Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«A única boa notícia é que só devemos ouvir rumores sobre as acesas negociações e iminentes saídas de Paulinho e Ricardo Horta lá para a altura em que se começar a pensar na final four da Taça da Liga»

Gverreiros estão ser condicionados pelos rumores? Os mesmos fazem partes ‘deste circo’, e também tem havido muitos sobre os outros candidatos ao título.

O SC Braga utilizou a newsletter semanal para deixar algumas ‘farpas’. “‘Nenhum Gverreiro trava batalhas sozinho’. Em Alvalade, não fomos felizes. E, em abono da verdade, só nos podemos queixar de nós próprios. Fomos melhores em grande parte do jogo? Sem dúvida. Mas o nosso adversário foi cínico, cirúrgico e eficaz. Agora, já só pensamos no próximo desafio e na forma como vamos ultrapassar o Marítimo. Por ser o próximo, este será o jogo mais importante das nossas vidas. 100 por cento de respeito; 0 por cento de receio. Sempre!”, escreveu o clube minhoto, que ainda destacou uma boa notícia depois deste embate com o Sporting: A única boa notícia que fica depois deste jogo é que, provavelmente, só voltaremos a ouvir rumores sobre as acesas negociações e iminentes saídas de Paulinho e Ricardo Horta lá para a altura em que se começar a pensar na Final Four da Taça da Liga…”.

34 Comentários

  • Nunop
    Posted Janeiro 5, 2021 at 2:13 pm

    Da mesma maneira que (e com razão) se queixam destes jogadores não serem convocados para a seleção, não se podem queixar quando se fala em transferências destes.

    E o Paulinho até renovou muito recentemente creio..

  • raze96
    Posted Janeiro 5, 2021 at 3:04 pm

    Creio que a grande diferença é que muitos destes rumores que são constantemente lançados pela imprensa, quando tocam ao Braga (devido à dimensão do clube também) são de interesse dos três grandes nos jogadores do Braga.
    Acredito que até muitos dos rumores sejam só lançados ao ar para vender mas não é descabido pensar que pode condicionar um jogador que na própria semana esteja a ser associado ao adversário que vai defrontar…

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 5, 2021 at 3:05 pm

    Eu sou um admirador confesso da qualidade do Paulinho, mas se o Sporting contratar, por exemplo, o Rodrigo Pinho ou o Yaremchuk já não necessitamos da contratação do avançado do SC Braga. Como eu disse no início do comentário, sou fã do Paulinho mas já não dou para este peditório.

    Saudações Leoninas

  • JoaoMiguel96
    Posted Janeiro 5, 2021 at 3:20 pm

    Quem não se lembra da novela Bruno Fernandes ou das saídas constantes do Félix e do Renato ou do Otávio que supostamente ia para a Roma e o Marega para o México?

    É a vida dos grandes. Andamos sempre a levar com as constantes saídas e com os jornais.

    • oMeuUserName
      Posted Janeiro 5, 2021 at 6:55 pm

      Mas o Bruno Fernandes não era associado ao Benfica na semana antes dum Benfica-Sporting, pois não? É essa a diferença…

      • JoaoMiguel96
        Posted Janeiro 5, 2021 at 8:56 pm

        Ah sim porque isso faz imensa diferença.

        • oMeuUserName
          Posted Janeiro 6, 2021 at 1:00 pm

          Não faz? Ser “vendido” ao adversário do próximo jogo é igual a ser vendido a uma equipa de outro campeonato? Achas mesmo que a pressão sobre o jogador é igual? Já disse acima, mas repito: basta olhar para o exemplo do Helton Leite e o que foi dito sobre ele quando falhou pelo Boavista na Luz, quando passou a semana a ser associado ao Benfica. Se o Helton estivesse a ser associado ao Sevilha ou ao Everton, entraria em campo muito menos pressionado, não tenho dúvidas disso.

          E é desta pressão que o Braga se queixa, por isso que diz que os rumores só voltarão pela final-four, que é quando o Braga volta a defrontar 1 (ou 2) dos “grandes”. Ou seja, claramente o Braga não se está a queixar de ter jogadores postos no mercado, mas sim dos timings destes rumores. É só isto… E sim, é diferente… Se foi por isso que o Braga perdeu em Alvalade? Obviamente que não, mas não deixam de ser curiosas estas coincidências…

      • Sporting1906
        Posted Janeiro 5, 2021 at 10:24 pm

        Isso é um questão de dimensão dos clubes: os melhores jogadores dos 3 grandes saem para o estrangeiro, os melhores do Braga muitas vezes saem para um dos 3 grandes, ninguém ia levar a sério rumores que dissessem que o Sporting ia vender o Bruno ao Porto ou ao Benfica.

      • Stromp1906
        Posted Janeiro 5, 2021 at 10:51 pm

        O Paulinho é associado ao Sporting há meses. Porque ninguém vê a coisa ao contrário, o que pensarão TT e Sporar a ouvir estas notícias antes de cada jogo?
        Conversa de treta, peço desculpa

      • DM
        Posted Janeiro 6, 2021 at 10:25 am

        E qual acha o maior passo na carreira de um jogador? Do Braga para Benfica/Porto/Sporting? Ou do Sporting para United/City/Real?
        Qual acha que é a noticia mais impactante para o jogador e para a sua carreira?
        Se não falam do Braga é sempre a falar dos mesmos, se falam é para destabilizar…
        O Braga tem crescido muito bem não pode é ter estes sindromes de pequenez.

        • oMeuUserName
          Posted Janeiro 6, 2021 at 1:02 pm

          Como disse acima, acho que é mais impactante para um jogador ser associado ao adversário do próximo jogo, do que ser associado a outro clube qualquer. Porque a pressão para o jogo seguinte é muito maior no primeiro caso…

  • HeberPrincipe
    Posted Janeiro 5, 2021 at 3:41 pm

    Que clube rasteirinho é, por vezes, o ScBraga

    • lipe
      Posted Janeiro 5, 2021 at 10:26 pm

      Um clube é “rasteirinho” por defender os seus interesses ? Este “fenómeno” dos melhores jogadores do Braga serem associados aos grandes nos dias e semanas que antecedem os jogos com estes mesmos grandes não é de todo recente, já acontece há anos.

  • Alexandre Frota
    Posted Janeiro 5, 2021 at 3:53 pm

    Eu entendo que muita gente pense que o SC Braga às vezes lance comunicados em tom de “farpa”, mas só quem é mesmo do clube está habituado a estas coisas. Porque sempre que estamos bem, e sempre que temos jogos contra FCP, SCP ou SLB, há sempre, nessa semana, um jogador nosso a ser apontado a algum dos grandes. Sempre foi assim e sempre será. Daí eu ter muito orgulho no caminho que o meu clube trilha. 100% de respeito, 0% de medo!

  • Yes Man
    Posted Janeiro 5, 2021 at 6:42 pm

    O SC Braga faz muita questão de se elevar. Tem feito épocas sucessivamente melhores (só não vê quem não quer ver), de facto, mas querem o melhor de dois mundos: por um lado querem o prestígio e visibilidade dos 3 grandes quando assim é benéfico, por outro querem a paz e a ausência de pressão (ou perto disso) que a falta de visibilidade proporciona. No fundo querem o bom de ser grande e o bom de ser pequeno no mesmo pack…

    Este comunicado soa a desculpa esfarrapada para justificar a derrota, nada que António Salvador não nos tenha já habituado

  • oMeuUserName
    Posted Janeiro 5, 2021 at 7:18 pm

    Aquilo a que o Braga se refere é a coisas como a capa d’A Bola no dia 30 de dezembro. No dia 28 de dezembro, o Carvalhal diz numa conferência de imprensa que o Paulinho só será negociado no fim da época e, por isso não sairá neste mercado, a menos que alguém pague os 30 milhões da cláusula. Dois dias depois, esse jornal desportivo põe na capa que os dirigentes de Braga e Sporting irão negociar o jogador no sábado durante o jogo entre ambas as equipas, e, no mesmo dia, O Jogo fala em valores ridículos, como 8M€ mais Camacho, Ilori e Borja pelo Paulinho.

    Se isto não é gozar com a cara dum treinador que disse 2 dias antes que ele só sai pela cláusula, e não é destabilizar um jogador antes dum jogo importante, não sei o que será…

    • Deco10
      Posted Janeiro 6, 2021 at 1:11 am

      Se achas que isso é desestabilizador, imagina se o Braga fosse realmente um “grande” e visse os seus jogadores a ser ligados a realmente colossos europeus todos os mercados. O que achas que é mais desestabilizador, um jogador do Braga ser apontado ao Sporting, ou um jogador de Porto/Benfica ser apontado a Real Madrid, Man City, United, etc?

      • oMeuUserName
        Posted Janeiro 6, 2021 at 12:53 pm

        Acho que é muito mais desestabilizador ser associado ao próximo adversário durante toda a semana antes do jogo, sem dúvida nenhuma. É óbvio que um colosso mexe com a cabeça dum jogador, mas ser associado ao próximo adversário coloca uma pressão no jogador para aquele jogo em concreto, porque o seu profissionalismo pode ser colocado em causa. Não faltam casos desses no futebol português, sendo que o último que me lembro é o do Helton Leite. Foi associado ao Benfica durante toda a semana antes de ir jogar à Luz pelo Boavista, e depois teve más abordagens em 2 dos 3 golos sofridos… O que se seguiu? Uma campanha contra o profissionalismo do jogador. É esta pressão que se mete num jogador ao “vendê-lo” ao próximo adversário durante toda a semana. Se não conseguem perceber a diferença, não sei que mais diga.

        • Deco10
          Posted Janeiro 6, 2021 at 1:54 pm

          Os jogadores do Braga são associados a quem é possível vendê-los. Acontece com todos e vai continuar a acontecer. Se os jogadores depois comprometem é porque não têm estofo para estar ao mais alto nível, tão simples quanto isso. O resto é choro de quem quer ser grande mas quer saltar os 1001 passos que é preciso para lá chegar.

          • oMeuUserName
            Posted Janeiro 6, 2021 at 2:45 pm

            A quem é possível vendê-los? Então nem 10M€ tiveram para pagar o treinador, e continuam sem o ter pago, e vão ter dinheiro para comprar o Paulinho? E muitas vezes entendem esta posição como arrogância da parte dos adeptos do Braga, mas se o objetivo do Braga é aproximar-se dos grandes, é normal que tente evitar a todo o custo que os seus melhores jogadores saiam precisamente para os adversários de quem se tenta aproximar. Eu não tenho problema nenhum em dizer que prefiro que o Paulinho saia por 15M€ para o estrangeiro do que por 25M€ para o Sporting/Benfica/Porto. E acho que um sportinguista também prefere que o Pote saia por 30M€ para um Bétis ou um Wolves do que por 40/50M€ para o Benfica ou o Porto. Acho que é normal não querer reforçar um rival (mais ou menos directo, não deixam de ser rivais). Acho que um dos 1001 passos para se ser grande, usando as tuas palavras, é deixar de vender jogadores a esses mesmos grandes, mesmo que se perca algum dinheiro com isso. Mas então quando as notícias falam em 8M€ mais Borja, Camacho e Ilori, não sei como não ver isto como um insulto, sinceramente, ainda para mais quando esta notícia sai 2 dias depois do treinador ter dito que, neste mercado, o jogador só sairia pela cláusula.

            Mas, mais uma vez sublinho que o Braga não se queixa de ter jogadores noticiados para sair, queixa-se sim dos timings dessas notícias. Que é um facto que é costume os jogadores do Braga serem “vendidos” na semana antes de jogarem contra um dos grandes, isso é inegável. E isso acontece com o Braga e com outras equipas, também não acho que isto seja uma conspiração contra apenas uma equipa. Mas ao Braga cabe queixar-se de si, dos outros que se queixem os próprios…

            • Deco10
              Posted Janeiro 6, 2021 at 4:29 pm

              Os valores a mim nada me interessam, o Paulinho é ligado ao Sporting porque é o possível, se um jornal dissesse que o Paulinho estava “vendido” para o Real Madrid, City, United, Liverpool, etc o pessoal ia-se rir, porque a verdade, doa a quem doer, é que clubes desses pouco ou nada sabem da existência do Braga. Por isso o Paulinho é associado ao seu mercado possível.

              As associações acontecem a todos antes de jogos contra os grandes, para os clubes mais pequenos há jogadores associados aos grandes (mercado possível), para os grandes os jogadores são associados a clubes no estrangeiro, ou achas que o Pote ia ser afetado se fosse associado ao Braga por exemplo?

              É preciso ter noção e deixar os clubismos de lado, o futebol são patamares, e o Braga está no patamar abaixo dos grandes, assim como os grandes estão no patamar abaixo de equipas médias-altas e grandes das maiores ligas europeias. Tão simples quanto isso. As associações antes de jogos importantes acontecem a todos os clubes, agora cabe ao clube preparar o jogador para isso, e ao jogador ter estofo para não se deixar afetar.

              Queixar-se disto como se fossem os únicos a quem acontece é só choro e mostra a pequenez que ainda se vive em Braga. Se querem ser grandes como dizem, preparem os jogadores para se sentirem num grande e mostrem resultados de grande. Ser grande é ser campeão, ser grande é ter/fazer história, não se torna grande em 5-10 anos, torna-se grande com o tempo, não é a pedido, é a trabalho.

              O Braga ainda tem muitos patamares a percorrer para chegar a grande, o Salvador quer queimar esses patamares de crescimento e depois chora-se quando leva com as coisas que os grandes levam. Irónico, mas expectável de uma personagem como o António.

              • oMeuUserName
                Posted Janeiro 6, 2021 at 5:08 pm

                Os valores não interessam? Ah? Se o treinador do Braga disse, taxativamente, que o Paulinho só sai neste mercado pela cláusula de rescisão, fixada nos 30M€, alguém acredita que o Sporting é um destino possível? O teu discurso dá a entender que é necessário associar o Paulinho a alguém antes dum jogo grande, e então vai-se escolher o “possível”. Mas pasma-te, podem simplesmente não noticiar nada, porque o Sporting não tem dinheiro para o Paulinho, e quem tem dinheiro para o Paulinho, não o quer agora. Tão simples quanto isso… Por isso, noticiar para quê, se é evidente que não vai acontecer?

                Quanto a essa lista de clubes, o United ainda há uns anos se viu tramado para vencer o Braga por 2 vezes na Champions, tendo estado a perder em ambas durante grande parte do jogo. O Liverpool foi eliminado pelo Braga nuns oitavos-de-final da Liga Europa. Estas 2 equipas sabem bem quem é o Braga… Mas vejo que excluíste o Barcelona, talvez propositadamente, esse clube fraquinho que há um ano atrás veio pagar 31M€ por um jogador do Braga. É óbvio que nenhum deles quer o Paulinho, mas sabem bem quem é o Braga.

                E essa constatação de que é costume os jogadores de todos os clubes serem postos no mercado antes de grandes jogos é muito fácil de se dizer, mas não é isso que se vê. Não vi nenhum jogador do Sporting em 3 capas de jornal por estar a ser cobiçado, na última semana. E estão em 1º lugar destacados, pelo que era normal que isso acontecesse. Antes da Supertaça, não vi nenhum jogador de Benfica nem Porto a ser “vendido” para onde quer que fosse. Mas, como eu disse, isto não acontece exclusivamente ao Braga. Mas o Braga queixa-se dos seus, ou tem de se queixar pelos outros também?

                Quanto ao resto, em lado nenhum eu disse que o Braga está no patamar dos grandes, nem sequer disse que quero que o Braga seja considerado um grande. Ser um grande em Portugal traz muita coisa acoplada, que eu preferia que o meu clube não estivesse associado. É muito fácil encher a boca para dizer que o Braga não tem títulos, mas ignorar o que se passou em 2010, com os castigos do túnel. É muito bonito os sportinguistas ridicularizarem o Braga por não ter títulos, mas depois dizerem que eles próprios não ganham porque não lhes deixam. Em que ficamos? São uns que são fracos, ou são os outros que controlam? Essa conversa do “vocês não são grandes” não me atinge minimamente. Eu sou do Braga porque sou de Braga, nada mais. Não quero que me chamem de “grande” nem preciso de títulos, vou continuar a ser do Braga mesmo que nunca seja campeão ou que desça aos distritais. Por isso nunca me sinto afetado por me dizerem que o meu clube não tem títulos ou até que não tem adeptos… Eu faço a minha parte enquanto adepto, não tenho culpa que não haja mais 50mil como eu e como os outros que lá estão (irrito-me é quando vejo pessoas de Braga a gozar com o Braga ter poucos adeptos, quando a culpa é de pessoas como eles que apoiam outros clubes), e quanto aos títulos, era muito mais fácil eu escolher um dos outros 3 como a grande maioria do país faz e depois encher o peito para falar dum clube a 50 ou 300km da minha terra. São escolhas que cada um faz… Tenho amigos portistas, benfiquistas e sportinguistas de Braga, que ficam cheios de orgulho ao falar dos êxitos do seu clube. Já eu sinto-me muito melhor a apoiar quem representa a minha cidade, apesar de ganhar infinitamente menos e ser infinitamente mais “pequeno”. E isso é algo que quem rebaixa o Braga (ou outro clube qualquer) pela sua falta de títulos ou de história, nunca irá perceber. É por isso que tenho vários amigos vitorianos e os respeito mais, porque apesar das diferenças, eles pensam como eu. E isso não muda nunca, independentemente de personagens como o António, o Jorge Nuno, o Luís Filipe, o Frederico, o Miguel, o Júlio, ou quem quer que seja.

                • Meu nome é Toni Sylva
                  Posted Janeiro 7, 2021 at 2:53 am

                  Concordo com quase tudo (o Sporting é que parece ter uma pedra no sapato cada vez que o Braga diz alguma coisa).
                  Só não concordo que as pessoas tenham de ser adeptas do clube que se apropria do nome da cidade para si próprio (a meu ver é uma apropriação, não por o nome estar lá, mas por o clube o utilizar informalmente). Já não considero apropriação de usando é um nome de bairro, porque isto se clubes têm justamente a ver com bairrismo).

  • Jota Neves
    Posted Janeiro 5, 2021 at 10:16 pm

    O Braga quer ser grande sem ter que viver com os problemas dos grandes.
    Rumores sobre saídas e entradas de jogadores é o dia a dia dos grandes, e não só. Cria instabilidade? Só quando não se está habituado.

  • DICAS
    Posted Janeiro 5, 2021 at 10:25 pm

    O Braga tem sempre de dizer alguma coisa quando é contra o Sporting impressionante… O presidente deles deve ter um problema qualquer entalado com o clube ao pode. É que raramente alguem do Sporting reage sequer as bocas do salvador mas ele está sempre a dar-lhe

  • Estivela
    Posted Janeiro 5, 2021 at 10:32 pm

    Dores de crescimento. Se queremos andar la por cima, temos que nos habituar a ter metade da equipa vendida a cada janela do mercado.

    • JoaoMiguel96
      Posted Janeiro 5, 2021 at 11:05 pm

      Exato. Por agora é aos outros 3 grandes, mas quanto mais crescerem mais isto vai acontecer. É isso e os talentos da academia e os seus hypes. Trincão e Pedro Neto nunca tiveram o hype de alguns dos 3 grandes por cá e são enormes jogadores.

  • Richrad
    Posted Janeiro 5, 2021 at 10:40 pm

    Se a desculpa pela falta de resultados é justificada pelo falatório dos media, então o SC Braga não tem estofo para ser um real candidato a titulo algum.
    É como se diz na gíria, areia para os olhos do zé povinho, alías semanas antes do jogo contra Sporting, o Paulinho deu uma entrevista a referir que nunca recebeu nenhum contacto por algum responsável leonino, o próprio Carvalhal aplaudiu as declarações de Paulinho e louvou ainda as palavras de Amorim.
    Aliás, o responsável do SC Braga quando se sente prejudicado, é mais um dos que faz barulho na comunicação social, não se calou até à situação Amorim ter sido resolvida, não se calou durante a parte final da época passada… vamos ser rigorosos e perceber de que tipo de jogo estamos a falar e neste caso… quando não se ganha desportivamente, o jogo de bastidores aparece, infelizmente, como a alternativa mais viável para se dar a volta.
    E neste caso, o SC Braga é aí um candidato a ganhar.

  • Kafka
    Posted Janeiro 5, 2021 at 11:19 pm

    Queixam-se q não são tratados como grandes, mas depois quando são como neste caso dos rumores, queixam-se tb

    Se se queixam por isto, então não têm estofo para serem grandes..

    • hortalica
      Posted Janeiro 6, 2021 at 11:18 am

      Querem ser grandes para o que lhes dá jeito mas quando é para se vitimizarem fazem-se de “não grandes”.

      Do nada muita CS começou a tratar o Braga como o 4º grande, o Braga deve ser o único clube no Mundo inteiro que nunca foi campeão nacional (e só esteve perto disso 2/3 vezes) e é considerado grande, um caso de estudo. Para mim um clube com 1/2 títulos de campeão nacional (tipo Boavista e Belenenses) não são considerados grandes.

      • Deco10
        Posted Janeiro 6, 2021 at 1:50 pm

        Basta olhar para Inglaterra, que o Leicester ainda há pouco tempo foi campeão, anda todos os anos ali na luta pelo top6, e ninguém os considera um grande.

      • CSM1910
        Posted Janeiro 6, 2021 at 4:46 pm

        Historicamente não são, nem considero um “grande”. Na atualidade olho pra eles como tal, pelos resultados apresentados nos últimos anos. E também é a atualidade que me interessa quando o meu Clube encara um desses Clubes. Se um dos 3 “grandes”(históricos e atualidade) tivesse 10 anos abaixo do 10º lugar eu iria olhar para esse como um Clube em que um empate seria um mau resultado para o meu Marítimo, não me interessava o que foram a nível histórico. Ao contrário do que nos dias de hoje considero um empate com o Braga como muito positivo(coisa que não considerava há uns anos atrás). Portanto, na atualidade falando por mim, olho para um eles como um “grande”. Historicamente obviamente que não.

        • hortalica
          Posted Janeiro 6, 2021 at 5:24 pm

          Compreendo o que dizes mas não concordo que neste momento se considere o Braga um grande. A meu ver é desvalorizar a história dos 3 grandes. O SLB/SCP/FCP se são grandes hoje em dia, foi porque durante muito tempo estiveram num patamar elevado com uma massa adepta fortíssima (e não apenas 10 anos) e agora chega um clube que nunca foi campeão nacional (e tem uma massa adepta mediana) ache-se grande só porque lutou 2 vezes pelo título nos últimos 10 anos (e na história). Isto a meu ver é desvalorizar muita história dos 3 grandes, que demoraram e muito a consolidar e manter este estatuto.

          O Belenenses e Boavista “momentaneamente” estiveram muito fortes e foram campeões e nunca foram considerados grandes e ambos estes clubes têm muito mais história e uma massa adepta (quando foram campeões) superior à do Braga. O Braga se quiser ser grande terá de consolidar enquanto equipa, começar a ganhar campeonatos e reforçar a sua massa adepta.

          • CSM1910
            Posted Janeiro 6, 2021 at 6:12 pm

            Sim também concordo contigo, refiro-me apenas à forma como se encaram os 90 mins. Nem o Marítimo olha para o Braga como um adversário direto, nem os “grandes” olham para o Braga como se fosse o Marítimo ou o Farense. Há uma forma diferente de encarar o jogo.

Deixa um comentário