Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Busquets não é melhor nem pior que Eric Dier»

Afirmação estranha, tendo em conta que Busi é talvez o melhor médio defensivo da história, ou pelo menos um dos 3 melhores, mas que demonstra que até as pessoas que estão no futebol têm análises muito próprias. 

Sam Allardyce, antigo seleccionador inglês, surpreendeu os adeptos do futebol ao colocar Busquets no patamar de Eric Dier, no rescaldo do  Espanha-Inglaterra, para a Liga das Nações. «Os elogios a Busquets deviam parar. Na minha opinião, não é melhor nem pior que Eric Dier. Busquets é um médio posicional que interceta jogadas, é muito rápido nos passes e inteligente. Não é muito mais do que isso, mas é bastante elogiado. Eric Dier pode fazer o mesmo trabalho, mas não raras vezes é criticado por isso», afirmou Big Sam, em declarações à talkSPORT.

52 Comentários

  • Mike The Kid
    Posted Outubro 17, 2018 at 4:33 pm

    Claro

  • psychomantis
    Posted Outubro 17, 2018 at 4:35 pm

    Eric Dier é sem dúvida um bom médio defensivo mas ainda está alguns níveis abaixo do Busquets.
    Busquets é um dos melhores médios defensivos de sempre, e grande parte do sucesso colectivo que o Barcelona teve nos últimos anos foi devido a ele. Custa me imenso quando dizem que Messi carregou o Barcelona sozinho ás costas, menosprezando por completo o trabalho “invisível” do Busquets.

  • Kostadinov
    Posted Outubro 17, 2018 at 4:50 pm

    Gosto muito do Dier mas dizer que o Busquets não é melhor nem pior do que ele faz zero sentido. Mas até não surpreende vindo de quem vem, não só por ser parcial mas porque o Allardyce é neste momento dos treinadores ingleses conhecidos mais medíocres e ultrapassados do futebol actual em termos de filosofia de jogo e análise de jogadores. O que até é estranho tendo em conta a sua apetência por metodologias de treino inovadoras.

  • DeMachado
    Posted Outubro 17, 2018 at 4:54 pm

    Claramente que o Big Sam tinha almoçado ou jantado bem antes de dizer isto.

  • TheWatcher
    Posted Outubro 17, 2018 at 4:54 pm

    E o discernimento inglês a vir ao de cima. Um bom jogo e já é o melhor médio defensivo da atualidade.

  • Lucky Green
    Posted Outubro 17, 2018 at 5:13 pm

    Mais do que a comparação ser “absurda” pois gosto bastante do Dier mas não está sequer no top-5 atual, apesar de achar que tem potencial, é o VM considerar o Busquets top-3 de sempre na posição de trinco, Vieira, Makelelé, Redondo ou o próprio Matthaus foram bastante superiores ao Busquets na minha opinião

    • DICAS
      Posted Outubro 17, 2018 at 10:14 pm

      Redondo e Mathaus nao sei

      Vieira e Makelele tinham umestilo mais vistoso

      Porem na minha opinao … nao so de todos superiores Busquets

    • SenyorPuyol
      Posted Outubro 17, 2018 at 10:38 pm

      Para mim, Redondo não, apesar de o considerar dos melhores.
      Matthaus pode ser.
      Vieira idem.
      Makelele não, era importantíssimo para os equilíbrios e essencial na recuperação de bola, mas na criação não se compara a nenhum dos supracitados, isto na minha opinião.

      Se tiver de escolher um top-3 seria Busquets, Matthaus e Vieira.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Outubro 18, 2018 at 8:58 pm

        Redondo não??
        Matthaus fez maior parte da carreira a médio centro/ofensivo e nos últimos anos a líbero ele sim mas o Redondo que foi rei e senhor dessa posição,durante toda a década de 90 não,está certo.

        • SenyorPuyol
          Posted Outubro 18, 2018 at 10:39 pm

          Portanto, como no papel não aparecia como médio defensivo não posso avaliar Matthaus como jogando nessa posição, apesar de a desempenhar durante grande parte do jogo… hoje em dia vou deixar de avaliar as funções de médio centro/ofensivo que Messi desempenha tantas vezes só porque naquele gráfico engraçado do início do jogo aparece na linha dos avançados, estes futebolistas exímios que conseguem ocupar o espaço e as funções de duas posições na mesma partida, só podem ser avaliados de acordo com uma delas, certo?

          Redondo, para mim, não foi melhor do que Busquets é. Como disse, vejo-o como um dos melhores e até era um dos jogadores que mais admirava mesmo apesar do clube onde estava. Ainda bem que discordamos, não é suposto que estas avaliações/classificações/rankings sejam estanques, agradeço a partilha do seu profundo conhecimento.

  • MiguelF
    Posted Outubro 17, 2018 at 5:25 pm

    O Sam Allardyce deve ter tido um almoço bem regado para mandar piadas destas.

    Até acho o Eric Dier muito bom jogador mas o Busquets é só o melhor médio defensivo do mundo e um dos melhores de sempre na sua posição.

  • David Gomes
    Posted Outubro 17, 2018 at 5:33 pm

    Acho que ele é conhecido por gostar bastante de vinho. Só pode ser essa a explicação. Isso e serem ambos ingleses.

  • v de vendetta
    Posted Outubro 17, 2018 at 5:51 pm

    Observação ao nível do treinador medíocre.
    Corcordo a 100% com a Visão do Mercado um dos melhores médios defensivos da história do futebol mundial. Dos que vi ele e Patrick Vieira a cima de todos os outros.

  • SenyorPuyol
    Posted Outubro 17, 2018 at 5:55 pm

    Por acaso entendo o que o Big Sam quis dizer mas enganou-se e “enterrou-se” por completo ao entrar pela vertente de qualidade, Busquets, para mim (e para a maioria das pessoas), é melhor que Dier, penso que isso não estará em debate.

    Agora, tentando compreender as declarações, o que penso que queria dizer é que Busquets e Dier são médios defensivos diferentes, no que concordo. Simplesmente, para ele não deviam ser comparados tendo em conta essa diferença, assim como provavelmente não os comparará com Kanté ou Fellaini.

    Analisando por esta vertente, na minha opinião, é muito redutor pensar que os jogadores da posição mais fascinante do futebol (isto para mim, mais uma vez) não podem ser comparados. Aliás, até são aqueles que melhor podem ser avaliados pelo aspecto comparativo mais universal entre posições, a inteligência táctica, mesmo tecnicamente, são postos à prova inúmeras vezes por jogo e isto também permite fazer uma distinção práctica (mais ou menos objectiva) entre os competentes e os grandes. E é precisamente por estes dois aspectos que destaco Busquets como um dos melhores médios defensivos que vi jogar.

    • AGomes
      Posted Outubro 17, 2018 at 6:09 pm

      ótimo comentário.

    • Tiago Silva
      Posted Outubro 17, 2018 at 6:56 pm

      A posição de médio defensivo puro, o puro 6 é a posição que eu gosto mais. Tem que ser desempenhada por um jogador inteligente, que saiba ler o jogo e que se saiba movimentar. Tem de ser desempenhada por jogadores agressivos, que saibam proteger a bola e que a saibam libertar, porque jogam numa posição fulcral no campo. Um 6 ainda melhor é quando saiba construir, variar o flanco de jogo e saber jogar em espaços curtos, tem que ter grande precisão no passe, saber fazer a bola rolar. E o Busquets é tudo isso: classe puraem campo, quefaz quase sempre a melhor decisão, que sabe movimentar-se no meio-campo e que equilibra a equipa. O melhor 6 que vi jogar sem qualquer dúvida!

      O Dier ainda tem que comer muita fruta para chegar a esse nivel, apesar de admitir que é um dos melhores 6 do Mundo atualmente. Tem que melhorar com bola e tem que mostrar mais classe em algumas ocasiões, não tem a qualidade do passe nem a inteligência do Busquets.

    • T. Pinto13
      Posted Outubro 17, 2018 at 10:53 pm

      Isto

  • Jeremias
    Posted Outubro 17, 2018 at 5:58 pm

    Declarações regadas a tinto

  • Mike-UK
    Posted Outubro 17, 2018 at 6:37 pm

    Big Sam numa declaração a resumir na perfeição o porquê de a Inglaterra não ganhar nada desde 1966.
    E mesmo aí foi como foi.
    Nada de novo, e depois deste 4 lugar no mundial ainda mais expectavel

  • T.Espindola
    Posted Outubro 17, 2018 at 7:41 pm

    Busquet o melhor médio defensivo da história é uma opinião da qual não compartilho nem de longe.. Pôde-se discutir se foi top-5 da sua geração, mas da história? Sem chances.. por favor.. É claramente superior ao Dier..

    • v de vendetta
      Posted Outubro 17, 2018 at 9:15 pm

      «Quando jogava as minhas características eram parecidas às de Busquets. Jogava para a equipa e preocupava-me que tudo funcionasse bem. Agora, vendo-o jogar digo: não é possível jogar melhor do que ele joga” Del bosque”
      Xavi: “Without Busquets, Barcelona and Spain could never had achieved what we have achieved.”
      Sergio Ramos (Real Madrid Player): “There are a number of players I like, but the one we perhaps need is Busquets.”
      Johan Cruyff (Barcelona Legend): “Positionally, he seems like a veteran with or without the ball. With the ball he makes what is difficult look easy: he disposes of the ball with one or two touches. Without the ball, he gives us a lesson: that of being in the right place to intercept and running just to recover the ball.”

    • Oldasity
      Posted Outubro 17, 2018 at 9:58 pm

      Busquets é facilmente o melhor médio defensivo da história. Revolucionou por completo a posição que anteriormente era apenas cedida aos “caceteiros” e destruidores de jogo. Busquets é o sinónimo de classe e inteligência.

      Sem ser excelente no desarme e marcação, sem ser o mais rápido ou o mais forte, recupera inúmeras bolas pois lê o jogo como ninguém. Sabe quando deve fazer pressão, e quando tem de ir compensar os colegas e isto sem “pensar” muito, é instintivo e natural.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Outubro 18, 2018 at 6:52 pm

        “Então não foi!”Redondo,Guardiola,Toninho Cerezo,Clodoaldo,Arie Haan,Vladislav Bogicevic,Stielike,Schuster,Paulo Sousa etc eram pernas de pau que só sabiam bater coitados.

        • renatoc
          Posted Outubro 19, 2018 at 1:58 pm

          Finalmente alguém que menciona o nome do Paulo Sousa.Gostaria agora de colocar uma questão honesta(par todos).Quem viu jogar o Paulo Sousa, no seu prime,que me diga se este terá sido melhor ou pior que Busquets.Eu assumo que gostava muito dele e achava-o um monstro naquele papel,ele e outros como Redondo,Rijkaard,Vieira ou Gianinni.

  • coach407
    Posted Outubro 17, 2018 at 8:35 pm

    Só faltava acrescentar “sendo que o Dier até defende melhor e marca mais golos”.

    Declaração baseada num jogo em que Dier deu chocolate e Busquets esteve paupérrimo. Tem mais que experiência para não entrar neste nível ridículo de declarações.

    • coach407
      Posted Outubro 17, 2018 at 9:18 pm

      Ah e discordo completamente do Busquets ser o melhor médio defensivo da história. Da sua geração é discutível (Matic), logo na anterior até no seu registo encontra-se facilmente outro melhor (Pirlo) mas da história está completamente fora do top 10. E nem é por pouco.

      Os títulos que conquistou coletivamente valem zero.

      É moda dizer que qualquer jogador top 1/2 mundial na sua posição é dos melhores da história mas a história tem muitos anos. Muitos mesmo.

      Busquets é um jogador extraordinário. Está no top 5 deste milénio.

      • Kafka
        Posted Outubro 17, 2018 at 9:38 pm

        Pirlo não jogava na posição do Busquests… E depois dizeres que Matic é tão bom como o melhor Busquests é bom de mais… É só mais uma a juntar a tantas como a do Oliveira ser melhor que o Gomis e o 3o melhor jogador da Ligue 1 e afins

        • coach407
          Posted Outubro 17, 2018 at 10:14 pm

          Outra vez a história do Gomis e do melhor jogador da Ligue 1 quando nunca disse isso?!?!? Tu tens mesmo problemas… dos graves.

          O Pirlo jogou na sua posição e era melhor do que o Busquets, na minha opinião. Não tiro uma vírgula.

          Até acrescento: não só é discutível como, no topo de forma de ambos prefiro o Matic que o Busquets. Gostava de o ver num contexto de Real Madrid p.e.

        • SenyorPuyol
          Posted Outubro 17, 2018 at 10:32 pm

          Kafka, Pirlo, no seu auge, não jogava na posição de Busquets, de facto, mas desempenhava uma função semelhante (ainda que não igual, aliás, até discordo que fizesse parte do mesmo registo que Busi). Por isso entende-se que se veja o italiano como “médio defensivo”, eu vejo-o assim pelo menos.

      • SenyorPuyol
        Posted Outubro 17, 2018 at 9:48 pm

        Eu até entendo que possa não ser considerado “O” melhor da história, mas fiquei curioso para saber 10 melhores que ele (para o deixar fora do top-10). Não digo isto com sarcasmo, é mesmo curiosidade.

        Já agora, entre os que vi, os “meus” 5 melhores seriam (sem ordem específica) Busquets, Matthaus, Redondo, Vieira e Pirlo.

        • coach407
          Posted Outubro 18, 2018 at 12:20 am

          Redondo, Mathias Sammer, Pirlo, Bryan Robson, Vieira, Matthaus e Rijkaard são alguns dos que mais gostei mas, tal como a maior parte, não vi a maior parte da história. Apenas sei que, neste milénio, Busquets entra no top 5 mas alargando à decada de 90 já não é bem assim. Isso chega-me para deduzir que não fez nada de outro mundo e que é mais que provável que existam tantos outros jogadores iguais ou melhores por geração.

          • SenyorPuyol
            Posted Outubro 18, 2018 at 11:52 am

            Ok, é uma opinião válida, obrigado por partilhá-la.

            Contudo, os nomes que me deu não chegam para tirá-lo do meu top-5 (na verdade até top-3, mas é difícil escolher dois para sair do primeiro). Como disse, 4 deles entram no meu top, entre os outros três, não vi Robson, vi pouco de Rijkaard, e em relação a Sammer, como considero que o vi no seu auge, posso dizer que não o considero melhor que Busquets.

            Na minha opinião, se Busquets joga como joga numa era em que a posição é tão essencial e é fruto de uma evolução táctica fascinante ao longo das décadas. Então tenho de considerá-lo, pelo menos, tacticamente melhor que a maioria daqueles que a assumiram quando o peso da equipa suportado por essa posição não era, nem de perto, comparável.

  • Pedro Leal
    Posted Outubro 17, 2018 at 8:56 pm

    O Dier apesar de ter evoluído bastante desde que saiu do Sporting e ter chegado a um patamar alto ainda está muito longe do nível do Busquets e duvido que algum dia chegue lá.
    Mesmo assim o Dier é um belo médio defensivo e conseguiu assumir-se no Tottenham e na seleção inglesa, portanto é um carreira bastante boa.

  • Santos David
    Posted Outubro 17, 2018 at 9:23 pm

    Sam Allardyce….

  • Bfas
    Posted Outubro 17, 2018 at 9:46 pm

    Concordo com o VM ao assumir que Busquets é um dos melhores médios defensivos do planeta e da história do futebol
    Mas eleva lo ao Top 3 acho um pouco exagerado
    Mas na atualidade se existe um jogador que eu tiro realmente l chapéu a fazer esta posição é o menino Kanté, inteligência, qualidade no transporte de bola, leitura de jogo que o tornam melhor
    Acredito que era do Busquets esteja a chegar ao fim

    Mas se existe um Md que nunca me irá convencer apesar de ser bom jogador é o Casemiro…

  • JoaoMiguel96
    Posted Outubro 17, 2018 at 9:56 pm

    Não há ninguém melhor que Busquets, para mim, desde que vejo futebol, na posição 6.

    Revolucionou todo o conceito de médio defensivo.

  • DICAS
    Posted Outubro 17, 2018 at 10:11 pm

    Dou valor aos ingleses pois realmente sao apaixonados por FUTEBOL !!!!

    Nas trasnmissoes tentam acrescentar sempre algo ao jogo (como ja foi dito aqui) ou a propria forma de viver do povo demonstra que e normal verem jogos de rivais e de outras equipas e que tiram prazer disso.

    Porem apesar de estarem mais tempo conectados ao jogo, a sua capacidade de compreender o mesmo parece por vezes inversamente proporcional

    Dai se verem planteis mediocres com investimentos avultados.
    Capacidade de Prospecao de jogadores muito baseados nos media
    Fraca Infrastrutura a nivel de formacao (elevacao a deuses, ou the next big thing, de jogadores absolutamente banais)

    A isso junta-se problemas que advem do facto de haver bonanca em TODOS os clubes …

    Capacidade Negocial absolutamente ridicula ! (nota se que quando o manager e latino neste aspecto os resultados compra/venda aumentam exponencialmente)
    Arrogancia e “blindness” quando toca a enfrentar rivais externos (com resultados extremamente negativos tanto a nivel de clubes como principalmente selecao)

    Em suma, os ingleses nao sabem nem nunca se souberam avaliar, achando sempre estar num patamar que nao estao.

    Abracos

    p: adoro o povo ingles e tenho bons amigos de la, isso nao invalidada o que penso

  • ACT7
    Posted Outubro 17, 2018 at 10:41 pm

    Sam “Alldrabyce”

  • Marcio Ricardo
    Posted Outubro 17, 2018 at 10:59 pm

    Se Busquets é um dos três melhores de sempre, quem são os outros dois ?

  • DanielRib
    Posted Outubro 18, 2018 at 12:30 am

    Vi aqui muitos comentários a respeito do Busquets , referindo-se a ele como o melhor médio-defensivo de sempre, que revolucionou a posição por não ser um “caceteiro” etc… Alguém aqui viu jogar Fernando Redondo, aquele que sim, é o melhor médio defensivo da história do futebol ?

  • T.Espindola
    Posted Outubro 18, 2018 at 2:12 am

    Busquet sobrevalorizado por aqui.. Melhores médios defensivos de sempre: Falcão, Clodoaldo, Patrick Vieira, Andrea Pirlo (vão dizer que não, mas apesar de não deter as características próprias, sempre jogou a médio defensivo, uma especie de trequartista à frente da defesa, logo, creio que não pode ser desconsiderado) Frank Rijcard, Lottar Matthaus.. Considero até Edgar Davids superior a Busquet, que é muito bom jogador, mas ter Inista e Xavi ao lado facilita a vida..

  • M4R7UCH0
    Posted Outubro 18, 2018 at 9:00 am

    As pessoas as vezes falam coisas que me espantam, pior do que dizer isso, so mesmo quem afirma que o Busquets é o melhor trinco da historia.
    Quando é que vão acabar com essas historias de que os jogadores recentes são melhores quando na verdade contam-se quantos teriam lugar nas melhores equipas e selecções do antigamente.
    Futebol era jogo de homens e Busquets e tantos outros não teriam lugar nessas equipas quando futebol era jogo de homens e não de “primas donas” que se tornou agora em que basta um sopro no Suarez, em encosto no Neymar é logo motivo de falta com cartão.
    Por isso para mim embora o futebol tenha evoluido mas sei ver futebol e muitos craques de agora seriam apenas bons jogadores em outros tempos.
    Chega ja dessa historia, e se existe jogadores actualmente que podem ser considerados melhores so mesmo RONALDO e MESSI.

    • SenyorPuyol
      Posted Outubro 18, 2018 at 11:40 am

      Também lhe posso perguntar a si quando é que vamos acabar com essa história do “antigamente é que era”.
      E digo isto não escondendo que os meus ídolos são todos do fim dos 90/início do milénio, não posso dizer que tenha nenhum no activo, concordo que havia mais fantasia em campo, concordo que havia mais “raça” (o que nem é, de forma inerente, positivo, mas dava outra emoção, certo). Ou seja, o futebol da minha infância, de há 15/20 anos é que me apaixonou, quando pensava que o treinador só fazia substituições e a única coisa que me interessava ver eram os Riquelmes e os Bergkamps desta vida que me colavam à televisão da casa do meu avô quando conseguia apanhar um jogo deles. Mas isto é apenas emoção e o sentimento.

      Agora, dizer que os jogadores actuais não teriam lugar nas equipas e selecções do “antigamente”… pronto. O nível do futebol subiu, como podemos achar que o nível dos jogadores diminuiu? Não será um efeito do nivelamento táctico que dá menos espaço aos fantasistas e aos “bichos” que queimam linhas?
      Busquets tem, indubitavelmente menos espaço que tinha Vieira ou Redondo por exemplo na Premier e na LaLiga daquela época, Redondo por exemplo, hoje, ver-se-ia obrigado a soltar no meio campo, tal como faz Busquets… E como disse mais em baixo, estão ambos entre os “meus” 5 melhores.
      Ainda me lembro do oásis que era o Arsenal naquela Premier, foram o único motivo que me fez começar a acompanhar esse campeonato, mas será que hoje seriam assim tão diferentes do resto? Seriam superiores às restantes equipas? Será que hoje não arranjamos melhor que Keown, Grimandi, Parlour, Ljungberg ou Wiltord? (Atenção que eram bons, mas poucos lembrarão o suficiente de como jogavam para poder fazer uma comparação de qualidade com os futebolistas actuais)
      Se a resposta à última pergunta fosse positiva, seria errado assumir que se encontramos actualmente, “segundas linhas” melhores, o nível dos melhores da actualidade poderia ser mais próximo (ou nalguns casos até superior) que os melhores “do antigamente”?

      Por último, simular faltas é de sempre, mas tendemos também a ignorar isso.

  • RodolfoTrindade
    Posted Outubro 18, 2018 at 9:31 am

    O Busquets ainda está uns bons furos acima do Dier.

    Mas este Busquets tem de subir o nível, tem estado muito apagado na minha opinião.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Outubro 18, 2018 at 11:55 am

    Fico pasmado é hoje em dia falarem imenso como se entendessem muito de futebol e depois lê se o exemplo dos jogadores que dão e chega se à conclusão que nem sabem o que é um médio defensivo.

  • badassl0ri
    Posted Outubro 18, 2018 at 4:28 pm

    Não acredito que o Busquets esteja nos 3 melhores médios defensivos da História.
    Acho que nem nos 5 melhores ….

    Provavelmente, Busquets é o médio defensivo com mais títulos de sempre.
    Provavelmente, Busquets é o médio defensivo mais importante da história da Liga Espanhola
    Muito provavelmente, Busquets é o melhor médio defensivo da história do Barcelona
    Provavelmente, Busquets é top 5 dos médios defensivos da história que mais respeitam a posse da bola e tratam-na com mais qualidade.

    Mas busquets está longe de ser top 10 a defender (cumprir as tarefas defensivas de um médio na sua posição)
    Longe de ser top 10 em jogo de cabeça (cumprindo as suas funções defensivas)
    Longe de ser top 10 em jogo fisico (cumprindo as suas funções defensivas)
    Longe de ser top 10 em desarme (Cumprindo as suas funções defensivas).

    Com isto tudo, não pode ser o melhor médio defensivo da história, ainda assim é um craque, dos melhores na sua posição, com um estilo, qualidade e abordagem ao jogo que deveria ser referência para muitos.

    • M'difh
      Posted Outubro 18, 2018 at 8:26 pm

      Concordo em toda a linha do teu comentário, letra por letra e ponto por ponto. Não diria melhor e mais simples.

      Saudações DesPortistas

  • Analista Especialista
    Posted Outubro 18, 2018 at 8:56 pm

    Saudações de Redondo; Guardiola, Makelelé, Rijkard e Matthaus.

Deixa um comentário