Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bruno de La Mancha ou El Cid Carvalho?

Bruno de Carvalho comprou outra guerra. Esta era uma guerra anunciada, pois o presidente do Sporting mais que uma vez questionou o papel dos Fundos no futebol, que a sequência de acontecimentos envolvendo Rojo veio despoletar. Antes de mais, há que referir que a Direcção do Sporting por mais que uma vez optou pela postura belicista, e já enfrentou diversos e variados inimigos, de modo mais ou menos declarado e incisivo: empresários, comunicação social, clubes, árbitros e arbitragem (o que parecendo que não, é diferente), e Banca. Não é estratégia nova, Benfica e Porto fizeram-no e fá-lo-ão sempre que necessário, mas esta luta tem o seu quê de diferente, nem que seja pelo simples facto de que, por uma vez, pode estar mais em jogo dos que os interesses particulares do clube em causa. E o que está em disputa é mais do que uma questão contratual entre duas entidades, um clube de futebol e um fundo de investimento, mas sim uma clarificação sobre o papel destas entidades nas competições profissionais, e uma possível regulação das ligações entre clubes, fundos, e empresários. À primeira vista pode parecer uma luta inglória, e sem sentido. Inglória, porque afinal, falamos de entidades poderosas, com acesso a capital, e ramificações a um nível global. E porque uma luta destas será sempre longa e desgastante, e a curto prazo o Sporting sairá mais prejudicado que beneficiado. Sem sentido porque, bem ou mal, têm servido de financiadores dos principais emblemas nacionais, permitido o acesso a jogadores que de outro modo não jogariam em Portugal, ou seja, de um modo simplista, são aliados e amigos dos clubes. Vai daí que muitos vejam este conflito como uma mera quimera, uma utopia praticada por um garoto desvairado que investe contra moinhos de vento. Mais complicada se torna a tarefa agora que os jogadores trazidos por esses fundos, sabe-se lá em que condições, começam a facturar e a fazer as delícias de uns adeptos e a despertar invejas em outros. Mas será assim tão líquido que estejamos perante uma birra feita por um miúdo carente de atenção e que vê inimigos imaginários? Ou será que nós, enquanto simples adeptos, devemos pegar em armas e pelejar a seu lado? Se pensarmos bem, podemos ver algun paralelismos entre o que se passa no futebol e na economia. Os Estados deixaram de ter domínio absoluto do seu destino, passando a ser manietados por um conjunto de instituições financeiras que determinam políticas, e que se movimentam num clima de total impunidade, fazendo o que querem, como querem. De um momento para o outro descobrimos que somos cotados, que uma nação pode receber a etiqueta de “lixo”, e que um senhor banqueiro fechadinho num escritório do outro lado do planeta, agitando os braços, pode provocar um pequeno furacão por aqui. E passámos a venerar uma entidade etérea e imaterial, mas capaz de ter sentimentos (agitado, desconfiado, contente), que ninguém sabe ao certo o que é ou onde está, denominada mercados. Ora o futebol actual tem muitas semelhanças com este cenário. A finança sobrepôs-se à competição, o dinheiro rola livremente e sem qualquer controlo, os clubes, muitos deles falidos ou ligados à máquina, pouco mais são que entrepostos de mercadorias. Existem empresários que distribuem as suas peças pelos diversos tabuleiros, desvirtuando a competição e promovendo apenas e só o seu lucro pessoal. Diariamente são feitos negócios milionários, nos quais raramente os valores batem certo, e nos quais são envolvidas instituições que ninguém conhece. E por fim, os Fundos. As tais entidades que são compostas não se sabe bem por quem, e que operam num clima de opacidade, sem serem sujeitas a regulação ou controlo por entidades competentes para tal (é certo que a regulação vale o que vale, como sabemos de exemplos recentes). As tais que compram e vendem parcelas de jogadores, uns baratos, outros estupidamente caros, que emprestam atletas aos emblemas amigos, que podem, ou pretendem poder, determinar políticas desportivas. As tais que dizem quando, por quanto e para onde um jogador deve ser transferido, ultrapassando o papel de mero financiador, e usando o poder que lhes traz o seu dinheiro para ditar sentenças. E os clubes, ou melhor, os seus dirigentes (com o beneplácito de sócios e adeptos), aceitam tudo isto, limitando-se a jogar o jogo dentro do jogo. Ora ao que tudo indica (e tudo isto pode ser um real embuste, com o único propósito de fazer um melhor negócio), há um indivíduo que não quer jogar… Não sabemos ao certo os próximos passos, até 31 de Agosto muita coisa pode mudar, e o machado de guerra pode ser enterrado, nem que seja em cova rasa. Mas pode acontecer que a guerra esteja para durar. Resta saber qual dos lados escolher. Ou se preferimos ficar a ver na TV.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2014 at 11:57 am

    Tarde demais… O futebol mundial já está demasiado impregnado com estes interesses.
    É de louvar, na minha opinião, a atitude de Bruno de Carvalho. Pena é que mais ninguém se aliará a ele.

    Pode ser que a longo prazo subsista a ideia: "O outro bem que tinha razão…".

    Todos sabem o que está a acontecer, apenas não convém ao mesmo todo reconhece-lo.

    Francisco Oliveira

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 12:28 pm

      depende do ponto de vista. Por exemplo se não existisse os fundos, jogadores como Brahimi, Gaitan… Nunca teríamos a oportunidade de os ver a jogar na liga Portuguesa. Se não fosse os fundos provavelmente, as equipas portuguesas não seriam competitivas o suficiente na liga do campeões, Por exemplo, muito provavelmente o Benfica não tinha ido duas vezes consecutivas á final da Liga Europa.
      Pedro

    • Daniel Alexandre
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:28 pm

      O Bayern de Munique, sem fundos, dominou a Europa e a Alemanha na época 12-13 e é atualmente uma das equipas mais temidas a nível europeu, ou será que foi o Jorge Mendes que levou para lá jogadores como Lewandowski, Lahm, Schweinsteiger, Neuer, Robben, etc.?

    • José Rocha
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:31 pm

      Pedro, então os clubes devem endividar-se para atingir objetivos irrealistas?

    • Brunofliiip
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:41 pm

      Daniel Alexandre, é surreal comparar as equipas portuguesas aos colossos. Já vi intervenções mais inteligentes, sem ter de procurar muito…

    • Daniel Alexandre
      Posted Agosto 16, 2014 at 3:06 pm

      Apenas queria dizer que foram bem sucedidos sem fundos mas sim com uma mentalidade competitiva e ambiciosa de respeitar, até porque há cerca de 7/8 anos o Bayern não era a equipa que é hoje… Mas pronto, se prefere que o seu clube seja bem sucedido a curto prazo e a médio/longo prazo ande a pagar dívidas, quem sou eu…

    • Ace-XXI
      Posted Agosto 16, 2014 at 5:16 pm

      Quem vos ler até fica a pensar que antes de haver fundos nao havia estrangeiros de qualidade em Portugal….

      Os fundos não fazem falta nenhuma ao futebol e só trazem mais suspeiçao para 1 desporto já com vários problemas a nível de credibilidade.

      Em Inglaterra nao existem fundos e os clubes não deixam de ser competitivos.

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 6:43 pm

      COmparar Alemanha e Inglaterra com Portugal. Enfim não há muito para dizer…
      E essa lenga-lenga de que em inglaterra não há fundos, é muito bonita, mas depois lembramo-nos que metade dos clubes têm um proprietário, que por norma são multimilionários.

      Gertrudes

    • Brunofliiip
      Posted Agosto 16, 2014 at 7:48 pm

      O Bayern há 7/8 anos podia não ter tão boa equipa, mas nenhuma equipa é demolidora todos os anos. Já era colosso muito antes. Não faz qualquer sentido o que dizes.

      Sempre houve jogadores de grande qualidade na nossa liga, mas nunca antes o valor dos jogadores esteve tão inflacionado como está agora. Nesse sentido os fundos ajudam. Digo isto apesar de não ser apologista dos mesmos.

      Quanto a não haver fundos em Inglaterra… o ultimo classificado na época que passou, recebeu +70M só de receitas televisivas (dados que foram anunciados aqui no VM). Só por ai já se percebe, não? O mesmo acontece na Alemanha e outros países maiores que Portugal e com uma economia muito mais forte.

  • João
    Posted Agosto 16, 2014 at 11:58 am

    Completamente de acordo com o autor do post, chegou a altura das entidades regularem devidamente a acção dos empresários e fundos. Vamos ser se esta posição do Sporting não faz com que o Bruno de Carvalho passe a ser o novo Bosman.

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 3:03 pm

      Isso eu não acredito, até porque muito provavelmente os investidores dos fundos serão da mesma matriz daqueles que por isto ou por aquilo compram emblemas de futebol por essa Europa fora e são detentores de argumentos financeiros fortíssimos.
      Apenas a intervenção do poder político poderia colocar fim a estes players, mas dificilmente isso acontecerá, pois existem nuanças de regulação que iriam tocar e bem em alguns clubes poderosíssimos na Europa, começando logo pelos grandes da vizinha Espanha… Aqui o que vai acontecer é um acordo, do Genero FCP-Mangala-MCity- Brahimi, ou seja sai Rojo-MU- SCP recebe outro jogador para animar a malta e para sossegar a direcção e o fundo ganha menos, mas somando os 2 acaba por ganhar dentro do mesmo… não acredito que o fundo arrisque, pois são sociedades que gostam do segredo até para não expor os seus verdadeiros investidores…
      Carlos

  • m1950
    Posted Agosto 16, 2014 at 12:11 pm

    Bruno de Carvalho tem cometido alguns erros a nível de comunicação , e eu acho que isto era dispensável ao SCP. O comunicado da Doyen tem a sua razão de ser , tal como acredito que a do SCP também. O Sporting deve simplesmente livrar-se de todos os jogadores que estão partilhados por fundos , progressivamente. Lembrando-se que o Sporting Portugal Found tem deadline em 2016, e todas as percentagens entram em liquidação. Os fundos são negócios que apenas adere quem quiser , e quem quiser tem de saber as regras , o Godinho começou agora só cabe ao Sporting assumir todos os erros. Uma das coisas novas neste SCP , é a força do seu departamento jurídico , que mostrou com Bruma , Patrício , Bojinov e outros casos que não está para brincadeiras , logo acredito que o Sporting vai ganhar o caso à Doyen.

    Quanto à questão disciplina não especificada , se for como se noticiou na comunicação social , ele tem toda a razão e qualquer atitude que não fosse essa seria um grave precedente, provavelmente histórico nesta direção.

    Eu estou mais preocupado com o fraco ataque do SCP , que se diz candidato e não tem armas para resolver jogos. Espero mesmo que venham Aboubabakar e Nani.

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2014 at 12:29 pm

    Grande texto! Muito bom o paralelismo com o cenário das economias.
    A verdade é que todo este problema vem da falta de controlo, não dos fundos e dos empresários, mas do próprio mercado. A desregulação dos preços dos passes levou a que 5 ou 6 clubes inflacionassem tanto estes preços que se torna impossível a clubes de média dimensão formarem plantéis que discutam, mais ou menos, lugares importantes a nível europeu sem terem de procurar financiamento ou parcerias, muitas delas de cariz obscuro. Sem estas "ajudas" os clubes portugueses estariam condenados a lutar pelas competições internas e o nosso campeonato transformar-se-ia, progressivamente, num campeonato holandês. Os clubes só contratavam jovens de 20 anos para baixo, com o objetivo de os potenciar, juntamente com os jovens vindos da formação, para os vender a clubes por 5/6 milhões.
    O campeonato português, juntamente, talvez, com o campeonato francês, são os que funcionam como contrapeso para as enormes diferenças que há entre a 1ª divisão do futebol europeu e os outros. Sem estas características – campeonato onde há equipas que podem fazer boa figura na europa, têm bastante visibilidade e conseguem ser atrativas para jogadores de campeonatos secundários que pretendem dar o salto – ficaríamos no segundo pelotão do futebol europeu, e com os clubes ingleses, espanhóis, italianos (cada vez menos) e alemães num patamar muito superior.
    Não estou a defender os fundos ou o fim deles, só a apontar aspetos que evidenciam que isto não é uma
    questão de preto no branco.

    João Pereira

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2014 at 12:29 pm

    Sou benfiquista mas admiro muito a atitude de BdC . Grande presidente.
    Que começe uma revoluçao no futebol portugues .

    Ps- Gostava que o BdC fosse presidente da FPF iria mudar muita coisa para melhor…

    James

  • Kafka I
    Posted Agosto 16, 2014 at 12:30 pm

    A minha opinião sobre os fundos é muito simples, não deviam existir…tal como não podem existir em Inglaterra ou na Alemanha, e por algum motivo tanto Alemanha como Inglaterra, são hoje em dia unanimemente considerados os 2 melhores exemplos da forma como deve ser organizado um Campeonato…

    • José Nunes
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:05 pm

      A única diferença, é que uma equipa da segunda metade da tabela, pode-se dar aos luxos que equipas como Benfica e Porto, não podem. Comprar jogadores acima de 10/15M

    • MosqueteiroSLB
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:10 pm

      em inglaterra nao ha fundos porque ha milionarios. nao precisam de pedir ajuda para comprar um determinado jogador, porque tem ali todo o dinheiro a mao.
      nem se pode comparar. na alemanha e na inglaterra, as receitas de estadio sao maiores, os patrocinios sao maiores, as receitas televisivas sao maiores, etc.
      se queres acabar com isso em portugal, eu pergunto-te, preferes votar no presidente, ou que venha o peter lim e compre isto tudo?
      era a unica maneira de manter o benfica forte nas competiçoes europeias

    • Sérgio AGC
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:44 pm

      Comparar a realidade da Liga Portuguesa com a Liga Inglesa, Alemã,etc é tão ridículo, para não falar que na Liga Inglesa, por exemplo, está repleta de milionários que contratam quem desejam sem esforço.

      Como já foi dito, até os clubes de meia tabela na liga inglesa conseguem comprar jogador por 10…M coisa que os 3 grandes em Portugal têem dificuldade mesmo com ajuda de fundos.

      Uma coisa é certa, os fundos deviam ser regulados e alguns negócios deviam ser mais claros.
      Abdicavam de ver FCP, SCP e SLB a chegarem ás decisões Europeias? Porque provavelmente era isso que ia acontecer sem ajuda dos fundos.

    • Joao Goncalves
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:28 pm

      Sérgio AGC,

      Apenas uma correcção… na Segunda Liga Inglesa (Championship) compram jogadores por 12M€…

    • José Rocha
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:32 pm

      Eu, como adepto de futebol, abdicaria

    • Kafka I
      Posted Agosto 16, 2014 at 3:03 pm

      Sérgio AGC,

      Eu não comparei nada, e ridículo é viver acima das reais possibilidades…se o Benfica/Porto/Sporting não têm dinheiro para estrelas, não as compram simples…já dei o exemplo à dias aqui do Ajax…o Ajax não vence uma Champions à precisamente 20 anos e desde aí que nem sequer a uma final Europeia foi, mas também tem 0 (ZEROOOOOO) eur de divida à Banca…se eu trocava a situação do Benfica (o meu clube) pela do Ajax? nem pensava 2 vezes

      Mas se vocês acham que viver num atolado de dividas é um bom principio, então fiquem com a vossa opinião…tenho um conceito diferente de gestão e onde apenas devemos gastar aquilo que temos…

    • Luis La Liga
      Posted Agosto 16, 2014 at 3:24 pm

      Sergio AGC, sinceramente abdicava, mas de resto tens toda a razão. Comparar a Liga inglesa e a Liga alemã é sinceramente dos argumentos mais disparatados que tenho visto. Em 2012/2013 o ultimo classificado recebeu 40 milhoes de libras. Em Portugal recebe-se 120 milhoes de euros entre 1ª e 2ªliga, em Inglaterra mais de 900.
      Kafka, também concordo contigo, mas o problema do endividamento dos clubes grandes não foram só os jogadors. Foi também o estádio e os centros de estágio.

    • Sérgio AGC
      Posted Agosto 16, 2014 at 3:25 pm

      Concordo que é ridículo viver acima das possibilidades mas isso não é sinónimo de contar com os fundos, as grandes dívidas dos clubes já não são de agora.

      Será que não ganhamos alguma coisa pela valorização das promessas que têm vindo?
      As contratações têm é que ser mais pensadas e só para ocupar posições fundamentais dos planteis.

      Será que a Liga Inglesa, Alemã, Espanhola seriam assim tão interessantes se tivessem as receitas que os clubes têm em Portugal mesmo tendo outra organização?

    • gonçalo
      Posted Agosto 16, 2014 at 5:08 pm

      Mas se pensarem, sem os fundos e os empresarios, e esta inflaçao do mercado muito provavelmente os jogadores nao valiam tanto, pelo que os jogadores nao seriam tao caros e os clubes portugueses teriam equipas competitivas externamente. Muito provavelmente

    • Diogo Pais
      Posted Agosto 17, 2014 at 4:42 pm

      Nao existem fundos na Alemanha?
      Uma mentira termenda.
      So nao existem em França e Inglaterra.

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2014 at 12:32 pm

    Nani no Sporting ? Só se for por amor ao clube porque ele recebe um bom ordenado e não vejo o Sporting com capital para pagar e ainda tem imagem para ir para um clube que lhe pague quase tanto como ele recebe em Manchester
    Tiago S.

  • Diogo
    Posted Agosto 16, 2014 at 12:48 pm

    Não percebo esta confusão com os fundos, se não fossem os fundos o Porto e Benfica não iam a finais europeias e estavam ao nível das equipas da Bélgica. Mesmo o Sporting na última vez que foi a uma meia-final europeia quase todo o plantel era à base de fundos.

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 12:56 pm

      Ao nivel de equibas da belgica o porto o benfica e o sporting nunca irao chegar.. os fundos investem nos grandes de portugal por alguma coisa….
      Historico … e sabem que em portugal os bons jogadores valorizam
      James

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 7:25 pm

      O Porto de Mourinho não necessitou de fundos… resultado fez muito dinheiro que realmente entrou nas contas do clube. Acreditar na salvação via fundos é absurdo e o Benfica está a iniciar a prova disso mesmo. Comprar um jogador xpto, pagar ordenados xpto, valorizar o jogador (conseguindo títulos por vezes) e no final receber valores que não cobrem o prejuízo é absurdo.

      Joaquim Santos

  • Gonçalo
    Posted Agosto 16, 2014 at 12:50 pm

    O VM elogia o Bruno de Carvalho mas quero ver a vossa coerência.

    Quando sair o comunicado a dizer que 40% do Jonathan Silva estão vendidos a um fundo e que o Sporting está a tentar o Aboubakar com a ajuda de um fundo, quero vos ver a criticar.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:12 pm

      e a visao do leitor (a nao ser que esteja enganado acho que e apenas isso ao vm), e e um leitor que , repito, se nao me engano, e sportinguista.

    • Bruno R.
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:13 pm

      O homem nunca usou um fundo, porque haveria de começar agora? É diferente comprar parte de um jogador, ficando o clube de origem com o restante passe, do que vendo-los a fundos.

    • Jorge Silveira
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:17 pm

      Consegues dizer-me, no mandato de BDC, algum jogador que tenha sido comprado com a ajuda de fundos?

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:37 pm

      Comprar uma parte do passe (Jefferson) é diferente de o vender ou de o comprar com ajuda de fundos. Nada a ver, e BdC já mostrou que não entra nesses esquemas de fundos e empresários…

    • Joel
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:11 pm

      LuisRafaelSCP, quem é a outra parte detentora do passe do Jefferson? É diferente em que termos? Compropriedade , exatamente igual. Já agora, a Traffic é o que?

    • SdvrSCP
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:26 pm

      Nas primeiras eleições de Bruno de Carvalho, o mesmo apresentou na sua candidatura uma parceria com um fundo composto com dinheiro russo, situação que despolou muita polémica apesar do mesmo ter sido inovador e revolucionário no sentido que trouxe para a ribalta a cara por trás do fundo, e as condições especificadas (percentagem do passe que o Sporting ficava apesar do investimento ser do fundo, ou 40 ou 60%, já não me recordo).

      Isto para dizer que é perfeitamente possível que Bruno de Carvalho trabalhe no futuro com algum fundo, mas confio que seja com os interesses do Sporting sempre defendidos.

      Quanto a esta luta, estamos muitos com o presidente.

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:48 pm

      Esse acordo com os Russos para o fundo era diferente…

      Os Russos abriam uma conta com 50 milhões, da qual o Sporting tinha esse dinheiro para investir, sendo também aprovado o investimento pelos homens do Dinheiro…
      O Sporting pagava o Salário ao jogador, e estava estipulado que o Sporting podia não vender o jogador durante 2 anos, depois desse período o Sporting ainda podia receber 50% das mais valias para compensar os gastos com salários…

      Era um acordo para um fundo feito com transparência, e diga-se muito vantajoso porque o Sporting não tinha dinheiro nenhum, 50% de alguma coisa, é melhor do que 100% de nada…

      Brutos

    • SdvrSCP
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:56 pm

      Exactamente Brutos, foi essa transparência que eu quis enaltecer, e obrigado por me relembrar das condições, sem duvida que era vantajoso para o Sporting.

  • Luis La Liga
    Posted Agosto 16, 2014 at 12:52 pm

    Não poderia estar mais em desacordo com este post.

    Comparar o futebol com uma economia real é pura demagogia. Os clubes não precisam de importar produtos, não precisam de responder a outros países, nem tem variações de fluxos de caixa, consoante guerras, problemas de outras economias, doenças, etc.
    No futebol,há uma previsão do dinheiro gerado de bilheteiras, receitas fixas de sponsers, tv e LC (na fase inicial). Tudo o resto é dinheiro variável que devia ser usado para mais valias dos ativos (quer seja estruturas quer seja jogadores).
    Os fundos foram e são muito importantes para os clubes portugueses, porque permitem trazer qualidade que de outra maneira não era possivel.Rojo é jogador do Sporting pelos fundos e B.Carvalho não percebe isso. Á demagogia do presidente, é a ilusão que os fundos são estruturas opacas, recambidas em lavagens de dinheiro. Mas, mais importante que donde vêm, é preciso saber para o que vêm. E vêm sobretudo para ganhar dinheiro depois de avultadas quantias gastas. Não perceber estes mecanismos é ser demente.
    Eu acho que o B.Carvalho está a transformar o Sporting numa espécie de qualquer coisa. Sinceramente, ainda ninguém percebeu onde isto vai dar, mas é óbvio que se isto for para tribunal o Sporting vai ficar bastante afetado.

    • Marco Silva
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:03 pm

      e isso dá liberdade à Doyen fazer o que fez? enviando falsos representantes ?

    • Veeder
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:15 pm

      Independentemente do Rojo jogar no sporting à conta de um fundo, ele tem contrato assinado com a Instituição Sporting e não com o fundo. O que eu acho é que aos responsáveis dos fundos e aqui faço uma paralelismo com a situação económica global, só lhes interessam os lucros (tal como os banqueiros) e não querem saber se o clube A ou B potenciaram as capacidades e fizeram evoluir um jogador.
      Eu não digo NÃO à existência dos fundos, que se funcionassem em clima de cooperação e de boa comunicação com os clubes toda a gente sairia a ganhar.
      Eu não tenho dúvidas que foi o fundo ou o empresário do jogador que manipulou o Rojo ( e cada vez acho mais que o jogador da bola é um burro que só sabe dar pontapés na bola) e que o aconselharam a recusar-se a treinar e quanto a esta guerra eu estou 100% com o BC que tem demonstrado que tem uns BIG BALLS.
      Faltam mais BC ao futebol português.

    • Luis La Liga
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:50 pm

      Foi o empresário do Rojo que o manipulou? Mas tu sabes o que é jogar no Man Utd? Sabes a diferença de vencimento entre 1 e outro? Eu não tenho empresário, mas acho que era fácil a escolha…
      Enviou falso respresentantes? Não sei Marco SIlva.
      Veeder tu achas mesmo que foi o Sporting a evoluir o jogador? O Rojo antes de ir para o Sporting era jogador de seleção. Ta valorizado porque foi à final do Mundial. Os Sportinguistas não têm mesmo noção das coisas.
      Viva ao Bdc e continue muitos anos à frente do Sporting…Para já conta com zero títulos e assim vai continuar por muitos anos. Perdedores, mas corajosos.

    • Deckard
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:24 pm

      Luis La Liga, e tu sabes o que é um contrato? Foi aquilo que o Rojo assinou de livre vontade. E que inclui condições específicas, desde salários a prémio de desempenho e atá uma clausula de rescisão. Ninguém o obrigou a assinar. Agora que seja homenzinho e assuma os seus compromissos. Estou farto de putos mimados que julgam que a lei e a vida tem de ser diferente para eles só porque têm fama e dinheiro. Quer sair do contrato? Simples. Indemnize o Sporting pela clausula de rescisão. Caso contrário, espere que o clube esteja de acordo com a transferência. Que tretas! Então mas estes putos são mais que as restantes pessoas ou também têm de se reger pelas regras de um estado de direito?

    • Luis La Liga
      Posted Agosto 16, 2014 at 3:06 pm

      Em termos morais essa conversa é muito bonita. Em termos reais, os jogadores fazem o que querem. Veja-se o caso de Bale, por exemplo, que era um jogador pago a peso de ouro e que mesmo assim deixou de treinar.
      Em termos contratuais o Rojo é do Sporting. Em termos reais, o Sporting precisa de dinheiro e o Rojo vem de uma situação favorável depois de um campeonato do mundo.
      Em termos morais, não concordo com o Rojo e com o Sulejmani. Mas em termos de gestão, processos disciplinares são atos péssimos para todas as partes envolvidas. Essa ideia dos putos mimados é boa para conversa de café, mas são estes putos mimados que estão nas grandes competições e que trazem nome para o Sporting (já que nas competições europeias tem sido uma nulidade).
      Com o Dier, Rojo, Sulejmani, Bruma, e mais virão, o Sporting começa a ter fama de clube conflituoso, o que é mau para atrair outros jogadores de campeonatos importantes.
      Tenho também a mesma filosofia para o Benfica por exemplo. Se um jogador tá insatisfeito e a proposta traz rentabilidade ao clube, este devia-o vender. Mas isto é a minha opinião…

    • gonçalo
      Posted Agosto 16, 2014 at 5:13 pm

      Que eu saiba o bruno de carvalho luta contra os fundos e mantém a coerencia de nunca ter contratado um jogador com recurso a fundos. O Rojo veio para o SCP na direcçao de Godinho Lopes, o bruno de carvalho nao podia simplesmente mandar embora por pertencer a um fundo, se nao mandava metade da equipa embora

    • Diogo Pais
      Posted Agosto 17, 2014 at 4:48 pm

      Concordo com tudo o que diz Luis La Liga, mas erra no nome do jogador do Scp é Slimani e nao Sulejmani.
      Saudaçoes

  • CRF
    Posted Agosto 16, 2014 at 1:10 pm

    Quem gosta verdadeiramente de futebol só pode escolher o lado de BdC, não o seu estilo, mas a sua causa.

    Benfiquistas e Portistas, podem pensar, e dizer, 'ele só está nesta luta, porque é o elo mais fraco na ligação com essas entidades', ou podem tentar ver para além disso.. Pegar num exemplo recente de Brahimi, comprado por 6,5M € e venda imediata de 80% do passe por 5 M €, ou seja, o FCP terá o ónus de rentabilizar um jogador pelo qual só poderá recebar, no máximo, 20% de uma eventual transferência (digo no máximo pois já sabemos que estes fundos enchem os contratos de cláusulas).

    Os clubes portugueses deverão perceber que há mais e melhores caminhos, o scouting em Portugal, ao contrário do que se faz parecer é miserável, os clubes só conhecem os jogadores quando toda a gente já os conhece, quem se quer diferenciar tem de os conhecer por antecipação, só assim se fazem bons negócios.. Bom scouting tem o Ajax e Udinese que todos os anos lançam meia duzia de miudos que nunca ninguém ouviu falar.
    Associado ao scouting, é deixar de ser alérgico a jogadores com nome português, veja-se Ruben Neves, jogo após jogo a provar que a idade e a nacionalidade são entraves ridiculos num país como o nosso (pobre e cheio de talento entre portas).
    E por ultimo, temos um instrumento que associado aos dois referidos acima, podem manter as equipas tão competitivas como agora, treinadores de topo.

    Haja vontade e coragem e os clubes vencerão esta guerra, sim os clubes, pois BdC estando a defender o Sporting, acaba por estar a lutar, ainda que indiretamente por todos eles.

    Parabens Nuno Ranito pelo artigo.

    • Luis La Liga
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:41 pm

      CRF, vendeu por 5M€, mas tem opção de recompra da parte alienada. Acho que foi um excelente negócio para o Porto.

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 3:29 pm

      Luis La Liga, bom negocio não terá sido certamente porque envolve contrapartidas e altas(juros), mas se o FCP fez é porque achou ser o possível ou quiçá o melhor para a SAD.

      CRF o FCP já nos habituou em matéria deste tipo de negócios estar com um á vontade maior, fruto do pioneirismo e na longa presença do presidente á frente do clube.
      Vejamos o caso Mangala, o FCP por 56,…% recebeu 30m€ e os detentores da restante percentagem do passe receberam, não se sabe sequer quanto.
      Logo de seguida existe uma reposição de valor para com o fundo através do passe do Brahimi , parece-me lógico o fundo precisa ser alimentado e alimentasse apenas e só com Divida, para receber juros e mais valias futuras… Logo o BdC não pode esperar o mesmo tratamento, uma vez que sendo parceiro, só o é de facto por necessidade.
      O SCP assume que os fundos são uma fatalidade, pela escassez de recursos e o FCP assume (silenciosamente) que são parceiros potenciadores da marca Porto e ambos têm a sua opinião fundamentada pelos resultados quer económicos, mas acima de tudo desportivos…
      Carlos

  • Santos
    Posted Agosto 16, 2014 at 1:15 pm

    A missão do BdC é defender os interesses do Sporting. É irrelevante se gosta mais ou menos do que o rodeia, pois tem que decidir em função dos interesses do clube e não em função do seu orgulho pessoal e egocêntrismo.

    O Matic recusou jogar horas antes do maior jogo da época. Se isto acontecesse com o BdC qual seria a sua reacção? "Ai não queres jogar? Encostado e processo disciplinar!" O que aconteceu no Benfica? O Jesus e o Vieira engoliram o sapo e foram atrás dele para o convencer a jogar, porque isso era MUITO mais importante que qualquer "lição de moral". Acabou por jogar, o Benfica ganhou, rendeu 25M€ alguns dias depois, e a vida continuou.

    Esta é a questão que interessa:

    O Sporting ganhou o quê em encostar o Rojo/Slimani?

    Na minha opinião, e até prova em contrário, não ganhou absolutamente nada (desportiva e financeiramente).

    • João
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:36 pm

      Percebo o teu pronto de vista. Mas depois do Matic, veio o Oblak. E no futuro, seguramente, existirão mais. O mesmo sucederá no Sporting e no Porto. O BdC estará a tentar dar o exemplo, impor regards de conduta e de disciplina. So assim se minimizam situacões como as do Rojo e Slimani. Cumprimentos.

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:51 pm

      100% de acordo

      Manel C

    • Luis La Liga
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:10 pm

      Eu acho que ele pode querer cortar com os fundos. Mas tem que ser gradual. Um jogador contrariado vai desvalorizar num clube, nunca valorizar. Isto é exemplo de péssimo modelo de gestão, não discutindo a moralidade dos jogadores de futebol.

    • Deckard
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:13 pm

      Pois, caro Santos, e quando todos começarem a fazer isso? Se os jogadores passarem a ter a noção que fazem o que querem do clube? No futuro, qualquer jogador do Sporting que receba uma proposta mais vantajosa vai simplesmente bater o pé e dizer que não treina porque quer sair, independentemente de é bom para o clube ou não! Abre-se precedentes perigosos. Por isso, a sua opinião, só é "boa" a curto prazo, porque a medio/longo prazo é terrível para a força de um clube. E a mim faz-me muita confusão que não consigam ver isso.

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:30 pm

      É não é do superior interesse do Sporting garantir custe o que custar que os jogadores respeitam e cumprem as normas do clube?

      Era o que faltava que agora o Sporting se visse obrigado a baixar as calças e a meter-se de cocaras perante um fundo a birra de jogadores que tem contratos assinados e os devem cumprir…

      Nem sei o quê que o caso do Matic tem alguma coisa a ver com isto, cada um gere o clube da forma que quer… na minha optica a gestão do Sporting com esta direcção tem sido exemplar..
      dificilmente alguém faria melhor com os meios que teve a disposição…

      Digo-lhe só isto, se Bruno de Carvalho não fosse obstinado e não tivesse confrontado os Oligarcas da banca que praticamente destruíram o clube, muito provavelmente o Sporting hoje com o colapso total da família Espírito Santo deixaria também de existir, pelo menos nos moldes actuais…

      Portanto não venha com essa historia do "ganhou o quê" com o encostar os jogadores

      Porque o respeito vale mais do que qualquer outra coisa, uma instituição tem que se dar ao respeito, o Sporting não precisa do Rojo e do Slimani para ganhar jogos, são bons jogadores, mas o Sporting continua a ter plantel para ser competitivo seja contra quem for…

      Vocês Benfiquistas conseguem odiar mais Bruno de Carvalho do que Pinto da Costa, é impressionante, o tremor que vos causa, expliquem-me lá porque dedicam tanto ódio ao Homem? paginas de facebook anti-Bruno de Carvalho, patetas em foruns de jornais online, expliquem lá a razão pelo qual fazem isso? Eu raramente vejo Sportinguistas a perderem tempo com Vieira da mesma forma que vocês perdem tempo com Bruno de Carvalho…

      Isso é complexo…

      Bruto

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 16, 2014 at 1:27 pm

    O BdC está a defender o seu clube e muito bem.

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Agosto 16, 2014 at 1:29 pm

    Que venha o tribunal. o nosso presidente tem toda razão. Nós não somos nenhuma marioneta. Se alguns clubes o são problemas deles. Aproveito a ocasião para dizer que a atitude do jogador Rojo em fugir treinar é completamente condenável e quem defende o contrário é demente. Boa tarde a todos. .

  • Filipe pedro
    Posted Agosto 16, 2014 at 1:33 pm

    Quem não gosta de fundos e simples.. mão recorre a eles. Agora este presidente do Sporting não honra nada nem ninguém. ..Os contratos para ele são mero papel não tem vínculo. Para o bem e mal tem de se respeitar o assinado. Mesmo que prejudicial; chama se compromisso e honra…

  • Gulev
    Posted Agosto 16, 2014 at 1:34 pm

    O Sporting tem que respeitar os contratos em vigor, se o seu presidente não concorda com os Fundos então que não negoceie com eles mas terá que respeitar o que foi vinculado até hoje.
    BdC está a comprar uma guerra que não é dele e pode sair mal nos casos Rojo e Labyad.

    Podemos fazer um paralelismo no caso Benfica/Sporttv, o Benfica esperou que os contratos findassem para então tomar a posição actual.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 16, 2014 at 1:35 pm

    Enquanto as pessoas continuarem a pensar que o BdC é que é o mau da fita, ou criticá-lo porque simplesmente não vão com a cara dele, estamos mal. Acho que se todos os clubes se unissem e optassem por aceitar que o melhor é os fundos desaparecerem do futebol português (vinham menos craques, mas cada clube vivia dentro da sua realidade, tinha os passes dos seus jogadores e não havia tantos filmes) o nosso futebol ficava a ganhar competitividade e alguma paz!

    Agora, enquanto todos assobiarem para o ar, enquanto os jogadores puderem desaparecer sem dar justificações, romper contratos sem castigos, os fundos pressionarem a vender e os adeptos ainda acharem que eles têm razão, os clubes nunca passarão de marionetas nas mãos destes senhores!

  • Gulev
    Posted Agosto 16, 2014 at 1:39 pm

    Agora percebemos porque a Doyen preferiu colocar o jogador no SCP e não no SLB. Godinho para ter Rojo e Labyad "abriu as pernas" de tal forma que agora coloca o clube subalterno ao Fundo.

    Não me lembro na altura de os seus adeptos se questionarem sobre isso.

  • Manuel Moura
    Posted Agosto 16, 2014 at 1:44 pm

    Eu sempre achei o BdC um ser estranho mas tenho por habito ate prova em contrario dar o beneficio da duvida e esperar para ver.
    E o que vi foi um mentiroso que na epoca passada disse que o LFV tinha tido uma conversa com ele que foi desmentida pelo LFV e o BdC nada mais disse, logo para mim MENTE e como mentiu nisso mente no que lhe der mais jeito é um populista, demagogo o ultimo presidente que rasgou contratos (Sportv) sabemos onde ele esta neste momento a linha BdC parece muito similar.

    • m1950
      Posted Agosto 16, 2014 at 3:17 pm

      BdC nada disse ? Já está provado até por uma peça da sic penso , que BdC disse que ironizou sobre que o LFV disse , e foi até bastante claro e compreensivo.

      LFV na reunião da liga , onde disse ao Júlio Mendes para pagar o que devia , respondeu a um jornalista sobre as queixas do SCP sobre a arbitragem (onde afirmou que seria primeiro classificado), da seguinte forma: " Hoje falamos e nao sei temos pontos para descer de divisão " (numa alusão a um telefonema)

      Foi isto que BdC respondeu.

      Se quer falar em mentiras , tem o exemplo de hoje onde o Atlético desmente categoricamente o que o seu Presidente disse na Tv , se quer falar em mentiras podemos falar do Benfica made in Benfica , se quer falar em mentiras podemos falar na apenas e expressa necessidade de defesa esquerdo e avançado.

      Penso que lhe faltavam dados para dizer o que disse.

      E uma coisa eu não tiro o BdC , o Sporting hoje é dos clubes mais transparentes de Europa , e os Sportinguistas sempre que há barulho , teem comunicação oficial do clubes , noutros calam-se e esperam por vitorias de supertaças.

      Continuação do resto de uma boa tarde, e aprenda , a este nível todos mentem , porque no futebol o que hoje é verdade…

  • Ulisses Lopes
    Posted Agosto 16, 2014 at 3:21 pm

    então o gulev ainda agora disse que o benfica não tinha rasgado contrato com a sportv e vens tu dizer que afinal o vale e azevedo rasgou-os? vocês entendam-se,a bem da verdade

    • Gulev
      Posted Agosto 16, 2014 at 6:28 pm

      ESTA direcção esperou pelo fim do contrato com a Sporttv.
      Vale e Azevedo rasgou e viu-se o resultado…

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2014 at 6:47 pm

    O Bruno de Carvalho é o Presidente com que todos os Sportinguistas sonharam muitos anos!
    E quanto mais o criticam , mais os sportinguistas gostam dele! Se houvesse eleições agora ele ganhava com 95% ou mais, não tenham dúvidas!
    Os seus comunicados só ajudam a perceber o que se passa, porque antes os dirigentes faziam as coisas, e ninguém sabia de nada, ou seja, é uma gestão transparente!
    Com ele ninguém faz farinha, sejam jogadores, fundos, árbitros, etc… Preferiam o antigamente, em que éramos papados em todas as situações, éramos uns moles, uns papa-açordas e toda a gente gozava connosco? Gostavam desse tipo de dirigentes? Eu não!
    É um ótimo gestor, ou seja, só gasta aquilo que tem e pode. Preferiam o antigamente, em que se gastava sem regra e por essa forma fomos parar ao passivo que temos hoje? Ou seja, sabe o que são limites, porque sabe até onde pode ir e não pode ir!
    Nos casos litigiosos, pode perder alguma vez em tribunal, mas até agora ganhou todos.
    Em termos de comunicação, passa uma mensagem positiva tanto para dentro como para fora do grupo.
    Etc, etc.
    Grande Bruno, estamos contigo!

Deixa um comentário