Caro Luís Filipe Vieira, em 2020 cumpre 17 anos de presidência à frente do nosso clube, e nós adeptos e sócios apaixonados pelo Sport Lisboa e Benfica, temos muito que lhe agradecer, recuperou financeiramente o clube, colocou a formação como uma das melhores do Mundo, realizou vendas extraordinárias, e valorizou claramente a marca do clube.
Mas o Sport Lisboa e Benfica tem que ter acima de tudo o resto, sucesso desportivo, e esse capítulo tem deixado a desejar tanto a nível nacional, principalmente com as dificuldades recentes dos rivais, como em termos internacionais. Durante estes 17 anos de presidência, apenas começou a vencer, de maneira regular, a partir da época 2009/2010, e quanto mais anos passam, mais evidente fica, que esse sucesso se deveu principalmente a uma pessoa, (por muito que custe admitir a qualquer benfiquista) Jorge Jesus. Com a chegada de JJ vimos o melhor futebol praticado na era Luís Filipe Vieira, claro que podemos referir que teve melhores plantéis do que tiveram Rui Vitória e Bruno Lage, mas fica cada vez mais claro que a responsabilidade desses plantéis foi do actual treinador do Flamengo. E podemos fazer um simples exercício de memória, desde a saída de Jesus que o Benfica não comprou um único jogador, que tenha sido capaz de valorizar e transferir para um dos grandes clubes europeus, claro que saíram vários atletas por muitos milhões, mas apenas jogadores da formação. E não é por falta de grandes investimentos, depois da saída de JJ realizámos as compras mais elevadas da nossa história, mas que não tiveram o sucesso desejado, por incompetência na escolha do jogador ou por falta de capacidade de os valorizar.
Este simples exercício de memória faz com que recordemos, Matic, Ramires, Garay, Rodrigo, Lima, Enzo Perez, Salvio, Oblak, Siqueira, Javi Garcia, Nico Gaitán, Jonas, Markovic, Saviola, e para não falar de outros jogadores que foram valorizados por Jorge Jesus que já se encontravam no plantel. Fazendo este exercício, parece que a conclusão é simples, se apenas neste período fomos capazes de contratar e valorizar grandes jogadores e a partir do momento que ele sai não somos capazes de contratar e valorizar um único jogador sem ser da formação, algo vai muito mal na estrutura de futebol do Benfica.
A estrutura encabeçada pelo presidente é incapaz de fazer um misto entre formação e scouting, e não parece haver quem explique a Vieira que isto não vai lá só com formação, que essa aposta deve ser sustentada com contratações de qualidade e com experiência, que tirando João Félix e Renato Sanches, que praticamente sem minutos na equipa B, conseguiram logo afirmar-se no plantel principal, os restantes devem ganhar ritmo, força e competitividade, antes de queimar etapas.
Neste momento Luís Filipe Vieira tem dois caminhos para se salvar do abismo, ou assume que necessita de ajuda para liderar o futebol do Benfica e prescinde dos “yes man”, como Rui Costa, Tiago Pinto e Lage, ou se continua com esta estrutura terá de voltar a recorrer a JJ, que ele próprio é quase uma estrutura. E se com ele voltarem reforços como Matic, Ramires, Garay, Rodrigo, Lima, Enzo Perez, Salvio, Oblak, Siqueira, Javi Garcia, Nico Gaitán, Jonas, Markovic, Saviola, podem vir na mesma os Uros Matic, Shaffer ou Bruno Cortez, porque neste momento estamos na mesma a levar com Cádiz, Yony Gonzalez, João Amaral entre outros, mas não vemos nenhum dos craques anteriormente referidos.
Tem a palavra o presidente, e ou muito me engano, ou Luís Filipe Vieira vai escolher o caminho mais fácil e mais confortável que é voltar a chamar Jorge Jesus para liderar o futebol do Benfica.
Visão do Leitor: Ricardo Rodrigues


125 Comentários
Visão de Mercado
Link para quem pretende enviar textos https://blogvisaodemercado.pt/2020/05/visao-do-leitor-3/
Farinheira
Isto é simples.
Vieira está mais apertado do que alguma vez esteve como presidente. Tem eleições em Outubro ou Novembro, as pessoas estão completamente saturadas desta palhaçada e da falta de transparência como o clube é gerido.
Ou traz o Jesus ou Jardim e contrata nomes sonantes, ou vai de vela, já ninguém aguenta estes comportamentos Estalinistas do Vieira.
Jesus era a escolha perfeita, de longe o melhor treinador dos últimos 30 anos (pelo menos), não é um yes man, bom futebol, potencia jogadores etc.
Quero lá saber se tratou mal Rui Vitória, o futebol é ganhar e potenciar equipas, vamos deixar nos de falsos moralismos. Um homem correcto que é mau treinador é despedido de qualquer clube, ninguém quer saber se é uma pessoa honesta e trabalhadora.
Jesus tem alguns defeitos mas é um grande treinador e aprendeu com os muitos erros que cometeu.
Jesus no benfica para ontem, com ou sem o Vieira.
LevonAronian
O Benfica pode perder os jogos todos até o final da temporada, contratar o Carlos Azenha para treinador vender o Ruben Dias por 5M que ganha as eleições sem se esforçar, a unica questão é por quanto vai ganhar
Ramon Caetano
Muito bem Farinheira.
Chega de tomarem os adeptos por parvos com esquemas e corrupção.
É de rir qd LFV diz que p Benfica é dos sócios.
Miguel Mendes
E quando perdeu 3 campeonatos com o JJ ou mesmo de 2005 até 2009?
Johny45
Enquanto as casas do Benfica tiverem os votos que têm, vai sempre ganhar. Ele mudou os estatutos para nunca sair do poder.
Nickles
Ricardo o que foste fazer. Foste falar no Jesus e agora prepara-te para ser atacado forte e feio com os insucessos da Champions e mais não sei o quê. E os mesmos que te vierem atacar, vão ignorar por completo que o JJ deixou o Benfica em 6º no ranking da UEFA. Hoje estamos em 20º e para o ano estaremos ainda mais abaixo porque saem os pontos de 15/16, que dos últimos 5 anos, foi o ano onde se pontuou mais.
Ah e sobre as eleições… faltam 6 jogos para o fim do campeonato. Pegando nos últimos 6 jogos, o Benfica conseguiu a quantidade exorbitante de 7 pontos, o equivalente a 1 vitória (contra 9), 4 empates e 1 derrota. Se pegarmos nessa amostra, que até faz sentido porque reflecte a forma actual da equipa, significa então que o Benfica fazer só 7 pontos até ao fim do campeonato é uma possibilidade bem real.
Se o Sporting vence o próximo jogo, fica a 12 pontos, a faltarem 18 por disputar. Sabendo que os dois ainda têm um jogo contra, e assumindo que o Sporting vença esse mesmo jogo (o que ao dia de hoje é o mais provável), a diferença entre as equipas diminui para 9 pontos, sobrando 15 em disputa. Dos 15, o Benfica conseguirá 7, acreditando que faz igual aos últimos 6 jogos. Realmente isto chegaria para segurar o segundo lugar, o problema é que futebol não é matemática, e o Benfica (que está cada vez pior) pode nem chegar a esses 7 pontos no que resta do campeonato. Portanto para além do campeonato já ter ido à vida, os playoffs da Champions também estão em risco.
Isto pode ser excelente para o Benfica, pois os únicos factores que sustentam o Vieira no poleiro é o tal poderio financeiro do clube, que afinal é um mito total, e a formação que está completamente desacreditada. Agora para além dos resultados vergonhosos no futebol de há 3 anos para cá, também temos o clube na falência. Posso estar a ser suuuuuper optimista, mas acredito que Outubro vai ser um mês maravilhoso para os Benfiquistas.
Kafka
Nickles
Não consigo ser tão optimista assim, porque a maioria dos sócios do Benfica quer se queira quer não é bastante acéfala no que concerne ao tema futebol…. Basta ver que o Vieira continua a usar como atgumento o Vale e Azevedo, algo que aconteceu há quase 20 anos atrás…. São quase 2 décadas, ninguém minimamente inteligente engole argumentos com validade de 20 anos, isto só demonstra o quanto os sócios do Benfica são bastante acéfalos
Depois como a maioria é ignorante não consegue ver fora da caixa, ora então o que vai acontecer? Fácil em Setembro o Vieira compra 3 ou estrelas e pronto os sócios ignorantes vão voltar todos a votar nele, porque não conseguem fazer uma análise global do clube e do quanto o clube está a ser mal gerido a todos os níveis, como eu, tu e muitos outros temos vindo aqui a expor faz tempo
Vieira vai ser presidente ad aeternum do Benfica
Vegeta
Eu estou como o Kafka aqui, gostava muito que o Vieira saisse, mas não me parece que isso vá acontecer, só das casas do Benfica tem 11 mil votos, portanto começa logo com uma boa vantagem, depois não é homem o suficiente para fazer um debate televisivo com os outros candidatos, nesse debate Vieira ia passar muito mal, e para terminar, não se esqueçam que existem muitos benfiquistas que pensam que nascemos em 2001, logo para esses acéfalos ou somos apoiantes de Vieira ou queremos o Vale e Azevedo de volta.
Não vai ser nada fácil, só espero que vocês tal como eu tenham 50 votos para fazermos tudo o que podermos para afastarmos o presimente do nosso clube!
Nickles
Super de acordo Vegeta. Tinha-me esquecido completamente das casas do Benfica.
Nickles
Tens toda a razão Kafka. Estava ser suuuuper optimista. Mas levei um banho de realidade e já me passou.
Óbvio que o Vieira fará de tudo para se segurar no poder. Isso vai levar a um forte investimento em Agosto (mesmo com a história da carochinha que é o tal “milagre financeiro”) e fica tudo contente e feliz novamente.
E já sabemos de antemão que os 3 anos posteriores serão de puro desinvestimento.
Miguel Mendes
Não só provavelmente não vai haver investimento (excluindo o Pedrinho) como o plantel será praticamente mais fraco.
Mantorras
Tres ou quatro? Ele com um treinador novo e dois reforcos sonantes ja faz a festa. Tas a ser muito optimista :)
El Bandido
O Benfica pode estar a passar uma das piores fases dos últimos anos, mas pôr sequer a hipótese de acabar em 3o lugar é ridículo… Ainda para mais quando o Sporting ainda vai ao Dragão e à Luz (acredito plenamente que o benfica vai ganhar esse jogo). Sou Sportinguista, mas é uma questão de tempo até o 2o lugar ficar matematicamente impossível para nós. Aliás, quando jogarmos na luz acredito que já nada estará a ser disputado…
Nickles
Ah e o RGS acaba de angariar mais uns votos com as últimas declarações. Até podem não ser sinceras, mas pelo menos teve a inteligência de não atacar a direcção, e assumir uma posição de crença de um verdadeiro Benfiquista.
Estou cada vez mais optimista para outubro.
TBL
Creio que LFV só poderá perder as eleições com o aparecimento de um candidato forte e mobilizador. Nenhum dos que já assumiram a candidatura o é. E sinceramente também não consigo pensar em ninguém.
Com eleições à porta, penso que LFV tentará alguma cartada impactante no final da época, tanto ao nível do treinador como de reforços do próprio plantel, porque começa a ser muito clara a oposição de sócios e adeptos às suas políticas.
Stromberg
Mas que raio têm contra o Vieira? Se por acaso a equipa estivesse a carborar bem (ou, pior, os Porto não estivesse a ganhar) e estivéssemos em primeiro, aí o Vieira já era bom? Que raio
CarlosSL
Será que a resposta de um portista vale? Vou tentar: Imagino que seja o mesmo que eu tenho contra o PC, negócios obscuros, incapacidade de dar a estocada final no adversário, atitude ditatorial, mentira constante e por interesses pessoais à frente do clube. Irónico os maiores rivais estarem no mesmo barco. E já agora, na eventualidade de o Porto não cometer o decimo nono suicidio da epoca e ser campeao, não vou ficar particularmente feliz porque não muda nada do previamente mencionado
Vegeta
Que mal temos contra o Vieira ???
Então vamos lá, e nem vou falar de tudo, nem de questões desportivas senão não trabalhava hoje.
1- Bate nos sócios em plena assembleia geral.
2- Mente no seu número de sócio.
3- Chama nomes também na assembleia geral aos sócios do Benfica.
4- Não tem os anos necessários para ser presidente do Benfica.
5- Será sempre o presidente do Benfica que levou o nosso nome para a lama com processos duvidosos.
6- Não sabe o que é uma democracia, porque se soubesse fazia um debate televisivo.
7- É/foi sócio do Porto e do Sporting.
8- Nos tempos do Vale e Azevedo como os apoiantes do Vieira gostam de falar, ele estava quase sempre na tribuna presidencial das Antas, e o Rui Gomes da Silva tanto criticado por vocês, onde estava ? Na lista do Luis Tadeu a lutar contra o Vale e Azevedo.
Vegeta
Da minha parte já garantiu os meus 50 votos.
nuno.santos
O Benfica valorizou o Lindelof e o Vinicius
Don_palhota
Concordo em pleno com o texto do Ricardo. O Benfica vive neste momento dos sucessos passados e da marca que criou com os “miúdos do Seixal”. Mas até esses têm lacunas evidentes e não é a serem lançados às feras quando não há mais opções, que se podem afirmar com tranquilidade.
E isso queimará a marca que criaram quando os miúdos não corresponderem em campo ao que se apregoa. A formação é essencial para o Benfica mas não pode ser a única aposta.
Deixo a pergunta: onde anda o scouting do Benfica? É ausência de aposta em mercados periféricos e pontualmente captura de um ou outro talento de campeonatos maiores e que possa ser uma mais-valia, ou de facto a direcção só se virou para dentro?
Não vejo as coisas a mudarem por parte da direcção que me parece que caminha à vontade com o esquema que montaram para anular a opinião da maioria com a atribuição de votos às casas do Benfica.
Eu sou dos que sempre apoiou Jesus e que lamentou a sua saída. Entendia que existia um projecto da direcção para apostar na prata da casa, mas vi na sua saída apenas uma justificação para não se pagar o seu ordenado milionário, mais do que a questão da aposta nos jovens em si.
Esperemos para ver o que virá
MuchoG
Seria curioso saber como seria o percurso de LFV no Benfica se não tivesse contratado Jesus em 2009.
Já tinha mencionado essa nota de não ter vindo ninguém que tenha sido valorizado para jogar num colosso, o último a sair que não era da formação e que teve um real impacto no Benfica foi Gaitan em 2016, a não ser que queiram contar Raul ou Jovic.
Penso que isso é resultado de um pior departamento de scouting e o facto de o Benfica ter perdido o mercado argentino e brasileiro, em 2012 o Benfica teria grandes possibilidades de trazer alguém como Vinicius, Rodrygo, Arthur, entre outros, mas agora esses jogadores saem por 50 milhões para as melhores equipas do mundo. Relembro que o Cervi nem era o jogador mais cotado do Rosario quando o fomos buscar, era Lo Celso que já estava fora do nosso alcance.
Apesar disso penso que há espaço para critica, continuam a haver grandes talentos na Argentina, Brasil e em campeonatos mais periféricos como México, Bélgica, Holanda mas o Benfica ou não quer ou não tem visão para olhar para esses mercados.
Não consigo explicar quão importante foi JJ no reinado de LFV, malta que diz que o Benfica gastava muito com JJ mas quem é que tornou isso possível? Quem é que fez explodir David Luiz e Di Maria? Quem é que inventou Coentrão? Quem é que transformou Javi Garcia e Garay (este não saiu por muito) de jogadores do meio da tabela de Espanha para jogadores de grande qualidade?
Acham que o Benfica cortou as pernas a RV e Lage ao vender e não substituir? Têm razão, mas e quando o Benfica vendeu o Ramires e só trouxe um bebé chamado Salvio de empréstimo? E quando vendemos o Javi Garcia e JJ inventou Matic do nada? E a melhor de todas para mim, perder Witsel depois do mercado acabar e inventar um 8 a partir de um extremo argentino que toda a gente já considerava um flop.
A verdade é que antes tínhamos um treinador de enorme qualidade que encaixava perfeitamente no projeto de potenciar e vender jogadores aos colossos mantendo ao mesmo tempo a equipa competitiva. Aposto a minha casa como Lage e RV não desencantam Enzo Perez e Matic do nada como JJ fez, tem os seus defeitos mas é o melhor treinador do Benfica do século de longe e se calhar dos últimos 30 anos.
Passamos a LFV e o “projeto”, penso que nos últimos anos esse projeto sofreu uma mutação devido aos desenvolvimentos do futebol em Portugal. O projeto parece-me ser apostar no Seixal o máximo possível mas ao mesmo tempo ter uma equipa boa o suficiente para manter o “domínio” em Portugal, e tem resultado, mesmo perdendo este ano são 5 títulos em 7 anos com inúmeros milhões feitos com jogadores da formação.
Mas os adeptos querem mais e com razão.
O Benfica passa a imagem de um clube que não precisa de vender mas continua a vender e a não reforçar a equipa levando a uma descida de qualidade desta, como a competição em Portugal é cada vez pior o Benfica só precisa de plantéis com uma certa qualidade para ser campeão, hipotecando as hipóteses de ter sucesso lá fora, a transição do Seixal para a equipa A é forçada devido ao desinvestimento (ou é ordem da direção?) levando a jogadores serem queimados no processo e a escolha do treinador desde a saída de JJ tem sido a errada. E isto só no futebol, porque há muito mais para falar sobre o que LFV faz nos bastidores, as suspeitas de que é alvo, etc.
Posto isto, não vou votar em LFV porque penso que o seu ciclo chegou ao fim, levantou o Benfica do fundo e estou-lhe agradecido para isso mas não mostra ambição para mais, todos os anos gaba a saúde financeira do Benfica mas justifica os fracassos com o projeto e que não vai hipotecar o futuro do Benfica, então mas o Benfica tem ou não capacidade financeira? Porque se Vieira viesse amanhã e dissesse que o Benfica continua a precisar muito de vender e que a única chance de ter uma equipa competitiva é apostar no Seixal e investir quando se pode eu aceitava, ia-se buscar um treinador de qualidade e íamos no nosso caminho, mas parece-me que esse não é o caso.
E o pior é que nada irá mudar, com o título perdido preparem-se para investimento forte mas que vai voltar ao mesmo mal seja reeleito, desde que se ganhe o campeonato e se aposte nos miúdos está tudo bem mas o Benfica já mostrou antes que é clube para muito mais que isso.
Kafka
MuchoG
Concordo com quase tudo
Só uma nota, para mim a perda do mercado brasileiro e Argentino não é desculpa, porque cada vez se trabalha melhor no resto do Planeta e a prova que é possível arranjar bons jogadores em várias partes do Planeta é a Redbull onde se verificares tanto o Leipzig como o Salzburgo encontram sempre excelentes jogadores dos 4 cantos do Planeta e nem ligam muito ao mercado Brasileiro e Argentino
Tens o Japão por exemplo que cada vez tem evoluído mais e que o scouting do Benfica NUNCA olhou para lá e cada vez se descobre lá mais bons jogadores que têm ainda o bónus de do ponto de vista de marketing serem uma autêntica mina de ouro…
MuchoG
Também concordo que não é desculpa, a verdade é que o Benfica deixou de poder olhar para os melhores jovens da Argentina e Brasil e agora parece que não sabe bem o que fazer. Há tanta qualidade em campeonatos periféricos e agora até temos capacidade para ir buscar jogadores como Weigl e talvez Koch, não há desculpa para não construírem uma equipa superior.
Cb33
LFV recuperou as finanças do clube ou será que foi o Benfica a evoluiu as finanças do LFV? Só um exemplo: a época passada o clube “recebeu” mais de 200M em transferências… E agora à mínima dificuldade já está com necessidades financeiras para ter que emitir novamente obrigações financeiras e receber adiantado da nos? Onde estão os €? O Jorge Jesus não é a última bolacha do pacote… Além de ser caríssimo para esta nova realidade… Não fez só coisas boas… Também cometeu muitos erros.. há mais treinadores no mercado, mais baratos e mesmo melhores que JJ. É só o Vieira fazer o trabalho que lhe compete… Tem também que melhorar a prospecção que neste momento é horrível, ao nível do campeonato distrital. E queimar um jogador como o Florentino que se estava a afirmar para contratar um jogador de topo que ganha um balurdio e embirrou todos os colegas porque ganha mais que eles… E ainda depois tem lugar cativo independentemente do que joga… Não precisamos de vedetas… Precisamos é de garra e vontade. Quando o nosso melhor jogador é um jogador que se arrasta em campo grande parte do jogo… Não é preciso dizer mais nada…
André Branco
Por curiosidade, quem é o “jogador de topo que ganha um balúrdio e embirrou todos os colegas porque ganha mais que eles” e que “tem lugar cativo independentemente do que joga”?
DNowitzki
Weigl.
w0bbly
Se for o Weigl nao tem sentido nenhum. Tem sido dos unicos a remar contra a maré juntamente com o Taarabt
Stromberg
Pizzi
André Branco
DNowitzki e Stromberg, era precisamente essa a minha dúvida.
O Weigl bate certo na parte de ganhar um balúrdio mas sai completamente ao lado na parte do lugar cativo (nem percebi a conversa da influência nos outros jogadores).
O Pizzi bate certo na parte do lugar cativo, mas não faria sentido nenhum a questão de queimar o Tino e “contratar um jogador de topo”. E também duvido que esteja no topo a nível salarial.
Isto leva-me a crer que o Cb33 se referia ao Weigl, demonstrando um estado de aluamento total.
Cb33
Se pensares um bocado antes de falar…. a quebra do Benfica deu-se quando o weigl entrou na equipa.. se o weigl e o taarabt têm sido os melhores só mostra o baixo nível da equipa.. quando o Florentino for para outra equipa que aposte nele talvez depois me dêm razão…
André Branco
1. A quebra de resultados do Benfica deu-se a 8 de Fevereiro no Dragão. Tinha o Weigl 5 jogos a titular (todos os jogos disputados pela equipa do Benfica desde que o médio assinou), disputando no total 420′ (média de 84′ p/ jg).
2. A quebra do Benfica a nível exibicional deu-se no final da época passada, 7 meses antes da chegada de Julian Weigl.
Se pelos jogos não consegues ver o que faz o Weigl, talvez estes dois pontos te façam perceber que a teoria de que o Benfica começou a perder com a entrada de Weigl é patética.
3. Agora acabaste de dizer que o Weigl é um dos melhores, por isso não sei o que querias dizer com “tem lugar cativo”… Querias que jogasse um dos piores era isso? Não percebi mesmo mas admito que tenha sido falha de interpretação.
4. Também fiquei sem perceber a questão de “embirrar os outros jogadores” por ganhar mais.
Borsalino
Lugar cativo só pode ser o Pizzi, se não for o comentário perde toda a legitimidade
Johny45
Não discordando mas convém referir que se o JJ tivesse continuado no Benfica o Benfica não teria vendido pelos milhões que vendeu os jovens da formação.
Muito provavelmente o próprio Félix teria saído por 15 milhões.
JJ fez muitas coisas boas mas também muitas coisas más, desperdiçou muitos jogadores e por teimosia própria fez o Benfica alvo de chacota.
É verdade que sem ele o Benfica não seria o mesmo, mas isso não apaga o que fez a seguir! Cuspiu no prato de onde comeu bem e bastante.
Uma coisa o Benfica não pode perder e é os valores e mística (coisa que atualmente é bastante reduzida).
O maior problema atual do Benfica como muitos users já o disseram é a própria direção monopolista e relaxada no poder, que propositadamente perdeu o Penta histórico e não quis construir uma hegemonia única no futebol português.
LFV está na tua hora!
Joga_Bonito
Concordo.
Estigarribia
Luís Filipe Vieira está com o cu apertado e não sabe como há-de resolver este imbróglio. Eu acho que os Benfiquistas não deveriam perdoar LFV caso o campeonato seja mesmo perdido para um FC Porto falido e intervencionado pela UEFA. O fim da linha de Vieira parece esta mais perto do que parece.
Quanto ao eventual sucessor de Bruno Lage, Jorge Jesus não é a última bolacha do pacote. Há por aí muito bom treinador que poderia pegar no Benfica. Marcelino Toral, Leonardo Jardim, Marco Silva, Paulo Sousa ou Luís Castro, por exemplo, seriam bons nomes para a sucessão de Lage. Quando sair do Benfica, Bruno Lage deveria fazer um ano sabático e depois regressar para limpar a sua imagem, porque eu acredito que ele é um treinador com potencial. Mas sem ovos não se fazem omeletes.
Até Outubro os dias prometem ser quentinhos para os lados da Luz e como Sportinguista espero que o rival eterno do meu clube volte a ser competitivo.
Saudações Leoninas
ThatMan
Eu como Benfiquista, estou farto de “Vieiradas”.
O Vieira não pode ser perdoado (como dizes) nem que lhe caia o campeonato e Taça de Portugal no colo.
Farto de esquemas, de ajudar amigos e do Benfica ser sempre relegado para o fim.
Não precisa de ser JJ, o Benfica precisa de uma direção que queira, de facto GANHAR, e investir na qualidade da equipa técnica das modalidades.
Ramon Caetano
O Benfica é um Ferrari, mas devido ao Piloto e equipa de mecânicos (treinador e direção), tem um motor de um Fiat Panda e não conseguem desenvolver o motor porque não sabem mais.
O Benfica tornou se num clube com potencial tremendo, mas parece que anda a 40 ou 50% do seu potencial.
Farto de Vieirices e tornei-me sócio o ano passado propositadamente para votar contra Vieira. Chega de esquemas, falta de transparência, de comissões no bolso do presidente para pagar as suas dívidas pessoais.
Basta!!
KCL
Obrigado
Vegeta
Dos melhores textos que li aqui!!!
Subscrevo tudo e espero que como eu, também tenhas 50 votos para dar a alguém que não o Vieira!!!
Parabéns pelo texto, está brutal e cheio de razão.
Kafka
Ao tempo que venho aqui alertando para a total mediocridade do scouting do Benfica… Como o texto frisa e bem, aos anos que o Benfica não consegue encontrar jogadores em mercados periféricos e transfeilos posteriormente para um clube top7/8 Mundial, e isso deve-se em 1a instância à total mediocridade do scouting (algo que venho alertando faz tempo) e depois à mediocridade dos treinadores
Quanto à formação, outra coisa que eu e outros temos vindo a alertar faz tempo, que como era demasiada óbvio era impossivel produzir bons jogadores em doses industriais, fartei-me de alertar para isso e até demonstrei isso com dados concretos de formações historicamente superiores e com mais tradição que o Benfica como as formações do Ajax ou Barcelona onde está provado que é impossível criar todos os anos uma dose industrial de grandes jogadores, e que a seguir a uma grande fornada há a tendência óbvia para a estabilização e regresso à normalidade onde no máximo dos máximos apenas 1/2 jogadores de topo por geração não mais que isso…. Ainda para mais quando o Benfica tem se dividir a área metropolitana de Lisboa com outro clube do seu patamar que é o Sporting, ora isto faz com que seja de todo impossível produzir jogares de topo de forma industrial, logo à partida porque o Benfica terá sempre de dividir as crianças da área metropolitana de Lisboa com mais um clube, e claro fora de Lisboa e tem que dividir as crianças por mais clubes
Mas enfim, tudo isto já foi dito mais do que uma vez é apenas chover no molhado, ainda para mais quando nada vai mudar, o Vieira em Setembro compra 3 ou 4 estrelas e os adeptos acéfalos vão votar nele, porque são incapazes de fazer uma análise global do clube e de todos os erros que todos os anos são cometidos, erros esses dignos de uma estrutura completamente amadora (algo que também venho avisando faz tempo)
O Benfica dizer que está 10 anos à frente da concorrência é só motivo de gozo para qualquer pessoa que perceba de gestão, pois a estrutura do Benfica e os erros que comete são dignos de autênticos amadores… Nem pessoas com a 4a classe apenas cometeriam tais erros que a estrutura do Benfica comete
Red Scorpius
Não sou fã do JJ, mas começo a concordar com o seu regresso.
Nem que seja para o seu fantasma deixar de assombrar os treinadores que estão em funções no SLB.
Venceu 3 campeonatos em 6 anos, jogou 2 finais na Liga Europa, podiam ter sido 3 se não fosse a eliminação pelo Braga, numa meia final. Potenciou jogadores, enganou-se com outros e terá melhorado com o tempo. Ganhou bola no Sporting e teve a sua glória no Flamengo.
Está na hora de regressar para LFL renegar tudo o que havia dito para justificar a não continuidade do JJ.
O regresso de JJ seria o verdadeiro teste à propalada saúde financeira do clube, pois JJ não deixará de exigir jogadores de qualidade bem superior aos que constituem o atual plantel.
Knox_oTal
Sinceramente nem sei o que é pior: o estado actual do clube e um Presidente que se acha dono deste (com a condescendência da maioria), ou muitos benfiquistas pensarem que a viabilidade e sucesso de um clube como o Benfica está única e (quase) exclusivamente ligada ao eventual regresso do “Mestre da Táctica”!
Trágico e redutor… o Benfica não merece isto! Tenho um pressentimento que vá ser uma década muito complicada para os lados da Luz… o que vale é que já temos treino do anos 90!
MegaBadjeras
Exatamente! Mais trágico é as pessoas acharem que a solução é Jorge Jesus voltar. Não quero ver esse treinador no meu clube nunca mais!
Neste momento é difícil confiar em qualquer treinador português. O Rúben Amorim está a dar cartas, mas há um ano atrás o Bruno Lage também estava, e eu fui um dos que me deixei iludir. Na altura valeu o fator-chave João Félix, e talvez o Jonas, sem esses, cedo se viu a falta de qualidade do atual treinador. Portanto, sou a favor de treinadores estrangeiros no clube, mas não é Quiques ou Vercauterens ou Lopeteguis. Tem de ser com critério! Claro que se eu sugerir aqui alguns nomes, haverá muitos a não concordar, mas têm todo o direito para tal.
No entanto, gostaria de ver Gasperini, Nagelsmann (agora já seria um pouco difícil convencê-lo de que o campeonato português vale a pena), Dieter Hecking, por aí fora.
Aberto a sugestões…
El Pibe
Nagelsmann era muito doce.
El Pibe
Tal e qual, tiras-me as letras dos dedos.
Era o que faltava agora termos de levar com o JJ em forma de D. Sebastião… Já não chega este castigo de mediocridade durante uma época inteira.
Ainda por cima ao que se pagaria por JJ, podíamos pagar quase qualquer treinador do mundo.
Tinha muita esperança que Rui Costa seria o Sr. Futebol no Benfica, principalmente depois daquele defeso Aimar + Saviola, foi uma ilusão bonita infelizmente.
Alguém tem que mandar no Futebol e Vieira já mostrou que é incompetente, e talvez um maluco para treinador, tipo um Conte, um Bielsa sei lá…
Mantorras
Acho que o texto aponta mais no sentido de Jesus ser o salvador de Vieira, ou de Vieira enquanto presidente do Benfica, mais que o salvador do clube. O que implicitamente isso diz e que Vieira mostra-se incapaz de continuar a evoluir o clube.
André Branco
Concordo com o que foi dito no texto.
Em relação às eleições de Outubro é muito simples: vivem iludidas as pessoas que acham que há alguma probabilidade de LFV não ser reeleito presidente do SL Benfica.
Terá provavelmente a totalidade dos votos das casas, terá uma quantidade absurda de votos de sócios que, como o Kafka já disse, são acéfalos, ainda vai sacar mais uns votos com as contratações que vai fazer no verão e acima de tudo não há ninguém que seja um candidato convincente à presidência.
RGS esteve metido nesta mesma estrutura n anos e o seu discurso é incendiário, sempre à base do mesmo. BCC não tem visibilidade nenhuma na esmagadora maioria do universo benfiquista e já começou com aquele discurso das promessas, que trás o Zé Manuel e o não sei quantos…
Adicionalmente, nenhum deles conseguiu apresentar um número aceitável de medidas concretas para o presente e para o futuro.
Era preciso que as duas candidaturas se unissem e que os muitos sócios que não querem LFV votassem na candidatura conjunta para ameaçar minimamente a hegemonia desta direção.
O que se pedia era um candidato capaz, com medidas concretas, benfiquista, e que não tenha tido nada a ver com esta direção (acham que o Rui Costa não sabia dos mails?)… mas vou continuar a sonhar.
Agora tenho um dilema (garantidamente não sou o único): votar num indivíduo sem competência para presidir um clube e que, no caso de RGS, esteve garantidamente envolvido nas trafulhices que se vê nas televisões todos os dias, ou votar em branco. Uma coisa é certa em LFV não voto.
Miguel Mendes
Nem será preciso/nem quererá contratar bons jogadores e um bom treinador.
André Branco
Exatamente Miguel.
PSG
Isto é obvio. Ele tem as Casas do Benfica todas compradas. A quantidade de casas que abriu nos últimos anos é para isso mesmo. Ele faz o que quer e sobra-lhe tempo.
Alguém que para lidar com o pobre do BC forçou a lei dos x anos de sócio para concorrer já diz tudo
The Mo
A situação desportiva do Benfica no último ano e meio resume-se a duas palavras: chicotada psicológica.
O ano passado, em janeiro, o Benfica perde com o Portimonense e agrava a crise.
Estava claro que Rui Vitória não tinha capacidade para dar a volta á situação, o plantel era muito bom, facilmente o melhor em Portugal, mas os jogadores estavam desacreditados, e com a moral em baixo.
O Rui Vitória é despedido, e o Benfica tenta contratar um treinador de créditos firmados, enquanto lage assume a equipa interinamente.
Acontece que os jogadores ganham logo um Boost de moral, e começam a jogar o triplo do que jogavam, e o Benfica mantém o Lage no comando.
E começa aqui o efeito da chicotada psicológica, o que fez de um treinador banal parecer o Guardiola.
O Benfica acaba campeão e o Vieira não tem outra opção senão mantê-lo no cargo na época seguinte, porém o efeito da chicotada psicológica tinha acabado, e os jogadores voltaram ao rendimento que tinham antes.
O Benfica de lage, tal como o de Rui Vitória nunca teve uma identidade própria, sempre foi muito na base das individualidades, ao contrário do Benfica de JJ.
Acabou o efeito da chicotada psicológica, e apesar de o Benfica continuar a vencer internamente, já se notava que não era a mesma coisa.
Porém, a derrota do dragão veio desmascarar muita coisa e a partir daí foi sempre a ir a baixo.
Ramon Caetano
É exactamente isto.
Lage como treinador é um embuste.
Miguel Mendes
E o SC não foi uma chicotada psicológica quando venceu em 2017-18?
Miguel Mendes
Então o JJ em 2009-10 foi chicotada psicológica visto que a seguir perdeu 3 campeonatos seguidos?
Miguel Lopes
Para não haver dúvidas eu sou sportinguista, mas apenas te pergunto uma coisa, O Benfica perdeu o campeonato, mas jogava à bola ou não?
Eu acho que sim, mas cada um com a sua ideia.
RodolfoTrindade
Enquanto o Benfica tiver tanto sócio com 50 votos como os velhos senis e mais uma carrada dos outros acéfalos que mal o nome sabem escrever o Benfica nunca irá passar disto. Aliás a tendência será sempre piorar como se tem visto.
O Benfica morreu!
Tiago Silva
Isso é algo que não percebo, porque razão esses velhos têm mais votos que os restantes sócios? Por terem mais anos de cotas pagas? Por terem pago mais ao Benfica durante toda a sua vida?
Percebe-se a ideia, mas não acho que faça muito sentido, têm mais anos a pagar, mas também têm mais contribuições em termos de votos para presidências anteriores. Porque razão esses velhos têm uma palavra e um contributo maior para o futuro do Benfica? É muito por isto que pessoas como o Vieira e o Pinto da Costa irão continuar no futebol, as pessoas que menos sabem é que decidem, aqueles que estão completamente cegos é que decidem. Há pouco sangue novo e novas ideias para o futebol e para qualquer outro desporto!
Miguel Mendes
Acho que mesmo sem isso e que fosse 2 sócio, 1 voto, ganharia à vontade, o que é ridículo.
Stromberg
Querem estar sempre a trocar, como o Sporting? Dá muito resultado, de facto. Tenham mas é lá calma e façamos todos corrente de energia positiva para o Jorge Jesus voltar!
KCL
As casas do Benfica não têm votos também? É uma corrupção atrás de outra
Stromberg
Tem que regressar JJ!! Caramba, pode-se criticar muita coisa no homem, mas quando saiu não foi culpa dele, havia desavenças e o Vieira também o queria fora do clube!!
O homem pega no Sporting e logo na Supertaça se nota que o Sporting não é o mesmo, está mais agressivo no bom sentido, os jogadores apresentam personalidade, sabem o que fazem em campo.
VIEIRA, DEIXA-TE DE RECEIOS, NÃO LIGUES ÀS MÁS LÍNGUAS… TRAZ O JOTA JOTA!!!!
Miguel Mendes
Sou só eu que acho que há benfiquistas muito inocentes por pensarem que o Vieira perderá as eleições e que contratará bons jogadores e treinador?
Vespas
O Benfica tem metade dos adeptos de futebol em Portugal (ou coisa parecida). Tem por isso desde a partida uma grande vantagem em relação aos outros dois grandes, que terão entre si uns 45% dos outros adeptos, e claro uma vantagem absurda face aos outros clubes que tirando o Braga e o Guimarães, são clubes de 3 ou 4 divisão em espanha.
Essa diferença que existe é tão grande que se o Benfica fizesse tudo mais ou menos bem, o nosso campeonato seria uma seca tremenda com um benfica a ter uma hegemonia maior do que o atual Bayern de Munique na alemanha.
Os benfiquistas não sabem disto mas no momento em que acertarem e passarem para a hegemonia total, o futebol deixa der ter qualquer piada. (Olhem para a liga feminina)
Miguel Mendes
Na liga feminina havia 3 clubes que goleavam tudo e todos, não apenas, e no masculino mesmo que o Benfica fosse muito mais competente o campeonato continuaria a ser decidido só no fim porque continuaria a haver uma diferença gigantesca de Porto, Sporting e até Braga para os ohttos. As pessoas esquecem-se sempre deste último factor mesmo com o Porto nas condições em que está e o Sporting não sendo campeão há vários anos e pós-invasão a Alcochete.
PSG
Curioso que os anos passam e a lenga-lenga continua ativa.
O único estudo de makting independente até hoje sobre adeptos e preferências clubisticas em Portugal mostrou que os valores sáo bem mais próximos do que sempre se imaginou.
Os anos passam e o Porto continua a ter mais seguidores nas redes sociais que o Benfica.
A ligação à net deve ser péssima nesses 55% do país.
nuno.santos
Não é por um clube ter mais. Seguidores que tem mais adeptos. O Porto por ter uma historia recente mais bem sucedida na Europa faz com que seja mais rechonhecido la fora e por isso ter mais seguidores estrangeiros.Não é por eu seguir o Nápoles ou o Ajax nas redes sociais que passo a ser ato de esses clubes.
Miguel Mendes
Quando o JJ é considerado o melhor treinador pós-Eriksson e o Vieira o melhor ou dos melhores presidentes da história do clube (e quando digo isto não é por mim, especialmente o último ponto) está tudo dito. O JJ perde 3 grandes campeonatos seguidos sendo que num tinha um plantel inferior ao campeão mas era tremendamente superior às restantes equipas e mesmo assim fica a 21 pontos do 1° lugar, a maior desvantagem pontual de sempre desde que a vitória vale 3 pontos, e nos outros 2 tinha melhor plantel que o campeão e mesmo que não tivesse continuava a ser muito superior aos das restantes equipas e mesmo assim apesar de liderar a liga acaba por os perder, sendo que o último começou a perder na antepenúltima jornada.
Stromberg
Epa, mas tinha o Roberto na baliza! E para além disso, tinha perdido as asas, leia-se: Di Maria e Ramires… e, para além disso, o Porto estava numa super forma, com um super guarda-redes, muito desvalorizado, Helton e na frente com Falcão, Hulk, Varela, James Rodriguez…
coach407
Tinha o Roberto porque quis.
Ramires e Di Maria saíram, mas chegaram Salvio e Gaitan que, segundo consta, também desenrascam.
O Porto não justifica em nada o facto do Benfica ter ficado a 21 pontos. O Porto podia ter vencido TODOS os jogos do campeonato que, mesmo assim, não era desculpável. 7 derrotas? É quase o dobro desta época.
O Lage só perdeu contra o Porto, Braga e agora o Santa Clara e já está no limite do “pode acontecer a qualquer um”.
Agora perder contra o Porto (uma das vezes por 5-0), Braga, V. Guimarães, Académica, Nacional… é um absoluto disparate.
Ainda estavamos na jornada 10 e o Benfica já estava a 10 pontos! Estava praticamente à mesma distância dos lugares de descida que do FC Porto.
Claro que isto nada tem a ver com mérito do Porto. Por mérito próprio, seriam campeões, tinham grande equipa, limparam tudo, quase batiam o recorde de pontos do campeonato, só não conseguiram por causa de Paços de Rui Vitória com hat trick do Pizzi. Espetacular época do Porto, espetacular equipa. Só não me digam que o Benfica ficou a 21 pontos por mérito do Porto. Ficou a 21 pontos e arrumado do campeonato logo no início de novembro porque foi um absoluto desastre. Só tinham jogado contra o Porto uma vez. Não jogaram contra o Hulk e o Falcão em todos os jogos…
Miguel Mendes
Varela, que craque.
P. Pereira
Concordo com algumas ideias agora vir falar dos 3 campeonatos perdidos pelo JJ quando se sabe perfeitamente como estava o panorama nacional antes de JJ vir para o Benfica acho que não faz muito sentido. O campeonato em que fica a 21 pts concordo que podia ter sido melhor, leia-se melhor como menos de 10 pts de diferença tendo em conta o plantel do FCP. Quanto aos outros 2 campeonatos, como se tem visto, ter melhor plantel não é garantia de ser campeão e para a direção do Benfica como se tem visto desde a última época de Rui Vitória até esta época pelos visto nem obrigação de ser campeão existe. Depois, tinha melhor plantel que os adversários mas não me lembro de jogarmos sem ideias como com RV e Lage (está época, apesar de ser mais recente essa fase) e esse último campeonato a parte psicológica foi determinante para o que aconteceu, porque lá está existia a pressão e obrigação de o Benfica ganhar tudo (pronto a Liga Europa não era “obrigatória” mas era um título importante) o que mais uma vez repito não parece haver agora uma vez que para Lage e Vieira (porque nem saiu nem mandou Lage embora) não existe e é normal o Benfica ter 2 vitórias em 12 jogos (se estiver errado no número de jogos peço desculpa).
Cumprimentos.
Stromberg
JJ tem que voltar! O melhor futebol que já vi o Benfica jogar, de longe!!!
DNowitzki
Já levo muitas décadas de Benfica. Tornei-me benfiquista porque havia um jogador de bigode e passada lenta e pesada com o qual compartilhava o nome: Toni. E havia lá em casa uma camisola de feira de um vermelho carregado, quase cor de vinho. Foi por isso que me tornei benfiquista, com um pai sportinguista (e que bom que foi vê-lo voltar a ser campeão de novo um mês e meio antes de falecer!) e um grupo vasto de amigos de infância igualmente adeptos do verde e branco.
Depois de Toni, idolatrei Carlos Manuel, porque pensar em Chalana como ídolo era um sacrilégio, já que ele habitava noutra dimensão, inacessível ao comum dos benfiquistas. Havia lá por casa, igualmente, umas luvas pretas de lã, por isso, nas jogatanas de inverno, às vezes também era Alves. Eusébio nunca! Este, nem olhar para ele era possível, porque nos queimava o olhar! Às vezes, quando, contrariado, se ia à baliza, era-se Manuel Bento, o louco da bigodaça, um meia leca que parecia perdido no meio dos matulões e, de súbito, se via o seu punho socar a bola e a cabeça de colegas e adversários, a meias, afastando o perigo da nossa área.
Depois a pessoa cresce e deixa de ter ídolos. Constrói um Olimpo de atletas, mas deixa de ter ídolos. Nele, cabem Livramento, Ramalhete, Fanã, Luís Ferreira, Paulo Almeida, Panchito Velázquez, Víctor Rosado, Víctor Fortunato, José Carlos Guimarães, Carlos Lisboa, Jean-Jacques, Henrique Vieira, Pedro Miguel, Carlos Seixas, Mike Plowden, Luís Ferreira, Vasco Vasconcelos, Mário Gentil, Arnaldo, Pedrinho, Ricardinho, Garrancho, Leste, Mozer, Ricardo Gomes, Aldair, Valdo, Diamantino, Stromberg, Schwarz, Mats, Rui Costa, Preud’Homme, Isaías, João Pinto, Shéu, Manuel Bento, Veloso, Pietra, Vítor Batista, Álvaro, Thern, Gaitan, Matic, David Luiz, Enke, Ederson, Jonas… São tantos que a memória não guarda talvez nem metade.
Foi com este Benfica que cresci, um Benfica vencedor em múltiplas áreas e modalidades, interna e externamente, com um nome imaculado, não obstante a canalhice inventada a norte pela dupla da Costa & Pedroto em torno de Calabote.
Foi este Benfica que me ensinou a admirar rivais, chamassem-se eles Gomes, Duda, Jordão (que já tinha sido um dos nossos), Fraguito, Manoel, Fernando Mamede, Carlos Lopes, Aniceto Simões, ou Naide Gomes, entre tantos e tantos outros.
Foi este Benfica que me fez aguentar e resistir a Damásios, Artures Jorges, Vales e Azevedos e olhar, com desconfiança, a entrada de um sujeito de bigodes. Foi este Benfica que me trouxe até aos dias de hoje e que passei aos filhos.
O Benfica é e será sempre o meu Benfica enquanto viver, mas o Benfica de hoje não é, nunca foi e não será o meu Benfica: o Benfica das negociatas, o Benfica das trapalhadas, o Benfica arrastado para a lama por uma plêiade de figuras execráveis que o enxameiam e sugam. A atual direção e o atual presidente até poderiam fazer do Benfica novamente campeão europeu de futebol que nunca lhes perdoarei terem arrastado o meu Benfica para o lodaçal!
Há uma enorme diferença entre aqueles que são Benfica de coração e alma e atingiriam o zénite da sua existência caso um dia tivessem a honra e a responsabilidade de jogar um qualquer – um que fosse! – Benfica vs. Santa Clara para a jornada X do campeonato nacional de futebol. Estes são Benfica e sê-lo-ão sempre. Os outros nunca o foram e não o compreendem.
Mas Rui Costa chorou quando nos marcou um golo. E nós chorámos com ele o seu amor e o seu sofrimento. Rui Costa já foi um de nós… os outros não.
Flavio Trindade
Nowitzki,
Podia escrever muita coisa sobre o teu comentário, mas só digo isto:
Obrigado! Isto sim é o Benfica!
zZou
Aqui, no meu posto de trabalho, li este comentário e as lágrimas estavam a querer escorrer.
Isto deveria ser partilhado e lido por muitos benfiquistas que não sabem o que é ser um de nós.
Tanto Benfica aqui!
Nowitzki,
Obrigado!
Knox_oTal
Subscrevo!
Khal Drogo
Grande comentário. Sou portista, mas este é um dos grandes comentários dos últimos meses cá no blog.
SLBCHAMPS
Grande comentário. Como sou mais novo só “conheço” essa lista do Schwartz para a frente mas o sentimento partilhado é o mesmo. Obrigado!
Borsalino
Grande comentário Nowitzi! Precisava mesmo de ver algo assim! Obrigado!
Rua LFV
Rodrigo Ferreira
Com isto concluimos que o Benfica é refém de um treinador portanto. Não posso estar mais em desacordo naturalmente. A estrutura está montada, é conhecida e tem sido de sucesso. Não são 2 meses maus que apagam isso.
Vários pontos. Benfica não vende jogadores para colossos. Está correcto, mas isto é enviesado se pensarmos que entretanto vendeu vários jogadores da formação e outros para clubes médios como o Jiménez e Mitroglou. Quem vende Renato Sanches, Lindelof, Guedes, Ederson, Nélson Semedo, etc, quer mais vendas? 400-500M em vendas? Não percebi.
Por outro lado, é mais enviesado ainda se percebermos que o mercado mudou. É fácil falarmos de Di Maria, Enzo Perez, Garay, etc. Até Luisão se formos mais atrás. A questão é que o paradigma do mercado mudou, as diferenças monetárias entre Portugal e as grandes ligas aumentaram, a diferença de visibilidade também e, por isso, muitos jogadores preferem entrar numa big-5 mesmo que seja para um clube médio a jogar no Benfica ou FC Porto. Bruno Guimarães é um exemplo bem recente disto mesmo. O Benfica até tem gasto bem, investido em bons jogadores, mas esses são jogadores normais quando comparados com o que chegava há 10 anos porque é muito mais difícil encontrar bons jogadores a bons preços. As grandes ligas começaram a olhar para a América do Sul e na Europa é quase impossível comprar. Pode-se é começar a explorar outros mercados como o Japão, Coreia, Dinamarca, Áustria, etc, mas é preciso perceber que comprar hoje é muito mais complicado do que era há 10-15 anos atrás.
Também convém acrescentar que o Benfica tem 5 campeonatos em 6 anos. Às vezes esquecemo-nos disso. E foi com Vieira, não foi com outro qualquer.
hortalica
Em 2020 e ainda acreditam que o Vieira pode perder umas eleições? Pessoal, por favor…
coach407
Caro Ricardo,
Antes demais, considero Jorge Jesus muito importante para uma das décadas mais bem sucedidas de sempre do Benfica e a que demonstrou um maior crescimento face à década anterior. Isto incluí os seus 3 campeonatos, outras competições internas conquistadas, 2 finais europeias e também contribuiu, em conjunto com Rui Vitória, para o inédito tetracampeonato e também para o notável feito de uma década inteira do Benfica a ser apurado para a Champions. Contribuiu ainda para uma evolução financeira do Benfica (aqui estendo não só ao RV, mas também ao Lage que tem muito mérito na venda do Félix).
Ainda assim, praticamente tudo que se refere ao JJ merece apontamentos porque está muito longe de ser evidente:
SUCESSO DESPORTIVO INTERNO
Depois de JJ sair o Benfica só perdeu 1 campeonato, bateu o recorde de pontos da história da competição e também de golos marcados, para além do mais importante: conquistou 3 campeonatos em 4 épocas. Jorge Jesus conquistou 3 em 6.
Também existiu um domínio claro nas outras competições internas por parte do Benfica. Esta época, por exemplo, passamos a ser nós a derrotar por chapa 5 um grande rival na Supertaça e na época passada até vencemos os 2 jogos ao FC Porto (Jesus conseguiu?).
Claro que Jorge Jesus tem mérito em ganhar 3 campeonatos em 6 anos (nos 6 anos anteriores tinham 1) e sobretudo o 1° campeonato foi marcante com um grande contraste para a época anterior. Convém é não esquecermos que o Porto foi tricampeão com JJ no Benfica e que chegou a levar 5-0 no Dragão ou a ficar a mais de 20 pontos de distância do rival, algo nunca visto no pós-JJ (repito que estamos a falar de competições internas ainda).
Os campeonato após JJ tiveram mais pontos e mais golos marcados por jogo de que praticamente todas as épocas do Jesus.
As opiniões podem divergir, mas, olhando para os factos, é, no mínimo, complicado afirmar como se fosse matemática de 1° ano que o Benfica tem dominado menos internamente desde a saída de Jesus. É que nem estou a afirmar o contrário. Estou simplesmente a dizer que é claramente discutível pelo que, no máximo, não existe uma diferença significativa o suficiente para se concluir nada desta forma.
SUCESSO DESPORTIVO INTERNACIONAL
Recordo-lhe que bastou 2 épocas pós-JJ para o Benfica passar tantas vezes a fase de grupos da UEFA Champions League que em todas as 6 épocas com Jesus.
A teoria da conspiração mais batida será a que Rui Vitória apenas aproveitou o que vinha bem feito por Jesus. Rui Vitória na 1a época chegou aos quartos de final da Champions quando o Jesus na época anterior tinha ficado em… último na fase de grupos portanto não há qualquer tipo de continuidade (nem sequer em resultados) – felizmente, neste aspeto.
Por outro lado, apesar de Jesus só ter chegado aos oitavos da Champions 2 vezes (algo já igualado no pós Jesus em menos tentativas) e ter ficado 1 vez em último (algo também já igualado em menos tentativas), outra verdade é que das 3 participações de JJ na Liga Europa chegou 2 vezes à final. Ora, o Benfica já foi 2 vezes à Liga Europa e não fez nada sequer semelhante aos feitos de Jesus nesta competição.
Isto deixa alguma pressão para a próxima época: ou o Benfica passa a fase de grupos da Champions pela terceira vez em 6 anos, batendo JJ, ou dificilmente se poderá dizer que tem sido melhor que Jesus nas competições internacionais (outra opção é vencer a Liga Europa).
Claro que com a mudança de critérios a Liga Europa tem estado muito mais difícil com, p.e., o 5°, 6° e 7° da Premier League lá (esta época foram Arsenal, Manchester United e Wolves logo na fase de grupos). Ainda assim, dou de barato porque o Jesus teve de eliminar equipas como Tottenham ou Juventus portanto vou considerar o critério que referi em cima e ignorar estes pormenores (beneficiando o Jesus neste caso).
POTENCIAR JOGADORES
O texto dá a entender que o motivo principal para o Benfica ter um plantel inferior é porque os treinadores são menos capazes de potenciar os jogadores. Parece uma referência sobretudo às contratações de Zivkovic, RDT, Carrillo, Ferreyra, Gabigol ou Castillo que estiveram longe de corresponder às expetativas iniciais. Não se possa dizer que não tenha acontecido muitas vezes com Jorge Jesus (Roberto, Sidnei, Capdevilla, Ola John, Urreta, Keirrison, Kardec, Carole, Fernández, Jara, Mora, Daniel Wass, Djuricic, Funes Mori, Cristante, Mukhtar, Jonathan Rodriguez e tantos outros).
Mas o mais interessante é que, neste período pós-Jesus, os treinadores potenciaram e venderam para grandes clubes jogadores como Oblak, Ederson, Nélson Semedo, Lindelof, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, João Félix, a parte final do Gaitan (já era ótimo jogador, mas foi a grande época com RV que o levou para o Atletico portanto também teve o seu contributo), Jiménez também evoluiu o suficiente para partir tudo na Premier League e gerar uma grande venda e Mitroglou também saiu por um montante muito considerável para a sua idade e caraterísticas.
Tenho alguma dificuldade em perceber qual é a diferença, do ponto de vista do treinador, entre potenciar um Lindelof ou um Ruben Dias em vez de um David Luiz; potenciar um Nélson Semedo ou Grimaldo em vez de um Coentrão ou Siqueira; potenciar um Renato Sanches em vez de um Witsel; potenciar um Félix em vez de um Rodrigo; potenciar um Mitroglou em vez de um Cardozo; potenciar um Gonçalo Guedes em vez de um Markovic; potenciar um Weigl em vez de um Matic; potenciar um Rafa em vez de um Salvio
Claro que há alguns casos particulares que ninguém diria que se transformariam naqueles jogadores como Coentrão, Matic, Enzo, Nélson Semedo ou Lindelof.
Mas o meu ponto é simples: os treinadores do Benfica pós-JJ continuaram a potenciar jogadores… e muitos!
Claro que se pode alegar que se calhar o Zivkovic com o Jesus a esta hora estava no Real Madrid como o Di Maria e outros casos.
Mas também se pode dizer o mesmo ao contrário.
Se calhar jogadores como João Cancelo, Bernardo Silva, Hélder Costa, Nélson Oliveira, Fábio Cardoso e outros teriam tido mais sorte com Rui Vitória ou Bruno Lage. Se calhar jogadores como Nélson Semedo, Lindelof, Renato Sanches, Rúben Dias ou João Félix ainda estavam na equipa B a ver se nasciam mais 10 vezes para poderem sonhar em ter minutos na última jornada quando o Benfica já tivesse sido campeão.
Isto para afirmar que, sem margem para dúvidas, os treinadores do Benfica continuaram a potenciar jogadores portanto o Jesus não é o único no planeta que o faz. Aqui a questão é, especificamente, com potenciar E VENDER… PARA GRANDES EUROPEUS… REFORÇOS.
Claro que assim acabas por excluir jogadores como Grimaldo, Rafa ou Weigl porque não saíram ainda, os miúdos todos e o Gaitan porque já lá estavam na altura do Jesus (não contam como reforços) e ainda exluis Jiménez ou Mitroglou porque não foram para grandes clubes… e, ainda por cima, o Ederson também não conta que, aparentemente, foi um reforço potenciado que saiu para um grande, mas talvez não incluas por ser guarda-redes, não sei.
Enfim, um conjunto absurdo de condições, mas pelo menos é inegável que os treinadores do Benfica têm potenciado jogadores.
A existir algum problema não estaria no Jesus sair que retirou qualidade a potenciar jogadores, mas sim no próprio scouting. Ainda assim, o Benfica contratou consideravelmente menos jogadores e reforçou-se na base pelo que seria natural.
coach407
A referência ao Oblak está descontextualizada* fica a correção.
ThatMan
Duas mãos cheias…. de nada
coach407
Em relação ao assunto dos treinadores, esta época ou termina com Lage ou com Renato Paiva para mim. Estar a despedir um treinador e ir buscar outro à pressa para fazer nem meia dúzia de jogos não vale a pena.
Isto também porque a minha aposta para a época seguinte seria o Mourinho. Claro que o Tottenham ainda está na luta pelo menos pelo top 6, mas se ficar fora da Liga Europa e sobretudo se Harry Kane sair não me parece impossível que Mourinho saia. Mas, claro, só no final da época.
O n° 2 seria Jorge Jesus.
O n° 3 Paulo Fonseca.
Todos estes são difíceis.
Caso não dê, apostaria no Luís Castro. Fantástico trabalho no Porto, bom no Rio Ave, fantástico no Chaves (absurdo 6° lugar) e também no V. Guimarães que voltou a colocar no top 5 (tinha ficado em 9° na época anterior). No Shakhtar também tem feito um bom trabalho e eliminou o Benfica na Liga Europa e venceu o Wolfsburg na Alemanha portanto tem tudo para chegar aos quartos.
Existem outras opções portuguesas como Leonardo Jardim, Marco Silva, Rui Faria, Rui Vitória (<3), Paulo Sousa, Vítor Pereira, Fernando Santos, Vítor Oliveira… nenhum me agrada tanto como as outras opções.
Depois existem treinadores estrangeiros que também podem ser opção.
Vegeta
Metade disso nem li porque é tal e qual o que o ThatMan diz.
Mas como nunca dizes o que não te convém, estou cá eu para dizer as verdades.
Quanto à europa só te faltou dizer que o JJ deixou o Benfica no 6 ou 7 lugar da europa.
O Rv deixou o Benfica fora do top 20!!!!
Se isto é ser melhor que o JJ na europa está explicado tudo a teu respeito.
coach407
Realmente ainda bem que fizeste esse comentário.
É que eu achava que o Jesus tinha passado 2 vezes a fase de grupos da Champions, mas afinal só passou 1 vez!!!
Afinal, o RV não igualou em 2 épocas… fez o dobro em 2 épocas!
Já nem me lembrava do quão mau o JJ foi.
Em relação a esse ranking, convém relembrar que os grandes motivos para a queda do Benfica foi ter ficado 2 vezes em último na fase de grupos da Champions. Uma dessas épocas foi com o Jorge Jesus portanto vires responsabilizar apenas o RV é simplesmente estúpido já que ele fez o que Jesus não fez: 1 vez no top 8 europeu, 1 vez no top 16, 1 vez em último como o JJ e 1 vez em 3° como tantas vezes ficou o Jorge Jesus. Nunca teve possibilidade de jogar a Liga Europa.
Mas esse ranking é completamente absurdo. O Benfica só passa 1 vez a fase de grupos da Champions e fica à frente, por exemplo, da Juventus ou Dortmund que foram vice-campeões europeus nesse período ou outras equipas como PSG que estiveram sempre no top 16 e portanto foram sempre melhores na Europa que o Benfica. Aliás, o Benfica nesse período foi eliminado até por Celtic, Schalke, Lyon, Olympiacos… mas mesmo assim fez inacreditavelmente mais pontos que eles porque chegar às meias ou à final da Liga Europa é melhor que chegar aos quartos de final da Champions para este ranking sem pés nem cabeça.
Ainda assim, repito que se o Benfica caiu no ranking foi graças ao último lugar do JJ e do RV. Não foi certamente pelo RV ter passado a fase de grupos o dobro das vezes do Jesus.
Vegeta
E mesmo a repetir consegues mentir outra vez.
Está difícil.
Mas eu vou explicar novamente, quando o JJ saiu do Benfica éramos top 8 Europeu, portanto é mentira que seja graças a ele que caimos no ranking. Graças a ele subimos e muito no ranking como o top 8 prova.
Só caimos no ranking graças ao teu amigo, por muito que tentes dar cambalhotas os rankings não mentem.
Na altura de saida do JJ top 8 europeu, na altura da saida do Rv FORA do top 20 europeu.
coach407
Mas tu não sabes sequer os critérios desse ranking ridículo?
Todos os lugares que o Benfica ocupou (e ocupa) ainda levam a época miserável do Jesus na Champions.
Claro que o Benfica na próxima época tem tudo para subir umas posições se tiver uma época “normal”. E não, não vai ser porque é um treinador fabuloso. Vai ser simplesmente porque a época desastrosa do Jesus já não vai contar portanto basta um 3° lugar na fase de grupos da Champions para ter logo mais pontos.
Depois é preciso mesmo uma EXTRAORDINÁRIA lata para dizer que o Benfica alguma vez foi top europeu com o Jesus quando só passou 1 (UMA!) vez a fase de grupos da Champions.
O problema do RV nesse foi ter sido demasiado bom na Champions nas 2 primeiras épocas. Fazia à JJ, eliminado por Celtic, Olympiacos e clubes desse nível… vai à Liga Europa, chega às meias, com sorte à final e pronto. Agora ir aos quartos ou oitavos da Champions não rende pontos nesse ranking ridículo.
Vegeta
Tinha razão ou não tinha ?
Agora já são os rankings que são ridículos.
O que é certo é que eu estava certo e tu a mentir como é habitual
O JJ foi a 2 finais europeias, se isto não é top europeu. Secalhar é melhor fazer 0 pontos num grupo mediocre.
Só para terminar, não chegou a final com sorte, eliminou Everton Leverkusen, Tottenham e Juventus, já o teu amigo levou 5 do Basileia e perdeu em casa contra o Cska de Moscovo.
Mas ainda queres comparar o JJ com o mediocre do teu amigo.
Diogo Filipe
Então o Benfica iguala o pior registo dos últimos 90 anos em jogos em casa e não se passa nada??
Não se faz nada? Ninguém se chega à frente para assumir responsabilidade? Nem uma palavra para os adeptos? Nesta altura deviam estar todas as campainhas a tocar, mas em vez disso está tudo calmo, ninguém da “estrutura” faz nem diz nada… Como é possível??
Ao longo dos últimos 15 anos, tenho apoiado o Vieira e a sua liderença no Benfica. Mesmo nas decisões mais polémicas acreditava nas suas ideias e convicções. Hoje acabou! Exige-se uma MUDANÇA urgente no Sport Lisboa e Benfica.
coach407
Se andares um meses para trás, ainda esta época, também vês o Benfica a bater o recorde de vitórias fora consecutivas. Não dos últimos anos. De toda a história.
Se calhar (e por muitos mais recordes que Lage bateu) é que o LFV não despede o treinador 4 jornadas depois do covid-19 e a 6 jornadas do fim do campeonato.
Flavio Trindade
Não tenho como concordar com este texto.
Acredito que possa ter sido escrito a quente e na ressaca de uma derrota humilhante, mas manifesta uma vontade própria e não uma factualidade.
Acreditar que o Benfica se tornará melhor e mais forte apenas pelo regresso de Jesus é só mais um sintoma dos muitos que afligiram as muitas viúvas do mestre da táctica ou aqueles que pensam que o Benfica foi fundado em 2000 e nunca tinham visto o Benfica ganhar antes.
Ricardo Araújo Pereira também disse que a saída do JJ ia representar o fim do Benfica e ainda cá estamos…
Ninguém é maior que o Benfica, nem Jesus nem Vieira, e se um deles não entrar e o outro sair não se irá perder nada.
O Benfica acima de tudo precisa de ter um projecto (que nunca teve) e não se desviar do mesmo.
E esse projecto tem que ter por base o crescimento financeiro mas alicerçado em êxito desportivo. Aliás os dois são indissociáveis.
E como pontos principais:
– Continuar a trabalhar muito e bem na formacão não só para ter retorno financeiro (está mais que provado que sim), mas tendo também retorno desportivo. Uns criarão mais valias financeiras e outros terão que criar nais valias desportivas e de transição e passagem da mística (palavra que quase não se usa agora…)
– Ter um treinador que não seja capacho de ninguém. Acabar com os yes man e ter alguém com eles no sítio.
Lage pede um guarda redes e dão-lhe um trinco…
O treinador cala-se e deixa andar.
Alguém com pulso e estatuto suficiente para desafiar a estrutura, alguém com estatuto e pulso para acabar sem motins com as vacas sagradas.
Sérgio Conceição pode ser limitado tecnicamente, mas é única e exclusivamente graças a ele (e à incompetência do Benfica) que o Porto se apresta para ganhar 2 em 3 titulos nos últimos 3 anos (não foi certamente mérito da estrutura falida e intervencionada da SAD)
– Recuperar as referências, a liderança e a mística do Benfica.
Talvez agora se perceba a importância do Luisão, de um Jonas, de um Salvio ou de um Paulo Lopes.
No meio dos novos balneários de instagrammers e tiktokers tem que existir alguém que dê o murro na mesa, o grito de liderança, alguém que fale e os outros ouçam. E é assustador pensar que esse papel é feito hoje em dia por André Almeida, Pizzi e Ruben Dias, que estão mais próximos do comentário “máquina bro” do instagram do que do vernáculo dentro do balneário para partir tudo.
– Por fim tocar num último ponto que este texto retrata e que é defendido por muitos outros participantes.
O scouting.
E aí estamos todos de acordo. O scouting perdeu qualidade. Aliás o head scout do Benfica saiu do projecto em desacordo com a estrutura e hoje faz parelha com Luis Castro no Shakthar.
Contudo, vou bem para além disso. O que falta é uma politica desportiva consciente e com base no win now.
Se se quer apostar na formacão à séria não se podem ir buscar para complementar o plantel, suplentes do Dortmund, do Corinthians ou a estrela do Rayo Vallecano com 20 e poucos anos à espera que corra bem no campo e que tripliquem o investimento.
O Benfica tem que procurar os Tadic’s desta vida. Jogadores feitos, internacionais, experientes e que possam trazer qualidade no imediato, liderança no imediato, e a quem os miúdos da formação possam olhar, crescer e aprender com eles.
Até porque por muito que falem nos Witsels, Di Marias, Ramires e afins, a melhor contratação do Benfica dos últimos largos anos tinha 31 anos, não deu nenhum retorno financeiro (aparente), mas desportivamente deu 3 épocas de rendimento ímpar aliado a mais valias não mensuráveis (qual a importância de Jonas no crescimento de João Félix e nos consequentes 120M?)
Rodrigo Ferreira
Portanto achas que o FC Porto tem um projecto e o Benfica não?
Flavio Trindade
Rodrigo, muito pelo contrário.
O Porto não tem qualquer projecto. Vai ganhar única e exclusivamente com base nos sentimentos que o treinador transmite.
Aliás ou mal ou bem, o pouco que resta do verdadeiro Porto é a personificação do seu treinador. Toda a estrutura vai por arrasto.
Agora, com os problemas dos outros posso eu bem. Não é por o Porto não ter um projecto que por esse motivo o Benfica não deva ter um também…
Rodrigo Ferreira
Se há clube em Portugal com projecto chama-se Benfica.
Miguel Mendes
Qual, o da formação? O Sporting tem estado ultimamente a apostar tanto ou mais.
Rodrigo Ferreira
Formação é apenas uma das vertentes. O clube tem uma estrutura consolidada. Pode sair um treinador que nada se altera. Nos outros já existe uma maior dependência.
ThatMan
Pois é, o problema é mesmo esse…
KCL
Então que se mude o projeto, este não funciona.
pdomingues
5- titulos em 7 anos, se este projecto não representa sucesso qual será? um em que só há um campeão e o resto joga para o 2º lugar?
Saber perder de vez em qd ajuda a continuar a saborear a vitoria.
KCL
“Na porcaria do campeonato PT?” Se jogares bem lá fora estás sempre mais perto de vencer internamente. O problema é que lá fora o SLB é gozado e cá dentro, seja pela pressão dos adeptos, seja pelas equipas fracas que cá andam o SLB sujeita-se sempre a ser campeão. A diferença de orçamento é abismal, e ainda assim não se dá 4.0 em todos os jogos.
Marcio Ricardo
O Sporting tem claramente a pior formação e os piores jogadores quer no plantel principal quer na formação dos três grandes.
O Sporting não aposta na formação por projeto. O Sporting aposta na formação por necessidade. É totalmente diferente.
Miguel Mendes
Isso, por jogarem com mais garra, mas também por os jogadores têm maior poderio físico e/ou melhor preparação física. Os jogadores do Benfica mal correm e os do Porto são mais encorpados.
coach407
Então a base do teu projeto é crescimento financeiro com resultados desportivos. Isto é o teu projeto, o teu sonho, aquilo que qualquer presidente de qualquer clube no Mundo poderia dizer.
A diferença é que olhas para o Benfica quando LFV pegou no Benfica e vês o desastre cá dentro e ao lado vês o FC Porto a ganhar Taças UEFAs e Champions League. Este era o cenário.
Entretanto começa o crescimento do Benfica em que começas a ver nomes a chegar como Luisão, David Luiz, Rui Costa, Maxi Pereira, Coentrão, Di Maria, Cardozo até 2007/08. Em 2008/09 ainda o vês a juntar Aimar, mas claro que é em 2009/10 que já vês um Benfica a fazer um all in a trazer o Sidnei, Airton, Javi Garcia, Ramires, Keirrison, Saviola que, em conjunto com os outros meninos que já lá estavam e com um bom treinador, fizeram aquilo.
Estamos em 2020 e o Benfica continuou a crescer financeiramente e desportivamente e a colocar o Porto e o Sporting nos respetivos lugares quando parecia certo que o Porto campeão europeu estava a partir para criar um fosso gigante para o Benfica em termos de títulos.
Claro que tirar o Benfica do buraco e colocá-lo onde está em que os benfiquistas se queixam de 5 campeonatos em 6 possíveis, não é um trabalho de 2/3 anos. Mesmo o Vieira terá cometido muitos erros pelo caminho como todos cometeriam. E o Vieira até teve alguma sorte porque já estava na estrutura pelo que já tinha adiantado muito trabalho. Foi o principal responsável pela difícil e mais cara contratação de sempre do Benfica na altura (Simão) e outros nomes que viriam a ser importantíssimos como Geovani.
Mas para concluir, o teu projeto foi concretizado pelo LFV. Se não consegues ver a evolução é grave. Claro que não vai ser todos os anos campeão se é isso que queres…
Flavio Trindade
O “meu” projecto está bem longe de ser concretizado por Vieira. Bem longe mesmo.
Se até consigo perceber que alguém com 20 e poucos anos diga isso, já não percebo os restantes.
Em 94 o Benfica ganhou se calhar o campeonato mais saboroso de sempre contra um Sporting endinheirado que nos levou alguns jogadores e contra um Porto já no auge do sistema.
Ganhou-o no campo, sem dinheiro para mandar cantar um cego, numa equipa de homens a sério, e quando Vieira andava ainda a festejar os golos do Porto nas bancadas das Antas e posteriormente de Alverca…
Sim, é esse o nível do actual Presidente do Benfica.
E sim, é um facto que Vieira percebeu onde estava e investiu no Seixal, projecto esse ao qual lhe devemos estar gratos.
Mas não posso ficar grato pelo resto.
Pela lavandaria de jogadores, pelo Benfica negócio, pelos inúmeros processos judiciais, pelos Paulos Gonçalves, pela mudança dos estatutos para a eternização no poder, pelas Opas para os amigos dos frangos, pelos packs de 15M, por apertar pescoços a sócios em AG’s, por ter esvaziado Rui Costa das suas responsabilidades passando para ele toda a pasta do futebol (basta ver quem trouxe muitos dos jogadores que citaste, a começar por Aimar e Saviola), por ter zero de sensibilidade nas políticas desportivas, pelas constantes promessas para enganar sócios… e podia ir por aí fora.
Na realidade “este” está bem longe do meu ou de qualquer projecto de benfiquista que se preze e conheça a história do seu clube.
O resto são evidências.
Quanto mais ganhares, mais vais vender, quanto melhores forem as participações europeias, mais vais vender e por conseguinte, melhor será também a situação financeira.
Foi assim com o Porto de Mourinho e Villas Boas (vendas record, após éxito desportivo, rapidamente delapidadas pelo modelo negocial da SAD do Porto), foi assim com o Monaco de Jardim, com o Ajax de Bosz, foi assim com o Benfica de Jesus (apesar das finais perdidas).
Se Vieira percebesse essa lógica teria investido ainda mais no ano do quase penta (por tudo o que significava para o Benfica e por o que daí adviria para o seu principal rival), mas boicotou a equipa porque o projecto de Vieira é na realidade o inverso do meu.
Não é ganhar primeiro para lucrar depois, mas vender primeiro e se der para ganhar óptimo…
PSG
grande comentário. diz tudo
SLBCHAMPS
Muito bom comentario, e partilho desta opinião.
Agora o problema continua a ser não existir real alternativa a Lfv.. Tal como na política parece que vamos ter que votar pelo menos mau
KCL
Isto.
Vegeta
Grande comentário Flávio Trindade.
filipeeribeiro
pela situação actual Lage irá ficar sempre até ao final da época até porque mudar agora não vai resolver nada, pois com uma diferença de pontos de 3 + 1 acredito que está feito…
agora há que pensar é na próxima época e Jesus será sempre um opção… mas é o caminho mais fácil e vai custar algum dinheiro pois acabou de assinar contrato, não estou a ver o flamengo a deixá-lo sair facilmente
do treinadores que gostava de ver no Benfica jesus seria a ultima opção, pois é uma opção a curto prazo, quando o que se pretende no clube é uma visão a médio longo prazo
assim e como entendo que com a qualidade de treinadores portugueses que existem o treinador que vier para o Benfica terá obrigatoriamente de ser português as minhas opções seriam, Leonardo Jardim, Marco silva, e por fim Jorge Jesus…
Leonardo Jardim depois do que atingiu no Mónaco têm estaleca para um clube como o Benfica, é muito bom no processo defensivo e ainda aposta na formação como aspecto negativo o processo ofensivo, mas penso que num clube como o Benfica não seria problema pois com a qualidade superior dos seus elementos ganha 95% dos jogos em portugal
Marco silva pela experiência que obteve na liga inglesa, apesar de demitido 2 vezes teve bons períodos e sempre praticou um futebol de qualidade, conhece o campeonato portugues e apresentou qualidade por cá, aposta na formação se lhe for pedido, e pratica um futebol vistoso o que valoriza jogadores para o vendedor ambulante, como aspectos negativo o facto de achar que ao conseguir bons resultados e ao haver propostas queira logo ir embora
o jesus é um treinador que garante resultados mas que se acha maior que o clube, e isso não pode ser permitido a ninguém!
Miguel Mendes
Não foi o LJ que disse que não queria voltar a Portugal?
filipeeribeiro
creio que foi o Paulo Fonseca
coach407
Garante resultados médio. O Porto foi tricampeão com ele no Benfica. Também ficou em último na Champions. No Sporting só fez 1 boa época. Na Arábia ia sendo atropelado pelo Ferrari do Vitória outra vez…
O Jesus é um bom treinador, mas não garante resultados. Nem o Mourinho garante. Nem Klopp, nem Guardiola, nem Simeone, nem Pochettino, nem Ancelotti, nem Conte… e têm claramente mais fundamentos para dizerem que garantem resultados que o Jorge Jesus.
Para mim a opção n° 1 é o Mourinho. Pegar em 10M€ e trazê-lo. Com isto tens um treinador que sabe tudo como funciona nos maiores clubes do Mundo ao pormenor, o que permitirá ao Benfica (estrutura) evoluir. Depois tens um treinador que sempre que foi à Liga Europa ganhou e não sabe o que é não passar a fase de grupos da Champions. Depois tens o efeito na marca Benfica e na exposição mundial que o clube ganha. Depois tens o Jorge Mendes a ter motivos pessoas para querer ver o Benfica a ser bem sucedido. O Jorge Mendes consegue meter o Wolves a lutar pela Champions, mas no tugão tem ainda mais facilidade em ter um impacto ainda maior, sobretudo se o Benfica tem dinheiro. Por fim, ainda ganhas jogadores pelo treinador. Se calhar um Neymar não faz questão de ser treinado pelo Mourinho, mas para os jogadores na dimensão do Benfica… talvez o Koch não tivesse dúvidas em assinar pelo Benfica, por exemplo, se tivesse lá o Mourinho em vez do Lage.
Por tudo isto, Mourinho era claramente a opção n° 1.
Leonardo Jardim ou Marco Silva dispenso.
Jorge Jesus, Paulo Fonseca ou Luís Castro seriam as minhas opções. Por esta ordem.
O Luís Castro é o treinador português mais underrated, mas nada me leva a crer que não seja um grande treinador.
KCL
Gosto deste ponto de vista.
Também dispenso Jardim e MSilva.
Luís Castro seria primeira opção para mim, e que com ele viesse José Boto.
Ainda assim a principal mudança deveria ser o na Presidência, estou farto de Vieira e da corrupção que existe.
filipeeribeiro
opiniões que têm de ser respeitadas, mas acho utópico falar de Mourinho para o Benfica
Paulo Fonseca estando na liga italiana, não me parece que se queira vir meter no tugão
Luís Castro, talvez… mas para mim não demonstrou nada mais do que Leonardo Jardim ou Marco Silva, por exemplo acho o Carlos Carvalhal melhor do que Luís Castro
Outsider
Excelente resumo, é isso mesmo! Só dizer que, curiosamente, na época em que foi campeão com o Mónaco, o LJ tinha um ataque formidável (também tinha matéria prima para isso, é verdade), o que me deixa a pensar que com os jogadores certos pode também vingar a nível ofensivo.
Por outro lado, acho que para além desses 3 há ainda outros treinadores portugueses interessantes e outros a aparecer.
Mantorras
Concordo com tudo (talvez dito de outra forma, mas grosso modo, nao e nenhuma mentira, se o que falamos e valorizacao de jogadores e qualidade denfutebol praticado) menos o penultimo paragrafo. LFC nao tem apenas 2, tem mesmo infinitos caminhos. Ja o Benfica so tem 1.
Pablo
Benfica de Vieira é que fez o Jorge Jesus e não o contrário. Se Vieira quisesse JJ estaria a treinar um clube médio. Quando perdeu tudo podia ser despedido e a esta altura estaria num clube médio.Esse endeusamento do mestre da tática que já desprezou o Benfica vai de encontro com o que Lage disse ontem, tem grande imprensa (alguém se lembra do jornalista da JN no Brasil?). Em 9 anos como clube grande ganhou mais banho de bola que troféus… Há vários treinadores para o Benfica contratar, o Vieira se quisesse teria um melhor treinador do que Lage e Rui Vitória, preferiu um “yes man”, portanto não julguem que o menos fulgor do Benfica de Vieira seja pela saída de JJ. Foi devido a sua escolha de treinadores, jogadores de acordo como quer: capachos e comissões.
KCL
Toda a gente sabe que o Vieira tem que sair, já chega, já fez o bom e o mau e está na hora. Mas toda a gente sabe que não sai porque tem tudo do lado dele para ficar.
Outsider
Vou ter de discordar. Após a época em que perdeu tudo, JJ quanto muito valorizou-se, pelo facto de ter disputado todas as competições até ao fim e a jogar tão bem como jogava.
Posto isto, mesmo que fosse despedido no final dessa época não faltariam clubes interessados em contrata-lo. E, com a sua qualidade (que tem!) enquanto treinador, teria sempre algum sucesso para onde quer que fosse. Se teria mais ou menos do que aquele que teve, ninguém sabe porque não aconteceu. Mas a verdade é que ele fez uma péssima escolha de carreira ao mudar-se para o sporting. Talvez se tivesse sido despedido nessa época teria sido contratado por outro clube (FC Porto?) que lhe desse um futuro ainda mais risonho
Bruno Bravo
A todos que ainda defendem o vosso e não o meu presidente, que expliquem como alguém vem bater a cláusula do Félix, porque temos que pagar 10 % a um empresário que nem era do Félix, porque se fosse o do Félix seria 5%…se bateram a cláusula, porque tivemos de antecipar o dinheiro , visto que teria de ser paga totalmente no dia que o levaram, tal como o Bayern teve que pagar ao jogador que foi buscar ao Atlético de Madrid pela cláusula, ao antecipar pagamos taxas 4 vezes maiores á entidade que nos deu o dinheiro…uma off shore na qual está metido o Vieira e o Mendes…e os amigos deles….mas o que precisam para abrir os olhos…para eles não interessa ganhar, mas sim encher os bolsos…vamos buscar jogadores que nunca irão jogar no nosso Benfica só para encher os bolsos dos empresários amigos e os bolsos do Vieira….o tal que festejava as vitórias do Porto…e gozava com o nosso Benfica, corremos com jogadores que não queriam sair do Benfica…relembrem se do Gaitan…do Guedes…do Félix…nenhum deles queria sair na altura que saiu….o que interessa é facturar…se estamos tão bem…porque anteciparam as receitas da NOS? E onde está esse dinheiro? O Vieira aprendeu com o Pinto da Costa…vejam como está o Porto…
Meu nome é Toni Sylva
Uma cláusula de rescisão tem um valor legal e um significado prático. O valor legal é o clube poder impedir em tribunal a saída do jogador se a cláusula não for paga. O significado prático é o clube poder dizer que aquele é o valor pelo qual aceita que o jogador saia, sejam quais forem as circunstâncias. É evidente que um clube pode sempre recorrer aos tribunais para fazer valer uma cláusula que não seja respeitada, mas também é evidente que se aparece alguém a propor um valor praticamente igual ao da cláusula, que já era muito mais alta do que alguma vez se pensou que alguém desse, é natural que o clube aceite o negócio. As cláusulas não servem para emoldurar e mostrar aos netos que se teve razão jurídica numa altura qualquer, servem para proteger o clube. Se aparece alguém a pagar quase o mesmo que vinha na cláusula, então a cláusula cumpriu o seu papel.
Um vendedor de rua que tenha posto num artigo o preço de 5 euros, que faz quando aparece alguém a dar 4.95? Vende pelos 4.95, que toda a gente tinha dito que ninguém dava pelo artigo, ou recusa e fica contente o resto da vida sem vender o artigo porque manteve o preço nos 5?