Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica trava Juventus; Grimaldo marcou um golaço; Vecchia Signora só empatou aos 84′; Conjunto de Rui Vitória foi melhor na 1.ª parte mas italianos criaram mais lances depois do intervalo; Vlachodimos marcou pontos, Pizzi destacou-se, Ferreyra saiu lesionado; Cancelo deu nas vistas a extremo esquerdo

Benfica 1-1 Juventus (Grimaldo 65′; Clemenza 84′)

O Benfica deu sequência a uma boa pré-época com um empate frente à poderosa Juventus. Depois de um triunfo convincente diante do Sevilla, e uma igualdade contra o Dortmund num jogo que estiveram a perder por 2-0, as águias voltaram a dar sinais positivos, tendo mesmo dominado no 1.º tempo. Grimaldo, que já tinha dado nas vistas nos outros amigáveis, fez a diferença com um golaço de livre, mas praticamente toda a equipa titular marcou pontos, principalmente Vlachodimos (disse presente na melhor fase da heptcampeã italiana) e Pizzi, num jogo que fica marcado pela saída em maca de Facundo Ferreyra ainda na 1.ª parte depois de um choque com Jardel.

Quanto à partida, Salvio, assistido por Pizzi, foi o primeiro a obrigar Szczesny a defesa fácil, tendo depois Marchisio, após centro de Cancelo, atirado por cima em boa posição. Mas eram as águias que estavam por cima e Gedson, em posição privilegiada na sequência de uma recuperação de bola em zonas adiantadas, disparou ao lado. Mas o momento mais marcante do 1.º tempo deu-se quando Ferreyra, após um choque com Jardel, teve de sair lesionado (e em maca), entrando Castillo para o seu lugar. Na 2.ª parte a Juve entrou muito melhor e Cancelo, por duas vezes, esteve perto de abrir o activo (numa atirou por cima e noutra levou Vlachodimos a intervir), tendo também Favilli esbarrado no guardião do Benfica. Apesar desta supremacia dos italianos, foi o Benfica a marcar, com Grimaldo, num grande livre directo, a deixar Perin sem resposta. Até final houve muitas substituições, a partida descaraterizou-se mas, já depois de Benatia ter cabeceado à barra, o jovem Clemenza passou entre Yuri Ribeiro e Alfa Semedo e fez um grande golo, fixando o 1-1. Na decisão por penáltis, Jonas e João Félix falharam e a Juventus venceu por 4-2.

Destaques:

Benfica – Mais um teste positivo para os encarnados, isto quando o primeiro grande objectivo da época vai-se aproximando (a 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions é já dia 7 de Agosto). Voltando a enfrentar um rival forte (ainda que desfalcado de vários elementos cruciais), os homens de Rui Vitória foram competitivos e, sobretudo no 1.º tempo, deram boas indicações. Na etapa inicial o Benfica pressionou em zonas altas de maneira agressiva e coordenada e conseguiu recuperar bem o esférico, tendo critério e muita segurança no passe (poucas perdas de bola), ainda que não tenham sido criadas muitas ocasiões claras de golo. Na 2.ª parte os encarnados pioraram e, apesar do golaço de Grimaldo, acabaram por ver Vlachodimos evitar a derrota, ainda que no cômputo geral o jogo tenha sido positivo. Individualmente, Vlachodimos destacou-se com várias defesas de nível (sobretudo no um contra zero esteve intratável, revelando também segurança), ao passo que Grimaldo, que tem feito uma grande pré-época, fez um golo soberbo e André Almeida sofreu quando João Cancelo foi para o seu flanco. No meio-campo, Pizzi foi talvez o principal responsável pelo bom nível das águias na 1.ª parte, dando muita fluidez e segurança na posse. Na frente, Cervi mal se viu e Salvio teve várias arrancadas que abalaram a defesa rival. Entre os homens que saíram do banco, Yuri Ribeiro ficou mal na fotografia do golo sofrido.

Juventus – A Vecchia Signora está ainda longe da melhor forma, faltando a Allegri contar com elementos como Matuidi, Douglas Costa, Dybala e, claro, Ronaldo para estar em condições de enfrentar a época com o poderio do costume (o primeiro objectivo é a Supertaça de Itália a 12 de Agosto). Nesta partida a Juve teve dificuldades no 1.º tempo (não conseguiu sair a jogar e quando estava na frente o nível dos executantes deixava a desejar), mas na 2.ª parte a dinâmica foi bem maior e vários elementos projectaram os italianos para a superioridade na partida, criando o conjunto de Turim uma mão-cheia de oportunidades claras. Individualmente, Cancelo, com uma arrancada pela direita quando era lateral, esteve na melhor oportunidade da equipa na 1.ª parte e, quando foi para extremo esquerdo no 2.º tempo desequilibrou bastante (tem muita técnica e velocidade) e rondou o golo. O jovem Pietro Berautto revelou muitas fragilidades na esquerda da defesa e Can, quando entrou no 2.º tempo, melhorou muito o nível do meio-campo. Finalmente, Clemenza, de 21 anos e proveniente da formação da Juve (esteve cedido ao Ascoli na época passada) entrou e revelou ter um excelente pé esquerdo, fazendo um golaço e criando muito perigo nas bolas paradas (colocou a bola na cabeça de Benatia para o marroquino atirar à barra).

XI do Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Conti, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Gedson e Pizzi; Salvio, Cervi e Ferreyra.

XI da Juventus: Szczesny, João Cancelo, Caldara, Chiellini e Beruatto; Khedira, Pjanic, Marchisio, Pereira, Favilli e Bernardeschi.

VM
Author: VM

59 Comentários

  • Filipe22
    Posted Julho 28, 2018 at 8:06 pm

    Gostei do que vi. Benfica melhor na primeira parte, Juventus melhor na segunda, o empate parece justo.
    Temia o pior nesta pré-época mas até agora dou nota positiva. Venha o Lyon!

  • PedroS
    Posted Julho 28, 2018 at 8:06 pm

    Acho que está decidido o GR titular. Odysseas mais seguro, melhor com os pés e com melhor noção do espaço que os outros.
    Jardel está um patrão mas Conti hoje não esteve tao bem. Golaço de Grimaldo.
    Gedson desastrado, ainda tem muito que evoluir, mas gosto dele. Pizzi esteve bem e Salvio mostra serviço.
    Ferreyra pareceu-me um pouco spolas com a bola, desiludiu-me um pouco. Castillo entrou bem e pareceu que a equipa ficou melhor.
    Nota para Cancelo que esteve bastante ativo e tentou mexer com o jogo, pricipalmente a extremo.
    A equipa parece reagir bem à perda de bola, mas ainda faltam alguns processos (ex: transições defensivas e ofensivas). Acabamos mal o jogo (também pelas subs).

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 28, 2018 at 8:09 pm

    Grimaldo está a fazer uma grande pré-temporada, veremos se chega alguma proposta convincente à Luz. Pizzi também continua a mostrar quem manda, Vlachodimos terá evitado a compra de um guarda-redes possivelmente.
    Quanto à Juve, espero que o Allegri fixe o Cancelo a lateral direito quando tiver o Douglas e o Cuadrado, pois creio que só assim se afirmará definitivamente no futebol mundial como um dos melhores do mundo nesse posto. Nota ainda para os jovens Favilli e Clemenza (golaço), pois se juntarmos estes a Mandragora, que foi vendido, Caldara, Bernardeschi, Bentancur e Rugani percebemos que o futuro está garantido na Vecchia Signora, mesmo num plantel de consagrados de topo mundial.

  • stanpanan
    Posted Julho 28, 2018 at 8:09 pm

    Primeira parte muito forte do Benfica, 61% de posse de bola, praticamente a jogar sempre no meio campo da Juve, o meio campo Fejsa-Pizzi-Gedson está forte, falta ainda uma maior ligaçao ao ataque, apesar de termos tido 2 oportunidades, faltou mais velocidade e acerto com os movimentos do Ferreyra e os alas\meio campo ofensivo. Defensivamente roçamos a perfeiçao. 2ª parte entremos mal, algumas desconcentrações fizeram a Juve criar alguns lances, mas aí apareceu o GR Alemão, a dar uma enorme confiança ao setor defensivo, bem nas manchas, e ainda bem a sair rápido dos postes.
    Não entendi ainda o objetivo de ter Alfa e Fejsa no meio campo juntos, acho que o Alfa devia ser substituto do Alfa, e jogar ainda com o Gedson é um meio campo demasiado de combate e pouco de criaçao.
    Estamos a atingir uma boa forma, é necessário para chegarmos ao jogo com os Turcos em grande

    • Filipe22
      Posted Julho 28, 2018 at 8:16 pm

      O que achas de na eliminatória para a Champions jogarmos com Fejsa, Alfa e Pizzi ao invés de Fejsa, Gedson e Pizzi?

      • stanpanan
        Posted Julho 28, 2018 at 8:40 pm

        Não gosto muito da ideia do Alfa como medio, neste caso seria mais descaído para a direita, ainda no jogo de hoje viu se ele a vir defender muito ao meio, quase parecia que o Benfica estava a jogar com duplo pivot defensivo… O Alfa apesar de não ser tosco, não tem a qualidade com bola que tem o Gedson… Acho que contra os Turcos o melhor seria Fejsa-Pizzi-Gedson, mas tb gostava de ver Fejsa-Krova-Gedson ou Zivkovic no lugar do Krova, mas aí até podia o Gedson ser mais central, apoiar o Fejsa e o Ziv\Krova mais á frente mas com liberdade de aparecer á direita ou esquerda… No fundo um 4-4-2, com o Krova\Ziv a serem medios ofensivos e nao tanto atacantes

  • Bruno Cunha
    Posted Julho 28, 2018 at 8:11 pm

    A saida de pizzi matou a equipa, fez falta o Krovinovic.

    Excelente Vlachodimos a fazer grandes defesas, tem de ser o GR titular.

    Sálvio é Cervi continuam a ganhar pontos, também deverão começar a época a titulares.

    Gedson hoje um pouco mais trungalhão com bola a mostrar muito nervosismo.

    A Equipa continua a pressionar muito bem e alto no terreno mas é necessário começar a criar oportunidades de golo.

    Jonas não deve ser vendido até porque os outros não estão a dar provas, especialmente Ferreyra.

  • MuchoG
    Posted Julho 28, 2018 at 8:15 pm

    No geral foi mais um jogo positivo, notou-se a falta de ritmo e jogadores da Juve que sofreu com pressão do meio campo do Benfica na primeira parte, a segunda parte tornou-se confusa com as muitas saídas e acaba por ser um resultado justo.
    Se Odysseas já tinha o lugar ganho por exclusão de partes hoje agarrou-o com as duas mãos, foi testado alguma vez com boas defesas e parece-me ser o melhor com os pés (também não é difícil).
    André Almeida apanha com alguém rápido e sofre logo, foi brinquedo do Cancelo. Conti mostrou dificuldade nos cortes de primeira, Jardel seguro e Grimaldo com um golaço, o melhor da pré época a par de Pizzi.
    No meio, acho que estão encontrados os 3 titulares, Pizzi é um jogador diferente neste esquema, não tem de ser um médio de ligação nem tem responsabilidades defensivas. Gedson tem de ser titular, tem as características necessárias para o nosso meio campo mas nota-se que ainda tem muito que evoluir. Erro básico de RV, não percebo porque joga o jogo todo num tempo destes depois de já tantos minutos feitos, espero que não se tenha lesionado.
    Hoje gostei um pouco mais do Salvio, desequilibrou muito apesar de continuar com problemas na decisão e cruzamento mas no geral foi positivo, Cervi nem apareceu, neste momento não é titular.
    Pena a lesão de Ferreyra, parecia estar mais entrosado e preparado para causar perigo mas teve que sair, espero que não seja nada de grave.
    De quem entrou na segunda parte, não gostei muito de Alfa e Fejsa juntos, será uma combinação apenas para segurar resultados. Espero seriamente que RV não pense em João Félix como extremo.
    Continua a faltar o lateral direito que não vem e veremos do que é capaz Odysseas, Gabriel seria bom mas não é imperativo. Falta colocar os excedentários Seferovic, Lisandro e Samaris.

  • Fernando neves _36
    Posted Julho 28, 2018 at 8:16 pm

    A prova como o RV é um grandíssimo treinador foi a forma como geriu o Gedson Fernandes hoje.
    Que treinador fantástico.
    Deixar o jogador em campo quando se trata de um amigável até rasgar mostra que é um dos melhores treinadores de sempre.
    Um autêntico visionário.
    Espetacular!

    • User1990
      Posted Julho 28, 2018 at 8:44 pm

      Isto de criticar só porque se critica e impressionante, então já se sabe que ele rasgou? Ou será que estava com caimbras?
      O Gedson precisa de jogar muito para se habituar ao ritmo de jogo de sênior já que ele vai ser titular naquela posição.
      Nós treinadores de bancada sabemos sempre mais do que os profissionais.

    • B.Guima
      Posted Julho 28, 2018 at 11:01 pm

      Olha, aqui está um expert de treino o físico…já pensaste o porquê de estares na bancada e ele no banco ?!
      Se rasgar, azar venha o próximo, tanto pode acontecer na pré época como na época e sendo o gedson um jovens e que nunca tinha jogado neste ritmo competitivo é normal o treinador dar mais tempo de jogo, mas cá está tu és o expert o RV não percebe nada da poda.

      • Fernando neves _36
        Posted Julho 28, 2018 at 11:23 pm

        Se achas normal utilizar o jogador até rasgar está visto quem é que percebe de fisico/futebol.
        O Gedson tem de ser utilizado mas de maneira gradual, não é jogando até a exaustão com o risco de provocar lesões como a que aconteceu hoje, um treinador não pode gerir assim uma equipa, se achas que esta correto é contigo.

  • LevonAronian
    Posted Julho 28, 2018 at 8:16 pm

    A falta de protagonismo que o Jonas anda a ter faz uma impressão enorme.

    Boa primeira parte ao nível do que temos feito nas segundas partes dos outros jogos, na segunda parte com a saída de Pizzi, um meio campo com Fejsa Gedson e Alfa dá muito músculo mas pouca qualidade com bola.
    Salvio voltou a ser o melhor ala.
    Vlachodimos deve ter ganho o lugar para o início da época, mas ainda não foi testado nas bolas aéreas, de resto muito bem hoje.

    Agora contra o Lyon, no último teste, espero ver a equipa titular jogar a maioria dos 90 minutos, contra o Fenerbhace não pudemos alterar toda a equipa

  • TheGolden
    Posted Julho 28, 2018 at 8:20 pm

    Que continuem a malhar no Pizzi, claramente o jogador + do nosso meio campo (quando se joga duas épocas consecutivas sem férias, torna-se complicado apresentar o mesmo rendimento).

    De resto, Vlachodimos sentenciou a questão da baliza e o 11 base não deverá fugir deste:
    Vlachodimos
    Almeida
    Conti/Rúben Dias
    Jardel
    Grimaldo
    Fenda
    Gerson
    Pizzi
    Cerco
    Salvio
    Jonas/Castillo

    Estou a gostar muito dos sinais dados pela equipa do “professor de ginástica”, ansioso pelos jogos a doer.

  • ATSAONiNO
    Posted Julho 28, 2018 at 8:23 pm

    Era preciso isto tudo com Gedson? Jogo em cima de jogo? Estilo krovi mesmo

    • castigador.da.parvoice
      Posted Julho 29, 2018 at 7:46 am

      Está ciente que iria dizer isto se quem se tivesse lesionado tivesse sido o Jardel, o Conti, o Grimaldo,o Fesja, o Pizzi ou o Gedson… pensar que os jogadores que se projecta virem a ser titulares terem que fazer mais tempo de jogo, principalmente quando são jogadores jovens habituados a outros ritmos de jogo não vakle a pena. Bom bom é seguir a moda e tentar arranjar alguma coisa para criticar o treinador do Benfica. Esta coisa so rasgar foi a única coisa que tirou do jogo?

      • ATSAONiNO
        Posted Julho 30, 2018 at 12:19 am

        Então concorda com a gestão que foi feita?

        • castigador.da.parvoice
          Posted Julho 30, 2018 at 1:12 pm

          Por acaso até concordo. Se o treinador está a pensar em dar a titularidade ao Gedson no jogo de dia 7 de Agosto este tem que ganhar rapidamente entrosamento com a equipa e isso só pode ser conseguido a jogar.

          • ATSAONiNO
            Posted Julho 31, 2018 at 1:32 am

            Muito bem. Vê se que ente disto. O que o Gedson precisa é de ver outros a jogar e aprender. Notou se claramente que está um jogador cansado psicologicamente com tudo que lhe é exigido nesta primeira fase de adaptação a uma realidade diferente.

            Não basta ver, é preciso saber ver. Podia perfeitamente ter jogado a 1a parte e ter sido resguardado, qual foi a lógica de o deixar em campo? Pois é

            • castigador.da.parvoice
              Posted Julho 31, 2018 at 6:49 pm

              Eu tenho visto os jogos todos do Benfica, será que poderei entrar no 11 entretanto?? Ah e gostei do “notou-se que está um jogador cansado psicologicamente”. O meu caro amigo e muy entendido das coisas do futebol devia saber que as pré-épocas pretendem-se intensivas e será normal que os jogadores se cansem durante este período para estarem preparados para o início da época. Já agora não quer criticar o Vitória pela lesão do defesa direito nigeriano? Não acha que o devia era ter posto a jogar mais! Haja paciência…

  • Daniel Alves
    Posted Julho 28, 2018 at 8:30 pm

    Parece que ganhamos um GR hoje. Gostei do que vi, no geral jogamos bem contra uma boa equipa. Só não gostei da já tradicional entrada a dormir na 2ª parte.
    2 grandes golos.
    Espero que venha o tal º8, é que neste momento só temos Pizzi e Gedson para MC (Krovi está lesionado).

  • Francisco Rocha
    Posted Julho 28, 2018 at 8:33 pm

    O Odysseas esteve muito bem. Espero que mantenha o nível.
    O Ebuehi tem de jogar mais para se ver o que vale.
    Grimizidane!!! Que golaço!
    A lateral direita é ridícula! Nem o Salvio nem o Almeida podem ser titulares mais uma época! Zivkovic a extremo e ver o que o Ebuehi faz. Se não render tem de se atacar o mercado.
    O que é que se passa com o Jonas? Não está com a cabeça cá…

    O plantel está praticamente fechado. No entanto, a baliza continua a ser motivo de preocupação. Odysseas será o titular, mas quem é a 2ª opção? Varela tem de sair e Svilar tem de crescer. Faz falta um GR.
    O ideal seria contratar:
    – um GR – Timo Horn seria a minha escolha. Com a descida do Koln a sua cláusula baixou;
    – um LD – Toljan. O BVB tem o Hakimi e o Piszczek, por isso não tem muito espaço;
    – um #8 – Gabriel, mas não me parece que valha o que o Leganes está a pedir.
    Estamos a 3 contratações de ficar com um belíssimo plantel e, acima de tudo, um plantel equilibrado.
    Falta colocar jogadores como Varela, Svilar, Lisandro, Samaris, Salvio e Seferovic.
    Saem 6, entram 3.

  • Diabo Vivo
    Posted Julho 28, 2018 at 8:39 pm

    Odysseas: um tipo normal, calmo. É quanto baste para ser titular.
    Almeida: costuma ser certinho a defender. Hoje, nem isso.
    Conti: verdinho quando pressionado.
    Jardel: seguro.
    Grimaldo: este é que devia ser o n.º 8 que não temos.
    Fejsa: o costume, mas menos exuberante que no passado.
    Pizzi: a boa notícia é que parece melhor que no ano passado. Bem-vindo.
    Gedson: tem pinta. Quando tiver intensidade física, daqui a 2 ou 3 anos, pode dar jogador.
    Cervi: ajuda muito a defender. O que não basta para jogar a extremo.
    Sálvio: é o melhor extremo que temos. O que diz muito.
    Ferreyra: ?
    Castillo: quando a equipa chegar lá à frente pode ser útil.
    Alfa Semedo: uma boa notícia destes jogos. Mas gosto mais de o ver a subir no terreno. Pogba.
    Arranjar um defesa direito era uma boa ideia.
    O Yuri Ribeiro não é mau de todo. Era aproveitar o Grimaldo a n.º 8. Mas seria necessário que o RV tivesse rasgo…

    • Francisco Torgal
      Posted Julho 28, 2018 at 9:32 pm

      Grimaldo a 8? A posição mais exigente do meio-campo que requer mais disponibilidade física, recuperação (a seguir ao médio defensivo) e competências variadas? Ele ainda tem muitas falhas a nível defensivo, que são normais numa equipa que joga no meio campo adversário. Não estou a dizer que é mau a defender mas o lugar dele é junto à linha.

  • Einstein de Avanca
    Posted Julho 28, 2018 at 8:43 pm

    Antes de mais, incrível como o Rui Vitória deixa o Gedson em campo até rasgar (e o Lema devia ter entrado para o lugar do Conti já que o Rúben é central para o lado direito).
    Quanto ao jogo, boa 1ªparte apesar de achar que ofensivamente somos muito pobres principalmente na criação de jogo no corredor central. Defensivamente tivemos bem mas também foi no ataque onde a Juventus estava mais desfalcada.
    Na 2ªparte, piorámos mas com aquele meio campo era expectável. Muito bem o Vlachodimos, falta testar o seu jogo aéreo. Mal o Conti e muito preso o Ebuehi, talvez por ver que não tem a confiança do treinador. Salvio é mais do mesmo mas Cervi consegue ser pior e não sei porque o Zivko não foi opção (espero que não seja lesão). O facto do Jonas estar a ser 3ªopção deve significar algo mas de certeza que não é provocado por ele (not).
    Espero que venha o Gabriel ou outro 8 pois Gedson não pode levar com tanta responsabilidade em cima por enquanto mas principalmente 1DD pois o André é limitado (para suplente chega e sobra). GR vamos ver. Keaton devia ser emprestado (tal como Svilar) e Ebuehi também caso não seja para ser opção de confiança.
    Folgo em saber que Ferreyra está bem.
    Só uma nota para finalizar: apesar de algumas debilidades no plantel o nosso maior ponto fraco está no banco (e pode nem ser só o Rui Vitória mas também a equipa que o rodeia).

  • Luis La Liga
    Posted Julho 28, 2018 at 8:45 pm

    Sinceramente achei um jogo muito fraco do Benfica, que continua com o mesmo estilo de jogo ofensivo. Arranques de salvio e jogadas entre Grimaldo e Cervi.
    Isto e a equipa B da Juventus que nao tinha Mandzukic, Ronaldo, Higuain, Matuidi, Cuadrado ou seja os grandes jogadores.

  • Mantorras
    Posted Julho 28, 2018 at 8:46 pm

    Primeiro jogo que vi este ano e nao fiquei nada imoressionado. Primeira parte com boa reaccao a perda a garantir algumas recuperacoes altas e lances de perigo, muita bola, mas pouca criatividade. Ferreyra e muito mole e tambem nao e nenhum prodigio a jogar em apoios, para ser o avancado do 433 o Benfica precisa de outras solucoes colectivas com chegada a fre te a partir do meio campo, porque ele nao baixa com a qualidade de um Jonas. Gedson e Pizzi ate que apareceram bem nesse aspecto, mas faltou clarividencia.

    Grimaldo muito bem, Almeida a mostrar que isto de seguranca defensiva dos laterais que nao sabem atacar (o mesmo que acho de Cedric) e mito, ja que quando apanham alguem mais forte pela frente sao chacinados. Jardel e Conti gostei, estiveram certinhos e seguros com bola.
    O GR mostrou que nao e nenhum cepo como fazem dele, mas gostava de o ver com mais trabalho entre os postes e saidas pelo ar para avaliar melhor.
    No meio campo Pizzi melhor, mas continua lento por vezes e perde bolas parvas, mas foi o unico com visao de jogo. Gedson muito voluntarioso, a recuperar muitas bolas e normalmente a dar bom seguimento as jogadas, mas incapaz de decidir bem em zobas adiantadas, estragou muito jogo e no fundo faltou um pouco mais de classe. E um miudo, espera-se que cresca, tenho fe nele. Cervi e Salvio dao largura mas e mais ou menos so isso. Sao rapidos, levam a bola pa frente, mas decide. muitas vezes mal e enfiam-se sempre no buraco enquanto correm a olhar para o chao. O salvio ainda teve um rasgo perigoso e pelo seu lado viu-se um ou outro bom envolvimento com Pizzi, de Cervi esperava mais e melhor articulacao com Grimaldo.
    Ferreyra nao me convenceu, mas tambem saiu cedo e nao deu pa ver mais, meia parte e pouco.
    Castillo e jogador para jogar sozinho na frente, nao desgostei, muito lutador. Feliz ainda nao me parece pronto, deve ir jogando pela B e em alguns jogos ir tendo oportunidades, Alfa tinha curiosidade mas nao me impressionou, comigo seria um 6. Keaton e jogador para entrar em meia duzia de jogos mas nao para assumir o meio campo do glorioso, mas podem na boa vender o Samaris.
    Jonas nao gostei da linguagem corporal, pareceu-me desiludido ou triste, ou foi o meu subconsciente que me levou para essa impressao, mas ate o penalty foi meio desplicente.

    O 433 nao e nada de mais, mas percebo que seja o sistema a usar para as eliminatorias da champions, ja em Portugal, metade dos jogos deviam ser 442 ou pelo menos vao acabar assim… isto porque Jonas bem melhora a equipa em 50% do seu potencial na mesma, tal como no ano passado. Entao com outro PL ao lado… em PT seria muito forte.

  • ACT7
    Posted Julho 28, 2018 at 8:52 pm

    Boa primeira parte do Benfica, destacar a evolução de alguns pontos fracos do ano passado como a reação à perda da bola.
    Primeira parte bem conseguida, com o Pizzi a comandar as tropas (boa pré época do transmontano). Grimaldo em destaque, os centrais desde que um deles seja o Jardel e desde que um deles não seja o Luisão a segurança está lá.
    Grimaldo têm estado muito bem também.
    Na segunda parte entramos mal (faltou o Pizzi) e não fosse o Vlachodimos podíamos entrar a perder, gostei do Gr, boas defesas, calma e competente com os pés.
    Depois golaço de Grimaldo.
    Estamos a criar poucas oportunidades de golo, também hoje jogamos contra a Juventus acaba por ser normal.
    Não percebo a ideia de se jogar às 13h com tanto calor.
    Em suma um pré época boa por parte do Benfica onde se nota bastante trabalho já.

  • Dca
    Posted Julho 28, 2018 at 8:56 pm

    Mas pronto, como há pessoas que não dão oportunidades porque no FM o Vlachodimos não aparece e pouco ou nada acompanham o futebol grego, o Benfica precisa urgentemente de um GR.

    • Flavio Trindade
      Posted Julho 28, 2018 at 9:16 pm

      DCA,

      Só para corrigir.
      O Vlachodimos há 3/4 anos era um craque no FM estava ainda no Estugarda… :)

    • Einstein de Avanca
      Posted Julho 28, 2018 at 9:27 pm

      Se for esta a toada dele, faço mea culpa (espero que a tenha de fazer) mas acho que é normal a desconfiança tal como no caso do Ebuehi com a agravante de na baliza estarmos desesperados por soluções e ser uma posição específica.

  • Xefe
    Posted Julho 28, 2018 at 9:01 pm

    Boa 1ª parte só faltou executar melhor o último passe e cruzamentos e aproveitar melhor os lances em que recuperamos a bola perto da área da Juve.

    Não gostei dos trios do meio campo da segunda parte. Apesar de serem trios mais defensivos e físicos, acabamos por perder o meio campo pois quando recuperávamos a bola perdia-mo-la rapidamente. Penso que quem devia ter entrado pelo Pizzi era o Zivkovic (alguém sabe se o Zivko estava com algum problema físico ou se nao jogou por opção?).

    De resto nota positiva para o Odysseias, para Sálvio tem vindo a melhorar jogo para jogo (falta afinar os cruzamentos). Castillo mostra mais entrosamento com o resto da equipa do que Ferreyra.

    Pela negativa A. Almeida que quando apanhou Cancelo ficou aos papeis (Ebuehi teve melhor defensivamente mas ainda está tímido a atacar).

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 28, 2018 at 9:02 pm

    Várias notas:

    Não não ganhamos, mas ganhar ao Sevilla, e empatar com Dortmund e Juventus é bem melhor do que levar capotes de Young Boys e Sions…

    – Excelente primeira parte do Benfica na linha do que tem feito.
    Boa saida de bola, linhas subidas, boa pressão, confiança em posse.
    Isso foi suficiente para dominar a Juventus na primeira parte tendo esse ímpeto inicial quebrado com a lesão de Ferreyra.

    – Este 4-3-3 permite mais segurança à equipa, permite subir linhas e jogar de forma mais equilibrada contra as grandes equipas. Mas…

    Ainda esta semana li por aqui que o 4-3-3 é o sistema com que todas as equipas grandes jogam…logo esse é que é o sistema de equipa grande. Não poderia discordar mais.
    Uma coisa é ter falsos extremos que fazem movimentos interiores e aparecem na área para finalizar(com Ronaldo, Messi, Hazard, Sterling, Neymar e afins é mais fácil) outra bem diferente é jogar com dois extremos verticais que jogam apenas sobre as linhas. Para isso resultar tem que se ter um super ponta de lança a ser constantemente alimentado.

    E isso salta à vista nesta pré época do Benfica.
    A equipa joga melhor, tem mais posse, controla os adversários mas cria muito pouco para o domínio que tem.

    – Bruno Varela e Lema quase sem utilização. Um sinal do que está para vir?

    – Última nota e se calhar a mais importante que sai deste jogo. Se contra o Sevilla o seu posicionamento e comando da defesa foi notado mas face à fraquissima oposição nem foi testado, agora Vlachodimos disse que para além desses predicados (importantissimos num guarda redes, nota-se perfeitamente a escola alemã), neste o grego fez defesas de grande nível e marcou pontos. Muitos pontos.

    Se este for o Vlachodimos da época regular, faço a minha penitência e tiro o meu chapéu ao scouting do Benfica porque pode ter feito um negócio fantástico.
    Sim, foram só dois jogos, mas os sinais foram óptimos.

    • stanpanan
      Posted Julho 28, 2018 at 9:33 pm

      Concordo e tocaste num ponto importante, neste momento, no 4-3-3 o problema do Benfica é mesmo as alas ofensivas… Gostava de ver o zivkovic na direita neste esquema, e Rafa na esquerda, apesar que o Rafa não é o ala ideal para este 4-3-3… Fica a minha dúvida se o Carrillo não seria mais apropriado para este esquema.
      Gostava de ver mais do Lema, acho que as características dele podiam ser importantes, talvez até seja o possível suplente do Jardel, mas não jogar nenhum minuto destes jogos não é bom sinal

    • Red Punisher
      Posted Julho 28, 2018 at 9:46 pm

      Lema ficará. Não te esqueças, como já tenho vindo a referir que LFV está desejoso que dêem 30M por RD e o venda (isto do Lyon oferecer 30 é tinta par jornais querem é vendê-lo). Mas neste aspeto até acho que fariam bem. Preferia Conti a titular 1 época ao lado de Jardel porque Conti vai ser um novo DLuiz, tenho esperança!

  • Red Punisher
    Posted Julho 28, 2018 at 9:37 pm

    2º jogo na ICC.
    Nota mais positiva para este jogo do que para o jogo com o Dortmund.
    Juventus apresentou uma qualidade maior que o nosso adversário do jogo inaugural, embora saiba que jogou com meia equipa e que isso chega para o melhor do meu Benfica.
    Gostei sinceramente do que vi, novamente minutos iniciais muito prometedores de RV (será que irá passar a jogar assim – pressing dos 0 aos 15/20min?) contra equipas de maior calibre que o nosso.
    Destaque tremendo para o GR neste jogo. Parece que Odysseas, apesar de nos penalties tentar adivinhar o lado como 90% dos GR (o que acho parvo) mostrou tremenda segurança entre os postes e foi o melhor jogador do Benfica na 2ª parte, não do jogo. Penso que o pessoal que tinha muito receio de mais uma época, começou a dissipar as suas duvidas, apesar de prematuro este meu comentário. Confio finalmente num GR pós Ederson.
    AA novamente limitado, mas não vou bater mais no rapaz. Excelente jogo de Grimaldo. RD a apresentar alguma debilidade/deficiências da idade ainda. Jardel muito sereno. Conti com uma boa qualidade no passe mas com alguma gritante falha no posicionamente em 2-3 lances. Fejsa bem. Alfa Semedo cheio de vontade, revelando que a força física está na mente e não nos musculos.
    Destaque para F.Ferreyra que, além de ser a meu ver o maior flop da pré-época do Benfica e de mais bem pago do plantel, que levou à ira de Jonas, lesionou-se, oxalá que não seja grave, senão teremos 2 ordenados de Ferreyras (contrato novo a Jonas) e o Benfica não devia desperdiçar tanto € em salários, faça-o antes por objetivos per jogador. Não obstante, Ferreyra é dos meus jogadores preferidos do Benfica, acredito muito nele, não pelo que fez até agora.
    JF a mostrar que…tem lugar no Setúbal e que isto não são os juniores. Espero que o vedetismo lhe passe rápido. Mostrou talento dos 6-17 anos, falta o mais importante. Espero que consiga, mas não acredito muito neste miudo intitulado de craque, ao contrário de Gedson.
    Ultimas notas: Jonas deveria renovar contrato, também este por objetivos. Grimaldo deveria ser seguro no Benfica e não vendido a 30M € no dia 31 Agosto. RD poderia ser vendido porque acredito que os 30M€ que lhe dão neste momento o sobrevalorizam.
    Pizzi e Salvio estão muito melhores jogadores que o ano passado.
    Vamos Benfica!

  • Jota Neves
    Posted Julho 28, 2018 at 10:09 pm

    Um jogo estranho, cheio de interrupções, com muito calor e um ritmo baixo.
    O Benfica esteve razoavelmente bem na primeira parte e mal na segunda.
    A equipa não está a conseguir criar ocasiões para golo e raramente sai rápido no contra-ataque, só quando o Rafa está em campo. O Pizzi participa muito pouco no jogo defensivo (não me recordo de ter recuperado uma única bola nos dois últimos jogos) e baixa muito, para receber a bola e tentar passes cumpridos. Mas aí, com dois médios recuados (Fejsa e Pizzi) sem fazer subir o A.Almeida que raramente apoia o ataque, fica só um jogador (Gedson) para entrar no apoio ao ponta de lança. É muito pouco. Isto faz com que, só quando um dos alas consegue ganhar no um-contra-um é que se cria desequilíbrios na defesa contrária. O Pizzi (eu preferia o Zivkovic) tem que aparecer, mais na frente, no apoio ao ponta de lança. Outro problema é que quando não joga o Zivkovic não temos ninguém com bom remate de meia distância.
    Gostei do Odysseias, do Jardel, do Grimaldo e da primeira parte do Gedson. Não gostei da segunda parte do A. Almeida, que quando apanha um jogador rápido e de boa técnica fica totalmente desorientado.

  • SouthEagle
    Posted Julho 28, 2018 at 10:09 pm

    Não gosto desta forma de jogar. Não é com posse de bola que se ganha jogos. Passou-se uma primeira tarde a trocar a bola! O problema é que está troca é feita só meio campo, para mim não há objetividade.
    Quando se joga em 4-3-3 ou se tem extremos que consigo ir para zonas interiores ou então não resulta. Os avançados com esta forma de jogar vão passar muito ao lado do jogo.
    Continua-se a perder muitas bolas desnecessariamente.
    Há uma coisa que me faz confusão. Temos jogadores talentosos, com boa capacidade de ter bola e não se consegue jogar melhor. Outra coisa que não percebo é está gestao da equipa… completamente miserável.
    Um último aspeto. Perdoem-me eu sei que um é tretacampeao e outro foi o melhor marcador e jogador do campeonato mas André Almeida e Jonas podiam ir embora. Que lateral tão fraco, técnica, ofensivamente, defensivamente terrível. Quanto ao Jonas tem um atitude terrível e se o que vem nos jornais é verdade pode ir embora.
    Esperemos que ainda venham reforços mas vindo desta diferença nada me espanta. Se deixassem de comprar entulho, tinham dinheiro para investir em jogadores como deve de ser!
    Saudações benfiquistas

  • psychomantis
    Posted Julho 28, 2018 at 11:13 pm

    Que grande jogo de Pizzi, controlou totalmente o meio campo.
    O Benfica está a jogar muito bem, está a ser uma pré época bastante positiva.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 29, 2018 at 12:06 am

    João Félix tem tantos tiques de vedeta que o resto da equipa parece nem se importar com ele.
    Parece-me muito desenquadrado e pouca coisa lhe corre bem.

    Faz-me lembrar a história do Renato Sanches quando foi para o Swansea, pensava que era craque e ia ser o maestro da equipa e depois só fazia borradas, tal era a pressão que tinha na cabeça.

    Faz muito bem ao João Félix estar incluído na equipa principal. Ele ganhou estes tiques de vedeta porque nos júniores e equipa B tudo já lhe parecia fácil. Na equipa principal, junto dos melhores precisa de mostrar outros atributos e precisa de se soltar e evoluir, porque com 18 anos, ainda não sabe nada. Ninguém é bom jogador com 18 anos.

    • Dca
      Posted Julho 29, 2018 at 11:14 am

      “Ninguém é bom jogador com 18 anos”? Que frase é esta? Das mais absurdas de quem comenta futebol. Mbappe e Messi, péssimos jogadores.

    • 100Clubismo
      Posted Julho 29, 2018 at 2:41 pm

      Essa última frase, nem um miúdo de 10 anos diria uma coisa dessas. Deixa-me rir mais um pouco.

  • tacuarita
    Posted Julho 29, 2018 at 1:00 am

    Este seria o onze que jogava com o Fenerbahçe:

    Odysseas
    André Almeida
    Conti
    Jardel
    Grimaldo
    Fejsa
    Gedson
    Pizzi (direita)
    Cervi (esquerda)
    Jonas
    Castillo

    No entanto, começo a ficar altamente preocupado com a situação do Jonas, pois jogar 30 minutos por jogo, sabendo que não está condicionado, pode querer fazer pensar outras coisas… Se tal acontecesse a meu ver seria o maior erro de gestão da história do Benfica, mas isso sou eu que acho …

  • Alexis
    Posted Julho 29, 2018 at 1:18 am

    Gostei de algumas coisas que tenho visto até agora, vendo já um bom trabalho de equipa e mostrando alguma solidez no processo defensivo e recuperação de bola / reacção à perda.
    Bom e seguro também a circulação nos 2/3 do terreno, faltando alguma acutilância, especialmente pelo centro.
    Outro aspecto positivo: Odysseas Vlachodimos – talvez seja cedo para falar, até porque só vi dois jogos dele e gostava de o ver testado em cruzamento e um pouco mais de jogo de pés, pois contra o Sevilha não me pareceu famoso. No entanto, parece muito mais sereno que Varela, rápido a sair e bom na mancha, e por consequência, toda a defesa parece mais serena. Creio e espero estar resolvido o problema da baliza. A ver.

    Quanto ao mais negativo nesta análise mais “geral” da pre-epoca é a tal falta de acutilância e as poucas oportunidades criadas – os extremos também têm muito a melhorar.
    A posição de defesa direito: Se Rui Vitória dá tanto tempo de jogo ao AA, e porquê Ebuehi não parece preparado. Tímido a atacar e a precisar de rever o posicionamento defensivo (acaba por compensar pela velocidade, mas perde o Norte com alguma facilidade). Um empréstimo seria o melhor para ele e para o clube. Esta é a posição que agora está carente de um reforço, alguém capaz de ser titular e ser mais competente a atacar que AA e pelo menos tão competente a defender (Cancelo e Pulisic puseram a nu algumas fragilidades).

    Com a chegada do Gabriel, ficaria só a faltar um DD titular e um EE- não devíamos ter deixado escapar o Bernard, já que estavam a negociar, o que foi dito que era exigido pelo brasileiro, seria excelente negócio (10M prémio, salário ligeiramente superior ao de Ferreyra), mesmo que implicasse o aumento significativo de Jonas (outro caso que creio estar a ser mal gerido, por mim renovava até ao fim de 19/20 com o salário igual ao que Bernard pedia). Este investimento forte seria compensado com a entrada na LC (acredito que se fosse feito tudo a tempo, a equipa estaria muito mais forte na 1a mão da eliminatória da Champions), e com a venda de alguns jogadores:
    Varela: o Jorge Mendes podia mostrar um pouco da sua amizade e fazer com que o negócio com o Nottingham Forrest aconteça. Falou-se numa oferta recusada de 7M + 5M por objetivos. Por mim teria sido óptimo negócio.

    Ruben Dias – o Conti parece-me muito mais maduro (lógico) e mais assertivo. Ainda tem aspectos a corrigir, mas parece já bem entrosado com Jardel e a aprender a jogar a uma intensidade mais elevada que na Argentina. Acredito que em pouco tempo seja capaz de dar mais à equipa do que Ruben Dias. Assim, uma venda por uma proposta a rondar os 30/35M seria excelente negócio. E na minha opinião subia Ferro de forma definitiva.

    Lisandro López: simplesmente chegou o seu tempo no clube. Génova seria um bom destino. 5/8M e já é bom negócio.

    Grimaldo: é um lateral que ataca muito bem mas defende mal. Não que não seja o 2o melhor lateral em Portugal, ou que o Benfica está mal servido. Mas se de facto há quem pague valores a rondar os 25/30M, por mim era de aceitar. Por metade desse preço conseguiam o Aaron Martín, que me parece (e tive oportunidade de ver algumas partidas do Espanyol na época passada, ou pelo menos resumos alargados) – acompanhei tanto ou mais a La Liga que a Liga NÓS – muito mais competente a defender quer no 1×1 quer no posicionamento, e tão competente a atacar.

    Samaris: O Alfa é o 6 que o grego nunca foi. É ainda tem muito para aprender. O Gedson é melhor 8 que o grego. E tem imenso para evoluir. Os titulares são/serão Fejsa e Gabriel. Tá tudo dito. Algo a rondar os 8/10 e já seria excelente.

    Sálvio: obrigado por tudo Toto, mas para renovar teriam de pagar o que já não rendes em campo. Uma proposta a rondar os 20M seria o melhor para todos.

    Sefereovic: Adieu, Adieu, Auf Wiedersehen, Goodbye… 5M e ficamos todos amigos.

    Juntar alguns excedentarios, já da para reforçar e aumentar o orçamento com a ambição de entrar na Liga dos Campeões e ser campeão.

    Reforços:
    DD: Aleix Vidal, está à venda por valores a rondar os 9M. Vale a pena o esforço financeiro, e acredito que o salário pretendido estaria dentro do tecto salarial (teria forçosamente de aumentar, com a renovação de Jonas).
    EE: Bernard. 10M de prémio é 1/3 do valor de Mercado dele. Ah não aproveitamos?
    Então investir num reforço a sério, capaz de desiquilibrar com facilidade e com golo (já que Sálvio é o único capaz de marcar, e estaria de partida). Porque não propor empréstimo com opção de compra a Bernardeschi (ou compra sendo um investimento fortíssimo), já que vai perder muito protagonismo com os regressos de Douglas, Cuadrado, Dybala, CR7, Mandzukic e Higuain. O (novo) topo salarial mais um bom prémio de assinatura talvez fossem enquadrados com a sua qualidade e pretensões.

    Renovar com Jonas, já disse? Em 4-3-3 ou 4-4-2 tem de ser ele a jogar. Ele joga, faz jogar e finaliza. Tem de estar e merece estar contente e com a cabeça no Benfica. Ferreyra e Castillo são bons back-pus, e conforme a tática teriam também muitos minutos, permitindo gerir bem o Jonas.

    Vlachodimos, Svilar, André Ferreira (B)
    Aleix Vidal, André Almeida
    Jardel, Conti, Lema, Ferro
    Yuri, Aaron
    Fejsa, Alfa, Florentino (B)
    Gabriel, Gedson, Keaton Parks
    Pizzi, Krovinovic, João Félix
    Bernardeschi, Zivkovic, Rafa, Cervi, João Filipe (B), Willock (B)
    Jonas, Ferreyra, Castillo.

    Haveria saldo positivo nas vendas / compras, e talvez considerando as saídas e entradas, o orçamento para ordenados não seria muito diferente.
    Talvez fosse possível se fosse o Sousa Cintra o presidente (ou alguém ambicioso e astuto a negociar como ele). Com o Luís Felipe Vieira não acredito mesmo, mas sonhar não custa.

    • Sombra76
      Posted Julho 30, 2018 at 9:22 am

      Temos melhor que Bernardeshi que no jogo contra o Benfica ou foi apanha bolas ou esteve a cortar a relva…

  • FabioElChapoN
    Posted Julho 29, 2018 at 4:40 am

    Começo por enaltecer a transmissão Americana onde acompanhei o jogo, ambos os comentadores bastante coerentes, não sei se auxiliados pelo Google mas um deles demonstrou grande conhecimento pelo Benfica superior ao de qualquer comentador português.
    Quanto ao jogo, os primeiros 15 minutos de enorme intensidade, Benfica chegou a ter 78% de posse de bola embora sem criar grandes oportunidades. Gostei de ver a segurança do Vlachodimos, não conhecia o jogador mas gostei da exibição, muita confiança nas saídas especialmente aquela ao Khedira, Conti e Jardel também em destaque, A Almeida não vou comentar visto que estamos carentes nesta posição pelo 2 ano consecutivo e o Elbuei parece não ter estofo para a nossa realidade. Gedson muito dado ao jogo, apesar de algumas perdas de bola também fez recuperações importantes, na minha opinião tem tudo para vingar e crescer ao mais alto nível está época, Salvio uma nulidade autêntica, já vem sendo hábito parece que o RV é o único com palas, quanto aos restantes penso que não haver nada a acrescentar para além do que foi falado. Deixo o Grimaldo para o fim, a meio do jogo e depois de 2/3 cruzamentos soberbos, um colega que via o jogo comigo questionou “Como é possível ainda estar no Benfica?!” E de facto concordo, sem lesões Grimaldo pode vir a dar um grande encaixe financeiro e mais importante um grande impacto desportivo.

    • Jota Neves
      Posted Julho 29, 2018 at 1:56 pm

      Não entendo a coerência em querer vender o Grimaldo depois de reconhecer, e bem, a sua enorme contribuição para a manobra atacante da equipa. Sem ele a equipa, que já tem dificuldades em criar ocasiões de golo, fica muito limitada no ataque. Nem sempre defende bem mas compensa isso, e muito, com a sua qualidade atacante. Consegue imaginar o ataque sem o Grimaldo na equipa? Esse é o problema, quando ele estiver lesionado (o que acontece com alguma frequência).

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 30, 2018 at 9:49 am

    Estou a gostar da consistência defensiva da equipa, da pressão alta e da tentativa de sair a jogar, mas a equipa ofensivamente tem-se mostrado zero.

    Os avançados jogam numa ilha e o jogo continua a ser muito lateralizado, falta mais jogo interior.

Deixa um comentário