Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Boa 1.ª parte foi suficiente para o Sporting; Nuno Mendes marcou um golo espectacular; Nuno Santos fuzilou de cabeça; Tabata e Gonçalo Inácio estrearam-se

Portimonense 0-2 Sporting (Nuno Mendes 4′ e Nuno Santos 11′)

O Sporting conseguiu a 2.ª vitória consecutiva fora para a Liga ao levar a melhor em Portimão. Os leões, que realizaram um bom 1.º tempo, decidiram a partida logo nos minutos iniciais, com Nuno Mendes a desbloquear o marcador depois de um lance individual incrível, e Nuno Santos a ampliar pouco depois com uma grande cabeçada. Essa vantagem permitiu à equipa de Amorim não acusar a eliminação na Liga Europa, e, tal como em Paços, ir fazendo uma gestão, num jogo em que Gonçalo Inácio (substituiu o lesionado Feddal) e Tabata (falhou o 3-0 isolado) se estrearam. Já o Portimonense viu-se a perder por 2-0 logo aos 11 minutos e, apesar de ter ameaçado em alguns lances, principalmente de bola parada, e ter tido mais remates, só incomodou verdadeiramente Adán já no minuto 94.

Portimonense – A equipa algarvia fica a lamentar a má entrada no jogo, que coincidiu com os 2 golos sofridos. Samuel foi pouco testado na baliza e sai sem culpa nos golos, na defesa Anzai e Fali Candé estiveram muito ativos nos respetivos flancos, apoiando bastante o ataque, enquanto Maurício fez alguns erros. Lucas Fernandes realizou uma má partida, perdendo quase todos os duelos a meio campo, na frente Fabrício foi o mais activo, mas pecou sempre na finalização.

Sporting – Uns 20 minutos iniciais de grande qualidade chegaram para garantir a vitória, mas contra uma equipa mais capaz a inércia em controlar o jogo na 2.ª parte podia ter causado um dissabor. Adán disse presente sempre que foi chamado a intervir, já na defesa Feddal cometeu alguns erros e saiu lesionado (Inácio entrou para o seu lugar), Neto esteve a bom nível e Coates cumpriu. Nuno Mendes foi o melhor em campo, marcando um golaço e vencendo a maioria dos duelos, pelo menos até o cansaço acumular, e Porro voltou às boas exibições e mostrou capacidade para aparecer em zonas de finalização (2 remates perigosos). Matheus Nunes fez uma bela primeira parte, Pedro Gonçalves também sai com nota positiva, já Tiago Tomás desapareceu demasiado cedo da partida (está a sentir o peso de jogar 2 vezes por semana), Vietto voltou a pecar na finalização e Nuno Santos foi o melhor do trio da frente. Tabata estreou-se saído do banco e ainda teve chance de fazer o 3-0, mas desperdiçou quando ia isolado.

XI Portimonense: Samuel; Willyan, Maurício, Lucas Tagliapietra; Anzai, Dener, Lucas Fernandes, Fali Candé; Aylton, Beto, Fabrício.
XI Sporting:
Adán; Neto, Coates, Feddal; Pedro Porro, Matheus Nunes, Pedro Gonçalves, Nuno Mendes; Tiago Tomás, Nuno Santos, Vietto.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

51 Comentários

  • Mike-UK
    Posted Outubro 4, 2020 at 10:56 pm

    Exibição sofrível deste grupo de coxos que só deve garantir a manutenção lá para Abril.
    Gostei muito do Pedro Gonçalves, melhor em campo claramente.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 4, 2020 at 11:03 pm

      Mike,

      Espero que tenhas sido, apenas, irónico, certo?

      Saudações Leoninas

      • Mike-UK
        Posted Outubro 4, 2020 at 11:24 pm

        Estiga, estou a alinhar com a Malta que acha que não temos plantel para sequer lutar pelo título da segunda liga.
        Dá imenso trabalho, isto…

  • DICAS
    Posted Outubro 4, 2020 at 10:58 pm

    O Ruben tem de trocar o Braganca pelo Pote

    O Primeiro mostrou uma intensidade na pressao alta e tem aquela facilidade de desbloquear um passe mm com adversario a cair em cima dele.

    O Pote é tipo um Bruno Fernades … funciona a 8 mas acho que era no vertice ofensivo que ia explanar toda a sua qualidade … o Sporting fica mais perigoso com ele a frente. Ele tem golo!

    Ps: que bom sabe ter um guarda redes como o Adan na baliza

    • Fantantonio
      Posted Outubro 4, 2020 at 11:22 pm

      O Pote tem pouco tempo de treino, para já é normal que não esteja a jogar com grande intensidade, acho que nem devia ter feito os 90 min hoje.

    • Mike-UK
      Posted Outubro 4, 2020 at 11:30 pm

      Tipo um Bruno Fernandes ou um Balakov?
      Eu quando olho para ele e depois fecho os olhos vejo até momentos do Lampard.

      • Chico
        Posted Outubro 5, 2020 at 12:06 am

        O que ele queria dizer era que o Pote é um terceiro médio que pode jogar ocasionalmente como o segundo, mas claro…

        • DICAS
          Posted Outubro 5, 2020 at 9:43 am

          Sim obg Chico.

          Nao estou a comparar a qualidade intrinseca de Bruno a Pote mas sim as posicoes que acho que ambos saem mais beneficiados

      • DICAS
        Posted Outubro 5, 2020 at 9:42 am

        Jovem, ja ando no blog à alguns anos e ja começo a conhecer o estilo de cada um.

        Tu Mike, tens comentarios que por vezes podem nao ser percebidos por outras pessoas mas que ate demonstram capacidade de ironia com um toque critica mas feitos de forma inteligente. Its your style i guess …

        Neste ate foste directo porem falhas te a questao. O Pote e o Bruno para MIM sao parecidos no facto de exponenciarem mais as suas qualidades na posicao de medio ofensivo. A vontade de atirar toros para o lume é tanta que até falham em acertar na lareira …

  • supermassive
    Posted Outubro 4, 2020 at 10:58 pm

    Fico com a ideia de que se passou algo no intervalo.
    Os jogadores do Sporting demoraram imenso a regressar, o RA regressa muito antes e há uma imagem no banco em que coloca as mãos na face, demonstrando desespero, e a qualidade do jogo na 2a parte.
    Espero estar errado.

  • Kacal
    Posted Outubro 4, 2020 at 10:59 pm

    O Sporting continua coeso, forte defensivamente e eficiente na frente, mas parece-me que quando estão em vantagem acabam por descer demasiado as linhas e dar em demasia a iniciativa ao adversário, jogam melhor quando está 0-0 ou em desvantagem e têm entradas fortes, mas depois têm mais dificuldades, contra adversários melhores podem sofrer consequências. Mas vencer é vencer e mais vale jogar menos bonito e vencer que o contrário.

  • Joao X
    Posted Outubro 4, 2020 at 10:59 pm

    Hoje já gostei. Grandes golos.
    Preocupa-me a passividade após estar a ganhar por 2-0, partilham da mesma opinião?

    Bragança começa a mostrar bons pormenores como receções orientadas que desequilibram logo. Coisa que falta a praticamente todos os jogadores. Se não estou em erro, apenas ele e Jovane são capazes disso.

    Nota para Tiago Tomás. Apesar de estar a cumprir não podemos, por nada neste mundo, jogar com ele é titular. O miúdo tem 18 anos (!!!) e ainda não apresenta qualidade para ser titular.
    Precisamos de um PL de +10M, por favor Varandas!

    • Estigarribia
      Posted Outubro 4, 2020 at 11:09 pm

      João,

      A passividade, como tu disseste, tem mais a ver com o facto do Sporting ter querido gerir o jogo sem forçar muito, na minha opinião. Mas acho que poderíamos ter feito um pouco melhor, mas fiquei satisfeito na mesma.

      Quando ao Tiago Tomás, acho que ele pode ir entrando aos poucos na equipa e segundo já ouvi muitos comentadores a dizerem, ele faz lembrar o Liedson em alguns aspectos (pessoalmente não gosto muito deste tipo de comparações, porque colocam muita pressão nos miúdos). E o PL titular por mim seria Paulinho que seria garantia de golos e qualidade individual.

      Saudações Leoninas

      • Miguel Lopes
        Posted Outubro 5, 2020 at 1:31 am

        Eu não consigo gostar do Paulinho e muito menos para o Sporting. Deixem-no estar em Braga descansado, é demasiado caro. Paguem mas é o Rúben Amorim que eu já estou farto de ouvir o Salvador a queixar-se que ainda não o pagámos.
        Estamos a criar uma equipa de raiz, mas não podemos gastar aquilo que não temos e eu acho que precisamos mais de um central rápido que saiba sair a jogar.

        • Estigarribia
          Posted Outubro 5, 2020 at 11:54 am

          Miguel,

          O Paulinho tem qualidade e já está mais do que adaptado ao futebol português pelo que não seria assim tão mau negócio para o Sporting. E o facto de ser caro, a qualidade paga-se e os 15 milhões de euros seriam muito bem empregues no Paulinho. Preferiro mil vezes ter um Paulinho, que garante golos, do que 20 Jesés.

          Saudações Leoninas

  • Estigarribia
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:02 pm

    Jogo muito entretido e aquele golo de Nuno Mendes tem de ser o golo da jornada. A continuar a jogar assim, o miúdo nem duas épocas fica em Alvalade. Que poço de talento é este puto…

    Luciano Vietto também esteve bem, especialmente na 1ª parte, e quando quer o argentino revela a sua qualidade. Se fosse sempre assim em todos os jogos é que era muito bom. E Matheus Nunes hoje esteve também praticamente irrepreensível e a fazer o papel que Wendel fazia no meio-campo leonino e esteve bem mais solto no campo.

    Uma palavra também para os estreantes, Bruno Tabata e Gonçalo Inácio, que quando entraram já não tiveram grande tempo para ter grande impacto num jogo que o Sporting conseguiu, mais ou menos, gerir. Melhores dias virão para os dois jogadores.

    Quando ao Portimonense, o emblema de Portimão tem jogadores para jogar mais e melhor e não é com o Paulo Sérgio a treinador que vão ter sorte. Aquela tentativa de entrar com três defesas-centrais borrou a pintura e, como Sportinguista, fiquei satisfeito com isso. Aliás, em relação ao Paulo Sérgio, o treinador do Portimonense desde que passou por Alvalade nunca mais venceu um jogo diante do Sporting.

    Saudações Leoninas

    • Miguel Lopes
      Posted Outubro 5, 2020 at 1:34 am

      Estiga, hoje não deu para ver muito do Gonçalo Inácio, mas este miúdo vai surpreender quando começar a jogar. Tem uma qualidade acima da média, para mim é melhor que o Quaresma.

  • cdiogo77
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:03 pm

    Sporting ainda com muito para melhorar e para crescer. Se os primeiros 20 minutos deixam água na boca, a falta de capacidade para manter a qualidade de jogo preocupa. Aliás o início da 2a parte voltou a ser penoso, novamente com demasiado relaxe, falta de concentração é muito, muito passe falhado. Fisicamente a equipa não está bem e espero que isso ajude a explicar alguns dos efeitos. Apesar disso acho que é um grupo de jogadores com potencial para crescer.

    À atenção de Rúben Amorim a facilidade com que o Portimonense chegou à linha, sobretudo pela direita (lado esquerdo da defesa do Sporting). Já se tinha visto em outros jogos, há ali movimentos e acompanhamentos a melhorar. Finalmente, espero que uma melhor frescura física melhore a passividade sem bola…é algo que infelizmente já caracteriza o Sporting há alguns anos e espero que mude.

    Individualmente: o golo do Nuno Mendes é um luxo, tem 18 anos é incrível (faz-me lembrar Alex Sandro), o incrível bom jogo de Neto, que tem melhorado bastante, o excelente jogo de Matheus Nunes que até vinha de um mau período. Já Nuno Santos tem boa qualidade técnica mas as vezes é lento na tomada de decisão (mas grande cabeceando) e Pedro Gonçalves não foi incrível mas foi bom (aquela perda de bola no final não pode acontecer).

    Resumindo uma equipa que ainda comete muitos erros, mas que acredito será competitiva.

  • Gregor Samsa
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:03 pm

    Exibição qb. Boa primeira parte e finalmente marcamos golo cedo no jogo, de resto foi gerir mas podiam ter marcado mais especialmente o lance do tabata que pareceu não querer marcar enfim…

    Golaço do Nuno Mendes e muito boa jogada no golo do Nuno Santos. O lance do golo do Coates se fosse no meio campo ninguém marcava mas pronto o critério dentro da área é sempre diferente não sei bem porquê…
    Mais importante que isto tudo é continuarmos com 0 golos sofridos no campeonato.

    SL

  • AfonsoA1906
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:08 pm

    Bons primeiros 15 minutos, o resto do jogo foi só defender. É verdade que a equipa está cansada porque fez muitos jogos em poucos dias mas temos de gerir o jogo com bola e não sem esta.
    Grande primeira parte de Matheus Nunes, Neto que costuma ser horrendo hoje não esteve mal de todo, Adán muito seguro. Estreia nervosa de Gonçalo Inácio e pena aquele lance do Tabata que podia ter dado o 3-0.
    Agora é descansar e quando voltar o campeonato tentar ganhar o próximo jogo!
    SL

  • Guentchev
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:12 pm

    Nuno Mendes num nível que nunca se lhe viu nos escalões de formação. Já era um grande jogador, mas a maturidade com que agora aborda cada lance é surreal. Alguém do scouting que explique que esta qualidade toda já estava lá e que não foi só um tiro de lotaria.

    • Filipe Ferreira
      Posted Outubro 5, 2020 at 10:25 am

      Eu não acompanhei a formação toda do Nuno, mas acompanhei alguns jogos nos sub23 na temporada passada, e para mim já se notava esta maturidade incrível e daí que sempre achei que já andava a mais nos sub23, mesmo com apenas 17 anos (na altura).

  • Red Punisher
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:13 pm

    Há muitos anos que o Sporting não ia para um clássico em igualdade pontual com o 1ºlugar. Portanto, RA fez melhor trabalho que os restantes técnicos, mesmo a época tendo apenas começado agora. Eu gosto dele, sendo benfiquista. Ele fará o Sporting crescer. Não sei porque criticam tanto Varandas. Se falarem menos e unirem-se mais podem perfeitamente lutar pelo campeonato. E este ano 2 diretos +1 3 pré rumo aos 47,5 M€. Bora lá melhorar o nosso futebol.
    P.S.- Nuno Mendes é 10x melhor que Grimaldo.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 4, 2020 at 11:22 pm

      Red Punisher,

      Obrigado pelas tuas palavras. É bom ver um Benfiquista a elogiar algo positivo num rival. É coisa rara, infelizmente em Portugal.

      Também simpatizo muito com o Rúben e espero que ele faça uma equipa ainda mais competitiva no Sporting. Frederico Varandas pode ter errado noutros treinadores mas acho que acertou neste.

      Saudações Leoninas

      • Red Punisher
        Posted Outubro 4, 2020 at 11:28 pm

        Gostava que o clássico tivesse adeptos. Se esperarem que o Covid acaba, só voltamos ao Estádio em 2021/2022.

      • Tiago Silva
        Posted Outubro 5, 2020 at 8:16 am

        Estigarribia, acho que o Rúben Amorim tem um grande mérito. Sabe qual é a prioridade, não sofrer golos, porque assim pode sentir-se mais tranquilo durante o jogo, em tempos instáveis tem que ser a prioridade. O Sporting defende com muitos, não é bonito, mas é eficaz. Ofensivamente ainda é muito curto, dependem demasiado do que os alas fazem. Há poucos processos, principalmente em ataque posicional, o Sporting tem que subir claramente o nível.

        • Estigarribia
          Posted Outubro 5, 2020 at 11:56 am

          Tiago,

          Concordo. Também já reparei, desde a pré-época, e mantendo o jogo com o LASK Linz de parte, que o Sporting tem vindo a sofrer poucos golos e aí mérito para o Rúben, como disseste, e muito bem. Por norma, o processo defensivo é o que demora mais tempo a ser trabalhado e fico feliz por o Rúben ter começado por aí. Quando o processo defensivo estiver mais afinado, depois vai-se trabalhando a parte mais ofensiva do jogo leonino.

          Saudações Leoninas

        • coach407
          Posted Outubro 5, 2020 at 1:03 pm

          Não concordo particularmente que o 1º pensamento de um treinador do Sporting deva ser não sofrer golos. Muito menos em 3x4x3.

          Na maioria dos jogos do Sporting, a equipa já começa em “desvantagem” porque o empate não serve, tem de marcar golo urgentemente. Se chegar ao intervalo e ainda não estiver a ganhar é mau sinal. É com este pensamento que qualquer equipa que queira ficar nos lugares cimeiros da tabela tem de entrar.

          Portanto uma equipa como o Sporting tem de correr riscos desde o 1º minuto porque tem de ir logo atrás do resultado, correr contra o tempo porque o empate é péssimo.

          De qualquer forma, o Sporting acabou de levar 4 batatas no único jogo que tinha um grau de dificuldade um pouco mais elevado portanto não sei até que ponto se pode dizer que o Sporting defende bem sequer.

          Mas, lá está, não acredito que a prioridade do Rúben Amorim seja a defesa. Muito menos num esquema que defende com muitos como disseste e bem. Aqui as grandes questões são ofensivas e criar o máximo de formas possíveis da equipa chegar ao golo.

          Aliás, perguntaram ao treinador do Gil Vicente um comentário em relação ao facto da equipa ainda não ter sofrido qualquer golo e ele respondeu “honestamente, preocupo-me muito mais em marcar golos. Não sofrer é bom porque é o que proporciona o melhor resultado possível quando fomos incapazes de marcar”.

          Estamos a falar de uma equipa que também joga em 3x4x3 e a única diferença é que joga para não descer e tem muito menos qualidade individual que o Sporting portanto não parte para o jogo em “desvantagem”, mas mesmo assim está muito mais preocupado em encontrar formas de chegar ao golo.

          Porque é que ele diz isto? Porque em 3x4x3, no momento de organização defensiva está em 5x4x1 portanto, com maior ou menor rigor tático, a probabilidade de sofrer acaba por ser menor porque defende com mais homens. O Gil Vicente ainda não concedeu qualquer oportunidade de golo sem ser em bolas paradas, por exemplo. Aqui o difícil e o que precisa de se trabalhar é a forma como chegas ao golo. É daí que vem a afirmação de para ele ser muito mais importante marcar de que não sofrer. Não sofrer até sem treinar muito é capaz de conseguir. Esta realidade é ainda mais acentuada quando treinas uma equipa como o Sporting contra um Paços de Ferreira ou Portimonense. Tens 5 defesas e um meio-campo do nível do Sporting contra avançados do Portimonense (sem Tabata) ou Paços de Ferreira. Vais estar muito preocupado em defender?

          • Tiago Silva
            Posted Outubro 5, 2020 at 3:03 pm

            Percebo o que dizes, o Sporting continua a ser uma equipa grande e tem que procurar atacar desde o primeiro minuto. Mas acho que até agora o RA tem dado mais prioridade à defesa, parece mais trabalhada, também pode ser porque tem menos qualidade individual. O Sporting continua a atacar com pouca gente, sempre a preparar a perda e sem arriscar muitos envolvimentos dos médios.

            Concordo contigo coach, o Sporting tem que assumir mais ofensivamente, mas o Amorim viu e bem que aquela defesa tinha que ser trabalhada e começou bem por aí.

    • Giuseppe F
      Posted Outubro 4, 2020 at 11:29 pm

      Ainda há 2 anos fomos jogar à Luz empatados com o Benfica.

    • Chico
      Posted Outubro 5, 2020 at 12:05 am

      Não precisas de dizer “sendo benfiquista”. É normal os benfiquistas gostarem dele, é sócio do Glorioso desde pequenino e foi nosso jogador. Não era brilhante, mas era dos bons.

      • Augusto M.
        Posted Outubro 5, 2020 at 1:34 am

        Eu, sendo Sportinguista, também gosto do nosso sócio desde pequenino Jorge Jesus, ex-jogador do clube também. Mas acredito que nem todos os sportinguistas gostem.
        Chico a ser Chico, um clássico.

        • Chico
          Posted Outubro 5, 2020 at 10:10 am

          E acho muito bem que gostes do Jesus, para além de ser sportinguista, foi o treinador do melhor Sporting dos últimos 15 anos. Só há motivos para gostar. Tal como eu gosto do Amorim pelo benfiquismo e pelo que deu ao Benfica enquanto jogador. O António M é que esta a ser tóxico sem motivo.

  • BrunoAlves16
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:14 pm

    Boa exibição na primeira parte mas um baixar de nível na segunda, muito pouco controlo do jogo na minha opinião, o Portimonense chegou à frente com muita facilidade, principalmente pelas alas só que depois definia quase sempre mal.
    Pela positiva gostei de Nuno Mendes claro, grande golo. Matheus Nunes pareceu-me melhor neste jogo e gostei da entrada de Bragança no miolo. Pelo contrário não gostei de Pote a 8, pareceu-me ainda muito preso de movimento (efeito quarentena?). Tiago Tomás é ainda muito curto e Vietto fez quase tudo mal. Gostava de uma explicação para a ausência de Sporar.

  • BrunoAlves16
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:16 pm

    Os 0 golos sofridos são circunstanciais, não estamos a defender assim tão bem

  • Giuseppe F
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:32 pm

    Nuno Mendes ainda vai ao Euro…

  • Mister Bonga
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:33 pm

    Bom jogo no geral. Faz falta está intensidade no futebol português. O jogo foi resolvido cedo. Este Portimonense pode ser uma surpresa na liga.
    No meu Sporting gostei da 2.ª parte do Adán, porro ofensivamente muito bem ( desde César Prates que não tínhamos um defesa assim), defensivamente nas bolas cruzadas deixa a desejar. Muito bem Neto e Coates. Boa entrada do Gonçalo. Feddal esteve abaixo.
    Nuno Mendes é um Craque. Antunes entrou numa fase em que se sentiu em casa ( bola para a frente à Bombarral). No meu Campo embora não tivessem mal. Não somos o City e precisamos de alguém que diga presente. Talvez o palhinha. Na frente gostei do TT , o Bietto traz pouco ao jogo e o Nuno Santos é entrega. Nas entradas eu teria posto o Bragança atrás ( há uma jogada que define a inteligência no jogo do Bragança como iniesta ou xavi, quando toda a equipa está a descer e ele tem a clarividência de ir fazer pressão). Na minha modesta opinião, estamos a falar num jogador muito diferenciado. O Tabata é um jogador que pode oferecer muitos pontos nas bolas paradas. Marca muito bem. O golo do Coates para mim é limpo.

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 4, 2020 at 11:52 pm

    Neste plantel, as ausências de Palhinha, Jovane e Sporar são pesadas.
    A falta de preparação devido á Covid e a falta de jogos de preparação, juntando á carga de jogos, faz com que sejam jogos de serviços mínimos, onde ganhar é o único objetivo.
    Haverá agora a paragem, para acomodar a equipa.

    Adán tem que melhorar o jogo de pés, de resto excelente escola e muito entendimento de jogo, principalmente excelente a fazer as manchas.
    Feddal está muitos furos abaixo do Mathieu, no passe, na velocidade, na classe e será possível ao Inácio assumir desde já, se houver lesão do marroquino.
    Neto esteve melhor, mas é necessário um titular que não é neste momento o Quaresma.
    Porro parece tímido e assustado, mas parece ter o necessário para se soltar e crescer.
    Nuno Mendes será uma questão de tempo para sair, espero que pela cláusula, e aí o Nuno Santos assumirá naturalmente a posição de ala.

    Matheus Nunes mostrou a sua importância, pelas bolas recuperadas, transições (verdadeiro box to box), dura os 90 minutos a jogar com 78 horas. Tem 10 jogos a este nível, enquanto Wendel teve 3 épocas e não subiu o nível.
    Matheus e Palhinha são as duas únicas opções para a dupla de meio campo e é muito pouco.

    Pote mostrou que não pode ser solução na dupla, pois as perdas de bola com rodriguinhos têm que acontecer mais á frente, sendo que aquilo que acrescenta é na frente, com golo e assistências. Terá que ser 3º médio, onde jogou hoje o Bragança, que não é também opção na dupla do meio.
    Falta entrar esse médio para juntar a Palhinha e Matheus, pois o Rodrigo Fernandes ainda está verde.
    Falta entrar também o avançado.
    O Tiago Tomás continua a ser uma agradável lufada, pois tem capacidade técnica para jogar afastado da área, mas a jogar na direita não pode aparecer na área.
    Tabata fez 1 treino, notou-se o toque de bola, mas também aquele alheamento que pode fazer perigar a afirmação.
    O que se passou com Sporar, que nem no banco esteve?

    • Pao com Presunto
      Posted Outubro 5, 2020 at 12:33 pm

      Portanto, resumindo: na opinião deste user, o Sporting vai atacar metade da época sem 1 central de créditos firmados; Matheus Nunes é que é o plus deste meio campo, pois Pote só pode ser 3ª médio, e o Bragança não é opção. Isto tudo assumindo que o SCP vai buscar esta gente toda para o 11 em Janeiro… delirante, no mínimo.

      Agora, vou-te enquadrar na realidade: Feddal não veio para ser titular, veio para ser TITULARÍSSIMO (parece-me que tenha sido escolhido a dedo por RA, dentro do orçamento possível, e é um investimento forte para a realidade do clube).

      Além disso, Quaresma foi aposta forte na época passada, mas andamos todos a dormir, afinal não serve. O Sporting não pode ir buscar verthongens e otamendis…

      Matheus Nunes tem poucos jogos a este nível, mas não me parece ser a peça chave nem de longe nem de perto, e acho que poderá saltar depressa para o banco quando Palhinha, Pote (a confirmar-se a saída de Wendel) e Bragança se fixarem no 11.

      Tirando isto, que é quase todo o comentário, concordo.

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 5, 2020 at 2:50 pm

        Pao com Presunto, O Amorim tem um sistema de que não abdica em nenhum momento de jogo, e ao longo da temporada será assim em 100% dos jogos. Ao contrário de Silas, que jogava com 3 centrais, mas mudava para 2 dentro do próprio jogo.
        O sucesso da equipa assenta muito na capacidade com bola, do GR e dos centrais.
        Adán e Coates garantem essa qualidade. No caso de Féddal, seria absurdo esperar a mesma qualidade de Mahieu, mas espera-se um bom valor pelo preço, um jogador fiável que seja TITULARÍSSIMO. Contratou-se para isso, mas essa condição vai depender SEMPRE do seu rendimento, que nos jogos já realizados deixou algo a desejar, com falhas comprometedoras que não se esperam num jogador experiente como ele. Apesar de lhe ver pontos positivos nos duelos físicos e no jogo aéreo principalmente ofensivo.

        A aposta forte no Quaresma teve a ver com a fragilidade das outras opções, e com utilizar o resto da época passada para testar e conhecer diversos jovens, para utilizá-los no plantel deste ano.
        Quaresma revelou-se totalmente apto nas tarefas defensivas, mas aos 18 anos ainda não mostrou o que se deseja, no momento com bola. Apesar disso, prefiro apostar nele do que em Neto. Amorim luta desesperadamente pela chegada de um central titular pela direita, que ditaria a saída de Neto.
        Inácio tem essa qualidade na saída de bola, que permite utilizá-lo desde já, seja no lado esquerdo ou central, mudando as posições de Coates e Féddal, ou substituindo simplesmente o marroquino.
        Qualquer central que possamos trazer será um investimento maior que o marroquino.

        Palhinha é o único titular do meio campo, e saindo o Wendel, sobra apenas o Matheus Nunes, devendo por isso entrar alguém, seja João Mário por empréstimo ou outro. Adrien foi descartado, quando ainda havia Wendel e Racic deve ser difícil, pois está a ser aposta em Valência.

        Será arriscado apostar em Pote nesta dupla, pela falta de abrangência física no seu jogo, apesar de Palhinha garantir grande parte das tarefas defensivas. Seria um desgaste tremendo, num jogador que é decisivo no último terço, é mesmo o melhor jogador nessa zona.
        Tal como o Bragança, existe um desenquadramento com o sistema de Amorim que apenas prevê 2 médios, empurrando Pote e Bragança para as faixas.
        No jogo de ontem, antevia-se a entrada de Bragança para 3º médio, para dar maior controle, e aconteceu, podendo repetir-se em jogos de maior dificuldade.
        Mas são ativos do clube, tal como Vietto e é aproveitar o seu talento em prole da equipa.

        • Artur Trindade
          Posted Outubro 5, 2020 at 3:23 pm

          Podemos chegar ao final de mercado sem entrar ninguém, habilitando Neto, Quaresma, Rodrigo Fernandes e Luiz Phellype. Penso que é uma possibilidade séria e é até muito preferível ao último dia do mercado do ano passado.
          Mas o Varandas que procura seguir uma política orçamental saudável, baseada na aposta na formação, tem que perceber que tem que haver algum golpe de asa, que permita aos adeptos sonharem e á equipa subir de patamar. Sem isso, será inevitavelmente engolido pela falta de qualidade da equipa e sairá sem glória.

          O próprio investimento em Amorim previa algum músculo para lhe dar um plantel capaz de lutar por alguns objetivos.

          A história do teto de ordenados rígida é aberrante, pois limita qualquer acréscimo de competitividade.
          O controle orçamental deve ser feito com um plantel baseado em 2ªs escolhas da prata da casa, mas existindo sempre 2 ou 3 jogadores acima do tal teto. É um salto necessário para haver um clube grande e competitivo.
          Se houver teto, não entrará João Mário por empréstimo, nem qualquer mais valia.

  • Chico
    Posted Outubro 5, 2020 at 12:08 am

    Golaço do Nuno Mendes… Ainda só tive oportunidade de ver um jogo dele, no ano passado contra o Setúbal, e não achei nada de especial, mas se tem jogado como dizem rapidamente será o suplente do Guerreiro na seleção. Vamos ver se mantém o nível.

  • masterDC
    Posted Outubro 5, 2020 at 12:12 am

    Bons 30 minutos, fizémos 2 grandes golos mas começámos a gerir o jogo demasiado cedo e os últimos 15 minutos da primeira parte já estavam a antever o que poderia ser a segunda parte. Descemos as linhas e fomos muito passivos, o ano passado teríamos saído deste jogo com um golo sofrido.

    Individualmente bons jogos de Nuno Mendes e Adán. O Matheus Nunes fez uma boa primeira parte. O mais importante foi a vitória mas teremos de ter cuidado se continuarmos assim.

  • coach407
    Posted Outubro 5, 2020 at 12:05 pm

    Parece-me é cada vez mais óbvio que o Sporting deveria tirar um central (Neto) e colocar um segundo avançado / médio ofensivo que dê outro tipo de qualidade na chegada à área.

    Está visto que nem Tiago Tomás nem Sporar vão ser goleadores, se ainda por cima tens o meio-campo tão longe do avançado torna-se ainda mais complicado. Ainda por cima quando tem o Neto a jogar ali…

    • Joao X
      Posted Outubro 5, 2020 at 12:16 pm

      Creio que faz sentido. Mas estou curioso para perceber se o Rúben acha o mesmo e se é capaz de abdicar deste sistema.

  • AdeptoImparcial
    Posted Outubro 5, 2020 at 12:07 pm

    Gostei do jogo do Sporting no geral, mas continuamos com aquela cena do marcar e defender, apesar de desta vez só ter começado lá por volta da primeira meia hora. Algo que sempre defendi com o RA foi que claramente se notam jogadas estudadas e treinadas vezes sem conta, tal como demonstra o 2º golo e várias trocas de bola após lançamentos laterais.

    Individualmente, Adan a mostrar as razões pela qual será o titularissimo da temporada (Max deverá jogar Taça da Liga e talvez primeiras rondas da Taça de Portugal). No um-para-um, cumpre com aquilo que era um dos maiores defeitos do Max: a mancha. Adan enche a baliza neste aspeto devido à técnica que aplica e com o timing perfeito que usa. Com os pés, mostra tranquilidade e segurança, apesar de na primeira parte ter um ou dois deslizes. A malta tem que perceber que quando se fala de “jogo de pés” não se considera apenas passes certos/falhados. Tem a haver com o tipo de passe, o risco, como a equipa se sente ao sair a jogar com o GR… Nota-se que RA quer que ele arrisque na construção (tal como sempre quis com Max e não resultou, pois estavamos sempre a sofrer golos com passes horriveis) e ele é capaz disso, mas não me surpreendo que apanhemos um ou outro susto (e até um golo ou outro) ao longo da época. Jogar no risco tem as suas consequências, ainda para mais quando se tem que passar a bola a um Neto…

    Porro e Nuno Mendes, que defendi após os seus maus jogos contra o LASK, a demonstrarem que têm potencial tremendo (será que Mendes chega à seleção antes do Euro?). Feddal continua sem me convencer totalmente, mas também ainda não desgosto dele. Coates imperial como sempre. Neto…. Só o quero ver pelas costas. Fintam-no com movimentos básicos, sempre que alguém entra na área do lado dele, tem 70% de hipóteses de sacar um penalty e é extremamente faltoso sem necessidade. Está bem que o Quaresma é miudo, mas continua a ser bem melhor que o Neto.

    Matheus Nunes, que nunca consegui apreciar na epoca passada, a surpreender-me neste inicio. Melhora a cada jogo e denota uma evolução rápida, ao contrário de Wendel que, tal como o Neto, só o quero ver a ir embora (preguiçoso, pressiona pouco, parece que só corre quando a bola lhe chega aos pés). Pote pode muito bem ser o novo centro-campista, mas precisa de se adaptar e ter cuidado com os riscos que corre (não fosse o Adan e sofriamos ao ultimo segundo por causa do Pote).

    Tiago Tomás continua a parecer-me bom jogador, mas não lhe consigo ver a qualidade de titular, para já. Não sei se o Tabata é algo de especial ou não (aquela maldição do nº7 tem de acabar algum dia), Plata é super irregular, por isso, Jovane parece o titularissimo mal esteja pronto. Vietto esteve melhor hoje, mas precisa de dar mais durante mais tempo. Nuno Santos continua a melhorar, mas parece-me que irá rodar com os restantes extremos ao longo da época.

    SL

Deixa um comentário