Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Campeões! Warriors de Curry, Green e Klay conquistam NBA pela 4.ª vez

O mais inesperado dos títulos ou uma amostra do que poderia ter sido? Poucos, no arranque da época, apostariam nos Warriors em detrimento dos super-Lakers ou dos Nets do ex-GS Durant, e mesmo no início dos playoffs eram “underdogs” no Oeste em relação a Suns e a uns jovens Grizzlies em ascensão. Relembrar que Klay Thompson vem de dois anos de pausa por lesão, Andrew Wiggins e Porter Jr eram vistos como fiascos (lançavam muito e mal), e Wiseman nem aqueceu. Mas Steve Kerr mostrou o porquê de ser top na NBA, montando um esquema que potencia o melhor de cada um dos seus jogadores. Curry (que teve finalmente uma final ao nível da sua lenda, com uma média de 31 pontos por jogo), Klay e Green conseguem assim o 4.º anel e fica a ideia que não fossem as lesões e podiam ser 7 campeonatos em 8 anos, talvez 8 em 8, caso Draymond não tivesse sido suspenso em 2016. Mas este título teve também muito de Wiggins (incrível nestas finais), Looney (grande rendimento contra Dallas), Poole (um grande joker) e Gary Payton (decisivo na defesa). Quanto a Boston, foi outro caso de superação (a meio tinham um recorde de 20-21 e a dúvida era se deviam trocar Tatum ou Brown), colectiva e defensivamente muito fortes, com um pavilhão a lembrar outros, mas no fim os adeptos de LA suspiraram de alívio.

Os Warriors sagraram-se campeões da NBA ao vencerem, em Boston, o jogo 6 por 103-99. Golden State conseguiu um parcial de 21-0 entre o 1.º e 2.º período e potenciou a vantagem que adquiriu até final. Stephen Curry brilhou com 34 pontos e foi eleito pela 1.ª vez o MVP das finais. Green também foi decisivo com 12 pontos, 12 ressaltos e 8 assistências. Wiggins juntou 19 pontos a 4 roubos de bola e 3 blocos, enquanto Poole voltou a deixar a sua marca vindo do banco, com 18 pontos. Nos Celtics, Tatum não passou dos 13, já Brown apontou 34. O trio Curry, Klay e Green consegue assim o 4.º anel em 8 anos, sempre comandados por Steve Kerr, sendo que é o 7.º campeonato para o franchise, que fica com mais 1 que os Bulls.

30 Comentários

  • cards
    Posted Junho 17, 2022 at 8:52 am

    Vitória mais do que justa. 4 títulos em 8 anos é bom. Falam que poderiam ser 5 devido as lesões zna final contra o Raptores, mas se formos por aí relembro que em 2015 venceram o Cavaliers estando estes sem Irving e Love.

  • Goncalo Silva
    Posted Junho 17, 2022 at 8:54 am

    Respondendo à questão do VM, penso que é uma demonstração daquilo que podia ter sido. Mesmo sem Durant, estes Warriors só poderiam perder anéis contra os Cavs de LeBron ou contra os Lakers campeões. Justos vencedores de uma equipa que podia ser ainda melhor sem a lesão de Klay e a má época de Wiseman que tem sido uma grande desilusão.
    Por acaso desde início que apontava os Warriors como o favorito a Oeste, ainda mais quando se viu a forma como Klay voltou da lesão (que era a maior incógnita) e como Poole se apresentou durante a fase regular.
    A próxima época prevê-se mais difícil porque terão de tomar uma escolha: entre Green, Klay, Wiggins, Poole e Wiseman, só 2 ou 3 é que poderão ficar.

  • gandrezcm
    Posted Junho 17, 2022 at 9:07 am

    Justo porque o MVP, e um dos 5 melhores jogadores da história da NBA joga do lado de Golden State… Ainda assim faz-me confusão o quão protegida esta equipa é pelos árbitros. O Green pode fazer literalmente o que quiser em campo, para lhe sacarem uma técnica é preciso ele fazer um Suplex a um colega de profissão, já para não falar de todas as decisões que poderia pender para qualquer um dos lados mas que caem sempre para o mesmo lado. De qualquer maneira, esta equipa dos Celtics tem roster para lutar pelo título no mínimo mais 3 ou 4 anos, os jogadores são todos jovens e só têm tendência para melhorar. Estes playoffs com o Tatum em campo tinham sido outra coisa… Tenho pena pelo Al Horford, merecia levantar o caneco e pareceu-me a derradeira oportunidade de o fazer.

    • Bamboo331
      Posted Junho 17, 2022 at 9:43 am

      Esse comentário em relação à arbitragem vamos assumir que é feito por alguém que não viu um único jogo dos Warriors nestes playoffs porque senão é só absurdo. É que além da flagrant 2 do Green contra os Grizzlies (que foi completamente absurda e deita por terra essa história da proteção especial que ele tem), esta equipa nem do famoso home whistle gozou ao longo de quase todos os Playoffs.

      • gandrezcm
        Posted Junho 17, 2022 at 6:26 pm

        Vi os jogos todos, e mantenho o que disse. Estou especificamente a falar da série GSW vs CEL, mas não deves ter lido nada do que eu disse, ficaste logo a espumar da boca assim que falei mal da tua bandwagon.

  • ManuelP
    Posted Junho 17, 2022 at 9:09 am

    Respondendo ao negrito, talvez ambas estejam correctas. Os Se’s no desporto são sempre dificeis de avaliar, mas tenho poucas dúvidas que, sem as lesões de Durant e Klay, o titulo de 2019 fugisse aos Warriors e aquele jogo de suspensão do Green em 2016 será sempre uma incognita face ao que aconteceu – Cleveland virou um 1-3 para 4-3 contra a equipa que detinha e detem o melhor record de vitorias de sempre. Acho que poderia ter havido uma dinastia como a dos Bulls em 90 e acho justo considerar-se esta equipa dos Warriors uma das mais marcantes da historia do basquetebol, pela forma como criaram um legado e um estilo de jogo unico. Tenho algumas duvidas que mesmo com o Big 3 totalmente apto conseguissem os titulos de 2020 e 2021 porque havia pouca profundidade – qualidade no banco. Este ano, foi evidente o efeito de ter jogadores como Poole, Otto Porter, GPII, Kuminga (sobretudo na fase regular) e um Looney muito melhor do que ha 2-3 anos. Ontem estava a ouvir os comentarios na Sporttv e nao podia concordar mais com o facto de dizerem que o Curry com 34 anos esta na melhor forma da carreira, sobretudo pela capacidade que ganhou em penetrar junto ao cesto e conseguir diversificar, nesse sentido, o seu jogo. Se conseguirem negociar os contratos para poder manter Wiggins e dar um contrato condizente ao valor de Poole, diria que, mantendo esta base, os Warriors serao contenders nos proximos 2-3 anos. A ver vamos, mas fica para a historia uma equipa unica, liderada em campo pelo melhor shooter de sempre e um dos melhores jogadores da historia da NBA (talvez top10?) e um treinador extremamente competente que moldou muito bem o jogo ao perfil dos seus jogadores.

    • Sombras
      Posted Junho 17, 2022 at 9:28 am

      Acho difícil argumentar que o Curry não é top 10 da história da liga. Pelo menos diria que top 20 tem que ser absolutamente consensual.

      • Diogo Moura
        Posted Junho 17, 2022 at 2:02 pm

        É top-10 (na minha opinião) porque mudou completamente o jogo. O que o Curry faz – com sucesso e é uma das duas maiores armas – é anti-natura e anti conceito de jogo. Atirar de 3 sem que haja nenhum colega de equipa para ganhar o ressalto (muitas vezes contra-ataque e em 1×1) é de loucos.
        O homem, atira de todo o lado e pouco importa se tem lá alguém para o ressalto ofensivo ou não.
        Isto sem contar com as bombocas do meio campo.
        Defender o Curry no perímetro é muito complicado porque nunca sabes o que ele vai fazer. Ora lança do nada em meio segundo, ora dribla e penetra para o cesto em velocidade, ora saca um passe incrível para o buraco da agulha.

    • Borsalino
      Posted Junho 17, 2022 at 10:21 am

      Penso, a partir de hoje, dizer que Curry é top-10 não é nenhum crime.

      • RodrigoRealista
        Posted Junho 17, 2022 at 1:22 pm

        Curry tem de ser top 10, mesmo sem este anel. Curry marca uma mudança de paradigma no basketball. Uma mudança de estilo de jogo, exploração de pick and roll. Isso e 3 anéis seriam suficientes para o colocar no top10. Este anel corrobora tudo isso. Só discordo do VM na questão do underdog… Os warriors nunca foram underdogs. Quando chega aos playoffs, a doer, i GWS adaptam se a qualquer equipa e é muito difícil pará – los.

        • Borsalino
          Posted Junho 17, 2022 at 1:42 pm

          Penso que precisava sim. Antes de ontem, colocavas Curry à frente de quem no top-10/12? Estamos a falar de MJ, Lebron, Kareem, Magic, Kobe, Bill Russel, Shaq, Wilt, Bird, Duncan, Hakeem, Big O…

          • ManuelP
            Posted Junho 17, 2022 at 2:34 pm

            Era muito a isto que me referia. Adoro o Curry mas tinha, e talvez ainda tenha, algumas duvidas se conseguiria entrar nesse grupo tao restrito. Mesmo o prime Durant é um jogador unico, quase impossivel de defender. Acho que Top 20 o Curry entra facilmente. Top 10 talvez, mas com menos certezas. Ainda haveria Iverson, Isiah Thomas, etc

  • Sombras
    Posted Junho 17, 2022 at 9:25 am

    Merecido para os Warriors, com Curry a cimentar o seu estatuto de um dos melhores de todos os tempos – indiscutível – e de melhor shooter de todos os tempos – ainda mais indiscutível.

    Só não concordo com um ponto do negrito: o exercício do “se” das lesões para mais títulos, tanto dá para um lado como para outro. Tenho muitas dúvidas que GSW ganhasse este título sem as muitas lesões na conferência Oeste. Sinceramente, o único outro título que me parecia possível, era mesmo o que o que os Cavs conquistaram. Tudo o resto, mesmo com Klay a estes % (não me parece que esteja a 100%, e dúvido que algum dia volte a estar), seria preciso muitos dominos a cair para o mesmo lado.

    Já agora, este título é ainda mais outra machadada na percepção à volta de Kevin Durant. Afinal, não precisavam mesmo dele para nada.

  • Borsalino
    Posted Junho 17, 2022 at 10:07 am

    E pensar que no final de 2019, os Warriors tinham perdido KD na free agency, Klay estava parado durante toda a época (e voltou a parar em outra), Curry tinha se lesionado e a equipa estava em tanking. 3 anos depois, e convencendo KD a assinar a sign and trade conseguiram D´Lo e a partir daí o resto é história.
    Não fosse KD bater mal da cabeça, e talvez teríamos uma das maiores injustiças na história da NBA, Curry não teria finals MVP no seu currículo.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 17, 2022 at 10:08 am

    Acho que é mais a segunda opção, não fossem as lesões do Curry e principalmente do Klay e isto poderia ser uma dinastia ainda maior do que a que já foi. E depois muito bem os donos a reconstruirem a equipa com cabeça e a contratarem as peças certas nas posições certas.

    Esta equipa joga já de olhos fechados e foi por isso que venceram, e também foi por isso que os Celtics chegaram à final. Foi uma época da regularidade e do coletivo, as equipas com melhores projetos foram as que chegaram mais longe.

    Uma menção ao Wiggins, fico feliz por ele. Não encontrou o seu espaço em Minnesota, não conseguiu ser o complemento perfeito do Towns que tanto precisávamos. Mas se calhar esse não é o seu papel na NBA. Tornou-se nos Warriors um excelente 2-way player, consistente principalmente em termos defensivos e acabou por conquistar o título. Ainda assim, penso que os meus Wolves fizeram a troca certa na altura, garantiram o DLo que apesar de ter estado muito aquém esta época, foi um trunfo importante para segurar o KAT, sem esquecer que conseguimos o Edwards com essa pick que ficou incluída na troca. Foi uma situação em que ambos ficaram a ganhar.

  • kiterioVFC
    Posted Junho 17, 2022 at 10:14 am

    Ganhou a melhor equipa, a mais experiente e com um super Curry. Wiggins fez também umas finais de um nível de excelência e ontem Green foi gigante! Os suplentes de GSW são de longe melhores que os de Boston.
    Ver esta equipa a trocar a bola é por vezes uma delícia, excelente trabalho do Steve Kerr.

    Do outro lado Brown e Horford não chega… Tatun desapareceu aos 7 minutos do terceiro periodo do jogo 5 e com isso Boston não conseguiu,

    AInda assim, excelente época de Boston, que foi sem dúvida a grande surpresa desta época (a par dos Dallas).

  • GoldenFCP
    Posted Junho 17, 2022 at 10:57 am

    Somos campeões! Depois de duas temporadas sem play offs somos campeões!

    Cumpriu se aquilo que sempre disse. Estes Warriors COMPLETOS dificilmente perdem uma série seja com quem for. Kerr é um excelente treinador, tem muito mérito em mais um anel. Curry finalmente a ser MVP Finals e Wiggins surpreendeu muito nestes play offs pela positiva. O trabalho que faz a defender Tatum é sublime. Klay piorou muito com a lesão mas nem isso impediu o titulo douradoGreen pode ter os momentos cómicos na parte ofensiva mas defensivamente é a ancora da equipa. Neste momento somos a 3a equipa com mais anéis da NBA, apenas atras de Lakers e Celtics.

    • Borsalino
      Posted Junho 17, 2022 at 11:46 am

      Mérito também do front office, que desde que KD saiu reconstruiu a equipa muito bem e também, aos donos que têm sido insaciáveis e sem mãos a medir no que toca a ir muito acima no luxury tax.

  • NR7
    Posted Junho 17, 2022 at 11:24 am

    Está feito. Finalmente! Os Warriors são justos campeões e o Curry um mais do que justo MVP – o tão desejado e merecido MVP. Nota para o Wiggins (segundo melhor jogador das Finals) e para o Green, que souberam defender muito bem o Tatum ao longo da série e “permitiram” apenas 1 bom jogo dele nestas Finals – completamente diferente dos enormes jogos que fez contra os Heat. O Poole foi um “X Factor” e o Klay ainda não está na sua forma normal, como seria de esperar pela lesão que teve. Nota para Brown e Horford que mereciam mais, mas a experiência e as maiores opções no coletivo dos Warriors foram decisivas.

    Os Warriors foram melhores durante mais tempo do que os Celtics e isso foi notório. Notou-se igualmente o cansaço daquelas eliminatórias a jogo 7 da parte dos C’s. Ainda assim, têm um bom futuro pela frente (como “lakeriano”, espero que não se concretize, mas têm realmente potencial para continuarem a estar bem nos playoffs, durante os próximos anos).

  • Kafka
    Posted Junho 17, 2022 at 12:12 pm

    Dentro do contexto americano em que eles dão bastante importância aos títulos colectivos, este título é uma maxadada no legado do Durant aos olhos dos americanos, pois Curry ganhou “antes de Durant”, “com Durant” e “depois de Durant”…. Já o Durant continua a só ter ganho quando se juntou a Curry e aos Warriors

    Durant depois de ontem vai ter de vencer 1 título até ao fim da carreira, ou terá sempre esta sombra no seu legado

    • Borsalino
      Posted Junho 17, 2022 at 1:37 pm

      Muita gente, mesmo antes deste 4º anel, já colocava Curry acima de KD. Agora, penso que não existem dúvidas.

  • panchuvilha
    Posted Junho 17, 2022 at 12:36 pm

    CAMPEÕES!
    Acho que foi totalmente merecido para os Warriors, não houve uma serie que eu sentisse ameaçado de que iamos perder, só mesmo nesta final com a derrota do primeiro jogo me assustou um bocado. Tivemos um MVP Curry que foi monstruoso de inicio ao fim nestes playoffs, um Wiggins que calou muita gente, inclusive eu, ao ser o segundo melhor jogador da equipa nos momentos decisivos, um Green que defensivamente é o jogador que segura a equipa, um Poole que é o futuro desta equipa e um Klay que apesar de estar muito abaixo do que já foi nao deixou de contribuir principalmente aquele jogo 6 contra os Grizzlies que destruiu completamente.
    Com isto Curry já tem tantos anéis como o Lebron e diria que ainda é possivel que acabe a carreira com mais.

  • Marcio Ricardo
    Posted Junho 17, 2022 at 4:53 pm

    Nada contra os Celtics, mas como já tinha dito antes da final, como apoiante dos Lakers tinha que torcer pelos Warriors, por razões óbvias. Assim aconteceu e só resta dar os Parabéns aos Campeões!

  • Manel Ferreira
    Posted Junho 17, 2022 at 4:57 pm

    Não acho que este título tenha sido assim tão inesperado, já que a ideia sempre foi de que se os Warriors voltassem a ter saúde nos principais jogadores (sobretudo Klay), estariam na pior das hipóteses, no top-4/5 dos favoritos. Acho que ninguém esperava era tão boa contribuição dos “atores secundários” e foi aí que as decisões do front office funcionaram nos últimos anos.

    Mas acho exagerado dizer que os Grizzlies estavam à frente deles em termos de favoritismo. Aliás, nas odds do início de época, os Warriors só estavam atrás de Nets, Lakers e Bucks. E para muito dos analistas, havia dois claros favoritos no Oeste – Suns e Jazz – e o resto era tudo uma embrulhada, havia desconfiança em relação ao Russ nos Lakers (que acabou de se justifcar), mais as lesões nos Nuggets, e a questão Klay nos Warriors. Nem por sombras este título é mais surpreendente que Raptors em 2019, ou mesmo Mavs em 2011 (já para não irmos aos Pistons em 2004).

    Em relação à historia do “podiam ter sido mais títulos se não fossem as lesões”, isso dá para os dois lados, já que, como disseram atrás, os Warriors também apanharam os Cavs sem Irving e Love em 2014/15 e houve também a lesão do Kawhi no primeiro jogo da final da Conferência de 2017, quando os Spurs lideravam o jogo descansadamente. É sempre muito díficl entrar nos “ses”, mas o que é certo é que praticamente todas as equipas beneficiaram disso, ou foram prejudicadas por isso, a certa altura.

    Mas é impressionante como estes Warriors se tornaram uma equipa tão marcante na história da NBA, quando nos lembramos que, ainda em 2012, eram um bocado uma anedota na Liga. Basta ir ver a cerimónia do jersey do Chris Mullins com a arena toda a assobiar os donos da equipa que andava a tankar descaradamente para manter a pick que viria a ser o Harrison Barnes. Impressionante o que conseguiram a partir daí e a maneira como conseguiram maravilhar e influenciar uma geração inteira, ao ponto mesmo de mudarem a maneira como se joga.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Junho 17, 2022 at 5:31 pm

    Steph Curry. Vi jogar.

  • Filipe__Santos
    Posted Junho 17, 2022 at 6:31 pm

    Legado. Importantíssimo até para a opinião pública. Ganhar antes de KD, com KD, depois de KD e das lesões. Ganhar quando ninguém os conhecia, ganhar no prime quando eram favoritos, ganhar quando estavam velhos.

    Quanto à série das finais em si, algumas notas rápidas, e além do que vários users já referiram:

    1 – Nos duelo das estrelas, Curry – apesar de ter matchup contra o DPOTY – esteve intratável, e mostrou novamente que atualmente está muito longe de ser um buraco defensivo.
    2 – No duelo dos líderes emocionais, também Green, apesar de intermitente em termos de rendimento, foi sempre bem mais presente e mais importante que Smart.
    3 – Curioso o facto de não ter havido nenhum jogo realmente em aberto até às últimas posses. Incrível desempenho defensivo de ambas as equipas, com muitos minutos de jogo seguidos em que não havia nenhuma solução ofensiva “fácil”.

    Por fim, está a ser muito falada a juventude da base de Boston, mas vejo o cenário bem mais perigoso do que o pintam. Tudo constante, os Celtics vão ter de suar sempre MUITO para chegarem a uma final. É que o core é jovem, mas ainda assim vai ter de bater frente em jogadores de características indefensáveis e que também têm longos anos de prime pela frente: Giannis, Embiid, Durant. Para além disto, ainda há ainda os duríssimos e sedentos Heat.

    Aguardo agora que cicatrizem as mãos do user que disse que as punha no fogo em como os Warriors não ganhavam sem lesões.

  • Fabio Fernandess
    Posted Junho 18, 2022 at 1:37 am

    Deixo um dado estatístico sobre este jogo, Wiggins secou o Tatum e acabou o jogo com 0 faltas.

Deixa um comentário