Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Boavista: Vasco Seabra despedido

Inevitável? Este plantel axadrezado vale mais que o actual 16.º lugar, ainda por cima, à excepção do jogo com o Benfica (foi a única vitória para o campeonato), as exibições nunca convenceram.

Mais uma chicotada na I liga. Vasco Seabra foi demitido do comando técnico do Boavista. O treinador, de 37 anos, tinha assumido os axadrezados no arranque desta época, mas os resultados deixaram a desejar.

19 Comentários

  • umbongo
    Posted Dezembro 8, 2020 at 12:12 pm

    Embora não concorde muito (não é o suprasumo de tudo como alguns queriam fazer dele, mas também teve algum azar), agora era a melhor altura para ele sair. Quem vier, se vier hoje, ainda tem quase duas semanas para trabalhar com a equipa para o campeonato

  • Jan the Man
    Posted Dezembro 8, 2020 at 12:14 pm

    Desempenho muito fraco para o plantel que tem ao dispor, equipa para estar facilmente no top10.

    Diz-se que é Miguel Cardoso quem vai assumir o lugar (não sei se já está confirmado). Apesar de parecer uma boa aposta no papel, é um treinador a necessitar desesperadamente de um bom trabalho, vai entrar já algo pressionado e poderá não ter tempo de impor as suas ideias. Aposta com algum risco, na minha opinião.

    • Ricard Bapt
      Posted Dezembro 8, 2020 at 12:54 pm

      Boas….
      Concordo com a visão, aparentemente é uma boa aposta mas necessita de um bom desempenho como fez no rio ave. Pode ate ter alguma pressão mas em um clube q tenho uma direção forte e disciplinadora acredito q terá sucesso…
      Chegou a ser hipotese pro Sporting apos o sucesso do futebol de posse e de sair a jogar no rio ave, teve algumas mas experiencias como em espanha.

    • RuiF
      Posted Dezembro 8, 2020 at 4:09 pm

      Facilmente no top 10? Que pontas de lança é que o Boavista tem? E que profundidade do plantel o Boavista tem no meio campo? E lateral esquerdo? Com um plantel tão desequilibrado, não é nada de admirar estes resultados e ainda por cima com uma política de transferências com tremenda influência dos dirigentes de outro clube.
      O plantel não é nada de especial, e não é por ter 2 ou 3 jogadores acima da média que faz dele melhor que muitos outros da Primeira Liga.

  • panther1903
    Posted Dezembro 8, 2020 at 1:05 pm

    É uma opção que tem muito que se lhe diga.

    Primeiro, porque a equipa apresentou bom futebol nos 6 primeiros jogos. A partir do momento em que o Vasco Seabra deixou de projetar os laterais para se proteger dos ataques em profundidade, a equipa perdeu toda a acutilância ofensiva e os últimos jogos foram demasiado penosos. No entanto, esta fraca qualidade não me parecia de todo irreversível.

    Depois, porque a equipa podia perfeitamente ter 4 mais pontos, não fossem erros individuais e de terceiros, sobre os quais o treinador não tem qualquer influência. Diria que a Europa é uma miragem, mas a manutenção seria facilmente garantida com VS, pelo que estabilizar a equipa este ano, apostando num treinador melhor no próximo ano, seria mais seguro. Era perfeitamente expectável que este pudesse ser um ano fraco, já que é o começo de um projeto ambicioso. Esperava que a direção tivesse mais flexibilidade.

    Por último, porque se a aposta for de facto Miguel Cardoso, então menos compreendo o despedimento. Um treinador com experiências recentes medíocres, cujo modelo de jogo se assenta na tentativa de reter posse de bola (um pouco à imagem de VS). Ora, pelo que se viu até agora, o Boavista é incapaz de construir desde trás, devido à falta de qualidade aberrante do Leo Jardim com os pés e indisponibilidade a todos os níveis do Javi Garcia (derivada da completa falta de capacidade física do espanhol) e do Show (terrível ao nível da decisão). Como não temos reais alternativas a estes jogadores, não consigo estar optimista quanto ao outcome desta possível opção.

    Em suma, volvidos 9 jogos, ficou claro que o VS tem potencial mas não é o líder ideal para este projeto. Contudo, este despedimento precoce pode ser um erro, especialmente se a aposta recair em MC.

  • Chico
    Posted Dezembro 8, 2020 at 1:07 pm

    Considerando o flop monumental que já tinha sido nas duas passagens de Primeira Liga, não surpreende ninguém. Mais um daqueles que tem boa imprensa por passar por intelectual da bola. Uma goleada ao Benfica não apaga uma época miserável para uma equipa com este talento. Têm se calhar dois dos três melhores jogadores fora dos três grandes e Braga.

  • Kacal
    Posted Dezembro 8, 2020 at 1:13 pm

    Para mim, sim. Foi inevitável. Muito fraco o desempenho para o plantel que tem nas mãos. O Boavista está em lugares de descida e venceu 1 jogo nos últimos 5 que curiosamente foi contra o Benfica… nem digo que devesse estar em 5º ou 6º, mas tinha obrigação de estar no top8-10, no mínimo. Defensivamente e em termos de coesão colectiva a equipa parece-me ter limitações, assim como ser instável nos resultados. Mesmo ofensivamente até o Farense tem mais golos marcados, pode ser apenas um caso de ineficácia sim, mas mesmo assim. Sem os 3 golos ao Benfica seriam dos piores ataques da Liga. Acho Vasco Seabra um bom treinador, mas não é o que pintam dele, os tais “filósofos”. E ainda não provou nada de mais na 1ª Liga, acho que deve fazer o seu caminho mais devagar e aos poucos antes de ter um projecto destes nas mãos. Talvez uma experiência no estrangeiro num clube que lute pelo titulo em campeonatos periféricos fosse benéfica.

    • Manel Ferreira
      Posted Dezembro 8, 2020 at 2:04 pm

      As pessoas dizem isso do “não provou nada na Primeira Liga”, mas depois também passam o tempo todo a dizer que os clubes deviam apostar mais em treinadores das divisões secundárias e “sangue novo” e por aí fora. Acaba por ser um pouco “preso por ter cão, preso por não ter”.
      O que eu acho é que, quando o Seabra foi contratado, ainda não tínhamos a certeza de que íamos ter este projeto. E depois foi do género “bom, mais vale deixar o gajo por cá, já agora experimenta-se, não se vai mandá-lo já embora”. Parece-me óbvio que ele não era o treinador da nova SAD.

      Em relação ao top-8-10, é preciso dizer que deixámos fugir duas vitórias nos descontos (Choupana e Famalicão), sendo que a última destas foi com uma arbitragem muito desfavorável, Claro, todos os clubes podem fazer este exercício do “se”, mas aquela vitória em Famalicão dava logo um aspeto diferente à coisa (para começar, não íamos ter a conversa de caixa de comentários d’A Bola, do ´”só souberam ganhar ao Benfica, os malandros!!”).
      Pronto, não vale a pena chorar por leite derramado. É ver quem é escolhido.
      E contratem se faz um favor um central experiente em Janeiro, isto parece-me essencial. Não se pode ir à luta com uma defesa tão jovem.

      • Kacal
        Posted Dezembro 8, 2020 at 2:33 pm

        Eu não posso falar pelas pessoas, só por mim. Mas seja como for, concordo em dar oportunidades a treinadores jovens e com boas ideias, mas em projectos mais modestos primeiro. O Boavista já tem algum tempo desde que regressou à 1ª Liga a última vez, depois além disso com o clube que é e o investimento que fez este Verão, tinham que ter contratado um treinador com mais provas dadas. Até podia ser o João Henriques, por exemplo. Alguém que já tivesse 2-3 épocas de valor comprovado na 1ª Liga, pelo menos. O Vasco Seabra foi uma incógnita e acho que ainda precisa de mais experiência.

        Se, como dizes, ainda não tinham a certeza que iam ter esse projecto, aí já compreendo e aceito que o Vasco Seabra tenha ficado, tentaram e não deu, agora escolhem um treinador deles. Tudo bem.

        Sobre a última parte, não comento arbitragem por norma e portanto prefiro não ir por aí. Mas sim, é contratar um central experiente e um treinador comprovado e acredito que vão melhorar.

  • Red Punisher
    Posted Dezembro 8, 2020 at 1:18 pm

    Só se injetou para ganhar ao Benfica. Tinham equipa para mais. podiam estar num confortável 6-8 lugar. Despedimento justo.

  • Manel Ferreira
    Posted Dezembro 8, 2020 at 1:45 pm

    É inevitável sobretudo porque parece que a equipa já não está com ele e quando assim é não há nada a fazer. E agora é a melhor altura para trocar.
    Isto porque até acho que o homem tem algumas atenuantes, mesmo tendo sido eu dos maiores desconfiados quando ele foi apresentado. A verdade é que é raro termos tido a equipa na máxima força e fomos, de certeza, das equipas mais afectadas pelo Covid. Muita gente aqui diz que temos dos melhores jogadores extra-grandes, mas alguns deles perderam vários jogos. E aí também há responsabilidades da direcção pela insistência na contratação de jogadores muito novos, sem termos preenchido bem o banco. Deviam ter percebido que isto podia acontecer. É ridículo termos tido jogos em que, no banco, temos apenas um ou dois jogadores com experiência de mais de dois anos de sénior. Juntando a isto um dos piores calendários até agora, não me surpreende assim tanto que a coisa tenha começado mal.

    E mesmo tendo apenas uma vitória na Liga, a verdade é que, ganhando na próxima jornada, podemos saltar para a primeira metade da tabela e ficar no 7º/8º lugar que muita gente acha próprio para nós. Ou seja, a coisa não está tão horrível quanto isso em termos de resultados. E vamos ter um mês de Janeiro bastante acessível (fora o jogo com o Sporting). É ver o que vai acontecer a confirmar-se o Miguel Cardoso. Falhou redondamente nos últimos projetos, mas também conseguiu a melhor classificação de sempre com o Rio Ave. Precisa de ter pulso forte, isso é certo.

  • Bob
    Posted Dezembro 8, 2020 at 1:48 pm

    Não concordo muito com o despedimento, penso que a pressão dos adeptos foi novamente fundamental para que isso acontecesse.

    Basta ir ler as redes sociais do Boavista para perceber o clima que se estava a instalar contra Vasco Seabra.

    Até acho que a equipa tinha vindo a estabilizar, penso que os golos mais tarde ou mais cedo iriam aparecer e o Boavista subir na tabela. Acho que os treinadores merecem mais tempo e penso que despromoção não é um risco.

    Despedir VS para passar para Miguel Cardoso pode muito bem ser um erro mas vamos ver. As expectativas estão mais baixas com a equipa pelo que a pressão pode não ser tanta. MC pode ter aqui uma oportunidade para relançar a carreira…

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 8, 2020 at 1:50 pm

    Tendo em conta que o possível substituto é o Miguel Cardoso, poderá ser um terrível tiro no pé da Direção do Boavista.

    Quando se acredita num projecto desportivo e se dá 2 anos a um treinador, despedi-lo ao fim de 3 meses é sempre um enorme revés.

    Como é lógico os resultados e a classificação estão bem longe de estar condizentes com as expectativas, e como é lógico Vasco Seabra é também responsável.
    Não é o único, mas é responsável…

  • João Lains
    Posted Dezembro 8, 2020 at 1:52 pm

    Já esperava que isto acontecesse mais cedo ou mais tarde. Não necessariamente por duvidar das capacidades do VS, mas pela forma como o plantel foi sendo construído. Claro que os resultados foram muito pobres e o plantel tem capacidade mais do que suficiente para ocupar uma posição tranquila na tabela… mas não é da maneira que as equipas de VS jogam. E se os dirigentes tivessem isso em conta, nunca teriam contratado Rami, Chidozie ou Javi Garcia. Depois da fantástica época no Mafra, VS teve convites de dois clubes da I liga, e em ambos com a condição de uma reestruturação profunda dos respetivos plantéis. Não sei qual era o outro clube, mas o que sinto é que a entrada dos dirigentes do Lille (que creio ser posterior ao anúncio de VS?), acabou por retirar poder ao treinador na escolha dos reforços para a equipa principal. Vi os jogos com o Moreirense, Vitória e Benfica, e mereciam claramente mais que os 4 pontos.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 8, 2020 at 2:18 pm

    Eu na altura achei um passo maior do que a perna, o Vasco Seabra é um treinador com muita qualidade a meu ver, mas que ainda não conseguiu estabilizar num clube, um salto dentro da própria Segunda Liga ou um clube com menos aspirações teriam sido o melhor passo para ele,apesar de entender a escolha do Boavista. Mas não acho este despedimento justo, a equipa é toda nova, precisa de assimilar processos e também foram chegando muitos jogadores já depois da pré-época o que cria alguma instabilidade. Nestes últimos jogos não acompanhei tão bem, mas os iniciais realizaram boas partidas, era uma questão de consistência que precisavam de ganhar para começarem a ganhar jogos. O plantel é muito bom e independentemente do treinador escolhido irão garantir a permanência que deveria ser o principal objetivo.

  • Sodogodo
    Posted Dezembro 8, 2020 at 4:16 pm

    Ele acaba despedido também por ter perdido o balneário. Em Vila do Conde foram 75 minutos com apenas 8 ataques; em Vizela só ganhou por milagre, não criando nenhuma oportunidades e o Vizela a mandar 2 aos postes. Com o belenenses, o Petit só queria defender nos últimos 15 minutos e jogadores do Boavista passavam a bola lentamente entre si e sem grande pressa. Não estavam com o treinador e o treinador não tinha soluções durante os jogos para dar a volta aos acontecimentos. Depois jogadores a mandarem bocas ao treinador apos os jogos nas redes sociais, mais a postura na saída de jogo do Angel no último jogo. Se fosse pelos resultados a direcção aguentava mais um pouco, mas se os jogadores não o querem mais, não se pode fazer nada.

    Aparentemente é Miguel Cardoso que vem, o homem que teve 3 despedimentos rápidos nos últimos tempos. Não sei quem toma decisões no Bessa, mas já são várias e esta tem tudo para ser mais uma.

  • Dca
    Posted Dezembro 8, 2020 at 4:48 pm

    Vasco Seabra não me pareceu ter coragem para impor os seus ideais. O jogo com o Rio Ave que fui ver com curiosidade, foi deprimente. Não pressionou e procurou que a equipa tivesse essencialmente segurança defensiva. A troca de bola da equipa era pobre e as suas reações no banco era de quem estava inseguro com o que estava a ver e a fazer. Trabalho muito fraco e desapontante, tendo em conta o plantel promissor e por (eu) achar que podia estar aqui uma boa surpresa.

  • cards
    Posted Dezembro 8, 2020 at 5:24 pm

    Curioso, contando só jogos do campeonato, única vitória do Boavista foi contra o Benfica, de resto tem mais 3 empates e 4 derrotas., já o Marítimo a última vitória foi contra o Porto de lá para cá foram 6 jogos 5 derrotas e 1 empate.
    Será que tanto Vidigal como Seabra só sabem preparar as suas equipas contra os grandes?

  • Manchester Is Red
    Posted Dezembro 9, 2020 at 2:28 pm

    Não me importava nada de o ter em Faro.

Deixa um comentário