Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Calem-se! E deixem-me ver futebol

“Podíamos ter mais sete pontos”, “rufias de argola na orelha”, “reforço de peso chamado nomeações”, “pelo menos não descemos”, “desespero e senilidade”, “intolerável violência moral” e bla bla bla bla… Intolerável violência moral é o que os senhores, dirigentes máximos do futebol em Portugal e incarnações de Orson Welles em A Sede do Mal, nos infligem a nós, meros espectadores da bola e não-tão-inocentes Kevin Spacey’s em The Usual Suspects. Infelizmente, hoje em dia, os jogos de futebol parecem mais ser resolvidos na secretaria e em guerras nos jornais que propriamente sobre o campo.
O que é grave em todo os aspectos. Primeiro, a falta de nível revelada pelos presidentes dos clubes portugueses (especialmente os “grandes”, aí com Bruno de Carvalho como figura de proa) é do mais escandaloso que existe. Segundo, chegando tais comentários também às crianças, é mesmo este o exemplo que querem dar aos mais jovens? Terceiro, isto só prejudica a imagem do futebol português, repleto de já demasiados casos fora de linhas e com urgente necessidade de “purificação”.

Tudo o que um diga ou faça tem resposta de um ou mais dos outros, com comunicados ridículos, entrevistas de riso e tiradas absurdas. Já chega. E o pior? Noventa por cento destas guerrinhas é acerca de arbitragens ou tem origem nesse tema. Pelo que chego à minha “tese”: devia ser proibido aos dirigentes dos clubes portugueses falar de arbitragens. Evitava-se a maior parte das imbecilidades de BdC, das ironias mafiosas de PdC e das promessas inúteis de LFV.
Caros presidentes, mentalizem-se: nunca serão Frank Underwood. Mais ainda, o vosso trabalho é directivo, não arbitral. Enfiem-se no escritório a fazer o máximo pelo vosso clube e vagabundeiem menos cá por fora a mandar cretinices para a comunidade jornalística de graves deficiências éticas e morais escarrapachar, delirante de contente, nas suas primeiras capas. Não digo que acredite na inocência arbitral. Depois de tudo o que veio à luz, quem assim aja ou só acordou hoje ou é um grande tontinho — de qualquer das formas, teria certamente lugar na barca do anjo de Gil Vicente. Contudo, as constantes guerras entre os dirigentes dos clubes azeda o que deveria ser o mais belo desporto do Mundo. Não pretendo com este texto uma abordagem Tarantínica de sadismo e comédia em que simultaneamente fuzilo e satirizo os malfeitores — e daí, é mesmo essa a minha intenção. Mas não se iluda o leitor: também nós, adeptos, somos culpáveis em toda esta embrulhada.
Há um erro do árbitro, é roubo. É fruta, é orelhas, é membro da segunda claque sportinguista. É UEFA, é FIFA, é a UNICEF e os Estados Unidos. Se calhar também é o gato da vizinha ou o miúdo do Free Willy… Os árbitros são autênticos Heisenberg’s, o dinheiro sendo o cancro que transformou os “potato-heads” em Scarfaces. Parem com isso, por favor. Há erros arbitrais, há sem dúvida aspectos muito estranhos na gerência legal dentro das quatro linhas; porém, se deixássemos de justificar cada vitória, cada empate, cada derrota com erros arbitrais e subornos aos juízes das partidas, tudo seria muito mais simples. Já vos ocorreu que se calhar os vossos clubes não ganham determinado jogo ou campeonato por pura incompetência?
E quem gera todas estas polémicas? Lá vamos nós do fim para o início, como em Memento: os dirigentes. Por isso, apesar de saber que dificilmente lerão este artigo, peço uma coisa aos caros presidentes dos clubes portugueses… Calem-se! E deixem-me ver futebol…

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 20, 2014 at 3:53 pm

    Fantástico. Excelente texto, Inês.

  • Paulo Pereira
    Posted Março 20, 2014 at 3:54 pm

    Artigo perfeito.

  • Icaro
    Posted Março 20, 2014 at 3:54 pm

    O problema é tão….mas tão fácil de resolver…
    Querem a solução? Simples..
    Parem de atribuir culpas a arbitragens com comentários incendiários e cheios de ódio.
    Parem de ser cobardes e debitar , nas redes sociais, aquilo que nunca diriam em público,
    Parem de ser antis…e ser puramente pro's!
    Respeitem o futebol e a beleza da modalidade!!
    Sejam construtivos!!

    Se não querem circo, não sejam espectadores assíduos…O circo fchará por falta de clientela.
    (Basta ver as crescentes audiências dos programas desportivos da TV)

  • HC
    Posted Março 20, 2014 at 3:54 pm

    E mais não é preciso dizer. Concordo a 100%. O problema é que não dou mais de 10 comentários para alguém vir aqui queixar-se da arbitragem e afins, como se vê em cada post.

  • Guilherme Sequeira
    Posted Março 20, 2014 at 3:54 pm

    Muito muito bom!!!

  • Posted Março 20, 2014 at 3:55 pm

    Nem mais! Parabéns!!

    Chega de desviar atenções do que realmente interessa, aquilo que 22 jogadores fazem dentro de campo, as tacticas, as opções, o JOGO!!!

    Cumps

  • Maurício
    Posted Março 20, 2014 at 3:55 pm

    Para os treinadores de bancada, de estádio, dirigentes, adeptos etc…
    Após uma derrota da vossa equipa reflectir primeiro sobre a seguinte frase:
    "Já vos ocorreu que se calhar os vossos clubes não ganham determinado jogo ou campeonato por pura incompetência?"

  • Andre
    Posted Março 20, 2014 at 3:57 pm

    Melhor post de sempre no VM!!!
    Parabéns Inês…

  • Vitor Machado
    Posted Março 20, 2014 at 3:59 pm

    As polémicas fazem, fizeram e farão sempre parte do futebol!
    Quem não gostar que veja basquetebol, andebol, atletismo, bilhar, etc…

    • Anónimo
      Posted Março 20, 2014 at 4:22 pm

      Realidade: cada vez existe menos gente no futebol, essas cenas sao uma das causas…
      Resposta a letra: Vitor gosta de polemica? Entao nao veja DESPORTO veja reality shows e telenovelas…
      Kanjy6

    • Ball8
      Posted Março 20, 2014 at 4:30 pm

      O Vitor de certeza que vê esse tipo de programas. Não, em Inglaterra por exemplo há polêmica, mas é muito mais controlado. Há castigos para quem se estique muito.
      A partir do momento em que um Presidente chama labrego ao outro… Esta época por causa de BdC atingiu-se um novo nível de falta de educação. O tipo é um garoto que acha que está à frente da Juve Leo. Antes já era maus com os restantes, mas esta época ultrapassaram todos os níveis.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 20, 2014 at 4:40 pm

      Este é pior porque é novidade. Ainda não atingiu as baboseiras da última década em Portugal.

    • Vitor Machado
      Posted Março 20, 2014 at 4:44 pm

      Eu não disse que gostava de polémicas, eu disse que no futebol há polémicas, houve no passado e haverá no futuro!
      Aprendam a viver com isso, quer gostem ou não mas o futebol é assim…

    • VCG
      Posted Março 20, 2014 at 7:10 pm

      é por estas e por outras que o nivel dos dirigentes é e sera sempre o mesmo…
      o carneirinho vai atras do discurso facil e populista pois esta a defender o clube, portanto so presta se for polemico e absurdo, senao nao da "audiencia" ou neste caso tem o apoio dos adeptos..
      Como alguem ja disse e bem, caro Victor ja ia ver a casa dos degredos 20 ou o Jersey Shore, e permita aos restantes nao desejar este tipo de comportamento no futebol, andebol ou basket…

    • Gonçalo Vargas
      Posted Março 20, 2014 at 8:03 pm

      Isso é a tua visão do futebol. Mas a minha não é concerteza. Tu não vês futebol, vês bola. Limita-te a ver no café da terra e a comentar com os velhotes que lá vão.

      As polémicas existem porque tu e tantos outros gostam delas. Ponto final.

      Excelente artigo batendo num assunto que eu já aqui postei várias vezes. Antes de se olhar para os árbitros, veja-se com isenção o que se passou nas 4 linhas. Perdemos mas merecemos ganhar? Então e as vezes em que ganhas e mereceste perder? Isto são só exemplos e retrata a choradeira pegada dos sportinguistas que "exigem" o primeiro lugar, quer por desespero, quer por estupidez pura.

    • Vitor Machado
      Posted Março 20, 2014 at 9:30 pm

      Eu não gosto de polémicas assim como não gosto de falsos moralistas.
      Aqueles que tanto aplaudem este post da Inês são os mesmo que ao ser prejudicados pela arbitragem são os primeiros a aparecer por aqui a lamentar-se..!
      O futebol vive de polémicas, vejam os posts sobre os comunicados do BdC, são os mais comentados aqui no VM, quer se goste ou não a polémica faz parte do futebol e o povo gosta…
      Só por curiosidade, este post da Inês que por sinal é dos mais bem escritos que alguma vez foi publicado aqui no VM e diz respeito aos presidentes dos 3 grandes de Portugal teve pouco mais de 50 comentários, porque será? Não é polémico!!!

  • Wonderkid
    Posted Março 20, 2014 at 4:01 pm

    Muito bem Inês! Tou fã das Visões dos Leitores da Inês Sampaio e do João Pedro Cordeiro.

  • Joel
    Posted Março 20, 2014 at 4:01 pm

    Mais nada Inês Sampaio! Bom texto. Critico quando acho que devo criticar, elogio quando acho que devo elogiar e este um desses momentos.

    No entanto, e embora concorde com tudo, quando e se algum dia estas birras entre dirigentes acabarem ainda vamos ter saudades, porque precisamos de algo para rir. heheh

  • Anónimo
    Posted Março 20, 2014 at 4:10 pm

    Depois de tudo ser transparente no universo profissional (seja de que modalidade for).

    100% de acordo!

    Manel Matias

  • MM
    Posted Março 20, 2014 at 4:14 pm

    A verdade é que o futebol português passou por uma fase completamente deplorável. ver jogos das competições nos últimos 15/20 anos era ver um filme em que já se conhecia o final, mas que pelo meio aconteciam sempre coisas que deixariam espantado o melhor realizador de cinema de Hollywood… eram muitos erros, eram erros ridículos e sem vergonha, eram sempre a favor dos mesmos. o futebol clube do porto cresceu a nível nacional assente nestes erros e nestas jogadas sobretudo de bastidores. não quero com isto dizer que o porto não teria crescido sem isto, mas muito provavelmente não teria atingido os patamares, sobretudo internacionais, se não tivesse ganho tanto e da forma como ganhou a nível nacional.
    quando veio à baila toda esta história, que toda a gente já conhecia, mas que faltavam provas concretas, foi decidido que o castigo a aplicar seria tirarem ao futebol clube do porto 6 pontos num campeonato que eles tinham ganho com uma vantagem 3 vezes superior a essa. logo, não se condenou, depois de tudo o que se viu e ouviu, quem durante anos corrompeu e fintou a justiça de todas as maneiras e feitios.
    depois de tudo isto, o futebol português desceu ainda mais de nível, sabendo que tudo valia para ganhar e a punição nunca chegaria, os adeptos ficaram cada vez menos crentes na justiça futebolística e o "monstro" foi crescendo cada vez mais até chegar ao que é hoje. se o porto ganha é porque os velhos hábitos continuam, se o benfica ganha é porque se querem novos hábitos e se o sporting ganha é porque são uns chorões. havendo sempre erros de arbitragem (em todos os campeonatos os há e em todo o lado as equipas "grandes" são mais beneficiadas do que as restantes), parece-me que o adepto português pega demasiado nesses erros para justificar os fracassos da sua equipa, esquecendo-se de tudo o resto. uma equipa pode não jogar nada durante 90 minutos, se aos 91 lhe tiram mal um fora de jogo, na semana que se segue é apenas desse erro do árbitro que se fala, a qualidade ou falta dela da equipa não interessa, o avançado que falha um golo isolado não tem culpa, o guarda-redes que dá um "frango" também não, o treinador que mexe mal na equipa é o menos culpado, já que o árbitro marcou fora de jogo naquele lance.
    na minha opinião, o futebol português tem vindo a melhorar, nos últimos 4/5 anos tem havido erros de arbitragem (continuam a haver demais, mas já acredito que seja também falta de qualidade dos árbitros do que coisas premeditadas), mas no geral ganhou sempre a melhor equipa. nos últimos anos o benfica perdeu o campeonato por clara incompetência, houve erros dos árbitros contra mas também os houve a favor, o que é impensável é ter uma vantagem tranquila para o 2º classificado e no fim tremer por todos os lados e perder tal vantagem. no ano do título o benfica tinha o melhor plantel e ganhou por isso e porque praticava o melhor futebol em Portugal. Este ano a mesma coisa. mas não, em Portugal prefere-se justificar as derrotas, tentando tirar todo o mérito ao adversário, seja menosprezando esse campeonato, chamando-lhe dos túneis, seja justificar 30 ou 34 jogos com um erro, ouvindo-se ainda hoje falar da célebre mão do rony ou do fora de jogo do maicon, ignorando os lances que favoreceram a sua equipa. seja este ano com os 7 (ou 20) pontos que deveriam ter a mais…
    a grande parte dos adeptos são como são, um erro dá para anos de discussão, e depois os dirigentes conseguem ser ainda piores, na sua grande parte, agora surge bruno de carvalho, de quem já não é preciso falar, a inflamar tudo e a disparar para todos os lados, num campeonato que sinceramente até me tem parecido o que tem sido melhor arbitrado nos últimos largos anos (e não digo isto pelo facto de a minha equipa estar em primeiro) e que tem uma classificação completamente justa para o que tem acontecido até agora.

    • Bombas
      Posted Março 20, 2014 at 10:44 pm

      Do melhor post do VM … o melhor comentário de sempre do VM, subscrevo!

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2014 at 12:38 am

      Globalmente concordo com o companheiro MM. Mas tenho algo a acrescentar. Lembra-se daqueles anos em que um determinado clube tinha de longe a melhor equipa, com jogadores magistrais, dos melhores da Europa e em que havia unanimidade da critica que para além de tudo o referido ainda praticava o melhor futebol…
      Eu lembro-me muito bem! Pois esse clube com essa equipa magnifica não ganhou qualquer título de monta!!!!! Acha isso normal?
      Mas como aduziu, já acha perfeitamente normal o slb ter ganho nos anos em que ganhou porque tinha a melhor equipa! Eu também acho. Mas e a questão anterior? Como explicar?
      Sporticus

  • Tiago Silva
    Posted Março 20, 2014 at 4:15 pm

    Excelente Visão! Tenho para mim que as arbitragens apenas servem como desculpas de dirigentes incompetentes que não conseguem levar a sua equipa à conquista de títulos. Desta forma, vêm nas arbitragens um argumento para tapar os olhos dos adeptos, até daqueles menos fanáticos.

    No dia em que não houverem erros no futebol, apenas estaremos a assistir a jogos de computador. O que seria do futebol senão houvesse um passe falhado? um penalty falhado? um frango do GR? Um livre directo pra fora do estádio? Uma perda de bola na defesa? um golo falhado? lances duvidosos e erros na arbitragem? Já dizia um jogador de classe mundial: uma bola ao poste traz mais emoção que muitos golos marcados.

    Deixem-se de tretas que nos últimos X anos, o Clube Y foi o mais prejudicado de sempre. Deixem de olhar para os próprios umbigos. Já alguma vez tiveram a oportunidade de analisar a arbitragem de uma época de um clube como a Académica, por exemplo? São muitas vezes mais prejudicados e queixam-se menos.

    Erros acontecem, e irão sempre acontecer. Há uns anos, foi o golo do Maicon em fora do jogo, este ano foi o lance do André Martins contra o FCP e do Montero contra o SLB. Etc etc etc. Não são por essas razões que um clube é Campeão ou não! Joguem é mais futebol, se os jogadores errarem menos dentro de campo, e se os dirigentes errarem menos nas escolhas que fazem…estou certo que os adeptos se queixarão menos de erros de arbitragens. Talvez o SCP tenha sido o mais prejudicado nos últimos 30 anos, mas de uma coisa tenho a certeza, também foi o mais incompetente a níveis administrativos nesses mesmos anos. Será coincidência? Se o FCP ficar atrás do SCP será pelo erro do último clássico? ou será pela incompetência da administração em gerir mal a época (plantel e treinador). Acho que ninguém acredita em coincidências.

  • Alexandre
    Posted Março 20, 2014 at 4:16 pm

    Depois do caso apito dourado, acho difícil que não se fale de arbitragens, em particular porque os culpados não foram castigados. Qual é a moral da liga, fpf e da arbitragem para mandarem calar os dirigentes, eles fizeram por evitar que existisse um clima de suspeição, evitaram a corrupção?

    Continuamos sem atacar o principal problema que é diminuir o erro da arbitragem através das novas tecnologias, maior transparência e rigor nas nomeações e avaliações da arbitragem.

    Se conseguirem chegar a esse ponto, então sim, devem fazer por punir qualquer pessoa que fale de arbitragens porque os processos são transparentes, com o objetivo máximo de reduzir erros e lutar pela verdade desportiva e integridade das competições.

    Sinceramente, escandaliza-me como é que as novas tecnologias não vão para a frente. Mas este texto vê muito lado romântico do futebol em que o árbitro não tem influência no jogo.

    O problema é esse, o árbitro tem influência no jogo e não é pouca, quem se lembra de uma meia final entre Chelsea e Barcelona, com 3 ou mais penaltys claros por assinalar a favor do Chelsea por um sr. chamado Ovrebo, O que aconteceu a esse árbitro, foi castigado? Eu no meu trabalho se me portar mal tenho más avaliações e posso ser penalizado, isto acontece com os árbitros?

    O futebol puro é fantástico, é aquele que jogamos na rua com os amigos, e também é aquele num jogo sem casos em que as duas equipas jogam para ganhar com qualidade no tratamento da bola.

    Só que o futebol movimenta muito dinheiro, e associado ao dinheiro está sempre o poder e jogos de poder, e sendo a arbitragem do jogo, uma das partes menos transparentes serve para muitos como jogo de bastidores.
    Claro que na UEFA e na FIFA não interessa existir mais justiça e verdade desportiva, já leram alguma coisa sobre a máfia FIFA, sobre a compra de votos, sabem o que faz Blatter e companhia?

    Novas tecnologias no futebol, ontem já era tarde!

    • Sérgio Martins
      Posted Março 20, 2014 at 6:27 pm

      A questão é exactamente esta. Como calar os dirigentes quando tivemos anos e anos de corrupção. Penso que será fácil calar os dirigentes (punir com multas) mas como é que se acaba com a corrupção? As tecnologias iriam ajudar em muito!!

  • Nuno R
    Posted Março 20, 2014 at 4:17 pm

    O Vieira e o Pinto são por demais conhecidos, por isso nem vale a pena analisar. Quanto ao miúdo:
    quem seguiu o trajecto do BdC verificou que a estratégia inicial foi disparar em todas as direcções; ele era a Banca, os jornais, os empresários, os árbitros (quem não se lembra das gaivotas), e o alvo azul e branco lá de cima, que curiosamente ou não, era até à altura conotado como um aliado, mas daqueles que tem posição dominante. Esta filosofia tem 2 objectivos: 1º, desviar as atenções, 2º, mobiilizar as tropas. Entretanto a coisa até foi correndo bem, o Bruma até se resolveu, os banqueiros calaram-se, vieram uns reforços porreiros, em caso de dúvida a bandeirita ficava em baixo, e o rapaz amansou. Mas depois o cenário mudou… e aí, meus amigos, está na hora de voltar a abrir o paiol, e carregar a artilharia. E temos as Ligas da Verdade, os comunicados, as ameaças (que não se prometem, cumprem-se), etc… ora o que é o amigo BdC tentou fazer? O mesmo que no início… reunir as tropas, e desviar a atenção para o facto que a época desportiva, ainda assim melhor que o esperado, estava a ficar aquém das expectativas entretanto criadas, que o foram. Ou seja, manual do futebol português 1.0 ao seu melhor. Ao mesmo tempo, tenta provar uma certa posição de força, que me parece (do ponto de vista pessoal) uma mensagem mais para dentro do que para fora – o Sporting está forte, não se deixa intimidar pelos árbitros, pelos adversários, pelo Putin. Porque não tenhamos dúvidas, algumas destas tomadas de posição são influenciadas pelos próprios adeptos, basta ir passear pelas redes sociais e blogosfera.

    Continuo na minha: o caminho a seguir era o das propostas concretas, como estavam na tal espécie de Livro Branco. É penoso e demorado, e não tem o mesmo mediatismo deste ruído que antecedeu o jogo do Porto. Mas é o mais correcto, e a longo prazo, o mais produtivo, até para o SPorting. E desengnem-se aqueles que pensam que o Sporting pode jogar em simultâneo nos dois tabuleiros, porque não pode.

    PS: fenomenal texto

    • Nuno
      Posted Março 20, 2014 at 5:16 pm

      O sr. tem todo o direito à sua opinião , mas já agora não chame miúdo ao presidente do Sporting clube de Portugal.
      O texto muito bem escrito da sra. Inês sampaio que diz para se calarem sobre arbitragens….mas penso que está enganada , enquanto houver futebol em Portugal vai sempre se falar do mesmo , quer se goste ou não.

    • Nuno R
      Posted Março 20, 2014 at 5:36 pm

      Homónimo, be cool

      O "miúdo" é uma referência ao que o chamaram de início, que foi garoto…

  • Luciano Castro
    Posted Março 20, 2014 at 4:30 pm

    Peço desculpa mas discordo completamente do teor desta opinião de leitor. As arbitragens são tão más que deturpam completamente o desporto. Aquilo que estamos a viver com a arbitragem no futebol já foi vivido com os Norte Americanos (uma das poucas coisas em que os uso como um bom ex) noutros desportos como o baseball ou o futebol americano, os erros eram constantes, ou roubos intencionais idem, as trocas de favores e interesses existiam e tudo isso tinha que ser parado pois o desporto movimenta milhões em dinheiro e milhões de pessoas com paixão. O desporto tem que ser puro, tem que desaparecer o esquema para favorecer e desenganem-se se acham que não há esquemas no futebol, claro que há, se não houvesse porque motivo fogem os árbitros dos jogos com muitas câmaras? Nos EUA foi imposta uma verdadeira profissionalização dos árbitros com reais penalizações para os erros graves e foram aplicadas novas tecnologias para trazer o máximo de justiça ao deporto e o máximo de decisões correctas de forma a que o mérito se sobrepusesse a erros que nada têm a ver com os desportistas.

    Acredito que quase todos nós querem ver futebol, mas eu quero ver futebol o mais limpo possível! Um futebol no qual seja o talento do jogador, o mérito táctico, os rasgos de génio os grandes protagonistas e que o trabalho desses não seja deturpado! Criem condições para os árbitros trabalharem melhor! Depois deixem me ver a bola!

    • Rick
      Posted Março 20, 2014 at 4:48 pm

      Concordo plenamente,,,em que raio de terceiro mundo e que os arbitros sao nomeados em vez de sorteados, gostava quem alguem me dissese onde e que isso ajuda na verdade desportiva.

    • Anónimo
      Posted Março 20, 2014 at 6:01 pm

      Não é isso que a UEFA e a FIFA fazem?
      Rikhardo

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 20, 2014 at 4:31 pm

    Apoiada Inês, esta semana, e ainda por cima uma semana pós clássico onde há sempre um jogo emocionante e com muito para comentar, tem sido uma semana onde só se fala de comunicados e confusões fora de campo!
    Isto não é nada, isto não é futebol!

    Para resolver isto? Dirigentes proibidos de falar de arbitragens, sendo que apenas na Flash-Interview treinadores e jogadores podiam mostrar o seu desagrado (como costumam fazer, sem grandes alaridos), e DEPOIS FUNDAMENTAL, os árbitros que erram gravemente num jogo, com clara influência directa no resultado, têm de ficar na prateleira um bom número de jogos de forma a ser penalizado como são os clubes prejudicados!

    • Nuno R
      Posted Março 20, 2014 at 4:41 pm

      Luis

      No meio do alarido que se faz, há um dirigente que tem andado calado, logo ele que devia explicar muitas das acusações que têm sido feitas nas últimas semanas (ou meses). E olha que há uns tempos atrás não lhe faltou vontade de aparecer periodicamente…

      Em Portugal, no futebol tal como noutros sectores, gosta-se de "fulanizar". A culpa é do X, do Y, do Chico que é amigo do Manel que faz negócio com o António. O problema estão nos procedimentos. Não são transparentes, e muitos estão errados. É isso que tem de ser mudado. Erro haverá sempre, o árbitro pode ser um nabo, ter um mau dia, ou ser um corrupto. Mas se houver um conjunto de mecanismos que promovam a correcta avaliação e o mérito, o mais certo é ele terminar a apitar em pelados.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 20, 2014 at 4:51 pm

      Nuno R,

      Todos têm a sua quota parte. Há realmente um que agora está calado porque lhe interessa, mas num passado recente também andava nesta luta, e à primeira contrariedade voltará a entrar nela, por isso, só porque agora está mais calmo (pudera…) não o iliba das suas responsabilidades.

      Quanto ao "sistema" do futebol português, sem dúvida nenhuma, o que mais me revolta é que errem e nada de mal lhes aconteça, é incentivar a que continuem a errar… se isto mudasse, tenho a certeza que "por milagre" os árbitros passariam a ser mais competentes, e não haveria todo este alarido, escusado, à volta dos senhores do apito.

    • Nuno R
      Posted Março 20, 2014 at 5:07 pm

      Não me refiro a "esse". Quando o critério de nomeações está debaixo de fogo, quando se discutem semalmente as notas, quando todos os jogos há bolas na mão e mãos na bola, quem deveria aparecer?
      Pois… o Vitor Pereira. Que algum tempo atrás sentiu a "necessidade" de dar umas palestras mensais, mas agora anda caladinho que nem um rato. E nem as recentes declarações do Paulo baptista o fazem sair da toca.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 20, 2014 at 5:42 pm

      Nuno R,

      Esse tá agarrado ao tacho e quer é deixar a poeira assentar.

  • Galileu Galilei
    Posted Março 20, 2014 at 4:37 pm

    Eu acho isto tudo normal. É normal que, após tudo o que foi revelado dos apitos dourados e afins , como nada foi feito em termos de justiça sempre que um clube perca pontos com influência direta da arbitragem se fale em corrupção e tudo o que daí advém. Acho perfeitamente normal este "circo" pois os adeptos sentem-se injustiçados. Se queriam que isto não existisse tinha que ter sido feita justiça.

  • Rui Simões
    Posted Março 20, 2014 at 4:38 pm

    muito bem escrito. caladinhos é que eles estavam bem, se se concentrassem em fazer o melhor para a sua equipa e evitassem estas guerras estapafúrdias. hoje em dia o desporto tem uma dimensão de fair-play, desportivismo, jogar o jogo pelo jogo e não um primário e básico sentimento de guerra

  • Alex L.
    Posted Março 20, 2014 at 4:38 pm

    Excelente texto da Inês e óptimo comentário do Icaro: "se não querem circo, não sejam espectadores. Eventualmente, o circo fecha por falta de clientela".
    E a verdade é mesmo essa, o que vende jornais e dá audiências são capas sensacionalistas e programas em que se trocam insultos e se mandam bocas.
    Não vale a pena termos ilusões, é este o nosso nível cultural.

  • Ball8
    Posted Março 20, 2014 at 4:38 pm

    Melhor texto do VM e 100% de acordo. Farto de barulho e de não poder ver o futebol pela sua essência.
    Quem leu ontem os comentários viu que eu disse exatamente o mesmo mas sem tantos floreados (que diga-se, estão fantásticos).

    Parabéns.

  • Fábio Teixeira
    Posted Março 20, 2014 at 4:39 pm

    "Os árbitros são autênticos Heisenberg's, o dinheiro sendo o cancro que transformou os "potato-heads" em Scarfaces."

    G-E-N-I-A-L.

    • Rabensandratana
      Posted Março 20, 2014 at 5:13 pm

      Concordo Fábio,a deixa à espectacular série Breaking Bad está brutal.

      No resto a Inês já nos habituou a excelentes posts. Nada de novo.

      Muitos parabéns pelo belo post.

  • Anónimo
    Posted Março 20, 2014 at 4:48 pm

    Mais que tudo, era necessário uma mudança no futebol português, com mais transparência e seriedade. Devidos aos inúmeros interesses que existem no futebol, desde clubes, empresários, comunicação social, claques, porque o futebol actual gira à volta de dinheiro, tinha que ser algo imposto do exterior, o que não parece possível. Os agentes do futebol português também não tem qualquer interesse em credibilizar o futebol, portanto não passará disto.

    Leandro

  • Kacal l
    Posted Março 20, 2014 at 4:51 pm

    Excelente post e texto, Parabéns Inês. :-)

    Concordo a 100%, é mesmo calem-se e deixem ver o futebol, isso é que é o mais importante, o que se passa dentro das 4 linhas, o resto é conversa, se o meu presidente PdC se preocupa-se em resolver os problemas que existem entre a direcção e com o plantel banal que temos, era excelente, assim como o BdC preocupar-se com os jogos da sua equipa, deixem-se de "novelas".

  • SwissMan
    Posted Março 20, 2014 at 4:52 pm

    Grandes metaforas e comparacaoes e sobretudo, grande texto ! O futebol é um desporto e nao uma telenovela.

  • João-Pedro Cordeiro
    Posted Março 20, 2014 at 4:55 pm

    É que é isto mesmo! Eu tive de me "afastar" do futebol português, porque simplesmente não o aguento. É medonho.

    • João Lains
      Posted Março 20, 2014 at 5:24 pm

      É exactamente por isto que eu presto (muito) mais atenção aos campeonatos internacionais.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 20, 2014 at 5:34 pm

      Eu já só dou atenção aos jogos do Sporting. De resto, prefiro andar a ver a La Liga, a Premier League ou até a Eredivisie do que a Liga ZON Sagres.

      Já agora, vou também começar a prestar mais atenção ao Championship, muito por força dos excelentes posts do João Pedro Cordeiro!

    • Kacal l
      Posted Março 20, 2014 at 6:09 pm

      João Pedro Cordeiro,

      Sem duvida, eu confesso que continuo a acompanhar os campeonatos Portugueses, mas como tu prefiro a Premier League (vejo praticamente todos os fins-de-semana), e de seguida a Liga Espanhola e a Bundesliga, até vou começar a acompanhar mais o Championship graças aos teus excelentes comentários e posts, Obrigado!, é pena, mas o nosso futebol está "podre".

    • João-Pedro Cordeiro
      Posted Março 20, 2014 at 9:32 pm

      Boa! É bom saber que "conquistei" mais uns quantos fans ahah. Já agora, pessoal, Sábado acordem cedo e procurem o vosso melhor stream da Sky Sports, que às 12.15 há um dos jogos mais importantes em Inglaterra, mesmo tendo em conta a menor importância em termos de contexto actualmente. Mas há um Derby – Nottingham Forest. É uma das rivalries mais fortes em Inglaterra. Segundo um estudo recente, é a 11ª mais importante.

      Curiosamente, em relação a outros "futebóis" sempre fui um bocadinho mais exótico. Até há bem pouco tempo acompanhava muito de perto a Liga Argentina e a Liga Mexicana, mas entretanto este ano perdi um bocadinho o comboio, e só vejo jogos pontualmente.Mas esses também não serão os melhores exmplos de elegância e classe futebolística ahah. Minha rica Inglaterra. E Escócia, vá.

    • Kacal l
      Posted Março 20, 2014 at 10:15 pm

      João Pedro Cordeiro,

      Sem duvida, eu só não vou ver esse jogo porque tenho que sair e depois a essa hora vou ver o Chelsea vs Arsenal, tem que ser. ;-), mas vou acompanhar com mais regularidade.

  • Bernardino Moreira
    Posted Março 20, 2014 at 4:55 pm

    Palmas! Muitas palmas!

  • Francisco Oliveira
    Posted Março 20, 2014 at 5:04 pm

    Excelente texto e ponto de vista.

    No entanto, há que reflectir. Sou adepto fervoroso das introduções tecnológicas no futebol, e permitam-me a leve acusação: há muitos que fazem pouco para que haja uma maior verdade desportiva no futebol.

    Sou da opinião que o futebol no seu estado mais puro e consistente só é possível com a marginalização do erro (falo de erros de arbitragem). A aceitação do erro não me parece fazer parte do caminho a seguir, embora haja erros que, independentemente da possível introdução de novos recursos para os árbitros, serão impossíveis de prevenir.

    O plano central do futebol é o que se passa dentro das quatro linhas. É aí que se ganham jogos, que se fazem heróis e mártires, que se fazem estrelas e desilusões. No que refere ao jogador em si e à sua ascensão ou declínio, um árbitro tem pouquíssima ou nenhuma influência. No entanto, parece-me inegável a importância que um árbitro tem no jogo em si, e que simplesmente não devia ter. Um exemplo importante que me ficou na retina foi a célebre meia-final da Champions League de 2009 entre o Chelsea e o Barcelona. Quanto da história dos dois clubes seria diferente se um árbitro minimamente mais competente tivesse ajuizado aquele jogo de acordo com as regras que foi instruído a fazerem-se cumprir? Teria o United levado a melhor numa "repetição" da final do ano anterior? Falaríamos hoje deste Barcelona da mesma maneira se tivessem sido justamente derrotados? Bem sei que o futebol acaba por superar isto tudo, mas a verdade tem de estar presente para que consiga apreciar o desporto na sua forma etérea. É pelo menos a minha opinião.

    Por último, de referir que as discussões das últimas semanas só interessam aos demagogos, que têm pouco interesse numa abordagem mais introspectiva aos seus clubes e preferem o ataque à presa mais acessível. É bom não se confundir uma abordagem que vise a diminuição legítima do impacto dos erros dos árbitros com estes bombardeamentos infindáveis com que nos brindam regularmente.

    Com isto vos deixo um bem haja, e desejo-vos a continuação de um bom trabalho.

  • João Lains
    Posted Março 20, 2014 at 5:19 pm

    O dia de ontem terá sido porventura aquele em que menos comentários fiz aqui no blogue e não foi à toa.

  • Diogo Brêda
    Posted Março 20, 2014 at 5:21 pm

    Sim. Concordo muito com este texto. Um dos problemas do futebol em Portugal é muito disto que foi dito aqui.

    Mas acho que estes comportamentos tem um fundamento. Que é a falta de cultura desportiva que existe em Portugal.
    Em Portugal, e principalmente no futebol, o que interessa é ganhar. Por vezes nem é bem o ganhar que interessa, o que interessa mais é que os adversários percam e nós não.
    Por isso é que vamos aos jogos da nossa liga e quando as coisas começam a correr mal os adeptos começam logo a assobiar a equipa,quando um jogador da equipa da casa faz uma falta e o adversário cai no chão o jogador ofendido é imediatamente rotulado de "fiteiro" e também por não haver essa cultura desportiva é que os àrbitros é dada mais importância à prestação de um àrbitro num jogo entre os "grandes" do que a um lance de génio de um jogador de uma equipa de meio da tabela.

    Em Portugal não há alegria de ir ao estádio, e quando vamos aos estádios há um silencio constrangedor (basta ver em qualquer jogo caseiro da seleção). Olhamos para os alemães e para os ingleses e admiramos-nos com o facto de eles estarem a perder por 3 ou 4 e ainda estarem a cantar e a apoiar a equipa. A verdade é que eles não estão a festejar o resultado em si. Eles tão a festejar o facto de estarem ali, no estádio a ver um jogo que é aquilo que realmente importa. Esses estádios é que são verdadeiras catedrais do futebol onde este desporto se transcende.

    Por cá o que interessa é o resultado e o gozo que vamos dar ou levar dos colegas de trabalho ou do "zé" no café…

    E é com isto que os dirigentes jogam, arranjam desculpas para os maus resultados que nada tem haver com o desporto em si, e nós (sim eu incluo-me neste crítica que faço) comemos porque acabamos por usar essas mesmas desculpas no dia-a-dia… Mas nada disto é o que realmente importa.

  • Ricardo Santos
    Posted Março 20, 2014 at 5:35 pm

    Proibir os dirigentes de falarem de arbitragens é o mesmo que o povo não se poder manifestar contra o governo, é o mesmo que as empresas não poderem falar das finanças e etc e etc

  • Frank
    Posted Março 20, 2014 at 5:38 pm

    Bom texto parabens a sua autora ,deixem-me ver futebol,mas quanto a presidentes so nao estou de acordo em atacarem o LFV ele tem sido dos tres o que tem andado bem caladinho apenas falou esta semana pouco porque o toto do BdC a isso o obrigou este sim julga-se um novo Pinto da Costa ate se assenta no banco dos suplentes e tudo i hate that.o homem cilindra tudo e todos incutindo odio nos adeptos porque odio ja eles nos tem demasiado

  • espelho_retrovisor
    Posted Março 20, 2014 at 5:44 pm

    Não que o conteúdo esteja errado, mas este é talvez o pior texto que já li aqui… Tenho que realçar uma coisa, embora os "presidentes" realmente falem demais, os jogos são mesmo ganhos na maioria das vezes fora das 4 linhas ( e não só em Pt). Por isso talvez os presidentes tenham razão em falar…Infelizmente demasiadas vezes eles fazem-no de maneira risível…

  • João
    Posted Março 20, 2014 at 6:05 pm

    Estou a ver que a Inês gosta do Kevin Spacey.

    Quanto ao conteúdo, concordaria (não gosto do tom de conversa dos dirigentes de futebol) se o problema não fosse bem maior que a conversa. São interesses, corrupção, negócios obscuros, construção, televisão, etc. etc.

  • VCG
    Posted Março 20, 2014 at 7:03 pm

    AHHHH, obrigada Ines desde ja pela lufada de ar fresco…
    infelizmente para todos nós que gostamos dos nossos clubes mas que acima de tudo gostamos de futebol isto é o nosso futebol e tb um retrato do nosso Pais, resumindo esta estranha forma de vida esta demasiado presente no nosso ADN.
    Infelizmente ja aqui o escrevi, a qualidade dos comentarios do blog piorou mt nos ultimos tempos, e desculpem me a frontalidade com ligaçao direta ao aparecimento dessa personagem de seu nome BdC, guerras e "ofensas" sempre existiram mas creio que nestes ultimos tempos chegaram ao nivel da era Vale e Azevedo, reparem nao estou a fazer nenhum tipo de comparativo com ,nem ponho em causa a defesa do clube que representa, simplesmente os ultimos meses e o comunicado bisemanal ja se tornaram absurdas, especialmente esta insistencia na senilidade de PdC , os 7 pontos bla bla bla , so perdemos por causa dos arbitros etc roçam o ridiculo…
    Sou Portista, preferia ver PdC a admitir os erros da preparaçao da epoca , treinador etc, preferia que nao existissem tantos arbitros associados ao SLB seja ou nao verdade, mas acima de tudo enoja me ver um presidente que ate esta a fazer um bom trabalho na recontruçao da equipa pos 2013 a nao ser minimamente objectivo na analise da epoca e a achar que o insucesso desportivo (que nao o é) se deve aos arbitros, quando claramente o SLB joga o melhor futebol tem o melhor plantel e apesar de benefeciado em certos jogos, é melhor que todos os outros.
    Voltando ao que realmente me importa disser, se quando comecei a ler o blog em 2009 fiquei encantado e desde entao o consulto todos os dias, agora sempre que BdC fala evito a "discussao" pois quase me enoja ler tudo que é escrito na caixa de comentarios a defender o indefensavel, ou seja a total falta de humildade e respeito com que nos presenteia numa base semanal, a total parcialidade o odio destilado contra tudo e todos a necessidade de falsear a verdade do titulo quando esta epoca é indiscutivel mesmo com os erros de arbitragem…
    para a proxima epoca so desejo duas coisas, um Porto a Porto com pantel e treinador a jogar Futebol a seria, e que este sr tenha uma equipa capaz de lutar realmente com Porto e benfica e que perdendo ou ganhando bem ou mal tenha respeito por todos os outros, pois eu como Portista no passado domingo apesar de ter sido prejudicado objectiivamente fui incapaz de dizer perdi pk foi em fora de jogo perdi pk nao marcaram penalti…nao perdi pk esta epoca o sporting esta melhor e dessa forma ganhou bem, pois sem treinador e com a equipa em frangalhos seria quase impossivel ganhar em alvalade, apesar de quaresma quase o ter conseguido…agora comparar sporting a slb esta epoca sr BdC é absolutamente surreal,e isso sim sinonimo absoluto de SENILIDADE.

  • antonio pereira
    Posted Março 20, 2014 at 7:12 pm

    Deixe-se de tretas o LFV só anda calado porque está a olhar para baixo porque alturas houve que ele eram DVD's, audiências com ministros, invasões de estúdios de TV e eu sei lá o que mais. São todos iguais e quem afirmar o contrário estará também ele a ser um grandesssimo totó.

  • Kafka I
    Posted Março 20, 2014 at 7:38 pm

    Inês, simplesmente genial o teu texto, subscrevo cada palavra do mesmo a 110%…parabéns pelo texto, dos melhores que já vi aqui no blog

  • miguel
    Posted Março 20, 2014 at 8:36 pm

    Muito bom texto, parabéns!!

    Mas no fundo está baseado numa falácia: se não acreditas na inocência arbitral, como podes achar que tudo seria melhor se os dirigentes não falassem?

    Se deixasse de haver este tipo de contestação, quem gera a "falta de inocência arbitral" continuaria a ganhar os jogos. Do meu ponto de vista isso não abona nada a favor da qualidade do futebol enquanto desporto, nem é um bom exemplo para as crianças, nem os jogos passavam a ser resolvidos dentro das quatro linhas (no sentido tradicional da expressão…). Apesar de realmente ser tudo muito mais simples…

    A "purificação" do futebol não está no calar dos dirigentes, está na absolvência da "falta de inocência arbitral".

    Miguel

  • javardeiro
    Posted Março 21, 2014 at 2:20 am

    Infelizmente e apesar do lirismo inspirado, há muito mais a passar-se fora das 4 linhas para que um adepto decida que o problema são os comentários dos presidentes. Não falar no problema não o resolve. Eu entendo que o amor ao jogo encarnado esteja a atingir os píncaros do idílico, festa é festa. Mas há mais adeptos e não estão nada satisfeitos com as arbitragens logo para começar. Pior, o equilíbrio no futebol, já não há quase goleadas, entre equipas mais fortes e fracas, faz com que muitos jogos se decidam por detalhes. Cada vez mais os árbitros interferem nos resultados…e quando interferem continuamente nos resultados de uma equipa em seu prejuizo. Mas, aposto que isto já não interessa a ninguém. As faixas encomendadas desfocam muitas constatações fáceis. Amanhã será sempre outro dia e os problemas cá andarão para preocuparem de novo os doces e encantados espectadores tão fartos das tiradas presidênciais.

  • Bruno R.
    Posted Março 21, 2014 at 11:17 am

    Concordo! No entanto há jogos em que a incompetência por parte do arbitro é assustadora, existe uma clara influencia e falta de imparcialidade por parte dos árbitros, o responsável? Não faço ideia mas a verdade é que os árbitros muitas vezes não são sérios o que prejudica os clubes e custa milhões! Se a decisão de uns quantos senhores custa-se milhões ao meu negócio então meus amigos, eu não perdoaria e não parava até esses senhores estarem onde merecem que é a cadeia!
    No entanto existe a necessidade de mudar muita coisa, para acabar com a palhaçada que é o futebol português, muitas vezes sinto-me mais indignado pela incompetência de determinados indivíduos do que feliz pela excelente época desportiva e financeira do meu clube. Concluo com a o mesmo titulo do post DEIXEM-ME VER FUTEBOL!

  • pimenta
    Posted Março 21, 2014 at 11:21 am

    Pois…texto liricamente muito bonito e que retrata o que deveria ser o desporto no entanto… só mundo ideal talvez fosse possível ganhar o campeonato (ou pelo menos andar na luta, o que ainda é mais triste) em Portugal sem "entrar no esquema". O que este presidente do Sporting esta a fazer ( finalmente alguém o faz no Sporting) não é nada mais do que jogar com as mesmas armas que os outros utilizam, mas com uma grande diferença para os demais: o presidente do Sporting esta farto de propor alternativas para alterar este rumo, os outros parecem menos interessados em mudar o estado das coisas, porque será? E depois, o Sporting deveria, para bem do desporto remeter-se ao silencio e continuar a ser o parente pobre dos grandes no que toca ao PODER no seio do futebol português? Não sejamos naïfs. O Sr. Bruno de Carvalho chegou agora ao futebol, os outros já la andam há muito, muito tempo…claramente há demasiado tempo e pelos vistos encontraram um adversário à altura. Este é o futebol que nos temos e o poder no futebol Português define quase a partida quem ganha e quem não ganha, ou o tens ou outro o terá . Em relação a influencia de uma arbitragem no resultado de um jogo de futebol só quem não conhece o meio é que pensa que tudo se resume a um fora de jogo mal assinalado, um penalty por marcar ou um golo mal anulado. Um arbitro "talentoso" pura e simplesmente não "deixa" uma equipa ganhar um jogo, se assim o entender. Há mil e uma habilidades conhecidas para condicionar uma equipa num jogo seja la com cartões, quebras de ritmo de jogo ou quando tudo o resto falhar (e estes lances, acreditem que os árbitros se esforçam for evitar errar) levantar a bandeira, deixa la por levantar, não ver a bola que entrou, ou inventar um penalty, etc. etc. etc. que são lances muito polémicos e que irão dar muita "bandeira". Por isso a historia da competência de uma equipa (ou a falta dela) no futebol é uma questão muito complexa…o futebol português esta podre e tem que mudar mas enquanto não forem todos os clubes juntos a quererem que mude, espero e confio que o meu presidente ira lutar de igual para igual, com as mesmas armas e com força redobrada contra os nossos adversários. Infelizmente, a defesa intransigente do nosso clube assim o exige.

Deixa um comentário