e se Weigl é ou não o mais indicado para 442 ou 433 mas achei giro essa “subtil subtileza”… O mau momento do Benfica não se resume a humildemente pedir Palhinha, Ugarte, Essugo e Misic emprestados ao SCP; a questão é mais abrangente…
          Caso entretanto o Ajax jogue contra o SCP o Matheus e o Palhinha podem mostrar como se faz…

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 24, 2022 at 10:17 am

      Não concordo.
      Acho que o Sporting tem o melhor XI, o Porto o melhor plantel e o Benfica as melhores individualidades.
      Posto isto, qualquer um tem um belo plantel para a realidade do nosso campeonato

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:18 pm

    Pode ser Champions todos os jogos?

    É que ao menos vê-se qualquer coisa…

    E há outro detalhe importante.
    Na Champions o Benfica joga sempre com grandes equipas. Equipas que não defendem em 30 metros e que jogam no campo todo.

    Logo há espacos…
    Logo, a principal valencia desta equipa,as transições saem e o Benfica consegue sair e produzir algum futebol.

    O problema é tudo o resto.

    O Benfica é das equipas menos confortáveis em posse da liga, não consegue jogar em ataque organizado, porque os seus jogadores não procuram os espaços e limitam-se a ocuparem a posição. Se não há qualidade no passe, se ninguém rompe linhas, se não há capacidade no 1×1, o Benfica mastiga o jogo e cria zero.

    Se a isso juntarmos a péssima organização defensiva que já era má com Lage, piorou mais ainda com Jesus porque as linhas de pressão baixaram, e ficou ainda pior com Verissimo, está o caldo entornado.

    Sem Lucas Verissimo, o melhor central, Otamendi e Vertonghen são lentos e acima de tudo não são complementares, os laterais defendem mal (Grimaldo foi violado 90m por Antony e Mazraoui), um guarda redes que não sabe controlar a profundidade e é mau com os pés, Weigl até ocupa bem os espaços mas é mole que doi e os alas não ajudam os laterais, e qualquer equipa semeia o pânico naquela defesa, seja o Ajax, o Boavista ou o Mafra.

    Na primeira parte o Ajax sem forçar foi fazendo o que quis. Só conseguiu 2 golos. Pagou por isso na segunda.

    E na segunda parte, com espaços e acima de tudo com atitude, o Benfica meteu velocidade no jogo e arrancou para a melhor meia hora dos últimos meses.

    Rafa e Darwin meteram intensidade, Yaremchuk entrou para ocupar o espaço central onde Darwin não gosta de estar porque precisa de espaço e onde Gonçalo não estava porque teve que recuar muito no terreno (e esteve muito bem nesse papel principalmente no compromisso defensivo) e principalmente Taarabt esteve intratável já que era o único a dar critério e a romper linhas.

    O Benfica sai vivo da eliminatória e quem sabe até pode conseguir surpreender, mas o Ajax no seu todo é muito maus equipa e continua a ser francamente favorito.

    Uma nota final para a arbitragem.
    Até apreciei o critério largo não dando azo aos jogadores para fitas, mas…
    É claramente penalty sobre Gonçalo Ramos e o VAR tem que o marcar, da mesma forma como só há 2-2 porque o próprio VAR compensa o lance anterior já que o Otamendi também derruba Timber.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:35 pm

      Não só não derruba o Timber como é simulação do neerlandês e que podia ter sido sancionada. O Otamendi derrubou o Timber como o Ricardo Rocha derrubou o Jardel há uns anos: com a sombra, a mais de um metro.

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 23, 2022 at 11:03 pm

        Estava no estadio, mas vi a repeticao na bomba de gasolina ao voltar… foi o Caneira que espirrou e derrubou o Jardel, nao foi o Ricardo Rocha :)

      • Flavio Trindade
        Posted Fevereiro 23, 2022 at 11:41 pm

        Já revi o lance novamente e de facto não foi falta.

    • Borsalino
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 11:15 pm

      Derrubou?? Derrubou o quê?? Só se for a sombra do Timber.

    • Bruno Cunha
      Posted Fevereiro 24, 2022 at 10:56 am

      Não faz sentido achar que a transição defensiva de Lage era melhor que a de Jesus (nem perto).

      Depois não percebo o que queres dizer com as linhas de pressão baixaram? Mas com Jesus? É que a maior diferença deste Benfica para o de Jesus é exatamente a forma como a equipa pressiona.

      Hoje tinhas tido uma equipa a pressionar a todo o campo e não apenas os 2Pls sozinhos numa ilha (o que na minha opinião não teria resultado)

      O problema de Jesus foi achar que em jogos grandes podia pressionar alto com esta equipa, quando o único jogador forte em duelos é o Otamendi.

      • Flavio Trindade
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 12:34 pm

        Bruno, eu que até sou critico do Jesus te digo que neste caso a culpa nem foi dele.

        As linhas de pressão baixaram porque com Lage tinhas os dois médios a pressionar no meio campo adversário. O Florentino e o Samaris recuperavam N de bolas no inicio da construção, os centrais eram mais rápidos logo a linha defensiva jogava muito mais subida.

        O Weigl não faz isso e nenhum dos 8 também e atrás tens o Ota e o Vertonghen que são constantemente comidos em velocidade.

        A linha baixou neste caso não por defeito do treinador mas porque as características dos jogadores são diferentes.

        O Jesus percebeu isso, tanto que no início até sentou o Weigl e pôs o Gabriel a 6.

        Como isso não corrigiu e com a chegada do Lucas optou pelo 3x4x3 e deu outra consistência defensiva.

        Mas esse é um dos grandes problemas defensivos. A equipa para ser minimamente consistente tem que defender muito atrás.

        A pressão alta é feita pelos avançados quando devia ser feita em bloco.

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:29 pm

    O Benfica fez um belo jogo (compreenderão o exagero mas é consequência da comparação com o que tem vindo a jogar) mas eu acho que a “surpresa” aqui não foi o Benfica ser mais forte do que se previa: a “surpresa”, para muitos, é que afinal este Ajax não é a versão 2.0 do Barcelona de Guardiola. É que, a crer no que se tem vindo a dizer há semanas (e ontem à noite e hoje durante o dia ouvi um bom par de comentadores), mais parecia que estávamos a falar de uma equipa do outro mundo. Aliás, aos comentadores que eu ouvi só faltou dizer que City ou Liverpool ou Bayern ou PSG são aprendizes ao pé deste Ajax.
    É verdade que o Benfica podia ter acabado a primeira parte com o saco cheio, mas o Ajax também podia ter acabado a segunda parte com o saco cheio. No final das contas, foi o 50/50 do Veríssimo.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:47 pm

      Sem tirar nem pôr! A 2a mão até pode dar-lhes razão mas hoje enganaram -se e muito…

    • offtopicguy93
      Posted Fevereiro 23, 2022 at 11:56 pm

      Bem falado! Quiseram fazer do ajax um papão, mas também sofrem… e defensivamente apresentam muitas lacunas apesar dos 14 golos que tinham sofrido até então. Estou confiante para a segunda mão

      • Filipe Ferreira
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 10:14 am

        Continuam a ser a melhor equipa das Big 5. E para mim, superiores a muitas equipas das Big 5. Não é por um jogo, onde se formos a avaliar de forma fria, até sai com um resultado favorável, já que joga a 2ª mão em casa.
        O espaço na profundidade é tão escandaloso e claro que é impossível negar, mas isso não quer dizer que defendam mal. E lá está, os números provam isso. São desequilibrados, defendem muito alto, com uma pressão, por vezes, asfixiante. Na segunda parte o Benfica, muito graças a Taarabt e Gonçalo Ramos, conseguiu sair dessa pressão, e a partir daí há toda uma avenida para aproveitar.

    • FVRicardo
      Posted Fevereiro 24, 2022 at 10:53 am

      Por acaso é interessante o facto de os mesmos comentadores que diziam que o Ajax era uma equipa de outro mundo, diziam também que era possível ao Sporting eliminar o M. City…

  • Bruno90
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:37 pm

    Ficou claro que um dos grandes problemas do Benfica é a nivel de motivação. O JJ já tocava neste assunto, dizendo que para estes jogos não era preciso motivar os jogadores. Portanto leva a crer que ele já sentia essa falta de motivação/empenho dos jogadores no campeonato.

    Claro que jogar com o espaço que estas equipas dão ajuda a potenciar a qualidade dos jogadores do Benfica mas não explica tudo.
    Podiamos e devíamos ter feito muito mais nos jogos contra o Sporting e contra o Porto.

    A qualidade dos jogadores está lá, com a entrada de um bom treinador em Dezembro que desse motivação aos jogadores não tenho muitas dúvidas que neste momento estavamos taco a taco com o Sporting a lutar pelo segundo lugar e poderiamos ter vencido a taça da liga.

  • Dca
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:40 pm

    A malta sabe que lance estou a falar… Rafa…. CHUTA!!!

  • Miguel Lopes
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:43 pm

    Só vi a 2ª parte do Benfica, mas se jogassem com esta intensidade em todos os jogos, seriam uma equipa muito perigosa e candidata ao título.

  • Kenya24
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 10:45 pm

    Porque não jogam assim todos os jogos? Porque não jogam assim nos clássicos em Portugal?
    O Benfica é a maior equipa de Portugal, mas não tem jogadores para jogar em cima do adversário, se descesse e juntasse um pouco as linhas e aproveitasse o espaço em alguns jogos a história seria diferente mas ninguém consegue ver isso.
    O Benfica não anda com sorte nas arbitragens este ano, no 1 golo o Darwin sofre falta e era amarelo.
    Berghuis para um contra ataque do Rafa e não leva o 2 amarelo.
    Amarelo por simulação que afastava o timber do 2º jogo.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 11:11 pm

    Disse aqui que se o Benfica continua ao mesmo nível que tem demonstrado e o Ajax idem, muito dificilmente o Ajax não sairia com uma vitória confortável, pese claro que não fosse uma noite das bruxas e andassem ali a fazer 30 remates e a bola não entrava.
    Pois bem, nenhum dos dois aconteceu. O Benfica subiu bastante o nível e o Ajax não mostrou o que tem mostrado (mérito do Benfica claro) durante toda a partida, deixando apenas alguns fogachos. Ainda assim, com outra eficácia, o resultado ao intervalo já podia estar fechado e o Ajax com outra eficácia podia ter fechado a coisa. Não fechou e o Benfica não deixou que isso acontecesse com uma grande segunda parte, criando muito desconforto ao Ajax.

    Acredito que com maior ou menor dificuldade o Ajax passa em casa, mas 1 jogo é 1 jogo e está longe, como se provou hoje, de ser garantido. O Sporting do Sá Pinto eliminou o City que destruiu o City e foi campeão inglês. É futebol, mas para isso acontecer tem que ser um Benfica muito próximo do que foi hoje e o não do que tem sido. E claro, um Ajax desinspirado porque o futebol que ali existe, não sendo imbatível, não desaparece. Vai ser preciso muita competência e alguma sorte, como em todas as conquistas improváveis. Não menorizando o Benfica clube, mas enquanto equipa tem sido bem inferior ao Ajax na época e daí dizer improvável.

  • Jons Mendi
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 11:12 pm

    Vai lá que podia ter sido pior…
    Continuo a dizer que este plantel não é equipa.
    Uma defesa lenta e perdida com um meio campo que parece estar a socorrer o tempo todo e um ataque que vai tentando das individualidades fazer a diferença em alguns momentos.
    Até acho que ha bons jogadores neste plantel, mas não temos quem o organize. Talvez noutra situação, de maior confiança o Nelson Verissimo conseguisse dar seguimento a alguma ideia já cimentada mas infelizmente ele parece-me curto para resolver os problemas que por cá temos.
    Não sei quem é a solução, mas espero poder ve-la na proxima epoca

  • Borsalino
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 11:13 pm

    É pena não termos ganho. A segunda parte não merecia que tivéssemos empatado o jogo.
    Com um defesa tão mau como Grimaldo e um guarda-redes do nível de Vlachodimos, não podemos ambicionar a muita coisa.
    Valeu pela atitude e querer na segunda parte.

  • Red Punisher
    Posted Fevereiro 23, 2022 at 11:42 pm

    Melhor exibição da época.

    Vendo no estádio, Grimaldo é muito fraco para o Benfica. Everton também, não servem para estas andanças. O primeiro não sabe de todo defender. O segundo não tem qualquer tipo de vontade.

    Quanto aos restantes jogarão bem, de destacar a atitude de Gonçalo Ramos sem bola, de Darwin que é claramente o plus do ataque do Benfica e do exímio jogo de Adel Taarabt, talvez o melhor de sempre com a nossa camisola.

    Por outro lado o mimado Rafa prefere estar constantemente no chão do que mostrar o seu talento no futebol, que são rasgos no 1 para 1, mas assim, por falta de mentalidade/confiança, não dará o salto para alguém maior que o Benfica.

    Paulo Bernardo precisa de mais minutos de jogo para ver se começa a render mais, tal qual tem acontecido atualmente com Gonçalo Ramos, este sem bola foi o melhor jogador!

  • prfj9
    Posted Fevereiro 24, 2022 at 12:29 am

    O Benfica tem uma equipa com jogadores muito bons para transições rápidas especialmente Rafa e Darwin, depois tem 2 centrais muito experientes que facilmente limpam lances

    Quanto ao Ajax, o Anthony hoje esteve mal e ainda bem para o Grimaldo, o Berghuis e Gravenberch também estiveram muito abaixo do esperado.

    Quanto a arbitragem foi engraçado porque no início o Benfica caia em todos os duelos hábitos do Tugao depois la foi aprendendo e adaptou-se bem ao jogo.

    O Veríssimo mudou as dinâmicas especificamente para este jogo e isso tem um custo, porque o Benfica em 90% dos jogos vai ter que assumir e jogar em ataque organizado.

    Conforme por exemplo o Amorim fez e referiu contra o City apesar de ter saido goleado nao quis abdicar das dinâmicas da equipa.

    São escolhas mas o futebol está cada vez mais táctico e torna se impossível ter plano A, B e C é impossível os jogadores adquirirem todas essas dinâmicas.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Fevereiro 24, 2022 at 12:50 am

    A razia que animou muitos, não se confirmou. O Benfica fez uma excelente 2ª parte. O árbitro teve um comportamento de ladrãozeco. Veremos como se desenrola a 2ª mão.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Fevereiro 24, 2022 at 1:40 am

    Nao sei quantos vamos levar lá, mas hoje estivemos bem melhor que alguém sonharia.

  • Pedro Almeida
    Posted Fevereiro 24, 2022 at 2:52 am

    Só pude ver até ao segundo golo do Ajax e fico contente que a equipa tenha conseguido pelo menos o empate tendo em conta o momento.
    Mas gostava de referir o primeiro golo que foi causado pela falta de qualidade do Ody com os pés sendo que é uma debilidade no seu jogo já conhecida, especialmente em bolas longas e continua a ser usada. Mas faço ainda mais referencia a um lance que nos últimos anos poderia ser feito uma compilação e mostrado à equipa técnica.
    Pressão do adversário a bola chega ao Ody, não tem linhas de passe clara manda uma bola alta para uma das alas, 90% das vezes para o Grimaldo. Ora a bola vai demasiado alta e não recebe, ora o Grimaldo em esforço recebe a bola mas não a consegue controlar. São 4 anos desta porcaria e nenhum treinador consegue dizer para não fazer.
    É mais fácil mandar um estouro na bola e pedir aos avançados para lutarem pelo lance e ganhar a segunda bola digo eu, ao menos deve dar mais resultado do que este lance. O melhor ainda é que é quase sempre para o Grimaldo em vez de outrora o André Almeida e agora o Gilberto e o Lazaro.
    Neste jogo minutos antes do primeiro golo do Ajax fazem isto e a bola saí fora, na segunda vez Grimaldo recebe em esforço o Ajax recupera a bola facilmente e dá golo.
    Muitas coisas a corrigir isto é só uma delas.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Fevereiro 24, 2022 at 12:32 pm

      Estou de acordissíssimo com a análise; é que é exactamente isso que acontece quando tenta meter na ala. Faltou-te referir foi ele “entortar a cabeça” a ver onde é que a bola vai cair :) Já devia estar muito melhor com os pés de facto. Contudo o Grimaldo também falha pois se vê que não vai conseguir dominar bem (tendo aquelas setas pela frente) mais valia deixar sair ou mandar ele o chutão. Quis sair a jogar e não censuro, mas às vezes é preferível ser prático… Voltando ao Ody, no 2o golo não é culpa dele na minha opinião e se é verdade que tem esse problema com os pés não é menos verdade que nós tem safado em muitíssimos jogos. Se jogasse bem com os pés – o que o ajudaria a ter outro controlo e confiança na questão da profundidade- estaria num colosso (ou num endinheirado) pois ainda é relativamente novo para a posição…

      • Pedro Almeida
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 3:49 pm

        Sim o Grimaldo também não é esperto.
        Eu gosto do Ody e para um guarda redes nem é péssimo de pés é ok. Bem me lembro do pânico que era o Arthur com a bola nos pés.
        Não lhe pensam é uma coisa que não está apto, se for jogar simples ele até consegue mas equipa precisa de saber posicionar-se.
        No segundo golo era dificil mas ele defende a bola para a frente em vez de a mandar para canto por exemplo.

  • AndreChaves9
    Posted Fevereiro 24, 2022 at 8:32 am

    Que var incompetente… Pênalti claro sobre o Ramos

    • Zpteixeira
      Posted Fevereiro 24, 2022 at 9:48 am

      Mesmo! Foi escandaloso.

    • Sporting1906
      Posted Fevereiro 24, 2022 at 11:18 am

      Os comentadores britânicos, à partida isentos, não tiveram dúvidas que não era penalty. Eu também não, os jogadores em Portugal estão mal habituados a deixarem-se cair sempre que são tocados, mas isso não significa que qualquer toque seja falta.

      • AndreChaves9
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 1:26 pm

        Um toque? Podia-lhe ter partido o pé.

        Relativamente aos britânicos não ligo muito porque tem os piores árbitros das ligas que vejo e como tal pode ser transversal

      • fishabc
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 2:58 pm

        Então também deves ter ouvido que a cabeçada do anotny era para vermelho o que eu não concordo muito.
        Segundo eles o que conta é a intenção

      • DNowitzki
        Posted Fevereiro 24, 2022 at 3:20 pm

        Não é verdade. Inicialmente, disseram que não era, mas após as repetições mudaram de opinião.

  • Foge Quim
    Posted Fevereiro 24, 2022 at 8:57 am

    Resumo do Jogo: Quem não marca, sofre.
    Ontem deu uma parte para cada equipa.
    Ajax criou o suficiente para ir para o intervalo com uma margem mais expressiva, mas ao contrario do que se passou em Alvalade, não acertavam com as redes.
    Já na segunda parte, o Benfica tomou conta do jogo, e pouco ou nada se viu do Ajax.
    Está aqui a prova que, a qualidade sempre esteve lá, a vontade é que não. Com JJ teriam ganho ontem.
    Podem continuar acreditar/sonhar, porque fico visto que afinal, é possível apanhar um Ajax num dia “Não”

  • Filipe Ferreira
    Posted Fevereiro 24, 2022 at 10:02 am

    Não pude ver a primeira parte, mas segundo consta o Ajax podia ter resolvido. No entanto, muito mérito do Benfica com uma segunda parte de grande nível, associada a uma segunda parte mais fraca dos holandeses.

    Compactos e agressivos a defender e logo sem grandes rodeios a lançar a bola no espaço para Rafa e Darwin. A segunda parte de Gonçalo Ramos, Taarabt e Rafa foi de um nível brutal. Darwin completamente fora dela na segunda parte, mas valeu pela capacidade física e a ajuda que foi dando no flanco esquerdo a fechar Mazraoui.

    Apesar de não ter visto o jogo completo, fiquei surpreendido com a segunda parte do Benfica. Ainda não se tinha visto este Benfica esta época. O mais próximo disto foi o Benfica que jogou com o Barcelona na Luz.

    Do lado dos holandeses, como não gostar de Antony? Mesmo numa noite desinspirada tem sempre momentos incríveis, aquele futebol de rua é soberbo.

    Bem o Benfica a conseguir o pouco expectável e a sair vivo para a 2ª mão. Só um Benfica, no mínimo, igual ao da 2ª parte conseguirá seguir para a próxima fase.

  • Periklis
    Posted Fevereiro 24, 2022 at 10:13 am

    É impossível ter certezas naquilo que vou escrever, mas tenho a sensação que com Jesus ontem tínhamos ganho o jogo.
    E esta elimonatoria seria nossa.
    O ajax, tal como foi o Barcelona, é uma equipa de sonho para a transição ofensiva e contra ataque, campo no qual o Jesus é perito, sobretudo tendo Rafa e Darwin.
    Assim será uma elimonatoria do Jogamos como nunca e perdemos como sempre.
    O Rui Costa fica-nos a dever uns quartos de champions, mas como temos tido isso todos os anos, não ha crise.

  • MikeM
    Posted Fevereiro 24, 2022 at 12:33 pm

    Podemos ver o estado atual do Benfica quando um empate com o Ajax é celebrado como se de um resultado histórico se tratasse. Quando vemos jogadores, com o jogo empatado, em casa, numa primeira mão, a perder tempo ao serem substituídos.
    Este Ajax é uma boa equipa que deveria estar totalmente ao alcance de um Benfica normal.
    Agora já sabemos é que este Benfica não é normal, tem falta de qualidade e competência, ainda assim custa-me ver adeptos eufóricos porque não perdemos na Luz com o Ajax.

    Enfim, os holandeses são uma boa equipa, como já disse, mas longe de serem uns “bichos papões”, têm bons jogadores do meio campo para a frente e o Mazroui é muito acima da média, mas a restante defesa é fraca. Jogadores baixos e no caso do Blind, muito lento, lacunas que deveriam ter sido melhor aproveitadas na 1ª parte. Quem tem jogadores com a capacidade de explosão e rapidez do Rafa e Darwin tem de massacrar esta defesa. Mais, apesar de uma 2ª parte esforçada, não acho que o Ramos tenha feito um grande jogo, Yaremchuk teria feito bem mais sentido de início, para segurar os centrais adversários.
    Depois Taarabt é um bom jogador, isso nunca esteve em causa, mas não é um box-to-box, meio campo completamente engolido na 1ª parte, até porque Weigl não tem a força e capacidade de recuperação que um médio defensivo, a jogar sozinho, teria de ter. Não é um Matic, um Fejsa ou sequer um Javi Garcia nos seus tempos.
    E os grandes problemas do Benfica continuam a ser os que sempre foram. Meio campo e laterais. Isso e um guarda-redes que não dá segurança.

    Ainda assim, tudo em aberto para a 2ª mão, como se esperava…

    • KCL
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 4:17 pm

      Para colocares o Roman pelo Gonçalo, tinhas de tirar o Everton da esquerda e colocar lá o Darwin. E fazias entrar alguém para proteger o Adel de si próprio, Meité. meio campo a 3. Roman a PL, e rafa e darwin como setas.

  • Pao com Presunto
    Posted Fevereiro 24, 2022 at 1:59 pm

    Finalmente, consegui ver um bom jogo do Benfica, estava difícil. Jogo entretido, espero que se mantenha a toada na 2°mão.

    Com 2 setas como Rafa e Darwin, este Benfica pode fazer magia em contra-ataque. Não que tenha feito neste jogo, foi a qualidade individual que foi fazendo a diferença, mas com um treinador que perceba isso pode dar show nas competições europeias.

    Este Ajax mostrou-se muito apático e provavelmente fez a pior exibição da época. Espero que se repita, Portugal agradece.

    Ody limitado, mas a bitola vem alta (Júlio César, Ederson, Oblak, etc). Darwin um bicho.

    Mazroui um monstro, ataca, defende, alta rotação enquanto esteve em campo. Pela negativa, Haller (parecia que estava com a cabeça na lua).

    Eu tinha tirado Gonçalo Ramos ao intervalo, mal tocou na bola no primeiro tempo. Ainda bem que não sou eu o treinador, pois subiu muito de ritmo na segunda parte! Independentemente do momento de forma, acho que João Mário não está talhado para este estilo de jogo. A velocidade combate se com velocidade e transições rápidas.

Deixa um comentário