Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica vs Sporting – Frente-A-Frente: Rui Vitória ou Jorge Jesus

Hoje temos mais um Benfica-Sporting, o “dérbi eterno” do futebol português. Um encontro que move paixões entre os dois grandes conjuntos da capital, e que este ano tem o aliciante de colocar a liderança da I Liga em jogo, já que uma vitória do Sporting fará os leões ultrapassarem o Benfica na tabela. Em novo reencontro de Jorge Jesus com as águias, a turma de Rui Vitória quererá dar uma resposta depois da derrota na Madeira e voltar a alargar a vantagem para o mais directo perseguidor, já o técnico leonino pretende apagar o desaire europeu e ganhar embalo para o resto do campeonato. Com todos estes ingredientes, o Visão de Mercado não poderia ficar indiferente e desafia agora os leitores a darem o seu veredicto sobre os timoneiros de cada um dos conjuntos. No banco do Benfica estará Rui Vitória, um treinador discreto, de discurso básico e previsível, de maneira a passar a ideia que o importante é a equipa, e que tem tido dificuldades em jogos de nível mais elevado, mas que tem conseguido excelentes resultados (campeonato, Taça da Liga, Supertaça, duas presenças na fase a eliminar da Champions), e mesmo perante em condições adversas, como o não ter à disposição alguns dos melhores jogadores, parece encontrar sempre soluções. Já no Sporting, Jesus é neste momento para o bem e para o mal a principal figura. Tudo, pela sua personalidade, parece se centrar em si, sendo que este jogo pode ter um impacto decisivo para o resto da época. Uma vitória volta a colocá-lo no topo e dá força a quem defende que é um dos melhores, já um desaire irá alimentar a ideia que as suas qualidades técnicas e tácticas são uma mentira, ainda por cima reforçado pela convicção que por norma falha nos momentos chave. Melhor treinador: Rui Vitória (SLB) ou Jorge Jesus (SCP)?

VM
Author: VM

63 Comentários

  • Fefe Varanda
    Posted Dezembro 11, 2016 at 12:09 am

    Como um TODO Rui Vitória, para estes jogos JJ.

    • Teixas
      Posted Dezembro 11, 2016 at 1:23 am

      Sem acrescentar mais nada! Nem é preciso ver o resto dos comentários.

    • David
      Posted Dezembro 11, 2016 at 3:12 am

      Gostava de saber qual é o seu todo , sinto-me genuinamente curioso em saber como é que alguém acha o RV superior ao JJ. Vindo de um benfiquista…

      • Fefe Varanda
        Posted Dezembro 11, 2016 at 11:56 am

        Já agora podia dizer porque acha o JJ superior ao Rui Vitória,

        Eu quando falo num todo, refiro-me a todas as componentes do jogo, de uma equipa. Para mim na componente tática, plano de jogo, treino, etc,etc, o JJ é melhor e até a potenciar jogadores vá (apesar do Rui Vitória não ficar atrás), mas a sua teimosia em insistir em jogadores mesmo quando não rendem ou tem melhores opções disponíveis (as chamadas vacas sagradas), o que por sua vez leva a falta de confiança do resto dos jogadores quando é uma posição fulcral da equipa (Já não faz tanto no Sporting), pode dizer que o Rui Vitória faz igual, é verdade mas em muito menos escala.

        O seu discurso pode ser muito convidativo para os jornalistas, mas para a sua própria equipa tem-se revelado devastador, a cultura de eu ganho, vocês perdem então…também a forma como às vezes responde a certas declarações de um jogador mesmo que tenha razão devia ser menos agressivo.

        Na componente mental e motivacional o Rui Vitória ganha , por larga margem ao JJ, passa a ideia sempre que os jogadores estão do seu lado(para quem está de fora), que os jogadores acreditam mesmo quando a situação é adversa e mantém-se sempre concentrados nos seus objetivos tenha a equipa uma vantagem de 20 pontos ou esteja a 7 pontos do 1ºlugar.

        Rui Vitória tem um discurso muito mais racional e sem tentar arranjar conflitos, para vender é insosso é um discurso recheado de NADA, insosso, como já li, mas para a equipa revela-se apropriado.

        Nas competições europeias, e falando mais propriamente da liga dos campeões não é preciso dizer muito os resultados estão à vista, assim como na aposta na formação, seja por falta de opções ou não, ou seja por necessidade (“A necessidade aguça o engenho”).

        Nos momentos decisivos apesar da carreira ainda curta de Rui Vitória em termos de grandes, tens vários exemplos de morrer na praia no caso do JJ, claro.

        Tem mais razões para além das que que escrevi, mas acho que já dei a entender o meu ponto de vista, podes não concordar, mas é a minha opinião, claro que nem 8 nem 80 a balança está equilibrada.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 11, 2016 at 12:12 am

    Rui Vitória.

  • SlyRP
    Posted Dezembro 11, 2016 at 12:13 am

    Venha o diabo e escolha.
    Os defeitos são os mesmos, a começar pela insistência em vacas sagradas e na teimosia de usar o mesmo 11 tipo, até os jogadores caírem de cansaço.
    A única coisa positiva é o RV falar português.

  • JohnnyP
    Posted Dezembro 11, 2016 at 12:15 am

    É assim eu aqui aposto no JJ, porque é um treinador mais consolidado que o RV. O palmarés não engana, pode exagerar em alguns aspetos, mas em termos táticos é o melhor em Portugal. Eu gosto do RV como treinador, apesar de ser sportinguista não tenho palas, é um treinador que tem potencial para ser um dos melhores da Europa, ainda é relativamente novo, precisa apenas de limar alguns aspetos no seu jogo tático e melhorar na rotação das suas equipas, estamos em Dezembro e já há jogadores a acusar fadiga o que depois vai causar lesões (que tem sido o problema do Benfica).
    O meu 11 das duas equipas é:
    Patrício
    Semedo
    Coates
    Lindelof
    Zeegelaar (não há grimaldo)
    Fejsa (melhor trinco da liga e dos melhores da Europa)
    Adrien
    Gelson
    Cervi
    Bruno César (sim eu sei, vou ser criticado, mas acho o BC muito desvalorizado em Portugal, não tem muita técnica mas é um jogador que dá tudo e eu aprecio muito isso num jogador, já para não falar em relação ao seu bom pé esquerdo que cria estragos, em relação ao Guedes, pessoalmente não gosto, há melhores que ele no Benfica. Mas cada um com a sua opinião)
    Bas Dost

  • Goncalo R
    Posted Dezembro 11, 2016 at 12:17 am

    Eu consido o JJ o melhor treinador em Portugal, logo não faria sentido votar no RV.
    RV é melhor apenas em termos de comunicação(prefiro alguém que seja politicamente correcto e diga sempre o mesmo do que alguém que faça as figuras tristes do Jesus; mas de muito longe)
    Em termos de postura o RV ao lado do JJ é um senhor.
    Pela época passada diria que o RV é um belo gestor dos recursos humanos, por esta…deve ser um craque também, pois para manter a harmonia num plantel de para ai 26 homens em que jogam sempre os mesmos 11, é porque é mesmo muito bom na arte da psicologia

    De resto escolho o Jota Jota

  • JoaoMiguel96
    Posted Dezembro 11, 2016 at 12:18 am

    Sinceramente nem um nem outro. JJ tem os defeitos que toda a gente conhece, é arrogante, egocêntrico, casmurro, inventa demasiado e não é um bom líder. No entanto tácticamente é o melhor em Portugal, põe as suas equipas a jogar bom futebol e é muito bom na organização defensiva e ofensiva.

    Rui Vitória é precisamente o contrário, é um ótimo líder e um bom gestor (apesar de ter usado quase sempre o mesmo onze) pois conseguiu rentabilizar jogadores que pareciam não ter futuro (Semedo e Lindelof) mas tacticamente é fraco e vive das individualidades. A transição defensiva é um caos e tem sorte de ter um médio defensivo fantástico

    Para este duelo seria JJ mas a longo prazo nenhum.

  • Stalley
    Posted Dezembro 11, 2016 at 12:19 am

    Jorge Jesus.

    Amanhã exige-se um empate no mínimo, uma derrota não afasta o Sporting do titulo, mas depois do desaire Europeu e mais a derrota no derby, não seriam tempos fáceis em Alvalade.
    Como escrevi na altura da derrota do Sporting frente ao Légia, este mês é de “Decisões”, o primeiro teste foi negativo, agora vem o derby, a seguir temos Taça de Portugal e Sporting de Braga em casa, portanto que mantenha a equipa pelo menos a dois pontos do primeiro e passe á próxima fase da Taça de Portugal.

    Já Rui Vitória, uma derrota, seria a 3º consecutiva, portanto tem aqui mais uma chance de contrariar os maus resultados em clássicos e derby’s.

    Epa que seja uma grande espectáculo, das 3 equipas em campo.

  • Francisco A
    Posted Dezembro 11, 2016 at 12:20 am

    Jorge Jesus.
    É por aqui que o jogo passará. Jorge Jesus, pode quebrar mentalmente o Benfica, tal como, no ano passado, e assim sendo, pode perfeitamente inclinar a partida.
    Previsão: 1-1

    • Barriga Miserias
      Posted Dezembro 11, 2016 at 3:41 am

      Quebrou no primeiro jogo e no segundo jogo foi o que se viu. Quando um treinador diz que é ele que decide o resultado dos jogos e os jogadores não valem nada, é realmente um grande treinador. Sinal de que os tempos mudaram…

      • ilcalcioedichiloama
        Posted Dezembro 11, 2016 at 4:56 am

        O Jesus ainda não tem o comando para o pé do Bryan Ruiz. Não querendo viver nos “se”, o Sporting não mereceu perder o jogo e teve literalmente o campeonato nos pés.

        • Barriga Miserias
          Posted Dezembro 11, 2016 at 1:27 pm

          Pois não, mas tem mão na táctica e nas substituições efetuadas. O Benfica também não mereceu perder aquele campeonato do 92′, mas jogar à defesa contra um Estoril foi muito bom. Nomeadamente estar a ganhar ao Porto no Dragão e colocar o Roderick aos 65′ de jogo. O Jesus não tem o comando dos pés dos jogadores, mas tem de certo falhas técnicas que não são bacocas e vocês veneram o homem como se fosse algo do outro mundo.

          • ilcalcioedichiloama
            Posted Dezembro 11, 2016 at 5:46 pm

            Eu apenas falei do segundo jogo do ano passado, o “foi o que se viu” foi mesmo o Bryan a falhar com a baliza escancarada, mais nada.

    • José S.
      Posted Dezembro 11, 2016 at 3:35 pm

      É a minha também.

  • shikabala1906
    Posted Dezembro 11, 2016 at 12:21 am

    Para Este jogo, JJ
    O maior revés de Rui vitória.. a forma como aborda jogos grandes.
    basta olhar para os números (jogos contra porto, Sporting , napoles. Usar os jogos vs at Madrid e Bayern era injusto para RV). É em muitos pontos superior ao meu treinador (Europa, lançar jovens, etc), mas hoje escolho jj.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Dezembro 11, 2016 at 12:41 am

    Jorge Jesus. Para mim há um Benfica antes de Jesus e depois de Jesus, tal como há um Sporting antes e depois de Jesus. No caso do Benfica a hegemonia actual começou precisamente com ele. Falem do investimento, falem do que quiserem, a verdade é que jogadores como Di Maria e David Luiz já lá estavam antes de ele chegar e transformou-os em jogadores de classe mundial. Rui Vitória, a meu ver, está a colher os frutos de uma equipa já sistematizada pelo Jesus, um pouco à imagem do que foi Paulo Bento quando herdou a equipa do Peseiro. Mas o tempo o dirá se estou certo ou não. Quanto ao Sporting, a partir do momento em que Jesus entrou o Sporting passou a ombrear com Porto e Benfica, algo que já não fazia há muito tempo. Bateu também o record de pontos de sempre no Sporting. É verdade que nenhum destes factos dá títulos, mas é factual que o Sporting há muito tempo não se batia de igual para igual com Porto e Benfica, e isso é um sinal claro de aumento de qualidade.

    • Diogo P
      Posted Dezembro 11, 2016 at 1:17 am

      Paulo Bento que herdou a equipa de Peseiro.. Realmente o Peseiro sem ser no Spoting pôs todas as equipas a jogar nas 7 quintas! De resto concordo com tudo.

      • Stanislas Wawrinka
        Posted Dezembro 11, 2016 at 1:38 am

        O Sporting do Peseiro era a equipa que melhor futebol praticava na altura, e atrevo-me a dizer que em termos de qualidade ofensiva a seguir a ele não houve melhor. O pior era a defender… Paulo Bento entrou, acrescentou disciplina defensiva e teve bons resultados. À medida que os jogadores foram saindo viu-se como acabou o Sporting dele… moribundo.

    • Barriga Miserias
      Posted Dezembro 11, 2016 at 3:40 am

      Que eu me lembre, o Leonardo Jardim com uma equipa absolutamente mediana é que começou a ombrear Benfica e Porto. O Marco Silva até uma taça levou. O Jorge Jesus pode ser muito bom tacticamente mas discordo totalmente do potenciar jogadores. Quando teve uma optima equipa nas mãos (dois anos de Vitor Pereira no Porto) foi completamente eliminado por incompetência do próprio. Lá por ter dado titulos ao Benfica, a verdade é que apanhou David Luiz e Di Maria quando estes já estavam habituados ao sistema táctico do Benfica. Isto é a minha visão. Dizer que Jorge Jesus potenciou estes jogadores é simplesmente absurdo. Tacticamente só peca pelas decisões em momentos finais e cruciais. De resto em momentos de médios, semi-finais, e etc…é realmente dos melhores treinadores que já passou pelo Benfica.

      • JoaoMiguel96
        Posted Dezembro 11, 2016 at 12:55 pm

        Leonardo Jardim e Março Silva obrearam pelo título até final de Janeiro ou Fevereiro, o campeonato acaba em maio.

        E sim, ele potência imenso os jogadores, muitos dos que tiveram no Benfica (falo do Benfica porque do Sporting só saíram dois pela mão de JJ) hoje em dia rendem bastante, casos de Matic e afins.

        Ah e Do Maria antes de JJ não fazia nada.

    • Dave Snow
      Posted Dezembro 11, 2016 at 1:04 pm

      Tambem podemos dizer que existe um JJ antes e depois do Benfica.

  • JoseRibeiro
    Posted Dezembro 11, 2016 at 1:09 am

    Escolho JJ pela simples razão que não acredito que RV no Sporting conseguisse fazer um melhor trabalho que JJ.

    • Dave Snow
      Posted Dezembro 11, 2016 at 1:01 pm

      Temos que ver que o JJ apesar do bom futebol praticado pelo SCP ainda nao provou nada fora do Benfica. Enquanto que o RV já teve a sua conquista num clube de menor dimensão e logo frente á equipa treinada pelo JJ.

  • Diogo Moura
    Posted Dezembro 11, 2016 at 1:13 am

    Devo ser dos poucos a optar pelo Rui Vitória. O Jorge Jesus pode ser melhor tacticamente, o Jorge Jesus pode ser melhor a potenciar jogadores e a fazer adaptações mas nos jogos chave deixa muito a desejar. Perdeu títulos no último minuto, no ano passado mais uma vez morreu na praia (como é o seu apanágio), inventa que se farta nos jogos a doer e a sua postura é o que toda a gente sabe. Deprimente.
    O Rui Vitória é exactamente o oposto. Não importa quem seja o adversário, simplesmente não inventa. O Benfica tem um fio de jogo e ele é-lhe fiel e tem trazido bons resultados. (3 troféus em 5 possiveis – estou a contar com a Supertaça contra o Sporting, e logicamente não estou a contar com a LC). Na época passada bateu o record de pontos e de golos, fez uma campanha fantástica na Champions (venceu o Atlético Madrid no Calderon, e lutou até ao fim frente ao super Bayern de Guardiola).
    No que toca a resultados, o RV é 10 vezes mais estável que o Jorge Jesus. A equipa apresenta sempre um nível muito semelhante sem grandes quebras. Nunca vi o Benfica do RV a levar uma cabazada como vi no Benfica de Jorge Jesus. Há jogos que correm pior, outros melhor, mas o fio é quase sempre o mesmo. O Jesus é capaz de ir do 8 ao 80. Já o vi a dar 4-0 ao Lyon em casa e a 15 minutos do fim sofre 3 golos. Não deu em empate porque não havia mais tempo. Já o vi com o campeonato na mão em plano estádio do Dragão e do nada lança o Roderick. Caiu de joelhos. Já o vi a levar chapa 5 do AVB porque de um momento para o outro se lembrou que o David Luiz seria defesa esquerdo e anularia bem o Hulk. Não satisfeito, nesse mesmo ano, repetiu a proeza frente ao Liverpool e foi outro cabaz de Natal. O homem é super incerto, ao contrário de RV. Para bem ou para o mal, ao menos sei com o que conto nos jogos grandes. O 11 base, a mesma táctica (com uma alteração ou outra). Além disso, neste ano o Benfica tem imensas soluções dado ao que foi potenciado no ano transacto. Lindelof, Ederson, Semedo, Guedes, A. Horta, etc. são opções porque alguém apostou neles em vez de ir ao mercado. Já o Jesus perdeu jogadores e ainda não os foi capaz de substituir (JM e Sli deixam saudades), mesmo tendo o Sporting feito o maior investimento de sempre. Da formação trouxe apenas Rúben Semedo e Gelson.
    Estas são as razões que me levam a optar pelo Rui Vitória.

    • Fábio Moreira
      Posted Dezembro 11, 2016 at 2:35 am

      Por acaso esse comentário foi engraçado. Jesus vai do 8 ao 80 porque já o viu a ganhar 4-0 e sofreu 3 golos em 15 minutos e porque levou 5 no Dragão. Já o RV é muito mais constante (segundo a sua teoria) e nunca o viu a ser goleado, pois bem então com certeza não viu o jogo bem recente contra o besiktas que a ganhar 3-0 conseguiu empatar o jogo e também não deve ter visto o dérbi o ano passado em que a jogar em casa perdia 3-0 aos 30 minutos…

      • Diogo Moura
        Posted Dezembro 11, 2016 at 5:17 am

        Fábio Moreira, quando digo que o Jorge Jesus vai do 8 ao 80 é porque durante uma época mete a equipa a jogar à bola como deve ser e de repente, de um jogo para o outro, inventa e leva uma cabazada. Dei apenas exemplos de 2 jogos, não iria estar aqui a fazer um resumo dos 6 anos como é lógico. O Benfica empatou com o Besiktas quando estava a ganhar 3-0, e então? Estas coisas acontecem de vez em quando. Com o JJ era frequente perder sempre no final (especialmente jogos cruciais e decisivos).

    • The Sporting Fan
      Posted Dezembro 11, 2016 at 2:44 am

      Bela análise enviesada. Mas pronto, não deixa de ser uma análise.

      Viste o Benfica perder o título no Dragão, mas antes do JJ vias o Benfica perder o título em Novembro.

      O JJ inventa tanto nos jogos a doer que o ano passado (com claramente pior equipa que os rivais) obtém 5 vitórias em 6 jogos…

      O maior investimento de sempre do SCP (se calhar alguém conseguiu fazer mais de 60 milhões com vendas de 2 jogadores) é menor do que o vosso investimento no Jimenez, mas isso pronto, o RV é que faz milagres.

      “Deprimente” é assim que classificas o JJ e dizes que o RV é o oposto. Ou seja, estamos a falar de um treinador medíocre contra um super treinador. O super treinador joga em casa, vai em primeiro e está todo com a moral por cima, para além de ter uma equipa muito superior. Ou seja, menos de 5-0 amanhã é derrota para o Benfica.

      • Diogo Moura
        Posted Dezembro 11, 2016 at 5:23 am

        Lá está, em 6 jogos ganhou 5. Qual foi o jogo que perdeu? Se calhar o mais importante da época. Foi em casa contra o Benfica. Morreu na praia.
        Segundo ponto, não deixa de ser o maior investimento de sempre. Se o Benfica gasta muito dinheiro num só jogador não invalida em nada o facto de o Sporting ter feito o maior investimento de sempre.
        Terceiro ponto. Digo deprimente sim. Digo que tem uma postura deprimente por várias razões:
        – Quando mostrou os 5 dedos ao Manuel Machado quando o venceu na Luz por 5-0;
        – Quando venceu o Tothenham e mostrou 3 vezes ao Tim Shewood. Não satisfeito também dançou;
        – Quando nem considerou o Rui Vitória colega de profissão pois para ele o homem nem sequer era treinador;
        Entre tantas outras… a lista é infindável.
        Posto isto, a escolha seria entre um e outro. Eu escolhi o RV por estas razões. Mas no inicio referi e bem, o JJ tacticamente é superior, potencia bem jogadores e é muito bom a fazer adaptações. Nisso é superior ao RV, claramente.

    • Simoneta
      Posted Dezembro 11, 2016 at 3:02 am

      Muito muito bom

    • David
      Posted Dezembro 11, 2016 at 3:10 am

      O problema é que o Benfica não tem fio de jogo não tem nada. Vive das individualidades e do génio oratório que o RV deve ter, porque como treinador propriamente dito não passa de um treinador demasiado fraco para ser verdade.

      • Diogo Moura
        Posted Dezembro 11, 2016 at 5:25 am

        Não se pode afirmar que o treinador é demasiado fraco quando tem um sem número de jogos mais que bem conseguidos. Venceu 3 troféus, jogou muitos jogos sem metade dos titulares e pela segunda vez consecutiva passa a fase de grupo da LC (coisa rara, visto que o Jorge Jesus só por uma vez o conseguiu).
        Vale o que vale.

      • iBenfiquista
        Posted Dezembro 11, 2016 at 12:30 pm

        “Fio de jogo”. Ainda não percebi o que é isso.
        “Vive das individualidades”. Mas há algum desporto que não viva das individualidades?
        “Génio oratório”. Estamos a falar de desporto não de religião ou da IURD.
        Rui Vitória não é nada. Explique-me como é que conseguiu ganhar tanto? Terá sido pela oratória de tal forma entediante que adormeceu os adversários?
        Hoje lê-se de tudo! A negação no seu estado mais líquido!

        • JoaoMiguel96
          Posted Dezembro 11, 2016 at 12:52 pm

          Fio de jogo= ter o jogo atacante ligado entre todos os setores, em vez de jogares no pontape para a frente ou esperares que um dos teus médios faça uma boa jogada. Ter sempre uma linha de passe e uma maneira de começar o jogo atacante de maneira controlada.

          Vive das individualidades= todos os desportos colectivos vivem das individualidades mas aposto contigo que se o Barça do Guardiola não fosse a equipa que era o Messi não teria rendido tanto (isto é válido para qualquer jogador do mundo, sem o contexto coletivo os jogadores quebram)

          Gênio da oratória=motiva bem os seus jogadores com discursos fortes e isso faz com que os jogadores tendam sempre a elevar o seu nível.

          Essencialmente para RV ganhou tanto porque tem individualidades fantasticas, tal como JJ o fez no Benfica. Ambos tiveram plantéis ótimos e com imensa qualidade em que as individualidades como Jonas, Gaitán, Do Maria, Cardozo e afins fizeram bastantes diferenças.

          • iBenfiquista
            Posted Dezembro 11, 2016 at 1:30 pm

            Futebol não é só jogo atacante, cada jogo é diferente em função do adversário, que exige diferentes abordagens. Cada jogo é um jogo.

            O que os jogadores do Benfica dão mais são linhas de passes para os companheiros. Deves andar a ver outros jogos.

            As individualidades é que fazem os desportos e não o contrário.

            O que sabes de oratória? Nada. Não ouves o que os treinadores dizem aos jogadores, isso são apenas palpites para no final não dizer nada.

  • PaulieGualtieri
    Posted Dezembro 11, 2016 at 2:13 am

    Pela primeira vez desde que chegou ao SCP o JJ parece começar a estar sob pressão, o estado de graça não dura sempre, veremos como lida com isso!

  • Kacal
    Posted Dezembro 11, 2016 at 2:54 am

    JORGE JESUS.

    Não gosto dele e acho que tem certas lacunas, é sobrevalorizado, prefiro o Rui Vitória mas acho que o JJ é o melhor treinador em Portugal, neste momento tanto Benfica como Sporting estão num mau momento portanto vou pelo JJ.

  • Rui Costa
    Posted Dezembro 11, 2016 at 3:07 am

    Eu cá já vi os dois a treinar o Benfica e posso já dizer que nenhum chega!
    Só uma combinação dos dois seria algo que na minha visão “roçasse” o perfil e nível do treinador do Benfica e mesmo assim ainda faltava uma característica, pois embora possamos dizer que Jesus domina taticamente o jogo e que Rui Vitória é um gestor de grande qualidade e que transmite uma mentalidade positiva, ambos têm o mesmo defeito de insistirem em jogadores com um rendimento inferior aos seus concorrentes, Jesus toda a gente sabe porquê, o homem bem lhe podem estar com um megafone a gritar aos ouvidos que na mesma é Emerson e mais dez (ou Roberto, Ola john etc…). O Vitória já se vê que é um homem conservador, mas que reconhece o mérito, contudo tem “Vacas sagradas” (pode-se dizer que tem muita vaca…) e a maior de todas é uma/o girafa que não se percebe que segundo a lógica de que se um jogador se afirma então torna-se titular,Lisandro não tem essa possibilidade porque ao contrário do que sucedeu com Júlio César, Luisao tem um crédito inesgotável de erros para cometer, é impressionante como sai em tondela, entra o Lisandro que dá o golo da vantagem e mal o Luisao recupera , volta direitinho ao onze, entretanto o Júlio César mete água em Nápoles e é colocado de fora, depois o Luisao lesiona-se no Clássico, entra o Lisandro para fazer o golo do empate no último minuto e é tratado como se fosse um kelvin, que por acaso marcou aquele golo,o Lisandro pode mostrar ser o melhor central do mundo, que nunca vai ter o seu esforço reconhecido…, outro caso é o Salvio que se vai alimentando de estatísticas que vão escamoteando a falta de intensidade que dá ao jogo, pois já se justificava que Guedes ocupasse o seu lugar e que Rafa ficasse atras de Jimenez, isto é um desabafo para que o Rui seja um treinador mais justo!
    O meu onze global seria
    Treinador:Pietra
    Ederson
    Nelson Semedo
    Coates
    Semedo
    Zeegelaar
    Fejsa
    Adrien
    Gelson
    Cervi
    Guedes
    Jimenez

  • TiagoAndrade19
    Posted Dezembro 11, 2016 at 7:47 am

    Como treinador JJ
    Como pessoa Rui Vitória
    Mas se formos ver quem está a ganhar os títulos é o Rui Vitória por isso digo Rui Vitória!
    Previsão para hoje: 4-1

    • iBenfiquista
      Posted Dezembro 11, 2016 at 12:25 pm

      Não se pode dissociar a “pessoa” do “treinador”. Vêm juntos no pacote.
      4-1 não será. Mas Rafa day, today.

      • TiagoAndrade19
        Posted Dezembro 11, 2016 at 2:08 pm

        Então porque é que não hei de poder caracterizar cada um pela sua maneira de ser ou pelo seu estilo de treinar?

        • iBenfiquista
          Posted Dezembro 11, 2016 at 2:40 pm

          Até pode caracterizar pelo penteado, pelo comprimento do nariz, pela cor do cabelo, pela voz, etc. Mas o que interessa isso para o caso?

  • Nespera
    Posted Dezembro 11, 2016 at 8:02 am

    Desde já aviso que considero os dois superiores ao treinador do meu clube (NES) apesar de achar que este ainda surpreenderá muita gente.
    Falando do RV e JJ, serao facilmente considerados os melhores do campeonato apesar das suas grandes limitações. Assim por alto, basta ver a incapacidade de rotação de RV e a pouca inteligência táctica de JJ.
    (Nunca percebi os argumentos do VM para considerar o JJ um dos melhores do mundo, falhou quase sempre na europa, mesmo com orçamentos recordes, e mesmo nacionalmente, no que toca ao período em Benfica, ganhou apenas nos anos de “desinvestimento” do FCP. Nao sendo isso um dado adquirido, basta recuar Às épocas de VP).
    Quanto ao derbi, considero os dois uns bons condutores de homens, mas como a componente psicológica tem um peso maior, escolheria JJ, pois considero-o um grande “moralizador”.

    • José S.
      Posted Dezembro 11, 2016 at 3:57 pm

      De acordo. NES, pelo menos neste momento, é inferior aos outros 2.
      Mas digo aquilo que venho a dizer desde o início, o Porto ficado melhor no colectivo e mais coeso o resto vem por acréscimo. Se os golos começarem a aparecer mais, vamos lá ver como isto anda mais lá para frente.
      Quanto aos treinadores do derbi, difícil escolher um deles, jj leva a dianteira, mas RV tem os seus argumentos.
      Cumps

  • EPLURIBUSUNUM
    Posted Dezembro 11, 2016 at 8:09 am

    Na minha opinião eu considero RV um pouco melhor que JJ. JJ é um treinador que consegue sempre tirar algo mais dos seus jogadores, consegue dar-lhes mais vida mas por vezes o seu discurso é um problema porque parece sempre que dá uma ideia que o que está ali é ele e ele é que é o mais importante, RV nesse aspeto acho que é um dos seus pontos fortes porque, tenta tranquilizar a equipa pelo seu discurso, fala em geral no Benfica, mas também tem algumas imperfeições como é o caso da gestão dos jogadores, viu se no jogo com o Nápoles, que aguns jogadores estavam desgastados, no jogo para a Taca tem que que aproveitar esse jogo para fazer bem essa gestão.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 11, 2016 at 8:15 am

    Sinceramente não sei quem é melhor. Se juntassem as qualidades dos dois fariam o treinador perfeito. O JJ é muito melhor taticamente e sabe ver o jogo, mas tem sempre o balneário contra ele e não o sabe gerir. O Rui Vitória gere o balneário como ninguém mas não sabe ver tão bem o jogo principalmente nestes jogos grandes. Sendo assim para este tipo de jogos escolho o JJ mas para o resto do campeonato escolheria o Rui Vitória. Sendo assim escolheria este XI:
    Treinador: Jorge Jesus
    Rui Patrício
    Nélson Semedo
    Lindelöf
    Ruben Semedo
    Zeegelaar
    Fejsa
    Adrien
    Gelson
    Cervi
    Guedes
    Jimenez

  • Maradona
    Posted Dezembro 11, 2016 at 9:52 am

    RV tem um problema grave ao nível da gestão do 11 e respectiva insistência nas vacas sagradas. É bom lembrar que JJ passou por este período durante os 3 anos em que o Porto se sagrou campeão muito em função do estouro físico do Benfica no final da época. Lá está, são coisas que se aprendem com o tempo, mas parece-me demasiado evidente que RV está a brincar com o fogo.

    • bernardooliveira97@gmail.com
      Posted Dezembro 11, 2016 at 12:04 pm

      Uma mentira dita muitas vezes não passa a verdade.. 2009/10 BENFICA é campeão. 2010/11 PORTO é campeão com 21 (!!!) pontos de diferença (realmente deve ter sido um grande estouro físico) em 2011/12 PORTO campeão com 6 pontos de vantagem após ter perdido apenas um jogo. 2012/13 PORTO campeão sem derrotas. Parem de tirar o mérito a quem o tem.

      • Maradona
        Posted Dezembro 11, 2016 at 1:16 pm

        Dragão, as épocas de 11/12 e 12/13 estavam perfeitamente ao alcance. Não retiro mérito nenhum ao Porto, simplesmente a gestão do plantel foi uma lástima por parte de JJ.
        É lidar com opiniões diferentes.

  • Pedro Geraldo
    Posted Dezembro 11, 2016 at 11:06 am

    Acho o RV muito limitado. Viu-se no início da época passada em que ele tentou incutir as suas filosofias de jogo e a época parecia caminhar para o abismo. A partir do momento em que ele aproveita uma equipa bicampeã, já mecanizada pelo JJ, os resultados começaram a aparecer. JJ, sem dúvida nenhuma.

  • joao
    Posted Dezembro 11, 2016 at 1:36 pm

    Ainda não tenho uma opinião completamente formada sobre o Rui Vitoria. Até ver está a ser melhor que o Jesus.
    Os derbis perdidos no ano passado não me dizem nada. Ainda estava à procura da equipa e só a estabilizou a meio da epoca. Nesse periodo perdemos tres jogos com o sporting mas mal tivemos a equipa estabilizada, já não voltámos a perder.
    Gostei de alguma alterações tacticas no ano passado, nomeadamente o ter puxado o Pizzi para o meio, mas os laterais, que não eram muito ofensivos, não permitiam muito mais que aquilo. No entanto deu mais consistencia à equipa, juntou a equipa e trabalhou a linha defensiva e as transiçoes defensivas muito bem.
    Este ano perde dois jogadores importantes (Renato e Gaitan) mas ganha dois grandes laterais. O modelo modificou-se, e enquanto teve a maioria dos jogadores, até estavam a jogar bem, sem deslumbrar. Penso que as lesoes condicionaram muito o desenvolvimento do jogo da equipa. A do grimaldo então revelou-se muito importante. Vamos ver o que dá a segunda volta.
    Na construção do pantel noto duas falhas: 1- Faltam meio-campistas puros, jogadores que pensem, construam e controlem o jogo. Jogadores como o Renato e o Joao Carvalho.
    2- Falta um ponta de lança digno de usar o manto sagrado.
    A Champions este ano não lhe tem corrido bem. É certo que ganhou contra o Dynamo e foi superior nos dois jogos com o Besiktas, mas meteu muita água com opções que tomou.
    Não me importo nada de esperar mais um ano para ver se consegue a mudança que eu desejo para o benfica. Não sou grande fâ do 442 classico. Prefiro muito mais jogar com um 10, um médio ofensivo no meio, num 442 losangulo, que seja maleavel o suficiente para se transformar num 4231, num 433 ou mesmo num 442 classico. As trocas de posição serão importantissimas no futebol de agora, parece-me a mim. Com o Nápoles estava à espera que jogasse com o Cervi no meio e descaísse o Gonçalo para a esquerda, não tendo de abdicar de dois avançados.
    Uma victoria de um deixa o outro em maus lençois junto dos seus adeptos. Eu aposto num empate.
    Ah, escolho o Rui Vitoria. Contra o Jesus já estou vacinado.

    • Vitor H
      Posted Dezembro 14, 2016 at 2:42 pm

      So nao ve quem nao quer ver. O Benfica de Rui Vitoria nao utiliza o 4-4-2 puro como o de jorge jesus. O Benfica de RV joga 3-5-1 na transicao defesa-ataque (e notavel a presenca de fejsa na organizao inicial, fazendo com o que os laterais subam e os centrais tornam-se laterais). Na troca de bola no centro do terreno, é obvio o 4-5-1, sendo o GG o avancado que recua e que constroi jogo, deixando o ponta de lanca mais fixo (mitroglou, com jimenez ha uma troca sucessiva), na transicao ataque-defesa, tambem e visivel o 4-5-1, o guedes/raul varrem o campo e os extremos defendem de uma forma intensa… acho que o 4-4-2 do JJ ja nao esta presente na practica

  • Harryke
    Posted Dezembro 11, 2016 at 4:20 pm

    Deixo agora a minha opinião sobre o melhor onze combinado das duas equipas:

    GR: Rui Patrício. Para ser honesto, prefiro o Ederson, visto que é um guarda redes bom com os pés e que faz muitas defesas clamorosas, já para não referir a idade, mas não consigo ficar indiferente ao ano do GR do Sporting, por isso, ele merece estar neste onze.

    DD: Nelson Semedo. Nem vale a pena fazer comentários. Provavelmente o maior ativo do futebol português neste momento juntamente com o Gelson.

    DE: Marvin Zeegelaar. Off Point, o Grimaldo dá 20-0 a todos os DE do Sporting e Benfica combinados. Entre André Almeida e Zeegelaar, escolho o leão por ser um esquerdino a jogar na esquerda

    DC1: Lindelof. Apesar de estar um pouco desagradado com uma certa falta de vontade que demonstrou o sueco em alguns dos últimos jogos, parece-me mais fiável que o Rúben Semedo neste momento, cometendo menos erros; Ambos com imenso potencial.

    DC2: Coates. Juntamente com Jardel e Felipe, Top 3 dos melhores centrais em Portugal.

    MDC: Fejsa. O meu critério para esta escolha vai ser idêntico para a escolha do MC: Qual o jogador que apresenta melhor nível independentemente do colega de setor? E é inegável que existe um William Carvalho com e sem Adrien. Fejsa neste momento joga de olhos fechados na águia, por isso, escolha fácil.

    MC: Adrien. Se há jogador do Sporting que levava para o Benfica é este! Jogador mais importante na manobra da equipa, campeão europeu, capitão, menos virtuoso que Pizzi mas que faz realmente a diferença.

    ME: Cervi. Pelo momento escolho o argentino Chucky. Muito disponivel em termos defensivos, aprendeu rápido os processos, mas falta ser mais assertivo no ataque. Com Grimaldo na mesma ala brilha muito mais.

    MD: Gelson. Salvio já foi o meu jogador favorito de toda a equipa, só que as lesões foram constantes e perdeu-se um pouco do Salvio a que nos habituamos. A juntar a isso, Gelson está num momento de forma brutal. Saída inevitável no final da época?

    SA: Gonçalo Guedes. Que ascensão! Foram muitas as lesões no setor ofensivo encarnado e com isto Guedes começou a jogar na posição que sempre achei que fosse a melhor para ele. Uma espécie de “Thomas Muller português”, polivalente no centro e nas alas, muita capacidade de trabalho e remata bem (apesar de falhar alguns golos). Não me parece um prodígio mas com esta atitude vai longe o miúdo!

    PL: Jimenez. Mais móvel, melhor na pressão que Bas Dost e como o holandês só chegou este ano a Portugal ainda tem provas a dar.

    Melhor Treinador: Rui Vitória. Se a qualidade de jogo fosse o único parâmetro a ser tomado em consideração, JJ era o óbvio vencedor. Contudo, o futebol vive dos resultados e nesse capitulo Rui Vitoria está na frente. É também um melhor comunicador, contudo peca na má gestão dos 11 que jogam (são quase sempre os mesmos). Não se justifica usar o 11 do campeonato para um jogo de taça. Acima de tudo, destaco o facto de independentemente de quem tenha de jogar, a equipa não perde identidade, veja-se o jogo com o Zenit na Russia o ano passado e os jogos em que Carcela rendeu Gaitan. A ideia é transmitida para o coletivo, mas claro que ter um plantel recheado!

    Com isto, tenho a certeza que vai ser um jogo muito disputado e espero que ambos os clubes dêem um bom espectáculo para nós amantes do futebol.

  • RodolfoTrindade
    Posted Dezembro 11, 2016 at 6:06 pm

    Não gosto de nenhum, mas escolho RV.

  • Tiago Reis
    Posted Dezembro 12, 2016 at 10:07 pm

    Não há comparação possível. São dois estilos diferentes e embora prefira o estilo de comunicação do Rui Vitória foca-se no coletivo e é mais cerebral. NO entanto não posso tirar a jorge jesus o mérito de criar uma fórmula, um modelo de jogo que potencia ao máximo as qualidades dos jogadores que tem à disposição. Portanto são dois treinadores cheios de qualidade e que abrilhantam o nosso futebol.

Deixa um comentário