Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Com Fernando temos mais opções» – Paulo Bento

E agora, sai Veloso ou Meireles do 11 português?

Em entrevista ao jornal Record, Paulo Bento admitiu convocar o médio do FC Porto, Fernando, dizendo que com o jogador brasileiro a equipa tem mais opções. Sobre Manuel Fernandes, o seleccionador nacional revelou que foi à Turquia falar com o jogador, mas a referência do Besiktas não quis falar com ele. Sendo assim, não quer vir à selecção e é um assunto encerrado. Por último, PB garantiu que Portugal no Brasil será mais forte que no Euro 2012. VM – Não surpreende esta posição sobre Fernando, aliás desde que o médio falou publicamente deste assunto que ficou a ideia que já havia um acordo (muito provavelmente intermediado pelo FC Porto) entre o jogador e o seleccionador/FPF para que ele fosse à selecção. Posto isto, é a velha discussão (já por várias vezes esmiuçada no VM), a partir do momento que Fernando passou a ter passaporte português por direito próprio está mais que habilitado a representar a selecção (como aconteceu com Bruma, entre tantos outros) – compreendemos a posição de quem se opõe a tudo isto, já não compreendemos é quando só se critica casos específicos e se ignoram outros – por outro lado, é evidente que com a sua qualidade facilmente irá ganhar o lugar no 11 (é muito superior a todos os médios defensivos portugueses), resta saber quem vai sair: Veloso (que tem feito essa posição, mas que também pode actuar como médio interior) ou Meireles (que há muito é um jogador de apenas 60 minutos). Mesmo numa perspectiva de futuro, por um lado vai dar a Portugal 4/5 anos ao mais ao alto nível (não é propriamente um novo Liedson que nem para meia dúzia de jogos serviu) e por outro não impede que jovens como William Carvalho tenham a sua oportunidade (o médio do Sporting se um dia conseguir ser melhor que o “Polvo” irá ganhar o lugar na equipa titular, por outro lado, também pode ser opção a médio interior). No que diz respeito aos outros assuntos, nota para mais um esclarecimento pobre de PB sobre Manuel Fernandes, além de ser um desperdício não aproveitar um jogador desta qualidade fica mais uma vez a ideia que a má relação do seleccionador com determinados elementos tem nos últimos anos condicionado ainda mais a selecção (estes atritos são culpa de Manuel Fernandes, Danny, Bosingwa, Ricardo Carvalho ou do seleccionador?). 

134 Comentários

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:28 am

    Não é sai Veloso ou Meireles…saem os dois!

    Fernando >> Miguel Veloso
    Adrien, Danny ou Josué >> Meireles

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:38 am

      Gostava de ver um meio campo com Fernando, Adrien e Moutinho.

      Tiago

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:29 am

      Fernando,Adrien e Moutinho são claramente os jogadores em melhor forma neste momento. A minha dúvida é se Adrien tem capacidade para jogar um Mundial a titular, a pressão é enorme. Talvez apostasse em Veloso em vez de Adrien, pela experiência e grande capacidade de passe, libertando mais o Fernando.
      Gomes

    • KingLeao
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:52 pm

      Mas alguma vez vai sair um desses?? nunca ate parece que nao conhecem o Selecionador que tem, o mais certo o que vai acontecer eh o William Carvalho sai da convocatoria e o Adrien nunca vai ser convocado, e dizer que Portugal vai fazer melhor que o Euro 2012 e ridiculo tem uma equipa mais fraca e depende muito no Ronaldo, onde que alguma vez jogadores como Josue tem qualidade para representar a Selecao, esta especie de treinador ja devia ter saido da Selecao a anos, onde e que ja se viu jogadores da qualidade de Manuel Fernandes(Melhor Medio da Liga Turca) e Danny(Melhor jogador da Liga Russa) nao serem convocados.

      SL

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 6:35 pm

      Correcção KingLeao
      O Danny tem sido convocado constantemente

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:36 am

    13 de Fevereiro de 2011
    «Comigo não pedidos para naturalizar quem quer que seja. Vamos tentar aumentar o mais possível o leque de observação. Tentar criar uma estabilidade e continuidade, mas ao mesmo tempo ver outros jogadores. O excesso de estrangeiros é um problema do futebol português. Faltam oportunidades para os jovens», admitiu, em entrevista à TVI.

    Palavras para quê?

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:07 am

      Ele não pediu ao Fernando para se naturalizar… Ele é português (desde Outubro, mas é) portanto é perfeitamente legitimo poder chamar um cidadão português à selecção, como se fosse para outra profissão qualquer. Desde que tenha o passaporte português, é considerado, pela lei, um cidadão 100% português.

      Ricardo Ricard, faço-te uma pergunta:

      O meu pai nasceu em Moçambique, a minha mãe nasceu em Portugal, mas ambos têm passaporte portugues.Conheceram-se na Bélgica, lugar onde eu nasci, mas que nunca pertenci. Tenho passaporte português desde nascença, apesar de nunca ter vivido em Portugal

      Sou menos português que tu?

      ass:pepe

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:22 am

      Desculpa,mas para mim és. Mas não é isso que ponho em causa,o Paulo Bento sempre deu a entender que não ia levar mais nenhum jogador naturalizado à selecção alem daqueles que já lá estavam quando ele chegou. Uma coisa é serem filhos de Portugueses ou estarem em Portugal desde pequenos,outra é não terem ligação familiar nenhuma a Portugal,estarem cá meia dúzia de anos e serem tão Portugueses como os outros,e o Fernando ainda tem o bónus de ter dito o que disse.

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:33 am

      Pepe, o Fernando está muito longe de ter algumas semelhanças com o seu caso.Ele simplesmente nunca foi convocado para a seleção brasileira e os brasileiros vêm Portugal como uma equipa B. Ou acha que ele quer ir ao Mundial por sentir a camisola? Claro que não, quer é uma maior visibilidade para dar o salto para um clube de top.
      Gomes

    • Afonso
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:42 am

      Ricardo Ricard, de facto são casos diferentes, mas quando se olha para o que tu chamas "estrangeiros" a suarem mais a camisola e com muito mais atitude do que os supostos "portugueses" tudo isso vai por água abaixo.

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:55 am

      Ricardo Ricard,
      Eu não quero tomar posição em relação às naturalizações, mas uma coisa parece me óbvia: o Paulo Bento não pediu ao Fernando para representar a nossa selecção e muito menos pediu para acelerar o processo.

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:04 pm

      Afonso,nada disso está em causa,sou contra naturalizações,é uma questão de opinião. O Fernando é obviamente um jogador de classe mundial e se for ao mundial será titular sem qualquer dúvida,não está em causa se vai suar a camisola ou não,o Pepe é um bom exemplo de determinação,mas para mim só deveriam jogar numa selecção,jogadores que nasceram no País ou que sejam filhos de Portugueses,fosse o Fernando ou o Messi,não é por uma questão de qualidade nem de suar a camisola.

      slb1994,mas deu a entender várias vezes que não queria mais naturalizados a jogar na Selecção,como foi quando se falou da naturalização do Lima,e mesmo neste texto que eu citei,falou do excesso de estrangeiros e dos jogadores mais novos não terem oportunidades.

    • Nelson Mohr
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:17 pm

      Desculpem-me intrometer, mas gostaria de fazer uma pergunta. Eu nasci na Alemanha, e estou em Portugal desde os 8 anos. O meu pai é alemão e a minha mãe é angolana. Pelos vossos critérios eu não poderia jogar pela selecção nacional? E apesar da minha forte ligação a Alemanha, sinto-me mais português que alemão. (Até porque pouco alemão falo, por exemplo)

      Mais uma vez, peço desculpa a intromissão, cumprimentos

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:46 pm

      Nelson,quanto a mim eras mais apto a jogar do que o Fernando por exemplo.

    • MM
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:02 pm

      mas o que é que é tão difícil de perceber? o fernando veio para Portugal com 19 ou 20 anos se não me engano e veio para jogar futebol, veio para Portugal porque o porto lhe deu um bom contrato e oportunidades, senão tanto poderia vir para cá como para a rússia ou para a arábia. mesmo estando cá, já demonstrou várias vezes que queria sair para outro campeonato, talvez se tivesse saído quando queria, nem sequer tinha a possibilidade de ter a nacionalidade portuguesa. agora digam-me qual é a ligação que fernando tem com Portugal? vive cá como podia viver em outro lado qualquer. não comparem com pessoas que vieram para Portugal em criança, que são filhos de portugueses ou que nasceram cá, mas estão fora. esses têm realmente algo que os ligue ao país…

    • Jose Nuno Alves
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:22 pm

      MM, 100% de acordo.

    • Emigra
      Posted Novembro 26, 2013 at 4:19 pm

      Qual é o problema do Fernando jogar por Portugal?
      cada vez que vejo o Pepe a dar tudo e a sofrer pela equipa portuguesa, e depois olho para o lado e vejo um miguel veloso mais preocupado com o penteado…
      desde que sintam a camisola, venham eles.
      e nesse sentido, confio no paulo bento a julgar o caráter dos jogadores, nisso ele é bom

    • lizardking
      Posted Novembro 26, 2013 at 4:32 pm

      O facto de o miguel veloso não se esforçar não se colmata com um estrangeiro que se esforça. Colmata-se com um PORTUGUES que se queira esforçar e suar a camisola.

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 6:17 pm

      Gomes, e voce acha que os jogadores africanos que jogam por Portugal (" Bruma, entre outros") jogam pela seleçao portuguesa por amor a patria? Simplesmente, é por Portugal lhes dar mais visibilidade que o seu pais de origem. Se voce fosse africano e tivesse a oportunidade de jogar por Portugal, que lhe daria melhor visibilidade a grandes clubes, o que voce metia em 1º lugar, o amor a patria, ou a sua carreira? Acha que se Angola, Guiné ou Moçambique fossem seleçoes de topo, que a seleçao tinha tantos "africanos" nos seus quadros? Ja nao se joga por amor a camisola e temos de ser conscientes que o futebol é um negocio, se o Fernando quiser jogar por Portugal, aceitarei com todo o agrado, já nao é o primeiro caso e com certeza nao deve ser o ultimo.

      Castilho

  • Dr. Bayard
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:40 am

    O Paulo Bento foi e é claro: "Não pedimos para naturalizar ninguém. Depois de naturalizado é como os outros." Simples, eu percebi. Não há pressas, nem pedidos especiais, no entanto, a partir do momento que é Português, pode ser chamado!

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:20 am

      exactamente.

      Um cidadão português (não interessa a cor da pele, a religião, o lugar de nascimento) tem direito a educação, emprego e saúde em Portugal, tem direito a votar 4 em 4 anos, e até tem direito a viajar/trabalhar sem passaporte especial pela zona Schengen na União Europeia.

      Agora, Fernando conta como cidadão português para isto tudo. Então porque não para uma simples representação nacional num evento desportivo?

      ass:pepe

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:55 am

      Subscrevo.

  • Rodrigo Mesquita
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:41 am

    Eu acho que o mais acertado a fazer era jogar com dois pivot's defensivos, Fernando e William, e depois eventualmente com um 8/10 à frente Moutinho.
    Outra tática seria Fernando a 6, Adrien e Moutinho à frente do meio campo.
    Nem Meireles nem Veloso tem qualidade para serem titulares neste momento na nossa seleção.

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:07 am

      O William de Carvalho neste momento tem mais qualidade do que o Meireles e o Veloso mas é na cabeça dos Sportinguistas,é que nem na Playstation,o único problema do Meireles é que dificilmente aguenta os 90 minutos.

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:57 am

      Nem 8 nem 80.
      O Meireles e o Veloso têm qualidade. O problema é que um já não aguenta os 90 minutos e outro não está a jogar na sua posição natural

    • Jorge Faria
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:26 pm

      Dois pivot's defensivos e Fernando é algo incompatível. O Fernando sozinho na posição 6 "varre" perfeitamente o seu espaço de ação, pelo que ter alguém ao seu lado só o vai estorvar, na minha opinião.

    • Joao Pimenta
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:44 pm

      Concordo com o sr. Jorge Faria, o Fernando joga bem é sozinho e isso esta-se a ver este ano no Porto em que estando la outro ao lado dele o Porto joga muito mal..

    • KingLeao
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:58 pm

      Ricardo Ricard o que esta a dizer e que neste momento o William nao esta em melhor forma do que o Veloso e Meireles o Sr, e que anda a jogar muita playstation anda.

      SL

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 26, 2013 at 2:18 pm

      Exactamente KingLeao,bastou ver o ultimo jogo com o Guimarães. Por acaso não tenho jogado muito,ando com falta de tempo.

  • Hugo
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:43 am

    penso que assim ficamos melhor servidos, ou pelo Veloso ou pelo maireles…

  • Fura
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:44 am

    Sai o R micael, ou o josue…ou os dois. E com Meireles, M Veloso (que fez um europeu brilhante, ja toda a gente se esqueceu…), W Carvaho e Fernando, ficamos bem servidos…Falta um Deco, ou um Rui Costa, mas e com estes que temos de ir a luta…

    • Fura
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:52 am

      Ahh e com Moutinho! Estava a esquecer-me de um dos pilares…

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:59 am

      Sinceramente, não que seja para titular, mas começava a equacionar a chamada do Bruno Fernandes. Está a começar a jogar , e numa boa equipa e devido à falta de qualidade para a posição, não era de todo descabido pensar numa eventual chamada. O mesmo se pode aplicar a Rafa

    • João Lains
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:08 pm

      O Bruno Fernandes ainda nem meia dúzia de presenças cumpriu com a Udinese e já merecia ser chamado à seleção principal, mesmo sem ter um passado pelas seleções mais jovens. Pensem um bocadinho, há uma série de jogadores à sua frente.

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:56 pm

      Certo João Lains
      Eu não disse que devesse ser convocado já, mas sim começar a ser equacionado.
      Se agarrar a titularidade , porque não?

  • Mike-UK
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:46 am

    Seria absolutamente fantastico contar com Fernando no mundial.
    Um meio campo com Fernando, Adrien e Moutinho, ou mesmo Carvalho, Fernando e Moutinho seria uma clara melhoria. Nada contra Meireles, um jogador que deu sempre tudo pela seleccao.

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:00 pm

      Seria, mas não vai ser.
      No máximo ( se Fernando vier a ser chamado) Paulo Bento fará uma alteração no meio campo, sendo que acredito que será Raul Meireles a sair

  • Anónimo
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:49 am

    Excelente notícia! Sinceramente não estava à espera desta do Paulo Bento :)

    Por mim até ficava um ponta de lança em casa, porque não vale a pena ter Postiga, Almeida e Éder na convocatória, se é sempre o Ronaldo a marcar os golos e até porque só jogamos com um PL (quando estamos a defender o resultado até jogamos sem PL)

    Mas conhecendo o Paulo Bento, não se vai inventar muito até ao mundial, portanto deve sair ou Meireles ou Veloso (se considerarmos que William é para ficar na selecção A)

    Acho que vai depender da forma actual de cada jogador, de eventuais lesões etc…. só espero é que Fernando seja preparado AGORA para ser titularíssimo no mundial, porque ele DE LONGE o melhor trinco para português!

    não será muito longe disto =

    MD = 1) Fernando 2) William ou Veloso
    MC = 1) Meireles 2) Adrien ou Amorim
    MO = 1) Moutinho 2) Josué ou Danny

    ass:pepe

    • Manuel Santos
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:02 am

      Creio que Josué e Danny serão ambos convocados, uma vez que Danny normalmente é convocado para jogar a extremo e não a médio ofensivo. Para além disso, para essa posição, Paulo Bento deverá chamar o Rúben Micael que raramente falha uma convocatória.

  • Miguel
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:51 am

    Um jogador que nunca se sentiu português vai ser chamado… Antes de obter nacionalidade portuguesa, dizia que só representava a canarinha, agora vai representar Portugal…
    Eu não sou contra naturalizações, mas se é para jogarem por Portugal que o façam com orgulho (como o Pepe) e não por rejeição de outra nação, como é o caso do Fernando…

  • Hugo Ramalho
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:52 am

    É obvio que a entrada do Fernando é um aumento de qualidade no meio campo muito grande, ainda assim penso que falta uma ligação entre o meio campo e o ataque, que daqui a uns tempinhos ( nao muitos espero eu ), seja resolvido pelo Bernardo Silva, mas até la, nao temos nenhum "10".

    • claudio
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:22 am

      Sim também espero que nos próximo tempos seja resolvida essa questão do "10", para isso é preciso PB apostar num dos jovens que está agora a aparecer, falo de Bernardo, Bruno Fernandes e Rony Lopes.

    • Fábio Teixeira
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:48 am

      Vão ouvir falar disso brevemente.

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:02 pm

      Claudio, desses só o Bruno Fernandes poderia ser equacionado.
      Os outros jogam em ligas secundárias e não me parece que, continuando lá sejam equacionáveis para Paulo Bento

    • Hugo Ramalho
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:58 pm

      Obviamente que o grau de exigência de jogar em Portugal, nao é o mesmo que em Itália, e muito menos que em Inglaterra, mas parece-me que a nivel de talento puro, o Bernardo Silva é superior ao Rony e ao Bruno, não tirando mérito a ninguem. Mas sim, também concordo que o futuro pode passar por estes meninos, se tiverem cabeça para tal. Mas têm tempo para evoluir, e pelo andar da carruagem, o Bernado Silva ainda vai acabar a época com mais minutos que o Djuricic, o Rony, com o seu tempo poderá ganhar o seu espaço no city, algo que nao será nada fácil, e o Bruno poderá dar o salto para um clube com mais ambições.

    • Tiago Alves
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:01 pm

      Rafa poderá ser também convocado..

  • Fabiuh_21
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:59 am

    É uma excelente opçao, o meio campo ja nao vai ser tao macio, Fernando a frente da defesa com Veloso a 8 e Moutinho no apoio ao ataque.

  • Miguel
    Posted Novembro 26, 2013 at 11:05 am

    à 2/3 anos disse que queria representar a selecção brasileira e que não queria saber da selecção portuguesa

    mudam-se os tempos e mudam-se as vontades..mudam-se até ao ponto de já ninguém se lembrar destas declarações ridículas proferidas por ele (e mais recentemente por maicon)…são jogadores destes que os portugueses querem a representar a nossa selecção??

    depois não se queixem que eles não suam a camisola (e não vale apena falar do Pepe porque é um caso completamente diferente..este nunca disse que não queria representar a selecção portuguesa, muito pelo contrário)

    • DC
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:15 am

      Se há jogador que dá tudo em campo, mesmo quando está "contrariado" é o Fernando, veja-se, por exemplo, a situação no FCP onde há anos diz que quer sair e continua a ser uma das mais importantes peças do 11…

    • NUno
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:17 am

      Se ele mostrar metade do empenho que mostra no FCP já será suficiente. Em todos os jogos o Fernando da tudo em campo, nao acredito que pela selecçao seja diferente

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:03 pm

      Não vamos por ai. Não me acredito que o Fernando a ser convocado, não dê tudo pela nossa selecção

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:04 pm

      Miguel, mas o Fernando tinha que querer jogar na nossa selecção ha 2/3 anos atras?
      Entao nao se aceita que o Fernando possa dizer que com o tempo aprendeu cada vez mais a gostar de portugal?
      Ele esta ca ha uns 6 ou 7 anos… é natural que a sua vontade de jogar pela selecção aumente com o tempo…
      E sim o caso Pepe tem alguma comparação, tambem ele reiterou varias vezes que o seu objectivo era a canarinha.
      Com isto tudo nao defendo que o Fernando tem ou nao (ou sequer se devia ter ou nao) "amor" pela nossa selecção… apenas estou a esclareçer que as declarações passadas nao devem ser justificação para a sua "exclusao"… alias..muito estranho seria um brasileiro chegar a portugal e pouco depois andar a fazer juras de amor a seleção portuguesa… ai ja caiam todos em cima dele dizendo que se estava a oferecer para ter uma naturalização acelerada com objectivos ocultos….

    • Pedritxo
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:35 pm

      O pepe e o deco se nao jogassem por portugal com certeza jogariam pelo brasil com a sua imensa quaiidade, ja que na altura lucio e juan eram os titulares, salvo erro, e deco com a sua magia tambem tinha o seu lugar , apesar de ter um kaka e ronaldinho

    • lizardking
      Posted Novembro 26, 2013 at 4:36 pm

      Se eles soubessem que iam ser chamados não tinham escolhido Portugal. Aliás basta ver onde está deco, no seu país de origem e nunca mais cá volta a pôr os pés

    • Miguel
      Posted Novembro 26, 2013 at 5:00 pm

      caro anónimo

      pode-me mostrar essas declarações do Pepe??é que só está a inventar palavras que o Pepe nunca proferiu uma vez que ele sempre disse que queria representar a selecção portuguesa, porque "Portugal deu-lhe mais na vida que o Brasil"..e estas são as próprias palavras do Pepe – que aliás poderia muito bem representar o Brasil porque a qualidade dele permitia-o

      quanto à mudança de opinião do Fernando…cada pessoa tem direito ao seu nível de ingenuidade…o seu está num patamar bastante superior aos demais…o Fernando aos olhos dos brasileiros não tem qualidade para representar a selecção brasileira..com este entrave lá decidiu mudar as suas declarações…se acredita que foi por causa dos 2/3 anos de diferença que cá passou….é consigo

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:31 pm

      a diferença e que a quem queira jogar por nos por orgulho (pepe) e quem o queira pela fama (fernando). nao me interessa que se esforce mais em campo, se nao sente a camisola nao vem. nos nao somos uma montra, somos uma seleçao, do pais. a jogadores que vieram para ca novos, que desde putos aprenderam o significado de portugal. a outros filhos de pais portugueses, que apesar de muito portugueses foram obrigados a mudar-se em busca de melhores condiçoes de vida. por norma, muitos destes ate sao mais apaixonados do que os portugueses que vivem ca. outra coisa completamente diferente e nao ter nada a ver com este pais, mas querer se mostrar. ele nem no porto quer ficar. ele quer sair para fora de portugal, e quer usar o mundial para se promover. casos totalmente diferentes aos de bruma e companhia.

      caso venha a acontecer, fernando e um jogador muito bom e certamente ajudara muito a seleçao.

      jogaria com um meio campo com fernando/joao moutinho/ adrien . infelizmente o wiliam teria que ficar de fora, pois nao acho que seja compativel com fernando, e entre ele e adrien nao sei quem precisamos mais, mas parece-me adrien (joao moutinho nem esta em discussao).

      este meio-campo dominaria muito mais jogos, e a meu ver, seria uma opçao mais viavel.

      ps- sei que nada tem a ver, mas alguem conhece bem o portugues que foi eleito o melhor defesa da mls? sei que ja nao e novo, e nao acompanho esse campeonato, mas e sempre prestigiante para portugal

  • Bishara
    Posted Novembro 26, 2013 at 11:21 am

    Parece-me que, apesar de tudo, não vai pegar de estaca no onze, isto porque Paulo Bento é um eterno teimoso. Não sei quantos amigáveis teremos até ao Mundial, mas só com vários jogos e testes tácticos Fernando se tornará um indiscutível no onze, a meu ver.

    Posta a questão da legitimidade da convocação, sou da opinião de que as naturalizações deviam ser mais criteriosas do que aquilo que são hoje em dia. Um jogador que jogue 5 anos em Portugal tem cidadania portuguesa e por isso tem tanta possibilidade de ir à selecção como um português, e isso para mim põe em causa aquilo que é a convocação como representação do país. Ainda por cima sabendo que Fernando aqui há uns meses nem pensava em jogar por Portugal mas sempre pelo Brasil.

    Por último, em relação à suposta "má relação" dos jogadores com Paulo Bento, tenho a dizer que me parece que a culpa é claramente dos jogadores. O estatuto nos clubes não é transferível para a a selecção, Manuel Fernandes, Ricardo Carvalho ou Danny não podem exigir ser titulares só porque acham que merecem. Nesse aspecto, Paulo Bento tem estado muito bem, na minha opinião. Se não quer ser suplente não venha de todo. Os jogadores referidos abandonam estágios, recusam-se a falar com o seleccionador, inventam lesões… Mesquinhices.

    • Mike-uk
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:52 am

      Subscrevo. 'A excepcao de Danny, tanto Carvalho como Bosingwa ou Manuel Fernandes tiveram episodios mais do que suficientes nos seus clubes/carreiras que atestam uma certa falta de profissionalismo. E mesmo com Danny, nao deixa de ser verdade que na seleccao e' uma especie de Simao.. fica sempre aquem daquilo que o vemos fazer no Zenit.

      Espero sinceramente no entanto, que esta entrada do Fernando signifique a saida do Micael e que chegados ao mundial e mantendo a forma, o Adrien substitua o Meireles.

    • João Lains
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:11 pm

      O Simão sempre foi um dos favoritos de Scolari e senão se tivesse retirado da carreira internacional teria chegado facilmente às 100 internacionalizações.

    • Mike-UK
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:45 pm

      O facto de ter sido um dos favoritos de Scolari nao atesta absolutamente nada.
      Na minha opiniao sempre foi um jogador mais produtivo nos clubes por onde passou do que pela seleccao, o que talvez seja um pouco injusto uma vez que se viu obrigado a alinhar na esquerda ja' que o Figo era dono da ala direita.

    • João Lains
      Posted Novembro 26, 2013 at 2:45 pm

      Acho que nem é por aí, porque o Simão sempre rendeu mais sobre a esquerda. Nunca teve a preponderância que ganhou no Benfica, também era difícil quando tínhamos Cristiano Ronaldo, o Figo e logo depois de este se retirar o Nani e sem esquecer o Quaresma, que era o melhor jogador do campeonato português nos anos em que cá esteve. Ainda assim o Scolari manteve sempre a confiança no Simão. Foi um dos jogadores mais importantes na melhor geração do futebol português e é por isso que figura tanto no top10 de internacionalizações como no top10 de golos com a selecção. E tudo isto, quando abandonou a carreira internacional, sem completar 30 anos de idade.

  • Nuno Carvalho
    Posted Novembro 26, 2013 at 11:28 am

    Não me lembro de ler uma má relação entre o Danny e o PB, mas sim as constantes "lesões" de Danny quando chega à selecção e passado 3 dias está a jogar no Zenit!

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 6:28 pm

      Mesmo quando nao esta "lesionado" ve pessoas como Ruben Micael e Josue a seres escolhas constantes. Como deve sabe, Danny teve uma lesao muito grave e so nos ultimos tempos tem voltado ao Danny de antigamente e mesmo assim nao tem oportunidades na seleçao. Meta-se na pele do jogador!

      Castilho

  • sadf
    Posted Novembro 26, 2013 at 11:48 am

    Primeira vez que comento isto. e acho inacreditavel o que leio

    Atao mas o homem diz desde que nasceu até Outubro deste ano que o sonho dele é jogar pelo Brasil e agora vamos ficar com os "restos" só porque não tem lugar na equipa dos seus sonhos? quando logicamente ele esta a defender os seus interesses e não os de Portugal?

    ele pode ser cidadão do que ele quiser agora português não me parece que ele seja, nem de perto nem de longe.

    Acho que ser português é um bocadinho mais do que estar 6 anos ou 7 em trabalho no nosso pais, nao sei digo eu.

    Isto sem qualquer desrespeito para o fernando pois joga muito, nem para a sua pessoa.

    Não ha nada que o ligue ao nosso pais sem ser o fcp

    Cumpts

    • luis bcn
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:12 pm

      Pois em parte concordo consigo mas a partir do momento em que ninguem tem problemas com o Bruma que viveu 3 anos em Portugal, nem ninguem tem problemas com o William Carvalho que é angolano de nascimento . Portanto nós por interesse usamos o Bruma que obviamente prefere a nossa selecçao à da guiné mas se um jogador fizer a mesma coisa (que fazem) entao nao devemos aceitar? Portanto somos hipócritas? Abriram um precedente…

      PS: A filha dele nasceu em Portugal…se isso não o liga ao país…

    • MM
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:50 pm

      então que jogue a filha pela seleção portuguesa, já que ela é portuguesa.
      da última vez que vi, o fernando era brasileiro e queria jogar pela seleção canarinha.
      mas pronto em 2 meses muita coisa pode mudar, não sabia que a nacionalidade e convicção de uma pessoa podiam ser umas delas.

    • sadf
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:51 pm

      Obviamente?

      Não entendo o obviamente, pois é uma escolha que ele pode fazer alem disso nunca o ouvi dizer que o sonho dele era jogar pela guine. quando vem ainda em "criança" para portugal e o outro vem já adulto (18 anos?)

      PS: o que a filha do fernando tem a ver com o facto de ele querer jogar por portugal? mais uma vez digo que ele expressou bem mais que uma vez o seu desejo de jogar na canarinha

      quanto a w.carvalho e bruma acho que é mais facil identificarem-se com o ser portugues do que o fernando ( mais uma vez do enfase as suas declarações)

      cumpts

    • KingLeao
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:06 pm

      3 anos??? o Bruma esta em Portugal desde os seus 12 anos o William desde que e puto sao casos completamente diferente na minha opiniao.

      SL

    • João Lains
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:14 pm

      Nem vale a pena, estas pessoas acham que o caso de Bruma é semelhante ao de Fernando. Não percebem que é diferente chegar a um país com 12 anos ou com 18 anos, quando já somos homens, por muito que ambos tenham estado em Portugal o mesmo período de tempo. Não percebem que o Fernando só admitiu que gostava de representar a seleção portuguesa depois de afirmar que o sonho era representar a canarinha.

    • luis bcn
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:47 pm

      è verdade está desde os 12/13 anos…e ainda assim nao fala portugues…esteve o mesmo tempo que o fernando em Portugal (atençao que eu tambem nao acho bem o Fernando ser convocado mas nao podemos ignorar que a nossa selecçao esta cheia de jogadores de outras "culturas"). O Bruma chegou a PT para jogar futebol tal como o Fernando nao como o Nani ou o Danny que chegaram com os seus país porque eles sao imigrantes…

    • André Sousa
      Posted Novembro 26, 2013 at 2:55 pm

      A facilidade com que se escrevem mentiras na Internet é incrível.
      O Bruma está em Portugal desde 2007, desde os seus 12/13 anos. Passou cá toda a sua adolescência, representou Portugal desde sempre.
      Não fala português? Essa é nova. Pode dar erros a falar mas compreende-se perfeitamente. Ou agora um açoriano também não fala português? É que posso garantir-vos que se falarem com um não percebem nada do que ele diz.
      O caso do Bruma é completamente diferente do de Fernando. Enquanto as pessoas não perceberem isso não vamos a lado nenhum.

    • luis bcn
      Posted Novembro 26, 2013 at 3:28 pm

      Andre Sousa nao posso concordar consigo…O Bruma trocou a selecçao do país dele pela nossa, se a guiné fosse ao Mundial e Portugal nao acho que ele jogaria por outra equipa. Se o fernando fosse ponta-de-lança e de qualidade ninguem tinha problemas mas como tira lugar a um jogador que por acaso nasceu em angola e joga no scp entao ja é problema (e eu até sou contra a chamada do Fernando mas nao podemos ignorar o procedente). Acho que cada caso pode ser analisado individualmente mas ha jogadores que vieram para portugal apenas para jogar futebol (Bruma, rolando e os "brasileiros") e outros que só chegaram cá porque os país vieram para o nosso país à procura de uma vida melhor e em que nada tem que ver com o futebol (casos de Nani, Danny, Cedric, etc..)

      Agora nao podemos por uns de fora só porque para a posiçao dele ja temos jogadores bons e o que precisamos é de naturalizar um ponta-de-lança. Nao querem o Fernando na selecçao? Entao o Pepe tambem nao pode ser convocado…

    • lizardking
      Posted Novembro 26, 2013 at 3:54 pm

      luis bcn, só você é que está a fazer essa suposição. Na minha opinião a maioria estar contra o fernando representar a nossa selecção não tem a ver com qualquer pessoa que ele vá tirar o lugar. Eu sou contra qualquer tipo de naturalização, seja fernando, pepe, deco, contra rolando(que envergou a bandeira de cabo verde já depois de ter sido internacional portugues). Ou seja, seja um naturalizado para a baliza, defesa, meio campo, avançado… Quanto ao bruma nao considero a mesma coisa porque ele fez a formação em portugal, desde dos 12 anos. E já representou a selecção nas camadas jovens em todos os escalões. Eu já comentei em cima, e pus um link para todos verem, que é uma entrevista do fernando, em que quando lhe perguntam qual era o sonho dele, e ele disse representar a canarinha e ia fazer tudo para chegar lá…ora se está a comparar um caso em que ele muda de opinião em 6 meses, com um rapaz que representa a selecção desde dos 13 ou 14 anos…

    • André Sousa
      Posted Novembro 26, 2013 at 4:09 pm

      Luis, a principal razão para eu estar contra o Fernando é a seguinte: "O meu sonho é vestir a camisola do Brasil".
      Sabe quem disse isto? Eu digo-lhe: o Fernando.
      Portugal (pelo menos para mim) não é um país de segunda. Se o sonho dele é vestir a canarinha, que trabalhe para isso. Agora, perceber que não será opção no mundial pelo Brasil e como quer valorizar-se, dizer que afinal quer representar Portugal, para mim, é muito, muito depreciativo enquanto português.
      O Bruma sempre representou Portugal desde miúdo. Na situação dele, há quem prefira de qualquer das maneiras a Guiné. Quer um exemplo? Zezinho.

    • João Lains
      Posted Novembro 26, 2013 at 5:20 pm

      Não vale a pena leitores, o argumento do Luis é absurdo. Acreditar que nós só nos opomos à chamada do Fernando por este retirar espaço ao William Carvalho, não tens pé nem cabeça. O Fernando quando chegou a Portugal já tinha 18 anos de idade, o Bruma era um miúdo com 12/13. Mas enfim, esta discussão arrasta-se porque insistem em colocá-los no mesmo saco.

  • Anónimo
    Posted Novembro 26, 2013 at 11:52 am

    Gostava de saber se Paulo Bento fosse a Madrid e um tal de CR7 não quisesse falar c ele…

    Provavelmente teriamos um mundial com varela e nani na frente… Continuariamos temiveis sem duvida…

    Este Paulo Bento, entra em conflito com os jogadores e utiliza a politica do quero posso e mando para orientar a seleccao.

    Nos clubes não pode fazer isso e o seu palntel vai ficando cada vez mais reduzido…

    Em vez de optar por uma postura conciliadora e pedagogica a bem do interesse do país, que é quem ele representa, opta por pôr os seus interesses e manias!

    Se ele fosse bom treinador e conseguisse juntar todos os jogadores com quem arranjou conflitos teríamos uma selecção muito mais forte…

    Não teriamos o miseravel do joao pereira a defesa direito, teriamos o manuel fernandes no meio campo… Enfim, são muitos interesses que se valorizam em detrimento de PORTUGAL!!

    Carlos Q.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:27 pm

      ai o Paulo Bento é que está mal no caso Manuel Fernandes? está certo, o Paulo Bento vai à Turquia para falar com o jogador, o jogador recusa-se a falar com o treinador e o Paulo Bento deve convocá-lo na mesma, está certo…tu no teu trabalho também só falas com o teu chefe quando te apetece é isso? e quando não te apetece falar não falas, e no dia a seguir o teu chefe ainda te aumenta o ordenado se fôr preciso?

    • KingLeao
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:08 pm

      Mas quem acredita nessa historia, bem mal contada entao como e que explica ele ter tantos casos Manuel Fernandes,Danny,Bosingwa,R.Carvalho!

      SL

    • Jose Nuno Alves
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:30 pm

      Carlos Q. é de Carlos Queiroz? Deve ser!

    • Barack Obama
      Posted Novembro 26, 2013 at 2:37 pm

      Deixem o Queiroz falar!!

  • Pedritxo
    Posted Novembro 26, 2013 at 11:58 am

    espero bem que nao seja convocado, so quer ir para a nossa selecçao por interesse,porque ele prorpio nao tem um pingo de amor a jogar pela nossa selecçao.

    Eu nao sou contra naturalizados, se todos forem tipo pepe, maravilha, esse tipo ja aceitom agora como fernando ou liedson, nem quero um pe deles na selecçao, e em causa, nao esta a qualidade de fernando, ate porque o acho dos melhores trincos do mundo e teria lugar na selecçao brasileira, mas por interesse que va para outro lado.
    Ele sempre admitiu que queria/quer sair do porto para ir para uma liga com maior visibilidade para jogar pelo brasil, ve que nao consegue, pumba, vamos jogar por portugal, pode ser que assim ja chegue a uma liga maior, ganhe mais dinheiro,etc..
    Gaijos destes nao e preciso.

    Prefiro ver mil vezes o andre leao ou o gonçalo santos a serem convocados do que fernando,e que ninguem se esqueça que veloso faz sempr boas fases finais e ainda ha wliiam carvalho.

    Ate prefiro ver o carriço a medio defensivo na nossa selecçao do que o fernando.

    • Tiago Alves
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:09 pm

      Com todo o respeito mas com esses jogadores não iamos ao Brasil fazer nada…

    • Pedritxo
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:33 pm

      se calhar faria mehor, mas desculpe, prefiro ter esses e gonçalo santos e andre leao nao sao assim tam maus,e continuo a dizer que preferia qualquer um deles do que fernando, que so quer jogar por nos por puro interesse, e isso nao e suposiçao, e facto

    • Tiago Alves
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:58 pm

      Uma selecção nacional, é uma selecção de jogadores que querem jogar pelo país. Se Fernando pode votar porque não pode jogar pela selecção?

    • lizardking
      Posted Novembro 26, 2013 at 3:56 pm

      Falso, uma selecção nacional é uma selecção composta por jogadores nascidos no país ou jogadores com ligações de parentesco a esse país( ou seja, pais portugueses)

    • Pedritxo
      Posted Novembro 26, 2013 at 4:06 pm

      sr.tiago,

      Poder,pode mas nao deve jogar, isto porque so vai jogar por claro interesse, so nao ve quem nao quer, e nao foi ha 2 anos ou mais que ele disse que queria a canarinha, foi ainda este ano que repetriu a declaraçao, viu que nao podia ir mais , vou-me fazer a selecçao portuguesa, portanto , prefiro o andre leao ou o gonçalo santos convocados em vez do fernando, e atençao acho fernando um dos melhores trincos do mundo,mas por interesse que va para outro lado, que va jogar por outro pais qualquer.

    • João Lains
      Posted Novembro 26, 2013 at 5:22 pm

      Tiago Alves devias me explicar esse teu conceito de selecção nacional…

  • Pedro Rodrigues
    Posted Novembro 26, 2013 at 12:05 pm

    Quanto aos atritos, embora o Paulo Bento seja propenso a essas questões, eu penso que tendo em conta os jogadores em causa, a menor culpa até possa ser dele. Senão vejamos:
    Carvalho: comportou-se de uma forma não coadunante com a de um jogador com a maturidade que tinha e, quase para dar razão ao PB, logo a seguir foi encostado no Real para nunca mais desencostar.
    Fernandes: Neste caso não sei exactamente o que se passou. Não digo que o PB não tenha culpa neste caso, mas a verdade é que o jogador nunca foi minimamente profissional, arranjou problemas em mais que um clube e está mais interessado em estar na Turquia a ganhar o seu do que em jogar à bola. São opções, mas compreendo que não seja o tipo de jogador que se quer num grupo de uma selecção, que precisa de estar unido e motivado.
    Bosingwa: nem vou comentar, bastará provavelmente fazer uma pesquisa das notícias sobre o Bosingwa nos últimos anos para saber de que espécie de profissional estamos a falar.
    Danny: o caso em que me parecerá que o PB terá realmente culpa, porque me deu ideia que o Danny simplesmente desistiu de tentar jogar porque achou que não valia a pena. Embora talvez não seja a atitude mais correcta, é perfeitamente compreensível vinda da parte de um jogador que joga ao mais alto nível e com grande consistência há vários anos e a quem raramente são dadas hipóteses na selecção. Penso que foi uma questão mais técnica que pessoal neste caso, mas parece ser (mais um) dos vários erros de selecção do PB.

    Para concluir, eu acho que disciplinarmente o PB tem agido bem, ao evitar convocar elementos potencialmente problemáticos. Claro que em termos técnicos têm faltado vários jogadores que lá deveriam estar, como todos nós sabemos.

    • Bernardo S.
      Posted Novembro 26, 2013 at 5:57 pm

      O Manuel Fernandes cometeu vários erros na carreira dele mas diria que não merece ser julgado sem sabermos o que se passou. Toda gente se limita a assumir que se portou mal…
      Não ganhou o estatuto que ganhou no Besiktas a ser pouco profissional certamente… principalmente com o temperamento dos turcos.

  • Miguel Martins
    Posted Novembro 26, 2013 at 12:07 pm

    Parece-me que a opção mais natural tendo em conta as escolhas que ele tem feito ao longo do tempo era não convocar o w.carvalho. Pessoalmente acho que devia passar pela saída do R.Micael, visto queo Veloso pode jogar mais à frente, e para trinco ficavam Fernando e W.carvalho

  • slb1994
    Posted Novembro 26, 2013 at 12:08 pm

    Bom dia a todos
    Não queria novamente entrar na conversa de eticamente ser correcto ou não, pois é um assunto delicado e que pode ter várias visões.
    Desportivamente, a ser chamado e jogando a titular, é óbvio que seria um enormíssimo "reforço" para a nossa selecção. Elevaria o nosso meio campo para outro patamar.
    Quanto a Manuel Fernandes, é uma pena que (independentemente de ser ele o culpado ou não) não possa contribuir para a selecção das quinas.

  • Pedritxo
    Posted Novembro 26, 2013 at 12:09 pm

    Isto de manuel fernandes e bastante estranho e gostava de ouvir a outra versao, ate porque ele nem joga as competiçoes europeias nem nada, tava-se bem em vir a selecçao, e estranho este caso, faz falta a selecçao.

    Mas a lista de P.Bento esta praticamente definida

    GR:Patricio,Beto,Eduardo senao antony lopes

    DD:Joao pereira,silvio, senao andre almeida,miguel lopes ou cedric, deixando figueiras injustamente de fora

    DC:Pepe,alves,neto,ricardo costa senao sereno ou rolando, com jose fonte deixado de parte e ate o paulo oliveira

    DE:Antunes,Coentrao em qq caso acho que convoca silvio para a esquerda ou convoca joao pereira e coentrao mais silvio abrindo mais uma vaga para o meio campo ou ataque

    MeioCampo:Veloso,William,moutinho,micael,meireles,josue – andre martins,amorim serao logo alternativas com adrien, na calha

    EXT:Varela,nani,ronaldo,vierinha – Bruma estara logo na berlinda

    AV:H.almeida,eder,postiga- nelson oliveira como alternativa

    Esta devera ser a lista de paulo bento com quase toda a certeza

    Danny,Manuel Fernandes fazem bastante falta a selecçao e deposi jogadores como figueiras,jose fonte,paulo oliveira,paulo machado,,adrien, poderiam e deveriam ter outro tipo de consideraçao por parte do selecionador e porque nao tentar aproveitar uns dos variados 10 que temos como tiago silva,rafa,rony lopes,bernardo silva,bruno fernandes

  • lizardking
    Posted Novembro 26, 2013 at 12:23 pm

    Inscrevi me de propósito neste blogue para deixar apenas aqui uma entrevista de Fernando:https://fernandoregesfas.blogspot.pt/2013/04/polvo-sonha-com-selecao-brasileira-e.html
    Procurem a resposta dele á pergunta :"Sonha com a selecção brasileira"?. E para mim outro visado é o Rolando, aquele que festeja a conquista da liga europa pelo Porto com a bandeira de Cabo Verde. E por estas e por outras que já deixei à muito de apoiar a selecção com o mesmo fervor de outros tempos. Um comentário de um utilizador em cima dizia que os "estrangeiros"suam mais a camisola do que os portugueses…Não deve ter visto a selecção do Euro 2000, a melhor selecção que vi jogar e que jogava com amor à sua pátria.

    • Ricardo Manuel
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:57 pm

      Perfeito, penso o mesmo

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:41 pm

      e ridiculo como querem infestar a nossa seleçao de dispensados. o amor a patria começa a desaparecer so para ver mais vitorias… e uma pena. para estrangeiros ja temos os clubes recheados deles. em portugal joga-se por amor a camisola, ao pais. pb poderia e contratar um motivador para a equipa, que aliado a um video de guilherme cabral, poderia incutir essa mentalidade nos jogadores, a mentalidade de amor a camisola e de ter um povo a apoiar a seleçao. se fizerem um mundial poderao ganhar a mistica de outros tempos.
      a raça e a vontade decide muitos jogos, e e preciso alguem que ensine isso aos jogadores

  • slb1994
    Posted Novembro 26, 2013 at 12:30 pm

    Quanto à nossa selecção, como já referi aqui, acho que em bom plano será um forte "outsider" no Mundial, não só pelo seu passado, como pela experiência e qualidade de alguns elementos, com Ronaldo à cabeça.
    Como é óbvio, devido à limitação de escolhas, estamos sempre condicionados ao momento de forma de alguns elementos chave (como Ronaldo, Pepe e Moutinho) e às lesões.

    Atendendo à nossa realidade,enumero alguns casos de jogadores que, se confirmarem o potencial/voltarem à sua forma/se forem chamados poderão tornar se em mais valias para a selecção já para o Mundial 2014:

    William Carvalho: Tem tido uma ascensão fantástica na equipa leonina e, devido à falta de soluções que temos, poderia ser uma opção interessante, até mesmo como titular (acrescentaria capacidade física e de recuperação)

    Fernando: É o melhor 6 a actuar em Portugal e dos melhores a nível mundial. Tem tudo o que um 6 deve ter: Recuperação, tacticamente evoluído, boa qualidade de passe e boa visão de jogo. Seria um upgrade enorme, de um jogador já com experiência e que entraria de caras no onze

    Adrien Silva: A qualidade esteve sempre, mas só agora "explodiu". Tem boa visão de jogo e de passe, e mesmo não sendo um 10, poderia acrescentar alguma capacidade de circulação e imaginação ao nosso meio campo

    Bruno Fernandes: A maioria ainda não o conhece, mas é mais um jogador de uma geração muito talentosa lusitana. A maior diferença para os restantes (nomeadamente Bernardo e Rony) é que já está na equipa principal e tem inclusive sido titular nos últimos jogos. Se agarrar a titularidade e continuar em bom plano… porque não?

    Bruma: A estrela da selecção sub 20 tem estado bem na Turquia e , continuando a evoluir, pode acrescentar imprevisibilidade à equipa

    Danny: Estrela na Rússia, por diferentes motivos nunca conseguiu transpor isso para as quinas. A "10" ou a extremo, acrescentaria algo mais ao nosso ataque

    Nani: Está numa forma deplorável, mas já demonstrou qualidades acima da média. Se voltar ao rendimento que já demonstrou, será extraordinário

    Éder: Devido à lesão grave, perdeu um pouco o caminho que perspectivava a titularidade na posição 9 da selecção. O seu regresso tem sido intermitente, mas qualidade não lhe falta

    Nélson Oliveira: Finalmente tem jogado e confirmado o seu potencial. Poderá ser um elemento útil ao ataque das quinas

    • KingLeao
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:13 pm

      Um excelente Medio Defens, agora ridiculo dizer que e um dos melhores do mundo, e nao vejo a tal qualidade de passe que ves mas prontos.

      SL

    • Tiago Alves
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:21 pm

      KingLeao,

      Esse rótulo de trinco que destrói tudo e não sabe fazer um passe, já não pertence ao Fernando..

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:58 pm

      KingLeao,
      É a minha opinião. Não disse que era o melhor, mas sim dos melhores.
      Fernando tem qualidade de passe. Basta ver os jogos do Porto

  • Pedro Duarte
    Posted Novembro 26, 2013 at 12:36 pm

    Parece que estão a esquecer de um nome: Ruben Amorim. Para mim já foi injusto não ter sido convocado para o playoff (a convocatória foi antes da lesão) e a aposta num jogador fraco como é o Ruben Micael. Se o Amorim chegar ao fim da época a jogar como estava (com ele nunca se sabe) pode muito bem ocupar o lugar ao lado do Moutinho, fazendo passes a rasgar para o Ronaldo (para mim a única maneira de chegarmos longe) e com o descanso que é ter o Fernando nas costas destes dois.

    • slb1994
      Posted Novembro 26, 2013 at 12:50 pm

      Pedro Duarte,

      Eu também gosto do Rúben Amorim, mas a verdade é que , ou por motivos de escolha de JJ ou por lesão, ele jogou poucos minutos. Adrien merecia muito mais a chamada..
      Agora, se ele voltar e conseguir estar a um bom nível, é claramente um potencial chamado

    • Hugo
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:06 pm

      muito bem opinado pedro duarte.
      e porque estes jogadores renunciam há seleção? algo se passa. um jogador como o manuel fernandes que sempre fez exibições fantásticas na selação..

    • Tiago Alves
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:15 pm

      O senhor é um Visionário. Deixe-me ser como você:
      Na final frente ao Brasil, Ruben Amorim faz um passe a rasgar para o Ronaldo, aparece na área, deixa passar a bola por baixo das pernas e o Postiga faz golo. Mundial é nosso.

  • Kacal
    Posted Novembro 26, 2013 at 12:55 pm

    Quem disse que o PB nunca chamaria naturalizados é porque não tinha ouvido a entrevista dele á RTPI porque o que ele disse nessa entrevista foi que não pediria a ninguém para se naturalizar ou acelerar o processo por precisar de X jogador, mas, que se estivesse naturalizado, se o processo tivesse finalizado, que esse jogador era uma opção como as outras e poderia convocar, que pensaria nele como em qualquer outro jogador Português, eu disse isso aqui, mas, ninguém acreditou porque não viram essa entrevista de certeza.

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 26, 2013 at 12:58 pm

    Com Fernando o meu 11 titular seria:

    Patrício
    Coentrão;Bruno Alves;Pepe;João Pereira
    Fernando;Moutinho
    Bruma;Varela;
    Danny;Cristiano Ronaldo

    Nani se continuar como está não merece ser titular.Em jogos com equipas de maior qualidade entrava mais um médio entre Veloso/Meireles/William e saia o Bruma ou o Varela,passando o Danny ou o Ronaldo para extremo.

  • Bishara
    Posted Novembro 26, 2013 at 1:05 pm

    Apesar da comparação feita pelo VM no post e dos comentários que tive oportunidade de ler, tenho a dizer que cada caso é um caso, logo a legitimidade da convocatória de qualquer jogador pode ser discutida individualmente. Nesta específica situação, Fernando não tem qualquer comparação com Bruma, William, Danny, Bosingwa, Rolando, Nani:

    – Bruma tem passaporte português (fruto da sua ascendência), representou Portugal desde os sub15(!) e viveu 6 anos em Portugal.
    – William é angolano de nascença e adquiriu o passaporte português pois vive em Portugal desde criança, tendo também representado Portugal desde os sub17.
    – Nani e Rolando são cabo verdianos de nascença e também se mudaram para Portugal muito novos.
    – Danny tem nacionalidade portuguesa fruto da nacionalidade de ambos os pais, e mudou-se para a Madeira em pequeno.
    – Bosingwa tem nacionalidade portuguesa porque o seu pai é português e porque, tal como os outros, se mudou para Portugal em criança.

    No máximo, Fernando é comparável a Pepe.

    • luis bcn
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:43 pm

      Errado, pode fazer um paralelismo entre jogadores que vieram para Portugal com os país porque sao imigrantes (Nani, William, danny, Bosingwa) e depois pode por jogadores que vieram para jogar futebol como Bruma,Rolando, Pepe, Fernando etc…

      Alguns jogadores chegaram cá como jogadores outros como meros imigrantes…essa é a diferença mas o precedente está aberto

    • Ricardo Manuel
      Posted Novembro 26, 2013 at 1:56 pm

      luis bcn a diferença é que chegaram como emigrantes e fizeram toda a educação e crescimento enquanto Portugueses, comprar com jogadores que chegaram para jogar futebol não tem qualquer cabimento, no meu entender.
      Sinceramente acho ridicula a utilização de Decos e afins. Ou então de uma vez por todas deixa de ser a Selecção Portuguesa e passa a ser os melhores jogadores naturalizados, tenham nascido aqui , africa ou oceania, o que me faz dizer novamente que a Selecção deixa para mim de ter qualquer interesse.

    • Zé Meirinho
      Posted Novembro 26, 2013 at 3:16 pm

      Ricardo Manuel, deixe-me dizer-lhe que achei o seu comentário extremamente racista, pois isso não tem outro nome… Vá ler a constituição portuguesa para ver o que é um cidadão português, um naturalizado não é mais nem menos que o senhor, é um cidadão português que merece respeito e tem os mesmos direitos que qualquer pessoa nascida em Portugal.
      Um jogador que sinta que deve representar a camisola portuguesa e seja cidadão português (segundo a nossa constituição democrática) deve ser tido em conta.
      Podem-me vir dizer: Ah mas o Fernando não sente a camisola! Eu não sei, não estou na cabeça dele para saber isso, ele realmente falou há uns tempos de representar a seleção brasileira mas todos temos direito a mudar de opinião, Fernando tem família portuguesa, trabalha em Portugal (que foi o país que lhe deu tudo) motivações não me parece que lhe faltem para jogar pelas quinas.

    • lizardking
      Posted Novembro 26, 2013 at 4:00 pm

      Motivações não faltam de certeza…ganhar visibilidade no campeonato do Mundo e fazer um grande contrato num grande campeonato europeu e sair deste país o mais rápido possivel, como ele já tem tentado fazer no mínimo à 3 anos…Só não vê quem não quer. E já agora, uma coisa é mudar de opinião num espaço temporal de 2 ou 3 anos. Ele em abril deu uma entrevista em que dizia que ´so queria a canarinha…

    • Zé Meirinho
      Posted Novembro 27, 2013 at 11:56 am

      Enfim, até parece que todos os jogadores que nasceram em Portugal têm esse amor à camisola enorme… o futebol é acima de tudo um desporto, na constituição portuguesa está dito que um cidadão que resida há mais de 5 tem direito a adquirir nacionalidade portuguesa, não interessa se tem mais amor por este ou aquele país, é um jogador PORTUGUES por direito adquirido e aquilo que pessoas como o Ricardo e o lizard tentam fazer é racismo, nazismo porque querem fazer ver que um cidadão português naturalizado não tem os mesmos direitos do que um cidadão nascido cá.
      Proponham então para lei de naturalização um teste de amor à patria, se chumbarem não podem ser portugueses. Percebam que pelo menos por enquanto ser cidadão português não implica amor ao país. Jogar pela seleção não implica amor ao país, apenas profissionalismo, não tenho dúvidas que se Portugal se cruzar com o Brasil Pepe e Fernando tudo farão para vencer para beneficio do coletivo e deles próprios.

  • Pedritxo
    Posted Novembro 26, 2013 at 1:08 pm

    Neste momento jogaria contra equipas mais fortes com:
    Beto
    J.Pereira Pepe B.Alves Coentrao
    W.Carvalho Veloso- mais subido
    Danny Moutinho Bruma
    Ronaldo

    Ou pondo Ronaldo na sua posiçao com nelson oliveira na frente , onde nos somos fortes transiçoes ofensivas , contra-ataques e nisso nelson oliveira e forte.

    Contra equipas mais fracas tirava-se veloso punha o bruma ou o postiga com danny a 10, recuando moutinho

    • Tiago Alves
      Posted Novembro 26, 2013 at 2:00 pm

      Ai se alguém vê que o senhor não pôs o Patrício…

      Outra coisa, PB deve convocar 4 extremos (CR,Nani,Varela,Vieirinha) Bruma e Danny não os estou a ver no Mundial…

    • Pedritxo
      Posted Novembro 26, 2013 at 4:03 pm

      sr-tiago alves,

      Sao opinioes xD, patricio na selecçao nem o curto um bocado

  • José Fidalgo
    Posted Novembro 26, 2013 at 1:09 pm

    Por pontos.

    1 – Fernando é neste momento cidadão português, pode ser convocado e ponto final.
    2 – Trará inequivocamente qualidade ao nosso meio-campo, defensivamente não haverá melhor 6.
    3 – Só espero que esta convocatória provoque o desaparecimento do Ruben Micael das convocatórias. Um jogador sem qualquer nível para a seleção, zerinho mesmo.

  • HUGO FOLEN
    Posted Novembro 26, 2013 at 1:10 pm

    Não tenho nada contra o Fernando mas neste caso não acho bem a sua convocatória, porque à alguns meses o próprio Fernando disse publicamente que o seu objectivo era jogar o Mundial pelo Brasil mas como vê que isso não vai acontecer vem dizer que aceita jogar por Portugal.
    Apesar de Fernando vir dar um aumento de qualidade à selecção (bem melhor que Veloso na posição 6) acho que Portugal tem outras soluções como o William e até o Amorim (Fernando bem melhor que o Amorim na posição 6).
    Mas se Fernando for mesmo chamado acho que o PB não vai mudar nada no esquema táctico e só se vai ver uma alteração, Fernando entra saí Veloso

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 26, 2013 at 1:26 pm

    Já debati várias vezes o assunto Fernando. Se ele tiver mesmo a vontade de representar a nossa selecção, ainda pode ser útil durante alguns anos… quanto a jovens como William, até pode beneficiar, com Fernando nas suas costas, podem formar uma grande dupla nos próximos anos!

  • Ricardo Manuel
    Posted Novembro 26, 2013 at 1:52 pm

    É desta que eu deixo de vez de ver a Selecção do Jorge Mendes.
    Tristeza

  • Rabensandratana
    Posted Novembro 26, 2013 at 1:54 pm

    Fico contente pelo teimoso do Paulo Bento contar com o Fernando, indubitavelmente o melhor pivot defensivo a jogar em Portugal.
    Fernando é um grande reforço e será definitivamente titular neste selecção que não tem um trinco condizente com o estatuto de 5ª melhor selecção do mundo segundo o ranking.
    Estou ansioso por ouvir as palavras do Manuel Fernandes, depois do Frei Bento ter dito o que disse!!!

  • Barack Obama
    Posted Novembro 26, 2013 at 2:21 pm

    Bem, não sei onde está o pobre esclarecimento, mais claro que isto nao encontro, "Manuel Fernandes não quer vir à Seleção".

    Cumprimentos,
    BO

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:46 pm

      manuel fernandes nao falou com pb e diferente de nao querer ir a seleçao. com este gajo ninguem quer la ir. ricardo carvalho era a lenda da seleçao e este gajo sentou-o. ate ele se passou. esse ja pediu desculpa, esse quer ajudar, onde e que esta o pb agora?
      danny, outro que vem para a seleçao para ver micaels e meireles a sentarem-no.
      se pb sentasse o cr, tambem era uma questao de tempo ate ele desistir e ir para casa. pb e mau selecionador. escolhas mas, futebol mediocre, mau motivador, e muitas birras.

  • Anónimo
    Posted Novembro 26, 2013 at 2:57 pm

    Acredito que a convocatória do Fernando será um upgrade significativo à qualidade da nossa seleção, por outro lado, a notícia do afastamento do M. Fernandes entristece-me porque, na minha opinião, o jogador tem qualidade para ser selecionável e até para ser titular.

    Ass: Santos

  • Zé Meirinho
    Posted Novembro 26, 2013 at 3:07 pm

    Ao contrário do que muitos pensam na minha opinião este Mundial vai ser uma das melhores oportunidades que Portugal tem para ganhar uma grande competição.
    No Mundial poderemos jogar em transições rápidas como gostamos na maior parte dos jogos, a defesa nestes momentos não costuma comprometer e parece-me que jogadores como Nani e Coentrão vão chegar com a motivação em alta e provavelmente mais frescos fisicamente do que a maior parte dos jogadores presentes no Mundial, acho que vamos ter o melhor destes dois jogadores no Mundial sinceramente. Depois temos o melhor jogador do mundo da atualidade, que decide a qualquer momento um jogo, confesso que não sou o maior fã de Ronaldo a nivel defensivo porque raramente o vejo a correr atrás da bola para a recuperar, por outro lado entendo que Ronaldo precise de maior frescura fisica para os seus sprints e para ter clarividencia na hora de finalizar.
    Com a entrada de Fernando no 11 parece-me que se resolve uma ENORME lacuna que a seleção tinha e que podia ser um obstáculo à nossa possível vitória no Mundial, já que Veloso cumpre, mas para mim nunca foi nem será um 6 pois não tem agressividade, velocidade e capacidade de desarme para isso. A nossa grande lacuna neste momento é claramente a nivel ofensivo, temos o melhor jogador do Mundo a jogar a extremo, poderemos ter um dos melhores extremos do mundo também a jogar no Mundial (se Nani acordar) e temos um 8 (Moutinho) que neste momento seria titular em grande parte das equipas e seleções ( a nivel de seleções na MINHA opinião só na Espanha e talvez na Alemanha não tinha lugar apesar de achar que continuaria a ser uma mais valia para essas seleções), por outro lado falta um grande 10 à seleção (tipo de jogador em vias de extinção, ainda teremos de esperar uns aninhos para ver o que dão Bernardo Silva e Marcos Lopes) e falta um ponta de lança de nível Mundial (também não abundam), se há coisa que me irrita é o tipo de mentalidade dum treinador de jovens em Portugal, quando um jovem tem qualidade técnica acima da média já não pode ser ponta de lança e deslocam-no para extremo ou número 10, quem não se lembra de Domingos Paciência que tinha uma qualidade técnica bem aceitavel e por isso era deslocado inumeras vezes para extremo? Em Portugal os treinadores de jovens têm a mentalidade de que o pinheiro tosco é para ponta de lança e o puto com qualidade técnica é extremo, mais recentemente (corrijam-me se estiver errado e se estiver peço desculpa) temos o caso do Mané que jogava no inicio das camadas jovens a ponta de lança e depois foi deslocado para extremo. Esta é uma das grandes razões porque a Holanda tem Van Persie, Huntelaar, De Jong ou a Espanha tem Torres, Villa, Soldado, (Diego Costa é um caso diferente) e nós temos Almeida e Postigol (vamos ver se Nelson Oliveira e Eder se afirmam finalmente, mas não me parece que tenham ainda assim a qualidade dum Torres ou Van Persie, pelo menos para já)…
    Acredito num 11 do género: Patricio, J.Pereira, Pepe, Alves, Coentrão, Fernando, Moutinho, Meireles, Ronaldo, Nani e Postiga para o Mundial, sinceramente se fosse eu não faria muitas alterações realmente na equipa titular, talvez só Adrien por Meireles se Adrien continuar a evoluir até Junho e se Meireles não subir o seu rendimento (não podemos alterar drasticamente o núcleo duro numa competição como estas, as alterações drásticas a existirem tinham de ter sido no apuramento e jogos particulares).
    Após o Mundial têm de entrar na seleção definitivamente Bruma, William, Adrien e Josué e começar a utilizar uma politica de chamar jogadores que joguem na equipa B ou estejam de outras equipas de forma a pressionar os treinadores das equipas principais a chamarem-nos e utilizarem-nos, falo por exemplo de André Gomes, Bernardo Silva, Esgaio, Ilori (chamar estes jogadores para particulares claro).

    • Barack Obama
      Posted Novembro 26, 2013 at 3:18 pm

      Tudo bem, mas não me parece que jogadores da equipa B tenham qualidade para a seleção nacional, vamos lá meter os pés no chão.

      Cumps,
      BO

    • Zé Meirinho
      Posted Novembro 27, 2013 at 11:57 am

      Não falei em chama-los sem criterio, obviamente que não se iriam chamar coxos mas sim jogadores com potencial…

  • Kev
    Posted Novembro 26, 2013 at 5:29 pm

    O Fernando só quer jogar por Portugal porque não teve lugar no Brasil.
    Só quer jogar por Portugal para poder jogar por alguém e valorizar.
    Ele foi o próprio a dizer que o seu sonho era representar o Brasil.

    Agora que viu que não é chamado já ama o nosso Portugal?

    Desculpem, mas para mim, por estas razões, jamais era chamado.

    O meu 11:

    Rui
    Joao P. – Pepe – Bruno Alves – Coentrao
    Veloso
    Adrien e Moutinho
    Nani e Varela
    CR7 a falso 9, vagabundo na frente, a vir das alas.

    Punha o Bruma a extremo, caso o Nani e o Varela continuem como estão.
    Se o CR7 jogasse a extremo, punha a PL nada mais, nada menos que EDER.

    Abraço

  • Luís Borges
    Posted Novembro 26, 2013 at 6:01 pm

    Os meus seis médios para o Mundial? Fernando, William, Veloso, Moutinho, Meireles e Adrien. Adrien, a continuar nesta forma, era um claro candidato a entrar no onze… O problema é que já vai um bocado tarde, e a ser chamado só mesmo antes do Mundial, é provável que não venha a ter muitos minutos devido à pouco experiência. E isso percebo. Com o Fernando é diferente, trata-se de um jogador que já provou não tremer nos momentos decisivos, bem pelo contrário… Na Europa, pelo Porto, já tem um vasto leque de experiência e nesta seleção era titular de caras! O trio que mais facilmente prespetivo nesta altura é mesmo Fernando, Veloso e Moutinho (Veloso dava claramente aquilo que o Meireles costuma oferecer, menos o facto de não ter tanta capacidade de chegar à área e marcar golos, mas o passe, o posicionamento e o remate estão lá).

  • yyzx
    Posted Novembro 26, 2013 at 6:43 pm

    a mim custa-me ver na selecção, um jogador que sempre disse que não lhe passava sequer pela cabeça representar portugal. mas claro, em portugal a memória é sempre curta e aceita-se tudo

  • RR
    Posted Novembro 26, 2013 at 8:46 pm

    Espanha e França são casos parecidos a Portugal… O que mais me chateia é que toda esta discussão parte toda da falta de jogadores jovens selecionáveis…os clubes só apostam em estrangeiros.. Quanto ao Fernando traz qualidade… Mas também azias… Gostavam de fazer a qualificação e depois vir um outro jogador tirar o lugar no mundial? E ele que tanto queria a seleção brasileira…

  • Bruno Perneta Correia
    Posted Novembro 26, 2013 at 11:23 pm

    Um jogador que sempre disse que queria jogar pela canarinha só pode ser desejado na seleção pelos portitas. Pessoalmente sou contra todo e qualquer estrangeiro na Selecção Nacional Portuguesa. É a selecção dos jogadores portugueses.

    Vão argumentar que os outros também fazem… Os extremistas muçulmanos atiram avioes contra edificios. Vamos todos fazê-lo? Penso que não…

  • Anónimo
    Posted Novembro 27, 2013 at 12:35 am

    sou contra!
    um jogador que já disse querer jogar pela seleção do brasil!

    português de 2º opção!

    português por conveniência!

    bom noite

    rpga

  • Hugo P.
    Posted Novembro 27, 2013 at 2:00 am

    Isto é só poetas… Há leis q arrumam a questão e o resto é chover no molhado. Gostava de ver um cruzamento do Bruma e cabeceamento para o golo solitário da final contra a Espanha e os poetas todos em casa tristes pelo golo ter sido fabricado por estrangeiros! Como disse, há leis na nossa constituição q esclarecem as vossas dúvidas.. N gostam, proponham outras ou… Emigrem!

  • Hugo
    Posted Novembro 27, 2013 at 10:25 am

    alguém me sabe dizer porque é que o Manuel Fernandes não é convocado?

Deixa um comentário