Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conceição vai ficar na história como o treinador que perdeu um campeonato para o Benfica com 7 pontos de avanço e duas Taças para o Sporting

Prometeu muito, mas a temporada do FC Porto acaba em absoluta desilusão. O conjunto azul e branco, que em Janeiro liderava confortavelmente o campeonato e estava vivo nas restantes três frentes, deitou tudo a perder na recta final, perdendo, no espaço de meses, duas finais para o Sporting e a Liga para o Benfica – esta última, após dispor de uma vantagem de 7 pontos para os encarnados.

Como em tudo, reduzir os decepcionantes resultados dos “Dragões” a um só nome inclui um grau razoável de injustiça, mas, do mesmo modo que Sérgio Conceição foi o grande obreiro do título da época passada, que colocou fim a uma seca de 4 anos, também foi o responsável máximo pelo falhanço desta. Além do nível futebolístico raramente ter agradado (algo que já vem desde 2018), cometeu erros de abordagem graves (quer ao mercado – um aspecto que tarda em melhorar – quer na gestão dos jogadores), que em última instância condenaram aquele que tinha tudo para ser um ano de ouro, num ano de desastre.

Em primeiro lugar, SC não soube potenciar um plantel com muitas e variadas opções. É um mito vastamente difundido que os “Dragões” encaravam esta temporada com um elenco cheio de jogadores sem qualidade técnica, mas uma equipa que termina o campeonato com Óliver e Brahimi no banco (além de Adrián López na bancada) está longe de ser “fraca”. Além do mais, seguindo essa lógica, as culpas pela má construção do plantel – “fraco” – cabem, senão na totalidade, pelo menos em grande medida ao treinador, que desvalorizou os reforços estivais Mbemba, Jorge e Bazoer e o de Inverno Loum, que apesar de ter obrigado a um investimento de 7 Milhões de Euros nunca entrou nas contas.

Aliás, olhando a fundo o plantel portista, rapidamente nos apercebemos que só um jogador evoluiu exponencialmente sob a orientação de Sérgio Conceição: Marega. De resto, as principais figuras deste FC Porto (Telles, Militão, Danilo, Herrera, Brahimi, Corona) já haviam demonstrado valor anteriormente, enquanto, relativamente a outros elementos, fica a sensação que estão a perder tempo no Dragão (Óliver segue sem justificar o investimento; os jovens que venceram a UEFA Youth Cup nem para segunda opção contam; o próprio Soares parecia muito mais perigoso com Nuno).

Muitos, para obliterar a temporada insuficiente do FC Porto, recorrerão à sorte, ao típico “e se…”, esquecendo-se que, antes do “se”, haveria outro “se”. Os azuis e brancos perderam duas finais nos penáltis, algo obviamente infeliz, mas até poderiam não ter chegado a essa decisão, se o Benfica tivesse aproveitado as oportunidades de golo criadas (nas meias-finais da Taça da Liga) e se o Sporting não tivesse sofrido o golo do empate aos 120′ (no Jamor); no futebol pode-se invocar a sorte uma vez, mas quando tal é feito sempre que é necessário justificar um fracasso (e já se tornou recorrente para SC, que encontra razões em tudo – menos em casa – para justificar lapsos pessoais) perde todo o valor.

António Hess

António Hess
Author: António Hess

43 Comentários

  • Marcos
    Posted Maio 26, 2019 at 7:36 pm

    Não sou o comentador mais assíduo no blog, mas se calhar há alguns users que lêem o que comento e desde dezembro de 2017 que não quero SC no FC Porto. Treinador medíocre, com abordagem ridícula ao mercado e que mexe SUPER tarde no jogo. Além disso, se cria um “fetiche”, seja para meter alguém a jogar, ou no banco, nunca mais muda.

    Sou também aquele user que diz que Óliver é o melhor do campeonato (no seu pico, a jogar regularmente). E penso que a insistência num 442 mostrou que tenho razão. O Porto em 433 e com Óliver como 3º médio, sem estar a defender tanto, era muito melhor. Apesar de que o espanhol melhorou muito nesse capítulo, recuperando muitas bolas, pressionando muito, mas pode fazer um jogaço que salta para o banco.

    Mais uma vez digo, penso que o tempo me deu razão, e várias das respostas que recebi deveriam ser engraçadas de se ler agora. “Esta é uma época à Porto”, disse o Conceição. Não, não é. Não duvido do portismo dele, por isso mesmo é que deve sair. Que abrace o projeto Marselha. Tragam AVB de volta.

    • Duarte12
      Posted Maio 26, 2019 at 7:56 pm

      Parei de ler quando disseste que o Oliver é o melhor do campeonato….

    • Nunop
      Posted Maio 26, 2019 at 8:15 pm

      Por muito que o Oliver possa jogar e fazer jogar e acredita que sou um grande fã do espanhol e gostava muito de o ter no Benfica, não podes falar a sério quando dizes que é o melhor do campeonato quando o Bruno Fernandes marca 33 golos numa época sendo médio centro e o Pizzi faz 13 golos e 19 assistências só no campeonato

      • Marcos
        Posted Maio 26, 2019 at 8:35 pm

        Muitas vezes defendem aqui, não digo que seja o teu caso, que o futebol não é só números. E não é. Dando um exemplo, o meu jogador favorito de sempre é Dennis Bergkamp. Tinha bons números? Sim, jeitosos, mas nada por aí além. Mas a maneira de pensar o jogo, o que jogava, a classe… Fenomenal. E Óliver se fosse bem aproveitado podia ser um jogador diferenciado, basta lembrar a 1ª época com Lopetegui – não teve números estrondosos, mas para um jogador de 20 anos (se não estou em erro) foram muito bons… E jogava e fazia jogar que era uma coisa maluca.

    • GuGu
      Posted Maio 26, 2019 at 8:22 pm

      Não creio que o SC seja um treinador assim tão medíocre.
      Relembrando que SC herdou uma situação complicada no Porto e mesmo assim conseguiu ser campeão, conseguindo potencializar vários jogadores que tinham chegado de empréstimo…
      Um dos problemas, na minha opinião, é que ele teve de se adaptar às opções que tinha, lembrando que o Porto não foi ao mercado quando ele chegou, para isso teve que ajustar a equipa a este modelo de jogo, que prejudica jogadores como o Oliver, a verdade é que este modelo resultou na primeira temporada… Mas vale apena ressaltar que tanto o Benfica como o Sporting não estavam no seu melhor… Este ano voltou apostar no mesmo modelo e foi o que se viu.
      O Porto precisa de rever o seu modelo de jogo, principalmente se perder Marega, e o 4-3-3 pode ser a melhor opção.
      Depois á ainda o caráter…

      • Marcos
        Posted Maio 26, 2019 at 8:34 pm

        Eu falo no global. Juntando a tática, com abordagem de mercado, comunicação (para a CS, pelo menos, dentro do plantel parece ter as pedras base do seu lado). Muitos episódios infelizes – não cumprimenta adversários, talvez os mais vistosos e anti-desportistas. Chamou RV de boneco… E se calhar não é tão diferente dele assim.

        Na época passada teve todo o mérito. Adaptou-se ao que tinha e o 442 resultou. Mas os treinadores adversários não são burros, e tem de existir um plano B. Não o quis fazer, ficou mais perto da derrota, que aconteceu. Perder com 7 pontos de vantagem e 2 finais… É demasiado mau. Para quem, há mês e meio, disse que isto era uma época à Porto…

        • Apessoa
          Posted Maio 27, 2019 at 8:44 am

          Recuperado da Azia do fim de semana, vou conseguir comentar mais a frio.
          O Porto tem um banco miserável. O único que (para mim) é solução e não tem lugar é o Oliver. Talvez num meio campo a 3 para o ano tenha lugar. O Marega espero que seja vendido, o Brahimi no meu entender devia ter saído o ano passado, notou-se uma clara quebra esta época. Tanto de Motivação como fisicamente, desleixou-se tendo ficado no banco em muitos jogos, onde o Porto precisava dele. Hernani, Maxi, Adrian, não são soluções, infelizmente, e Fernando Andrade é o que é… Prefira O Gonçalo como disse anteriormente num comentário.
          Para o ano com algumas vendas, fala-se do Filipe e do Marega, perdendo o Casillas, Herrera e Brahimi e o Militão, vai mais de metade da equipa embora, no mínimo, por isso acho que é apostar nos Diogos, tem de fazer parte do plantel, é o minimo, Diogo Costa, Diogo Leite e Queiros e o Romário, pelo menos esses. Aproveitar o Galeno que está emprestado, e ir buscar uma ou outra contratação forte, onde não se tenha duvidas na qualidade.
          Foi uma época do “SE” ou “Quase”, o Porto fez a espaços bons jogos, futebol asfixiante por vezes, mas falta qualidade, falta futebol nesta equipa do Porto, detesto perder, mas se é para perder, que seja como nesta final da Taça, onde faltou finalização para ganhar, falhou “se” calhar um jogador com mais qualidade técnica para marcar uma das muitas oportunidades que o Porto teve.
          O futebol musculado do Porto provavelmente acabou esta época, agora se calhar temos de misturar as duas componentes, músculo e técnica. Foi uma grande época de bola. Estivemos nas decisões, temos é de ganha-las.
          Agora que venha a final da Champions e a Liga das Nações.

    • Mantorras
      Posted Maio 27, 2019 at 12:52 am

      O Oliver vale mais do que jogar quase nunca, bem aproveitado pode jogar muito e bem, mas está longe de ser de topo. Ele é muito bom a jogar para o lado, é demasiado mediano em tudo o que faz para ser diferenciado. Repito, é bem melhor do que tem sido extraído dele, mas ele está longe de BF, Pizzi (que eu detesto ver a MC pela incapacidade defensiva e mania que é vedeta e não precisa de correr), mas qualquer um destes desiquilibra muito mais o jogo ofensivamente do que Oliver. Até Gabriel me parece superior, embora tenha jogado pouco… isto para falar apenas de médios centro (Rafa, Félix, Jonas sem lesões, Mathieu, Militao, Grimaldo, Teles… considero qualquer um destes superior, na sua respectiva posição relativamente ao Oliver).

  • Dca
    Posted Maio 26, 2019 at 7:45 pm

    Só não concordo com um ponto. Podia não ter chegado às decisões de penalti? Sim. Mas em ambas as finais foi superior (nesta da Taça claramente). Seria injusto não lá chegar, pelo menos.

  • Lapin
    Posted Maio 26, 2019 at 7:46 pm

    Concordo com grande parte das afirmações deste texto, nomeadamente, que SC é o principal responsável pela má época do FCPorto. Contudo, não posso concordar que tenha “muitas e variadas opções”. Aliás, até tem opções. Não são é de qualidade. Acabamos em Roma com Hernâni, Adrian Lopez e Fernando Andrade na frente. Não concordo com certas posturas de SC mas há que dar mérito ao homem. Fez do FC Porto uma equipa competitiva com estes jogadores. Imaginem se lhe dessem Hulk, Falcão, James, etc

    • Marcos
      Posted Maio 26, 2019 at 8:05 pm

      Fernando Andrade 1,5 milhões. Waris 5,25 milhões. Loum 7,5 milhões.
      Galeno emprestado (e bem, mas entre ele e Fernando, Waris, Hernani, mais valia ter o miúdo a somar todos esses minutos)… Uma hipótese. Loum não jogou praticamente, e emprestamos Sérgio Oliveira, vá-se lá perceber porquê… Decisões bem duvidosas

      • Lapin
        Posted Maio 26, 2019 at 9:22 pm

        Percebo a sua visão mas com 1,5M€ é difícil de encontrar um jogador feito que entre de caras no FCPorto. Basta ver o valor que vendemos os jogadores últimamente. Se queremos qualidade semelhante, não é com 1,5M€ que encontramos uma solução.
        Agora se me disser que SC deveria apostar mais nos jovens, totalmente de acordo.

        • Marcos
          Posted Maio 26, 2019 at 10:24 pm

          É verdade, o Fernando Andrade ainda marcou uns golos… Por 1,5 milhões não arranjamos nada que seja para 11 titular, tem razão. E digo que devemos apostar mais nos jovens, estou de acordo também. Diogo Costa, Diogo Queirós, Diogo Leite, Romário Baró, Galeno. (Fábio Silva, Tomás Esteves, Francisco Meixedo, Francisco Conceição e Fábio Vieira na B, pelo menos).

    • Kostadinov
      Posted Maio 26, 2019 at 9:03 pm

      Jorge, Bazoer, Mbemba, Loum. Por uma razão ou por outra nenhum deles rendeu. Óliver e Adrián López continuamente desaproveitados. O próprio Galeno erradamente recambiado, já que quem ficou ou entretanto chegou era claramente pior como refere o Marcos. Sou o primeiro a dizer que esta frente atacante do Porto é do mais fraco que se tem visto nas últimas décadas, mas não podemos achar que o plantel é constituído por cepos. Qualidade técnica existe, o problema é que o actual treinador do Porto parece ter um problema sério com quem a tem. ‘Tens capado? Anda pró XI! Ui, que é isso? Bom toque de bola? Se calhar é melhor procurares outro poiso.’ E além disso, mesmo aqueles que têm boa qualidade técnica e continuam a ser aposta naturalmente têm mais dificuldade em impôr o seu estilo na filosofia de jogo do SC.

      • Lapin
        Posted Maio 26, 2019 at 9:28 pm

        Mas há que ver que esses nomes que enumerou também não renderam em clubes passados.
        Comparitivamente com planteis de épocas passadas, na minha opinião, só perde para o FCPorto de Paulo Fonseca.
        Mas concordo que Oliver e Adrian Lopez têm que jogar mais.
        E sim, o Porto tem jogadores bons noutras zonas do terreno. Daí ser a defesa menos batida do campeonato. E aí, mérito a SC

        • Kostadinov
          Posted Maio 26, 2019 at 10:56 pm

          Sim, é como disse num post de ontem creio, o Porto é possivelmente a melhor equipa em Portugal a anular os adversários, e claro que tem de se dar mérito a SC por tal feito. Mas apenas isso, sendo que o processo ofensivo é pior que sofrível, é demasiadamente curto para uma equipa como o Porto.

  • Messi 1906
    Posted Maio 26, 2019 at 8:01 pm

    Naturalmente, tendo em conta toda a sua falta de educação e postura, não aprecio, de todo, Sérgio Conceição.

    No entanto, acho que temos de nos abstrair daquilo que são os nossos gostos nas avaliações que fazemos.

    Nem Sérgio Conceição é tão bom como o pintavam no final do ano passado, nem tão mau como fazem dele agora.

    De qualquer das formas, pelo seu caráter conflituoso e constantes atitudes néscias e ignóbeis, espero que, para bem do futebol português, saia do Porto. Para arranjar confusão já chegam os “comentadores” e dirigentes, não precisamos de um treinador a incentivar o ódio entre rivais.

  • N.S.
    Posted Maio 26, 2019 at 8:34 pm

    Fazendo um pouco de futurologia e uma análise (nada) rigorosa quanto aos titulos do Porto:

    Maio/Agosto 2013: Campeão Nacional / Vencedor da Supertaça
    — cinco anos sem titulos–
    Maio/Agosto 2018: Campeão Nacional / Vencedor da Supertaça
    — cinco anos depois sem titulos–
    Maio/Agosto 2023: Campeão Nacional / Vencedor da Supertaça ???

  • Estigarribia
    Posted Maio 26, 2019 at 8:45 pm

    Bom texto, António Hess. O ciclo de Sérgio Conceição já chegou ao fim no FC Porto e só Pinto da Costa é que ainda não viu. São mais os adeptos que não querem o SC como treinador do que aqueles que querem que continue. Treinador “arruaceiros” como Sérgio Conceição não fazem falta ao futebol. Ontem deixou Frederico Varandas de mão estendida, no FC Porto – Benfica deixou João Félix também de mão estendida e quando perde revela que não sabe perder e que quem ganha nunca é um justo vencedor, baseando-se nos “ses”. Como diria Marco Aurélio, antigo capitão do Sporting, «o se é um grande avançado mas não marca golos».

    O FC Porto, como grande clube português que é, tem de ter um treinador com classe, educado, que saiba pôr a equipa a jogar futebol de qualidade e que não seja incendiário. André Villas-Boas ou Nuno Espírito Santo seriam boas opções para regressarem e voltarem a pôr o FC Porto a jogar com qualidade. E depois acho que o reinado de Pinto da Costa está a chegar ao fim e parece-me que não há nenhum sucessor que possa candidatar-se. Vítor Baía talvez? Deixo o desafio aos adeptos do FC Porto.

    Saudações Leoninas

    • FCPenta
      Posted Maio 26, 2019 at 9:38 pm

      Vítor Baía?

      Compreendo que a ideia seja mandar para baixo o FC Porto mas não é preciso tanto.

      Quando PdC abdicar, haverão muito e bons candidatos para a presidência do clube, com outras ideias para o mesmo. Também haverão abutres, mas cabe aos sócios virar a página e saber quem será melhor.

      Falar em NES depois da miséria que por cá fez… Enfim. Não é um bom ano de Wolves que me faz mudar de ideias. É um treinador limitadíssimo.

      Villas-Boas? Sim. Mas não para treinador. Para Presidente.

      • Estigarribia
        Posted Maio 26, 2019 at 9:49 pm

        FCPenta,

        Eu disse “Vítor Baía, talvez” até porque não estou a ver que candidatos possam suceder a Pinta da Costa. Eu não disse isso para deitar abaixo.

        Saudações Leoninas

    • NunoLFC
      Posted Maio 27, 2019 at 9:29 am

      O Villas-Boas não é santo nenhum. Tem um ódio descomunal ao Benfica e só não se viu mais essa faceta porque a época correu lindamente. O primeiro empate que cedeu no campeonato teve direito a uma flash em que quase gritava para que a TVI tivesse a coragem de mostrar a repetição de um penalty que só ele viu. Depois passado uns dias veio retratar-se porque, pasme-se, não havia penalty nenhum.

      • E o que temos
        Posted Maio 27, 2019 at 11:12 am

        Também tenho essa ideia de villas boas. Quando se ganha é tudo muito feliz e está tudo bem que foi o caso com SC o ano passado mas quando se perde é que se vê o verdadeiro caracter e sinceramente o villas boas parece ser mais um na linha dos treinadores do Porto

  • Pipi Romagnoli
    Posted Maio 26, 2019 at 9:07 pm

    Tem deixado a desejar na postura, ora se assume como um “Bad Boy”, como logo a seguir é capaz de se fazer passar por vítima na imprensa, posto isto e mesmo tendo a noção que no final as pessoas só se lembram dos títulos no final da época, temos que nos relembrar do que fez de bom na época passada e nesta também.
    Na época passada conseguiu ser campeão contra um Benfica que vinha de um Tetra e um Sporting com um investimento como nunca tinha sido visto e a verdade é que aproveitou os jogadores que tinha e outros que nem contavam (Marega à cabeça) e foi campeão num ano em que para mim partia atrás de Benfica e Sporting (o que é raro acontecer em relação ao Sporting), pode-se criticar o futebol dele mas eu acho que ele acabou por perceber as limitações do plantel e usou as mesmas a seu favor, jogadores fortes e rápidos na frente e ele pura e simplesmente optou por um futebol mais directo e vertical, deu certo.
    Este ano o mercado também não foi brilhante (Militão à parte) e a fórmula vencedora mais esbatida acabou por chegar para o título, ainda assim lutou até à última jornada e fez uma “Champions” a meu ver brilhante para o plantel que tinha, tendo perdido duas Taças nos pénaltis.
    Resumindo, não foi formidável, mas a meu ver fez sem dúvida um bom trabalho nestas duas épocas, trabalhasse a estrutura do Porto como fazia à uns anos e provavelmente teria corrido melhor.
    Para acabar à um tema do qual não ouço muitos Portistas falar mas no qual por vezes acabo a pensar, já alguém imaginou como será feita a sucessão de Pinto da Costa?
    É que sendo Sportinguista sei o mal que instabilidade directiva traz ao clube, como tal não sei até que ponto o Porto não irá sofrer e muito com isso, são muitos anos sem ter de escolher um líder e no futuro irão ter de passar de um cenário de liderança inquestionável, para um cenário de Corrida ao poder que irá possivelmente trazer guerras internas e lavar de roupa suja para dentro do Porto.
    SL

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 26, 2019 at 9:09 pm

    Depois de um ano como estes, perder Casillas, Maxi, Herrera, Brahimi, Adrian López, Felipe, Militão, e ainda com um ou outro que irão certamente sair (Alex Telles, Danilo Pereira ou Marega).

    Depois é o facto de que ainda não estão fora da alçada da UEFA, portanto não terão carta branca para contratar.

    Vai ser um Verão atribulado para os lados do Porto. O lógico é pelo menos apostar em 2 ou 3 miúdos campeões europeus de júniores.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 26, 2019 at 9:20 pm

    Acabo por concordar com o texto, mas tem que se dar mérito de ter estado 7 pontos à frente do Benfica e chegar às finais das Taças. Só perde isso quem lá chega e o SC chegou lá. Também acho que deveria sair, é o momento de um novo projeto para o Porto, mas também anda tudo a cair em cima do homem.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 26, 2019 at 9:21 pm

    Em Portugal realmente mais vale cair em graça do que ser engraçado! Incrível como Sérgio Conceição tem o crédito que tem enquanto treinador… e quase que aposto que ainda tem muitos apoiantes entre portistas (pelo menos antes destas 2 últimas semanas é certo!), simplesmente estão em silêncio com o final fatídico de época. Ou seja, a perda de apoio deve-se ao “detalhe” dos resultados, porque se dependesse da postura e comunicação, o Sr. Frontalidade era levado em ombros!!! Mais do que competência, o adepto português valoriza o potencial de “peixeirada” e o tom bélico contra os rivais.

    Vamos ser francos, o Sérgio Conceição é um treinador limitado nas ideias e com impacto apenas na 1ª época devido ao efeito de chicotada psicológica que tem junto dos grupos! Dou-lhe o mérito de ter ganho um campeonato com uma equipa que apresentava um claro défice de qualidade individual, no entanto perde logo pontos quando preferiu apostar/insistir em jogadores de qualidade duvidosa preterindo SEMPRE os promissores jogadores portista da formação! Conclusão: o plantel que esteve à sua disposição era limitado?!? Sem dúvida! Todavia, podia ele ter aumentado essa mesma qualidade e criado novas soluções com a “prata da casa”? Sim, aliás é tão evidente que devia estar envergonhado!

    Mais, esta fraca e desproporcional qualidade do plantel portista está intimamente ligada a anos a fio de gestão danosa do clube e dos seus dirigentes! Será que mais uma vez PdC passa entre os “pingos da chuva”?!? Já o disse e volto a repetir, polémicas, gostos e suspeições à parte, Pinto da Costa é um Monumento do Dirigismo Mundial, no entanto, estes seus últimos 10 anos à frente do FCP tem sido disparate atrás de disparate… como conseguiu desbaratar o património acumulado durante 2 décadas de tantas conquistas deve ser alvo de maior escrutínio dos adeptos e sócios. Este seu terceiro acto apenas está a destruir o seu próprio legado, e por consequente o do clube! E onde entra SC nesta “fotografia”, bem o actual treinador contribuiu, directa ou directamente, com as contratações de jogadores verdadeiramente banais para o clube e que apenas serviram para alimentar os parasitas em redor do clube.

    Por fim, faz-me imensa confusão a forma como se humilha um treinador como Rui Vitória, a começar pelos próprios benfiquistas (o que contribuiu largamente, não tenho dúvidas, para o fim de ciclo sofrível do ribatejano à frente do clube da Luz), com uma carreira consolidada, construída a pulso, com subidas nos escalões secundários, com um contributo importante no Paços enquanto clube de Primeira, um ciclo extremamente positivo no Vitória com parcos recursos e uma Taça para mostrar e um bicampeonato no Benfica com inúmeros obstáculos, internos e externos! Por outro, lado temos Sérgio Conceição, um treinador que começou de forma aburguesada a sua carreira de treinador com sucessivos clubes de Primeira Liga sem mostrar sequer competência para estar a esse nível! Mas la está, como grita muito e tem cara mau tem fama de disciplinador e com enorme rigor… por isso mesmo sem nada para mostrar além de um futebol, como o actual FCP, excessivamente físico, rudimentar e a incentivar as condutas anti-desportivas, foram-lhe dadas oportunidades no Vitória e Braga, onde mais uma vez tem uma mão cheia de nada para mostrar! No Nantes, como já disse anteriormente, fruto do seu temperamento funcionou bem devido ao efeito de chicotada psicológica, porém borrou a pintura numa demonstração clara da sua falta de carácter ao deixar o clube pendurado da maneira como o fez!

    Estes dois últimos anos foram só o pináculo da falta de educação, falta de ideias, falta de desportivismo, enfim falta de tudo um pouco que tão bem caracteriza o Sérgio Conceição! E como o Karma é lixado, esta temporada teve o retorno devido há MUITO!

    Ainda assim contribuiu para o ranking europeu de Portugal, obrigado por isso (gosto de ser coerente!), se bem que esse aspecto deve ser a última réstia do ADN portista vencedor que ainda perdura naquela casa… a perseverança portista nas competições europeias, que se tem continuado a ver com todos os treinadores, melhores ou piores! A questão é perceber até quando esse suplemento de alma vai durar!

    Muito provavelmente nota-se ao longo do texto que não sou fã do Sérgio Conceição, mesmo nada! eheheh, assumo sem problemas, mesmo que tal me turve o discernimento e me arrisque a ser injusto ou até incoerente nas minhas ideias! Mas nada a fazer, o homem faz-me cá uma comichão… claramente a pior coisa que apareceu pelo nosso futebol a seguir a JJ e BdC, ou seja, não faz falta nenhuma!!! Que vá para o PAOK, lá até o deixam entrar armado para o campo e tudo! Que vá e não volte…

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 26, 2019 at 9:41 pm

    Bom texto.
    De facto, a última imagem é a que fica e Conceição sai com muito a perder desta época. Não só porque só ganhou a Supertaça, mas também pela forma como perdeu 3 competições em que tinha de ganhar porque era favorito em relação ao Sporting. Os 7 pontos perdidos na Liga será o pior, mas já no ano passado aconteceu algo semelhante (foram 5 creio). A diferença foi o golo na Luz de Herrera aos 90′, enquanto desta vez o Benfica ganhou o duelo da 2.ª volta.
    Por outro lado vão sair muitos elementos, o que deixa à vista que seria uma boa altura para um novo ciclo. Percebo que queiram manter Conceição, até porque já ganhou e esteve novamente na discussão dos troféus, mas não sei se o discurso não está esgotado. Sinceramente manteria o treinador, mas não tinha renovado naquela altura. Não se percebeu o nexo de renovar quando tinha contrato e havia tanto ainda para decidir.
    Por fim, discordar apenas num ponto, pois acho que Herrera surge perto de Marega na lista de valorizações. Consolidou-se bastante com Conceição na minha opinião.

  • FCPenta
    Posted Maio 26, 2019 at 9:58 pm

    Pelo que fez, creio que dar-lhe um plantel à sua imagem, com contratações decentes e não de ocasião via agentes amigos e com termos de pagamento muito favoráveis e preços inflacionados (Waris, Tiquinho, Paulinho, Ewerton…) e creio que Sérgio, que fica a uns pontos do título no seu segundo ano e quebra a hegemonia do Benfica no primeiro,
    pode apresentar um futebol muito, muito diferente.

    Ninguém acha estranho que os reforços que lhe creditam nunca sejam utilizados? Fica a dica.

    A figura polariza? Sim. Mas é o tipo de treinador que PdC aprecia, e enquanto o “papa” lá estiver é o que temos.

    A desonestidade intelectual de alguns também me surpreende. Galeno não devia ter sido emprestado? Hindsight 20/20.

    Eu volto a repetir: Sérgio Conceição é campeão na época passada e fica a 2 pontos do título com uma frente de ataque composta por Brahimi, Soares e Marega…

    Marega que foi comparado a Bebé em tempos. Um jogador que não sabe fazer uma recepção orientada. Com qualidade técnica nível distrital. Que desconhece os meandros da lei do fora de jogo. Uma nódoa e vergonha absoluta que seja avançado do Porto.
    Soares, um avançado trapalhão, cuja técnica se cinge ao cabeceamento, sem instinto matador, que falha golos cantados à catadupa. Simplesmente horrível.
    Brahimi, cujo jogo contra o Sporting (e dois lances em particular) exemplificam o que é como jogador: egoísta, guloso, inconsequente e absolutamente miserável no que dá à equipa apesar da qualidade técnica que tem. Com o ângulo fechado, colegas em melhor posição e sem pressão, por duas ocasiões opta por fazer o mesmo: rematar.

    Dêem armas ao homem e pode ser que vos surpreenda. Já vi bom futebol desta equipa.

    • Mantorras
      Posted Maio 27, 2019 at 1:09 am

      A champions do Porto assim o confirma. O Porto tem que agradecer ao SC, porque quando um candidato ao título começa a época a jogar com André Pereira e depois anda com Hernani como arma secreta… não há milagres. A questão dos reforços tanbém é algo que não se entende, nunca são opção? Será que ele os escolhe? Era porreiro clarificarem, porque não me parece muito normal…

      Posto isto, depois do que estava a acontecer na luz, dos tiros nos pés de LFV que permitiram ao Porto vencer o ano passado e a insistência em RV que quase resultava noutra vitória do Porto este ano, era obrigatório o Porto aproveitar e fazer o Bi. O Benfica deu avança suficiente. A certa altura o Porto substimou o Benfica e achou que estava mais ou menos feito, no fundo, nunca ninguém imaginou que o Benfica pudesse crescer tanto depois de RV sair. E mesmo quando o Benfica se aproximou, o facto de ter que ir ao Dragão deu ao Porto a falsa segurança de dar a machadada nessa altura. Uma equipa de putos, um treinador inexperiente, um Porto colectivamente forte, uma equipa competitiva que com maior ou menor dificuldade ia “amassar” o Benfica e segurar o primeiro lugar. Isto, óbvio, é a minha leitura. Daí terem jogado como jogaram, sem estratégia específica para parar o Benfica… naquele jogo, com Militão a segurar Seferovic e Danilo em campo na zona de Félix, o Benfica teria tido muitas dificuldades, mas o SC substimou a capacidade do Benfica para ir lá e jogar para vencer… ele nunca esperou muito do Benfica, dá-me a impressão… e queimou-se.

      Vai daí que acho que ele próprio se culpa e ficou algo frustrado, nunca superou bem aquele “enterranço”… merece continuar, concordo contigo, com as armas certas e crédito na escolha dos jogadores pode ser bem diferente, mas para o ano a pressão será diferente e não sei se ele não se sente algo injustiçado pela cobrança deste ano.

    • R10
      Posted Maio 27, 2019 at 9:26 am

      Concordo em absoluto com a descrição que dás ao trio Brahimi, Soares e Marega.
      É muito triste ver jogadores como Soares e Marega no Porto. Ainda mais triste é ter Marega como referência de jogo.
      No entanto, apesar de achar que o SC foi rei no ano passado e o que o Porto precisava para quebrar a fase Lopeteguiana (sim, além da gestão danosa do Porto e crescimento do Benfica nos anos recentes, acho-o o principal responsável pela queda do Porto), preferia que SC não continuasse.
      Temos que reconhecer o título importantíssimo do ano passado, mas assim como Vitor Pereira foi criticado pelo futebol pobre que praticava, faço o mesmo com SC.
      Sou portista, mas quero ver bom futebol. Na segunda volta do campeonato dei-me a pensar que era preferível ver os jogos do Benfica e Sporting, e apenas ver o resultado final dos jogos do Porto.

  • Valderrama
    Posted Maio 26, 2019 at 10:51 pm

    Pessoalmente não acho que o Sérgio Conceição tenha passado de bestial a besta durante esta época. Os defeitos que lhe são apontados este ano já lá estavam no ano anterior (excessiva valorização da taça da liga, rodar pouco o plantel, insistência no modelo de jogo da profundidade no Marega, pouca ou nenhuma capacidade para gerir o ritmo de jogo, afastamento do Oliver da equipa de forma algo inexplicável), simplesmente no ano passado não houve um Benfica competente como este ano para se capitalizar essas falhas.
    Agora não posso concordar com a parte do texto em que se enumeram vários jogadores que não evoluíram com o Sérgio Conceição. O artigo menciona vários que fizeram a sua melhor época com esta equipa técnica como Herrera e Brahimi no ano anterior ou Corona este ano. Mesmo a época anterior do Telles pareceu-me superior à que fez com o NES. Militão estava a jogar a lateral direito no Brasil, passou a ser um fixo nas convocatórias do escrete e já ganhou uma transferência para o Real, é capaz de também ter evoluído qualquer coisinha, não?

    • NunoLFC
      Posted Maio 27, 2019 at 9:20 am

      O Militão chegou já com bastante hype, estava às portas da convocatória aquando da transferência, e estava a ser associado ao Real Madrid passados 2 meses. O Sérgio Conceição não fez milagre nenhum com o Militão em 2 meses. Se demorasse um ano, concordava, agora em 2 meses?

  • TH0014
    Posted Maio 26, 2019 at 11:51 pm

    A forma como SC tem passado entre os pingos da chuva pelo simples facto de ser um mau perdedor mal educado com mau feitio e sem qualquer nível, e a forma como treinadores como o NES ou o RV foram trucidados pela opinião pública “futebolística” mostra bem o estado do futebol português, que espero que melhore com treinadores como Lage e Keizer.
    Voltemos atrás no tempo e vejamos a forma como estes dois treinadores foram tratados, não só pelos adversários e “neutros” mas sobretudo pela própria massa adepta! Apoiantes públicos destes treinadores era algo muito raro de se ver. E no entanto, olhamos para o percurso de SC nestas duas épocas e, quando comparado ao de RV nota-se que, no mesmo período de tempo RV ganhou muito mais e acima de tudo potencializou MUITO MAIS aquilo que era a prata da casa! Como compensa ter ar de mau e não ter o mínimo de respeito pelo adversário. Vá se lá saber porquê, neste país, um treinador com uma abordagem bélica e desrespeitosa para com os adversários é mais respeitado do que outros. Agora com SC, e no passado com JJ.
    Olhemos agora para o NES. Saiu de Portugal, com a reputação feita em cacos. Foi para Inglaterra, para a segunda liga – “é o lugar dele!’ – começou um projeto ambicioso com cabeça tronco e membros e vejam só, é de longe o treinador do ano. Pegou numa equipa promovida ao primeiro escalão e terminou o campeonato mais difícil do mundo logo atrás do Top 6. Top 6 aliás que é composto por 4 equipas que estão em nada mais nada menos do que nas finais da UCL e UEL, que, curiosamente, todas foram derrotadas pelo Wolverhampton.
    Não me digam que num clube com um projeto semelhante àquele que o Benfica tem, o NES não conseguiria fazer algo semelhante àquilo que Lage tem feito. Mas como não é um mal educado com mau feitio, não teve hipótese. Porque neste Porto de PdC o projeto não interessa, o que interessa é ganhar a todo o custo e denegrir a imagem do adversário ao máximo. E nisso, diga-se, SC assenta que nem uma luva.
    Como benfiquista até me satisfaz por um lado a falta de liderança da direção do Porto, porque significa maiores oportunidades de sucesso para o Benfica que parece ter o treinador ideal para levar este projeto para a frente. Mas sou também português e apologista do futebol português, e custa-me ver a forma como alguns treinadores talentosos são tratados em detrimento de outros treinadores com pouquíssimas ideias de jogo, pelo simples facto de não serem mal educados e não entrarem neste carrossel.
    Cumprimentos.

    • Apessoa
      Posted Maio 27, 2019 at 7:45 am

      Não vou desculpar a postura do SC, mas o NES no Porto foi só de rir. Quem acompanhou o FCp nessa época viu que não tinha ainda nível para o Porto, treinador sem pulso, passivo, sem arriscar, um futebol de arrasto. teve senão me engano 7 empates consecutivos 6 deles 0-0, que foi quebrado com um golo do Rui Pedro aos 90m, esse Rui Pedro que não jogou 90m desde essa altura. Que foi para um clube com projecto, isso está a vista de todos, agora vir buscar o Rúben Neves e o Boly, quando nem 10 jogos fizeram essa época, sinceramente diz tudo do treinador que é.
      O SC tem sido duramente criticado em toda a imprensa, conferencias, televisão, agora dizer que os outros é que são criticados, por favor… Se calhar estou numa Twilight Zone. Gosto bem mais do Lage e do SC, do que o Rui Vitoria e do Nes. Tem as suas valências, mas sinceramente não conseguiam pegar nas equipas como o SC e o Lage pegaram e serem campeões.

  • Kacal
    Posted Maio 27, 2019 at 1:17 am

    Excelente texto, Antonio Hess! O habitual!

    Eu irei dar o benefício da duvida ao Sérgio Conceição, irei dar porque na 1ª época até jogou melhor e vou acreditar que apenas joga assim porque não tem melhores opções a nível de qualidade individual. Vou acreditar também que não tem sido ele a escolher os reforços. Posto isto, esta época vão sair maior parte dos titulares e o XI e o plantel terão que ser refeitos e construídos. O Sérgio Conceição já disse que só continuava se lhe dessem as condições necessárias, logo acredito que desta vez vai exigir melhor e vai ter voto na matéria nos reforços, vai ter a possibilidade de escolher à sua maneira e jogar o futebol que pretender. Ou seja, esta época há tolerância zero porque não haverá desculpa de não ter reforços, não haverá desculpa de não os escolher, não haverá desculpa de ter um plantel formatado para uma ideia de jogo assim e terá que demonstrar competência contra um Benfica estável e forte mais um Sporting em crescimento. Essa parte dou de barato e posso dar o benefício da duvida, veremos o que acontecerá e se ele é melhor do que isto que demonstrou esta época. Esteve nas decisões, é certo, mas a equipa não sabe bater penaltis e no campeonato perde 7 pontos de vantagem de forma inadmissível. O que me custará mais aceitar e dar o benefício da duvida é mesmo sobre o seu discurso, postura e mau ganhar/perder, não me identifico minimamente e para mim isto não é treinador “à Porto”, é outra coisa e para mm treinador “à Porto” era o AVB, por exemplo. Custa ter alguém assim a treinar e representar o meu clube, mas posso esperar um milagre e ter esperança que ele melhorará nisso ou irá ficar mais comedido, o que duvido, mas vamos lá tentar dar o benefício da duvida. Posso “engolir” isto e tentar dar o benefício da duvida caso ele continue mesmo como nosso treinador e depois dar o beneficio da duvida na outra parte, mas esta época será de tolerância zero!!

    • Baia_99
      Posted Maio 27, 2019 at 10:37 am

      Boa postura Kacal, sei que nao es fa, mas e’ bom ver que sabes reconhecer o ‘trabalho feito’ por Sergio.
      Eu, que sou defensor da continuidade, também sei que Sergio tem pouca margem e se falhar (quer nos resultados, quer no modelo de jogo – assumindo que teremos um plantel melhor) também vou aceitar que o critiquem e que se for caso disso, saia.
      Por agora, estou confiante que e’ o homem certo para o lugar, por tudo o que deu ao clube com recursos muito limitados.

      Saudacoes DesPortistas

      • Kacal
        Posted Maio 27, 2019 at 2:57 pm

        Muito Obrigado, Baia_99. E sim, embora desta época só se tenha aproveitado a prestação na Champions e o facto de termos estado nas decisões, de resto foi uma miséria. Sei reconhecer que na época passada estivemos bastante bem e a época correu bem, o próprio SC esteve um pouco mais comedido. Tivemos uma época boa e outra má, vamos ver como será a 3ª e será o tira-teimas, é a última oportunidade dele mostrar que esta época foi apenas um percalço e será tolerância zero. Presumo que vá ter as condições que deseja e como deseja logo só tem que por a equipa a jogar bem e ganhar, espero também sendo mais comedido na sua postura e discurso. A ver vamos, espero que tenhas razão! Estou curioso por ver como será construido o plantel e como será a nossa ideia de jogo.

        Saudações DesPortistas

Deixa um comentário