Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Casillas supera Buffon e ex-Sporting como melhor guarda-redes na história da Champions; Treinador português despedido na Grécia

Concorda?
O guarda-redes do FC Porto Iker Casillas foi votado pelos leitores do portal Goal.com como o melhor guarda-redes da história da Liga dos Campeões, à frente de Gianluigi Buffon (Juventus), segundo classificado, e de Peter Schmeichel (que passou pelo Sporting depois de ter chegado ao Top ao serviço do Man Utd), terceiro classificado. O portista recebeu 33% dos mais de 50.000 votos, bem à frente do italiano (19%) e do dinamarquês (10%). Edwin van der Sar ficou em 4.º, Oliver Kahn em 5º e Petr Cech em 6.º. A votação abrangia apenas o período após 1992, quando a Taça dos Campeões Europeus foi rebaptizada com o nome que ostenta actualmente. Casillas, que já venceu três Ligas dos Campeões, pode vir a tornar-se o jogador com mais presenças na competição (152) já na terça-feira, caso jogue no encontro entre FC Porto e Chelsea, referente à segunda jornada do grupo G da Liga dos Campeões.
Recordamos que está aberta a Liga no Fantasy da Liga dos Campeões, promovida pelo blog Visão de Mercado. Para se inscreverem, primeiro terão que se registar no site da UEFA (aqui). Assim que receberem o e-mail com a confirmação do registo, podem ir a esta página e criar a equipa! Depois de o plantel estar fechado, cliquem onde diz Ligas, participar numa Liga e juntem-se à Liga Visão de Mercado (inserindo o código 8004563, onde diz “inserir código da Liga Privada”).

Duas experiências como treinador principais, 2 falhanços – Leonel Pontes deixou o comando técnico do Panetolikos, clube que ocupa o quinto lugar do campeonato grego. O português não resistiu à goleada sofrida frente ao Kalloni (5-1). Recordamos que o antigo adjunto de Paulo Bento assumia o segundo compromisso como técnico principal, depois do Marítimo, na última época.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Setembro 28, 2015 at 9:39 pm

    Casillas está a anos-luz de Buffon e Schmeichel.
    Se ele tivesse começado a carreira no Zaragoza, tinha acabado no Mérida.
    Miguel Damas

    • MiguelSantos
      Posted Setembro 28, 2015 at 9:55 pm

      Oh caro amigo, tanta azia pelo Iker ser atualmente jogador do Porto?
      O seu comentario espalha bem toda a sua azia..

    • Anónimo
      Posted Setembro 28, 2015 at 10:12 pm

      O Arbeloa também tem um enorme currículo.

      Miguel Santos, essa não cola neste caso. O que não falta são portugueses (incluído portistas) que sempre disseram que o Casillas era dos GR mais overrated da história. Mas sempre foi o menino bonito de Madrid. Não é pelo Casillas ter ido para o Porto que passou a ser mau, ele já era mau muito antes de ir para o Porto.

      Pedro Sousa

    • Rui Magalhaes
      Posted Setembro 28, 2015 at 10:37 pm

      O mais incrível quando se falava de Casillas nos tempos em Madrid era um guarda-redes overrated e não merecia estar no Real e ser titular na seleção. Veio para o Porto, já o defendem e já o colocam como o maior guarda redes da história. Casillas é um excelente guarda redes sim, está entre os melhores da história mas essencialmente pelo seu currículo pois em termos de qualidade está muito longe de grandes nomes simplesmente porque Casillas as vezes dá-lhe aquela paragem cerebral, qual Patrício, e sofre aqueles golos tipicamente chamados de… frangos.

    • Diogo JR
      Posted Setembro 28, 2015 at 10:43 pm

      Pedro Sousa,

      Como se costuma dizer, uma mentira contada muitas vezes não se torna verdade. Eu, pessoalmente, nunca, e repito NUNCA, ouvi alguém dizer que Casillas era o GR mais overrated da história. Pode haver pessoas que dizem que o Casillas destes últimos tempos vivia muito do que fez no passado, mas NUNCA que foi o GR mais overrated. Casillas "apenas" pegou de estaca no maior clube do mundo (maior, e não melhor), no clube onde há mais pressão sobre quem lá está (até Mourinho cedeu), com 18 anos. Casillas é "apenas" o GR mais novo de sempre a vencer uma Liga dos Campeões (19 anos e 4 dias). Ele chegou ao Real Madrid com 9 anos, mas lutou por lá ficar, ou também vais dizer que ele é overrated desde os 9 anos? Também és daqueles que acha que se o Messi não tivesse ido para o Barcelona quando era novo andava pelas distritais agora? Casillas é "apenas" o GR com mais prémios de melhor GR do mundo, mas também deve ser overrated na FIFA.

    • MiguelSantos
      Posted Setembro 28, 2015 at 10:49 pm

      Frangos e paragens cerebrais todos os redes dão.
      Se me pergunta se acho o Casillas o melhor do mundo: Não.
      Se acho que já foi melhor do que é atualmente: Sim.
      Se o criticava quando estava no Real, assim como critico agora sempre que estiver mal no Porto; Sim
      Se como portista é um orgulho te-lo no Porto e na liga portuguesa: Sim

    • MiguelSantos
      Posted Setembro 28, 2015 at 10:53 pm

      O Cristiano Ronaldo se não tivesse ido para o Sporting aos 11 ou 12 anos atualmente seria jogador do Andorinha.
      O Mourinho se não fosse tradutor do Bobby Robson atualmente seria pescador e vendia atuns e linguados.
      Ehehehe

    • Anónimo
      Posted Setembro 28, 2015 at 10:55 pm

      O Pedro Sousa já disse tudo. No Real sempre existiu uma certa tendência a fazê-lo em relação a jogadores espanhóis. Além do Casillas, o melhor exemplo é o Michel Salgado… Que foi titular muitos anos no Real e era um autêntico tropeço. Arbeloa e Torres (que jogou à bola 4 anos como deve ser…) têm um currículo melhor que inúmeros jogadores que por aí andam e são bem piores. O palmarés é importante, eles estiveram lá. Mas o Casillas é assim tão bom? Vi-o muitas vezes abrir a capoeira. O melhor guarda-redes da história não a abre tantas vezes. E isto sem contar com os golos que sofreu e podia claramente ter feito mais. O futebol vive muito do estatuto (Adrien é claramente pior que William, Aquilani e João Mário e tem jogado sempre).

      Bruno

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 28, 2015 at 11:12 pm

      O Ramos também é o central com mais presenças no 11 do ano. Oi??

    • Ace-XXI
      Posted Setembro 28, 2015 at 11:13 pm

      Casillas teve a sorte de estar no clube certo no momento certo, é 1 gr de top em determinados momentos do jogo é absolutamente medíocre noutros. Se a base de comparação for com peter, buffon, kahn ou neuer fica claramente a perder mesmo em Espanha vi Valdes atingir 1 nível exibicional que na minha opinião casillas nunca conseguiu atingir.

      Mas a verdade é que tal como Vitor Baía o guarsa redes espanhol conseguiu 1 currículum de top por isso faz todo o sentido ser considerado uma lenda entre o MS postes.

    • Anónimo
      Posted Setembro 28, 2015 at 11:59 pm

      Por ser portista e ter visto Baía a sair a cruzamentos a agarrar tantas e tantas bolas (era raro "socar"), por ser portista e ver ter visto o Hélton tantas e tantas vezes a espalhar classe no jogo com os pés, por ser portista é que ainda me custa mais a compreender este endeusamento ao Casillas. Claramente um bom GR entre os postes, em determinada altura com óptimos reflexos e forte na mancha mas com muitíssimas limitações nas bolas bombeadas para a área, nos cantos e cruzamentos laterais e fraco no jogo com os pés. Beneficiou muito de uma série de factores como ser da cantera madridista num período com cada vez menos espanhóis no plantel e em que a equipa se partia ao meio com facilidade, deixando kms nas costas da defesa e beneficiando as suas características, apanhou a melhor Espanha de sempre que também jogava com uma defesa muito subida. Em termos puramente futebolísticos parece-me um insulto estar sequer na lista com os outros nomes. Mas a partir do momento em que Sneijder não está nos 3 primeiros da Bola de Ouro de 2010 num ano em que Messi ganhou está tudo dito quanto às credibilidades dos prémios individuais dos nossos tempos…

      Pedro Bala

    • RREB
      Posted Setembro 29, 2015 at 12:25 am

      Pedro Bala, concordo a 100%, é um excelente guarda redes para uma equipa pequena, para uma grande que o jogador tem de ser o primeiro a meter a bola rapido, desfazer os cruzamentos para a área o Helton é muito melhor, e nem chego ao Buffon.
      Sim bla bla, azia de ser benfiquista e ele estar no Porto, podem continuar a dizer isso desde que o Casillas continue a titular :D.

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2015 at 12:28 am

      É verdade que nos últimos 3 ou 4 anos sempre que o Real tropeçava aqui em Portugal a culpa ia sempre para o Casillas que já não era redes para os merengues, agora que veio para o FCP os adeptos do clube esqueceram-se das críticas anteriores e já é o melhor portero que passou na nossa liga.
      Eu acho que nem 8 nem 80, beneficiou de jogar em grandes equipas mas os títulos da Roja foi decisivo em todos, o que não impede que tenha limitações que nos últimos anos foram mais evidentes.

      Saganas

  • slb_1904
    Posted Setembro 28, 2015 at 9:41 pm

    Metam aqui as vossas equipas da champions para a malta trocar palpites. Parabéns ao Casillas, uma lenda viva do futebol.

  • Rúben Gomes
    Posted Setembro 28, 2015 at 9:47 pm

    Não acompanhei os seus melhores anos, mas o Buffon também é velhote e continua no topo do futebol. Com as suas qualidades quase intactas.

    E para alem das qualidades tecnicas dos guarda redes gosto sempre de ver um lider nos homens das balizas. Nunca vi o Kahn jogar, mas o celebre video do seu rugido contagia me. O Casillas é demasiado menino. Muito soft. É fantastico, mas, para mim, Buffon é … Buffon. Just That.

  • NFM *
    Posted Setembro 28, 2015 at 9:47 pm

    Sendo da CL acho que não deixa margem para duvidas, poucos GR (ou nenhum) tem ou terá no futuro o curriculo de Casillas na CL…

    Não devem confundir o melhor GR com o melhor da história na CL…

  • Anónimo
    Posted Setembro 28, 2015 at 9:48 pm

    Equipa fantasy champions

    Begovic
    Mustafi
    Marcano
    Jardel
    Pogba
    Busquets
    Javi Garcia
    Rakitic
    Griezmann
    Aboubakar
    Ronaldo (capitão)

    Suplentes : Júlio César ; Darmian ; Masuaku ; Nico Gaitan

    Coloquem as vossas opiniões e equipas por favor

    Henrique

    • Hugo Silva
      Posted Setembro 28, 2015 at 10:22 pm

      De gea
      Cancelo
      Varane
      Gimenez
      Alaba
      Di Maria
      Pastore
      Sterling
      Douglas Costa
      Aboubakar
      Martial

      Suplentes:
      Oblak
      Bernat
      André André
      Salah

    • Sombras
      Posted Setembro 28, 2015 at 10:34 pm

      De Gea, Cancelo, Aurier, Carvajal, Matic, Verrati, Gaitan, Douglas Costa, Aboubakar, Lewandowski, Ronaldo (c)

      Doménech, Masuaku, Nelson Semedo, André Gomes

    • gonçalo Duarte
      Posted Setembro 28, 2015 at 10:43 pm

      Navas
      Alaba,Gimenez,Bellerin,Darmian
      Di Maria,Matuidi,Costa,Verratti
      Lewandowski Martial/Griezman
      Beto Zouma Samaris

    • Pedro Fernandes
      Posted Setembro 28, 2015 at 11:00 pm

      Henrique uma dica, tira o Javi Garcia e o Busquets. No Fantasy o que se pretende é ter médios que acumulem pontos, ou seja assistências e golos. Basicamente médios mais ofensivos. O máximo que esses dois te poderão garantir ( sem ser de um golo ou assistência fortuita) são clean sheets que valem muito pouco.

      De resto tudo bem, fica ao teu critério (também não quero que faças mais pontos que eu ahahah). Mas senti que te tinha de avisar sobre isso.

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2015 at 12:33 pm

      Obrigado pela dica Pedro

      Henrique

    • Pedro Fernandes
      Posted Setembro 29, 2015 at 3:55 pm

      De nada, boa sorte para ti e para os restantes participantes. Que ganhe o melhor!

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2015 at 4:04 pm

      Henrique, na minha opinião teres o Jardel e o Marcano como centrais quando ambos têm os jogos mais difícieis dos respectivos grupos pela frente não me parece grande aposta…
      O Atlético vai com certeza marcar golos em casa; O Chelsea, muito provavelmente, também marca pelo menos um…
      Mas pronto, é a minha opinião…

      Vasco

  • João Dias
    Posted Setembro 28, 2015 at 9:59 pm

    Se já o Paulo Bento era limitado então o adjunto só podia ser isto.

    2 projetos, 2 falhanços estrondosos.

  • Anónimo
    Posted Setembro 28, 2015 at 10:00 pm

    Equipa Fantasy

    Oblak
    Kurzawa
    Rodriguez(Wolfsburg)
    Umtiti
    Boateng

    Modric
    Douglas costa
    Draxler
    Matuidi

    Lewandowski
    Ronaldo

    Lourenço

  • diogoribeiro
    Posted Setembro 28, 2015 at 10:14 pm

    Excelente guarda-redes, grande carreira e é uma lenda do futebol. Ganhou 3 ligas dos Campeões o que é mais que qualquer outro guarda redes dessa lista por isso até é aceitável essa escolha. Mas considero todos os guarda redes da lista melhor do que ele (Buffon, Schmeichel, Van der Sar, Kahn e Petr Cech).

  • Kafka I
    Posted Setembro 28, 2015 at 10:27 pm

    Buffon é claramente o nº1 desde 92

    • Filipe Ribeiro
      Posted Setembro 29, 2015 at 6:53 pm

      Desde 92??Onde foste buscar essa ideia?Querias dizer 2002?Porque em 92 ele nem junior era e
      Nessa altura só italianos tinha se Zenga,Peruzzi e Pagliuca 3 dos melhores redes dos últimos 30 anos.

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 28, 2015 at 10:27 pm

    Não foi Leonel Pontes que disse há poucos dias ao jornal "oJogo" – "Aqui respeitam-me!"?

    • Kafka I
      Posted Setembro 28, 2015 at 10:35 pm

      Por o respeitarem é que o despediram "justificadamente" por maus resultados e não "injustificadamente" porque não usava o fato oficial do clube ahaha (brincadeirinha…vá os Sportinguistas não precisam de afinar)

    • RREB
      Posted Setembro 29, 2015 at 12:26 am

      Muito bem metida Kafka ;) abr

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 28, 2015 at 11:01 pm

    Nunca gostei do Casillas nem percebi como é que teve este hype todo à sua volta anos e anos a fio … há gajos com muita sorte !!!

    Buffon, Schmeichel, van der Sar, Khan, Cech, etc foram muito melhores que o espanhol mas nestes prémios o que conta são os títulos colectivos ganhos e nem tanto o sucesso individual … apesar de se estar a premiar o trabalho individual.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 28, 2015 at 11:10 pm

      Também estas a exagerar. O Casillas pode, nestes ultimos anos, ter continuado nas bocas do Mundo devido ao que fez no passado e não pelo que fazia no presente, mas ele era incrivel. Do melhor que houve a defender entre postes.

      De resto, também sou fã do Gigi, mas acho que exageras te um pouco.

    • Diogo Palma
      Posted Setembro 29, 2015 at 7:41 am

      Rúben,

      Eu nunca gostei do Casillas porque não aprecio o seu estilo de jogo, prefiro guarda-redes nordicos como o Schmeichel, Neuer, vam der Sar, Cech, etc que dominam o espaço aéreo, têm voz de comando, uma presença colossal e dão confiança à defesa.
      O Casillas é o típico guarda-redes latino que tem reflexos felinos o que o torna muito bom entre os postes mas no jogo pelo ar é uma desgraça … mais valia ser guarda-redes de futsal ou andebol.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 29, 2015 at 9:07 am

      Eu percebo. E tambem prefiro esse tipo de guarda redes, mas não foi so sorte que levou ao Real Madrid.

  • João Lains
    Posted Setembro 28, 2015 at 11:15 pm

    Falhanço? Tem muito que se lhe diga. Com uma equipa que não conhecemos de lado nenhum e que só por cinco vezes participou na primeira liga, está actualmente na quinta posição do campeonato. Sim, porque tem vantagem sobre o Asteras Tripoli no confronto direto (a menos que esse não seja o critério de desempate). É verdade que esta goleada foi humilhante, mas a equipa está em lugar EUROPEU. Se olharem para o plantel, os únicos jogadores que conhecem são o Marcos Paulo, ex Académica, e o Henri Camara, hoje com 38 anos. Era o avançado do sensacional Senegal de 2002. Quem falhou foi o Bruno Ribeiro e o Domingos Paciência.

  • JSC
    Posted Setembro 28, 2015 at 11:23 pm

    Só alguém muito toldado pelo clubismo pode dizer que o Casillas não foi o guarda-redes mais marcante da era moderna da liga dos campeões.

    • RREB
      Posted Setembro 29, 2015 at 12:28 am

      JSC, o que consideras era moderna? o Buffon já era um senhor quando o Casillas começou e ainda continua a marcar o desporto.
      Para mim ele sim é O guarda redes.

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2015 at 1:45 am

      Em termos de títulos sim. No que toca ao desempenho individual, houve muitos que foram/são bem melhores.

      Tomás

    • Kafka I
      Posted Setembro 29, 2015 at 8:58 am

      RREB

      Inteiramente de acordo, considerando apenas o novo formato Champions (91/92 em diante), creio que não há duvidas que Buffon é o melhor guarda redes, não só pela longevidade ao mais alto nivel (é titular INDISCUTIVEL desde os 17 anos e já tem….37 e com 37 continua a ser um dos melhores do Mundo)

      Portanto falar de Buffon é falar de 20 anos SEMPRE ao mais alto nivel, sempre entre os 5 melhores guarda redes do Mundo, já o Casillas não foi capaz de manter o nível que um dia já teve de forma tão prolongada, mas nem vou entrar por esse campo, a nível de qualidade a melhor versão do Buffon para mim é claramente melhor que a melhor versão do Casillas que sempre teve problemas como a saida dos postes, e portanto não pode ser o melhor

      Dentro do Contexto Champions, Casillas venceu 4 Champions, mas então se vamos por aí o Gento é o melhor jogador de toda a história da Champions? é que é o único a ter vencido 6 Champions?

      No máximo acho que se pode dizer que o Casillas tem o melhor historial colectivo desde 1992, no entanto a nível de desempenho como o Tomás disse, tanto o Buffon como o Kahn foram indiscutivelmente superiores ao Casillas

    • JSC
      Posted Setembro 29, 2015 at 10:00 am

      Podem dizer-me o que é o Buffon fez na liga dos campeões? Afinal é deste prémio que se trata.

    • Kafka I
      Posted Setembro 29, 2015 at 10:34 am

      JSC

      O que fez na Champions? Qualquer pessoa que tenha acompanhado a sua carreira viu a qualidade que demonstrou na Champions, e o que demonstrou na Champions foi superior ao que o Casillas demonstrou, acho que não há grandes duvidas quanto a isso..

      Não é por nunca ter ganho a Champions que demonstrou ter menos qualidade que o Casillas, uma coisa nada tem a ver com a outra…o Ter Stegen nem por sombras é melhor que o Neur e no entanto o Ter Stegen é o actual campeão Europeu

    • JSC
      Posted Setembro 29, 2015 at 11:22 am

      O Casillas na decada 00 esteve sempre na discussão de melhor guarda-redes, juntando a isso o sucesso colectivo, faz dele o melhor, quanto a mim é simples.

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 29, 2015 at 8:27 am

    Buffon é simplesmente o mais extraordinário guarda redes que vi jogar, no auge foi sempre o melhor e há quase 20 anos que está sempre no top. Para mim é o melhor da história do futebol. Casillas apareceu numa altura crucial no Real Madrid, foi de topo durante alguns anos mas sempre teve graves lacunas apesar dos seus reflexos fantásticos, nos últimos anos perdeu alguns desses reflexos e as suas lacunas são mais evidentes, aos anos que não faz parte dos melhores 8/10 guarda redes do mundo.

  • Kafka I
    Posted Setembro 29, 2015 at 9:10 am

    Há coisas engraçadas, uma delas é ver como os adeptos mudam de opinião tendo apenas como critério um jogador jogar ou não no seu clube

    https://visaodemercado.blogspot.pt/2014/10/frango-de-casillas-na-derrota-da.html – Aqui toda a gente (Benfiquistas, Portista e Sportinguistas) batiam forte e feio no Casillas, no entanto Casillas ainda não era jogador do Porto, no entanto agora os Portistas já defendem o Casillas e dizem que os Benfiquistas e Sportinguistas têm inveja, mas inveja do quê? de manterem a mesma opinião só pode…o futebol é engraçado por isto

    Mas este fenómeno de aferir a qualidade de um jogador em função do clube onde joga ser o do adepto em questão ou não, é um fenómeno transversal a grande maioria dos adeptos, não é só aos do Porto…o JJ também num mês apenas passou a ser bom para uns e mau para outros…o Maxi Pereira a mesma coisa…"this is Football" mas não deixa de ser engraçado

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 29, 2015 at 11:04 am

      Nada de novo…Assim como fui dos poucos que ficou todo contente quando o Julio Cesar e o Jonas assinaram pelo Benfica.

  • Tavares
    Posted Setembro 29, 2015 at 9:20 am

    Prefiro claramente Buffon e Van der Sar…

    De referir que Van der Sar tem mais finais que Casillas, não tem mais titulos porque apanhou nas duas finais perdidas o Barcelona.. Van der Sar também tem o seguinte registo: "First goalkeeper to keep 50 clean sheets in the UEFA Champions League"

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 29, 2015 at 10:19 am

      Isto de títulos e finais é relativo,teoricamente os melhores jogadores estão sempre nos melhores clubes e por isso têm mais hipóteses de vencerem títulos ou jogarem finais. Um exemplo de um Guarda-redes que poderia ter ganho muito mais títulos por clubes do que aqueles que ganhou é o Preud´Homme e acho que ninguém mete em causa o valor e o nível que teve.

    • Tavares
      Posted Setembro 29, 2015 at 10:35 am

      Sim, claro… era apenas um pequeno aparte…

      O próprio Van der Sar poderia ter mais uns quantos… passou 4 anos no Fulham…

      Mas essa referência ao Preud'Homme é muito boa… quantos saberão que ele ganhou o troféu de Melhor GR no Mundial de 94??

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 29, 2015 at 11:07 am

      Sinceramente acho que a maioria dos adeptos sabem lol
      Acho que desconhecem é que venceu uma SuperTaça Europeia e uma Taça das Taças.
      Mas chega a ser ridículo um jogador tão bom só ter ganho 3 campeonatos na vida e todos na Bélgica.

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2015 at 11:50 am

      Porque não foi treinado pelo Jesus ;)

      Saganas

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 29, 2015 at 9:32 am

    O Pontes foi despedido pela goleada mas está em 5º lugar…Na época passada ficaram em 6º,há dois anos em 8º,há três em 15º…E antes andavam pela segunda divisão…Ridículo…

  • Nuno R
    Posted Setembro 29, 2015 at 10:27 am

    vale o que vale, isto do CV
    A última final foi "ganha" por um golo em cima do apito (que na altura deu empate e valeu prolongamento), isto depois de uma frangalhada do Casillas. Ou seja, o currículo foi enriquecido, mas o seu mérito é relativo, no mínimo.

Deixa um comentário