Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Compras? Um avançado, seguramente. Gyökeres? É um dos referenciados… temos capacidade para adquirir por 20 ME, mas não quer dizer que o vou fazer»

Leões têm de chegar a esses valores para acompanhar os rivais? Até agora a contratação mais cara na história do clube foi Paulinho por 13 ME mais Borja. 

Frederico Varandas assumiu que o Sporting vai contratar um avançado. “Compras? Iniciámos esta entrevista a dizer que havia falta de eficácia. Por isso um avançado seguramente. E poderá haver mais entradas cirúrgicas em algumas posições. Gyökeres? Não vou dizer que é mentira, é um dos jogadores referenciados. Os valores falados, 15/20 milhões, isso é consequência da evolução. Contratávamos jogadores de 3 ou 4 milhões de euros, não tínhamos mais condições. Ao longo destes cinco anos fomos crescendo, passamos para 6/7 com partilhas de passe, depois para 10 milhões. Se tivermos de ir para os 20 milhões temos capacidade. Não estou a dizer que o vou fazer, mas temos essa capacidade. O crescimento do Sporting é sustentado, coisas que os nossos rivais fizeram muito bem durante 15 anos, estando a gozar dessa mais-valia”.

35 Comentários

  • Kacal
    Posted Junho 15, 2023 at 8:59 pm

    O #9 é prioritário e diria mesmo fundamental entre o possível sucesso ou não do Sporting na próxima época, pode ser a linha que irá diferenciar tudo.

    Se fosse aos sportinguistas estaria contente e satisfeito, até entusiasmado, em saber que o seu presidente tem o #9 como prioridade e que será seguramente contratado assim como saber que o Gyokeres está referenciado e têm 20 milhões para dar por um avançado. Se o critério acompanhar acredito então que chegue um bom avançado a Alvalade este Verão e isso é uma ótima notícia para os sportinguistas, um alívio!

    Sobre Gyokeres acho que é o alvo ideal em termos de perfil e até dava 20 milhões por ele, mas não sem antes bater o pé e tentar negociar o mais baixo e melhor possível.

    • Pormenor Tatico
      Posted Junho 15, 2023 at 11:22 pm

      Penso exatamente o contrário.
      O ponta de lança é o menor dos problemas do Sporting, seria a minha 2ª posição menos prioritária, depois do redes, o Sporting neste momento, precisa de construir a base, para depois chegar ao telhado, o que infelizmente, não está a acontecer.

      De que interessa ter um bom finalizador, se não tens um meio-campo a 2(outro problema), que segure a equipa, laterais sem capacidade de agredir o adversário, alas com pouca explosão.

      20 m por um PL, a terminar contrato, nórdico, com currículo de Championship, que é sempre uma liga mais aberta, o jogador parece interessante a nível físico, finaliza bem, mas é preciso vê-lo em espaços curtos, mostra a falta de projeto da atual direção.

      Não temos 1 jogador no meio, que dê garantias para o sistema de Amorim, já perdi as esperanças neste Sporting, sempre a cair infelizmente.

      • Vergueiro
        Posted Junho 16, 2023 at 11:23 am

        Sim o Meio Campo é onde tudo se decide e este ano fomos muito penalizados pela falta de capacidade que um meio campo a 2 oferece, ainda assim muito disfarçada pela “stamina” que o Ugarte e Tanaka apresentam, mas faltou claramente ali um elemento que pegasse na bola furasse pelo meio e soubesse finalizar. O Matheus Nunes não finalizava muito mas a sua capacidade de progredir com bola criava desequilíbrios. Sem um jogador destes fica muito difícil jogar apenas com 2 médios contra equipas que jogam com 3, 4 ou 5 médios. E o Pote não tem stamina para fazer de “Adrien” ou “Matheus”. E para o Daniel Bragança ser solução tenho dúvidas que Tanaka possa ser o Médio Defensivo. Não vejo nem o Daniel nem o Tanaka como médios defensivos.
        Ou seja um meio campo a 3 com Daniel+Tanaka+Um trinco, parece-me muito bem. Um meio campo só com o Daniel e Tanaka parece-me muito soft.

        • DICAS
          Posted Junho 16, 2023 at 12:26 pm

          Eu continua a achar que o Bragança a “extremo” cerebral tipo João Mário ia ser um sucesso.

          O homem tem tudo para que variar entre 3 rd médio e forward interior.
          Capacidade de passe, decisão, remate, qualidade em espaços curtos … Enfim

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 16, 2023 at 2:22 pm

      Um alívio?

  • Tiago Silva
    Posted Junho 15, 2023 at 9:33 pm

    Eu diria um 9 e um sucessor do Ugarte têm que ser as prioridades e terão talvez que gastar bem aqui. De resto serão uns retoques se houver capacidade financeira para tal.

    Por outro lado não estou a ver o Sporting a gastar logo 20M num só jogador. Não terão a Champions e isso poderá afetar muito, até mesmo para manter a equipa atual.

  • El Bandido
    Posted Junho 15, 2023 at 9:54 pm

    Inevitável. O Porto está completamente falido, vende pior que o Sporting e vai buscar Carmos desta vida por 20 milhões para os deixar no banco. Nos 18 jogadores mais bem pagos da 1a liga, o Sporting tem 1 (trincão), e nem sequer paga a totalidade do salário do jogador… É evidente que a continuar assim será muito difícil competir…

    • Hirok "The Truth"
      Posted Junho 16, 2023 at 9:14 am

      O Porto está falido, mas nos clubes grandes isso vale de 0, nada que uma compra de miúdos pelo Portimonense não resolva a questão dos 50M até 30 de Junho..
      Portanto sim o Sporting tem de investir esses valores, nunca irá fechar, é um clube com demasiados associados para acontecer algo assim..

  • DICAS
    Posted Junho 15, 2023 at 10:51 pm

    9 e 6 são as prios

    Bom saber que a direção também as identificou

    • Nickles
      Posted Junho 16, 2023 at 9:14 am

      E um guarda-redes?

      • DICAS
        Posted Junho 16, 2023 at 9:37 am

        Sim idealmente mais um GK, Ala direito titularissimo e jovem num nível secundário

        E outro avançado/extremo mais potente e físico e um outro médio de progressão num nível terceiro nível de importância.

        Mas as prios são 6 e 9 depois e que podemos olhar para o resto.

      • DICAS
        Posted Junho 16, 2023 at 9:38 am

        Se bem que para GK acho mesmo que o Israel vai engatar na pré época. O gajo é bom.

  • Pormenor Tatico
    Posted Junho 15, 2023 at 11:09 pm

    Um ponta de lança, faz falta?

    Claro que sim, por mim até vinham 2, pois temos que começar a jogar mais vezes em 4-4-2, que é o sistema que melhor funciona aqui, vejam o Braga esta época.

    O sistema de 3 pode trazer mais equilíbrio, mas falámos da nossa liga, que é das mais desequilibradas abaixo do top 4, talvez a pior a nível europeu, em que as equipas apenas tentam defender, portanto, faz mais sentido, ter uma postura mais ofensiva e meter mais gente na área, duvido é que o Amorim vá usar o 4-4-2 continuamente, o que será mau para o Sporting.

    Quanto ao resto, 0 expetativas, quando há lacunas muito mais importantes que um atacante, como o meio-campo, que já era fraquíssimo e sem opções, sem Ugarte, ainda pior, e laterais, especialmente na direita, falar-se em 20 M por um ponta, em final de contrato, duma liga bem mais aberta, que a nossa, dum jogador nórdico, mostra bem a falta de desnorte desta direção.

    Depois, dizem que não há dinheiro, só num ano foram 200 M, algo que nunca aconteceu no Sporting, o problema é que os bons jogadores da formação foram, a reposição é cada vez pior, dá em plantéis medíocres como o desta época.

    Não chegam 2 ou 3 jogadores, o meio-campo preocupa-me imenso, é a posição mais importante duma equipa, viu-se bem esta época a diferença física sem Palhinha ou Matheus, só Ugarte tinha capacidade a 2 e foi vendido…

    Faltam 2 médios e falam só do trinco, aqueles 2 anos de Amorim foram bons, aproveitou-se bem a prata da casa, com 3,4 contratações interessantes, mas desde ai, é só más decisões, parece que o Sporting morreu desde aí.

    • DICAS
      Posted Junho 16, 2023 at 7:31 am

      Tu deves ser daquele grupito que amou quando o DJ Bruno foi corrido só pode …

      O Sporting dominou quase todos os jogos mesmo em jogos grandes nunca fomos encostados o jogo todo. Como é óbvio Ugarte tem muita importância nesse domínio mas batem a cláusula nada a fazer. É preciso reforçar o meio campo … Mas não ver que o grande problema era que jogo após jogo criavamos 20 oportunidades e conseguiamos 1 golo é de loucos…

      Claro que o grande problema do Sporting foi a finalização e para isso precisamos de um PL que marque … Simples

    • MAVJ
      Posted Junho 16, 2023 at 7:32 am

      Não consigo perceber a tua lógica sobre a tática de 3 centrais, se olharmos com olhos de ver para a tática que usamos não é de todo uma tática defensiva, pelo contrário. Numa situação de ataque consegues ter sempre mais homens na frente do que terias provavelmente num 4-4-2. Quando atacas, os alas são extremos, os extremos vem sempre para dentro e ai ficas com os 2 extremos + o ponta na frente, um dos médios entra na área, outro fica na entrada ou seja atacas com 7 homens. Esta época o Sporting jogou um bom futebol na maior parte dos jogos, existiu um problema critico que foi o avançado. Relativamente ao meio campo, concordo que precisamos de um 6 ( Essugo não me parece ainda pronto ) mas acredito que Morita pode ser claramente titular nesta equipa. Quero acreditar que o Bragança venha a 100 % da lesão e que seja uma peça fundamental neste Sporting, pelo menos, tem qualidade para isso. A outra questão que me mete um bocado de confusão é esta do Avançado. O ano passado choviam criticas (Justas) que o Sporting não tinha avançado e que precisava de investir forte neste mercado, agora que o estão a fazer existem criticas que é muito dinheiro, não consigo entender. A verdade é que se fizermos uma avaliação das contratações nestes últimos 3 anos, Amorim acertou muito mais do que errou. SL

      • DICAS
        Posted Junho 16, 2023 at 9:34 am

        Não concordo que o Amorim acertou mais do que errou… Muito pelo contrário.

        Quem trouxe os melhores jogadores não foi Amorim foi mesmo a direção.

        Amorim já admitiu várias vezes que nomes de jogadores chegaram aos seus ouvidos pela equipa do Viana.

        Os que Amorim fez mesmo forcing foi Esgaio, Paulinho e trincao, claramente. Outros que acho que também teve influência foram Ugarte e Morita. Como é óbvio, ele acabou por aprovar todos os reforços senão não vinham (direção já foi clara que só se o treinador concordar e que vêem). Mas vê-se nas oportunidades que ele dá a certos jogadores que não justificam, que foram aposta directa dele ( os três primeiros que referi).

        • MAVJ
          Posted Junho 16, 2023 at 12:42 pm

          Obviamente que não são só escolhas do Amorim, mas vamos ver, por isso é que existe o trabalho de Scouting. Chegam nomes á mesa da direção e equipa técnica e escolhe-se os alvos a contratar. Entendo o que estás a dizer desses 3 nomes mas eu entendo a força que se fez pelos 3 na altura. O Esgaio era um titular claro do Braga ( e penso que um dos capitães, não tenho a certeza), formado no Sporting, veio para ficar atrás do Porro por 5,5 milhões, não acho que na altura tenha sido um mau negócio. simplesmente as coisas não correram bem mas felizmente neste segunda metade da época esteve bem melhor, claro que não tem qualidade para ser titular neste Sporting em que os alas que precisamos tem que ter outras características, no entanto parece-me bom para ficar na segunda linha. O Trincão não engana, tem qualidade é um ótimo jogador que fez a época da vida dele com Ruben Amorim, precisa de melhorar alguns aspetos mas acredito que ainda vá dar o salto. E o Paulinho não há muito a dizer, enquanto estava no Braga foi á seleção, marcava de qualquer jeito e chega ao Sporting e a bola bate na barra, vai para fora.. é um jogador que nos primeiros tempos foi importante na forma de jogar do Sporting mesmo sem marcar golos mas neste momento perdeu influência, acredito que também com as criticas, com o facto de a bola não entrar em cada jogo seja pior e que infelizmente não tenha um futuro muito risonho por Alvalade. Espero estar enganado.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Junho 16, 2023 at 9:12 am

      Brincadeira tem hora limite.. nunca se esqueçam deste “ditado popular”

    • Vergueiro
      Posted Junho 16, 2023 at 11:08 am

      Também não vejo com bons olhos a compra de um jogador por 20 milhões. Não aprenderam nada com o Ugarte e o Pote? É verdade que no final custam muitos milhões, mas é preferível o SCP investir 5/6 M€ por parte do passe com possibilidade de adquirir os restantes se o jogador vingar. Eu prefiro ver um Famalicão a receber no final 12M€ porque o jogador valorizou e vamos vender por 60M do que arriscar a pagar logo 20M€ sem garantias que o jogador resulte. E se não resultar? Numa época que vamos ficar privados de 20M€ à cabeça (Liga dos Campeões) não parece responsável investir à maluca e depois em janeiro vendermos a preço de saldo para equilibrar as contas.
      Sejamos claros, a equipa necessita de 1 ou 2 médios defensivos (não vejo o Essugo como solução). Necessita de um defesa direito. Um central (no caso de não quererem ficar com o Marsá que me parece um bom jogador.
      Ou seja, necessitamos de pelo menos 4 jogadores de qualidade acima da média (não estratosféricos) Se gastarmos 20 M€ no avançado vamos gastar quanto nestes 4? 5M€ cada um?
      Façam o favor de apresentar 5M€ por 50% do Navarro com possibilidade de comprar + 50% por 5M€. Ou proponham ao Vizela uma taxa de empréstimo de 1,5M€ com opção de compra por 6M€ pelo Milutin Osmajic que parece ser um bom jogador. O Makouta do Boavista,um médio centro possante. O Leonardo Lello seria uma boa alternativa ao Nuno Santos, bom defesa esquerdo. O Ivan Jaime, bom médio ofensivo. O Tiago Santos que até temos 50% do passe revelou-se um bom defesa direito. Bruma, bom jogador, maduro. Há muitas opções no campeonato que não sendo fora de séria seriam apostas de menor risco, do que empenhar 20M€ num só jogador.

      • Miguel Lopes
        Posted Junho 16, 2023 at 8:17 pm

        Esclarecer alguns pontos:

        • Apenas temos 10% do Tiago Santos (40% trocados por uma percentagem do passe do Arthur). Mas por mim, voltava.
        • Osmajic não é do Vizela, mas sim do Cádiz. O Vizela tinha opção de 1.5M€ e não foi acionada. Jogador de contra-ataque.
        • O Navarro já está comprado pelo Porto…. Está apalavrado e os presidentes destes clubes têm um medo de roer a corda ao Pintinho. Tenho imensa pena de perdermos este.
        • Bruma já foi…. 6,5M€ para o Braga
        • O Makouta seria muito interessante. Podias acrescentar o Sylla do Arouca.
        • Ivan Jaime tratava já do assunto.
    • Stravinsky
      Posted Junho 16, 2023 at 11:36 am

      É genial ler este comentário e ler os teus comentários na pre-época em que dizias que o Sporting tinha o melhor plantel e que íamos ser campeões facilmente.

      Haja bonecos.

  • Mantorras
    Posted Junho 16, 2023 at 10:05 am

    PL – a prioridade.

    DD – Porro saiu e Bellerin nao fica… e obvio que vira alguem.

    MC – Sai Ugarte, saiu Palhinha e saiu Matheus… a meu ver ate fazem falta 2. Essugo sera o substituto directo de Ugarte? Ja tem capacidade para isso? Estar em todo lado, ser taticamente irrepreensivel e bom com bola? Braganca esta pronto para voltar? Sotiris, Mateus e Tanlongo, contam? Para entrar de caras ou “irem crescendo”? Nao sei se nao era importante emprestar alguns e contratar bem. Morita e outro, para mim, e curto. O Sporting nao e um clube “qualquer” para andar a experimentar a ver se cola.

    GR – para mim obrigatorio, ja o disse aqui quando jogaram com o Benfica que o Adan jogar ou nao era igual ao litro e mantenho. Meteu o Sporting fora da champions e da liga europa com erros individuais. Esta fora do prazo.

    Tentaria tambem mais um extremo com golo, ou entao um ala esquerdo para libertar o Nuno.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 16, 2023 at 2:18 pm

      Meteu o Sporting fora da Champions e da Liga Europa mas também o meteu dentro. Se erros individuais tiram uma equipa de uma competições, ações individuais também põe.

      Não vem nenhum GR. Será Adan.

      • Dr. Esgaio
        Posted Junho 16, 2023 at 4:33 pm

        É verdade o que dizes, mas esta época foram mesmo muitos erros, não me lembro de um GR comprometer tanto no Sporting como o Adan comprometeu esta época (aliás, exemplificando, o jogo com o Marselha foi mesmo o pior que me lembro de ver de um GR, e ele só jogou 20 minutos) .Agradeço tudo aquilo que ele nos deu, na época do título foi importantíssimo, e na época passada cumpriu, mas esta época já demonstra o declínio dele, e a tendência será a de piorar. O Israel tem um jogo de pés interessante, mas em tudo o resto não me parece nada de especial, ainda tem muitas debilidades nos posicionamentos e saídas, e ainda treme bastante, oxalá esteja enganado mas não auguro bom futuro nesta posição, também porque pela mensagem que passa da estrutura, e tal como disseste, não virá nenhum GR

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 17, 2023 at 3:03 pm

          Eu sou 100% a favor de uma renovação na baliza. Irrita-me é por-se a culpa toda num jogador.

          • Dr. Esgaio
            Posted Junho 17, 2023 at 4:18 pm

            Claro que a culpa não é toda dele, e não disse com essa intenção nem o Mantorras penso eu, quem me dera que a culpa fosse só dele que assim a situação era fácil de resolver, a questão é que ele sim, é um dos culpados desta época, tal como foi um dos pilares da época do título. Também acredito que seja esta a tua convicção…
            O que me preocupa é que pelo menos do que passa, é que não existe grande preocupação com a questão do GR pela equipa técnica e estrutura, o que acho mal porque acho que esta época do Adan não vai ser a exceção, mas sim a regra devido a um declínio natural devido a idade. E honestamente, tal como disse e do que vi do Israel, não tenho muita confiança nele devido ao que enunciei em cima… mas lá está, que esteja enganado ? eu só quero mesmo que na estrutura tenham alguma consciência que, tal como aconteceu noutras posições, a posição de GR teve alguns problemas a época passada, pelo que algum sinal (negativo) que possa ocorrer neste início de época deve alertar que pode ser necessário mudar alguma coisa

  • AngeloGJ
    Posted Junho 16, 2023 at 10:53 am

    Nao acho que o Sporting seja “obrigado” a gastar 20M por um avancado, Gyokeres dos avancados acessiveis/com qualidade e que encaixam nas ideias do Amorim é um dos melhores sem duvida mas ha outros igualmente interessantes e que talvez nao obriguem a valores tao elevados(Joel Piroe, Dovbyk ou Taty Castellanos por exemplo), mas tudo depende da “vontade” e sabe-se que quando o Ruben Amorim quer e insiste por norma tem o que quer.

    Quanto as restantes posicoes, pessoalmente estou curioso para ver como o Sporting se vai reforcar tendo em conta que nao ha champions league, pode ser que o Varandas esteja a ser verdadeiro e só sai mesmo Ugarte do nucleo duro, mas se assim for jogadores como Chermiti ou Fatawu devem ser vendidos.

    Como eu faria este Sporting:

    GR: Adan e Israel
    DD: Sugawara ou Khelven e Esgaio
    DE: Nuno Santos e Matheus Reis
    DC: St. Juste, Inacio, Diomandé, Coates e Neto
    Medios: Alan Varela ou Chotard, Morita, Andy Diouf ou Cifuentes e Braganca
    Extremos: Pote, Edwards, Trincao e Ivan Jaime
    AC: Gyokeres ou Joel Piroe e Paulinho

    • DICAS
      Posted Junho 16, 2023 at 12:19 pm

      Incluía nesse lot o avançado Artem Dovbyk.

      Acho que seria igual ou até melhor aposta que Gyokeres

    • Miguel Lopes
      Posted Junho 16, 2023 at 8:55 pm

      Nos avançados, além do Gyokeres, acrescentava o Ben Bereton do Blackburn a custo zero.
      A DD, gostava do Tiago Santos e o Sugawara.
      A DE, o Matheus prefiro-o a central e contratava o Lelo
      Nos médios, ia buscar o Guga e o Alan Varela para MD e o Morita, Bragança e Pote
      Nos extremos, acrescentava além do Ivan Jaime, o Fatawu, o Tiago Ferreira, Afonso Moreira

  • Fireball
    Posted Junho 16, 2023 at 12:22 pm

    Estoirar 20 milhões num PL quando o PL titular já custou perto disso, são 35-40M para 2 jogadores numa posição, e depois o médio defensivo é o Essugo que não mostrou nada ainda. Ou melhor, mostrou que é mau. E o lateral é o Esgaio.

    Parece-me um risco enorme. Claro que o Sporting irá contratar alguém para o meio, mas se eu fosse sportinguista preferia mil vezes gastar 20M num médio e 5 num avançado que o oposto.

    • DICAS
      Posted Junho 16, 2023 at 1:28 pm

      É mais fácil encontrar e comprar um médio bom e barato que um avançado que realmente faça golos e barato …

      Ugarte e Morita provam isso.

      Avançados letais ha pouquíssimos. E os que existem são caros.

      Mas percebo o teu ponto e iria concordar noutra época qualquer mas é absolutamente impensável para mim não corrigirmos o maior problema do plantel… A primeira alternativa a 9 ser o Paulinho.

    • Artur Trindade
      Posted Junho 16, 2023 at 2:44 pm

      O médio defensivo, é obviamente prioritário, até porque o Chermiti já provou ser opção mais válida, ao dia de hoje que o Essugo ou Tanlongo.
      Acresce que apenas existe Morita com provas dadas no futebol sénior, e Bragança que será incógnita, para lá de não “poder” jogar em dupla com Morita.
      Pode haver a surpresa do Mateus Fernandes crescer aceleradamente na pré-época, e ganharmos uma opção ao 11, veremos, mas falta sempre um 6 mais declarado.

      Em qualquer caso, PL é quase tão prioritário, mas para arranjar um médio de qualidade, 8/10M, enquanto um AVA, 15/20M.

  • Neville Longbottom
    Posted Junho 16, 2023 at 2:27 pm

    Pode chegar um avançado mas vejo isto como uma desilusão para muita gente, o Sporting não vai jogar melhor nem ter melhores resultados por causa disso. Duvido que os nomes falados garantam sucesso, o Sporting tem mais problemas para além do 9. Mas pronto, pode ser que apareça outro Slimani.

    De resto, é uma época em que o Sporting já tem reservado o 4° lugar na cabeça de toda a gente tal como tinha em 2020/2021, estamos bem melhor financeiramente desta vez mas não temos uma fornada de jovens com capacidade para assumir no imediato.

    Espero um mercado do Sporting parado e tranquilo, longe dos holofotes. Trabalhamos melhor assim.

    SL

  • Knoxville
    Posted Junho 16, 2023 at 4:27 pm

    Precisamos de um lateral direito, dois médios (ou um se Tanlongo correspondesse) e um ponta de lança. Mas todos para entrar direto no XI, ora estando o Sporting carenciado destas posições e tendo em conta que ainda estamos a recuperar financeiramente de muita azelhice (ou má fé) do passado acho muito arriscado investir 20M num só jogador neste momento. É meter o scouting a trabalhar

Deixa um comentário