Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Bernardo é o futuro do futebol português… e pode ser o melhor da Europa»; «Senti que não era bem-vindo ao plantel do FC Porto e resolvi a minha vida»

Concorda?
Ricardo Quaresma acredita que Bernardo Silva é o futuro do futebol português. O extremo do Besiktas, numa entrevista à TSF, acrescentou ainda que o craque do Mónaco pode mesmo aspirar ao estatuto de melhor da Europa na sua posição. «Tem muita qualidade e um talento enorme. É jovem, tem ainda muita coisa para fazer. Vai ser o futuro da Seleção portuguesa e do nosso futebol. Melhor da Europa? Depende dele, o talento está lá. Nascemos com o talento, depois aproveitamos ou não…», comentou o Mustang. Noutro âmbito, Quaresma abordou, embora ao de leve, a sua saída do FC Porto, dando a entender que saiu por não contar para Lopetegui. «Há coisas que me custaram e que às vezes mais vale nem comentarmos. O treinador? Muita coisa se passou. Percebi que iria ser a terceira ou a quarta opção. E num ano de Europeu tens de pensar na tua vida. Senti que não era bem-vindo ao plantel e resolvi a minha vida», afirmou o extremo.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2015 at 1:59 pm

    O Bernardo Silva é um míudo com muito talento, ainda assim na minha opinião o melhor jogador português da próxima década será o Rúben Neves.

    Mário

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:10 pm

      Comparar jogadores de posições diferentes é sempre bastante arriscado, quanto mais não seja pela dificuldade em arranjar parâmetros para os comparar. De qualquer forma, acredito que uma vantagem do Rúben seja o seu lançamento bastante precoce na equipa do Porto, o que o obriga a ganhar rotinas nos contextos mais exigentes (nomeadamente na L.C.).
      Mas ambos serão sem dúvida o futuro da selecção e merecem voos mais altos do que os actuais.

      Bernardo C.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:14 pm

      Mas porque é que não podem ser os dois os melhores jogadores ??
      É que eles são jogadores diferentes, com idades difirentes, jogam em posições diferentes, etc. . .
      Em vez de andarem a comparar os jogadores de uma forma tão "seca", apoiem-nos (pois vão ser o futuro da nossa seleção) e depois, com tempo, compara-se quem está melhor e não quem é melhor pois só podes comparar jogadores de posições e estilos de jogo semelhantes. . .
      Joel M

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:16 pm

      Bernardo C, , pelo que estou a ver, o Rúben Neves vai ficar de vez com a titularidade no Porto
      E digo-te mais, se, Lopetegui não voltar a meter o Danilo no 11, o Rúben Neves será o titular da seleção no Euro 2016.

      Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:32 pm

      Mas eu comparei alguma coisa? Estou a dizer o jogador que me parece que vai atingir um patamar mais elevado.
      Eu posso dizer que o Pogba é o jogador francês que vai atingir um patamar mais elevado e o segundo o Varane, no entanto estes jogam em posições diferentes. Se fossemos por ai o Bola de Ouro era apenas atribuido a jogadores por determinada posição que ocupam no campo.

      Mário

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:35 pm

      Vai ser? Porquê? És selecionador? Um jogador pode jogar bem no Porto com determinado modelo e depois ser colocado na seleção e não render nada. E é o que me parece que acontecerá com Rúben Neves na seleção de Fernando Santos. Sinceramente não acho que seja tática para ele render, equipa que joga sem posse e vive de transições rápidas.

      JD

    • Joaquin
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:36 pm

      Francisco A

      E o william? Jogam juntos? Eu gosto do ruben neves e tem um grande futuro, mas acredito que se o william jogar como deve de ser o resto da epoca acredito que será ele o titular

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:37 pm

      Francisco A, para mim o Rúben Neves é um craque e tem tudo para ser um dos melhores médios do mundo, mas acho que estás a por a fasquia um pouco alta demais. Para o Euro 2016, na posição dele, há outro senhor do futebol chamado William Carvalho, que, apesar de achar que o Rúben no futuro vai ser (e muito) superior a ele, acho que neste momento o lugar devia ser do jogador do Sporting.
      E não é uma questão de clubismo já agora, até porque eu sou portista ferrenho.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:43 pm

      Joaquin, o William só ganha ao Rúben Neves nos duelos físicos. Mas isto sou eu que via os jogos do WC no Sporting e vejo os do Rúben.

      JD, Portugal não joga em posse? Meu deus, o que leio por aqui…

      O teu comentário cai no ridículo, quando o Fernando Santos mete a jogar o Danny que na seleção não joga NADA e rende no seu clube. Portanto, lá vai a teoria que o Rúben não jogará na seleção porque não irá render como no Porto.

      Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:45 pm

      Francisco A, esses teus delírios clubísticos são absolutamente absurdos.

      Nuno

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:57 pm

      Nuno, é uma opinião. Não estou a diminuir o William. Repito, se o Rúben Neves der seguimento ao que está a fazer deve ser titular no Euro. Mas, aceito quem diz que seja o William titular.
      Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:57 pm

      Mas só me estás a dar razão. Se o Danny não rende por alguma coisa é, provavelmente o modelo em que está inserido. E acho que não custa assim tanto perceber que Portugal não joga um jogo de posse. Basta ver os jogos e ver as dificuldades que a seleção teve. Não existem processos de consolidação da posse de bola, mas sim de recuperação e transições rápidas para atacar o espaço.

      JD

    • Filipe Ribeiro
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:16 pm

      Portugal joga em posse??
      Ok já não sei o que é futebol de posse então.
      Portugal não joga em posse desde 2004 e já aí não era como anteriormente já eram bem mais directos.

    • Rodolfo Marques
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:21 pm

      não percebo a constante sub-valorização que fazem ao William, primeiro é muito lento, depois so lateraliza e agora acaba a ser inferior ao Ruben Neves em tudo menos no confronto fisico. O William é superior (e muito) em tudo ao Ruben. Defende MUITO melhor e ataca melhor. É talvez o jogador com melhor qualidade de passe na liga o que diz de quão bem ele ataca. Sabe transportar a bola e já o vimos a partir uma equipa inteira do Porto por mais do que um vez. A defender é incrivel, e se não fosse jogador do Sporting não fazia uma falta por jogo e levava 2 amarelos por ano, está sempre no sitio certo à hora certa. Isto tudo antes de o Jesus começar a trabalhar com ele, agora acredito que vai ficar ainda melhor e se o Ruben algum dia chegar ao nivel que o William com 22 anos chegou já será muito bom. A nossa seleção tem 3 grandes jogadores o Cristiano, o Pepe e o William.

    • João
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:57 pm

      JD com a capacidade de passe longo do Rúben, transições rápidas é mais mel ainda.

      Mas Portugal não joga em transições rápidas.

    • Tvz
      Posted Setembro 23, 2015 at 4:24 pm

      O comentario mais comico de sempre … A sorte é que eu já ouvi isto tudo com o custodio, com o hugo viana com o veloso … Há pessoas que se esquecem que passaram muito tempo a epoca passada a pedir banco para o wc … Veremos o futuro então.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 4:30 pm

      Subscrevo por completo Rodolfo Marques. Não percebo como o William é esquecido e só por ter 23 anos, parece que já é um velhote.
      Se o Rúben Neves fez mais para ser titular na seleção do que o William então não sei o critério. O Ruben tem qualidade e muito potencial , mas dizer que vai ser titular no euro, quando pode haver lesoes, e outros jogadores estão com bom rendimento para o lugar etc…Não sei qual o critério…
      João Teixeira Dias

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 4:36 pm

      Ruben Neves e Deus e eu só agora é que me apercebi. Futuro melhor do mundo na sua posição entre poucos outros. Já é titular em vez do William e só no físico e que perde o que ainda é mais notável. Aliás porque mesmo contra o Benfica só se viu Ruben Neves a roubar bolas, a matar jogadas, foi o homem do jogo.
      Calma. É bom jogador, pode vir a ser muito bom mas tem de haver calma no discurso.

      Luís Magno.

    • SENSEI
      Posted Setembro 23, 2015 at 5:17 pm

      Adoro ler comentários a falar do estilo de jogo da nossa seleção. Jogamos em posse ou em transição (engraçado que se fosse uma Roménia destas vidas, a palavra seria "contra-ataque")? É que o que leio aqui são antíteses, quanto ao nosso estilo de jogo.

      Por mim, até mesmo chamar-lhe futebol é descabido.

    • Tiago Martins
      Posted Setembro 23, 2015 at 5:47 pm

      Eu nem sei o que dizer Rodolfo, fiquei sem palavras…

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 5:47 pm

      O pessoal daqui precisa de uma intervenção minha.
      O Ruben Neves não é superior ao William, só para começo de conversa.
      Depois, Portugal não joga em posse, vejam o Bayern e o Barça para aprenderem alguma coisa.
      Em 2016 os 2 pivots defensivos serão William e Tiago (e que 2!!).
      Em 2018 o Fernando Santos já não será o seleccionador na minha perspectiva. Sendo AVB o homem ideal no momento ideal para implementar o futebol que a selecção precisa. Nesse contexto jogariam William (qual Busquets) e Ruben Neves (ao estilo Xabi Alonso). Surgindo à sua frente Moutinho e nas alas Bernardo Silva e Nani/Bruma.

      Qualquer dúvida disponham.

      Ass: Carlos Mendes Costa

    • João
      Posted Setembro 23, 2015 at 7:01 pm

      Eu também não Rodolfo, porque a partir do momento em que o William é o "jogador com melhor qualidade de passe da Liga" nem sei por onde começar..

      Bom regresso à Terra, já não falta muito para matar saudades das sonecas tipo atrás do Lucho no Porto – Sporting há duas épocas – golo.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 7:35 pm

      O João não está lembrado da exibição do Nani e do Adrien para a taça do ano passado certo?
      Pode ser que Gelson faça de 77…
      João Teixeira Dias

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 8:13 pm

      Sou sportinguista e reconheço qualidade mundial ao Ruben Neves, mas William está cá há mais tempo e isso pesa muito na decisão. Mas não são incompatíveis no mesmo modelo de jogo. Busquets e Xabi jogaram juntos.

      Zé Maria

    • Rodolfo Marques
      Posted Setembro 23, 2015 at 9:16 pm

      Falar das exibições do William contra o Porto para o prejudicar deve ser a gozar. É que o Ruben Neves ainda deve estar a procura do William tantas foram as vezes que "foi comido" por ele no Sporting – Porto da epoca passada. O próprio Lucho também lhe tentou ficar com a camisola num Porto Sporting. Entretanto gostava que me dissessem quem tem maior qualidade de passe que o William no campeonato português.

    • João
      Posted Setembro 23, 2015 at 10:33 pm

      João Teixeira Dias não me estava a referir a matar saudades de Sporting – Porto, mas sim das sonecas do William "Portento Defensivo" Carvalho. Mas para não dizer que vai daqui – Tello. Não preciso de dizer mais nada, pois não.

      Rodolfo o William normalmente faz o jogo da vidinha dele contra o Porto, o modelo do Porto encaixa bem nas características dele, é lento, compassado, dá tempo para o William tirar um soninho e ainda acordar a tempo de apanhar o Brahimi a dar a 3ª volta à pista. Mas não é isento de erro, e esse lance (que não é caso único, longe disso) é culpa quase exclusiva dele. Deu golo.

      O Rúben Neves JÁ TEM melhor passe longo que o William, não ter reparado nisso por esta altura é equivalente a admitir que nunca viram um jogo do Rúben Neves, é o que salta mais à vista. No passe curto qualquer Gaitán a tratar dos impostos, Jonas enquanto vira um bife, o "falecido" Jackson em dia não, caramba até o João Mário lhe dá aulinhas. O William farta-se de enterrar passes curtos e relativamente simples. Acertar 90% e os outros 10% serem uma comédia, em passes a 5-6 metros, não é propriamente um grande currículo. Progressão com bola sim, aí o William competirá com o Imbula e pouco mais, na nossa Liga. Físico idem e saber usá-lo para meter gelo no jogo com a bola, ja será dos melhores do Mundo com a sua idade. Posicionalmente já é muito bom apesar de , lá está, volta e meia se deixar comer entre linhas e demorar um bocado a recuperar. No remate, por exemplo, o Rúben é superior. É algo ele mostra pouco, até porque está bastante recuado no Porto, mas sempre que tentou andou muito perto de fazer golo.

      Ninguém aqui está a menorizar o William, agora "superior em TUDO (maiúsculas) ao Rúben" não é. E "melhor qualidade de passe na Liga" muito menos. Esse Toni Kroos do Lobito é imaginação vossa, o que não invalida que não tenha margem para progredir muito e ser um jogador de altíssimo nível.

    • Rodolfo Marques
      Posted Setembro 23, 2015 at 11:53 pm

      João mais uma vez vê o jogo do Sporting com o Porto na era do Leonardo Jardim. O famoso golo do Slimani nasce de um passe incrivel do William para o Andre Martins (que estava fora de jogo). Vê tambem o passe do william para o Iuri na final do Europeu sub.21. só 2 pequeninos exemplos de 2 passes a mais de 30 metros que deram golo, ou quase. e só estou a dizer estes de cabeça porque claro que sempre que ele joga faz passes longos inacreditaveis em que a bola para no pé do destinatario. Dizer que o William se farta de enterrar em passes curtos depois dizer que acerta 90% dos passes só pode ser para rir. Tens noçao que acertar 90% dos passes a jogar numa posição em que todas as jogadas passam por ele é uma excelente estatistica e são numeros só equiparados ao Busquets (melhor do mundo na sua posição)? Em Portugal nenhum trinco jogou mais do que o William. Muito menos o Ruben Neves que deve ter 15 jogos a titular no Porto.

    • João
      Posted Setembro 24, 2015 at 10:57 am

      Não, mas foi precisamente isso que eu disse. Precisamente por serem passes curtos, 10% é imenso, e não sei se chega a tanto. Não tenho a estatística mas duvido – muito – que o Busquets falhe 10% dos passes curtos. Se falhar 5% ou 6% já fico surpreendido.

  • João Dias
    Posted Setembro 23, 2015 at 2:01 pm

    Quando um portista ferrenho elogia desta maneira um benfiquista ferrenho está tudo dito…

    De resto, é impossível não concordar. O Bernardo é daquele tipo de jogador que nasceu com um dom para jogar futebol. Nota-se que é um talento inato. O chamado predestinado.

    Não sei se vai ser o melhor jogador da Europa mas vai estar lá perto (se é que já não está).

    Tem de sair rapidamente do Mónaco porque nota-se que é jogador para outros voos. Mesmo neste mau início de época dos monegascos ele é sempre dos melhores em campo…

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:13 pm

      O Quaresma é sportinguista…

      O Rúben Neves e o Bernardo têm um potencial tremendo e tenho dúvidas de quem será o melhor.

      Dizer que o Bernardo Silva neste momento está no lote dos melhores jogadores na Europa é gozo, João Dias.

      O Bernardo não tem espaço em nenhum equipa de topo neste momento( talvez na Juve, talvez) Que fique mais uns tempos no Mónaco.

      Francisco A.

    • João
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:16 pm

      Parei na 1ª frase. O Quaresma neste momento é quanto muito um portista ressabiado, como aliás é fácil de ver pelo resto da entrevista.

    • Rui Barros
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:18 pm

      Claramente dos melhores da europa actualmente, quase ao nivel de Messi, Ronaldo, Neymar, Suarez, Bale, Hazard , etc etc etc.

      João Dias e os seus exageros.. Ainda tem que comer muita sopa para chegar ao nivel dos que mencionei e de muitos mais (a lista é enorme). Pode vir a ser e tem mais que capacidade para isso, mas ainda tem que suar muito e provar que realmente é o que dizem ser!

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:22 pm

      Francisco A.
      Só uma nota: Quaresma é tanto Sportinguista como eu do Aliados de lordelo !!
      Joel M

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:25 pm

      O Bernardo está no lote dos melhores jogadores da Europa neste momento? Só se for no Top 50 porque menos do que isso duvido. O Quaresma tinha muito mais talento que o Bernardo e nunca esteve entre os melhores da Europa, é certo que foi por culpa própria mas só prova que não é fácil.
      Para mim é óbvio Bernardo tem muito talento mas ainda assim não um talento fora do normal, sinceramente não acredite que possa vir a lutar alguma vez pela Bola de Ouro.

      Ze

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:25 pm

      Francisco A, tens dúvidas agora e terás depois. Sendo jogadores que actuam em posições completamente diferentes, não há comparação…

      Nuno

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:27 pm

      Andas distraído Francisco A, quaresma é um portista apaixonado, basta seguir o Facebook dele ou blog e vais perceber…

      J.cesar

    • Carlos Duarte
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:28 pm

      O Mónaco foi uma boa aposta para ele porque se pode afirmar no onze como titular indiscutivel da equipa. Num clube maior não teria sido assim tão depressa.
      De resto, acho que seria pertinente potencializar o seu jogo em Espanha. Creio que se fez uma comparação a Messi quando o Bernardo começou a dar nas vistas, mas para mim o role-model ideal para ele seria o David Silva. Por isso, quando digo Espanha, digo uma equipa com carateristicas de jogo "Espanholadas". Dinamica e com posse. Aliás, seria um duro golpe para os Benfiquistas, mas até o Porto seria um destino interessante para o Bernardo, se bem que auguro algo um pouco maior e melhor para ele. Vamos ver.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:31 pm

      Em relaçao ao meu homonimo já sabemos que os exageros em referentes a jogadores portugues são recorrentes, vão ser todos os melhores, Portugal vai ter 10 portugueses nos 23 convocados para a bola de ouro daqui a 5 anos, mas , vai ter 1, com sorte 2.
      O Berrnardo tem muito talento pode ser um grande jogador e disso não há dúvidas mas temos outros jogadores portugueses com a possibilidade de chegar a esse patamar. O Ruben é um deles.
      O Quaresma é Sportinguista mas gosta do Porto , diria até que a paixao pelos dois é quase 50/50. Mas o Mustang sempre disse que era do porto.
      João Teixeira Dias

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:36 pm

      Ontem ouvi dizer que o Beckham não foi um jogador de classe mundial, hoje tendo em conta esse parênteses só posso concluir que o Bernardo já é um jogador de classe mundial. O futebol está mesmo mudado.

      Mário

    • João Lima
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:57 pm

      João Dias, só não concordo com a parte do Bernardo ser um talento natural.

      O rapaz tem um futuro risonho pela frente e uma qualidade tremenda mas está lá muito trabalho e dedicação até porque o Bernardo chegou a ser o médio defensivo suplente da equipa de iniciados do benfica, era um jogador banal que foi crescendo ao longo dos anos e se tornou hoje no futuro de Portugal.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:04 pm

      "Um portista nunca muda. Eu vou morrer portista e não tenho razão para mudar de clube "
      "Para mim, o Benfica e o Sporting nunca são justos campeões"

      Quaresma,o Sportinguista!

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:12 pm

      https://www.maisfutebol.iol.pt/portista-desde-pequenino-quaresma-um-sportinguista-de-sempre

      Portanto, Ricardo Ricard, se o Quaresma muda o seu clube de coração, como quem muda de camisola, eu não sei. Agora, em 2004, Quaresma com 21 anos era Sportinguista de coração, mas, isso não impede que em público tenha palavras mais carinhosas com o Porto porque foi aí onde foi mais feliz,

      Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 8:15 pm

      O Fábio Coentrão deu uma entrevista no seu quarto nas caxinas, todo ele forrado a verde e branco. Do Rio Ave? Não. Do Sporting. Disse inclusivamente que o seu sonho era jogar no Sporting. A vida dá muitas voltas…

      Zé Maria

  • NoSense
    Posted Setembro 23, 2015 at 2:06 pm

    «Nascemos com o talento, depois aproveitamos ou não…» by Quaresma

    • Filipe Azevedo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:20 pm

      Acho que e mesmo por ser ele a dizer que ganha ainda mais importancia. Ele nao e parvo, sabe o que perdeu…

    • Vcg
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:22 pm

      Faz o que eu digo, não faças o que eu faço (fiz no caso de Quaresma)…
      Nunca um ditado popular se adequou tão bem.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:24 pm

      O Quaresma só o aproveitou até aos 25/26 anos. A cabeça é que não deu para mais.

      Francisco A.

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2015 at 2:06 pm

    Pelo que fez na temporada passada, jogando com regularidade na liga francesa e tendo alguns minutos na LC (exibindo-se com qualidade), é sem dúvida o futuro da selecção. O jogador mais virtuoso da sua geração, com uma qualidade técnica e capacidade de desequilibrar muito acima da média, e que tem vindo a ganhar cultura táctica com Leonardo Jardim.
    Quanto a ser o melhor da Europa, já é uma meta muito ambiciosa. Mas se evoluir como tem vindo a fazer, e se se transferir para uma equipa de topo europeu, poderá almejar uma carreira de grande sucesso.

    Bernardo C.

  • Invictus
    Posted Setembro 23, 2015 at 2:07 pm

    Obvio que serias 3 ou 4 opção, se Tello e Varela são 3 e 4 opção…
    Com muita pena minha(pois foste um grande jogador no FCP) estas na pre-reforma…

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:19 pm

      Invictus, o Quaresma na sua 1ª passagem no Porto era O jogador, um mágico e era muito desequilibrador. Na 2ª passagem era mais um que estava no plantel. Por cada 10 fintas que fazia 2/3 saiam bem e por cada 10 cruzamentos só um ia para a cabeça do Jackson.

      Neste Porto, Ricardo Quaresma não faz falta ( Varela é melhor).

      Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 9:10 pm

      o tempo dele já lá vai, e depois de já estar "reformado" até nem foi mau o que deu ao Porto durante a 2ª passagem. Pessoalmente não esperava tanto.
      Já na temporada passada o treinador o "chutou" várias vezes do grupo (quem se lembra da substituição contra o Lille?), por isso fez bem em sair.

      Bruno M.

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 23, 2015 at 2:11 pm

    É uma questão de lógica e olhar para o talento puro dos jogadores e as suas evoluções sem qualquer tipo de clubite ou inveja…Certezas não há na vida mas o Bernardo é diferente,não é um miúdo que ainda é um projecto com talento,não digo que vai ganhar uma bola de ouro ou ficar entre os 3 primeiros,mas tem condições mais do que suficientes se tudo correr normalmente para estar nos 23 nomeados da bola de ouro daqui a poucos anos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:37 pm

      "Se és benfiquista mesmo, pensa antes de falar…pensa no que o Rodrigo deu ao Benfica, tanto em golos como em futebol, dizer que é um barrete é simplesmente ridículo" by Ricardo Ricard numa notícia VM ontem.

      Parei antes das reticiências no teu comentário. Como é possível dizeres que é uma questão de olhar para o talento de um jogador sem clubite e escreves aquilo ontem? Mudas de opinião todos os dias, é?

      Tenta ao menos ser coerente.

      Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:00 pm

      Que exemplo é esse? É mesmo para dizer o quê? Que o Rodrigo não tem talento? É que se é isso não vale mesmo a pena…

      JD

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:04 pm

      JD, não me vou alongar no meu comentário, só te digo, aprende a ler, que isso ou são palas vermelhas ou falta de vista.

      Francisco A.

    • Francisco Vieira
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:18 pm

      Francisco A., não vale a pena.

      Quanto aos comentários do Quaresma, não disse nada fora do normal. O Bernardo é o melhor jovem jogador português e tem tudo para singrar num grande clube europeu no futuro.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:53 pm

      Mas o que é que esse comentário e o que eu disse sobre o Rodrigo tem a ver com o Bernardo? É que não percebi mesmo… Mas também,perceber pessoas que acham que um jogador que tem um rácio de 0.6 golo por jogo durante 73 jogos é um barrete…Não vale mesmo a pena se calhar.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 6:59 pm

      Não estou dentro do contexto do comentário que proferiste, mas depreendo que foi sobre um comentário em que disseste que o Rodrigo é um barrete. E sendo assim acho que não vale a pena argumentar com alguém que não gosta de futebol, mas sim do Porto. Cada um tem a sua opinião, mas consoante as opiniões de cada um percebe-se as pessoas que devem ser levadas mais a sério e outras que não.

      JD

    • Rafael Bragança
      Posted Setembro 25, 2015 at 10:33 pm

      Pelo que percebi, o que o Francisco A. quis dizer foi que o ricardo ricard não foi coerente, porquanto num dia pede que vejam as coisas sem "clubite" e no anterior tinha dito "se és benfiquista mesmo pensa antes de falar".. apelando à clubite…..

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2015 at 2:25 pm

    "Nascemos com o talento, depois aproveitamos ou não…", esta frase diz tudo e ainda por cima referida por ele mais sentido faz. E foi isto que definiu a carreira do Quaresma.
    Poderia ter tido uma carreira muito melhor, se tivesse cabeça (o que falta a muitos, e muitas vezes é mais importante que os bons pés)

    DC

  • Rodolfo Trindade
    Posted Setembro 23, 2015 at 2:32 pm

    Bela frase de Quaresma e que se aplica a ele mesmo "Nascemos com o talento, depois aproveitamos ou não.."!

    Quando apareceu para mim Quaresma tinha mais talento puro que o Cristiano!

    Quanto ao Bernardo é de facto um talento fantástico!

    Um jogador que cresceu imenso nas mãos de JJ! Se não fosse ele não era metade do jogador que é hoje.

    Se continuar a ser um jogador focado no trabalho tem tudo para ir muito longe.

    Meio-campo com ele, Ruben Neves, William, João Mário, André Gomes, etc.. não é por aqui que nos podemos queixar.

    • Gongas
      Posted Setembro 23, 2015 at 4:38 pm

      Dizer que o Bernardo cresceu imenso maos do jj e dos maiores disparates que ja vi, o jj nao tem mérito nenhum no Bernardo ate tem muito demérito pois qualquer pessoa conseguia ver o talento que estava ali e mesmo assim nao foi aposta.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 5:30 pm

      Não percebeste que o Rodolfo estava a ser irónico.

      MG

    • Flavio Rocha
      Posted Setembro 23, 2015 at 5:42 pm

      Há pessoas que têm problemas em perceber clara ironia…

    • Rafael Vicente
      Posted Setembro 23, 2015 at 7:58 pm

      No tempo de Ronaldo haviam 2 que eram melhores Quaresma e Paim (o primeiro foi o grande Aurelio Pereira a dizer que era mais talentoso e o segundo foi o próprio Ronaldo). E por aqui nota-se a diferença de personalidades e vontade, Ronaldo combateu o hiato que o separava dos 2 com muito esforço e dedicação, eles dormiram à sombra do talento e foram ultrapassados.

      Isto relembra-me a história da cigarra e da formiga. A cigarra tinha melhores condições físicas para trabalhar e sobreviver ao inverno mas não trabalhava e a formiga com menos condições trabalhou e consegue sobreviver ao inverno.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 9:18 pm

      Quando se fala em talento e na capacidade de o aproveitar ou não, lembro sempre de um documentário em que o Di Stefano afirma que quando estava nas camadas jovens, 50 % dos jogadores eram melhores que ele!
      Ser um Ronaldo ou ser um Messi dá muito trabalho, e a maioria dos jogadores não estão dispostos a se sacrificar, especialmente quando começam a ver a conta a engordar!

      Bruno M.

  • NFM *
    Posted Setembro 23, 2015 at 2:32 pm

    O Quaresma sempre que fala só diz asneiras…

    Só voltou a selecção pelo que fez no Porto e é obvio que não seria titular mas qualquer jogador corre esse risco em determinada altura da carreira…

    Agradeço o que fez pelo Porto mas se não aceita o banco só restava sair pois criava focos de instabilidade…

    Eu acho que o ponto de ruptura foi quando disse que só ele e o Helton sabiam o que era o Porto, Maicon era o capitão e tem muitos anos de Porto e não gostou nada,,, O destino dele ficou traçado aqui…

  • scp_fan
    Posted Setembro 23, 2015 at 2:41 pm

    Honestamente e vendo muita qualidade no Bernardo, não o acho nem o jogador Português sub21 mais talentoso, nem o com mais potencial.

    O mais talentoso (e aqui refiro-me a talento puro) é: Bruma!
    Os jogadores com mais potencial são: Rúben Neves, André Silva e Gelson Martins.(isto falando só de jogadores nascidos até 1997)

    Por muito que valorize Bernardo Silva, do ano de 1994 ainda está atrás de:
    Sterling, Oliver, Depay, Marquinhos, Zouma, Çalhanoglou ou Kovacic!

    SL!

    • João
      Posted Setembro 23, 2015 at 4:02 pm

      Acho o Iuri mais talentoso que o Bruma e Gelson, igualmente mais que o Bernardo também. Talento, porque traduzir para o relvado até o Ivo Rodrigues o supera muitas vezes. Falta-lhe muita decisão. E consistência.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 23, 2015 at 2:45 pm

    De facto o Bernardo é um génio tal como Quaresma mas o jogador formado no Benfica parece ter mais cabeça que o Mustang e por isso não me admiro nada se o vir num clube de top mundial daqui a poucos anos e a ser titular (encaixava bem no Barça).

    Imagino daqui a uns 5 anos a Seleção Nacional no Euro 2020 com Patrício, Semedo, Ilori, Vezo, Guerreiro, William, Neves, Bernardo, Gelson, Bruma e A. Silva.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 2:54 pm

      Diogo Palma, vamos ter que levar com mas 5 anos de Patrício na seleção? Que dor me deu.
      De resto, concordo com o onze.

      Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:07 pm

      É verdade que a mim também me começam a fazer sonhar estas novas fornadas, no teu onze trocava o Semedo pelo Cancelo. E em 2020, também provavelmente e se tudo correr bem, Renato Sanches, João Carvalho, Rui Pedro, Moreto, João Nunes entre muitos outros, tu que eu sei que és sportinguistas, consegues me dizer alguns nomes leoninos que poderiam eventualmente estar no Euro 2020 ?

      Seabra

    • Gonçalo Melo
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:12 pm

      Nao percebo a embirraçao com o cavaleiro. O gelson fez três jogos no Sporting ja é o maior. A seguir ao bernardo e ao joao mario o cavaleiro tem sido o melhor sub23 português esta época. Mas percebo que o rapaz ter saído por 15 milhões faça comichao a muita gente. E espero sinceramente que a seleção nao tenha de levar com o patrício a titular muito mais tempo.

    • Tiago Martins
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:35 pm

      Cancelo tem melhores condições que Semedo, Renato Sanches também deve aparecer nos próximos tempos (já não está a fazer nada na "B") e tem um potencial tremendo e Rony Lopes mais tarde ou mais cedo afirmar-se-à como um dos melhores jogadores portugueses.

    • scp_fan
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:35 pm

      Gonçalo, basta ter dois olhos na cara para se ver a diferença na capacidade do Gelson para o Ivan… Técnica, controlo de bola, drible,… A única coisa em que o Ivan supera o Gelson é na finalização e por ser mais um segundo avançado do que é um extremo!

      SL!

    • Tiago Martins
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:42 pm

      Fisicamente o Cavaleiro também é superior. O Gelson tem que melhorar na decisão, é um jogador que em qualquer altura do jogo, em qualquer zona do terreno, frente a 1, 2 ou 3 adversários parte sempre para o duelo individual. Mas talento puro claro, tem mais que Ivan.

    • João
      Posted Setembro 23, 2015 at 4:10 pm

      Essa selecção do meio campo para a frente, até agora já era capaz de se safar.

      A defesa é que… meh. E o Semedo até é um bom contraponto ao Guerreiro porque juntar Cancelo e Guerreiro é ter dois aprendizes de extremo e duas auto-estradas em cada ala a defender.

    • JSC
      Posted Setembro 23, 2015 at 4:25 pm

      Sem dúvida, os médios teriam de estar mais preocupados em defender do que atacar com esses defesas laterais.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 6:13 pm

      Seabra,

      Leões que podem estar no euro 2020 … talvez o Patricio, Oliveira, Tobias, William, J. Mario e Gelson. Wallyson e Matheus Pereira sao brasileiro mas talvez se naturalizem.

      Diogo Palma

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2015 at 9:22 pm

      Diogo Palma, desce à terra e faz o onze da França para 2016 ou 2018 com jogadores da mesma idade desses portugueses, e surpreende-te!

      Bruno M.

  • Kafka I
    Posted Setembro 23, 2015 at 3:02 pm

    As variantes para se chegar ao topo do Futebol são imensas e portanto fica sempre muito dificil prognosticar se o jogador x ou y vai atingir o topo, até porque há uma variante que é a principal de todas (e não é o talento), e que nós adeptos de fora não conhecemos de todo ou conhecemos muito pouco, que se trata da componente mental e de foco e dedicação ao jogo,

    Por muito talento que exista, senão houver foco a 200% no jogo nada feito, e impossivel chegar ao topo, já o contrário é possivel, pois com dedicação mesmo que sem ser um talento nato é possivel lá chegar, e o melhor exemplo de todos até pode ser Quaresma vs Cristiano, que talvez os mais novos hoje em dia já não se lembrem, mas na altura em que os dois aparecerem o Quaresma tinha mais talento inato e era apontado quase unanimemente como tendo mais talento puro que o Cristiano e no entanto hoje em dia, todos sabemos o que aconteceu…

    Recuando um pouco mais atrás, o João Vieira Pinto na altura era considerado o jogador mais talentoso da geração de ouro, no entanto o Figo e o Rui Costa ultrapassaram-no e como se vê neste exemplo por vezes basta a "variante" do clube onde se joga ou do rumo que se quer dar à carreira para se chegar ao topo ou não..pois vejamos e mesmo sendo pura especulação

    – O JVP na altura em que o Figo e o Rui Costa sairam, teve propostas do Man United (que na altura estava a iniciar uma era de dominio em Inglaterra e até na Europa) , ora imaginemos que o JVP em vez ter ficado no Benfica, teria ido para aquele United? pois bem nesta altura talvez o melhor jogador Tuga daquela geração não fosse o Figo mas fosse o JVP que era o mais talentoso e portanto já partia com a vantagem de ter mais talento, e teria ido parar às mãos do Alex Ferguson e numa equipa que se preparava para dominar interna e externamente

    Ora bem com isto o que quero dizer é que as variantes são tantas que acaba quase que ser um tiro no escuro dizer que o jogador x ou y vai ser o melhor, e por vezes basta escolher mal o clube e tudo se destrói ou por outro lado se dá o salto…

    Portanto quanto ao caso em concreto do post do Bernardo, se vai ser o melhor jogador da Europa? é dificil dizer agora o melhor parece-me algo exagerado até porque olhando para os jogadores da mesma geração que ele e que farão os próximos 9/10 anos de futebol como ele, diria que o Bernardo já esta num nivel abaixo de alguns como Verrati, Pogba (eu sei que o Pogba, Verrati não têm a mesma idade mas isso pouco interessa, porque são da mesma geração e vão fazer os próximos 10 anos de futebol como o Bernardo)

    Portanto o Bernardo teria de crescer bastante para saltar para o patamar destes 3 por exemplo, que me parecem ser os 3 melhores jogadores do Mundo sub 23 por assim dizer, agora que pode vir a ser um dos melhores jogadores da Europa e quiça andar entre os 23 nomeados da Bola de Ouro sem duvida que pode lá chegar desde que continue focado no jogo e saiba escolher bem o clube para onde vai

    • diogoribeiro
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:31 pm

      Muito bom, Kafka!

      Tentar projetar a carreira de jogadores pode meter piada, mas é um exercício inútil. O Quaresma tinha tanto talento como o Ronaldo, o Gasquet era melhor que o Nadal, etc.

    • The Monster
      Posted Setembro 23, 2015 at 3:39 pm

      Desconhecia essa de que o João Pinto era considerado o jogador mais talentoso da sua geração.
      Vi-o jogar do último ano do Benfica para a frente até ao final da carreira, e não via nada de especial nele, tirando umas piscinadas, mas lá que era muito popular aqui em portugal, isso era, mas Figo e Rui Costa eram muito melhores.
      Ontem tive a ver um Juventus-Benfica no youtube, relatado pelo Jorge Perestrelo, e ele nesse jogo foi um zero, raramente recepcionava bem a bola, e quando conseguia fazê-lo decidia mal. O Rui Costa nesse jogo, apesar de não ter feito nada de mais, via-se que tinha muito mais técnica em espaços curtos e pensava muito mais rápido. O Paulo Sousa, apesar de ser mais recuado, e ter mais tempo para pensar, também era mais evoluído tecnicamente.

    • Kafka I
      Posted Setembro 23, 2015 at 4:01 pm

      The Monster

      Sem duvida, hoje em dia o Figo, Rui Costa e Paulo Sousa estão sem duvida num patamar superior, mas em meados de 90/91 ali por volta do Mundial 91 o JVP era a "next big thing" do futebol Português, e até era apelidado do "menino de ouro" ah e nada teve a ver com hype do Benfica, porque ele só veio para o Benfica em 92 e já em 89..90.. 91 era a grande promessa do futebol tuga, quando ainda jogava no Boavista e depois teve uma passagem falhada no Atl Madrid com 18 anos salvo erro…

      Depois o Figo e o Rui Costa ultrapassaram-no, mas a nivel de estatuto e de promessa para o futuro na altura do que me lembro toda a gente apontava o JVP como a estrela daquela geração, inclusive foi o unico bi-campeão do Mundo, teve em Riade e em Lisboa..

    • JSC
      Posted Setembro 23, 2015 at 4:31 pm

      Dessa geração dizia-se que o Peixe era melhor que o Figo.

    • The Monster
      Posted Setembro 23, 2015 at 4:52 pm

      Mas tu achavas ele nessa altura mais talentoso que o Figo e Rui Costa?

    • Jorge Silva
      Posted Setembro 23, 2015 at 5:11 pm

      E quando pensava já ter lido de tudo eis que surge um "JVP era só piscinadas e nada mais". Sim senhor.

    • jonijunaz
      Posted Setembro 23, 2015 at 5:26 pm

      The monster aconselho o a fazer uma pesquisa sobre o joao vieira pinto, os primeiros anos no boavista e ainda novo no benfica. Aproveite e veja tambem um slalom contra alemanha, o 6-3 e o 4-4 em leverkusen, o golo contra inglaterra no euro 2000 ao alcance de poucos. Os inumeros golos na seleção e por fim as muitas assistencias para o jardel. Senao vestiu a sua camisola fica lhe mal falar assim dum dos melhores jogadores portugueses de sempre

    • JC
      Posted Setembro 23, 2015 at 5:50 pm

      Bom comentario Kafka. Era isso mesmo. No entanto havia quem dissesse que Cristiano iria mais longe, pelo superioridade fisica(se bem que Quaresma era muito muito rapido tambem!)…numa epoca em que o lado fisico(pré-Barcelona Guardiola)era muito valorizado. A comparaçao entre os 2 era recorrente. Eu fiquei mais do lado de Cristiano, por uma coisa parva…na epoca eu tambem jogava em escalões inferiores, e dizia a todos que para se ser um driblador de grande sucesso, ser ambidestro era fundamental…e demonstrava-o com as pedaladas a sair para os 2 lados, parte exterior de um pe e de outro. E argumentava(estupidamente)que Quaresma ia sempre para o mesmo lado, depois de umas simulações e que Cristiano era muito mais imprevisivel…poderei ser perdoado por ainda nao ter existido Messi e ser novinho demais aquando de Rei Maradona?

      Do Joao Pinto, eu ainda era puto, mas lembro-me que para mim o melhor era Rui Costa, dessa geraçao de 91. Mas sim, o hype era todo para o menino de ouro do Bessa…o Figo é que evoluiu que foi um disparate! Incrivel! Como se tivesse aprendido a driblar depois dos 20…ele fazia umas coisas interessantes, mas nem de perto nem de longe, o desequilibrador que depois se tornou, cheio de truques, cheio de habilidade.

    • The Monster
      Posted Setembro 23, 2015 at 6:00 pm

      Atenção que eu não falei mal do João Pinto, apenas disse que não o acho nada de especial ao ponto de ter mais talento que o Figo e Rui Costa.

    • Kafka I
      Posted Setembro 23, 2015 at 6:19 pm

      The Monster

      Eu na na altura tinha 7/8 anos, já via e consumia futebol em doses industriais mas não tinha grande sentido critico derivado da precoce idade eheh,

      Ainda assim o meu jogador favorito era o Rui Costa porque dos 3 (JVP; Rui Costa e Figo) era o único do Benfica, tinha marcado o último golo de penalty da vitoria do Mundial e estas coisas numa criança de 7 anos pesam ahah…agora mesmo tirando isso o jogador que mais gostava era o Rui Costa porque com bolinha nos pés para mim era o melhor e o que mais me entusiasmava ver com a bolinha nos pés, e num miudo de 7/8 anos o que mais importa é bola nos pés :), portanto respondendo à tua questão, dentro das condicionantes que é ter 7/8 anos de idade o melhor para mim era o Rui Costa, agora aos olhos de Portugal é como o JC diz, o melhor era o "menino de ouro do Boavista" :)

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 23, 2015 at 3:31 pm

    Bernardo Silva além do talento inato que tem, é um jogador muito inteligente e humilde, o que é essencial para vingar ao mais alto nível. Nunca duvidei que vingasse no Mónaco (apesar da primeira época ter superado as minhas espectativas, pois o salto competitivo foi enorme) e neste momento já é das figuras do clube francês. Nas duas internacionalizações AA que tem, foi em ambos um dos melhores em campo, pelo que nesta altura faria pouco sentido Fernando Santos retirá-lo do onze, considerando também a concorrência. Pessoalmente até gosto de vê-lo partir de uma ala, e numa selecção com Ronaldo ao meio tem toda a lógica ter um “extremo” que faça muitos movimentos interiores e que seja forte no passe.

    Não sei se será a figura de proa da selecção pós- Ronaldo, indefinição essa que é positiva, pois é sinal que há muitos jovens de qualidade a aparecer. Diria que os que tem mais potencial para serem os melhores do mundo na sua posição são – João Cancelo e Rúben Neves. Há muitos outros com condições incríveis (que não vou estar a enumerar todos), mas no Benfica B há um jogador que me enche as medidas, mais do que qualquer outro que passou por este escalão (o que não quer dizer que seja o que vai fazer melhor carreira, isso dependerá de muitos fatores) – Renato Sanches. Considero até que o centrocampista encarnado já deveria estar na equipa AA e que em pouco tempo seria o parceiro de Samaris no meio-campo.

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2015 at 3:49 pm

    Cancelo, Nélson Semedo, Raphael Guerreiro, William, Rúben Neves, Bernardo Silva, Bruma, André Silva são jogadores nata das natas para a próxima década.

    Ass: Luís Rodrigues

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2015 at 8:21 pm

    O Fabio Paim tinha talento para dar e vender (talvez o jogador que me lembro de ter mais talento puro), com a idade do Bernardo jogava no Chelsea e depois foi o que se viu. Há tanta coisa que influencia isto…

    Zé Maria

Deixa um comentário